Alexandre Lima Santiago de Pinho
Possui mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001).
Informações coletadas do Lattes em 05/07/2022
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em andamento em Engenharia Civil
2003 - Atual
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Projeto de Sistemas de Controle dos Movimentos de Estruturas Flutuantes Offshore,
Orientador: Ronaldo Carvalho Batista e Eliane Maria Lopes Carvalho
Mestrado em Engenharia Civil
1999 - 2001
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Redução de Tensões em Risers Rígidos de Plataformas TLP,Ano de Obtenção: 2001
Orientador: Ronaldo Carvalho Battista e Eliane Maria Lopes Carvalho
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Formação complementar
2006 - 2007
Treinamento PMI. (Carga horária: 120h). , Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz, PETROBRAS, Brasil.
2003 - 2003
Legislação e Responsabilidade Ambiental. (Carga horária: 16h). , Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz, PETROBRAS, Brasil.
2001 - 2001
The Marine Pipeline Engineering Course. (Carga horária: 40h). , CLARION, CLARION, Estados Unidos.
1999 - 1999
Perito em Engenharia Legal e Avaliações. (Carga horária: 96h). , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Áreas de atuação
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Construção Civil/Especialidade: Processos Construtivos.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Construção Civil/Especialidade: Instalações Prediais.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Estruturas.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Naval e Oceânica / Subárea: Projeto de Navios e de Sistemas Oceânicos/Especialidade: Projetos de Sistemas Oceânicos Fixos e Semi-Fixos.
Produções bibliográficas
-
PINHO, Alexandre Lima Santiago de . 1. Estimativa de vida útil à fadiga de ?risers? rígidos com a utilização de sistemas passivos de controle de vibração. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
PINHO, Alexandre Lima Santiago de . Redução de tensões em ?risers? rígidos de plataformas tipo ?TLP?. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
PINHO, Alexandre Lima Santiago de . Rotina para o estudo de transferência de carga. Uma abordagem iterativa. 1999. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
PINHO, Alexandre Lima Santiago de . Análise da iteração solo/estrutura via método dos elementos finitos. 1998. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
Projetos de pesquisa
-
1999 - 2001
Redução de tensões em risers rígidos de plataformas tipo TLP, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . , Integrantes: Alexandre Lima Santiago de Pinho - Coordenador / Ronaldo Carvalho Baptista - Integrante.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola de Engenharia, Departamento de Mecânica Aplicada e Estruturas. , Rio de Janeiro, RJ - Brasil, URL da Homepage:
Experiência profissional
2004 - 2004
Universidade Federal FluminenseVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Convidadi, Carga horária: 24
Outras informações:
Palestras para curso de pós-graduação em Engenharia de Petróleo e Gás UFF-Macaé/IBEC (Nov e Dez/04): Projeto de dutos rígidos ?offshore?; Métodos de lançamento de dutos rígidos ?offshore?; ?Shore Approach?, ?tié-in? de superfície e de fundo e cruzamento entre dutos submarinos; Equipamentos para instalação ?offshore?; Flanges e conectores mecânicos para uso ?offshore?; Unidades de produção e exploração de PETRÓLEO; ?FPSO? & ?PSO? ? Sistema ?DICAS? x ?Turret?; Modelos reduzidos e tanque de prova numérico; Sistemas de ancoragem
2004 - 2004
Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - MatrizVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador Projeto, Carga horária: 16
Outras informações:
1º Fórum de conhecimentos de C&M dutos submarinos ? PETROBRAS (Out/04): Palestra sobre cálculo de içamento de dutos para reparos ?offshore?
1999 - 1999
Escolas reunidas Armas BrasileirasVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40
Outras informações:
Professor de álgebra e aritmética para as turmas preparatórias para os concursos AFA, IME, ITA e EpCAR
1999 - 1999
Supletivo SuperiorVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20
Outras informações:
Professor de matemática para as turmas de 2º grau
2013 - 2017
Genesis Consultoria e Projetos LtdaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador Projeto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Responsável pelo desempenho e resultado técnico-financeiro, aprovação de relatórios de previsão, progresso e produtividade para a alta direção. Interface técnica com escritório de Houston/USA. Negociação técnico-financeira-prazo com cliente. Interface com Departamentos: Jurídico, administração, produção, logística e financeiro. Conduzir propostas, incluindo custo, cronograma e planos de execução, bem como nivelamento/alinhamento de propostas dos fornecedores. Estabelecer comunicação e monitorar as expectativas internas, fornecedores e cliente. Supervisão equipe de engenharia
2011 - 2013
INTECSEAVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador Projeto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Coordenador Projeto e Interfaces (1) FEED para instalação 2 monoboias, 3 PLEMs e 2 dutos submarinos de 34? para TEFRAN; (2) instalação duto Sul-Norte Capixaba, com ILTs, PLETs e PLEMs; (3) instalação emissário de PEAD para refinaria do Nordeste; (4) integrante do grupo de aprovação das analises de instalação e relatórios de flexibilidade e FEA de flanges pelo Ansys
2009 - 2011
Consorcio Glp SubmarinoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente Engenharia, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Responsável pelo EPCI Offshore e obras civis relativas ao Termo de Ajuste de Conduta. Destaque: Gerenciamento dos contratos de engenharia, elaboração da estratégia de instalação e procedimentos de instalação. Fornecer suporte técnico à área industrial e balsas de instalação. Supervisão equipe técnica. Coordenação de interface entre os principais stakeholders (cliente, fornecedores, internos, investidores). Participação das reuniões do comitê executivo e análise de risco. Elaboração de relatórios para investidores. Condução licitação e equalização proposta técnico-comercial. Contratação e supervisão de fornecedores. Responsável pelo fechamento de relatórios sobre mudança de escopo e não conformidade operacional, bem como aceitação do cliente do data book de engenharia e término do projeto
2001 - 2009
SUPORTE Consultoria e Engenharia LtdaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador Projeto e Contratos, Carga horária: 40
Outras informações:
Realizar interface técnico-comercial com cliente, além das atividades de planejamento, monitoramento e controle para gestão dos contratos e projetos. Elaboração de propostas e interfaces com clientes e fornecedores. Coordenar projetos, englobando supervisão da atividade técnica. Elaboração documentos para edital de contratação e equalização proposta técnico-comercial para projetos onshore e offshore. Gerenciar empresas e equipe de engenharia nas diversas fases do projeto. Coordenar interface da engenharia com aquisição, fabricação, teste, entrega e instalação de materiais para as atividades offshore. Interface com departamento CQ e SMS durante ciclo de vida do projeto, incluindo comissionamento e início da operação. Elaboração documentos para obtenção licenças junto órgãos ambientais. TEDUT ? TERMINAL DA TRANSPETRO (RS) ? Projeto para instalação de 01-Monobóia, dois dutos de 28?(marítimo e terrestre), 02-PLEMs e 4 Tanques de claros, aplicando a metodologia do IPA (etapa FEL II) e seguindo as boas praticas do ?PMBOK guide?; TERIG ? TERMINAL DA TRANSPETRO (RS) - EPCI para ampliação da tancagem de claros; EPCI para o Centro de Distribuição de Derivados; Projeto básico para interligação dos Tanques de diluente de Bunker; Projeto básico e detalhado do Parque de GLP. TEFRAN ? TERMINAL DA TRANSPETRO (SC) - Avaliação do sistema de drenagem pluvial e de águas contaminadas; Reavaliação das válvulas de controle da planta de óleo combustível. TEPAR ? TERMINAL DA TRANSPETRO (PR) - Projeto básico do novo Píer; Projeto básico para ampliação do sistema de exportação de Etanol; Projeto básico para recomposição do Flare; Projeto básico para odorização de GLP; Projeto básico para automação da caldeira. Projeto básico do Sistema de Proteção de Descargas Atmosféricas do TEDUT, TENIT e TERIG; EPCI dos PLEMS do TEDUT, TEFRAN e TECARMO; EPCI do duto submarino de 26? na Baía da Guanabara; FEED do OSCAN 28
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Alexandre Lima Santiago de Pinho e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?