MATHEUS FERREIRA BERNARDO DE SOUZA

Graduando em Engenharia da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Tem experiência na área de Engenharia da Computação, com ênfase em Desenvolvimento de Sistemas Embarcados, Sistemas de IoT, Linux e Device Drivers.

Informações coletadas do Lattes em 08/04/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Engenharia da Computação

2015 - Atual

Universidade Federal de Pernambuco

Ensino Médio (2º grau)

2012 - 2014

Escola De Aplicação Do Recife

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação/Especialidade: Arquitetura de Sistemas de Computação.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação/Especialidade: Hardware.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Engenharia de Software.

Participação em eventos

CIn Innovation Expo. CattleDMS: IoT Dedicated Monitoring System for Cattle. 2019. (Exposição).

IX Brazilian Symposium on Computing Systems Engineering.CattleDMS: IoT Dedicated Monitoring System for Cattle. 2019. (Simpósio).

Projetos de pesquisa

  • 2019 - 2020

    Autecla: Autoy, Descrição: Grupo de pesquisa Mobile e IoT para auxilio no tratamento de crianças com o transtorno do espectro do autista. | Implementação e documentação de protocolo para comunicação via Bluetooth LE entre ESP32 usando MicroPython (RTOS) e uma aplicação mobile. | Integração entre diferentes microcontroladores usados no projeto (Pro Mini e ESP32). | Teste e validação do projeto numa parceria com a Fundação Altino Ventura.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Matheus Ferreira Bernardo de Souza - Integrante / Laís Bandeira Miranda da Silva - Integrante / Mariana de Carvalho Freire - Integrante / Marcelo Victor Batista da Silva - Integrante / Diogo Haruhiko Shiroto - Integrante / Edna Natividade da Silva Barros - Coordenador.

  • 2019 - 2019

    CattleDMS: IoT Dedicated Monitoring System for Cattle, Descrição: Projeto desenvolvido para competir no simpósio brasileiro de sistemas embarcados com o objetivo de desenvolver um sistema IoT, desde o hardware até o software na nuvem, para o rastreamento e monitoramento de rebanhos de gado. | Pesquisa e validação de rastreamento por meio da intensidade do sinal de radio franquênia de uma rede LoRaMESH. | Desenvolvimento de um port da biblioteca fornecida pela Radioenge para a placa de desenvolvimento EVAL-ADICUP3029.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Matheus Ferreira Bernardo de Souza - Integrante / Edna Natividade da Silva Barros - Coordenador / Tiago da Silva Barros - Integrante / Rafael Jesus de Araújo Vasconcelos - Integrante.

Histórico profissional

Experiência profissional

2020 - 2022

Serttel

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Engenheiro de Sistemas Embarcados, Carga horária: 30

Outras informações:
Pesquisa e desenvolvimento de sistemas embarcados para os projetos e produtos da empresa na área de transporte sustentável. | Implementação de firmware para comunicação Bluetooth LE entre um Patinete Inteligente (ESP32) e uma aplicação mobile. | Manutenção de software em C++ rodando em Linux Embarcado (Raspberry Pi 3 e Tinker OS). | Construções de scripts de monitoramento e coleta de dados dos sistemas IoT em produção. | Montagem de um backend REST simples com Python e Flask para acesso dos dados de monitoramento dos sistemas. | Desenvolvimento de feature para atualização de firmware via OTA (Over the Air) num Carro Inteligente (ESP32). | Documentação de projeto, como especificação de protocolos de comunicações, circuitos eletrônicos, fluxogramas, diagrama de blocos, e dos softwares (embarcados ou não). | Análise, testes e debates com a equipe de P&D sobre os problemas, desafios, e necessidades dos projetos e produtos.

2021 - 2022

Universidade Federal de Pernambuco

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor Chefe de Interface Hardware/Software, Carga horária: 10