Thaís Bastos Nunes

Graduação: UFF (Universidade Federal Fluminense) - Niterói, RJ 1º semestre/2003 ao 2º semestre/2007; Bacharel e licenciada em Letras (habilitação: língua portuguesa, literaturas e língua espanhola). Especialização: Tradução; Casa de Espanha: março 2008 a abril de 2009. Experiência de 6 anos como professora de língua portuguesa, literatura brasileira, produção textual e língua estrangeira (inglês e espanhol). Atualmente desenvolve um trabalho de produção e orientação pedagógica do projeto-artístico-músico-cultural olhanoisainarua, em St Tereza, promovendo uma ressocialização do ensino e da arte através da criação de oficinas de produção artística, musical, além de oficinas de pesquisa e conhecimento pró-desenvolvimento de metodologias para o ensino de línguas estrangeiras (inglês, espanhol e português para estrangeiros). Concorrente à bolsa de mestrado IFCS/UFRJ/2009 nos cursos de Sociologia/ Antropologia (PPGSA) e de Filosofia (PPGF).

Informações coletadas do Lattes em 24/10/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em tradução

2008 - 2009

Casa de Espanha
Orientador: Susana Estruga

Graduação em letras

2003 - 2008

Universidade Federal Fluminense

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Alemão

Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.

Participação em eventos

Simpósio Núcleo de Psicoterapia Reichiana." A clínica Reichiana na atualidade". 2008. (Simpósio).

Encontro Regional dos estudantes de letras (EREL).monitoria. 2007. (Encontro).

IV Congresso Brasileiro de Hispanistas. 2006. (Congresso).

Niterói encontro com Espanha." Língua galega". 2006. (Simpósio).

Niterói encontro com Espanha." Mesa de incentivo à leitura". 2006. (Simpósio).

XXVI Encontro nacional dos estudantes de Letras. monitoria. 2005. (Congresso).

Seminário Dom Quixote: utopias.. 2005. (Seminário).

VII Jornada de trabalho: ensinando e aprendendo espanhol no Brasil..Ensinando e aprendendo espanhol no Brasil. 2005. (Simpósio).

Oficina pedagógica " La motivación en el aula de E/LE a través de un manual de español: ECO". 2005. (Oficina).

Oficina pedagógica: "Documental y ficción en la lietratura y en el cine latinoamericano". 2005. (Oficina).

II Encontro de Português Língua Estrangeira. 2005. (Encontro).

XX encontro de professores Brasileiros de Literatura Portuguesa. 2005. (Encontro).

Oficina Pedagógica"Como preparar um curso intensivo de espanhol". 2004. (Oficina).

Oficina pedagógica: " Integración del componente cultural en los manuales para la enseñanza de E/LE". 2004. (Oficina).

XI Jornada de Letras da UFF.Monitoria. 2004. (Outra).

Conferência pedagógica: IV jornadas didácticas de SGEL para professores de E/LE.. 2004. (Outra).

Seminário Nação-Invenção: literatura e compromisso.monitoria. 2003. (Seminário).

X jornada de Letras da UFF: "A palavra é o fenômeno ideológico por natureza.Produção poética e fonológica na língua Espanhola. 2003. (Oficina).

Encontro Português em Debate. 2003. (Encontro).

Festa Literária Internaciolnal de Parati-FLIP.Festa Literária Internacional de Parati-FLIP. 2003. (Outra).

X Jornada de Letras UFF " A palavra é o fenômeno ideológico por natureza"." Produção poética e fonológica na língua espanhola". 2003. (Outra).

Histórico profissional

Endereço profissional

  • AMPLA. , Praça Leoni Ramos, 01, São Domingos, 24210-205 - Niteroi, RJ - Brasil, Telefone: (21) 26137023

Experiência profissional

2007 - Atual

Ampla

Vínculo: contrato, Enquadramento Funcional: Professora de Língua estrangeira e tradutora, Carga horária: 60

Outras informações:
EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL NA ÁREA DOCENTE 1)2007 a 2008 - Produtora, coordenadora e professora do Projeto Sócio-Cultural e Educativo Curso livre de idiomas BEN Biblioteca Estadual de Niterói Objetivo: Ensino de idiomas pró-inclusão social. Idiomas ministrados: Inglês, español, francês, alemão e italiano; 2) 2007 a 2010- Convênio com o Clube de Vantagens AMPLA: Aulas de idiomas com vistas no aperfeiçoamentopessoal e profissional dos funcionários da Empresa de Energia AMPLA (Chile) e ENDESA (España). Niterói, RJ. 3) UFF: Aulas particulares de espanhol instrumental. Objetivo: Preparação para o prova de idiomas dos exames de mestrado, doutorado e pós-doutorado da UFF; 4)2006 - 2007 - Professora de L.E Español nas Escolas Wizard Niterói Unidade Bay Market e Yesky - Unidade São Gonçalo. 5)2005 - Professora voluntária no PVNC ( Pré-Vestibular para negros e carentes). Núcleo Dandara. 6)2003 - Instrutora de Idiomas, método Winning no DCE ( Diretório Central Estudantil ) da UFF. 7)2003 a 2009 - Professora autônoma de aulas particulares de língua espanhola. Foco nas habilidades específicas: compreensão oral, escrita, auditiva (fonética) e leitora. Espanhol instrumental: Exames de concurso público em geral bem como exames de proficiência (DELE e DIE) que requeiram o domínio da língua espanhola Pesquisa prático-pedagógica: 'A construção de novos processos cognitivos na dinâmica do ensino-aprendizado da língua espanhola" EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL NA ÁREA DE TRADUÇÃO (Trabalhos realizados) 1)2008 - Curso de especialização/ aperfeiçoamento profissional. Casa de España . Trabalho com textos de gêneros textuais diversos; 2) Traducción do texto jurídico: Los nuevos principios de UNIDROIT (2004) sobre contratos comerciales internacionales Autor: José Luis Siqueiros. 3)2007 - Versão para a língua espanhola do sistema administrativo e comercial de vinhos da empresa Dufry Free Shop.www.wineprodufry.com.br