ALEX RODRIGUES SILVA SOARES

Graduado em Engenharia Agronômica pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) desde 2008, especialista em Engenharia Ambiental pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE) (ano de conclusão 2010), Engenheiro de Segurança do Trabalho pela Faculdade Guanambi (FG) (ano de conclusão 2015), atualmente está concluindo um Mestrado profissional em Produção Vegetal no semiárido, junto ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IFBAIANO), Campus Guanambi/BA. Tem experiência profissional na área de agronomia prestando Assistência Técnica a Assentamentos de Reforma Agrária do INCRA - SP, mais precisamente nos municípios de Tremembé, São José dos Campos, Taubaté e Biritiba-Mirim. Prestou serviço à Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado da Bahia - FETAG - BA, como Engenheiro Agrônomo no Programa de ATES do Ministério de Desenvolvimento Agrário - MDA, prestando assistência técnica aos agricultores familiares dos municípios de Piatã e Abaíra no estado da Bahia, trabalhou também na empresa Bahia Mineração (BAMIN) no município de Caetité-BA como Engenheiro Agrônomo nos setores de Meio Ambiente, Comunicação e Gestão Fundiária de fevereiro de 2012 até dezembro de 2020.

Informações coletadas do Lattes em 24/10/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado profissional em andamento em Produção Vegetal no Semiárido

2019 - Atual

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
Título: TROCAS GASOSAS E RAZÃO ÁREA FOLIAR RENDIMENTO EM BANANEIRAS CAVENDISH, GROS MICHEL E PACOVAN., Ano de Obtenção:
Orientador: Sérgio Luiz Rodrigues Donato
Coorientador: Alessandro de Magalhães Arantes.

Especialização em ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO

2014 - 2015

Faculdade de Guanambi
Título: A CARACTERIZAÇÃO DOS SERVIÇOS RADIOLÓGICOS REALIZADOS NO HOSPITAL SAMUR EM VITÓRIA DA CONQUISTA - BA NA PERSPECTIVA DA RADIOPROTEÇÃO
Orientador: SANDRA PEREIRA DE OLIVEIRA

Especialização em Engenharia Ambiental

2009 - 2010

Universidade Nove de Julho
Título: REUSO DA ÁGUA EM EMPREENDIMENTOS COMERCIAIS: O CASO DO GRAND PLAZA SHOPPING EM SANTO ANDRÉ - SP
Orientador: Marcelo Eloy Fernandes

Graduação em Engenharia Agronômica

2002 - 2008

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Formação complementar

2002 - 2006

INGLÊS. (Carga horária: 608h). , YES CURSO DE IDIOMAS, YES, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Recursos Florestais e Engenharia Florestal.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Engenharia Agrícola.

Organização de eventos

SOARES, A. R. S. . II SIMPÓSIO SOBRE REFLORESTAMENTO NA REGIÃO SUDOESTE DA BAHIA. 2005. (Outro).

SOARES, A. R. S. . WORKSHOP AGRONEGÓCIO FLORESTAL: PLANTANDO SOLUÇÕES. 2005. (Outro).

Participação em eventos

Mapeamento por Drones - Curso teórico e prático de 24 h. 2018. (Outra).

Curso de direção defensiva conforme o Código de Trânsito Brasileiro e prática de OFF ROADeiro. 2013. (Outra).

Curso de Licenciamento Ambiental Básico. 2012. (Outra).

Curso de Agroecologia e elaboração de conteúdo. 2010. (Encontro).

Visita Monitorada a ETE da Fundação Parque Zoológico de São Paulo. 2010. (Outra).

V Seminário da Cadeia Produtiva do Leite. 2010. (Seminário).

3° Simpósio sobre Reflorestamento do Sudoeste da Bahia. 2007. (Simpósio).

Curso sobre Planejamento e Concepção de Projetos Rurais. 2007. (Outra).

Curso sobre uso de herbicidas em pastagem. 2007. (Outra).

Impacto dos Agrotóxicos no Meio Ambiente. 2007. (Outra).

I Seminário sobre Biocombustíveis da Região Sudoeste da Bahia. 2007. (Seminário).

Manejo Bioenergetico para Produção de Alimentos. 2007. (Outra).

Seminário de Gestão Pública do Sudoeste da Bahia. 2007. (Seminário).

X COMPEX minicurso impactos ambientais no alto curso do rio Paraguassu. 2007. (Congresso).

X COMPEX minicurso Origami e Tamgram: da Arte à Matemática. 2007. (Congresso).

X Congresso de Pesquisa e Extensão. 2007. (Congresso).

Jornada Pedagógica. 2006. (Encontro).

II Simpósio sobre o Reflorestamento na Região Sudoeste da Bahia. 2005. (Simpósio).

IV SIMPÓSIO DE PESQUISA DOS CAFÉS DO BRASIL. 2005. (Simpósio).

I Workshop Agronegócio Florestal: Plantando Soluções. 2005. (Outra).

SIMPÓSIO SOBRE CONTROLE BIOLÓGICO. 2004. (Simpósio).

46 CONEA-Congresso Nacional dos Estudantes de Agronomia. 2003. (Congresso).

7 SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIÊNTIFICA DA UESB. 2003. (Seminário).

SEMINÁRIO BRASILEIRO SOBRE DESENVOLVIMENTO REGIONAL E ERRADICAÇÃO DA POBREZA. 2003. (Seminário).

45 CONEA-Congresso Nacional dos Estudantes de Agronomia. 2002. (Congresso).

5 SEMANA DO CAFÉ DE BARRA DO CHOÇA-BA. 2002. (Encontro).

6 SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UESB. 2002. (Seminário).

5° Seminário de Iniciação Científica da UESB. 2001. (Seminário).

6 CONPEX-Congresso de Pesquisa e Estensão. 2001. (Congresso).

CURSO DE TURISMO. 1998. (Oficina).

Outras produções

SOARES, A. R. S. . Diversas Formas de Reutilização da Água. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Histórico profissional

Experiência profissional

2012 - 2020

Bahia Mineração

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheiro Agrônomo, Carga horária: 40

Outras informações:
Atualmente sou funcionário da empresa Bahia Mineração (BAMIN), atuando como engenheiro agrônomo, prestando assistência técnica às famílias reassentadas (agricultores familiares) pela empresa na Fazenda Lapa em Guirapá distrito de Pindaí - BA e também no município de Licínio de Almeida - BA, desenvolvendo projetos agroecológicos produtivos ( visando o cultivo de frutíferas e hortaliças irrigadas, criação de bovinos, suínos e galinhas caipiras) com o objetivo de proporcionar aos reassentados uma nova perspectiva de vida, contribuindo para a independência e o desenvolvimento socioeconômico das famílias. Presto assistência também aos setores de Meio Ambiente, Topografia, Comunicação e Gestão Fundiária da empresa.

2011 - 2012

Prefeitura Municipal de Biritiba-Mirim - SP

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Secretário de Desenvolvimento Econômico, Carga horária: 40

Outras informações:
Atuei na Prefeitura Municipal de Biritiba Mirim / SP, como Secretário de Desenvolvimento Econômico, atuando na elaboração de projetos de infra-estrutura no setor agrícola do município de outubro de 2011 a janeiro de 2012.

2008 - 2010

Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assistente de Desenvolvimento Agrário, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Trabalho desenvolvido através do convênio entre a Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais - FEPAF e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária ? INCRA, Atuando como Engenheiro Agrônomo nos Assentamentos da Região do Vale do Paraíba;

2010 - 2011

federação dos trabalhadores na agricultura no estado da bahia

Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Engenheiro Agrônomo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2011 - 2011

Kleffmann Group

Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 40

Outras informações:
Atuei como engenheiro agrônomo pesquisador/entrevistador de campo nas fazendas produtoras de soja no Estado do Rio Grande do Sul, nas cidades de Cruz Alta, Espumoso, Pontão, Sertão, Fortaleza dos Valos, Ibirubá, Passo Fundo, e Carazinho (agosto a setembro de 2011)

2004 - 2005

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

Outras informações:
Estágio Voluntário no Laboratório de Microbiologia do Solo na Universidade Estadual do Sudoete da Bahia- UESB, atuou desenvolvendo atividades como: confecção de meios para manutenção de culturas, montagem de experimentos relacionados à fixação biológica de nitrogênio.

Atividades

  • 10/2004 - 10/2005

    Estágios , Departamento de Engenharia Agrícola e Solos.,Estágio realizado, No Laboratório de Microbiologia do Solo.

2006 - 2007

Colégio Estadual Eraldo Tinoco

Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Outras informações:
Atuei como professor das disciplinas de Matemática e Física.

2005 - 2006

Colégio Municipal Plauto Alves Brito

Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40

Outras informações:
Atuei como professor da disciplina de Matemática.