Pedro Ivo Sebba Ramalho

Pedro Ivo Sebba Ramalho possui graduação em Farmácia e mestrado em Biologia (Farmacologia). É Doutor em Ciências Sociais: Especialista em Estudos Comparados sobre as Américas pelo Centro de Pesquisa e Pós-Graduação sobre as Américas da Universidade de Brasília (CEPPAC/UnB). Foi investigador em estágio pós-doutoral no Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra (Portugal) onde desenvolveu pesquisa sobre democracia (participação social) e políticas públicas (regulação). Cursou, ainda, Pós-Graduação em nível de Especialização em Gestão da Vigilância Sanitária oferecida pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês, além de outros cursos e treinamentos nas áreas de planejamento, gestão, e regulação econômica. Possui livros e capítulos de livros publicados sobre os temas da regulação, agências reguladoras, saúde pública e vigilância sanitária, além de artigos publicados em periódicos científicos, artigos de opinião em jornais de grande circulação nacional, e trabalhos apresentados e publicados em eventos científicos. Atua há 25 anos na Administração Pública brasileira com temas relacionados a relação institucional, gestão pública, regulação e saúde, em diferentes níveis de governo e funções. Atualmente, há 15 anos, é membro da carreira de Especialista em Regulação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), onde exerceu diversas funções gerenciais e de assessoria, e de Adjunto do Diretor-Presidente. Representou a Anvisa em diversos conselhos, comitês e comissões da Casa Civil da Presidência da República, do Ministério da Saúde, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e do Ministério da Ciência e Tecnologia. Como professor convidado, participa de cursos de pós-graduação na Universidade de Brasília, na Escola Nacional de Administração Pública, na Fundação Oswaldo Cruz e na Universidade Federal de São Paulo, e em treinamentos de servidores públicos sobre temas afetos à regulação e à análise do impacto regulatório. No Ministério da Saúde, ocupou o cargo de Assessor do Gabinete do Ministro.

Informações coletadas do Lattes em 02/07/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Ciências Sociais

2003 - 2007

Universidade de Brasília, UnB
Título: A GRAMÁTICA POLÍTICA DAS AGÊNCIAS REGULADORAS: COMPARAÇÃO ENTRE BRASIL E EUA
Prof Dr. Henrique Carlos de Oliveira de Castro. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: neo-institucionalismo; gramáticas políticas; Agências reguladoras; Brasil; EUA.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Estado e Governo / Especialidade: Estrutura e Transformação do Estado. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Políticas Públicas / Especialidade: Análise Institucional.

Mestrado em CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

2000 - 2002

Universidade Federal de Goiás
Título: Farmacocinética Clínica da metilprednisolona sob pulsoterapia em pacientes com lúpus eritematoso sistêmico,Ano de Obtenção: 2002
Orientador: Prof Dr. Luiz Carlos da Cunha
Palavras-chave: farmacocinética clínica; avaliação do uso de fármacos; hplc; lúpus eritematoso sistêmico; pulsoterapia; metilprednisolona. Grande área: Ciências da SaúdeGrande Área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia. Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia / Subárea: Garantia e controle de qualidade farmacêuticos / Especialidade: Farmacocinética. Setores de atividade: Saúde Humana.

Especialização em andamento em Estado, Gobierno y Democracia

2019 - Atual

Consejo Latino-Americano de Ciencias Sociales - Argentina
Título: Interesses e influência: engajamento de stakeholders no processo de tomada de decisão regulatória da Anvisa (Brasil)

Especialização em Gestão da Vigilância Sanitária

2011 - 2012

Instituto de ensino e pesquisa do Hospital Sírio-Libanês
Título: Gestão da Vigilância Sanitária para Promover e Proteger a Saúde da População

Especialização interrompida em 2009 em Vigilância Sanitária

2008 - Atual

Fundação Oswaldo Cruz
Título: INSULAMENTO BUROCRÁTICO, ACCOUNTABILITY E TRANSPARÊNCIA: DEZ ANOS DE REGULAÇÃO DA AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA
Ano de interrupção: 2009

Graduação em Farmácia

1995 - 1998

Universidade Federal de Goiás

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2019 - 2020

Pós-Doutorado. , Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, CES/UC, Portugal. , Grande área: Ciências Humanas, Grande Área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Ciência Política. , Grande Área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Sociologia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2013 - 2013

Formação em serviço (Estágio Profissional). (Carga horária: 480h). , Prog de Fortalecimento da Capacidade Institucional para Gestão em Regulação, PRO-REG, Brasil.

2013 - 2013

Economia da Concorrência. , Conselho Administrativo de Defesa Econômica, CADE, Brasil.

2012 - 2012

Direito do Consumidor. , Escola Nacional de Defesa do Consumidor, ENDC, Brasil.

2012 - 2012

Diplomado en Regulación. , Comisión Federal de Mejora Regulatoria, COFEMER, México.

2009 - 2009

Regulação Econômica para Profissionais de Saúde. (Carga horária: 80h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

2008 - 2008

Desenvolvimento Gerencial da Anvisa. (Carga horária: 129h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.

2007 - 2007

Sistema Único de Saúde e Vigilância Sanitária. (Carga horária: 6h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.

2007 - 2007

Planejamento estratégico, tático e operacional. (Carga horária: 15h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.

2007 - 2007

Comunicação Organizacional. (Carga horária: 16h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.

2006 - 2006

Regulation in a Modern National Economy. (Carga horária: 80h). , George Washington University, GWU, Estados Unidos.

2006 - 2006

Programa de Integração e Desenvolvimento de Equipe. (Carga horária: 16h). , Agência Nacional de Vigilância Sanitária, ANVISA, Brasil.

2002 - 2002

Políticas Públicas de Trabalho e Renda. (Carga horária: 60h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Estado e Governo.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Estado e Governo/Especialidade: Estrutura e Transformação do Estado.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

RAMALHO, Pedro Ivo Sebba . 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde. 2018. (Outro).

RAMALHO, Pedro Ivo Sebba ; SAAB, F. . Seminário Internacional sobre Revisão e Consolidação do Estoque Regulatório (Projeto Diálogos Setoriais com a União Europeia). 2016. (Outro).

RAMALHO, Pedro Ivo Sebba . Seminário Internacional de Análise do Impacto Regulatório. 2007. (Outro).

RAMALHO, Pedro Ivo Sebba . 13ª Conferência Nacional de Saúde. 2007. (Outro).

RAMALHO, Pedro Ivo Sebba . Fórum Nacional de Vigilância Sanitária. 2007. (Outro).

RAMALHO, Pedro Ivo Sebba . Projeto Fenafar Presente em Goiás. 1999. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

10 Ciclo de Palestras sobre Processo Regulatório do Núcleo de Direito Setorial e Regulatório da Faculdade de Direito. Universidade de Brasília (UnB)..Palestra sobre ?Regulação e Saúde: O Sistema Regulatório Brasileiro?. 2018. (Seminário).

12° Congresso Brasileiro de Saúde (Abrascão). Associação Brasileira de Saúde Coletiva - ABRASCO. Palestrante na Mesa Redonda "Disputas e conflitos entre poderes da República: o caso do medicamento". 2018. (Congresso).

1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde (1ª CNVS)..Delegado Nacional representante da Anvisa na 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde (1ª CNVS). 2018. (Outra).

6ª Reunião Plenária Ordinária do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea). Presidência da República.Palestrante na Mesa Redonda Agenda regulatória na garantia de direitos e da segurança alimentar e nutricional. 2018. (Seminário).

Comissão de Assuntos Sociais. Senado Federal.Audiência Pública para "Debater a grave situação sobre a compra do medicamento para doenças raras, Aldurazyme (laronidase), Myozyme (alfa-alglicosidase) e Fabrazyme (beta-agalsidase)". 2018. (Seminário).

Comissão de Seguridade Social e Família. Câmara dos Deputados.Audiência Pública sobre Compra de medicamentos para doenças raras. 2018. (Seminário).

Comissão Especial destinada a analisar o PL 6621/2016. Câmara dos Deputados.Audiência Pública sobre PL da Lei Geral das Agências Reguladoras. 2018. (Seminário).

Fórum de Compliance Healthcare "Fortalecendo o Ambiente Ético de Negócios no Brasil". ABIIS / ABIMED / ABRAIDI / CBDL.Palestra "Quais são os desafios ainda enfrentados no setor de Dispositivos Médicos?". 2018. (Seminário).

Seminário de Qualidade Regulatória. Agência Nacional do Petróleo, Biocombustíveis e Gás Natural (ANP).Mesa Redonda "A importância da adoção de boas práticas regulatórias". 2018. (Seminário).

7ª Semana do Conhecimento em Vigilância Sanitária 2017.Mediador na Mesa "O papel da autoridade reguladora no controle de medicamentos falsificados: integridade da cadeia produtiva e rastreabilidade". 2017. (Seminário).

Conferência Livre da Região Nordeste preparatória para a 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde (1ª CNVS)..Palestrante na Mesa Redonda "Desafios da Vigilância Sanitária e da Vigilância em Saúde". 2017. (Seminário).

Conferência Livre da Região Sudeste preparatória para a 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde (1ª CNVS)..Palestrante na Mesa Redonda "Desafios da Vigilância Sanitária e da Vigilância em Saúde". 2017. (Seminário).

Conferência Livre das Regiões Norte e Centro-Oeste preparatória para a 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde (1ª CNVS)..Palestrante na Mesa Redonda "Desafios da Vigilância Sanitária e da Vigilância em Saúde". 2017. (Seminário).

Global Summit on Global Science 2017.Panelist on Session 5: Science-Based Regulatory Practice. 2017. (Seminário).

USP International Symposium "New Perspectives in Advancing with Quality of Medicines: a 360 View". U.S. Pharmacopeia.Panel "Current and Future Trends in enhancing the Quality of Medicines, a perspective". 2017. (Simpósio).

X Congresso Brasileiro de Regulação. Associação Brasileira de Agências de Regulação (ABAR). Mesa Redonda "Boas Práticas Regulatórias". 2017. (Congresso).

X Congresso Brasileiro de Regulação. Associação Brasileira de Agências de Regulação (ABAR). Mesa Redonda "O Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência". 2017. (Congresso).

X Congresso Brasileiro de Regulação. Associação Brasileira de Agências de Regulação (ABAR). Mesa Redonda "A Importância da Boa Governança Regulatória". 2017. (Congresso).

20ª Plenária Nacional de Conselhos de Saúde, Entidades e Movimentos Sociais e Populares.A Integralidade da Saúde no Fortalecimento do SUS. 2016. (Outra).

7° SIMBRAVISA.BOAS PRÁTICAS REGULATÓRIAS - AGENDA REGULATÓRIA E IMPACTO REGULATÓRIO. 2016. (Simpósio).

A Vigilância Sanitária E Sua Relação Com A Sociedade..A Vigilância Sanitária E Sua Relação Com A Sociedade.. 2016. (Seminário).

Seminário Comemorativo ao dia da Vigilância Sanitária.A Vigilância Sanitária E Sua Relação Com A Sociedade. 2016. (Seminário).

Strengthening of Regulatory Systems for medicines and other Technologies in the Region of the Americas. Pan American Journal of Public Health. Pan American Health Organization.The Regulatory Exchange Platform (REPs), an innovative mechanism for ensuring regulatory harmonization and convergence in the Region. Overview. 2016. (Seminário).

14ª Conferência Nacional de Saúde.Participou como Convidado representante do Ministério da Saúde. 2013. (Outra).

Oficina Temática sobre Consumo e Regulação.Mecanismos de Transparência e Participação Social na Regulação. 2013. (Oficina).

VI Jornada Nacional de Economia da Saúde. 2012. (Outra).

Comitê de Barreiras Técnicas/Organização Mundial do Comércio.Sixth Special Meeting on Transparency. 2010. (Encontro).

Seminário Gestão em Regulação: Políticas Estratégicas e Fortalecimento Institucional.Mesa Redonda 'Análise de Impacto Regulatório'. 2010. (Seminário).

19ª Semana Racine de Farmácia. Boas Práticas Farmacêuticas. 2009. (Congresso).

19ª Semana Racine de Farmácia. Representar a Anvisa na Mesa de Abertura. 2009. (Congresso).

2 Simpósio Nacional de Assistência Farmacêutica.Relatoria. 2009. (Simpósio).

5ª Jornada de Estudos de Regulação.Mesa Redonda 'Análise de Impacto Regulatório'. 2009. (Outra).

6 Congresso da Federação Nacional dos Farmacêuticos. Relatoria. 2009. (Congresso).

Audiência Pública na Câmara Municipal de Anápolis/GO.Consequências do Uso de Medicamentos. 2009. (Outra).

Curso 'Regulação: Teoria e Prática' do Programa de Fortalecimento da Capacidade Institucional para Gestão em Regulação - PRO-REG.Os desafios da regulação no Brasil: a visão das agências reguladoras federais. 2009. (Outra).

I Encontro Latino-Americano de Vigilância Sanitária (ENLAVISA).Convidado. 2009. (Encontro).

II Congresso de Ciências Farmacêuticas de Ouro Preto (II CONCIFOP). Desafios do Farmacêutico na Vigilância Sanitária. 2009. (Congresso).

I Seminário sobre Segurança e Qualidade na Dispensação de Medicamentos em Drogarias da Prefeitura de Betim/MG.A Legislação Sanitária para Drogarias. 2009. (Seminário).

O Público e o Privado na Saúde (Centro Brasileiro de Estudos da Saúde - Cebes.Convidado. 2009. (Seminário).

Reunião da Força Tarefa Anvisa da Câmara Americana de Comércio (AMCHAM).Boas Práticas Regulatórias da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. 2009. (Encontro).

Reunião dos Dirigentes das Agências Reguladoras Federais.Programa de Fortalecimento da Capacidade Institucional para Gestão em Regulação - PRO-REG. 2009. (Encontro).

Semana de Farmácia da UFMG.Farmácia Estabelecimento de Saúde. 2009. (Seminário).

Seminário da Faculdade Newton Paiva.Os novos Rumos da Farmácia no Brasil. 2009. (Seminário).

VII Seminário Pro Teste de Defesa do Consumidor.Papel da Anvisa na garantia da qualidade de produtos e serviços submetidos a vigilância sanitária. 2009. (Seminário).

XIV Congresso Brasileiro de Sociologia. Interesses no jogo regulatório: previsibilidade e transparência nas agências reguladoras. 2009. (Congresso).

XIV Farmapolis: Encontro com a Saúde.Farmácia: estabelecimento de saúde. 2009. (Encontro).

XIV Farmapolis: Encontro com a Saúde.O Sistema Nacional de Vigilância Sanitária e o SNGPC. 2009. (Encontro).

5 Fórum Internacional sobre Educação e Promoção da Saúde - A reinvenção política emancipatória do SUS: que caminho é esse?. 2008. (Outra).

Comitê de Barreiras Técnicas/Organização Mundial do Comércio.Workshop on Good Regulatory Practice. 2008. (Encontro).

III Congresso Iberoamericano de Regulação Econômica. A política das agências reguladoras. 2008. (Congresso).

IV Congresso Brasileiro de Licitações, Contratos e Compras Governamentais. 2008. (Congresso).

IV Simpósio Brasileiro de Vigilância Sanitária.Pacto ou PAC: a Vigilância Sanitária na Saúde Pública Brasileira. 2008. (Simpósio).

VI ENFARP - Encontro Farmacêutico de Ribeirão Preto.Pirataria de Medicamentos. 2008. (Encontro).

VI ENFARP - Encontro Farmacêutico de Ribeirão Preto.Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados. 2008. (Encontro).

13ª Conferência Nacional de Saúde.Participou como Convidado representante do Ministério da Saúde. 2007. (Outra).

6ª Conferencia Estadual de Saúde David Capistrano. 6ª Conferencia Estadual de Saúde David Capistrano. 2007. (Congresso).

9 CONGRESSO DE FARMÁCIA E BIOQIOMICA DO ESTADO DE MINAS GERAIS E A 9 EXPOFARMA.. SNGPC e Consulta Pública 69. 2007. (Congresso).

9 Congresso de Farmácia e Bioquímica de Minas Gerais. 9 Congresso de Farmácia e Bioquíca de Minas Gerais. 2007. (Congresso).

Fórum de Vigilância Sanitária. 2007. (Outra).

Fórum Global sobre Governança Modernizando o Governo: Estratégias e Ferramentas para a Mudança. 2007. (Outra).

Fórum Nacional de Vigilância Sanitária. 2007. (Outra).

III Workshop Internacional sobre Avaliação da Conformidade. 2007. (Outra).

II Jornada Norte-Nordeste de Vigilância Sanitária. Audiência Pública sobre legislação de Farmácia RDC69/2007. 2007. (Congresso).

IV Seminário de Promoção da Saúde e Prevenção de Riscos e Doenças na Saúde Suplementar e Seminário de Atenção à Saúde do Setor Suplementar.Gestão de Tecnologias. 2007. (Seminário).

Oficina Risco Regulatório - Projeto EuroBrasil 2000. 2007. (Oficina).

Palestra 'Cenários e tendências na área de Saúde I' - Programa de Desenvolvimento Gerencial da Anvisa. 2007. (Outra).

Palestra 'Cenários e tendências na área de Saúde II' - Programa de Desenvolvimento Gerencial da Anvisa. 2007. (Outra).

Palestra 'Papel regulador do Estado' - Programa de Desenvolvimento Gerencial da Anvisa. 2007. (Outra).

Seminário "A defesa do consumidor e a mobilização da sociedade civil". 2007. (Seminário).

SEMINÁRIO BRASIL-EUROPA: CIDADANIA, COMPETITIVIDADE E DESBUROCRATIZAÇÃO. 2007. (Seminário).

Seminário Nacional de Descentralização da Vigilância Sanitária. 2007. (Outra).

Seminário sobre Modalidades de Gestão no SUS - versão 4. 2007. (Seminário).

Simpósio sobre Efeitos da Destruição da Camada de Ozônio sobre a Saúde: o que temos que fazer.Ações para Substituição dos MDIs com CFCs no Tratamento de Doenças. 2007. (Simpósio).

VI Congresso Brasileiro de Farmacia Hospitalar. Simpósio 3 - Política Nacional da Assistência Farmacêutica no Âmbito Hospitalar. 2007. (Congresso).

VI Congresso Brasileiro de Farmácia Hospitalar. Boas Práticas de Gestão da Assistência Farmacêutica Hospitalar. 2007. (Congresso).

XXIII Congresso Nacional de Secretários Municipais de Saúde - CONASEMS. Tema "PACTO PELA SAÚDE NO BRASIL: AVANÇOS E DESAFIOS. 2007. (Congresso).

16 Semana Racine. Fracionamento de Medicamentos. 2006. (Congresso).

Pacto pela Saúde. Debatendo para Compreender. 2006. (Congresso).

Programa de Integração e Desenvolvimento de Equipes.Programa de Integração e Desenvolvimento de Equipes. 2006. (Outra).

Workshop Internacional sobre Avaliação da Conformidade.XXX. 2006. (Outra).

3ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador. 3ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador. 2005. (Congresso).

8ª Congresso de Farmácia e Bioquímica de Minas Gerais e 8ª EXPORFARMA. Resíduos Químicos de Serviços de Saúde e Resíduos de Serviços de Terapia Antineoplásica. 2005. (Congresso).

Congreso de la Asociación Latinoamericana de Estudios del Discurso. Congreso de la Asociación Latinoamericana de Estudios del Discurso. 2005. (Congresso).

I Simpósio Internacional de Análise do Discurso Crítica e VII Encontro de Interação em Linguagem Verbal e Não-Verbal.I Simpósio Internacional de Análise do Discurso Crítica e VII Encontro de Interação em Linguagem Verbal e Não-Verbal. 2005. (Simpósio).

I Simposio Nacional de Vigilância em Saúde do Trabalhador. I Simposio Nacional de Vigilância em Saúde do Trabalhador. 2005. (Congresso).

I Simpósio Nacional de Vigilância em Saúde do Trabalhador.Vigilância em Saúde do Trabalhador. 2005. (Simpósio).

I Simpósio Nacional de Vigilância Sanitária.I Simpósio Nacional de Vigilância Sanitária. 2005. (Simpósio).

Oficina de Ouvidorias do Sistema Único de Saúde.Oficina de Ouvidorias do Sistema Único de Saúde. 2005. (Oficina).

Oficina para Elaboração do Plano Diretor de Vigilância Sanitária. 2005. (Oficina).

Oficina TC37 OPAS/ANVISA - Representação Brasil.Oficina TC37 OPAS/ANVISA. 2005. (Oficina).

Plano Diretor de Vigilância Sanitária.Oficina para Elaboração do Plano Diretor de Vigilância Sanitária. 2005. (Oficina).

Plano Diretor de Vigilância Sanitária.Oficina Preparatória para a Elaboração do Plano Diretor de Vigilância Sanitária. 2005. (Oficina).

Seminário Internacional de Propaganda de Medicamentos.Seminário Internacional de Propaganda de Medicamentos. 2005. (Seminário).

Seminário transparência e controle social.Seminário transparência e controle social. 2005. (Seminário).

Simpósio sobre Política Nacional de Saúde.Simpósio sobre Política Nacional de Saúde. 2005. (Simpósio).

XII Congresso Brasileiro de Sociologia. XII Congresso Brasileiro de Sociologia. 2005. (Congresso).

- "A questão da interdisciplinaridade", com prof Dr. Evando Mirra de Paula e Silva.A questão da interdisciplinaridade, com prof Dr. Evando Mirra de Paula e Silva. 2004. (Seminário).

"Poder e afetos: os problemas da política moderna", com prof. Dr. Renato Janine Ribeiro.Poder e afetos: os problemas da política moderna, com prof. Dr. Renato Janine Ribeiro. 2004. (Seminário).

II Congreso Latinoamericano de Ciencia Política. II Congreso Latinoamericano de Ciencia Política. 2004. (Congresso).

O papel do farmacêutico no SUS (palestrante).O papel do farmacêutico no SUS (palestrante). 2004. (Outra).

Regulação econômica do setor farmacêutico (professor de curso de curta duração preparatório ao Concurso da ANVISA).Regulação econômica do setor farmacêutico (professor de curso de curta duração preparatório ao Concurso da ANVISA). 2004. (Outra).

VII Encontro Nacional de Interação em Linguagem Verbal e Não-verbal e I Simpósio Internacional de Análise de Discurso. VII Encontro Nacional de Interação em Linguagem Verbal e Não-verbal e I Simpósio Internacional de Análise de Discurso. 2004. (Congresso).

XII Congresso da Central Latino-Americana de Trabalhadores (CLAT) - Alternativa e Esperança pela Justiça Social. XII Congresso da Central Latino-Americana de Trabalhadores (CLAT) - Alternativa e Esperança pela Justiça Social. 2004. (Congresso).

4 Congresso da Federação Nacional dos Farmacêuticos - Fenafar. 4 Congresso da Federação Nacional dos Farmacêuticos - Fenafar. 2003. (Congresso).

7 Congresso de Farmácia e Bioquímica do CRF/MG (DEBATEDOR CONVIDADO para a mesa: 'Pesquisa e produção de medicamentos: o papel dos laboratórios oficiais e dos laboratórios privados frente à dependência externa). 7 Congresso de Farmácia e Bioquímica do CRF/MG (DEBATEDOR CONVIDADO para a mesa: 'Pesquisa e produção de medicamentos: o papel dos laboratórios oficiais e dos laboratórios privados frente à dependência externa). 2003. (Congresso).

Agências Reguladoras: Avaliação de Performance e Perspectivas.Agências Reguladoras: Avaliação de Performance e Perspectivas. 2003. (Seminário).

Etapa Final da I Conferência Estadual de Política de Medicamentos e Assistência Farmacêutica de Goiás.Etapa Final da I Conferência Estadual de Política de Medicamentos e Assistência Farmacêutica de Goiás. 2003. (Outra).

Etapa Final da I Conferência Municipal de Política de Medicamentos e Assistência Farmacêutica de Goiânia.Etapa Final da I Conferência Municipal de Política de Medicamentos e Assistência Farmacêutica de Goiânia. 2003. (Outra).

Etapa Interdistrital da I Conferência Municipal de Política de Medicamentos e Assistência Farmacêutica de Goiânia (DEBATEDOR CONVIDADO).Etapa Interdistrital da I Conferência Municipal de Política de Medicamentos e Assistência Farmacêutica de Goiânia (DEBATEDOR CONVIDADO). 2003. (Outra).

I Conferência Nacional de Medicamentos e Assistência Farmacêutica.I Conferência Nacional de Medicamentos e Assistência Farmacêutica. 2003. (Outra).

Capital Social, Identidade e Integração na América do Sul.Capital Social, Identidade e Integração na América do Sul. 2002. (Seminário).

Oficina de trabalho: Supervisão Operacional do PLANFOR - SOP 2002.Oficina de trabalho: Supervisão Operacional do PLANFOR - SOP 2002. 2002. (Oficina).

Oficina de Trabalho sobre Assistência Farmacêutica e Medicamentos.Oficina de Trabalho sobre Assistência Farmacêutica e Medicamentos. 2002. (Oficina).

Oficina para preparação de monitores para Curso de Capacitação de Conselheiros de Saúde no Estado de Goiás.Oficina para preparação de monitores para Curso de Capacitação de Conselheiros de Saúde no Estado de Goiás. 2002. (Oficina).

"Estado e município: como melhorar a parceria no trato do medicamento (COORDENADOR DA MESA)".Estado e município: como melhorar a parceria no trato do medicamento (COORDENADOR DE MESA). 2001. (Outra).

2 Congresso da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social da Central Única dos Trabalhadores - CNTSS/CUT. 2 Congresso da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social da Central Única dos Trabalhadores - CNTSS/CUT. 2001. (Congresso).

4 Congresso do Sindsaúde - Saúde, Trabalho e Cidadania: um outro Brasil é possível. 4 Congresso do Sindsaúde - Saúde, Trabalho e Cidadania: um outro Brasil é possível. 2001. (Congresso).

6 Congresso de Farmácia e Bioquímica de Minas Gerais: área de Saúde Pública. 6 Congresso de Farmácia e Bioquímica de Minas Gerais: área de Saúde Pública. 2001. (Congresso).

Audiência Pública "Fiscalização de farmácias e drogarias e a presença do profissional farmacêutico" (DEBATEDOR CONVIDADO).Audiência Pública Fiscalização de farmácias e drogarias e a presença do profissional farmacêutico (DEBATEDOR CONVIDADO). 2001. (Outra).

Audiência Pública "Patetes X Aids".Audiência Pública Patetes X Aids (DEBATEDOR CONVIDADO). 2001. (Outra).

Curso de Introdução às Ciências Farmacêuticas: palestra sobre òrgãos de Classe (DEBATEDOR CONVIDADO).Curso de Introdução às Ciências Farmacêuticas: palestra sobre òrgãos de Classe (DEBATEDOR CONVIDADO). 2001. (Seminário).

Palestra "Portaria 344 - abordagem prática.Palestra Portaria 344 - abordagem prática. 2001. (Oficina).

V Conferência Municipal de Saúde de Goiânia.V Conferência Municipal de Saúde de Goiânia. 2001. (Outra).

VIII Semana de Integração de Farmácia.O farmacêutico e seu papel na sociedade (DEBATEDOR CONVIDADO). 2001. (Outra).

11ª Conferência Nacional de Saúde.11ª Conferência Nacional de Saúde. 2000. (Outra).

3 Congresso da Federação Nacional dos Farmacêuticos. 3 Congresso da Federação Nacional dos Farmacêuticos. 2000. (Congresso).

Ciclo de Debates SOS SUS: Política de Medicamentos.Ciclo de Debates SOS SUS: Política de Medicamentos. 2000. (Seminário).

I Congresso Brasileiro de Medicamentos Genéricos. I Congresso Brasileiro de Medicamentos Genéricos. 2000. (Congresso).

III Plenária Municipal de Saúde.III Plenária Municipal de Saúde. 2000. (Outra).

IV Conferência Estadual de Saúde: efetivando o controle social.IV Conferência Estadual de Saúde: efetivando o controle social. 2000. (Outra).

IX Semana de Farmácia das Faculdades Objetivo.Reforma Sanitária brasileira: a estratégia do SUS - desafios e perspectivas para o farmacêutico do século XXI (DEBATEDOR CONVIDADO). 2000. (Outra).

Palestra "Política Pública de Saúde".Palestra Política Pública de Saúde. 2000. (Outra).

Projeto Fenafar Presente em Goiás.Política de Medicamentos: a produção oficial e os genéricos (COORDENADOR DA MESA). 2000. (Outra).

Projeto Fenafar Presente em Goiás.Política de Medicamentos: genéricos e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (COORDENADOR DE MESA). 2000. (Outra).

Projeto Fenafar Presente em Goiás.Legislação e Mercado de Trabalho do Farmacêutico: perspectivas (COORDENADOR DE MESA). 2000. (Outra).

I Congresso de Ciências Farmacêuticas do Rio de Janeiro. I Congresso de Ciências Farmacêuticas do Rio de Janeiro. 1999. (Congresso).

Política de medicamentos: a produção oficial e os genéricos (DEBATEDOR CONVIDADO).Política de medicamentos: a produção oficial e os genéricos (DEBATEDOR CONVIDADO). 1999. (Simpósio).

Política de medicamentos: genéricos e a Agência Nacioanal de Vigilância Sanitária (DEBATEDOR CONVIDADO).Política de medicamentos: genéricos e a Agência Nacioanal de Vigilância Sanitária (DEBATEDOR CONVIDADO). 1999. (Simpósio).

Seminário de Medicamentos Genéricos.Seminário de Medicamentos Genéricos. 1999. (Seminário).

Encontro de Professores e Autores da Editora Moderna.Encontro de Professores e Autores da Editora Moderna. 1998. (Encontro).

I Encontro de Trabalhadores de Saúde Coletiva de Goiás e II Encontro de Enfermagem em Saúde Coletiva.I Encontro de Trabalhadores de Saúde Coletiva de Goiás e II Encontro de Enfermagem em Saúde Coletiva. 1998. (Encontro).

V Congresso da Federação Farmacêutica sul-americana. V Congresso da Federação Farmacêutica sul-americana. 1998. (Congresso).

X Simpósio Regional de Análises Clínicas.X Simpósio Regional de Análises Clínicas. 1998. (Simpósio).

III Farmacentro e III EREF.III Farmacentro e III EREF. 1997. (Encontro).

IX Simpósio Regional de Análises Clínicas.IX Simpósio Regional de Análises Clínicas. 1997. (Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Jeandro Silva Oliveira

RAMALHO, Pedro Ivo Sebba; DUARTE, S. F. P.. Judicialização do direito à saúde: o impacto orçamentário no município de Vitória da Conquista - BA. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional de Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública.

Aluno: André Vaz Lopes

RAMALHO, Pedro Ivo Sebba; COSTA, N. R.; RIBEIRO, J. M.. A Burocracia das Agências Reguladoras Federais. 2013. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Políticas Públicas) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Gustavo Henrique Trindade da Silva

RAMALHO, Pedro Ivo Sebba; RIBEIRO, J. M.; COSTA, N. R.. Performance Regulatória: uma análise do Programa de Melhoria do Processo de Regulamentação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária no contexto da atual Agenda de Reforma Regulatória do Brasil. 2013. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Políticas Públicas) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: RODRIGO ABRÃO VELOSO TAVEIRA

RAMALHO, Pedro Ivo Sebba; NAVES, J. O. S.; PINHEIRO, R. M.. Alinhamento entre a regulação sanitária e as políticas públicas de medicamentos no Brasil. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciências Farmacêuticas) - Universidade de Brasília.

Aluno: Varley Dias Sousa

RAMALHO, Pedro Ivo Sebba. Transparência regulatória na cadeia de controle dos medicamentos: Regulação e inconstitucionalização no Brasil.. 2017. Tese (Doutorado em Ciências Farmacêuticas) - Universidade de Brasília.

Aluno: Regina Célia Borges de Lucena

RAMALHO, Pedro Ivo Sebba; NEVES, A. V.; LUCIO, M. L.; PEREIRA, P. A. P.; FALEIROS, V. P.. Os Dilemas da Participação Institucionalizada: o caso do Conselho Consultivo da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. 2013. Tese (Doutorado em Política Social) - Universidade de Brasília.

Aluno: José Rivaldo Melo de França

RAMALHO, Pedro Ivo Sebba; COSTA, N. R.; FAVERET, A. C. S. C.; RIBEIRO, P. T.; BAPTISTA, T. W. F.. A Sustentabilidade Econômica Financeira dos Municípios de Minas Gerais com Atuação em Saúde no Plano Brasil sem Miséria. 2013. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Andrea Renata Cornelio Geyer

RAMALHO, Pedro Ivo Sebba; SILVEIRA, D.. Avaliação dos resultados de inspeções de boas práticas de fabricação de medicamentos e insumos farmacêuticos ativos. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Farmacêuticas) - Universidade de Brasília.

Aluno: Marina Ferreira Goncalves

RAMALHO, Pedro Ivo Sebba; SILVA, J. A. A.; SILVA, F. T. E.. Análise das Relações Institucionais entre as Políticas Regulatórias, Industriais e de Inovação em Saúde sob a Perspectiva do Desenvolvimento Econômico.. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Desenvolvimento e Políticas Públicas) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Camila de Castro Barbosa medeiros

RAMALHO, Pedro Ivo Sebba. Regulação e Assimetria de Informação: a propaganda de alimentos hiperprocessados com alta densidade energética e altos teores de sódio, açúcares e gorduras. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública, Instrumentos e Ferramentas para o) - Universidade de Brasília.

Aluno: Marcos Paulo Dias Rodrigues

SA, M. C. D. N. P.;RAMALHO, Pedro Ivo Sebba; LUCCHESI, G.. Agenda da saúde no Congresso Nacional: influência do Poder Executivo na produção da legislação em vigilância sanitária na Câmara dos Deputados. 2012.

Aluno: Pauliana Almeida de Alencar Andrade

RAMALHO, Pedro Ivo Sebba. Trajetória do Medicamento Similar no Brasil. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Vigilância Sanitária) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Flávia Neves Rocha Alves

PECI, A.;RAMALHO, Pedro Ivo Sebba; SALGADO, L. H.. Desafios da Análise de Impacto Regulatório na Vigilância Sanitária. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Vigilância Sanitária) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Sidarta Figueiredo Silva

RAMALHO, Pedro Ivo Sebba. Avaliação do cancelamento de registro de medicamentos e do impacto deste no acesso a medicamentos essenciais para a população. 2010.

Aluno: Fernanda Coura; Márcia Oliveira; Mônica Soares; Neila Corrêa

RAMALHO, Pedro Ivo Sebba. Proposta de Regulamentação para Categorização de Risco de Medicamentos de Uso Pediátrico. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Vigilância Sanitária) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Mayara Costa Freire Vaconcellos Pitanga

RAMALHO, Pedro Ivo Sebba; SILVA, J. L. P.; MORAES, D. M.. Judicialização da saúde: o caso da fosfoetanolamina. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Brasília.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Ana Maria Fernandes

CASTRO, H. C. O.;SCHMIDT, B. V.; BALESTRO, Moises;FERNANDES, A. M.; GONZALES, R. S.. A Gramática Política das Agências Reguladoras: comparação entre Brasil e EUA. 2007. Tese (Doutorado em Estudos Comparados Sobre As Américas) - Universidade de Brasília.

Gustavo Eduardo Freneau

CUNHA, Luiz Carlos; PFRIMER, Irmtraut Araci Hoffmann; REZENDE, Kennia Rocha;FRENEAU, G. E.. Disposição cinética da metilprednisolona sob pulsoterapia em pacientes portadores de lupus eritematoso sistemico. 2002. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIAS BIOLÓGICAS) - Universidade Federal de Goiás.

Danilo Nolasco Cortes Marinho

MARINHO, D. N. C.CASTRO, H. O.; GONZALEZ, R.. A gramática política das agências reguladoras. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Centro de Pesquisa e Pós Graduação Sobre a América) - Universidade de Brasília.

Verônica Paulino da Cruz

CRUZ, Verônica.. Insulamento burocrático, accountability e transparência: dez anos de regulação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Vigilância Sanitária) - Fundação Oswaldo Cruz.

Rodrigo Stumpf González

CASTRO, Henrique Carlos de Oliveira deGONZÁLEZ, RODRIGO S.; SCHMIDT, Benício Viero. A Gramatica politica das agencias reguladoras:comparação entre Brasil e EUA. 2007. Tese (Doutorado em Estudos Comparados Sobre As Américas) - Universidade de Brasília.

Irmtraut Araci Hoffmann Pfrimer

PFRIMER, I. A. H.. Farmacocinética Clínica da Metilprednisolona sob pulsoterapia em pacientes com Lúpus Eritematoso Sistêmico. 2002. Dissertação (Mestrado em Medicina Tropical) - Universidade Federal de Goiás.

luiz carlos da cunha

RAMALHO, P. I. S.CUNHA, L. C.REZENDE, K. R.; PFRIMER, I. A. H.;GARROTE, Clévia Ferreira DuarteFRENEAU, G. E.. Disposição cinética da metilprednisolona sob pulsoterapia em pacientes portadores de lupus. 2002. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIAS BIOLÓGICAS) - Universidade Federal de Goiás.

Cristiano Fonseca Monteiro

CRUZ, V.;MONTEIRO, C. F.. Insulamento burocrático, accountability e transparência: dez anos de regulação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Vigilância Sanitária) - Fundação Oswaldo Cruz.

Kênnia Rocha Rezende

Kênnia Rocha RezendePFRIMER, I. A. H.. FARMACOCINÉTICA CLÍNICA DA METILPREDNISOLONA SOB PULSOTERAPIA EM PACIENTES COM LÚPUS ERITEMATOSO SISTÊMICO. 2002. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIAS BIOLÓGICAS) - Universidade Federal de Goiás.

Moisés Villamil Balestro

BALESTRO, M. V.; Gonzales, Rodrigo Stumpf; Schmidt, B. V.;FERNANDES, A. M.. "A gramática política das agências reguladoras: comparação entre Brasil e EUA". 2007. Tese (Doutorado em Estudos Comparados Sobre As Américas) - Universidade de Brasília.

Henrique Carlos de Oliveira de Castro

CASTRO, H. C. O.; FERNANDES, A. M.; SCHMIDT, Benicio Viero;GONZÁLEZ, Rodrigo StumpfBALESTRO, M. V.. A Gramática Política das Agências Reguladoras: comparação entre Brasil e EUA. 2007. Tese (Doutorado em Estudos Comparados Sobre As Américas) - Universidade de Brasília.

Henrique Carlos de Oliveira de Castro

MARINHO, Danilo Nolasco CortesCASTRO, H. C. O.GONZÁLEZ, Rodrigo Stumpf. A Gramática Política das Agências Reguladoras. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Estudos Comparados Sobre As Américas) - Universidade de Brasília.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Christian André Haddad Govastki

Proposta de modelo de formulário de análise para proposição de ato normativo em análises de impacto regulatório; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Governança e Controle da Regulação em Infraestrutura) - Escola Nacional de Administração Pública; Orientador: Pedro Ivo Sebba Ramalho;

Alberto Gonçalves de Pinho

Utilização do standard cost model na estimação dos custos regulatórios do Regulamento Brasileiro de Aviação Civil n; 139 - Certificação Operacional de Aeródromos; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Governança e Controle da Regulação em Infraestrutura) - Escola Nacional de Administração Pública; Orientador: Pedro Ivo Sebba Ramalho;

Camila de Castro Barbosa medeiros

Regulação e Assimetria de Informação: a propaganda de alimentos hiperprocessados com alta densidade energética e altos teores de sódio, açúcares e gorduras; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública, Instrumentos e Ferramentas para o) - Universidade de Brasília; Orientador: Pedro Ivo Sebba Ramalho;

Carlos H Carneiro Marinho

VALIDAÇÃO DE TÉCNICA ANALÍTICA EM HPLC PARA ANÁLISE PLASMÁTICA DE METILPREDNISOLONA; 2002; 60 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal de Goiás, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Pedro Ivo Sebba Ramalho;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

luiz carlos da cunha

Disposição cinética da metilprednisolona sob pulsoterapia em pacientes portadores de lupus; 2002; 125 f; Dissertação (Mestrado em CIÊNCIAS BIOLÓGICAS) - Universidade Federal de Goiás,; Orientador: Luiz Carlos da Cunha;

Henrique Carlos de Oliveira de Castro

A Gramática Política das Agências Reguladoras: comparação entre Brasil e EUA; 2007; Tese (Doutorado em Estudos Comparados Sobre As Américas) - Universidade de Brasília,; Orientador: Henrique Carlos de Oliveira de Castro;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • RAMALHO, Pedro Ivo Sebba ; CRUZ, V. . Processo regulatório e qualidade:implantação de indicadores de qualidade regulatória no Brasil. Marco Regulatório , v. 16, p. 23-44, 2016.

  • VARLEY DIAS SOUZA ; RAMALHO, Pedro Ivo Sebba ; SILVEIRA, D. . Sharing regulatory data as tools for strengthening health systems in the Region of the Americas. REVISTA PANAMERICANA DE SALUD PUBLICA-PAN AMERICAN JOURNAL OF PUBLIC HEALTH , v. 39, p. 245-254, 2016.

  • RAMALHO, Pedro Ivo Sebba . Insulamento burocrático, accountability e transparência: dez anos de regulação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Revista do Serviço Público (Brasília) , v. 60, p. 337-364, 2009.

  • CUNHA, Luiz Carlos da ; RAMALHO, Pedro Ivo Sebba ; REZENDE, Kenia Rocha . Validação analítica em CLAE-UV para monitoração plasmática da metilprednisolona e do succinato de metilprednisolona. Revista Eletrônica da Faculdade de Farmácia , Goiânia/GO, v. 1, n.1, p. 23-34, 2004.

  • CUNHA, Luiz Carlos da ; RAMALHO, Pedro Ivo Sebba ; SAMPAIO, Denise da Costa . Ocorrência de medidores de volume utilizados na administração oral de produtos farmacêuticos. Revista Brasileira de Toxicologia , São Paulo, v. 16, n.2, p. 55-61, 2003.

  • RAMALHO, Pedro Ivo Sebba ; FERREIRA, J. D. J. ; PAULA, J. R. ; CUNHA, Luiz Carlos da ; SILVEIRA, N. A. ; CARVALHO, O. F. ; SÁ, V. A. ; FRENEAU, G. . Estudo do efeito de doses tóxicas do extrato bruto de urucum (Bixa orellana L.) sobre os níveis plasmáticos de colesterol, glicose e triglicérides em ratos wistar p.o.. Infarma (Brasília) , Brasília/DF, v. 13, n.n. 11-12, p. 66-69, 2001.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

RAMALHO, Pedro Ivo Sebba . REFORMA SINDICAL NO GOVERNO LULA - Da discussão à proposição. 2003.

RAMALHO, Pedro Ivo Sebba ; MANZI, R. S. ; JONAS, Mauro Rubem de Menezes . Avaliação da Assistência Farmacêutica Prestada nas Unidades Municipais Públicas de Saúde da Cidade de Goiânia. 1999.

RAMALHO, Pedro Ivo Sebba ; MARINHO, C. H. C. ; CUNHA, Luiz Carlos da . Validação de técnica analítica em HPLC-UV para quantificação plasmática de metilprednisolona em plasma, sob regime de pulsoterapia em pacientes lúpicos. 2001.

RAMALHO, Pedro Ivo Sebba ; CUNHA, Luiz Carlos da . Farmacodependência: acompanhamento de pacientes em tratamento de dependência à maconha e cocaína. 2001.

RAMALHO, Pedro Ivo Sebba ; MANZI, R. S. . Parecer sobre o Plano de Assistência Farmacêutica do Municipio de Goiânia. 2000.

RAMALHO, Pedro Ivo Sebba . Políticas de Medicamentos, Assistência Farmacêutica e Vigilância Sanitária. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

RAMALHO, Pedro Ivo Sebba . CPI dos Medicamentos. 2000. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

RAMALHO, Pedro Ivo Sebba . Medicamento Genérico. 1999. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

RAMALHO, Pedro Ivo Sebba . Medicamentos Genéricos. 1999. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

RAMALHO, Pedro Ivo Sebba . Introdução à Análise de Impacto Regulatório. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

RAMALHO, Pedro Ivo Sebba ; PO, M. . Introdução à Análise de Impacto Regulatório. 2017. .

RAMALHO, Pedro Ivo Sebba . Introdução à Regulação: Teoria e Prática. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

RAMALHO, Pedro Ivo Sebba ; SILVA, G. H. T. . Introdução à Regulação (para servidores de carreira da Anvisa). 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

RAMALHO, Pedro Ivo Sebba ; SILVA, G. H. T. . Introdução à Regulação (para servidores de carreira da Anvisa) - Turma 1. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

RAMALHO, Pedro Ivo Sebba ; SILVA, G. H. T. . Introdução à Análise de Impacto Regulatório (para servidores de carreira da Anvisa). 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

RAMALHO, Pedro Ivo Sebba ; SILVA, G. H. T. . Introdução à Análise de Impacto Regulatório (para servidores de carreira da Anvisa). 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

RAMALHO, Pedro Ivo Sebba ; SILVA, G. H. T. ; GHEVENTER, A. . Introdução à Análise de Impacto Regulatório (para servidores de carreira da Anatel). 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

RAMALHO, Pedro Ivo Sebba ; SILVA, G. H. T. . Introdução à Regulação (para servidores de carreira da Anvisa) - Turma 2. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

RAMALHO, Pedro Ivo Sebba ; SILVA, G. H. T. . Regulação e Boas Práticas Regulatórias. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

RAMALHO, Pedro Ivo Sebba . Oficina Temática sobre Consumo e Regulação. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

RAMALHO, Pedro Ivo Sebba . Especialização em Vigilância Sanitária. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

RAMALHO, Pedro Ivo Sebba . Regulação e Vigilância Sanitária. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

RAMALHO, Pedro Ivo Sebba . Regulação e Vigilância Sanitária. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

RAMALHO, Pedro Ivo Sebba . Planejamento e Administração de Drogaria. 2000. .

RAMALHO, Pedro Ivo Sebba . Boletim AFAGO. 2000. (Editoração/Periódico).

RAMALHO, Pedro Ivo Sebba . Portaria 344 - uma abordagem prática. 1999. .

RAMALHO, Pedro Ivo Sebba . Boletim AFAGO. 1999. (Editoração/Periódico).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2014 - Atual

    Práticas de Vigilância Sanitária no Brasil - interface regimental da ANVISA com os demais órgãos do Poder Executivo que atuam no setor, Descrição: É objetivo desta proposta inicialmente identificar e descrever a atuação dos órgãos do poder Executivo cujas atividades tangenciam aquelas realizadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), seguida de uma análise sobre o padrão de interação que se estabelece entre a mesma e os demais núcleos do poder Executivo que com ela interagem, considerando principalmente os aspectos políticos e administrativos dessas interações. Primeiramente esta análise proverá a dimensão e o escopo da ANVISA no âmbito da regulação sanitária no Brasil nos níveis federal, estadual e municipal. Em seguida o estudo identificará também a dimensão e o escopo de outros órgãos do poder Executivo cujas funções desempenhadas se estendem para as atividades relacionadas à vigilância sanitária.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Pedro Ivo Sebba Ramalho - Integrante / Verônica Cruz - Coordenador / Marcelo Coutinho - Integrante / Vinicius Guião - Integrante / Natália Borges - Integrante / Mariana Rodrigues - Integrante / Camila Batista - Integrante / Mayara Martins - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2010 - 2013

    As Condições de Desenvolvimento do Capitalismo Sul-Americano a partir da Análise dos Marcos Regulatórios de Brasil e Argentina, Descrição: O presente projeto de pesquisa analisa as condições do desenvolvimento capitalista na América do Sul, a partir da perspectiva comparada entre Argentina e Brasil. O eixo analítico que compõe esta proposta visa ampliar o escopo das análises das condições do desenvolvimento mediante os processos neo-desenvolvimentistas que estão em andamento, considerando o estabelecimento dos marcos regulatórios e o funcionamento das suas estruturas de governança, mais especialmente, as funções e papeis atribuídos ao Estado, focalizando o contexto e as circunstâncias estabelecidas nos países após as reformas neoliberais em dois segmentos distintos: a área de infra-estrutura (setor energético) e a área social (setor de saúde suplementar).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Pedro Ivo Sebba Ramalho - Integrante / Verônica Cruz - Coordenador / Renato Raul Boschi - Integrante / Marcelo James Vasconcelos Coutinho - Integrante / Mônika do Rosário Cruz - Integrante / Paula da Silva Nascimento - Integrante / Gustavo Fontanals - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Gabinete do Diretor Presidente. , SIA, Trecho 5, Área Especial 57, Bloco D, 4º andar, SIA, 71205-050 - Brasilia, DF - Brasil, Telefone: (61) 34626718, Fax: (61) 346256716, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2005 - Atual

Agência Nacional de Vigilância Sanitária

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Esp. em Regulação e Vigilância Sanitária, Carga horária: 40

Outras informações:
Desde 2005, é servidor público efetivo, membro da carreira de Especialista em Regulação e Vigilância Sanitária da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Na Agência exerceu diversas funções gerenciais e de assessoria, e de Adjunto do Diretor-Presidente.

2015 - 2018

Agência Nacional de Vigilância Sanitária

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Adjunto do Diretor-Presidente, Regime: Dedicação exclusiva.

2011 - 2014

Agência Nacional de Vigilância Sanitária

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Assessor da Diretoria, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2009 - 2011

Agência Nacional de Vigilância Sanitária

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Adjunto do Diretor-Presidente, Regime: Dedicação exclusiva.

2009 - 2009

Agência Nacional de Vigilância Sanitária

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assessor do Diretor-Presidente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2008 - 2009

Agência Nacional de Vigilância Sanitária

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Chefe da Assessoria Técnica e Parlamentar, Regime: Dedicação exclusiva.

2006 - 2008

Agência Nacional de Vigilância Sanitária

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Chefe de Gabinete Substituto

2007 - 2007

Agência Nacional de Vigilância Sanitária

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Chefe da Assessoria Divulgação e Comunicação, Regime: Dedicação exclusiva.

2006 - 2007

Agência Nacional de Vigilância Sanitária

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assessor-Chefe da Assessoria Técnica, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2006 - 2006

Agência Nacional de Vigilância Sanitária

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assistente do Gabinete do Diretor-Presidente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 03/2017 - 06/2018

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Diretoria de Gestão Institucional (Diges), .,Cargo ou função, Presidente do Comitê Estratégico de Tecnologia da Informação - CETI da Anvisa..

  • 04/2016 - 06/2018

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Diretoria de Gestão Institucional (Diges), .,Cargo ou função, Coordenador do Grupo de Trabalho com o objetivo de realizar o acompanhamento e o gerenciamento de implementação do conjunto de propostas definidas no Relatório Final do GTI-OPME (Portaria n 894, de 13 de abril de 2016)..

  • 02/2018 - 02/2018

    Direção e administração, Diretoria Colegiada, .,Cargo ou função, Delegado Nacional representante da Anvisa na 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde (1ª CNVS)..

  • 06/2017 - 02/2018

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Diretoria Colegiada, .,Cargo ou função, Membro da Anvisa na Comissão Executiva de organização da 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde (1ª CNVS).

  • 03/2013 - 08/2013

    Serviços técnicos especializados , Diretoria Colegiada, .,Serviço realizado, Elaboração da minuta editada como Decreto n 8.077/2013, que regulamenta as condições para o funcionamento de empresas sujeitas ao licenciamento sanitário, e o registro, controle e monitoramento dos produtos de que trata a Lei n 6.360/1976..

  • 10/2008 - 07/2011

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Assessoria Técnica e Parlamentar, .,Cargo ou função, Representante Suplente da Anvisa no Comitê Consultivo do Programa de Fortalecimento da Capacidade Institucional para Gestão em Regulação - PRO-REG (Portaria Casa Civil n 283, de 19 de junho de 2009, D.O.U. de 22 de junho de 2009).

  • 03/2010 - 01/2011

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Diretoria Colegiada, .,Cargo ou função, Coordenador do Grupo de Trabalho para a implantação do Sistema Nacional de Controle de Medicamentos (Lei n 11.903/2009).

  • 08/2009 - 01/2011

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Gabinete do Diretor Presidente, .,Cargo ou função, Membro titular da Comissão Permanente de Assistência Farmacêutica CPAF do Conselho Nacional de Saúde, representando a Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa..

  • 08/2009 - 01/2011

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Gabinete do Diretor Presidente, .,Cargo ou função, Membro Titular da Anvisa no Sub-Grupo de Vigilância Sanitária do Grupo de Trabalho de Vigilância em Saúde da Comissão Intergestores Tripartite (GT-VS/CIT).

  • 06/2008 - 01/2011

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Assessoria Técnica e Parlamentar, .,Cargo ou função, Membro representante do Diretor-Presidente da Anvisa na Comissão de Acompanhamento do Contrato de Gestão entre o Ministério da Saúde e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Portaria n 939, de 24 de julho de 2008, D.O.U. de 25 de julho de 2008).

  • 04/2008 - 01/2011

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Assessoria Técnica e Parlamentar, .,Cargo ou função, Representante Titular da Anvisa no Comitê Técnico de Serviços Tecnológicos do Sistema Brasileiro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico das Indústrias do Ministério da Ciência e Tecnologia - Sibratec/MCT.

  • 07/2005 - 01/2011

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Gabinete do Diretor Presidente, .,Cargo ou função, Membro titular da Comissão Intersetorial de Vigilância Sanitária e Farmacoepidemiologia do Conselho Nacional de Saúde, representando a Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa..

  • 05/2005 - 12/2010

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Gabinete do Diretor Presidente, .,Cargo ou função, Representante Titular da Anvisa no Comitê Brasileiro de Regulamentação - CBR do Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial - Conmetro.

  • 10/2009 - 03/2010

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Gabinete do Diretor Presidente, .,Cargo ou função, Coordenador da Comissão Executiva para o processo oficial de avaliação que culminou na Certificação da Anvisa no Programa de Pré-qualificação de Medicamentos da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS)..

  • 03/2009 - 12/2009

    Direção e administração, Gabinete do Diretor Presidente, .,Cargo ou função, Assessor do Diretor-Presidente (CA - II, equivalente a DAS 5, Portaria n 285, de 6 de março de 2009, D.O.U. de 10 de março de 2009.

  • 02/2008 - 08/2009

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Assessoria Técnica, .,Cargo ou função, Representate do Ministro de Estado da Saúde nas reuniões do Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial ? CONMETRO.

  • 04/2008 - 03/2009

    Direção e administração, Assessoria Técnica e Parlamentar, .,Cargo ou função, Assessor-Chefe (CA - II, equivalente a DAS 5, Portaria n 389, de 8 de abril de 2008, D.O.U. de 9 de abril de 2008).

  • 08/2006 - 04/2008

    Direção e administração, Assessoria Técnica, .,Cargo ou função, Assessor-Chefe (CA - II, equivalente a DAS 5, Portaria n 388 de 25 de agosto de 2006, D.O.U. de 28 de agosto de 2008).

  • 02/2006 - 02/2008

    Direção e administração, Gabinete do Diretor Presidente, .,Cargo ou função, Chefe de Gabinete Substituto (Portaria n 66, de 06 de fevereiro de 2006, D.O.U. de 08 de fevereiro de 2006).

  • 06/2007 - 12/2007

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Assessoria Técnica, .,Cargo ou função, Membro da Anvisa no Comitê Executivo da 13ª Conferência Nacional de Saúde.

  • 06/2007 - 12/2007

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Assessoria Técnica, .,Cargo ou função, Membro Titular e Coordenador do Grupo de Trabalho da Anvisa destinado a organizador a participação da Agência na 13ª Conferência Nacional de Saúde.

  • 11/2007 - 11/2007

    Direção e administração, Assessoria Técnica, .,Cargo ou função, Delegado da Anvisa na 13ª Conferência Nacional de Saúde.

  • 09/2006 - 03/2007

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Assessoria Técnica, .,Cargo ou função, Membro Titular do Grupo de Trabalho destinado a elaboração da proposta de Política de Atendimento ao Público da Anvisa (Portaria n 419, de 01 de setembro de 2006, D.O.U. de 04 de setembro de 2006).

  • 01/2006

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Gabinete do Diretor Presidente, .,Cargo ou função, Membro Suplente do Comitê Coordenador das Ações de Uso Racional de Medicamentos da Anvisa (Portaria n 95, de 08 de março de 2006, D.O.U. de 09 de março de 2006).

  • 08/2006 - 12/2006

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Assessoria Técnica, .,Cargo ou função, Membro Titular e Coordenador do Grupo de Trabalho para elaboração de proposta de regulamentação do 1, do art. 58, do Decreto n. 5.296, de 2 de dezembro de 2004 (acessibilidade às informações das bulas) (Portaria n 343, de 04 de agosto de 2006, D.

  • 01/2006 - 12/2006

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Gabinete do Diretor Presidente, .,Cargo ou função, Membro Suplente do Grupo Assessor para Preparação e Organização dos Seminário sobre Propaganda e Uso Racional de Medicamentos das regiões Norte, Centro-Oeste, Sul e Sudeste e do Seminário Nacional sobre Propaganda e Uso Racional de Medicamentos (Port.

  • 07/2005 - 08/2006

    Serviços técnicos especializados , Gabinete do Diretor Presidente, .,Serviço realizado, Assessoria e assistência ao Diretor-Presidente em assuntos técnicos e administrativos (CCT - III, equivalente a DAS 3, Portaria n 85, de 16 de fevereiro de 2006, D.O.U. de 17 de fevereiro de 2006).

  • 03/2005 - 07/2005

    Serviços técnicos especializados , Assessoria de Relações Institucionais, .,Serviço realizado, Assessoria relacionada ao Conselho Consultivo, às câmaras setoriais e à participação e controle social da Anvisa.

2014 - 2016

Casa Civil da Presidência da República

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coord GT Indicadores Qualidade Regulatória

Outras informações:
O Grupo de Trabalho Indicadores de Qualidade Regulatória para a Administração Pública Federal brasileira tem a participação de servidores representantes de agências reguladoras (projetos-piloto de AIR), Casa Civil e Ministério da Fazenda. Seu objetivo é estabelecer parâmetros para orientar o monitoramento e a avaliação da atividade regulatória realizada pelos órgãos reguladores da Administração Pública Federal direta e indireta.

2012 - 2016

Casa Civil da Presidência da República

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Membro GT Indicadores Qualidade Regulatória

Outras informações:
O Grupo de Trabalho Indicadores de Qualidade Regulatória para a Administração Pública Federal brasileira tem a participação de servidores representantes de agências reguladoras (projetos-piloto de AIR), Casa Civil e Ministério da Fazenda. Seu objetivo é estabelecer parâmetros para orientar o monitoramento e a avaliação da atividade regulatória realizada pelos órgãos reguladores da Administração Pública Federal direta e indireta.

2013 - 2013

Casa Civil da Presidência da República

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Estágio profissional no PRO-REG

Outras informações:
Estágio na Subchefia de Análise e Acompanhamento de Políticas Públicas Governamentais (SAG) da Casa Civil da Presidência da República envolveu atividades relacionadas à finalidade do Programa de Fortalecimento da Capacidade Institucional para Gestão em Regulação (PRO-REG), instituído pelo Decreto n 6.062, de 16 de março de 2007, qual seja, contribuir para a melhoria do sistema regulatório, da coordenação entre as instituições que participam do processo regulatório exercido no âmbito do Governo Federal, dos mecanismos de prestação de contas e de participação e monitoramento por parte da sociedade civil e da qualidade da regulação de mercados. Durante o estágio o servidor realizou atividades de supervisão, gestão e assessoramento com vista a: I - mobilizar os órgãos e entidades da administração pública envolvidos no processo regulatório; II - coordenar e promover a execução de estudos e pesquisas e formular propostas a serem implementadas no âmbito dos órgãos e entidades envolvidos no processo regulatório; III - identificar e propor a adoção de modelo de excelência em gestão regulatória, bem assim elaborar os instrumentos necessários a sua implementação; e IV - apoiar tecnicamente os órgãos e entidades da administração pública na implementação das medidas a serem adotadas.

2008 - 2011

Casa Civil da Presidência da República

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Membro do Comitê Consultivo do PRO-REG

Outras informações:
O PRO-REG é coordenado pela Casa Civil da Presidência da República e tem por finalidade contribuir para a melhoria do sistema regulatório, da coordenação entre as instituições que participam do processo regulatório exercido no âmbito do Governo Federal, dos mecanismos de prestação de contas e de participação e monitoramento por parte da sociedade civil e da qualidade da regulação de mercados.

Atividades

  • 03/2012

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Comitê Técnico do PRO-REG, .,Cargo ou função, Membro do Grupo de Trabalho Indicadores de Qualidade Regulatória para a Administração Pública Federal brasileira.

  • 10/2008 - 07/2011

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Comitê Consultivo do PRO-REG, .,Cargo ou função, Membro do Comitê Consultivo do Programa de Fortalecimento da Capacidade Institucional para Gestão em Regulação - PRO-REG (Decreto n 6.062, de 16 de março de 2007), coordenado pela Casa Civil da Presidência da República..

2014 - 2014

Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assessor Subchefia de Assuntos Parlamentares, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Atuou na Subchefia de Assuntos Parlamentares para assessorar o Ministro de Estado Chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República nos assuntos legislativos; acompanhar a tramitação de proposições de interesse do Governo Federal no Congresso Nacional; coordenar as assessorias parlamentares dos Ministérios e demais órgãos da Administração Pública Federal, consolidando informações e pareceres sobre as proposições legislativas; e examinar os assuntos atinentes às relações de membros do Poder Legislativo com o Governo, a fim de submetê-los à superior decisão da Ministro.

Atividades

  • 01/2014 - 06/2014

    Direção e administração, Subchefia de Assuntos Parlamentares, .,Cargo ou função, Assessor da Subchefia de Assuntos Parlamentares, atuando no.

2016 - Atual

Ministério da Saúde

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Membro titular do Grupo de Trabalho

Outras informações:
Membro titular do Grupo de Trabalho com a finalidade de subsidiar a formulação e a implementação de medidas de desburocratização referentes às ações e aos processos do Ministério da Saúde (Portaria MS 2.494, de 18 e novembro de 2016)

2016 - Atual

Ministério da Saúde

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Membro titular do Grupo de Trabalho Executivo

Outras informações:
Membro titular do Grupo de Trabalho Executivo com a finalidade de gerenciar a implementação da agenda das propostas do Grupo de Trabalho Interinstitucional sobre Órteses, Próteses e Materiais Especiais - GTI OPME (Portaria MS 1.722, de 28 de setembro de 2016)

2014 - 2015

Ministério da Saúde

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Assessor do Gabinete do Ministro, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 06/2014

    Direção e administração, Gabinete do Ministro da Saúde, .,Cargo ou função, Assessor do Gabinete do Ministro, onde atua exercendo atividades de assessoramento em assuntos de natureza técnica e administrativa..

  • 06/2017 - 02/2018

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Gabinete do Ministro da Saúde, .,Cargo ou função, Membro da Anvisa na Comissão Executiva de organização da 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde (1ª CNVS).

  • 01/2010

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos, .,Cargo ou função, Membro do Comitê Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos (Portaria Interministerial n 2.960, de 9 de dezembro de 2008), representando a Anvisa..

  • 01/2009

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Secretaria Executiva, .,Cargo ou função, Membro Titular representante da Anvisa no Comitê da Sala de Situação em Saúde, de natureza consultiva, que acompanha e assessora a Sala de Situação em Saúde nos aspectos técnicos necessários à manutenção e à análise das informações em saúde..

  • 01/2008

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Secretaria Executiva, .,Cargo ou função, Membro representante do Diretor-Presidente da Anvisa na Comissão de Acompanhamento do Contrato de Gestão e Desempenho celebrado entre o Ministério da Saúde e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Portaria Anvisa n 1383, 5 de novembro de 2009)..

  • 06/2007 - 12/2007

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Gabinete do Ministro da Saúde, .,Cargo ou função, Membro do Comitê Executivo 13ª Conferência Nacional de Saúde.

2009 - 2011

Conselho Nacional de Saúde

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Membro Titular

2005 - 2011

Conselho Nacional de Saúde

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Membro Titular

Atividades

  • 06/2017 - 02/2018

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão Executiva da 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde, .,Cargo ou função, Membro da Anvisa na Comissão Executiva de organização da 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde (1ª CNVS).

  • 08/2009 - 01/2011

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão Permanente de Assistência Farmacêutica, .,Cargo ou função, Membro titular da Comissão Permanente de Assistência Farmacêutica CPAF do Conselho Nacional de Saúde, representando a Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa..

  • 07/2005 - 01/2011

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão Interssetorial de Vigilância Sanitária e Farmacoepidemiologia, .,Cargo ou função, Membro titular da Comissão Intersetorial de Vigilância Sanitária e Farmacoepidemiologia do Conselho Nacional de Saúde, representando a Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa..

  • 06/2007 - 12/2007

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Comitê Executivo da 13ª Conferência Nacional de Saúde, .,Cargo ou função, Membro da Anvisa no Comitê Executivo da 13ª Conferência Nacional de Saúde..

2009 - 2011

Comissão Intergestores Tripartite

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Membro Titular

Atividades

  • 08/2009 - 01/2011

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Grupo de Trabalho de Vigilância em Saúde (GT-VS/CIT)-, .,Cargo ou função, Membro Titular da Anvisa no Sub-Grupo de Vigilância Sanitária do Grupo de Ttrabalho de Vigilância em Saúde (GT-VS/CIT).

2008 - 2011

Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Representante da Anvisa/MS

Atividades

  • 04/2008 - 01/2011

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Sistema Brasileiro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico das Indústrias, .,Cargo ou função, Representante Titular da Anvisa no Comitê Técnico de Serviços Tecnológicos do Sistema Brasileiro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico das Indústrias do Ministério da Ciência e Tecnologia - Sibratec/MCT.

2010 - 2011

Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Membro do Comitê Nacional de Biotecnologia

2005 - 2011

Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Representante Titular da Anvisa

2008 - 2009

Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Representante do Ministro de Estado da Saúde

Atividades

  • 07/2010 - 01/2011

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Comitê Nacional de Biotecnologia, .,Cargo ou função, Representou a Anvisa no Comitê Nacional de Biotecnologia (Decreto n 6.041, de 08 de fevereiro de 2007), que se destina a coordenar a implementação da Política de Desenvolvimento da Biotecnologia..

  • 05/2005 - 01/2011

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Comitê Brasileiro de Regulamentação (CBR), .,Cargo ou função, Membro titular no Comitê Brasileiro de Regulamentação - CBR (Resolução CONMETRO n 2, de 09 de junho de 2005), que tem como função aprimorar as práticas regulamentadoras nacionais..

  • 02/2008 - 08/2009

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Colegiado de Ministros do Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Q, .,Cargo ou função, Representou, no período indicado, o Ministro de Estado da Saúde em reuniões do Colegiado de Ministros do Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial - CONMETRO (Lei n 5.966/1973 e Decreto n 1.422/1995)..

2010 - 2010

Organização Mundial do Comércio

Vínculo: Comitê de Barreiras Técnicas, Enquadramento Funcional: Membro da Delegação Brasileira

2008 - 2008

Organização Mundial do Comércio

Vínculo: Comitê de Barreiras Técnicas, Enquadramento Funcional: Membro da Delegação Brasileira

Atividades

  • 06/2010 - 06/2010

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Comitê de Barreiras Técnicas da Organização Mundial do Comércio, .,Cargo ou função, Membro da Delegação Brasileira na Sixth Special Meeting on Transparency, na Reunião Regular e demais reuniões informais do Comitê de Barreiras Técnicas da Organização Mundial do Comércio (Genebra, Suiça), representando a Anvisa..

  • 03/2008 - 03/2008

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Comitê de Barreiras Técnicas da Organização Mundial do Comércio, .,Cargo ou função, Membro da Delegação Brasileira no Workshop on Good Regulatory Practice, na Reunião Regular e demais reuniões informais do Comitê de Barreiras Técnicas da Organização Mundial do Comércio (Genebra, Suiça), representando a Anvisa..

2018 - Atual

Universidade de Brasília, UnB

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Research fellow (Health Law Specialist)

Outras informações:
Research fellow no Núcleo de Direito Setorial e Regulatório (NDSR) da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília (UnB). O Núcleo de Direito Setorial e Regulatório se apresenta como uma rede de professores, convidados e estudantes voltados ao aprofundamento do conhecimento sobre as transformações vivenciadas nos setores de saúde, educação, (tele)comunicações, aviação civil, transportes terrestres e aquaviários, mineração, energia, petróleo, gás natural e sistema financeiro.

2013 - 2013

Universidade de Brasília, UnB

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor

Outras informações:
Professor convidado da disciplina de Vigilância em Saúde dos programas de Mestrado e Doutorado do Departamento de Saúde Coletiva.

2002 - 2005

Universidade de Brasília, UnB

Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20

Outras informações:
Como pesquisador do Centro de Pesquisa de Opinião Pública da Universidade de Brasília (DataUnB), participou de vários projetos, com destaque para a gerência de projeto de Apoio à Gestão do Programa de Qualificação Profissional de Central Sindical.

Atividades

  • 01/2013

    Ensino, Saúde Coletiva, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Vigilância em Saúde

  • 06/2002 - 03/2005

    Serviços técnicos especializados , Dataunb, .,Serviço realizado, Pesquisador no Centro de Pesquisa de Opinião Pública da Universidade de Brasília (DataUnB), realizando atividades de pesquisa social aplicada para o desenvolvimento de instrumentos de coleta de dados, treinamento e utilização de técnicas de entrevista.

2010 - Atual

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador

Atividades

  • 01/2014

    Pesquisa e desenvolvimento , Escola de Serviço Social, Departamento de Política Social.,Linhas de pesquisa

  • 01/2010

    Pesquisa e desenvolvimento , Escola de Serviço Social, Departamento de Política Social.,Linhas de pesquisa

2018 - Atual

ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Vínculo: Professor Convidado, Enquadramento Funcional: Instrutor

Outras informações:
Professor convidado para planejar e ministrar a disciplina "Análise de Impacto Regulatório" do Curso de Especialização em Governança e Controle da Regulação em Infraestrutura.

2011 - 2013

Universidade Federal de São Paulo

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor

Outras informações:
Professor convidado para ministrar disciplina Regulação e Fiscalização no Sistema de Saúde do Curso MBA em Gestão e Economia da Saúde promovido pelo Centro Paulista de Economia da Saúde (CPES) da Escola Paulista de Medicina (EPM), Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Atividades

  • 01/2011 - 07/2013

    Ensino, Gestão e Economia da Saúde, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Regulação e Fiscalização no Sistema de Saúde

2012 - 2012

Fundação Oswaldo Cruz

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor

Outras informações:
Professor convidado para ministrar disciplina Política, Regulação e Saúde do Curso de Especialização em Vigilância Sanitária promovido pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) para servidores da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Atividades

  • 01/2012

    Ensino, Especialização em Vigilância Sanitária, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Política, Regulação e Saúde

2018 - Atual

Associação Brasileira de Saúde Coletiva

Vínculo: Membro do GT Visa, Enquadramento Funcional: Colaborador

Atividades

  • 12/2018

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Grupo Temático de Vigilância Sanitária (GT Visa), .,Cargo ou função, Membro do Grupo Temático de Vigilância Sanitária (GT Visa) da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco)..

2003 - 2005

Pharmatox Assessoria e Consultoria Tóxico-Farmacológica

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor

Atividades

  • 01/2003 - 03/2005

    Ensino, Especialização em Toxicologia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Controle Social do Sistema Único de Saúde, Estado, Administração Pública e Políticas Públicas, Política de Saúde e Regulação em Saúde: as agências reguladoras, Politicas de Assistência Farmacêutica e de Medicamentos, Reforma do Estado e Reforma da Saúde, Regulação Econômica de Medicamentos, Saúde Pública e o Sistema Único de Saúde, Sistema Nacional de Vigilância Sanitária e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária

2006 - 2009

Federação Nacional dos Farmacêuticos

Vínculo: Diretor Suplente, Enquadramento Funcional: Diretor Suplente, Carga horária: 0

2003 - 2006

Federação Nacional dos Farmacêuticos

Vínculo: Diretor, Enquadramento Funcional: Diretor de Relações Institucionais, Carga horária: 0

2000 - 2003

Federação Nacional dos Farmacêuticos

Vínculo: Diretor, Enquadramento Funcional: Diretor Suplente, Carga horária: 0

Atividades

  • 08/2006 - 08/2009

    Direção e administração, Diretoria, .,Cargo ou função, Diretor Suplente.

  • 07/2003 - 08/2006

    Direção e administração, Diretoria, .,Cargo ou função, Diretor de Relações Institucionais.

  • 12/2003 - 12/2003

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Diretoria, .,Cargo ou função, Delegado na 12ª Conferência Nacional de Saúde, representando a Fenafar..

  • 09/2003 - 09/2003

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Diretoria, .,Cargo ou função, Delegado na 1ª Conferência Nacional de Medicamentos e Assistência Farmacêutica, representando a Fenafar..

  • 07/2000 - 07/2003

    Direção e administração, Federação Nacional dos Farmacêuticos, .,Cargo ou função, Diretor Suplente.

  • 12/2000 - 12/2000

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Diretoria, .,Cargo ou função, Delegado na 11ª Conferência Nacional de Saúde, representando a Fenafar..

2002 - 2003

Núcleo de Capacitação Em Saúde Pública de Goiás

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 0

Outras informações:
Participou do Programa de Apoio ao Fortalecimento do Controle Social no SUS, atuando como monitor do Curso de Capacitação de Conselheiros Municipais de Saúde em GO e DF no Projeto Nacional de Capacitação de Conselheiros Estaduais e Municipais de Saúde no âmbito do Programa.

Atividades

  • 01/2003 - 01/2003

    Treinamentos ministrados , Núcleo de Capacitação Em Saúde Pública de Goiás, .,Treinamentos ministrados, Monitor do Curso de Capacitação de Conselheiros Municipais de Saúde em Luziânia/GO e região do entorno de Brasília/DF

2001 - 2004

Associação Farmacêutica de Goiás

Vínculo: Diretor, Enquadramento Funcional: Diretor Tesoureiro, Carga horária: 20

1999 - 2001

Associação Farmacêutica de Goiás

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assessor Técnico, Carga horária: 20

Atividades

  • 03/2001 - 06/2004

    Direção e administração, Diretoria Executiva, .,Cargo ou função, Diretor Tesoureiro Geral.

  • 04/1999 - 06/2004

    Serviços técnicos especializados , Assessoria, .,Serviço realizado, Planejameno de atividades da instituição, confecção de material informativo oficial da instituição, coordenação de cursos de educação continuada ministrados pela instituição..

2002 - 2003

Conselho Municipal de Saúde de Goiânia

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Coordenador da Comissão Permante de Avaliação, Carga horária: 2

2001 - 2002

Conselho Municipal de Saúde de Goiânia

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Conselheiro Titular, Carga horária: 5

Outras informações:
Foi conselheiro titular e assessor técnico do Conselho Municipal de Saúde de Goiânia. Também exerceu a função de coordenador da Comissão Permanente de Avaliação da Assistência Farmacêutica daquele órgão, quando prestou informações na área de assistência farmacêutica, elaborou relatórios e pareceres, e realizou o levantamento de dados relativos à assistência farmacêutica do município.

1999 - 2001

Conselho Municipal de Saúde de Goiânia

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assessor Técnico, Carga horária: 5

Atividades

  • 03/2002 - 05/2003

    Serviços técnicos especializados , Comissão de Org da I Conf Mun de Medicamentos e Assitência Farmacêutica, .,Serviço realizado, Planejamento e organização da etapa municipal da I Conf. Nac. de Med. e Assistência Farmacêutica.

  • 08/1999 - 10/2001

    Serviços técnicos especializados , Comissão Permanete de Avaliação da Assistência Farmacêutica, .,Serviço realizado, Prestação de informações na área de assistência farmacêutica, elaboração de relatórios, elaboração de pareceres, levantamento de dados relativos à assistência farmacêutica..

2001 - 2002

Câmara Municipal de Goiânia

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Assessor Parlamentar, Carga horária: 20

Outras informações:
Atuou como assessor técnico Comissão de Saúde exercendo as atividades de redação de projetos de lei, pareceres, pronunciamentos e planejamento e organização de atividades relacionadas ao trabalho parlamentar na área de saúde.

Atividades

  • 01/2001 - 06/2002

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão de Saúde e Assistência Social, .,Cargo ou função, Redação de projetos de lei, pareceres, pronunciamentos e planejamento e organização de atividades relacionadas ao trabalho parlamentar na área de saúde.

1998 - 2000

Curso Gênese

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10

Atividades

  • 07/1998 - 07/2000

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Química

1997 - 1999

Colégio Estadual Professor Pedro Gomes

Vínculo: Pro-labore, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 20

Atividades

  • 10/1997 - 12/1999

    Outras atividades técnico-científicas , Colégio Estadual Professor Pedro Gomes, Colégio Estadual Professor Pedro Gomes.,Atividade realizada, Professor de química do Ensino médio.