Davi Ares de Freitas
Bolsista de Iniciação Científica (20222025)Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) Campus Pontes e LacerdaAtuei como bolsista sob orientação do professor Eurico, coordenando os seguintes projetos de pesquisa:Análise do solo como ferramenta de sustentabilidade agropecuária (20232024);Viabilidade da utilização de rocha granito-gnáissica como remineralizador de solo no Estado de Mato Grosso (20242025).Em 2025, atua como estagiário no Laboratório de Análise de Solos da UNEMAT Pontes e Lacerda.Formação acadêmica cursando o 7 período de Agronomia e atua como conselheiro representante estudantil do curso.Realizou estágio extracurricular na empresa Rediagro Consultoria Agrícola, com atividades desenvolvidas no Brasil e na Bolívia, contribuindo para o monitoramento técnico de áreas agrícolas.
Informações coletadas do Lattes em 03/07/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Graduação em andamento em Agronomia
2022 - Atual
Universidade do Estado de Mato Grosso
Orientador: Eurico Lucas de Souza Neto
Formação complementar
2025 - 2025
Extensão universitária em Produção de Mudas Frutíferas. (Carga horária: 20h). , Universidade do Estado de Mato Grosso, UNEMAT, Brasil.
Participação em eventos
Curso de Produção de Mudas Frutíferas. Curso de Produção de Mudas Frutíferas. 2025. (Exposição).
Evento de Exposição Técnica: Pulverização Segura e Eficiente no Controle de Daninhas. Evento de Exposição Técnica: Pulverização Segura e Eficiente no Controle de Daninhas. 2025. (Exposição).
Melhoramento genético de plantas: qualidade de sementes e indicações produtivas para os produtores, visando sustentabilidade e maior eficiência na produção agrícola..Melhoramento genético de plantas: qualidade de sementes e indicações produtivas para os produtores, visando sustentabilidade e maior eficiência na produção agrícola.. 2025. (Seminário).
Cuidando do solo - conhecer, medir, monitorar, manejar.Cuidando do solo - conhecer, medir, monitorar, manejar. 2024. (Seminário).
UNEMAT NA OESTE RURAL SHOW 2024. UNEMAT NA OESTE RURAL SHOW 2024. 2024. (Feira).
DINAPEC. 2023. (Feira).
Projetos de pesquisa
-
2024 - 2025
Viabilidade da utilização de rocha granito - gnáissica como remineralizador de solo no Estado de Mato Grosso, Descrição: O experimento foi conduzido em casa de vegetação, utilizando duas classes de solos (Latossolo Vermelho e Neossolo Quartzarênico) e a cultura da soja (Glycine max). O delineamento experimental adotado foi em blocos casualizados, com quatro repetições, em esquema fatorial 2 x 4 + 4. Avaliou-se o efeito de quatro doses de granito gnáissico (100, 200, 300 e 400 da dose recomendada de K#8322;O) comparadas a fertilizantes solúveis (SFT, KCl, SFT+KCl) e controle. Foram analisadas variáveis agronômicas como altura de planta, inserção da primeira vagem, número de vagens por planta, número de grãos, peso de 100 sementes, e produção de matéria seca da parte aérea e raízes. O projeto avaliou o potencial da rocha como remineralizador alternativo em solos com diferentes texturas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Davi Ares de Freitas - Coordenador.
-
2023 - 2024
Análise do solo como ferramenta de sustentabilidade agropecuária, Descrição: A presente proposta tem por objetivo promover a transferência de informações sobre uso e manejo de solos,bem como, com a atividade de prestação de serviço, oportunizar a realização de análise de solos no Laboratóriode Análise de Solos da Unemat em Pontes e Lacerda.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Davi Ares de Freitas - Coordenador.
-
2022 - 2023
Características vegetativas de capim Paiaguás em diferentes estratégias para utilização de gesso agrícola na formação de pastagem., Descrição: A pesquisa será conduzida no campus da UNEMAT em Pontes e LacerdaMT, com o objetivo de avaliar diferentes estratégias de formação de pastagem de capim Paiaguás (Urochloa brizantha cv. Paiaguás). Serão testados 8 sistemas de formação, envolvendo diferentes combinações de calcário, gesso agrícola e adubo, além de um tratamento controle (sem aplicação).A aplicação dos corretivos e adubos será feita conforme recomendações de Sousa e Lobato (2004), seguida por gradagem do solo. A semeadura ocorrerá 90 dias após o preparo do solo, com 4,0 kg ha#8315; de sementes puras viáveis, e gradagem leve.Após 90 a 120 dias da semeadura, serão introduzidos dois bovinos Nelore (160 kg) por sistema, mantidos em pastejo contínuo com sal mineral à vontade.As coletas de forragem serão feitas em setembro de 2022 e março de 2023, para análise da estrutura do dossel (folhas, colmos e material morto) e da produtividade de matéria seca. O desempenho animal será avaliado pelo ganho médio diário (GMD), com pesagens a cada 90 dias após jejum de 14 horas.O delineamento experimental utilizado será o inteiramente casualizado.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Davi Ares de Freitas - Coordenador.
Histórico profissional
Experiência profissional
2025 - Atual
Universidade do Estado de Mato GrossoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 30
Outras informações:
Atua no Laboratório de análise de solos UNEMAT-Pontes e Lacerda.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Davi Ares de Freitas e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?