Diego de Sousa Portela

Possui graduação em Serviço Social pela Faculdade Hélio Rocha(2023), graduação em Bacharelado em Direito pelo Centro Universitário Unisba(2024), graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Candeias(2018), graduação em Complementação Pedagógica em Ensino Religioso pela Faculdades Integradas de Ariquemes(2021), graduação em Gestão de Recursos Humanos pela Faculdade Unirio(2022), especialização em Especialização em Gestão e Coordenação Escolar pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Candeias(2019), especialização em Especialização em Psicopedagogia Institucional e Clinica pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Candeias(2019), especialização em Especialização em Gestão de Pessoas com ênfase em Psicologia Organizacional pela Faculdade Unirio(2022), especialização em Especialização em Alfabetização e Letramento pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Candeias(2023), especialização em Especialização em Gestão Empresarial e Financeira pela Faculdade Regional de Filosofia, Ciências e Letras de Candeias(2022), especialização em MBA em Gestão com Ênfase em Gestão de Projeto pela Faculdade Santo Antônio de Feira de Santana(2024), especialização em Especialização em Docência no Ensino Superior pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Candeias(2020) e aperfeicoamento em Administração Rural pela Faculdade Unirio(2022). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em língua.

Informações coletadas do Lattes em 11/12/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Educação

2021 - Atual

Universidade Federal da Bahia
Orientador:;

Especialização em MBA em Gestão com Ênfase em Gestão de Projeto

2023 - 2024

Faculdade Santo Antonio de Feira de Santana
Título: Isento
Orientador: Isento

Especialização em Especialização em Alfabetização e Letramento

2022 - 2023

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Candeias
Título: A Importância da Leitura Literária na Formação de Leitores críticos na Educação Básica
Orientador: Josemeire Tosta de Araujo

Especialização em Especialização em Gestão de Pessoas com ênfase em Psicologia Organizacional

2021 - 2022

FACULDADE UNIRIO
Título: Isento
Bolsista do(a): Cooperativa de Ação Social, CONSULCOOP, Brasil.

Especialização em Especialização em Gestão Empresarial e Financeira

2021 - 2022

Faculdade Regional de Filosofia, Ciências e Letras de Candeias
Título: Isento
Orientador: Isento

Especialização em Especialização em Docência no Ensino Superior

2020 - 2020

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Candeias
Título: Ensino da Língua Inglesa em Tribos Indigenas
Orientador: Josemeire Tosta de Araujo

Especialização em Especialização em Gestão e Coordenação Escolar

2019 - 2019

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Candeias
Título: A gestão escolar na contemporaneidade
Orientador: Josemeire Tosta de Araujo

Especialização em Especialização em Psicopedagogia Institucional e Clinica

2019 - 2019

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Candeias
Título: O acompanhamento de crianças com sindrome de Down nos dias atuais
Orientador: Josemeire Tosta de Araujo

Aperfeiçoamento em Administração Rural

2021 - 2022

FACULDADE UNIRIO
Título: Isento. Ano de finalização: 2022
Orientador: Anelita Moreira da Silva

Graduação em Gestão de Recursos Humanos

2021 - 2022

FACULDADE UNIRIO
Título: Isento
Orientador: Anelita Moreira da Silva

Graduação em Complementação Pedagógica em Ensino Religioso

2021 - 2021

Faculdades Integradas de Ariquemes
Título: O ensino da religião em tempos modernos
Orientador: Anelita Moreira da Silva

Graduação em Serviço Social

2020 - 2023

Faculdade Hélio Rocha
Título: As atribuições do Assistente Social em tempos de pandemia
Orientador: Anelita Moreira da Silva

Graduação em Bacharelado em Direito

2019 - 2024

Centro Universitário UNISBA
Título: Infanticidio em Tribo Indigena
Orientador: Josemeire Tosta de Araújo

Graduação em Pedagogia

2014 - 2018

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Candeias
Título: A Educação de Jovens e Adulto em tribo indigena
Orientador: Ivan Rego de Oliveira

Formação complementar

2023 - 2023

Extensão universitária em Formação em Linguagens e Suas Tecnologias. (Carga horária: 180h). , Ministério da Educação, MEC, Brasil.

2023 - 2023

Extensão universitária em Formação ao Mundo do Trabalho. (Carga horária: 180h). , Ministério da Educação, MEC, Brasil.

2023 - 2023

Formação de Alfabetizadores de Jovens e Adultos. (Carga horária: 30h). , Ministério da Educação, MEC, Brasil.

2022 - 2023

Extensão universitária em Administração de Cooperativas. (Carga horária: 120h). , Faculdade Unirio, UNIRIO, Brasil.

2022 - 2023

Soft Skills. (Carga horária: 30h). , Faculdade Unirio, UNIRIO, Brasil.

2018 - 2018

Mediação, Conciliação e Arbitragem. (Carga horária: 120h). , Ordem da Justiça Arbitral no Brasil, OJAB, Brasil.

2018 - 2018

Complementação Pedagógica. (Carga horária: 1340h). , Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Candeias, FAC, Brasil.

2017 - 2017

Capelania Cristã Hospitalar e Prisional. (Carga horária: 120h). , Associação de Juizes de Paz Eclesiástico do Brasil, AJUPEB, Brasil.

2017 - 2017

Juiz de Paz Eclesiástico. (Carga horária: 120h). , Associação de Juizes de Paz Eclesiástico do Brasil, AJUPEB, Brasil.

2007 - 2007

Telemarketing. (Carga horária: 15h). , Guibor Brasil, GUIBOR, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: língua.

Produções bibliográficas

  • PORTELA, D. S. . Gira Mundo. In: Diego de Sousa Portela. (Org.). Gira Mundo. 1ed.Recife: Even 3, 2025, v. 1, p. 1-35.

  • PORTELA, D. S. ; COELHO, V. D. . Depedência Emocional e suas ramificações. São Paulo: Even, 2025 (Preprint).

  • PORTELA, D. S. . As dificuldades encontradas na educação para o público m situação de rua 2025 (Preprint).

  • PORTELA, D. S. ; COELHO, V. D. ; SOUSA, E. S. ; SANTOS, C. J. ; SILVA, A. R. ; LIMA NETO, R. N. ; SANTOS, R. F. ; BRITO, J. S. . Artigo Acadêmicos. São Paulo: EVEN 3, 2025 (Preprint).

Prêmios

2025

Doutor Honoris Causa em Educação, IFT.

Histórico profissional

Experiência profissional

2021 - 2022

Cooperativa de Atendimento Pedagogico da Bahia, Consulcoop

Vínculo: Gerente, Enquadramento Funcional: Gerente de Contas, Carga horária: 40

Outras informações:
Gerente de contas correntes e poupança da carteira digital com convênio com o banco Stone. Gerenciava 5 mi carteiras de clientes, além de supervisionar o atendimento na central de atendimento.