Roque Stefanello

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria(1972), graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação Ciências e Letras Urubupungá(1984), especialização em Metodologia de Ensino Superior pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho(1981) e mestrado em Mestrado Em Educação pela American World University(2000). Atualmente é Professor Horista da Sociedade Educacional Matogrossense, professor titular do Associação Educacional Nove de Julho I e Concursado do Governo do Estado do Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Filosofia.

Informações coletadas do Lattes em 13/10/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Mestrado Em Educação

1998 - 2000

American World University
Orientador: Dr Maxine K. Asher

Especialização em Metodologia de Ensino Superior

1981 - 1981

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Graduação em Filosofia

1969 - 1972

Universidade Federal de Santa Maria

Formação complementar

1972 - 1972

Extensão universitária em Fenômenos Parapsicológicos do Conhecimento. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.

1969 - 1969

Dinâmica de Grupo. (Carga horária: 24h). , Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.

1965 - 1967

Estudos Regulamentares e Assistência Às Aulas. (Carga horária: 20h). , Era Escola Rainha dos Apóstolos.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.

Participação em eventos

2º Encontro de estudantes de Ciências Contábeis e Administração.2º Encontro de estudantes de Ciências Contábeis e Administração. 2005. (Encontro).

Capacitação de informática.Capacitação de informática. 2005. (Outra).

Curso de formação continuado - nível de extensão.Curso de formação continuado - nível de extensão.. 2005. (Outra).

V EPEFIS - Encontro de Pesquisa da FIFASUL/FAFS.V EPEFIS - Encontro de Pesquisa da FIFASUL/FAFS. 2005. (Outra).

Capacitação para reorganização do currículo do ensino fundamental e médio da EE Vila Brasil.Capacitação para reorganização do currículo do ensino fundamental e médio da EE Vila Brasil . 2003. (Outra).

II Jornada de pedagogia.II Jornada de pedagogia: o educador frente a sim mesmo e a construção do outro. 2003. (Outra).

I EPEFIS.EPEFIS. 2001. (Encontro).

1º Seminário Perspectivas da Educação em Mato Grosso do Sul.1º Seminário Perspectivas da Educação em Mato Grosso do Sul. 1998. (Seminário).

Seminário estadual sobre a LDB (LEI Nº 9.394, DE 20/12/96).Seminário estadual sobre a LDB (LEI Nº 9.394, DE 20/12/96). 1997. (Seminário).

Encontro de inspeção escolar.Encontro de inspeção escolar. 1997. (Encontro).

Capacitação em descentralização da merenda escolar.Capacitação em descentralização da merenda escolar. 1997. (Outra).

Seminário Estadual da TV Escola.Seminário Estadual da TV Escola. 1996. (Seminário).

Assessoria aos inspetores escolares.Assessoria aos inspetores escolares. 1996. (Outra).

Encontro de técnicos dos núcleos educacionais.Encontro de técnicos dos núcleos educacionais. 1995. (Encontro).

Curso: diretores de escolas estaduais.Curso: diretores de escolas estaduais. 1995. (Outra).

Reunião de chefes de núcleos educacionais / SED / MS.Reunião de chefes de núcleos educacionais / SED / MS. 1995. (Outra).

Capacitação aos técnicos pedagógicos.Capacitação aos técnicos pedagógicos. 1995. (Outra).

Encontro de chefes de NE's sobre colegiado escolar.Encontro de chefes de NE's sobre colegiado escolar. 1994. (Encontro).

Encontro de inspetores escolares.Encontro de inspetores escolares. 1994. (Encontro).

Encontro de inspetores escolares.Encontro de inspetores escolares. 1994. (Encontro).

Capacitação de supervisores de teletradução na área da informática.Capacitação de supervisores de teletradução na área da informática. 1994. (Outra).

Encontro de diretores e colegiados escolares.Encontro de diretores e colegiados escolares. 1993. (Encontro).

Capacitação aos técnicos dos núcleos educacionais sobre repasse financeiro..Capacitação aos técnicos dos núcleos educacionais sobre repasse financeiro.. 1993. (Outra).

Curso alfabetização e cidadania na área de português..Curso alfabetização e cidadania na área de português.. 1993. (Outra).

Capacitação aos alfabetizadores de jovens e adultos - matemática..Capacitação aos alfabetizadores de jovens e adultos - matemática.. 1993. (Outra).

Capacitação dos multiplicadores das diretrizes do ensino supletivo..Capacitação dos multiplicadores das diretrizes do ensino supletivo.. 1993. (Outra).

Reunião de avaliação de implantação de nucleos educacionais.Reunião de avaliação de implantação de nucleos educacionais. 1993. (Outra).

Capacitação de recursos humanos sobre direção colegiada e gerenciamento escolar.Capacitação de recursos humanos sobre direção colegiada e gerenciamento escolar. 1992. (Encontro).

Capacitação para os técnicos dos núcleos educacionais..Capacitação para os técnicos dos núcleos educacionais.. 1992. (Encontro).

Curso capacitação de coordenadores pedagógicos..Curso capacitação de coordenadores pedagógicos.. 1992. (Outra).

Acompanhamento e avaliação das diretrizes curriculares..Acompanhamento e avaliação das diretrizes curriculares.. 1992. (Outra).

Capacitação de multiplicadores para implantação, acompanhamento e avaliação das diretrizes curriculares..Capacitação de multiplicadores para implantação, acompanhamento e avaliação das diretrizes curriculares.. 1992. (Outra).

Seminário sobre inspeção escolar..Seminário sobre inspeção escolar.. 1991. (Seminário).

Capacitação em serviço dos inspetores escolares..Capacitação em serviço dos inspetores escolares.. 1991. (Encontro).

Encontro de inspetores escolares..Encontro de inspetores escolares.. 1991. (Encontro).

Encontro de educadores.Encontro de educadores. 1988. (Encontro).

O especialista em debate.O especialista em debate. 1987. (Seminário).

Seminário sobre avaliação educacional..Seminário sobre avaliação educacional.. 1987. (Seminário).

XV Seminário regional de prevenção ao uso indevido de drogas.XV Seminário regional de prevenção ao uso indevido de drogas. 1987. (Seminário).

Treinamento do fundo especial de manutenção e preservação de escolas da rede estadual de ensino de Mato Grosso do Sul.Treinamento do fundo especial de manutenção e preservação de escolas da rede estadual de ensino de Mato Grosso do Sul. 1986. (Outra).

II Seminário regional de prevenção ao uso indevido de entorpecentes..II Seminário regional de prevenção ao uso indevido de entorpecentes.. 1985. (Seminário).

Curso semana de estudos sobre preparação para o trabalho.Curso semana de estudos sobre preparação para o trabalho. 1985. (Seminário).

Encontro com professores de educação artística inglês - ensino religioso e formação especial..Encontro com professores de educação artística inglês - ensino religioso e formação especial.. 1985. (Encontro).

Encontro de professores de ciências e programas de saúde..Encontro de professores de ciências e programas de saúde.. 1985. (Encontro).

Treinamento e orientação do fundo especial de manutenção e preservação de escolas da rede estadual de ensino de MS.Treinamento e orientação do fundo especial de manutenção e preservação de escolas da rede estadual de ensino de MS. 1985. (Outra).

Curso revitalização do magistério.Curso revitalização do magistério. 1985. (Outra).

Treinamento de atualização para diretores da rede de ensino estadual..Treinamento de atualização para diretores da rede de ensino estadual.. 1983. (Outra).

Curso pressupostos básicos da habilitação específica de 2º grau para o exercício do magistério em 1º grau - MS.Curso pressupostos básicos da habilitação específica de 2º grau para o exercício do magistério em 1º grau - MS. 1981. (Outra).

Treinamento para professores de 1o Grau.Treinamento para professores de 1o Grau. 1981. (Outra).

Seminário de ensino de 2º grau..Seminário de ensino de 2º grau.. 1980. (Seminário).

Produções bibliográficas

  • STEFANELLO, Roque . Teorias educacionais contemporâneas. Integração (Fátima do Sul) , FÁTIMA DO SUL MS, v. I, p. 51-56, 2002.

  • STEFANELLO, Roque . Neoliberalismo e suas influências . 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções

STEFANELLO, Roque . Projeto Rondon. 1973.

STEFANELLO, Roque . Projeto Rondon. 1973.

STEFANELLO, Roque . Projeto Rondon. 1973.

STEFANELLO, Roque . Assessoria operacional do PR-X. 1972.

STEFANELLO, Roque . Gênese e desenvolvimento do pensamento ocidental. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

STEFANELLO, Roque . Capacitação dos coordenadores na elaboração de regimento escolar. 1991. .

STEFANELLO, Roque . Acompanhamento pedagógico direto às escolas. 1986. .

STEFANELLO, Roque . Acompanhamento pedagógico direto às escolas. 1986. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

STEFANELLO, Roque . Atualização para especialidades em educação e docentes. 1981. .

Prêmios

1987

HONRA AO MÉRITO: CONTRIBUIÇÃO DE FORMA EFETIVA COM SEUS PRÉSTIMOS PARA A CONSECUÇÃO DO PROJETO DE REGULARIZAÇÃO DAS ESCOLAS DE SUA JURISDICÃO., COORDENADORIA GERAL DE VIDA ESCOLAR E REDE FISICA DE MS.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Sociedade Educacional Matogrossense, Fifasul, Centro. , Rua Tenente Antonio João, 1410, Centro, 79700000 - Fatima do Sul, MS - Brasil, Telefone: (67) 34671307, Fax: (67) 34671307, URL da Homepage:

Experiência profissional

1995 - Atual

Associação Educacional Nove de Julho I

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 8

Atividades

  • 08/1995

    Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia e ética empresarial

1983 - Atual

Governo do Estado do Mato Grosso do Sul

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Concursado, Carga horária: 40

Atividades

  • 01/1999

    Ensino,,Disciplinas ministradas, História, Filosofia, Ciências Sociais

  • 03/1993 - 12/1998

    Direção e administração, Secretaria de Educação do Estado do Mato Grosso do Sul, Fátima do Sul.,Cargo ou função, Chefe de Núcleo de Educação.

  • 08/1988 - 05/1990

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Filosofia, Sociologia, Psicologia

  • 04/1985 - 08/1988

    Direção e administração, Agência Regional de Educação, Fátima do Sul.,Cargo ou função, Chefe de núcleo de vida escolar.

  • 05/1983 - 04/1985

    Direção e administração, Secretaria de Educação do Estado do Mato Grosso do Sul, Fátima do Sul.,Cargo ou função, Diretor da Escola Estadual Izabel Mesquita.

1981 - 1988

Associação de Ensino e Cultura Urubupunga

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Horista, Carga horária: 20

Atividades

  • 03/1981 - 08/1988

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia da educação, Currículos e programas

1980 - Atual

Sociedade Educacional Matogrossense

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Horista, Carga horária: 20

Atividades

  • 03/1994

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia da educação, Currículos e programas

1973 - 1983

Governo do Estado do Mato Grosso

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Horista, Carga horária: 20

Atividades

  • 03/1973 - 03/1983

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Filosofia da Educação, Sociologia da Educação, Psicologia geral, Psicologia da educação

  • 03/1973 - 03/1983

    Ensino,,Disciplinas ministradas, História, Geografia

1973 - 1977

Serviço de Assistência Social de Vicentina

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 20

Atividades

  • 01/1973 - 01/1977

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Filosofia, Sociologia, Psicologia