Sebastiana Rodrigues de Brito

Possui graduação em Sociologia e Política pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro(1969), mestrado em Sociologia do Desenvolvimento pela Universite Catholique de Louvain(1974) e doutorado em Sociologia Rural pela Universite de Paris III (Sorbonne-Nouvelle)(1981). Atualmente é PROFESSOR ASSOCIADO da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Políticas. Atuando principalmente nos seguintes temas:Trabalho, Colonização, Subordinação, Agricultura.

Informações coletadas do Lattes em 05/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Sociologia Rural

1976 - 1981

Universite de Paris III (Sorbonne-Nouvelle)
Título: Briquitadores de Jaíba - étude sur deux groups de colons au nord-ouest de Minas.
Orientador: Jacques Chonchol
Palavras-chave: Trabalho; Colonização; Subordinação; Agricultura.Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia Rural / Especialidade: Sociologia Rural. Setores de atividade: Mercado de trabalho e mão-de-obra; Desenvolvimento rural.

Mestrado em Sociologia do Desenvolvimento

1971 - 1974

Universite Catholique de Louvain
Orientador: Maurice Chaumont
Palavras-chave: Desenvolvimento; Dependência; Classes Sociais; Política.Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia do Desenvolvimento. Setores de atividade: Outros setores.

Graduação em Sociologia e Política

1966 - 1969

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Políticas/Especialidade: Políticas Sociais.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia do Desenvolvimento.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia Rural/Especialidade: Sociologia Rural.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

XXIV Encontro Anual da ANPOCS.XXIV Encontro Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais - ANPOCS. 2000. (Encontro).

XXIII Encontro Anual da ANPOCS.XXIII Encontro Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais. 1999. (Encontro).

I Congresso Internacional de Neo-Socialismo. I Congresso Internacional de Neo-Socialismo. 1998. (Congresso).

XXII Encontro Anual da ANPOCS.XXII Encontro Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais. 1998. (Encontro).

XXI Congresso da ALAS. XXI Congresso da Associação Latino-Americana de Sociologia - ALAS. 1997. (Congresso).

A crise dos paradigmas e os desafios para o século XXI..A crise dos paradigmas e os desafios para o século XXI.. 1997. (Seminário).

XXI Encontro Anual da ANPOCS.XXI Encontro Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais.. 1997. (Encontro).

XX Econtro Anual da ANPOCS.XX Encontro Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais. 1996. (Encontro).

XVIII Encontro Nacional.XVIII Encontro Nacional. 1996. (Encontro).

A origem e o Desenvolvimento da questão social em país capitalista avançado - a França - e as derivações possíveis para o Brasil..A origem e o desenvolvimento da questão social em país capitalista avançado - a França - e as derivações possíveis para o Brasil.. 1995. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Sindely Chahim de Avellar

BRITO, S. R.. Publicização da assistência social: desafios e perspectivas - Um estudo do Conselho Municipal de Assistência Social de Maricá.. 2001. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Ivete Venâncio da Silva

BRITO, S. R.. Trabalho infantil - Programa Brasil Criança Cidadã no Município de Campos dos Goytacazes. 2001. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Adriana Vasconcelos

BRITO, S. R.. Participação popular, políticas públicas em favelas e cidadania - A experiência de urbanização das favelas da Rosa e Sapucaia. 2001. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Marcio Eduardo Brotto

BRITO, S. R.. . Recursos humanos em saúde: estratégias em implementação no Município de Nirerói.. 2000. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Fernanda Rodrigues Esteves Peres

BRITO, S. R.. Elegibilidade e pobreza: entre a universalização e a focalização.. 2000. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Maria Elizabeth Freire Salvador

BRITO, S. R.. Cláusulas sociais: formas de rsistência dos trabalhadores de processamento de dados.. 1998. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Marivane Magon Curvello

BRITO, S. R.. grupos de convivência para a terceira idade: a visão de seus participantes. 1997. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Ana Elisa Bastos Figueiredo

BRITO, S. R.. A doença mental e as religiões pentecostais: Um estudo interpretativo sobre as relações entre a atitude religiosa e a rabilitação psicossocial no Brasil.. 2000. Tese (Doutorado em Psiquiatria, Psicanálise e Saúde Mental) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Ana Inês Simões Cardoso de Melo

BRITO, S. R.. Relações e condições de trabalho na indúdtria de processo contínuo: inserção e trajetórias de empresas terceiras e seus trabalhadores.. 2001. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.

BRITO, S. R.. Concurso Público para vaga de Professor Assistente, no setor de Fundamentos do Serviço Social e Metodologia do Serviço Social Aplicada.. 1998. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

BRITO, S. R.. Banca Examinadora - Prêmio CBCISS - "Brasil 500 Anos de Exclusão".. 2000. Centro Brasileiro de Cooperação e Intercâmbio de Serviços Sociais.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Marta Alves Santos

"LER (Lesão por Esforço Repetitivo): o jeito moderno de adoecer?"; Início: 2001; Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; (Orientador);

Ciomara Maria Santos

"Terra Prometida e a participação das mulherres no MST"; Início: 2001; Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; (Orientador);

Flavia Cristina da Silva

"A Mãe Mediadora: um Estudo sobre a Participação das Mulheres no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil"; Início: 2001; Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; (Orientador);

Eveline Diniz Campos

Qualidade de vida no trabalho: um estudo exploratório na PETROBRÁS; ; 2001; Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Sebastiana Rodrigues de Brito;

Dolores Ferreira Fonseca

Mulheres na esfera pública: um estudo sobre o movimento de mulheres em São Gonçalo (MMSG); ; 2001; Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Sebastiana Rodrigues de Brito;

Michele Rose Larrúbia

Reestruturação produtiva: ameaça à identidade ao Assistente Social de empresa?; 2001; Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Sebastiana Rodrigues de Brito;

Simone Giglio Paura

Oa programas de assistência aos universitários da PUC/RIO - um estudo da bolsa ação social; ; 2001; Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Sebastiana Rodrigues de Brito;

Rosane Cristina Moreira de Souza

A tranca e o trabalho; ; 2000; 0 f; Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Sebastiana Rodrigues de Brito;

Inês Terezinha Stampa

Questão social e sindicato nos trilhos da privatização; ; 2000; 0 f; Dissertação; Orientador: Sebastiana Rodrigues de Brito;

Rosangela Martins Lage

Assentamento: Uma Particularidade Em Construção; 1998; Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Sebastiana Rodrigues de Brito;

Rita de Cassia Rodrigues da Silva

Cooperativismo Popular: Novas Formas de Produção e Reprodução Social?; 1998; Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Sebastiana Rodrigues de Brito;

Rita de Cassia Gonzaga Martorelli

Ele Ainda é Chefe da Familia: Um Estudo Sobre as Representações da Paternidade; ; 1998; Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Sebastiana Rodrigues de Brito;

Maria Raquel Pereira Borges

Eu Nasci Para Trabalhar, Pra Ajudar Minha Família: Trabalho e Ocupação de Meninos e Meninas Nas Ruas do Rio de Janeiro; ; 1998; Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Sebastiana Rodrigues de Brito;

Silvia Neves Salazar

O Processo de Trabalho do Serviço Social: Algumas Mudanças Em Setores de Políticas de Assistência e Estudantes Universitários; ; 1998; Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Sebastiana Rodrigues de Brito;

Luciene Alcinda de Medeiros

Mulheres no Espaço Público: Uma Construção Na Vida e da Vida; ; 1998; Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Sebastiana Rodrigues de Brito;

Luciana Patrícia Zucco

Municipalização da Política de Assistência Social do Rio de Janeiro: O Casos da Smds; ; 1997; Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Sebastiana Rodrigues de Brito;

Maria Nazaré Martins Silva

Eldorado: Um Sonho de Reforma Agrária No Rio de Janeiro; 1997; Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Sebastiana Rodrigues de Brito;

Laura Jane Gonçalves Neumann

Educação e Assistência: Do Discurso À Prática; 1996; Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Sebastiana Rodrigues de Brito;

Maria Goreti da Silva

Mandona Vem de Família - Um Estudo de Trabalho, Gênero e Poder Entre Trabalhadoras Rurais; ; 1996; Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Sebastiana Rodrigues de Brito;

Stella Maria Leal Senes Bastos

Trabalhadora Doméstica, Nosso Serviço Tem Valor - Estudo Sobre O Significado de Uma Profissão; ; 1996; Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Sebastiana Rodrigues de Brito;

Maria da Gloria Andrade Cintra

As Instituições Privadas de Assistência No Rio de Janeiro; ; 1996; Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Sebastiana Rodrigues de Brito;

Valéria Torres Norte

Política de Reprodução Humana No Sistema Único de Sáude; 1995; Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Sebastiana Rodrigues de Brito;

Angela Vieira Neves

A Assistência Social: do Discurso À Prática Profisisonal - As Representações dos Assistentes Sociais da Legião Brasileira de Assistência; 1994; Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Sebastiana Rodrigues de Brito;

Maria das Graças Osório Pitombeira Lustosa

A Pequena Produção e As Políticas do Setor Agrícola - Estudo de Um Programa de Desenvolvimento Rural No Piauí; 1994; Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Sebastiana Rodrigues de Brito;

Luciane Barbosa do Amaral

A importância do trabalho e da educação para as crianças e adolescentes na Escola Agrícola de São Fidélis; ; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Sebastiana Rodrigues de Brito;

Ana Cristina R

Rohen; Significado do PETI no Município de São Fidélis; ; 2001; Iniciação Científica; (Graduando em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Sebastiana Rodrigues de Brito;

Luciane Barbosa do Amaral

Trabalho e gênero no meio rural; ; 2000; Iniciação Científica; (Graduando em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Sebastiana Rodrigues de Brito;

Flavia Cristina da Silva

O valor social do trabalho e da escola na área rural da Serrinha do Medanha; ; 1999; Iniciação Científica; (Graduando em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Sebastiana Rodrigues de Brito;

Ciomara Maria Santos

As mulheres e as garantias dos direitos sociais no cotidiano: realidade ou utopia?; 1999; Iniciação Científica; (Graduando em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Sebastiana Rodrigues de Brito;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • BRITO, S. R. ; VICTOR, P.M. . Mulheres e trabalho agrícola: novas perspectivas ou redesenhos de precariedades?. Espacio Abierto Cuaderno Venezolano de Sociologia , Venezuela, v. 10, n.4, p. 551-574, 2001.

  • BRITO, S. R. . Trabalho infanto juvenil no meio rural. Revista: O Social em Questão, Rio de Janeiro, v. I, n.3, p. 119-146, 1999.

  • BRITO, S. R. . Sobre O Meio Rural: Trabalho Precoce e Diferenças de Gênero. O SOCIAL EM QUESTÃO, RIO DE JANEIRO, v. 1, n.1, p. 101-112, 1997.

  • BRITO, S. R. . Genero e Trabalho Na Agricultura: Algumas Caracteristicas Recentes. DEBATES SOCIAIS, Rio de Janeiro, v. 54, p. 11-30, 1995.

  • MEYER, D. R. ; VIANNA, M. S. ; BRITO, S. R. . A Revisao da Pnad: A Questão Conceitual. TEXTOS PARA DISCUSSAO, Rio de Janeiro, v. 46, p. 1-95, 1991.

  • BRITO, S. R. ; GUIMARÃES, L. S. P. . De Camponesa A Boia-Fria: As Transformacoes do Trabalho Feminino. TEXTOS PARA DISCUSSÃO, RIO DE JANEIRO, v. 12, p. 1-48, 1989.

  • BRITO, S. R. ; GUIMARÃES, L. S. P. ; INNOCENCIO, N. R. . A Propósito do Trabalhador Agrícola Volante. REVISTA ABRA, SÃO PAULO, v. 15, p. 4-14, 1986.

  • BRITO, S. R. ; GUIMARÃES, S. L. P. ; INNOCENCIO, N. R. . Organizacao Agraria e Marginalidade Rural No Medio Tocantins Araguaia. REVISTA BRASILEIRA DE GEOGRAFIA, RIO DE JANEIRO, v. 46, p. 227-361, 1984.

  • BRITO, S. R. ; GUIMARÃES, L. S. P. ; INNOCENCIO, N. R. . O Trabalhador Volante Na Agricultura. REVISTA BRASILEIRA DE GEOGRAFIA, RIO DE JANEIRO, v. 42, p. 1-78, 1984.

  • BUARQUE, O. F. ; BRITO, S. R. ; ROCHA, S. . Conceituacao e Operacionalizacao da Categoria Aglomerados Rurais Como Situacao de Domicilio Para Fins Censitarios. REVISTA BRASILEIRA DE ESTATISTICA, RIO DE JANEIRO, p. 199-225, 1983.

  • BRITO, S. R. ; GUIMARÃES, L. S. P. . Consequências Sociais da Seca no Nordeste. REVISTA BRASILEIRA DE GEOGRAFIA, RIO DE JANEIRO, v. 41, p. 90-99, 1979.

  • BRITO, S. R. ; SENRA, N. C. . Notas Sobre O Pessoal Ocupado No Setor Agropecuario do Parana. REVISTA BRASILEIRA DE GEOGRAFIA, RIO DE JANEIRO, v. 40, p. 123-141, 1978.

  • BRITO, S. R. . A Mulher Boia-Fria. In: Maria Clara L. Bingemer; Margarida L. R. Brandão. (Org.). MULHER, DESENVOLVIMENTO E RELACOES DE GENERO. SAO PAULO: LOYOLA, 1994, v. 1, p. 131-157.

  • BRITO, S. R. ; GUIMARÃES, L. S. P. . Mão-De-Obra. In: IBGE. (Org.). ATLAS NACIONAL DO BRASIL - REGIÃO NORDESTE. RIO DE JANEIRO: IBGE, 1985, v. 1, p. -.

  • BRITO, S. R. ; GUIMARÃES, L. S. P. . Características da Mão-De-Obra. In: IBGE/EMBRAPA. (Org.). REGIÃO DO CERRADO: UMA CARACTERIZAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DO ESPAÇO RURAL. RIO DE JANEIRO: IBGE/EMBRAPA, 1979, v. 1, p. -.

  • BRITO, S. R. . Trabalhar na roça: seus significados. In: VI Congresso da Associação Latino Americana de Sociologia Rural, 2002, Porto Alegre. VI Congreso de La Associación Latinoamericana de Sociología Rural, 2002.

  • BRITO, S. R. ; VICTOR, P.M. . Mulheres e trabalho agrícola: novas perspectivas ou redesenhos de precariedades. In: XXIII Congreso de La Associación Latinoamericana de Sociologia (ALAS), 2001, Guatemala. XXIII Congreso de La Associacion Latinoamericana de Sociología, 2001.

  • BRITO, S. R. ; BASTOS, Stella Maria Leal Senes. Mulheres e crianças no campo: trabalhar, ajudar, labutar cedo. In: X Congresso Mundial de Sociologia Rural, 2000, Rio de Janeiro. VI Encontro Nacional de Estudos do Trabalho. Rio de Janeiro, 2000.

  • BRITO, S. R. ; SENES, S. M. B. . Espaço agrário e gênero no Município do Rio de Janeiro. In: VI Encontro Nacional de Estudos do Trabalho., 1999, Belo Horizonte. VI Encontro Nacional de Estudos do Trabalho. Belo Horizonte: ABET, 1999. v. 2. p. 969-982.

  • BRITO, S. R. . Work And Relations Of Gender: Women'S Seasonal Work In Brazilian Agriculture.. In: ICSW INTERNATIONAL CONFERENCE, 27, 1996, Hong Kong. ANAIS. HONG KONG: ICSW International Conference, 1996. v. 2. p. 139-148.

  • BRITO, S. R. ; GUIMARÃES, L. S. P. . De Camponesa A Bóia-Fria: Transformações do Trabalho Feminino. In: SEMINARIO MULHER RURAL: IDENTIDADES NA PESQUISA E NA LUTA POLÍTICA, 1987, Friburgo. ANAIS. FRIBURGO, 1987. v. 1. p. 421-466.

  • BRITO, S. R. ; BASTOS, Stella Maria Leal Senes. Women and children in the field: to work, to help, to labour early. In: X Congresso Mundial de Sociologia Rural, 2000, Rio de Janeiro. Agricultura no Limiar do Milênio. Campinas São Paulo: Nobre, 2000. v. I. p. 197-197.

  • BRITO, S. R. . Y-A-T-Il Une Égalité de Genre Entre Le Travail Des Enfants de La Campagne Et Ceux de La Ville?. In: CONGRÈS MONDIAL DE SOCIOLOGIE, 14, 1998, Montreal. RESUMOS. MONTRÉAL: ISA - Associação Internacional de Sociologia, 1998.

  • BRITO, S. R. ; SENES, S. M. B. . Trabalho e Gênero de Meio Rural: Seu Significado Entre Mulheres e Crianças Na Serrinha do Mendanha.. In: ENPESS, 6, 1998, Brasília. RESUMOS. BRASÍLIA: ENPESS, 1998. v. 1.

  • BRITO, S. R. . The World Of Work In Agriculture: The Differences Of Gender. In: 9o CONGRESSO MUNDIAL DE SOCIOLOGIA RURAL, 1996, Bucarest. RESUMOS. BUCAREST: ISA - Associação Internacional de Sociologia Rural, 1996.

  • BRITO, S. R. . Trabalho e gênero no meio rural: desvendando caminhos e significados do trabalho de mulheres e crianças em duas áreas do Estado do Rio de Janeiro.. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRITO, S. R. ; SENES, S. M. B. . Trabalho infanto-juvenil e gênero no meio rural.. 1999. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BRITO, S. R. ; SENES, S. M. B. . Espaço agrário e gênero no município do Rio de Janeiro.. 1999. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BRITO, S. R. ; MACÊDO, M. A. . Ciclo de Debates Trabalho precoce e formação/incorporação de adolescentes no mercado de trabalho.. 1998. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BRITO, S. R. . V Encontro Nacional da Associação Brasileira de Estudos do Trabalho - ABET. 1997. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BRITO, S. R. . X Encontro Nacional de Estudos Populacionais. 1996. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

BRITO, S. R. . Trabalho e Gênero no Meio Rural: desvendando caminhos e significados do trabalho de mulheres e crianças em duas áreas do Estado do Rio de Janeiro. 2001.

BRITO, S. R. ; SENES, S. M. B. . O Social em Questão - Edição Especial. 1999. (Editoração/Livro).

BRITO, S. R. ; MACÊDO, M. A. . Trabalho precoce e educação profissional.. 1999. (Editoração/Coletânea).

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Centro de Ciências Sociais, Departamento de Serviço Social. , Rua Marques de São Vicente, 225 - 9o. andar Cardeal Leme - sala 959, Gávea, 22453-900 - RIO DE JANEIRO, RJ - Brasil, Telefone: (21) 31141290, Fax: (21) 31141292, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 1987 - Atual

    Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR ASSOCIADO, Carga horária: 30

    Atividades

    • 08/2001

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Políticas Sociais

    • 03/2000

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Seminário conteúdo variável II

    • 10/1997

      Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Sociais, Departamento de Serviço Social.,Linhas de pesquisa

    • 09/1987

      Ensino, Serviço Social, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Atividades Programadas I, Atividades Programadas II, Questão Social e Serviço Social, Dissertação de Mestrado

    • 09/1987 - 11/2001

      Ensino, Serviço Social, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Questão Social e Serviço Social

    • 03/1987 - 03/1995

      Ensino, Serviço Social, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos especiais e realidade brasileira

  • 1976 - 1992

    Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

    Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Analista Especializado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 06/1976 - 04/1992

      Pesquisa e desenvolvimento , Diretoria de Pesquisas, Departamento de Estudos Rurais.,Linhas de pesquisa

    • 03/1976 - 04/1992

      Serviços técnicos especializados , Diretoria de Pesquisas, Departamento de Estudos Rurais.,Serviço realizado, Coordenadora de Pesquisas.

  • 1970 - 1971

    Ministério da Educação e do Desporto

    Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: PESQUISADORA - COORDENADORA, Carga horária: 40

    Atividades

    • 11/1970 - 08/1971

      Pesquisa e desenvolvimento , Mec, Secretaria Geral.,Linhas de pesquisa