Rodrigo Neri Garcez
Atualmente é Mestrando em Biologia Animal, pesquisador da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Biogeografia e Sistemática de Diptera, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemática, fitofisionomia e diversidade de diptera.
Informações coletadas do Lattes em 04/07/2022
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em andamento em Ciências Biológicas (Zoologia)
2007 - Atual
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Palavras-chave: Biogeografia; Mata Atlântica; Sistemática.Grande área: Ciências Biológicas / Área: Zoologia / Subárea: Biogeografia e Sistemática de Diptera.
Graduação em Ciências Biológicas
2002 - 2005
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Orientador: Vera Cristina Silva
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Zoologia / Subárea: Sistemática/Especialidade: Biogeografia e Sistemática de Diptera.
Participação em eventos
xxvii Congresso Brasileiro de Zoologia. Padrões de distribuição de espécies de Clusiidae (Diptera, Schizophora) ao longo da Floresta Atlântica. 2008. (Congresso).
XXVI Congresso Brasileiro de Zoologia. Padrões de Distribuição de Espécies de Tephritidae (Diptera-Schizophora) ao Longo da Floresta Atlântica.. 2006. (Congresso).
IV Simpósio de Biologia Animal. 2006. (Simpósio).
IV Simpósio de Biologia Animal.Mini-curso: Ecologia e Resistência a Inseticidas em populkaçãoes naturais em Drosophila.. 2006. (Simpósio).
XII Congresso de Iniciação Científica da Unesp. Padrões de Distribuição de Espécies de Tephrtidae (Diptera-Schizophora) ao Longo da Floresta Atlântica. 2005. (Congresso).
III Cusrso de Verão em Entomologia.I I I Curso de Verão em Entomologia. 2005. (Outra).
XXV Congresso Brasileiro de Zoologia. XXV Congresso Brasileiro de Zoologia. 2004. (Congresso).
Seminário Água, Solo e Floresta: Conservação e Recuperação de Recursos Naturais.Seminário Àgua,Solo e Floresta: Conservação e Recuperação de Recursos Naturais.. 2003. (Seminário).
I Mostra de Produção Científica em Biologia.I Mostra de Produção Científica em Biologia. 2003. (Outra).
Curso Temático: Dormência de Sementes.Curso Temático: Dormência e Germinação de Sementes. 2003. (Outra).
I Encontro Inter-Regional de Educação Ambiental.I Encontro Inter- Regional de Educação Ambiental. 2003. (Outra).
XIV Congresso Brasileiro da Sociedade Botânica. 2002. (Congresso).
Mini-Curso: Aspectos Ecofisiológicos da Regenração de Florestas Estacionais Semi-Deciduais..Mini-curso: Aspectos Ecofisiológicos da Regeneração de Florestas Estacionais Semi-Decíduas: Luz, Germinação, Banco e Chuvas de Sementes.. 2002. (Outra).
Palestra: Ostrácodes Continentais do Cretáceo Superior e a Abertura do Atlântico Sul - Como a Tectônica de Placas Pode Interferir nos Mbientes e Na Diversidade das Espécies. 2002. (Outra).
I I I Seminário de Biologia. 2001. (Seminário).
Curso de Extensão: Biologia Marinha como Forma de Educação Ambiental.Curso de Extensão: Biologia Marinha como Forma de Educação Ambiental. 2001. (Outra).
I I Seminário de Biologia. 2000. (Seminário).
Comissão julgadora das bancas
SILVA, V. C.; Santos, C. M. D.; NIHEI, Sílvio Shigueo. Padrões de distribuição de espécies de Clusiidae (Diptera, Schizophora) ao longo da Floresta Atlântica. 2009. Dissertação (Mestrado em Biodiversidade) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
SANTOS, Charles Morphy Dias dos; NIHEI, S.; SILVA, V.C.. Padrões de distribuição de espécies de Clusiidae (Díptera, Schizophora) ao longo da Floresta Atlântica. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciencias Biologicas (Zoologia)) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
SILVA, V. C.Nihei, Silvio ShigueoSANTOS, C. M. D.. Padrões de distribuição de espécies de Clusiidae (Diptera-Schizophora) ao longo da Floresta Atlântica. 2009. Dissertação (Mestrado em Biodiversidade) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
BISPO, P. C.. Padrões de distribuição de espécies de Tephritidae (Diptera, Schizophora) ao longo da Floresta Atlântica". 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Faculdade de Ciências e Letras de Assis, Universidade Estadual Paulista.
Foi orientado por
Padrões de distribuição de espécies de Clusiidae (Diptera, Schizophora) ao longo da Floresta Atlântica; 2009; Dissertação (Mestrado em Biodiversidade) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Vera Cristina Silva;
Padrões de distribuição de espécies de Tephritidae (Diptera, Schizophora) ao longo da Floresta Atlântica; 2005; 11 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Vera Cristina Silva;
Elaboração de um manual de Diptera Acalyptratae da região neotropical (parte 1); 2004; 40 f; Iniciação Científica; (Graduando em Curso de Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Vera Cristina Silva;
Produções bibliográficas
-
GARCEZ, Rodrigo Neri ; SILVA, Vera Cristina . Padrões de distrubuição de espécies de Clusiidae (Diptera, Schizophora) ao longo da Floresta Atlântica.. In: XXVII Congresso Brasileiro de Zoologia, 2008, Curitiba. Cd Row do XXVII Congresso Brasileiro de Zoologia, 2008.
-
GARCEZ, Rodrigo Neri ; SILVA, Vera Cristina . Padrões de Distribuição de Espécies de Tephritidae (Diptera-Schizophora) ao Longo da Floresta Atlântica. In: XXVI Congresoo Brasileiro de Zoologia, 2006, Londrina. Anais do XXVI Congresso Brasileiro de Zoologia.
-
GARCEZ, Rodrigo Neri ; SILVA, Vera Cristina . Padrões de Distribuiçaõ de Espécies de Tephritidae (Diptera-Schizophora) ao Longo da Floresta Atlântica. In: XVII Congresso de Iniciação Científica, 2005, Assis. CD-ROW.
-
SILVA, Vera Cristina ; GARCEZ, Rodrigo Neri ; AZEVEDO, Eliéser ; MELLO, Ramon José Carvalho Lima ; TOLENTINO, Vânia Do Nascimento . Diversidade da fauna de Diptera do Parque Estadual do Morro do Diabo, SP (Insecta). In: XXV Bongresso brasileiro de Zoologia, 2004, Brasília. Livro de Resumos do Xxv Congresso Brasileiro de Zoologia. Livro de Resumos, 2004. v. 01. p. 523-523.
Projetos de pesquisa
-
2007 - 2009
Padrões de distribuição de espécies de Clusiidae (Diptera, Schizophora) ao longo da Floresta Atlântica., Descrição: A grande cobertura florestal conhecida como Floresta Atlântica estendia-se, até o século XIX, ao longo da costa brasileira, ocupando uma ampla faixa. Apesar do grande avanço no processo de devastação, a Floresta ainda abriga uma enorme diversidade biológica. No presente trabalho está em análise à distribuição de espécies de Clusiidae ao longo da Floresta Atlântica, verificando se os limites de distribuição das espécies dentro desta família são concordantes ou não com os padrões conhecidos para outros grupos cuja presença na região Neotropical pode ser associada à tectônica de placa. Esta questão é relevante, pois os clusiídeos servirão como indicadores da evolução biogeográfica dos Acalyptratae. Ainda há dúvidas se os Acalyptratae têm origem anterior ao Cretáceo, de modo que estariam na região Neotropical desde a Gondwana, ou se têm origem mais recente. Os objetivos deste trabalho são: produção de mapas de distribuição de espécies de clusiídeos ao longo da Floresta Atlântica a partir de identificações confiáveis (evitando ruído na análise) e a comparação desses resultados com os dados de limites de endemismo de outros grupos de organismos para os quais haja informação disponível, de maneira a levantar uma hipótese de evolução comum ou independente dos grupos que compõem o padrão geral. A família Clusiidae possui distribuição em todos os continentes, exceto na África. Na região Neotropical existem 10 gêneros e 363 espécies descritas. O material de 17 localidades, distribuídas em nove Estados ao longo da Floresta Atlântica, foi coletado com rede entomológica e armadilha Malaise. Até o momento, foram identificados 1.005 espécimes; foram encontradas 84 espécies pertencentes a seis gêneros. Como resultado parcial, os clusiídeos apresentaram os seguintes padrões de distribuição geográfica (1) espécies com ampla distribuição; (2) espécies com distribuição restrita à porção Norte da Floresta; (3) espécies restritas à porção Sul da Floresta; (4) endêmica de São Paulo; e (5) . , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Rodrigo Neri Garcez - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
-
2005 - 2005
Padrões de distribuição de espécies de Tephritidae (Diptera, Schizophora) ao longo da Floresta Atlântica., Descrição: Padrões de distribuição de espécies de Tephritidae (Diptera, Schizophora) ao longo da Floresta Atlântica. A grande cobertura florestal conhecida como Floresta Atlântica estendia-se, até o século XIX, ao longo da costa brasileira, ocupando uma faixa ampla entre as latitudes 3º e 33ºS, com aproximadamente um milhão de quilômetros quadrados de superfície (Mamede et al., 2004). Desenvolvendo-se sobre uma grande variedade de solos e relevos, com características geológicas e geomorfológicas muito diversas , a Floresta Atlântica ainda abriga uma enorme diversidade biológica (Mamede et al., 2004). Este projeto de Iniciação Científica inseriu-se em um projeto maior de estudo biogegráfico de Diptera na região Neotropical, dentro do Programa BIOTA/SP. Neste projeto particular, foi analisada a distribuição de espécies da família Tephritidae ao longo da Floresta Atlântica, verificando se os limites de distribuição das espécies dentro desta família são concordantes ou não com os padrões conhecidos para outros grupos cuja presença na região Neotropical pode ser associada à tectônica de placa, ou seja, de origem gondwânica. A família Tephritidae pertence à Ordem Diptera e está distribuída em todos os continentes. Na região Neotropical existem 72 gêneros e 747 espécies descritas. A questão da distribuição dos tefritídeos ao longo da Floresta Atlântica é relevante, pois eles servirão como indicadores da evolução biogeográfica dos Acalyptratae. Há dúvidas se os Acalyptratae têm origem anterior ao Cretáceo, de modo que estariam na região Neotropical desde a Gondwana, ou se eles têm origem mais recente, chegando à região Neotropical por dispersão em algum momento do Terciário, de modo que eles não seriam congruentes com os padrões biogeográficos gerais da região. O objetivo deste trabalho é a produção de mapas de distribuição de espécies de Tephitidae ao longo da Floresta Atlântica e a comparação desses resultados com os dados de limites de endemismo de outros grupos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Rodrigo Neri Garcez - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
-
2004 - 2004
Diversidade da Fauna de Diptera do Parque Estadual do Morro do Diabo, Descrição: Diversidade da Fauna de Diptera do Parque Estadual do Morro do Diabo Oparque Estadual do Morro do Diabo (PEMD) situa-se nio oeste do Estado de São Paulo, na região conecida como "Pontal do Paranapanema". É constituído principalmente por florestas estacionais semi-decíduais, um dos ecossistemas mais ameaçados da Mata Atlântica. O Parque é um dos quatro fragmentos com mais de 10.000 hc desse tipo de ecossistema, também conhecido como Mata Atlântica do Interior, que ainda existem no país. Toda a região do Pontal foi considerada " área de extrema importância biológica" na reunião de 1999coordenada pela Conservation International do Brasil. Aárea original de toda a região chegava a 247.000ha, hoje está reduzida a pequenos fragmentos inferiores a 2000 ha. O estudo da vegetação pra a elaboração do Plano de Manejo do Parque listou oito tipos diferentes de fitofisionomias: floresta madura alta com árvores emergentes; floresta madura baixa, sem emergentes, com predominância de Mirtáceas; floresta com estágio avançado de regeneração; floresta em estágio inicial de regeneração; cerrado; vegetação ripária do Ribeirão Bonito; lagoas intermitentes; vegetação ripária do rio Paranapanema. Dentre elas, a maior riquezas de espécies vegetais foi encontrada na floresta madura alta com arvores emergentes. Excluindo-se as lagoas intermitentes, que só tem vegetação herbácea, a mancha do cerrado e o sapezal foram as fisionomias comma flora mais pobre. Esta pequena mancha do cerrado, imersa na florestam, apresenta flora peculiar e radicalmente distinta das outras fisionomias. A flora do PEMD apresenta algumas peculiaridades. Chama a atenção a presença e a densidade das duas populações de duas espécies de Cactaceae: Cereus hildmanianus (mandacaru) e Praecereus euchlorus (xique-xique), que conferem a vegetação um aspecto de caatinga especialmente em alguns trechos ao longo da ferrovia.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Rodrigo Neri Garcez - Integrante / Vera Cristina Silva - Coordenador / Eliezer azevedo - Integrante / Ramon José Correa Luciano de Mello - Integrante / Vânia do Nascimento Tolentino Yabuchi - Integrante., Financiador(es): Fundação Nacional do Meio Ambiente - Auxílio financeiro.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, Departamento de Ciências Biológicas. , Av: Dom Antonio, 2100, Tênis Clube, 19806-900 - Assis, SP - Brasil, Telefone: (18) 33025857, URL da Homepage:
Experiência profissional
2006 - 2006
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita FilhoVínculo: Treinamento técnico, Enquadramento Funcional: Bolsista técnico TT-3 Fapesp, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
03/2006
Serviços técnicos especializados , Faculdade de Ciências e Letras de Assis, .,Serviço realizado, Bolsa técnica TT-3 Fapesp.
-
03/2005
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Ciências e Letras de Assis, Departamento de Ciências Biológicas.,Linhas de pesquisa
-
06/2003 - 12/2004
Estágios , Faculdade de Ciências e Letras de Assis, Departamento de Ciências Biológicas.,Estágio realizado, Estagio no laboratório de invertebrados ( sistemática de Diptera)..
-
01/2002 - 01/2002
Estágios , Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira, Departamento de Ciências.,Estágio realizado, Estágio no Laboratório de Microbiologia do Departamento de Fitossanidade da Faculdade de Engenharia - UNESP - Ilha Solteira.
Sem data
Faculdade Municipal de AssisAtividades
-
03/2005 - 12/2005
Ensino,,Disciplinas ministradas, Biologia Vegetal, Biologia Animal
Você é Rodrigo Neri Garcez?
Que tal assumir essas informações?
Basta criar uma conta no Escavador e enviar uma forma de comprovante. São três passos:
Escolha uma dentre três formas de verificação: Facebook, CPF ou Documento com Foto.
O Escavador irá analisar a sua solicitação.
As informações presentes nessa página serão transferidas para a sua página do perfil.
Depois do processo concluído, quem acessar essa página será redirecionado para seu cantinho no Escavador, seunome.escavador.com. Onde você poderá fazer a sua reputação, conhecer gente antenada, se informar e até mesmo ganhar clientes. Tudo isso de graça!

Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Rodrigo Neri Garcez e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário

Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?