Marcelo Oliver Fernandes Perez

Atualmente como professor de automação e robótica, com ampla experiência na área de tecnologia (IoT, Robótica, Eletrônica, Automação e Telecomunicações). Atuou profissionalmente em empresas multinacionais de grande porte no segmento de telecomunicações e automotiva. Vivência em Gestão de Equipe Multidisciplinar (por mais de 10 anos), motivando, qualificando e controlando a conquista dos resultados e metas e sólidos conhecimentos nas soluções de PABX/SIP/M2M/IOT/Wi-Fi/BigData e transformações digitais. Registro no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo, Pós-graduado em Engenharia Automobilística, com MBA em Gestão de Negócios/Gestão de Projetos e Graduado em Engenharia Elétrica/Eletrônica. Atualmente cursando pós-graduação em Automação e Controle de Processos Industriais, Licenciatura em Computação e Gamificação em Educação, para fortalecer e ampliar o conhecimento dentro das ramificações industriais e educacionais.

Informações coletadas do Lattes em 21/07/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em andamento em Gamificação em Educação

2022 - Atual

Claretiano - Faculdade, Claretianorc

Especialização em andamento em Automação e Controle de Processos Industriais

2021 - Atual

Escola e Faculdade de Tecnologia Senai Roberto Mange
Título: SUSTENTABILIDADE NO REUSO DA CONDENSAÇÃO DO DRENO DO AR-CONDICIONADO: APLICADO EM SISTEMAS DE IRRIGAÇÃO PARA JARDINS SUSPENSOS OU INTERNOS
Orientador: Prof. Msc. Michel de Moura Chaparro

Especialização em Engenharia Automobilística

2013 - 2014

Centro Universitário de Santo André
Título: A Era da Eletrônica Embarcada no Setor Automobilístico
Orientador: Prof. Esp. Nei Muchuelo

Especialização em MBA em Gestão Estratégicas de Negócios

2009 - 2010

Centro Universitário Ibero-Americano
Título: Aplicando a Metodologia de Gerenciamento de Projetos na Consignação da Harmonia nos Relacionamentos Conjugais
Orientador: Prof. Ms. Claudio Bernardes Gonçalves

Especialização em MBA Gestão de Projetos

2009 - 2010

Centro Universitário Ibero-Americano
Título: Aplicando a Metodologia de Gerenciamento de Projetos na Consignação da Harmonia nos Relacionamentos Conjugais
Orientador: Prof. Ms. Claudio Bernardes Gonçalves

Graduação em andamento em Licenciatura em Computação

2022 - Atual

Claretiano - Faculdade, Claretianorc

Graduação em Engenharia Elétrica

1998 - 2004

Faculdade de Engenharia São Paulo
Título: Automação do sistema de distânciamento em locomotivas
Orientador: Guilherme Gaspar Silva Dias

Curso técnico/profissionalizante em Técnico Eletrônica

1993 - 1996

INSTITUTO PENTAGONO DE ENSINO SUPERIOR LTDA

Ensino Médio (2º grau)

1993 - 1996

INSTITUTO PENTAGONO DE ENSINO SUPERIOR LTDA

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Outros / Área: Robótica, Mecatrônica e Automação.

Histórico profissional

Experiência profissional

2021 - Atual

fundação bradesco

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Tecnologia, Robótica e Automação, Carga horária: 36

Outras informações:
Ministração do curso de tecnologia (robótica, automação e IoT) voltado ao ensino médio, usando estratégias diferenciadas para transmitir o conteúdo programático e, ao mesmo tempo, obtenção da atenção e interesse dos alunos, evitando a dispersão de atenção. Auxílio na formatação ideal da estrutura do curso de tecnologia e dos recursos necessários para a construção de um ensino tecnológico de qualidade.

2001 - 2021

Telefônica Brasil S/A

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente de Soluções e Serviços Digitais, Carga horária: 40

Outras informações:
Responsável pela gestão da equipe de especialistas e liderança de projetos em soluções de M2M/IOT/Wi-Fi Social/Marketing Dinâmico/AGRO/LTE/PLTE/Big Data, guiando um time de 11 colaboradores na elaboração de projetos dentro de todo território nacional e reportando-se diretamente para as diretorias do B2B e Atacado. Coordenei o time especialista na elaboração de soluções vinculadas aos serviços de telemetria/tele controle para aplicação em Veículos Conectados, Gestões de Frotas, entre outras. Associado ao desenvolvimento de arquitetura baseado em tunelamento lógico, utilizando a estrutura do M2M (LTE/NB-IoT) e APN Privada. Modelagem da estrutura de soluções e aplicações de projetos IoT/LTE, dentro dos ambientes rurais (Agronegócio) e industriais (Industria 4.0) para provisão da inclusão de conectividade e automação dos processos. Idealizei soluções de controle inteligente para aplicação na gestão dos equipamentos de uso agrônomo, sistemas de energia, estrutura de cadeia gelada e automação. Idealizei aplicações de soluções inteligentes voltadas para setor da educação (Educação 3.0), com controles automatizados das instalações acadêmicas. Desenhei soluções macro e projetos plausíveis para automação industrial, cobertura LTE, rede private LTE e gestão de ativos/racks. Coordenei a estrutura de inovação e soluções IoT e BigData. Desenvolvi a cadeia qualificada de fornecedores, aptos na formatação de dispositivos, soluções e plataformas inteligentes para atender ao mercado de IoT, M2M e Big Data.

1996 - 2001

Electronic Data Systems do Brasil

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico de Telecomunicações, Carga horária: 40

Outras informações:
Gerenciamento e coordenação da equipe de 08 técnicos, responsável pele estrutura de voz e vídeo conferência da General Motors América Latina, assessorando nos desenvolvimentos dos projetos de telecomunicações, com execução das análises de viabilidade econômica e técnica.

1995 - 1996

Companhia Telefônica da Borda do Campo

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Estagiário: Técnico Eletrônico, Carga horária: 40

Outras informações:
Aprendiz/executor de instalações e manutenções em modens e redes de dados de baixa e alta velocidade, realizado aferição, manuseio e medição de toda estrutura fim a fim, incluindo centro de distribuição de rede, caixas primárias e secundárias.