Cleuber Franco Fontes

Farmacêutico-Bioquímico formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 1976, com mestrado em Microbiologia e Imunologia pela Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo em 1978 e doutorado em Medicina e Saúde pela UFBA em 2020. Em 1982, foi nomeado Professor do Magistério Superior na Faculdade de Farmácia da UFBA, ocupando atualmente o cargo de Professor Associado I. Desde 2023, desempenha as funções de Chefe do Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas, membro do Núcleo de Extensão e do Núcleo de Acompanhamento de Estágio Não Obrigatório (NAENO) da mesma instituição. Possui vasta experiência profissional, tendo atuado como pesquisador no Instituto de Microbiologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) de 1978 a 1980 e como Professor Assistente de Microbiologia no Instituto de Biologia da Unicamp (Universidade de Campinas) de 1980 a 1982. Na UFBA, é responsável pelo ensino e coordenação das disciplinas de Microbiologia Clínica, Microbiologia Aplicada a Farmácia, Estágio Modular V e Estágio em Análises Clínicas I e III. Além disso, foi professor do curso de Especialização em Tópicos Avançados em Diagnóstico Laboratorial de 2004 a 2008 e é atualmente professor e coordenador do Curso de Especialização em Microbiologia, desde 2005, ambos promovidos pelo Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas da Faculdade de Farmácia da UFBA. Exerce atividade como Microbiologista na Fundação José Silveira, com foco especializado no diagnóstico da tuberculose. Além de suas atividades acadêmicas, é Conselheiro Regional de Farmácia da Bahia, tendo ocupado os cargos de Presidente, Tesoureiro, Secretário-Geral, Conselheiro Efetivo e Regional. Possui ampla experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Identificação de Bactérias, Diagnóstico em Microbiologia Clínica, Resistência à Antimicrobianos, Diagnóstico da Tuberculose, Enterococcus, Patogênese e Epidemiologia do Mycobacterium tuberculosis.

Informações coletadas do Lattes em 26/03/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Medicina e Saúde

2017 - 2020

Universidade Federal da Bahia
Título: Avaliação de biomarcadores séricos a serem utilizados no apoio diagnóstico da tuberculose pulmonar
Orientador: Eduardo Martins Netto
Coorientador: Ricardo David Couto.

Mestrado em Microbiologia e Imunologia

1976 - 1978

Universidade Federal de São Paulo
Título: Proposição de dois novos meios de cultura e um esquema simplificado para identificação de enterobactérias, Ano de Obtenção: 1980
Orientador: Luiz Rachid Trabulsi
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Sist. simplificado de ident. de enterobactérias; EPM, MILi, Citrato.Grande área: Ciências BiológicasSetores de atividade: Cuidado À Saúde das Populações Humanas.

Graduação em Farmácia Bioquímica

1971 - 1976

Universidade Federal da Bahia

Formação complementar

2011 - 2011

Como tratar não conformidades. (Carga horária: 8h). , R&B Consultores Associados SC Ltda, R&B, Brasil.

2011 - 2011

Treinamento para Componentes da CIPA. (Carga horária: 20h). , Fundação José Silveira, FJS, Brasil.

2010 - 2010

Formação de Auditores Internos da Qualidade - NBR ISO 9001:2008/19011:2002. (Carga horária: 16h). , R&B Consultores Associados SC Ltda, R&B, Brasil.

2007 - 2007

Coleta de Sangue a Vácuo. (Carga horária: 2h). , Greiner Bio-One Brasil Produtos Médicos Hospitalares Ltda, GREINER BIO-ONE, Brasil.

2003 - 2003

Formação de Auditores Internos da Qualidade - Atualização com Base na ISO. (Carga horária: 12h). , Fatos e Dados Soluções e Gestão Empresarial, FDSGE, Brasil.

2002 - 2002

Treinamento para Componentes da CIPA. (Carga horária: 20h). , Fundação José Silveira, FJS, Brasil.

2001 - 2001

Requisitos de Qualidade em Laboratórios Clínicos. (Carga horária: 8h). , Associação Médica de Medicina, ABM, Brasil.

2001 - 2001

Treinamento Controle Interno de Qualidade e Uso de Ferramenta de Software. (Carga horária: 8h). , Rede Estadual de Laboratórios de Saúde Pública, REDELAB, Brasil.

1990 - 1990

Introdução ao Controle de Infecção Hospitalar. (Carga horária: 40h). , Hospital Geral Roberto Santos, HGRS, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Microbiologia Aplicada/Especialidade: Microbiologia Médica.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Microbiologia Aplicada/Especialidade: Micobactérias.

Participação em eventos

XXII Congresso Farmacêutico de São Paulo, XIV Seminário Internacional de Ciências Farmacêuticas e da Expofar 2023. 2023. (Congresso).

VI Encontro Nacional dos Presidentes dos Conselhos Regionais de Farmácia. 2020. (Encontro).

XII Congresso Brasileiro de Farmácia Homeopática. Participou do Curso Cuidado Farmacêutico em Homeopática. 2019. (Congresso).

XXIII Encontro dos Delegados Honorários do Conselho Regional de Farmácia do Estado da Bahia. 2019. (Encontro).

XII Congresso Mundial de Farmacêuticos de Língua Portuguesa. 2016. (Congresso).

28º Congresso Brasileiro de Microbiologia. 2015. (Congresso).

V Atualização em Microbiologia Clínica. 2015. (Outra).

Workshop Diagnóstico das Doenças Infecciosas. 2015. (Outra).

4º Simpósio Internacional de Microbiologia Clínica. 2014. (Simpósio).

IV Atualização em Microbiologia Clínica. 2014. (Outra).

27º Congresso Brasileiro de Microbiologia. 2013. (Congresso).

III Atualização em Microbiologia Clínica. 2013. (Outra).

II Atualização em Microbiologia Clínica. 2012. (Outra).

III Encontro sobre Pesquisa em Tuberculose na Bahia. 2012. (Encontro).

XII Workshop de Microbiologia. 2012. (Encontro).

26º Congresso Brasileiro de Microbiologia. 2011. (Congresso).

Projeto Grandes Pesquisadores em Encontro de Usuários Microscan 2011. 2011. (Encontro).

XI Workshop de Microbiologia. 2011. (Encontro).

XXXVI Congress of the Brazilian Society of Immunology. Comparison between Interferon-y release assay and tuberculin skin test for diagnosis screening in Brazilian patients with latent tuberculosis infection. 2011. (Congresso).

2º Worksaúde O Trabalho na Saúde e a Saúde no Trabalho. 2009. (Outra).

IX Workshop de Microbiologia. 2009. (Encontro).

1º Simpósio Internacional de Microbiologia Clínica. 2008. (Simpósio).

VIII Workshop de Microbiologia. 2008. (Encontro).

24º Congresso Brasileiro de Microbiologia. 2007. (Congresso).

Congresso Brasileiro de Patologia Clínica. Deve ser valorizado o exame do escarro pela bacterioscopia e cultura?. 2007. (Congresso).

Congresso Brasileiro de Patologia Clínica. Quão rápido pode ser avaliado a sensibilidade às drogas tuberculostáticas. 2007. (Congresso).

Microbiologia no Brasil: Diretrizes e Estratégias. 2006. (Simpósio).

2º Congresso Baiano de Análises Clínicas e 1º Congresso Baiano de Biomedicina. 2005. (Congresso).

I Congresso Regional de Microbiologia Clínica e I Simpósio de Farmácia do Estado da Paraíba. 2005. (Congresso).

XXIII Congresso Brasileiro de Microbiologia. 2005. (Congresso).

38° Congresso de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial. 2004. (Congresso).

IX Congresso Brasileiro de Controle de Infecção e Epidemiologia Hospitalar. 2004. (Congresso).

Jornada Científica de Porto Seguro. 2004. (Congresso).

Seminário de Atualização da Classificação Brasileira de Hierarquizada de Procedimentos Médicos. 2004. (Seminário).

XXXI Congresso Brasileiro de Análises Clínicas e IV Congresso Brasileiro de Citologia. 2004. (Congresso).

1º Seminário do Programa de Treinamentos do LJS.Travessia a ISO 9001:2000. 2003. (Outra).

Controle Interno e Externo da Qualidade. 2003. (Outra).

VI Congresso Baiano de Farmácia e Bioquímica e IV Simpósio Brasileiro de Farmacognosia. 2003. (Congresso).

8ª Jornada Baiana de Patologia Clínica. 2002. (Outra).

1º Simpósio de Resistência Bacteriana aos Antimicrobianos. 2001. (Simpósio).

35º Congresso Brasileiro de Patologia Clínico-Médica Laboratorial. 2001. (Congresso).

Programa de Desenvolvimento de Líderes promovido pela Fundação José Silveira. 2001. (Outra).

XXI Congresso Brasileiro de Microbiologia. 2001. (Congresso).

Formação de Auditores Internos do Sistema da Qualidade - ISO 9002. 2000. (Outra).

XXVII Congresso Brasileiro de Análises Clínicas. 2000. (Congresso).

Seminário Princípios Básicos de Filtração e suas aplicações - Análise Microbiológica de águas e bebidas. 1999. (Seminário).

Seminário Princípios Básicos de Filtração e suas aplicações - Purificação de água. 1999. (Seminário).

XX Congresso Brasileiro de Microbiologia. 1999. (Congresso).

XX Congresso Brasileiro de Microbiologia. Participou do I Encontro de Educação em Microbiologia. 1999. (Congresso).

I Congresso do Hospital Universitário professor Edgard Santos. 1998. (Congresso).

I Curso Internacional de Controle de Qualidade e Normativa ISO 9001 e 9002. 1998. (Outra).

Seminário sobre Tuberculose do Laboratório de Micobactérias do ICB-USP.Análise crítica dos procedimentos de descontaminação bacteriana de material clínico enviado para diagnóstico da tuberculose. 1998. (Simpósio).

Tendências HIV / AIDS no Brasil. 1998. (Outra).

VIII Congresso Argentino de Microbiologia. 1998. (Congresso).

Workshop em Métodos Laboratoriais Avançados nos Estudos Epidemiológicos de Genes de Resistência das Micobactérias Patogênicas. 1998. (Outra).

XVIII Congresso Brasileiro de Microbiologia. 1995. (Congresso).

II Jornada Baiana de Análises Clínicas. 1992. (Outra).

Seminário de Avaliação dos Cursos de Farmácia da UFBA. 1992. (Seminário).

XVI Congresso Brasileira de Microbiologia e IX SINAFERM. 1991. (Congresso).

Encontro Estadual de Política de Medicamentos e Assistência Farmacêutica. 1989. (Encontro).

XV Congresso Brasileiro de Microbiologia. 1989. (Congresso).

Curso de Microbiologia de Alimentos. 1988. (Outra).

IV Jornada Norte-Grandense de Farmácia e II Semana de Farmácia da UFRN. 1988. (Outra).

IX Congresso Fluminense de Farmácia e Bioquímica. Aluno do Curso de Antibióticos. 1988. (Congresso).

IX Congresso Fluminense de Farmácia e Bioquímica. Aluno do Curso de Bacteriologia Clínica. 1988. (Congresso).

IX Congresso Fluminense de Farmácia e Bioquímica. 1988. (Congresso).

I Congresso Bahiano de Análises Clínicas e IV Encontro de Análises Clínicas do Sul da Bahia. 1987. (Congresso).

XI Jornada Nacional de Farmácia. 1987. (Outra).

XIV Congresso Brasileiro de Microbiologia. 1987. (Congresso).

III Encontro Brasileiro de Fiscalização Profissional. 1986. (Encontro).

VIII Congresso Fluminense de Farmácia e Bioquímica. Aluno do curso de Homeopatia. 1986. (Congresso).

VIII Congresso Fluminense de Farmácia e Bioquímica. Aluno do Curso de Microbiologia. 1986. (Congresso).

VIII Congresso Fluminense de Farmácia e Bioquímica. 1986. (Congresso).

Participação em bancas

Aluno: Geisa Santos Souza Ramos

FONTES, C. F.; OLIVEIRA, E. P.; PEDREIRA, J. N. R.. Meningite por Streptococcus suis em adultos da zona rural do semiárido da Bahia, Brasil. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Microbiologia) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Larissa Rangel Cabral de Roma

FONTES, C. F.; CORDEIRO, S. M.; MENEZES, A. P. O.. Incidência de sífilis gestacional e congênita na Bahia, no período de 2015-2020. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Microbiologia) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Lucileide Gonçalves Carneiro

FONTES, C. F.; FERREIRA, J. R. D.; CORDEIRO, S. M.. Microbiota vaginal e sua importância clínica em gestantes e neonatos: uma abordagem teórica. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Microbiologia) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Rita Maria Bandeira Negrão

PEDREIRA, J. N. R.;FONTES, C. F.; MENEZES, A. P. O.. Prevalência de Streptococcus agalactiae em gestantes atendidas em uma Maternidade Pública de Salvador, Bahia. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Microbiologia) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Suelânia Lina de Almeida Paiva

FONTES, C. F.; PEDREIRA, J. N. R.; FREITAS, H. F.. Um breve histórico da subclasse de enzimas metalo β lactamases no Brasil. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Microbiologia) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Susane Rodrigues Pereira

FONTES, C. F.; CORDEIRO, S. M.; MENEZES, A. P. O.. Perfil de suscetibilidade de bactérias isoladas em pacientes em unidades de terapia intensiva em Guanambi, Bahia. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Microbiologia) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Tonya Azevedo Duarte

JESUS, H. N. R.; CARNEIRO, R. T. O.;FONTES, C. F.. Mutação em genes associados a virulência em isolados multidrogarresistente de Mycobacterium tuberculosis. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Microbiologia) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Fabiana Celes Sobral

RIBEIRO, M. T. B.; CORDEIRO, S. M.;FONTES, C. F.. Coinfecção/colonização bacteriana e fúngica em pacientes com COVID-19: uma revisão de literatura. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Microbiologia) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Cintia Karla Silva do Nascimento

SOUZA, E. L. S.; RAMOS, R. T. T.;FONTES, C. F.. Perfil microbiológico do trato respiratório de pacientes com fibrose cística atendidos em um hospital universitário de Salvador. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Microbiologia) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Priscila Florêncio Azevêdo

CORDEIRO, S. M.; LEAL, H. F.;FONTES, C. F.. Perfil de suscetibilidade antimicrobiana de bactérias isoladas em culturas de líquido peritoneal em um laboratório de análises clínicas na cidade de Salvador-Bahia. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Microbiologia) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Rafaela Gramacho Dias Machado

FERRER, S. R.; CORDEIRO, S. M.;FONTES, C. F.. Descrição epidemiológica da New Delhi Metalobetalactamase como mecanismo de resistência bacteriana que desafia a saúde pública mundialmente. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Microbiologia) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Thairine Dantas Serafim Andrade

PEDREIRA, J. N. R.;FONTES, C. F.; CORDEIRO, S. M.. Infecção do trato urinário relacionado ao uso de cateter vesical: Breve revisão. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Microbiologia) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Tiago Sousa da Silva

FONTES, C. F.; CORDEIRO, S. M.; CERQUEIRA, S. M. A.. Impacto no diagnóstico de tuberculose com a introdução do Xpert MTB/RIF no Brasil. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Microbiologia) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Eliana Fonsêca Souza da Silva

SANTOS, M. C. C.; GUIRRA, M. F. S.;FONTES, C. F.. Perfil epidemiológico da coqueluche no Estado da Bahia no período de 2002 a 2012. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Microbiologia) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Flávia Ravazzano Fontes

FONTES, C. F.; MATOS, J. B. T. L.; BARBERINO, M. G. M. A.. Frequência e perfil de susceptibilidade a antimicrobianos de Mycoplasma homminis e Ureaplasma urealyticum, em Salvador - BA. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Microbiologia) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Milene Dias Ferreira

FONTES, C. F.; MATOS, J. B. T. L.; FERRER, S. R.. Frequência de enterobactérias e o perfil de suscetibilidade antimicrobiano em infecções do trato urinário. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Microbiologia) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Diogenes Cordeiro Mota

MASCARENHAS, R. E. M.; FERRER, S. R.;FONTES, C. F.. Achados bacteriológicos em cães naturalmente infectados pela leishmaniose visceral canina em Jequié, Bahia. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Microbiologia) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Cintia Karilane de Lima Queiroz

MARQUES, E. J.; NUNES, J. M. C.;FONTES, C. F.. Atividade antimicrobiana de macroalgas da praia de Vilas do Atlântico, do município de Lauro de Freitas Bahia - Brasil. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Microbiologia) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Julieta Gomes Santos

FONTES, C. F.; NUNES, T. J. C.; SILVA, C. A.. Importância clínica da colonização vaginal e anorretal por Streptococcus agalactiae em gestantes do terceiro trimestre. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Microbiologia) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: MILENA GÓES SALDANHA

PIRES, M. D.;FONTES, C. F.; NUNES, T. J. C.. A importância do uso do álcool gel no controle de infecções hospitalares. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Microbiologia) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Aneloise Ferreira dos Santos

FONTES, C. F.; NUNES, T. J. C.; BARROS, T. F.. Abordagem teórica: Perfil de suscetibilidade antifúngica em infecções vaginais causadas por Candida spp. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Microbiologia) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Maiara Andrade da Silva

FONTES, C. F.; SCHMIDT, C. A.; BARROS, T. F.. Estudo da atividade antimicrobiana do alecrim (Rosmarinus officinalis L.): Uma revisão. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Microbiologia) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Adriana de Souza Andrade

FONTES, C. F.; PEDREIRA, J. N. R.; SANTOS, M. S.. Perfil de resistência aos antimicrobianos em enterobactérias isoladas em um hospital da cidade de Salvador-BA. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Microbiologia) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: SANDRA MARIA DA CRUZ SANTOS

FONTES, C. F.; BARROS, T. F.; CONCEICAO FILHO, J. L.. Resistência do Mycobacterium tuberculosis. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Tópicos Avançados em Diagnóstico Laboratorial) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Nicolle Santos Ribeiro

FONTES, C. F.; BARROS, T. F.; COSTA, M. S. F.. Candidíase oral em pacientes com AIDS. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Tópicos Avançados em Diagnóstico Laboratorial) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Alano Calheira Durães

COSTA, M. S. F.; BARROS, T. F.;FONTES, C. F.. Aspectos atuais das dermatofitoses - etiologia, epidemiologia e suas formas clínicas. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Microbiologia) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Helenilda Ribeiro Machado Bacelar

FONTES, C. F.; CONCEICAO FILHO, J. L.; XAVIER, M. I. M.. Avaliação do controle de qualidade das baciloscopias da tuberculose no município de Salvador-BA, no período de julho de 2007 a julho de 2008. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Microbiologia) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Luiz Fernando de Almeida Fonseca

CONCEICAO FILHO, J. L.; BARROS, T. F.;FONTES, C. F.. Estudo do líquido pleural: aspectos bioquímicos, citológicos e microbiológicos. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Microbiologia) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Nelzuita Santos Cruz

BARROS, T. F.;FONTES, C. F.; PASTE, A. A.. Candidemia em UTI Neonatal a maternidade de referência, Salvador, Bahia, Brasil. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Microbiologia) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Rosângela de Oliveira Barreto

PEDREIRA, J. N. R.;FONTES, C. F.; ANDRADE, J. A. F.. Micobacterioses cutâneas atípicas detectadas em um laboratório de rede privada na cidade de Salvador - BA no ano de 2000 a 2008: relato de casos. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Microbiologia) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Mariana Alves de Almeida

FONTES, C. F.; CONCEICAO FILHO, J. L.; BARROS, T. F.. Infecção perinatal pelo Streptococcus agalactiae. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Tópicos Avançados em Diagnóstico Laboratorial) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: José Lourivaldo Menezes Silva

FONTES, C. F.; CONCEICAO FILHO, J. L.; BARROS, T. F.. Prevalência de tuberculose pulmonar em pacientes atendidos no 13º Centro de Saúde no Distrito Sanitário de Itapuã, Salvador-BA. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Tópicos Avançados em Diagnóstico Laboratorial) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Zilda Pereira Barbosa Almeida

FONTES, C. F.; CONCEICAO FILHO, J. L.; BARROS, T. F.. Avaliação do desempenho das estratégias utilizadas para controlar a tuberculose pulmonar no Distrito Centro Histórico de Salvador-BA. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Tópicos Avançados em Diagnóstico Laboratorial) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: René Saint-Clair Pimentel de Cerqueira

FONTES, C. F.; CONCEICAO FILHO, J. L.; BARROS, T. F.. Aspectos clínicos laboratoriais do Corynebacterium minutissimum. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Microbiologia) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Fátima Alban Riobó

FONTES, C. F.; CONCEIÇÃO FILHO, JL; Matos JBTL. Mecanismos de resistência bacteriana Pseudomonas aeruginosa: revisão de literatura. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Microbiologia) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: José Carlos Santos da Silva

PEDREIRA, Joice Neves Reis; CONCEIÇÃO FILHO, JL;FONTES, C. F.. Infecção por Streptococcus pyogenes: aspectos clínicos e epidemiológicos - revisão de literatura. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Microbiologia) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Adilio Campos Portugal

FONTES, C. F.; Santos PNP; Matos JBTL. Prevalência de hanseníase em Feira de Santana - Bahia no período de 2004 a 2006. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Microbiologia) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: KATIANE GONÇALVES FERNANDES

FONTES, C. F.; BARROS, T. F.; MATOS, J. B. T. L.. Infecções pulmonares ocasionadas por fungos oportunistas com ênfase na associação da incidência de Candida com pacientes acometidos por doenças pulmonares. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Tópicos Avançados em Diagnóstico Laboratorial) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Cristiane Miranda Andrade

FONTES, C. F.; CONCEICAO FILHO, J. L.; GUIMARAES, A. G.. Escherichia coli O157:H7 - aspectos clínicos, epidemiológicos e diagnóstico laboratorial. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Tópicos Avançados em Diagnóstico Laboratorial) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Edna Maria dos Santos Rego

BARROS, T. F.;FONTES, C. F.; CONCEICAO FILHO, J. L.. Tinha unguium: importância clínica e diagnóstica laboratorial. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Tópicos Avançados em Diagnóstico Laboratorial) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Luciana Barbosa da Silva

FONTES, C. F.; SANTOS, D. B.; COUTO, R. D.. Atual situação da tuberculose pulmonar diagnosticada em detentos da penitenciária Lemos de Brito, Salvador-BA, no período de 01/09/05 a 16/03/06. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Tópicos Avançados em Diagnóstico Laboratorial) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Scheila Adalgiza Leal de Carvalho

FONTES, C. F.; LIMA, F. W. M.; ATTA, M. L. B. S.. Avaliação de métodos utilizados no imunodiagnóstico da sífilis. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Tópicos Avançados em Diagnóstico Laboratorial) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Givanildo Cabral Pereira

FONTES, C. F.; CONCEIÇÃO FILHO, JL; PEDREIRA, J. N. R.. Validação de testes de triagem no diagnóstico bacteriológico das infecções do trato urinário. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Tópicos Avançados em Diagnóstico Laboratorial) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Malone Santos Pinheiro

FONTES, C. F.; CONCEIÇÃO FILHO, JL; PEDREIRA, J. N. R.. Validação de testes de triagem no diagnóstico bacteriológico das infecções do trato urinário. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Tópicos Avançados em Diagnóstico Laboratorial) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Alex dos Santos Almeida

FONTES, C. F.; VILAS BOAS, D. M.. Resistência às polimixinas em enterobactérias. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Viviane de Matos Ferreira

FONTES, C. F.; FREIRE, S. M.; GUERREIRO, H. M. N.. Avaliação da produção de INF-y in vitro pós estímulo com PPD em cultura de sangue humano total de voluntários do HEMOBA - Bahia. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Fundação Baiana para Desenvolvimento das Ciências.

FONTES, C. F.; BARROS, T. F.; PEDREIRA, J. N. R.. Portaria 05.2009 - Banca examinadora do processo seletivo simplificado para professor substituto da disciplina FAR157 - Microbiologia Clínica. 2009. Universidade Federal da Bahia.

FONTES, C. F.; BARROS, T. F.; OLIVEIRA, R. P.. Banca Examinadora do Concurso Público para Professor Assistente da Matéria Microbiologia. 2005. Universidade Estadual de Feira de Santana.

FONTES, C. F.. Banca de seleção simplificada para professor substituto por tempo determinado para a disciplina FAR113 - Citologia Clínica. 2002. Universidade Federal da Bahia.

FONTES, C. F.. Banca de seleção simplificada para professor substituto por tempo determinado para a disciplina FAR157 - Microbiologia Clínica. 2002. Universidade Federal da Bahia.

COSTA, L. A.;FONTES, C. F.; CARVALHO, R. D. S.. Portaria 12/1999 - Comissão Especial para o Programa de Educação Continuada nas Ciências Farmacêuticas da Faculdade de Farmácia da UFBA. 1999. Universidade Federal da Bahia.

FONTES, C. F.. Banca de Avaliação do Plano Individual de trabalho (PIT) do professor Eustáquio Linhares Borges. 1991. Universidade Federal da Bahia.

Orientou

Lucileide Gonçalves Carneiro

Microorganismos da microbiota vaginal e sua importância clínica em gestantes e neonatos; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Microbiologia) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Cleuber Franco Fontes;

Tonya Azevedo Duarte

Mutação em genes associados a virulência em isolados multidrograresistentes de Mycobacteirum tuberculosis; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Microbiologia) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Cleuber Franco Fontes;

Kedma Mascarenhas Mendes

A importância clínica das micobactérias de crescimento rápido: uma revisão; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Microbiologia) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Cleuber Franco Fontes;

Tiago Sousa da Silva

Impacto no diagnóstico de tuberculose com a introdução do Xpert MTB/RIF no Brasil; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Microbiologia) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Cleuber Franco Fontes;

Flávia Ravazzano Fontes

Frequência e perfil de susceptibilidade a antimicrobianos de Mycoplasma homminis e Ureaplasma urealyticum, em Salvador - BA; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Microbiologia) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Cleuber Franco Fontes;

Milene Dias Ferreira

Frequência de enterobactérias e o perfil de suscetibilidade antimicrobiano em infecções do trato urinário; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Microbiologia) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Cleuber Franco Fontes;

Julieta Gomes Santos

Importância clínica da colonização vaginal e anorretal por Streptococcus agalactiae em gestantes do terceiro trimestre; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Microbiologia) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Cleuber Franco Fontes;

Maiara Andrade da Silva

Estudo da atividade antimicrobiana do alecrim (Rosmarinus officinalis L; ): uma revisão; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Microbiologia) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Cleuber Franco Fontes;

Adriana de Souza Andrade

Perfil de resistência aos antimicrobianos em enterobactérias isoladas em um hospital da cidade de Salvador-BA; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Microbiologia) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Cleuber Franco Fontes;

Aneloise Ferreira dos Santos

Abordagem teórica: Perfil de suscetibilidade antifúngica em infecções vaginais causadas por Candida spp; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Microbiologia) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Cleuber Franco Fontes;

Helenilda Ribeiro Machado Bacelar

Avaliação do controle de qualidade das baciloscopias da tuberculose no municipio de Salvador-BA, no período de julho de 2007 a julho de 2008; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Microbiologia) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Cleuber Franco Fontes;

SANDRA MARIA DA CRUZ SANTOS

Resistência do Mycobacterium tuberculosis; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Tópicos Avançados em Diagnóstico Laboratorial) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Cleuber Franco Fontes;

Zilda Pereira Barbosa Almeida

Avaliação do desempenho das estratégias utilizadas para controlar a tuberculose pulmonar no Distrito Centro Histórico de Salvador-BA; 2008; 55 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Tópicos Avançados em Diagnóstico Laboratorial) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Cleuber Franco Fontes;

José Lourivaldo Menezes Silva

Prevalência de tuberculose pulmonar em pacientes atendidos no 13º Centro de Saúde no Distrito Sanitário de Itapuã, Salvador-BA; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Tópicos Avançados em Diagnóstico Laboratorial) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Cleuber Franco Fontes;

Naila Silva Neto

Infecção do trato urinário: aspectos clínicos, diagnóstico e tratamento; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Microbiologia) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Cleuber Franco Fontes;

René Saint-Clair Pimentel de Cerqueira

Aspectos clínicos e laboratoriais do corynebacterium minutissimum; 2007; 51 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Microbiologia) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Cleuber Franco Fontes;

Fátima Alban Riobó

Mecanismos de resistência bacteriana Pseudomonas aeruginosa: revisão de literatura; 2007; 60 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Microbiologia) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Cleuber Franco Fontes;

Adilio Campos Portugal

Prevalência de hanseníase em Feira de Santana - Bahia no período de 2004 a 2006; 2007; 50 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Microbiologia) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Cleuber Franco Fontes;

Anna Luiza Bastos de Oliveira

Determinação dos mecanismos de resistência de Klebsiella pneumoniae oriunda de cultura de vigilância em uma instituição de saúde soteropolitana; 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Cleuber Franco Fontes;

Francine Coutinho Barreto

Prevalência de colonização por Streptococcus agalactiae em gestantes atendidas em um laboratório privado na cidade de Salvador - BA; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Cleuber Franco Fontes;

Silvânia Figuêredo Souza

Staphylococcus aureus oxacilina resistente - uma revisão bibliográfica; 1997; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Cleuber Franco Fontes;

Maria Jaqueline Lopes Pena

Mobiluncus - revisão bibliográfica; 1997; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Cleuber Franco Fontes;

Andréa de Oliveira Castro

A urgência do controle da tuberculose frente à epidemia da AIDS; 1995; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Cleuber Franco Fontes;

Cosme Santana Cardoso

A urgência do controle da tuberculose frente à epidemia da AIDS; 1995; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Cleuber Franco Fontes;

Hugo Monteiro da Costa Júnior

A urgência do controle da tuberculose frente à epidemia da AIDS; 1995; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Cleuber Franco Fontes;

Jaciara da Silva Correia

A urgência do controle da tuberculose frente à epidemia da AIDS; 1995; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Cleuber Franco Fontes;

Jussara de Souza Silva

A urgência do controle da tuberculose frente à epidemia da AIDS; 1995; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Cleuber Franco Fontes;

Produções bibliográficas

  • FRANCO FONTES, CLEUBER ; SILVA BIDU, NADIELLE ; RODRIGUES FREITAS, FATIMA ; MARANHÃO, RAUL CAVALCANTE ; SANTOS MONTEIRO, ADRIANO DE SOUZA ; DAVID COUTO, RICARDO ; MARTINS NETTO, EDUARDO . Changes in serum amyloid A, plasma high-density lipoprotein cholesterol and apolipoprotein A-I as useful biomarkers for Mycobacterium tuberculosis infection. JOURNAL OF MEDICAL MICROBIOLOGY , v. 72, p. 17-26, 2023.

  • DUTRA, VANUSA G ; ALVES, VALÉRIA MN ; OLENDZKI, ANDRÉ N ; DIAS, CICERO AG ; DE BASTOS, ALESSANDRA FA ; SANTOS, GIANNI O ; DE AMORIN, EFIGÊNIA LT ; SOUSA, MEIREILLE ÂB ; SANTOS, ROSEMARY ; RIBEIRO, PATRICIA CS ; FONTES, CLEUBER F ; ANDREY, MARCO ; MAGALHÃES, KEDMA ; ARAUJO, ANA A ; PAFFADORE, LILIAN F ; MARCONI, CAMILA ; MURTA, EDDIE FC ; FERNANDES JR, PAULO C ; RADDI, MARIA SG ; MARINHO, PENÉLOPE S ; et.al . Streptococcus agalactiae in Brazil: serotype distribution, virulence determinants and antimicrobial susceptibility. BMC Infectious Diseases (Online) , v. 14, p. 323, 2014.

  • SANTOS, MILENA SOARES ; DE SOUSA RIBEIRO, GUILHERME ; OLIVEIRA, TAINARA QUEIROZ ; SANTOS, RENAN CARDOSO NERY ; GOUVEIA, EDILANE ; SALGADO, KÁTIA ; TAKAHASHI, DANIELE ; Fontes, Cleuber ; CAMPOS, LEILA CARVALHO ; REIS, MITERMAYER GALVÃO ; KO, ALBERT ICKSANG ; REIS, JOICE NEVES . Burden of group A streptococcal meningitis in Salvador, Brazil: report of 11 years of population-based surveillance. INTERNATIONAL JOURNAL OF INFECTIOUS DISEASES , v. 13, p. 456-461, 2009.

  • RICCI, L. C. ; FONTES, C. F. ; SIQUEIRA, P. S. ; CASTRO, A. F. PESTANA . Storage of Escherichia coli thermolabile enterotoxin on filter papers for assay by immune haemolysis reactions. MEDICAL MICROBIOLOGY AND IMMUNOLOGY , v. 172, p. 243-248, 1984.

  • YANO, T. ; OLIVEIRA, M. S. ; FONTES, C. F. ; ALMEIDA, A. C. P. ; CASTRO, A. F. P. . Detection of heat-labile (LT) enterotoxin of enterotoxigenicEscherichia coli by the radial immune hemolysis test: a modification for clinical use. MEDICAL MICROBIOLOGY AND IMMUNOLOGY , v. 171, p. 171-178, 1982.

  • FONTES, C. F. ; RICCI, L. C. ; OLIVEIRA, M. S. ; GATTI, M. S. V. ; PESTANA DE CASTRO, A. F. . Evaluation of a defined medium for the production of both thermolabile (LT) and thermostable (ST) enterotoxins ofEscherichia coli. MEDICAL MICROBIOLOGY AND IMMUNOLOGY , v. 171, p. 43-51, 1982.

  • Silva, Tiago Sousa da ; Fontes, Cleuber Franco . Impacto no diagnóstico de tuberculose com a introdução do teste rápido molecular (XPERT MTB/RIF) em um centro de referência na Bahia. In: Jaisa Klauss; Inaldo Kley do Nascimento Moraes; Patrícia Gonçalves de Freitas. (Org.). Explorando a complexidade das ciências da saúde: inovação e perspectivas interdisciplinares. 1ed.Rio de Janeiro: Editora Publicar, 2024, v. , p. 293-301.

  • GALVAO, V. S. ; SILVA, C. A. ; GOES, A. K. L. ; BASTOS, L. O. P. ; FONTES, C. F. ; PEDREIRA, J. N. R. ; CORDEIRO, S. M. . Distribution of Streptococcus agalactiae serotypes among pregnant women and meningitis cases in Salvador, Bahia. In: 29º Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2017, Foz do Iguaçu - PR. Microbiologia, 2017.

  • FONTES, C. F. ; CORDEIRO, S. M. ; PEDREIRA, J. N. R. ; SILVA, C. A. ; GOES, A. K. L. . Prevalência de colonização por Streptococcus agalactiae em gestantes atendidas em ambulatório de pré-natal em Salvador, Bahia. In: 27º Congresso Brasileiro Microbiologia, 2013, Natal - RN. Microbiologia, 2013. p. 1412.

  • FONTES, F. R. ; FONTES, C. F. ; CONCEICAO FILHO, J. L. ; ANDRADE, A. S. ; CORDEIRO, S. M. . Caracterização do perfil de resistência de cepas de Mycobacterium tuberculosis isoladas no Instituto Brasileiro para Investigação da Tuberculose (IBIT) na cidade de Salvador, Bahia. In: 26º Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2011, Foz do Iguaçu - PR. Microbiologia, 2011. p. 464.

  • FONTES, C. F. ; BACELAR, H. R. M. . Avaliação do controle de qualidade das baciloscopias da tuberculose, no município de Salvador - BA, no período de julho de 2007 a julho de 2008. In: 25º Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2009, Porto de Galinhas - PE. Micobacteriologia, 2009.

  • ALCANTARA APG ; CERQUEIRA M ; SIMÕES D ; FONTES, C. F. . Frequência de colonização por Streptococcus grupo B entre gestantes atendidas em um laboratório filantrópico de um hospital especializado de Salvador, Bahia. In: IX Congresso Brasileiro de Controle de Infecção e Epidemiologia Hospitalar, 2004, Salvador, BA. Microbiologia, 2004.

  • COELHO FILHO JC ; FONTES, C. F. . Tubérculos simulando câncer do colo uterino. In: Congresso Brasileiro de Pneumologia, 2000, Salvador, BA, 2000.

  • SAMPAIO DBP ; GUERRA C ; COSTA M ; NETTO EM ; ANDRADE E ; ANDRADE M ; FONTES, C. F. ; GALVAO T ; MATOS E . Epidemiology profile of atypical Mycobacteria at Bahia state/Brazil. In: 38th Annual Meeting of Infections Diseases SocietY of America, 2000, New Orleans, USA, 2000.

  • SANTOS MMA ; ARAÚJO SEGUNDO DN ; GOMES ECL ; AMOEDO FCS ; FONTES, C. F. ; SAMPAIO DBP ; BRITES C ; ANDRADE E ; BADARÓ R . Evaluation of the PCR - Amplicor Mycobacterium tuberculosis (TB) test in the diagnosis of pulmonary tuberculosis. In: 38th Intercience Conference on Antimicrobial Agents and Chemotherapy, 1998, San Diego, Califórnia. Infectious Diseases, 1998. p. 164-164.

  • GALVAO, V. S. ; SILVA, C. A. ; GOES, A. K. L. ; BASTOS, L. O. P. ; FONTES, C. F. ; PEDREIRA, J. N. R. ; CORDEIRO, S. M. . Distribution of Streptococcus agalactiae serotypes among pregnant women and meningitis cases in Salvador, Bahia. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FONTES, C. F. ; CORDEIRO, S. M. ; PEDREIRA, J. N. R. ; SILVA, C. A. ; GOES, A. K. L. . Prevalência de colonização por Streptococcus agalactiae em gestantes atendidas em ambulatório de pré-natal em Salvador, Bahia. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FONTES, C. F. . Controle de Infecção Hospitalar. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FONTES, C. F. . Toxicologia - Drogas de abuso, Controle Terapêutico e Toxicológico Ocupacional. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FONTES, C. F. . Microbiologia e a importância no controle de infecção hospitalar. 1991. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções

FONTES, C. F. . Coordenador da Sessão de Trabalhos Científicos do IX Congresso Brasileiro de Controle de Infecção e Epidemiologia. 2004.

FONTES, C. F. . Comissão Científica do XXXI Congresso Brasileiro de Análises Clínicas. 2004.

FONTES, C. F. . Comissão Científica do III Congresso Baiano de Farmácia e Bioquímica e III Congresso Norte/Nordeste de Farmácia e Bioquímica. 2001.

FONTES, C. F. . Comissão Científica do XVII Congresso Brasileiro de Análises Clínicas. 1990.

FONTES, C. F. . Comissão Científica do IV Congresso Farmacêutico do Norte Nordeste e II Congresso Baiano de Farmácia e Bioquímica. 1983.

FONTES, C. F. . Coordenador do Curso: Atualização em Enterobactérias do IV Congresso Farmacêutico do Norte Nordeste e II Congresso Baiano de Farmácia e Bioquímica. 1983.

FONTES, C. F. . I Simpósio Internacional de Cacau Chocolate. 2019. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

FONTES, C. F. . 2º Congresso Baiano de Análises Clínicas e 1º Congresso Baiano de Biomedicina. 2005. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

FONTES, C. F. . IX Congresso Brasileiro de Controle de Infecção e Epidemiologia Hospitalar. 2004. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

FONTES, C. F. ; UZEDA, M. ; MACHADO, R. D. ; SUASSUNA, I. R. . XVII Congresso Brasileiro de Análises Clínicas. 1990. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

FONTES, C. F. . Bacteriologia Clínica. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

FONTES, C. F. . Bacteriologia Clínica. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

FONTES, C. F. . Tópicos Especiais em Microbiologia Clínica. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

FONTES, C. F. . Bacteriologia Clínica. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

FONTES, C. F. . Bacteriologia Clínica. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

FONTES, C. F. . Tópicos Especiais em Microbiologia Clínica. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

FONTES, C. F. . Atualização em Microbiologia e Resistência Bacteriana. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

FONTES, C. F. . Aspectos Atuais em Microbiologia. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

FONTES, C. F. . Tópicos Especiais em Microbiologia Clínica. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

Projetos de pesquisa

  • 2017 - Atual

    BIOMARCADORES DE REMODELAMENTO DE PARTÍCULAS LIPOPROTEICAS COMO FATORES PROGNÓSTICOS NA TUBERCULOSE PULMONAR, Descrição: O colesterol tem recebido muita atenção, principalmente por seu envolvimento nas doenças cardiovasculares (DCV). As recomendações atuais para o tratamento de DCV são para reduzir os níveis de colesterol. No entanto, há evidências crescentes relacionando baixos níveis de colesterol com doenças associadas a agentes infecciosos, incluindo a tuberculose (TB). Pesquisas recentes sugerem que na tuberculose pulmonar há aumento e/ou redução de vários marcadores lipídicos circulantes, resultados recentemente demonstraram que moduladores de fase aguda, tanto positivos quanto negativos, estão implicados na redução do colesterol nas lipoproteínas de pacientes com tuberculose. Avaliar alterações em biomarcadores de remodelamento (estrutura e funcionalidade) de partículas de lipoproteínas em pacientes com TB sob terapia convencional. Estudo observacional com coorte prospectiva e recrutamento por seis meses, a análise terá início no tempo zero de tratamento entre dezembro de 2023 e dezembro de 2024. Serão selecionados pacientes com TB e sintomáticos respiratórios do Instituto Brasileiro de Investigação de Tuberculose. Serão registradas características sociodemográficas, clínicas e recordatórias alimentares. Os pacientes do estudo serão acompanhados por seis meses, com amostras de sangue coletadas em zero, trinta e 180 dias de tratamento. As determinações laboratoriais serão realizadas em amostras de soro e plasma, após 12 horas de jejum. Serão determinados biomarcadores do metabolismo lipídico, tamanho de partícula, potencial zeta de HDL, atividade de Paraoxonase (PON)/Aril Esterase e atividade de LCAT, PLTP e CETP. Esperamos obter, a partir da análise dos dados, indicadores de evolução favorável e/ou desfavorável para os desfechos pesquisados, como normalização ou elevação dos valores de concentração de colesterol e outros marcadores relacionados ao metabolismo de lipoproteínas. A motivação principal se dá em função do perfil lipídico ser solicitado como baseline laboratorial para o atendimento da maioria da população, assim em termos gerais, estabelecendo os cortes de forma adequada será possível identificar modificações da atividade e concentração de biomarcadores do remodelamento de partículas lipoprotéicas em pacientes com tuberculose pulmonar e relacionar os achados com o prognóstico. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (5) Doutorado: (4) . , Integrantes: Cleuber Franco Fontes - Integrante / Djanilson Barbosa dos Santos - Integrante / Ricardo David Couto - Integrante / Eduardo Martins Netto - Coordenador / Andrea Mendonça Gusmão Cunha - Integrante / Daniele Brustolim - Integrante / Theolis Costa Barbosa Bessa - Integrante / Cecília Freitas da Silva Araujo - Integrante / Fábio David Couto - Integrante / Joslene Lacerda Barreto - Integrante / Gilmara de Souza Sampaio - Integrante., Financiador(es): Centro de Pesquisas Gonçalo Moniz (FIOCRUZ) - Cooperação / Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - Cooperação / Fundação José Silveira - Auxílio financeiro.

  • 2012 - 2020

    COLONIZAÇÃO POR STREPTOCOCCUS AGALACTIAE EM GESTANTES ATENDIDAS EM AMBULATÓRIO DE PRÉ-NATAL, Descrição: Este projeto de pesquisa tem como objetivo investigar a prevalência e os fatores associados à colonização por Streptococcus agalactiae (EGB) em gestantes que estão recebendo atendimento em um ambulatório de pré-natal. O estudo envolverá a coleta de amostras do trato genital e anorretal das gestantes para análise laboratorial visando detectar a presença de EGB. Além disso, serão avaliados possíveis fatores de risco associados à colonização, como idade gestacional, histórico de infecções urinárias e uso prévio de antibióticos. Os resultados obtidos serão fundamentais para compreender a epidemiologia do EGB em gestantes, subsidiando a implementação de medidas preventivas e estratégias de manejo clínico durante o pré-natal, visando reduzir os riscos de transmissão vertical e complicações neonatais relacionadas à infecção por EGB. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Cleuber Franco Fontes - Integrante / Cláudia Alves da Silva - Integrante / Joice Neves Reis Pedreira - Integrante / Soraia Machado Cordeiro - Coordenador / Andrea Karine Lima Goes - Integrante.

  • 2003 - 2006

    ANTIBIÓTICOS EM ESPÉCIES VEGETAIS REGIONAIS, Descrição: O projeto de pesquisa "Antibióticos em Espécies Vegetais Regionais" tem como foco principal a obtenção de extratos, frações e substâncias puras com atividade antibiótica a partir de plantas pertencentes aos gêneros Andreadoxa, Esenbeckia, Spiranthera e Zanthoxylum, da família Rutaceae. A metodologia adotada incluiu a coleta dessas espécies em diferentes regiões, como a Chapada Diamantina, mata atlântica e dunas da região metropolitana de Salvador. Os extratos foram obtidos por maceração e hidrodestilação, seguidos de fracionamento e purificação utilizando técnicas fitoquímicas convencionais. Posteriormente, foram realizados testes para avaliar a atividade antimicrobiana dos materiais obtidos. Os principais resultados obtidos até o momento incluem o isolamento e purificação de micromoléculas de Andreadoxa fiava, resultando na identificação do alcaloide zantofilina com atividade antibiótica significativa. O estudo também revelou a presença de substâncias inéditas em Spiranthera odoratissima, e isolou o alcaloide diidroqueleritrina com marcante atividade antibiótica da espécie Zanthoxylum sterligerum. Além disso, a planta Zanthoxylum tingoassuiba demonstrou potente atividade fungicida em seu óleo essencial, destacando o sesquiterpeno asbisabolol como a substância responsável. Embora esses resultados ainda não tenham sido publicados devido à possibilidade de pedido de patente, eles representam avanços promissores na busca por fontes alternativas de antibióticos. Em suma, o projeto não apenas alcançou a maioria dos objetivos específicos propostos, mas também contribuiu para a formação de recursos humanos e para a implantação de infraestrutura básica para a pesquisa de plantas com potencial atividade antibiótica. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) Doutorado: (7) . , Integrantes: Cleuber Franco Fontes - Coordenador / Suzana Ramos Ferrer - Integrante / Tânia Fraga Barros - Integrante / Hygia Maria Nunes Guerreiro - Integrante / Eudes da Silva Velozo - Integrante / Cinara Vasconcelos da Silva - Integrante / Magnólia Reis da Fonseca - Integrante / André Luiz Vieira Reis - Integrante / Lourenço Luis Botelho Santana - Integrante / Sandra Virginia Alves Hohlemwerger - Integrante / Theócrito José Brito - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Banco do Nordeste do Brasil - Auxílio financeiro.

Prêmios

2019

Secretário Geral, Conselho Regional de Farmácia do Estado da Bahia | CRF-BA.

2019

Conselheiro Regional Efetivo, Conselho Regional de Farmácia do Estado da Bahia | CRF-BA.

2013

Medalha de Honra ao Mérito Farmacêutico, Conselho Regional de Farmácia do Estado da Bahia | CRF-BA.

2013

Vice-Presidente, Conselho Regional de Farmácia do Estado da Bahia | CRF-BA.

2011

Secretário Geral, Conselho Regional de Farmácia do Estado da Bahia | CRF-BA.

2011

Conselheiro, Conselho Regional de Farmácia do Estado da Bahia | CRF-BA.

2009

Diploma e Comenda do Mérito Farmacêutico, Conselho Federal de Farmácia | CFF.

1988

Membro de Honra do IX Congresso Fluminense de Farmácia e Bioquímica, Associação de Farmacêuticos do Estado do Rio de Janeiro.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal da Bahia, Faculdade de Farmácia, Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas. , Rua Barão de Geremoabo, Ondina, 40170115 - Salvador, BA - Brasil, Telefone: (71) 32836921, Fax: (71) 32836900, URL da Homepage:

Experiência profissional

1982 - Atual

Universidade Federal da Bahia

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente I, Carga horária: 40

2021 - 2023

Universidade Federal da Bahia

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado I, Carga horária: 40

1994 - 1996

Universidade Federal da Bahia

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto IV, Carga horária: 40

1992 - 1994

Universidade Federal da Bahia

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto III, Carga horária: 40

1990 - 1992

Universidade Federal da Bahia

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto II, Carga horária: 40

1988 - 1990

Universidade Federal da Bahia

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto I, Carga horária: 40

1986 - 1988

Universidade Federal da Bahia

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente IV, Carga horária: 40

Atividades

  • 11/2023

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Farmácia.Cargo ou função, Membro do Núcleo de Extensão da Faculdade de Farmácia da UFBA.

  • 04/2023

    Direção e administração, Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas - Faculdade de Farmácia.Cargo ou função, Chefe.

  • 10/2018

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Farmácia.Cargo ou função, Membro do Núcleo de Acompanhamento de Estágio Não Obrigatório (NAENO).

  • 10/1982

    Pesquisa e desenvolvimento, Faculdade de Farmácia.Linhas de pesquisa

  • 10/1982

    Ensino, Farmácia Bioquímica, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, FAR002 - Análises Clínicas I, FAR003 - Análises Clínicas III, FAR153 - Estagio II A, FAR157 - Microbiologia Clinica, FARA74 - Microbiologia Aplicada a Farmácia, FARA78 - Estágio Modular V, FARA90 - Diagnóstico Laboratorial e Saúde Pública

  • 04/2021 - 04/2023

    Direção e administração, Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas - Faculdade de Farmácia.Cargo ou função, Vice-chefe.

  • 10/2019 - 12/2021

    Extensão universitária , Faculdade de Farmácia.Atividade de extensão realizada, Coordenador do Curso de Especialização em Microbiologia - 5 Turma.

  • 10/2019 - 12/2021

    Extensão universitária , Faculdade de Farmácia.Atividade de extensão realizada, Membro do Colegiado do Curso de Especialização em Microbiologia - 5 Turma.

  • 04/2019 - 04/2021

    Direção e administração, Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas - Faculdade de Farmácia.Cargo ou função, Chefe.

  • 10/2016 - 12/2018

    Extensão universitária , Faculdade de Farmácia.Atividade de extensão realizada, Coordenador do Curso de Especialização em Microbiologia - 4 Turma.

  • 10/2016 - 12/2018

    Extensão universitária , Faculdade de Farmácia.Atividade de extensão realizada, Membro do Colegiado do Curso de Especialização em Microbiologia - 4 Turma.

  • 03/2012 - 08/2015

    Extensão universitária , Faculdade de Farmácia.Atividade de extensão realizada, Membro do Colegiado do Curso de Especialização em Microbiologia - 3 Turma.

  • 03/2012 - 08/2015

    Extensão universitária , Faculdade de Farmácia.Atividade de extensão realizada, Vice-coordenador do Curso de Especialização em Microbiologia - 3 Turma.

  • 09/2008 - 05/2010

    Extensão universitária , Faculdade de Farmácia.Atividade de extensão realizada, Membro do Colegiado do Curso de Especialização em Microbiologia - 2 Turma.

  • 12/2006 - 12/2008

    Direção e administração, Faculdade de Farmácia, Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas.Cargo ou função, Vice-chefe.

  • 08/2005 - 06/2007

    Extensão universitária , Faculdade de Farmácia.Atividade de extensão realizada, Membro do Colegiado do Curso de Especialização em Microbiologia - 1 Turma.

  • 01/2007 - 01/2007

    Direção e administração, Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas - Faculdade de Farmácia.Cargo ou função, Vice-Chefe.

  • 12/1985 - 01/1986

    Serviços técnicos especializados , Faculdade de Farmácia.Serviço realizado, Compor a lista tríplice como representante da Faculdade de Farmácia junto ao Setor de Pesquisa e Pós-graduação.

1983 - Atual

Fundação José Silveira

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Microbiologista, Carga horária: 8

Outras informações:
Microbiologista na Fundação José Silveira, principalmente com o diagnóstico da tuberculose

Atividades

  • 01/1983

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Diretoria.Cargo ou função, Conselho de Curadores.

2020 - 2023

Conselho Regional de Farmácia do estado da Bahia

Vínculo: Conselheiro Efetivo, Enquadramento Funcional: Farmacêutico, Carga horária: 20

2020 - 2023

Conselho Regional de Farmácia do estado da Bahia

Vínculo: Conselheiro Regional, Enquadramento Funcional: Farmacêutico, Carga horária: 20

2020 - 2021

Conselho Regional de Farmácia do estado da Bahia

Vínculo: Tesoureiro, Enquadramento Funcional: Farmacêutico, Carga horária: 20

2018 - 2019

Conselho Regional de Farmácia do estado da Bahia

Vínculo: Secretário-Geral, Enquadramento Funcional: Farmacêutico, Carga horária: 20

2014 - 2017

Conselho Regional de Farmácia do estado da Bahia

Vínculo: Vice-presidente, Enquadramento Funcional: Farmacêutico, Carga horária: 20

2004 - 2015

Conselho Regional de Farmácia do estado da Bahia

Vínculo: Conselheiro Efetivo, Enquadramento Funcional: Farmacêutico, Carga horária: 20

2012 - 2013

Conselho Regional de Farmácia do estado da Bahia

Vínculo: Secretário-Geral, Enquadramento Funcional: Farmacêutico, Carga horária: 20

2004 - 2005

Conselho Regional de Farmácia do estado da Bahia

Vínculo: Diretor Tesoureiro, Enquadramento Funcional: Farmacêutico, Carga horária: 20

1986 - 2002

Conselho Regional de Farmácia do estado da Bahia

Vínculo: Conselheiro Efetivo, Enquadramento Funcional: Farmacêutico, Carga horária: 20

1990 - 1993

Conselho Regional de Farmácia do estado da Bahia

Vínculo: Secretário-Geral, Enquadramento Funcional: Farmacêutico, Carga horária: 20

1987 - 1988

Conselho Regional de Farmácia do estado da Bahia

Vínculo: Presidente, Enquadramento Funcional: Farmacêutico, Carga horária: 20

1986 - 1986

Conselho Regional de Farmácia do estado da Bahia

Vínculo: Secretário Geral, Enquadramento Funcional: Farmacêutico, Carga horária: 20

Atividades

  • 04/2022 - 10/2022

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Regional de Farmácia do Estado da Bahia.Cargo ou função, Integrar o Grupo Técnico de Trabalho de Análises Clínicas.

  • 08/2016 - 08/2017

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Regional de Farmácia do Estado da Bahia.Cargo ou função, Integrar a Câmara Técnica Especializada Farmacêutica do Setor de Fiscalização.

  • 04/2004 - 10/2004

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Regional de Farmácia do Estado da Bahia.Cargo ou função, Integrar a Comissão de Ensino.

  • 01/1990 - 12/1990

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Regional de Farmácia do Estado da Bahia.Cargo ou função, Membro efetivo da Comissão de Tomada de Contas.

1980 - 1982

Universidade Estadual de Campinas

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Farmacêutico, Carga horária: 4

Outras informações:
Professor Assistente de Microbiologia do Instituto de Biologia

1978 - 1980

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Farmacêutico, Carga horária: 2