Eduardo José Guerra Seabra

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1996), mestrado em Clínicas Odontológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1999) e doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2008). Atualmente é professor classe III, nível 9 da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Clínicas odontológicas, atuando principalmente nos seguintes temas: clínica integrada, odontologia, clínica odontológica, oclusão e prevenção. Membro do Grupo de pesquisa intitulado: Grupo de Estudos Interdisciplinares em Ciências Odontológicas. Coordenador do curso de Odontologia da UERN nos períodos de 2012-2014 e 2016-2020, sendo hoje membro do Núcelo Docente Estruturante do referido curso . Autor do livro: "Oclusão e DTM: conhecimentos aplicados à clínica odontológica" e "Oclusão: fisiologia e pensamento clínico" (no prelo para publicação em 2023). Membro da Academia de Odontologia do Rio Grande do Norte. Ministrador do módulo de Oclusão e DTM em pós-graduações lato e strictu sensu. Professor do Serviço de Extensão em DTM e dores orofaciais/UERN e coordenador do projeto de extensão em Odontologia Digital na mesma faculdade. Atualmente cursa Teologia na Faculdade de Teologia Sul Americana (FTSA).

Informações coletadas do Lattes em 23/12/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Ciências da Saúde

2006 - 2008

Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Título: Avaliação "in vitro" da atividade antimicrobiana de diferentes soluções a base de hidróxido de cácio
Antonio de Lisboa Lopes Costa. Palavras-chave: HIDRÓXIDO DE CÁLCIO; HCT 20; controle químico do biofilme dentário; CLOREXIDINA.Grande área: Ciências da SaúdeGrande Área: Ciências da Saúde / Área: Odontologia / Subárea: Periodontia. Setores de atividade: Saúde Humana.

Mestrado em Clínicas Odontológicas

1997 - 1999

Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Título: ESTUDO COMPARATIVO DA ATIVIDADE DE REDUÇÃO DO ÍNDICE DE PLACA BACTERIANA DO DIGLUCONATO DE CLOREXIDINA A 0,12% E DO HCT 20 EM PACIENTES PORTADORES DE GENGIGITE E PERIODONTITE CRÔNICAS., Ano de Obtenção: 1999
Orientador: SÉRGIO VALMOR BARBOSA
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: ESTUDO COMPARATIVO; PLACA BACTERIANA; CLOREXIDINA; HCT 20; GENGIVITE CRÔNICA; PERIODONTITE CRÔNICA. Grande área: Ciências da SaúdeSetores de atividade: Saúde Humana.

Graduação em Odontologia

1992 - 1996

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Ensino Médio (2º grau)

1988 - 1990

Colégio Objetivo Potiguar

Ensino Fundamental (1º grau)

1980 - 1987

Colégio Imaculada Conceição

Formação complementar

1999 - 1999

Cariologia e Uso do Flúor. (Carga horária: 6h). , Associação Brasileira de Odontologia Rn, ABO/RN, Brasil.

1997 - 1997

Estágio no Pronto Socorro Odontológico. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

1995 - 1997

Bolsista de Iniciação Científica PIBIC/CNPq. (Carga horária: 960h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

1996 - 1996

Atualização Clínica. (Carga horária: 10h). , Conselho Regional de Odontologia do Rn, CRO/RN, Brasil.

1996 - 1996

Endodontia. (Carga horária: 16h). , Conselho Regional de Odontologia do Rn, CRO/RN, Brasil.

1996 - 1996

Estágio no Centrinho. (Carga horária: 360h). , Núcleo Regional do Hospital de Fissurados de Bauru Em Natal Rn, NRHFBN, Brasil.

1996 - 1996

Estágio Odontológico. (Carga horária: 120h). , Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, HMWG, Brasil.

1995 - 1995

Extensão universitária em Terapêutica Medicamentosa Em Odontologia. (Carga horária: 16h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

1994 - 1995

Bolsista de Extensão. (Carga horária: 288h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

1994 - 1994

Extensão universitária em I Curso de Inglês Odontológico Avançado. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

1994 - 1994

Extensão universitária em Prog Saúde e Prevenção de Doenças Bucais Crianças. (Carga horária: 32h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

1994 - 1994

Integrado Periodontia Endodontia Oclusão Prótese. (Carga horária: 12h). , Ass Nac de Docentes E Estudiosos da Oclusão, ANDEO, Brasil.

1994 - 1994

Endodontia. (Carga horária: 15h). , Associação Brasileira de Odontologia Rn, ABO/RN, Brasil.

1994 - 1994

Princípios Básicos de Atendimento de Urgência. (Carga horária: 12h). , Colégio Bras de Cirurgia E Traum Bucomaxilofacial, CBCTB, Brasil.

1994 - 1994

Hipnose Uma Terapia Alternativa. (Carga horária: 10h). , Associação Bras de Ensino Odontológico, ABENO/RN, Brasil.

1993 - 1994

Extensão universitária em I Curso de Inglês Odontológico Básico. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

1993 - 1993

Interrelação Periodontia Oclusão E Prótese. (Carga horária: 18h). , Academia Norte Rio Grandense de Odontologia, ANO, Brasil.

1992 - 1992

Oclusão Uma Interpretação Clínico Protética. (Carga horária: 12h). , Associação Brasileira de Odontologia Rn, ABO/RN, Brasil.

1992 - 1992

A Aids E A Odontologia. (Carga horária: 12h). , Ass Nac de Docentes E Estudiosos da Oclusão, ANDEO, Brasil.

1992 - 1992

Cirurgia e Implantologia Bucal. (Carga horária: 9h). , Colégio Bras de Cirurgia E Traum Bucomaxilofacial, CBCTB, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Odontologia.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Odontologia / Subárea: Periodontia.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Odontologia / Subárea: Clínica Odontológica.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Odontologia / Subárea: Prótese dentária.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Odontologia / Subárea: Materiais Odontológicos.

Organização de eventos

SEABRA, E. J. G. . IV Seamana Universitária do campus do Seridó. 2012. (Congresso).

SEABRA, E. J. G. . III Jornada de Odontologia do Seridó. 2012. (Congresso).

SEABRA, E. J. G. . II Semana Universitária do Campus do Seridó. 2009. (Congresso).

SEABRA, E. J. G. . X Reunião da Sociedade Nordestina de Pesquisa Odontológica- SNPqO. 2008. (Congresso).

SEABRA, E. J. G. . VIII CONGRESSO DE ODONTOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE E III CONGRESSO INTERNACIONAL DE ODONTOLOGIA DO RN. 2001. (Congresso).

SEABRA, E. J. G. . VII CONGRESSO DE ODONTOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE. 1999. (Congresso).

SEABRA, E. J. G. . ENCONTRO CIENTÍFICO DE ODONTOLOGIA PROF. PEDRO LOPES CARDOSO NETO. 1999. (Outro).

SEABRA, E. J. G. . XXVII CONGRESSO BRASILEIRO DE ODONTOLOGIA E VI CONGRESSO DE ODONTOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE. 1995. (Congresso).

SEABRA, E. J. G. . ENCONTRO CIENTÍFICO DE ODONTOLOGIA ASACENDINO HENRIQUE DE ALMEIDA JÚNIOR. 1993. (Outro).

SEABRA, E. J. G. . V CONGRESSO DE ODONTOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE. 1992. (Congresso).

Participação em eventos

I Jornada de Saúde Pública do Seridó. 2010. (Encontro).

II Semana Universitária do Campus do Seridó. 2009. (Encontro).

I Semana Universitária do Campus do Seridó. 2008. (Congresso).

IVIII Reunião da Associação Brasileira de Ensino Odontológico. Sequencia clínica integrada para tratamento odontológico interdisciplinar. 2008. (Congresso).

ENCOPE. 2007. (Congresso).

IVII Reunião da Associação Brasileira de Ensino Odontológico. 2007. (Congresso).

IVI Reunião da Associação Brasileira de Enino Odontológico. 2006. (Congresso).

VIII Congresso de Odontologia do Rio Grande do Norte. 2004. (Congresso).

XVI Congresso Pernambucano de Odontologia. 2004. (Congresso).

Congresso Internacional de Odontologia do Paraná. 2003. (Congresso).

XXXII Congresso Internacional de Odontologia da Bahia. Abfração: aspectos clínicos, etiologia e tratamento. 2002. (Congresso).

XIV CONGRESSO CEARENSE DE ODONTOLOGIA E XIII CONGRESSO NORDESTINO DE ODONTOLOGIA. PARTICIPOU COMO MEMBRO EFETIVO NO XIV CONGRESSO CEARENSE DE ODONTOLOGIA E XIII CONGRESSO NORDESTINO DE ODONTOLOGIA, PROMOVIDO PELA ABO/CE, REALIZADO NO PERÍODO DE 18 A 22 DE MAIO DE 2001. FORTALEZA/CE. 2001. (Congresso).

XV CONGRESSO PERNAMBUCANO DE ODONTOLOGIA, X CONGRESSO NORTE-NORDESTE DE ODONTOLOGIA E I CONGRESSO DE ODONTOLOGIA MILITAR. PARTICIPOU NA QUALIDADE DE CONGRESSISTA, NO XV CONGRESSO PERNAMBUCANO DE ODONTOLOGIA, X CONGRESSO NORTE-NORDESTE DE ODONTOLOGIA E I CONGRESSO DE ODONTOLOGIA MILITAR, REALIZADO NO PERÍODO DE 28 DE ABRIL A 02 DE MAIO DE 2000, RECIFE/PE. 2000. (Congresso).

XXXI CONGRESSO BRASILEIRO DE ODONTOLOGIA E XI CONGRESSO INTERNACIONAL DE ODONTOLOGIA DA BAHIA. PARTICIPOU NA QUALIDADE DE MEMBRO EFETIVO DO XXXI CONGRESSO BRASILEIRO DE ODONTOLOGIA E XI CONGRESSO INTERNACIONAL DE ODONTOLOGIA DA BAHIA, NO PERÍODO DE 28 DE 0UTUBRO A 01 DE NOVEMBRO DE 2000. SALVADOR/BA. 2000. (Congresso).

.PARTICIPOU NA QUALIDADE DE MEMBRO EFETIVO, DURANTE O ENCONTRO CIENTÍFICO DE ODONTOLOGIA, REALIZADO NO PERÍODO DE 12 A 15 DE NOVEMBRO DE 1999. NATAL//RN. 1999. (Encontro).

ENCONTRO CIENTÍFICO DE ODONTOLOGIA.PARTICIPOU DO CURSO DE DENTÍSTICA, MINISTRADO PELO PROF. ADAIR STEFANELLO BUSATTO, NO DIA 15 DE NOVEMBRO DE 1999, COM DURAÇÃO DE 08 HORAS DURANTE OENCONTRO CIENTÍFICO DE ODONTOLOGIA. NATAL/RN. 1999. (Encontro).

ENCONTRO CIENTÍFICO DE ODONTOLOGIA.PARTICIPOU DO CURSO DE ESTÉTICA, DURANTE O ENCONTRO CIENTÍFICO DE ODONTOLOGIA, MINISTRADO PELA DRA. DAYSE LÚCIA O. AMARAL, COM DURAÇÃO DE 08 HORAS, NO DIA 13 DE NOVEMBRO DE 1999. NATAL//RN. 1999. (Encontro).

ENCONTRO CIENTÍFICO DE ODONTOLOGIA.PARTICIPOU DO CURSO DE DENTÍSTICA, DURANTE O ENCONTRO CIENTÍFICO DE ODONTOLOGIA, MINISTRADO PELA PROF. DR. ADAIR STEFANELLO BUSATTO, COM DURAÇÃO DE 08 HORAS, NO DIA 15 DE NOVEMBRO DE 1999. NATAL//RN. 1999. (Encontro).

ENCONTRO CIENTÍFICO DE ODONTOLOGIA.PARTICIPOU DO CURSO DE PRÓTESE FIXA SOBRE IMPLANTE, DURANTE O ENCONTRO CIENTÍFICO DE ODONTOLOGIA, MINISTRADO PELA PROF. DR. MARCO ANTÔNIO BOTTINO, COM DURAÇÃO DE 08 HORAS, NO DIA 14 DE NOVEMBRO DE 1999. NATAL//RN. 1999. (Encontro).

VII CONGRESSO DE ODONTOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE. PARTICIPOU NA QUALIDADE DE MEMBRO EFETIVO, DURANTE O VII CONGRESSO DE ODONTOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE, PROMOVIDO PELA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ODONTOLOGIA/RN, REALIZADO NO PERÍODO DE 05 A 09 DE MARÇO DE 1999. NATAL/RN. 1999. (Congresso).

VII CONGRESSO DE ODONTOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE. PARTICIPOU DO CURSO DE ATUALIZAÇÃO CLÍNICA, DURANTE O VII CONGRESSO DE ODONTOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE, PROMOVIDO PELA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ODONTOLOGIA/RN, REALIZADO NO PERÍODO DE 05 A 09 DE MARÇO DE 1999. NATAL/RN. 1999. (Congresso).

V JORNADA UNIVERSITÁRIA DE ODONTOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE E I ENCONTRO NORTE-RIO-GRNADENSE DE PÓS-GRADUAÇÃO.PARTICIPOU NA QUALIDADE DE MEMBRO EFETIVO, DURANTE A V JORNADA UNIVERSITÁRIA DE ODONTOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE E I ENCONTRO NORTE-RIO-GRNADENSE DE PÓS-GRADUAÇÃO, REALIZADO NO PERÍODO DE18 A 20 DE DEZEMBRO DE 1998. NATAL/RN. 1998. (Outra).

V JORNADA UNIVERSITÁRIA DO RIO GRANDE DO NORTE E I ENCONTRO NORTE-RIO-GRANDENSE DE PÓS-GRADUAÇÃO.PARTICIPOU DO CURSO DE ODONTOLOGIA ESTÉTICA/COSMÉTICA - INDICAÇÕES E ABUSOS, DURANTE A V JORNADA UNIVERSITÁRIA DO RIO GRANDE DO NORTE, MINISTRADO PELA PRFA. DRA. SUHEM LAUAR, DEZEMBRO DE 1998, COM DURAÇÃO DE 04 HORAS. NATAL/RN. 1998. (Outra).

X CONGRESSO INTERNACIONAL DA BAHIA. PARTICIPOU DO CURSO BASES BIOLÓGICAS APLICADAS À DENTÍSTICA OPERATÓRIA - ESMALTE, DENTINA, POLPA E PERIÁPICE, DURANTE O X CONGRESSO INTERNACIONAL DA BAHIA, MINISTRADO PELO PROF. DR. FLÁVIO FAVA DE MORAES, EM 4 DE NOVEMBRO DE 1998. SALVADOR/BA. 1998. (Congresso).

X CONGRESSO INTERNACIONAL DE ODONTOLOGIA DA BAHIA, VIII SEMINÁRIO BRASILEIRO DE PROMOÇÃO DE SÁUDE BUCAL E II SEMINÁRIO DE FONOAUDIOLOGIA DA BAHIA. PARTICIPOU NA QUALIDADE DE MEMBRO EFETIVO, DURANTE O X CONGRESSO INTERNACIONAL DE ODONTOLOGIA DA BAHIA, REALIZADO NO PERÍODO DE 30 DE OUTUBRO A 04 DE NOVEMBNRO DE 1998. SALVADOR/BA. 1998. (Congresso).

II CONGRESSO PARAIBANO DE ODONTOLOGIA. PARTICIPOU DO CURSO DE ATUALIZAÇÃO CLÍNICA, DURANTE O II CONGRESSO PARAIBANO DE ODONTOLOGIA, REALIZADO NO PERÍODO DE 01 A 04 DE AGOSTO DE 1997. JOÃO PESSOA/PB. 1997. (Congresso).

II CONGRESSO PARAIBANO DE ODONTOLOGIA E I ENCONTRO INTERNACIONAL DO NORDESTE DE PROMOÇÃO DE SAÚDE BUCAL. PARTICIPOU NA QUALIDADE DE MEMBRO EFETIVO, DURANTE O II CONGRESSO PARAIBANO DE ODONTOLOGIA, PROMOVIDO PELA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ODONTOLOGIA/PB, REALIZADO NO PERÍODO DE 01 A 04 DE AGOSTO DE 1997. JOÃO PESSOA/PB. 1997. (Congresso).

III CONGRESSO DA FUNDAÇÃO ODONTOLÓGICA PRESIDENTE CASTELLO BRANCO E I JORNADA DE INTEGRAÇÃO FONOAUDIOLOGIA, NUTRIÇÃO E ODOTOLOGIA. PARTICIPOU NA QUALIDADE DE CONGRESSISTA, DURANTE O III CONGRESSO DA FUNDAÇÃO ODONTOLÓGICA PRESIDENTE CASTELLO BRANCO, REALIZADO NO PERÍODO DE 08 A 11 DE NOVEMBRO DE 1997. RECIFE/PE. 1997. (Congresso).

4 CONGRESSO BRASILEIRO E XXII JORNADA BRASILEIRA DE ESTOMATOLOGIA. PARTICIPOU NA QUALIDADE DE MEMBRO EFETIVO, DURANTE O 4 CONGRESSO BRASILEIRO E XXII JORNADA BRASILEIRA DE ESTOMATOLOGIA, REALIZADO NO PÉRÍODO DE 17 A 20 DE JULHO DE 1996. SÃO JOSÉ DOS CAMPOS/SP. 1996. (Congresso).

4 CONGRESSO BRASILEIRO E XXII JORNADA BRASILEIRA DE ESTOMATOLOGIA. PARTICIPOU DO CURSO DOENÇAS INFECTO-PARASITÁRIAS DE INTERESSE EM ESTOMATOLOGIA, DURANTE O 4 CONGRESSO BRASILEIRO DE ESTOMATOLOGIA, MINISTRADO PELO PROF. DR. GILBERTO MARCUCCI, REALIZADO NO PERÍODO DE 17 A 20 DE JULHO DE 1996. SÃO JOSÉ DOS CAMPOS/SP. 1996. (Congresso).

III JORNADA UNIVERSITÁRIA DO RIO GRANDE DO NORTE.PARTICIPOU DO CURSO DE DENTÍSTICA, DURANTE A IV JORNADA UNIVERSITÁRIA DO RIO GRANDE DO NORTE, MINISTRADO PELO PROFA. DRA. MARIA FIDELA DE LIMA NAVARRO, CARGA HORÁRIA DE 08 HORAS, REALIZADO NO PERÍODO 05 A 08 DE JUNHO DE 1996. NATAL/RN. 1996. (Outra).

IV JORNADA UNIVERSITÁRIA DE ODONTOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE.PARTICIPOU NA QUALIDADE DE MEMBRO EFETIVO, DURANTE A IV JORNADA UNIVERSITÁRIA DE ODONTOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE, REALIZADO NO PERÍODO DE 05 A 08 DE JUNHO DE 1996. NATAL/RN. 1996. (Outra).

IV JORNADA UNIVERSITÁRIA DO RIO GRANDE DO NORTE.PARTICIPOU DO CURSO DE ESTOMATOLOGIA, DURANTE A IV JORNADA UNIVERSITÁRIA DO RIO GRANDE DO NORTE, MINISTRADO PELO PROF. DR. CÉSAR SANT'ANA LORANDI, COM CARGA HORÁRIA DE 08 HORAS, REALIZADO NO DIA 06 DE JUNHO DE 1996. NATAL/RN,. 1996. (Outra).

XIII CONGRESSO PERNAMBUCANO E VII CONGRESSO NORTE-NORDESTE DE ODONTOLOGIA. PARTICIPOU DO CURSO DE PRÓTESE FIXA, MINISTRADO PELO PROF. LUIZ FERNANDO PEGORARO, DURANTE O XIII CONGRESSO PERNAMBUCANO E VII CONGRESSO NORTE-NORDESTE DE ODONTOLOGIA, REALIZADO NO PERÍODO DE 29 DE MARÇO A 03 DE ABRIL DE 1996. RECIFE/PE. 1996. (Congresso).

XIII CONGRESSO PERNAMBUCANO E VIII CONGRESSO NORTE-NORDESTE DE ODONTOLOGIA. PARTICIPOU COMO MEMBRO EFETIVO DO XIII CONGRESSO PERNAMBUCANO E VIII CONGRESSO NORTE-NORDESTE DE ODONTOLOGIA, REALIZADO NO PERÍODO DE DE 29 ADE MARÇO A 03 DE ABRIL DE 1996. RECIFE/PE. 1996. (Congresso).

XIII CONGRESSO PERNAMBUCANO E VIII CONGRESSO NORTE-NORDESTE DE ODONTOLOGIA. FREQÜENTOU O CURSO DE PRÓTESE FIXA, MINISTRADO PELO PROF. LUIZ FERNANDO PEGORADO, DURANTE O XIII CONGRESSO PERNAMBUCANO E VIII CONGRESSO NORTE-NORDESTE DE ODONTOLOGIA, REALIZADO NO PERÍODO DE DE 29 ADE MARÇO A 03 DE ABRIL DE 1996. RECIFE/PE. 1996. (Congresso).

XIII CONGRESSO PERNAMBUCANO E VIII CONGRESSO NORTE-NORDESTE DE ODONTOLOGIA. PARTICIPOU DO CURSO AJUSTE OCLUSAL, A UTILIZAÇÃO DO CIMENTO DE IONOMERO DE VDIRO NA CLÍNICA INFANTIL, MINISTRADO PELO PROF. FRANCISCO VERIDIANO ALMEIDA F. BORBA DE ARAÚJO, DURANTE O XIII CONGRESSO PERNAMBUCANO, REALIZADO EM ABRIL DE 1996. RECIFE/PE. 1996. (Congresso).

I CONGRESSO PARAIBANO DE ODONTOLOGIA. PARTICIPOU NA QUALIDADE DE MEMBRO EFETIVO, DURANTE O I CONGRESSO PARAIBANO DE ODONTOLOGIA, REALIZADO NO PERÍODO DE 16 A 20 DE JUNHO DE 1995. JOÃO PESSOA/PB. 1995. (Congresso).

III JORNADA UNIVERSITÁRIA DE ODONTOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE. PARTICIPOU COM FREQÜÊNCIA DO SIMPÓSIO DE ATUALIZAÇÃO O CIRURGIÃO-DENTISTA NO CONTEXTO ATUAL, DURANTE A III JUORN, MINISTRADO PELOS PROFS. REJANE A. DE CARVALHO, ENTRE OUTROS, CARGA HORÁRIA DE 04 HORAS, REALIZADO NO DIA 1 DE JULHO DE 1995. NATAL/RN. 1995. (Congresso).

III JORNADA UNIVERSITÁRIA DE ODONTOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE.PARTICIPOU NA QUALIDADE DE MEMBRO EFETIVO, DURANTE A III JORNADA UNIVERSITÁRIA DE ODONTOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE, REALIZADO NO PERÍODO DE 28 DE JUNHO A 01 DE JULHO DE 1995. NATAL/RN. 1995. (Outra).

III JORNADA UNIVERSITÁRIA DO RIO GRANDE DO NORTE.PARTICIPOU NA COM FREQÜÊNCIA DO CURSO DE ENDODONTIA, DURANTE A III JORNADA UNIVERSITÁRIA DO RIO GRANDE DO NORTE, MINISTRADO PELO PROF. DR. CLÓVIS MONTEIRO BRAMANTE, CARGA HORÁRIA DE 08 HORAS, REALIZADO NO DIA 30 DE JULHO DE 1995. NATAL/RN. 1995. (Outra).

III JORNADA UNIVERSITÁRIA DO RIO GRANDE DO NORTE,.PARTICIPOU DO CURSO DE DENTÍSTICA, DURANTE A III JORNADA UNIVERSITÁRIA DO RIO GRANDE DO NORTE, MINISTRADO PELO PROFS. ANDRÉ LUÍS BARRACINNI CENTOLA E TELMA NUNES DO NASCIMENTO, CARGA HORÁRIA DE 08 HORAS, REALIZADO NO DIA 29 DE JUNHO DE 1995. NATAL/RN. 1995. (Outra).

XI CONGRESSO CEARENSE DE ODONTOLOGIA, X CONGRESSO NORDESTINO DE ODONTOLOGIA E I FÓRUM NORTE/NORDESTE DE ACADÊMICOS DE ODONTOLOGIA. PARTICIPOU NA QUALIDADE DE MEMBRO EFETIVO, DURANTE O XI CONGRESSO CEARENSE DE ODONTOLOGIA, REALIZADO NO PERÍODO DE 19 A 24 DE MAIO DE 1995. FORTALEZA/CE.. 1995. (Congresso).

XXVII CONGRESSO BRASILEIRO DE ODONTOLOGIA E VI CONGRESSO DE ODONTOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE. PARTICIPOU NA QUALIDADE DE MEMBRO EFETIVO, DURANTE O XXVII CONGRESSO BRASILEIRO DE ODONTOLOGIA, REALIZADO NO PERÍODO DE 29 DE SETEMBRO A 04 DE OUTUBRO DE 1995. NATAL/RN. 1995. (Congresso).

XXVII CONGRESSO BRASILEIRO DE ODONTOLOGIA E VI CONGRESSO DE ODONTOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE. PARTICIPOU DO CURSO DE RADIO-DIAGNÓSTICO ORAL, DURANTE O XXVII CONGRESSO BRASILEIRO DE ODONTOLOGIA, MINISTRADO PELO PROF. ISRAEL CHILVARQUER, COM CARGA HORÁRIA DE 08 HORAS, REALIZADO NO PERÍODO DE 29 DE SETEMBRO A 04 DE OUTUBRO DE 1995. NATAL/RN. 1995. (Congresso).

XXVII CONGRESSO BRASILEIRO DE ODONTOLOGIA E VI CONGRESSO DE ODONTOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE. PARTICIPOU DO CURSO DE ATUALIZAÇÃO CLÍNICA, DURANTE O XXVII CONGRESSO BRASILEIRO DE ODONTOLOGIA E VI CONGRESSO DE ODONTOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE, REALIZADO NO PERÍODO DE 29 DE SETEMBRO A 04 DE OUTUBRO DE 1995. NATAL/RN,. 1995. (Congresso).

16 CONGRESSO PAULISTA DE ODONTOLOGIA E 26 CONGRESSO BRASILEIRO DE ODONTOLOGIA. PARTICIPOU NA QUALIDADE DE CONGRESSISTA, DURANTE O 16 CONGRESSO PAULISTA DE ODONTOLOGIA, REALIZADO NO PERÍODO DE 24 A 29 DE JANEIRO DE 1994. SÃO PAULO/SP. 1994. (Congresso).

EMINÁRIO DE AVALIAÇÃO E REFORMA CURRICULAR DO CURSO DE ODONTOLOGIA.PARTICIPOU DO SEMINÁRIO DE AVALIAÇÃO E REFORMA CURRICULAR DO CURSO DE ODONTOLOGIA, NO DIA 19 DE SETEMBRO DE 1994, COM DURAÇÃO DE 8 HORAS, PRÓ-REITORIA PARA ASSUNTOS ACADÊMICOS DA UFRN, NATAL/RN. 1994. (Seminário).

II CONGRESSO E XX JORNADA BRASILEIRA DE ESTOMATOLOGIA. PARTICIPOU NA QUALIDADE DE MEMBRO EFETIVO, DURANTE O II CONGRESSO E XX JORNADA BRASILEIRA DE ESTOMATOLOGIA, REALIZADO NO PERÍODO DE 13 A 16 DE JULHO DE 1994. GOIÂNIA/GO. 1994. (Congresso).

II CONGRESSO E XX JORNADA BRASILEIRA DE ESTOMATOLOGIA. PARTICIPOU DO CURSO SOBRE CISTOS E TUMORES ODONTOGÊNICOS, COM DURAÇÃO DE 12 HORAS, DURANTE O II CONGRESSO E XX JORNADA BRASILEIRA DE ESTOMATOLOGIA, REALIZADA NO PERÍODO DE 13 A 16 DE JULHO DE 1994. GOIÂNIA/GO. 1994. (Congresso).

JORNADA UNIVERSITÁRIA DE ODONTOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE.PARTICIPOU NA QUALIDADE DE MEMBRO EFETIVO, DURANTE A JORNADA UNIVERSITÁRIA DE ODONTOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE, REALIZADO NO PERÍODO DE 01 A 05 DE JUNHO DE 1994. NATAL/RN. 1994. (Outra).

XV CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE ODONTOLOGIA E VIII CONGRESSO BAHIANO DE ODONTOLOGIA. PARTICIPOU DO CURSO DE RADIOLOGIA, MINISTRADO PELO PROF. PAULO R. SANTOS E JANE L.F. MATOS, DURANTE O XV CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE ODONTOLOGIA, COM 4 HORAS DE DURAÇÃO, REALIZADO NO PERÍODO DE 28 DE OUTUBRO A 02 DE NOVEMBRO DE 1994. SALVADOR/BA. 1994. (Congresso).

XV CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE ODONTOLOGIA E VIII CONGRESSO BAIHANO DE ODONTOLOGIA. PARTICIPOU NA QUALIDADE DE MEMBRO EFETIVO, DURANTE O XV CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE ODONTOLOGIA E VIII CONGRESSO BAIHANO DE ODONTOLOGIA, REALIZADO NO PERÍODO DE 28 A DE OUTUBRO A 02 DE NOVEMBRO DE 1994. SALVADOR/BA. 1994. (Congresso).

ENCONTRO CIENTÍFICO DE ODONTOLOGIA.PARTICIPOU DO CURSO DE FARMACOLOGIA E TERAPÊUTICA, DURANTE O ENCONTRO CIENTÍFICO DE ODONTOLOGIA, MINISTRADO PELA PROF. ZAÍRA MARIA BRUNO DE FIGUEREDO, CARGA HORÁRIA DE 08 HORAS/AULA, REALIZADO NO PERÍODO DE 03 A 06 DE NOVEMBRO DE 1993. NATAL//RN. 1993. (Encontro).

ENCONTRO CIENTÍFICO DE ODONTOLOGIA.PARTICIPOU DO CURSO DE CONTROLE E MANUTENÇÃO EM PERIODONTIA E PRÓTESE, DURANTE O ENCONTRO CIENTÍFICO DE ODONTOLOGIA, MINISTRADO PELO PROF. JOSÉ HIDELBRANDO TODESCAN, CARGA HORÁRIA DE 08 HORAS, REALIZADO NO PERÍODO DE 03 A 06 DE NOVEMBRO DE 1993. NATAL/RN. 1993. (Encontro).

ENCONTRO CIENTÍFICO DE ODONTOLOGIA.PARTICIPOU DO CURSO DE DENTÍSTICA, DURANTE O ENCONTRO CIENTÍFICO DE ODONTOLOGIA, MINISTRADO PELO PROF. UEIDE FERNANDO FONTANA, CARGA HORÁRIA DE 08 HORAS/AULA, REALIZADO NO PERÍODO DE 03 A 06 DE NOVEMBRO DE 1993. NATAL/RN. 1993. (Encontro).

ENCONTRO CIENTÍFICO DE ODONTOLOGIA.PARTICIPOU DO CURSO DE ATUALIZAÇÃO CLÍNICA, DURANTE O ENCONTRO CIENTÍFICO DE ODONTOLOGIA, MINISTRADO PELOS PROFS. UOSTON H. DA SILVA, WASHINGTON M. S. PESSOA, EDUARDO G. SEABRA, MARCELO A. GALANTE, REALIZADO EMNOVEMBRO DE 1993. NATAL/RN. 1993. (Encontro).

I JORNADA UNIVERSITÁRIA DE ODONTOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE.PARTICIPOU NA QUALIDADE DE MEMBRO EFETIVO, DURANTE A I JORNADA UNIVERSITÁRIA DE ODONTOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE, REALIZADO NO PERÍODO DE 30 DE SETEMBRO A 03 DE OUTUBRO DE 1993. NATAL/RN. 1993. (Outra).

I JORNADA UNIVERSITÁRIA DO RIO GRANDE DO NORTE.PARTICIPOU NA COMO OUVINTE DO CURSO DE ORTODONTIA AO ALCANCE DO CLÍNICO, DURANTE A I JORNADA UNIVERSITÁRIA DO RIO GRANDE DO NORTE, MINISTRADO PELO PROF. DR. FRANCISCO AJALMAR MAIA, REALIZADO NO PERÍODO DE 30 DE SETEMBRO A 03 DE OUTUBRO DE 1993. NATAL/RN. 1993. (Outra).

I JORNADA UNIVERSITÁRIA DO RIO GRANDE DO NORTE.PARTICIPOU NA COMO OUVINTE DO CURSO DE PERIODONTIA E IMPLANTODONTIA, DURANTE A I JORNADA UNIVERSITÁRIA DO RIO GRANDE DO NORTE, MINISTRADO PELO PROF. DR. WILSON R. SENDYK, REALIZADO NO PERÍODO DE 30 DE SETEMBRO A 03 DE OUTUBRO DE 1993. NATAL/RN. 1993. (Outra).

IV JORNADA PARAIBANA DE ODONTOLOGIA.PARTICIPOU NA QUALIDADE DE MEMBRO EFETIVO, DURANTE A IV JORNADA PARAIBANA DE ODONTOLOGIA, REALIZADA NO PERÍODO DE 04 A 07 DE AGOSTO DE 1993. JOÃO PESSOA/PB. 1993. (Outra).

V CONGRESSO DE ODONTOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE. PARTICIPOU NA QUALIDADE DE MEMBRO EFETIVO, DURANTE O V CONGRESSO DE ODONTOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE, REALIZADO NO PERÍODO DE 27 A 31 DE AGOSTO DE 1992. NATAL/RN. 1992. (Congresso).

V CONGRESSO DE ODONTOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE. PARTICIPOU DO CURSO DE DENTÍSTICA, DURANTE O V CONGRESSO DE ODONTOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE, MINISTRADO PELO PROF. ADAIR LUIZ STEFANELLO BUZATO, DURAÇÃO DE 08 HORAS, REALIZADO NO PERÍODO DE 27 A 31 DE AGOSTO DE 1992. NATAL/RN. 1992. (Congresso).

V CONGRESSO DE ODONTOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE. PARTICIPOU DO CURSO DE PRÓTESE, DURANTE O V CONGRESSO DE ODONTOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE, MINISTRADO PELO PROF. LUIZ FERNANDO PEGORÁRO, COM DURAÇÃO DE 08 HORAS, REALIZADO NO PERÍODO DE 27 A 31 DE AGOSTO DE 1992. NATAL/RN. 1992. (Congresso).

Participação em bancas

Aluno: Maria do Socorro da Costa Inácio

Paiva;SEABRA, E. J. G.; DUTRA, L. C.. RELAÇÃO ENTRE LESÕES NÃO CARIOSAS, NÍVEL EDUCACIONAL E CONHECIMENTO EM SAÚDE BUCAL. 2023. Dissertação (Mestrado em Saúde e Sociedade) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: ALEXANDRE POLICARPO DA SILVA

SEABRA, E. J. G.; Morais; OLIVEIRA, M. F. J.. Avaliação da cobertura de procedimentos cirúrgicos e protéticos odontológicos na atenção secundária do estado do Rio grande do Norte. 2015. Dissertação (Mestrado em Saúde e Sociedade) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Laio da Costa Dutra

SEABRA, E. J. G.; Morais; Almeida, EO. AVALIAÇÃO DA CONDIÇÃO DENTÁRIA DE PACIENTES COM DISFUNÇÃO TEMPOROMANDIBULAR NA CLÍNICA DE ODONTOLOGIA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE. 2015. Dissertação (Mestrado em Saúde e Sociedade) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Ubaldo Onésio de Araújo Silva

Medeiros, H J; PIUVESAN, G.;SEABRA, E. J. G.. Programa se Saúde na Escola: estado nutricional e saúde bucal dos escolares na cidade de Mossoró/RN. 2015. Dissertação (Mestrado em Saúde e Sociedade) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Ana Clara Soares Paiva Tôrres

SEABRA, E. J. G.; CALDERON, P. S.; CARREIRO, A. F. P.. Falhas e complicações com o uso de prótese parcial removível inferior de extremidade livre bilateral. 2014. Dissertação (Mestrado em Odontologia Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Maria Helena de Siqueira Torres Morais

CARREIRO, A. F. P.; CALDERON, P. S.;SEABRA, E. J. G.. Análise do desajuste vertical na interface pilar/implante de infraestruturas confeccionadas pelo método MAD/MAM e CAD/CAM. 2014. Dissertação (Mestrado em Clínicas Odontológicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: THIAGO FERNANDO DE ARAÚJO SILVA

SEABRA, E. J. G.Barbosa; NOBREGA, F. J. J. O.. Desenvolvimento e validação clínica de software para automação da tomada do índice RDC/TMD. 2014. Dissertação (Mestrado em Saúde e Sociedade) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: GABRIELA MONTEIRO DE ARAUJO

BarbosaSEABRA, E. J. G.; CARREIRO, A. F. P.. Passividade na interface prótese/pilar intermediário de infraestruturas implantossuportadas confeccionadas pela tecnologia CAD/CAM e método convencional. 2014. Dissertação (Mestrado em Clínicas Odontológicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Diego Moura Soares

SEABRA, E. J. G.; da Silva; LINS, R. D. A. U.. Influência da laserterapia na proliferação de células-tronco do ligamento periodontal humano. 2013. Dissertação (Mestrado em Odontologia Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Fernando Jose de Oliveira Nobrega

QUEIROZ, L. M. G.; SILVEIRA, E. J. D.; DANTAS, E. M.; NONAKA, C. F. W.;SEABRA, E. J. G.. Análise da expressão imuno-histoquímica da ciclofilina A, emmprin e MMP-13 na doença periodontal. 2013. Tese (Doutorado em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS ODONTOLÓGICAS) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: MARIA DE LOURDES SILVA DE ARRUDA MORAIS

SEABRA, E. J. G.. Estudo clinicopatológico das neoplasias benignas e malignas de glândulas salivares maiores e menores. 2011. Tese (Doutorado em Ciências da Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Maria Helena de Siqueira Torres Morais

SEABRA, E. J. G.; CARREIRO, A. F. P.; FERREIRA, M. A. F.. Desajuste vertical na interface pilar/implante de infraestruturas confeccionadas pelo método mada/mam e cad/cam. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: GABRIELA MONTEIRO DE ARAUJO

SEABRA, E. J. G.; CARREIRO, A. F. P.;Barbosa. Passividade na interface prótese/pilar intermediário de infraestruturas implantossuportadas confeccionadas pela tecnologia cad/cam e método convencional. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Ubaldo Onésio de Araújo Silva

Medeiros, H J;SEABRA, E. J. G.. ATUAÇÃO MULTIDISCIPLINAR NO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE MOSSORÓ/RN. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde e Sociedade) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Nailton José Brandão de Albuquerque Filho

Medeiros, H J; Cunha Junior A T;SEABRA, E. J. G.. Alterações nos marcadores antropométricos e metabólicos em adolescentes com excesso de peso submetidos a um treinamento concorrente. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde e Sociedade) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: João Carlos Lopes Bezerra

Cunha Junior A T; Medeiros, H J;SEABRA, E. J. G.. FACILITAÇÃO NEUROMUSCULAR PROPRIOCEPTIVA EM IDOSOS. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde e Sociedade) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: KARLEANDRO ULISSES DE MEDEIROS LUCENA

Moura; OLIVEIRA, H. G.;SEABRA, E. J. G.. PLANO DE NEGÓCIOS: GUIA PARA ORIENTAR CIRURGIÕES DENTISTAS NA ABERTURA DE UM CONSULTÓRIO OU CLÍNICA ODONTOLÓGICA. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Joaquim Samuel dos Santos

Paiva; SANTOS, P. C.;SEABRA, E. J. G.. REANATOMIZAÇÃO DENTÁRIA POR MEIO DE FACETAS ESTÉTICAS: RESINAS COMPOSTAS SÃO A MELHOR ESCOLHA?. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Mariana Barbosa Câmara de Souza

Barbosa; CALDERON, P. S.;SEABRA, E. J. G.. Análise da postura cervical e sua correlação com a disfunção temporomandibular: uma abordagem clínica e radiográfica. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Isabelle da Costa Ribairo

SEABRA, E. J. G.; Paiva; Oliveira, HG de. Necessidades do tratamento dos pacientes da Clínica Integrada de Odontologia da UERN por especialidade odontológica. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Manoel de Sousa

MONTEIRO, A. K. P.; Neto J A;SEABRA, E. J. G.. Reabilitação Estética do segmento Anterior na Dentição Decídua: Relato de Caso Clínico. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Mariana Carvalho de Freitas Tavares

Barbosa; Almeida, EO;SEABRA, E. J. G.. Relação entre a presença de disfunção temporomandibular e hábitos pessoais deletérios em alunos do curso de graduação em Odontologia da UFRN. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Ana Beatriz Fernandes de Azevedo

Barbosa; Almeida, EO;SEABRA, E. J. G.. Disfunção temporomandibular e sua correlação com a ansiedade em acadêmicos de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Kátia Cibele Alves Dantas Cota

SEABRA, E. J. G.; Martins, ARLA; Morais. Conhecimento dos trabalhadores rurais do município de Caicó-RN acerca da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de boca. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Maria Júlia de Medeiros

SEABRA, E. J. G.; SA, J. C.; ARAUJO FILHO, G. C.. Análise do planejamento de próteses parciais removíveis de pacientes atendidos na faculdade de odontologia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Adyelle Dantas Ribeiro

SEABRA, E. J. G.; MONTEIRO, A. K. P.; Neto J A. Prevalência de maloclusão e impacto na qualidade de vida de escolares de 11 a 14 anos no município de Caicó, Rio Grande do Norte. Brasil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Pablo Petrúcio F

SEABRA, E. J. G.; Oliveira, HG de;Dutra. Lima.Atendimento integral de paciente com DTM. Da remissão do quadro ao tratamento definitivo: relato de caso. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Jehan Ittalo Nunes Vieira

SEABRA, E. J. G.; SA, J. C.; Oliveira, HG de. INFLUÊNCIA DA TÉCNICA DE INSERÇÃO DA RESINA COMPOSTA ODONTOLÓGICA NA LISURA SUPERFICIAL DA RESTAURAÇÃO. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Laio da Costa Dutra

SEABRA, E. J. G.; Oliveira, HG de; Morais. Abrasão dentária e abfração: uma revisão sistemática. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Wanderlúcia Garcia Costa

SEABRA, E. J. G.; MONTEIRO, A. K. P.; Faria. Influência do desvio da linha média superior na atratividade do sorriso. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: SÁVIO ARRUDA

SEABRA, E. J. G.. Solução alternativa para clareamento de dente desvitalizado. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Associação Caruaruense de Ensino Superior.

SEABRA, E. J. G.. Concurso para professor de Periodontia/ UEPB. 2012.

Barbosa; Faria;SEABRA, E. J. G.. Prótese Dentária. 2010. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

SEABRA, E. J. G.. clínica multidisciplinar, Materiais dentários e Prótese Dentária. 2010. Universidade Federal de Campina Grande.

SEABRA, E. J. G.. Concurso para docente do curso de THD. 2009. Universidade Federal de Campina Grande.

SEABRA, E. J. G.; Maia Filho; Pinto. Docente em Cirurgia odontológica, cirurgia buco maxilar e traumatologia bucomaxilofacial. 2008. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

SEABRA, E. J. G.; Pessoa. Atendente de Consultório Dentário. 2008. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

SEABRA, E. J. G.; Araújo Neto. Monitoria de Farmacologia Aplicada à Odontologia. 2015. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

SEABRA, E. J. G.; SA, J. C.; ARAUJO FILHO, G. C.. Monitoria em Prótese Dentária I. 2013. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

SEABRA, E. J. G.; Araújo Neto; ARAUJO FILHO, G. C.. Monitoria em Farmacologia Aplicada à Odontologia. 2013. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

SEABRA, E. J. G.. Estágio Probatório de Rozinaldo Melo de Araújo. 2013. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

SEABRA, E. J. G.. Estágio probatório de Daniel Pukey Oliveira Galvão. 2013. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

SEABRA, E. J. G.. Avaliação do Estágio probatório da técnica Janaína Maria Pereira. 2012. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

SEABRA, E. J. G.. Avaliação do estágio probatório da técnica Fabiana Fernandes da Costa. 2012. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

SEABRA, E. J. G.; Silva, FAC; Araújo. F. Avaliação de estágio probatório de Samuel Medley Bezerra Teixeira. 2012. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

SEABRA, E. J. G.; ARAUJO FILHO, G. C.; SA, J. C.. Monitoria de Prótese Dentária. 2012. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

SEABRA, E. J. G.; Araújo Neto; ARAUJO FILHO, G. C.. Monitoria de Farmacologia. 2012. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

SEABRA, E. J. G.; Silva, FAC; Araújo. F. Avaliação do estágio probatório de Geórgia Alves de Souza da Silva. 2012. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

SEABRA, E. J. G.; Pinto; Bittencourt. Concurso para monitoria de Clínica Infantil-UERN. 2011.

SEABRA, E. J. G.; Pinto; Faria. Concurso para monitoria de Anatomie e escultura dentária-UERN. 2011. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

SEABRA, E. J. G.; Araújo Neto; Morais. Concurso para monitoria de Cirurgia Odontológica. 2011. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

SEABRA, E. J. G.; Pessoa. Avaliação de estágio probatório de Gerdo Bezerra de Faria. 2009. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

SEABRA, E. J. G.; Faria. Avaliação de estágio probatório de Daniela Mendes da Vaiga Pessoa. 2009. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

SEABRA, E. J. G.; Luchiari. Coincurso de monitoria para a disciplina de fisiologia. 2008. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

SEABRA, E. J. G.. Concurso de monitoria em anatomia geral. 2007. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

SEABRA, E. J. G.. MEMBRO DA COMISSÃO DE AVALIÇÃO DE CONCURSO DE SELEÇÃO PARA MONITORIA DO CURSO DE ODONTOLOGIA. 2002. Universidade Potiguar.

Orientou

Hadrielle Araújo

FLUXOGRAMA SIMPLIFICADO PARA O DIAGNÓSTICO CLÍNICO DA DISFUNÇÃO TEMPOROMANDIBULAR; Início: 2022; Iniciação científica (Graduando em Odontologia) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; (Orientador);

MAÉRLI MARIA DA SILVA DANTAS COSTA

PLANO DE TRATAMENTO ODONTOLÓGICO INTEGRADO NA ATENÇÃO DE SAÚDE BUCAL; Início: 2022; Iniciação científica (Graduando em Odontologia) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; (Orientador);

ALEXANDRE POLICARPO DA SILVA

Avaliação da cobertura de procedimentos cirúrgicos e protéticos odontológicos na atenção secundária do estado do Rio grande do Norte; 2015; Dissertação (Mestrado em Saúde e Sociedade) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte,; Orientador: Eduardo José Guerra Seabra;

Laio da Costa Dutra

AVALIAÇÃO DA CONDIÇÃO DENTÁRIA DE PACIENTES COM DISFUNÇÃO TEMPOROMANDIBULAR NA CLÍNICA DE ODONTOLOGIA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE; 2015; Dissertação (Mestrado em Saúde e Sociedade) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte,; Orientador: Eduardo José Guerra Seabra;

Mikaely Martins Pedroza

Uso do ajuste oclusal na terapia ortodôntica: um estudo entre os profissionais atuantes em ortodontia do Rio Grande do Norte; 2015; Dissertação (Mestrado em Saúde e Sociedade) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte,; Orientador: Eduardo José Guerra Seabra;

Fernanda Alves da Silva

Percepção do transplante renal sob a ótica dos pacientes em hemodiálise; 2015; Dissertação (Mestrado em Saúde e Sociedade) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte,; Orientador: Eduardo José Guerra Seabra;

Larissa Angélica de Medeiros Bezerra

CONDIÇÕES DE SAÚDE BUCAL DOS USUÁRIOS DO SERVIÇO DE ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR; 2015; Dissertação (Mestrado em Saúde e Sociedade) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte,; Orientador: Eduardo José Guerra Seabra;

SAMARA CIRILO FEITOSA GERMANO

ESTUDO COMPARATIVO DA EFICÁCIA CLÍNICA DE DOIS DENTIFRÍCIOS NO CONTROLE DO BIOFILME SUPRAGENGIVAL E DA GENGIVITE EM ADOLESCENTES; 2013; Dissertação (Mestrado em Odontologia) - Centro de Pesquisas Odontológicas São Leopoldo Mandic,; Coorientador: Eduardo José Guerra Seabra;

THIAGO FERNANDO DE ARAÚJO SILVA

DESENVOLVIMENTO E VALIDAÇÃO CLÍNICA DE SOFTWARE PARA AUTOMAÇÃO DA TOMADA DO ÍNDICE RDC/TMD; 2012; Dissertação (Mestrado em Saúde e Sociedade) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte,; Orientador: Eduardo José Guerra Seabra;

Julianny Nascimento Silva

Dispositivos interoclusais totais e seus benefícios: Relato de caso; ; 2023; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Prótese Dentária) - Instituto de Odontologia das Américas; Orientador: Eduardo José Guerra Seabra;

Joaquim Samuel dos Santos

REANATOMIZAÇÃO DENTÁRIA POR MEIO DE FACETAS ESTÉTICAS: RESINAS COMPOSTAS SÃO A MELHOR ESCOLHA?; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Odontologia) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Eduardo José Guerra Seabra;

Carlos César Marques Cavalcante

Fatores predisponentes para a necessidade de troca das restaurações diretas em amálgama e resina composta; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Odontologia) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Eduardo José Guerra Seabra;

Hugo Matheus Câmara Oliveira

PROTOCOLO DE IMAGENS COMO INSTRUMENTO DE CONSTRUÇÃO DO PLANO DE TRATAMENTO ODONTOLÓGICO INTEGRAL; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Odontologia) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Eduardo José Guerra Seabra;

Valéria Batista da Silva

LISURA SUPERFICIAL DA RESINA COMPOSTA FRENTE A TÉCNICAS DE POLIMENTO; ; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Odontologia) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Eduardo José Guerra Seabra;

Isabelle da Costa Ribeiro

Necessidades do tratamento dos pacientes da Clínica Integrada de Odontologia da UERN por especialidade odontológica; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Odontologia) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Eduardo José Guerra Seabra;

Jehan Ittalo Nunes Vieira

INFLUÊNCIA DA TÉCNICA DE INSERÇÃO DA RESINA COMPOSTA ODONTOLÓGICA NA LISURA SUPERFICIAL DA RESTAURAÇÃO; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Odontologia) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Eduardo José Guerra Seabra;

Pablo Petrúcio F

Lima; Atendimento integral de paciente com DTM da remissão do quadro ao tratamento definitivo: relato de caso; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Odontologia) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Eduardo José Guerra Seabra;

Jehan Itallo nunes Vieira

ESTUDO SOBRE A INFLUÊNCIA DA TÉCNICA DE INSERÇÃO DA RESINA COMPOSTA ODONTOLÓGICA NA LISURA SUPERFICIAL DA RESTAURAÇÃO; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Odontologia) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Eduardo José Guerra Seabra;

Laio da Costa Dutra

Abrasão dentária e abfração: uma revisão sistemática; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Odontologia) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Eduardo José Guerra Seabra;

Kleiton Alves Ferreira

ESTUDO SOBRE A RELAÇÃO DA PRÓTESE DENTÁRIA COM A INCIDÊNCIA E O TIPO DE LESÕES BUCAIS NA REGIÃO DO SERIDÓ NO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Odontologia) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Eduardo José Guerra Seabra;

Rodrogo Maristony de Medeiros Dantas

MODELO EXPERIMENTAL DE CÁRIE DENTÁRIA COMO FERRAMENTA EDUCATIVA EM ESCOLARES; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Odontologia) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Eduardo José Guerra Seabra;

Francisco Percival Bringel Filho

Restaurações indiretas em resina composta; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Odontologia) - Associação Caruaruense de Ensino Superior; Orientador: Eduardo José Guerra Seabra;

Ricardo Henrique Neves Campos

Estudo comparativo sobre a alteração de cor de uma resina composta micro-híbrida sob os aspectos: polimento, ciclo de polimerização e tipo de fotopolimmerizador; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Odontologia) - Associação Caruaruense de Ensino Superior; Orientador: Eduardo José Guerra Seabra;

Alysson Padilha

O uso de dispositivos interoclusais em pacientes portadores de DCM; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Odontologia) - Associação Caruaruense de Ensino Superior; Orientador: Eduardo José Guerra Seabra;

Edelson Ricardo Mota

Avaliação sobre a contaminação por mercúrio proveniente de restaurações de amálgama; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Odontologia) - Associação Caruaruense de Ensino Superior; Orientador: Eduardo José Guerra Seabra;

Leonardo Xavier de Carvalho, Alberto Costa Gurgel

Restaurações indiretas em amálgama como coadjuvantes na reabilitação oral- relato de um caso clínico; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Odontologia) - Universidade Potiguar; Orientador: Eduardo José Guerra Seabra;

Érika Safira

Aumento de coroa clínica; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Odontologia) - Universidade Potiguar; Orientador: Eduardo José Guerra Seabra;

Daniel Pessoa, Francisco Júnior

Facetas estéticas indiretas em cerâmica; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Odontologia) - Universidade Potiguar; Orientador: Eduardo José Guerra Seabra;

Maria Tereza Leal

Estudo sobre o conhecimento e uso de protetores bucais em atletas de diferentes estportes; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Odontologia) - Universidade Potiguar; Orientador: Eduardo José Guerra Seabra;

Gustavo Augusto Seabra Barbosa, Bruno Xavier de Carvalho

Avaliação da estabilidade dimensional do algineto em relação ao tempo entre moldagem e vazamento e ao acondicionamento do molde; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Odontologia) - Universidade Potiguar; Orientador: Eduardo José Guerra Seabra;

LUCIANO GUERRA SEABRA

Restabelecimento das distâncias biológicas através da osteotomia para aumento da coroa clínica; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Odontologia) - Universidade Potiguar; Orientador: Eduardo José Guerra Seabra;

Alison Alexandre Santos Silva

Desenvolvimento de software para manejo clínico de pacientes odontológicos; 2022; Iniciação Científica; (Graduando em Odontologia) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Eduardo José Guerra Seabra;

Alison Alexandre Silva

Desenvolvimento de software para manejo clínico de pacientes odontológicos; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Odontologia) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Eduardo José Guerra Seabra;

Alison Alexandre Santos Silva

Desenvolvimento de software para manejo clínico de pacientes odontológicos; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Odontologia) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Eduardo José Guerra Seabra;

[Nome removido após solicitação do usuário]

Classificação de pacientes por condição oclusal; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Odontologia) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Eduardo José Guerra Seabra;

[Nome removido após solicitação do usuário]

LISURA SUPERFICIAL DE RESTAURAÇÕES DE AMÁLGAMA FRENTE A DIFERENTES TÉCNICAS CLÍNICAS DE POLIMENTO; ; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Odontologia) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Eduardo José Guerra Seabra;

Carlos César Marques Cavalcante

Sobrevida clínica derestaurações de amálgama e resina composta; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Odontologia) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Eduardo José Guerra Seabra;

Laio da Costa Dutra

ESTUDO PILOTO SOBRE O COMPORTAMENTO HISTOLÓGICO DA POLPA DENTAL DECORRENTES DE DESGASTES POR AGENTES FÍSICOS E BACTERIANOS; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Odontologia) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Eduardo José Guerra Seabra;

Laio da Costa Dutra

ESTUDO PILOTO SOBRE O COMPORTAMENTO HISTOLÓGICO DA POLPA DENTAL DECORRENTES DE DESGASTES DENTÁRIOS POR AGENTES FÍSICOS E BACTERIANOS; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Odontologia) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Eduardo José Guerra Seabra;

Jehan Itallo nunes Vieira

ANÁLISE DOS PROCEDIMENTOS CLÍNICOS ODONTOLÓGICOS REALIZADOS PELAS EQUIPES DE SAÚDE DA FAMÍLIA NA REGIÃO DO SERIDÓ/RN E A RELAÇÃO COM OS PROCEDIMENTOS INERENTES AO EXERCÍCIO PROFISSIONAL DO CLÍNICO GERAL; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Odontologia) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Eduardo José Guerra Seabra;

D a y a n n e M o n i elle Duarte Moura

ESTUDO SOBRE A RUGOSIDADE SUPERFICIAL DA PORCELANA ADICIONADA DE ZIRCÔNIA FRENTE A APLICAÇÃO DO JATO DE BICARBONADO DE SÓDIO PARA REMOÇÃO DO BIOFILME DENTAL; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Odontologia) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Eduardo José Guerra Seabra;

Wanderlúcia Garcia da Costa

ESTUDO SOBRE A APLICAÇÃO DA PROPORÇÃO ÁUREA NO PADRÃO DE LARGURA DOS 6 DENTES ANTERIORES SUPERIORES NA POPULAÇÃO DE CAICÓ-RN; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Odontologia) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Eduardo José Guerra Seabra;

Thiago fernando de Auaújo Silva

ESTUDO SOBRE A RELAÇÃO DA PRÓTESE DENTÁRIA COM A INCIDÊNCIA E O TIPO DE LESÕES BUCAIS NA REGIÃO DO SERIDÓ NO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Odontologia) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Eduardo José Guerra Seabra;

Jehan Ittalo Nunes Vieira

ANÁLISE DOS PROCEDIMENTOS CLÍNICOS ODONTOLÓGICOS REALIZADOS PELAS EQUIPES DE SAÚDE DA FAMÍLIA NA REGIÃO DO SERIDÓ/RN E A RELAÇÃO COM OS PROCEDIMENTOS INERENTES AO EXERCÍCIO PROFISSIONAL DO CLÍNICO GERAL; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Odontologia) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Eduardo José Guerra Seabra;

DAYANNE MONIELLE DUARTE MOURA

ESTUDO SOBRE A RUGOSIDADE SUPERFICIAL DA PORCELANA ADICIONADA DE ZIRCÔNIA FRENTE A APLICAÇÃO DO JATO DE BICARBONADO DE SÓDIO PARA REMOÇÃO DO BIOFILME DENTAL; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Odontologia) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Eduardo José Guerra Seabra;

THIAGO FERNANDO DE ARAÚJO SILVA

ESTUDO SOBRE A RELAÇÃO DA PRÓTESE DENTÁRIA COM A INCIDÊNCIA E O TIPO DE LESÕES BUCAIS NA REGIÃO DO SERIDÓ NO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Odontologia) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Eduardo José Guerra Seabra;

Isabelle da Costa Ribeiro

Necessidades do tratamento dos pacientes da Clínica Integrada de Odontologia da UERN por especialidade odontológica; 2014; Orientação de outra natureza; (Odontologia) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Eduardo José Guerra Seabra;

Hugo Matheus Câmara Oliveira

Relação entre bruxismo/apertamento e as trajetórias de movimento desgastante dos dentes envolvidos; ; 2014; Orientação de outra natureza - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Eduardo José Guerra Seabra;

Valéria Batista da Silva

MENSURAÇÃO DA REPROGRAMAÇÃO NEUROMUSCULAR EM PACIENTES COM DISFUNÇÃO TEMPORO-MANDIBULAR ATRAVÉS DE MARCAÇÃO DE CONTATO NA PLACA MIORRELAXANTE; 2012; Orientação de outra natureza; (Odontologia) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Eduardo José Guerra Seabra;

Produções bibliográficas

  • SA, J. C. ; MEDEIROS, M. G. ; SEABRA, E. J. G. . Análise salivar por meio de diferentes técnicas de sialometria utilizadas em adultos jovens saudáveis. RSBO , v. 19, p. 352-358, 2022.

  • LIMA, S. R. ; OLIVEIRA, D. H. I. P. ; MESQUITA, F. D. S. ; SEABRA, E. J. G. ; SANTOS, P. B. D. ; NOBREGA, F. J. O. . Importance of cone beam computed tomography in the diagnosis of root perforation: a case report. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT , v. 10, p. 1-9, 2021.

  • MEDEIROS, M. G. ; SEABRA, E. J. G. ; SANTOS, M. M. ; SA, J. C. ; Paiva . Classification of Patients by Occlusal Condition. PBOCI , v. 21, p. 1-9, 2021.

  • OLIVEIRA, C. C. A. ; FERNANDES, E. C. ; MEDEIROS, K. D. ; MAIA, M. C. B. ; SEABRA, EDUARDO JOSÉ GUERRA ; SANTOS, P. C. . Toxina botulínica: contexto histórico, molecular e de aplicação prática na área da saúde. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE , v. 10, p. 01-10, 2020.

  • SILVA, W. C. G. ; MEDEIROS, K. D. ; FERNANDES, E. C. ; OLIVEIRA, S. G. G. ; MAIA, C. R. ; DUTRA, L. C. ; SEABRA, E. J. G. . Associação entre a sintomatologia dolorosa e a disfunção temporomandibular. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION , v. 9, p. 18-22, 2020.

  • MEDEIROS, M. G. ; SEABRA, E. J. G. ; Lucena, Eudes Euler Souza ; VIEIRA, G. O. . LISURA SUPERFICIAL DO AMÁLGAMA FRENTE A TÉCNICAS DE POLIMENTO. REVISTA SALUSVITA (ONLINE) , v. 38, p. 263-274, 2019.

  • DUTRA, L. C. ; SEABRA, E. J. G. ; DUTRA, G. R. S. F. ; SILVA ; LUCENA, E. E. S. . Condição dentária de pacientes com disfunção temporomandibular. REVISTA DE SALUD PÚBLICA , v. 21, p. 1-5, 2019.

  • VIEIRA, J. I. N. ; SEABRA, E. J. G. ; Lucena, Eudes Euler Souza ; DUTRA, LAIO DA COSTA . INFLUÊNCIA DA TÉCNICA DE INSERÇÃO DA RESINA COMPOSTA ODONTOLÓGICA NA LISURA SUPERFICIAL DA RESTAURAÇÃO. ROBRAC (ONLINE) (GOIÂNIA) , v. 26, p. 52-56, 2017.

  • VIEIRA, J. I. N. ; LUCENA, E. E. S. ; SEABRA, E. J. G. ; DUTRA, L. C. . INFLUÊNCIA DA TÉCNICA DE INSERÇÃO DA RESINA COMPOSTA ODONTOLÓGICA NA LISURA SUPERFICIAL DA RESTAURAÇÃO. ROBRAC (ONLINE) (GOIÂNIA) , v. 26, p. 52-56, 2017.

  • SILVA, VALÉRIA BATISTA DA ; RIBEIRO, ISABELLE DA COSTA ; SENA, ISRAEL ALEXANDRE DE ARAÚJO ; VIEIRA, JEHAN ITTALO NUNES ; SEABRA, EDUARDO JOSÉ GUERRA ; SANTOS, MARQUINONY MARQUES DOS ; DUTRA, LAIO DA COSTA . Lisura superficial da resina composta frente a técnicas de polimento. Revista Brasileira de Odontologia , v. 72, p. 47-50, 2016.

  • Dutra ; SEABRA, E. J. G. ; SILVA ; MARTINS, Y. V. M. ; DUTRA, G. R. S. F. . Lesões dentárias oriundas da oclusão. Revista da Universidade Vale do Rio Verde , v. 14, p. 44-52, 2016.

  • DE ARAÚJO SILVA, THIAGO FERNANDO ; FEITOSA, JOSÉ LEONILSON ; MEDEIROS DANTAS, RODRIGO MARISTONY ; DA CONCEIÇÃO DANTAS DE MEDEIROS, FABIANNA ; PINHEIRO CAVALCANTI LIMA, ISABELA ; GUERRA SEABRA, EDUARDO JOSÉ JOSÉ . Modelo experimental de cÃrie dentÃria como ferramenta educativa em escolares. Revista de Salud Publica , v. 18, p. 290-299, 2016.

  • SEABRA, EDUARDO JOSÉ GUERRA ; DUTRA, LAIO DA COSTA ; DUTRA, G. R. S. F. ; SILVA ; MARTINS, Y. V. M. ; Barbosa . MÉTODOS DE TRATAMENTO DA DISFUNÇÃO TEMPOROMANDIBULAR: REVISÃO SISTEMÁTICA. Rev Aten Saude São caetano do sul , v. 14, p. 85-95, 2016.

  • LIMA, I. P. C. ; MEDEIROS, Fabianna da Conceição Dantas de ; SEABRA, E. J. G. ; FEITOSA, J.L ; DANTAS, R. M. M. ; SILVA, T. F. A. . Modelo experimental de cárie dentária como ferramenta educativa em escolares. Revista de Salud Publica , v. 18, p. 290-299, 2016.

  • DUTRA, L. C. ; SEABRA, E. J. G. ; SILVA, A. P. ; MARTINS, Y. V. M. ; DUTRA, G. R. S. F. . LESÕES DENTÁRIAS ORIUNDAS DA OCLUSÃO. Revista da Universidade Vale do Rio Verde , v. 14, p. 44-52, 2016.

  • DUTRA, L. C. ; SEABRA, E. J. G. ; DUTRA, G. R. S. F. ; SILVA, A. P. ; MARTINS, Y. V. M. ; BARBOSA, G. A. S. . MÉTODOS DE TRATAMENTO DA DISFUNÇÃO TEMPOROMANDIBULAR: REVISÃO SISTEMÁTICA. Rev. Aten. Saúde , v. 14, p. 85-95, 2016.

  • SILVA ; Dutra ; MARTINS, Y. V. M. ; ARAUJO, H. S. P. ; SEABRA, E. J. G. . Cobertura da atenção secundária em saúde bucal no Rio Grande do Norte (RN) à perspectiva do decreto 7508/2011 e do GraduaCEO. Revista da ABENO , v. 15, p. 65-73, 2015.

  • Medeiros ; SILVA ; FERREIRA, K. A. ; OLIVEIRA, J. M. B. ; LIMA, I. P. C. ; SEABRA, E. J. G. . O uso de prótese dentária e sua relação com lesões bucais. Revista de Salud Publica , v. 4, p. 603-611, 2015.

  • SEABRA, E. J. G. ; Dutra ; Lucena, Eudes Euler Souza ; LIMA, I. P. C. . Abrasión dentaria y abfracción: Revisión de literatura. Acta Odontologica Venezolana , v. 3, p. 14-20, 2015.

  • LIMA, I. P. C. ; SEABRA, E. J. G. ; OLIVEIRA, J.M.B de ; MEDEIROS, Fabianna da Conceição Dantas de ; SILVA,T.F.deA. ; FERREIRA, K. A. . USO DE PRÓTESE DENTÁRIA E SUA RELAÇÃO COM LESÕES BUCAIS. Revista de Salud Publica , v. 17, p. 603-611, 2015.

  • DUTRA, L. C. ; SEABRA, E. J. G. ; LUCENA, E. E. S. ; LIMA, I. P. C. . Abrasión dentaria y abfracción: Revisión de literatura. Acta Odontologica Venezolana , v. 53, p. 1-12, 2015.

  • SILVA, V. B. ; RIBEIRO, I. C. ; SENA, I. A. A. ; VIEIRA, J. I. N. ; SEABRA, E. J. G. ; SANTOS, M. M. ; DUTRA, L. C. . Lisura superficial da resina composta frente a técnicas de polimento. Revista Brasileira de Odontologia , v. 72, p. 47-50, 2015.

  • Dutra ; SEABRA, E. J. G. ; LIMA, I. P. C. ; SILVA ; MARTINS, Y. V. M. . POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE NA ODONTOLOGIA: RESGATE HISTÓRICO E SUA RELAÇÃO COM A DISFUNÇÃO TEMPOROMANDIBULAR. Revista da Universidade Vale do Rio Verde , v. 12, p. 513-524, 2014.

  • Dutra ; SEABRA, E. J. G. ; LIMA, I. P. C. ; SILVA ; MARTINS, Y. V. M. . POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE NA ODONTOLOGIA: RESGATE HISTÓRICO E SUA RELAÇÃO COM A DISFUNÇÃO TEMPOROMANDIBULAR. Revista da Universidade Vale do Rio Verde , v. 12, p. 513-524, 2014.

  • SEABRA, E. J. G. ; LIMA, I. P. C. ; Paiva ; MATSUNO, P. M. . Rugosidade superficial da resina acrílica frente a quatro diferentes. RGO. Revista Gaúcha de Odontologia (Impresso) , v. 59, p. 45-50, 2011.

  • SEABRA, E. J. G. ; LIMA, I. P. C. ; Fernandes Neto . O ensino em clínica integrada: novos parâmetros e antigos tabus. Revista da ABENO , v. 8, p. 118-125, 2008.

  • SEABRA, E. J. G. ; LIMA, I. P. C. ; BARBOSA, S. V. ; LIMA, K. C. . Atividade antimicrobiana "in vitro" de diferentes soluções a base de hidróxido de cálcio. Acta Cirúrgica Brasileira , Brasil, v. 20, n.1, p. 27-33, 2005.

  • SEABRA, E. J. G. ; LIMA, I. P. C. ; Barbosa ; Carvalho . Avaliação da estabilidade dimensional do alginato em relação ao tempo entre moldagem e vazamento e ao acondicionamento do molde.. PCL. Revista Brasileira de Prótese Clínica & Laboratorial , Curitiba, v. 5, n.24, p. 133-137, 2003.

  • SEABRA, E. J. G. ; SEABRA, E. G. ; BARBOSA, S. V. . REDUÇÃO DA PLACA BACTERIANA COM O USO DE CLOREXIDINA E HCT 20 EM PACIENTES COM GENGIGIVITE E PERIODONTITE CRÔNICAS. ROBRAC. Revista de Odontologia do Brasil Central , v. 9, n.27, p. 13-17, 2000.

  • SEABRA, E. J. G. ; SILVA ; FERNANDES, E. C. ; Medeiros, Mikaele Garcia de . Modelo experimental de cárie dental. 1. ed. , 2020. v. 1. 56p .

  • SEABRA, E. J. G. ; Barbosa ; LIMA, I. P. C. . Oclusão e DTM: conhecimentos aplicados à clínica odontológica. 1. ed. Mossoró: Edições UERN, 2012. v. 1. 208p .

  • SEABRA, E. J. G. ; Barbosa ; LIMA, I. P. C. . Oclusão e DTM: conhecimentos aplicados à clínica odontológica- E-book. 1. ed. Mossoró/RN: Edições UERN, 2012. v. 1. 133p .

  • SEABRA, EDUARDO JOSÉ GUERRA ; SILVA,T.F.deA. . Uso de prótese dentária e sua relação com lesões bucais. In: Anna Maria Melero. (Org.). Uso de prótese dentária e sua relação com lesões bucais. 1ed.Ponta Grossa: Atena, 2019, v. 1, p. 153-160.

  • MEDEIROS, J. I. ; SILVA, F. H. O. ; SILVA, F. A. ; SEABRA, EDUARDO JOSÉ GUERRA ; MAIA, C. A. A. S. . Avaliação da capacidade funcional de idosos em tratamento hemodialítico. Tópicos em Ciências da Saúde. 1ed.Belo Horizonte: Poison, 2019, v. 1, p. 30-33.

  • Fernandes, Eloísa Cesário ; Medeiros, Mikaele Garcia de ; Nascimento Júnior, Mauro Bezerra do ; Araújo Filho, Glécio Clemente de ; SEABRA, EDUARDO JOSÉ GUERRA ; Sá, Juliana Carvalho . OVERLAY: ALTERNATIVA PROVISÓRIA PARA A REABILITAÇÃO DE PACIENTES COM DIMENSÃO VERTICAL DE OCLUSÃO DIMINUÍDA. In: Emanuela Carla dos Santos. (Org.). Odontologia: Serviços Disponíveis e Acesso. 1ed.Ponta Grossa: Atena Editora, 2019, v. , p. 199-206.

  • BRITO, J. M. ; SILVA, F. A. ; SEABRA, E. J. G. ; SANTOS, G. G. A. ; MASCARENHAS, Y. S. . Percepção dos aspectos emocionais em pacientes idosos com doença renal e o fortalecimento pela fé: Um relato de experiência. Tópicos em Ciências da Saúde. 1ed.Belo Horizonte: Poison, 2019, v. 12, p. 51-56.

  • SEABRA, EDUARDO JOSÉ GUERRA ; DUTRA, LAIO DA COSTA ; Lucena, Eudes Euler Souza ; MEDEIROS, G. P. ; OLIVEIRA, H. G. . Avaliação da estabilidade de cor da resina composta sob influência de uma solução corante. Avaliação da estabilidade de cor da resina composta sob influência de uma solução corante. 1ed.Mossoró: UERN, 2016, v. 1, p. 110-119.

  • SEABRA, E. J. G. ; LIMA, I. P. C. ; Costa, Wanderlúcia Garcia ; Dantas . Oclusão mal dirigida: como o sistema estomatognático pode sofrer?. In: Eduardo José Guerra Seabra; Gustavo Augusto Seabra Barbosa; Isabela Pinheiro cavalcanti Lima. (Org.). Oclusão e DTM: conhecimentos aplicados à clínica odontológica. 1ed.Mossoró: Edições UERN, 2012, v. 1, p. 28-47.

  • SEABRA, E. J. G. ; Luchiari . Fisiologia do papel dos dispositivos interoclusais na programação neuromuscular. In: Eduardo José guerra Seabra; Gustavo Augusto Seabra Barbosa; Isabela Pinheiro cavalcanti Lima. (Org.). Oclusão e DTM: conhecimentos aplicados à clínica odontológica. 1ed.Mossoró: Edições UERN, 2012, v. 1, p. 48-67.

  • SEABRA, E. J. G. ; LIMA, I. P. C. ; Dutra ; VIEIRA, J. I. N. ; SILVA . Guia para confecção de dispositivos interoclusais diretos: Jig de Lucia e Front platô. In: Eduardo José Guerra Seabra; Gustavo Augusto Seabra Barbosa; Isabela Pinheiro Cavalcanti Lima. (Org.). Oclusão e DTM: conhecimentos aplicados à clínica odontológica. 1ed.Mossoró: Edições UERN, 2012, v. 1, p. 94-103.

  • SEABRA, E. J. G. ; Barbosa ; ARAUJO FILHO, G. C. ; LIMA, I. P. C. . Condutas terapêuticas não cirúrgicas relacionadas a DTM's. In: Eduardo José Guerra Seabra; Gustavo Augusto Seabra Barbosa; Isabela Pinheiro Cavalcanti Lima. (Org.). Oclusão e DTM: conhecimentos aplicados à clínica odontológica. 1ed.Mossoró: Edições UERN, 2012, v. 1, p. 120-137.

  • SEABRA, E. J. G. ; LIMA, I. P. C. ; Lima Júnior . Perfil docente para atender às novas demandas de formação na Graduação em Odontologia. In: Dax Moraes; Éricka Janine Dantas da Silveira; Isabela Pinheiro Cavalcanti Lima; Marcos di Camargo Von Zuben. (Org.). Filosofia, educação e saúde: interfaces. 1ed.Mossoró: Edições UERN, 2012, v. 01, p. 94-109.

  • LIMA, I. P. C. ; SEABRA, E. J. G. ; Lima Júnior . Processos de aprendizagem e perfil discente na graduação em saúde. In: Dax Moraes, Éricka Janine Dantas da Silveira; Isabela Pinheiro Cavalcanti Lima; Marcos di Camargo Von Zuben. (Org.). Filosofia, educação e saúde: interfaces. 01ed.Mossoró: Edições UERN, 2012, v. 01, p. 112-123.

  • Lima Júnior ; SEABRA, E. J. G. ; LIMA, I. P. C. . (Re)Pensando estratégias de atuação profissional docente: em foco o relato de uma experiência na área da saúde. In: Dax Moraes, Éricka Janine Dantas da Silveira; Isabela Pinheiro Cavalcanti Lima; Marcos di Camargo Von Zuben. (Org.). Filosofia, educação e saúde: interfaces. 01ed.Mossoró: Edições UERN, 2012, v. 01, p. 125-136.

  • SEABRA, E. J. G. ; LIMA, I. P. C. . Protocolos clínicos integrados de atendimento odontológico: ferramentas importantes no desenrolar do processo ensinagem e aprendizagem. In: Dax Moraes, Éricka Janine Dantas da Silveira; Isabela Pinheiro Cavalcanti Lima; Marcos di Camargo Von Zuben. (Org.). Filosofia, educação e saúde: interfaces. 1ed.Mossoró: Edições UERN, 2012, v. 01, p. 137-154.

  • SEABRA, E. J. G. ; Batista, André Ulisses Dantas ; Oliveira, Leonardo Marconi Cavalcanti . Montagem em articulador como elemento diagnóstico e guia do plano de tratamento. In: Eduardo José Guerra Seabra; Gustavo Augusto Seabra Barbosa; Isabela Pinheiro Cavalcanti Lima. (Org.). Oclusão e DTM: conhecimentos aplicados à clínica odontológica. 1ed.Mossoró: Edições UERN, 2012, v. 1, p. 138-161.

  • SEABRA, E. J. G. ; DANTAS, E. M. ; LIMA, I. P. C. . PLANO DE TRATAMENTO PERIODONTAL E SUA IMPORTÂNCIA PARA O PROGNÓSTICO. In: X CONGRESSO INTERNACIONAL DE ODONTOLOGIA DA BAHIA, 1998, SALVADOR/BA. ANAIS DO X CONGRESSO INTERNACIONAL DE ODONTOLOGIA DA BAHIA, 1998. p. 51-51.

  • LIMA, I. P. C. ; SEABRA, E. J. G. ; LAUAR, S. . AMALCOMP - UMA ASSOCIAÇÃO QUE DÁ CERTO. In: X CONGRESSO INTERNACIONAL DE ODONTOLOGIA DA BAHIA, 1998, SALVADOR/BA. ANAIS DO X CONGRESSO INTERNACIONAL DE ODONTOLOGIA DA BAHIA, 1998. p. 24-24.

  • SEABRA, E. J. G. ; SILVA ; LIMA, I. P. C. ; OLIVEIRA, J. M. B. . Associação de lessões bucais em usuários de próteses dentárias. In: XIX Congresso Brasileiro de Estomatologia, 2011, recife. International Journal of Dentistry, 2011. v. 10. p. 135-135.

  • SEABRA, E. J. G. ; LIMA, I. P. C. ; SILVA . A relação da prótese dentária com lesões bucais na região do. In: 28 Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica, 2011, Águas de Lindóia. Braz Oral Res 2011;25(Suppl. 1):4 (Proceedings of the 28th SBPqO Annual Meeting). São Paulo: Scientific edictor, 2011. v. 1. p. 145-145.

  • SEABRA, E. J. G. . Mitos em farmacologia relacionados à odontologia. In: III Congresso internacional de odontologia, 2009, Fortaleza. Anais dio III Congresso internacional de odontologia, 2009.

  • SEABRA, E. J. G. . Importância da dentição decídua para a saúde geral do paciente. In: III Congresso Internacional de Odontologia, 2009, Fortaleza. Anais dio III Congresso internacional de odontologia, 2009.

  • SEABRA, E. J. G. . Caráter evolutivo das resinas odontológicas e suas consequências clínicas. In: III Congresso Internacional de Odontologia, 2009, Fortaleza. Anais dio III Congresso internacional de odontologia, 2009.

  • SEABRA, E. J. G. . Sequência clínica para tratamento odontológico interdisciplinar: novos olhares sobre antigos conhecimentos. In: III Congresso internacional de odontologia, 2009, Fortaleza. Anais dio III Congresso internacional de odontologia, 2009.

  • SEABRA, E. J. G. . A importância da odontogeriatriana vida do idoso do século XXI. In: III Congresso internacional de odontologia, 2009, Fortaleza. Anais dio III Congresso internacional de odontologia, 2009.

  • SEABRA, E. J. G. . Perda dentária precoce em adultos. In: III Congresso internacional de odontologia, 2009, Fortaleza. Anais dio III Congresso internacional de odontologia, 2009.

  • SEABRA, E. J. G. . Comparação da alteração de cor de uma resina composta micro-híbrida sob os aspectos: polimento,.... In: III Congresso internacional de odontologia, 2009, Fortaleza. Anais dio III Congresso internacional de odontologia, 2009.

  • SEABRA, E. J. G. . Experiências positivas com três casos de colagem autógena. In: III Congresso internacional de odontologia, 2009, Fortaleza. Anais dio III Congresso internacional de odontologia, 2009.

  • SEABRA, E. J. G. . Instrumentos odontolegais de reconhecimento de cadáveres: a responsabilidade do cirurgião dentista neste processo. In: III Congresso internacional de odontologia, 2009, Fortaleza. Anais dio III Congresso internacional de odontologia, 2009.

  • SEABRA, E. J. G. . Manobras clínicas primárias e complementares no atendimento à gestante. In: III Congresso internacional de odontologia, 2009, Fortaleza. Anais dio III Congresso internacional de odontologia, 2009.

  • SEABRA, E. J. G. . Avaliação da rugosidade superficial da resina acrílica ativada quimicamente frente a 4 diferentes técnicas de polimento. In: III Congresso internacional de odontologia, 2009, Fortaleza. Anais dio III Congresso internacional de odontologia, 2009.

  • SEABRA, E. J. G. . Avaliação da rugosidade superficial da resina acrílica ativada quimicamente frente a 4 diferentes técnicas de polimento. In: III Congresso internacional de odontologia, 2009, Fortaleza. Anais dio III Congresso internacional de odontologia, 2009.

  • SEABRA, E. J. G. . Diagnóstico pulpa: paralelo entre aspectos clínicos e histológicos. In: III Congresso internacional de odontologia, 2009, Fortaleza. Anais dio III Congresso internacional de odontologia, 2009.

  • SEABRA, E. J. G. . O Auto-exame da boca e o papel do cirurgião-dentista no diagnóstico precoce do câncer oral. In: IV Congresso Internacional de Odontologia da ABO Nacional, 2008, Recife. Revista da ABO Nacional, 2008. v. 15. p. 51-51.

  • SEABRA, E. J. G. . Biópsia na Odontologia: por que, quando e como fazer. In: IV Congresso Internacional de Odontologia da ABO Nacional, 2008, Recife. Ravista da ABO Nacional, 2008. v. 15. p. 72-72.

  • SEABRA, E. J. G. . Citologia esfoliativa na prática odontológica. In: IV Congresso Internacional de Odontologia da ABO Nacional, 2008, Recife. Revista da ABO Nacional, 2008. v. 16. p. 72-72.

  • SEABRA, E. J. G. . Anorexia e bulimia nervosa. O papel do cirurgião-dentista. In: IV Congresso Internacional de Odontologia da ABO Nacional, 2008, Recife. Revista da ABO Nacional, 2008. v. 15. p. 78-78.

  • SEABRA, E. J. G. . Prorporção áurea na Odontologia estética. In: IV Congresso Internacional de Odontologia da ABO Nacional, 2008, Recife. Revista da ABO Nacional, 2008. v. 15. p. 115-115.

  • LIMA, I. P. C. ; SEABRA, E. J. G. ; Lima Júnior . A clínica integrada como instrumento de ensino odontológico. In: 43 Reunião da ABENO, 2008, Porto Alegra. Revista da Abeno, 2008. v. 8. p. 37-37.

  • Lima Júnior ; SEABRA, E. J. G. ; LIMA, I. P. C. ; Emiliano . A pós-graduação como indutora de mudanças no ensino de Odontologia. In: 43 Reunião da ABENO, 2008, Porto Alegre. Revista da ABENO, 2008. v. 8. p. 42-43.

  • SEABRA, E. J. G. ; LIMA, I. P. C. ; Lima Júnior . Editais para contratação docente como instrumentos importantes para a implementação das DCN's. In: 43 Reunião da ABENO, 2008, Porto Alegre. REvista da ABENO, 2008. v. 8. p. 60-61.

  • LIMA, I. P. C. ; SEABRA, E. J. G. ; Lima Júnior . Gestão de competências docentes em clínica integrada. In: 43 Reunião da ABENO, 2008, Porto Alegre. Revista da ABENO, 2008. v. 8. p. 65-65.

  • SEABRA, E. J. G. ; LIMA, I. P. C. ; Faria . Sequência clínica integrada para tratamento odontológico interdisciplinar. In: 43 Reunião da ABENO, 2008, Porto Alegre. REvista da ABENO, 2008. v. 8. p. 93-93.

  • ARAÚJO, A. M. A. ; LIMA, I. P. C. ; SEABRA, E. J. G. . Caracterização e avaliação in vitro da adição de diatomita a uma resina composta comercial odontológica restauradora. In: X Reunião da Sociedade Nordestina de Pesquisa Odontológica, 2008, Caruaru. Pesquisa Brasileira em Odontopediatria e Clínica Integrada (Impresso). João Pessoa: UEPB, 2008. v. 8. p. 64-65.

  • SEABRA, E. J. G. ; MEDEIROS . ANOREXIA NERVOSA E BULIMIA: UMA RESPONSABILIDADE TAMBÉM ODONTOLÓGICA.. In: ENCOPE, 2007, Mossoró. UERN encope, 2007.

  • SEABRA, E. J. G. ; SILVA . NÍVEL DE CONHECIMENTO DA POPULAÇÃO E DOS ODONTOLOGOS DA CIDADE DE CAICÓ/RN SOBRE O CÂNCER ORAL E INSTITUIÇÃO DE ATITUDES PREVENTIVAS NA SAÚDE PÚBLICA ORAL.. In: ENCOPE, 2007, Mossoró. UERN ENCOPE, 2007.

  • SEABRA, E. J. G. ; SILVA . AUTO-EXAME DA CAVIDADE BUCAL E SUA IMPORTÂNCIA PARA O DIAGNÓSTICO PRECOCE DO CÂNCER DE BOCA. In: ENCOPE, 2007, Mossoró. UERN ENCOPE, 2007.

  • SEABRA, E. J. G. ; SILVA . CÂNCER ORAL: A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO DOS SEUS ASPECTOS CLÍNICOS. In: ENCOPE, 2007, Mossoró. UERN ENCOPE, 2007.

  • SEABRA, E. J. G. ; LIMA, I. P. C. . Fratura dentária: casoclínico envolvendo várias especialidades. Revista da Associação Brasileira de Odontologia , SãoPaulo, v. XII, n.1, p. 34-34, 2004.

  • SEABRA, E. J. G. ; LIMA, I. P. C. ; ANDRADE, A. ; PATRICIO, D. . Abfração: conceito, etiologia e tratamento. Revista da Associação Brasileira de Odontologia , São Paulo, v. XII, n.1, p. 43-43, 2004.

  • SEABRA, E. J. G. ; LIMA, I. P. C. . Planejamento clínico integrado: sequência ideal. Revista da Associação Brasileira de Odontologia , São Paulo, v. XII, n.1, p. 35-35, 2004.

  • SEABRA, E. J. G. ; LIMA, I. P. C. . Oclusão: ciência básica para o tratamento odontológico. Revista da Associação Brasileira de Odontologia , São Paulo, v. XII, n.1, p. 17-17, 2004.

  • SEABRA, E. J. G. . Amalcomp, uma associação que dá certo.. X Congresso Internacional de Odontologia da Bahia, Salvador, p. 24-24, 1998.

  • SEABRA, E. J. G. . Plano de tratamento periodontal e sua importância para o diagnóstico. X Congresso Internacional de Odontologia da Bahia, Salvador, p. 51-51, 1998.

  • SILVA ; SEABRA, EDUARDO JOSÉ GUERRA . PROGRAMAÇÃO PARA AUTOMATIZAÇÃO DE ÍNDICES rdc/tmd: VALIDAÇÃO CLÍNICA. The Journal of Contemporary Dental Practice , 2016.

  • SEABRA, E. J. G. ; Moura ; LIMA, I. P. C. . As Propriedades, indicações clinicas e composição das cerâmicas odontológicas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SEABRA, E. J. G. ; VIEIRA, J. I. N. . Modelo experimental de cáried dentária como feramenta educativa em escolares. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA ; OLIVEIRA, J. M. B. ; LIMA, I. P. C. ; SEABRA, E. J. G. . Associação de lesões bucais em usuários de próteses dentárias. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SEABRA, E. J. G. ; SILVA ; LIMA, I. P. C. . A relação da prótese centária com lesões bucais na região do Seridó-RN. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SEABRA, E. J. G. ; LIMA, I. P. C. ; SILVA . A relação da prótese dentária com lesões bucais na região do. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SEABRA, E. J. G. ; SILVA . Conduta clínica frente ao abscesso periodontal: relato de um caso. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SEABRA, E. J. G. . Clínica Ampliada e Integrada. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SEABRA, E. J. G. ; LIMA, I. P. C. ; SILVA . Comparação da alteração de cor de uma resina composta micro-híbrida sob os aspactos: tempo de polimerização, tipo de fotopolimerizador e polimento. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SEABRA, E. J. G. ; LIMA, I. P. C. ; Ribeiro . Mitos em farmacologia relacionados à odontologia. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SEABRA, E. J. G. ; LIMA, I. P. C. ; Ribeiro . A importância da odontogeriatria na vida do idoso do século XXI. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SEABRA, E. J. G. ; LIMA, I. P. C. ; Ribeiro . Diagnóstico pulpar: paralelo entre aspectos clínicos e histológicos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SEABRA, E. J. G. ; LIMA, I. P. C. ; SILVA . Sequência clínica para tratamento odontológico interdisciplinar: novos olhares sobre antigos conhecimentos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SEABRA, E. J. G. ; LIMA, I. P. C. ; Paiva . Avaliação da rugosidade superficial da resina acrílica ativada quimicamente frente a 04 diferentes técnicas de polimento. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LIMA, I. P. C. ; SEABRA, E. J. G. ; Caldas . Importância da dentição decídua para a saúde geral do paciente. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LIMA, I. P. C. ; SEABRA, E. J. G. ; Caldas . Instrumentos odontolegais para reconhecimento de cadáveras: a responsabilidade do cirurgião-dentista neste processo. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LIMA, I. P. C. ; SEABRA, E. J. G. ; MEDEIROS . Manobras clínicas primárias e complementares no atendimento à gestante: o dentista está preparado ?. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LIMA, I. P. C. ; SEABRA, E. J. G. ; Medeiros . Caráter evolutivo das resinas odontológicas e suas consequências clínicas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LIMA, I. P. C. ; SEABRA, E. J. G. ; MEDEIROS . Perda dentária precoce em adultos: porque se preocupar?. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LIMA, I. P. C. ; SEABRA, E. J. G. ; MEDEIROS . Experiências positivas em três casos de colagem autógena com complexidades diferentes. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SEABRA, E. J. G. ; Freitas . Cárie dentária: uma doença multifatorial. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SEABRA, E. J. G. ; SILVA ; Dutra . Síndrome de Sjögren: Diagnóstico e tratamento. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SEABRA, E. J. G. ; Dutra ; SILVA . Amelogênese imperfeita: uma revisão sistemática. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SEABRA, E. J. G. ; SILVA ; Costa . Aplicação da proporção áurea no estudo do padrão de largura dos seis dentes anteriores superiores na população de Caicó/RN. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SEABRA, E. J. G. . Relação da pesquisa com avanços na Saúde. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LIMA, I. P. C. ; Lima Júnior ; SEABRA, E. J. G. . Processos de aprendizagem, perfil discente e suas interfaces na Odontologia. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SEABRA, E. J. G. ; LIMA, I. P. C. ; Lima Júnior . Pequenos modelos experimentais como ferramentas de ensino na graduação em Odontologia. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Lima Júnior ; LIMA, I. P. C. ; SEABRA, E. J. G. . Novos cursose novas especialidades odontológicas: tensões e desafios. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Souza ; Lima Júnior ; LIMA, I. P. C. ; SEABRA, E. J. G. . Novos cenários de aprendizagem em Odontologia: o relato de uma experiência didática teórico-prática. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SEABRA, E. J. G. . Diagnóstico e tratamento da amelogênese imperfeita. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Paiva ; SEABRA, E. J. G. ; LIMA, I. P. C. . Avaliação da rugosidade superficial da resina acrílica frente a 04 diferentes técnicas de polimento. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SEABRA, E. J. G. . Síndrome de Sjogren: uma revisão sistemática. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SEABRA, E. J. G. . Prescrição medicamentosa em Odontologia. Onde estão os erros.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SEABRA, E. J. G. . O tratamento odontológico interdisciplinar por meio de uma sequência clínica. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SEABRA, E. J. G. . A importância dos exames complementares na prática odontológica. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SEABRA, E. J. G. . Anorexia e bulimia nervosa: o papel do cirurgião-dentista. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SEABRA, E. J. G. . O auto-exame da boca e o papel do cirurgião-dentista no diagnóstico precoce do câncer oral. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SEABRA, E. J. G. . Biópsia na Odontologia. Por que, como e quando fazer. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SEABRA, E. J. G. . Citologia esfoliativa na prática odontológica. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SEABRA, E. J. G. . Proporção áurea na Odontologia estética: uma visão matemática da beleza. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SEABRA, E. J. G. ; LIMA, I. P. C. . Gestão de competências docentes em clínica integrada. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LIMA, I. P. C. ; SEABRA, E. J. G. . A pós-graduação como indutora de mudanças no ensino da odontologia. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LIMA, I. P. C. ; SEABRA, E. J. G. . A clínica integrada como instrumento de ensino odontológico. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SEABRA, E. J. G. ; LIMA, I. P. C. . Editais para contratação docente como innstrumentos importantes para a implementação das DCN's. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SEABRA, E. J. G. ; LIMA, I. P. C. . A dicotomia em odontologia: o docente especialista formando o discente generalista. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SEABRA, E. J. G. ; LIMA, I. P. C. . Sequência clínica integrada para tratamento odontológico interdisciplinar. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SEABRA, E. J. G. ; SILVA . A proporção dourada. Grandeza matemática na odontologia estética. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ARAÚJO, A. M. A. ; LIMA, I. P. C. ; SEABRA, E. J. G. . Evaluation of diatomite in mechanical properties of a commercial dental composite resin. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ARAÚJO, A. M. A. ; LIMA, I. P. C. ; SEABRA, E. J. G. . Caracterização e avaliação in vitro da adição de diatomita em uma resina composta comercial odontológica restauradora. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SEABRA, E. J. G. ; MEDEIROS . Anorexia nervosa e bulimia. Uma responsabilidade também odontológica. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SEABRA, E. J. G. ; SILVA . NÍVEL DE CONHECIMENTO DA POPULAÇÃO E DOS ODONTOLOGOS DA CIDADE DE CAICÓ/RN SOBRE O CÂNCER ORAL E INSTITUIÇÃO DE ATITUDES PREVENTIVAS NA SAÚDE PÚBLICA ORAL.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SEABRA, E. J. G. ; SILVA . AUTO-EXAME DA CAVIDADE BUCAL E SUA IMPORTÂNCIA PARA O DIAGNÓSTICO PRECOCE DO CÂNCER DE BOCA. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SEABRA, E. J. G. ; SILVA . CÂNCER ORAL: A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO DOS SEUS ASPECTOS CLÍNICOS. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SEABRA, E. J. G. ; LIMA, I. P. C. . Estudo sobre a lisura superficial da resina acrílica termo-ativada. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SEABRA, E. J. G. . Odontogeriatria. 2004. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SEABRA, E. J. G. ; LIMA, I. P. C. . Fratura dentária: caso clínico envolvendo várias especialidades. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SEABRA, E. J. G. ; LIMA, I. P. C. ; PATRICIO, D. ; ANDRADE, A. . Abfração: conceito, etiologia e tratamento. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SEABRA, E. J. G. . Integralização de conhecimentos: ponto de partida para o sucesso profissional. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SEABRA, E. J. G. . Influência do incremento de diatomita numa resina composta comercial de uso odontológico. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SEABRA, E. J. G. . Selar ou educar para a saúde. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SEABRA, E. J. G. ; LIMA, I. P. C. . A influência do incremento de diatomita numa resina composta comercial de uso odontológico. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SEABRA, E. J. G. . Hipersensibilidade dentária. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SEABRA, E. J. G. . Avaliação sobre a contaminação pelo mercúrio proveniente das restaurações em amálgama. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SEABRA, E. J. G. . Estudo sobre a alteração de cor da resina composta frente ao ciclo de polimerização, polimento e tipo de polimerização (LED x LUZ HALÒGENA). 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SEABRA, E. J. G. . Dispositivos interoclusais. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SEABRA, E. J. G. ; LIMA, I. P. C. . Integralização de conhecimentos: ponto de partida para o sucesso profissional. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SEABRA, E. J. G. . Importância da documentação radiográfica na prática clínica. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SEABRA, E. J. G. . Planejamento clínico integrado: seqüência ideal. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SEABRA, E. J. G. ; LIMA, I. P. C. ; CORREIA, I. B. . Facetas estéticas diretas: relato de casos com sucesso estético/funcional. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SEABRA, E. J. G. ; LIMA, I. P. C. . Reimplante dentário tardio: um caso raro de sucesso. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SEABRA, E. J. G. ; LIMA, I. P. C. . Restaurações indiretas em amálgama como coadjuvantes na reabilitação oral- relato de um caso clínico. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SEABRA, E. J. G. ; LIMA, I. P. C. ; CAMPOS, R. H. N. . Alternativa clínica para manutenção temporária de prótese parcial fixa definitiva. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SEABRA, E. J. G. ; LIMA, I. P. C. ; CAMPOS, R. H. N. . Selar ou educar para a saúde ?. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SEABRA, E. J. G. ; LIMA, I. P. C. ; CAMPOS, R. H. N. . Restaurações indiretas em amálgama em reabilitação oral. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SEABRA, E. J. G. ; LIMA, I. P. C. . Restaurações indiretas em amálgama como alternativa para reabilitação da dimensão vertical- relato de um caso. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SEABRA, E. J. G. . Formação e caracterização da lesão cervical em forma de cunha. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SEABRA, E. J. G. ; MAIA NETO, J. S. ; CARVALHO, L. X. ; MAIA, B. G. F. . COMPLICAÇÕES NO PROCESSO DE CICATRIZAÇÃO APÓS CIRURGIA PERIODNTAL. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SEABRA, E. J. G. . ESPLINTAGEM EM PERIODONTIA. 2001. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SEABRA, E. J. G. . ESPLINTAGEM COM FIBRA DE VIDRO. 2001. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SEABRA, E. J. G. ; LIMA, I. P. C. . O HCT 20 COMO SOLUÇÃO PARA BOCHECHOS NA GENGIVITE E PERIODONTITE CRÔNICAS. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LIMA, I. P. C. ; SEABRA, E. J. G. . AVALIAÇÃO CLÍNICA DO PERIODONTO DE PROTEÇÃO ADJACENTE A RESTAURAÇÕES DE AMÁLGAMA CLASSE II SUBGENGIVAL. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SEABRA, E. J. G. . ESTUDO DOS DENTES MAIS ACOMETIDOS PELA CERVICAL EM FORMA DE CUNHA - ABFRAÇÃO. 2001. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SEABRA, E. J. G. . HIDRÓXIDO DE CÁLCIO X CLOREXIDINA COMO AGENTES ANTIMICROBIANOS PARA BOCHECHOS. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SEABRA, E. J. G. . O HIDRÓXIDO DE CÁLCIO (HCT 20) COMO ANTISSÉPTICO BUCAL. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SEABRA, E. J. G. . CONDIÇÕES SISTÊMICAS DE INTERESSE PARA A PERIODONTIA. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SEABRA, E. J. G. . LESÃO CERVICAL EM FORMA DE CUNHA - ABFRAÇÃO. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SEABRA, E. J. G. . AVALIAÇÃO DA ALTERAÇÃO DIMENSIONAL DO ALGINATO EM RELAÇÃO AO CONDICIONAMENTO DO MOLDE E AO TEMPO ENTRE MOLDAGEM E VAZAMENTO. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SEABRA, E. J. G. . SELAR OU EDUCAR PARA A SAÚDE?. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SEABRA, E. J. G. . CICATRIZAÇÃO APÓS CIRURGIA PERIODONTAL. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SEABRA, E. J. G. . AVALIAÇÃO CLÍNICA DO PERIODONTO DE PROTEÇÃO ADJACENTE E RESTAURAÇÕES DE AMÁLGAMA CLASSE II SUBGENGIVAIS. EFEITO DE TRATAMENTO E TEMPO. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SEABRA, E. J. G. . ESPLINTAGEM COM FIBRA DE VIDRO: CASO CLÍNICO. 2000. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SEABRA, E. J. G. . ESPLINTAGEM COM FIBRA DE CARBONO. 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SEABRA, E. J. G. . LESÃO CERVICAL EM FORMA DE CUNHA - ABFRAÇÃO. 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SEABRA, E. J. G. . A IMPORTÂNCIA DA RASPAGEM NO TRATAMENTO PERIODONTAL. 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SEABRA, E. J. G. . ESPLINTAGEM EM PERIODONTIA: APRESENTAÇÃO DE CASO CLÍNICO. 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SEABRA, E. J. G. . A IMPORTÂNCIA DO PROVISÓRIO NO DIAGNÓSTICO, PROGNÓSTICO E PLANEJAMENTO DE UMA REABILITAÇÃO PROTÉTICA. 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SEABRA, E. J. G. . RESOLUÇÃO DE UMA PERIODONTITE AVANÇADA COM REABILITAÇÃO PROTÉTICA. 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SEABRA, E. J. G. . ESTUDO SOBRE OS GRUPOS DE DENTES MAIS ACOMETIDOS PELA LESÃO CERVICAL EM FORMA DE CUNHA. 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SEABRA, E. J. G. . O USO DE UM VERNIZ LIBERADOR DE FLÚOR NO TRATAMENTO DA HIPERSENSIBILIDADE DENTINÁRIA CERVICAL - RELATO DE ALGUNS CASOS CLÍNICOS. 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SEABRA, E. J. G. . ABCESSOS GENGIVAL E PERIODONTAL: CARACTERÍSTICAS CLÍNICAS E TRATAMENTO. 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SEABRA, E. J. G. . A IMPORTÂNCIA DO CONTROLE QUÍMICO DA PLACA BACTERIANA. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SEABRA, E. J. G. . ABFRAÇÃO - UM TIPO DE LESÃO CERVICAL. 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SEABRA, E. J. G. . O USO DO HCT 20 NA ODONTOLOGIA. 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SEABRA, E. J. G. . ABSCESSO GENGIVAL E PERIODONTAL: CARACTERÍSTICAS CLÍNICAS E TRATAMENTO. 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SEABRA, E. J. G. . LESÕES PERIODONTAIS AGUDAS. 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SEABRA, E. J. G. . LESÕES PERIODONTAIS AGUDAS. 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SEABRA, E. J. G. . A IMPORTÂNCIA DA RASPAGEM NO TRATAMENTO DA DOENÇA PERIODONTAL. 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SEABRA, E. J. G. . A IMPORTÂNCIA DA RASPAGEM NO TRATAMENTO PERIODONTAL. 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SEABRA, E. J. G. ; PINHEIRO, R. K. M. S. ; SEABRA, E. G. . ANTIBIÓTICOS EM PERIODONTIA. 1999. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SEABRA, E. J. G. . LESÃO CERVICAL EM FORMA DE CUNHA - ABFRAÇÃO. 1999. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SEABRA, E. J. G. . O USO DE ANTIMICROBIOANOS TÓPICOS NO CONTROLE DA PLACA BACTERIANA.. 1999. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SEABRA, E. J. G. . BIOLOGIA DA PROTEÇÃO DO COMPLEXO DENTINO-PULPAR.. 1999. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SEABRA, E. J. G. . RADIOLOGIA EM PRÓTESE FIXA.. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SEABRA, E. J. G. . IMPORTÂNCIA DO CORRETO DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL NA CLÍNICA ODONTOLÓGICA. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RODRIGUES, E. A. ; SEABRA, E. J. G. ; LIMA, I. P. C. ; LAUAR, S. . BIOLOGIA DA PROTEÇÃO DO COMPLEXO DENTINOI-PULPAR. 1998. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SEABRA, E. J. G. . MANIFESTAÇÕES BUCAIS DA PARACOCCIDIOIDOMICOSE. 1997. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SEABRA, E. J. G. . ESTUDO RETROSPECTIVO DOS CASOS DE LESÕES ORAIS PELO USO DE PRÓTESE TRAUMATOGÊNICA. 1997. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SEABRA, E. J. G. . CISTO DENTÍGERO, A IMPORTÂNCIA DO DIAGNÓSTICO CORRETO. 1997. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SEABRA, E. J. G. . COLAGEM UMA ALTERNATIVA VIÁVEL. 1997. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SEABRA, E. J. G. . PRINCÍPIOS BIOLÓGICOS QUE DEVEM SER OBSERVADOS NA CONFECÇÃO DE PRÓTESES PARCIAIS FIXAS RELACIONADOS AO PERIODONTO. 1997. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SEABRA, E. J. G. . AMALCOMP: RESISTÊNCIA E ESTÉTICA. 1997. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SEABRA, E. J. G. . PERIODONTIA PARA CLÍNICO GERAL: PLANO DE TRATAMENTO. 1997. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SEABRA, E. J. G. . PARACOCCIDIOIDOMICOSE: MANIFESTAÇÕES BUCAIS. 1997. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SEABRA, E. J. G. . PRINCÍPIOS BIOLÓGICOS QUE DEVEM SER OBSERVADOS NA CONFECÇÃO DE PRÓTESES PARCIAIS FIXAS RELACIONADAS AO PERIODONTO. 1997. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SEABRA, E. J. G. . AMALCOMP: RESISTÊNCIA E ESTÉTICA. 1997. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SEABRA, E. J. G. . HIPERPLASIAS GENGIVAIS. 1996. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SEABRA, E. J. G. . SIGNIFICADO DAS HIPERPLASIAS GENGIVAIS E O USO DAS PRÓTESES PARCIAIS REMOVÍVEIS MUCO-SUPORTADAS. 1996. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SEABRA, E. J. G. . RESTAURAÇÕES ESTÉTICAS - UMA VISÃO CRÍTICA. 1996. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SEABRA, E. J. G. . HIPERPLASIA GENGIVAL DILANTÍNICA - ETIOPATOGENIA E TERAPÊUTICA. 1996. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SEABRA, E. J. G. . IMPLANTES ÓSTEO-INTEGRADOS BASES BIOLÓGICAS. 1995. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SEABRA, E. J. G. . HÁBITOS BUCAIS DELETÉRIOS - A PREVENÇÃO ESTÁ AO ALCANCE CLÍNICO. 1995. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SEABRA, E. J. G. . O CIRURGIÃO DENTISTA NA PREVENÇÃO DO CÂNCER DA BOCA. 1995. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SEABRA, E. J. G. . CITOLOGIA ESFOLIATIVA COMO UMA PRÁTICA DE ROTINA PARA O CLÍNICO. 1995. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SEABRA, E. J. G. . SARCONA DE KAPOSI. 1995. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SEABRA, E. J. G. . AUTO-EXAME DA CAVIDADE ORAL. 1995. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SEABRA, E. J. G. . O PAPEL DO CD NA PREVENÇÃO DO CÂNCER DE BOCA. 1995. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SEABRA, E. J. G. . HÀBITOS BUCAIS DELETÉRIOS - A PREVENÇÃO ESTÁ NO ALCANCE DO CLÍNICO. 1995. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SEABRA, E. J. G. . AUTO-EXAME DA CAVIDADE ORAL. 1995. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SEABRA, E. J. G. . EDUCAÇÃO EM SAÚDE BUCAL. 1995. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SEABRA, E. J. G. . ETIOPATOGENIA DO CISTO PERIODONTAL APICAL. 1994. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SEABRA, E. J. G. . PERIODONTITE AVANÇADA EM CRIANÇAS. 1994. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SEABRA, E. J. G. . HÁBITOS BUCAIS DELETÉRIOS - A SOLUÇÃO PODE ESTAR AO ALCANCE DO CLÍNICO GERAL. 1994. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SEABRA, E. J. G. . PREVENÇÃO DE CÂNCER DA BOCA - A RESPONSABILIDADE É DO CLÍNICO. 1994. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções

SEABRA, E. J. G. . Nível de conhecimento da população e dos odontólogis da cidade de Caicó/RN sobre o câncer bucal e instituição de atitudes preventivas na saúde pública oral. 2007.

SEABRA, E. J. G. . Estudo sobre o desenvolvimento de lesões por próteses dentárias. 2004.

SOUZA, L. B. ; SEABRA, E. J. G. ; PINTO, L. P. ; FREITAS, R. A. . ESTUDO MORFOLÓGICO E MORFOMÉTRICO DA MUCOSA DE REVESTIMENTO E RADIOGRÁFICO DO REBORDO ALVEOLAR EM PACIENTES PORTADORES DE PRÓTESES PARCIAIS REMOVÍVEIS MUCO-SUPORTADAS. 1997.

SEABRA, E. J. G. . PREVENÇÃO DO CÂNCER DA BOCA. 1995.

SEABRA, E. J. G. . PROGRAMA DE PROMOÇÃO DE SAÚDE E PREVENÇÃO DE DOENÇAS BUCAIS EM CRIANÇAS - LEAN. 1995.

SEABRA, E. J. G. . Diálogos universitários. 2007. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SEABRA, E. J. G. . Nível de conhecimento da população da Caicó/RN sobre o câncer bucal e instituição de atitudas preventivas na saúde pública oral. 2008. (Membro de projeto de extensão).

SEABRA, E. J. G. . Seminário sobre rotinas acadêmicas da UERN. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SEABRA, E. J. G. ; SEABRA, E. G. . Curso de Aperfeiçoamento em Periodontia/Prótese Fixa. 2006. .

SEABRA, E. J. G. . Oclusão: ciência básica para o tratamento odontológico. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SEABRA, E. J. G. . Importância sistêmica da saúde periodontal. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SEABRA, E. J. G. . Urgências odontológicas. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SEABRA, E. J. G. . Prótese dentária. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SEABRA, E. J. G. . Urgências clínicas em odontologia. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SEABRA, E. J. G. . USO DE MEMBRANAS E ENXERTO ÓSSEOS EM IMPLANTES. 1999. .

Projetos de pesquisa

  • 2022 - Atual

    PLANO DE TRATAMENTO ODONTOLÓGICO INTEGRADO NA ATENÇÃO DE SAÚDE BUCAL, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Eduardo José Guerra Seabra - Coordenador / Maerli Maria da Silva Dantas Costa - Integrante.

  • 2021 - Atual

    FLUXOGRAMA SIMPLIFICADO PARA O DIAGNÓSTICO CLÍNICO DA DISFUNÇÃO TEMPOROMANDIBULAR, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Eduardo José Guerra Seabra - Coordenador / Hadrielle Vanessa dos Santos Araújo - Integrante.

  • 2016 - 2018

    Lisura superficial de restaurações de amálgama frente a técnicas de polimento, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Eduardo José Guerra Seabra - Coordenador / Mikaele Garcia de Medeiros - Integrante.

  • 2016 - 2017

    Relação entre música e ansiedade no paciente odontológico., Descrição: O uso da música ambiente no ambiente odontológico pode ser uma estratégia eficaz na abordagem não-medicamentosa da ansiedade, tendo em vista a sua eficácia e facilidade técnica, colaborando na manutenção da saúde bucal de pacientes ansiosos. 2. PERGUNTA CHAVE DO ESTUDO Frente ao exposto; como também em virtude da alta prevalência da ansiedade e medo dos procedimentos odontológicos, traçou-se este estudo. A pergunta principal é: É possível reduzir a ansiedade aos procedimentos odontológicos com o uso da música ambiente na clínica odontológica?. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Eduardo José Guerra Seabra - Coordenador.

  • 2014 - 2016

    Uso do ajuste oclusal na terapia ortodôntica: um estudo epidemiológico entre os ortodontistas do Rio Grande do Norte, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Eduardo José Guerra Seabra - Coordenador.

  • 2013 - 2016

    Avaliação da cobertura de procedimentos cirúrgicos e protéticos odontológicos na atenção secundária do estado do Rio Grande do Norte, Descrição: Esta pesquisa será desenvolvida com finalidade de dissertação de mestrado e avaliará por intermédio de base de dados DataSUS, a cobertura no RN de procedimentos cirúrgicos e protéticos na atenção pública em saúde bucal.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Eduardo José Guerra Seabra - Coordenador / Alexandre Policarpo da Silva - Integrante.

  • 2013 - 2015

    Relação entre bruxismo/apertamento e as trajetórias de movimento desgastante dos dentes envolvidos., Descrição: Atualmente, é comum em comunicações verbais de profissionais especializados no manejo clínico de pacientes com DTM relatos sobre satisfatórios níveis de sucesso clínico quando se aplicam conhecimentos sobre os fatores supracitados relacionando-os à fisiologia do aparelho estomatognático para a instituição da terapia da fase 1 do tratamento das DTM?s (retirar o paciente da sintomatologia), bem como na fase 3 da terapia, qual seja a reabilitação definitiva do paciente. Porém, apesar de evidências clínicas corroborarem para esta diretriz, poucas evidências são encontradas em nível de pesquisas científicas que possam ser utilizadas para atestar tal conduta clínica. Desta forma, este trabalho objetiva determinar e esclarecer o possível relacionamento da presença de facetas de desgaste com variáveis como: tipo de desoclusão e presença de hábitos parafuncionais. Através de um estudo clínico diagnóstico serão destacados pontos relevantes na elucidação da origem, etiologia e desenvolvimento de hábitos parafuncionais. Além disso, como principal contribuição, esta pesquisa vem a incrementar os estudos sobre o tratamento clínico odontológico das Desordens Temporomandibulares.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Eduardo José Guerra Seabra - Coordenador / Valéria Batista da Silva - Integrante / Isabelle da Costa Ribeiro - Integrante.

  • 2013 - 2015

    AVALIAÇÃO DA CONDIÇÃO DENTÁRIA DE PACIENTES COM DISFUNÇÃO TEMPOROMANDIBULAR NA CLÍNICA DE ODONTOLOGIA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, Descrição: A disfunção temporomandibular (DTM) é composta por alterações musculares e/ou articulares que acometem o sistema estomatognático. Objetiva-se com esse estudo avaliar a condição dentária de pacientes com a presença e ausência de DTM atendidos na clínica de odontologia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. A relação entre condição dentária e DTM é pouco relatada nas bases de dados eletrônicos. A amostra utilizada no estudo será de 110 pacientes atendidos na Clínica de Odontologia da UERN. Será utilizada uma ficha clínica para identificação do paciente e com três quesitos, sendo o primeiro relacionado à presença ou ausência de sintomatologia, com a escala visual de dor. O segundo avaliará a condição dentária. O terceiro verificará se o paciente encontra-se com a dimensão vertical estabelecida, diminuída ou aumentada.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Eduardo José Guerra Seabra - Coordenador / Laio da Costa Dutra - Integrante.

  • 2012 - 2014

    DESENVOLVIMENTO E VALIDAÇÃO CLÍNICA DE SOFTWARE PARA AUTOMAÇÃO DA TOMADA DO ÍNDICE RDC/TMD, Descrição: O índice RDC/TMD para o estudo das desordens têmporo mandibulares fornece ao profissional da odontologia o conjunto de dados necessários para diagnóstico dos componentes do aparelho estomatognático envolvidos na condição da DTM, e principalmente, suporta dados necessários a pesquisas sobre o assunto com validação clínica e científica internacional. O presente estudo visa elaborar um programa de computador que seja usado para a tomada dos dados referentes ao índice RDC/TMD; que este ?software? seja capaz de fazer o cálculo necessário para diagnóstico de cada caso; e que este aponte as estruturas do sistema estomatognático mais acometidas em cada condição de DTM. Este programa deve ser capaz de armazenar dados por paciente em seu cadastro (pacientes de um serviço de atendimento em Oclusão e DTM por exemplo); de propiciar o acompanhamento do tratamento de cada paciente; além de fornecer facilmente a extração de dados em qualquer tipo de levantamento realizado em trabalhos de pesquisa. Tal programa será realizado e comparado a tomadas manuais clínicas para a sua validação.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Eduardo José Guerra Seabra - Coordenador / Thiago Fernando de Araújo Silva - Integrante.

  • 2012 - 2014

    Necessidades do tratamento dos pacientes da Clínica Integrada de Odontologia da UERN por especialidade odontológica, Descrição: O perfil atual de graduação em Odontologia no Brasil exige a construção de um profissional que tenha ampla capacidade de intervenção preventiva, educativa e curativa no indivíduo e que seja capaz de tomar as decisões corretas quanto às necessidades individuais e coletivas em saúde bucal. No que concerne à atenção curativa em saúde bucal, as diretrizes curriculares nacionais para cursos de graduação em Odontologia preconizam o ensino odontológico das especialidades clínicas (Periodontia; Endodontia; Dentística; Estomatologia; Cirurgia; Prótese dentária; Oclusão e DTM), de maneira que as agrupe em clínicas integradas em níveis crescentes de complexidade. Este tipo de agrupamento visa um ensino clínico em Odontologia com características mais avançadas de interdisciplinaridade, tornando o serviço de atenção em saúde bucal mais completo e integral para o paciente, bem como oferecedor de melhor condição de aprendizado para os estudantes. Sendo assim, o pleno conhecimento das condições de saúde bucal do público alvo do serviço de atendimento clínico prestado nas escolas de Odontologia se faz necessário por ter extrema importância no planejamento e estruturação didático/pedagógica das disciplinas clínicas de cada curso. Esta pesquisa lançará mão dos prontuários clínicos da faculdade de Odontologia da UERN para verificar, analisar e tentar traçar um perfil epidemiológico dos pacientes das disciplinas do bloco das clínicas integradas do curso de odontologia. Este processo se dará através da catalogação e tabulação das especialidades odontológicas envolvidas nos planos de tratamentos clínicos odontológicos elaborados para cada paciente da faculdade. Em seguida, será analisado estatisticamente o possível agrupamento de especialidades mais frequentemente envolvidas nas necessidades de tratamento odontológico dos pacientes das clínicas integradas da UERN. A metodologia traçada para esta pesquisa formula duas hipóteses a serem verificadas: H0: identificar quais especialidades c. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Eduardo José Guerra Seabra - Coordenador / Valéria Batista da Silva - Integrante / Isabelle da Costa Ribeiro - Integrante / Eudes Euler Souza Lucena - Integrante.

  • 2012 - 2014

    ESTUDO SOBRE A RUGOSIDADE SUPERFICIAL DA PORCELANA ADICIONADA DE ZIRCÔNIA FRENTE A APLICAÇÃO DO JATO DE BICARBONADO DE SÓDIO PARA REMOÇÃO DO BIOFILME DENTAL, Descrição: Esta pesquisa consiste em avaliar as condições de lisura superficial da porcelana (cerâmica) adicionada de zircônia frente a um procedimento odontológico rotineiro para remoção da placa bacteriana (biofilme dental), que é a aplicação de um jato contendo água + bicarbonato de sódio. A zircônia é um metal que adicionado à cerâmica, conferiu à mesma uma melhoria em algumas de suas propriedades como a diminuição da friabilidade e capacidade do material ser torneável, o que a torna uma restauração com este material passível de sofrer alguns ajustes feitos diretamente na boca do paciente. A porcelana adicionada de zircônia é amplamente usado em reabilitação oral, principalmente em conjunto com a implantodontia Para isso, lançar-se-á mão de uma metodologia experimental ?in vitro? que testará a partir de corpos de prova confeccionados no material testa (cerâmica + zircônia); e em dois outros materiais como controle positivo (cerâmica pura) e controle negativo (resina acrílica de base de dentaduras). Os corpos de prova sofrerão mensuração da lisura superficial através de um aparelho de precisão microestrutural chamado Rugosímetro em tempos T0 ou seja, logo após a confecção dos mesmos; T1: quatro meses após cada corpo ser submetido a aplicações de jato com bicarbonato se sódio + água ou jatos apenas com água em carga temporal compatível com quatro anos de uso de uma prótese intrabucal confeccionada com estes materiais; e T2: quatro meses após cada corpo ser submetido a aplicações de jato com bicarbonato se sódio + água ou jatos apenas com água em carga temporal compatível com oito anos de uso de uma prótese intrabucal confeccionada com estes materiais. Tais procedimentos simularão a presença de trabalhos odontológicos com os materiais-teste submetidos a 08 anos de limpeza profissional mensal em consultório odontológico. Isso porque este é o tempo médio de vida útil na clínica odontológica. Os dados coletados serão mensurados em micrômetros como unidade de rugosidade superfi. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Eduardo José Guerra Seabra - Coordenador / Dayanne Monielle Duarte Moura - Integrante., Financiador(es): Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte - Auxílio financeiro.

  • 2012 - 2013

    ESTUDO SOBRE A INFLUÊNCIA DA TÉCNICA DE INSERÇÃO DA RESINA COMPOSTA ODONTOLÓGICA NA LISURA SUPERFICIAL DA RESTAURAÇÃO, Descrição: Esta pesquisa consistirá na mensuração ?in vitro? da lisura superficial de uma resina composta micro-híbrida para restaurações estéticas diretas em Odontologia quanto à influência positiva ou negativa que a técnica de inserção do material restaurador no preparo cavitário desempenha para a qualidade da lisura final da restauração. A lisura é uma propriedade final extremamente desejada nas restaurações odontológicas, pois torna o material menos propenso a retenção do biofilme dental, fator responsável pelo insucesso de trabalhos dentários. O experimento lançará mão de uma análise de corpos de prova padronizados e confeccionados pela equipe executora da pesquisa com uma resina composta micro-híbrida para restauração odontológica. Cada corpo de prova adotará um tipo de inserção do material restaurador seguindo diferentes preconizações descritas pela literatura especializada em Dentística Restauradora. Após o final do ciclo de polimerização, os corpos de prova receberão acabamento e polimento com discos de lixa em granulações decrescentes (padrão Sof Lex-3M) e serão submetidos à avaliação da lisura superficial através de um Rugosímetro. Esta medição da lisura será feita antes e após o procedimento de acabamento e polimento. Cada técnica de inserção do material terá três corpos de prova; e teremos também medições secundárias da lisura superficial para compararmos o uso ou não do pincel de pelo de camelo ou de marta após a inserção do material restaurador, bem como o modo de se trabalhar com a espátula de inserção da resina composta.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Eduardo José Guerra Seabra - Coordenador / Jehan Ittalo Nunes Vieira - Integrante / Valéria Batista da Silva - Integrante / Isabelle da Costa Ribeiro - Integrante.

  • 2011 - 2014

    Caracterização e avaliação? in vitro? da adição de diatomita em um ionômero de vidro restaurador fotopolimerizável comercial quanto às propriedades físicas e à liberação de fluoretos, Descrição: Busca-se estabelecer a influência da diatomita sobre um cimento de ionômero de vidro restaurador dentário fotopolimerizável comercial (Vitremer-3M) quando agregada ao mesmo. Os pós precursores serão caracterizados através de difração de raios X (DRX), calorimetria exploratória diferencial (DSC), termogravimetria (TG), espectroscopia na região de infra vermelho (IV), análise térmica diferencial (DTA), análise química, fluorescência de raios X, análise de área superficial pelo método BET e análise do tamanho de partículas. Em seguida as amostras controle (material/cimento de partida) e teste (material/cimento de partida acrescido de diatomita) serão preparadas, para ocorrerem: 1)Ensaios mecânicos: resistência à compressão, resistência à compressão diametral, resistência ao desgaste em micrômetros, avaliação da microdureza e da rugosidade superficial; 2)Nova caracterização das amostras por termogravimetria (TG), análise térmica diferencial (DTA), difração de raios X (DRX), microscopia ótica (MO) e microscopia eletrônica de varredura (MEV); e, 3)Avaliação qualitativa e quantitativa quanto à liberação de fluoretos pelas amostras. Espera-se que a influência exercida pela diatomita sobre o cimento de partida ?in vitro? seja positiva e traga melhorias fundamentais para o emprego do novo material em larga escala (após testes ?in vivo?). Pleiteia-se incremento das propriedades mecânicas e térmicas, manutenção ou aumento da liberação de fluoretos, levando a uma maior capacidade de resistência a desafios cariogênicos e oclusais; melhoria da trabalhabilidade do material de partida; apresentar custo mais acessível que os materiais ionoméricos restauradores atualmente no mercado, quando avaliado o custo/benefício final ao paciente e/ou aos órgãos públicos gestores da saúde, tanto pela redução de recidivas de cárie no elemento restaurado com o material que contém diatomita, como nos adjacentes ao mesmo em decorrência da liberação constante de fluoretos no ecossistema bucal.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Eduardo José Guerra Seabra - Coordenador / ISABELA PINHEIRO CAVALCANTI LIMA - Integrante.

  • 2011 - 2014

    MENSURAÇÃO DA REPROGRAMAÇÃO NEUROMUSCULAR EM PACIENTES COM DISFUNÇÃO TEMPORO-MANDIBULAR ATRAVÉS DE MARCAÇÃO DE CONTATO NA PLACA MIORRELAXANTE, Descrição: A Articulação Temporomandibular, os mecanismos neuromusculares e unidades dentais, dirigidos pelo sistema nervoso central, determinam os movimentos e posição da mandíbula. O Sistema Nervoso Central é o responsável pela programação da memória neuromuscular das trajetórias de abertura e fechamento bucais. Quando, devido à incidência de fatores causais como os psicoemocionais, ocupacionais ou nutricionais, um estado de desequilíbrio oclusal é instalado é necessário promover a reprogramação do sistema neuromuscular. O presente estudo tem como questão principal relacionar o deslocamento dos pontos de contatos verificados na placa miorrelaxante e a reprogramação neuromuscular, de modo a: verificar se há algum padrão de deslocamento de contados oclusais visualizáveis na placa miorrelaxante e por quantas semanas esta variação é detectável.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Eduardo José Guerra Seabra - Coordenador / Thiago Fernando de Araújo Silva - Integrante / Valéria Batista da Silva - Integrante / Isabelle da Costa Ribeiro - Integrante.

  • 2011 - 2012

    ESTUDO PILOTO SOBRE O COMPORTAMENTO HISTOLÓGICO DA POLPA DENTAL DECORRENTES DE DESGASTES POR AGENTES FÍSICOS E BACTERIANOS, Descrição: Atualmente no Brasil a expectativa de vida está aumentando em relação a décadas passadas, e isso está associado a um melhor controle preventivo de doenças sistêmicas e orais, assim melhorando a qualidade de vida das pessoas. Este estudo tem como objetivo avaliar as alterações histológicas da polpa dental decorrentes de facetas desgastadas por agentes físicos como facetas de desgaste por bruxismo, apertamento, abrasão, abfração bem como em dentes comprometidos irreversivelmente pela periodontite. Este é um dado ainda inexistente em estudos específicos na literatura e, o conhecimento de tal aspecto pode ser de valia importante para o estudo da hipersenbibilidade dentária (fenômeno conhecido pela população como dentes sensíveis). Tal experimento constará basicamente do encaminhamento de dentes extraídos unicamente por indicação do tratamento odontológico a que o indivíduo estiver sendo submetido, para análise histopatológica, onde será verificada a condição que a polpa dentária se encontrará no momento da exodontia. Este estudo piloto visa poder encontrar direcionamento para o delineamento de estudos mais completos para que se determine o padrão de comportamento pulpar frente aos agentes agressores que são objetos deste estudo. O conhecimento resultante poderá ser importante para a condução clínica odontológica frente a situações corriqueiras como a doença periodontal crônica, bem como a presença de condições dentárias provenientes de desarmonias oclusais como a abrasão, abfração, facetas de bruxismo e apertamento. Um efeito secundário que pode ser direcionado frente a um estudo como o que se apresenta é um melhor entendimento sobre a condição de hipersensibilidade dentinária, situação bucal bastante comum nos dias atuais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Eduardo José Guerra Seabra - Coordenador.

  • 2011 - 2012

    ESTUDO SOBRE A RUGOSIDADE SUPERFICIAL DA PORCELANA ADICIONADA DE ZIRCÔNIA FRENTE A APLICAÇÃO DO JATO DE BICARBONADO DE SÓDIO PARA REMOÇÃO DO BIOFILME DENTAL, Descrição: Esta pesquisa consiste em avaliar as condições de lisura superficial da porcelana (cerâmica) adicionada de zircônia frente a um procedimento odontológico rotineiro para remoção da placa bacteriana (biofilme dental), que é a aplicação de um jato contendo água + bicarbonato de sódio. A zircônia é um metal que adicionado à cerâmica, conferiu à mesma uma melhoria em algumas de suas propriedades como a diminuição da friabilidade e capacidade do material ser torneável, o que a torna uma restauração com este material passível de sofrer alguns ajustes feitos diretamente na boca do paciente. Para isso, lançar-se-á mão de uma metodologia experimental ?in vitro? que testará a partir de corpos de prova confeccionados no material testa (cerâmica + zircônia); e em dois outros materiais como controle positivo (cerâmica pura) e controle negativo (resina acrílica de base de dentaduras). Os corpos de prova sofrerão mensuração da lisura superficial através de um aparelho de precisão microestrutural chamado Rugosímetro em tempos T0 ou seja, logo após a confecção dos mesmos; T1: quatro meses após cada corpo ser submetido a aplicações de jato com bicarbonato se sódio + água ou jatos apenas com água em carga temporal compatível com quatro anos de uso de uma prótese intrabucal confeccionada com estes materiais; e T2: quatro meses após cada corpo ser submetido a aplicações de jato com bicarbonato se sódio + água ou jatos apenas com água em carga temporal compatível com oito anos de uso de uma prótese intrabucal confeccionada com estes materiais. Os dados coletados serão mensurados em micrômetros como unidade de rugosidade superficial e analisados estatisticamente através de média aritmética e desvio-padrão das medidas unitárias. Posteriormente serão tabulados e comporão um artigo científico a ser enviado para uma revista especializada com finalidade de publicação. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Eduardo José Guerra Seabra - Coordenador.

  • 2011 - 2012

    ANÁLISE DOS PROCEDIMENTOS CLÍNICOS ODONTOLÓGICOS REALIZADOS PELAS EQUIPES DE SAÚDE DA FAMÍLIA NA REGIÃO DO SERIDÓ/RN E A RELAÇÃO COM OS PROCEDIMENTOS INERENTES AO EXERCÍCIO PROFISSIONAL DO CLÍNICO GERAL, Descrição: A partir da análise estatística dos tipos de procedimentos realizados no âmbito do atendimento clínico realizados nas ESF nos municípios da região do Seridó selecionados aleatoriamente pela equipe executora desta pesquisa, onde este conjunto será confrontado ao rol de procedimentos oficialmente atribuídos pelo SUS e pelo Conselho Federal de Odontologia. Os cirurgiões-dentistas que responderão ao questionário próprio desta pesquisa (documento em anexo) assinarão o TCLE específico deste trabalho. A resposta ao questionário que contém o rol de procedimentos odontológicos atribuídos à execução pelos clínicos gerais (nível de atendimento clínico direcionado a ser praticado nas Equipes de Saúde da Família) se dará através da marcação dos tipos de procedimentos que são realizados atualmente na unidade de saúde a que o profissional está inserido como dentista de uma ESF. O processamento total dos questionários trará à equipe executora desta pesquisa um apanhado geral que permitirá quantificar que procedimentos odontológicos são realizados nas ESF. O resultado desta análise comparativa será a elaboração de uma cartilha contendo a listagem de equipamentos, instrumentais e material de consumo que as secretarias municipais devem atender para implementar um nível de atenção básica em saúde bucal o mais abrangente possível, assim como as atribuições do clínico geral o são.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Eduardo José Guerra Seabra - Coordenador / ISABELA PINHEIRO CAVALCANTI LIMA - Integrante / Eudes Euler Lucena - Integrante / Jehan Ittalo Nunes Vieira - Integrante.

  • 2011 - Atual

    Associação de critérios morfológicos de sistemas de gradação histológica de malignidade com variáveis clínicas e de agressividade em carcinoma espinocelular de lábio inferior, Descrição: É um estudo duplo cego com três observadores que quanto ao dimensionamento é de natureza quantitativa, com finalidade de pesquisa básica, do tipo descritivo, transversal, com delineamento correlacional entre suas variáveis. Considerando a fonte de informação, teremos uma etapa documental quando da coleta de dados no prontuário médico e uma etapa de campo quando da avaliação histológica das peças operatórias. O sujeito da pesquisa é o paciente acometido pela neoplasia de lábio inferior, tendo como unidade observacional a peça operatória contida em bloco de parafina e arquivada em serviço de patologia. Disso, elegemos como instrumentos de pesquisa o protocolo de estudo onde coletaremos os dados do prontuário e a microscopia onde estudaremos as alterações citológicas e histológicas nas peças operatórias parafinadas. Dentre as estratégias, é uma pesquisa de campo quanto a etapa de coleta de dados em prontuário médico e de laboratório quanto a etapa de avaliação do objeto histológico proveniente do material cirúrgico parafinado.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Eduardo José Guerra Seabra - Integrante / Delane Maria Rego - Integrante / Marinaldo Horácio de Oliveira Medeiros - Coordenador.

  • 2010 - 2011

    ESTUDO SOBRE A APLICAÇÃO DA PROPORÇÃO ÁUREA NO PADRÃO DE LARGURA DOS 6 DENTES ANTERIORES SUPERIORES NA POPULAÇÃO DE CAICÓ-RN E SUA RELAÇÃO COM O SORRISO, Descrição: A Proporção Áurea tem grande importância no tocante à beleza facial, esta se constitui enquanto um elemento de avaliação e planejamento de tratamentos odontológicos, principalmente no que se refere à estética. Neste sentido o presente trabalho guarda sua importância na tentativa de estabelecer o perfil predominante nas medidas obtidas mediante observação de pessoas da cidade de Caicó-RN. Além disso, os resultados obtidos na pesquisa, bem como sua conseqüente publicação resultarão na disseminação de informações na comunidade acadêmica da área odontológica e o incentivo a utilização deste método. Para tanto, lançar-se-á mão de um método fotográfico desenvolvido por MONDELLI e FRANCISCONE para coletar imagens da população alvo da pesquisa. A estatística nos determinará o número amostral de homens e mulheres que serão os sujeitos da pesquisa. Objetiva-se no final desta metodologia responder às seguintes hipóteses: Identificar a prevalência da Proporção Áurea relacionando os seis dentes anteriores superiores com a largura do sorriso e corredor bucal na população de Caicó-RN; ou não identificar a prevalência da Proporção Áurea relacionando os seis dentes anteriores superiores com a largura do sorriso e corredor bucal na população de Caicó-RN. Estes resultados poderão ser de valia considerável para planejamento e execução de tratamentos odontológicos cuja estética seja determinante em especialidades como Dentística, Ortodontia, Ortopedia funcional dos maxilares e Prótese dentária.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Eduardo José Guerra Seabra - Coordenador.

  • 2010 - 2011

    Modelo experimental de cárie dentária como ferramenta educativa em escolares, Descrição: Com a presente pesquisa busca-se fomentar um modelo de educação em Saúde Bucal que possibilite aos indivíduos a criação de modelos educacionais acerca do desenvolvimento da Cárie Dentária. Esta pesquisa utilizará uma adaptação do experimento de Miller (realizado no final do século XIX) que comprovou a relação da cárie dentária com a presença de microrganismos na cavidade bucal. Em um recipiente de vidro com tampa metálica (possibilitando que o mesmo permaneça hermeticamente fechado) coletar-se á saliva de doadores específicos e acrescentar-se-á substrato à base de açúcar industrializado. Somar-se-á ao conjunto um elemento dentário de determinado doador devidamente certificado por meio de documento assinado pelo mesmo. Os potes serão identificados, elegendo um controle negativo e sendo os demais abertos especificamente após dois e três e messes. Por conseguinte será realizada a análise dos resultados. Espera-se que a influência exercida pelo meio seja capaz de desenvolver lesões cariosas nos elementos, quão maiores for o tempo em substrato. Todas as etapas do projeto, devidamente fotografadas, darão subsídio para se trabalhar à conscientização das esferas populacionais quanto aos riscos de desenvolvimento de cárie dentária, etiologia e evolução, de modo a possibilitar a construção de uma cartilha explicativa sobre como reproduzir tal modelo experimental. Esta cartilha guiará a reprodução do mesmo em toda e qualquer instituição de ensino, especificamente ensino fundamental II e ensino médio, sendo os trabalhos devidamente orientados pelas equipes de saúde bucal da área adstrita e consequentemente trabalhado nos mais diversos eventos escolares, além de conter conteúdos explicativos referente á cárie dentária. Espera-se a construção de um modelo educativo de alta relevância e fácil aplicação de modo que possa ser feito, difundido e trabalhado nas mais diversas instituições de ensino para que diante de tal fato se possa trabalhar a interlocução saúde-escola.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Eduardo José Guerra Seabra - Coordenador / ISABELA PINHEIRO CAVALCANTI LIMA - Integrante / José Leonilson Feitosa - Integrante / Rodrigo Maristony Medeiros Dantas - Integrante.

  • 2009 - 2011

    ESTUDO SOBRE A RELAÇÃO DA PRÓTESE DENTÁRIA COM A INCIDÊNCIA E O TIPO DE LESÕES BUCAIS NA REGIÃO DO SERIDÓ NO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, Descrição: Este estudo é financiado pelo CNPq no editaal 032/2008- Saúde Bucal. Visa implementar na faculdade de Odontologia da UERN um serviço de prevenção e combate ao câncer bucal, inserindo-o como referência para Caicó e demais municípios da região do Seridó-RN. Trata-se de um leventamento das lesões estomatológicas que se apresentam à referida faculdade para tratamento epidemiológico e estatístico. Este projeto estruturou no curso de odontologia da UERN o centro cirúrgico, equipou a faculdade com relação à prótese dentária e o laboratório de histopatologia.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Eduardo José Guerra Seabra - Coordenador.

  • 2005 - 2006

    ESTUDO SOBRE A RELAÇÃO DA PRÓTESE DENTÁRIA COM A INCIDÊNCIA DE CÂNCER DE BOCA NA REGIÃO AGRESTE DE PERNAMBUCO, Descrição: Este estudo, financiado pelo CNPq, no edital de Saúde bucal-2005, equipou a faculdade de Odontologia da CAuaru-PE com um laboratório protético a partir de um estudo estatístico realizado nos pacientes do projeto Asa Branca, da instituição, o qual recebe apoio do programa Brasil Sorridente.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Eduardo José Guerra Seabra - Coordenador.

Prêmios

2012

Menção honrosa pelo I lugar no fórum científico da III Jornada de Odontologia do Seridó, Centro Acadêmico Odontogênese-Curso de Odontologia-UERN.

2009

Menção honrose de 1 lugar para o fórum científico: Avaliação da rugosidade superficial da resina acrílica frente a 04 diferentes técnicas de polimento, III Congresso Internacional de Odontologia do Rio Grande do Norte (ABO/RN).

2001

MENÇÃO HONROSA PELO TRABALHO ESPLINTAGEM EM PERIODONTIA CLASSIFICADO EM 1 LUGAR DURANTE O II ENCONTRO DA ACADEMIA PERNAMBUCANA DE ODONTOLOGIA, VI JORNADA ODONTOLÓGICA DO AGRESTE, ACADEMIA PERNAMBUCANA DE ODONTOLOGIA.

2001

MENÇÃO HONROSA 1 LUGAR DO TRABALHO AVALIAÇÃO DA ALTERAÇÃO DIMENSIONAL DO ALGINATO EM RELAÇÃO AO CONDICIONAMENTO DO MOLDE E AO TEMPO ENTRE MOLDAGEM E VAZAMENTO, DURANTE O VIII CONGRESSO DE ODONTOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE E III CONGRESSO INTERNACIONAL D, ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ODONTOLOGIA/RN.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. , Av André Sales 660, Paulo VI, 59300000 - Caicó, RN - Brasil, Telefone: (084) 34216513, URL da Homepage:

Experiência profissional

1999 - 2002

Universidade Potiguar, UnP

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40

Atividades

  • 08/2001

    Outras atividades técnico-científicas , Biociências, Biociências.,Atividade realizada, COORDENADOR DO PROJETO DE PESQUISA INTITULADO "O USO DO HCT 20 NA PREVENÇÃO DA CÁRIE E DA DOENÇA PERIODONTAL.

  • 07/2001

    Pesquisa e desenvolvimento, Biociências, Curso de Odontologia.,Linhas de pesquisa

  • 02/2001

    Direção e administração, Biociências, Curso de Odontologia.,Cargo ou função, CHEFE DO PRONTO-SOCORRO ODONTOLÓGICO.

  • 02/2001

    Serviços técnicos especializados , Biociências, Curso de Odontologia.,Serviço realizado, ATIVIDADES CLÍNICAS ODONTOLÓGICAS DESENVOLVIDAS NO PRONTO-SOCORRO.

  • 08/1999

    Ensino, Odontologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, PERIODONTIA I, PERIODONTIA II, PRÓTESE PARCIAL FIXA, PRÓTESE PARCIAL REMOVÍVEL, CLÍNICA INTEGRADA

2006 - Atual

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto II, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 10/2009

    Conselhos, Comissões e Consultoria, UERN.,Cargo ou função, Comissão Permanente de Pós-graduação- CPPG.

  • 04/2009

    Extensão universitária , Departamento de Odontologia.,Atividade de extensão realizada, Reestruturação e Manutenção do site www.odontouern.xpg.com.br como ferramenta para divulgação do Curso de Odontologia do Campus do Seridó..

  • 03/2009

    Direção e administração, Departamento de Odontologia.,Cargo ou função, Subcoordenador do curso de Odontologia.

  • 10/2008

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Odontologia.,Cargo ou função, Comissão Setorial de Avaliação.

  • 01/2008 - 12/2009

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Odontologia.,Cargo ou função, Membro da Comissão Interna de acompanhamento e fiscalização das obras do Camous do Seridó.

  • 09/2006 - 03/2009

    Direção e administração, Departamento de Odontologia.,Cargo ou função, Subcoordenador do curso de odontologia.

  • 03/2007 - 02/2008

    Extensão universitária , Departamento de Odontologia.,Atividade de extensão realizada, Nível de conhecimento da população da Caicó/RN sobre o câncer bucal e instituição de atitudas preventivas na saúde pública oral,.

2003 - 2005

Associação Caruaruense de Ensino Superior

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30

Atividades

  • 06/2004 - 04/2005

    Extensão universitária .,Atividade de extensão realizada, Criação do curso de TPD/THD.

  • 01/2003 - 04/2005

    Ensino, Odontologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Clínica Integrada, Prótese Fixa e Oclusão, Prótese Parcial Removível, Protese Total e Periodontia