Eduardo Machado Farias
Especialista em Metodologia do ensino da Educação Física pela Universidade Internacional do Paraná (UNINTER); Licenciado em Educação Física pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA Gravataí/RS); Bacharel em Educação Física treinamento físico e esportes pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA -Canoas/RS); professor de Educação Física da Escola de Ensino Médio Dora Dimer; Professor da disciplina de Educação Física nomeado pela secretaria de Educação do estado do Rio grande do Sul e atuante no Colégio Antônio Gomes Corrêa; Professor e Fundador das escolas de futsal EMF e GEF SUL nas cidades de Gravataí e Alvorada; Palestrante em cursos de formação de professores da rede municipal de Gravataí; pesquisador na área da educação, atividade física e saúde.
Informações coletadas do Lattes em 04/07/2022
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em Educação Física escolar
2014 - 2015
Centro Universitário Internacional
Título: A IMPORTÂNCIA DA PROMOÇÃO DE EXERCÍCIOS DE FLEXIBILIDADE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Orientador: , Maria Zuleica Lopes Koritiak
Graduação em Educação Física
2011 - 2013
Universidade Luterana do Brasil
Título: Estágio curricular obrigatório
Orientador: Kassius Nitzke da Silva
Graduação em Educação Física
2005 - 2008
Universidade Luterana do Brasil
Título: Nível de habilidade técnica de alunos de uma escolinha de futsal da cidade de Gravataí RS
Orientador: Luiz Antonio Barcellos Crescente
Bolsista do(a): PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS, PROUNI, Brasil.
Formação complementar
2007 - 2007
Extensão universitária em V Ulbra Fitness. (Carga horária: 4h). , Universidade Luterana do Brasil, ULBRA, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em Seminário Internacional de Ciências do Esporte e Atividade Física. (Carga horária: 12h). , Universidade Luterana do Brasil, ULBRA, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em IX Jornada de inverno da Sociedade de gerontologia e geriatria. (Carga horária: 16h). , Apsen Farmacêutica, APSEN, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em III Seminário Internacional de Ciências do Esporte e da Atividade Física. (Carga horária: 3h). , Universidade Luterana do Brasil, ULBRA, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em Ginástica Localizada. (Carga horária: 32h). , ASSOCIAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO RIO GRANDE DO SUL, APEF - RS, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em Radicais livres: verdades, falácias, angústia e expectativas. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em Fisiologia do exercício aplicada à saúde e à doença. (Carga horária: 32h). , ASSOCIAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DOS RIO GRANDE DO SUL, APEF-RS, Brasil.
2006 - 2006
ENCONTRO CIENTÍFICO DE ATIVIDADE FÍSICA, AQUÁTICA E TERRESTRE. (Carga horária: 15h). , ASSOCIAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO RIO GRANDE DO SUL, APEF-RS, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em Preparação Física no Futstal. (Carga horária: 15h). , Universidade Luterana do Brasil, ULBRA, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em Basquete. (Carga horária: 15h). , Universidade Luterana do Brasil, ULBRA, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em Handbol. (Carga horária: 15h). , Universidade Luterana do Brasil, ULBRA, Brasil.
2005 - 2005
Trajetória da atividade física em Cuba. (Carga horária: 3h). , Universidade Luterana do Brasil, ULBRA, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Organização de eventos
FARIAS, E. M. . Olidora - Olimpíadas esportivas da Escola Dora Dimer. 2016. .
FARIAS, E. M. . Gincadora - Gincana da Escola Dora Dimer. 2016. .
FARIAS, E. M. . Salão de iniciação científica da Ulbra. 2006. (Exposição).
FARIAS, E. M. . I Seminário Internacional de Ciências do Esporte e Atividade Física. 2005. (Outro).
FARIAS, E. M. . Acontonamento Padre Léo. 2005. (Festival).
FARIAS, E. M. . Copa Padre Léo de futsal. 2005. .
Participação em eventos
III Seminário internacional de ciências do esporte e atividade física.Relaçao entre os níveis de equilíbrio corporal e a função auditiva de idosos do bairro São Luís, Canoas, RS. 2007. (Seminário).
III Seminário internacional de ciências do esporte e atividade física.A prevalência de distúrbios de sono entre a população idosa do bairro São Luís, Canoas, RS. 2007. (Seminário).
III Seminário Internacional de Ciências do Esporte e Atividade Física. 2007. (Seminário).
IX Jornada de Inverno da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia/RS. 2007. (Outra).
IX Jornada de inverno da Sociedade Brasileira de Gerontologia e geriatria RS.Equilíbrio corporal e audição de idosos do bairro São Luís, Canoas, RS. 2007. (Simpósio).
VII Fórum de pesquisa científica tecnológica e XIII salão de iniciação científica tecnológica.Efeito do tratamento crônico com sibutramina sobre a ansiedade e a memória em ratos. 2007. (Simpósio).
VII Fórum de pesquisa científica tecnológica e XIII salão de iniciação científica tecnológica.Relação entre a capacidade de produção de força de membros inferiores e o equilíbrio funcional em idosos. 2007. (Simpósio).
VII Fórum de pesquisa científica tecnológica e XIII salão de iniciação científica tecnológica.Avaliação do efeito agudo do liofilizado de Campomanesia xanthocarpa Berg sobre o metabolismo em ratos diabéticos. 2007. (Simpósio).
VII Fórum de pesquisa científica tecnológica e XIII salão de iniciação científica tecnológica.Audição e qualidade de vida em idosos do bairro São Luís, Canoas, RS. 2007. (Simpósio).
VII Fórum de pesquisa científica tecnológica e XIII salão de iniciação científica tecnológica.O índice de hipertensão arterial em idosos da bairro São Luís, Canoas, RS e sua relação com a prática de exercícios físicos.. 2007. (Simpósio).
VII Fórum de pesquisa científica tecnológica e XIII salão de iniciação científica tecnológica.A prevalência de sintomas de estresse entre idosos da população do bairro São Luís, Canoas, RS, praticantes de atividade física e sedentários - uma comparação. 2007. (Simpósio).
VII Fórum de pesquisa científica tecnológica e XIII salão de iniciação científica tecnológica.Audição dos idosos do bairro São Luís, Canoas, RS: presença de deficiência auditiva. 2007. (Simpósio).
VII Fórum de pesquisa científica tecnológica e XIII Salão de iniciação científica tecnológica.Avaliação da genotoxicidade do extrato da planta hipoglicemiante Campomanesia xanthocarpa em ratos diabéticos. 2007. (Simpósio).
VIII Salão de Iniciação Científica da PUCRS.Perfil do equilíbrio corporal em idosos residentes do bairro são Luís, Canoas, RS. 2007. (Simpósio).
VIII Salão de Iniciação Científica da PUCRS.Perfil do equilíbrio corporal em idosos residentes do bairro são Luis, Canoas, RS. 2007. (Simpósio).
VIII Salão de Iniciação Científica da PUCRS.Índices de força muscular em idosos residentes do bairro São Luís, Canoas, RS. 2007. (Simpósio).
VIII Salão de Iniciação Científica da PUCRS.Perfil auditivo de idosos residentes do bairro São Luis, Canoas, RS. 2007. (Simpósio).
17°CONGRESSO GAÚCHO DE EDUCAÇÃO FÍSICA e 1º ENCONTRO CIENTÍFICO DE ATIVIDADE AQUÁTICA E TERRESTRE.. 2006. (Encontro).
XII Salão de iniciação científica da Ulbra.Capacidade de produção de força muscular em idosos residentes no bairro São Luís, Canoas, RS. 2006. (Simpósio).
Produções bibliográficas
-
FARIAS, E. M. . Relação entre defici//////////~encia auditiva, idade, g^^enero e qaulidade de vida de idosos. Arquivos internacionais de otorrinolaringologia (Impresso) , v. 10, p. 62-70, 2008.
-
FARIAS, E. M. . Capacidade de produção de força muscular em idosos residentes no bairro São Luís, Canoas-RS. REVISTA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA ULBRA , v. 5, p. 59-67, 2007.
-
FARIAS, E. M. ; MARTINS, C. R. ; EVALDT, E. S. ; COSTI, B. B. ; SILVA, M. S. ; TEIXEIRA, A. R. ; FREITAS, C. L. R. . Equilíbrio corporal e audição de idosos do bairro São Luis, Canoas/ RS. In: IX Jornada de Inverno da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia-RS, 2007, Porto Alegre. IX Jornada de Inverno da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia-RS, 2007. v. 1.
-
FARIAS, E. M. . Relação entre os níveis de equilíbrio corporal e a função auditiva de idosos do Bairro São Luis, Canoas, RS. In: Revista Corpo em Movimento, 2007. Corpo em Movimento, 2007. v. 5. p. 29-30.
-
FARIAS, E. M. . Avaliação do equilíbrio em idosos residentes no bairro São Luis, Canoas, RS. In: Envelhecimento e saúde, 2007. Avaliação do equilíbrio em idosos residentes no bairro São Luis, Canoas, RS. v. 13. p. 197-198.
-
FARIAS, E. M. . A prevalência de distúrbios de sono entre a população idosa do Bairro São Luís, Canoas, RS. In: Revista científica Corpo em Movimento, 2007, Canoas. Corpo em Movimento. Canoas: Ulbra, 2007. v. 5. p. 11-12.
-
FARIAS, E. M. . Educação física e recreação para a educação infantil e ensino fundamental I: métodos, estratégias e organização do trabalho pedagógico para a prática diária. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Projetos de pesquisa
-
2007 - 2008
Impacto de fatores motores, musculares e de padrões de sono e de estresse e no período de envelhecimento na qualidade de vida da população do bairro São Luis, Canoas,RS, Descrição: Impacto de fatores motores, musculares e de padrões de sono e de estresse e no período de envelhecimento na qualidade de vida da população do bairro São Luis, Canoas,RS. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Eduardo Machado Farias - Integrante / Cintia de la Rocha Freitas - Coordenador.
-
2007 - 2008
Avaliação farmacológica e toxicológica de plantas com atividade hipoglicemiante em ratos diabéticos, Descrição: Avaliação farmacológica e toxicológica de plantas com atividade hipoglicemiante em ratos diabéticos. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Eduardo Machado Farias - Integrante / Cintia de la Rocha Freitas - Coordenador.
-
2007 - 2008
Impacto de fatores motores, musculares e de padrões de sono e de estresse e no período de envelhecimento na qualidade de vida da população do bairro Rio Branco, Canoas,RS, Descrição: Impacto de fatores motores, musculares e de padrões de sono e de estresse e no período de envelhecimento na qualidade de vida da população do bairro Rio Branco, Canoas,RS. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Eduardo Machado Farias - Integrante / Cintia de la Rocha Freitas - Coordenador.
Prêmios
2012
Faixa preta de Taekwondo 1° dan, Federação gaúcha de Taekwondo.
2008
Mérito academico - melhor média durante o curso de Educação Física com habilitação em bacharelado concluído no segundo semestre de 2008, Universidade Luterana do Brasil - Canoas / Rs.
Histórico profissional
Experiência profissional
2007 - 2007
Universidade Luterana do BrasilVínculo: /estágio, Enquadramento Funcional: Monitor voluntário, Carga horária: 6
Outras informações:
Voluntário do Centro de Estudos em atividade física e envelhecimento
2006 - 2006
Universidade Luterana do BrasilVínculo: Monitor, Enquadramento Funcional: Monitor voluntário Fisiologia Humana, Carga horária: 10
Outras informações:
Monitor voluntário da disciplina de Estudos em Fisiologia Humana, com carga horária total de 170 horas/aula.
2006 - 2006
Universidade Luterana do BrasilVínculo: Monitor voluntário, Enquadramento Funcional: Monitor voluntário preparação de goleiros, Carga horária: 11
Outras informações:
Monitor voluntário, na preparação de goleiros de futebol de campo da equipe universitária da ULBRA, Canoas-RS, perfazendo um total de 168 horas/aula.
2006 - 2006
Universidade Luterana do BrasilVínculo: Monitor, Enquadramento Funcional: Monitor voluntário Fisiologia do Exercício I, Carga horária: 2
Outras informações:
Monitor voluntário da disciplina de Fisiologia do Exercício I, perfazendo o total de 30 horas/aula.
2006 - 2006
Universidade Luterana do BrasilVínculo: Monitor, Enquadramento Funcional: Estágio
Outras informações:
Voluntário no projeto de estudos de atividade motora adaptada CEAMA. Total de 120h
2006 - 2006
Universidade Luterana do BrasilVínculo: Monitor, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 48
Outras informações:
Estágio voluntário em educação para pessoas com deficiência CEAMA. Total 48h
2006 - 2006
Universidade Luterana do BrasilVínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: estágio, Carga horária: 10
Outras informações:
Estagiário no laboratório de fisiologia comparada
2005 - 2006
Universidade Luterana do BrasilVínculo: Bolsista Voluntário, Enquadramento Funcional: Monitor de Natação e de Futsal, Carga horária: 8
Outras informações:
Monitor de natação para pessoas com deficiência mental, visual e física e monitor de futsal para pessoas surdas do projeto de extensão CEAMA, Centro de Estudos de Atividade Motora Adaptada, da ULBRA, Canoas-RS, perfazendo o total de 168 horas.
2005 - 2005
Universidade Luterana do BrasilVínculo: Monitor, Enquadramento Funcional: Monitor voluntário de natação, Carga horária: 2
Outras informações:
Monitor voluntário de natação no programa CEFICE, Centro de Estudos em Educação Física no contexto escolar, perfazendo o total de 30 horas.
Atividades
-
01/2005 - 06/2006
Extensão universitária , Universidade Luterana do Brasil, .,Atividade de extensão realizada, Centro de Estudos da Atividade Motora Adaptada- CEAMA- monitor de natação e futsal para pessoas surdas e pessoas com deficiência mental.
2005 - 2005
Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Léo SeidelVínculo: Estagiário voluntário, Enquadramento Funcional: Professor estagiário de futsal, Carga horária: 124
Outras informações:
Professor estagiário voluntário de de escolinha de futsal masculino e feminino, durante o ano letivo de 2005, perfazendo o total de 124 horas.
2005 - 2005
Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Léo SeidelVínculo: Estágio voluntário, Enquadramento Funcional: Estagiário de Educação Física
Outras informações:
Atuou como estagiário de Educação Física, desenvolvendo atividades de recreação/4a acantonamento Padre Léo, no dia 4/11/2005, no total de 12 horas.
2005 - 2005
Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Léo SeidelVínculo: Monitor, Enquadramento Funcional: Monitor de Recreação
Outras informações:
Atuação como monitor de Educação Física em atividades de recreação na escola Wenceslau Fontoura, perfazendo o total de 4 horas.
2005 - 2005
Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Léo SeidelVínculo: estágio, Enquadramento Funcional: estágio, Carga horária: 5
Outras informações:
Atividades em recreação- arbitragem
2005 - 2005
Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Léo SeidelVínculo: estágio, Enquadramento Funcional: Monitor de recreação, Carga horária: 3
Outras informações:
Monitor de recreação com as mães de alunos.
2009 - 2012
Academia Personal TrainerVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Estágio
Outras informações:
Professor na área de musculação, atividades de prescrição e orientação de exercícios de força, flexibilidade e aeróbicos.
2005 - 2008
Escola de futsal FCRVínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 12
Outras informações:
Organização, planejamento e aulas de futsal para crianças e adolescentes de 5 a 17 anos.
2008 - 2016
Escola de futsal EMFVínculo: Proprietário, Enquadramento Funcional: Proprietário e professor, Carga horária: 20
Outras informações:
Organização e planejamento de eventos esportivos e de lazer; ministrar aulas de futsal para crianças e adolescentes entre 4 e 17 anos; gerenciamento administrativo da instituição; seleção e supervisão de estagiários
2009 - 2016
Escola de futsal GEF SulVínculo: Proprietário, Enquadramento Funcional: Professor e proprietário, Carga horária: 20
Outras informações:
Organização e planejamento de eventos esportivos e de lazer; ministrar aulas de futsal para crianças e adolescentes entre 4 e 17 anos; gerenciamento administrativo da instituição; seleção e supervisão de estagiários
2013 - 2014
Escola de futsal GEF SulVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 2
Outras informações:
Organização, planejamento e aulas de taekwondo para crianças e adolescentes de 5 a 17 anos.
2015 - 2016
Escola de Ensino fundamental Monteiro LobatoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de educação infantil, Carga horária: 8
Outras informações:
Responsável por organizar e ministrar aulas de educação física para crianças do ensino fundamental I e educação infantil
2015 - 2016
Escola de Ensino fundamental Monteiro LobatoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 2
Outras informações:
Professor de lutas e futsal nas escolinhas esportivas da instituição.
2015 - Atual
Escola Dora DimerVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 3
Outras informações:
Organização, planejamento e aulas de futsal para crianças de 4 a 15 anos
2014 - Atual
Escola Dora DimerVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 16
Outras informações:
Professor de Educação Física para alunos do ensino fundamental I, II e ensino médio
2015 - 2015
Escola Dora DimerVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 2
Outras informações:
Organização, planejamento e aulas de taekwondo para crianças de 5 a 17 anos.
2014 - Atual
Governo do Estado do Rio Grande do SulVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor noemado, Carga horária: 40
Outras informações:
Organização, planejamento e aulas para alunos do ensino fundamental I, II, ensino médio e educação de jovens e adultos (EJA)
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Eduardo Machado Farias e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?