Manoel Flores Lesama

Professor Adjunto IV da Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, atuando na área de Desenvolvimento Territorial, Extensão Rural, Teoria da Atividade, Teoria do Agir Organizacional, Ergonomia da Atividade, Clinica da Atividade, Ergologia do trabalho associado, Metodologias Intervencionistas (ex: Laboratório de Mudança - Change Laboratory) e autogestão. Suas principais linhas de trabalho são: Analise do trabalho em Extensão Rural, Gestão concertada de Territórios, Agriculuturas Ecologicas, Sistemas Agroecologicos e Agroflorestais da Agricultura Familiar. Possui graduação em agronomia, mestrado em Zootecnia pela UFSM (1997) e doutorado em Agronomia pela UFPR (2002). Trabalhou como professor de forragicultura das Faculdades de Veterinária, Agronomia e Zootecnia Rural na PUCRS/CAMPUSII em 1997 e, entre 2003 a 2004, trabalhou como consultor internacional no Escritório Regional para América Latina e Caribe da Organização das Nações Unidas para a Agricutura e a Alimentação (FAO/ONU), coordenando atividades nos projetos relacionados ao Desempenho dos Serviços Públicos e o Papel do Governos Municipais (Elionor Ostrom). Assessoria ao Projeto de Cooperação Técnica TCP/BRA/2904 e ao Projeto de Capacitação para Melhoramento da Segurança Alimentar da População Rural Pobre do Nordeste em parcerias com Embrapa Semi-Árido, a ONG Caatinga, Emater-PI, Ministério do Desenvolvimento Agrário e o CIRAD, França, no marco do Programa Especial de Segurança Alimentar da FAO (PESA). Em 2005 trabalhou como consultor nacional da FAO/ONU, em projetos de desenvolvimento sustentável de territórios rurais da Bahia, Ceara e Parana. Em 2005, coordenou atividades relacionadas ao Projeto ATER Nordeste, junto ao Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (ASBRAER) e o Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural (DATER) da Secretaria de Agricultura Familiar (SAF) no Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA).

Informações coletadas do Lattes em 26/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Agronomia (Produção Vegetal)

1998 - 2002

Universidade Federal do Paraná
Título: Características estruturais de cultivares de azevém perene como critério de seleção para maximizar o consumo de vacas leiteiras em pastejo
Orientador: em Institut National de la Recherche Agronomique ( Laurent Hazard)
com Anibal de Moraes. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: vacas leiteiras.Grande área: Ciências AgráriasGrande Área: Ciências Agrárias / Área: Zootecnia. Grande Área: Ciências Agrárias / Área: Zootecnia / Subárea: Pastagem e Forragicultura. Setores de atividade: Agricultura, Pecuária, Silvicultura, Exploração Florestal.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2015 - 2015

Pós-Doutorado. , Institut National de la Recherche Agronomique, INRA, França. , Grande área: Outros

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2013 - 2013

Analisar o trabalho: abordagem a serviço do métier. (Carga horária: 24h). , Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Universidade de São Paulo, FFLCH-USP, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

SIGNORELLI, M. ; QUADROS, J. ; LESAMA, M. F. . simposio brasileiro Desenvolvimento Territorial Sustentavel. 2015. (Congresso).

BOLDRINI, E. B. ; CARVALHO, S. G. ; OLIVEIRA, A. ; LESAMA, M. F. . Seminário Nacional: Diálogos para Implantação da Nova Lei Florestal. 2014. (Congresso).

LESAMA, M. F. . III feira de profissões da UFPR Litoral. 2008. (Outro).

Ferreira, M.R. ; LESAMA, M. F. . I encontro com as comunidades rurais sobre a floresta: as possibilidades de geração de renda. 2008. (Outro).

LESAMA, M. F. ; CAVALLET, V. . Feira de Profissões UFPR Litoral. 2006. (Outro).

John Dixon ; DUBOIS, O. ; CHERRETT, I. ; LESAMA, M. F. . Taller sobre Enfoques de Desarrollo Participativo con Énfasis en Modos de Vida Sostenibles. 2003. (Outro).

PALLARES, O. R. ; SAIBRO, J. C. ; LESAMA, M. F. . JORNADA INTERNACIONAL DE ATUALIZAÇÃO TÉCNICA, FATORES RELACIONADOS COM O ESTADO FOSFÓRICO DO GADO NA REGIÃO DOS CAMPOS DOS RIOS PARANÁ E URUGUAI. 1995. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

I jornada do Grupo de Pesquisa CNPq-UTFPR Linguagem, Atividade e Desenvolvimento Humano (LAD'Humano).Produção coletiva de conhecimento na ação: um ponto de vista sobre uma cooperativa de trabalho. 2015. (Encontro).

Simposio Brasileiro - Desenvolvimento Territorial Sustentavel.Agroecologia e Produção Orgânica. 2015. (Simpósio).

Simposio Brasileiro - Desenvolvimento Territorial Sustentavel.Painel de projetos e experiencias em desenvolvimento territorial sustentavel (ensino-pesquisa-extensão). 2015. (Simpósio).

Simposio Brasileiro - Desenvolvimento Territorial Sustentavel.Agroecologia e Produção Orgânica. 2015. (Simpósio).

Coloquio internacional - Analisar o trabalho educacional.O trabalho agroflorestal: analise do trabalho do assessor técnico. 2013. (Simpósio).

Curso Analisar o Trabalho Educacional: uma abordagem a serviço do métier_M. 2013. (Simpósio).

Pierre Trinquet - O que é o trabalho?. 2013. (Oficina).

Pierre Trinquet - Trabalho e Ergologia: os Grupos de Encontro de Trabalho. 2013. (Oficina).

Yves Clot - Formação vs. Intervenção: um novo olhar. 2012. (Oficina).

Ciclo de palestras: o professor e seu trabalho - O conselho pedagógico como meio de formação pela análise do trabalho - Jean-Claude Mouton. 2011. (Encontro).

Ciclo de palestras: o professor e seu trabalho - O trabalho de Ensinar - Daniel FAÏTA. 2011. (Oficina).

Ciclo de palestras: o professor e seu trabalho - Transformações de Resultado de Pesquisa em recurso para a formação - Laurence Espinassy e Christine Félix. 2011. (Encontro).

Encontro de Educação Indígena do Paraná.os 'tempos' nos projetos de aprendizagem no contexto do projeto politico pedagógico da UFPR-Litoral. 2011. (Seminário).

I ciclo de debates sobre conflitos socioambientais.Diálogos com os Projetos de Aprendizagem. 2011. (Encontro).

II encontro das células de acompanhamento e informação - Secretaria de Desenvolvimento Territorial - MDA. 2011. (Encontro).

Semana Acadêmica de Gestão e Empreendedorismo - SEMAGE.Desenvolvimento e Território: articulações interinstituicionais para o desenvolvimento do empreendedorismo no litoral do paraná. 2011. (Simpósio).

4 Seminário paranaense de Melipolinicultura.Sala temática: organização dos Meliponicultores. 2010. (Seminário).

4ª etapa do programa de honra em estudos e prática em Ecossocioeconomia: uma prática alternativa de educação transformadora.socioempreendedorismo. 2010. (Oficina).

4ª etapa do programa de honra em estudos e prática em Ecossocioeconomia: uma prática alternativa de educação transformadora.Gestão desportiva e do lazer. 2010. (Oficina).

Conferencia Regional do Esporte - região litoral, Paraná.Grupo temático: ciência, tecnologia e inovação, esporte de alto rendimento. 2010. (Outra).

Experiencias de Turismo e Socioeconomia. 2009. (Encontro).

IV Congresso Brasileiro de Extensão Universitária. Feiras Agroecológicas, construir caminhos de inclusão social via processos de gestão de mercados com as comunidade de agricultores familiares do litoral paranaense. 2009. (Congresso).

7 colóquio de transformações territoriais. 2008. (Congresso).

I encontro para a criação do Nucleo de Pesquisas em Aquicultura e pesca - nucleo sul III-Paraná.O papel do Conselho Regional de Desenvolvimento Rural, Pesqueiro e do Artesanato do Litoral Paranaense ? CORDRAP. 2008. (Encontro).

VII encontro da sociedade brasileira de economia ecológica.Distribuição de serviços Ecossistêmicos: o caso do ICMS ecológico no litoral paranaese. 2007. (Encontro).

Semana de planejamento político pedagógico do ano académico de 2006 da UFPR Litoral.discussões sobre o projeto político pedagógico. 2006. (Outra).

VI congresso OIUDSMA. Estudo de Caso do Acampamento José Lutzemberger: um espaço destacado para o desenvolvimento da racionalidade ecológica. 2006. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Thaís da Silva Souza

LOPES, M. G. K.; CREMASCO, M. V. F.;LESAMA, M. F.. Educação ambiental e extensão universitária: a dialogicidade entre a universidade federal do paraná - setor litoral e a comunidade. 2019. Dissertação (Mestrado em Programa Pós-Graduação em REDE NACIONAL PARA ENSINO DAS CIÊNCIAS AMBIENTAIS) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Levy Miller Junior

LAUTERT, L. F. C.; FAZION, F.;LESAMA, M. F.. Projeto Bens Comuns: A Práxis do Bem Comum e a cidadania ativa através do ensino de Ciências Ambientais e Filosofia. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa Pós-Graduação em REDE NACIONAL PARA ENSINO DAS CIÊNCIAS AMBIENTAIS) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Eduardo Henrique Ferreira Pinto Feniman

NIEDERLE, P. A.; ANDRIGUETTO FILHO, J. M.;LESAMA, M. F.. Hortas cutitibanas: as representações simbólicas do cultivo de alimentos na cidade. 2014. Dissertação (Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: TATIANA CRISTINA GUIMARÃES KAMINSKI

LESAMA, M. F.; Denardin, valdir Frigo; SEOANE, C. E. S.. O trabalho agroflorestal: o gênero agroflorestal e atividade coletiva no grupo Gralha Azul, municipio de Morretes-PR. 2014. Dissertação (Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Osni Valfredo Wagner

SOUZA, C. M. M.;LESAMA, M. F.SAMPAIO, Carlos Alberto Cioce; FLORIT, L. F.. Mobilização para o desenvolvimento territorial sustentável: construção de pacto territorial a partir de projetos de ação coletiva. 2013. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.

Aluno: Shimene Feuser

SAMPAIO, Carlos Alberto CioceLESAMA, M. F.; AUMOND, J. J; MULLER, J. A.. "sistemas Agroflorestais: estratégia para desenvolvimento territorial sustentável na Microbacia do Rio Sagrado, Zona rual de Morretes (PR)". 2013. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.

Aluno: Edinan Cardoso Dourado

SOUZA, Cristiane Mansur de Moraes;SAMPAIO, Carlos Alberto CioceLESAMA, M. F.. Identidade como recurso no processo dedesenvolvimento territorial da Microbacia Hidrográfica do Rio Sagrado -Morretes (PR). 2011. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.

Aluno: Alcides Tadeu da Silva Junior

SOUZA, Cristiane Mansur de Moraes;LESAMA, M. F.; MANTOVANELI JUNIOR, O.. analise socioambiental participativa: indicativos de vulnerabilidade ambiental na microbacia hidrografica do rio sagrado - Morretes-PR. 2010. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.

Aluno: Isabel Jurema Grimm

SOUZA, C. M. M.;SAMPAIO, Carlos Alberto CioceLESAMA, M. F.; MANTOVANELI JUNIOR, O.. Planejamento para o desenvolvimento sustentável no territorio: uma metodologia participativa de monitoramento dos indicadores socioambientais na microbacia hidrográfica do Rio Sagrado, Morretes-PR. 2010. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.

Aluno: Talita Cristina Zechner

SAMPAIO, Carlos Alberto CioceLESAMA, M. F.; SOUZA, C. M. M.. Estratégia de desenvolvimento territorial sustentável: o caso da empresa social 'solidarium' e a experiência do arranjo socioprodutivo de base comunitária do Rio Sagrado (Morretes-PR). 2010. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.

Aluno: Francisco Salau Brasil

RODRIGUES, K. C.;LESAMA, M. F.; SEVEGNANI, L.. Tecnologias apropriadas: Pensando o Ecodesenvolvimento - Experimentação na Microbacia do Rio Sagrado - PR. 2009. Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.

Aluno: Bruno Gasparini

LESAMA, M. F.; INVERNIZZI, N.; OLIVEIRA, F. C.; IZAGUIRRE, K. R.;SAMPAIO, Carlos Alberto Cioce. A apropriação genética da agrobiodiversidade enquanto estratégia biopolítica dos impérios alimentares no contexto da revolução biotecnológica. 2014. Tese (Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Maria Alice Soares Consalter

CAVALLET, V.;LESAMA, M. F.; NIEWEGLOWSKI FILHO, M.; ASSMANN, T. S.; FONTE, N. N.. Sistema de produção lavoura-pecuária: uma abordagem para a construção de indicadores integrados de sustentabilidade. 2008. Tese (Doutorado em Agronomia (Produção Vegetal)) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Antonio Carlos Picinatto

LESAMA, M. F.; QUEROL, M. A. P.; FLORIANI, D.. O crédito rural e a Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar: Conflitos e Contradições. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Meio Ambiente e Desenvolvimento) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Isabel Jurema Grimm

SAMPAIO, Carlos Alberto Cioce; TEIXEIRA, C. F.;LESAMA, M. F.. Mudanças climáticas e turismo: estratégias de adaptação e mitigação. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Meio Ambiente e Desenvolvimento) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Marcia Regina Ferreira

NEGRELLE, R.;LESAMA, M. F.; SCHAFFRAFH, V. R.. Famílias em Áreas de Proteção Ambiental: Uma abordagem sobre o Empreendedorismo praticado pelas comunidades rurais extrativistas. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Agronomia (Produção Vegetal)) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Amanda Culti Zacarias

AZEVEDO, N. T.; PIERRI, N.;LESAMA, M. F.SAMPAIO, Carlos Alberto Cioce. Iniciativas de economia solidária no litoral do paraná: uma análise de suas contribuoções para o ecodesenvolvimento. 2016.

Aluno: Jason Nunes de Melo

LESAMA, M. F.; LAUTERT, L. F. C.; MEIRELLES, G. A. L.. Politicas Publicas: questionamento do patrimônio histórico Cultural de Matinhos. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Serviço Social: a questão social) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Alex Sander Nunes Santos

SILVA, C. D.;LESAMA, M. F.; Ferreira, M.R.. Agroecologia no contexto da agricultura familiar e camponesa 'Dandara dos Palmeres' - RJ. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação do Campo e Agricultura Familiar camponesa) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Jose Sobreira

BENEVENUTO, M.;LESAMA, M. F.; PFEIFER, M.M. Geração Jovem da comunidade rural de Vargem do Brasil e do assentamento Fazenda São Fidelis, modernizando a cultura para sua sustentabilidade. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação do Campo e Agricultura Familiar camponesa) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Carlos Alende

NEUMANN, P. S.;LESAMA, M. F.. Tipologia dos pecuriastas familiares da fronteira oeste do Rio Grande do Sul. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação do Campo e Agricultura Familiar camponesa) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Cristiano Venturini

NEUMANN, P. S.;LESAMA, M. F.. Estudo de alternativas do melhoramento do campo nativo na pecuaria de corte familiar no municipio de Alegrete, RS. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação do Campo e Agricultura Familiar camponesa) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Marcos Alves

LESAMA, M. F.. Analise das condições de proteção ambiental das nascentes d'água do assentamento Holandes, no municipio de Sarandi, RS. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação do Campo e Agricultura Familiar camponesa) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Ana Lúcia Alves Assis

LESAMA, M. F.; SILVA, L. R. O.; HARDER, E.. O desafio da organização local - Comunidades de agricultores familiares ? Campo Alegre SC. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação do Campo e Agricultura Familiar camponesa) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Alessandro Donasolo

LESAMA, M. F.. Transformações na agricultura familiar em Itaperuçu: um estudo qualitativo do programa compra direta. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação do Campo e Agricultura Familiar camponesa) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Abner Geraldo Picinatto

LESAMA, M. F.; Denardin, valdir Frigo; JESUS, E. L.. Jogo "planejando o município": uma ferramenta para o planejamento participativo. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação do Campo e Agricultura Familiar camponesa) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Reverson Camargo

MACEDO, R. B.;LESAMA, M. F.; PAGLIA, E. C.. Da agricultura convencional a agroecologia: uma trajetória imediata pela consciência de produtores rurais no municipio de Colombo-PR. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação do Campo e Agricultura Familiar camponesa) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Lourival Fidelis

HARDER, E.;LESAMA, M. F.. Agricultura quilombola e suas interfaces com a agroecologia; cultura do quilombo João Surá. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação do Campo e Agricultura Familiar camponesa) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Kátia Fujii

Denardin, valdir Frigo;LESAMA, M. F.. Análise do sistema de produção do acampamento Emiliano Zapata - Ponta Grossa/PR. Baseado nos princípios, conceitos e práticas da agroecologia. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação do Campo e Agricultura Familiar camponesa) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Ivan Silva Evangelista

LESAMA, M. F.; JESUS, E. L.; Denardin, valdir Frigo. Agroecologia: Possibilidade para o desenvolvimento da região do Vale do Ribeira. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação do Campo e Agricultura Familiar camponesa) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: André Alves de Albuquerque Gabardo

LESAMA, M. F.; PICINATTO, A.; SCHAFFRAFH, V. R.. O processo de conversão no centro paranaense de referência em agroecologia: o caso da produção de olerícolas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Paraná.

Almeida, Luciano de;LESAMA, M. F.; MUSSOI, E. M.; SILVA, O. H.. Concurso público de provas e títulos para a carreira do magistério superior - classe adjunto I - área de conhecimento: Desenvolvimento Rural, Extensão Rural e Administração Rural. 2010. Universidade Federal do Paraná.

Araujo, J.R.;LESAMA, M. F.; GRUGINSKI, J. E.; HASSE, I.. Concurso público de provas e títulos para a carreira do magistério superior - classe adjunto I - área de conhecimento: Gestão Imobiliária. 2009. Universidade Federal do Paraná.

LESAMA, M. F.; FIGUEIREDO, M. X. B.; ISRAEL, V. L.; MEZZADRI, F. M.. Concurso público de provas e títulos para a carreira do magistério superior - classe assistente I - área de conhecimento: Gestão Desportiva e de Lazer. 2009. Universidade Federal do Paraná.

Araujo, J.R.;LESAMA, M. F.; GRUGINSKI, J. E.; LOUREIRO, W.; VIGNERON, J.. Concurso público de provas e títulos para a carreira do magistério superior - classe assistente I - área de conhecimento: Gestão Imobiliária. 2009. Universidade Federal do Paraná.

LESAMA, M. F.; ISRAEL, V. L.; CAVICHIOLLI, F. R.; SEVEGNANI, P.; SELAU, B.. Concurso público de provas e títulos para a carreira do magistério superior - classe auxiliar I - área de conhecimento: Gestão Desportiva e de Lazer. 2009. Universidade Federal do Paraná.

LESAMA, M. F.; ISRAEL, V. L.; CAVICHIOLLI, F. R.; MELO, A. M.; FIGUEIREDO, M. X. B.. Concurso público de provas e títulos para a carreira do magistério superior - classe adjunto I - área de conhecimento: Gestão Desportiva e do Lazer. 2009. Universidade Federal do Paraná.

LESAMA, M. F.; FIGUEIREDO, M. X. B.; ISRAEL, V. L.; CAVICHIOLLI, F. R.. Concurso público de provas e títulos para a carreira do magistério superior ? Classe adjunto I ? Área de conhecimento: Gestão Desportiva e de Lazer. 2008. Universidade Federal do Paraná.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Edson Goncalves de Oliveira

OLIVEIRA, E. G.. Produção Vegetal. 2002. Exame de qualificação (Doutorando em Agronomia (Produção Vegetal)) - Universidade Federal do Paraná.

Adelino Pelissari

PELISSARI, A.. Exame de Qualificação. 2002. Exame de qualificação (Doutorando em Agronomia (Produção Vegetal)) - Universidade Federal do Paraná.

Paulo Rossi Junior

ROSSI JUNIOR, P.. Características estruturais de cultivares de azevém perene como critério de seleção para maximizar o consumo de vacas leiteiras em pastejo. 2001. Exame de qualificação (Doutorando em Agronomia (Produção Vegetal)) - Universidade Federal do Paraná.

Anibal de Moraes

LESAMA, M. F.;MORAES, A.. Características estruturais de cultivares de azevém perene como critério de seleção para maximizar o consumo de vacas leiteiras em pastejo. 2002. Dissertação (Mestrado em Agronomia (Produção Vegetal)) - Universidade Federal do Paraná.

Paulo César de Faccio CArvalho

LESAMA, M. F.;Carvalho, P. C. F.DITTRICH, João Ricardo; GOMES, A.;PELISSARI, Adelino. Cracterísticas estruturais de cultivares de azevém perene como critério de seleção para maximizar o consumo de vacas leiteiras em pastejo. 2002. Tese (Doutorado em Agronomia (Produção Vegetal)) - Universidade Federal do Paraná.

Paulo César de Faccio CArvalho

LESAMA, M. F.;MORAES, Anibal deCarvalho, P. C. F.PELISSARI, AdelinoDITTRICH, João R; ROSSI, P.. Membro da Banca Examinadora para prova de Qualificação de Doutorado. 2002. Exame de qualificação (Doutorando em Agronomia (Produção Vegetal)) - Universidade Federal do Paraná.

Paulo César de Faccio CArvalho

LESAMA, M. F.;Carvalho, P. C. F.MORAES, Anibal dePELISSARI, AdelinoDITTRICH, João R; ROSSI, P.. Banca Examinadora para prova de Qualificação de Doutorado. 2001. Exame de qualificação (Doutorando em Agronomia (Produção Vegetal)) - Universidade Federal do Paraná.

JULIO VIEGAS

MOOJEN, E. L.; LESAMA, M. F.;QUADROS, F. L. F. deVIEGAS, J.. Produção animal em gramíneas de estação fria com fertilização nitrogenada ou associadas com leguminosa, com ou sem fertilização nitrogenada. 1997. Dissertação (Mestrado em Zootecnia) - Universidade Federal de Santa Maria.

Alda Lúcia Gomes Monteiro

MORAES, Anibal de; CARVALHO, Paulo César Faccio de;MONTEIRO, A. L. G.DITTRICH, João RicardoSILVA, Jamir Luis Silva da. Características Estruturais de cultivares de azevém perene como critério de seleção para maximizar o consumo de vacas leiteiras em pastejo. 2002. Tese (Doutorado em Agronomia (Produção Vegetal)) - Universidade Federal do Paraná.

João Ricardo Dittrich

DITTRICH, J. R.MORAES, A.CARVALHO, P. C. F.. AVALIAÇÃO DA ESTRUTURA DE DIFERENTES CULTIVARES DE AZEVÉM PERENE E A VELOCIDADE DE INGESTÃO DE VACAS LEITEIRAS EM PASTEJO. 2002. Tese (Doutorado em Curso de Pós Graduação Em Agronomia) - Universidade Federal do Paraná.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Eric Cezar de Camargo Walger

O desenvolvimento da organização do trabalho de agricultores ecológicos do litoral paranaense; Início: 2017; Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Territorial Sustentável) - Universidade Federal do Paraná; (Orientador);

Marcela Cristina Bettega

A estética do espaço no contexto do centro histórico de Paranaguá; Início: 2017; Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Territorial Sustentável) - Universidade Federal do Paraná; (Orientador);

Caroline Michely da Silva

Tecendo a gestão co-participativa rumo à segurança alimentar: a experiência de pesquisa-ação em itapoá-sc; Início: 2017; Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Territorial Sustentável) - Universidade Federal do Paraná; (Coorientador);

José Carlos Muniz

O meu pai não me deu mestre, minha mãe não me ensinou, não sei por quem eu puxei violeiro e cantador": A valorização da identidade através do Fandango Caiçara em Guaraqueçaba/PR; Início: 2015; Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Territorial Sustentável) - Universidade Federal do Paraná; (Orientador);

Osni Arturo Francisco Junior

EURECA! MEU PLANO DE NEGÓCIOS FEZ SENTIDO: uma exploração sobre os aspectos que contribuem para o aprendizado em planejamento, gestão e desenvolvimento de empreendimentos familiares; Início: 2015; Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Territorial Sustentável) - Universidade Federal do Paraná; (Orientador);

Jhonatan Carlos dos Santos

A pesquisa-ação em parceria: analise da co-construção de coletivos de trabalho em ambientes Rurais no litoral do Paraná; Início: 2014; Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Territorial Sustentável) - Universidade Federal do Paraná; (Orientador);

Abner Geraldo Picinatto

co-construção de um dispositivo sociotécnico: analise de uma atividade de concepção colaborativa de um recurso energético; Início: 2014; Dissertação (Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento) - Universidade Federal do Paraná; (Orientador);

TATIANA CRISTINA GUIMARÃES KAMINSKI

O agir organizacional e técnico: estudo da formas sociais de apropriação dos coletivos de trabalho em sistemas agroflorestais; Início: 2014; Tese (Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento) - Universidade Federal do Paraná; (Orientador);

Antonio Carlos Picinatto

Atividade coletiva nos trabalhos de Assistência técnica e extensão rural: relação com os projetos financiados pelo Programa Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e na Reforma Agrária (Pronater); Início: 2013; Tese (Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Dartan Gravina

Protagonismono palco das questões ambientais, estudo desenvolvido em grupos de teatro espontâneo; 2019; Dissertação (Mestrado em Programa Pós-Graduação em REDE NACIONAL PARA ENSINO DAS CIÊNCIAS AMBIENTAIS) - Universidade Federal do Paraná,; Orientador: Manoel Flores Lesama;

Irazilda Bisson Dalago

Programa de atenção àsaúde e ao trabalho do professor municipal de Paranaguá: um estudo de caso; 2019; Dissertação (Mestrado em Programa Pós-Graduação em REDE NACIONAL PARA ENSINO DAS CIÊNCIAS AMBIENTAIS) - Universidade Federal do Paraná,; Orientador: Manoel Flores Lesama;

Alan Carter Kullack

Metamorfose e fenomenologia goethiana no estudo de plantas medicinais; 2019; Dissertação (Mestrado em Programa Pós-Graduação em REDE NACIONAL PARA ENSINO DAS CIÊNCIAS AMBIENTAIS) - Universidade Federal do Paraná,; Coorientador: Manoel Flores Lesama;

GISLAINE DE MELO SEIBERT

Construir a experiência como recurso para a ação: uma proposta didática na natureza com professores da educação básica; 2019; Dissertação (Mestrado em Programa Pós-Graduação em REDE NACIONAL PARA ENSINO DAS CIÊNCIAS AMBIENTAIS) - Universidade Federal do Paraná,; Orientador: Manoel Flores Lesama;

Osni Arturo Francisco Junior

O laboratório de mudanças como instrumento de desenvolvimento: estudo sobre uma intervenção para o fortalecimento de uma associação de agricultores agrofloresteiros no litoral do paraná; 2018; Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Territorial Sustentável) - Universidade Federal do Paraná,; Orientador: Manoel Flores Lesama;

José Carlos Muniz

?O meu pai não me deu mestre, minha mãe não me ensinô, não sei por quem eu puxei, violeiro e cantadô?: Memórias de um caiçara fandangueiro de Guaraqueçaba/PR; 2017; Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Territorial Sustentável) - Universidade Federal do Paraná,; Orientador: Manoel Flores Lesama;

Jhonatan Carlos dos Santos

COMPREENDER A PEGADA DOS MUTIRÕES AGROFLORESTAIS NO LITORAL DO PARANÁ: DESENVOLVIMENTO DOS INDIVÍDUOS, DOS COLETIVOS E DAS ORGANIZAÇÕES; 2016; Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Territorial Sustentável) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Manoel Flores Lesama;

TATIANA CRISTINA GUIMARÃES KAMINSKI

O trabalho agroflorestal: apropriação e atividade coletiva no grupo Gralha Azul, município de Morretes-PR; 2014; Dissertação (Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Manoel Flores Lesama;

Andressa Kerecz Tavares

Caracterização Etnopedológica de Terras Agricolas com Agricultores Familiares dos Municípios de Antonina e Morretes-PR; 2012; Dissertação (Mestrado em Ciências do Solo) - Universidade Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Coorientador: Manoel Flores Lesama;

TATIANA CRISTINA GUIMARÃES KAMINSKI

O trabalho em sistemas agroflorestais: estudo das formas sociais de apropriação da atividade técnica no Assentamento Contestado, município da Lapa-PR; 2019; Tese (Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Manoel Flores Lesama;

Antonio Carlos Picinatto

DESAFIOS AO DESENVOLVIMENTO DO CRÉDITO RURAL NA AGRICULTURA FAMILIAR: uma abordagem da Teoria Histórico Cultural da Atividade; 2017; Tese (Doutorado em Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Manoel Flores Lesama;

Bruno Gasparini

A apropriação genética da agrobiodiversidade enquanto estratégia biopolítica dos impérios alimentares no contexto da revolução biotecnológica; 2014; Tese (Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento) - Universidade Federal do Paraná,; Orientador: Manoel Flores Lesama;

Marcia Regina Ferreira

Comunidades rurais de Guaratuba-PR: Os limites e as possibilidades da opção extrativista como meio de vida no contexto do desenvolvimento rural sustentável; 2010; Tese (Doutorado em Agronomia (Produção Vegetal)) - Universidade Federal do Paraná,; Coorientador: Manoel Flores Lesama;

Osni Arturo Francisco Junior

Relato de experiência: A constituição da Motirõ Sociedade Cooperativa e as atividades dos primeiros anos de existência da organização; ; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Serviço Social: a questão social) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Manoel Flores Lesama;

Alessandro Donasolo

Transformações na agricultura familiar em Itaperuçu: um estudo qualitativo do programa compra direta; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação do Campo e Agricultura Familiar camponesa) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Manoel Flores Lesama;

Ana Lúcia Alves Assis

O desafio da organização local - Comunidades de agricultores familiares ? Campo Alegre SC; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação do Campo e Agricultura Familiar camponesa) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Manoel Flores Lesama;

Abner Geraldo Picinatto

O jogo ?planejando o município?: uma ferramenta para o planejamento participativo; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação do Campo e Agricultura Familiar camponesa) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Manoel Flores Lesama;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Anibal de Moraes

Características estruturais de cultivares de azevém perene como critério de seleção para maximizar o consumo de vacas leiteiras em pastejo; ; 2002; 78 f; Tese (Doutorado em Agronomia (Produção Vegetal)) - Universidade Federal do Paraná,; Orientador: Anibal de Moraes;

Paulo César de Faccio CArvalho

Velocidade de ingestão em vacas holandesas pastejando diferentes cultivares de azevém perene (Lolium perenne); ; 2002; 147 f; Tese (Doutorado em Agronomia (Produção Vegetal)) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Paulo César de Faccio Carvalho;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • TAVARES, ANDRESSA KERECZ ; LIMA, MARCELO RICARDO DE ; FAIAS JUNIOR, CARLOS AUGUSTO DOS SANTOS ; LESAMA, MANOEL FLORES . Identificação e descrição de classes etnopedológicas de terras e atributos com agricultores familiares de Antonina e Morretes - PR. Extensão Rural (Santa Maria) , v. 23, p. 86-102, 2016.

  • SALMON, L. P. G. ; KAMINSKI, T. C. G. ; LESAMA, M. F. ; SEOANE, C. E. S. ; AMARAL, J. . A formação de um coletivo de trabalho agroflorestal: o caso do grupo Gralha Azul, em Morretes-PR. Cadernos de Agroecologia , v. 8, p. 1, 2014.

  • LESAMA, M. F. ; Laurent HAZARD . Differences in sward structure of ryegrass cultivars and impact on milk production of grazing dayry cows. Animal Research , v. 55, p. 25-36, 2005.

  • LESAMA, M. F. ; Eduardo Londero Moojen . Produção animal em gramíneas de estação fria com fertilização nitrogenada ou associadas com leguminosa, com ou sem fertilização nitrogenada. Ciência Rural , v. 29, p. 123-128, 1999.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

José Ribeiro Soares Guimarães ; Ana Georgina Peixoto Rocha ; Ana Mônica Hughes de Paula ; Thomaz Borges Araripe Barbosa ; Vítor de Athayde Couto ; LESAMA, M. F. . Proyecto Análisis de Economía Pública y Gobiernos Locales. 2005.

LESAMA, M. F. . Proyecto de Desarrollo Regional da FAORLC UTF/BRA/057/BRA. 2005.

Valter Bianchini ; Adoniram Sanches Peraci ; Sidemar Presotto Nunes ; Anael Pinheiro de Ulhôa Cintra ; LESAMA, M. F. . Desempeo de Servicios Públicos y el Rol del Gobierno Local. 2004.

Anael Pinheiro de Ulhôa Cintra ; LESAMA, M. F. ; campos, Arnoldo A ; souza, Raquel Pereira de . Estudo sobre os Sistemas Produtivos Cooperativados e Agroindustriais do Leite desenvolvido pela Agricultura Familiar no Estado do Rio Grande do Sul.. 2002.

campos, Arnoldo A ; souza, Raquel Pereira de ; LESAMA, M. F. ; Lubeck, Gert M . Estudo sobre os Sistemas Produtivos Cooperativados e Agroindustriais do Leite desenvolvido pela Agricultura Familiar no Estado do Rio Grande do Sul.. 2001.

campos, Arnoldo A ; Lubeck, Gert M ; souza, Raquel Pereira de ; LESAMA, M. F. . ESTUDO SOBRE OS SISTEMAS PRODUTIVOS, COOPERATIVADOS E AGROINDUSTRIAS DO LEITE DESENVOLVIDO PELA AGRICULTURA FAMILIAR NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL. 2002.

GONZALEZ, F. J. ; THOMASSIM, L. E. C. ; SILVA, M. S. ; REIS, L. J. A. ; MARTINES, I. C. ; LESAMA, M. F. . a construção curricular em esporte e lazer. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

LESAMA, M. F. . metodologia do ensino superior. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

LESAMA, M. F. . planejamento familiar das finanças domestica do litoral do paraná - Interações culturais e humanisticas (ICH). 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

LESAMA, M. F. . Perspectiva da Gestão Imobiliária - construindo um fórum de debates - Interações culturais e humanisticas (ICH). 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2015 - Atual

    Núcleo de Sistemas AgroFlorestais Agroecológicos do Sul (SAFAS), Descrição: Descrição: Diversas experiências ricas sobre Sistemas Agroflorestais Agroecológicos no Sul do Brasil (SAFAS) tem sido aprimoradas continuamente durante as últimas décadas. Isso oferece uma excelente oportunidade e prioridade pertinente para sistematização ampla e integração dos resultados já obtidos. Nesse sentido o presente projeto vai ampliar e aprofundar os esforços de integração de experiências já iniciados pelo GT de Sistemas Agroflorestais da Rede Ecovida de Agroecologia. Nesse contexto o presente projeto objetiva formar um Núcleo temático descentralizado sobre SAFAS, desenvolvendo estruturas e processos participativos de comunicação e compartilhamento de conhecimentos, que sejam úteis para a integração de atividades de extensão, pesquisa e ensino durante e além da duração do presente projeto. Utilizando e testando essas estruturas e estes processos participativos, objetiva-se analisar como as pré-condições (p.ex. presença e natureza de políticas públicas relevantes, recursos externos e internos financeiros e humanos, infraestrutura, tecnologias, etc) influenciam indicadores de multifuncionalidade e resiliência geradas pelos SAFAS. Com uma abordagem semelhante será avaliado como as mesmas pré-condições afetam a severidade de gargalos que impedem ou atrasam a adoção ou o beneficiamento de SAFAS, especialmente em relação às cadeias produtivas e circuitos curtos de comercialização de produtos agroflorestais orgânicos. A meta de longo prazo é crescer o presente Núcleo para gradualmente formar uma sub-rede temática sobre SAFAS dentro da Rede Sul de Núcleos de Estudo de Agroecologia e Sistemas de Produção Orgânicos (ReSNEA) iniciada pela Chamada MCTI/MAPA/MDA/MEC/MPA/CNPq 81/2013. Com essa perspectiva o projeto vai sintetizar os resultados (tanto experiências práticas, como também dados empíricos/teóricos) já obtidos em diversas microrregiões no Sul do Brasil sobre o desenvolvimento de SAFAS. A nossa abordagem é desenhada para permitir análises que contribuam para embasar a formulação, implementação e acompanhamento de políticas públicas e ações na base comunitária voltadas para o desenvolvimento sócio-econômico, agrícola, e a conservação da natureza. A equipe interdisciplinar busca avançar reciprocamente o entendimento teórico inovador (componente de pesquisa científica) e o aprimoramento adaptativo de processos produtivos e de conservação práticos (práxis agroflorestal agroecológica), especialmente aqueles fundamentais para a soberania alimentar e nutricional, geração de renda e erradicação da pobreza.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Manoel Flores Lesama - Coordenador / Jhonatan Carlos dos Santos - Integrante / Carlos Eduardo Sícoli Seoane - Integrante / Jimi Amaral - Integrante / Ilyas Siddique - Integrante / Fabiane Machado Vezzani - Integrante.

  • 2015 - Atual

    Sistematização participativa de experiências e intercâmbio de conhecimentos em sistemas agroflorestais voltados à agricultura familiar em regiões da Mata Atlântica no sul e sudeste do Brasil, Descrição: Existem diversas experiências práticas de uso de SAFs (Sistemas Agroflorestais) em propriedades de agricultura familiar no bioma Mata Atlântica, porém não há informações recentes suficientemente sistematizadas sobre as mesmas. Frente ao crescente interesse da sociedade por formas de produção agrícola mais sustentáveis e pela chamada agricultura de baixo carbono, torna-se necessário avaliar em que medida os modelos de SAFs atualmente utilizados cumprem as funções ambientais esperadas. Da mesma forma, se faz necessário investigar o seu potencial como alternativa econômica para agregação de valor à produção familiar, e em que medida constituem estratégias motivadoras da adequação ambiental de pequenas propriedades. As instituições de P&D podem contribuir para melhorias técnicas e econômicas nestes sistemas de base predominantemente empírica, mas para isso é necessário conhecer melhor as estratégias e trajetórias dos produtores que já têm buscado esta alternativa. Igualmente justificam-se avaliações quanto ao marco legal correlato, o qual tem sofrido recentes alterações e via de regra é considerado por agricultores e técnicos como um ?emaranhado de leis? de difícil compreensão, sendo visto mais frequentemente sob um viés punitivo do que como um instrumento produtivo para alcançar a sustentabilidade e o bem estar geral da sociedade. Outro aspecto refere-se à análise dos processos participativos de pesquisa e de transferência de tecnologia adotados no contexto dos SAFs, que permita avaliar as repercussões dessas metodologias nos resultados alcançados. Em uma primeira etapa, através de consulta a fontes de dados secundários e entrevistas com atores-chave (gestores públicos, técnicos, pesquisadores, ONGs e lideranças de agricultores), o presente projeto pretende sistematizar e mapear as experiências de SAFs mais significativas em alguns estados da região Sul e Sudeste do Brasil. Nesta etapa, de caráter mais exploratório, buscar-se-á identificar e categorizar os gargalos (tecnológicos e não tecnológicos) mais frequentes e comuns à maioria das experiências mapeadas, bem como identificar e selecionar potenciais soluções e/ou estratégias exitosas adotadas pelos agricultores familiares para contornar estes gargalos. Em uma segunda etapa, em cada estado, serão detalhadas e catalogadas as experiências selecionadas na primeira etapa, abarcando diferentes dimensões: a) técnico-produtiva; b) comercialização ou agregação de valor aos produtos; c) legislação e políticas públicas (PP); e d) processos participativos de construção e intercâmbio de conhecimentos. Nesta etapa, de caráter mais aprofundado, buscar-se-á um entendimento mais detalhado de cada solução selecionada, permitindo obter informações (estágio de conhecimento, eficácia e eficiência, trabalhos técnico-científicos relacionados, custos e operações para implementá-la, etc.) que permitam a sua, avaliação técnica, análise crítica, validação e socialização em oficinas temáticas. Como resultados do projeto, espera-se: criar condições para a estruturação de uma rede de intercâmbio de conhecimentos em SAFs; disponibilizar uma base de dados sobre os principais gargalos enfrentados pelos agricultores e algumas soluções e/ou experiências exitosas; oferecer subsídios para melhorias na legislação e PP; indicar temas prioritários e abordagens metodológicas participativas para novos programas e projetos de P&D e TT que contribuam para a adoção dos SAFs, de modo apropriado aos contextos locais e por um número maior de agricultores familiares.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Manoel Flores Lesama - Integrante / Jhonatan Carlos dos Santos - Integrante / Luiz Carlos Maranhão Froufe - Integrante / Carlos Eduardo Sícoli Seoane - Integrante / Luiz Paulo Gnatta Salmon - Integrante / TATIANA CRISTINA GUIMARÃES KAMINSKI - Integrante / Jimi Amaral - Integrante / Joel Leandro de Queiroga - Coordenador / Marcelo Francia Arco-Verde - Integrante.

  • 2014 - Atual

    Projeto agroflorestas 2 Manejo, pós-produção e construção do conhecimento em sistemas agroflorestais multiestrata agroecológicos, Descrição: Este projeto se insere no âmbito de continuidade aos processos de pesquisas e desenvolvimento que se iniciaram no PROJETO AGROFLORESTAS 1 dentro do quadro de projetos do macroprograma 6 da EMBRAPA - Prioridades do Portfólio de Projetos em Sistemas de Produção de Base Ecológica aprovado na Chamada 01/2014. O objetivo geral visa desenvolver tecnologias em implantação, manejo, pós-produção e construção do conhecimento em sistemas agroflorestais multiestrata agroecológicos. Nossos objetivos específicos de pesquisa gravitam em torno das dinâmicas de aprendizagem e desenvolvimento do trabalho, como atividade, o sujeito e seu agir, visando subsidiar intervenções nos processos locais de inovação orientados para aprimorar os coletivos trabalho e trabalhos coletivos e, particularmente, pelos canais nos quais se realiza a transmissão de saberes e valores e, mais amplamente, seu processo de apropriação de gestos do métier. Com o auxílio de instrumentos de intervenção como, instrução ao sósia, a autoconfrontação (CLOT, 1999; 2001), tanto técnicos e profissionais de Assistência Técnica quanto agricultores participantes desta pesquisa são convidados a falar sobre suas intervenções em situações de trabalho em sistemas agroflorestais. Quando se "desnaturaliza" os objetos e dispositivos que envolvem a atividade dos indivíduos, como demonstrados em alguns trabalhos em sociologia (Thévenot, 1993; Latour, 1989; Bernoux, 2002) ou, em outras como nas teorias da atividade (Rabardel 1995; Beguin, 2005; Caroly & Cuvelier, 2009; Durand, 2008; Kaminski, 2014), tomamos consciência das suas funções na construção da experiência, a mobilização de conhecimento e saber-fazer necessários para alcançar os objetivos da atividade, ou ainda na construção e atualização de uma cultura local. Objetos e dispositivos presentes em um ambiente de trabalho são construções sociais e históricas (Simondon, 1958; Stiegler, 1994) que participam, por um lado, para se desenvolver, por meio de sua apropriação, a capacidade de agir dos indivíduos (Clot, 1999), e por outro lado, a pré estruturar o campo de possibilidades em suas práticas efetivas (para selecionar o que é possível fazer e/ou não fazer, para identificar problemas e/ou de ocultar outros, etc .). Para retomar a teoria da gênese instrumental Rabardel (1995), que é um meio, entre outros para pesquisar a apropriação, os objetos são instrumentalizados pelos atores (que são usados como recursos para alcançar o objetivo de sua ação) para orientar e direcionar suas práticas, mas eles também instrumentalizam estes últimos por meio das impedimentos da ação (Clot, 2010), mais ou menos conscientes, que o seu uso impõem. Em outras palavras, os artefatos são constitutivos e constituintes da atividade tanto do ponto de vista cognitivo e quanto de uma perspectiva social (Havelange , 2005). Com base vigotskiana (VIGOTSKI, 1997), essas diferentes linhas teóricas fornecem subsídios para compreender, através da análise da linguagem e dos gestos, a construção do conhecimento agroecológico e agroflorestal.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Manoel Flores Lesama - Coordenador / Jhonatan Carlos dos Santos - Integrante / billidhol Oliveira Mateus - Integrante / Luiz Carlos Maranhão Froufe - Integrante / Carlos Eduardo Sícoli Seoane - Integrante / Luiz Paulo Gnatta Salmon - Integrante / TATIANA CRISTINA GUIMARÃES KAMINSKI - Integrante / Antonio Picinatto - Integrante., Número de produções C, T & A: 6 / Número de orientações: 1

  • 2011 - 2013

    Sistema Agroflorestal Multiestrata Sucessional na Floresta Atlântica Densa do Estado do Paraná - Projeto Agroflorestas, Descrição: O projeto tem por objetivo caracterizar, implantar e analisar a sustentabilidade de Sistema Agroflorestal Multiestrata Sucessional (Agrofloresta). O processo de construção do conhecimento agroflorestal atualmente realizado pelos agroflorestadores da Cooperafloresta enfatizam lógicas alternativas às hegemônicas como a recuperação do mutirão no processo produtivo, a formação de grupos de trocas de conhecimentos e de certificação participativa de produtos agrícolas, a construção de mercados alternativos, entre outras (Rodrigues e Ferreira, 2010). Essas características se aproximam a uma metodologia de ação denominada 'de agricultor para agricultor', que atua no sentido de valorizar processos e conhecimentos desenvolvidos pelos próprios 'agroflorestadores', onde a co-concepção de inovações técnicas é dependente das interações entre os atores envolvidos. Basicamente, o objetivo deste Plano de Ação é focar nos objetos intermediários e/ou inovadores, porque, assim, é possível entender as formas de interação, os procedimentos, as estratégias, os tipos de discursos e as categorias culturais dos atores envolvidos e agentes interventores. Buscamos, assim, compreender o papel das inovações, das redes e das formas de conhecimento local para co-produzir novos formatos técnico-produtivos e arranjos sociais no sentido de fornecer novas modalidades de entendimento do desenvolvimento dos sistemas agroflorestais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Manoel Flores Lesama - Integrante / Valdir Frigo Denardin - Integrante / Luiz Carlos Maranhão Froufe - Integrante / Carlos Eduardo Sícoli Seoane - Coordenador / Luiz Paulo Gnatta Salmon - Integrante.

  • 2010 - Atual

    Território do Vale do Ribeira do Paraná e seus processos de gestão social - - Célula de acompanhamento, avaliação e informação, Descrição: Descrição: Objetivo geral é estabelecer um processo de Acompanhamento e Informação em apoio ao Sistema de Gestão Estratégica do Programa Desenvolvimento Sustentável de Territórios Rurais, denominado de Célula de Acompanhamento e Informação. O propósito é desenvolver processos participativos de acompanhamento, avaliação e informação junto ao Colegiado do território do Vale do Ribeira do Paraná, assim como a execução de atividades de interesse dos pactuantes que convirjam para o esforço comum da geração e sistematização de conhecimentos, o desenvolvimento de capacidades humanas e organizacionais, o desenvolvimento dos territórios rurais e acompanhar a gestão e aperfeiçoamento dos investimentos públicos. Objetivos específicos (i) Implementar um sistema de monitoramento e acompanhamento de indicadores; (ii) Pôr em funcionamento um sistema de gestão da informação e comunicação territorial; (iii) Aplicar um sistema de apoio aos mecanismos de gestão social e promoção de ações estratégicas para o desenvolvimento territorial e; (iv) Desenvolver um sistema de coordenação e gestão de projetos. O projeto desenvolve atividades de acompanhar os eventos que constam na agenda de trabalho do Colegiado do Território relacionados ao PDSTR e/ou ao Programa Territórios da Cidadania e registrar as informações sobre a execução dos mesmos no Sistema de Gestão Estratégica - SGE; Acompanhar os projetos que contemplem aportes de recursos gerenciados pela SDT e registrar as informações sobre a execução dos mesmos no SGE; Estabelecer as bases de dados para alimentar as unidades de informações dos subsistemas do SGE; Desenvolver uma base de apoio à atuação de grupos de pesquisa e pesquisadores da UFPR em atividades de ensino, pesquisa e extensão do programa no Território; Acompanhar o funcionamento do Colegiado e registrar as informações no SGE; Subsidiar os Colegiados com resultados do acompanhamento e monitoramento e autoavaliação do trabalho do colegiado.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Manoel Flores Lesama - Coordenador / Valdir Frigo Denardin - Integrante / Carlos Alberto Cioce Sampaio - Integrante / Luciano de Almeida - Integrante / Fabiano Fazion - Integrante / Jhonatan Carlos dos Santos - Integrante / billidhol Oliveira Mateus - Integrante / Fabio Luiz de Moraes Gomes - Integrante / Paulo André Niederle - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2009 - 2011

    Programa de Honra em Estudos e Práticas em Ecossocioeconomia, Descrição: Objetivo de aproximar a universidade da realidade social e ambiental regional, e da mesma forma aproximar a comunidade da universidade, admitindo a importância da conexão entre conhecimentos tradicionais e científicos na busca por soluções integrais à problemas cotidianos inerentes à própria sociedade complexa em que se vive. Assim, aponta-se a necessidade de transcender processos de ensino-aprendizagem convencionais, geralmente unidisciplinares e autoritários, que estão baseados nas formações escolar e universitária, e que freqüentemente acarretam apatia e isolamento por parte dos estudantes.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Manoel Flores Lesama - Coordenador.

  • 2001 - 2003

    Estudos sobre os Sistemas Produtivos, Cooperativados e Agroindústrias do Leite Desenvolvido pela Agricultura Familiar no Estado do Rio Grande do Sul, Descrição: O objetivo projeto de pesquisa foi analisar a cadeia produtiva do leite como instrumento para elaboração de uma política de estímulo e expansão da produção de leite e derivados a partir da produção familiar e da organização cooperativa no Rio Grande do Sul. Procurando identificar limites e potencias dos diferentes sistemas de produção de leite com base na agricultura familiar diversificada, os limites e potenciais das cooperativas de agricultores familiares, com ênfase em processos administrativos, verticalização da produção, instrumentos de comercialização e viabilização da produção familiar de leite no Rio Grande do Sul e identificar também as oportunidades de mercado para a cadeia produtiva do leite com base na produção familiar e no sistema cooperativista.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Manoel Flores Lesama - Integrante / Anael Pinheiro de Ulhôa Cintra - Integrante / Arnoldo Anacleto de Campos - Coordenador / Raquel Pereira de Souza - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de desenvolvimento

  • 2010 - 2013

    Território do Vale do Ribeira do Paraná e seus processos de gestão social - Célula de acompanhamento, avaliação e informação, Descrição: O objetivo geral é estabelecer uma Célula de Acompanhamento e Informação em apoio ao Sistema de Gestão Estratégica do Programa Desenvolvimento Sustentável de Territórios Rurais. O propósito da célula é desenvolver processos participativos de acompanhamento, avaliação e informação no território do Vale do Ribeira do Paraná, assim como a execução de atividades de interesse dos pactuantes que convirjam para o esforço comum da geração e sistematização de conhecimentos, o desenvolvimento de capacidades humanas e organizacionais, o desenvolvimento dos territórios rurais e o aperfeiçoamento da gestão e dos investimentos públicos. Os objetivos específicos são: 1. Implementar um sistema de monitoramento e acompanhamento de indicadores; 2. Pôr em funcionamento um sistema de gestão da informação e comunicação territorial; 3. Aplicar um sistema de apoio aos mecanismos de gestão social e promoção de ações estratégicas para o desenvolvimento territorial; e 4. Desenvolver um sistema de coordenação e gestão de projetos. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Manoel Flores Lesama - Coordenador / Luciano de Almeida - Integrante / Jorge Ramón Montenegro Gómez - Integrante / Ricardo Monteiro - Integrante / Marino Castillo Lacay - Integrante / Fabiano Fazion - Integrante / Jhonatan Carlos dos Santos - Integrante / billidhol Oliveira Mateus - Integrante / Fabio Luiz de Moraes Gomes - Integrante / Mariana Caroline Koester - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2010 - 2013

    Território do Vale do Ribeira do Paraná e seus processos de gestão social - Célula de acompanhamento, avaliação e informação, Descrição: O objetivo geral é estabelecer uma Célula de Acompanhamento e Informação em apoio ao Sistema de Gestão Estratégica do Programa Desenvolvimento Sustentável de Territórios Rurais. O propósito da célula é desenvolver processos participativos de acompanhamento, avaliação e informação no território do Vale do Ribeira do Paraná, assim como a execução de atividades de interesse dos pactuantes que convirjam para o esforço comum da geração e sistematização de conhecimentos, o desenvolvimento de capacidades humanas e organizacionais, o desenvolvimento dos territórios rurais e o aperfeiçoamento da gestão e dos investimentos públicos. Os objetivos específicos são: 1. Implementar um sistema de monitoramento e acompanhamento de indicadores; 2. Pôr em funcionamento um sistema de gestão da informação e comunicação territorial; 3. Aplicar um sistema de apoio aos mecanismos de gestão social e promoção de ações estratégicas para o desenvolvimento territorial; e 4. Desenvolver um sistema de coordenação e gestão de projetos. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Manoel Flores Lesama - Coordenador / Luciano de Almeida - Integrante / Jorge Ramón Montenegro Gómez - Integrante / Ricardo Monteiro - Integrante / Marino Castillo Lacay - Integrante / Fabiano Fazion - Integrante / Jhonatan Carlos dos Santos - Integrante / billidhol Oliveira Mateus - Integrante / Fabio Luiz de Moraes Gomes - Integrante / Mariana Caroline Koester - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2010 - 2013

    Território do Vale do Ribeira do Paraná e seus processos de gestão social - Célula de acompanhamento, avaliação e informação, Descrição: O objetivo geral é estabelecer uma Célula de Acompanhamento e Informação em apoio ao Sistema de Gestão Estratégica do Programa Desenvolvimento Sustentável de Territórios Rurais. O propósito da célula é desenvolver processos participativos de acompanhamento, avaliação e informação no território do Vale do Ribeira do Paraná, assim como a execução de atividades de interesse dos pactuantes que convirjam para o esforço comum da geração e sistematização de conhecimentos, o desenvolvimento de capacidades humanas e organizacionais, o desenvolvimento dos territórios rurais e o aperfeiçoamento da gestão e dos investimentos públicos. Os objetivos específicos são: 1. Implementar um sistema de monitoramento e acompanhamento de indicadores; 2. Pôr em funcionamento um sistema de gestão da informação e comunicação territorial; 3. Aplicar um sistema de apoio aos mecanismos de gestão social e promoção de ações estratégicas para o desenvolvimento territorial; e 4. Desenvolver um sistema de coordenação e gestão de projetos. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Manoel Flores Lesama - Coordenador / Luciano de Almeida - Integrante / Jorge Ramón Montenegro Gómez - Integrante / Ricardo Monteiro - Integrante / Marino Castillo Lacay - Integrante / Fabiano Fazion - Integrante / Jhonatan Carlos dos Santos - Integrante / billidhol Oliveira Mateus - Integrante / Fabio Luiz de Moraes Gomes - Integrante / Mariana Caroline Koester - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2010 - 2013

    Território do Vale do Ribeira do Paraná e seus processos de gestão social - Célula de acompanhamento, avaliação e informação, Descrição: O objetivo geral é estabelecer uma Célula de Acompanhamento e Informação em apoio ao Sistema de Gestão Estratégica do Programa Desenvolvimento Sustentável de Territórios Rurais. O propósito da célula é desenvolver processos participativos de acompanhamento, avaliação e informação no território do Vale do Ribeira do Paraná, assim como a execução de atividades de interesse dos pactuantes que convirjam para o esforço comum da geração e sistematização de conhecimentos, o desenvolvimento de capacidades humanas e organizacionais, o desenvolvimento dos territórios rurais e o aperfeiçoamento da gestão e dos investimentos públicos. Os objetivos específicos são: 1. Implementar um sistema de monitoramento e acompanhamento de indicadores; 2. Pôr em funcionamento um sistema de gestão da informação e comunicação territorial; 3. Aplicar um sistema de apoio aos mecanismos de gestão social e promoção de ações estratégicas para o desenvolvimento territorial; e 4. Desenvolver um sistema de coordenação e gestão de projetos. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Manoel Flores Lesama - Coordenador / Luciano de Almeida - Integrante / Jorge Ramón Montenegro Gómez - Integrante / Ricardo Monteiro - Integrante / Marino Castillo Lacay - Integrante / Fabiano Fazion - Integrante / Jhonatan Carlos dos Santos - Integrante / billidhol Oliveira Mateus - Integrante / Fabio Luiz de Moraes Gomes - Integrante / Mariana Caroline Koester - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2010 - 2013

    Território do Vale do Ribeira do Paraná e seus processos de gestão social - Célula de acompanhamento, avaliação e informação, Descrição: O objetivo geral é estabelecer uma Célula de Acompanhamento e Informação em apoio ao Sistema de Gestão Estratégica do Programa Desenvolvimento Sustentável de Territórios Rurais. O propósito da célula é desenvolver processos participativos de acompanhamento, avaliação e informação no território do Vale do Ribeira do Paraná, assim como a execução de atividades de interesse dos pactuantes que convirjam para o esforço comum da geração e sistematização de conhecimentos, o desenvolvimento de capacidades humanas e organizacionais, o desenvolvimento dos territórios rurais e o aperfeiçoamento da gestão e dos investimentos públicos. Os objetivos específicos são: 1. Implementar um sistema de monitoramento e acompanhamento de indicadores; 2. Pôr em funcionamento um sistema de gestão da informação e comunicação territorial; 3. Aplicar um sistema de apoio aos mecanismos de gestão social e promoção de ações estratégicas para o desenvolvimento territorial; e 4. Desenvolver um sistema de coordenação e gestão de projetos. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Manoel Flores Lesama - Coordenador / Luciano de Almeida - Integrante / Jorge Ramón Montenegro Gómez - Integrante / Ricardo Monteiro - Integrante / Marino Castillo Lacay - Integrante / Fabiano Fazion - Integrante / Jhonatan Carlos dos Santos - Integrante / billidhol Oliveira Mateus - Integrante / Fabio Luiz de Moraes Gomes - Integrante / Mariana Caroline Koester - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2010 - 2013

    Território do Vale do Ribeira do Paraná e seus processos de gestão social - Célula de acompanhamento, avaliação e informação, Descrição: O objetivo geral é estabelecer uma Célula de Acompanhamento e Informação em apoio ao Sistema de Gestão Estratégica do Programa Desenvolvimento Sustentável de Territórios Rurais. O propósito da célula é desenvolver processos participativos de acompanhamento, avaliação e informação no território do Vale do Ribeira do Paraná, assim como a execução de atividades de interesse dos pactuantes que convirjam para o esforço comum da geração e sistematização de conhecimentos, o desenvolvimento de capacidades humanas e organizacionais, o desenvolvimento dos territórios rurais e o aperfeiçoamento da gestão e dos investimentos públicos. Os objetivos específicos são: 1. Implementar um sistema de monitoramento e acompanhamento de indicadores; 2. Pôr em funcionamento um sistema de gestão da informação e comunicação territorial; 3. Aplicar um sistema de apoio aos mecanismos de gestão social e promoção de ações estratégicas para o desenvolvimento territorial; e 4. Desenvolver um sistema de coordenação e gestão de projetos. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Manoel Flores Lesama - Coordenador / Luciano de Almeida - Integrante / Jorge Ramón Montenegro Gómez - Integrante / Ricardo Monteiro - Integrante / Marino Castillo Lacay - Integrante / Fabiano Fazion - Integrante / Jhonatan Carlos dos Santos - Integrante / billidhol Oliveira Mateus - Integrante / Fabio Luiz de Moraes Gomes - Integrante / Mariana Caroline Koester - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2010 - 2013

    Território do Vale do Ribeira do Paraná e seus processos de gestão social - Célula de acompanhamento, avaliação e informação, Descrição: O objetivo geral é estabelecer uma Célula de Acompanhamento e Informação em apoio ao Sistema de Gestão Estratégica do Programa Desenvolvimento Sustentável de Territórios Rurais. O propósito da célula é desenvolver processos participativos de acompanhamento, avaliação e informação no território do Vale do Ribeira do Paraná, assim como a execução de atividades de interesse dos pactuantes que convirjam para o esforço comum da geração e sistematização de conhecimentos, o desenvolvimento de capacidades humanas e organizacionais, o desenvolvimento dos territórios rurais e o aperfeiçoamento da gestão e dos investimentos públicos. Os objetivos específicos são: 1. Implementar um sistema de monitoramento e acompanhamento de indicadores; 2. Pôr em funcionamento um sistema de gestão da informação e comunicação territorial; 3. Aplicar um sistema de apoio aos mecanismos de gestão social e promoção de ações estratégicas para o desenvolvimento territorial; e 4. Desenvolver um sistema de coordenação e gestão de projetos. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Manoel Flores Lesama - Coordenador / Luciano de Almeida - Integrante / Jorge Ramón Montenegro Gómez - Integrante / Ricardo Monteiro - Integrante / Marino Castillo Lacay - Integrante / Fabiano Fazion - Integrante / Jhonatan Carlos dos Santos - Integrante / billidhol Oliveira Mateus - Integrante / Fabio Luiz de Moraes Gomes - Integrante / Mariana Caroline Koester - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2010 - 2013

    Território do Vale do Ribeira do Paraná e seus processos de gestão social - Célula de acompanhamento, avaliação e informação, Descrição: O objetivo geral é estabelecer uma Célula de Acompanhamento e Informação em apoio ao Sistema de Gestão Estratégica do Programa Desenvolvimento Sustentável de Territórios Rurais. O propósito da célula é desenvolver processos participativos de acompanhamento, avaliação e informação no território do Vale do Ribeira do Paraná, assim como a execução de atividades de interesse dos pactuantes que convirjam para o esforço comum da geração e sistematização de conhecimentos, o desenvolvimento de capacidades humanas e organizacionais, o desenvolvimento dos territórios rurais e o aperfeiçoamento da gestão e dos investimentos públicos. Os objetivos específicos são: 1. Implementar um sistema de monitoramento e acompanhamento de indicadores; 2. Pôr em funcionamento um sistema de gestão da informação e comunicação territorial; 3. Aplicar um sistema de apoio aos mecanismos de gestão social e promoção de ações estratégicas para o desenvolvimento territorial; e 4. Desenvolver um sistema de coordenação e gestão de projetos. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Manoel Flores Lesama - Coordenador / Luciano de Almeida - Integrante / Jorge Ramón Montenegro Gómez - Integrante / Ricardo Monteiro - Integrante / Marino Castillo Lacay - Integrante / Fabiano Fazion - Integrante / Jhonatan Carlos dos Santos - Integrante / billidhol Oliveira Mateus - Integrante / Fabio Luiz de Moraes Gomes - Integrante / Mariana Caroline Koester - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral. , rua jaguariaíva, 512, caiobá, 83260-000 - Matinhos, PR - Brasil, Telefone: (41) 35118300, Ramal: 8320, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2015 - Atual

Universidade Federal de Santa Catarina

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2015 - Atual

Embrapa Meio Ambiente

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2006 - Atual

Universidade Federal do Paraná

Vínculo: , Enquadramento Funcional: professo adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Universidade Federal do Paraná - Setor Litoral www.litoral.ufpr.br Rua Jaguariaíva, 512 - Matinhos, Paraná - Cep. 83260-000 ++55 (41) 35.11.83.00 ++55 (41) 35.11.83.20

2011 - Atual

Motirõ Sociedade Cooperativa

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: pesquisador

2001 - 2003

DEPARTAMENTO DE ESTUDOS SÓCIO-ECONÔMICOS RURAIS

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Consultor, Carga horária: 20