Cíntia Aparecida de Sousa

Licenciada em Letras: habilitação Português/Inglês pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e graduada em Comunicação Social: habilitação em Jornalismo-UFU. Mestre em Tecnologias, Comunicação e Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação, da Faculdade de Educação, da UFU. Doutoranda em Estudos Linguísticos, Linha de Pesquisa 2: Linguagem, sujeito e discurso, do Instituto de Letras e Linguística, da UFU. Professora de Língua Portuguesa na Escola Estadual Honório Guimarães e jornalista na Diretoria de Comunicação Social da UFU, Foi membro do programa PET/Conexões de Saberes: Educomunicação e realizou estágio na Diretoria de Comunicação Social da UFU.

Informações coletadas do Lattes em 03/12/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Estudos Linguísticos

2021 - Atual

Universidade Federal de Uberlândia
Título: O webjornalismo esportivo sobre mulheres, comentado por mulheres e produzido por mulheres sob a ótica da Análise de Discurso Crítica
Maria Aparecida Resende Ottoni.

Mestrado profissional em Tecnologias, Comunicação e Educação

2016 - 2018

Universidade Federal de Uberlândia
Título: GUERREIRAS: realização de um livro-reportagem sobre histórias de mulheres para-atletas em Uberlândia, Ano de Obtenção: 2018
Orientador: Rafael Duarte Oliveira Venancio
Palavras-chave: mulher; paradesporto; para-atleta; jornalismo esportivo.Setores de atividade: Educação.

Graduação em Comunicação Social: Jornalismo

2010 - 2014

Universidade Federal de Uberlândia

Graduação em Letras

2005 - 2008

Universidade Federal de Uberlândia

Ensino Médio (2º grau)

2002 - 2004

Escola Estadual Padre João Balker

Ensino Fundamental (1º grau)

1994 - 2001

Escola Estadual Padre João Balker

Formação complementar

2013 - 2013

Extensão universitária em Gestão da Comunicação. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.

2012 - 2012

Escreva certo, não erre mais. (Carga horária: 3h). , Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais, SJPMG, Brasil.

2011 - 2011

Extensão universitária em Curso de Correspondente de Assuntos Militares. (Carga horária: 36h). , Escola de Comando e Estado Maior do Exército, ECEME, Brasil.

2011 - 2011

Treinamento para Monitores do Telecentro. (Carga horária: 20h). , Instituto de Educação, Ciênica e Tecnologia do Triângulo Mineiro, IFTM, Brasil.

2011 - 2011

Encontro de Formação Política. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.

2007 - 2007

Extensão universitária em Curso de Libras- Língua Brasileira de Sinais. (Carga horária: 50h). , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.

2007 - 2007

MINICURSO: PROCESSAMENTO DE FALA - FONOLOGIA EXPER. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.

2005 - 2006

Extensão universitária em Introducttory English Language Course- ILEC. (Carga horária: 120h). , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.

2005 - 2006

PONTUAÇÃO. (Carga horária: 14h). , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.

2005 - 2006

Normalização. (Carga horária: 14h). , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.

2004 - 2004

Corel Draw, Page Maker, Front Page, Winzip. (Carga horária: 34h). , DWA INFORMÁTICA LTDA, DWA, Brasil.

2003 - 2004

IPD, Windows, Excel, Power Point e Access. (Carga horária: 42h). , DWA INFORMÁTICA LTDA, DWA, Brasil.

2000 - 2000

IPD, Windows 98, Word 7.0., Excel 7.0. (Carga horária: 60h). , WAR Sistemas & Informática, WAR, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Organização de eventos

OTTONI, M. A. R. ; SOUSA, C. A. . IV COLÓQUIO DE ANÁLISE DE DISCURSO CRÍTICA E LINGUÍSTICA SISTÊMICO-FUNCIONAL. 2023. (Outro).

SOUSA, C. A. ; NEIVA, R. M. O. . Membro da Comissão científica do III Comunica Ciência - Encontro de Pesquisadores e Jornalistas. 2023. (Outro).

SOUSA, C. A. ; NEIVA, R. M. O. . Comissão executora do III Comunica Ciência - Encontro de Pesquisadores e Jornalistas. 2023. (Outro).

OTTONI, M. A. R. ; SOUSA, C. A. . Comissão Organizadora do IV COLÓQUIO DE ANÁLISE DE DISCURSO CRÍTICA E LINGUÍSTICA SISTÊMICO-FUNCIONAL. 2023. (Outro).

SOUSA, C. A. ; OTTONI, M. A. R. . Membro da Sub-comissão de monitoria do IV COLÓQUIO DE ANÁLISE DE DISCURSO CRÍTICA E LINGUÍSTICA SISTÊMICO-FUNCIONAL. 2023. (Outro).

SOUSA, C. A. . Membro da Subcomissão IV COLÓQUIO DE ANÁLISE DE DISCURSO CRÍTICA E LINGUÍSTICA SISTÊMICO-FUNCIONA. 2023. (Outro).

SOUSA, C. A. ; PEREIRA, A. M. F. ; SOUZA, T. S. ; OTTONI, M. A. R. . Secretaria no Minicurso "O corpo feminino: uma análise dos modos de operação da ideologia". 2023. (Outro).

SOUSA, C. A. ; PEREIRA, A. M. F. ; SOUZA, T. S. . Vice-coordenadora no Minicurso "O corpo feminino: uma análise dos modos de operação da ideologia". 2023. (Outro).

SOUSA, C. A. . Vice-coordenadora no Minicurso A INTERTEXTUALIDADE E A INTERDISCURSIVIDADE EM TEXTOS JORNALÍSTICOS. 2023. (Outro).

SOUSA, C. A. . Palestra "Uso so software IramuteQ em pesquisas qualitativas. 2021. (Outro).

SOUSA, C. A. ; OTTONI, M. A. R. . Membro da Comissão Organizadora no I CICLO DE PALESTRAS DO GPE ADC&LSF. 2021. (Outro).

SANTOS, A. C. O. ; SOUSA, C. A. . XX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste. 2015. (Congresso).

SOUSA, C. A. . I Semana da Educomunicação. 2013. (Outro).

SOUSA, C. A. . Minicurso: o uso das TICS na Educação. 2013. (Outro).

SOUSA, C. A. . Cobertura Colaborativa do 14º Encontro Nacional de Professores de Jornalismo: A Formação Superior como Elemento constituinte e legitimador do campo Jornalismo. 2012. (Outro).

SOUSA, C. A. . X Jornada PET- Plano de carreira: Você e seu futuro profissional. 2012. (Outro).

SOUSA, C. A. . Choque de Ideias: "A ciência e as áreas do conhecimento". 2012. (Outro).

SOUSA, C. A. . Membro da comissão da IX Jornada PET - Universidade e os Desafios Profissionais. 2011. (Outro).

SOUSA, C. A. . Seminário Popularização da Ciência, Saberes e Conexões. 2011. (Outro).

SOUSA, C. A. . 1º Ciclo de Ideais " Extensão e Políticas Públicas". 2011. (Outro).

SOUSA, C. A. . 2º Ciclo de Ideias ?O Politicamente correto em pauta: combate ao preconceito??. 2011. (Outro).

SOUSA, C. A. . 3º Ciclo de Ideias ?Os desafios e possibilidade da interface Educação e Comunicação?. 2011. (Outro).

SOUSA, C. A. . Choque Cinematográfico: "O xadrez das cores". 2011. (Outro).

SOUSA, C. A. . Choque Cinematográfico: "Vista a minha pele". 2011. (Outro).

SOUSA, C. A. . Choque Cinematográfico: "Raça Humana". 2011. (Outro).

SOUSA, C. A. . 4º Ciclo de Ideias "A Identidade na pós-modernidade". 2011. (Outro).

SOUSA, C. A. . Membro da Comissão Organizadora do I Seminário da Semana de Comunicação-Jornalismo/UNITRI/UFU: Os novos rumos da Comunicação na ERa da Internet. 2010. (Outro).

SOUSA, C. A. . Membro da Sub-comissão de Monitoria do III Seminário de Pesquisa em Análise do Discurso: Sujeito e Subjetividade. 2008. (Outro).

SOUSA, C. A. . Membro da Sub-comissão de Monitoria doI Colóquio de estudos em narrativa: O Espaço- CENA I. 2008. (Outro).

SOUSA, C. A. . Membro da Sub-comissão de Monitoria Selet- Semana de Letras. 2007. (Outro).

SOUSA, C. A. . Membro da Sub-comissão de Monitoria Do XI Simpósio Nacional e I Simpósio Interncional de Letras e Lingüística- Linguagem e Cultura: Intersecções. 2006. (Outro).

SOUSA, C. A. . Membro da Sub-comissão de Monitoria do Seminário de Pesquisa em Análise do Discurso: Percusos de Análise do Discurso no Brasil. 2006. (Outro).

SOUSA, C. A. . Membro da Sub-comissão do II Seminário de Poesia- Homenagem a Hilda Hilst. 2006. (Outro).

Participação em eventos

ARTICULANDO ENSINO E PESQUISA: UM FOCO NA TROCA DE CONHECIMENTOS E NA PROMOÇÃO DA APRENDIZAGE. 2023. (Outra).

IV COLÓQUIO DE ANÁLISE DE DISCURSO CRÍTICA E LINGUÍSTICA SISTÊMICO-FUNCIONAL. 2023. (Outra).

IV COLÓQUIO DE ANÁLISE DE DISCURSO CRÍTICA E LINGUÍSTICA SISTÊMICO-FUNCIONAL.'Intertextualidade e interdiscursividade: a construção das campanhas eleitorais de candidatos à presidência da república nas eleições brasileiras de 2022. 2023. (Outra).

XXI Sepella ? Seminário de Pesquisa em Linguística e Linguística Aplicada.O WEBJORNALISMO ESPORTIVO SOBRE MULHERES, COMENTADO POR MULHERES SOB A ÓTICA DA ANÁLISE DO DISCURSO CRÍTICA. 2023. (Seminário).

Conferência de Encerramento Escrita e autoria criativa: linguagens insurgentes e decoloniais', na II Escola de Verão em Estudos Linguísticos (II EVEL). 2022. (Outra).

Minicurso de Análise de Discurso Crítica. 2022. (Outra).

XX SEPELLA - Seminário de Pesquisa em Linguística e Linguística Aplicada.O FEMININO NO JORNALISMO ESPORTIVO: A REPRESENTAÇÃO DA MULHERATLETA NO BLOG DIBRADORAS. 2022. (Seminário).

Ciclo de Palestras do Grupo Pesquisa e Estudo em Análise de Discurso Crítica e Linguística Sistêmico Funcional ? Palestra Uso do software IramuteQ em pesquisas qualitativas. 2021. (Outra).

Conferência 'Etnografia discursiva: questões de método' no III COLÓQUIO DE ANÁLISE DE DISCURSO CRÍTICA E LINGUÍSTICA SISTÊMICO-FUNCIONAL. 2021. (Outra).

Discurso y salud: cuando el dolor se hace discurso. 2021. (Outra).

I CICLO DE PALESTRAS DO GPE ADC & LSF. 2021. (Outra).

II Fórum de Sociedade Crítica (FSC). 2021. (Outra).

III COLÓQUIO DE ANÁLISE DE DISCURSO CRÍTICA E LINGUÍSTICA SISTÊMICO-FUNCIONAL.O feminino no jornalismo esportivo: a representação da mulher-atleta sob a luz da ADC. 2021. (Outra).

III COLÓQUIO DE ANÁLISE DE DISCURSO CRÍTICA E LINGUÍSTICA SISTÊMICO-FUNCIONAL. 2021. (Outra).

Mesa-redonda 'A faceta semiótica de diferentes questões sociais: abordagens transdisciplinares? no III COLÓQUIO DE ANÁLISE DE DISCURSO CRÍTICA E LINGUÍSTICA SISTÊMICO-FUNCIONAL. 2021. (Outra).

Mesa-redonda 'Conversando sobre raça, pobreza, ensino, inclusão e humor: a relação dialética entre linguagem e sociedade' no III COLÓQUIO DE ANÁLISE DE DISCURSO CRÍTICA E LINGUÍSTICA SISTÊMICO-FUNCIONAL. 2021. (Outra).

Palestra "Metodologia para estudos em multimodalidade e ACD" do I Colóquio sobre Metodologias em Análise Crítica do Discurso. 2021. (Outra).

Palestra Os discursos dos movimentos sociais. 2021. (Outra).

Palestra Pesquisa com Seres Humanos e CEP. E agora?". 2021. (Outra).

XIX SEPELLA - Seminário de Pesquisa em Linguística e Linguística Aplicada -.UM ESTUDO SOBRE O FEMININO NO JORNALISMO ESPORTIVO: A REPRESENTAÇÃO DA MULHER-ATLETA SOB A LUZ DA ADC. 2021. (Seminário).

XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. A cerveja Heineken e a Liga dos Campeões: a desconstrução da tradicional imagem da mulher no futebol. 2016. (Congresso).

XX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste. A mídia e o paradesporto: A representação do para-atleta no site Globoesporte.com. 2015. (Congresso).

2º Semana Internacional de Comunicação.. 2014. (Outra).

XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste. 2014. (Congresso).

XXI Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação. Revista Adaptar: Driblando as diferenças. 2014. (Exposição).

XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. A cerveja Heineken e a Liga dos Campeões: a desconstrução da tradicional imagem da mulher no futebol. 2014. (Congresso).

1ª Semana Internacional de Comunicação de Uberlândia. 2013. (Outra).

I Semana da Educomunicação: o diálogo entre a Comunicação e a Educação. 2013. (Outra).

XVIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste. A imagem feminina na campanha publicitária da cerveja Devassa. 2013. (Congresso).

XX Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação. Esporte Paralímpico ? goalball. 2013. (Exposição).

14º Encontro Nacional de Professores de Jornalismo: A Formação Superior com elemento constituinte e legitimador do campo do Jornalismo.As implicações do uso das mídias tecnológicas virtuais no abaixo-assinado conta a PLC 122. 2012. (Encontro).

Conferência Internacional sobre Território, Mobilidade e Acessibilidade. 2012. (Outra).

I Encontro de Comunicação Organizacional. 2012. (Encontro).

I Encontro de Educação Tutorial da UFU. 2012. (Encontro).

I Intensivão da Comunicação: As faces do Jornalismo na TV. 2012. (Outra).

Mesa-Redonda "Diferentes áreas de atuação do Jornalismo: os desafios da profissão. 2012. (Outra).

VII Seminário Nacional do Centro de Memória.A memória do cinema em Uberlândia: relação entre cultura e comunicação. 2012. (Seminário).

XIX Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação em 2012. Rádio Superando limites. 2012. (Exposição).

XVII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste. A opinião no telejornalismo brasileiro matutino. 2012. (Congresso).

XVII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste. Os critérios de noticiablidade das notícias bizarras: informação ou entretenimento?. 2012. (Congresso).

1º Ciclo de Ideias ?Extensão e Políticas Públicas?. 2011. (Outra).

1º Encontro de Conexões de Saberes. 2011. (Encontro).

2º Ciclo de Ideias ?O Politicamente correto em pauta: combate ao preconceito??. 2011. (Outra).

3º Ciclo de Ideias ?Os desafios e possibilidade da interface Educação e Comunicação?. 2011. (Outra).

4º Ciclo de Ideias "A Identidade na pós-modernidade". 2011. (Outra).

5º Congresso Brasileiro De Extensão Universitária. 2011. (Congresso).

Choque Cinematográfico:: "Vista minha pele". 2011. (Outra).

Choque Cinematográfico: O xadrez das cores. 2011. (Outra).

Choque Cinematográfico: Raça Humama. 2011. (Outra).

Diálogos Universitários- Palestra Marcelo Tas. 2011. (Outra).

ENPECPOP - Encontro Nacional de Pesquisadores(as) em Educação e Culturas Populares.CONGADO: Identidade de um povo. 2011. (Encontro).

Mesa redonda: experiências radiofônicas na web. 2011. (Outra).

Mesa Redonda "Ciência, Saberes e Conexões". 2011. (Seminário).

Palestra: O Exército na Mídia. 2011. (Outra).

Roda de Conversa "Literatura Afro-Brasileira e Racismo". 2011. (Seminário).

Seminário: Popularização da Ciência, Saberes e Conexões. 2011. (Seminário).

Diálogos Universitários- Palestra Gustavo Borges. 2010. (Outra).

II Fórum de Educomunicação, Meio Ambiente e Cidadania. 2010. (Outra).

I Salão de Iniciação Científica do Curso de Letras UFU- SIC Letras UFU.Descrição e análise do sistema vocálico pretônico das cidades de Patrocínio e Perdizes. 2010. (Outra).

Jornalismo UFU-Discutindo a profissão: O impresso e o rádio em pauta. 2010. (Outra).

Minicurso: Conversa com Congadeiras ao Redor do Fogão de Lenha. 2010. (Outra).

Palestra: O uso da voz nos meios de comunicação de massa. 2010. (Outra).

SALÃO PROEX: Mostra de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis-Universidade e Sociedade: Múltiplos Olhares. 2010. (Outra).

XV Seminário Regional sobre a Formação do Educador. 2010. (Seminário).

Diálogos Universitários- Palestra Caco Barcellos. 2009. (Outra).

5ª Semana Acadêmica e 4ª Semana do Servidor da UFU.O ensino de Língua Portuguesa para estrangeiros. 2008. (Outra).

5ª Semana Acadêmica e 4ª Semana do Servidor da UFU/Curso: Introdução de Corel Draw X3. 2008. (Outra).

A pesquisa Sociolinguística: variação. 2008. (Outra).

Cena I- I Colóquio de Estudos da Narratva: O ESPAÇO.Um Olhar Crítico Sobre a Fala do Narrador de ?Macunaíma, Herói Sem Nenhum Caráter? de Mário de Andrade. 2008. (Outra).

I Dia de Poesia. 2008. (Outra).

III Seminário de Pesquisa em Análise do Discurso: Sujeito e Subjetividade. 2008. (Seminário).

II Seminário de Pesquisa em Literatura-II SEPEL. 2008. (Seminário).

II Seminário Regional de Economia Popular Solidária e II Enscontro Nacional de Formadores e Apoiadores de Empreendimentos de Catadores. 2008. (Seminário).

I Seminário Municipal de Literatura e Língua Portuguesa no Ensino Fundamental: abordagens metodológicas. 2008. (Seminário).

Projeto Diálogos Universitários-Palestra com William Waack. 2008. (Outra).

Semana da Francofonia. 2008. (Outra).

VII Encontro Interno e XII Seminário de Iniciação Científica da UFU.Descrição e análise do sistema vocálico pretônico das cidades de Patrocínio e Perdizes. 2008. (Seminário).

IV Semana Acadêmica.Haplologia: um processo fonólogico. 2007. (Outra).

Processamento de Fala-Fonologia Experimental. 2007. (Outra).

SeLet - Semana da Letras. 2007. (Outra).

SeLet - Semana da Letras, O cinismo e a delicadeza da prosa literária contemporânea (anos 90 e 00)". 2007. (Outra).

SeLet - Semana da Letras :"No ritmo das línguas naturais: TA ta TA ta... ta TA ta TA...". 2007. (Oficina).

V SEPELLA ? Seminário de Pesquisa em Lingüística e Lingüística Aplicada. 2007. (Seminário).

V SEPELLA ? Seminário de Pesquisa em Lingüística e Lingüística Aplicada Minicurso: METODOLOGIA VARIACIONISTA: PREPARO DOS DADOS E TRATAMENTO ESTATÍSTICO. 2007. (Outra).

A Anatonia do Aparelho Fonador. 2006. (Outra).

III Semana Acadêmica da Universidade Federal de Uberlândia. 2006. (Outra).

IISeminário de Poesia- Homenagem a Hilda Hilst. 2006. (Seminário).

Semana da Francofonia.Bande Dessinnée: Astérix et Obélix-Misson Devinettes. 2006. (Outra).

Semana da Francofonia. 2006. (Outra).

Seminário de Pesquisa em Análise do Discurso: Percursos de Análise do Discurso do Brasil. 2006. (Seminário).

Workshop- Prefácio à Hild Hilst. 2006. (Outra).

XI English Teacher Annual Seminar. 2006. (Encontro).

XI Simpósio Nacional e I Simpósio Internacional de Letras e Lingüística. 2006. (Simpósio).

Participação em bancas

Aluno: Pedro Vitor Vieira Rodrigues

SANTOS, A. C. O.; ARAUJO, M. M.;SOUSA, C. A.. Evento esportivo é lugar para manifestação política: uma análise sobre o texto do Tiago Leifert com base em exemplos históricos e na Nova Retórica de Chaim Perelman. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal de Uberlândia.

Orientou

Maria Fernanda do Prado Matheus

Projeto Ufocas 2024; Início: 2024; Orientação de outra natureza; Universidade Federal de Uberlândia; (Orientador);

Lucas Ribeiro Parreira

Projeto Ufocas 2024; Início: 2024; Orientação de outra natureza; Universidade Federal de Uberlândia; (Orientador);

Sofia Capanema Bretas

Projeto Ufocas 2024; Início: 2024; Orientação de outra natureza; Universidade Federal de Uberlândia; (Orientador);

Produções bibliográficas

  • SOUSA, C. A. ; MAGALHÃES, J. S. . Descrição e análise do sistema vocálico pretônico das cidades de Patrocínio e Perdizes. Horizonte Científico (Uberlândia) , v. 6, p. 1-27, 2012.

  • SOUSA, C. A. ; SANTOS, A. C. O. . Ensino, pesquisa e extensão em educomunicação: Ciclos de Ideias e Choques Cinematográficos no PET Conexões. Horizonte Científico (Uberlândia) , v. 4, p. 1-19, 2012.

  • SOUSA, C. A. . Guerreiras: Histórias de mulheres para-atletas nunca antes contadas. 1. ed. Independently Published, 2019. v. 1. 122p .

  • SOUSA, C. A. ; MARQUES, J. A. J . Minimanual de Gramática - Língua Portuguesa. 1. ed. Vale das Letras, 2012. v. 1. 220p .

  • SOUSA, C. A. ; MARQUES, J. A. J . Minimanual de Literatura. 1. ed. , 2012.

  • SOUSA, C. A. ; SANTOS, A. E. F. ; OLIVEIRA, K. I. . O processo avaliativo em um curso de Letras no contexto remoto durante a pandemia. In: Alessandra Ribeiro Queiroz; Fernanda Costa Ribas; Lucélia Cristina Brant Mariz Sá; Marco Aurélio Costa Pontes. (Org.). Tecnologias digitais no ensino e aprendizagem de línguas: reflexões e propostas pedagógicas na e para além da pandemia. 1ed.São Carlos: Pedro & João Editores, 2022, v. 1, p. 1-236.

  • SOUSA, C. A. ; SOUSA, S. S. G. ; TONUS, M. ; ALVES, P. ; NUNES, C. . Jorge Eustáquio Sérvulo; José Antônio Luiz Filho. In: Nair Prata; Cláudia Santos. (Org.). Enciclopédia do Rádio Esportivo Mineiro. 1ed.Florianópolis: Insular, 2014, v. 1, p. 0-.

  • SOUSA, C. A. ; SILVA, M. J. R. E. ; PIMENTA, K. L. ; GONCALVES, T. V. . O PET em Conexão com os Saberes das Comunidades Populares Urbanas. In: Adriana Cristina Omena dos Santos; Diélen Reis Borges Almeida; Ricardo Ferreira Carvalho. (Org.). Conexões de Saberes no PET Educomunicação: novas interfaces no Programa de Educação Tutorial. 1ed.Uberlândia: , 2014, v. 1, p. 65-84.

  • SOUSA, C. A. . Uberlândia retornar aos treinamentos. Site Boa Pedida, 30 jul. 2015.

  • SOUSA, C. A. . Tristeza e alegria marcam a semana em Minas Gerais. Site Boa Pedida, 30 jul. 2015.

  • SOUSA, C. A. . OAB Uberlândia: 83 anos lutando pela valorização do advogado. Revista Cult, , v. 2, 01 maio 2015.

  • SOUSA, C. A. . Ângela Botelho profere palestra em escola estadual. OAB In Foco, 25 ago. 2014.

  • SOUSA, C. A. . Festa Juslina sucesso de público. OAB In Foco, Uberlândia, 25 ago. 2014.

  • SOUSA, C. A. . Feijoada abriu as festividades do mês do Advogado. OAB In Foco, Uberlândia, 25 ago. 2014.

  • SOUSA, C. A. . Noite de homenagem a advogados da 13ª Subseção. OAB In Foco, 25 ago. 2014.

  • SOUSA, C. A. . Comissão da Mulher Advogada presta orientação à sociedade. OAB In Foco, 25 ago. 2014.

  • SOUSA, C. A. . OAB Uberlândia conquista segundo lugar no JAM 2014. OAB In Foco, 25 ago. 2014.

  • SOUSA, C. A. . II Encontro de Direito Ambiental do Triângulo Mineiro. OAB In Foco, 25 ago. 2014.

  • SOUSA, C. A. . Dia do Advogado é comemorado com café especial. OAB In Foco, 25 ago. 2014.

  • SOUSA, C. A. . UFU é destaque no Inglês sem Fronteiras. Jornal da UFU, Uberlândia, p. 1 - 12, 01 abr. 2014.

  • SOUSA, C. A. . Empreendedorismo Universitário. Jornal da UFU, Uberlândia, p. 01 - 12, 01 jan. 2014.

  • SOUSA, C. A. . Acordes Iniciais. Jornal da UFU, Uberlândia, p. 01 - 12, 01 nov. 2013.

  • SOUSA, C. A. . Libertadores com sotaque alvinegro mineiro. Site Boa Pedida, Site Boa Pedida, 16 jul. 2013.

  • SOUSA, C. A. . Uberlândia recebe Flamengo e São Paulo para amistoso. Site Boa Pedida, 23 jun. 2013.

  • SOUSA, C. A. . Goalball promove inclusão. Senso (In) Comum, 01 dez. 2011.

  • SOUSA, C. A. ; GUIMARAES, A. V. C. ; FERREIRA, G. R. ; MARQUES, J. A. J . Cursos discutem propostas de mudança curricular. Educomunica- Jornal Experimental do Curso de Comunicação Social: Jornalismo, 01 dez. 2010.

  • SOUSA, C. A. ; GUIMARAES, A. V. C. ; FERREIRA, G. R. ; MARQUES, J. A. J . FACED alfabetiza alunos com problemas psicossociais. Educomunica- Jornal Experimental do Curso de Comunicação Social: Jornalismo, 01 nov. 2010.

  • SOUSA, C. A. ; PEREIRA, A. S. ; FERREIRA, G. R. ; REIS, M. V. ; FERRARI, R. . Curso de Jornalismo conquista laboratórios. Comunica Jornal Mural do Curso de Comunicação Social: Jornalismo, 01 ago. 2010.

  • SOUSA, C. A. ; CARVALHO, R. . Cursinhos promovem inclusão. Senso (In) Comum.

  • SOUSA, C. A. ; PEREIRA, A. S. ; GUIMARAES, A. V. C. ; FERREIRA, G. R. ; REIS, M. V. ; FERRARI, R. . Recepção surpreende calouros. Comunica Jornal Mural do Curso de Comunicação Social: Jornalismo.

  • SOUSA, C. A. . Presidente da OAB é homenageado pelo 5º Batalhão de Bombeiros Militar. OAB In Foco, Uberlândia.

  • SOUSA, C. A. . Por Trás das cortinas. Tempo & Memória.

  • SOUSA, C. A. . História vivida como objeto de estudo. Tempo & memória, Uberlândia.

  • SOUSA, C. A. ; GUIMARAES, A. V. C. ; FERREIRA, G. R. . Calouros avaliam processo seletivo. Senso (In) Comum.

  • SOUSA, C. A. ; ARAUJO, M. M. . A cerveja Heineken e a Liga dos Campeões: a desconstrução da tradicional imagem da mulher no futebol. In: XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2016, São Paulo. XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação ? São Paulo - SP ? 05 a 09/09/2016, 2016.

  • SOUSA, C. A. ; SANTOS, A. C. O. . A mídia e o paradesporto: A representação do para-atleta no site Globoesporte.com. In: XX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste, 2015, Uberlândia. Anais 2015: XX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste, 2015.

  • SOUSA, C. A. ; GUIMARAES, A. V. C. ; SPANNENBERG, A. C. ; DUARTE, V. A. ; SILVA, A. G. F. . Revista Adaptar: Driblando as diferenças. In: XIX Congresso de Ciências da Comunicação da Região Sudeste, 2014, Vila Velha. Anais XIX Intercom Sudeste, 2014. p. 01-10.

  • SOUSA, C. A. . A imagem feminina na campanha publicitária da cerveja Devassa'. In: XVIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste, 2013, Bauru. XVIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste, 2013.

  • SOUSA, C. A. ; PEREIRA, A. S. ; GUIMARAES, A. V. C. ; FERREIRA, G. R. ; PADUA, G. D. . Esporte Paralímpico Goalball. In: XX Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação em 2013, 2013, Bauru. XX Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação em 2013, 2013. p. 1-9.

  • SOUSA, C. A. ; MARQUES, J. A. J ; CESARIO, L. C. C. ; TONUS, M. . A opinião no telejornalismo brasileiro matutino. In: XVII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste, 2012, Ouro Preto. XVII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste, 2012. p. 1-14.

  • SOUSA, C. A. ; GUIMARAES, A. V. C. ; FERREIRA, G. R. ; MARQUES, J. A. J ; DUARTE, V. A. ; SOUSA, S. S. G. . Radio Superando Limites. In: XIX Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação em 2012, 2012, Ouro Preto. XIX Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação em 2012, 2012. p. 1-8.

  • SANTOS, A. C. O. ; GUIMARAES, B. M. ; SOUSA, C. A. ; REIS, M. V. . A Educomunicação no pensamento comunicacional latinoamericano: Ciclos de Ideias e Choques Cinematográficos no PET Conexões da UFU. In: XVI Colóquio Internacional sobre a Escola Latino-Americana de Comunicação (XVI CELACOM), 2012, Bauru-SP. XVI Colóquio Internacional sobre a Escola Latino-Americana de Comunicação (XVI CELACOM), 2012.

  • SOUSA, C. A. ; GUIMARAES, B. M. ; REIS, M. V. ; SPANNENBERG, A. C. . Os critérios de noticiabilidade das notícias bizarras: informação ou entretenimento. In: XVII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste, 2012, Ouro Preto. XVII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste, 2012. p. 1-15.

  • SOUSA, C. A. ; GUIMARAES, A. V. C. ; FERREIRA, G. R. ; MARQUES, J. A. J . CONGADO: Identidade de um povo. In: ENPECPOP - Encontro Nacional de Pesquisadores(as) em Educação e Culturas Populares, 2011, Uberlândia. Educação e culturas populares: produção de conhecimento e superação das desigualdes no Basil: I Encontro Nacional de Pesquisadores(as) em Educação e Culturas Populares, 2011.

  • SOUSA, C. A. . Descrição e análise do sistema vocálico pretônico das cidades de Patrocínio e Perdizes. In: VIII Encontro Interno de Iniciação Científica e XII Seminário de Iniciação Científica, 2008, Uberlândia. Anais VIII Encontro Interno de Iniciação Científica e XII Seminário de Iniciação Científica, 2008.

  • SOUSA, C. A. ; SANTOS, A. C. O. ; ARANTES, S. R. ; SANTOS, A. C. S. ; PEREIRA, A. S. ; OLIVEIRA, L. C. S. ; MARTINS, T. R. . As conexões do PET com as comunidades: a extensão como troca de saberes. In: 5º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, 2011, Porto Alegre. 5º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, 2011. v. 1. p. 1-5.

  • SOUSA, C. A. . As implicações do uso das mídias tecnológicas virtuais no abaixo-assinado conta a PLC 122. In: 14º Encontro Nacional de Professores de Jornalismo: A Formação Superior com elemento constituinte e legitimador do campo do Jornalismo, 2012, Uberlândia. 14º Encontro Nacional de Professores de Jornalismo: A Formação Superior com elemento constituinte e legitimador do campo do Jornalismo, 2012.

  • SOUSA, C. A. ; GUIMARAES, B. M. ; FERREIRA, G. R. ; MARQUES, J. A. J ; TONUS, M. ; GUIMARAES, A. V. C. . Encarte- Multimeios: uma viagem interativa. In: XIV Intercom Sudeste, 2011, São Paulo. Anais XIV Intercom Sudeste, 2011.

  • SOUSA, C. A. . Palestra ?Minha trajetória acadêmica com foco no jornalismo esportivo?. 2023. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SOUSA, C. A. ; OTTONI, M. A. R. . O WEBJORNALISMO ESPORTIVO SOBRE MULHERES, COMENTADO POR MULHERES SOB A ÓTICA DA ANÁLISE DO DISCURSO CRÍTICA. 2023. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SOUSA, C. A. ; SILVA, M. J. R. E. . 'Intertextualidade e interdiscursividade: a construção das campanhas eleitorais de candidatos à presidência da república nas eleições brasileiras de 2022. 2023. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SOUSA, C. A. ; OTTONI, M. A. R. . O FEMININO NO JORNALISMO ESPORTIVO: A REPRESENTAÇÃO DA MULHERATLETA NO BLOG DIBRADORAS. 2022. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SOUSA, C. A. ; OTTONI, M. A. R. . 'O feminino no jornalismo esportivo: a representação da mulher-atleta sob a luz da ADC'. 2022. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SOUSA, C. A. ; OTTONI, M. A. R. . UM ESTUDO SOBRE O FEMININO NO JORNALISMO ESPORTIVO: A REPRESENTAÇÃO DA MULHER-ATLETA SOB A LUZ DA ADC. 2021. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SOUSA, C. A. . Produção de metano proveniente do biogás utilizando resíduos alimentares da escola. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOUSA, C. A. ; ARAUJO, M. M. . A cerveja Heineken e a Liga dos Campeões: a desconstrução da tradicional imagem da mulher no futebol. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOUSA, C. A. ; SANTOS, A. C. O. . A mídia e o paradesporto: A representação do para-atleta no site Globoesporte.com. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, A. G. F. ; GUIMARAES, A. V. C. ; SOUSA, C. A. ; DUARTE, V. A. ; SPANNENBERG, A. C. . Revista Adaptar: Driblando as diferenças. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SOUSA, C. A. ; PEREIRA, A. S. ; PADUA, G. D. ; GUIMARAES, A. V. C. . Esporte Paralímpico- Goalbal. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SOUSA, C. A. . A imagem feminina na campanha publicitária da cerveja Devassa. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SOUSA, C. A. ; GUIMARAES, A. V. C. ; S. F. Clarice ; SOUSA, G . A memória do cinema em Uberlândia: relação entre cultura popular e comunicação. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SOUSA, C. A. ; MARQUES, J. A. J ; CESARIO, L. C. C. ; TONUS, M. . A opinião no telejornalismo brasileiro matutino. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SOUSA, C. A. ; GUIMARAES2, A. V. C. ; MARQUES, J. A. J ; FERREIRA, G. R. ; DUARTE, V. A. ; SOUSA, S. S. G. . Rádio Superando Limites. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SOUSA, C. A. ; GUIMARAES, B. M. ; REIS, M. V. ; SPANNENBERG, A. C. . Os critérios de noticiabilidade das notícias bizarras: informação ou entretenimento. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SOUSA, C. A. . As implicações do uso das mídias tecnológicas virtuais no abaixo-assinado conta a PLC 122. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SOUSA, C. A. . Descrição e Análise do sistema vocálico pretônico das cidades de Patrocínio e Perdizes. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOUSA, C. A. . Descrição e Análise do Sistema Vocálico Pretônico das cidades de Patrocínio e Perdizes. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SOUSA, C. A. . O ensino da Língua Portuguesa para estrangeiros. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SOUSA, C. A. . Um Olhar Crítico Sobre a Fala do Narrador de ?Macunaíma, Herói Sem Nenhum Caráter? de Mário de Andrade. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SOUSA, C. A. . O alçamento de vogais pretônicas nas cidades de Patrocínio e Perdizes. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SOUSA, C. A. . Haplologia: um processo fonológico. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SOUSA, C. A. . O alçamento vocálico na cidade de Perdizes. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SOUSA, C. A. ; N. C. D . Bande Dessinée: Astérix et Obélix- Misson Devinettes. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções

SOUSA, C. A. ; SILVA, A. G. F. ; GUIMARAES, A. V. C. ; DUARTE, V. A. . Revista Adpatar: Driblando as Diferenças. 2013.

SOUSA, C. A. ; FERREIRA, G. R. ; BARROS, C. V. B. . ?Roda de Conversa com Jornalistas UFU?. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

SOUSA, C. A. . Portal Comunica UFU. 2022. (Site).

SOUSA, C. A. . Facebook UFU - Universidade Federal de Uberlândia. 2022. (Rede social).

SOUSA, C. A. . Youtube Canal da UFU. 2022. (Rede social).

SOUSA, C. A. . X UFU. 2022. (Rede social).

SOUSA, C. A. . Instagram UFU Oficial. 2022. (Rede social).

SOUSA, C. A. . Linkedin UFU - Universidade Federal de Uberlândia. 2022. (Rede social).

SOUSA, C. A. . 13ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil de Minas Gerais. 2014; Tema: Ordem dos Advogados do Brasil de Minas Gerais. (Rede social).

SOUSA, C. A. . 13ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil de Minas Gerais. 2014; Tema: Direito. (Site).

SILVA, A. G. F. ; GUIMARAES, A. V. C. ; SOUSA, C. A. ; DUARTE, V. A. . Revista Adaptar: Driblando as diferenças. 2013; Tema: Esporte Paralímpico. (Rede social).

SILVA, A. G. F. ; GUIMARAES, A. V. C. ; SOUSA, C. A. ; DUARTE, V. A. . Revista Adaptar: Driblando as diferenças. 2013. 2013; Tema: Esporte Paralímpico. (Site).

SOUSA, C. A. . A INTERTEXTUALIDADE E A INTERDISCURSIVIDADE EM TEXTOS JORNALÍSTICOS , prom. 2023. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

PEREIRA, A. M. F. ; SOUZA, T. S. ; SOUSA, C. A. . O corpo feminino: uma análise dos modos de operação da ideologia. 2023. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SOUSA, C. A. ; GUIMARAES, B. M. ; REIS, M. V. ; SILVA, A. A. R. E. ; ALVES, N. C. ; ARANTES, S. R. ; RODRIGUES, V. ; SILVA, M. J. R. E. . Programa de Introdução à Informática ? Telecentro/UFU. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SOUSA, C. A. . Boletim Informativo Transformação. 2013. (Editoração/Periódico).

SOUSA, C. A. . Jornal InfoPET. 2012. (Editoração/Periódico).

SOUSA, C. A. . Boletim Informativo Transformação. 2012. (Editoração/Periódico).

SOUSA, C. A. ; N. C. D . A fábula de La Fontaine. 2007. Teatral.

Projetos de pesquisa

  • 2013 - 2014

    A MÍDIA E O PARADESPORTO: A representação do para-atleta no site Globoesporte.com, Descrição: O presente estudo analisou a representação do paradesporto, a prática de atividades físicas pelas pessoas com deficiência, e do para-atleta presente no jornalismo esportivo brasileiro. O corpus do trabalho compõe-se com reportagens publicadas no site esportivo, Globoesporte.com, entre os dias 01 e 07 de dezembro de 2013. O recorte temporal levou em consideração o fato que no dia 03 de dezembro é comemorado o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. A partir dos dados coletados e devidamente analisados sob a luz da análise de conteúdo, a pesquisa investiga qual a representação do para-atleta e se o paradesporto possui espaço no veículo midiático. Os resultados mostram que a representação mais presente é a da superação, em que o esporte funciona como um canal para a superação da deficiência, e o espaço do paradesporto ainda está relacionado à divulgação dos resultados das competições paradesportivas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Cíntia Aparecida de Sousa - Integrante / Adriana Cristina Omena dos Santos - Coordenador.

  • 2011 - 2014

    A Memória do Cinema em Uberlândia: Relação entre Comunicação e Cultura, Descrição: Este projeto de pesquisa tem por objetivo analisar a memória do cinema em Uberlândia por meio de depoimentos de velhos moradores da cidade e de análises de documentos e notícias divulgadas na mídia para entender a relação do progresso do cinema com a sociedade, no período do inicio do século XX até o inicio do século XXI. Não se trata de um trabalho essencialmente de memória de moradores de Uberlândia e de análise de documentação. Nem este é um trabalho restrito a contar a história do cinema. A proposta é construir um trabalho de pesquisa nesta interface ?memória do cinema? e contribuir para construção de identidade de Uberlândia com novo olhar nas áreas de Comunicação e Cultura. No ano de 2012 realizou-se a fase do levantamento bibliográfico, o aprofundamento da fundamentação teórica, a. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Cíntia Aparecida de Sousa - Integrante / Brunner Macedo GUIMARÃES - Integrante / Angélica Virgínia Carvalho GUIMARÃES - Integrante / Gerson de Sousa - Coordenador / Clarice de Freitas Sousa - Integrante / Marcos Vinícius Reis - Integrante.

  • 2007 - 2008

    Descrição e análise do sistema vocálico pretônico das cidades de Patrocínio e Perdizes, Descrição: Esta pesquisa tem como objetivo analisar a variação fonológica do sistema vocálico brasileiro, com ênfase nas vogais que se encontram na posição pretônica, investigando os processos fonético-fonológicos (a saber, neutralização, redução, alçamento e harmonização) que afetam, em especial, as vogais /e/ e /o/ nesta posição. O ?corpus? utilizado para o desenvolvimento do estudo trata-se de fala espontânea de residentes da zona urbana de dois municípios da micro região do Alto Paranaíba que compreende parte do Triângulo Mineiro. A saber, Patrocínio e Perdizes municípios selecionados por serem próximos geograficamente.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Cíntia Aparecida de Sousa - Coordenador.

Prêmios

2014

Prêmio Expocom Sudeste 2014. Primeiro lugar em Revista-laboratório impressa (avulso/ conjunto ou série): Revista Adaptar: Driblando as diferenças, Universidade Federal de Uberlândia.

Histórico profissional

Experiência profissional

2018 - Atual

Escola Estadual Honorio Guimaraes

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Inglesa, Carga horária: 6

2015 - Atual

Escola Estadual Honorio Guimaraes

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Portuguesa, Carga horária: 20

2009 - 2009

Escola Estadual Honorio Guimaraes

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Substituta de Língua Inglesa, Carga horária: 18

2018 - 2022

CENTRO UNIVERSITARIO PRESIDENTE ANTONIO CARLOS

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente 1 A, Carga horária: 4

Outras informações:
Professora responsável pelas disciplinas de Didática, Fundamentos de Língua Portuguesa e Metodologia Científica para diversos cursos da Universidade.

2014 - 2017

Komunika LTDA

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assessora de Comunicação da OAB Uberlândia, Carga horária: 30

2015 - 2015

Ares Comunicação e Marketing Ltda ME

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assessora de comunicação, Carga horária: 25

2014 - 2014

Escola Estadual Messias Pedreiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Portuguesa, Carga horária: 8

2013 - 2013

Escola Estadual Messias Pedreiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Portuguesa, Carga horária: 8

2022 - Atual

Diretoria de Comunicação da Universidade Federal de Uberlândia

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Jornalista, Carga horária: 25

2013 - 2014

Diretoria de Comunicação da Universidade Federal de Uberlândia

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Assessoria de Comunicação, Carga horária: 20

Outras informações:
As atividades desenvolvidas foram: produção de textos para mídias digital e impressa; fotojornalismo e atendimento à imprensa.

2013 - 2013

TV Universitária UFU

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Circuito Universitário, Carga horária: 20

2013 - 2013

Site Boa Pedida

Vínculo: Colaboradora, Enquadramento Funcional: Colunista sobre Jornalismo Esportivo

2012 - 2012

Escola Estadual José Ignácio de Souza

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora substituta de Língua Inglesa, Carga horária: 18

2010 - 2010

Escola Estadual Seis de Junho

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Substituta de Língua Portuguesa, Carga horária: 9

2010 - 2010

Escola Estadual Doutor Duarte Pimentel de Ulhôa

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Substituta de Língua Portuguesa, Carga horária: 18

2009 - 2010

Escola Estadual Hortencio Diniz

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Substituta de Língua Inglesa, Carga horária: 4

2010 - 2014

Universidade Federal de Uberlândia

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: PET CNX Educomunicação, Carga horária: 20

Outras informações:
O PET CONEXÕES DE SABERES EDUCOMUNICAÇÃO (PET CNX) é um Programa de Educação Tutorial interdisciplinar, que envolve os cursos de Jornalismo, Pedagogia e Licenciaturas da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). A temática do grupo é a Educomunicação: educação para e pela mídia, apropriação das ferramentas midiáticas pelo indivíduo em busca de ações que viabilizem efetivamente a cidadania. O programa objetiva propiciar a alunos de origem popular uma formação superior envolvida com políticas públicas relacionadas às suas áreas de formação e promover a interação entre universidade e comunidade para uma efetiva troca de saberes.

2012 - 2012

Universidade Federal de Uberlândia

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Cobertura Colaborativa, Carga horária: 6

Outras informações:
Cobertura Colaborativa do 14º Encontro Nacional de Professores de Jornalismo: A formação superior como elemento constituinte e legitimador do campo do jornalismo

2007 - 2008

Universidade Federal de Uberlândia

Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Bolsista de Inciação Científica