Weslei Roberto Candido

Weslei Candido é docente da UEM, atuando no DTL -Departamento de Teorias Linguísticas e Literárias, na área de Teoria Literária e Literaturas de Língua Portuguesa. Atua na Pós-graduação em Letras - PLE da UEM - Universidade Estadual de Maringá. Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000) e Doutorado(2010) em Letras pela mesma Universidade. Atuou como professor da Faculdade de Presidente Prudente, Centro Universitário UNIVEM, FAPREV-UNIESP. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras e Língua e Literaturas Hispânica e Espanhola e Literatura Latino-Americana, atuando principalmente nos seguintes temas: América; Crítica literária; Romantismo ;Memória da América; Memória; Memória e autobiografia; Literatura, História e Memória; Autoficção; Literatura Latino Americana Foi professor de Teorias da Tradução, Língua Espanhola, Literatura Hispânica e Literatura Espanhola e Literatura Latino Americana. Em 2012 encerrou suas atividades no IFSP - Campus Sertãozinho e deixou a Chefia da Edição da Revista ILUMINART. Fez o Pós-doutorado na Université Lumière Lyon 2, na França nos anos de 2018-2019. http://orcid.org/0000-0002-8947-4266 Editor Associado da Revista Acta Scientiarum - Language and Culture - 2020

Informações coletadas do Lattes em 04/06/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Letras

2006 - 2010

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: José de Alencar:
Luiz Roberto Velloso Cairo. Palavras-chave: américa; crítica literária; romantismo;; José de Alencar; literatura hispano-americana.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Comparada. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira. Setores de atividade: Educação Superior.

Mestrado em Letras

2001 - 2003

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: O instinto de americanidade na poesia de Fagundes Varela, Ano de Obtenção: 2003
Luiz Roberto Velloso Cairo.Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil. Palavras-chave: américa; crítica literária; romantismo;; memória da américa; fagundes varela; literatura hispano-americana.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Comparada. Setores de atividade: Educação Superior.

Graduação em Letras

1997 - 2000

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Pós-doutorado

2018 - 2019

Pós-Doutorado. , Université Lumiere Lyon 2, LYON II, França. , Grande área: Lingüística, Letras e Artes, Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras. , Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária.

Formação complementar

2014 - 2014

Ciências Sociais. (Carga horária: 20h). , Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literaturas Estrangeiras Modernas.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Letras.

Organização de eventos

CANDIDO, W. R. . II JOGRAL- II Semana de Letras: Desconstruir e Transformar. 2023. (Outro).

CANDIDO, W. R. . I Jornada Carolina Maria de Jesus. 2022. (Outro).

CANDIDO, W. R. . SIMPÓSIO MEMÓRIA E RESISTÊNCIA: A LITERATURA AFROBRASILEIRA COMO FORMA DE PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL DOS NEGROS. 2022. (Outro).

CANDIDO, W. R. ; JUNG, N. M. ; FELDMAN, A. K. T. . IX Seminário de Pesquisa em Letras ? IX SPLE. 2016. (Outro).

CANDIDO, W. R. . IV CONALI - Congresso Nacional de Linguagens em Interação: Múltiplos Olhares. 2013. (Congresso).

CANDIDO, W. R. ; SILVA, M. L. E. . I Encontro Nacional de Educação Ambiental Literatura e Ecocrítica e V Jornada Interartes Outras Palavras. 2013. (Congresso).

CANDIDO, W. R. . V Semana de Letras e III Ciclo de Debates de Tradução e Interpretação. 2007. (Outro).

Participação em eventos

IV SEMINÁRIO AFRO [R]EXISTÊNCIA.A GEOGRAFIA DA EXCLUSÃO EM SOLITÁRIA, DE ELIANA ALVES CRUZ. 2022. (Seminário).

V JORNADA NACIONAL DE LÍNGUAS E LINGUAGENS & I JORNADA INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LINGUAGENS.O passado no presente: relatos da memória nos tempos pós-ditadura no Brasi. 2021. (Outra).

XVI Semana de Letras da UFOP e III Simpósio Nacional de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem,.Becos da Memória e os percursos da memória como preservação. 2021. (Simpósio).

La mémoire - Colloque Interdisciplinaire de L'institute Universitaire de France.L'hétérobiographie, un concept entre mémoire personnelle et mémoire historique. 2019. (Outra).

Littérature entre mythe, mémoire et histoire.??O direito a literatura? de Antonio Candido ou o direito a escritura de Ferrez ? Consideracoes sobre a literatura e a leitura em Capao pecado. 2019. (Encontro).

5 COLÓQUIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS (CIELLI).BRASIL EM TRÂNSITO PELO MUNDO: VIAGENS, DIÁSPORAS, ENFRENTAMENTOS CULTURAIS E LITERÁRIOS EM UMA ÉPOCA DE FRÁGEIS FRONTEIRAS. 2018. (Outra).

5 COLÓQUIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS (CIELLI)."Diálogos poéticos: criação e estética" com Narlan Matos Teixeira. 2018. (Outra).

5 COLÓQUIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS (CIELLI).OS SILÊNCIOS DA MEMÓRIA EM A RESISTÊNCIA, DE JULIÁN FUKS: O PASSADO EM REVISTA PELAS MEMÓRIAS DE FAMÍLIA. 2018. (Outra).

I SEILPELL - Seminário Interinstitucional de Pesquisa em Letras e Literatura e Leitura.O papel da universidade na formação docente: caminhos para o pensamento crítico em sala de aula. Os textos, as ideologias, mídias, redes sociais, a literatura e outras formas de arte.. 2018. (Seminário).

V CONALI - Congresso Nacional de Linguagens em Interação Múltiplos olhares. ?Feliz ano velho, a maldição de Funes?. 2017. (Congresso).

XIII Seminário Nacional de Literatura História e Memória IV Congresso Internacional de Pesquisa em Letras no Contexto Latino-americano.O Paraguai esfacelado: os discurso de um general em fuga. 2017. (Seminário).

4 Cielli - Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários.OS ESPAÇOS DA DITADURA NA AMÉRICA LATINA: CELDA 12, UM ROMANCE DOS HORRORES DA DITADURA NO PARAGUAI. 2016. (Outra).

XIII Seminário de Estudos Literários -.DON JOSÉ, A DESCONSTRUÇÃO DA FIGURA HISTÓRICA DO LIBERTADOR ARGENTINO. 2016. (Seminário).

X SELISIGNO e XI Simpósio de Leitura da UEL.Ainda Estou Aqui, de Marcelo Rubens Paiva e as Memórias da Ditadura Militar no Brasil. 2016. (Seminário).

3ª JIED ? Jornada Internacional de Estudos do Discurso e 2 EIID ? Encontro Internacional da Imagem em Discurso.O SILÊNCIO COMO ESTRATÉGIA DISCURSIVA DE PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA. 2015. (Outra).

VI Encontro do Fórum de Literatura Brasileira Contemporânea.A poesia americana de Narlan Matos. 2015. (Encontro).

VIII Congresso Internacional Roa Bastos - Po(éticas) de Políticas do Caribe Andino. Traduzindo Susy Delgado: uma estratégia de aproximação entre o Brasil e o Paraguai. 2015. (Congresso).

XII Seminário Nacional de Literatura, História e Memória e III Congresso Internacional de Pesquisa em Letras no Contexto Latino-Americano. O relato do eu em O que é isso, companheiro? de Fernando Gabeira. 2015. (Congresso).

II Seminário Internacional de Língua Literatura e Processos Culturais.Procura do romance, de Julián Fuks: uma metanarrativa memorialística?. 2014. (Seminário).

XI Seminário Nacional de Literatura, História e Memória e II Congresso Internacional de Pesquisa em Letras no Contexto Latino-Americano.O orgulho se ser latino-americano: uma póetica do deslocamento. 2013. (Seminário).

2 CIELLI - Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários 5 CELLI - Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários.DISCURSOS IDENTITÁRIOS EM CRISTÓBAL NONATO, DE CARLOS FUENTES. A CRIAÇÃO DE UM CRISTÓVÃO COLOMBO MEXICANO. 2012. (Outra).

2 CIELLI - Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários 5 CELLI - Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários.A AMERICANIDADE NOS ROMANCES DE JOSÉ DE ALENCAR, UMA PERSPECTIVA LATINO-AMERICANA DESDE O SÉCULO XIX. 2012. (Outra).

VI Encontro Internacional de Letras.Tição Aceso, o Sujeito Pós-Colonial em Jorge Amado. 2012. (Encontro).

VII Colóquio de Estudos Hispânicos: Língua Cultura e Literatura.Sensualidade e Desejo oprimido em "El patio de los duendes", de Susy Delgado. 2012. (Outra).

VII Congresso Brasileiro de HIspanistas. El Brasil Intelectual, de García Mérou, una mirada argentina sobre la formación de la literatura brasilea. 2012. (Congresso).

I Congresso Internacional de Pesquisa em Letras no Contexto Latino-Americano e X Seminário nacional de literatura, história e memória. La Vida de San Martin. 2011. (Congresso).

I Jornada UFSCar/APEESP de Atualização para Professores de Espanhol. 2010. (Oficina).

5 Jornada Municipal de Educação Prof. José Roberto dos Santos.A leitura como processo de interpretação do mundo. 2009. (Outra).

Círculo de Rodas de Conversas Bakhtinianas.As ideologias contemporâneas. 2009. (Outra).

CONAE2010 - Conferência Nacional de Educação. 2009. (Outra).

CONAE - Fase Estadual. 2009. (Outra).

Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica.Evasão do Curso de Licenciatura em Química - IFSP - Campus Sertãozinho. 2009. (Outra).

Simpósio Brasil/França: Diálogos entre dois países e duas culturas.A polêmica entre Alencar e Nabuco: Brasil e Frnaça em confronto. 2009. (Simpósio).

Simpósio Ciência, Literatura e Cultura. 2009. (Simpósio).

Curso de Actualización para Profesores de Espaol. 2008. (Oficina).

XXVI Semana do Tradutor. 2006. (Encontro).

XXIV Semana do Tradutor. 2004. (Encontro).

Seminário de Turismo Acadêmico - SETA. 2003. (Seminário).

A Semana de Artes(ainda) Moderna. 2002. (Encontro).

IX Encontro de Professores de Espanhol do Estado de São Paulo. 2002. (Encontro).

Semana de história. 2002. (Encontro).

II Jornadas de Periódicos Literários Tecendo Outros Laços. 2001. (Encontro).

Treinamento Nacional de Professores de Espanhol da SKILL. 2001. (Oficina).

VI EPLLE - II Internacional. 2001. (Encontro).

GEl - Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo. 2000. (Seminário).

II Encontro do CEDAP: Arquivos, Memória e Tecnologia. 2000. (Oficina).

Mapa Cultural Paulista. 2000. (Encontro).

Palestras em Homenagem ao Mestre Antonio Soares Amora. 1999. (Encontro).

Treinamento de Professores de Espanhol da Skill. 1999. (Oficina).

Encontro Regional de Poetas e Contistas. 1998. (Encontro).

IV Signo Poético. 1998. (Encontro).

Literatura da Botúndia. 1998. (Seminário).

Mapa Cultural Paulista - Literatura. 1998. (Encontro).

Mapa Cultural Paulista 1997. 1997. (Encontro).

Participação em bancas

Aluno: CINTIA ROBERTO MARSON

MARSON, C. R.; MARTHA, A. A. P.; VALENTE, T. A.;CANDIDO, W. R.. Aos 7 e aos 40 (2013) Abrindo as comportas. A narrativa Juvenil de João Anzanello Carrascoza. 2020. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Letras - PLE) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Lara Luiza Oliveira Amaral

AMARAL, L. L. O.; TOFALINI, L. A. B.; PIETRANI, A. M.;CANDIDO, W. R.. Da redoma à figueira:Sylvia Plath e o abismo do eu. 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Letras - PLE) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Andresa de Angeli Viotti

VIOTTI, A. A.; FLORY, A. V.; PASCOLATI, S. A. V.;CANDIDO, W. R.. A COMÉDIA DE COSTUMES E O MUNDO DAS NEGOCIATAS, DOS FAVORES E DAS CONTRADIÇÕES - UM ESTUDO DE OS DOUS OU O INGLÊS MAQUINISTA (1842), DE MARTINS PENA, E CAIU O MINISTÉRIO! (1882), DE FRANÇA JÚNIOR. 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Letras - PLE) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: ANDRÉ LUIZ DA SILVA ANELLI

ANELLI, A. L. S.; FLORY, A. V.; LIMA NETO, W. T.;CANDIDO, W. R.. HISTÓRIA E TEATRO DIALÉTICO EM AS CONFRARIAS, DE JORGE ANDRADE ? UMA LEITURA A PARTIR DE A MÃE DE BRECHET. 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Letras - PLE) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Hilquias Eufrásio Stirle

STIRLE, H. E.; CORTEZ, C. Z.; ARAUJO, M. M. M.;CANDIDO, W. R.. O mito de Orpheu e Eurydice em poemas de Sophia de Mello Breyner Andresen. 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Letras - PLE) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Tatiana Pereira Tonet

FLECK, G. F.; LOTTERMANN, C.;CANDIDO, W. R.. A revolução haitiana: da história às perspectivas ficcionais - El reino de este mundo (1949), de Carpentier, e Isla Bajo el Mar (2009), de Isabel Allende. 2018. Dissertação (Mestrado em Letras -Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: [Nome removido após solicitação do usuário]

SILVA, J. B. M.;CANDIDO, W. R.; BOTOSO, A.; FLORY, A. V.. A construção das memórias da ditadura em K. Relato de uma busca, de Bernardo Kucinski. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Letras - PLE) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Simone Rodrigues Martino

MARTINO, S. R.; CORBARI, C. C.; FLECK, G. F.; CORSI, M. S.;CANDIDO, W. R.. De consumidor a leitor: veredas à formação leitora.. 2018. Dissertação (Mestrado em Letras -Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Marina Luísa Rohde

ROHDE, M. L.; FLECK, G. F.; LOTTERMAN, C.;CANDIDO, W. R.. "Anita Garibaldi: de heroína à mulher - trajetórias das imagens ficcionais de Ana Maria de Jesus Ribeiro". 2017. Dissertação (Mestrado em Letras -Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Ana Maria Klock

FIUZA, A. A. F.; FLECK, G. F.; VIEIRA, D. S.;CANDIDO, W. R.. O VIAJANTE: UM ESTUDO DO SUJEITO TRANSCULTURADO EM FIGURA NA SOMBRA, DE LUIZ ANTONIO DE ASSIS BRASIL. 2016. Dissertação (Mestrado em Letras -Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Francielli Mendes Pereira

MENDES, F. P.; MARTHA, A. A. P.;CANDIDO, W. R.; SOUZA, R. J.. Leitura e Mediação: A literatura infantil no contexto da pedagogia. 2016. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Camila Márcia Foganholi Motta

BOTOSO, A.; DOCA, H. H.;CANDIDO, W. R.. Um Retrato da Figura Masculina em contos de Orlanda Amarilis, Lygia Fagundes Telles e Maria Judite de Carvalho. 2014. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade de Marília.

Aluno: Sirlei Cardoso Cordeiro Vimieiro

ZAPONE, M. H. Y.; LOTTERMANN, C.;CANDIDO, W. R.. Leitura de Textos Literários no PAS-UEM: uma análise da prática de letramento literário. 2014. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Hicléa Luzia Costa Ton Pauletti

PAULETTI, H. L. C. T.; BOTOSO, A.; DOCA, H. H.;CANDIDO, W. R.. Literatura e Educação: a representação da infância e da adolescência em Esteiros, de Soeiro Gomes Pereira e Capitães de Areia, de Jorge Amado. 2012. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade de Marília.

Aluno: Adenilson de Barros Albuquerque

FLECK, G. F.; CORSI, M. S.; OLIVEIRA, V. B. M.; OLIVEIRA, M. S.;CANDIDO, W. R.. A "palavra armada": ficcionalizações da Guerra Grande (1864-1870). 2020. Tese (Doutorado em Letras -Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Maria Betânia da Rocha de Oliveira

OLIVEIRA, M. B. R.; SILVA, M. C.; MAGALHAES, B. R. C.; COSTA, J. J. C.;CANDIDO, W. R.. As formas da violência em Triste fim de Policarpo Quaresma: uma leitura materialista lacaniana da obra de Lima Barreto. 2020. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Letras - PLE) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Jairo José Campos da Costa

ZOLIN, L. O.; SILVA, M. C.; FERNANDES, F. A. G.; COSTA, M. E.;CANDIDO, W. R.. Morena Teixeira: o fio da palavra e a tecitura da vida. 2019. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Letras - PLE) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Amanda Aparecida Rodrigueiro

RODRIGUEIRO, A. A.; CORTEZ, C. Z.; RODRIGUES, M. H.; ALVES, I. M. S. F.; THIMOTEO, M. N. F. G.;CANDIDO, W. R.. A poética de Eugênio de Andrade: Figurações do Espaço. 2017. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Bernardo Antonio Gasparotto

GASPAROTTO, B. A.; LOTTERMANN, C.; FLECK, G. F.; ALVES, L. K.;CANDIDO, W. R.. Escritas Antropofágicas na América Latina: releituras da história pela ficção. 2017. Tese (Doutorado em Letras -Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Alessandra Dalva de Souza Pajolla

PAJOLLA, A. D. S.; ZOLIN, L. O.; WIELEWICKI, V. H. G.; TONUS, J. L.;CANDIDO, W. R.; FIGUEIREDO, E.. Bastardia, Orfandade e Genealogias Truncadas: o romance de filiação e a (re)encenação das origens na literatura brasileira contemporânea. 2017. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Letras - PLE) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Maria do Carmo Faustino Borges

ARAUJO, M. M. M.; CORTEZ, C. Z.;CANDIDO, W. R.. A POESIA DE RESISTÊNCIA EM TEXTOS MEDIEVAIS: A LÍRICA PROVENÇAL, A LÍRICA GALEGO-PORTUGUESA E A AMATORIA DOS CARMINA BURANA,. 2021. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-graduação em Letras - PLE) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: MARIA BETÂNIA DA ROCHA DE OLIVEIRA

OLIVEIRA, M. B. R.; SILVA, M. C.; MAGALHAES, B. R. C.;CANDIDO, W. R.. A VIOLÊNCIA OBJETIVA EM TRISTE FIM DE POLICARPO QUARESMA: UMA LEITURA MATERIALISTA LACANIANA DA OBRA DE LIMA BARRETO. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-graduação em Letras - PLE) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Alessandra Dalva de Souza Pajolla

PAJOLLA, A. D. S.; ZOLIN, L. O.; TONUS, J. L.;CANDIDO, W. R.. O romance de filiação e desconstrução do paradigma genealógico na literatura brasileira contemporânea. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Wagner Vonder Belinato

BELINATO, W. V.; ZAPONE, M. H. Y.; FRANCO JUNIOR, A.;CANDIDO, W. R.. Para além da escritura: negociações simbólicas do tornar-se autor literário - a busca por leitores a partir da imagem de Caio Fernando Abreu. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Rafael Carlos dos Santos

CORTEZ, C. Z.; ARAUJO, M. M. M.;CANDIDO, W. R.. O PERCURSO DRAMÁTICO DE JOSÉ RÉGIO EM POEMAS DE AS ENCRUZILHADAS DE DEUS: A BUSCA INCESSANTE PELO IGNOTO DEO E A PAISAGEM COMO REVELADORA DO ESTADO DE ESPÍRITO DO POÉTA,. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Letras - PLE) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: RAFAEL VICTOR ROSA OLIVEIRA

OLIVEIRA, R. V. R.; MATIAS, F. S.; GUIZZO, A. R.; PERETI, E.;CANDIDO, W. R.. A identidade latino-americana num espelho partido: a negação de Zama e o encontrar-se de Pierre. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Literatura Comparada) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

Aluno: Fátima José da Silva Gonçalves

GONCALVES, F. J. S.; PEREIRA, J. C. V.; LAURE, M. C. C. F.;CANDIDO, W. R.. A relação entre política e o futebol em Portugal: Do Estado Novo à atualidade. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Master Recherche Études Lusophones et Hispanophones / Études Lusophones) - Université Lumiere Lyon 2.

Aluno: Adriana de Sousa Almeida

ALMEIDA, A. S.; PEREIRA, J. C. V.; LAURE, M. C. C. F.;CANDIDO, W. R.. O género na Revista Movimento: um contra modelo. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Master Recherche Études Lusophones et Hispanophones / Études Lusophones) - Université Lumiere Lyon 2.

Aluno: [Nome removido após solicitação do usuário]

FLORY, A. V.; BOTOSO, A.; SILVA, J. B. M.;CANDIDO, W. R.. A construção das memórias da ditadura em K. Relato de uma busca, de Bernardo Kucinski. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Letras - PLE) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: André Luiz da Silva Anelli

ANELLI, A. L. S.; FLORY, A. V.; LIMA NETO, W. T.;CANDIDO, W. R.. História e Teatro Dialético em as Confrarias de Jorge Andrade - Uma leitura a partir de A Mãe, de Brecht. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Letras - PLE) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Lara Luiza Oliveria Amaral

AMARAL, L. L. O.; TOFALINI, L. A. B.; CARVALHO, A. C.;CANDIDO, W. R.. Da redoma de vidro à figueira- Sylvia Plath e o Abismo do eu. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Letras - PLE) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Andresa de Angeli Viotti

VIOTTI, A. A.; FLORY, A. V.; PASCOLATI, S. A. V.;CANDIDO, W. R.. A comédia de costumes e o mundo das negociativas, dos favores e de contradições - um estudo de "Dous ou o inglês maquinista" (1842), de Martins Pena, e "Caiu o ministério (1883), de França Júnior. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Letras - PLE) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Tatiana Pereira Tonet

TONET, T. P.; FLECK, G. F.; LOTTERMAN, C.;CANDIDO, W. R.. Revolução Haitiana: da História às Perspectivas Ficcionais - El Reino de este mundo (1949), de Alejo Carpentier e La isla bajo el mar (2009), de Allende. 2017.

Aluno: Marina Luísa Rohde

ROHDE, M. L.; FLECK, G. F.; LOTTERMANN, C.;CANDIDO, W. R.. Anita Garibaldi: De Heroína à Mulher: Trajetória das imagens ficcionais de Ana Maria de Jesus Ribeiro. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Letras -Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Francielli Pereira Mendes

MENDES, F. P.; MARTHA, A. A. P.; OLIVEIRA, V. S.;CANDIDO, W. R.. Literatura e Mediação: a literatura infantil no contexto da pedagogia. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Silvia Caetano da Silva

CANDIDO, W. R.. O Romance Iracema: Identidade Nacionalidade e Estilo Romântico de José de Alencar. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LETRAS) - UNIESP - Presidente Prudente.

Aluno: Joziane Aparecida Calixto

CANDIDO, W. R.. Origem e Identidade em O Guarani de José de Alencar. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LETRAS) - UNIESP - Presidente Prudente.

Aluno: HENRIQUE DA SILVA AKASHI

CANDIDO, W. R.. O Fantástico em Teleco O Coelhinho, de Murilo Rubião: O simples desejo de agradar como elemento que faz (sobre)viver. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LETRAS) - UNIESP - Presidente Prudente.

Aluno: Eder Barbosa

CANDIDO, W. R.. As contribuições do Folclore Brasileiro e da Cultura Popular em Macunaíma, de Mário de Andrade, para a afirmação da identidade nacional. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LETRAS) - UNIESP - Presidente Prudente.

Aluno: Natali Schiavon

CANDIDO, W. R.. A temática da morte em Poemas de Agusto dos Anjos. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LETRAS) - UNIESP - Presidente Prudente.

Aluno: Lucienen dos Santos S

CANDIDO, W. R.. Pupim.Compreensão leitora em Língua Estrangeira: da aplicação à análise de um guia de leitura em sala de aula. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LETRAS) - Faculdade de Presidente Prudente.

Orientou

GABRIELI ALMEIDA DA SILVA PERON

Resistência e Transmissão da memória feminina negra: diálogos identitários entre Françoise Ega e Carolina Maria de Jesus; Início: 2022; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Letras - PLE) - Universidade Estadual de Maringá; (Orientador);

Aline Santos Conceição

Diálogos entre memória coletiva e escrivência: a desconstrução do mito da mãe preta em Água de Barrela, de Eliana Alves da Cruz; Início: 2021; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Letras - PLE) - Universidade Estadual de Maringá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Brenda Letícia Guimarães Marinossi

Fragmentos de identidades e memórias: uma vendedora de fósforos e um corpo estranho; Início: 2021; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Letras - PLE) - Universidade Estadual de Maringá; (Orientador);

Gabriela Soares Nogueira Andreatti

Narrar o outro para falar de si: estudo da construção memorialística na autobiografia de Nadezhda Mandelstam; Início: 2023; Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Letras - PLE) - Universidade Estadual de Maringá; (Orientador);

Fernanda de Andrade

Arquivos Marginais da subjetividade: memória e mulher nos diários de escritoras latino-americanas; Início: 2021; Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Letras - PLE) - Universidade Estadual de Maringá; (Orientador);

Vilma da Silva Araújo

Silêncio e Memória em Corpo Interminável e Torre das Guerreiras; Início: 2021; Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Letras - PLE) - Universidade Estadual de Maringá; (Orientador);

Tayza Cristina Nogueira Rossini

A representação da casa na ficção de autoria feminina de terceiro mundo: configurações do espaço e do ser em um Defeito de Cor; Início: 2020; Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Letras - PLE) - Universidade Estadual de Maringá; (Orientador);

Rafael Zeferino de Souza

Literatura de Cordel de autoria feminina: memória e identidade; Início: 2020; Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Letras - PLE) - Universidade Estadual de Maringá; (Orientador);

Gabriela Soares Nogueira Andreatti

Análise da preservação da memória em O que ela sussura, de Noemi Jaffe; 2020; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Letras - PLE) - Universidade Estadual de Maringá,; Orientador: Weslei Roberto Candido;

Daiani Balestri Vallin

A ARTE DISCUTE SOBRE SI MESMA: OS PERSONAGENS HÍBRIDOS NA OBRA DE DAU BASTOS E LUIGI PIRANDELLO; 2019; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Letras - PLE) - Universidade Estadual de Maringá,; Orientador: Weslei Roberto Candido;

Andresa de Angeli Viotti

Das comédias de costumes aos costumes da sociedade brasileira do século XIX - Um estudo de Os dous ou o inglês maquinista, de Martins Pena e Caiu o Ministério, de França Júnior; 2017; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá,; Orientador: Weslei Roberto Candido;

[Nome removido após solicitação do usuário]

A construção das memórias da ditadura em K; Relato de uma busca, de Bernardo Kucinski; 2016; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá,; Orientador: Weslei Roberto Candido;

Sandra Regina de Freitas

Imagens da Identidade Peruana Representadas no Conto "Dos Indios",de Alfredo Bryce Echenique; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LETRAS) - Faculdade de Presidente Prudente; Orientador: Weslei Roberto Candido;

Beatriz Miranda Lovo

Imigração Italiana - Aspectos históricos-socioculturais da obra Brás, Bexiga e Barra Funda, de Alcântara Machado; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Weslei Roberto Candido;

Etieny Regina Rocha

Imigração Italiana - Aspectos históricos-socioculturais da obra Brás, Bexiga e Barra Funda, de Alcântara Machado; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Weslei Roberto Candido;

Aline Santos Conceição

Erotismo e sensualidade na poesia simbolista de Gilka Machado; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Weslei Roberto Candido;

Anna Larissa Mota Rodrigues

Erotismo e sensualidade na poesia simbolista de Gilka Machado; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Weslei Roberto Candido;

Gabriela Soares Nogueira Andreatti

A construção do discurso memorialístico em A noite da espera, de Milton Hatoum; ; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Estadual da Região Tocantina do MA, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Weslei Roberto Candido;

Gabriela Soares N

Andreatti; Relações intertextuais entre Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis e O equilibrista do arame farpado, de Flávio Moreira da Costa; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Weslei Roberto Candido;

Gabriela Soares Nogueira Andreatti

A narrativa como forma de estabilizar a memória: percursos da memorialista em relato de um certo oriente; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Português e Inglês) - Universidade Estadual de Maringá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Weslei Roberto Candido;

Gabriela de Castro Pereira

Os vestígios da biografia em o ateneu, de raul pompeia: as marcas de um ?pacto autobiográfico?; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Português e Inglês) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Weslei Roberto Candido;

Daniela Schuroff Cardoso

Ditadura e memória pessoal/coletiva em O que é isso, companheiro, de Fernando Gabeira; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Francês) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Weslei Roberto Candido;

Ariadne Limiro de Macedo

Memória e história no romance benjamim, de Chico Buarque; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Abi - Letras Inglês) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Weslei Roberto Candido;

Tascira Santonastaso

MÁRIO DE ANDRADE ETNÓLOGO: O HIBRIDISMO CULTURAL EM MACUNAÍMA; ; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Weslei Roberto Candido;

Camila Heloise Paes

Os discursos da memória em Cinzas do norte, de Milton Hatoum; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Português e Inglês) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Weslei Roberto Candido;

Izabela Rubia Tavares Bonfanti

Os conceitos da memória em Relato de um certo oriente, de Milton Hatoum; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Português e Inglês) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Weslei Roberto Candido;

Paula Silva Silvério

Termos frequentes em contratos: definições que melhor se ajustam ao objetivo; ; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Secretariado Executivo Trilíngue) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Weslei Roberto Candido;

Ana Paula dos Santos Alves

Aspectos da americanidade na literatura romântica brasileira: Castro Alves; 2004; Iniciação Científica; (Graduando em LETRAS) - Faculdade de Presidente Prudente; Orientador: Weslei Roberto Candido;

Tânia Moreira Lourenço

O secretário executivo e a comunicação organizacional; 2013; Orientação de outra natureza; (Secretariado Executivo Trilíngue) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Weslei Roberto Candido;

Elaine Cristina de Oliveira

Postura do Profissional com formação em Secretariado Executivo; 2013; Orientação de outra natureza; (Secretariado Executivo Trilíngue) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Weslei Roberto Candido;

Ana Paula Tezolin

O desenvolvimento da inteligência emocional como diferencial para a atuação do profissional de secretariado executivo tirilíngue; 2013; Orientação de outra natureza; (Secretariado Executivo Trilíngue) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Weslei Roberto Candido;

Ana Carolina Françozo

Estágio Supervisionado - Secretariado Executivo; 2013; Orientação de outra natureza; (Secretariado Executivo Trilíngue) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Weslei Roberto Candido;

Betânia Formentini de Freitas

Relatório de Estágio Supervisionado - Secretariado Executivo; 2012; Orientação de outra natureza; (Secretariado Executivo Trilíngue) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Weslei Roberto Candido;

Mayra Naíse Pupile Alves

Estágio Supervisionado - Secretariado Executivo; 2012; Orientação de outra natureza; (Secretariado Executivo Trilíngue) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Weslei Roberto Candido;

Mayara Adrielle Bianchi

Estágio Supervisionado - Secretariado Executivo; 2012; Orientação de outra natureza; (Secretariado Executivo Trilíngue) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Weslei Roberto Candido;

MARIA FRANCISCA FURTADO PALHANO

A radio-escola como forma de interação sócio-educativa na construção do saber em alunos do ensino fundamental; 2012; Orientação de outra natureza; (Abi - Letras Inglês) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Weslei Roberto Candido;

Produções bibliográficas

  • CANDIDO, W. R. ; GONZALEZ, L. S. P. ; BERNDT, J. A. ; OLIVEIRA, M. S. . Uma Leitura Decolonial de Xicoténcatl [1826; 2020]. https://doi.org/10.13102/cl.v24iEspecial.9341 , v. 24, p. 280-297, 2023.

  • ANDRADE, F. ; CANDIDO, W. R. . A Ressignificação da Casa-Grande & Senzala: por uma Poética do Exílio e do Espaço no Romance Um Defeito de Cor, de Ana Maria Gonçalves. REVISTA DE LITERATURA, HISTÓRIA E MEMÓRIA , v. 19, p. 197-214, 2023.

  • CANDIDO, W. R. ; SANTOS, L. S. . ABC de Antônio Balduíno, um Bildungsroman do herói negro na narrativa brasileira. https://doi.org/10.13102/cl.v22i3.6230 , v. 23, p. 42-52, 2022.

  • CANDIDO, W. R. ; SILVESTRE, N. A. C. . El discurso de la antropofagia como estrategia de construcción de la identidad nacional brasilea. Heterogénea. Revista de teoría y crítica literaria latinoamericana , v. 2, p. 97-116, 2021.

  • CANDIDO, W. R. ; LOPEZ, C. J. ; ANDRADE, C. M. P. . HISTÓRIA E LITERATURA EM DIÁLOGO: VISÕES SOBRE O ROMANCEIRO DA INCONFIDÊNCIA MINEIRA (1953), DE CECÍLIA MEIRELES. EntreLetras (Online) , v. 12, p. 115-131, 2021.

  • CANDIDO, W. R. . BECOS DA MEMÓRIA E OS PERCURSOS DO RELATO TESTEMUNHAL DE MARIA-NOVA. Conexão Letras , v. 16, p. 97-112, 2021.

  • CANDIDO, W. R. . A memória do futuro e a antecipação do passado em Caderno de Um Ausente, de João Anzanello Carrascoza. Acta Scientiarum (UEM) , v. 42, p. 01-13, 2020.

  • CANDIDO, W. R. ; VALLIN, D. B. . A VIA CRUCIS DO EMIGRANTE NO CONTO ?EL LARGO CAMINO A LA CIUDADANÍA?, DE LUIS HUMBERTO CROSTHWAITE. Revlet- Revista Virtual de Letras , v. 02, p. 1335-1350, 2020.

  • CANDIDO, W. R. . A literatura, a crítica e o crítico: caminhos da leitura literária. Acta Scientiarum (UEM) , v. 41, p. 01-03, 2019.

  • CANDIDO, W. R. ; PEREIRA, G. C. . OS VESTÍGIOS DA BIOGRAFIA EM O ATENEU, DE RAUL POMPEIA: AS MARCAS DE UM -PACTO AUTOBIOGRÁFICO-. Pensares em revista , v. 0, p. 18-39, 2017.

  • CANDIDO, W. R. ; SILVESTRE, N. A. C. . O discurso da antropofagia como estratégia de construção da identidade cultural brasileira. Acta Scientiarum (UEM) , v. 38, p. 243, 2016.

  • CANDIDO, W. R. . A celebração da vida na poesia de Cairo de Assis Trindade. Texto Poético , v. 14, p. 163-186, 2015.

  • CANDIDO, W. R. ; ZAPONE, M. H. Y. . O ROMANCE POLICIAL DE ENIGMA NA COLEÇÃO MENINA E MOÇA: A SÉRIE SIR JERRY. Travessias (UNIOESTE. Online) , v. 8, p. 151-166, 2014.

  • CANDIDO, W. R. . EL PATIO DE LOS DUENDES, DE SUSY DELGADO ? UM GESTO DE LIBERTAÇÃO DA MULHER. Revista e-scrita: revista do curso de etras da UNIABEU , v. 4, p. 199-212, 2013.

  • CANDIDO, W. R. . A casa grande de Alencar e a senzala de Freyre: o tropicalismo como estratégia de construção identitária. Fronteiraz (São Paulo) , v. 2, p. 238-255, 2013.

  • CANDIDO, W. R. . Editorial Iluminart 08. Revista Iluminart , v. 01, p. 02-02, 2012.

  • CANDIDO, W. R. . Editorial Iluminart 09. Revista Iluminart , v. 01, p. 02-02, 2012.

  • CANDIDO, W. R. . METAFICÇÃO HISTORIOGRÁFICA ? DIÁLOGOS ENTRE O DISCURSO HISTÓRICO E O LITERÁRIO NOS ROMANCES LATINO-AMERICANOS. Albuquerque: Revista de História , v. 4, p. 215-232, 2012.

  • CANDIDO, W. R. . FLASHES LITERÁRIOS EM A VIDA VERTIGINOSA, DE JOÃO DO RIO: A CIDADE VISTA PELA JANELA DE UM AUTOMÓVEL. Baleia na rede (UNESP. Marília) , v. 1, p. 98-112, 2011.

  • CANDIDO, W. R. . O INDIGENISMO DE ALENCAR: UM DIÁLOGO COM A LITERATURA. Revista Iluminart do IFSP , v. 1, p. 106-114, 2010.

  • CANDIDO, W. R. . JOSÉ DE ALENCAR, CLORINDA MATTO DE TURNER E JUAN LEÓN MERA: UMA TRÍADE INDIGENISTA NO SÉCULO XIX LATINO AMERICANO.. Revista trama (UNIOESTE. Online) , v. 06, p. 91-111, 2010.

  • CANDIDO, W. R. . A unidade americanista na obra de Fagundes Varela: o caso Cristóvão Colombo. Cosmos (Presidente Prudente) , Presidente Prudente, v. 3, p. 61-75, 2004.

  • CANDIDO, W. R. . Enforcou o dia e foi viver a vida. 1. ed. Francisco Beltrão: Editora Jornal de Beltrão, 2023. v. 1. 74p .

  • CANDIDO, W. R. . Condomínio Fechado. 1. ed. Guaratinguetá-SP: Penalux, 2020. v. 1. 112p .

  • Roberto Candido, Weslei . O instinto de americanidade na poesia de Fagundes Varela (1841-1875). 1. ed. Curitiba: EDITORA CRV, 2018. v. 1. 116p .

  • FLECK, G. F. (Org.) ; CORSI, M. S. (Org.) ; CANDIDO, W. R. (Org.) . A pesquisa em Literatura e Leitura na formação docente- experiências da pesquisa acadêmica à prática profissional no ensino. 1. ed. Campinas-SP: Mercado das Letras, 2018. v. 3.

  • CANDIDO, W. R. . José de Alencar - sou americano para o que der e vier. 1. ed. Maringá: EdUEM, 2016. v. 1. 224p .

  • CANDIDO, W. R. . A memória das palavras. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora Multifoco, 2014. 123p .

  • CANDIDO, W. R. . Quem quer ser latino-americano?. In: Valdeci Batista de Melo Oliveira; Higor Miranda Cavalcante. (Org.). Estudos e Práticas de Ensino de Línguas Portuguesa, Literatura e Artes. 1ed.Porto Alegre-RS: Evangraf, 2018, v. 1, p. 254-265.

  • CANDIDO, W. R. . O papel da universidade na formação docente: caminhos para o pensamento crítico em sala de aula. Os textos, as ideologias, mídias, redes sociais, a literatura e outras formas de arte. In: Gilmei Francisco Fleck; Margarida da Silveira Corsi; Weslei Roberto Candido. (Org.). A pesquisa em literatura leitura na formação docente- experiências da pesquisa acadêmica à prática profissional no ensino. 1ed.Campinas-SP: Mercado das Letras, 2018, v. 2, p. 247-262.

  • CANDIDO, W. R. . ?El gato, el caballo y el mono en Contravida, de Roa Bastos: representación de los animales en la literatura paraguaya?. In: Elda Firmino Braga; Evely Libanori;Rita Miranda Diogo. (Org.). Representação Animal na Literatura. 1ed.Rio de Janeiro: Oficina da Leitura, 2015, v. IV, p. 172-186.

  • CANDIDO, W. R. . Tição Aceso, o sujeito pós-colonial em Jorge Amado. In: Sérgio Paulo Adoffo; Silvio Ruiz Paradiso. (Org.). Letras Diaspóricas: Tecituras Literárias entre Brasil e África. 1ed.Pará de Minas: Virtual Books, 2014, v. , p. 150-166.

  • CANDIDO, W. R. ; SANCHES, S. . O Conto Contemporâneo com viés na Memória Coletiva. In: Secretaria de Educação do Governo do Estado do Paraná. (Org.). OS DESAFIOS DA ESCOLA PÚBLICA PARANAENSE NA PERSPECTIVA DO PROFESSOR PDE. 1ed.Curitiba: Secretaria de Educação do Governo do Paraná, 2014, v. 1, p. 02-15.

  • CANDIDO, W. R. . O Instinto de Americanidade em Fagundes Varela. In: Berta Lúcia Tagliari Feba; Edvaldo Correia Sotana; Marta A. Broietti Henrique. (Org.). Caminhos da Pesquisa Científica - considerações teóricas. 1ed.Presidente Prudente: Azimute, 2008, v. , p. 19-23.

  • CANDIDO, W. R. . Editorial. Revista Iluminart, Iluminart - IFSP, p. I - II, 10 dez. 2009.

  • CANDIDO, W. R. . José de Alencar e o processo de formação do campo intelectual brasileiro do século XIX. Revista Iluminart, Sertaozinho - SP, p. 117 - 138, 31 ago. 2009.

  • CANDIDO, W. R. . Resenha: Cartas a Favor da Escravidão, Tamis Parron. Revista Iluminart, p. 160 - 162, 30 mar. 2009.

  • CANDIDO, W. R. . O Gaúcho, a representação de um tipo americano em José de Alencar. Revista Multidisciplinar da UNIESP - Saber Acadêmico, Presidente Prudente-SP, p. 83 - 93, 05 jun. 2008.

  • CANDIDO, W. R. ; CAIRO, L. R. V. . A contribuição da Niterói, Revista Brasiliense na constituição do campo intelectual brasileiro. TriceVersa (UNESP. Assis), Assis - São Paulo, p. 112 - 133, 01 abr. 2008.

  • CANDIDO, W. R. . Machado de Assis: passado, presente e futuro. Revista Saber Acadêmico, www.uniesp.edu.br/revista, 01 jul. 2007.

  • CANDIDO, W. R. . Entre a tradição e a maldição: uma leitura de Cristais dos Sonhos Malditos. Revista Saber Acadêmico, www.uniesp.edu.br/revista, 01 jul. 2007.

  • CANDIDO, W. R. . RESENHA: O mundo simples e cotidiano pelos olhos de uma mulher. Saber Acadêmico, www.uniesp.edu.br/revista, 01 dez. 2006.

  • CANDIDO, W. R. . Da Antonio Candido a Mariuo Vargas Llosa a ficção continua sendo uma deliciosa mentira. Saber Acadêmico, www.uniesp.edu.br/revista, 01 jun. 2006.

  • CANDIDO, W. R. . RESENHA: O olhar dirigido: um comentário sobre Relatos de Viagem à URSS:. Saber Acadêmico, www.uniesp.edu.br/revista, 01 jun. 2006.

  • CANDIDO, W. R. ; RODRIGUES, A. L. M. . PRIMAVERA DE GILKA MACHADO: FLORESCER DOS SENTIDOS. In: SEMINÁRIO DE ESTUDOS LITERÁRIOS E LITERATURA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA ? SELLITCON, 2021, Cornélio Procópio. Anais do V Sellitcon. Cornélio Procópio: Ed. da UENP, 2021. v. 1. p. 150-158.

  • CANDIDO, W. R. . EL BRASIL INTELECTUAL, DE GARCÍA MÉROU, UNA MIRADA ARGENTINA SOBRE LA FORMACIÓN DE LA LITERATURA BRASILEA. In: VII Congresso Brasileiro de Hispanistas, 2013, Salvador. ATAS do VII Congresso Brasileiro de Hispanistas. São Paulo: ABH, 2012. p. 1187-1191.

  • CANDIDO, W. R. . Sensualidade e Desejo oprimido em 'El patio de los duendes', de Susy Delgado. In: VII Colóquio de Estudos HIspânicos: Língua, Cultura e Literatura, 2012, Araraquara. Anais do VII Colóquio de Estudos Hispânicos: Língua, Cultura e Literatura. Araraquara: Fundunesp, 2012. p. 350-360.

  • CANDIDO, W. R. . A AMERICANIDADE NOS ROMANCES DE JOSÉ DE ALENCAR, UMA PERSPECTIVA LATINO-AMERICANA DESDE O SÉCULO XIX. In: 2 Cielli - Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários, 2012, Maringá-PR. Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários - CIELLI / Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários - CELLI, 2012.

  • CANDIDO, W. R. . DISCURSOS IDENTITÁRIOS EM CRISTÓBAL NONATO, DE CARLOS FUENTES. A CRIAÇÃO DE UM CRISTÓVÃO COLOMBO MEXICANO. In: 2 Cielli - Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários, 2012, Maringá-PR. Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários - CIELLI / Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários - CELLI, 2012.

  • CANDIDO, W. R. . Tição Aceso, o Sujeito Pós-Colonial em Jorge Amado. In: VI Encontro Internacional de Letras, 2012, Foz do Iguaçu. Anais do VI Encontro Internacional de Letras, 2012.

  • GOMES, E. J. ; CANDIDO, W. R. . AFINAL, QUAL A FUNÇÃO DA GRAMÁTICA NA AQUISIÇÃO DA COMPETÊNCIA LINGUÍSTICA EM FLE?. In: VI Encontro Internacional de Letras, 2012, Foz do Iguaçu. Anais do VI Encontro Internacional de Letras, 2012.

  • CANDIDO, W. R. . A PERSONAGEM FEMININA NOS ROMANCES LATINO-AMERICANOS DO SÉCULO XIX. In: I ENCONTRO DE DIÁLOGOS LITERÁRIOS: Um olhar para além das fronteiras, 2012, Campo Mourão-PR. Anais do I Encontro de Diálogos Literários. Campo Mourão-PR, 2012. v. 01. p. 57-64.

  • CANDIDO, W. R. . A Atualidade de Bakhtin em Tipologia Histórica do Romance. In: Círculo de Rodas de Conversa Bakhtiniana, 2009, São Carlos. O Pensamento Bakhtiniano na Atualidade - Caderno de Textos e Anotações. São Carlos - SP: Pedro & João Editores, 2009. p. 346-348.

  • CANDIDO, W. R. . As imagens da América no poema Predestinação, de Fagundes Varela. In: I Colóquio Sul de Literatura Comparada e Encontro do GT de Literatura Comparada, 2002, Porto Alegre. Tranversões Comparatistas. Porto Alegre: Ed. UFRGS, 2002. p. 249-257.

  • CANDIDO, W. R. . Fagundes Varela e a contrução da americanidade. In: IV Seminário Internacional de História da Literatura PUCRS, 2002, Porto Alegre. IV Seminário Internacional de História da Literatura, 2001.

  • CANDIDO, W. R. . A poesia erótica de Gilka Machado: a primeira mulher nua da literatura brasileira. In: VII SELLP - Seminários de Estudos Linguísticos e Literários de Paranavaí, 2020, Paranavaí. Anais do VII SELLP - Seminário de Estudos Linguísticos e Literários de Paranavaí. Paranavaí: UNESPAR, 2020. v. 1. p. 24-24.

  • CANDIDO, W. R. . Casa Grande & Senzala nos romances de José de Alencar, uma releitura da prosa alencariana por Gilberto Freyre. In: 11 Congresso Internacional Abralic, 2008, São Paulo. Caderno de Programação Tessituras, Interações e Convergências. São Paulo: edusp, 2008.

  • CANDIDO, W. R. . O jornalista, o crítico e o cronista em José de Alencar. In: IX Seminário de Estudos Literários "Literatura e Imprensa", 2008, Assis -SP. IX Seminário de Estudos Literários Caderno de Programação e Resumos. Assis: Triunfal Editora, 2008.

  • CANDIDO, W. R. . O Gaúcho, a representação de um tipo americano em José de Alencar. In: III Colóquio Internacional do Centro ÍTalo-Luso-Brasileiro de Estudos Lingüísticos e Culturais - CILBELC, 2007, Assis-SP. Interminati Spazi e Sovrumani Silenzi - Representação do Espaço nas Visões Artísticas. Assis: TRiunfal Gráfica e Editora SAEPE - UNESP/Assis, 2007. v. n 2. p. 80-81.

  • CANDIDO, W. R. . Reescritura da história em Vigilia del Almirante, de Augusto Roa-Bastos. In: VII Seminário Nacional de Literatura, História e Memória I Simpósio de Pesquisas em Letras da UNIOESTE, 2007, Cascavel. Caderno de Resumos, 2007.

  • CANDIDO, W. R. . Niterói Brasiliense e a Formação do Intelectual na Primeira Metade do século XIX. In: XXIV Semana de História: "Pesando o Brasil no Centenário de Caio Prado Júnior", 2007, Assis. Caderno de Resumos, 2007.

  • CANDIDO, W. R. . Consciência Política e a Construção do Projeto de Literatura Nacional em José de Alencar. In: IV Encontro do CEDAP Acervos Pessoais e Memória Coletiva, 2006, Assis- SP. IV Encontro do CEDAP Acervos Pessoais e Memória Coletiva. Assis: Gráfica da UNESP de Assis, 2006.

  • CANDIDO, W. R. . José de Alencar e a formação de uma identidade nacional por meio da criação da Língua Portuguesa do Brasil. In: V Seminário de Estudos da Linguagem e Significação IV Simpósio de Leitura da UEL, 2006, Londrina. Cadernos de Resumos. Londrina: Gráfica UEL, 2006. p. 48-48.

  • CANDIDO, W. R. . História e Literatura em José de Alencar. In: GEL, 2004, Campinas. Caderno de Resumos, 2004.

  • CANDIDO, W. R. . Literatura e americanidade no século XIX brasileiro: o caso Cristóvão Colombo. In: II Semana de Letras, 2003, Presidente Prudente. Caderno de Resumos, 2003.

  • CANDIDO, W. R. . Entre la traducción y la enseanza de la lengua espaola. In: IX Encontro de Professores de Espanhol do Estado de São Paulo, 2002, Assis. Caderno de Resumos, 2002.

  • CANDIDO, W. R. . A construção do americanismo em Fagundes Varela. In: IX S.E.L Seminário de Estudos Literários/ Literatura e Sociedade: Interfluências, 2001, Assis. Caderno de resumos, 2001.

  • CANDIDO, W. R. . A literatura romântica brasileira: Fortuna crítica de Fagundes Varela. In: II Encontro do CEDAP: Arquivos Memória e Tecnologia, 2000, Assis. Caderno de Resumos, 2000.

  • CANDIDO, W. R. . As divergências e os concensos da fortuna crítica de Fagundes Varela. In: XII Congresso de Iniciação Científica, 2000, São José do Rio Preto. Caderno de Resumos, 2000.

  • CANDIDO, W. R. . A Literatura Romântica Brasileira: Fortuna Crítica de Fagundes Varela (1841-1875). In: XI Congresso de Iniciação Científica, 1999, Presidente Prudente. Caderno de Resumos, 1999.

  • CANDIDO, W. R. . OS SILÊNCIOS DA MEMÓRIA EM A RESISTÊNCIA, DE JULIÁN FUKS: O PASSADO EM REVISTA PELAS MEMÓRIAS DE FAMÍLIA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CANDIDO, W. R. . Feliz Ano Velho, a maldição de Funes. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CANDIDO, W. R. . 'Os desafios do Ensino de Literatura latino-americana com vistas ao Letramento Literário'. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CANDIDO, W. R. . A poesia americana de Narlan Matos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CANDIDO, W. R. . O relato do 'eu' em O que é isso, companheiro?, de Fernando Gabeira.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CANDIDO, W. R. . Traduzindo Susy Delgado: uma estratégia de aproximação entre o Brasil e o Paraguai. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CANDIDO, W. R. . Procura do romance, de Julián Fuks: uma metanarrativa memorialística?. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CANDIDO, W. R. . Memória e Identidade em Procura do Romance, de Julián Fuks. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CANDIDO, W. R. . A viagem dos orixás à América, a epopeia do povo africano em busca de sua identidade. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CANDIDO, W. R. . A AMERICANIDADE NOS ROMANCES DE JOSÉ DE ALENCAR, UMA PERSPECTIVA LATINO-AMERICANA DESDE O SÉCULO XIX. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CANDIDO, W. R. . DISCURSOS IDENTITÁRIOS EM CRISTÓBAL NONATO, DE CARLOS FUENTES. A CRIAÇÃO DE UM CRISTÓVÃO COLOMBO MEXICANO. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CANDIDO, W. R. . El Brasil Intelectual, de García Mérou, una mirada argentina sobre la formación de la literatura brasilea. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CANDIDO, W. R. . La Vida de San Martin. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CANDIDO, W. R. . A polêmica entre Alencar e Nabuco: Brasil e França em confronto. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CANDIDO, W. R. . As ideologias contemporâneas/ O humano e as subjetividades da contemporaneidade/ Educação e dialogia na atualidade. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CANDIDO, W. R. . Evasão do Curso de Licenciatura em Química - IFSP - Campus Sertãozinho. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CANDIDO, W. R. . Literatura Espanhola. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CANDIDO, W. R. . Literatura Inspira Poemas. Porto Alegre, 2021. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • CANDIDO, W. R. . A literatura, a crítica e o crítico: caminhos da leitura literária. Maringá: UEM, 2019 (Publicação de Periódicos - Editorial).

  • CANDIDO, W. R. ; SOUZA, A. X. ; ARANHA, W. L. A. . Iluminart - ISSN 1984-8625. Sertãozinho: IFSP, 2015 (Publicação de Periódicos).

  • CANDIDO, W. R. . Revista Iluminart. Sertãozinho - SP: IFSP, 2015 (Publicação de Periódicos - Editorial).

  • CANDIDO, W. R. ; DELGADO, S. . O Sangue Florescido. Asunción: Editorial Arandurã, 2015. (Tradução/Livro).

  • CANDIDO, W. R. . Revista Iluminart 08 2012 (Publicação de Periódicos).

  • CANDIDO, W. R. . Revista Iluminart 09 2012 (Publicação de Periódicos).

  • CANDIDO, W. R. . Infância Revisitada. São Paulo, 2004. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • CANDIDO, W. R. . Um gritonomeio da noite. São Paulo, 2004. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • CANDIDO, W. R. . Poesia. Rio de Janeiro: Editora Universitária Santa Úrsula, 1998 (Antologia).

Outras produções

CANDIDO, W. R. . Revista Saber Acadêmico. 2007.

CANDIDO, W. R. . Revista ILUMINART ISSN: 1984 - 8625. 2009.

LAURE, M. C. C. F. ; CANDIDO, W. R. . Interfaces da memória: História, Direito e Psicanálise. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

CANDIDO, W. R. . Leitura e Interpretação de poesia por meio da intertextualidade: relações políticas, tradições, rupturas, caminhos para a atividade crítica no ensino/aprendizagem de Literatura. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CANDIDO, W. R. ; CORSI, M. S. ; FLECK, G. F. . TÍTULO: II SEIPELL ? Seminário Interinstitucional de Pesquisa em Literatura e leitura ?UEM/Maringá-PR; UNIOESTE/Cascavel-PR; UEFS/ Feira de Santana - BA. 2018. (Seminário).

CANDIDO, W. R. . Das artes de ler e a pressão do poder simbólico da literatura canônica. 2014. .

CANDIDO, W. R. . Revista Iluminart ISSN 1984 8625. 2014. (Editoração/Periódico).

CANDIDO, W. R. . A personagem feminina nos romances latino-americanos do século XIX. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CANDIDO, W. R. . Revista ILUMINART 6 ISSN 1984-8625. 2011. (Editoração/Periódico).

CANDIDO, W. R. . Revista ILUMINART 7 ISSN 1984-8625. 2011. (Editoração/Periódico).

CANDIDO, W. R. . Análise Literária: Literatura e Sociedade. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

CANDIDO, W. R. . Minicurso de Espanhol para a Terceira Idade. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Projetos de pesquisa

  • 2020 - Atual

    Literatura, História e Memória: caminhos comparativos e intersecções discursivas, Descrição: O presente projeto tem por objetivo estudar o discurso memorialístico na prosa romanesca latino-americana. Neste sentido, a pesquisa procura estabelecer padrões de uma discursividade da memória em comparação com a estrutura narrativa do romance, gênero privilegiado neste momento, haja vista a quantidade de narrativas de cunho memorialístico que tem surgido na contemporaneidade. Ao mesmo tempo, estudar-se-á a relação entre memória e identidade, memória e silêncio, memória e história, memória e literatura, na tentativa de apresentar como o gênero memorialístico se constitui como uma versão possível ao discurso historiográfico oficial, questionando-o e desestruturando-o em suas pretensas verdades. Neste sentido, a literatura torna-se uma caminho viável para dar voz àqueles que foram excluídos da oficialidade dos discursos. Entre os excluídos estão as mulheres, os negros, os homossexuais, os presos políticos e torturados que foram deixados à margem e que pelo recurso à memória encontram suas vozes e se dispõem a falar, revelando detalhes de um passado obscuro e explicitando o caráter discursivo da historiografia, o que o aproxima de outros discursos, inclusive o da literatura.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Weslei Roberto Candido - Coordenador., Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 2

  • 2017 - 2020

    CARTOGRAFIAS LITERÁRIAS NA AMÉRICA LATINA; ESPAÇOS, IDENTIDADES E REESCRITAS DA HISTÓRIA EM ROTAÇÕES POÉTICAS, Descrição: O presente projeto tem por objetivo estabelecer estudos de literatura comparada a partir do conceito de mímesis, aplicada aos países da América Latina. Assim, será possível estudar a produção latino-americana pelas dicotomias estabelecidas por Antonio Candido do "local" e "universal", por Antonio Cornejo Polar com "el propio" e "el ajeno", pelo sentimento de mal-estar em ser latino-americano, discutido pelo crítico argentino Cancliní, o conceito de "entre-lugar" de Silviano Santiago e dos conceitos de fronteira propostos por Bhabha. Partiremos da fase dos primeiros conflitos de uma identidade nacional no continente americano, ou seja, do Romantismo e seus projetos de nação e a violência que essa ideia contém. A pesquisa almeja estabelecer diálogos significativos, que possam servir de base de (re)interpretação do espaço latino-americano por meio da literatura produzida nos países de colonização espanhola e portuguesa. Justificamos nossa pesquisa pelo fato de haver lacunas nas relações entre o Brasil e o lado hispânico da América. Portanto, esta pesquisa quer problematizar a posição do Brasil no seu papel de dificultador do estabelecimento de uma literatura latino-americana, uma vez que o país ora se vê como parte integrante da América Latina, ora declina de seu lugar nessa porção do continente, assumindo um postura preconceituosa em relação aos países de Língua espanhola e, com isso, reforça as heranças da colonização que tantos estragos causaram à América. A pesquisa é de cunho bibliográfico e propõe uma visão integradora por meio do comparatismo literário interamericano, o que revela uma postura política em relação à produção acadêmica da área de literatura que sempre primou, na sua maioria, por trabalhos comparativos entre o Brasil e a Europa. O trabalho pretende, desta forma, descolonizar o pensamento de uma teoria literária praticada em muitas universidades brasileiras e mostrar como a literatura pode ter um caráter integrador ao enfrentar problemas que afetam toda a América, não só a latina, mas todo o continente, herdeiro de uma cultura europeia que tanto influencia nossa cultura ainda no século XXI.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Weslei Roberto Candido - Coordenador.

  • 2014 - 2017

    OS ESPAÇOS DA MEMÓRIA NA NARRATIVA CONTEMPORÂNEA BRASILEIRA: EMBATES ENTRE A LEMBRANÇA E O ESQUECIMENTO, Descrição: O presente projeto possui o objetivo de fazer um estudo sistemático da constituição dos espaços da memória na narrativa contemporânea brasileira. Por meio da memória, deseja-se perscrutar como a configuração dos lugares é importante para reconhecer a existência de uma poética memorialística como representação da realidade. O estudo da memória como estratatégia de narrativa será um dos enfoques desta pesquisa, que pretende valorizar a construção da representação da memória por meio dos textos literários, em especial, na forma romanesca. Desta maneira, será possível identificar uma possível tradição memorialística dentro do cânone da literatura brasileira, constituindo a memória como ferramenta disponível para o narrador articular o enredo dos romances. Indiretamente, estudar a memória na narrativa contemporânea brasileira, é uma forma de estudar a questão de uma literatura com identidade própria, que desde os românticos vem associada à discussão da própria origem do povo brasileiro frente ao mundo europeu.Para Milton Hatoum a memória é um delicioso jogo entre lembranças e esquecimentos (2009), isto leva à suposição de que a memória lida constantemente com seu antagonista, o esquecimento. Desta maneira, estudar a questão memorialística no romance contemporâneo brasileiro, é uma forma de pesquisar as estratégias criadas para burlar o esquecimento e, consequentemente, analisar as formas de preservação da memória nacional via literatura.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Weslei Roberto Candido - Coordenador / Gabriela Soares Nogueira Andreatti - Integrante., Número de produções C, T & A: 26

  • 2012 - 2013

    TERMINOLOGIA APLICADA Á ÁREA DE SECRETARIADO EXECUTIVO: CRIAÇÃO DE UM GLOSSÁRIO ESPECIALIZADO ESPANHOL/PORTUGUÊS, Descrição: O presente projeto tem por escopo criar um grupo de pesquisa, que tenha como foco os estudos de Terminologia voltados para o campo de Secretariado Executivo, mais especificamente na área de Língua Espanhola, proporcionando a criação de um glossário e, posteriormente, um banco de dados bilíngue, cujo conteúdo possa auxiliar os profissionais da área na identificação e compreensão dos termos técnicos. Conforme a área de Secretariado Executivo se consolida no mercado, mais termos técnicos surgem e mais restrita fica a linguagem desenvolvida nesse meio. Desta maneira, pode-se pensar na necessidade que surge neste mercado de compreender melhor os termos que circulam pelas empresas, via correspondências, correios eletrônicos, documentos que normatizam a profissão e regulamentam procedimentos. A proximidade do Brasil com o chamado MERCOSUL e as próprias políticas de estabelecimento desta área comum na América do Sul proporciona uma permanente troca de documentos e correspondências em Língua Espanhola e em Língua Portuguesa entre as empresas. Assim, o profissional da área de Secretariado Executivo precisa desenvolver habilidades com a Língua Espanhola que extrapolam o uso comum do idioma no cotidiano. Passa-se a exigir o conhecimento de um vocabulário específico, o domínio de termos empresariais e comerciais que circulam todos os dias pelas empresas. Surge deste contexto, a necessidade das secretárias e dos secretários executivos dominarem termos próprios de sua área de atuação, seja para redigir um documento em espanhol, seja para traduzir um documento do espanhol para o português ou o contrário, seja para compreender o conteúdo de um determinado material que chegou às suas mãos. a) . Produzir um glossário especializado bilíngue português/espanhol voltado para a área de Secretariado Executivo. b) Promover práticas educativas na área de terminologia junto aos alunos de Iniciação Científica. c) Construir um banco de dados digitalizado com léxico especializado para. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Weslei Roberto Candido - Coordenador / Aline Cantarotti - Integrante / Viviane Cristina Poletto Lugli - Integrante / Paula Silva Silvério - Integrante / Mariane de Moraes Armbrust - Integrante.

  • 2011 - 2014

    Leituras de moças nos decênio de 1940-50 no Brasil: formas, temas e representações, Descrição: O projeto de pesquisa intitulado Leitura Leituras de moças nos decênio de 1940-50 no Brasil:formas, temas e representações tem como pressuposto uma perspectiva social, tal qual concebida por Escarpit (1969) na qual a literatura é compreendida como um fato social para o qual contribuem não apenas os conhecimentos sobre o texto literário e seu produtor - como trabalharam enfaticamente a crítica biográfica e também grande parte das abordagens de cunho mais estruturalistas ? mas, sobretudo o leitor, enquanto importante agente na medida em que atua no sistema literário como espécie de vetor do mercado editorial. Partindo desta premissa, o projeto contempla como objeto de pesquisa um conjunto de romances estrangeiros escritos para moças no decênio de 1940-50 no Brasil e que configuraram grandes percentuais de vendas no mercado brasileiro, conforme assinala Miceli (2011). Tais romances fazem parte de quatro grandes coleções, a saber, Biblioteca das Moças, Coleção Menina e Moça, Biblioteca das Senhorinhas e Romances para Moças, que circularam no período referido e constituirão o corpus da pesquisa que terá como objetivo geral realizar um levantamento das representações de gênero, de família, de valores sociais, éticos e morais, bem como dos grupos sociais presentes no universo fabular de tais narrativas. A pesquisa terá um caráter quali-quantitavo, uma vez que abarcará não apenas dados pontuais(estatísticos) sobre os textos como também deles fará uma abordagem qualitativa.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Weslei Roberto Candido - Integrante / Mirian Hisae Yaegashi Zapone - Coordenador / Sonia Yoshie Nakagawa - Integrante., Financiador(es): Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2008 - 2012

    Revista de Divulgação Científica - Veiculada no meio digital, Descrição: A Revista Iluminart ISSN: 1984-8625 do IFSP - Campus de Sertãozinho - é uma publicação eletrônica que busca divulgar a produção acadêmica de seus docentes e de outros pesquisadores de demais instituições públicas do Brasil. Assim, cria-se um canal para veicular a produção bibliográfica de mestrandos, mestres, doutorandos e doutores que atuam de modo significativo na pesquisa do país. O primeiro número da Revista estará no ar no mês de março de 2009. A publicação tem por objetivo publicar um número a cada 4 meses e envolve outros docentes do IFSP de Sertãozinho na produção de suas edições. http://www.cefetsp.br/edu/sertaozinho/revista/iluminart.htm. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Weslei Roberto Candido - Coordenador.

Prêmios

2011

Aprovado no Concurso para Professor de Teoria Literária e Literaturas de Língua Portuguesa, UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

2010

Aprovado em 2 lugar no Concurso para Professor de Língua Espanhola - Departamento de Letras, UEM - Universidade Estadual de Maringá.

2008

Aprovado em 1 lugar no Teste Seletivo para professor de Literaturas de Língua Espanhola da UNESP, Departamento de Letras Modernas da UNESP de Assis.

2008

Aprovado em 1 lugar no Concurso para professor de Espanhol do CEFET-SP, CEFET-SP.

2007

Aprovado em 4 lugar no concurso para professor de Língua e Literatura Espanhola da UNIOESTE, UNIOESTE - Foz do Iguaçú.

2006

Aprovado em 1 lugar no concurso para professor de Língua Portuguesa do SESI, SESI - Serviço Social da Indústria - Regente Feijó-SP.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Estadual de Maringá, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de Letras. , Avenida Colombo, 5.790, Jd. Universitário, 87020900 - Maringá, PR - Brasil, Telefone: (44) 30114733, URL da Homepage:

Experiência profissional

2022 - Atual

Universidade Estadual de Maringá

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador do Curso de Letras, Carga horária: 20

2012 - Atual

Universidade Estadual de Maringá

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado A, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Atualmente, sou Coordenador do Curso de Letras da UEM Coordenador Adjunto do Programa de Pós-graduação em Letras da UEM - PLE

Atividades

  • 08/2020

    Direção e administração, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, DTL - Departamento de Teorias Linguísticas e Literárias.,Cargo ou função, Coordenador Adjunto do Programa de Pós-graduação em Letras - PLE.

  • 08/2015

    Ensino, Letras, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Os espaços da memória na construção romanesca

  • 08/2014

    Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura Brasileira: Narrativa., Literatura Brasileira: Poesia., Práticas de Leitura do Texto Literário, História das Ideias Literárias, Literatura Portuguesa

  • 02/2014

    Ensino, Letras, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Os Espaço da Memória

  • 07/2013

    Ensino, Letras - Português e Inglês, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Narrativa Brasileira, Práticas de Leitura do Texto Literário

  • 07/2013

    Ensino, Letras - Francês, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Narrativa Brasileira

  • 06/2016 - 07/2017

    Direção e administração, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, DTL - Departamento de Teorias Linguísticas e Literárias.,Cargo ou função, Coordenador do Curso de Letras.

  • 06/2014 - 07/2016

    Direção e administração, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, DTL - Departamento de Teorias Linguísticas e Literárias.,Cargo ou função, Coordenador Adjunto do Curso de Letras.

  • 04/2012 - 06/2013

    Ensino, Secretariado Executivo Trilíngue, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Espanhola I, Língua Espanhola III

2008 - 2012

Instituto Federal de São Paulo

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Espanhola, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Professor do Curso de Licenciatura em Química, atuando na área de Língua Portuguesa e Espanhola. Atuo também como professor dos cursos: Tecnólogo em Automação Mecânica, Gestão Empresarial Técnico em Química. Coordenador da Área de Gestão Comunicação e Linguagem - CGE e Coordenador do Curso de Gestão Empresarial

Atividades

  • 02/2011 - 12/2011

    Ensino, Gestão de Recursos Humanos, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Comunicação e Linguagem Empresarial

  • 08/2008 - 12/2011

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Língua Espanhola, Língua Portuguesa

  • 08/2008 - 12/2011

    Ensino, Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estrutura e Funcionamento da Educação Básica, Comunicação e Linguagem

2003 - 2008

Faculdade de Presidente Prudente

Vínculo: horista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Outras informações:
A Faculdade de IESPP passou a ser chamada de UNIESP - FAPEPE - Faculdade de Presidente Prudente

Atividades

  • 05/2003

    Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura Brasileira, Língua Espanhola, Literatura Espanhola, Literatura Hispano Americana, Prática de Ensino de Língua Espanhola

2004 - 2005

Centro Universitário Euripedes de Marília

Vínculo: Auxiliar I, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12

Atividades

  • 10/2004 - 08/2005

    Ensino, Tradutor, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Prática de Tradução em Língua Espanhola

  • 10/2004 - 08/2005

    Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Lingüística I e II, Literatura e Cultura Espanhola

2008 - 2008

Faculdades Renascentista

Vínculo: Professor aulista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4

Outras informações:
Professor de Literatura Brasileira - Unidade de Presidente Venceslau FAFIPREV - UNIESP

2007 - 2008

Instituição Paulista Adventista de Educação E Assistência Social

Vínculo: Horista, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Portuguesa, Carga horária: 30

2008 - 2008

Centro Educacional de Regente Feijó

Vínculo: Horista, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Fundamental Ciclos III e, Carga horária: 22

Outras informações:
O Centro Educacional de Regente Feijó é uma unidade do SESI - Serviço Social da Indútria

2004 - 2007

Centro Educacional de Presidente Venceslau

Vínculo: Horista, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Fudamental e Médio, Carga horária: 20

2023 - 2023

Universite Lumiere Lyon 2

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor visitante, Carga horária: 4

2022 - Atual

Universidade Estadual de Maringá

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador do Curso de Letras, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.