Suely Master

Professora Assistente Doutora do Departamento de Artes Cênicas (1997) em licença premio desde agosto de 2019. Professora do Programa de Pós-Graduação em Artes/ Artes Cênicas do Instituto de Artes da UNESP. Fonoaudióloga graduada na Escola Paulista de Medicina (1978), onde também obteve os títulos de Especialização em Fonoaudiologia (1980), Mestre (1989) e Doutor em Ciências da Saúde (2005). Especialista em Voz pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia. Pós-Doutorado no Programa de Estudos de Lingüística Aplicada da PUC-SP (2009). Líder do Grupo de Pesquisa Processos, poéticas e técnica vocal para o ator (2012). Coordenadora do Projeto de Extensão ArtInclusiva. Com atuação em Teatro e Cinema desde 1980, tem desenvolvido pesquisas em torno da técnica da voz cênica e seus desdobramentos na expressividade, e que resultaram na proposta ?Fisiologia da Expressividade?. Estágio no Department of Speech Communication and Voice Research, Univer. Tampere, Finlândia (2004). Estágio no National Center of Voice and Speech, Univer. Utah, USA (2010). Estágio no Laboratório de Voz da Escuela de Fonoaudiologia de la Univer. de Chile. Santiago, Chile (out. 2013). Revisora de periódicos nacionais e internacionais. Publicações e apresentações dos projetos de pesquisas em congressos nacionais e internacionais.

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Acadêmico

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Formação acadêmica

Doutorado em Distúrbios da Comunicação Humana (Fonoaudiologia)

2002 - 2005

Universidade Federal de São Paulo
Título: Análise acústica e perceptiva auditiva da voz de atores e não atores masculinos: long term average spectrum e o
Orientador: em University of Tampere ( Anne-Maria Laukkanem)
com Noemi De Biase. Palavras-chave: qualidade de voz; acustica da fala; espectro médio de longo termo; projeção vocal.Grande área: Ciências da SaúdeGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.

Mestrado em Distúrbios da Comunicação Humana (Fonoaudiologia)

1986 - 1988

Universidade Federal de São Paulo
Título: Configurações do trato vocal na emissão das vogais nasais do português brasileiro,Ano de Obtenção: 1989
Paulo Augusto de Lima Pontes.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: acústica da fala; xerorradiografia; vogais nasais.Grande área: Ciências da Saúde

Especialização em Fonoaudiologia

1979 - 1980

Universidade Federal de São Paulo
Título: Estruturas linguísticas do português
Orientador: Brasília Maria Chiari
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Aperfeiçoamento em Speech Technique and Vocology Laboratory

2004 - 2004

University of Tampere
Título: Brazilian actors formant. Ano de finalização: 2004
Orientador: Anne-Maria Laukkanen
Bolsista do(a): UNIVERSIDADE, FUNDUNESP, Brasil.

Graduação em Fonoaudiologia

1976 - 1978

Universidade Federal de São Paulo

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Pós-doutorado

2007 - 2009

Pós-Doutorado. , Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil. , Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. , Grande área: Ciências da Saúde, Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada. , Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro.

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Formação complementar

2015 - 2015

Reciclagem e Atualização Clínico-Científica - RACC. (Carga horária: 32h). , Centro de Estudos da Voz, CEV, Brasil.

2014 - 2014

Reciclagem e Atualização Clínico-Científica - RACC. (Carga horária: 32h). , Centro de Estudos da Voz, CEV, Brasil.

2013 - 2013

Estágio no Lab. de Voz. Escuela de Fonoaudiologia. (Carga horária: 160h). , Universidad de Chile, UC, Chile.

2011 - 2011

Extensão universitária em Redação Cientifica. (Carga horária: 4h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2011 - 2011

Pro Tools - softwares de produção de áudio. (Carga horária: 40h). , DRC - Centro de Treinamento Especializado em Computação, DCR, Brasil.

2010 - 2010

Extensão universitária em Summer Vocology Institute. (Carga horária: 45h). , Iowa State University, IASTATE, Estados Unidos.

2010 - 2010

Voz e movimento para o ensino da música. (Carga horária: 16h). , Centro Cultural São Paulo, CCSP, Brasil.

2009 - 2009

Oficina de Dramaturgia com R. Silber e T. Walker. (Carga horária: 12h). , Serviço Social da Industria e British Council, SESI, Brasil.

2009 - 2009

Formação de ator. (Carga horária: 32h). , Companhia de Teatro os Satyros, SATYROS, Brasil.

2007 - 2007

Análise da qualidade de voz pelo VPAS - 16 INPLA. , Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.

2006 - 2006

Seminário "Avaliar para crescer". (Carga horária: 12h). , Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

2005 - 2005

Introdução à Bioestatistica. (Carga horária: 80h). , Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.

2003 - 2003

Neuropsicolaringologia e Fonoacirurgia. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.

2001 - 2001

Programa Computadorizado de Análise Vocal Gram 5 7. (Carga horária: 8h). , Centro de Estudos da Voz, CEV, Brasil.

2000 - 2000

Programa Computadorizado de Análise Vocal Acústica. (Carga horária: 8h). , Centro de Estudos da Voz, CEV, Brasil.

1999 - 1999

A Prática dos Exercícios de Voz. (Carga horária: 15h). , Centro de Estudos da Voz, CEV, Brasil.

1999 - 1999

Nutrition And Laryngeal Health And Vocal Exercise. (Carga horária: 2h). , Sociedade Brasileira de Laringologia e Voz, SBLV, Brasil.

1999 - 1999

Vocal Efficiency. (Carga horária: 2h). , Sociedade Brasileira de Laringologia e Voz, SBLV, Brasil.

1999 - 1999

Voice And Hormones From Puberty To Menopause And A. , Sociedade Brasileira de Laringologia e Voz, SBLV, Brasil.

1999 - 1999

The Professional Voice Talking And Singing. , Sociedade Brasileira de Laringologia e Voz, SBLV, Brasil.

1999 - 1999

Prática Em Laboratório de Voz. (Carga horária: 8h). , Centro de Especialização Em Fonoaudiologia, CEFAC, Brasil.

1997 - 1997

Workshop de Voz Cantada. (Carga horária: 8h). , Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.

1996 - 1996

Curso de Curta Duração. , Fundação Otorrinolaringologia, FO, Brasil.

1995 - 1995

Voz. (Carga horária: 30h). , Centro de Especialização Em Fonoaudiologia, CEFAC, Brasil.

1995 - 1995

Avaliação e Terapia das Disfonias. (Carga horária: 40h). , Centro de Especialização Em Fonoaudiologia, CEFAC, Brasil.

1995 - 1995

Patologia e Tratamento Fonoaudiológico. (Carga horária: 40h). , Centro de Especialização Em Fonoaudiologia, CEFAC, Brasil.

1995 - 1995

Atualização Em Voz Profissional. (Carga horária: 8h). , Centro de Estudos da Voz, CEV, Brasil.

1994 - 1994

Atualização em voz normal e patológica. (Carga horária: 16h). , Centro de Estudos da Voz, CEV, Brasil.

1994 - 1994

Formação em Motricidade Oral. (Carga horária: 64h). , Centro de Especialização Em Fonoaudiologia, CEFAC, Brasil.

1993 - 1993

Articulação temporo-mandibular e mastigação. (Carga horária: 16h). , Cursos de Especialização Em Fonoaudiologia Clínica, CEFAC*, Brasil.

1985 - 1985

IV Jornada Vivencial Corpo Voz. (Carga horária: 8h). , Centro de Estudos da Voz, CEV, Brasil.

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Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem.

Bandeira representando o idioma Italiano

, Lê Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

, Lê Razoavelmente.

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Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fonoaudiologia.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema.

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Organização de eventos

Master, Suely . IV Encontro de Teatro Universitário. 2018. (Festival).

Master S ; SANTOS, G. P. . III Encontro de Teatro Universitário. 2017. (Outro).

Master S ; SANTOS, G. P. . IV ETU + . 02 e 03 de setembro.. 2017. (Outro).

Master S ; SANTOS, G. P. . IV ETU + 10 e 11 de junho de 2017.. 2017. (Outro).

Master S ; VILELA, L. F. . ArtInclusiva recebe na Semana de Artes Cenicas. 2017. (Outro).

Master S . II Encontro de Teatro Universitário - ETU. 2016. (Festival).

FRAGA, C. W. ; Master S . A voz mista: uma abordagem contemporânea sobre a técnica vocal.. 2016. (Outro).

SANTOS, G. P. ; BORGES, T. B. ; Master S . "MARIA" no ETU+. 2016. (Outro).

SANTOS, G. P. ; BORGES, T. B. ; Master S . ?Fragmentos de uma dama? e ?Noites Árabes? no ETU+. 2016. (Outro).

SANTOS, G. P. ; BORGES, T. B. ; Master S . "Abraço" no ETU+. 2016. (Outro).

Master S . XXVIII Congresso de Iniciação Científica - IA UNESP. 2016. (Congresso).

Master, Suely . XXVII Congresso de Iniciação Cientifica do IA UNESP. 2015. (Congresso).

Master, Suely ; BARBOSA, L. M. ; PEDROSA, Vanessa ; CURTI, L. . Voz, arte e expressividade. 2015. (Outro).

Master, Suely . 8º Congresso de extensão universitária da UNESP - Instituto de Artes. 2015. (Congresso).

Master, S. . Congresso de Iniciação cientifica do Instituto de Artes. 2014. (Congresso).

Master S . Congresso de Iniciacao Cientifica do IA UNESP. 2013. (Congresso).

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Participação em eventos

X Congresso da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas. 2019. (Congresso).

Encontro de Extensão Universitária da UNESP. 2018. (Encontro).

E-GRUPE.GP PROCESSOS, POETICAS E TECNICA VOCAL PARA O ATOR. 2017. (Seminário).

Fórum sobre Artes Cenicas.VII Seminario de Pesquisas em Andamento (SPA). 2017. (Outra).

VII Seminario de Pesquisas em Andamento (SPA) USP. 2017. (Seminário).

6 Seminário de Pesquisas em Andamento (SPA).O Grupo de Pesquisa Processos, poéticas e técnica vocal para o ator.. 2016. (Seminário).

E-GRUPE: Encontro do Grupo de Pesquisas do IA UNESP.Processos, poéticas e técnica vocal para o ator. 2016. (Encontro).

II Fórum sobre as Artes Cênicas. 2016. (Outra).

II Seminário Poéticas Vocais: rastros e redes. 2016. (Seminário).

IX Congresso da ABRACE - Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas. Um estudo sobre a eficiência do método IVA no desenvolvimento vocal do ator.. 2016. (Congresso).

VI Seminário a Voz e a Cena.O desafio criativo cênico: a escuta, o silencio e a musicalidade no trabalho vocal. 2016. (Seminário).

11th Pan Eurpean Voice Conference. Comparison of voice quality evaluations conducted by Brazilian and Finnish listeners.. 2015. (Congresso).

8 Congresso de extensão universitária da UNESP. Projeto ArtInclusiva. 2015. (Congresso).

Voz, Arte e Expressividade.6. Relações entre a percepção auditiva e a expressão oral no processo criativo de atores e atrizes. 2015. (Encontro).

VIII Congresso da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas. Relacoes entre a percepcao auditiva e a percepcao da fala da atriz e do ator: uma praxis em construcao.. 2014. (Congresso).

42st Annual Symposium: Care of the Professional Voice. Electroglotographic analysis of actresses and nonactreses' voices indiferent levels of intensity. 2013. (Congresso).

I Breve Panorama: O Feminino no Teatro.. 2013. (Encontro).

XXV Congresso de Iniciação Científica da UNESP. 2013. (Congresso).

6 Congresso de Extensão Universitária da Unesp. Projeto ArtInclusiva do Instituto de Artes da UNESP. 2011. (Congresso).

Jornada International de Integracion de Professionales de la Voz Cantada.Avaliação da qualidade de voz de cantores líricos por meio do espectro médio de longo termo. 2011. (Encontro).

Treinamento no Sistema de Gestão Acadêmica da UNESP - SGA. 2011. (Oficina).

Treinamento software TURNIITIN. 2011. (Oficina).

18 Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia. Avanços técnologicos e científicos no trabalho com cantores. 2010. (Congresso).

39th Symposium of the Voice Foundation. What about the actor's formant in actresses'voices. 2010. (Congresso).

A Universidade Pública Brasileira no próximo decenio. 2010. (Outra).

Feira de Profissões da UNESP.O curso de Licenciatura em Arte - Teatro. 2010. (Outra).

I Congresso Iberoamericano de voz cantada y hablada. Anaílise perceptivo-auditiva de vozes de atrizes e não atrizes. 2010. (Congresso).

Seminário Universidade e Ensino Médio: qualidade social da pesquisa e ensino de qualidade. 2010. (Seminário).

Treinamento do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas - SEER. 2010. (Oficina).

VI Congresso da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas - ABRACE. A voz cênica de atrizes brasileiras: técnica e estratégias de projeção vocal. 2010. (Congresso).

Forum Internacionalização da UNESP. 2009. (Outra).

III Encontro Nacional do Depto. Voz.Desafios no trabalho com cantores com lesões benignas. 2009. (Encontro).

O Texto, do papel ao palco: uma perspectiva do diretor Com Roxana Silbert, Tessa Walker e André Garolli (mediadora Marici Salomão). 2009. (Outra).

Seminário para editores - Coordenadoria Geral de Bibliotecas da UNESP. 2009. (Seminário).

V Reunião Cientifica da ABRACE. 2009. (Encontro).

XIXth World Congress of Gerontolgy and Geriatrics. Parameters of acoustic analysis and long term average spectrum, in women?s aged voice, in two vocal efforts. 2009. (Congresso).

Evento Acadêmico Estudos Teatrias: Persona & Personagem - UNESP. 2008. (Encontro).

V Congresso ABRACE: criaçao e reflexao critica. 2008. (Congresso).

XVI Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia. Emergências vocais. 2008. (Congresso).

XVIII Seminário de voz da PUC-SP. Voz e expressividade: aspectos da oralidade. 2008. (Seminário).

2 Composium Internacional da IALP (International Association of Logopedics and Phoniatrics).Actors` vocal technique and strategies to produce projected voice quality. 2007. (Simpósio).

36th Annual Symposium: care of the professional voice and 8th Internacional Symposium on Phonosurgery.Acoustic and perceptual analysis of Brazilian male actors voice. 2007. (Simpósio).

7th Pan European Voice Conference. How to improve vocal technique: the role of the F4 in the vocal quality of the actor. 2007. (Congresso).

Perícia em Fonoaudiologia. 2007. (Seminário).

Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Distúrbios da Comunicação Humana: campo fonoaudiológicoampo da UNIFESP-EPM.Análise acústica e perceptivo-auditiva da voz de atores masculinos. 2007. (Seminário).

XIV Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia. Análise acústica e perceptivo-auditiva da voz de atores e não atores masculinos: o long-term average spectrum e o "formante do ator". 2006. (Congresso).

XIII Congresso Brasileiro e Fonoaudiologia. Voz projetada de atores masculinos: um estudo de emissões de longo termo (LTAS) com especial referência ao ?formante do ator?. 2005. (Congresso).

Swedish-Finnish Voice Research Meeting in Tampere, Finland. 2004. (Encontro).

V Congresso Internacional, XI Encontro Brasileiro, I Encontro Cearense de Fonoaudiologia. A voz do ator. 2003. (Congresso).

VII Simpósio Nacional do CEV. 2002. (Simpósio).

6 Congresso de Extensão Universitária da UNESP. Projeto ArtInclusiva do Instituto de Artes. 2001. (Congresso).

II Congresso Triológico de Otorrinolaringologia e Vi Congresso Brasileiro de Laringologia e Voz. Voz do Cantor. 2001. (Congresso).

Seminário da 25 Amostra Internacional de cinema São Paulo. 2001. (Seminário).

V Simpósio Internacional do Centro de Estudos da voz. 2001. (Simpósio).

O melhor que vi e ouvi III: atualização em laringe.Fonação inspiratória e estroboscopiaa: recursoscomplementares no diagnóstico colaborativo. 2000. (Simpósio).

II World Voice Congress and 5th Symposion of Phonosurgery. 1999. (Congresso).

IX Seminário de Voz: A disfonia como doença de trabalho: indicações, limmitações e objetivos. 1999. (Seminário).

Atualização em laringe e voz. 1998. (Simpósio).

VIII Seminário de Voz. 1998. (Seminário).

I Congresso Luso Brasileiro de Otorrinolaringologia. 1997. (Congresso).

VII Seminário de Voz. 1997. (Seminário).

Grupo de estudos em voz profissional. 1996. (Outra).

Fonoaudiologia no Telejornalismo. 1995. (Outra).

IV Seminário do Núcleo de Estudos e pesquisas sobre voz. 1995. (Seminário).

A voz no Telemarketing. 1994. (Outra).

Seminário do núcleo de estudos e pesquisas sobre voz. 1994. (Seminário).

Seminário do Núcleo de Pesquisas sobre Voz. 1994. (Seminário).

II Congresso de Laringologia e Voz. 1993. (Congresso).

I Simpósio de Voz Profissional da Santa Casa de São Paulo. 1993. (Simpósio).

O dsifonico num contexto institucional. 1993. (Seminário).

O envelhecimento da Voz. 1993. (Outra).

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Participação em bancas

Aluno: Cassiano Weigrt Fraga

Master S; MIGUEL, F.; SOUSA, J. M.. Um estudo sobre o desenvolvimento vocal de atores e atrizes: a voz mista. 2018. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Glaucia Verena Sampaio de Souza

Suely Master. Consequência acústica da variação tonal da vogal cantada em sopranos. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciências da Reabilitação) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Luana Mota Curti

Suely Master; MARTZ, M. L. W.; VILELA, L. F.. Voz em movimento: uma busca de repertório vocal por Laban. 2017. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Amanda Moreira de Oliveira

Master S; MONTEIRO, M. F.; Holesgrove T. O processo de criação da palavra no espetáculo "Recusa": interlíngua e interculturalidade. 2016. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Laura Melamed Barbosa

Master, Suely; MATTE, A.; Holesgrove T. Relações entre o escutar e o dizer no processo de criação da atriz e do ator: a influencia da audibilidade na percepção dos recursos comunicativos orais. 2016. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Rosana Figueiredo da Silva

Master S; ROMANO, L. R. V.; CAMARGO, A. V. A.. A Voz e os Fatores do movimento: poética de processo criativo cênico. 2015. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Helder Carlos de Miranda

Master, S.. Teatralidade em freqüência e intensidade. 2014. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Manuel Fabrício Alves de Andrade

Master, S.. Sonoridades beckettianas: a criação vocal do intérprete. 2014. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: mestrando Fernando Marques Camargo Ferraz

Master, S.; MONTEIRO, M. F.. . Coreógrafos em campo: criadores da dança negra no Brasil e suas mediações com a cultura. 2012. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Gina Maria Monge Aguilar

DAL FARRA, J. B.; LOPES, E. S.; SOUZA, L. A. P.; CINTRA, F. C. M.;Master, S.. Princípios para o treinamento de voz do ator contemporâneo. 2008. Dissertação (Mestrado em Artes Cenicas) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Maria Juliana Amatuzzi O

Master, S.. Algodoal. Voz profissional: o profissional da voz. 1995. Dissertação (Mestrado em Fonoaudiologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Fábio MIGUEL

Master, S.; FONTERRADA, M. T.. Paisagem Sonora: Um Estudo da Voz Humana como Símbolo Sonoro.. 2012. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Izabel Cristina Viola

Master, S.. O gesto vocal, a arquitetura de um ato. 2006. Tese (Doutorado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: [Nome removido após solicitação do usuário]

Suely Master; VILELA, L. F.; ABREU, A. M. N.. A voz do narrador em ambiente hospitalar: uma experiencia de escuta. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Artes) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Maria Helena Milanez Adami

Master S; VILELA, N.; MATTOS, W. F. C.. Análise acústica da voz na performance teatral: o ?formante do ator?. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Artes) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: João Marcos da Trindade Duarte

Master S; FARRA, Z. D.; SILVA, M. A. A.. Risco de disfonia e qualidade vocal em atores profissionais. 2018.

Aluno: César Augusto Pinto Batista

Master S; SANTOS, M. T. L.. . Poética da Cena, Poética da Voz: O Fonemol nas encenações A Nova Velha História E Blanche, de Antunes Filho. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Artes Cenicas) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Cassiano Weigert Fraga

Master S; STOROLII, W.; SOUSA, J. M.. Um estudo sobre o desenvolvimento vocal de atores e atrizes: a voz mista. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Artes) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Luana Mota Curti

Master S; Holesgrove T; Martz L. Voz em ações básicas de esforço: uma busca de repertório vocal para Laban. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Artes) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Rosana Figueiredo da Silva

Master, Suely. Voz e os fatores do movimento: poéticas e processos criatvos cênicos. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Artes) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Manuel Fabrício Alves de Andrade

MATTE, A.;Suely Master. Sonoridades beckettianas: a criação vocal do intérprete. 2013.

Aluno: Helder Carlos de Miranda

Suely Master. Teatralidade em freqüência e intensidade. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação em Artes) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Luciana leite Mesquita Andrade

Master, S.. Caracterização do tempo máximo de fonação de indivíduos gagos. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Fonoaudiologia) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Rebeka Martins Teixeira

Master, S.; Barbosa, LM; Almeida, C.. A voz cômica: treinamento do Verbatim como ferramenta para a prática do grammelot. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Artes Cênicas) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Eduardo Flórido

Master, S.; ANDRE, C. M.. Raulseixismo: Filosofia, música e teatralidade. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Arte - Teatro) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Graziella Dias

MIRANDA, H. C.;Master, Suely. Nervos e coração: reflexões sobre o espetáculo ?O paraíso perdido? da Cia. teatro da Vertigem à luz da poética da crueldade de Antonin Artaud.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Arte - Teatro) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Luiz Fernando Daniel da Silva

Master, Suely; Kyian, Ana; PALMA, J. C.. Uma abordagem psicodramatica de um projeto de inclusão. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Arte - Teatro) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Camila Provenzale Titinger

Master S; NOGUEIRA, G. P.. Stanislavski e sua influencia na interpretação para a ópera. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Ana Galli

Master S; Kyian, Ana; PALMA, J. C.. O projeto Artinclusiva: relato sobre uma experiencia transformadora. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Arte - Teatro) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Débora Criostina Lima Braga

Master, S.. A voz do público: impressões e sansações da voz cênica no teatro. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em FONOAUDIOLOGIA) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Felipe Thiago Gomes Moreti

Master, S.. Triagem da afinação para repetição de estímulos sonoros musicais isolados e em sequencia: comparação do desempenho de musicistas e não musicistas. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade Federal de São Paulo.

Master, S.. Professor emergencial Práticas de Ensino. 2015. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Master S; KOPELMANN, I. E.; SANTANA, M. A.; QUILICI, C. S.; GUIMARAES, M. A. B.. Professor Associado, MA-II, nível D, em RTP, na Carreira do Magistério Artístico, na área de Práticas Interpretativas, nas disciplinas AC-511 ? Expressão Vocal III, AC-611 ? Expressão Vocal IV e AC-252 ? Expressão Vocal: Interpretação II. 2015. Universidade Estadual de Campinas.

Master S; BONFITTO JUNIOR, M.; OKAMOTO, E.; ALMEIDA, V. F. M.; GUIMARAES, M. A. B.. Professor Doutor na área de Práticas Interpretativas, disciplinas AC311 e AC411. 2015. Universidade Estadual de Campinas.

GODOY, K. M. A.; ROMANO, L.;Master S. Concurso Professor Emergencial na Disciplina Lab. de Corpo e Voz.. 2014. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Master, S.; GODOY, K.; BREDAROLLI, R.. Professor Substituto para a disciplina Metodologia da Pesquisa. 2013. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Master, S.; ZARATIN, T. M. N.; JANUZELLI, A. L. D.; CINTRA, F. C. M.; SOUZA, L. A. P.. Professor Adjunto do conjunto de disciplinas Poéticas da Voz - CAC-ECA. 2008. Universidade de São Paulo.

Master, S.; SANTANA, M. A.; KOUDELLA, I.. Carreira de Magistério Artístico - Disciplina Expressão Vocal - IA UNICAMP. 2007. Universidade Estadual de Campinas.

Master S; GODOY, K.. Professor emergencial: Metodologia da Pesquisa; Estado, Sociedade e Educação. 2016. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

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Comissão julgadora das bancas

Arnaldo Guilherme

GUILHERME, A.; PONTES, P. A. L.; BEHLAU, M. S.. Configuração do trato vocal nas vogais nasais do portugues brasileiro. 1988. Dissertação (Mestrado em Distúrbios da Comunicação Humana (Fonoaudiologia)) - Universidade Federal de São Paulo.

Mauro Spinelli

SPINELLI, M.. Configuarções do trato vocal das vogais nasais do português brasileiro. 1989. Dissertação (Mestrado em Distúrbios da Comunicação Humana C Fonoaudiológico) - Escola Paulista de Medicina.

Paulo Augusto de Lima Pontes

PONTES, P.. Análise acústica da voz projetada de atores e não atores masculinos: long term average spectum e o ´formante do ator´. 2005. Tese (Doutorado em Distúrbios da Comunicação Humana (Fonoaudiologia)) - Universidade Federal de São Paulo.

Florivaldo Menezes Filho

MENEZES, Flo. Análise Acústica da Voz Projetada de Atores e Não-Atores Masculinos: Long Term Average Spectrum e o Formante do Ator. 2005. Tese (Doutorado em Distúrbios da Comunicação Humana (Fonoaudiologia)) - Universidade Federal de São Paulo.

Zuleica Antonia Camargo

CAMARGO, Z.; BIASE, N. G.; BEHLAU, M.; PONTES, P. A. L.. Análise acustica e perceptivo-auditiva da voz de atores e não atores masculinos: long term average spectrum e o formante do ator. 2005. Tese (Doutorado em Distúrbios da Comunicação Humana (Fonoaudiologia)) - Universidade Federal de São Paulo.

Mara Suzana Behlau

BEHLAU M; BIASE, N. G.;PONTES, P. A. L.; CAMARGO, Z. A.; MENEZES FILHO, F.. Análise Acústica da Voz Projetada de Atores e Não Atores Masculinos: Long Term Average Spectrum e o Formante do Ator. 2005. Tese (Doutorado em Distúrbios da Comunicação Humana (Fonoaudiologia)) - Universidade Federal de São Paulo.

Renata Rangel Azevedo

AZEVEDO, Renata Rangel. Análise Acústica da Voz Projetada de Atores e não Atores Masculinos: Long Term Average Spectrum e o Formante do Cantor. 2005. Tese (Doutorado em Distúrbios da Comunicação Humana (Fonoaudiologia)) - Universidade Federal de São Paulo.

Noemi Grigoletto de Biase

BIASE, N. G.; BEHLAU, M.;PONTES, P. A. L.; CAMARGO, Z. A.; MENEZES FILHO, F.. Análise acústica e perceptivo-auditiva da voz projetada de atores masculinos: long term average spectrum. 2005. Tese (Doutorado em Distúrbios da Comunicação Humana (Fonoaudiologia)) - Universidade Federal de São Paulo.

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Orientou

Vera Lúcia Ribeiro

Voz-corpo-imaginação: meditação ativa para o ator; ; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Artes) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; (Orientador);

Marcos Coimbra Machado

Voz em ação: uma experiencia vocal a partir da filosofia dos Wiewpoints; ; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Artes) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

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Narradores de passagem em hospitais; Início: 2017; Dissertação (Mestrado profissional em Artes) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; (Orientador);

Maria Helena Milanes Adami

Análise acústica da voz antes e após o treinamento vocal e corporal e da voz associada ao movimento: o; Início: 2017; Dissertação (Mestrado profissional em Artes) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Frederico Cunha Santiago

A Performance da voz na abordagem do texto teatral; ; Início: 2018; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Artes) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; (Orientador);

Laura Melamend Barbosa

A influência da integração inter-hemisférica dos processamentos verbal e não verbal na percepção auditiva e na produção da oralidade de atrizes e atores em formação; ; Início: 2017; Tese (Doutorado em Artes) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; (Orientador);

Manuel Fabrício A

Andrade; Beckett, Craig e Zumthor: apontamentos para uma investigacao de processos vocais como uma poetica da atuacao; ; Início: 2017; Tese (Doutorado em Artes) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Rosana Figueiredo da Silva

A Voz e os Fatores do Movimento: poética de processo criativo cênico; 2015; Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho,; Orientador: Suely Master;

Luana Mota Curti

Voz em ações básicas de esforço: uma busca de repertório vocal para Laban; 2015; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Artes) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Suely Master;

Manuel Fabrício Alves de Andrade

Sonoridades beckettianas: a criação vocal do intérprete; 2014; Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Suely Master;

Helder Carlos de Miranda

Teatralidade em frequência e intensidade: técnicas e poéticas vocais do Grupo Obragem Teatro e Cia; ; 2014; Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Suely Master;

Laura Melamed Barbosa

Relação entre escuta e dizer no processo de criação do ator: a influencia da audibilidade na percepção dos recursos comunicativos orais; 2014; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Artes) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho,; Orientador: Suely Master;

Amanda Moreira

O processo de criação da palavra no espetáculo; 2014; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Artes) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Suely Master;

Keyla Simone Mazzetto

O efeito do aumento de intensidade da voz nas medidas acústicas de mulheres jovens e presbifonicas; 2012; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva) - Universidade Federal de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Suely Master;

Paula Torres da Silva

Parâmetros do LTAS que identificam a presbifonia em idosas; 2008; Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Suely Master;

Enio Lopes Mello

Avaliação postural e vocal de sopranos; 2012; Tese (Doutorado em Fonoaudiologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Suely Master;

Valéria Elisabete Rodrigues

Projeto ArtInclusiva: perspectivas e reflexões; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Arte Terapia / Terapias Expressivas) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Suely Master;

Lucas Pierri de Oliveira

A Prática Musical no Projeto de Extensão ArtInclusiva do Instituto de Artes da UNESP ? 2013 a 2015; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Artes Cênicas) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Pro-reitoria de Extensão UNESP; Orientador: Suely Master;

Rebeka Martins Teixeira

A voz cômica: treinamentos do teatro Verbatim como instrumento de criação e desenvolvimento de repertório Gramelô; ; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Artes Cênicas) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Suely Master;

Ana Galli

O projeto ArtInclusiva - Relato sobre uma experiência transformadora; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Arte - Teatro) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Suely Master;

Luiz Fernando Daniel da Silva

Uma abordagem psicodramatica de um projeto de inclusão; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Arte - Teatro) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Suely Master;

Graziella Dias

Nervos e coração: reflexões sobre o espetáculo ?O paraíso perdido? da Cia; teatro da Vertigem à luz da poética da crueldade de Antonin Artaud; ; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Arte - Teatro) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Suely Master;

Bruno Cordeiro Cassoni

Técnica e expressão vocal: um diálogo possível; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Arte - Teatro) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Suely Master;

Beatriz Georgopoulos Calló

Uma proposta de preparação vocal do ator a partir de processos criativos em Beckett; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Arte - Teatro) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Suely Master;

Lucas Pierri de Oliveira

Projeto de Extensão ArtInclusiva; 2014; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Educação Musical) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Pro-reitoria de Extensão UNESP; Orientador: Suely Master;

Beatriz Georgopoulos Calló

Projeto de Extensão ArtInclusiva; 2014; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Arte - Teatro) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Suely Master;

Marco Aurélio dos Santo Ferreira

Projeto de Extensão ArtInclusiva; 2014; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Educação Musical) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Pró Reitoria de Extensão Universitária; Orientador: Suely Master;

Giovanni Fernandes

Projeto de Extensão ArtInclusiva; 2014; Orientação de outra natureza; (Abi - Artes Visuais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Pro-reitoria de Extensão UNESP; Orientador: Suely Master;

Ricardo Henrique Marques da Silva

Projeto de Extensão ArtInclusiva; 2014; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Arte - Teatro) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Pró Reitoria de Extensão Universitária; Orientador: Suely Master;

Ricardo Henrique Marques da Silva

Projeto de Extensão ArtInclusiva; 2013; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Arte - Teatro) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Pro-reitoria de Extensão UNESP; Orientador: Suely Master;

Kaue Aguillera

Projeto de Extensão Universitária ArtInclusiva; 2012; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Arte - Teatro) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Pro-reitoria de Extensão UNESP; Orientador: Suely Master;

Natasha Sonna

Projeto de Extensão Universitária ArtInclusiva; 2012; Orientação de outra natureza - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Pro-reitoria de Extensão UNESP; Orientador: Suely Master;

Cesar Pereira Moutinho Filho

Projeto de Extensão Universitária ArtInclusiva; 2012; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Arte - Teatro) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Pró Reitoria de Extensão Universitária; Orientador: Suely Master;

Natasha Sonna

Projeto de Extensão ArtInclusiva; 2012; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Arte - Teatro) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Pro-reitoria de Extensão UNESP; Orientador: Suely Master;

Felipe Fachim

Projeto de Extensao Universitaria ArtInclusiva; 2011; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Arte - Teatro) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Suely Master;

Gabriela Maia Pareto

Projeto de Extensao Universitaria ArtInclusiva; 2011; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Arte - Teatro) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Pró Reitoria de Extensão Universitária; Orientador: Suely Master;

Beatriz Nascimento

Projeto de Extensao Universitaria ArtInclusiva; 2011; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Arte - Teatro) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Pró Reitoria de Extensão Universitária; Orientador: Suely Master;

Rodrigo Reis

Projeto de Extensao Universitaria ArtInclusiva; 2011; Orientação de outra natureza; (Bacharelado em Música) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Pró Reitoria de Extensão Universitária; Orientador: Suely Master;

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Foi orientado por

Paulo Augusto de Lima Pontes

Configurações do trato vocal nas vogais nasais do português brasileiro; 1988; 0 f; Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Distúrbios da Comunicação Humana) - Escola Paulista de Medicina,; Orientador: Paulo Augusto de Lima Pontes;

Sandra Madureira

2009; Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Sandra Madureira;

Mara Suzana Behlau

Configurações do trato vocal nas vogais nasais do Português brasileiro; ; 1988; 0 f; Dissertação (Mestrado em Distúrbios da Comunicação Humana (Fonoaudiologia)) - Universidade Federal de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Mara Suzana Behlau;

Brasília Maria Chiari

Análise Acústica e Perceptivo-Auditiva da Voz de Atores e Não Atores Masculinos: o long term average spectrum e o ?formante do ator?; 2005; Tese (Doutorado em Distúrbios da Comunicação Humana (Fonoaudiologia)) - Universidade Federal de São Paulo,; Coorientador: Brasilia Maria Chiari;

Noemi Grigoletto de Biase

Análise acústica e perceptivo-auditiva da voz projetada de atores masculinos: long term average spectrum e o; 2005; Tese (Doutorado em Distúrbios da Comunicação Humana (Fonoaudiologia)) - Universidade Federal de São Paulo,; Orientador: Noemi Grigoletto De Biase;

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Produções bibliográficas

  • Master S ; Marco Guzman ; KELLY, A. . Perceptual and acoustic analysis Pof braziian actresses? voices. Rev. digit. EOS Perú. Instituto Psicopedagógico EOS Perú , v. 4, p. 10-20, 2016.

  • Master, Suely ; GUZMAN, MARCO ; Azocar MJ ; MUNOZ, D. ; BORTNEM, C. . How Do Laryngeal and Respiratory Functions Contribute to Differentiate Actors/Actresses and Untrained Voices?. JOURNAL OF VOICE , v. 29, p. 333-345, 2015.

  • BARBOSA, L. M. ; Master S ; CURTI, L. . Voz e audição: um contínuo expressivo. Repertório: Teatro & Dança (Online) , v. 25, p. 129-134, 2015.

  • ALVES DE ANDRADE, MANUEL FABRICIO ; DE VASCONCELLOS, CLÁUDIA MARIA ; Master, Suely . Sonoridades beckettianas: reflexões sobre a voz e a fala no teatro de Samuel Beckett. Urdimento (UDESC) , v. 1, p. 063-076, 2014.

  • MAZZETTO DE MENEZES, KEYLA S. ; Master, Suely ; GUZMAN, MARCO ; BORTNEM, CORI ; RAMOS, LUIZ ROBERTO . Diferencias de los parámetros acústicos y perceptuales de la voz entre sujetos ancianos y jóvenes con intensidad habitual y alta. Acta Otorrinolaringológica Espaola , v. 65, p. 76-84, 2014.

  • FABRICIO, M. ; VASCONCELLOS, C. M. ; Suely Master . Conversa com o diretor Rubens Rusche sobre a dramaturgia de Samuel Beckett. Questão de Crítica , v. VII, p. marco de 2014-x, 2014.

  • Master, Suely ; GUZMAN, MARCO ; CARLOS DE MIRANDA, HELDER ; LLOYD, ADAM . Electroglottographic Analysis of Actresses and Nonactresses' Voices in Different Levels of Intensity. Journal of Voice , v. 27, p. 187-194, 2013.

  • Master, Suely ; GUZMAN, MARCO ; DOWDALL, JAYME . Vocal Economy in Vocally Trained Actresses and Untrained Female Subjects. Journal of Voice , v. 27, p. 698-704, 2013.

  • Master, S. ; Madureira, S ; BIASE, Noemi de . What about the actor's formant in actresses voices?. Journal of Voice , v. 26, p. 117-122, 2012.

  • Silva, PT ; Andreoni, S ; PONTES, P. ; Master, S. ; Ramos, L . Acoustic and Long-Term Average Spectrum Measures to Detect Vocal Aging in Women. Journal of Voice , v. 25, p. 411-419, 2011.

  • Master, S. ; BIASE, Noemi de ; CHIARI, Brasilia Maria ; LAUKKANEN, A-M . Acoustic and Perceptual Analyses of Brazilian Male Actors' and Nonactors' Voices: Long-term Average Spectrum and the ?actor's formant?. Journal of Voice , v. 22, p. 146-154, 2008.

  • Master, S. . Ciência no feitiço: técnica vocal e o ?formante do ator?. Sala Preta (USP) , v. 7, p. 39-45, 2007.

  • Master, S. ; Biase NG ; Pedrosa V ; Chiari BM . O Espectro Médio de Longo Termo na Pesquisa e na Clínica Fonoaudiológica. Pró-Fono , v. 18 (1), p. 111-120, 2006.

  • BIASE, N de ; Master, S. ; PONTES, P. ; BIASE, S de . Granuloma Posterior da Laringe - Evolução Após Injeção de Botox. Revista Brasileira de Otorrinolaringologia , Brasil, v. 67, n.4, p. 557-561, 2001.

  • Master, S. ; BIASE, Noemi de . O uso do toque digital na laringe para avaliação e tratamento das disfonias. Fono Atual (São Paulo) , São Paulo, v. 7, p. 39-41, 1999.

  • Master, S. ; BIASE, Noemi de . Laringe: avaliando os ciclos vibratórios. Fono Atual (São Paulo) , São Paulo, v. 3, p. 39-44, 1997.

  • Master, S. ; PONTES, P. ; BEHLAU, Mara . Configuração do trato vocal na emissão das vogais nasais do portugues brasileiro. Acta AWHO , São Paulo, v. 10, p. 67-71, 1991.

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Outras produções

Master, Suely . Parecerista. Poster/comunicação oral de trabalho de Iniciação Científica. 2014.

Master S . Parecerista: Congresso de Iniciação cientifica do Instituto de Artes. 2014.

Master S . Parecerista: Comissão Especialistas em Extensão Universitária - PROEX. 2013.

Master S . Parecerista. Julgamento de Posters concorrentes a Premio do 42a. Symposium da The Voice Foundation. 2013.

Master, S. . Parecerista. Relatórios de Atividades e Planos Globais dos docentes do DACEFC. 2012.

Master, S. . Parecerista. Projetos de Extensão apresentados à CPEU - IA. 2012.

Master, S. ; Master S . Parecerista. Projetos de Extensão apresentados à CPEU - IA. 2011.

Master, S. ; Master S . Parecerista. Relatórios Anuais e Planos Globais dos professores do DACEFC. 2011.

Master, S. ; Master S . Parecerista. Relatórios Anuais e Planos Globais dos professores do DACEFC. 2010.

Master, S. ; Master S . Parecerista. Projetos de Extensão apresentados à CPEU - IA. 2010.

Master, S. . Parecerista. Relatórios de Atividades e Planos Globais dos professores do DACEFC. 2009.

Master, S. . Parecerista. Projetos de Extensão apresentados à CPEU - IA. 2009.

Master, S. . Parecerista. Relatórios de Atividades e Planos Globais dos docentes do DACEFC. 2008.

Master S ; Kyian, Ana . Unesp mantém projeto gratuito de arte inclusiva em São Paulo. 2014. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

Master S ; Suely Master . Dia Mundial da Voz. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Suely Master . Projeto de Extensao ArtInclusiva. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Master S . Atores precisam ter mais atenção com a voz, alerta fonoaudióloga da Unesp. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Master S . A Dona da Voz. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Master, S. . ?Você não faz ideia de como isto me faz bem? Projeto de extensão da Unesp promove a socialização e inclusão de pessoas com defi ciências intelectuais por meio da arteterapia. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Master, S. ; Atores esquecem de cuidar da voz. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Master, S. ; Qualidade das vozes femininas. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Master, S. ; Por que atrizes usam voz mais grave. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Master, S. ; Pesquisa reprova a voz de atores brasileiros. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Master, S. ; Fonoaudiologia As características da voz dos atores. 2007. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Master, S. ; Estudo da voz dos atores recebe Prêmio Capes de Tese. 2006. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Master, S. . Cuidados com a voz profissional. 2003. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Master S . Pareceres em artigos, projetos de pesquisa, relatórios. 2019. (Parecer).

Suely Master . Programa de Iniciação Cientifica sem Bolsa. 2018. (Parecer).

Master S . XXX Congresso de Iniciacao Cientifica da UNESP - 2017 1a fase - INSTITUTO DE ARTES. 2018. (Parecer).

Suely Master . Parecer Final dos Projetos 2017-2018. 2018. (Parecer).

Master S . Pareceres em Relatórios anual e trienal de docentes do DACFC. 2018. (Parecer).

Master S . PROEX - 1 Projeto, 1 Curso e 8 eventos. 2017. (Parecer).

Master, Suely . PIBIC - 3 projetos de pesquisa. 2017. (Parecer).

Master, Suely . Indicação do candidato ao Premio Capes de Teses. 2017. (Parecer).

Master, Suely . Relatório Trienal de Professor. 2017. (Parecer).

Master S . XXIX Congresso de Iniciacao Cientifica da UNESP - 2017 1a fase - INSTITUTO DE ARTES. 2017. (Parecer).

Master S . Jornada de Pesquisa em Arte PPG IA/UNESP 2017 2a edição internacional. 2017. (Parecer).

Suely Master . Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica. 2017. (Parecer).

Master S . Parecer Final dos Projetos 2016-2017. 2017. (Parecer).

Master S . Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica. 2017. (Parecer).

Master S . Pareceres em Projetos de Extensão, PIBIC, FAPESP.. 2016. (Parecer).

Master, S. ; Silva, PT . Oficina de Voz - 39 Festival de Inverno de Campos do Jordão. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Master, S. . Atividades Programadas: normas e critérios. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material instrucional).

Master, S. . Trabalhando a voz falada: técnica vocal em Fonoaudiologia. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Master, S. . Raciocínio Clínico e Prática Vocal. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Master, S. . Voz falada: Introdução ao Trabalho clínico. 1997. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Master, S. . Trabalhando a voz falada II: da impostação à reabilitação. 1997. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Master, S. . Trabalhando a voz falada: da reabilitação à voz profissional. 1996. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Master, S. . Treinamento em Voz e Dicção. 1996. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Master, S. . I Treinamento em Voz e Dicção para Telemarketing. 1992. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Master, S. . Introdução à Impostação Vocal. 1989. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Master, S. . Técnicas de Impostação da Voz II. 1986. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Master, S. . Técnicas de Impostação da Voz. 1985. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Master, S. . Aulas práticas de Impostação Vocal. 1985. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ANDRADE, M. F. A. ; STOROLII, W. ; Master, Suely . Estamos em Obra - Semana de Artes Cênicas. 2017. Teatral.

Master, Suely ; VILELA, L. F. ; Kyian, Ana . ArtInclusiva recebe. 2017. Outra.

Master S . Apresentação ArtInclusiva 2016. 2016. Outra.

Master, S. . Filme: Jonas e a Baleia. Dir. Lo Politi. 2012. Outra.

Master, S. . Cidade Entraves ou Estad(i)o de Sitio - Grupo Teatral Parlendas. 2012. Teatral.

Master, S. . Oficina de voz e dicção para atores. 1989. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Master, S. . Lula, o filho do Brasil. Preparação e dramaturgia vocal do filme dirigido por Fábio Barreto. 2009 (Preparação vocal de atores em cinema).

Master, S. . Caixa 2. Preparação vocal do elenco do filme dirigido por Bruno Barreto. 2006 (Preparação vocal de atores em cinema).

Master, S. . Kaspar Hauss ou o Pequeno principe do infinito arrancado da sua casca de noz. 2004 (Preparação vocal de atores em espetáculo teatral).

Master, S. . Mão na Luva. texto de Oduvaldo Viana Filho. Direção de Hugo Villavicenzio.. 2001 (Preparação vocal de atores em espetáculo teatral).

Master, S. . Os coveiros. Texto de Brasil. Direção Hugo Passolo. 2000 (Preparação vocal de atores em espetáculo teatral).

Master, S. . O sonho de um homem ridículo. Texto adaptado de Fiódor Dostoiéwski. Direção Cacá Carvalho.. 1995 (Preparação vocal de atores em espetáculo teatral).

Master, S. . Crocodilo no Nilo. Direção de Paulo Yutaka.. 1987 (Preparação vocal de atores em espetáculo teatral).

Master, S. . Peça: Horácius e Curiáceos. Texto de Bertold Brecht. Direção de Hugo Villavicenzo e Paulo Yutaka. Cooperativa Paulista de Teatro.. 1986 (Preparação vocal de atores em espetáculo teatral).

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Projetos de pesquisa

  • 2016 - 2018

    Da técnica à expressividade: características acústicas das vozes de atrizes, Descrição: Tendo em vista a criação de valores de referencias que apontem para as diferenças e semelhanças entre a voz cênica e a voz de uso cotidiano, o objetivo desse estudo é comparar vozes de atrizes com não atrizes, em diferentes intensidades, por meio do programa de análise acústica Multidimensional Voice Protocol (MDVP) da KayPentax (r). O programa calcula diferentes medidas acústicas entre elas, as medidas de frequência, de proporção harmônico-ruído, de perturbação de frequência e de perturbação de intensidade. Até o momento, 30 vozes de atrizes e 30 vozes de não atrizes, em intensidade habitual e forte, foram analisadas pelo MDVP. As variáveis de interesse, por sua vez, foram estaticamente analisadas pelo teste Mann-Whitney e pela Descrição Estatística, respectivamente, com o intuito de verificar possíveis diferenças entre os grupos e comparar os dois momentos de observação, dentro de cada grupo. O programa utilizado para a analise estatística foi o Statistical Package for Social Sciences.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Suely Master - Coordenador.

  • 2013 - 2013

    Estudio aerodinamico, eletroglotgrafico y acustico en voz de actores e no actores, Descrição: Objetivo. Avaliar a dinâmica respiratória envolvida na produção da voz projetada ou seja da voz do ator em cena e relacionar com medidas aerodinâmicas e acústicas. Método. Gravação de 40 participantes divididos em 4 grupos de 10 atores, 10 não atores, 10 atrizes e 10 não atriz. Para obtenção das medidas eletroglotográficas e aerodinâmicas em intensidade habitual, forte e suave, serão usados três dos Protocolos disponíveis no hardware/software Phonatory Aerodinamic System (PAS): Emissão Sustentada e Confortável com Eletroglotograma (confortable sustained phonation with EGG), Eficiência Vocal com Eletroglotograma (voice efficiency with EGG) e Fala encadeada (running speech). No Protocolo Emissão Sustentada e Confortável com Eletroglotograma, as seguintes variáveis serão mensuradas: nível de pressão sonora médio durante a fala (dB), pitch médio (Hz); relação entre o nível de pressão sonora e o pitch; fluxo de ar expiratório médio durante a fonação (Lit/Sec); quociente médio da fase de fechamento das pregas vocais (%). As tarefas solicitadas aos participantes serão a emissão sustentada da vogal /a/, por três vezes para obtenção de valores médios, em intensidade habitual e forte. No Protocolo Eficiência Vocal com Eletroglotograma, as seguintes variáveis serão mensuradas: nível de pressão sonora médio durante a fala (dB), pitch médio (Hz); relação entre o nível de pressão sonora e o pitch; média dos picos máximos de pressão subglótica (cm H20), relação entre o nível de pressão sonora e a pressão subglótica; fluxo de ar expiratório médio (Lit/Sec); força aerodinâmica (Watts), resistência aerodinâmica (cm H20/(l/s), eficiência aerodinâmica (ppm) e o quociente médio da fase de fechamento das pregas vocais (%). A tarefa solicitada aos participantes será emissão sustentada das silabas /papapapapa/, por três vezes, em intensidade habitual e forte, para obtenção de valores médios. No Protocolo Fala encadeada, as seguintes variáveis serão mensuradas: nível de pressão sonora médio durante a fala (dB), pitch médio (Hz); relação entre o nível de pressão sonora e o pitch; fluxo de ar expiratório médio durante a fonação (Lit/Sec). A tarefa solicitada aos participantes será a leitura de um texto, durante 50 segundos, em intensidade habitual e forte. Para as medidas acústicas, a saber, relação entre os níveis de pressão sonora das regiões forte e fraca do espectro médio de longo termo e relação entre os níveis de pressão sonora das regiões da freqüência fundamental e primeiro formate do espectro médio de longo termo os participantes tornaram a gravar as mesmas tarefas, com exceção das silabas, em cabina a prova de som (Master, 2008, 2012 e 2013). Para analise estatística, os dados serão descritos e comparados e correlacionados entre si.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Suely Master - Integrante / Guzman, Marco - Coordenador.

  • 2012 - 2013

    Comparison of Brazilian and Finnish listeners? evaluations of Brazilian actresses and non-actresses voices, Descrição: Since language and culture may affect listeners? perception of voice quality, this study aims to compare Brazilian and Finnish listeners? evaluations of Brazilian text reading samples. These languages were compared since they clearly differ from each other in their speech sounds; for instance, it would have been difficult to rate the adequate amount of nasality for Finnish researches. Methods. Thirty actresses and thirty non-actresses will be included in this study. To be included in the study, participants have to be a native Brazilian Portuguese speaker in the age range of 18-50 years with no current or past history of voice disorder. The actresses? group have to have at least five years of theater acting experience along with at least one year of formal vocal training. The non-actress group can not be a professional voice user or have had any formal singing or speech training. Audio recordings of both groups are going to be taken during a reading task of a 200-word text (approximately 1.5 minutes in duration). All participants will read at their habitual loudness level. The participants are going to be recorded in an acoustically treated booth, with an ambient noise level below 30 dB. For the recording, a Marantz PMD-671 Solid State Recorder (Marantz, USA) and microphone headset AKH C420L (AKG, AUT), positioned at a distance of 8 cm from the mouth is going to be used. Voice samples from both actresses and non actresses will then be recorded on a CD, and perceptually assessed by five Brazilian and four Finnish voice experts using a 10 cm visual analogue scale where 0 = poor, and 10 = excellent. The perceptual variable ?Voice Quality? is defined as ?general perception of voice quality?. The order of recordings will be randomized. A total of 70 voice samples is going to be evaluated: 30 from actresses, 30 from non-actresses and 10 repeated samples in order to assess the intra-rater concordance. The blinded Brazilian raters are speech language patholo. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Suely Master - Integrante / Anne Miettinen - Integrante / Anne Maria Laukkanen - Coordenador.

  • 2012 - 2013

    Quasi-output cost ratio regarding actresses and nonactresses's voices., Descrição: Objectives Vocally trained actresses are expected to have more vocal economy than nonactresses. Therefore, we hypothesize that there will be differences in the electroglottogram-based voice economy parameter quasi-output cost ratio (QOCR) between actresses and nonactresses. This difference should remain across different levels of intensity. Methods A total of 30 actresses and 30 nonactresses were recruited for this study. Participants from both groups were required to sustain the vowels /a/, /i/, and /u/, in habitual, moderate, and high intensity levels. Acoustic variables such as sound pressure level (SPL), fundamental frequency (F0), and glottal contact quotient (CQ) were obtained. The QOCR was then calculated. Results There were no significant differences among the groups for QOCR. Positive correlations were observed for QOCR versus SPL and QOCR versus F0 in all intensity levels. Negative correlation was found between QOCR and CQ in all intensity levels. Considering the differences among intensity levels, from habitual to moderate and from moderate to loud, only the CQ did not differ significantly. The QOCR, SPL, and F0 presented significant differences throughout the different intensity levels. Conclusion The QOCR did not reflect the level of vocal training when comparing trained and nontrained female subjects in the present study. Both groups demonstrated more vocal economy in moderate and high intensity levels owing to more voice output without an increase in glottal adduction.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Suely Master - Coordenador / GUZMAN, MARCO - Integrante / J Dowdall - Integrante.

  • 2010 - 2012

    A projeção vocal depende do que? Um estudo das vozes de atrizes brasileiras, Descrição: Previous studies with LTAS showed the importance of the glottal source for understanding the projected voices of actresses. In this study, electroglottographic analysis (EGG) was used to investigate the contribution of the glottal source to the projected voice, comparing actresses and non actresses? voices, in different levels of intensity. Method. 30 actresses and 30 non-actresses sustained vowels in habitual, moderate and loud levels. The EGG variables were Closed (CQ), Closing (QCQ), Opening (QOQ) and Open Quotients (OQ). Other variables were Mean Sound Pressure level (Leq) and Speaking Fundamental Frequency (SFF). A KeyPentax Electroglottograph was used. Variables were inputed in a general linear model. Results/Discussion. Actresses showed significantly higher values for Leq, in all levels, and both groups increased Leq significantly while changing for habitual to moderate and further to loud. Only OQ showed significant differences between actresses and non-actresses, and only in loud level. For all other there were not significant differences between groups in all levels. There were significant differences between levels only for SFF and CQ for both groups. Conclusion. Leq was significantly higher among actresses in all levels, but in the EGG analysis, only the OQ of actresses? voices, in loud level, significantly increased when compared to non-actresses. This apparently weak contribution of the glottal source in the supposedly projected voices of actresses, contrary to previous LTAS studies, might be due to a perhaps greater importance of the vocal tract for Leq. However, further studies should use similar vocal emission tasks for both EGG and LTAS analysis.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Suely Master - Coordenador.

  • 2010 - 2012

    O efeito do aumento de intensidade da voz nas medidas acústicas de mulheres jovens e presbifonicas. Co-orientação de Dissertação de Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, Descrição: A voz é produzida na laringe e amplificada no trato vocal. Essa produção depende em grande parte da ação da musculatura intrínseca da laringe que por sua vez é passível de treinamento por meio de atividades tais como o canto. Com o envelhecimento saudável a voz se torna fraca, soprosa, instável e com pouca projeção. Estas modificações da qualidade vocal estão relacionadas aos processos degenerativos de todo o organismo porém, quando interferem no processo de comunicação do indivíduo tornando-o funcionalmente mais dependente, vão se apresentar como uma patologia ? uma presbifonia. Diferenciar as mudanças que ocorrem na voz com o envelhecimento saudável das associadas às alterações ou patologias laríngeas tem sido de grande importância no campo da pesquisa em voz. Este estudo tem como objetivo identificar essas diferenças entre idosas coralistas e não coralistas, por meio da análise acústica computadorizada. A pesquisa será realizada com 60 idosas, sem queixas vocais com idade entre 60 e 80 anos. As idosas coralistas devem estar participando de um grupo de canto coral a pelo menos 5 anos. As idosas serão divididas em grupos de 30 coralistas e 30 não coralistas. As medidas avaliadas, em intensidade habitual e forte, serão o nível de pressão sonora, a freqüência fundamental e no espectro médio de longo termo a proporção alpha, a diferença L1-L0 e a amplitude de pontos de freqüência estabelecidos a cada 160 Hz.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Suely Master - Coordenador / Luiz Roberto Ramos - Integrante / Keyla Simone Mazzetto - Integrante.

  • 2010 - 2011

    Vibrato em tres estilos latinoamericanos de canto popular: estudo preliminar, Descrição: El vibrato es uno de los principales elementos que otorga calidad a la voz de un cantante. En el canto popular, las características del vibrato suelen variar de acuerdo al género musical Resulta de interés realizar estudios del vibrato en el canto popular tanto para obtener valores referenciales como para fines educativos. El objetivo de este trabajo es analizar las características acústicas del vibrato en 3 estilos de canto popular de Argentina, Brasil y Chile, en cantantes masculinos y determinar si presentan diferencias entre ellos. Material y método: Se analizaron las cintas comerciales de 8 cantantes masculinos, de tres estilos de música popular de tres países Sudamericanos: De Argentina ?Folklore?, de Brasil ?Sertanejo? y de Chile ?Cueca?. De cada ejemplo, fue seleccionada una nota media, donde el cantante produjera una emisión prolongada. En este estudio fueron analizados los valores de F0 y de 3 parámetros del vibrato: rate, extensión y vibrato jitter. Resultados: El rate fue mayor en la Cueca y menor en el Folklore. La extensión fue mayor en el Sertanejo y menor en la Cueca. El Jitter del vibrato fue menor en el Folklore. Si bien no se registraron diferencias significativas en ningún parámetro del vibrato, la extensión presentó valores cercanos al establecido como significativo (P= 0,0566). Conclusión: Las características acústicas del vibrato en los 3 estilos de canto popular estudiados, presentaron un vibrato rate de velocidad similar al canto occidental, extensión menor a otros estilos como la ópera y el Jazz y cierto grado de irregularidad.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Suely Master - Integrante / Luis Alberto Cecconello - Coordenador / María Celina Malebran Bezerra de Mello - Integrante / Natalia Golub - Integrante., Número de produções C, T & A: 1

  • 2010 - 2011

    Desarrollo del formante del cantante mediante un ejercicio de tracto vocal semi-ocluido, Descrição: Introducción: El formante del cantante es un extra refuerzo de energía producido en el rango de los 2,4 a los 3,8 KHz. Si el vestíbulo laríngeo es menor que la faringe, en una proporción de 1:6, se forma un tubo de resonancia que es independiente del resto del tracto vocal, lo que estaría relacionado con la producción del formante del cantante. La relación 1:6 entre el tubo epilaríngeo y la faringe es factible de producirse cuando la postura laríngea es baja, de este modo es esperable que la aplicación de ejercicios que tengan como efecto el descenso laríngeo generen un incremento de energía en la región del formante del cantante. El objetivo de este trabajo es analizar el efecto de un ejercicio de tracto vocal semi-ocluído en la producción del Formante del cantante. Material y método: Se grabaron las voces de 8 cantantes. Se solicitó emitir la vocal /a/ en frecuencia media, realizar 3 series de un ejercicio de tracto vocal semi-ocluído y emitir nuevamente la vocal /a/ en la misma frecuencia. se analizaron los valores de frecuencia y energía de los primeros 5 picos del LTAS, el compactamiento de formantes; para ello se realizaron los siguientes cálculos: F4-F3, F5-F4 y F5-F3. Finalmente se calculó el pico mayor de la región de 0 a 2 KHz menos el pico mayor de la región de 2 a 4 KHz. Resultados: Se registró disminución de la frecuencia de los formantes, especialmente de F1, F4 y F5, incremento de las energías de los picos del LTAS, especialmente del tercer formante, mayor compactamiento de formantes. El cálculo del pico mayor 0-2 KHz menos el pico mayor 2-4 KHz fue menor en el post ejercicio. Conclusión: El ejercicio propuesto en este trabajo mostró efectos positivos en la producción del formante del cantante.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Suely Master - Integrante / Luis Alberto Cecconello - Coordenador / Natalia Golub - Integrante., Número de produções C, T & A: 1

  • 2009 - 2011

    Perceptual and Acoustic analysis of Brazilian actresses? voices, Descrição: Purpose: The present study aimed to compare actresses? and non-actresses? voices through perceptual and acoustic analysis and also to determine possible correlations between variables. Special attention was given to the identification of the actor?s formant (AF). Method: Thirty actresses and thirty non-actresses participated as subjects. All participants were recorded reading at their habitual loudness level from a 200-word reading task. The acoustical variables obtained through the Longer Term Average Spectrum (LTAS) analysis included: (1) equivalent sound level (Leq), (2) speaking fundamental frequency (SFF), (3) alpha ratio, (4) level difference between the F1 and F0 regions (L1 - L0) and (5) energy level of 30 spectral points separated by 160 Hz. Voice samples from both groups were perceptually assessed by five external raters. A total of 70 voice samples were evaluated: 30 actresses, 30 non-actresses and 10 repeated samples in order to assess the intra-rater concordance. Perceptual variables were: (2) pitch, (2) vocal extension, (3) loudness, (4) sonority, (5) breathiness, (6) hyper and hypofunctional voice production, (7) articulation and (8) overall voice quality. Results: Actresses? voices were perceived to be lower, louder and more sonorous, with more vocal extention, better articulation, and better overall quality. There were no significant differences for hypofunction and breathiness. With the exception of SFF, which was significantly lower for actresses, no differences between groups were demonstrated for acoustic parameters. Furthermore, acoustic parameters did not correlate with perceptual variables. No evidence of the AF in actresses? spectrums was found. Conclusion: While Perceptual analysis depicted differences in voice quality between actresses and non-actresses, there were no differences between these groups demonstrated for acoustic variables, including no evidence of the AF in actresses? spectrums. Perceptual and acoustic parameter. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Suely Master - Coordenador / Guzman, Marco - Integrante / Manuel Fabricio - Integrante / Aimee Kelly - Integrante., Número de produções C, T & A: 3

  • 2008 - 2011

    Uma técnica vocal para o ator contemporâneo, Descrição: O objetivo deste estudo é identificar a contribuição da vibração das pregas vocais para a projeção da voz das atrizes brasileiras quando comparadas as não atrizes, por meio da eletroglotografia, e com base nestes achados, redirecionar o trabalho de técnica vocal para o ator de teatro. Edital CNPq n 03/2008. Seleção pública de projetos de pesquisa nas áreas de Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Suely Master - Coordenador., Financiador(es): Fundação para o Desenvolvimento da UNESP - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2007 - 2009

    A voz cênica de atrizes brasileiras: estratégias e técnicas de impostação, Descrição: Estudos realizados com vozes de atores de diferentes nacionalidades evidenciaram na análise espectrográfica, um pico na região do quarto formante, o ?formante do ator?, que estaria relacionado com vozes perceptivamente avaliadas como sendo muito boas e projetadas. No entanto, algumas questões permanecem sem resposta entre elas, se existe ou não esse mesmo formante nas vozes de atrizes. O objetivo dessa investigação é comparar as vozes de atrizes e não atrizes por meio da análise acústica, verificar a existência do ?formante do ator? e/ou outras características acústicas que se relacionam às estratégias utilizadas para produzir a voz cênica. Participaram dessa pesquisa 30 atrizes e 30 não atrizes que leram um texto com 40 segundos de duração em loudness habitual e forte. Os programas usados para análise acústica foram o CSL 4500 da KayPentax e o Praat 5.1. As variáveis analisadas foram o nível de pressão sonora médio (NPS) e a freqüência fundamental média (F0) e, no espectro médio de longo termo (EMLT), a proporção alpha, a diferença L1 ? L0, a diferença entre o pico mais forte do espectro e o pico na região de 3.5 ? 5 kHz (FA), a freqüência do FA, e o NPS de cerca de 30 pontos de freqüência ao longo da faixa de 0 ? 5 kHz. Os resultados mostraram diferenças significativas entre grupos para F0, mais grave para atrizes tanto em habitual quanto em forte, e para a diferença L1-L0 em forte, quando atrizes apresentaram valores menores. Comparando-se os EMLT em ambas as loudness, não encontramos evidências de um ?formante do ator? no espectro de atrizes, nem diferenças significativas entre os NPS dos pontos de freqüência mensurados. Ainda, não houve diferenças significativas entre os grupos para o NPS médio em habitual e forte, o que de certa forma facilitou a comparação entre os espectros médios, nem para a proporção alpha. Assim, é provável que a projeção de voz para este grupo de atrizes, ao menos em loudness forte, seja caracterizada por um ajuste laríngeo onde a F0 mai. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Suely Master - Coordenador / Sandra Madureira - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa., Número de produções C, T & A: 3

  • 2006 - 2008

    Parâmetros do LTAS que caracterizam o envelhecimento da voz., Descrição: Parameters of acoustic analysis and Long Term Average Spectrum, in women?s aged voice, in habitual e loud vocal effort Voice is a very important human function. As any biological function, it changes with age. Acoustic analysis studies of the average aged voice are scarce. The Long Term Average Spectrum (LTAS) has been widely used in acoustic analysis, in studies concerned with quality of voice. Few studies, however, involved aged people and discussed the aged voice. This study aims identifying acoustic parameters, in particular LTAS, of the voice of healthy elderly women, in habitual (H) and high (Hg) vocal efforts, and analyze age effects, by comparing these parameters with those of young women. The voice of 30 elderly and 30 young women, were recorded after reading a selected text in standing position, with the following parameters measured: sound pressure level (SPL), speech fundamental frequency (f0), LTASs alpha proportion, and the difference between the highest score in the spectrum, and the score at the 0 to 8 Hz range. Compared to young women, the elderly presented significantly lower values of SPL in Hg, and of f0 in both vocal efforts. In the LTAS, the values of alpha proportion were significantly lower among the elderly, showing greater curves inclinations, and lower amplitude values - frequencies between 0,48 to 4.6KHz and 6.7 to 8.0KHz in H, and 0,48 to 4.8KHz and 6.5 to 8.0KHz in Hg. An aged voice can be identified by the inability to increase SPL in HgL, lower values of f0 in both vocal efforts, and a greater inclination in the LTAS curve ? meaning a lower alpha proportion and amplitude values in the regions between the first and fourth formants - when compared to the young voice. LTAS appears as a reliable method to produce quantitative indicators of voice quality that are sensitive to age effects. Implications for research and clinical practice will be discussed.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Suely Master - Coordenador / Paulo Pontes - Integrante / Luiz Roberto Ramos - Integrante / Paula Torres da Silva - Integrante., Número de produções C, T & A: 2

  • 2006 - 2007

    O papel do quarto formante (F4) na qualidade vocal de atores e não atores, Descrição: Esta pesquisa tem como objetivo comparar as vozes de atores e não atores por meio da análise acústica, com especial enfoque na contribuição da diferença entre as freqüências do terceiro e do quarto formante (F4 ? F3) para a qualidade de voz, procurando assim evidenciar as estratégias usadas na emissão da voz cênica. Participaram desta pesquisa 11 atores e 10 não atores masculinos. A partir da leitura de um texto em intensidade habitual e forte, foram selecionadas as vogais /a/, /i/ e /u/ para análise da estrutura formântica, especificamente a diferença entre as freqüências do terceiro e do quarto formantes (F4-F3) e a diferença entre as freqüências do quarto e do primeiro formantes (F4-F1) e ainda, a diferença entre os níveis de pressão sonora da região de 0-1kHz e 2-4 kHz (SPL 2-SPL 4) ou região do ?formante do ator?. O grau de projeção e de loudness foram perceptivamente avaliados por oito fonoaudiólogas especialistas em voz.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Suely Master - Coordenador / Martha Herr - Integrante., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1

  • 2003 - 2005

    Analise acústica e perceptivo-auditiva da voz de atores masculinos, Descrição: Vozes de atores foram acusticamente analisadas por meio do espectro médio de longo termo, mais especialmente para identificar o "formante do ator". Foi também feita a análise da qualidade da voz, por ouvintes treinados.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Suely Master - Coordenador / Anne Maria Laukkanen - Integrante / Noemi De Biase - Integrante., Número de produções C, T & A: 10

  • 1997 - 1999

    Saúde vocal na comunidade discente da UNESP - Instituto de Artes, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Suely Master - Coordenador.

  • 1986 - 1989

    Configurações do trato vocal na emissão das vogais nasais do portugues brasileiro, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Suely Master - Integrante / Paulo Pontes - Coordenador., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1

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Prêmios

2010

Melhor trabalho oral, Fundacion Iberoamericana de Voz Cantada e Hablada - FIVCH.

2006

PRÊMIO CAPES TESE 2006, CAPES.

Histórico profissional

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Endereço profissional

  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas e Fundamentos da Educação e da Comunicação. , R. Dr. Bento Teobaldo Ferraz, 271, Barra Funda, 01140070 - São Paulo, SP - Brasil, Telefone: (11) 33938610, URL da Homepage:

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Experiência profissional

2007 - 2009

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Vínculo: Estágio Pós Doutorado, Enquadramento Funcional: Estágio Pós Doutorado, Carga horária: 2

1997 - Atual

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente Doutor - MS3. Nível II, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
- Efetivada no cargo por meio de Concurso Público em 2003. - Professora do Programa de Pós-graduação em Artes, na Área de Concentração em Artes Cênicas, na Linha de pesquisa Estética e Poéticas Cênicas desde 06 de 2011.

Atividades

  • 12/2016

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Artes, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de Pesquisa.

  • 01/2008

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, Educação e Fundamentos da Comunicação.,Cargo ou função, Membro Titular da CPEU Instituto de Artes.

  • 07/1997

    Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Artes, .,Linhas de pesquisa

  • 10/2010 - 12/2019

    Extensão universitária , Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, Educação e Fundamentos da Comunicação.,Atividade de extensão realizada, Coordenação do Projeto de Extensão ArtInclusiva.

  • 02/2019 - 06/2019

    Ensino, Bacharelado em Artes Cênicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Laboratório de Corpo e Voz III e V

  • 02/2019 - 06/2019

    Ensino, Licenciatura em Arte - Teatro, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia Cientifica

  • 08/2018 - 06/2019

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Artes, .,Cargo ou função, Comissão da Moradia.

  • 08/2018 - 06/2019

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Artes, .,Cargo ou função, Conselho de Curso.

  • 07/2018 - 06/2019

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Artes, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de Moradia.

  • 01/2019 - 01/2019

    Direção e administração, Instituto de Artes, .,Cargo ou função, Diretoria.

  • 02/2018 - 12/2018

    Ensino, Artes Cênicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Laboratório de Corpo e Voz I, II, III, IV e VI

  • 07/2018 - 07/2018

    Direção e administração, Instituto de Artes, .,Cargo ou função, Direção.

  • 02/2018 - 06/2018

    Ensino, Licenciatura em Artes Cênicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Laboratório de Voz

  • 11/2017 - 12/2017

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Artes, .,Cargo ou função, Comissão da seleção de pós graduação.

  • 02/2017 - 12/2017

    Ensino, Artes Cênicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Lab. Corpo e voz III, Lab. Corpo e Voz IV, Lab. Corpo e Voz VII, Lab Corpo e Voz VIII

  • 03/2017 - 06/2017

    Ensino, Artes, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminários de Pesquisa I

  • 03/2017 - 03/2017

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Artes, .,Cargo ou função, Seleção dos bolsistas do Programa da Pós-Graduação em Artes.

  • 10/2016 - 12/2016

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Artes, .,Cargo ou função, Comissão de elaboração da prova do Programa de Pós-Graduação em Arte.

  • 02/2016 - 12/2016

    Ensino, Bacharelado em Artes Cênicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Lab. Corpo e Voz I, IV, VI

  • 08/2014 - 11/2016

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Artes, .,Cargo ou função, Chefe do Departamento de Artes Cênicas e Educação.

  • 05/2016 - 05/2016

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Artes, .,Cargo ou função, Membro da Comissão.

  • 05/2016 - 05/2016

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Artes, .,Cargo ou função, Membro da Comissnão que eleborou o PDI..

  • 01/2016 - 01/2016

    Direção e administração, Instituto de Artes, .,Cargo ou função, Direção.

  • 01/2014

    Ensino, Programa de Pós Graduação em Artes, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Dimensões técnico-expressiva nos processos de criação vocal

  • 08/2012 - 12/2015

    Direção e administração, Instituto de Artes, .,Cargo ou função, Vice-coordenadora do Curso de Especialização Arte-terapia/Terapias Expressivas.

  • 03/2013 - 08/2015

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Estadual Paulista, .,Cargo ou função, Comissão de Especialistas de Extensão Universitária - Reitoria/ Proex.

  • 02/2005 - 03/2015

    Ensino, Licenciatura em Arte - Teatro, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Expressão vocal I (64h/a)

  • 02/2013 - 01/2015

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Artes, .,Cargo ou função, Vice presidente Comissão de Pesquisa.

  • 01/2005

    Ensino, Licenciatura em Teatro, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Expressão Vocal II

  • 01/2014 - 12/2014

    Ensino, Bacharelado em Artes Cênicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Laboratório de Corpo e Voz I. 60h, Laboratório de Corpo e Voz I. 120h

  • 10/2008 - 12/2014

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Artes, .,Cargo ou função, Representante da CPEU junto à Congregação do Instituto de Artes.

  • 09/2010 - 08/2014

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Artes, .,Cargo ou função, Membro Titular do Conselho do Departamento de Artes Cênicas, Educação e Fundamentos da Comunicação.

  • 01/2013

    Ensino, Licenciatura em Arte - Teatro, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Laboratório de Corpo e Voz I

  • 03/2011 - 06/2013

    Ensino, Programa de Pós-Graduação em Artes, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Dimensão técnico - expressiva nos processos de criação vocal. 60h., Voz, partitura do ator

  • 01/2013

    Ensino, Licenciatura em Arte - Teatro, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Laboratório de Corpo e Voz II. 60 h/a

  • 01/2010

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Artes, .,Cargo ou função, Membro Titular da Comissão de Pesquisa do Instituto de Artes.

  • 01/2008

    Ensino, Licenciatura em Arte - Teatro, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Atividades Complementares

  • 02/2011 - 12/2012

    Ensino, Licenciatura em Teatro, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Linguagem sonora. 60h.

  • 01/2010

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Artes, .,Cargo ou função, Membro Titular do Conselho de Curso de Licenciatura em Arte-Teatro.

  • 01/2005

    Ensino, Licenciatura em Arte - Teatro, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Coordenação das atividades acadêmicas, cientificas e culturais

  • 02/2011 - 12/2011

    Ensino, Abi - Artes Visuais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Linguagem sonora. 60h.

  • 04/2011 - 04/2011

    Extensão universitária , Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas e Fundamentos da Educação e da Comunicação.,Atividade de extensão realizada, A sonoplastia enquanto elemento da linguagem cenica: softwares de produção de áudio.

  • 03/1999 - 12/2010

    Extensão universitária , Instituto de Artes, .,Atividade de extensão realizada, Pronto-socorro de voz: diagnóstico, orientação e encaminhamento de discentes com queixas de alteração vocal..

  • 02/1998 - 12/2010

    Ensino, Bacharelado em Música Canto Lírico, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fisiologia da Voz (64 h/a)

  • 03/2010 - 06/2010

    Ensino, Ecologia, arte e sustentabilidade, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Corpo e Voz em Movimento. 60h.

  • 02/2004 - 02/2010

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Artes, .,Cargo ou função, Membro da Comissão Permanente de Administração.

  • 01/2009

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, Educação e Fundamentos da Comunicação.,Cargo ou função, Membro da Comissão que regulamentou o uso dos espaços do Instituto de Artes pela comunidade externa. Portaria 02 de 30 de março de 2009. Mesária nas eleição do Conselho de Curso do Depto. de Música..

  • 10/2009 - 12/2009

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Artes, .,Cargo ou função, Membro da Comisão que estabeleceu os critérios de méritos acadêmicos para concurso de Prof. Titular no Instituto de Artes. Portaria 35 de 01/09/2009.

  • 02/2006 - 06/2008

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Artes, .,Cargo ou função, Membro do Conselho do Departamento de Artes Cênicas, Educação e Fundamentos da Comunicação..

  • 02/2006 - 06/2008

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Artes, .,Cargo ou função, Membro do Conselho do Curso de Licenciatura em Artes Cênicas / Educação Artística.

  • 03/2007 - 12/2007

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas e Fundamentos da Educação e da Comunicação.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Estudos para a implantação do Bacharelado em Artes Cênicas.

  • 02/2007 - 12/2007

    Ensino, Licenciatura em Educação Musical, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Coordenação de Atividades Programadas, Voz e Expressão

  • 02/2007 - 12/2007

    Ensino, Bacharelado em Música, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Abordagem fonoaudiológica no canto lírico (OP), Laboratório de voz (OP), Saúde vocal (OP), Voz falada para canto (OP)

  • 07/1997 - 12/2005

    Ensino, Licenciatura em Educação Artística, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Expressão Vocal I. 60h, Expressão Vocal lI. 60h, Expressão Vocal no Teatro (op). 32h.

  • 09/2003 - 03/2004

    Direção e administração, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas e Fundamentos da Educação e da Comunicação.,Cargo ou função, Coordenadora do Curso de Licenciatura em Educação Artística.

  • 10/1997 - 02/2004

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Artes, .,Cargo ou função, Membro do Conselho do Departamento de Artes Cênicas, Educação e Fundamentos da Comunicação.

  • 11/2001 - 01/2004

    Direção e administração, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas e Fundamentos da Educação e da Comunicação.,Cargo ou função, Vice Coordenadora do Conselho de Curso de Educação Artística.

  • 01/2001 - 01/2004

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Artes, .,Cargo ou função, Membro da Comissão Permanente de Extensão Universitária..

  • 01/1999

    Ensino, Licenciatura em Educação Artística, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Encenação - 4 horas/aula

  • 01/1999

    Ensino, Licenciatura em Educação Artística, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos da expressão e comunicação artística - artes cenicas

  • 09/1998 - 11/1998

    Extensão universitária , Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas e Fundamentos da Educação e da Comunicação.,Atividade de extensão realizada, Trabalhando a voz falada do idoso: Projeto Senior.

1996 - 1996

Universidade Federal de São Paulo

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor convidado, Carga horária: 2

Outras informações:
Disciplina: Reeducação dos Problemas de voz no Curso de Fonoaudiologia

Atividades

  • 07/2003 - 07/2003

    Ensino, Fonoaudiologia, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Voz profissional:avaliação do cantor lírico e popular.

  • 11/2002 - 12/2002

    Ensino, Fonoaudiologia, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Voz Profissional

  • 03/2002 - 12/2002

    Ensino, Fonoaudiologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Avaliação de Linguagem: voz, Introdução à Fonoaudiologia: voz, Patologias da laringe e disfonias, Supervisão e orientação: ambulatório das disfonias, Treinamento auditivo

  • 10/1996 - 12/1996

    Ensino, Fonoaudiologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, terapia dos distúrbios da voz

  • 03/1990 - 11/1990

    Ensino, Fonoaudiologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, treinamento em voz e dicção

  • 03/1989 - 11/1989

    Estágios , Departamento de Fonoaudiologia, Ambulatório de Atendimento dos Problemas de Voz.,Estágio realizado, supervisão e orientação.

  • 03/1988 - 11/1988

    Estágios , Departamento de Fonoaudiologia, Ambulatório de Atendimento dos Problemas de Voz.,Estágio realizado, supervisão e orientação.

  • 03/1987 - 11/1987

    Estágios , Departamento de Fonoaudiologia, Ambulatório de Atendimento dos Problemas de Voz.,Estágio realizado, supervisão e orientação.

1980 - 1980

Universidade de São Paulo

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor convidado, Carga horária: 4

Outras informações:
Disciplinas ministradas no Curso de Fonoaudiologia: Reeducação de problemas de voz Técnica vocal

Atividades

  • 08/1980 - 12/1980

    Ensino, Fonoaudiologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Técnicas de impostação de voz, Reabilitação dos problemas de voz

2002 - 2002

Faculdade Santa Marcelina

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor convidado, Carga horária: 3

Atividades

  • 03/2002 - 06/2002

    Ensino, Bacharelado em Música, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fisiologia da Voz

1999 - 2006

Studio Fátima Toledo

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 2

Outras informações:
O Studio Fátima Toledo prepara atores para atuar em televisão e cinema. De 11/2005 a 03/2006, fiz a Coordenadação Pedagógica do Studio.

Atividades

  • 07/1989 - 03/2006

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Expressão Vocal

1984 - 1989

Teatro Escola Macunaíma

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 6

Outras informações:
O Teatro Escola Macunaíma é um curso profissionalizante de formação de atores. Disciplina: Expressão Vocal

Atividades

  • 07/1997 - 03/2006

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Expressão Vocal

1983 - 1983

Teatro Escola Célia Helena

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 2

Outras informações:
Curso de formação de atores

Atividades

  • 01/1983 - 12/1983

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Expressão Vocal

1984 - 1984

Conservatório de Artes Dramáticas Emílio Fontana

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 6

Atividades

  • 01/1984 - 12/1984

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Expressão Vocal