Claudia Ota Suginohara

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo Sp pela Universidade de São Paulo(1974), especialização em Formaçao em Terapia Artística Antroposófica pelo Associaçao Sagres(2006), mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo(1986) e doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo(1990). Atualmente é professor assistente doutor da Faculdade de Arquitetura Artes e Comunicações da Universidade Estadual Paul e Assessora do Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Tem experiência na área de Desenho Industrial, com ênfase em Programação Visual. Atuando principalmente nos seguintes temas:Arquitetura em Madeira e Identidade Cultural, Desempenho de Protótipo, Conforto Ambiental, Preservação da Madeira, Habitação em Madeira e Tecnologia em Madeira.

Informações coletadas do Lattes em 23/10/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Arquitetura e Urbanismo

1986 - 1990

Universidade de São Paulo
Título: A Habitação em Madeira no Norte do Mato Grosso : Propostas e Resultados Experiimentais
Orientador: Profª Drª Marlene Picarelli
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil. Palavras-chave: Arquitetura em Madeira e Identidade Cultural; Desempenho de Protótipo; Conforto Ambiental; Preservação da Madeira; Habitação em Madeira; Tecnologia em Madeira. Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Identidade Cultural. Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Projeto de Arquitetura e Urbanismo. Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Tecnologia de Arquitetura e Urbanismo. Setores de atividade: Desenvolvimento Urbano; Planejamento e Gestão das Cidades, Inclusive Política e Planejamento Habitacional; Produtos e Serviços Recreativos, Culturais, Artísticos e Desportivos.

Mestrado em Arquitetura e Urbanismo

1978 - 1986

Universidade de São Paulo
Orientador: Profª Drª Marlene Picarelli
Palavras-chave: Habitação em Madeira; Conforto Ambiental; Preservação da Madeira; Tecnologia em Madeira; Arquitetura em Madeira; Ocupação em Madeira e a Identidade Cultural. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Projeto de Arquitetura e Urbanismo. Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Tecnologia de Arquitetura e Urbanismo. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Identidade Cultural. Setores de atividade: Desenvolvimento Urbano; Planejamento e Gestão das Cidades, Inclusive Política e Planejamento Habitacional; Produtos e Serviços Recreativos, Culturais, Artísticos e Desportivos.

Especialização em Formaçao em Terapia Artística Antroposófica

2003 - 2006

Associaçao Sagres
Orientador: Dulcineia Montico

Graduação em Arquitetura e Urbanismo Sp

1970 - 1974

Universidade de São Paulo

Formação complementar

2009 - 2010

As Sete Qualidades Anímicas: caminho entendimento. (Carga horária: 40h). , Moacyr Moraes & Jorge Hosomi.

2009 - 2009

História da Arte: Reflexo de Impulsos Espirituais. (Carga horária: 88h). , Moacyr Moraes & Jorge Hosomi.

2003 - 2003

Mac OS X. (Carga horária: 8h). , Centro de Tecnologia Digital - MacMouse.

2003 - 2003

Transformar os sentidos. (Carga horária: 6h). , Federação das Escolas Waldorf.

2003 - 2003

Auto desenvolvimento do educador. (Carga horária: 16h). , Federação das Escolas Waldorf.

2002 - 2002

Os Doze Sentidos. (Carga horária: 30h). , Formação de Profissionais de Recursos Especiais na Pedagogia Waldorf.

1997 - 1997

Feng Shui Modulos 1 2 e 3. , Consultora Em Feng Shui Liliana Passera.

1997 - 1997

Arquitetura Organica. , Instituto Elo de Economia Associativa.

1995 - 1996

Desenhar com o Lado Direito do Cerebro. , Curso do Rondino.

1984 - 1984

Desenvolvimento de Tecnicas de Modelos e Prototipo. , SENAI - Departamento Nacional.

1981 - 1983

Ingles Estágios Básico e Avançado. , Associação Alumini.

1980 - 1980

O Conhecimento Arquitetonico e a Construção. , Curso de Pos Graduação da Fau Usp.

1976 - 1976

O Impacto do Homem na Natureza. , Sociedade Botanica do Brasil.

1975 - 1975

Ecologia Urbana de Areas Metropolitanas. , Curso de Pos Graduação da Fau Usp.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: Programação Visual.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: Desenho de Produto.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Projeto de Arquitetura e Urbanismo.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Tecnologia de Arquitetura e Urbanismo.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Educação Artística.

Participação em eventos

OFICINA DE ILUSTRAÇÃO, CRIAÇÃO E LEITURA.Participação na Oficina de ILUSTRAÇÃO, CRIAÇÃO E LEITURA, dada pelo ilustrador Michele Iacocca, no evento do III Encontro de Arte e Cultura. 2002. (Oficina).

X REUNIÃO ANUAL DA SBPN.Participação na X REUNIÃO ANUAL DA SBPN, promovida pela Sociedade Nacional de Pesquisadores Nikkeis, em São Paulo - SP. 2002. (Encontro).

III ENCONTRO DE ARTE E CULTURA.Participação no III ENCONTRO DE ARTE E CULTURA, realizado pelo Departamento de Artes e Representação Gráfica da FAAC-UNESP-Bauru. 2002. (Encontro).

PALESTRA SOBRE INTELIGENCIA.Participação em Palestra INTELIGENCIA ARTIFICIAL OU IMBECILIDADE AUTOMATIZADA? MAQUINAS PODEM TER SENTIMENTOS?, promovida pelo Departamento de Computação - Laboratório de Computação da Faculdade de Ciencias da UNESP - Bauru. 2002. (Outra).

IX REUNIÃO ANUAL DA SBPN.Participação na IX REUNIÃO ANUAL DA SBPN, promovida pela Sociedade Brasileira de Pesquisadores Nikkeis, em Bauru - SP. 2001. (Encontro).

INTERDESIGINER 2001.Participação no INTERDESIGNER 2001- 7ª SEMANA DO DESIGN, organnizado por alunos e docentes do Curso de Desenho Industrial -FAAC-UNESP-Bauru. 2001. (Encontro).

IV JORNADA INTERDISCIPLINAR - IDENTIDADE E ALTERIDADE NO BRASIL CONTEMPORANEO.Participação no IV JORNADA INTERDISCIPLINAR - IDENTIDADE E ALTERIDADE NO BRASIL CONTEMPORANEO, promovido pelo Departamento de Ciencias Humanas FAAC-UNESP-Bauru. 2001. (Encontro).

OFICINA; O SORRISO LEONARDESCO: DE BACCO A MONA LISA - UMA VISÃO FREUDIANA.Participação na Oficina: O SORRISO LEONARDESCO: DE BACCO A MONA LISA - UMA VISÃO FREUDIANA, no evento XI Semana da Educação - Semana da Pedagogia, promovida pelo Curso de Pedagogia da FCT-UNESP-Presidente Prudente.. 2000. (Oficina).

OFICINA: A CULTURA DA DIVERSIDADE OU O ELOGIA PELA DIFERENÇA.Participação na Oficina: A CULTURA DA DIVERSIDADE OU O ELOGIO PELA DIFERENÇA, promovida pelo Curso de Pedagogia da FCT-UNESP-PP. 2000. (Oficina).

XI SEMANA DA EDUCAÇÃO - SEMANA DE PEDAGOGIA.Participação na XI SEMANA DA EDUCAÇÃO - SEMANA DA PEDAGOGIA - O UNIVERSO EM DESCONSTRUÇÃO , promovida pelo Curso de Pedagogia da FCT-UNESP-PP. 2000. (Encontro).

SEMANA DE SEMINARIO NO CENTRARTE.Participação na SEMANA DE SEMINARIO NO CENTRARTE, sendo palestrante o Sr Udo Hermannstorfer, apresentando interpretações e relaçòoes entre o Conto de W.J.Goethe - A Bela Liria e a Serpente Verde - e o drama de mistérios de Rudolf Steiner - O Portal da Iniciação - SP. 1999. (Seminário).

INTERDESIGNER 1999 - TRNASDESIGN.Participação no INTERDESIGNER 1999 - TRANSDESIGN, promovido por alunos e docentes do Curso de Desenho Industrial-FAAC-UNESP-Bauru. 1999. (Encontro).

PAISAGEM/PAISAGENS 3.Participação no PAISAGEM/PAISAGENS - 3º ENCONTRO SOBRE O ESTUDO DA PAISAGEM, promovido pelo IG-UNESP-Rio Claro. 1998. (Encontro).

X EREA.Participação como Mediadora de Mesa Redonda no X EREA: Conciliar os Novos Paradigmas à Arquitetura do seculo XXI. 1997. (Encontro).

XX CONGRESSO PANAMERICANO DE ARQUITETOS. Participação no XX CONGRESSO PANAMERICANO DE ARQUITETOS - REDESCOBRINDO A AMERICA - promovido pela Federação Panamericana de Arquitetos e IAB-DF, Brasilia - DF. 1996. (Congresso).

.Participação no PAISAGEM/PAISAGENS - 2º ENCONTRO INTERDISCIPLINAR SOBRE O ESTUDO DA PAISAGEM, promovido pelo Departamento de Desenho Industrial - FAAC-UNESP-Bauru. 1996. (Encontro).

ENCONTRO NACIONAL DE MODELOS DE SIMULAÇÃO DE AMBIENTES.Participação no ENCONTRO NACIONAL DE MODELOS DE SIMULAÇÃO DE AMBIENTES, promovido pela FUPAM - USP - SP. 1995. (Encontro).

III EBRAMEM.Participação noo III EBRAMEN - Encontro Brasileiro em Madeiras e Estruturas em Madeira, promovido pelo Departamento de Estrutura da EESC-USP- São Carlos. 1989. (Encontro).

33ª REUNIÃO ANUAL DA SBPC.Participação na 33ª REUNIÃO ANUAL DA SBPC , promovida pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciencia, em Salvador - BA. 1981. (Encontro).

32ª REUNIÃO ANUAL DA SBPC.Participação na 32ª REUNIÃO ANUAL DA SBPC, promovida pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciencia, no Rio de Janeiro - RJ. 1980. (Encontro).

Participação em bancas

Aluno: CLAUDIA MARIA BASSETTO JESUINO

BIANCARDI, Cleide Santos Costa; SPINELLI, João;SUGINOHARA, Claudia Ota. Impressões Urbanas. 2002. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Poeticas Visuais) - Faculdade de Arquitetura Artes e Comunicações da Universidade Estadual Paul.

Aluno: CLAUDIA MARIA BASSETTO JESUINO

BIANCARDI, Cleide Santos Costa; NEVES, A. F.;SUGINOHARA, Claudia Ota. Exame Geral de Qualificação de Mestrado. 2002. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Poéticas Visuais) - Faculdade de Arquitetura Artes e Comunicações da Universidade Estadual Paul.

Aluno: CLEIA RUBIA DE ANDRADE E CASTRO

NASCIMENTO JUNIOR, Antonio Fernandes; KAWAUCHI, Paulo;SUGINOHARA, Claudia Ota. A Forma, a Construção da Imagem e a Qualidade Ambiental do Centro da Cidade de Londrina. 2002. Dissertação (Mestrado em Projeto Arte e Sociedade) - Faculdade de Arquitetura Artes e Comunicações da Universidade Estadual Paul.

Aluno: Paula Fernandes Dias

NASCIMENTO JUNIOR, Antonio Fernandes; KAWAUCHI, Paulo;SUGINOHARA, Claudia Ota. Exame Geral de Qualificação de Mestrado. 1999. Dissertação (Mestrado em Projeto, Arte e Sociedade) - Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicações, da UNESP.

Aluno: Emilia Falcão Pires

LIMA, L. G. C.;SUGINOHARA, Claudia Ota; CARON, J.. Qualidade das Areas Verdes de Recreação: Estudo de Caso em Bauru/SP. 1998. Dissertação (Mestrado em Projeto, Arte e Sociedade) - Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicações, da UNESP.

Aluno: Cleia Rubia de Andrade Castro

NASCIMENTO JUNIOR, Antonio Fernandes; KAWAUCHI, Paulo;SUGINOHARA, Claudia Ota. Exame Geral de Qualificação de Mestrado. 1998. Dissertação (Mestrado em Projeto, Arte e Sociedade) - Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicações, da UNESP.

Aluno: Emilia Falcão Pires

LIMA, L. G. C.;SUGINOHARA, Claudia Ota; CARON, J.. Exame Geral de Qualificação de Mestrado. 1997. Dissertação (Mestrado em Projeto, Arte e Sociedade) - Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicações, da UNESP.

Aluno: Léa Cristina Lucas de Souza

MATTOS, A.; PIRES, E. C.; TROVATTI, L. R.; TAVARES, A. C.;SUGINOHARA, Claudia Ota. Influencia da Geometria Urbana na Temperatura do Ar ao nivel do Pedestre.. 1996. Tese (Doutorado em Engenharia) - Escola de Engenharia de São Carlos da USP.

Aluno: Lílian Farah Nagato

LEFEVRE, J. E. A.;SUGINOHARA, Claudia Ota; MELLO, L. M.; MACEDO, S. S.. Urbanização de Favela na Bacia do Guarapiranga. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Usp.

Aluno: Sávio Almeida Fernandes

FERREIRA, João Sette Whitaker; KAISER, Clara;SUGINOHARA, Claudia Ota. Intervenção Urbana em Pinheiros. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Usp.

Aluno: CAROLINA PERES FERRES

SUGINOHARA, Claudia Ota; BUSATO, Sergio; MASSERAN, Paulo. A Atuação da POC e o Papel da Imaginação. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenho Industrial) - Faculdade de Arquitetura Artes e Comunicações da Universidade Estadual Paul.

Aluno: JORGE LUIS DA SILVA HAIS

SUGINOHARA, Claudia Ota; BUSATO, Sergio; AMARAL, Claudio Silveira. O Caminho das Imagens nas Cartas do Tarot. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenho Industrial) - Faculdade de Arquitetura Artes e Comunicações da Universidade Estadual Paul.

Aluno: Selma Akamatu

SALCEDO, R. B.;SUGINOHARA, Claudia Ota; PIRES, E. F.; IKEDA, L. O.. Spa em São Carlos. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo) - Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicações, da UNESP.

Aluno: Mariana Spagnuolo

SUGINOHARA, Claudia Ota; PASCHOARELLI, L. C.; SALCEDO, R. B.. Super Boom - A Fabrica de Bolhas. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Desenho Industrial) - Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicações, da UNESP.

Aluno: Fabricio Pinheiro Costa

SUGINOHARA, Claudia Ota; PASCHOARELLI, L. C.; SALCEDO, R. B.. Gestão de Marca - Com Design!. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Desenho Industrial) - Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicações, da UNESP.

Aluno: Emerson Bergamaschi

SUGINOHARA, Claudia Ota; PASCHOARELLI, L. C.; SALCEDO, R. B.. Design Solidario. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Desenho Industrial) - Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicações, da UNESP.

Aluno: Maria Carolina Medeiros

GOYA, C. R. Y.;SUGINOHARA, Claudia Ota; GIUNTA, M. A. B.. Design de Joias: Um Olhar sobre a Identidade Brasil. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Desenho Industrial) - Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicações, da UNESP.

Aluno: Estela Maria Spagnol

LANDIM, P. C.;SUGINOHARA, Claudia Ota; PASCHOARELLI, L. C.. Trama. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Desenho Industrial) - Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicações, da UNESP.

Aluno: Fábio Lapuente Mahl

LANDIM, P. C.;SUGINOHARA, Claudia Ota; FURTADO, L. F. C.. Outdoors e suas Consequencias na Poluição Visual da Cidade de Bauru. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Desenho Industrial) - Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicações, da UNESP.

Aluno: Roberta Gentil

SALCEDO, R. B.;SUGINOHARA, Claudia Ota; PIRES, E. F.. Aeroporto Bartolomeu de Gusmões - Araraquara. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo) - Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicações, da UNESP.

Aluno: Edna Harumi Fukushima

DOMICIANO, C. L. C.;SUGINOHARA, Claudia Ota; MIGUEL, M.. Os Cinco Sentidos - Projeto de Animação. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Desenho Industrial) - Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicações, da UNESP.

Aluno: Elson Luis Pimenta

FURTADO, L. F. C.;SUGINOHARA, Claudia Ota; FIGUEIREDO, J. L. V.. Visões em Pessoa: Poesia, Fotografia, Intersecções entre Heteronimos de Fernando Pessoa. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Desenho Industrial) - Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicações, da UNESP.

Aluno: Karla Teixeira

SUGINOHARA, Claudia Ota; NAKATA, M. K.; MASSERAN, P. R.. Influencia Negra na Musica Brasileira. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Desenho Industrial) - Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicações, da UNESP.

Aluno: Carlos Alberto Rodrigues

SUGINOHARA, Claudia Ota; RODRIGUES, O. V.; BUSATO, S. L.. Micro Modulos - Novos Moveis para Novos Ambientes. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Desenho Industrial) - Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicações, da UNESP.

Aluno: Andrea Paula Horne

SUGINOHARA, Claudia Ota; DOMICIANO, C. L. C.; PIRES, E. F.. Chamas e Brasas. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Desenho Industrial) - Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicações, da UNESP.

Aluno: VANIA PEREIRA DE ARAÚJO

SUGINOHARA, Claudia Ota; NAKATA, M. K.; AMARAL, Claudio Silveira. O Homem e a Dança. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Desenho Industrial) - Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicações, da UNESP.

Aluno: Juliana Magri de Souza

SUGINOHARA, Claudia Ota; SILVA, J. M. R.; AMARAL, Claudio Silveira. Pré-Livro: para Crianças de 3 a 4 anos de idade. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Desenho Industrial) - Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicações, da UNESP.

Aluno: Glaucia Yara Pitoli

BIGAL, S. M.; ALBERTI, S. S.;SUGINOHARA, Claudia Ota. Fotos e Design. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Desenho Industrial) - Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicações, da UNESP.

Aluno: Lluciane Ferreira Chaskel

RONCONI, R. L. N.;SUGINOHARA, Claudia Ota. Vila Madalena - Uma Parada na Tecnologia. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Usp.

Aluno: Fernanda Mendes e Silva

AMARAL, Claudio Silveira;SUGINOHARA, Claudia Ota; MASSERAN, P. R.. Centro Social em Bauru. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo) - Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicações, da UNESP.

Aluno: Hidalgo Romero Lopes

AMARAL, Claudio Silveira; MASSERAN, P. R.;SUGINOHARA, Claudia Ota. Projeto de Casa em Ilha Bela. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo) - Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicações, da UNESP.

Aluno: Melissa de Angelis

AMARAL, Claudio Silveira; MASSERAN, P. R.;SUGINOHARA, Claudia Ota. Ferrovia e Centralidade - Piracicaba. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo) - Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicações, da UNESP.

Aluno: Flavio Gonçalves Racy

MASSERAN, P. R.; AMARAL, Claudio Silveira;SUGINOHARA, Claudia Ota. Projeto de Hospital - Ibitinga. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo) - Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicações, da UNESP.

Aluno: Andrea Midori Kaiamoti

MASSERAN, P. R.; AMARAL, Claudio Silveira;SUGINOHARA, Claudia Ota. Ferrovia e Centralidade - Bauru. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo) - Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicações, da UNESP.

Aluno: Patricia Mussio Rovere

CONSTANTINO, N. R. T.;SUGINOHARA, Claudia Ota. Clinicas Terapeuticas - Valinhos. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo) - Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicações, da UNESP.

Aluno: Naiara Luchini de Assis

CONSTANTINO, N. R. T.;SUGINOHARA, Claudia Ota. Projeto Ambientalista em Fundo de Vale. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo) - Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicações, da UNESP.

Aluno: Erica Ayumi Yoda

SUGINOHARA, Claudia Ota; RODRIGUES, O. V.; SILVA, J. M. R.. Design de Joias e a Arte Indigena. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Desenho Industrial) - Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicações, da UNESP.

Aluno: Cilmara Kimie Okida

SUGINOHARA, Claudia Ota; GOYA, C. R. Y.; BUSATO, S. L.. Legião de Signos, Sons e Imagens. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Desenho Industrial) - Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicações, da UNESP.

Aluno: Simone Nunes

SUGINOHARA, Claudia Ota; GOYA, C. R. Y.; ROSSI, Dorival Campos. Reconhecimento de Corpos. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Desenho Industrial) - Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicações, da UNESP.

Aluno: Estevão Augusto Fernandes

LANDIM, P. C.; BUSATO, S. L.;SUGINOHARA, Claudia Ota. Forma e Cor em Matisse: uma releitura. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Desenho Industrial) - Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicações, da UNESP.

Aluno: Andre Luis Bossay Sanches

BIGAL, S. M.; ALBERTI, S. S.;SUGINOHARA, Claudia Ota. Design Grafico Brasileira. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Desenho Industrial) - Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicações, da UNESP.

Aluno: Ana Lopes Rojo

RODRIGUES, O. V.; SILVA, J. C. P.;SUGINOHARA, Claudia Ota. Cultura Negra na Joalheria. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Desenho Industrial) - Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicações, da UNESP.

Aluno: Andre Eischemberg Teruya

MASSERAN, P. R.;SUGINOHARA, Claudia Ota; ROSSI, Dorival Campos. O Muro e o Mendigo - Uma Proposta para uma Estação do Metro - São Paulo. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo) - Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicações, da UNESP.

Aluno: Tatiana Borin

AMARAL, Claudio Silveira;SUGINOHARA, Claudia Ota; MASSERAN, P. R.. O Negativo em Ouro Preto. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo) - Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicações, da UNESP.

Aluno: Everton Luis F

AMARAL, Claudio Silveira;SUGINOHARA, Claudia Ota; MASSERAN, P. R.. Lima.Reurbanização do Vale do Anhangabau. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo) - Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicações, da UNESP.

Aluno: Marcio Moscardo

MASSERAN, P. R.;SUGINOHARA, Claudia Ota; AMARAL, Claudio Silveira. Da Cia F.T.N.S. da Ponte à Sorocaba do Seculo XXI - a Possibilidade de uma Espacialidade Urbana. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo) - Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicações, da UNESP.

Aluno: Mauricio Rezende

AMARAL, Claudio Silveira;SUGINOHARA, Claudia Ota; MASSERAN, Paulo; NASCIMENTO JUNIOR, Antonio Fernandes. Ivaporunduva - Em Busca de um Espaço Social. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo) - Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicações, da UNESP.

Aluno: Telma de Souza

VILELA, V. M. J.;SUGINOHARA, Claudia Ota; PIRES, E. F.. Utero Gaya - Estação Ambiental de Ilha Anchieta. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo) - Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicações, da UNESP.

Aluno: Alessandra Cantieri

RETTO JUNIOR, A. S.;SUGINOHARA, Claudia Ota; ENOKIBARA, Marta. Espaço Publico em Bauru. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo) - Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicações, da UNESP.

Aluno: Almir Rogerio Jakubaitis

SUGINOHARA, Claudia Ota; AMARAL, Claudio Silveira; FLOREZ, R. G.. Eixo Cultural em Bauru: Metologia de Projeto. 1998. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo) - Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicações, da UNESP.

Aluno: Fernando Canova

SUGINOHARA, Claudia Ota; AMARAL, Claudio Silveira; ENOKIBARA, Marta. Identiidade Cultural em Itupeva. 1998. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo) - Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicações, da UNESP.

Aluno: Andrea Ballarim Targa

SUGINOHARA, Claudia Ota; AMARAL, Claudio Silveira; ENOKIBARA, Marta. Praça Cultural em Botucatu. 1998. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo) - Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicações, da UNESP.

Aluno: Wanderley Somaio

RETTO JUNIOR, A. S.;SUGINOHARA, Claudia Ota; ENOKIBARA, Marta. Eixo Cultural em Bauru. 1998. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo) - Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicações, da UNESP.

Aluno: Sebastião Braga Neto

AMARAL, Claudio Silveira;SUGINOHARA, Claudia Ota. Centro Cultural em Araraquara. 1998. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo) - Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicações, da UNESP.

Aluno: Rodrigo Riad Said

RETTO JUNIOR, A. S.;SUGINOHARA, Claudia Ota. Centro de Exposições em Bauru. 1998. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo) - Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicações, da UNESP.

Aluno: Sueli Yumi Suhara

ENOKIBARA, Marta;SUGINOHARA, Claudia Ota; CALDEIRA, M. H. C.. Capela, Cemiterio e Parque em Bastos. 1998. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo) - Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicações, da UNESP.

Aluno: Patricia M

RETTO JUNIOR, A. S.;SUGINOHARA, Claudia Ota; CALDEIRA, M. H. C.. Pereira.Intervenção sob o Minhocão. 1998. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo) - Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicações, da UNESP.

Aluno: Daniela Mayumi Kodaira

SALCEDO, R. B.;SUGINOHARA, Claudia Ota; PIRES, E. F.. Reciclagem de Lixo em Campinas. 1998. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo) - Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicações, da UNESP.

Aluno: Daniela Schiavotelli

SUGINOHARA, Claudia Ota; DIAS, E. Q.; LEMES, M.. Agencia de Desenvolvimento de Franca. 1997. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo) - Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicações, da UNESP.

Aluno: Gisele Junko Kan No

SUGINOHARA, Claudia Ota; AMARAL, Claudio Silveira; MOSCH, M.. Centro Educacional da Pedagogia Waldorf em Botucatu. 1997. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo) - Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicações, da UNESP.

Aluno: Anny Hiratsuka

SUGINOHARA, Claudia Ota; AMARAL, Claudio Silveira; ENOKIBARA, Marta. Centro de Cultura Japonesa em Bauru. 1997. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo) - Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicações, da UNESP.

Aluno: Rodrigo Brogna

AMARAL, Claudio Silveira; DIAS, E. Q.;SUGINOHARA, Claudia Ota. Centro de Diversões em Araraquara. 1997. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo) - Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicações, da UNESP.

Aluno: Sandra Leonora Alvares

AMARAL, Claudio Silveira; DIAS, E. Q.;SUGINOHARA, Claudia Ota. Corredor do Trem em Rio Claro. 1997. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo) - Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicações, da UNESP.

Aluno: Sandra Duran

AMARAL, Claudio Silveira; DIAS, E. Q.;SUGINOHARA, Claudia Ota. Projeto para Escola: Pedagogia Frenet - Bauru. 1997. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo) - Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicações, da UNESP.

Aluno: Wanderley Antonio Vieira Junior

SUGINOHARA, Claudia Ota; OLIVEIRA NETO, L.; FARIA, O. B.. Análise de Projeto e Obra: Instituto de Idiomas Yazigi de Bauru. 1996. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Faculdade de Engenharia da UNESP-Campus de Bauru.

Aluno: Arnaldo Fernades da Silva Filho

CONSTANTINO, N. R. T.; CALDEIRA, M. H. C.;SUGINOHARA, Claudia Ota. Habitação de Baixo Custo - Vila Operaria. 1996. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo) - Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicações, da UNESP.

Aluno: Luciana Maria da Silva

SUGINOHARA, Claudia Ota; DIAS, E. Q.; VILELA, V. M. J.. Centro Social Urbano em Bauru. 1995. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo) - Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicações, da UNESP.

Aluno: Marli Ferreira

SUGINOHARA, Claudia Ota; DIAS, E. Q.; LEMES, M.. Espaço Cultural Vera Cruz - São Bernardo do Campo. 1995. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo) - Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicações, da UNESP.

Aluno: Alessandra Nannini

SUGINOHARA, Claudia Ota; DIAS, E. Q.; LEMES, M.. Os Aspectos Urbanos e Climaticos Interferindo na Moradia. 1995. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo) - Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicações, da UNESP.

Aluno: Aline Costa

DIAS, E. Q.;SUGINOHARA, Claudia Ota. Levantamento e Diretrizes para Implantação de um Espaço Teatral para a Cidade de São Carlos. 1995. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo) - Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicações, da UNESP.

Aluno: Eduardo Gonçalves Felipe Antonio

CORREA, P.; SOUZA, L. C. L.;SUGINOHARA, Claudia Ota. Centro Esportivo e Social para Bairro Popular - Marilia. 1995. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo) - Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicações, da UNESP.

Aluno: Paola Johana Manterola Oliva

DIAS, E. Q.; VILELA, V. M. J.;SUGINOHARA, Claudia Ota. Unidade Informacional. 1995. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo) - Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicações, da UNESP.

Aluno: Rodrigo Jose Firmino

DIAS, E. Q.; VILELA, V. M. J.;SUGINOHARA, Claudia Ota. Espaços Tecnologicos para o Desenvolvimento Regional de Bauru. 1995. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo) - Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicações, da UNESP.

Aluno: Valeria Sartori Marin

SUGINOHARA, Claudia Ota; DIAS, E. Q.; VILELA, V. M. J.. A Saude do Homem Urbano. 1995. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo) - Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicações, da UNESP.

SUGINOHARA, Claudia Ota; CAMPOS, M. C. M.; LEME, M. B.. Concurso Publico de Titulos e Provas para PROVIMENTO DE CARGO de Professor Assistente Doutor, regime RDIDP, disciplin TELEVISÀO. 2003. Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicações, da UNESP.

SUGINOHARA, Claudia Ota; CARON, J.; ANTUNES, R.. Concurso para Preenchimento de Função Docente - conjunto de disciplinas do TPI - Curso de Arquitetura. 1997. Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicações, da UNESP.

ENOKIBARA, Marta;SUGINOHARA, Claudia Ota; ROSSI, Dorival Campos. Participação na Comissão Julgadora para Seleção de Projeto que representará a FAAC no Concurso Internacional de Escolas de Arquitetura da V BIENAL INTERNACIONAL DE ARQUITETURA. 2002. Faculdade de Arquitetura Artes e Comunicações da Universidade Estadual Paul.

PINHO, F.; TOLCEDO, A.;SUGINOHARA, Claudia Ota; CARAMELLA, E. G. P.; CONSTANTINO, N. R. T.; VILELA, V. M. J.. Participação na Comissão Julgadora para Seleção de Projeto que representará a FAAC no Concurso Internacional de Escolas de Arquitetura da 4ª BIENAL INTERNACIONAL DE ARQUITETURA. 1999. Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicações, da UNESP.

Orientou

Tabta Rosa de Olivieira

O Processo de Formação de Imagem e o Acesso ao Aprendizado no Ensino Fundamental: Pequenoso Obreiros de Curuça - 2ª serie; Início: 2002; Iniciação científica (Graduando em Curso de Desenho Industrial) - Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicações, da UNESP; (Orientador);

Elisa Margot Voght Licht

O Processo de Formação de Imagem e o Acesso ao Aprendizado no Ensino Fundamental: Pequenos Obreiros de Curuça - 3ª a 4ª series; Início: 2002; Iniciação científica (Graduando em Curso de Desenho Industrial) - Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicações, da UNESP; (Orientador);

Anderson Okuno

O Processo de Formação de Imagem e o Acesso ao Aprendizado no Ensino Fundamental: POC- Pequenos Obreiros de Curuça - 4ª a 5ª series; Início: 2002; Iniciação científica (Graduando em Curso de Desenho Industrial) - Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicações, da UNESP; (Orientador);

Ana Carolina Nunes Damiatti

O Processo de Formação de Imagem e o Acesso ao Aprendizado no Ensino Fundamental: POC - Pequenos Obreiros de Curuça - 1ª serie; Início: 2002; Iniciação científica (Graduando em Curso de Desenho Industrial) - Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicações, da UNESP; (Orientador);

Carolina Perez Ferres

A Atuação da POC e o Papel da Imaginação no Processo Cognitivo; 2002; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Desenho Industrial) - Faculdade de Arquitetura Artes e Comunicações da Universidade Estadual Paul; Orientador: Claudia Ota Suginohara;

Jorge Luiz da Silva Rais

O Caminho das Imagens nas Cartas do Tarot; 2002; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Desenho Industrial) - Faculdade de Arquitetura Artes e Comunicações da Universidade Estadual Paul; Orientador: Claudia Ota Suginohara;

Mariana Spagnuolo

Super Boom - A Fábrica de Bolhas; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Desenho Industrial) - Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicações, da UNESP; Orientador: Claudia Ota Suginohara;

Emerson Bergamaschi

Design Solidário; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo) - Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicações, da UNESP; Orientador: Claudia Ota Suginohara;

Fabricio Pinheiro da Costa

Gestão de Marca - Com Design!; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Desenho Industrial) - Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicações, da UNESP; Orientador: Claudia Ota Suginohara;

Karla Teixeira

Influencia Negra na Musica Brasileira; 2001; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Desenho Industrial) - Faculdade de Arquitetura Artes e Comunicações da Universidade Estadual Paul; Orientador: Claudia Ota Suginohara;

Carlos Alberto Rodrigues

Micro Modulos -Novos Moveis para Novos Ambientes; 2001; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Desenho Industrial) - Faculdade de Arquitetura Artes e Comunicações da Universidade Estadual Paul; Orientador: Claudia Ota Suginohara;

VANIA PEREIRA DE ARAÚJO

O Homem e a Dança; 2000; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Desenho Industrial) - Faculdade de Arquitetura Artes e Comunicações da Universidade Estadual Paul; Orientador: Claudia Ota Suginohara;

Andrea Paula Horne

Chamas e Brasas; 2000; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Desenho Industrial) - Faculdade de Arquitetura Artes e Comunicações da Universidade Estadual Paul; Orientador: Claudia Ota Suginohara;

Juliana Magri de Souza

Pré-Livro : Uso Pedagógico para crianças de 3 a 4 anos; 2000; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Desenho Industrial) - Faculdade de Arquitetura Artes e Comunicações da Universidade Estadual Paul; Orientador: Claudia Ota Suginohara;

Erika Ayumi Yoda

Design de Joias e a Arte Indígena; 1999; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Desenho Industrial) - Faculdade de Arquitetura Artes e Comunicações da Universidade Estadual Paul; Orientador: Claudia Ota Suginohara;

Cilmara Kimie Okida

Legião de Signos, Sons e Imagens; 1999; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Desenho Industrial) - Faculdade de Arquitetura Artes e Comunicações da Universidade Estadual Paul; Orientador: Claudia Ota Suginohara;

Simone Nunes

Reconhecimento de Corpos; 1999; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Desenho Industrial) - Faculdade de Arquitetura Artes e Comunicações da Universidade Estadual Paul; Orientador: Claudia Ota Suginohara;

Almir Rogerio Jakubaitis

Eixo Cultural em Bauru: Metodologia de Projeto; 1998; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade de Arquitetura Artes e Comunicações da Universidade Estadual Paul; Orientador: Claudia Ota Suginohara;

Fernando Canova

Identidade Cultural em Itupeva; 1998; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade de Arquitetura Artes e Comunicações da Universidade Estadual Paul; Orientador: Claudia Ota Suginohara;

Andrea Ballarim Targa

Praça Cultural em Botucatu; 1998; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade de Arquitetura Artes e Comunicações da Universidade Estadual Paul; Orientador: Claudia Ota Suginohara;

Daniela Schiavotelli

Agencia de Desenvolvimento de Franca; 1997; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade de Arquitetura Artes e Comunicações da Universidade Estadual Paul; Orientador: Claudia Ota Suginohara;

Gisele Junko Kan No

Centro Educacional da Pedagogia Waldorf; 1997; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade de Arquitetura Artes e Comunicações da Universidade Estadual Paul; Orientador: Claudia Ota Suginohara;

Anny Hiratsuka

Centro de Cultura Japonesa em Bauru; 1997; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade de Arquitetura Artes e Comunicações da Universidade Estadual Paul; Orientador: Claudia Ota Suginohara;

Wanderley Antonio Vieira Junior

Análise de Projeto e Obra: Instituto de Idiomas Yazigi-Bauru; 1996; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Faculdade de Engenharia da UNESP-Campus de Bauru; Orientador: Claudia Ota Suginohara;

Luciana Maria da Silva

Centro Social Urbano - Bauru; 1995; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade de Arquitetura Artes e Comunicações da Universidade Estadual Paul; Orientador: Claudia Ota Suginohara;

Marli Ferreira

Espaço Cultural Vera Cruz; 1995; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade de Arquitetura Artes e Comunicações da Universidade Estadual Paul; Orientador: Claudia Ota Suginohara;

Alessandra Nannini

Os Aspectos Urbanos e Climaticos Interferindo na Moradia - Bauru; 1995; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade de Arquitetura Artes e Comunicações da Universidade Estadual Paul; Orientador: Claudia Ota Suginohara;

Lina Megumi Kamitsuji

O Processo de Formação de Imagem no Projeto de Desenho Industrial da Formanda Juliana Magri: Pré-Livro; 2001; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Desenho Industrial) - Faculdade de Arquitetura Artes e Comunicações da Universidade Estadual Paul, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Claudia Ota Suginohara;

Luciana de Paula Santos

O Processo de Formação de Imagem no Projeto de Desenho Industrial da Formanda Vania de Araujo: O Homem e a Dança; 2001; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Desenho Industrial) - Faculdade de Arquitetura Artes e Comunicações da Universidade Estadual Paul, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Claudia Ota Suginohara;

MARIANA FALCÃO BORMIO

O Processo de Formação de Imagem no Projeto de Desenho Industrtial da Formanda Andrea Horone: Chamas e Brasa; 2001; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Desenho Industrial) - Faculdade de Arquitetura Artes e Comunicações da Universidade Estadual Paul, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Claudia Ota Suginohara;

Andre Leal Fonseca

Análise de Estratégias do Desenho de Observação; 2000; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Desenho Industrial) - Faculdade de Arquitetura Artes e Comunicações da Universidade Estadual Paul; Orientador: Claudia Ota Suginohara;

Produções bibliográficas

  • SUGINOHARA, Claudia Ota . A Observação, a Individualidade, e a Representação no Projeto. Educação Gráfica (Bauru) , FAAC/UNESP - Bauru, n.5, p. 38-45, 2001.

  • PHILADELPHI, A. ; SUGINOHARA, Claudia Ota . O Jovem Rei. 1. ed. Sao Paulo: Editora Antroposófica, 2010. v. 1000. 47p .

  • SUGINOHARA, Claudia Ota . O Conteúdo Subjetivo, a Crise no Projeto, a Produção de Significados e a Renovação do Acesso à Criatividade em Design. In: X Reunião Anual da Sociedade Brasileira dos Pesquisadores Nikkeis, 2002, São Paulo. Anais da X Reunião Anual da SBPN. São Paulo: SBPN, 2002. v. 6. p. 446-448.

  • KAMITSUJI, L. M. ; SUGINOHARA, Claudia Ota . Processo de Formação de Imagem e Criatividade no Trabalho de Conclusão de Curso da Formanda Juliana Magri de Souza, DI-FAAC-UNESP: Pré-Livro. In: X Reunião Anual da Sociedade Brasileira dos Pesquisadores Nikkeis, 2002, São Paulo. Anais da X Reunião Anual da SBPN. São Paulo: SBPN, 2002. v. 6. p. 379-381.

  • SUGINOHARA, Claudia Ota . A Transformação da Consciência Humana em Relação ao Comportamento Humano Predatório diante do Reino Animal e o Design: O Caso do Zoo de Bauru. In: IX Reunião Anual da Sociedade dos Pesquisadores Nikkeis, 2001, Bauru. Anais da IX Reunião Anual da SBPN. Bauru: SBPN, 2001. v. 5. p. 220-221.

  • SUGINOHARA, Claudia Ota . A Habitação em Madeira no Norte do Mato Grosso: Propostas para o Aumento da Proteção Térmica e da Durabilidade. In: III Encontro Brasileiro em Madeiras e em Estruturas de Madeira, 1989, São Carlos. Anais do III EBRAMEM. São Carlos: LaMEM-EESC-USP, 1989. v. 3. p. 29-58.

  • SUGINOHARA, Claudia Ota ; RONDINO, R. F. C. ; BERTARELLI, A. ; TATSCH, H. ; SUGINOHARA, S. . Sede de Cursinho. In: 1ª Exposição Permanente de Projetos do IAB-SP, 1979, São Paulo. VARAL-Publicação da Exposição Permanente de Projetos do IAB-SP. São Paulo: IAB-SP, 1979. v. 1. p. 46-49.

  • COSTA, C. Z. ; SUGINOHARA, Claudia Ota ; GOLDFARB, E. . Centro Cívico da Vila Baeta Neves - São Bernardo do Campo. In: 1ª Exposição Permanente de Projetos do IAB_SP, 1979, São Paulo. VARAL - Publicação da Exposição Permanente de Projetos do IAB. São Paulo: IAB-SP, 1979. v. 1. p. 37-41.

  • SUGINOHARA, Claudia Ota . Paisagens, Criatividade e Desenho, no Âmbito da Arquitetura. In: 3º Encontro Interdisciplinar sobre o Estudo da Paisagem, 1998, Rio Claro - SP. 3º Cadernos Paisagem/Paisagens. Rio Claro - SP: UNESP/IGCE, 1998. p. 17-17.

  • JAKUBAITIS, A. R. ; SUGINOHARA, Claudia Ota . Um Modelo de Concepção para a Intervenção no Espaço Cultural de Bauru. In: 3º Encontro Interdisciplinar sobre o Estudo da Paisagem, 1998, Rio Claro _ SP. 3º Cadernos Pasagem/Paisagens. Rio Claro - SP: UNESP/IGCE, 1998. p. 18-18.

  • CANOVA, F. ; SUGINOHARA, Claudia Ota . Transformação da Paisagem Rural de Itupeva. In: 3º Encontro Interdisciplinar sobre o Estudo da Paisagem, 1998, Rio Claro - SP. 3º Cadernos Paisagem/Paisagens. Rio Claro - SP: UNESP/IGCE, 1998. p. 39-39.

  • TARGA, A. B. ; SUGINOHARA, Claudia Ota . Evolução de um Espaço Público ao longo do tempo - Botucatu. In: 3º Encontro Interdisciplina sobre o Estudo da Paisagem, 1998, Rio Claro - SP. 3º Cadernos Paisagem/Paisagens. Rio Claro - SP: UNESP/IGCE, 1998. p. 76-76.

  • SUGINOHARA, Claudia Ota . O Conteudo Subjetivo, a Crise no Projeto, a Produção de Significados e a Renovação do Acesso à Criatividade em Design, IN: 2º Ciclo de Palestras do NMAC, Camus da UNESP,Bauru. 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SANTOS, L. P. ; SUGINOHARA, Claudia Ota . A Formação de Imagens no Projeto de Desenho Industrial e a Criatividade, o Trabalho da Formanda Vania Araujo, DI-FAAC-UNESP: O Homem e a Dança. (Painel apresentado no XIV Congresso de Iniciação Científica da UNESP). Presidente Prudente: UNESP/FCT, 2002 (Painel).

  • BORMIO, M. F. ; SUGINOHARA, Claudia Ota . Processo de Formação de Imagens e a Criatividade. Trabalho de Formatura de Andrea Horne, DI-FAAC-UNESP: Chamas e Brasas (Painel apresentado no XIV Congresso de Iniciação Científica da UNESP). Presidente Prudente: UNESP/FCT, 2002 (Painel).

  • INOJOSA, L. S. ; SUGINOHARA, Claudia Ota . "O Mundo/Paz de acordo com Starck" e "O Mito do Progresso", 2001. (Tradução/Outra).

  • SUGINOHARA, Claudia Ota ; INOJOSA, L. S. . Continuidade de Hokusai - Introdução ao Sketchbook of Lawrence Halprin, 2001. (Tradução/Outra).

  • SUGINOHARA, Claudia Ota . Transformando a Apatia: Experiencia Didática Ampliada pela Pedagogia Waldorf ( Apresentado em Relato de Experiencia no evento XI Semana de Educação - Semana da Pedagocia - FCT - UNESP - Presidente Prudente). Presidente Prudente: comunicação oral, 2000 (Comunicação Oral).

  • SUGINOHARA, Claudia Ota ; COSTA, C. Z. ; BAFFI, M. . Abrigo para os Sem Abrigo (Painel apresentado no evento - Conferencia Latino Americana das Escolas e Faculdades de Arquitetura - 1986) 1986 (Painel).

  • SILVA, A. C. ; MELLO, C. C. ; SUGINOHARA, Claudia Ota ; MELLO, E. H. ; PRADO, E. S. ; TINOCO JR, E. ; CABRAL, F. F. ; SAIA, H. ; VALENTE Fº, J. ; BAHRING, J. ; SCHARLACH, J. O. C. ; FLYN, M. H. ; SCHARLACH, M. C. C. ; ALMEIDA, M. ; SANTOS, M. ; ARAKAWA, N. ; KAN, R. ; VAZ, R. ; CORREA, R. ; FISCHER, S. ; TRALDI, S. ; COHEN, T. ; MARTINS, V. H. R. ; PEREIRA, J. ; SANTOS, T. . Revista DESENHO, 1,2,3 E 4 - organização de publicações de 1970 a 1972. São Paulo: FAUUSP-Grupo de Alunos, 1970 (Organização de Publicação).

Outras produções

SUGINOHARA, Claudia Ota . Estratégias para o Ensino de Projeto e o Acesso à Criatividade. 2001. (Relatório de pesquisa).

SUGINOHARA, Claudia Ota . Projetando com o Lado Direito do Cérebro. 1998. (Relatório de pesquisa).

SUGINOHARA, Claudia Ota . Habitação em Madeira: Resultados Experimentais e Análise dos Dados Obtidos. 1989. (Relatório de pesquisa).

SUGINOHARA, Claudia Ota . Habitação em Madeira e Conforto Termico. 1988. (Relatório de pesquisa).

SUGINOHARA, Claudia Ota . Habitação em Madeira: Tratamento da Madeira e Aumento da Durabilidiade. 1987. (Relatório de pesquisa).

SUGINOHARA, Claudia Ota ; COSTA, C. Z. ; BAFFI, M. . Abrigo para os Sem Abrigo: Aplicação do Papelão Ondulado na Elaboração do Abrigo. 1986. (Relatório de pesquisa).

SUGINOHARA, Claudia Ota . Centro Cultural Trianon. 1974. (Relatório de pesquisa).

SUGINOHARA, Claudia Ota . Desenhos de Observação - técnica pasteis e nanquin. 1996. (Obra de artes visuais/Desenho).

SUGINOHARA, Claudia Ota . Desenhos de Observação - técnica: lápis de cor aquarelado. 1995. (Obra de artes visuais/Desenho).

SUGINOHARA, Claudia Ota . Desenhos de Observação - técnica: grafite. 1995. (Obra de artes visuais/Desenho).

Prêmios

2003

1º lugar no Concurso Publico de Titulos e Provas pra PROVIMENTO DE CARGO, de Professor Assistente Doutor, regime RDIDP, disciplina DESENHO DE OBSERVAÇÃO, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da UNESP - Bauru - SP.

1998

Paraninfa da Turma de Formandos em Arquitetura UNESP-98, Alunos Formandos na Arquitetura-UNESP-98.

1998

Homenagem em Placa Comemorativa, Alunos da Arquitetura UNESP Organizadores do X EREA - Encontro Regional de Estudantes de Arquitetura.

1997

Nome de Turma - Formandos Arquitetura UNESP-97, Alunos Formandos da Arquitetura UNESP-97.

1995

1º lugar no Concurso Publico de Titulos e Provas para INGRESSO na carreira docente, em conjunto de disciplinas do TPI, Curso de Arquitetura, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da UNESP - Bauru - SP.

1977

1º Lugar no Concurso de Ante Projetos para a Nova Sede do CRC, Conselho Regional de Contabilidade CRC - São Paulo.

1968

Priimeiro Lugar no Concurso de Cartaz para a 2ª Exposição de Desenhos de Alunos do CPFAU, CPFAU - Curso Preparatório às Faculdades de Arquitetura.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Arquitetura Artes e Comunicação de Bauru, Departamento de Desenho Industrial. , Av. Engº Luiz Edmundo Carrijo Coube, s/n, Vargem Limpa, 17033-360 - Bauru, SP - Brasil - Caixa-postal: 473, Telefone: (14) 2216162, Fax: (14) 2216054, URL da Homepage:

Experiência profissional

2003 - Atual

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assessora, Carga horária: 2

Outras informações:
Trata-se de função não remunerada, a titulo de colaboração com a Instituição, no sentido de elaborar pareceres a Pedido de Bolsa de Iniciação Científica.

Atividades

  • 02/2003

    Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, Elaborar Parecer sobre pedido de Bolsas de Iniciação Cientifica.

1995 - Atual

Faculdade de Arquitetura Artes e Comunicações da Universidade Estadual Paul

Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: professor assistente doutor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 07/2002

    Direção e administração, Faculdade de Arquitetura Artes e Comunicações da Universidade Estadual Paul, Departamento de Desenho Industrial.,Cargo ou função, Membro Suplente do Conselho do Curso de Desenho Industrial.

  • 01/2002

    Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Arquitetura Artes e Comunicações da Universidade Estadual Paul, Departamento de Desenho Industrial.,Linhas de pesquisa

  • 07/2001

    Extensão universitária , Faculdade de Arquitetura Artes e Comunicações da Universidade Estadual Paul, Departamento de Desenho Industrial.,Atividade de extensão realizada, Estruturação e montagem do NmAC: Nucleo Multidisciplinar de Atividades da Criação, em conjunto com: Prof. Dr. André Luiz Gellis, Prof. Ms. Claudio Silveira Amaral, Profa. Dra. Loriza Lacerda de Almeida, Prof. Ms. Obede Borges de Faria e Prof Ms Paulo.

  • 02/2001

    Direção e administração, Faculdade de Arquitetura Artes e Comunicações da Universidade Estadual Paul, Departamento de Desenho Industrial.,Cargo ou função, Membro pela FAAC de comissão interna temporária junto do GAC - Restaurante Universitário.

  • 03/1999

    Ensino, Desenho Industrial, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Desenho de Observação I, Projeto I - Embalagens, Projeto II - Sinalização Visual

  • 08/1998

    Ensino, Desenho Industrial, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Desenho de Observação II

  • 03/1995

    Serviços técnicos especializados , Faculdade de Arquitetura Artes e Comunicações da Universidade Estadual Paul, Departamento de Desenho Industrial.,Serviço realizado, Atividade Parecerista.

  • 04/2001 - 03/2002

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Arquitetura Artes e Comunicações da Universidade Estadual Paul, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de Reestruturação Curricular do Desenho Industrial.

  • 09/2001 - 12/2001

    Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Arquitetura Artes e Comunicações da Universidade Estadual Paul, Departamento de Desenho Industrial.,Linhas de pesquisa

  • 08/1998 - 12/2001

    Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Arquitetura Artes e Comunicações da Universidade Estadual Paul, Departamento de Desenho Industrial.,Linhas de pesquisa

  • 11/1999 - 11/2001

    Direção e administração, Faculdade de Arquitetura Artes e Comunicações da Universidade Estadual Paul, Departamento de Desenho Industrial.,Cargo ou função, vice-chefia do departamento do DI.

  • 11/1999 - 11/2001

    Direção e administração, Faculdade de Arquitetura Artes e Comunicações da Universidade Estadual Paul, Departamento de Desenho Industrial.,Cargo ou função, Membro de conselho do departamento DI.

  • 11/1999 - 11/2001

    Direção e administração, Faculdade de Arquitetura Artes e Comunicações da Universidade Estadual Paul, Departamento de Desenho Industrial.,Cargo ou função, Membro suplente na Congregação da FAAC.

  • 09/2000 - 12/2000

    Extensão universitária , Faculdade de Arquitetura Artes e Comunicações da Universidade Estadual Paul, Departamento de Desenho Industrial.,Atividade de extensão realizada, Curso de Atualização para a Comunidade Externa - OFICINA DE DESENHOS - com o apoio do FUNDEB e DI-FAAC-UNESP.

  • 10/2000 - 10/2000

    Extensão universitária , Faculdade de Arquitetura Artes e Comunicações da Universidade Estadual Paul, Departamento de Desenho Industrial.,Atividade de extensão realizada, Participação no CURSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA - TEMAS EM PEDAGOGIA 2000, associado a XI Semana de Educação - Semana da Pedagogia, promovido pelo Curso de Pedagogia da Faculdade de Ciencias e Tecnologia da UNESP de Presidente Prudente, totalizando 30 hor.

  • 07/1998 - 11/1999

    Direção e administração, Faculdade de Arquitetura Artes e Comunicações da Universidade Estadual Paul, Departamento de Desenho Industrial.,Cargo ou função, Chefe "Pro-Tempore" do departamento de Desenho Industrial.

  • 07/1998 - 11/1999

    Direção e administração, Faculdade de Arquitetura Artes e Comunicações da Universidade Estadual Paul, Departamento de Desenho Industrial.,Cargo ou função, Membro de colegiado superior- Congregação da FAAC.

  • 07/1998 - 11/1999

    Direção e administração, Faculdade de Arquitetura Artes e Comunicações da Universidade Estadual Paul, Departamento de Desenho Industrial.,Cargo ou função, Membro de conselho de unidade-Departamento do DI.

  • 03/1996 - 11/1998

    Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Edificação - integrada ao TPI3, Trabalho Projetual Integrado 3 - TPI 3

  • 08/1995 - 08/1998

    Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Arquitetura Artes e Comunicações da Universidade Estadual Paul, Departamento de Arquitetura Urbanismo e Paisagismo.,Linhas de pesquisa

  • 06/1996 - 07/1998

    Direção e administração, Faculdade de Arquitetura Artes e Comunicações da Universidade Estadual Paul, Departamento de Desenho Industrial.,Cargo ou função, Vice-chefia "Pro-Tempore" do Departamento de DI.

  • 06/1996 - 07/1998

    Direção e administração, Faculdade de Arquitetura Artes e Comunicações da Universidade Estadual Paul, Departamento de Desenho Industrial.,Cargo ou função, Membro suplente de colegiado superior-Congregação da FAAC.

  • 06/1996 - 07/1998

    Direção e administração, Faculdade de Arquitetura Artes e Comunicações da Universidade Estadual Paul, Departamento de Desenho Industrial.,Cargo ou função, Membro de conselho de unidade-departamento de DI.

  • 03/1997 - 06/1998

    Ensino, Desenho Industrial, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Oficina de Desenhos e Projetos - optativa

  • 06/1996 - 12/1997

    Direção e administração, Faculdade de Arquitetura Artes e Comunicações da Universidade Estadual Paul, .,Cargo ou função, Membro do Conselho de Curso da Arquitetura.

  • 12/1996 - 09/1997

    Direção e administração, Faculdade de Arquitetura Artes e Comunicações da Universidade Estadual Paul, Departamento de Desenho Industrial.,Cargo ou função, Membro de colegiado superior-Congregação FAAC.

  • 12/1996 - 09/1997

    Direção e administração, Faculdade de Arquitetura Artes e Comunicações da Universidade Estadual Paul, Departamento de Arquitetura Urbanismo e Paisagismo.,Cargo ou função, Vice-Chefe do Departamento de Arquitetura.

  • 12/1996 - 09/1997

    Direção e administração, Faculdade de Arquitetura Artes e Comunicações da Universidade Estadual Paul, Departamento de Arquitetura Urbanismo e Paisagismo.,Cargo ou função, Membro do Conselho Departamento Arquitetura.

  • 05/1997 - 06/1997

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Arquitetura Artes e Comunicações da Universidade Estadual Paul, .,Cargo ou função, Membro da Comissão, juntamente com Prof. Dr. Jose Carlos Placido da Silva e Prof. Dr. Paulo Kawauchi, para Emitir Parecer sobre a Revalidação de Diploma de Desenho Industrial obtido pelo Sr. Luis Emiliano Costa Avendaño junto à Universidade Catolica.

  • 03/1997 - 06/1997

    Ensino, Desenho Industrial, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Desenho de Observação I

  • 02/1996 - 12/1996

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Arquitetura Artes e Comunicações da Universidade Estadual Paul, .,Cargo ou função, Membro Suplente na Comissão de Pesquisa da FAAC-Unesp.

  • 08/1996 - 11/1996

    Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Projeto de Arquitetura IV, Projeto de Arquitetura VIII

  • 08/1996 - 11/1996

    Ensino, Desenho Industrial, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Desenho de Observação II

  • 03/1996 - 06/1996

    Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Projeto de Arquitetura VI

  • 08/1995 - 11/1995

    Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Projeto de Arquitetura IV

  • 03/1995 - 06/1995

    Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Projeto de Arquitetura III

  • 03/1995 - 06/1995

    Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Arquitetura - para o Curso de Engenharia

  • 03/1995 - 06/1995

    Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Arquitetura e Urbanismo - para o Curso de Engenharia

1994 - 1995

Ceprin Empreendimentos S C Ltda

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Outro (especifique) - Contratado, Carga horária: 6

Atividades

  • 08/1994 - 01/1995

    Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, Sede Administrativa - reforma e interiores - projeto e execução - São Paulo.

  • 09/1994 - 12/1994

    Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, Residencia Roberto O. Burstin - interiores - projeto e execução - São Paulo.

  • 01/1994 - 08/1994

    Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, Resiidencia Alan O. Burstin - interiores e reforma - projeto e execução - São Paulo.

1994 - 1995

Villas de Paraty Pousada S C Ltda

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Outro (especifique) - Contratado, Carga horária: 12

Atividades

  • 08/1994 - 01/1995

    Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, Sede de Pousada - arquitetura e urbanismo - projeto -Paraty - RJ.

1990 - 1993

Performance Recursos Humanos S C Ltda

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Outro (especifique) - Contratado, Carga horária: 4

Atividades

  • 03/1993 - 12/1993

    Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, Residencia Cristina Nascimento - interiores, paisagismo e reforma - projeto e execução - São Paulo.

  • 08/1992 - 12/1992

    Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, Escritório Santo Amaro - interiores e reforma - projeto e execução - São Paulo.

  • 08/1991 - 12/1991

    Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, Escritório Lapa - interiores e reforma - projeto e execução - São Paulo.

  • 06/1991 - 09/1991

    Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, Escritorio Barão de Itapetininga - interiores e reforma - projeto e execução - São Paulo.

  • 05/1991 - 07/1991

    Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, Escritorio Copacabana - interiores e reforma - projeto e execução - Rio de Janeiro.

  • 01/1991 - 06/1991

    Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, Sede Administrativa no Rio de Janeiro - interiores e reforma - projeto e execução - Rio de Janeiro.

  • 01/1990 - 10/1990

    Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, Sede Administrativa na Av. São Luis - interiores e reforma - projeto e execução - São Paulo.

1989 - 1989

Industria Techseal Ltda

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Outro (especifique) - Contratado, Carga horária: 4

Atividades

  • 01/1989 - 06/1989

    Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, Sede de Indústria - arquitetura - projeto - Ferraz de Vasconcelos - SP.

1987 - 1987

Panambi Turismo e Viagens Ltda

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Outro (especifique) - Contratado, Carga horária: 4

Atividades

  • 06/1987 - 11/1987

    Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, Identidade Visual PANAMBI e aplicações em papelaria - projeto e execução - Alta Floresta - MT.

1986 - 1986

Msh Consultoria e Projetos

Vínculo: Outro - Arquiteto Contratado, Enquadramento Funcional: Outro (especifique) - Arquiteto, Carga horária: 20

Atividades

  • 07/1986 - 11/1986

    Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, Projeto para o CRO2 Taubaté - desenvolvimento de projeto arquitetonico - Taubaté - SP.

1986 - 1986

Emi Frutas Ltda

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Outro (especifique)-contratado, Carga horária: 4

Atividades

  • 04/1986 - 08/1986

    Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, Loja e Escritorio administrativo na Rua Tabapuã - interiores e reforma - projeto e execução - São Paulo.

1985 - 1985

Ruy Ohtake Arquitetos Associados

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: arquiteta contratada, Carga horária: 30

Atividades

  • 07/1985 - 12/1985

    Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, Projeto para o CRO-2 em Barueri - coordenadora de projetos - Barueri.

1984 - 1988

Metalúrgica Liess S A

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Outro (especifique)- contratado, Carga horária: 4

Atividades

  • 01/1988 - 03/1988

    Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, Stand LIESS - 17ª Feira da MECANICA - Pavilhão do Anhembi - projeto - SP.

  • 10/1987 - 12/1987

    Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, Stand LIESS - Feira SUCRO-ALCOOL - Pavilhão de Sertãozinho - projeto - Sertãozinho - SP.

  • 07/1987 - 09/1987

    Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, Stand LIESS - FISPAS 87 - Pavilhão do Anhembi - projeto - SP.

  • 04/1987 - 06/1987

    Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, Stand LIESS - II Salão Nacional do AÇO INOXIDIIAVEL - Pavilhão do Anhembi - projeto - SP.

  • 01/1987 - 06/1987

    Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, Identidade Visual para a Metalurgica LIESS, aplicações em papelaria e veiculos - projeto - Canoas - RS.

  • 01/1987 - 03/1987

    Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, Stand LIESS - V Feira BRASIL TRANSPO - Pavilhão do Anhembi - projeto - SP.

  • 01/1986 - 04/1986

    Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, Stand LIESS - 15ª Feira da MECANICA NACIONAL - Pavilhão do Anhenbi - projeto - SP.

  • 04/1985 - 07/1985

    Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, Stand LIESS - 12ª Feira da ELETRO-ELETRONICA - Pavilhão do Anhembi - projeto - SP.

  • 01/1984 - 04/1984

    Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, Stand LIESS - Feira BRASIL TRANSPO 84 - Pavilhão do Anhembi - projeto - SP.

1983 - 1994

Khs Industria de Máquinas S A

Vínculo: Outro - Contratado, Enquadramento Funcional: Outro (especifique) - Arquiteto, Carga horária: 0

Atividades

  • 01/1994 - 08/1994

    Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, Consultoria em Projetos de Arquitetura e Paisagismo, junto à Diretoria Indusstrial - Guarulhos - SP.

  • 01/1994 - 04/1994

    Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, Stand KHS - FISPAL 94 - Pavilhão do Anhembi - projeto - SP.

  • 05/1993 - 12/1993

    Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, Identificação Visual de Maquinas KHS-HERMANN - projeto - Campo Limpo Paulista SP.

  • 01/1993 - 04/1993

    Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, Stand KHS - FISPAL 93 - Pavilhão do Anhembi - projeto - SP.

  • 05/1992 - 08/1992

    Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, Stand H&K - ALIMAQ 92 - Pavilhão do Anhembi - projeto - São Paulo.

  • 01/1992 - 04/1992

    Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, Stand H&K - FISPAL 92 - Pavilhão do Anhembi - projeto - SP.

  • 06/1991 - 12/1991

    Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, Auditório e Sala de Diretoria Comercial - interiores - projeto - Guarulhos - SP.

  • 01/1991 - 04/1991

    Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, Stand H&K - FISPAL 91 - Pavilhão do Anhembi - projeto - SP.

  • 05/1990 - 08/1990

    Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, Stand H&K - ALIMAQ 90 - Pavilhão do Anhembi - projeto - SP.

  • 01/1990 - 04/1990

    Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, Stand H&K - FISPAL 90 - Pavilhão do Anhembi - projeto - SP.

  • 01/1989 - 04/1989

    Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, Stand H&K - FISPAL 89 - Pavilhão do Anhembi - projeto - SP.

  • 06/1985 - 12/1985

    Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, Stand H&K - 10ª Feira da EMBALAGEM, PAPEL E ARTES GRÁFICAS - Pavilhão do Anhembi - projeto - SP.

  • 01/1983 - 06/1983

    Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, Stand H&K - MOVIMAT 83 - Pavilhão do Anhembi - projeto - SP.

1982 - 1990

Solar Empreendimentos e Participações S C Ltda

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Outro (especifique) - Contratado, Carga horária: 4

Atividades

  • 01/1990 - 12/1990

    Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, 3 Galpões Comerciais - Rua Eloi Epinger - arquitetura - projeto e execução - SP.

  • 01/1989 - 08/1989

    Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, Galpão Comercial - Av.Pedro Gotzfritz - arquitetura - projeto e execução - SP.

  • 06/1987 - 05/1988

    Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, Sede da Chaca Berro D'Agua - arquitetura e paisagismo - projeto - Estrada da Maromba s/nº - Bocaina de Minas - MG.

  • 01/1987 - 04/1987

    Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, Identidade Visual SOLAR, aplicação em papelaria - projeto - SP.

  • 05/1986 - 12/1986

    Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, Galpão Comercial - Rua São João do Pernambuco - arquitetura - projeto e execução - SP.

  • 01/1986 - 07/1986

    Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, 2 Galpões Comerciais - Rua João de Paula Franco - arquitetura - projeto e execução - SP.

  • 06/1985 - 12/1985

    Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, Residencia e Area de Lazer - Rua Catanumi - arquitetura e paisagismo - projeto e execução - SP.

  • 01/1982 - 08/1982

    Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, Sede do Sitio dos Manacás - arquitetura e paisagismo - projeto e execução - Embura - SP.

1981 - 1994

Claudia Ota Arquitetura

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Outro (especifique) - arquiteto autonomo, Carga horária: 6

Atividades

  • 04/1994 - 12/1994

    Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, Residencia e Loja da Arquiteta - recuperação e interiores - projeto - Centro Histórico de Paraty - RJ.

  • 04/1994 - 08/1994

    Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, Escritorio Jorge Toledo - arquitetura e paisagismo - consultoria e anteprojeto - SP.

  • 02/1994 - 05/1994

    Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, Residencia Maria Helena e Marcos Gomes - interiores - projeto - SP.

  • 01/1994 - 03/1994

    Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, Residencia Jun Ota - reforma - ante projeto - Atibia - SP.

  • 06/1993 - 12/1993

    Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, Escritorio Paulina e Rosemary Forner - reforma - projeto - SP.

  • 01/1993 - 06/1993

    Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, Residencia Lazaro de Campos - arquitetura e paisagismo - projeto - Santa Izabel - SP.

  • 06/1992 - 12/1992

    Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, Residencia Jun Ota - interiores e reforma - projeto e execução - Guaruja - SP.

  • 01/1992 - 12/1992

    Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, Residencia Paulo Sergio Tourinho - arquitetura e interiores - consultoria em projeto - SP.

  • 09/1990 - 12/1990

    Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, Residencia Leize e Gabriel Gorgulho - arquitetura e paisagismo - ante projeto - Bocaina de Minas - MG.

  • 01/1990 - 06/1990

    Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, Residencia Rosana e João Carlos Nascimento - arquitetura e paisagismo - projeto - Rio Claro - SP.

  • 09/1989 - 12/1989

    Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, Residencia Rosemary Aparecida Forner - interiores e reforma - projeto - SP.

  • 04/1989 - 10/1989

    Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, Residencia Claudia Ota - interiores e reforma - projeto e execução - Rua Ubirajara Zogaib - SP.

  • 09/1988 - 12/1988

    Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, Residencia Luis & Saiuri - arquitetura e paisagismo - ante projeto - SP.

  • 01/1986 - 06/1986

    Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, Residencia Claudia Ota - arquitetura e paisagismo - projeto - Alta Floresta - MT.

  • 03/1981 - 09/1981

    Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, Residencias Condominio Vila das Jaqueiras - arquitetura e paisagismo - projeto - Ubatuba - SP.

1980 - 1980

Geotécnica S A

Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Outro (especifique) - Arquiteto, Carga horária: 24

Atividades

  • 01/1980 - 11/1980

    Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, Projetos para COHAB-MT - Rondonopolis I - Caceres - Varzea Grande - Rondonopolis II - Jaciara - Pedra Preta - arquitetura - MT.

1977 - 1987

Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC Campinas

Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Outro (especifique) Professor Assistente, Carga horária: 16

Atividades

  • 08/1977 - 08/1987

    Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Desenho do Objeto I

  • 03/1986 - 11/1986

    Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Projeto de Conclusão de Curso

  • 01/1983 - 04/1984

    Direção e administração, .,Cargo ou função, Membro de colegiado superior.

1975 - 1981

Universidade Guarulhos

Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Outro (especifique) Professor Assistente, Carga horária: 8

Atividades

  • 08/1975 - 12/1981

    Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Comunicação Visual I, Comunicação Visual II

1975 - 1975

Carlos Costa Arquitetura

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Outro (especifique) - Contratado, Carga horária: 4

Atividades

  • 07/1975 - 12/1975

    Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, Centro Civico da Vila Baeta Neves - arquitetura - ante projeto - São Bernardo do Campo - SP.

  • 01/1975 - 06/1975

    Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, Residencia Murilo Ferreira - interiores e reforma - projeto - SP.

1971 - 1974

R R Arquitetos Associados S C Ltda

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Outro (especifique) - Contratado, Carga horária: 20

Atividades

  • 06/1979 - 12/1979

    Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, Residencia Sergio Rondino - arquitetura e paisagismo - projeto - Cotia SP.

  • 06/1978 - 12/1978

    Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, Curso Anglo Latino - filial Campinas - interiores e reforma - ante projeto - Campinas - SP.

  • 06/1978 - 09/1978

    Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, Nova Sede do Curso Anglo Latino - arquitetura - ante projeto - SP.

  • 01/1978 - 06/1978

    Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, Nova Sede do CRC - 1º premio em concurso de Ante projetos - arquitetura e paisagismo - projeto - SP.

  • 01/1977 - 09/1977

    Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, Residencia João José Campanile Ferraz - arquitetura e paisagismo - projeto - Atibaia - SP.

  • 01/1977 - 04/1977

    Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, Residencia Jose Carlos Pires Moura - arquitetura - ante projeto - Tiete - SP.

  • 04/1976 - 04/1977

    Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, Residencia Claudia Ota e Roberto Rondino - arquitetura e paisagismo - projeto e execução - Praça João Francisco Lisboa - SP.

  • 01/1975 - 09/1975

    Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, Residencia Felipe Jose Crescenti - arquitetura e paisagismo - projeto - Atibaia - SP.

  • 01/1974 - 11/1974

    Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, Residencia Flavio, Ruy e Alberto da Silva Prado - arquitetura e paisagismo - projeto e execução - Rua Alberto Seabra - SP.

  • 04/1974 - 07/1974

    Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, Residencia João Neri Vieira - interiores e reforma - projeto - SP.

  • 06/1973 - 09/1973

    Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, Residencia Jose Ivan Cardoso dos Santos - interiores e reforma - projeto - SP.

  • 01/1973 - 06/1973

    Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, Conjunto 2 Residencias no Jardim Bonfiglioli - Av. Com. Alberto Bonfiglioli - arquitetura - projeto - SP.

  • 09/1972 - 12/1972

    Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, Escritorio da PYRO Fornos Industriais - arquitetura - ante projeto - SP.

  • 09/1972 - 11/1972

    Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, Stand PYRO Fornos Industriais na 9ª Feira da MECANICA - Pavilhão do Anhembi - projeto - SP.

  • 04/1972 - 08/1972

    Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, Sede da Fazenda Figueira do Paratei - Simão Faiguemboim - arquitetura e paisagismo - ante projeto - Jacarei - SP.

  • 01/1972 - 06/1972

    Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, Residencia Clodoaldo Luis Hunziker - arquitetura e paisagismo - projeto - Campinas - SP.

  • 10/1971 - 04/1972

    Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, Reforma da Residencia Claudia Ota e Roberto Rondino - interiores e reforma - Rua Delfina - projeto e execução - SP.

  • 06/1971 - 12/1971

    Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, Residencia Alberto Fromer - interiores e reforma - projeto - SP.