Fauzi Nelson Paranhos Lopes Mansur
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Santa Úrsula (1998), mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000) e doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Abordagem Centrada na Pessoa, atuando principalmente nos seguintes temas: Psicologias Humanistas, supervisão clínica na Abordagem Centrada na Pessoa, jogos e Dinâmica de Grupos, Orientação Vocacional e Profissional e Psicologia do Desenvolvimento e da Educação. Na área da dança, tem experiência em ballet clássico e neoclássico, assim como em Teoria e História da Dança no século XX.
Informações coletadas do Lattes em 21/01/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Psicologia
2000 - 2004
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Sobre a intuição: presença e resgate na produção do pensamento científico, artístico e filosófico
Orientador: Élida Sigelmann
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: INTUIÇÃO; epistemologia; humanismo.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano. Setores de atividade: Cuidado À Saúde das Pessoas.
Mestrado em Psicologia
1999 - 2000
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Um Estudo sobre Intuição
Orientador: Élida Sigelmann
, Ano de Obtenção: 2000.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: INTUIÇÃO; epistemologia; humanismo.Grande área: Ciências Humanas
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Alemão
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Humanista/Especialidade: Abordagem Centrada na Pessoa.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: Psicologia Educacional.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano/Especialidade: Dinâmica de Grupo.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação e Transdisciplinaridade.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional / Subárea: Cuidados Com o Corpo Em Ballet Clássico.
Participação em eventos
Saúde, Sociedade e Psicodrama: Desafios Atuais.Humanismo e Psicodrama: uma possibilidade real. 2009. (Encontro).
Clareza na Instrução. 2008. (Oficina).
Utilização de Recursos Instrucionais Variados em Sala de Aula. 2008. (Oficina).
a esquizofrenização do eu. 4º congresso brasileiro dos conselhos de enfermagem. 2001. (Congresso).
Treinamento intensivo na ACP - Dr. Robert Lee.treinamento intensivo em Abordagens Centradas na Pessoa. 1999. (Seminário).
Participação em bancas
HAUP, T. C. E.;MANSUR, Fauzi Nelson Paranhos Lopes. Perfil dermatoglífico, somatotípico e das qualidades físicas dos bailarinos do TMRJ. 2006. Dissertação (Mestrado em Ciencia da Motricidade Humana) - Universidade Castelo Branco.
SOARES, M. E.;MANSUR, Fauzi Nelson Paranhos Lopes. Perfil dermatoglífico, somatotípico e das qualidades físicas das bailarinas do TMRJ. 2006. Dissertação (Mestrado em Ciencia da Motricidade Humana) - Universidade Castelo Branco.
MANSUR, Fauzi Nelson Paranhos Lopes; PEREIRA, Roberto; TAMBELLINNI, Anamaria Testa; PALÁCIOS, Marisa. Corpos Dançantes: do êxtase do salto à ponta de dor. 2006. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
MANSUR, Fauzi Nelson Paranhos Lopes. construção do conceito de função na matemática contextualizada. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Santa Úrsula.
MANSUR, Fauzi Nelson Paranhos Lopes. a construção do conceito de quadriláteros numa visão sócio-construtivista. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Santa Úrsula.
MANSUR, Fauzi Nelson Paranhos Lopes. o jogo e o fazer matemático. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Santa Úrsula.
MANSUR, Fauzi Nelson Paranhos Lopes. a reforma do ensino do cálculo diferencial e integra: teorias contemporâneas. 2002. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Santa Úrsula.
MANSUR, Fauzi Nelson Paranhos Lopes. a matemática financeira e a educação, a profissão e a cidadania. 2002. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Santa Úrsula.
MANSUR, Fauzi Nelson Paranhos Lopes. um olhar matemático no mundo das artes - arte do século xx como veículo da aprendizagem da geometria. 2002. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Santa Úrsula.
MANSUR, Fauzi Nelson Paranhos Lopes. a construção dos conceitos de múltiplo e divisor à luz da psicologia. 2002. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Santa Úrsula.
MANSUR, Fauzi Nelson Paranhos Lopes. As dificuldades de aprendizagem e o diagnóstico clínico. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação de Psicopedagogia) - Instituto de Educação Superior de Brasília.
MANSUR, Fauzi Nelson Paranhos Lopes. Participação do Psicopedagogo em ações para prevenção da síndrome de Burnout no ambiente escolar. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação de Psicopedagogia) - Instituto de Educação Superior de Brasília.
MANSUR, Fauzi Nelson Paranhos Lopes. Educação Inclusiva: rumos e práticas pedagógicas no ensino de crianças autistas. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Educação Inclusiva) - Instituto de Educação Superior de Brasília.
MANSUR, Fauzi Nelson Paranhos Lopes. A inclusão em escolas públicas de Planaltina - DF: uma realidade distante. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Educação Inclusiva) - Instituto de Educação Superior de Brasília.
MANSUR, Fauzi Nelson Paranhos Lopes. Baixo desempenho: modelo de acompanhamento sob nova perspectiva em uma Instituição Acadêmica. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Instituto de Educação Superior de Brasília.
MANSUR, Fauzi Nelson Paranhos Lopes. Reflexões sobre a atuação na Clínica Humanista: a culpa como pano de fundo. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Instituto de Educação Superior de Brasília.
MANSUR, Fauzi Nelson Paranhos Lopes. A traição no casamento e suas conseqüências psicológicas. 2010 - Instituto de Educação Superior de Brasília.
MANSUR, Fauzi Nelson Paranhos Lopes. Os efeitos da não adaptabilidade social: uma investigação sobre a violência no âmbito escolar. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Instituto de Educação Superior de Brasília.
MANSUR, Fauzi Nelson Paranhos Lopes. A importância da confiança para o processo psicoterapêutico. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Instituto de Educação Superior de Brasília.
MANSUR, Fauzi Nelson Paranhos Lopes. O papel da brincadeira no resgate da autoestima em pacientes psiquiatrizados. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Instituto de Educação Superior de Brasília.
MANSUR, Fauzi Nelson Paranhos Lopes. Um trabalho psicosocial com homens acusados de violência domésticas e suas revelações. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Instituto de Educação Superior de Brasília.
MANSUR, Fauzi Nelson Paranhos Lopes. Quando as crianças pedem limites para os pais e terapeutas: um estudo de caso. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Instituto de Educação Superior de Brasília.
MANSUR, Fauzi Nelson Paranhos Lopes. Os impactos da saúde mental nas relações familiares: Relato de um estudo de caso. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Instituto de Educação Superior de Brasília.
MANSUR, Fauzi Nelson Paranhos Lopes. o vínculo terapêutico: algumas considerações das Psicologias Humanistas acerca da Equoterapia e da Psicolterapia. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Instituto de Educação Superior de Brasília.
MANSUR, Fauzi Nelson Paranhos Lopes. relação terapêutica na visão do terapeuta. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Instituto de Educação Superior de Brasília.
MANSUR, Fauzi Nelson Paranhos Lopes. Inteligência Emocional: Um estudo em uma empresa de consultoria em RH. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Instituto de Educação Superior de Brasília.
MANSUR, Fauzi Nelson Paranhos Lopes. Modelando reforçamento no esporte. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Instituto de Educação Superior de Brasília.
MANSUR, Fauzi Nelson Paranhos Lopes. A relação treinador-atleta e o desempenho de uma equipe de basquete. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Instituto de Educação Superior de Brasília.
MANSUR, Fauzi Nelson Paranhos Lopes. O processo de implantação de um programa de qualidade de vida. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Instituto de Educação Superior de Brasília.
MANSUR, Fauzi Nelson Paranhos Lopes. Treino de controle comportamental sobre pensamentos de jovens jogadores de basquete. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Instituto de Educação Superior de Brasília.
Orientou
Um diálogo entre Paulo Freire e Carl Rogers; 2006; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Santa Úrsula; Orientador: Fauzi Nelson Paranhos Lopes Mansur;
Atos Infracionais e Ressocialização: um estudo de caso do ônibus 174 sob a perspectiva humanista; 2004; 65 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Santa Úrsula; Orientador: Fauzi Nelson Paranhos Lopes Mansur;
A não-diretividade nas relações humanas em Carl Rogers; 2004; 50 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Santa Úrsula; Orientador: Fauzi Nelson Paranhos Lopes Mansur;
Contribuições das Escolas no processo de desenvolvimento da criatividade das crianças; 2004; 55 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Santa Úrsula; Orientador: Fauzi Nelson Paranhos Lopes Mansur;
Produções bibliográficas
-
SIGELMANN, E. ; MANSUR, Fauzi Nelson Paranhos Lopes . Hermenêutica e Intuição em Psicoterapia. Arquivos Brasileiros de Psicologia , v. 54, p. 387-398, 2002.
-
MANSUR, Fauzi Nelson Paranhos Lopes ; Adriana Kortlandt . Eu sou confiável? Reflexões sobre a autocorrupção. 1. ed. Brasília: Tagore, 2018. v. 1. 104p .
-
MANSUR, Fauzi Nelson Paranhos Lopes . Dança e Educação em Movimento. In: Julieta Calazans; Jacyan CastihoSimone Gomes. (Org.). Cança e Educação em Movimento. 1ed.São Paulo: Editora Cortez, 2003, v. 1, p. 209-215.
-
MANSUR, Fauzi Nelson Paranhos Lopes . A Arte faz Parte. MS Educação Revista, Brasília - DF, p. 16 - 18, 15 abr. 2014.
-
MANSUR, Fauzi Nelson Paranhos Lopes . Sobre o Diagnóstico: um olhar humano. MS Educação Revista, Brasília - DF, p. 14 - 16, 12 fev. 2014.
-
MANSUR, Fauzi Nelson Paranhos Lopes . Sobre o Humanismo na Educação. MS Educação Revista, Brasília - DF, p. 12 - 14, 13 nov. 2013.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Instituto Federal de Brasília, Coordenação de Dança. , Quadra SGAN 610, Módulos D, E, F e G, Asa Norte, 70830450 - Brasília, DF - Brasil, Telefone: (61) 21032154, URL da Homepage:
Experiência profissional
2008 - 2010
Faculdades AlvoradaVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 5
Atividades
-
03/2008
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia do Desenvolvimento 2 - Humanismo, Grupos de Encontro, Psicologia da Personalidade 2 - Humanismo, História da Psicologia
2007 - 2008
Universidade de Brasília, UnBVínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 20
Atividades
-
07/2008 - 12/2008
Extensão universitária , Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão.,Atividade de extensão realizada, Consciência Corporal através da Técnica Clássica.
-
03/2007 - 06/2008
Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Abordagens Metodológicas Trasndisciplinares, Fundamentos Epistemológicos da Transdisciplinaridade
-
08/2007 - 12/2007
Ensino, Biologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Bases Psicológicas para o Ensino de Ciências
-
01/2007 - 03/2007
Extensão universitária , Reitoria.,Atividade de extensão realizada, Criatividade e Intuição na Produção de Conhecimento.
2002 - 2004
Univercidade da CidadeVínculo: professor assistente, Enquadramento Funcional: Professor assistente I, Carga horária: 8
Atividades
-
07/2002 - 12/2004
Ensino, Licenciatura Em Dança, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, ballet clássico 3, ballet clássico 5, ballet clássico 7
2002 - 2004
Faculdade Angel ViannaVínculo: professor assistente, Enquadramento Funcional: professor assistente I, Carga horária: 8
Atividades
-
07/2002 - 12/2004
Ensino, Licenciatura Em Dança, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, ballet clássico 3, ballet clássico 5, ballet clássico 7
2001 - 2004
Associação Universitária Santa UrsulaVínculo: professor assistente, Enquadramento Funcional: professor assistente I, Carga horária: 20
2001 - 2004
Associação Universitária Santa UrsulaVínculo: supervisor de estágio clínico, Enquadramento Funcional: professor assistente I, Carga horária: 6
Atividades
-
06/2001 - 12/2004
Estágios , Serviço de Psicologia Aplicada, Instituto de Psicologia e Psicanálise.,Estágio realizado, supervisor em psicologia humanista - clínica.
-
03/2001 - 12/2004
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, introdução à Psicologia, Dinâmica de Grupo, Seminários de Formação Profissional - Humanismo
-
06/2001 - 12/2002
Ensino, Mestrado Em Educação Matemática, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, psicologia do desenvolvimento, psicologia da educação, introdução à metodologia de pesquisa
1998 - 2001
Centro de Psicologia da PessoaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Psicólogo, Carga horária: 0
Atividades
-
11/1998 - 06/2001
Serviços técnicos especializados , Plantão Psicológico.,Serviço realizado, atendimento emergencial.
-
11/1998 - 06/2001
Treinamentos ministrados , Plantão Psicológico.,Treinamentos ministrados, Supervisão de Psicólogos Plantonistas
2014 - Atual
Instituto Federal de BrasíliaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
05/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Coordenação de Dança.,Cargo ou função, Membro do Projeto de Aprimoramento Acadêmico.
-
02/2014
Ensino, Licenciatura em Dança, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Dança Clássica II, Teoria e História da Dança II, Psicologia do Desenvolvimento, Práticas Integradoras e de Ensino IV, Orientação de TCC
2006 - 2014
Instituto de Educação Superior de BrasíliaVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 25
Atividades
-
02/2008
Estágios , Serviço de Psicologia Clínica.,Estágio realizado, Estágio em Psicologia Escolar.
-
08/2007
Estágios , Serviço de Psicologia Clínica.,Estágio realizado, Abordagem Centrada na Pessoa.
-
09/2006
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teorias Humanistas, Tópicos Especiais em Psicoterapias 1 - Psicologias Humanistas, Treinamento Assertivo e Dinâmica de Grupos
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Fauzi Nelson Paranhos Lopes Mansur e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?