José Marcelo Assunção

Possui mestrado em Comunicação pela Universidade de Brasília (1997). Atualmente é professor da UPIS - Faculdades Integradas, em disciplinas ligadas a Gestão de Pessoas e Gestão do Conhecimento. É palestrante de temas ligados a Ouvidoria, Motivação, Liderança, Gestão de Pessoas, Gestão do Conhecimento, etc. Exerce esporadicamente a funçao de consultor de empresas na área gerencial. Ex-funcionário do Banco do Brasil, onde atuou por 15 anos no departamento de Gestão de Pessoas, principalmente na criação de cursos do âmbito administrativo-bancáro e na formação de instrutores para os diversos cursos do departamento de treinamento. Além disso, desempenhou durante oito anos a função de assessor master na Ouvidoria do Banco do Brasil.

Informações coletadas do Lattes em 20/10/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Comunicação

1994 - 1997

Universidade de Brasília
José Luiz Warren Jardim Gomes Braga.Palavras-chave: comunicação administrativa.Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação. Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.

Produções bibliográficas

  • ASSUNÇÃO, J. M. . O Silêncio da Comunicação Totalitária. Revista Múltipla (UPIS) , v. 5, p. 89-99, 2000.

  • ASSUNÇÃO, J. M. . O Gato Branco. Os Melhores Contos do Concurso Osman Lins. Brasília: FENAB, 1980, v. único, p. 131-140.

  • ASSUNÇÃO, J. M. . Trabalho e Treinamento: Alquimia. BIP - Boletim de Informação ao Pessoal (Banco do Brasil), Brasília, p. 5 - 7, 01 dez. 1993.

  • ASSUNÇÃO, J. M. . Este É um Trabalho para o Super-Homem - os 50 Anos do Mais Famoso Super-Herói. Jornal de Brasília, Brasília, p. 1 - 1, 10 jul. 1988.

  • ASSUNÇÃO, J. M. . Sedução e Inocência nos Quadrinhos. Jornal de Brasília, Brasília, p. 1 - 1, 22 jun. 1988.

Projetos de pesquisa

  • 2009 - 2010

    Ouvidoria, Mídia Organizacional, Descrição: CNPQ - Processo: 470518/2008-1 Nosso objeto de pesquisa é a Ouvidoria, uma instituição secular no Brasil e no mundo. Nossas observações e experiências nos levam a concluir que, apesar do aumento do grau de sensibilização do consumidor em relação aos seus direitos e à sua efetiva participação cidadã nas relações de troca, há pouca pesquisa sobre Ouvidorias. Os eventos (congressos, seminários, capacitações técnicas) realizados pelas associações de ouvidores se resumem, quase todos, à apresentação de casos extraídos de uma prática muitas vezes assistemática e ao debate em torno de questões técnico-operacionais. Há quase uma irrefletida associação com a inserção nas organizações de uma mera ferramenta tecnológica , tal como as que adota o CRM ( Customer Relationship Management ). Não é exagero afirmar que praticamente inexiste literatura que aborde em profundidade as questões envolvidas no trabalho da Ouvidoria. O discurso mais comum justifica sua presença como uma tendência dos novos tempos ou, no máximo, uma atitude de respeito ao consumidor . Por essas razões, consideramos que há pouca problematização e pouco senso crítico em relação à área e suas potencialidades em termos comunicacionais e sociológicos. Entendemos Ouvidoria como lugar de comunicação , pois promove diálogos, negocia interesses em situação de conflito, arbitra (quando necessário) em defesa do consumidor, apura ou manda apurar denúncias, fornece insumos à reformulação do discurso organizacional e às políticas estratégicas da organização. A Ouvidoria parece ser o recurso-síntese de que necessitávamos para promover contínuas aferições da imagem e provocar conseqüentes modificações no discurso organizacional. Nossa hipótese é a de que a Ouvidoria atua diretamente na cultura organizacional, não apenas dando-lhe as feições requeridas pelo Planejamento Estratégico, mas norteando-o quanto às questões de responsabilidade de cidadania corporativa (um conceito recente dema. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: José Marcelo Assunção - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

Prêmios

1980

Vencedor do Concurso de Contos Osman Lins, FENAB - Federação Nacional de AABB (Banco do Brasil).

Histórico profissional

Endereço profissional

  • União Pioneira de Integração Social, FACEAS - Faculdade de Ciências Exatas, Administrativas e Sociais. , SEPS 712/912, Conj. A, Asa Sul, 70390-125 - BRASILIA, DF - Brasil, Telefone: (61) 34456700, URL da Homepage:

Experiência profissional

1998 - Atual

União Pioneira de Integração Social

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.