Nádia Paulo Ferreira

Possui graduação em Português-Literatura pela Universidade do Estado da Guanabara (1969), mestrado em Literatura Brasileira pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1973), doutorado em Literatura Portuguesa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1983) e pós-doutoramento pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008). Atualmente é psicanalista membro do Corpo Freudiano Escola de Psicanálise, seção Rio de Janeiro e professora titular de Literatura Portuguesa da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Psicanálise e Literatura, atuando principalmente nos seguintes temas na psicanálise: amor, desejo e gozo; na literatura trovadorismo (Cantigas de amor e Cantigas de amigo), novela de cavalaria (Demanda do Santo Graal e Amadis de Gaula), barroco, literatura do século XIX (romantismo, realismo-naturalismo), contemporaneidade e pós-modernidade.

Informações coletadas do Lattes em 25/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Literatura Portuguesa

1979 - 1983

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: A versão portuguesa do drama do sujeito
Orientador: Leodegário A de Azevedo Filho
Bolsista do(a): Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil. Palavras-chave: literatura portuguesa; sujeito; desejo; psicanálise.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Outras Literaturas Vernáculas / Especialidade: Literatura e Psicanálise. Setores de atividade: Produtos e Serviços Recreativos, Culturais, Artísticos e Desportivos.

Mestrado em Literatura Brasileira

1971 - 1973

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio
Título: Marginalidade e reapropriação em Oswald de Andrade,Ano de Obtenção: 1974
Orientador: Afonso Romano de Santana
Palavras-chave: Antropofagia; Pau-Brasil; Selva-Escola.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Outras Literaturas Vernáculas / Especialidade: Literatura Brasileira. Setores de atividade: Produtos e Serviços Recreativos, Culturais, Artísticos e Desportivos.

Especialização em Formação Teórica em Psicanálise

1982 - 1987

Colégio Freudiano do Rio de Janeiro

Graduação em Português-Literatura

1965 - 1969

Universidade do Estado da Guanabara

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2005 - 2008

Pós-Doutorado. , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil. , Grande área: Lingüística, Letras e Artes, Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicanálise / Especialidade: Teoria Psicanalítica. , Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Outras Literaturas Vernáculas / Especialidade: A Literatura Portuguesa e Outras Literaturas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Francês

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Outras Literaturas Vernáculas/Especialidade: Psicanálise e Literatura.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicanálise/Especialidade: Teoria Psicanalítica.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Outras Literaturas Vernáculas/Especialidade: Literatura Portuguesa.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

FERREIRA, N. P. . Som, Imagem, Pulsão. 2006. (Outro).

FERREIRA, N. P. . Pulsão invocante e direção do tratamentop. 2005. (Outro).

FERREIRA, N. P. . III Congresso Nacional de Psicanálise da UFC. 2005. (Congresso).

FERREIRA, N. P. . A formação do analista e análise didática. 2004. (Outro).

FERREIRA, N. P. . A entrada do significante no mundo e a pulsão invocante. 2004. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

XIII Simpõsio do Programa de Pós-graduação em Psicanálise da UERJ.Coordenação das mesas "A política da psicanálise e a afirmação da diferença" e "Psicanálise, política e diferença". 2018. (Simpósio).

Lançamento do livro Histeria: o caso Dora.Histeria: o caso Dora. 2016. (Outra).

XII Simpósio do Programa de Pós-Graduação em Psicanálise da UERJ.Participação na Plenária Inconsciente e Linguagem. 2016. (Simpósio).

Cem anos de metapsicologia: os conceitos fundamentais.Do recalque, repetição e sintoma ao real, reiteração e sintoma. 2015. (Simpósio).

V Colóquio Internacional: O inconsciente a céu aberto. Padre António Vieira: o discurso engenhoso em nome da fé e da salvação do homem. 2015. (Congresso).

Seminário de Psicanálise.A carência paterna e a fobia no caso Pequeno Hans. 2014. (Seminário).

IV Semana de Psicologia da Universidade Estácio de Sá.A jovem homossexual de Freud. 2013. (Encontro).

Seminário de Psicanálise.Édipo, Castração e Relação de objeto. 2013. (Seminário).

Seminário de Psicanálise.Para que serve o mito na estrutura psíquica do sujeito?. 2013. (Seminário).

Seminário de Psicanálise.Como se analisa o mito. 2013. (Seminário).

Seminário de Psicanálise.Um caso clínico de Freud retomado por Lacan: o pequeno Hans. 2013. (Seminário).

Seminário na Academia Maranhense de Letras.Psicanálise e Literatura. 2013. (Seminário).

VII Congresso Nacional de Psicanálise da UFC. Malditos, Obscenos e Trágicos. 2013. (Congresso).

XXVII Semana da Psicologia e VIII Encontro do Mestrado em Psicanálise, Saúde e Sociedade.A Homossexualidade hoje. 2013. (Encontro).

Cine Psicanálise.Amor, ódio e desejo de vingança: os afetos que movem "O segredo dos seus olhos". 2012. (Outra).

II Simpósio de Psicanálise do Curso de Pós-Graduação Teoria e Clínica.Conferência de Abertura: o amor na literatura. 2012. (Simpósio).

Seminário de Psicanálise do Corpo Freudiano Escola de Psicanálise.O falo e a mãe insaciável. 2012. (Seminário).

Seminário de Psicanálise do Corpo Freudiano Escola de Psicanálise.História das pulsões:três identificações e três amores. 2012. (Seminário).

Seminário de Psicanálise do Corpo Freudiano Escola de Psicanálise.Édipo, Castração e Relação de Objeto. 2012. (Seminário).

Seminário de Psicanálise do Corpo Freudiano Escola de Psicanálise.O inconsciente estruturado como linguagem. 2012. (Seminário).

Seminário de Psicanálise do Corpo Freudiano Escola de Psicanálise.A relação de objeto: uma leitura do Seminário 4 de Jacques Lacan. 2012. (Seminário).

Seminário de Psicanálise na Universidade Federal do Maranhão /UFMA.Amor, ódio e ignorância: três paixões do ser. 2012. (Seminário).

Terceiro Colóquio Internacional: a Psicanálise e a Lei. As três faces da Lei: o impossível, o interdito e o entredito. 2012. (Congresso).

I Congresso Latino-Americano de Psicanálise na Universidade (CONLAPASA)-VII Simpósio do Programa de Pós-Gradução em Psicanálise/UERJ. Coordenadora da mesa de apresentação de trabalhos: Escrita, poesia e antropologia. 2011. (Congresso).

I Congresso Latino-Americano de Psicanálise na Universidade (CONLAPASA)-VII Simpósio do Programa de Pós-Gradução em Psicanálise/UERJ. Coordenadora da plenária: a clínica do mal-estar. 2011. (Congresso).

I Congresso Latino-Americano de Psicanálise na Universidade (CONLAPASA)-VII Simpósio do Programa de Pós-Gradução em Psicanálise/UERJ.O sacrifício do desejo na contemporaneidade. 2011. (Simpósio).

III Jornada de Psicanálise da Famath: A invenção do amor no século XXI.O amor na literatura. 2011. (Encontro).

I Simposio de Psicanlálise da Pós-Graduação em Teoria e Clínica Psicanaliítica.Os paradoxos do gozo e o fim de análise. 2011. (Simpósio).

VI Congresso Internacional de Psicanálise-XV Encontro de psicanálise da UFC. Reflexões sobre a contemporaneidade. 2011. (Congresso).

VI Congresso Nacional de Psicanálise da UFC-XV Encontro de Psicanálise da UFC. O lugar da psicanálise na contemporaneidade. 2011. (Congresso).

2 Encontro Nacional e 2 Colóquio internacional do Corpo Freudiano Escola de Psicanálisea; histeria,obsessão e fobia: a neurose em análise. Labirintos da neurose obsessiva. 2010. (Congresso).

II Encontro Nacional e II Colóquio Internacional do Corpo Freudiano Escola de Psicanálise: Histeria, Obsessão e Fobia - a neurose em análise. Se houvesse a relação sexual.... 2010. (Congresso).

IV Congresso Internacional de Psicopatologia Fundamental e X Congresso Brasileiro de Psicopatologia Fundamental. Amor cortês: uma invenção dos trovadores para cantar A Mulher. 2010. (Congresso).

IV Congresso Internacional de Psicopatologia Fundamental e X Congresso Brasileiro de Psicopatologia Fundamental. Efeitos do amor na sublimação e na psicose. 2010. (Congresso).

Semana de Licenciatura (Intregração e Reconstrução do Conhecimento).O amor e suas versões. 2010. (Outra).

Seminário de Psicanálise do Corpo Freudiano Escola de Psicanálise Núcleo Macaé.As vias perversas do desejo. 2010. (Seminário).

Seminário de Psicanálise em Corpo Freudiano Escola de Psicanálise Núcleo Macaé.A função paterna nas estruturas clínicas. 2010. (Seminário).

XII Jornadas de Formações Clínicas do Campo Lacaniano/RJ.Amor cortês: uma invenção dos trovadores para cantar A mulher. 2010. (Outra).

IV Congreso Internacional: La experiencia del psicoanálisis. Lo sexual: inhibición, cuerpo, síntoma. Os desvarios da alma e os contra-sensos do corpo. 2009. (Congresso).

Seminário de Psicanálise do Corpo Freudiano Escola de Psicanálise Núcleo Macaé.A transferência I - A transferência II. 2009. (Seminário).

Seminário do Corpo Freudiano Escola de Psicanálise Seção Imperatriz.Real, Simbólico e Imaginário no ensino de Jacques Lacan. 2009. (Seminário).

V Congresso Nacional de Psicanálise da UFC. O caso dos dois homens iguaus. 2009. (Congresso).

V Painel Reflexões sobre o insólito na narrativa ficcional: o insólito em questão/I Encontro Nacional do Insólito como Questão na Narrativa Ficcional.O estranho e seu duplo. 2009. (Encontro).

XXII Congresso Internacional ds ABRAPLIP. O caso de Tertuliano Máximo Afonso. 2009. (Congresso).

Conferência aos alunos da Universidade Estadual do Maranhão.Amor, ódio e ignorância: as três paixões do ser. 2008. (Encontro).

Corpo Freudiano escola de psicanálise.Amor, ódio e ignorância - as três paixões do ser. 2008. (Outra).

Curso de Verão: Quatro encontros sobre a perversão.A perversão no discurso contemporâneo. 2008. (Outra).

II Encontro Norte/Nordeste de Professores de Literatura Portuguesa.Ana Hatherly: reinvenção, desconstrução e insistência. 2008. (Encontro).

III Seminário Internacional de Estudos Galego-Brasileiros.Debatedora da conferência: A poesia Visual e escrita (cali)gráfica de Uxío Novoneyra. 2008. (Seminário).

IV Painel "Reflexoões sobre o Insólito na Narrativa Ficcional": tensões entre o sólito e o insólito.O estranho e seu duplo. 2008. (Encontro).

IV Semana de Letras.Alberto Caiero: uma teoria sobre o gozo e a linguagem. 2008. (Encontro).

Seminário de Psicanálise.Um caso clínico de Freud retomado por Lacan: o pequeno Hans. 2008. (Seminário).

Seminário de Psicanálise."O Mestre". 2008. (Seminário).

Seminário de Psicanálise.Os três tempos da castração I. 2008. (Seminário).

Seminário de Psicanálise.Os três tempos da castração II. 2008. (Seminário).

Seminário de Psicanálise.Inconsciente e pulsãoI. 2008. (Seminário).

Seminário de Psicanálise.Introdução ao pensamento de jacques Lacan. 2008. (Seminário).

Atividade do Corpo Freudiano de Fortaleza-Escola de Psicanálise da UFC.Um amor que suplica para ser amado: "O mestre" de Ana Hatherly. 2007. (Outra).

Encontro/Curso Avançado: O sujeito e a sexualidade na aurora do século XXI.Participante da mesa redonda: Sexo, fantasia e arte.. 2007. (Encontro).

I Colóquio Internacional do Corpo Freudiano. Mesa redonda: Fernando Pessoa: Despertar é preciso. viver não é preciso. 2007. (Congresso).

I Jornada de Psicanálise de Vassouras.o amor de transferência. 2007. (Encontro).

IV Congresso Nacional de Psicanálise. A análise do analista. 2007. (Congresso).

XXI Encontro da ABRAPLIP- Revoluções Diáspora e Identidades.Fernando Pessoa: Despertar é preciso. Viver não é preciso. 2007. (Encontro).

Ciclo Almodóvar.Uma interpretação de "Tudo sobre minha mãe". 2006. (Encontro).

Conversando sobre Lacan.Conversando sobre Lacan. 2006. (Encontro).

Debate sobre o filme Estamira.Uma leitura do filme Estamira. 2006. (Encontro).

III Simpósio do Programa de Pós-Graduação em Psicanálise: Escrita e Psicanálise.A literatura como escrita e como fala. 2006. (Simpósio).

Seminários de Psicanálise.Lacan, "O banquete" e o amor de transferência. 2006. (Seminário).

V Feira do Livro.Amor, Desejo e Gozo. 2006. (Encontro).

X Congresso Internacional da ABRALIC. Dorotéia: a bela desfigurada. 2006. (Congresso).

X Congresso Internacional da ABRALIC. Coordenadora do Simpósio: Literatura e Psicanálise. 2006. (Congresso).

XI Encontro de Psicanálise da UFC.A maldição do sexo no teatro de Nelson Rodrigues. 2006. (Encontro).

I Encontro do GT de Estudos Medievais- UERJ.Os estudos medievais. 2005. (Encontro).

III Congresso Nacional de Psicanálise da UFC- X Encontro de Psicanálise da UFC. Amor, ódio e ignorância: as três paixões do ser. 2005. (Congresso).

II Semana de Letras: Olhares sobre a diversidade.Gregório de Matos Guerra e Nelson Rodrigues: a obsessão pelo sexo. 2005. (Encontro).

Simpósio de Letras Galegas.Seção de debates sobre o filme "Urxa". 2005. (Simpósio).

XI Seminário Nacional Mulher e Literatura II Seminário Internacional Mulher e Literatura.O sexo é a maldição das mulheres. 2005. (Seminário).

XX Encontro de Professores Brasileiros de Literatura Portuguesa.Palestra regório de Matos Guerra: um nome, uma obra e um estigma. 2005. (Encontro).

Ciclo de palestras.A obra poética de Fernando Pessoa. 2004. (Outra).

Ficção no real: falas do amor através das idades.A Preciosa de Sóror Maria do Céu. 2004. (Outra).

II Encontro Galego-Brasileiro de Investigadores.O inferno do homem são os afetos que se enterram na alma. 2004. (Encontro).

IX Encontro de Psicanálise da UFC.O amor em Freud e Lacan. 2004. (Encontro).

IX Encontro de Psicanálise da UFC.Conferência: O Banquete de Platão. 2004. (Encontro).

Seminário A idade Média na literatura e no cinema- UERJ.A Idade Média na literatura e no cinema. 2004. (Seminário).

Seminário Superior de Literatura Portuguesa.lLírica medieval Galego-portuguesa. 2004. (Seminário).

1 Seminário de Estudos Galego-Brasileiros.1 Seminário de Estudos Galego-brasileiros. 2003. (Seminário).

Encontro com as escritoras portuguesas. Encontro com as escritoras portuguesas. 2003. (Congresso).

I Congresso de Letras Clássicas e Orientais: o erotismo na antigüidade clássica e na cultura ocidental. O Banquete de Platão: a paixão do UM. 2003. (Congresso).

II Congresso Nacional de Psicanálise da UFC. O enigma do desejo a partir de uma leitura de O Mestre de Ana Hatherly. 2003. (Congresso).

Jornadas de agosto: Os afetos na vida cotidiana.O inferno do homem são os afetos que se enterram na alma. 2003. (Simpósio).

Jornadas Psicalíticas: entre o corpo e a palavra.Considerações sobre os afetos em Freud e Lacan: a angústia. 2003. (Simpósio).

por Jean Charmoille (França).Membro da Comossão Organizadora. 2003. (Seminário).

XIX Encontro Brasileiro de Professores de Literatura Portuguesa - ABRAPLIP.O imaginário com o meio do amor no trovadorismo e no barroco. 2003. (Encontro).

A fantasia ou corpo da realidade por Jeran spirko (França).Membro da comissão Organizadora. 2002. (Seminário).

A fobia por Jean Spirko (França).Membro da comissão Organizadora. 2002. (Seminário).

Como falar do caso clínico? e O trauma na clínica e na história por Paola Mieli (Estados Unidos).Membro da Comissão Organizadora. 2002. (Seminário).

Encontro Internacional Fazendo Gênero V. O Outro-sexo: eis a questão. 2002. (Congresso).

Gil Vicente 500 anos depois. O sintoma de Gil Vicente. 2002. (Congresso).

III Semana de Estudos Interdisciplinares Anglo-Americanos. O romantismo e o romance de Camilo Castelo Branco. 2002. (Congresso).

III Semana de Estudos Interdisciplinares Anglo-Americanos. O bem dizer a serviçodo amor divino em Sóror Maria do Céu. 2002. (Congresso).

IV Jornadas Clínicas - Paranóia: as vozes, os olhares, os atos e os delírios.Padre António Vieira: barroco e paranóia. 2002. (Simpósio).

Jornadas da Escola da Causa Analítica: A cukra na psicanálise.Os paradoxos do amor de transferência. 2002. (Simpósio).

VII Encontro de Psicanálise da UFC: A Diferença Sexual.Homens e mulheres: significantes que velam um enigma e trazem a discórdia. 2002. (Encontro).

VIII Congresso Internacional da Associação Brasileira de Literatura Comparada/ABRALIC. Ressentimento e fascínio na dialética do colonizador e do colonizado a partir da estrutura do discurso do Mestre. 2002. (Congresso).

I Congresso Nacional de Psicanálise da UFC. Testemunho dos poetras barrocos de um gozo para além do falo. 2001. (Congresso).

III Jornada: A clínica lacaniana - fundamentos e Práxis.O Nome-do-Pai e a Psicose. 2001. (Encontro).

Jornadas: A psicopatologia de nossa época precisa do discurso do analista?.Comentários sobre A terceira. 2001. (Simpósio).

Lacan e as bases na clínica psicanalítica: há uma clínica lacaniana? por Diana Rabinovich (Argtentina).Membro da Comissão Organizadora. 2001. (Seminário).

O lugar de Jacques Lacan na Psicanálise por Jean Spirko (França).Membro da Comissão Organizadora. 2001. (Seminário).

O trauma no discurso psicanalítico e no discurso político porHelea D'Elia (França).Membro da Comissão Organizadora. 2001. (Seminário).

Poesia Portuguesa Contemporânea.Coordenação da Mesa Poesia Portuguesa Contemporânea. 2001. (Encontro).

Premier Congrès Internacionall de Convergencia. Durré d'une analyse. 2001. (Congresso).

Rediscutidno Machado, Eça e Garrett.Presidente da Mesa Crise de Representação nas Viagens da minha terra; Literatura, educação e diferença sexual em Garrett. 2001. (Outra).

Simpósio e Exposição Comemorativos do Centenário de Nascimento do escritorJosé Régio e o nosso tempo: balanco e perspectivas.Uma Leitura de O Principe com Orelhas de burro. 2001. (Simpósio).

VI Fórum de Estudos Ling"uísticos. Mini-curso: Amor e desejo na lírica de língua portuguesa. 2001. (Congresso).

A fobia por Jean Spirko (França).Membro da Comissão Organizadora. 2000. (Seminário).

Curso Libre de Literatura Portuguesa.O trajeto do amor na literatura portuguesa. 2000. (Outra).

II Semana de Estudos Interdisciplinares da Unigranrio. Os milagres do amor na poesia barroca. 2000. (Congresso).

Palestra. O mito do amor na literatura portuguesa a partir da teoria de Jacques Lacan. 2000. (Congresso).

Palestra.O amor como recusa do dom em Fernando Pessoa. 2000. (Outra).

Palestra.Amor e sublimação na literatura medieval e na poesia barroca. 2000. (Outra).

Palestra.Amor e paranóia em O Prncipe com Orelhas de Burro de José Régio. 2000. (Outra).

17 Econtro de Professores de Literatura Portuguesa: Encontros prodigiosos~Garrett/Machado.Coordenadora de Sessão de Comunicações. 1999. (Encontro).

17 Encontro de Professores de Literatura Portuguesa? Encontros Prodigiosos-Garrett/Machado.O imaginário do amor no romantismo português. 1999. (Encontro).

1 Semana de Estudos Intedisciplinares Anglo-Americanos. Literatura e psicanálise: a interpretação como uma práxis. 1999. (Congresso).

2 Congresso Internacional do Colégio de Psicanálise da Bahis. A culpa na subjevidade de nossa época. 1999. (Congresso).

Congresso Internacional Brasil 500 anos. Mini-curso:A estrutura do amor na literatura portuguesa no século XIX. 1999. (Congresso).

Congresso Internacional Brasil 500 anos. Presidente da Mesa Redonda: A formação da língua literária no Brasil. 1999. (Congresso).

III Encontro Internacional de Estudos Medievais.Coordenadora de Sessão: Amor cortês II. 1999. (Encontro).

III Encontro Internacional de Estudos Medievais.O amor cortês. 1999. (Encontro).

I Simposio.Algumas anotações sobre o Nome do Pai. 1999. (Simpósio).

30 Congresso Brasileiro de Língua e Literatura. A mulher na literatura portuguesa. 1998. (Congresso).

30 Congresso Brasileiro de Língua e Literatura em Língua Portuguesa. Coordenadora da Seção de Comunicações: Literaturas em Língua Portuguesa. 1998. (Congresso).

Fórum do Corpo Freudiano do Rio de Janeiro.O amor cortês na poesia medieval. 1998. (Outra).

29 Congresso Internacioanl de Estudos Camonianos. Membro da Comissão Executiva. 1997. (Congresso).

Congresso Internacional Comemorativo do 3 Centenário do P. António Vieira. Padre António Vieira: o engenho da palavra a serviço da redenção do homem. 1997. (Congresso).

International Conference Sexuation. The other sex: that is the question. 1997. (Congresso).

Iv Encontro de Estudos Portuguese.A obra do Padre António Vieira. 1997. (Encontro).

Palestra no Mestrado de Estudos Portugueses.Seminário de Pós-Graduação no âmbito do mestrado de Estudos Portugueses: A trajetória do amor na literatura portuguesa. 1997. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Cassia Amara da Conceição Bruno de Azevedo

JORGE, M. A. C.;FERREIRA, N. P.; ANDRADE, C. B.. Sobre o estatuto do conceito de perversão: um estudo. 2019. Dissertação (Mestrado em Psicanálise) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Maria Ormy Moraes Madeira

JORGE, M. A. C.;FERREIRA, N. P.; SZAPIRO, A. M.; VIVES, J. M.. Reflexões psicanalíticas sobre o fenômeno psicossomático. 2019. Dissertação (Mestrado em Psicanálise) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Thomas Speroni Gomes

JORGE, M. A. C.;FERREIRA, N. P.; VIVES, J. M.. Depressão, psicanálise e atualidade. 2019. Dissertação (Mestrado em Psicanálise) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Lara Cavalcante da Silveira

FERREIRA, N. P.; RIBEIRO, H. F. C.; POLI, M. C. C.. O amor cortês e o feminino na obra poética de Hilda Hilst: um estudo à luz da psicanálise. 2019. Dissertação (Mestrado em Psicanálise) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Eliane dos Anjos Nunes Grizotti

FERREIRA, N. P.; JORGE, M. A. C.; ANDRADE, C. B.. A causa secreta da perversão. 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicanálise) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Patrick Werner dos Anjos

FERREIRA, N. P.; JORGE, M. A. C.; FUKS, B. B.. O traço para aliem do índice: a fotografia sob o olhar da psicanálise. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicanálise) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Taoana Aymone Padilha

FERREIRA, N. P.; ALBERTI, S.; QUINET, A. L. A.. O delírio de ser amada à luz da psicanálise. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicanálise) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Taoana Aymone Padilha

FERREIRA, N. P.; ALBERTI, S.; ANDRADE, A. L. Q.. Erotomania: amor e lou(cura). 2017. Dissertação (Mestrado em Psicanálise) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Clarissa Maia Esmeraldo Barreto

FONTENELE, Laéria Bezerra; DANZIATO, L. J. B.;FERREIRA, N. P.. A identificação na melancolia: do objeto perdido ao objeto a. 2016. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Taina Cavalcanti Rocha

FERREIRA, N. P.; BARROS, R. M. M.; VIEIRA, M. A.;FERREIRA, N. P.. Psicanálise e feminino: uma travessia teórico-clínica inspirada nas letras de Chico Buarque de Holanda. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicanálise) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Marcelia Marino Schneider Côgo

FERREIRA, N. P.; ELIA, L. D. F.; BIANCO, A. C. L.;FERREIRA, N. P.. Alcances e limites da clínica psicanalítica em um hospital geral junto a crianças e adolescentes com câncer. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicanálise) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Francisco Carlos Malta

FERREIRA, N. P.; VIEGAS, A. C. C.;FERREIRA, N. P.. Ensaio sobre a cegueira de José Saramago para as telas de cinema. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: José Carlos de Lima Neto

RODRIGUES, M. M.; JORGE, M. A. C.;FERREIRA, N. P.FERREIRA, N. P.. A mística no Boosco Deleitoso. 2014. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Marilene Meira dia Costa

FERREIRA, N. P.; RODRIGUES, M. M.; BATISTA, C. M.;FERREIRA, N. P.. Algumas considerações sobre a poesia de Bocage. 2014. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Vera Lúcia Pian Ferreira

MOTTA, M. A.; HEEYNEMANN, L. R.;FERREIRA, N. P.FERREIRA, N. P.. Três datas: entre nascer e morrer. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Mayara Neres Matos

SALGADO, M. T.; JORGE, M. A. C.;FERREIRA, N. P.. Humor e ironia em João Melo. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Amanda Neves Marques Corrêa

FERREIRA, N. P.; RODRIGUE, M. M.; LEITE, L. P. V.;FERREIRA, N. P.. A teoria freudiana entre o amor e o ódio encontrada nas cartas de Mariana Alcoforado e Abelardo e Heloisa. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Ana Paula Rocha da Cunha

FERREIRA, N. P.; BATISTA, C. M. F.; JORGE, M. A. C.;FERREIRA, N. P.. A imagem no espelho: o drama de uma ficção. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade do Estado do RJ) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Selma de Abreu Camargo

MOTTA, M. A.; FARIAS, Francisco Ramos de;FERREIRA, N. P.. A versão portuguesa do mito do Édipo. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Maria de Lourdes Benévolo

FERREIRA, N. P.; FARIAS, Francisco Ramos de; MOTTA, Marcus Alexandre. A arte de rir da morte. 2012. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Eliana Luiza dos Santos Barros

FERREIRA, N. P.; MOTTA, Marcus Alexandre; MAURANO, D.. Florbela Espanca: laços de amor e dor. 2012. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Letras UERJ) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: José Antonio de Andrade Soares Gatti

FERREIRA, N. P.; RODRIGUES, M. M.; SADALA, M. G. S.. Teixeira de Pascoaes e Manoel de Barros não sabem que sabem o que Freud e Lacan descobriram. 2012. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Paula Julianna Chaves Pinto

CRUXEN, O. S.; FONTENELE, Laéria Bezerra;FERREIRA, N. P.. O estatuto do caso clínico para a edificação da teoria psicanalítica. 2012. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Ameli Gabrieli Batista Fernandes

FERREIRA, N. P.; Ana Maria Medeiros da Costa; Ribeiro, Heloisa Fernandes Caldas; KOSOWTI, G. F.. O palhaço e a psicanálise. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicanálise) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Juliana Maria Girão Carvalho Nascimento

FERREIRA, N. P.; CRUXEN, O. S.; FONTENELE, Laéria Bezerra. Os des-caminhos das mulheres no teatro de Nelson Rodrigues. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Paula Julianna Chaves Pinto

FERREIRA, N. P.; FONTENELE, Laéria Bezerra; CRUXEN, O. S.. O estatuto dos relatos de casos clínicos na formalização da teoria freudiana em sua transmissão. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Glaucia Regina Vianna

FERREIRA, N. P.; FARIAS, Francisco Ramos de; GONDAR, Josaida de Oliveira. Estados melancólicos: o poder da criação nas ruínas de memória. 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Memória Social / PPG) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Ameli Gabriele Batista Fernandes

FERREIRA, N. P.; JORGE, Marco Antonio Coutinho; Ribeiro, Heloisa Fernandes Caldas. A psicanálise e o palhaço: relações possíveis. 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicanálise) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Paulo Roberto Conceição Junior

FERREIRA, N. P.; RODRIGUES, Marina Machado; SILVA, Dalva Maria Galvão da. "Junto dum seco, fero, e estéril monte". 2010. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Juliana Maria Girão Carvalho Nascimento

FERREIRA, N. P.; FONTENELE, Laéria Bezerra; CRUXEN, O. S.. Os des-caminhos do tornar-se mulher no teatro de Nelson Rodrigues. 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Lídia Bantim Frambach

FERREIRA, N. P.. As mulheres sob o véu da melancolia. 2010. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Sylvia Helena de Faria

FERREIRA, N. P.. O pecador relata o que sabe: a confissão de Lúcio de Mário de Sá Carneiro. 2010. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Felipe de Oliveira Castelo Branco

JORGE, Marco Antonio Coutinho;FERREIRA, N. P.; Ribeiro, Heloisa Fernandes Caldas. Tristes tópicos: um estudo sobre a melancolia em Freud. 2009. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicanálise) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Anaxianne Windsor Nazareno Vieira

FERREIRA, N. P.; MAIA FILHO, O. N. (Osterna Nonato Maia Filho); FONTENELE, Laéria Bezerra. A importância da arte literária na elaboração da teoria freudiana. 2009. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Iracy Conceição de Souza

FERREIRA, N. P.. Desejo ou Renú ncia: eis a questão. 2009. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Patrícia Ribeiro de Andrade

FERREIRA, N. P.; RODRIGUES, Marina Machado; FLORES, V. M. P.. Amor e gozo na lírica do século XVII. 2009. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Fellipe de Olivieira Castelo B ranco

FERREIRA, N. P.. Tristes Tópicos: Um estudo sobre a melancolia em Freud. 2008. Dissertação (Mestrado em Psicanálise) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Andreza Barbosa Nora

FERREIRA, N. P.. Quanto em caso de amores: a relação (extra) conjugal em três autos de Gil Vicente. 2008. Dissertação (Mestrado em Literatura Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Ivi Barile

FERREIRA, N. P.. A voz e a vez de Eva: a nova heroína contemporânea presente em obras de José Saramago. 2008. Dissertação (Mestrado em Literatura Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Lucilea Chagas da Silva

FERREIRA, N. P.. No silêncio, a intangibilidade de dois mundos que se atraem ( sobre o silêncio de Teolinda Gersão). 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Literatura Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Gilda Maria Pitombo Mesquita

FERREIRA, N. P.; Antonio Quinet; Maria da Glória S. Sadala. A orfandade na psicanálise: Conexões com o mito de Édipo. 2008. Dissertação (Mestrado em Programa do Mestrado Profissional em Psicanálise,) - Universidade Veiga de Almeida.

Aluno: Joyce de Paula e silva

Ana Maria Medeiros da Costa; JORGE, Marco Antonio Coutinho;FERREIRA, N. P.. Psicanállise com crianças e a função do brincar na clínica. 2008. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Psicanálise) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Rosilene Rodrigues Coêlho

FERREIRA, N. P.. O amor nas poesias de Florbela Espanca e nas canções bregas brasileiras do século XX. 2008. Dissertação (Mestrado em Literatura Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Carolina Silvano

FERREIRA, N. P.. O impasse feminino nas personagens de Eça de Queirós: entre o desejo e o dever. 2008. Dissertação (Mestrado em Literatura Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Danielle Ferreira Gomes Moura

FERREIRA, N. P.. A paixão amorosa e a fantasia. 2007. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Psicanálise) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Magaly Ferreira Mendes

FERREIRA, N. P.. Os nomes-do-pai no Grande sertão: veredas para a Feminilidade?. 2007. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Eliana Beatriz Moreno

FERREIRA, N. P.. Loucura e o femininno na obra de Florbela Espanca. 2007. Dissertação (Mestrado em Literatura Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Maria Alice Werneck da Silva Dias

FERREIRA, N. P.. Linhas entrelaçadas no discurso profético do Padre Antonio Vieira. 2007. Dissertação (Mestrado em Literatura Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Danielle Ferreira Gomes Moura

FERREIRA, N. P.. Paixão e fantasia (Exame de Qualificação). 2006. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Psicanálise) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Alexandre Bustani Louzadas

FERREIRA, N. P.. Falo e sexuação do homem. 2006. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Psicanálise) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Danúbia Tupinanbá Pimentel

FERREIRA, N. P.. Morte e vida em Gil Vicente e João Cabral de Mello Neto. 2005. Dissertação (Mestrado em Literatura Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Maria Cristina Otoya

FERREIRA, N. P.. A poesia experimental de Ana Hatherly. 2005. Dissertação (Mestrado em Literatura Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Adriana Moreira Mendes

FERREIRA, N. P.. O amor como desassossego. 2005. Dissertação (Mestrado em Literatura Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Lusia de Fatima Feijo Machado

FERREIRA, N. P.. Antero de Quental: a trajetória de uma vida transpassada pelos ideias do século XIX. 2005. Dissertação (Mestrado em Literatura Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Alexandre Bustani Louzada

FERREIRA, N. P.. A travessia do homem (Exame de Qualificação). 2004. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Psicanálise) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Robson Lacerda Dutra

FERREIRA, N. P.; SECCO, C. L. T. R.; OLIVEIRA NETO, G.. O espelho refratário das águas: uma leitura das relações entre história, ficção e mito em narrativas de Pepetela. 2002. Dissertação (Mestrado em Letras (Letras Vernáculas)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Mônica Barbosa Coelho

FERREIRA, N. P.; ELIA, L.; JORGE, Marco Antonio Coutinho. Algumas letras sobre a letra na letra psicanalítica. 2002. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Psicanálise) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Verônica Cavalcante Bernardi

FERREIRA, N. P.; SEMINÉRIO, M. L.; LIMA, J. F.. O emergir da feminilidade pela via das mulheres machadiana: uma abordagem psicanalítica. 1999. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Cláudia Maria de Souza Amorim

FERREIRA, N. P.; OLIVEIRA, S. P. M.; ALMEIDA, M. S. C. L.. Entre a queda na cidade e a ascenção na serra: as trajetórias de Calisto e Jacinto no espaço português da segunda metade de oitocentos. 1995. Dissertação (Mestrado em Letras (Letras Vernáculas)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Ana Luiza Salles

FERREIRA, N. P.. A sintaxe da Língua Portuguesa. 1993. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Carlos Cordeiro Gomes

FERREIRA, N. P.. Cinematicidade em Eça de Queirós. 1992. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Sérgio Nazar David

FERREIRA, N. P.; COUTINHO, E. F.; LINS, R. L.. O mundo é um moinho: Canto e Desencanto em Camões e Garrett. 1992. Dissertação (Mestrado em Letras (Letras Vernáculas)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Márcio Ramos Ferreira

FERREIRA, N. P.; JORGE, M. A. C.; RINALDI, D. L.; LIMA, C. H.; SAMICO, F. C.. O amor como solução exitosa na psicose. 2019. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicanálise) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Julia Teitelroit de Souza Martins

SCHOLLHAMMER, K. E.; LAVELLE, P. G. S.; MARTINS, H. F.; RIVERA, T. C.;FERREIRA, N. P.; PORTA, D. D.; GOES, C. R. P.. Sonho, Narrativa e Psicanálise. 2018. Tese (Doutorado em Literatura, cultura e contemporaneidade) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Vivian Martins Ligeiro

JORGE, M. A. C.; LINDENMEYER, C.; BARROS, R. M. M.;FERREIRA, N. P.; RIVERA, T. C.. O triunfo do real: arte e psicanálise. 2018. Tese (Doutorado em Pesquisa e Clínica em Psicanálise) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Fernanda Cabral Samico

JORGE, M. A. C.; RIBEIRO, H. F. C.;FERREIRA, N. P.; LINDENMEYER, C.; LEITE, S. C.. A supervisão psicanalítica na Universidade e a instituição Polícia Militar: relato de uma experiência. 2018. Tese (Doutorado em Pesquisa e Clínica em Psicanálise) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Ondina Maria alves de Almeida dos Santos

BORGES, S. de A.; SADALA, M. G. S.; ARAUJO, P. C. K.;FERREIRA, N. P.; BRITO, B. P. M.. Literatura e Psicanálise: Saber ou não saber, eis a questão. 2018. Tese (Doutorado em Psicanálise, Saúde e Sociedade) - Universidade Veiga de Almeida.

Aluno: Ana Augusta Brito Jaques

JORGE, M. A. C.; RINALDI, D. L.;FERREIRA, N. P.; MAURANO, D.; FUKS, B. B.. A pulsão de morte: genealogia de um conceito fundamental da psicanálise. 2017. Tese (Doutorado em Psicanálise) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Luciana Ribeiro Marques

JORGE, M. A. C.;FERREIRA, N. P.; ALBERTI, S.; SADALA, M. G. S.; ANDRADE, A. L. Q.. Homossexualidade e ética psicanalítica. 2016. Tese (Doutorado em Psicanálise) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Iracy Conceição de Souza

FERREIRA, N. P.; SECCO, C. L. T. R.; FARIAS, A. B. C.; SILVEIRA, J. F.; RODRIGUES, M. M.;FERREIRA, N. P.. A experiência poética com o indizível: Ana Luíza Amaral, João Mamona e Salgado Maranhão. 2014. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Letras da UFRJ) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Marlos Gonçalves Terêncio

FERREIRA, N. P.; SOUZA, F. A. B.; LHULLIER, L. A.; SOUSA, M.; LEITE, S. C.. O horror e o outro: um estudo psicanalítico acerca da angústia sob o prisma do unheimlich freudiano. 2013. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFSC) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Felipe de Oliveira de Castelo Branco

FERREIRA, N. P.; JORGE, Marco Antonio Coutinho; MAURANO, D.; SADALA, M. G. S.; Rita Maria Manso de Barros, R. M. M.. O espaço, a linguagem e a morte: sobre a melancolia em psicanálise. 2013. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicanálise) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Mara Viana de Castro Sternick

FERREIRA, N. P.; Ana Maria Medeiros da Costa; LEITE, S. C.; ANDRADE, A. L. Q.; RIVERA, T. C.. O corpo na clínica psicanalítica: inibição, sintoma e angústia. 2011. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicanálise) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Marcia Regina Xavier da Silva

FERREIRA, N. P.; PUCHEU NETO, Alberto; OLIVEIRA, Marta Alkimim de Araújo; DIAS, Maria Alice Werneck da Silva; SILVA, FTX; LOSSO, E. G. B.. A travessia cega em torno do vazio: uma poética do desfocamento. 2010. Tese (Doutorado em Literatura Comparada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Robson Lacerda Dutra

FERREIRA, N. P.. Pepetela e a elipse do héroi. 2007. Tese (Doutorado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Marinha Machado Rodrigues

FERREIRA, N. P.; ORIENTADOR, José Carlos Barcelos; MENDES, Marlene Gomes; AZEVEDO FILHO, Leodegário A de; QUESADO, José Clécio Basílio. Uma abordagem filológico-literária da égloga camoniana "A quem darei queixumes namorados". 2006. Tese (Doutorado em Doutorado em Literatura Comparada) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Cláudia Maria de Souza Amorim

FERREIRA, N. P.; BARCELOS, J. C.; MAURANO, D.; MAIA, R. M. A.; Gumercinda Nascimento Gonda. Estilhaços da guerra na obra de Lobo Antunes e de Pepetela. 2006. Tese (Doutorado em Doutorado em Literatura Comparada) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Acácio Luiz Santos

FERREIRA, N. P.. Grande Sertão: Veredas e Paradiso como representação de um processo tenso e complexo de transcedência. 2005. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Marina Machado Rodrigues

FERREIRA, N. P.. Uma abordagem filológica-literária da égloga camonian A quem darei queixumes namorados. 2005. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Sérgio Nazar David

FERREIRA, N. P.; LINS, R. P. L.; REZENDE, B.; NU ES, C. F. P.; BARCELOS, J. C.; LINS, V.; PENNA, J. C.. O paradoxo do desejo: o masoquismo moral nas literaturas portuguesa e brasileira. 2001. Tese (Doutorado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Iremar Maciel de Brito

FERREIRA, N. P.; MALEVAL, M. A. T.; NASCIMENTO, D. B. P.; CARVALHO, L. F. M.; OLIVEIRA, M. L. W.. O anfitrião viajante do tempo. 1999. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Márcio Ramos Ferreira

FERREIRA, N. P.; JORGE, M. A. C.; LIMA, C. H.. O amor para além da lógica fálica. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Psicanálise) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Selma de Abreu Camargo

FERREIRA, N. P.; JORGE, M. A. C.; RINALDI, D. L.; BORGES, S. X. A.. O estranho e o duplo na literatura e no cinema. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Pesquisa e Clínica em Psicanálise) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Ondina Maria alves de Almeida dos Santos

BORGES, S. de A.; SADALA, M. G. S.;FERREIRA, N. P.. Para a psicanálise, o que Édipo e Hamlet informam sobre inibição? Saber e não saber... eis a questão. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Psicanálise, Saúde e Sociedade) - Universidade Veiga de Almeida.

Aluno: Joselene Monteiro Silva

FONTENELE, Laéria Bezerra; MAURANO, D.; NASCIMENTO, J. M. G. C.; CRUXEN, O. S.;FERREIRA, N. P.. Os homens e suas fantasias na cena rodrigueana. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Psicanálise) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Vivian Martins Ligeiro

JORGE, M. A. C.;FERREIRA, N. P.; LINDENMEYER, C.. O real na clínica e na arte contemporânea. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Psicanálise) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Luciana Ribeiro Marques

FERREIRA, N. P.; COUTINHO, M. A.;FERREIRA, N. P.; SADALA, M. G. S.. As homossexualidade e a ética psicanalítica. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Psicanálise) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Ana Augusta Brito Jaques

FERREIRA, N. P.; JORGE, M. A. C.; FUKS, B. B.;FERREIRA, N. P.. A pulsão de morte: genealogia de um conceito fundamental. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Psicanálise) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Gustavo Fujarra Carmona

FERREIRA, N. P.. Clarice entre barbas: (In)possíveis fronteiras entre a Literatura, a Filosofia e a Psicanálise.. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Felipe de Oliveira Castelo Branco

FERREIRA, N. P.; JORGE, Marco Antonio Coutinho; MAURANO, D.; LEITE, S. C.. Espaço e clínica: questões da culpa e da negação na melancolia. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Psicanálise) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Marcia Regina Xavier da Silva

FERREIRA, N. P.. A travessia cega em torno do vazio. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Literatura Comparada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Cláudia Maria de Souza Amorim

FERREIRA, N. P.. Estilhaços da guerra na obra de Lobo Antunes e Pepetela. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Literatura Comparada) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Luciana Affonso Gonçalves

FERREIRA, N. P.. Um grito chamado desejo - a voz na criação polifônica de Mário de Andrade. 2003. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Lara Cavalcante da Silveira

FERREIRA, N. P.; RIBEIRO, H. F. C.; FONTENELE, Laéria Bezerra. O amor cortês e o feminino na poesia de Hilda Hilst. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Psicanálise) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Maria Ormy Moraes Madeira

JORGE, M. A. C.;FERREIRA, N. P.; SZAPIRO, A. M.; VIVES, J. M.. Fenômeno psicossomático, trauma e desamparo na clínica psicanalítica. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Psicanálise) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Eliane dos Anjos Nunes Grizotti

FERREIRA, N. P.; JORGE, M. A. C.; ANDRADE, C. B.. A perversão: uma leitura de 'A causa secreta' de Machado de Assis. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Psicanálise) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Thomas Speroni Gomes

JORGE, M. A. C.;FERREIRA, N. P.; VIVES, J. M.. A depressão na psicanálise: história, psiquiatria, Freud, Lacan e atualidade. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Psicanálise) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Cassia Amara da Conceição Bruno de Azevedo

JORGE, M. A. C.;FERREIRA, N. P.; ANDRADE, C. B.. Perversão e crimes sexuais. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Psicanálise) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Patrick Werner dos Anjos

FERREIRA, N. P.; JORGE, M. A. C.; FUKS, B. B.. A psicanálise e o fotográfico. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Psicanálise) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Aline da Silva Fernandes Dias

FERREIRA, N. P.; JORGE, Marco Antonio Coutinho; MIRANDA, E. da R.. A sexualidade no teatro de Nelson Rodrigues. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Psicanálise) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Marcelia Marino Schneider Côgo

FERREIRA, N. P.. Alcances e limites da clínica psicanalítica em um hospital geral junto a crianças e adolescentes com câncer. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Pós Gradução Em Psicanálise) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Michelle Pereira da Costa

FREITAS, A.;FERREIRA, N. P.. Psicanálise, literatura e fantasia. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Teoria Psicanalítica Prática-Clinico Institucional) - Universidade Veiga de Almeida.

Aluno: [Nome removido após solicitação do usuário]

FERREIRA, N. P.. Violência Polícia Militar: reflexões à luz da psicanálise. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Teoria Psicanalítica Prática-Clinico Institucional) - Universidade Veiga de Almeida.

Aluno: Dercirier Gonçalves Freire

FERREIRA, N. P.. Paranóia na teoria psicanalítica. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Teoria Psicanalítica Prática-Clinico Institucional) - Universidade Veiga de Almeida.

Aluno: Michelle Pereira da Costa

FERREIRA, N. P.; FREITAS, A.. Psicanálise, Literatura e Fantasia. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Teoria Psicanalítica e Prática Clínico-Institucion) - Universidade Veiga de Almeida.

Aluno: Dercirier Gonçalves Freire

FERREIRA, N. P.; MARQUES, M. L. R.. Paranóia na teoria psicanalítica. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Teoria Psicanalítica e Prática Clínico-Institucion) - Universidade Veiga de Almeida.

Aluno: [Nome removido após solicitação do usuário]

FERREIRA, N. P.. Violência polícia militar: reflexões à luz da psicanálise. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Teoria Psicanalítica Prática-Clinico Institucional) - Universidade Veiga de Almeida.

Aluno: Flavio Gargano Neto

FERREIRA, N. P.. Desvendando o enigma da feminilidade. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Teoria Psicanalítica Prática-Clinico Institucional) - Universidade Veiga de Almeida.

Aluno: Milena Nascimento Bonito

FERREIRA, N. P.. A manifestação do amor em Josée Matias. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Latu Sensu em Literatura Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Luciane Valente Damaceno

FERREIRA, N. P.. A concepção de amor românico na poesia de Almida Garrett. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Latu Sensu em Literatura Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Suzana Costa da Silva

FERREIRA, N. P.. As Naus: O regresso, a memória e a busca pela identidade nacional portuguesa. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Lato Sensu) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Maria de Fátima Ramos Figueiredo

FERREIRA, N. P.. A busca incessante do amor nas obras de Florbela Espanca. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Latu Sensu em Literatura Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

SOUZA, A. R.; ELIA, L. F.;FERREIRA, N. P.; VIVES, J. M.; ARAUJO, R. C.; BIANCO, A. C. L.. Promoção para Professora Titular. 2014. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

FERREIRA, N. P.. Membro Suplente da Banca Examinadora do Concurso de provas e títulos para concurso de Professor Titular. 1999. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

FERREIRA, N. P.. Membro da Banca Examinadora ao concurso público para Professor Adjunto de Literatura Portuguesa. 2005. Universidade Federal do Ceará.

FERREIRA, N. P.. Membro titular da Banca Examinadora do Concurso Público para Professor Adjunto de Literatura Portuguesa. 2004. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

FERREIRA, N. P.. Concurso para ingresso no Mestrado em Literatura Portuguesa. 2003. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

FERREIRA, N. P.. Membro efetivo da Banca Examinadora para Concurso de provas e títulos para Prof. Adjunto. 1999. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

FERREIRA, N. P.. Professor Assistente de Fundamentos Linguísticos da Comunicação. 1991. Universidade Federal Fluminense.

FERREIRA, N. P.. Avaliação dos cursos de Português e Letras (habilitação inglês) da Faculdades de Ciências Humanas do Sul Paulista. 1978. Faculdade de Ciências Humanas do Sul Paulista.

FERREIRA, N. P.. Avaliação dos cursos de Estudos Sociais (Curta Duração) e letras das Faculdades Integradas Alcântara Machado. 1977. Estudos Sociais e Letras das Faculdades Integradas Alcântara Machado.

FERREIRA, N. P.. Avaliação dos cursos de Letras da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ijuí. 1977. Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ijuí.

TUPINAMBÁ, A. C. R.;FERREIRA, N. P.; DANZIATO, L. J. B.; TEIXEIRA, L. C.. Comissão Julgadora para fins de promoção funcional de Professor Associado para Professor Titular. 2016. Universidade Federal do Ceará.

FERREIRA, N. P.; JORGE, M. A. C.; RINALDI, D. L.. Seleção para ingresso no Doutorado em Psicanálise. 2015. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

FERREIRA, N. P.. Seleção para ingresso no curso de Especialização em Literatura Porrtuguesa. 2011. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

FERREIRA, N. P.. Seleção para ingresso no curso de Especialização em Literatura Porrtuguesa. 2011. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

FERREIRA, N. P.. Seleção para ingresso no curso de Especialização em Literatura Porrtuguesa. 2011. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

FERREIRA, N. P.. Processo Seletivo de Mestrado em Literatura Portuguesa. 2011. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

FERREIRA, N. P.; SOUZA, Iracy Conceição de. Seleção para ingresso no curso de Especialização em Literatura Porrtuguesa. 2010. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

FERREIRA, N. P.. Processo Seletivo de Mestrado em Literatura Portuguesa em Literatura Portuguesa. 2010. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

FERREIRA, N. P.. Seleção para ingresso no curso de Especialização em Literatura Portuguesa. 2009. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

FERREIRA, N. P.. Pocesso Seletivo de Mestrado em Literatura Portuguesa. 2009. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

FERREIRA, N. P.. Seleção para ingresso no curso de especialização em literatura portuguesa. 2008. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

FERREIRA, N. P.. Processo Seletivo de Mestrado em Literatura Portuguesa. 2008. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

FERREIRA, N. P.. IV Congresso Nacional de Psicanálise da UFC e do XII Encontro de Psicanálise da UFC. 2007. Universidade Federal do Ceará.

FERREIRA, N. P.. Seleção para ingresso no curso de Especialização em Literatura Portuguesa. 2007. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

FERREIRA, N. P.. Processo seltivo para ingresso no mestrado de literatura portuguesa. 2007. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

FERREIRA, N. P.. Seleção para ingresso no curso de Especialização em Literatura Portuguesa. 2006. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

FERREIRA, N. P.. Processo Seletivo de Mestrado em Literatura Portuguesa. 2006. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

FERREIRA, N. P.. Processo Seletivo de Mestrado em Literatura Portuguesa. 2005. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

FERREIRA, N. P.. Consultor Interno no Programa Institucional de Inicaiação Científica/ PIBIC. 2004. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Dalma Braune Portugal do Nascimento

NASCIMENTO, D. B. P.. A versão portuguesa do drama do sujeito. 1988. Tese (Doutorado em Letras (Letras Vernáculas)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Maria Theresa Abelha Alves

ALVES, Maria Theresa Abelha.. A versão portuguesa do drama do sujeito. 1998. Tese (Doutorado em Letras (Letras Vernáculas)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Helena Gomes Parente Cunha

Ferreira, Nadiá P.;PARENTE CUNHA, H.. A versão portuguesa do drama de sujeito. 1988. Tese (Doutorado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Marcia Soares da Silveira Werneck

A dimensão do gozo na sublimação; Início: 2019; Tese (Doutorado em Psicanálise) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; (Orientador);

Macla Ribeiro Nunes

A psicanálise na instituição analítica; Início: 2018; Tese (Doutorado em Psicanálise) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; (Orientador);

Larissa Arruda Aguiar Alverne

Um estudo sobre a face do amor na melancolia a partir da vida e da obra de Virginia Woolf; Início: 2017; Tese (Doutorado em Psicanálise) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; (Orientador);

Selma de Abreu Camargo

O estranho na literatura e no cinema a partir da psicanálise; Início: 2016; Tese (Doutorado em Psicanálise) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; (Orientador);

Selma de Abreu Camargo

Poesia na sala de aula; Início: 2011; Orientação de outra natureza; Universidade do Estado do Rio de Janeiro; (Orientador);

Lara Cavalcante da Silveira

O amor cortês e o feminino na obra poética de Hilda Hilst: um estudo à luz da psicanálise; 2019; Dissertação (Mestrado em Psicanálise) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Nadiá Paulo Ferreira;

Eliane dos Anjos Nunes Grizotti

A causa secreta da perversão; 2019; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicanálise) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Nadiá Paulo Ferreira;

Taoana Aymone Padilha

O delírio de ser amada à luz da psicanálise; 2018; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicanálise) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Nadiá Paulo Ferreira;

Patrick Werner dos Anjos

O traço para aliem do índice: a fotografia sob o olhar da psicanálise; 2018; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicanálise) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Nadiá Paulo Ferreira;

Aline da Silva Fernandes Dias

A sexualidade no teatro de Nelson Rodrigues; 2016; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicanálise) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Nadiá Paulo Ferreira;

Claudia dos Santos Rodrigues

Do Real da Morte ao Imaginário do Amor: Clarice Lispector e José Saramago em um recorte à luz da psicanálise; 2016; Dissertação (Mestrado em Literatura Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Nadiá Paulo Ferreira;

Marcelia Marino Schneider Côgo

Alcances e limites da clínica psicanalítica em um hospital geral junto a crianças e adolescentes com diagnóstico de câncer; 2015; Dissertação (Mestrado em Psicanálise) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Nadiá Paulo Ferreira;

Selma de Abreu Camargo

A versão portuguesa do mito de Édipo; 2013; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Literatura Portugesa) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Nadiá Paulo Ferreira;

José Antonio de Andrade Soares Gatti

Teixeira de Pascoaes e Manuel de Barros não sabem o que dizem, mas dizem o que Freud e lacan descobriram; 2012; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Literatura Portugesa) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Nadiá Paulo Ferreira;

Maria de Lourdes Benévolo França

A arte de rir da morte em Shakespeare e Camões; 2012; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Literatura Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Nadiá Paulo Ferreira;

Eliana Luiza dos Santos Barros

Florbela Espanca: laços de amor e ódio; 2012; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Literatura Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Nadiá Paulo Ferreira;

Sylvia Helena Macedo de Faria

O pecador relata o que sabe: a confissão de Lúcio de Mário de Sá Carneiro; 2010; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Literatura Portugesa) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Nadiá Paulo Ferreira;

Lídia Bantim Frambach

As mulheres sob o véu da melancolia; 2010; Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação Latu Sensu em Literatura Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Nadiá Paulo Ferreira;

Iracy Conceição de Souza (matrícula: M 0713985)

Desejo ou Renúncia: eis a questão; 2009; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Literatura Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Nadiá Paulo Ferreira;

Rosilene Rodrigues Coelho (matrícula: M 0614720)

O amor nas poesias de Florbela Espanca e nas canções bregas brasileiras do século XX; 2008; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Literatura Portugesa) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Nadiá Paulo Ferreira;

Carolina Silvano (matrícula: M 0614662)

O impasse feminino nas personagens de Eça de Queirós: entre o desejo e o dever; 2008; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Literatura Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Nadiá Paulo Ferreira;

Lucilea Chagas da Silva

No silênco, a intangibilidade de dois mundos que se atraem(sobre o silêncio de Teolinda Gersão); 2008; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Literatura Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Coorientador: Nadiá Paulo Ferreira;

Maria Alice Werneck da Silva Dias (matrícula: M 0515034)

Linhas entrelaçadas no discurso profético de Padre António Vieira; 2007; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Literatura Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Nadiá Paulo Ferreira;

Eliana Beatriz Moreno (matrícula: M 0515026)

A loucura e o feminino na obra de Florbela Espanca; 2007; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Literatura Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Nadiá Paulo Ferreira;

Lusia de Fátima Feijó Machado (matrícula: M 0320633)

Antero de Quental: a trajetória de uma vida transpassada pelos ideais do século XIX e pela dor de existir, em 12 de setembro; 2005; 105 f; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Literatura Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Nadiá Paulo Ferreira;

Adriana Moreira Mendes (matrícula:M 0320591)

O amor como desassossego; 2005; 85 f; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Literatura Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Nadiá Paulo Ferreira;

Maria Cristina Vasconcellos de Otoya (matrícula:M 0320641)

A poesia experimental de Ana Hatherly; 2005; 233 f; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Literatura Portugesa) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Nadiá Paulo Ferreira;

Márcio Ramos Ferreira

O amor como solução exitosa na psicose; 2019; Tese (Doutorado em Psicanálise) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Nadiá Paulo Ferreira;

Gustavo Fujarra Carmona

Lispector, Nietzsche e Lacan: (Im)possíveis fronteiras entre a Literatura, a Filosofia e a Psicanálise; 2016; Tese (Doutorado em Teoria da Literatura e Literatura Comparada) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Nadiá Paulo Ferreira;

Cláudia Maria de Souza Amorim (matrícula: D 0211295)

Estilhaços da guerra na obra de Lobo Antunes e de Pepetela; 2006; Tese (Doutorado em Doutorado em Literatura Comparada) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Nadiá Paulo Ferreira;

Valdemar Ferreira Valente

2014; Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Nadiá Paulo Ferreira;

Robson Lacerda Dutra

2009; Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro; Nadiá Paulo Ferreira;

[Nome removido após solicitação do usuário]

Violência polícia militar: reflexões à luz da psicanálise; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Teoria Psicanalítica Prática Clínica-Institucional) - Universidade Veiga de Almeida; Orientador: Nadiá Paulo Ferreira;

Flavio Gargano Neto

Desvendando o enigma da feminilidade; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Teoria Psicanalítica Prática-Clinico Institucional) - Universidade Veiga de Almeida; Orientador: Nadiá Paulo Ferreira;

Fátima Cristina Macedo da Silva Rodrigues

O homem duplicado de José Saramago; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Nadiá Paulo Ferreira;

Maria de Fátima Ramos Figueiredo

A busca incessante do amor nas obras de Florbela Espanca; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Latu Sensu em Literatura Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Nadiá Paulo Ferreira;

Zeandra dos Santosa Oliveira

O amor na literatura do século XX: uma paródia das paixões humana; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Latu Sensu em Literatura Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Nadiá Paulo Ferreira;

Adriana da Silva Maria Pereira

Amor em coração, cabeça e estômago de Camilo Castelo Branco; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Lato Sensu Em Literatura Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Nadiá Paulo Ferreira;

Allan de Souza Santos Pereira

A presença do Bovarismo nas obras de Eça de Queiroz e Nelson Rodrigues; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Latu Sensu em Literatura Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Nadiá Paulo Ferreira;

Joayna Appolinário Bahia

Sociedade oitocentista: sonhos e dogmas sociais (os conflitos entre desejo e censura nas obras de Eça de Queirós); 2005; 53 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Latu Sensu em Literatura Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Nadiá Paulo Ferreira;

Andrea Patricia Tostes Rabello Teixeira

O amor na lírica barroca; 2005; 17 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Nadiá Paulo Ferreira;

Maria Clara de Paula Coelho

Amor e morte: uma abordagem comparativa entre tragédia e barroco através de Jocasta e Sóror Violante do Céu; 2005; 24 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Latu Sensu em Literatura Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Nadiá Paulo Ferreira;

Iracy Conceição de Souza

O mito do amor - o desejo em Folhas Caídas de Almeida Garrett; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Latu Sensu em Literatura Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Nadiá Paulo Ferreira;

Joayna Appolinário

O)s conflitos entre o desejo e a censura nas obras de Eça de Queirós; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Lato Sensu Em Literatura Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Nadiá Paulo Ferreira;

Valdete Airão

Sermão de Santo António: Padre António Vieira; 2004; 27 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Latu Sensu em Literatura Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Nadiá Paulo Ferreira;

Soraia Guedes Rodrigues Caetano

O amor diante da modernidade e da pós-modernidade; 2004; 45 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Latu Sensu em Literatura Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Nadiá Paulo Ferreira;

Patrícia Nunan

Aquém do saber, além do amor; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Lato Sensu Em Literatura Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Nadiá Paulo Ferreira;

Patrícia Fernandes Numan

Além do saber, além do amor; 2003; 42 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Lato Sensu Em Literatura Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Nadiá Paulo Ferreira;

Cláudia Cristina Couto

A gesta do olhar; 2003; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Lato Sensu Em Literatura Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Nadiá Paulo Ferreira;

Marina da Costa Magalhães de Mendonça

A indefinição do ser diante do amor; 2002; 25 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Literatura Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Nadiá Paulo Ferreira;

Maria Cristina Vasconcelolos de Otoya

Uma leitura comparativa: O mestre, Ana Hatherly, e o Banquete, Platão; 2002; 21 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Nadiá Paulo Ferreira;

Luiz Fernando de M

Barros; Caeiro nas teias do simbólico; 2002; 41 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Literatura Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Nadiá Paulo Ferreira;

Ivania Sales de Sá Oliveira

Uma leitura de O príncipe com orelhas de burro de José Régio; 2001; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Latu Senso) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Nadiá Paulo Ferreira;

Wilcéia Rodrigues de Lima

O mestre de Ana Hatherly e o saber dos mestres; 2001; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Latu Senso) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Nadiá Paulo Ferreira;

Viviane Souza de Oliveira

Para uma visão do amor no trovadorismo, no maneirismo e na expressão barroca do amor profano; 2005; 20 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Nadiá Paulo Ferreira;

João Pedro de Lima Júnior

A morte nos sonetos de D; Francisco Manuel de Melo; 2005; 12 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Nadiá Paulo Ferreira;

Arlete Cavalcante Candido

A imagem da mulher na lírica barroca; 2005; 15 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Nadiá Paulo Ferreira;

Fabiano da Conceição Silva

De como o amor pelo outro se tornou um outro amor sem corpo: uma tentativa de leitura do fenômeno barroco; 2005; 10 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Nadiá Paulo Ferreira;

Andressa Penna Almeida

A lírica barroca em António Barbosa Bacelar; 2005; 13 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Nadiá Paulo Ferreira;

Flávio Alves de Castro Gomes

O Barroco; 2005; 12 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Nadiá Paulo Ferreira;

Aline Barcelos Costa

O amor profano na lírica barroca; 2005; 26 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Nadiá Paulo Ferreira;

Anna Caroline Maia

O amor através da poesia de Pai Soares de Taveirós e António Barbosa Bacelar; 2005; 20 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Nadiá Paulo Ferreira;

Andrea Patricia Tostes Rabello Teixeira

O amor na lírica barroca; 2005; 17 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Nadiá Paulo Ferreira;

Thiago Marcio de Oliveira Miranda

O amor profano na lírica barroca portuguesa; 2005; 10 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Nadiá Paulo Ferreira;

Milena Jotha Mattos

Mariana Alcoforado e Violante do Céu: vozes do amor barroco; 2005; 17 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Nadiá Paulo Ferreira;

Ana Paulo Pinchemel Rodrigues

O amor na lírica barroca; 2005; 20 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Nadiá Paulo Ferreira;

Aline Mendes Amantes

A lírica barroca; 2005; 33 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Nadiá Paulo Ferreira;

Carla Ramos de Oliveira

O amor na lírica barroca segundo Lacan; 2005; 10 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Nadiá Paulo Ferreira;

Eliezer Ricardo dos Santos

Pecado e perdão no barroco português; 2005; 14 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Nadiá Paulo Ferreira;

Fábio de Castro Ribeiro

O amor na lírica barroca; 2005; 14 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Nadiá Paulo Ferreira;

Fábio Dona Barbosa

A morte e a poesia barroca; 2005; 10 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Nadiá Paulo Ferreira;

Fabiola Rocha Villaça

A poesia barroca; 2005; 14 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Nadiá Paulo Ferreira;

Gabriele Bezerra Cruz

A poesia barroca portuguesa; 2005; 12 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Nadiá Paulo Ferreira;

Kátia da Silva Assunção

O amor e a morte na lírica barroca; 2005; 14 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Nadiá Paulo Ferreira;

Leonardo Faro Santos

Aspectos antitéticos e estilisticos no Barroco; 2005; 12 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Nadiá Paulo Ferreira;

Maria Clara de Paulo Coelho

Amor e morte; 2005; 24 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Nadiá Paulo Ferreira;

Miguel de Medeiros Limongi

O amor como sublimação, a efemeridade do tempo e da beleza física e a galhofa na lírica barroca; 2005; 18 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Nadiá Paulo Ferreira;

Nilton Alves Braga

O amor no barroco; 2005; 13 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Nadiá Paulo Ferreira;

Patricia Regina de Lima Dias Coelho

Amar a Deus sobre todas as coisas; 2005; 20 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Nadiá Paulo Ferreira;

Rita de Cácia Vieira Firmino

Barroco; 2005; 13 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Nadiá Paulo Ferreira;

Sandra da Silva Santos

Literastura barroca portuguesa; 2005; 19 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Nadiá Paulo Ferreira;

Sophia Luciana de Oliveira Lang

O amor na lírica barroca; 2005; 12 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Nadiá Paulo Ferreira;

Carolina Silvano (01/08/2004 a 31/07/2005)

Paradoxos do amor, do gozo e da verdade: Gregório de Matos e Nelson Rodrigues; 2005; 20 f; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Nadiá Paulo Ferreira;

Thiago de Alneiuda Noya

O amor no Cancioneiro Geral de Garcia de Resende; 2000; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Nadiá Paulo Ferreira;

Luciana Barbosa Duarte

A estrutura do amor em Cartas Portuguesas; 2000; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Nadiá Paulo Ferreira;

Marcelo Bastos Matos

O amor nos manuscristos líricos medievais; 1999; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Nadiá Paulo Ferreira;

Marcus Alexandre Motta

A versão do sublime à aversão da promessa: O Livro Anteprimeiro da História do Futuro de Padre António Vieira, em Memórias Póstumas de Brás Cubas e Grande Sertão Veredas; 2002; Orientação de outra natureza - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Nadiá Paulo Ferreira;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • FONTENELE, LAÉRIA ; ALVERNE, LARISSA ARRUDA AGUIAR ; FERREIRA, NADIÁ . O Confessional para além do íntimo: luto como efeito estético na escritura de Virginia Woolf. REVISTA DE PSICOLOGIA (FORTALEZA) , v. 11, p. 100-107, 2020.

  • CAMARGO, S. A. ; FERREIRA, N. P. . O estranho e o duplo em o passageiro - Profissão: repórter. Revista de Psicologia da UFC , v. 9, p. 137-143, 2018.

  • FERREIRA, N. P. . Les paradoxes de la jouissance et la fin de l'analyse. Insistance , v. 12, p. 101-115, 2017.

  • FERREIRA, NADIÁ PAULO . Padre António Vieira: o discurso engenhoso em nome da fé e da salvação do homem. Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental , v. 19, p. 544-554, 2016.

  • FERREIRA, N. P. . Um príncipe sem orelhas de burro. O Marrare (Online) (Rio de Janeiro) , v. 14, p. 1-19, 2011.

  • FERREIRA, N. P. . Amor cortês: uma invenção dos trovadores para cantar A mulher. O Marrare (Online) (Rio de Janeiro) , v. 13, p. 154-160, 2010.

  • FERREIRA, N. P. ; FRAMBAH, Lídia Bantim . Polêmica entre Machado de Assis e Eça de Queirós. O Marrare (Online) (Rio de Janeiro) , v. 13, p. 216-229, 2010.

  • FERREIRA, N. P. . As múltiplas faces de Jacques Lacan. Tempo Psicanalítico , v. 42.2, p. 479-486, 2010.

  • FERREIRA, N. P. . Algumas reflexões sobre a contemporaneidade. Trivium (Rio de Janeiro. Online) , v. 1, p. 1-5, 2010.

  • FERREIRA, N. P. . Os desvarios da alma e os contra-sensos do corpo. Psicanálise & Barroco em Revista , v. 13, p. 203-208, 2009.

  • FERREIRA, N. P. . Resenha do livro de Zizek: "Arriscar o impossível: conversas com Zizek" (Qualis B 2). Psyche (São Paulo) , v. 21, p. 206-208, 2007.

  • FERREIRA, N. P. . Homens e mulheres: significantes que velam um enigma e trazem a dicórdia II:a teoria do gozo em Jacques Lacan. Documentos. Revista do Corpo Freudiano do Rio de Janeiro. Escola de Psicanálise , Rio de Janeiro, n.23, p. 15-26, 2005.

  • FERREIRA, N. P. . A matriz masoquista do amor. O Marrare (Impresso) , Rio de Janeiro, v. 5, n.6, p. 67-89, 2005.

  • FERREIRA, N. P. . O amor como recusa do dom no trovadorismo e no barroco. Psicanálise & Barroco em Revista , Rio de Janeiro, v. 2, n.3, 2004.

  • FERREIRA, N. P. . Dizer e interpretar: duas práticas da letra. Metáfora Revista de Psicanálise do Ágora Instituto Lacaniano, Campo Grande/MS, v. ano II, n.2, p. 103-112, 2003.

  • FERREIRA, N. P. . Considerações sobre o afeto na obra de Sigmund Freud e de Jacques Lacan. O Marrare , Rio de Janeiro, n.4, p. 47-61, 2003.

  • FERREIRA, N. P. . Homens e mulheres: significantes que velam um enigma sem decifração e trazem a discórdia I: a diferença sexual em Freud. Documentos. Revista do Corpo Freudiano do Rio de Janeiro. Escola de Psicanálise , Rio de Janeiro, v. ano IX, n.21, p. 21-29, 2003.

  • FERREIRA, N. P. . Dizer e interpretar: duas práticas da letra. O Marrare , Rio de Janeiro, v. ano 2, n.n. 2, p. 55-64, 2002.

  • FERREIRA, N. P. . Os milagres do amor na poesia barroca. Revista Eletronica de Humanidades Unigranrio, Rio de Janeiro, v. 1, n.1, 2002.

  • FERREIRA, N. P. . Jacques Lacan: apropriação e subversão da lingüistica. Ágora ( PPGTP/UFRJ) , Rio de Janeiro, v. V, n.1, p. 113-131, 2002.

  • FERREIRA, N. P. . Preciosidades do Barroco. O Marrare , Rio de Janeiro, v. ano 2, n.3, p. 83-89, 2002.

  • FERREIRA, N. P. . Uma leitura do Príncipe com Orelhas de Burro de José Régio. Revista do Centro de Estudos Portugueses (UFMG) , Belo Horizonte, v. 21, n.n.28-29, p. 63-92, 2001.

  • FERREIRA, N. P. . Uma leitura de O príncipe com orelhas de burro de José Régio. Boletim. Centro de Estudos Regianos , Vila do Conde, n.8-9, p. 199-210, 2001.

  • FERREIRA, N. P. . As funções de idealização & sublimação no amor. Idioma (UERJ) , Rio de Naneiro, v. 21, 2001.

  • FERREIRA, N. P. . O amor na poesia barroca. Verbo de Minas , Juiz de Fora, v. 3, n.6, p. 83-96, 2001.

  • FERREIRA, N. P. . Psicanálise e Lingüística: Jacques Lacan e Roman Jakobson. Documentos. Revista do Corpo Freudiano do Rio de Janeiro. Escola de Psicanálise , Rio de Janeiro, v. ano 7, n.n. 18, p. 37-46, 2001.

  • FERREIRA, N. P. . Gil Vicente e a máxima do amor ao próximo. Boletim. Centro de Estudos Portugueses, Faculdade de Letras da UFMG , Belo Horizonte, v. 20, n.27, p. 301-320, 2000.

  • FERREIRA, N. P. . Das Ding e objeto a (Parte II). Documentos. Revista do Corpo Freudiano do Rio de Janeiro. Escola de Psicanálise , Rio de Janeiro, n.13, p. 32-43, 2000.

  • FERREIRA, N. P. . Das Ding e objeto a (Parte I). Documentos. Revista do Corpo Freudiano do Rio de Janeiro. Escola de Psicanálise , Rio de Janeiro, n.12, p. 40-46, 2000.

  • FERREIRA, N. P. . O desejo do homem é o desejo (do desejo) do Outro I. Documentos. Revista do Corpo Freudiano do Rio de Janeiro. Escola de Psicanálise , Rio de Janeiro, n.14, p. 47-54, 2000.

  • FERREIRA, N. P. . O desejo do homem é o desejo (do desejo) do Outro II. Documentos. Revista do Corpo Freudiano do Rio de Janeiro. Escola de Psicanálise , Rio de Janeiro, n.15, p. 30-38, 2000.

  • FERREIRA, N. P. . Resenha do livro Fundamentos da psicanálise de Freud a Lacan. As bases concentuais.. Ágora ( PPGTP/UFRJ) , Rio de Janeiro, v. III, n.2, p. 169-177, 2000.

  • FERREIRA, N. P. . Eu te amo. Tu me amas. Nós sofremos e assim morremos de e por amor. Boletim. Centro de Estudos Portugueses, Faculdade de Letras da UFMG , Belo Horizonte, v. 19, n.25, p. 85, 1999.

  • FERREIRA, N. P. . Esses poetas que falam do amor como se fossem mulheres. Matraga (Rio de Janeiro) , Rio de Janeiro, n.12, 1999.

  • FERREIRA, N. P. . Cenas & bastidores. Rubedo Artes, Web, 1999.

  • FERREIRA, N. P. . Testemunho de um percurso. Intersecção, Web, 1999.

  • FERREIRA, N. P. . Lingüística e psicanálise: algumas anotações. Cadernos de Língua Portuguesa , Rio de Janeiro, v. 1, n.3, p. 48-50, 1998.

  • FERREIRA, N. P. . A literatura e o leitor. Caderno Seminal, Rio de Janeiro, v. 1, n.3, p. 95-101, 1996.

  • FERREIRA, N. P. . Literatura y psicoanálisis. Causa Analítica Boletim de Psicanálise, Rio de Janeiro, v. II, n.3, 1994.

  • FERREIRA, N. P. . Lingüistica e psicanálise: uma relação impossível. A Transmissão Boletim do Centro de Estudos Lacaneanos, Porto Alegre, v. II, n.2, p. 22-33, 1994.

  • FERREIRA, N. P. . A poesia de Antonio Basílio Rodrigues. Metapesquisa Reflexões Sobre a Produção Científica na Universidade, Rio de Janeiro, v. II, n.1, p. 53-53, 1993.

  • FERREIRA, N. P. . As formações do inconsciente na direção da cura. Causa Analítica Boletim de Psicanálise, Rio de Janeiro, v. 1, n.-, p. 1-1, 1993.

  • FERREIRA, N. P. . Concretismo: apesar de tudo um construtivismo. Idioma (UERJ) , Rio de Janeiro, v. X, n.16, p. 101-115, 1992.

  • FERREIRA, N. P. . Amzor: vício do ser re-vivido na fala do poeta-bruxo. Revista Idioma, Rio de Janeiro, v. IX, n.14, p. 44-50, 1990.

  • FERREIRA, N. P. . Sobre o conceito de literatura. Revista Brasileira de Língua e Literatura, Rio de Janeiro, v. IX, n.15, p. 71-71, 1987.

  • FERREIRA, N. P. . Camões e o Maneirismo. Legenda Revista da Faculdade Notre Dame, Rio de Janeiro, v. III, n.6, p. 75-83, 1983.

  • FERREIRA, N. P. . A triste escola do sul e a alegre selva do sol. Revista Brasileira de Língua e Literatura, Rio de Janeiro, v. III, n.8, p. 12-18, 1981.

  • FERREIRA, N. P. . Reflexões: Eugênio de Castro e o Simbolismo em Portugal. Ciências Humanas, Rio de Janeiro, v. V, n.16, p. 41-46, 1981.

  • FERREIRA, N. P. . Quem tem medo de Glauber Rocha?. Cultura Vozes , Petrópoli-RJ, v. LXXIV, n.4, p. 58-59, 1980.

  • FERREIRA, N. P. . Fait-Divers. Cultura Vozes , Petrópolis-RJ, v. LXXII, n.3, p. 56-61, 1978.

  • FERREIRA, N. P. . Oswald de Andrade & Pau Brasil & Tropicalismo. Convergência (Rio de Janeiro) , Rio de Janeiro, v. III, n.5, p. 105-145, 1978.

  • FERREIRA, N. P. . A direção do olhar. Revista Brasileira de Língua e Literatura, Rio de Janeiro, n.4, p. 9-13, 1978.

  • FERREIRA, N. P. . A potência visual em Oswald de Andrade. Convergência (Rio de Janeiro) , Rio de Janeiro, v. 1, n.2, p. 85-87, 1977.

  • FERREIRA, N. P. . Interpretação semiótica. Cultura Vozes , Petrópolis-RJ, v. LXVIII, n.8, p. 33-38, 1974.

  • FERREIRA, N. P. . O ponto de vista da narrativa em Bolor. Cultura Vozes , Petrópolis-RJ, v. LXVIII, n.4, p. 43-50, 1974.

  • FERREIRA, N. P. . Tropicalismo: retomada oswaldiana. Revista de Cultura Vozes, Petrópolis-RJ, v. LXVI, n.10, p. 762-771, 1972.

  • FERREIRA, N. P. . Dois poemas em questão: João Cabral de Melo Neto. Revista de Cultura Vozes, Petrópolis-RJ, v. LXV, n.2, p. 49-55, 1971.

  • FERREIRA, N. P. . Semiologia e teoria do romance. Revista de Cultura Vozes, Petrópolis-RJ, v. LXIV, n.10, p. 35-38, 1970.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

FERREIRA, N. P. . Mar de Palavras. 2000.

FERREIRA, N. P. . Psicanálise e Barroco em revista. 2011.

FERREIRA, N. P. . Trivium: estudos interdisciplinares. 2011.

FERREIRA, N. P. . V Cngresso Nacional de Psicanálise da UFC. 2009.

FERREIRA, N. P. . Processo de Seleção de Projetos e Bolsistas de Iniciação Científica. 2009.

FERREIRA, N. P. . Psicanálise & Barroco em Revista (Qualis: B 4). 2009.

FERREIRA, N. P. . Le péché originel de la psychanalyse: Lacan et le Judaisme - Gerard Haddad. 2007.

FERREIRA, N. P. . IV Congresso Nacional de Psicanálise da UFC. 2007.

FERREIRA, N. P. . Matraga: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ (Qualis: B3). 2006.

FERREIRA, N. P. . Temas em Psicologia da SPB (Qualis: B 3). 2006.

FERREIRA, N. P. . Integrante do Comitê Consultor Interno no Processo de Seleção do Programa Institucional de Bolsas de iniciação Científica. 2006.

FERREIRA, N. P. . Revista de Psicologia da Puc/Minas (Qualis: B2). 2006.

FERREIRA, N. P. . Matraga: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ (Qualis: B 3). 2005.

FERREIRA, N. P. ; GOMES, I. M. B. . Seminário de Psicanálise em Macaé. 2012. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

FERREIRA, N. P. ; GOMES, I. M. B. . O Complexo de Édipo é tema de Seminário de Psicanálise em Macaé. 2012. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

FERREIRA, N. P. ; GOMES, I. M. B. . Seminário de Psicanálise movimenta Macaé. 2012. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

FERREIRA, N. P. ; AMORIM, W. . Conversas literárias: William Amorim entrevista Nadiá Paulo Ferreira. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

FERREIRA, N. P. ; AMORIM, W. . William Amorim entrevista Nadiá Paulo Ferreira. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

FERREIRA, N. P. . Comissão local do XI Seminário Nacional Mulher e Literatura II Seminário Internacional Mulher e Literatura. 2005 (Membro) .

FERREIRA, N. P. . Denise Maurano: Resenha. 2001 (Resenha do Livro "Poesia Barroca: antologia em língua portuguesa do século XVII") .

FERREIRA, N. P. . Carlos Augusto Viana : Resenha: O Barroco Revisitado. 2001 (Resenha de Carlos Augusto Viana do livro Poesia Barroca: antologia em língua portuguesa do século XV) .

FERREIRA, N. P. . Denise Maurano: Resenha. 2000 (Resenha do Livro "Poesia Barroca: antologia em língua portuguesa do século XVII") .

FERREIRA, N. P. . Associação Brasileira de Estudos Medievais/ABREM. 1999 (Membro) .

FERREIRA, N. P. . Associação Brasileira de Semiótica. 1972 (Membro fundador) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2009 - Atual

    Os conceitos psicanalíticos de Jacques Lacan para uma interpretação da literatura portuguesa e outras literaturas, Descrição: A realização de um vocabulário que tem como objetivo oferecer as verdadeiras chaves de leitura, introduzindo o leitor no vasto universo conceitual construído gradativamente por Jacques Lacan, ao longo de seus seminários, atividade de ensino que exerceu por mais de trinta anos, visando à formação do psicanalista e à transmissão da psicanálise.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Nadiá Paulo Ferreira - Coordenador / Marco Antonio Coutinho Jorge - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro - Bolsa.

  • 2006 - 2009

    Paradoxos do amor, do gozo e da verdade: Gregório de Matos e Guerra e Nelson Rodrigues, Descrição: O projeto de pesquisa anterior (2003-2006) é retomado em suas linhas mestras: em Gregório de Matos Guerra e em Nelson Rodrigues, o repúdio ao sexual engendra uma versão trágica da existência humana. O estudo comparativo entre esses dois escritores será realizado a partir da seguinte seleção: os poemas líricos em que Gregório de Matos enaltece o amor humano, o amor divino e a paixão pelo corpo de Cristo crucificado) e os textos narrativos (romances e contos) de Nelson Rodrigues. Palavras-chave:obssessão, pulsões sexuais, sentimento de culpa, amor, desejo, gozo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Nadiá Paulo Ferreira - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro - Bolsa.

  • 2005 - 2006

    Publicação do livro "O Mestre" de Ana Hatherly, Descrição: Em Julho de 1963, é publicada a primeira edição portuguesa de O Mestre pela editora Arcádia. Sem prefácio ou apresentação, sob o formato de livros de bolso, o texto de Ana Hatherly integra a Coleção Autores Portugueses, recebendo o número 38. Essa versão impressa não corresponde à versão manuscrita, que foi doada pela autora para a Carolina Rediviva, Biblioteca da Universidade de Uppsala. As próximas edições, seguindo a tradição portuguesa de publicação, contêm prefácios. A segunda edição, Dezembro de 1976, publicada por Moraes Editores, apresenta o prefácio de Maria Alzira Seixo, intitulado "Amor e Pedagogia", que é dedicado a António Feliciano de Castilho. A terceira edição, Março de 1995, publicada pela Quimera, inclui dois prefácios e um posfácio. Os prefácios são assinados por Silvina Rodrigues Lopes ("O espírito e a letra") e por Simone Pinto Monteiro de Oliverira ("AH! A Sonata a Kreutzer ou Breve sumário da história de O Mestre no Brasil"). O posfácio, escrito pela própria Ana, destaca a especificidade dessa edição em relação ao estabelecimento definitivo do texto. Depois de quarenta e dois anos, graças ao programa de Apoio à Edição de Autores Portugueses no Brasil, financiado pelo Instituto Português do Livro e das Bibliotecas, será publicado a primeira edição brasileira, com base na versão de 1995, organizada e prefaciada por Nadiá Paulo Ferreira.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Nadiá Paulo Ferreira - Coordenador / Jorge Viveiros de Castro - Integrante., Financiador(es): Instituto Português do Livro e das Bibliotecas - Auxílio financeiro.

  • 2003 - 2006

    Paradoxos do amor, do gozo e da verdade: Gregório de Matos e Guerra e Nelson Rodrigues, Descrição: A descoberta das relações entre Gregório de Matos e Guerra (1633-1696) e Nelson Rodrigues (1912-1980), autores separados pela diacronia, se realizou durante a pesquisa sobre o Barroco em Portugal, que visava demarcar a posição subjetiva dos autores seiscentistas diante do amor, do gozo e da verdade. O conceito psicanalítico de pulsão e a abordagem do amor, feita por Sigmund Freud e Jacques Lacan, sustentam a premissa de que Gregório e Nelson, diante da impossibilidade de unir amor e sexo, privilegiam o sexual em detrimento do amor, identificando nele a causa da degradação e do sofrimento. As raízes dessa identificação estão na exigência do sacrifício de si mesmo (ceder do seu desejo), imposta pelo Cristianismo, religião que tem como preceitos primordiais o amor divino e a paixão pelo corpo de Cristo crucificado. Nos universos ficcionais rodrigueano e gregoriano, a força dos impulsos do sexuais é abordada pelos seguintes procedimentos: a fusão do sacro com o profano, rompendo com os limites entre o sublime e o grotesco; o sexual identificado com o pecado; o imperativo de renunciar ao desejo e ao gozo sexual; a culpa; a morte como redenção dos pecados; a morte contracenando com a vida. Em Nelson, essa força adquire o sentido que o destino tinha na tragédia grega da Antigüidade clássica. Em Gregório, mesmo a razão sendo vencida pelo desejo sexual, identificado com o pecado, não conduz ao desfecho trágico. Em ambos, a lei do recalque, sob a forma do inexorável, transforma o sexual em obsessão. Em Gregório, o desejo sexual ora aparece como libertinagem e, como tal, degradando os costumes, ora se apresenta como exuberante, dando lugar ao erotismo que se mescla com a alegria de viver. É bem verdade que essa alegria, em sua poesia religiosa, é identificada como a causa de sua perdição. Isto nunca acontece com Nélson: o desejo sexual é o próprio inferno , sempre levando o homem ao sofrimento, ao trágico e ao crime. Palavras-chave: obsessão, pulsões sexuais, sentimento de. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Nadiá Paulo Ferreira - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro - Bolsa.

  • 2003 - 2004

    Projeto de Cooperação Internacional entre a UERJ e a UDC (Universidade da Corunha): "Processo de emergência linguística e literária na Galiza e no Brasil", Descrição: O objetivo geral, que se pretende alcançar com a realização de seminários, atividade proposta para um primeiro estágio do acordo, é o de se estabelecer as bases de cooperação entre as equipes brasileiras e a espanhola, de modo a permitir o desenvolvimento de projetos conjuntos de investigação e docência, especialmente direcionados à fortificação dos estudos do terceiro ciclo e formação pós-doutoral, visando à construção de uma rede pesquisadores. Dessa maneira, os seminários permitirão expor os resultados dos trabalhos de cada grupo, para, uma vez submetidos a debate, abrir e fixar linhas comuns de investigação. Serão realizados dois seminários sobre o tema "O processo de emergência lingüística e literária na Galiza e no Brasil". Partindo da origem medieval comum da língua e da literatura brasileira e galega, serão analisados os processos de autonomização de ambos os discursos literários e a construção de modelos lingüísticos próprios. Tratando-se de processos teóricos semelhantes que se desenvolvem em contextos históricos e culturais muito diferentes, será necessário realizar uma análise comparativa que permita a cada grupo de pesquisadores, mediante o confronto de experiências, ampliar a perspectiva sobre seu próprio trabalho. Será destacado o papel principal das formas orais na constituição das experiências literárias brasileira e galega.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Nadiá Paulo Ferreira - Integrante / Maria do Amparo Maleval - Coordenador / João César Castro Rocha - Integrante / José Carlos Azeredo - Integrante / Marcus Alexandre Motta - Integrante / Sérgio Nazar David - Integrante / Maria Helena Sansão Fontes - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.

  • 2000 - 2003

    Paradoxos do amor, do gozo e da verdade no barroco (PROCIÊNCIA), Descrição: O estudo da poesia barroca, nas vertentes lírica e satírica, visando à identificação das singularidades de cada autor e a publicação de uma antologia, a fim de que seja divulgado um momento histórico e discursivo da literatura que foi colocado no limbo para permanecer no esquecimento. O referido estudo visa uma leitura da poesia barroca, a partir das seguintes questões: 1- A demonstração de que a sátira barroca retoma, em novas formas poéticas, a tradição poética das cantigas de escárnio e de maldizer dos trovadores. Este gênero, tão maltratado pelos estudos literários, aponta para uma posição subjetiva do homem diante da verdade. Se por um lado, os sentidos que sustentavam esta verdade revelam o caráter de ficção de toda e qualquer verdade, por outro lado, o sujeito diante desta revelação, ou se agarra a estes sentidos, tornando-se um melancólico, como faz António Barbosa Bacelar, no soneto ?Conformando-se com a sua tristeza?, ou realiza seu luto, denunciando com virulência a sociedade da Bahia e a Inquisição, como fazem Gregório de Matos e António Serrão de Castro. 2- O estabelecimento das diferentes modalidades de amor na lírica barroca (amor profano, amor divino e paixão de Cristo) para articular as relações entre amor e gozo, e, assim, demonstrar que estas relações desembocam em várias modalidades de gozo: o êxtase, como é o caso de Sóror Violante do Céu, no romance ?Solilóquio da alma com o senhor crucificado em a última hora, e agonia da morte, para se ler, e dizer a qualquer agonizante? e o pulsional, como é o caso Sóror Maria do Céu em ?Cântico ao Senhor pelas frutas?. 3- A função da sublimação no enfoque do amor como recusa do dom, retomando ão a concepção do amor cortês, mas um dos seus traços estruturais, que é a interdição do objeto amado, como é o caso de Sóror Violante do Céu, António Barbosa Bacelar e Jerônimo Baía. Palavras-chaves: amor, gozo, morte, sofrimento.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Nadiá Paulo Ferreira - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro - Bolsa.

  • 2000 - 2000

    A memória do trovadorismo galego-português nas literaturas galega, portuguesa e brasileira (FAP/FAPERJ), Descrição: O projeto, contando com a participação de professores integrantes do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Letras/UERJ, visa à discussão dos novos rumos do medievalismo nas culturas e nas literaturas lusófonas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Nadiá Paulo Ferreira - Integrante / Maria do Amparo Maleval - Coordenador / Gustavo krause - Integrante / Jorge Wanderley - Integrante / Victor Hugo Adler - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 1997 - 2000

    O amor e sua trajetória na literatura portuguesa (PROCIÊNCIA), Descrição: A revisão da trajetória do mito do amor na Literatura Portuguesa, a partir da psicanálise (Sigmund Freud e Jacques Lacan). A produção literária da Idade Média, do Barroco e dos séculos XIX e XX foram selecionadas em função de duas estruturas do amor: a sublimação e a idealização. Assim foram estudados o amor cortês, nas cantigas de amor e nas novelas de cavalaria, o amor como recusa do dom nas poesias barrocas e em Fernando Pessoa, o amor como sentimento da paixão em Camilo Castelo Branco, Almeida Garrett e Eça de Queiros; a matriz paranóica do amor-paixão em O Príncipe com orelhas de burro de José Régio. Palavras chaves: literatura portuguesa, psicanálise, amor, sublimação, idealização.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Nadiá Paulo Ferreira - Coordenador., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Bolsa.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

1999

Conselheira Cultural, Sociedade Brasileira de Língua e Literatura.

1982

Sócio Titular, Sociedade Brasileira de Língua e Literatura.

1982

Menção Honrosa, Governador do Estado do Rio de Janeiro.

1977

Conferencista Honorário, Real Gabinete Português de Leitura do Rio de Janeiro.

1977

Diploma de Mérito, Universidade Estadual do Rio de Janeiro/UERJ.

1976

Medalha Oskar Nobiling, Sociedade Brasileira de Língua e Literatura.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Centro de Educação e Humanidades, Departamento de Língua Port Lit Port e Filologia Românica. , Rua São Francisco Xavier, 524, Pavilhão João Lira Filho, 11 andar - Instituto de Letras, Maracanã, 20550-013 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 25877666, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 1993 - 1998

    Escola da Causa Analítica

    Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Outro (Psicanalista Membro), Carga horária: 6

    Outras informações:
    Trata-se de uma instituição sem fins lucrativos, sustentada pelos Psicanalistas Membros

    Atividades

    • 07/1995 - 12/1998

      Conselhos, Comissões e Consultoria, .,Cargo ou função, Membro de colegiado superior (Diretório).

    • 03/1994 - 12/1998

      Direção e administração, .,Cargo ou função, Diretora da Secretaria de Ensino.

  • 1980 - 1985

    Faculdade Notre Dame

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor r, Carga horária: 4

    Atividades

    • 03/1982 - 07/1985

      Conselhos, Comissões e Consultoria, .,Cargo ou função, Membro de conselho editorial da Revista Legenda.

    • 03/1980 - 07/1985

      Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura Portuguesa

  • 1970 - 1971

    INSTITUTO LUCIANO DE OLIVEIRA

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8

    Atividades

    • 03/1970 - 02/1971

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa

  • 1972 - Atual

    Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Aprovação em concurso público de títulos e provas para Professor Titular de Literatura Porguesa, com a tese "O Amor e suas Versões na Literatura Portuguesa", em 1995. O concurso realizou-se em abril e constou de prova escrita, prova de aula, prova de títulos e defesa pública de tese, saindo publicado no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro, segunda-feira, 26 de junho de 1995, ano XXI, No. 118, parte I.

    Atividades

    • 01/2011

      Direção e administração, Instituto de Letras, Programa de Pós-Graduação em Letras.,Cargo ou função, Coordenador do Curso de Especialização em Literatura Portuguesa - Pós-Graduação Lato Sensu.

    • 10/2003

      Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Educação e Humanidades, Departamento de Língua Port Lit Port e Filologia Românica.,Linhas de pesquisa

    • 10/2002

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação e Humanidades, Departamento de Língua Portuguesa Literatura Portuguesa e Filologia.,Cargo ou função, Representante do Instituto de Letras na Câmara de Isenção de Disciplinas.

    • 05/2002

      Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Educação e Humanidades, Departamento de Língua Port Lit Port e Filologia Românica.,Linhas de pesquisa

    • 10/2001

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação e Humanidades, Departamento de Língua Portuguesa Literatura Portuguesa e Filologia.,Cargo ou função, Editora responsável por " O Marrare" - Periódico do Setor de Literatura Portuguesa.

    • 09/1999

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Letras, Departamento de Língua Portuguesa Literatura Portuguesa e Filologia Românic.,Cargo ou função, Membro de Conselho Editorial da Revista Idioma.

    • 03/1996

      Conselhos, Comissões e Consultoria, .,Cargo ou função, Membro de conselho editorial da Coleção Clepsidra/EdUERJ.

    • 03/2013 - 07/2013

      Ensino, O tema do duplo na literatura e no cinema, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário em Tópicos Especiais

    • 03/2009 - 04/2012

      Direção e administração, Instituto de Letras, .,Cargo ou função, Coordenadora da Especialização em Literatura Portuguesa.

    • 08/2011 - 12/2011

      Ensino, Pós Graduação Latu Sensu em Literatura Portuguesa, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Literatura Portuguesa e outros campos do saber

    • 03/2011 - 12/2011

      Extensão universitária , Instituto de Letras, .,Atividade de extensão realizada, Curso: Fundamentos teóricos da psicanálise para o estudo da literatura.

    • 03/2011 - 07/2011

      Ensino, Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Letras, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Código LET 02764, Lit. Port. e Comporativismo: malditos, obcenos e trágicos - Freud, Lacan, Nelson e Gregório, 60h

    • 08/2010 - 12/2010

      Ensino, Pós Graduação Latu Sensu em Literatura Portuguesa, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Literatura Portuguesa e outros campos do saber

    • 08/2010 - 12/2010

      Ensino, Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Código LET 02766, Pesquisa Orientada em Literatura Portuguesa, 60h

    • 03/2010 - 12/2010

      Extensão universitária , Instituto de Letras, Departamento de Língua Portuguesa Literatura Portuguesa e Filologia Românic.,Atividade de extensão realizada, Curso: Fundamentos teóricos da psicanálise para o estudo da literatura I - 230h.

    • 01/2010 - 12/2010

      Direção e administração, Instituto de Letras, Programa de Pós-Graduação em Letras.,Cargo ou função, Coordenadora do Curso de Especialização em Literatura Portuguesa - Pós-Graduação Latu Sensu.

    • 03/2010 - 07/2010

      Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Código 4051, Literatura Portuguesa I, Turma 1, 60h

    • 03/2010 - 07/2010

      Ensino, Pós-Graduação Stricto Sensu - Doutorado, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Código LET 02764, Literatura Portuguesa e Comparativismo: amor, ódio e ignorância- as três paixões do ser, 60h

    • 03/2010 - 07/2010

      Ensino, Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Letras, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, 60h, código LET 05809, Sem. Tópicos Esp. visões sobre as três paixões do ser: amor, ódio e ignorância

    • 08/2009 - 12/2009

      Ensino, Pós-Graduação Lato Senso em Literatura Portuguesa, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, LET-02689, Literatura Portuguesa e Outros Campos do Saber

    • 08/2009 - 12/2009

      Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, 60h, turma 1, Literatura Portuguesa II, Código 4123

    • 03/2009 - 07/2009

      Ensino, Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, LET 02764, Literatura Portuguesa e Comparativismo: O estranho como assombro e familiaridade, 60h

    • 03/2009 - 07/2009

      Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, 30h, Turma 1, Narrativa Portuguesa, Código 10319

    • 03/2009 - 07/2009

      Ensino, Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, 60h, Código LET 02766, Pesquisa Orientada em Literatura Portuguesa

    • 03/2009 - 07/2009

      Ensino, Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Código LET 05807, Perspectivas Fundamentais do Comparativismo: o estranho e seu duplo, 60h

    • 03/2009 - 07/2009

      Ensino, Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, 60h, Código Let 05809, Sem. em Tópicos Esp.: visões sobre as três paixões do ser-amor, oódio e ignorância

    • 03/2007 - 02/2009

      Direção e administração, Instituto de Letras, .,Cargo ou função, Coordenadora do Setor de Literatura Portuguesa.

    • 08/2008 - 12/2008

      Ensino, Pós Graduação Lato Sensu Em Literatura Portuguesa, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, 60h, Literatura Portuguesa e outros campos do saber, LET-02689

    • 08/2008 - 12/2008

      Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, 30h, Turma 1, Narrativa Portuguesa, Código 10319

    • 03/2008 - 07/2008

      Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Código 10319, Narrativa Portuguesa, Turma 2, 30h

    • 03/2008 - 07/2008

      Ensino, Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Perspectivas Fundamentais do Comparativismo: as três paixões do ser: amor, ódio e ignorância, 45h, Código LET 05802

    • 03/2008 - 07/2008

      Ensino, Pós Graduação Latu Sensu em Literatura Portuguesa, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Atividades Didático-Pedagógicas 60h 2008/1

    • 03/2008 - 07/2008

      Ensino, Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, 45h, Código LET 02748, Pesquisa Orientada em Literatura Portuguesa

    • 08/2007 - 12/2007

      Ensino, Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, 45h, Código LET 02748, Pesquisa Orientada em Literatura Portuguesa

    • 08/2007 - 12/2007

      Ensino, Pós Graduação Latu Sensu em Literatura Portuguesa, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, 60h, LET 02690, Literatura Portuguesa e Outras Literaturas

    • 08/2007 - 12/2007

      Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, 60h, Turma 1, Literatura Portuguesa VI, Código 4389

    • 03/2007 - 07/2007

      Ensino, Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, 45h, Código LET 02746, Literatura Portuguesa e Comparativismo: amor, ódio e ignorância- as três paixões do ser

    • 03/2007 - 07/2007

      Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, 60h, Turma 1 e 4, Literatura Portuguesa I, Código 4051

    • 03/2006 - 02/2007

      Direção e administração, Instituto de Letras, Programa de Pós-Graduação em Letras.,Cargo ou função, Coordenadora do Mestrado em Literatura Portuguesa.

    • 08/2006 - 12/2006

      Ensino, Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, 45h, Código LET 02748, Pesquisa Orientada em Literatura Portuguesa

    • 08/2006 - 12/2006

      Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura Portuguesa VI 60 h 2006/2

    • 08/2006 - 12/2006

      Ensino, Pós-Graduação Latu Sensu em Literatura Portuguesa, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Orientação à Pesquisa e à Editoração Eletrônica: 60 h 2006/2

    • 03/2006 - 07/2006

      Ensino, Pós Graduação Latu Sensu em Literatura Portuguesa, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Literatura Portuguesa e outros campos do saber 60h 2006/1

    • 03/2006 - 07/2006

      Ensino, Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, 45h, Código LET 02747, Sem. de Lit. Port.:Tópicos Especiais-Gregório de Matos e Nelson Rodrigues- a obsessão pelo sexo

    • 03/2006 - 07/2006

      Ensino, Mestrado em Literatura Portuguesa, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Gregório de Matos e Nelson Rodrigues: a obsessão pelo sexo

    • 03/2004 - 03/2006

      Direção e administração, Instituto de Letras, Departamento de Língua Portuguesa Literatura Portuguesa e Filologia Românic.,Cargo ou função, Coordenadora do Setor de Literatura Portuguesa.

    • 03/2005 - 02/2006

      Direção e administração, Instituto de Letras, Programa de Pós-Graduação em Letras.,Cargo ou função, Coordenadora do Curso de Mestrado em Literatura Portuguesa.

    • 08/2005 - 12/2005

      Ensino, Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Código LET 02746, 45h, Literatura Portuguesa e Comparativismo: amor, ódio e ignorância: as três paixões do ser

    • 08/2005 - 12/2005

      Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura Portuguesa VI 60h 2005/2 - Curso Monográfico

    • 03/2005 - 07/2005

      Ensino, Pós-Graduação em Letras, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, 45h, Código LET 05803, Seminários em Tópicos Especiais: Gregório de Matos e Nelson Rodrigues

    • 03/2005 - 07/2005

      Ensino, Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Sem. de Lit. Port.:Tópicos Especiais-Gregório de Matos e Nelson Rodrigues- a obsessão pelo sexo, 45h, Código LET 02747

    • 05/2003 - 05/2005

      Direção e administração, Centro de Educação e Humanidades, Departamento de Língua Port Lit Port e Filologia Românica.,Cargo ou função, Coordenadora do Setor de Literatura Portuguesa.

    • 03/2004 - 03/2005

      Direção e administração, Instituto de Letras, Programa de Pós-Graduação em Letras.,Cargo ou função, Sub-Coordenadora do Mestrado em Literatura Portuguesa.

    • 03/2004 - 07/2004

      Ensino, Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Pesquisa Orientada em Literatura Portuguesa 45h 2004/1

    • 03/2004 - 07/2004

      Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura Portuguesa V 60h 2004/1, Narrativa Portuguesa 30h 2004/1

    • 05/2003 - 05/2004

      Direção e administração, Centro de Educação e Humanidades, Departamento de Língua Port Lit Port e Filologia Românica.,Cargo ou função, Sub-Coordenadora do Mestrado em Literatura Portuguesa.

    • 10/2003 - 02/2004

      Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura Portuguesa II - 60 h

    • 08/2003 - 12/2003

      Ensino, Mestrado, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura Portuguesa e Idade Moderna: O mito do amor na literatura portugueswa do século9 XIX

    • 10/2000 - 10/2003

      Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Educação e Humanidades, Departamento de Língua Port Lit Port e Filologia Românica.,Linhas de pesquisa

    • 04/2003 - 08/2003

      Ensino, Pós Graduação Latu Sensu em Literatura Portuguesa, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Literatura Portuguesa e outras literaturas: modernidade e pós-modernidade - 60 h

    • 04/2003 - 08/2003

      Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura Portuguesa V- 60 h.

    • 03/2003 - 07/2003

      Ensino, Mestrado, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário da Teoria da Literatura: Tópicos Especiais: O mito do amor na Literagtura Portuguesa do século XIX

    • 03/2001 - 02/2003

      Direção e administração, Centro de Educação e Humanidades, Departamento de Língua Portuguesa Literatura Portuguesa e Filologia.,Cargo ou função, Coordenadora do Setor de Literatura Portuguesa.

    • 08/2002 - 12/2002

      Ensino, Pós Graduação Latu Sensu em Literatura Portuguesa, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Literatura Portuguesa e Outras Literaturas: 60h

    • 08/2002 - 12/2002

      Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos Especiais de Literatura Portuguesa III: 30h (2 tempos)

    • 03/2002 - 07/2002

      Ensino, Pós Graduação Latu Sensu Em Literatura Portuguesa, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Literatura Existencialista: 20h, O Romance Português Pré-Contemporâneo: 30h, O Realismo: 20h, Literatura Portuguesa: Modernidade e Pós-Modernidade:60h

    • 03/2002 - 07/2002

      Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos Especiais de Literatura Portuguesa V: 30h ( 2 tempos)

    • 08/2001 - 12/2001

      Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura Portuguesa II: 60h (4 tempos)

    • 08/2001 - 12/2001

      Ensino, Pós-Graduação Latu Sensu em Literatura Portuguesa, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, A Lírica Contemporânea: 30h, Orpheu: 15h, Presença: 15h

    • 03/2001 - 07/2001

      Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura Portuguesa I: 60h (4 tempos)

    • 03/2001 - 07/2001

      Ensino, Pós-Graduação Latu Sensu em Literatura Portuguesa, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, A Literatura Existencialista: 20h, A Cultura Portuguesa do século XX-II:20h, O Neo-realismo: 20h

    • 02/1999 - 02/2001

      Direção e administração, .,Cargo ou função, Chefe de Departamento.

    • 08/2000 - 12/2000

      Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura Portuguesa VI : 60h (4 tempos)

    • 08/2000 - 12/2000

      Ensino, Pós-Graduação Latu Sensu em Literatura Portuguesa, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, A Lírica Comtemporânea: 30h, Orpheu - 15, Presença-15

    • 03/2000 - 07/2000

      Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura Portuguesa I: 60h (4 tempos)

    • 03/2000 - 07/2000

      Ensino, Pós-Graduação Latu Sensu em Literatura Portuguesa, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, A Literatura existencialista: 20h, A Cultura Portuguesa do século XX-II: 20h, O Neo-realismo: 20h

    • 09/1997 - 02/2000

      Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Educação e Humanidades, Departamento de Língua Port Lit Port e Filologia Românica.,Linhas de pesquisa

    • 08/1999 - 12/1999

      Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura Portuguesa V: 60h (4 tempos)

    • 08/1999 - 12/1999

      Ensino, Letras, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, O imaginário do amor no século XX : 45h

    • 10/1999 - 11/1999

      Extensão universitária .,Atividade de extensão realizada, Curso livre: os conceitos fundamentais da psicanálise para a interpretação da Literatura Portuguesa.

    • 03/1999 - 07/1999

      Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cultura Portuguesa I: 30 h (2 tempos)

    • 03/1999 - 07/1999

      Ensino, Pós Graduação Latu Sensu em Literatura Portuguesa, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Atividades Didático-pedagógicas: 30h, Simbolismo e Decadentismo: 30h, A Lírica Contemporânea: 30h

    • 08/1998 - 12/1998

      Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura Portuguesa V: 60h (4 tempos)

    • 08/1998 - 12/1998

      Ensino, Pós-Graduação Latu Sensu em Literatura Portuguesa, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, A Cultura Portuguesa nos séculos XVIII e XIX:30h, A Lírica Romântica: 15h, A Lírica Realista: 15h

    • 03/1998 - 07/1998

      Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura Portuguesa II : 60h (4 tempos)

    • 03/1998 - 07/1998

      Ensino, Pós Graduação Latu Sensu em Literatura Portuguesa, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, As Cantigas: 30h, Os Cancioneiros: 15h, A poética trovadoresca: 15h

    • 03/1997 - 12/1997

      Extensão universitária .,Atividade de extensão realizada, Sociedade dos Poetas Vivos- evento com o objetivo de promover a poesia.

    • 12/1994 - 12/1995

      Direção e administração, .,Cargo ou função, Sub-Chefe de Departamento.

    • 11/1994 - 11/1995

      Direção e administração, .,Cargo ou função, Coordenador de curso - Pós-graduação Lato Sensu.

    • 01/1993 - 01/1994

      Direção e administração, Instituto de Letras, Departamento de Língua Portuguesa Literatura Portuguesa e Filologia Românic.,Cargo ou função, Coordenador do Setor de Literatura Portuguesa.

  • 1999 - Atual

    Corpo Freudiano do Rio de Janeiro Escola de Psicanálise

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Psicanalista Membro

    Outras informações:
    O Corpo Freudiano do Rio de Janeiro - Escola de Psicanálise, Seção Rio de Janeiro, é uma instituição sem fins lucrativos, sustentada pela contribuição financeira e pelo trabalho dos psicanalistas membros.

    Atividades

    • 04/2006

      Direção e administração, Corpo Freudiano do Rio de Janeiro Escola de Psicanálise, .,Cargo ou função, Diretora dE "Documento" Revista do Corpo Freudiano.

    • 03/2005

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Corpo Freudiano do Rio de Janeiro Escola de Psicanálise, .,Cargo ou função, Membro do Colegiado.

    • 01/2003

      Conselhos, Comissões e Consultoria, .,Cargo ou função, Membro da Comissão Científica do II Congresso Nacional de Psicanálise da UFC a ser realizado de 15 a 17 de maio de 2003.

    • 03/1999

      Outras atividades técnico-científicas .,Atividade realizada, Psicanalista Membro da Seção Clínica.

    • 08/2006 - 11/2006

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Formação Permanente em Psicanálise: o Eu na teoria de Freud e na técnica da psicanálise, de Jacques Lacan: 20 h, Formação Básica em Psicanálise: Édipo e Castração em Freud, Formação Permanente em Psicanálise: Estudo do Seminário 8 de Jacques Lacan: A transferência

    • 03/2006 - 06/2006

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Formação Permanente em Psicanálise: Estudo do Seminário 8 de Jacques Lacan: A transferência, Formação Básica em Psicanálise: Transferência e repetição: 20h, Formação Permanente em Psicanálise: o Eu na teoria de Freud e na técnica da psicanálise, de Jacques Lacan: 20 h

    • 04/2000 - 04/2006

      Direção e administração, Corpo Freudiano do Rio de Janeiro Escola de Psicanálise, .,Cargo ou função, Diretora de.

    • 03/2000 - 03/2006

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Corpo Freudiano do Rio de Janeiro Escola de Psicanálise, .,Cargo ou função, Membro do Colegiado.

    • 08/2005 - 11/2005

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Formação Básica em Psicanálise: Insoncisciente e Pulsão: 20 h, Formação Permanente em Psicanálise: Seminário sobre o Seminário 8 de Jacques Lacan: a transferência:, Formação Permanente em Psicanálise: Seminário sobre o Seminário 1 de Jacques Lacan: os escritos técnicos de Freud: 20 h

    • 03/2005 - 06/2005

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Formação Básica em Psicanálise: Real, Simbólico e Imaginário: o Simbólico: 20h, Formação Permanente em Psicanálise: Seminário sobre o Seminário 1 de Jacques Lacan: os escritos técnicos de Freud: 20 h

    • 07/2004 - 12/2004

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Formação Básica em Psicanálise: a pulsão e a sexualidade freudiana: 20 h, Formação Permanente em Psicanálise: Seminário sobre o Seminário 1 de Jacques Lacan: os escritos técnicos de Freud: 20 h

    • 03/2004 - 06/2004

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Formação Básica em Psicanálise: As estruturas Clínicas: perversão e psicose: 20h, Formação Permanente em Psicanálise: Psicanálise e Literatura: 20h, Formação Permanente em Psicanálise: Seminário sobre o Seminário 1 de Jacques Lacan: os escritos técnicos de Freud: 20 h

    • 08/2003 - 11/2003

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Formação Básica em Psicanálise: O três registros da estrutura: real, simbólico e imaginário: 20h, Formação Permanente em Psicanálise: Sminário Psicanálise e Literastura : 20 h, Formação Básica em Psicanálise: As estruturas clínicas - neurose: histeria e obsessão:

    • 03/2003 - 06/2003

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Formação Básica em Psicanálise: As estruturas clínicas: psicose e perversão: 20h, Formação Permanente em Psicanálise: Seminário sobre o Seminário 1 de Jacques Lacan: os escritos técnicos de Freud: 20 h

    • 08/2002 - 11/2002

      Ensino,,Disciplinas ministradas, A ética da psicanálise da psicanálise em extensçaõ: a sublimação: 20h, As estruturas clínicas: psicose e perversão - a psicose (paranóia): 20h, Formação Permanente em Psicanálise: Seminário sobre o Seminário 1 de Jacques Lacan: os escritos técnicos de Freud: 20 h

    • 03/2002 - 06/2002

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Formação Básica em Psicanálise: Édipo, Castração e Relação de Objeto: 20 h, Formação Básica em Psicanálise: As estruturas Clíncas: neurose, histeria e obsessão: 20h, Formação Permanente em Psicanálise: Seminário sobre o Seminário 1 de Jacques Lacan: os escritos técnicos de Freud: 20 h

    • 08/2001 - 12/2001

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Formação Básica em Psicanálise: Pulsão e repetição: 20h, Formação Básica em Psicanálise: A ética da Psicanálise: 20h, Formação Básica em Psicanálise: A direção do tratamento: 20h, Formação Permanente em Psicanálise: Seminário sobre o Seminário 1 de Jacques Lacan: os escritos técnicos de Freud: 20 h

    • 03/2001 - 06/2001

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Formação Básica em Psicanálise: Real, simbólico e imaginário: 20h, Formação Básica em Psicanálise: A ética da psicanálise: 20h, Formação Básica em Psicanálise: A relação de objeto: 20h, Formação Permanente em Psicanálise: Seminário sobre o Seminário 1 de Jacques Lacan: os escritos técnicos de Freud: 20 h

    • 08/1999 - 11/1999

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Seminário: O retorno de Freud por Lacan e o nosso

    • 03/1999 - 06/1999

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Seminário: O amor em Lacan

  • 1972 - 1993

    Universidade Federal Fluminense

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40

    Atividades

    • 03/1972 - 10/1993

      Ensino, Comunicação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Teoria da Comunicação, Fundamentos Lingüísticos da Comunicação

    • 07/1989 - 07/1991

      Direção e administração, .,Cargo ou função, Coordenador do Setor de Fundamentos da Comunicação.

    • 06/1987 - 06/1991

      Conselhos, Comissões e Consultoria, .,Cargo ou função, Membro Efetivo do Colegiado de Curso.

    • 06/1976 - 06/1987

      Conselhos, Comissões e Consultoria, .,Cargo ou função, Membro Suplente do Colegiado de Curso.

  • 1996 - 1998

    Instituto Tempos Modernos

    Vínculo: Membro Fundador, Enquadramento Funcional: Outro (Psicanalista Membro), Carga horária: 6

    Atividades

    • 03/1996 - 12/1998

      Direção e administração, .,Cargo ou função, Diretora do Cntro Cultural.

  • 1985 - 1987

    Sociedade de Ensino Superior e Assessoria Técnica

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4

    Atividades

    • 08/1985 - 07/1987

      Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura Portuguesa

  • 1974 - 1994

    COLÉGIO ESTADUAL FERREIRA VIANA

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Médio, Carga horária: 12

    Atividades

    • 06/1974 - 12/1994

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa, Literatura Brasileira

  • 1970 - 1972

    Colégio Santo Amaro

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8

    Atividades

    • 08/1970 - 02/1972

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa, Literatura Brasileira

    • 08/1970 - 01/1972

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa, Literatura Brasileira