Maria de Fátima Leite Gomes

Doutora em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco (2011), na Área de Concentração em Serviço Social, Movimentos Sociais e Direitos Sociais, (1991), Mestre em Serviço Social pela Universidade Federal da Paraíba (1997), Especialista em Metodologia das Ciências pela Universidade Estadual da Paraíba e Bacharel em Serviço Social pela Universidade Federal da Paraíba (1987). É professora da Universidade Federal da Paraíba atuando na Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), nesse último como professora permanente. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Política de Assistência Social, Fundamentos do Serviço Social e Movimentos Sociais. rienta e coordena projeto de extensão e projetos de iniciação científica (PIBIC e PIVIC), vinculados à UFPB e ao CNPQ, respectivamente. É a vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Popular, Serviço Social e Movimentos Sociais (GEPEDUPSS), vinculado ao Departamento de Serviço Social e ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da UFPB. É vice-chefe do Departamento de Serviço Social da UFPB, desde 2016. Desde 2018 é tutora do núcleo de Serviço Social no Programa de Pós-Graduação em Residência Multiprofissional em Saúde Mental, vinculado ao Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Paraíba. Foi Chefe do Departamento de Serviço Social da UFPB, no período 2001-2006, e Vice-Presidente Regional da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS), no período 2003-2004. Ministrou disciplinas na Pós-Graduação (lacto-sensu) em Serviço Social da UFPB, além de participação em Cursos de formação de curta duração. Foi colaboradora do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) de João Pessoa-PB, entre 2013-2014. Foi Membro da Associação Latinoamericana de Sociologia, no período correspondente a 2013-2015.

Informações coletadas do Lattes em 24/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Serviço Social

2007 - 2011

Universidade Federal de Pernambuco
Título: O PROGRAMA DE TRANSFERÊNCIA DE RENDA BOLSA FAMÍLIA: A ATUAL FACE DO CONSENSO
Orientador: Profª. Serviço Social-UFPE Dra.Edelweiss Falcão de Oliveira
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Política Econômica; Transferência de Renda; Programa Bolsa Família; Consenso Social.Grande área: Ciências Sociais AplicadasSetores de atividade: Administração pública, defesa e seguridade social.

Mestrado em Serviço Social

1993 - 1997

Universidade Federal da Paraíba
Título: O Programa de Lavanderias Públicas na Assistência Social da SETRASS: um estudo de caso,Ano de Obtenção: 1997
Orientador: Myrtes de Aguiar Macêdo
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas

Especialização em Metodologia das Ciências

1990 - 1991

Universidade Estadual da Paraíba

Graduação em Serviço Social

1984 - 1987

Universidade Federal da Paraíba

Ensino Médio (2º grau)

1981 - 1983

CENTRAL DE AULAS

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2002 - 2002

Curso Sobre Trabalho e Serviço Social. (Carga horária: 45h). , Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Serviço Social / Subárea: Serviço Social Aplicado/Especialidade: Serviço Social da Criança e do Adolescente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

GOMES, Maria de Fátima Leite ; VIEIRA, E. V. ; AMARAL, F. R. S. ; SANTOS, J. R. C. ; SILVA, A. . 1` Ciclo de Debates sobre a Intervenção do Serviço Social na saúde mental. 2019. (Outro).

GOMES, Maria de Fátima Leite . Ciclo de Atividades Pedagógicas na Escola Nazinha Barbosa da Franca. 2019. (Outro).

GOMES, Maria de Fátima Leite . A Ética e seus condicionantes. 2019. (Outro).

GOMES, Maria de Fátima Leite ; MACHADO, A. M. B. . CICLO DE PALESTRAS em Comemoração aos nove (09) anos do GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO POPULAR, SERVIÇO SOCIAL E MOVIMENTOS SOCIAIS ? GEPEDUPSS. 2019. (Outro).

GOMES, Maria de Fátima Leite . Conferência sobre as condicionalidades do Programa Bolsa Familia na Educação. 2019. (Outro).

GOMES, Maria de Fátima Leite ; MELLO, Helenória de Albuquerque . Fórum Universitário da UFPB Educação e Cárcere.. 2018. (Outro).

GOMES, Maria de Fátima Leite ; VIEIRA, Maria Do Socorro de Sousa ; SOARES, Maria de Lourdes ; SILVA, E. T. F. ; CONSERVA, Marinalva de Sousa . Capacita SUAS. 2018. (Outro).

GOMES, Maria de Fátima Leite . A PRÁTICA PROFISSIONAL EM SAÚDE MENTAL. 2017. (Outro).

GOMES, Maria de Fátima Leite . Coordenadora do Encontro Regional entre Representantes das Unidades de Ensino - ABEPSS/Ne. 2003. (Outro).

GOMES, Maria de Fátima Leite . Coordenadora do Curso sobre Trabalho e Serviço Social, ministrado pelo Profº Dr. José Paulo Netto.. 2002. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

XVI Encontro Nacional de Pesquisadores(as) em Serviço Social.UM DEBATE SOBRE AS CONDICIONALIDADES DA EDUCAÇÃO: um estudo na Escola Nazinha Barbosa da Franca. 2018. (Encontro).

V Seminário Internacional de Direitos Humanos, Violência e Pobreza: a situação de crianças e Adolescentes na América Latina Hoje.Políticas Sociais, Transferência de Renda e Bolsa Família: uma equação quase possível. 2014. (Seminário).

XIV ENPESSS. A Regulamentação Seletiva e a Gratidão dos Assistidos do Programa Bolsa Família (PBF) no Processo de Reprodução Social em João Pessoa: uma análise crítica da perspectiva de técnicos e gestores. 2014. (Congresso).

XV ENEX 2014.A REDE SOCIOASSISTENCIAL COMO ELEMENTO DE ARTICULAÇÃO DE DIREITOS NA COMUNIDADE DE MANDACARU. 2014. (Encontro).

14 CONGRESSO BRASILEIRO DE ASSISTENTES SOCIAIS. O Estágio Curricular Frente à Precarização do Ensino Superior. 2013. (Congresso).

14 CONGRESSO BRASILEIRO DE ASSISTENTES SOCIAIS. O Estágio Curricular Frente à Precarização do Ensino Superior. 2013. (Congresso).

14 CONGRESSO BRASILEIRO DE ASSISTENTES SOCIAIS. Uma Breve Reflexão sobre a Atuação do Assistente Social nos CRAS, em João Pessoa-PB. 2013. (Congresso).

14 CONGRESSO BRASILEIRO DE ASSISTENTES SOCIAIS. Uma Breve Reflexão sobre a Atuação do Assistente Social nos CRAS, em João Pessoa-PB. 2013. (Congresso).

1 Encontro Internacional de Política Social.A Reprodução do Consenso Social e o Programa de Transferência de Renda Bolsa Família (PBF): um estudo no Município de João Pessoa. 2013. (Encontro).

8 Encontro Nacional de Política Social.A REDE SOCIOASSISTENCIAL COMO ELEMENTO DE ARTICULAÇÃO DE DIREITOS NA COMUNIDADE DE MANDACARU. 2013. (Encontro).

XIV ENEX 2013.O FORTALECIMENTO DA REDE SOCIOASSISTENCIAL NA COMUNIDADE DE MANDACARÚ: UMA PERSPECTIVA CRÍTICA. 2013. (Encontro).

XIV ENEX 2013.OS USUÁRIOS E SUAS DEMANDAS NO TERRITÓRIO DO CRAS DE MANDACARÚ: COMO ATINGÍ-LAS?. 2013. (Encontro).

XXIX CONGRESSO ALAS CHILE. O Programa de Transferência de Renda Bolsa Família (PBF) e o Combate à Desigualdade Social no Brasil. 2013. (Congresso).

XXIX CONGRESSO LATINOAMERICANO DE SOCIOLOGIA. O Programa de Transferência de Renda Bolsa Família (PBF) e o Combate à Desigualdade Social no Brasil: uma equação possível?. 2013. (Congresso).

Seminário Internacional Direitos Humanos, Violência e Pobreza: a situação de crianças e adolescentes na América Latina Hoje.Programa Bolsa Família: proteção social ou simplesmente seletividade dos assistidos?. 2012. (Seminário).

Seminário Internacional Proteção Social e Cidadania hoje: tendências e desafios.A Regulamentação Seletiva e a Gratidão dos Assistidos do Bolsa Família na Perspectiva dos Técnicos e Gestores em João Pessoa. 2012. (Seminário).

XIII ENPESS.SELETIVIDADE E GRATIDÃO NO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA - A PERSPECTIVA DOS PROFISSIONAIS EM JOÃO PESSOA. 2012. (Encontro).

XIII ENPESS.O CONSENSO SOCIAL E O LOCUS DE REPRODUÇÃO EM JOÃO PESSOA: o Programa Bolsa Família. 2012. (Encontro).

O Serviço Social na Atual Conjuntura.Serviço Social na Contemporaneidade. 2007. (Outra).

Estágio Supervisionado no Curso de Serviço Social.Estágio Supervisionado no Curso de Serviço Social. 2004. (Oficina).

IX Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social.O Estágio na Formação Profissional: O Debate sobre os Desafios e as Formas de Enfrentamento. 2004. (Encontro).

Oficina Nacional da ABEPSS e Encontro das Unidades de Ensino do Cone Sul.Políticas Sociais - Articulação Entre os Eixos das Diretrizes Curriculares e as Competências Profissionais: Desafios da Graduação. 2004. (Oficina).

Seminário de Estágio do Curso de Serviço Social.O Papel do Estágio Supervisionado na Formação Profissional do Assistente Social. 2004. (Outra).

XI Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais e III Encontro Nacional de Serviço Social e Seguridade. O Projeto Ético Político Trabalho e Formação Profissional. 2004. (Congresso).

XXVI Conselho Nacional de Entidades Estudantis de Serviço Social. Vivem Somente os que Lutam - ABEPSS. 2004. (Congresso).

XXVII ERESS - Encontro Regional de Estudantes de Serviço Social.O Estágio como Espaço de Aprendizagem do Exercício Profissional: A Política Nacional de Fiscalização. 2004. (Encontro).

II Encontro Regional de Pesquisadores em Serviço Social.O Final da Vida, a Morte. 2003. (Encontro).

II Encontro Regional de Pesquisadores em Serviço Social.Profissão, Vocação, Universidade e Promoção Social. 2003. (Encontro).

II Encontro Regional de Pesquisadores em Serviço Social.A Formação, o Estágio e o Mercado de Trabalho para o Serviço Social. 2003. (Encontro).

II Encontro Regional de Pesquisadores em Serviço Social.Apoio e Promoção de Habilidades Interpessoais para Idosos. 2003. (Encontro).

II Encontro Regional de Pesquisadores em Serviço Social.Uma Análise de Qualidade do Atendimento no Hospital Geral Santa Izabel. 2003. (Encontro).

II Encontro Regional de Pesquisadores em Serviço Social.A Importância do Ócio e do Tempo Livre para o Idoso. 2003. (Encontro).

II Encontro Regional de Pesquisadores em Serviço Social.Projeto Político-Pedagógico de Formação do Assistente Social na UFPB: uma pedagogia de implementação participativa. 2003. (Encontro).

II Encontro Regional de Pesquisadores em Serviço Social.O Processo de Internamento do Idoso no Hospital Universitário Lauro Wanderley. 2003. (Encontro).

II Encontro Regional de Pesquisadores em Serviço Social.Sexualidade e Envelhecimento. 2003. (Encontro).

II Encontro Regional de Pesquisadores em Serviço Social.Aposentadoria: morte social ou início de uma vida?. 2003. (Encontro).

I Jornada Internacional de Políticas Públicas.Expositora de Comunicação. 2003. (Outra).

Seminário Latino-Americano de Serviço Social.Gerontologia e Formação profissional no Serviço Social. 2003. (Seminário).

Seminário Latino-Americano de Serviço Social.O Ensino da Política Social na Formação Profissional. 2003. (Seminário).

VI CCHLA - Conhecimento em Debate.Portadores de Deficiências Físicas e Políticas Públicas. 2003. (Encontro).

VI CCHLA - Conhecimento em Debate.O Significado do Aborto para as Adolescentes da Comunidade de São Sebastião de Macaíba. 2003. (Encontro).

VII Encontro Estadual de Assistentes Sociais.VII Encontro Estadual de Assistentes Sociais. 2003. (Encontro).

XII Encontro Descentralizado CRESS/NORDESTE.O Estágio como Espaço de Aprendizagem do Exercício Profissional e a Política Nacioanl de Fiscalização. 2003. (Encontro).

Colóquio Regional - O Trabalho do Assistente Social na Sociedade Contemporânea.Colóquio Regional - O Trabalho do Assistente Social na Sociedade Contemporânea. 2002. (Outra).

II Congresso Norte-Nordeste de Geriatria e Gerontologia. A Hidroterapia como um Meio de Sociabilização do Idoso. 2002. (Congresso).

VI CCHLA - Conhecimento em Debate.Coordenadora da Sessão Temática: Portadores de Deficiência Físicas e Políticas Públicas. 2002. (Encontro).

VI CCHLA - Conhecimento em Debate.O Significado do Aborto para as Adolescentes da Comunidade de São Sebastião de Macaiba. 2002. (Encontro).

VI CCHLA - Conhecimento em Debate.Balanço das Políticas Sociais no Governo FHC (Saúde, Previdência e Assistência). 2002. (Encontro).

VI CCHLA - Conhecimento em Debate.Mesa Redonda: Seguridade Social. 2002. (Encontro).

10 Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais. 10 Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais. 2001. (Congresso).

10 Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais. Uma Análise Sócio-Estrutural do Cumprimento da Pena em Regime Fechado de Segurança Máxima: O Caso do Instituto de Reeducação Penal Des. Sílvio Porto - PB. 2001. (Congresso).

Colóquio Internacional: O Modelo Latino de Protecção Social.Uma Análise Sócio-Estrutural do Cumprimento de Pena em Regime Fechado de Segurança Máxima: O caso do Instituto de Reeducação Penal Des. Silvio Porto - Paraíba - Brasil.. 2001. (Outra).

Conferência Regional de Assistência Social.Coordenadora do Eixo Temático Controle Social. 2001. (Outra).

I Conferência Nacional sobre Responsabilidade Social no Setor Público e Cidadania Empresarial.I Conferência Nacional sobre Responsabilidade Social no Setor Público e Cidadania Empresarial. 2001. (Outra).

I Conferência Regional de Assistência Social.Gestão e Controle Social. 2001. (Outra).

I Conferência Regional de Assistência Social.Coordenadora do Eixo Temático: Controle Social. 2001. (Outra).

I Conferência Regional de Assistência Social.I Conferência Regional de Assistência Social. 2001. (Outra).

I Encontro de Lavadeiras.I Encontro de Lavadeiras. 2001. (Encontro).

III Conferência Regional de Assistência Social.III Conferência Regional de Assistência Social. 2001. (Outra).

Oficina Local ABEPSS.Análise do Projeto de Reforma Curricular. 2001. (Oficina).

III Seminário de Capacitação de Supervisores de Campo.Possibilidades de Práticas do Serviço Social junto à Deficientes. 1999. (Seminário).

Palestra.A Criança e a Construção da Cidadania. 1999. (Outra).

Palestra - Prefeitura Municipal de Lagoa Seca.O Exercício da Cidadania no Cotidiano de uma Comunidade. 1999. (Outra).

Palestra - Unidade Hospitalar.Palestra: Os Serviços de Saúde e a Participação Popular. 1999. (Outra).

Palestra: CRESS - PB.Trajetória da Assistência Social. 1998. (Outra).

Treinamento de Capacitação.Treinamento de Capacitação em Políticas Públicas Assistência. 1998. (Outra).

XXI ERESS - Encontro Regional de Estudantes de Serviço Social.Socialização das Práticas de Estágio em Serviço Social. 1998. (Encontro).

I Seminário dos Trabalhadores de Assistência Social.Assistência Social e Cidadania. 1997. (Seminário).

IV Encontro de Extensão da UFPB.Trabalho Comunitário com Grupos de Produção da Cáritas Arquidiocesana da Paraíba. 1997. (Outra).

Palestra: Departamento de Serviço Social.A Trajetória da Assistência Social: de 1960 a 1992. 1997. (Outra).

V Encontro de Iniciação Científica.Apoio ao Movimento de Luta pela Moradia em João Pessoa. 1997. (Encontro).

V Encontro de Iniciação Científica da UFPB.Programa de Geração de Renda como Estratégia de Sobrevivência aos Excluídos Sociais - O Programa na Cáritas. 1997. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Juliane Kelly Diniz Carneiro

SOARES, Maria de Lourdes;GOMES, Maria de Fátima Leite; SILVA, S. B.. A COOPERAÇÃO E A ORGANIZAÇÃO DO MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA - MST NO COTIDIANO DOS TRABALHADORES DO ASSENTAMENTO 1 DE MARÇO, EM PITIMBÚ-PB. 2019. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Hadassa Nyedja Elias Duarte

ALMEIDA, B. L. F.;GOMES, Maria de Fátima Leite; SILVA, M. G. M. F.. A MATERIALIDADE DO SERVIÇO SOCIAL FRENTE Á INVESTIDA PÓS-MODERNA: uma análise a partir da produção do conhecimento.. 2019. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Palloma Maria Gomes Jacome

ALMEIDA, B. L. F.;GOMES, Maria de Fátima Leite; SILVA, M. G. M. F.. CRÍTICA AOS CONCEITOS SOCIAL-LIBERAIS: assistência social em questão. 2019. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Thélia Priscilla Paiva de Azevedo

MACHADO, A. M. B.;GOMES, Maria de Fátima Leite; ARAUJO, W. P.. O Serviço Social nas Escolas Públicas de João Pessoa/PB: uma análise à luz da instrumentalidade profissional. 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Serviço Social) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Getulio de Souza Junior

MENESES, J. R.;GOMES, Maria de Fátima Leite; ARAUJO, W. P.. ESTADO DE EXCEÇÃO E A RELATIVIZAÇÃO DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS. 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Serviço Social) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: José Rangel de Paiva Neto

ALMEIDA, B. L. F.;GOMES, Maria de Fátima Leite; SILVA, M. G. M. F.. A psicologização da "questão social" e suas inflexões na política de Assistência Social. 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Serviço Social) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Edicle Travassos de Lima

GOMES, Maria de Fátima Leite; MENESES, M. A. R.; SILVA, E. T. F.. A TRANSFERÊNCIA DE RENDA E O PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA: percepções no município de Bayeux/PB. 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Serviço Social) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Aldo José de Souza Silva

GOMES, Maria de Fátima Leite; LUCENA FILHO, Severino Alves de; SOARES, Maria de Lourdes. Proposta de Ação Comunicacional para Qualidade da Gestão dos Programas de DST/AIDS do Município de João Pessoa. 2006. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Serviço Social) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Marta Marinho de Souza

VIEIRA, M. S. S.;GOMES, Maria de Fátima Leite; SILVA, E. L. P.. Desafios e Possibilidades na efetivação da Proteção Social no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vinculos. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Serviço Social) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: THAIS SOUZA BEZERRA

MACHADO, A. M. B.;GOMES, Maria de Fátima Leite; SILVA, E. J. L.. A Escola em Tempo Integral: A atuação do Assistente Social no município de João Pessoa/PB. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Serviço Social) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Camila Luana Teixeira Freire

ALMEIDA, B. L. F.;GOMES, Maria de Fátima Leite; AURINO, A. L. B.. A CRIMINALIZAÇÃO DA QUESTÃO SOCIAL: Um debate necessário para a compreensão do encarceramento feminino. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Serviço Social) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Getulio de Souza Junior

MENESES, Jaldes Reis de; BRITO FILHO, G. T.;GOMES, Maria de Fátima Leite. ESTADO DE EXCEÇÃO E A RELATIVIZAÇÃO DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS.. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Serviço Social) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Palloma Maria Gomes Jacome

ALMEIDA, B. L. F.;GOMES, Maria de Fátima Leite; SILVA, M. G. M. F.. CRÍTICA AOS CONCEITOS SOCIAL-LIBERAIS: Assistência Social em Questão. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Serviço Social) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Edicle Travassos de Lima

MENESES, M. A. R.;GOMES, Maria de Fátima Leite; VIEIRA, M. S. S.; ZENAIDE, M. N. T.. DIREITO DE CIDADANIA E TRANSFERÊNCIA DE RENDA: uma análise do Programa Bolsa Família no município de Bayeux/PB. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Serviço Social) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: RANYELLEN FÉLIX DE SOUZA

MACHADO, A. M. B.; ALMEIDA, B. L. F.;GOMES, Maria de Fátima Leite. AS EXPRESSÕES DA "QUESTÃO SOCIAL" NO ÂMBITO ESCOLAR: percepção das(os) assistentes sociais das escolas públicas municipais de João Pessoa/PB. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Serviço Social) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Juliane Kelly Diniz Carneiro

SOARES, M. L.;GOMES, Maria de Fátima Leite; SILVA, S. B.. A COOPERAÇÃO E A ORGANIZAÇÃO DO MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA NO COTIDIANO DOS TRABALHADORES DO ASSENTAMENTO 1 DE MARÇO, EM PITIMBÚ-PB. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Serviço Social) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: ANA CRISTINA DE LIMA SANTOS

MORAES, M. C. A.; BRITO, S. M. O.;GOMES, Maria de Fátima Leite. A Efetividade do Controle Social no Conselho Municipal de Assistência Social de João Pessoa (CMAS/JP). 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: Maria Socorro L

GOMES, Maria de Fátima Leite. V. T. de Farias. Mãos Que se Ajudam: Uma Experiência Exitosa das Mulheres Empreendedoras do Município de Lucena. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Políticas Públicas e Gestão Social) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Diamantina Maria Nunes

GOMES, Maria de Fátima Leite. O Centro de Atenção Psicossocial: A Ressocialização Guarabira/PB. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Políticas Públicas e Gestão Social) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Soraya Farias Vieira Medeiros

GOMES, Maria de Fátima Leite. O Trabalho do Assistente Social no Programa de Saúde da Família - PSF. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Políticas Públicas e Gestão Social) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Cícera Joelma de Andrade Alves

GOMES, Maria de Fátima Leite. Assistencia Social Espírita: Uma Análise nos Centro Espíritas Leopoldo Cirne e Lar de Jesus em João Pessoa - Paraíba. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Políticas Públicas e Gestão Social) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Maria Cecília Nóbrega

GOMES, Maria de Fátima Leite; SOARES, Maria de Lourdes; AURINO, Ana Lúcia. O Programa de Atenção Integral à Família em João pessoa: Efetivando à Inclusão Social?. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Políticas Públicas e Gestão Social) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Maria Socorro L

GOMES, Maria de Fátima Leite. V.T. de Farias. Mãos Que se Ajudam: Uma Experiência Exitosa das Mulheres Empreendedoras do Município de Lucena. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Políticas Públicas e Gestão Social) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Amanda Raquel Medeiros Domingos

GOMES, Maria de Fátima Leite; SILVA, E. T. F.; SILVA, M. G. M. F.. O PROGRAMA DE TRANSFERÊNCIA DE RENDA BOLSA FAMÍLIA: uma análise na Escola Nazinha Barbosa da Franca. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Grazielly Mayra Guedes de Oliveira

OLIVEIRA, V. C. A.;GOMES, Maria de Fátima Leite; SILVA, M. B. V.. Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Serviço Social: uma experiência de estágio na Escola Municipal de Ensino Fundamental Leônidas Santiago. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Márcia Cristina Lucena Farias de Sousa

OLIVEIRA, V. C. A.;GOMES, Maria de Fátima Leite; SILVA, M. B. V.. Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Serviço Social: uma experiência de estágio na Escola Municipal de Ensino Fundamental Leônidas Santiago. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Manoel Pereira da Silva Filho

GOMES, Maria de Fátima Leite; OLIVEIRA, V. C. A.; SILVA, E. T. F.. PRAGMATISMO e SERVIÇO SOCIAL: elementos para a crítica ao conservadorismo. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Maria Luira da Silva Quirino

GOMES, Maria de Fátima Leite; OLIVEIRA, V. C. A.; SILVA, E. T. F.. PRAGMATISMO e SERVIÇO SOCIAL: elementos para a crítica ao conservadorismo. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Gabriela do Nascimento Alcoforado

GOMES, Maria de Fátima Leite; OLIVEIRA, V. C. A.; SILVA, M. G. M. F.. A Política Nacional e o Estatuto do Idoso: Reflexões sobre os avanços e Retrocessos. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Carlos Eduardo dos Santos Gomes

SIQUEIRA, E. B. M.; SILVA, M. G. M. F.;GOMES, Maria de Fátima Leite. A precarização da saúde e seus reflexos no trabalho do(a) Assistente Social face a contrarreforma do Estado brasileiro. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: FERNANDA SOUSA DE VASCONCELOS

MACHADO, A. M. B.;GOMES, Maria de Fátima Leite; SANTOS, A. C. L.. EDUCAÇÃO NO SERVIÇO SOCIAL: análise dos anais dos ENPESS de 2014 a 2016. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Sheylla Thais Batista de Souza Silva

SIQUEIRA, E. B. M.; SILVA, M. G. M. F.;GOMES, Maria de Fátima Leite. A precarização da saúde e seus reflexos no trabalho do(a) Assistente Social face a contrarreforma do Estado brasileiro. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Nereide da Silva Félix

SIQUEIRA, E. B. M.; SILVA, M. G. M. F.;GOMES, Maria de Fátima Leite. Os impactos do neoliberalismo na política de saúde e seus rebatimentos na unidade de pronto atendimento (UPA) Clélio Pires de Sá. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Joyce Martins de Souza

SILVA, E. T. F.; SILVA, M. G. M. F.;GOMES, Maria de Fátima Leite. Análise das Atribuições e Competências do Assistente Social na Saúde: um estudo no Complexo Hospitalar em João Pessoa - PB. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Maria Letícia Ramos Batista

GOMES, Maria de Fátima Leite; SILVA, E. T. F.; SILVA, M. G. M. F.. O PROGRAMA DE TRANSFERÊNCIA DE RENDA BOLSA FAMÍLIA: uma análise na Escola Nazinha Barbosa da Franca. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Erivania da silva Marinho

GOMES, Maria de Fátima Leite; SILVA, E. T. F.; SILVA, M. G. M. F.. A TRAJETÓRIA DA TRANSFERÊNCIA DE RENDA NO BRASIL: o enfoque no Bolsa Família. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Suênia Aparecida da Silva Santos

GOMES, Maria de Fátima Leite; SILVA, E. T. F.; SILVA, M. G. M. F.. A TRAJETÓRIA DA TRANSFERÊNCIA DE RENDA NO BRASIL: o enfoque no Bolsa Família. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: PHILLIPE DOUGLAS ALCÂNTARA PEREIRA

MACHADO, A. M. B.;GOMES, Maria de Fátima Leite; SOARES, E. A. M.. A INSERÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL NA EDUCAÇÃO E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A ESCOLA: um estudo com assistentes sociais de cinco escolas do município de João Pessoa-PB. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Mayara de Araújo Cavalcanti França

SIQUEIRA, E. B. M.;GOMES, Maria de Fátima Leite. A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO REGULAR: avanços e desafios. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: SOLANGE ROSEMIRO SANTOS

MACHADO, A. M. B.;GOMES, Maria de Fátima Leite; SOARES, E. A. M.. EDUCAÇÃO E TRABALHO: um estudo acerca dos desafios dos(as) estudantes do curso de Serviço Social noturno da UFPB. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: TEÔNIA MARIA DE FIGUEREDO

MACHADO, A. M. B.;GOMES, Maria de Fátima Leite; SOARES, E. A. M.. EDUCAÇÃO E TRABALHO: um estudo acerca dos desafios dos(as) estudantes do curso de Serviço Social noturno da UFPB. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Ana Francelina Santos de Souza

SILVA, E. T. F.; SILVA, M. G. M. F.;GOMES, Maria de Fátima Leite. Avaliação do Programa Minha Casa Minha Vida (PMVC) para as famílias de baixa renda quando à localização da habitação. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Maria Elenice Alves de Oliveira

SILVA, E. T. F.; SILVA, M. G. M. F.;GOMES, Maria de Fátima Leite. Avaliação do Programa Minha Casa Minha Vida (PMVC) para as famílias de baixa renda quando à localização da habitação. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Jeyssy Kelly de Souza

SIQUEIRA, E. B. M.;GOMES, Maria de Fátima Leite; PASSOS, T. G. C.. A ESTRATÉGIA DE REDUÇÃO DE DANOS COM USUÁRIOS DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS: avanços e desafios na sua implementação. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Chirlene Cristina Santos de Oliveira

SIQUEIRA, E. B. M.;GOMES, Maria de Fátima Leite; SOUZA, R. R.. As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde Mental e o Serviço Social. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Aline Carla Vieira da Santana

SIQUEIRA, E. B. M.; DIAS, M. M. P.;GOMES, Maria de Fátima Leite. As Internações Compulsórias de Usuários de Substâncias Psicoativas e o Papel da Família no Processo de Recuperação da Toxicodependência. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Kísia de Oliveira Chacon

SIQUEIRA, E. B. M.; DIAS, M. M. P.;GOMES, Maria de Fátima Leite. As Internações Compulsórias de Usuários de Substâncias Psicoativas e o Papel da Família no Processo de Recuperação da Toxicodependência. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Bruna Alves Lins de Queiroz

SIQUEIRA, E. B. M.;GOMES, Maria de Fátima Leite; PASSOS, T. G. C.. A ESTRATÉGIA DE REDUÇÃO DE DANOS COM USUÁRIOS DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS: avanços e desafios na sua implementação. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Ana Paula de Oliveira

SIQUEIRA, E. B. M.;GOMES, Maria de Fátima Leite; ZENAIDE, M. N. T.. INCLUSÃO ESCOLAR DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: PERCEPÇÃO DO DOCENTE. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Edneide da Silva Carvalho

SIQUEIRA, E. B. M.; ZENAIDE, M. N. T.;GOMES, Maria de Fátima Leite. ACESSIBILIDADE DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA FÍSICA NO MERCADO DE TRABALHO. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: GILLANE BENTO DE SOUZA

MACHADO, A. M. B.;GOMES, Maria de Fátima Leite; CMAS, A. A. C.. A PROFISSÃO DE SERVIÇO SOCIAL NA CONCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA ONG AGEMTE. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Gabriella Araújo Ribeiro da Silva

SIQUEIRA, E. B. M.; ARAUJO, A. P.;GOMES, Maria de Fátima Leite. O ATENDIMENTO À PESSOA COM DEFICIÊNCIA NA ATENÇÃO BÁSICA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Ana Paula Araújo Medeiros

GOMES, Maria de Fátima Leite. A Instrumentalidade do Serviço Social e seu Rebatimento na Prática Profissional. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal da ParaÃba.

Aluno: Edna Fabiana do Nascimento Laurentino

Sandra Maria Batista Silveira; Anarita de Souza Salvador - Membro Avaliador;GOMES, Maria de Fátima Leite. Atuação profissional do Assistente Social nos Cras de João Pessoa - PB. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Glauce Ferreira da Silva Marques

GOMES, Maria de Fátima Leite; SILVA, M. G. M. F.; MARQUES, M. C. M.. A CONCESSÃO DOS BENEFÍCIOS EVENTUAIS E O PERFIL SOCIOECONÔMICO DOS USUÁRIOS DO BALCÃO DE DIREITOS EM JOÃO PESSOA. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal da Paraíba.

GOMES, Maria de Fátima Leite; SILVA, M. G. M. F.; AURINO, Ana Lúcia. Seleção Simplificada para Professor Temporário na área de fundamentos Téorico-Praticos do Serviço Social. 2018. Universidade Federal da Paraíba.

GOMES, Maria de Fátima Leite; MIRANDA, A. P. R. S.; RIBEIRO, L. R.; NEVES, Marcia Emília Rodrigues; NASCIMENTO, Maria de Fátima Melo Do. Seleção Simplificada para Professor Temporário na área de fundamentos Téorico-Praticos do Serviço Social, Categoria Assistente. 2012. Universidade Federal da Paraíba.

GOMES, Maria de Fátima Leite; CARNEIRO, Aurea; NASCIMENTO, Maria de Fátima Melo Do; NEVES, Marcia Emília Rodrigues. Seleção Simplificada para Professor Substituto na área de Fundamentos Teórico-Práticos do Serviço Social. 2005. Universidade Federal da Paraíba.

GOMES, Maria de Fátima Leite; BOTELHO, Maria Auxiliadora Leite; ARRUDA, Aldenira Maria de. Banca de Seleção Simplificada para Professor Substituto do Departamento de Serviço Social. 1998. Universidade Federal da Paraíba.

GOMES, Maria de Fátima Leite; SILVA, Iranize Alves da; BARRETO, Isá da Cunha Paiva. Banca de Seleção de Professor Substituto na área de Teoria e Metodologia do Serviço Social. 1997. Universidade Federal da Paraíba.

GOMES, Maria de Fátima Leite; SILVA, M. R.; SIQUEIRA, E. B. M.. Processo Seletivo Simplificado para contratação de pessoal em caráter excepcional que comporá as equipes dos CREAS regionais e da Coordenação Estadual da Proteção Social Especial de Média Complexidade. 2019. Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano.

GOMES, Maria de Fátima Leite; MIRANDA, A. P. R. S.; AURINO, Ana Lúcia; MENESES, Jaldes Reis de. Comissão de Seleção do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social. 2019. Programa de Pós-Graduação em Serviço Social.

GOMES, Maria de Fátima Leite; CONSERVA, Marinalva de Sousa; MONTEIRO, M. G. S.. Comissão de Bolsa do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social. 2019. Programa de Pós-Graduação em Serviço Social.

GOMES, Maria de Fátima Leite. Parecerista ad hoc. 2018. Universidade Estadual do Rio Grande do Norte - UERN.

DIAS, M. M. P.; NASCIMENTO, Z. A.;GOMES, Maria de Fátima Leite; PEREIRA, T. P. S.. Comissão de Elaboração da Prova Objetiva de Saúde Mental. 2018. Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental.

GOMES, M. F. L.; AURINO, A. L. B.; SILVA, M. G. M. F.; ARAUJO, M. M. B.. Banca de Seleção Simplificada para Professor Substituto na área de Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológicos do Serviço Social. 2018. Departamento de Serviço Social/UFPB.

GOMES, M. F. L.; PEREIRA, M. S. S.; SILVA, M. G. M. F.; SOUZA, J. M. A.; AURINO, A. L. B.. Banca de Seleção Simplificada para Professor Substituto na área de Fundamentos Históricos e Teóricos-Metodológicos do Serviço Social. 2018. Departamento de Serviço Social/UFPB.

GOMES, Maria de Fátima Leite; SOUZA, J. M. A.; PEREIRA, M. S. S.; ARAÚJO, Marlene de melo Barbosa; FERREIRA, A. D.. Comissão do Colegiado do Curso de Graduação em Serviço Social. 2017. Universidade Federal da Paraiba - UFPB.

GOMES, Maria de Fátima Leite. Parecerista ad hoc. 2017. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

GOMES, Maria de Fátima Leite. Parecerista ad hoc. 2016. Universidade Estadual do Rio Grande do Norte - UERN.

GOMES, Maria de Fátima Leite. Avaliadora do XXIV Encontro de Iniciação Científica. 2016. Universidade Federal da Paraíba.

GOMES, Maria de Fátima Leite; MORAIS, Giacomina Magliano de; CAVALCANTI, Patrícia Barreto; NASCIMENTO, Maria de Fátima Melo Do. Comissão de Avaliação Docente - CAD. 2005. Universidade Federal da Paraíba.

GOMES, Maria de Fátima Leite; NASCIMENTO, Maria de Fátima Melo Do; CARNEIRO, Aurea; SOARES, Maria de Lourdes. Comissão de Extensão do CCHLA. 2005. Universidade Federal da Paraíba.

GOMES, Maria de Fátima Leite; CANTALICE, Luciana Batista de Oliveira. Representantes do Departamento de Serviço Social junto à Biblioteca Central. 2005. Universidade Federal da Paraíba.

GOMES, Maria de Fátima Leite. Membro da Comissão Organizadora do XI Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais. 2004. Conselho Federal de Serviço Social.

GOMES, Maria de Fátima Leite. Membro da Comissão Organizadora do III Encontro Nacional de Serviço Social e Seguridade. 2004. Conselho Federal de Serviço Social.

GOMES, Maria de Fátima Leite; PESSOA, Darci Lacerda; NEVES, Márcia Emília Rodrigues; LUCENA, Maria de Lourdes Magno de; ALVARENGA, Vanda Maria de Sousa. Comissão de Acompanhamento e Implantação do projeto Ético-Político Pedagógico do Curso de Serviço Social. 2003. Universidade Federal da Paraíba.

GOMES, Maria de Fátima Leite; CARNEIRO, Aurea; NOGUEIRA, Cleonice Lopes; SILVA, Iranise Alves da; MENEZES, Maria Aparecida Ramos de; SOARES, Maria de Lourdes; CONSERVA, Marinalva de Sousa; CIRNE, Maria Nilza Ramalho; SILVA, Edna Tânia Ferreira da; LUCENA, Maria de Lourdes Magno de; NASCIMENTO, Maria de Fátima Melo Do; PESSOA, Darci Lacerda; ALVARENGA, Vanda Maria de Sousa; NEVES, Márcia Emília Rodrigues; MORAIS, Giacomina Magliano de; VIEIRA, Maria Do Socorro de Sousa; CAVALCANTI, Patrícia Barreto. Comissão de Acompanhamento do Corpo Discente na Implantação do Projeto Político Pedagógico do Curso de Serviço Social. 2003. Universidade Federal da Paraíba.

GOMES, Maria de Fátima Leite; CAVALCANTI, Patrícia Barreto; MENEZES, Maria Aparecida Ramos de; MORAIS, Giacomina Magliano de; NASCIMENTO, Maria de Fátima Melo Do; CIRNE, Maria Nilza Ramalho. Comissão de Avaliação Docente - CAD. 2003. Universidade Federal da Paraíba.

GOMES, Maria de Fátima Leite; LUCENA, Maria de Lourdes Magno de; SOARES, Maria de Lourdes; PESSOA, Darci Lacerda; ALVARENGA, Vanda Maria de Sousa; MORAIS, Giacomina Magliano de; NASCIMENTO, Maria de Fátima Melo Do. Comissão de Avaliação do Curso Noturno. 2003. Universidade Federal da Paraíba.

GOMES, Maria de Fátima Leite. Membro do Conselho de Controle Social do Programa Renda Mínima (Bolsa Escola) da Prefeitura Municipal de João Pessoa. 2003. Prefeitura Municipal de João Pessoa.

GOMES, Maria de Fátima Leite. Comissão de Afastamento para Capacitação Docente, Licença Especial e Licença Sabática. 1999. Universidade Federal da Paraíba.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

EDELWEISS FALCÃO DE OLIVEIRA

OLIVEIRA, E. F.; RAMOS, M. A.; MENESES, J. R.; VIEIRA, Ana. O Programa de Transferência de Renda Bolsa hhFamília: A Atual Face do Consenso -Uma análise da experiencia em João Pessoa - PB. 2012. Tese (Doutorado em Serviço Social) - Universidade Federal de Pernambuco.

EDELWEISS FALCÃO DE OLIVEIRA

OLIVEIRA, E. F.; AMARAL, A. S.; Rauta Ramos, M. H.; MENEZES, M. A. R.. Relação de poder e controle na política de transferência de renda: um estudo sobre programa Bolsa Família em João Pessoa - Pessoa. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Serviço Social) - Universidade Federal de Pernambuco.

Maria Barbosa Dias

DIAS, M. B.. O Programa de Lavanderias Públicas na Assistência Social da SETRASS: Um Estudo de Caso. 1997. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Universidade Federal da Paraíba.

Maria das Graças e Silva

GOMES, M. F. L.; OLIVEIRA, E. F.; VIEIRA, A. C. S.; MUSTAFÁ, A. S. M.; MENESES, M. A. R.;SILVA, M. G.; MENESES, J. R.. O Programa de Transferência de Renda Bolsa Família: A Atual Face do Consenso". 2011. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Pernambuco.

Jaldes Reis de Meneses

OLIVEIRA, Edelweiss Falcão; VIEIRA, Ana;MENESES, M. A. R.; SILVA, Maria das Graças;MENESES, J. R.. O programa de transferência de renda Bolsa-Família: a atual face do consenso. 2011. Tese (Doutorado em Serviço Social) - Universidade Federal de Pernambuco.

Maria Aparecida Ramos de Meneses

Oliveira, Edelwais; VIEIRA,ANA; MUSTAFA, M. A.; SILVA, M. G. E.;MENESES, M. A. R.. O Programa de Transferência de Renda Bolsa Família: A atual face do consenso. 2011. Tese (Doutorado em PROGRAMA DE POS GRADUAÇÃO) - UNIVERSIDADE FEDERAL PERNAMBUCO.

Maria Aparecida Ramos de Meneses

OLIVEIRA, E. F.;MENESES, M. A. R.; Silva,Graça; VIEIRA,ANA. O Programa de Transferência de Renda Bolsa Família:A Atual Face do Consenso. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Serviço Social) - Universidade Federal de Pernambuco.

Maria Aparecida Ramos de Meneses

Oliveira, Edelwais; Amaral,ÂNGELA; Rauta, Helena;MENESES, M. A. R.. Relação de Poder e Controle na Política de Tranferência de Renda: Um Estudo sobre o Programa Bolsa Família em João Pessoa-PB. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em SERVIÇO SOCIAL) - Universidade Federal da Paraíba.

Ana Cristina de Souza Vieira

OLIVEIRA, E. F.;VIEIRA, A. C. S.; MUSTAFA, M. A. M.; SILVA, M. G. E.; MENEZES, M. A. R.; MENESES, J. R.. O Programa de Transferência de Renda Bolsa Família: A atual face do consenso. 2011. Tese (Doutorado em Serviço Social) - Universidade Federal de Pernambuco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Mariane Mendes Severo

A ofensiva neoliberal na conjuntura brasileira contemporânea; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Serviço Social) - Universidade Federal da Paraíba; (Orientador);

Laryssa Lorranny de Melo Andrade

PRISÃO E EDUCAÇÃO UMA HIATO HISTÓRICO: da cela a sala de aula, um caminho para a educação ao longo da vida?"; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Serviço Social) - Universidade Federal da Paraíba, Programa Institucional de Voluntários de Iniciação Científica (FLUPESQ); (Orientador);

Maria Goretti Rodrigues de Sousa

PRISÃO E EDUCAÇÃO UMA HIATO HISTÓRICO: da cela a sala de aula, um caminho para a educação ao longo da vida?"; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Serviço Social) - Universidade Federal da Paraíba, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica/UFPB; (Orientador);

Arinaldo Brito de França

ESTÁGIO SUPERVISIONADO II; Início: 2019; Orientação de outra natureza; Universidade Federal da Paraíba; (Orientador);

Ana Lívia Mendonça Fernandes

ESTÁGIO SUPERVISIONADO II; Início: 2019; Orientação de outra natureza; Universidade Federal da Paraíba; (Orientador);

Amanda da Silva

Intervenção social no CAPS Infantil Cirandar - Trabalhando a Intersetorialidade no CAPS Infantil Cirandar; Início: 2019; Orientação de outra natureza; Universidade Federal da Paraíba; Ministério da Educação e Cultura; (Orientador);

Elisabete Vitorino Vieira

Serviço Social e ações estratégicas em saúde mental infantojuvenil; Início: 2019; Orientação de outra natureza; Universidade Federal da Paraíba; Ministério da Educação e Cultura; (Orientador);

Edson Sousa de Araújo

ESTÁGIO SUPERVISIONADO II; Início: 2019; Orientação de outra natureza; Universidade Federal da Paraíba; (Orientador);

Lyvia Helena Galdino Olinto

A Disciplina Ética em Serviço Social e o Papel dos Monitores no Processo de Ensino Aprendizagem; Início: 2019; Orientação de outra natureza; Universidade Federal da Paraíba; Coordenação de Estágio e Monitoria/UFPB; (Orientador);

Fátima Rafaella Silva Amaral

Saúde Mental e oficinas de geração de renda - Construindo a inclusão social pelo trabalho; Início: 2019; Orientação de outra natureza; Universidade Federal da Paraíba; Ministério da Educação e Cultura; (Orientador);

Laryssa Lorranny de Melo Andrade

A Disciplina Ética em Serviço Social e o Papel dos Monitores no Processo de Ensino Aprendizagem; Início: 2019; Orientação de outra natureza; Universidade Federal da Paraíba; Coordenação de Estágio e Monitoria/UFPB; (Orientador);

Joselma Ramos Carvalho Santos

Como você compreende o CAPS; Início: 2019; Orientação de outra natureza; Universidade Federal da Paraíba; Ministério da Educação e Cultura; (Orientador);

Fernanda da Silva Melo Correia

ESTÁGIO SUPERVISIONADO II; Início: 2019; Orientação de outra natureza; Universidade Federal da Paraíba; (Orientador);

Edicle Travassos de Lima

A Transferência de Renda e o Programa Bolsa Família: Percepções no município de Bayeux-PB; 2019; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Serviço Social) - Universidade Federal da Paraíba,; Orientador: Maria de Fátima Leite Gomes;

Cícera Joelma Andrade Alves

Assistencia Social Espírita: Uma Análise nos Centros Espíritas Lopoldo Cirne e Lar de Jesus em João Pessoa - Paraíba; 2006; 98 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Políticas Públicas e Gestão Social) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Maria de Fátima Leite Gomes;

Maria Cecília Nóbrega

O Programa de Atenção Integral à Família em João Pessoa: Efetivando à Inclusão Social; 2006; 69 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Políticas Públicas e Gestão Social) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Maria de Fátima Leite Gomes;

Maria Senharina Soares Ramalho

O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil: Uma Experiência na Paraíba; 2006; 102 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Políticas Públicas e Gestão Social) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Maria de Fátima Leite Gomes;

Manoel Pereira da Silva Filho

PRAGMATISMO e SERVIÇO SOCIAL: elementos para a crítica ao conservadorismo; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Maria de Fátima Leite Gomes;

Maria Luira da Silva Quirino

PRAGMATISMO e SERVIÇO SOCIAL: elementos para a crítica ao conservadorismo; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Maria de Fátima Leite Gomes;

Gabriela do Nascimento Alcoforado

A Política Nacional e o Estatuto do Idoso: Reflexões sobre os avanços e Retrocessos; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Maria de Fátima Leite Gomes;

Amanda Raquel Medeiros Domingos

O PROGRAMA DE TRANSFERÊNCIA DE RENDA BOLSA FAMÍLIA: uma análise na Escola Nazinha Barbosa da Franca; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Maria de Fátima Leite Gomes;

Maria Letícia Ramos Batista

O PROGRAMA DE TRANSFERÊNCIA DE RENDA BOLSA FAMÍLIA: uma análise na Escola Nazinha Barbosa da Franca; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Maria de Fátima Leite Gomes;

Erivania da silva Marinho

A TRAJETÓRIA DA TRANSFERÊNCIA DE RENDA NO BRASIL: o enfoque no Bolsa Família; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Maria de Fátima Leite Gomes;

Suênia Aparecida da Silva Santos

A TRAJETÓRIA DA TRANSFERÊNCIA DE RENDA NO BRASIL: o enfoque no Bolsa Família; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Maria de Fátima Leite Gomes;

Flavia Santos Silva

A Política de Assistência Social e sua Efetivação no Centro de Referência de Assistência Social de Cruz das Armas; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Maria de Fátima Leite Gomes;

Thaíres Lima da Silva

A Política de Assistência Social e o Acessoa a Cidadania: condições ou realidades no CRAS do Valentina de Figueiredo; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Maria de Fátima Leite Gomes;

Nara Patrícia Mendes da Silva

A Política de Saúde Mental no Brasil e o Papel do Serviço Social; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Maria de Fátima Leite Gomes;

Kátia Mayane Florentino da Silva

Uma Análise da Atuação Profissional das Assistentes Sociais no Instituto Cândida Vargas: formalismo, intenção ou ação?; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Maria de Fátima Leite Gomes;

Glenda Gleicy da Silva Pereira

A Dependência de Substâncias Psicoativas no Cotidiano dos(as) Usuários(as) Entrevistados(as) na Casa de Acolhida Adulto; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Maria de Fátima Leite Gomes;

Luana de Araújo

Uma Analise do Programa Bolsa Família (PBF) a Partir das suas Condicionalidades; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Maria de Fátima Leite Gomes;

Rosineia Clemente Santos

O PROCESSO DE ENVELHECIMENTO: uma realidade analisada a partir dos usuários do CREAS ? PAEFI II em violação de direitos; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Maria de Fátima Leite Gomes;

Glauce Ferreira da Silva Marques

A CONCESSÃO DOS BENEFÍCIOS EVENTUAIS E O PERFIL SOCIOECONÔMICO DOS USUÁRIOS DO BALCÃO DE DIREITOS EM JOÃO PESSOA; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Maria de Fátima Leite Gomes;

Ana Virginia Bezerra da Costa

A Prática Profissional do Assistente Social no Hospital Valentina Figueiredo; 2003; 39 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Maria de Fátima Leite Gomes;

Tatiana Alícia Velez de Lima

A Política Empresarial a Nível de Prevenção à Saúde Ocupacional do Operário da Indústria de Alimento de João Pessoa; 2003; 48 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Maria de Fátima Leite Gomes;

Joelma Nascimento de Lima

A (Polêmica) Adoção Internacional: Crianças Paraibanas no Bico da Cegonha Estrangeira; 2002; 94 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Maria de Fátima Leite Gomes;

Michela Gomes Campelo

O Significado do Aborto para as Adolescentes da Comunidades São Sebastião da Macaíba; 2002; 103 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Maria de Fátima Leite Gomes;

Helenória de Albuquerque Mello

O Cumprimento da Pena em Regime Fechado no Instituto de recuperação Penal Des; Sílvio Porto: Confinamento de Homens ou Reintegração a Sociedade; 2001; 87 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Maria de Fátima Leite Gomes;

Rita de Cassia Silva

O Significado para os Usuários da Prática do Assistente Social no Posto de Atencimento PAP/Previdência Social; 2001; 95 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Maria de Fátima Leite Gomes;

Josefa Giseuda de Brito

Uma Análise Crítica da Doação o Caso da Vara Privativa da Infância e da Juventude em João Pessoa; 2001; 87 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Maria de Fátima Leite Gomes;

Ozélia Ferreira Campos

A Representação Social da Condição de Devedor na Concepção dos Mutuários da CEHAP no Conjunto Habitacional Mangabeira VII; 2001; 102 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Maria de Fátima Leite Gomes;

Danielly Kell Pinheiro Bezerra

Uma Análise Crítica da Deficiência Auditiva: O Caso da CODAPA/FUNAD; 2000; 106 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Maria de Fátima Leite Gomes;

Patrícia Guedes da Silveira

A CODEI/FUNAD e o Processo de Inclusão Social do Portador de Necessidades Educativas Especiais; 2000; 93 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Maria de Fátima Leite Gomes;

Anuska Cibelly Fernandes Sampaio

A Percepção dos Usuários da COPU/FUNAD sobre seus Direitos; 2000; 98 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Maria de Fátima Leite Gomes;

Renata Lins de Albuquerque

A Prática do Assistente Social nas Instituições Públicas que lidam com o Ato Infracional em João Pessoa; 1998; 95 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Laboratório de Estudos e Práticas Sociais) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Maria de Fátima Leite Gomes;

Nadja Adriana Aires da Silva

A realidade e o Imaginário Social dos Integrantes da Galera do Taipa; 1998; 111 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Laboratório de Estudos e Práticas Sociais) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Maria de Fátima Leite Gomes;

Cristiane de França Silva

A Constituição da Cidadania no Serviço de Saúde Pública: o caso dos usuários do Hospital General Edson Ramalho; 1998; 76 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Laboratório de Estudos e Práticas Sociais) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Maria de Fátima Leite Gomes;

Cristina Chaves de Oliveira

O Programa de Luta por Moradia na Cáritas; 1997; 87 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Laboratório de Estudos e Práticas Sociais) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Maria de Fátima Leite Gomes;

Márcia Trigueiro Castelo

Programa de Geração de Renda na Cáritas; 1997; 78 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Laboratório de Estudos e Práticas Sociais) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Maria de Fátima Leite Gomes;

Maria das Gracas do Nascimento

A Intervenção do Assistente Social no Programa de Apoio à Habitação Popular da Cáritas em João Pessoa; 1997; 97 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Laboratório de Estudos e Práticas Sociais) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Maria de Fátima Leite Gomes;

Josefa Gisenda Vieira de Brito

Uma Análise Crítica da Adoção: o caso da Vara Privativa da Infância e da Juventude em João Pessoa; 1997; 86 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Laboratório de Estudos e Práticas Sociais) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Maria de Fátima Leite Gomes;

Jardel Cabral Fagundes

A Questão da Aids e seus Encaminhamentos no Clementino Fraga; 1997; 97 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Laboratório de Estudos e Práticas Sociais) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Maria de Fátima Leite Gomes;

Ozivan Mendonça Bezerra

PRISÃO E EDUCAÇÃO UMA HIATO HISTÓRICO:da cela a sala de aula, um caminho para a educação ao longo da vida?"; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Serviço Social) - Universidade Federal da Paraíba, Programa Institucional de Voluntários de Iniciação Científica (FLUPESQ); Orientador: Maria de Fátima Leite Gomes;

Artila Maria Xavier Ferreira

Levantamento de Dados Estatísticos da Educação no Instituto Silvio Porto; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Pró-Reitoria de Pesquisa) - Universidade Federal da Paraíba, Programa Institucional de Voluntários de Iniciação Científica (FLUPESQ); Orientador: Maria de Fátima Leite Gomes;

Aline Maria de Oliveira Manfrin

Revisão Bibliográfica acerca da Educação de Jovens e Adultos em Privação de Liberdade; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Serviço Social) - Pró-Reitoria de Pesquisa, Programa Institucional de Voluntários de Iniciação Científica (FLUPESQ); Orientador: Maria de Fátima Leite Gomes;

Anne Karoline de Souza

Pesquisa documental da educação no Instituto Sílvio Porto; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Serviço Social) - Universidade Federal da Paraíba, Programa Institucional de Voluntários de Iniciação Científica (FLUPESQ); Orientador: Maria de Fátima Leite Gomes;

Bruno Mendes da Silva

Coleta dos dados empíricos e tabulação no Pavilhão 15 do Instituto Sílvio Porto; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Serviço Social) - Universidade Federal da Paraíba, Programa Institucional de Voluntários de Iniciação Científica (FLUPESQ); Orientador: Maria de Fátima Leite Gomes;

Camila Luana Teixeira Freire

Coleta dos dados empíricos e tabulação no Pavilhão 16 Instituto Sílvio Porto - Parte I; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Serviço Social) - Universidade Federal da Paraíba, Programa Institucional de Voluntários de Iniciação Científica (FLUPESQ); Orientador: Maria de Fátima Leite Gomes;

Daiana Soares de Souza

Coleta dos dados empíricos e tabulação no Pavilhão 16 Instituto Sílvio Porto - Parte II; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Serviço Social) - Universidade Federal da Paraíba, Programa Institucional de Voluntários de Iniciação Científica (FLUPESQ); Orientador: Maria de Fátima Leite Gomes;

Déborah de França Silva

Coleta dos dados empíricos e tabulação no Pavilhão 17 do Instituto Sílvio Porto - Parte I; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Serviço Social) - Universidade Federal da Paraíba, Programa Institucional de Voluntários de Iniciação Científica (FLUPESQ); Orientador: Maria de Fátima Leite Gomes;

Edilene Firmino da Silva

Coleta dos dados empíricos e tabulação no Pavilhão 17 do Instituto Sílvio Porto - Parte II; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Serviço Social) - Universidade Federal da Paraíba, Programa Institucional de Voluntários de Iniciação Científica (FLUPESQ); Orientador: Maria de Fátima Leite Gomes;

Edjavane da Rocha Rodrigues de Andrade

Coleta dos dados empíricos e tabulação no Pavilhão 18 do Instituto Sílvio Porto - Parte I; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Serviço Social) - Universidade Federal da Paraíba, Programa Institucional de Voluntários de Iniciação Científica (FLUPESQ); Orientador: Maria de Fátima Leite Gomes;

Flipe Augusto Batinga Simões

Coleta dos dados empíricos e tabulação no Pavilhão 18 do Instituto Sílvio Porto - Parte II; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Serviço Social) - Universidade Federal da Paraíba, Programa Institucional de Voluntários de Iniciação Científica (FLUPESQ); Orientador: Maria de Fátima Leite Gomes;

ÍTALO FERREIRA DE LIMA

Coleta dos dados empíricos e tabulação no Pavilhão 19 do Instituto Sílvio Porto - Parte I; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Serviço Social) - Universidade Federal da Paraíba, Programa Institucional de Voluntários de Iniciação Científica (FLUPESQ); Orientador: Maria de Fátima Leite Gomes;

Duque Rodrigues de Sampaio Neto

Coleta dos dados empíricos e tabulação no Pavilhão 19 do Instituto Sílvio Porto - Parte II; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Serviço Social) - Universidade Federal da Paraíba, Programa Institucional de Voluntários de Iniciação Científica (FLUPESQ); Orientador: Maria de Fátima Leite Gomes;

Juliana Carla Santos da Silva

Coleta dos dados empíricos e tabulação no Pavilhão 19 do Instituto Sílvio Porto - Parte I; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Serviço Social) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Maria de Fátima Leite Gomes;

Laryssa Alexandrina da Silva Castro

Coleta dos dados empíricos e tabulação no Pavilhão 19 B do Instituto Sílvio Porto - Parte II; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Serviço Social) - Universidade Federal da Paraíba, Programa Institucional de Voluntários de Iniciação Científica (FLUPESQ); Orientador: Maria de Fátima Leite Gomes;

Luciana Alves

Coleta dos dados empíricos e tabulação no Pavilhão 20 B do Instituto Sílvio Porto - Parte I; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Serviço Social) - Universidade Federal da Paraíba, Programa Institucional de Voluntários de Iniciação Científica (FLUPESQ); Orientador: Maria de Fátima Leite Gomes;

Maria Aparecida Pereira

Coleta dos dados empíricos e tabulação no Pavilhão 20B do Instituto Sílvio Porto - Parte II; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Serviço Social) - Universidade Federal da Paraíba, Programa Institucional de Voluntários de Iniciação Científica (FLUPESQ); Orientador: Maria de Fátima Leite Gomes;

Maria Goretti Rodrigues de Sousa Oliveira

Coleta dos dados empíricos e tabulação no Pavilhão 21 A do Instituto Sílvio Porto - Parte II; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Serviço Social) - Universidade Federal da Paraíba, Programa Institucional de Voluntários de Iniciação Científica (FLUPESQ); Orientador: Maria de Fátima Leite Gomes;

Maria Raiane Silva de Mendonça

Coleta dos dados empíricos e tabulação no Pavilhão 21 A do Instituto Sílvio Porto - Parte II; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Serviço Social) - Universidade Federal da Paraíba, Programa Institucional de Voluntários de Iniciação Científica (FLUPESQ); Orientador: Maria de Fátima Leite Gomes;

Marcelly Batista de Oliveira

Coleta dos dados empíricos e tabulação no Pavilhão 21 B do Instituto Sílvio Porto - Parte I; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Serviço Social) - Universidade Federal da Paraíba, Programa Institucional de Voluntários de Iniciação Científica (FLUPESQ); Orientador: Maria de Fátima Leite Gomes;

Mariane Mendes Severo

Coleta dos dados empíricos e tabulação no Pavilhão 21 B do Instituto Sílvio Porto - Parte II; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Serviço Social) - Universidade Federal da Paraíba, Programa Institucional de Voluntários de Iniciação Científica (FLUPESQ); Orientador: Maria de Fátima Leite Gomes;

Nájila Brandão da Silva

Coleta dos dados empíricos e tabulação no "H" Pavilhão 19 do Instituto Sílvio Porto; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Serviço Social) - Universidade Federal da Paraíba, Programa Institucional de Voluntários de Iniciação Científica (FLUPESQ); Orientador: Maria de Fátima Leite Gomes;

Naymara Carneiro Santos Silva

Coleta dos dados empíricos e tabulação no "H" Pavilhão 21 do Instituto Sílvio Porto; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Serviço Social) - Universidade Federal da Paraíba, Programa Institucional de Voluntários de Iniciação Científica (FLUPESQ); Orientador: Maria de Fátima Leite Gomes;

Priscila Áquila Costa de Souza

Coleta dos dados empíricos e tabulação no reconhecimento do Instituto Sílvio Porto; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Serviço Social) - Universidade Federal da Paraíba, Programa Institucional de Voluntários de Iniciação Científica (FLUPESQ); Orientador: Maria de Fátima Leite Gomes;

Raysa Eveline Vilarim da Silva

Realizar análise quantitativa dos dados coletados no Instituto Silvo Porto - Parte I; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Serviço Social) - Universidade Federal da Paraíba, Programa Institucional de Voluntários de Iniciação Científica (FLUPESQ); Orientador: Maria de Fátima Leite Gomes;

Talita de Fátima Silva

Realizar análise quantitativa dos dados coletados no Instituto Silvo Porto - Parte II; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Serviço Social) - Universidade Federal da Paraíba, Programa Institucional de Voluntários de Iniciação Científica (FLUPESQ); Orientador: Maria de Fátima Leite Gomes;

Thaíres Lima da Silva

Realizar análise qualitativa dos dados coletados no Instituto Silvo Porto - Parte I; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Serviço Social) - Universidade Federal da Paraíba, Programa Institucional de Voluntários de Iniciação Científica (FLUPESQ); Orientador: Maria de Fátima Leite Gomes;

Yaggo Leite Agra

Realizar análise qualitativa dos dados coletados no Instituto Silvo Porto - Parte II; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Serviço Social) - Universidade Federal da Paraíba, Programa Institucional de Voluntários de Iniciação Científica (FLUPESQ); Orientador: Maria de Fátima Leite Gomes;

Yaggo Leite Agra

O Programa Bolsa Família (PBF) e suas Condicionalidades na Educação: uma análise na Escola Municipal Barbosa da Franca; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Serviço Social) - Universidade Federal da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria de Fátima Leite Gomes;

Luciana Alves

A AÇÃO EM REDE NA ASSISTÊNCIA SOCIAL EM JOÃO PESSOA: O PAPEL DAS INSTITUIÇÕES MUNICIPAIS GOVERNAMENTAIS; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Serviço Social) - Universidade Federal da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria de Fátima Leite Gomes;

Edjavane da Rocha Rodrigues de Andrade

AÇÃO EM REDE COMO ESTRATÉGIA DE GESTÃO NA POLÍTICA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL EM JOÃO PESSOA: o papel das entidades não-governamentais; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Serviço Social) - Universidade Federal da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria de Fátima Leite Gomes;

Elisabete Vitorino Vieira

Serviço Social e Interdisciplinaridade; 2019; Orientação de outra natureza; (Programa de Pós-graduação em Residência Multiprofissional em Saúde Mental) - Universidade Federal da Paraíba, Ministério da Educação e Cultura; Orientador: Maria de Fátima Leite Gomes;

Eryenne Lorrayne Sayanne Silva do Nascimento

A Disciplina Ética em Serviço Social e o Papel dos Monitores no Processo de Ensino Aprendizagem; 2018; Orientação de outra natureza; (Serviço Social) - Universidade Federal da Paraíba, Coordenação de Estágio e Monitoria/UFPB; Orientador: Maria de Fátima Leite Gomes;

Fátima Rafaella Silva Amaral

A Disciplina Ética em Serviço Social e o Papel dos Monitores no Processo de Ensino Aprendizagem; 2018; Orientação de outra natureza; (Serviço Social) - Universidade Federal da Paraíba, Coordenação de Estágio e Monitoria/UFPB; Orientador: Maria de Fátima Leite Gomes;

Junia Winner Higino Pereira

A Disciplina Ética em Serviço Social e o Papel dos Monitores no Processo de Ensino Aprendizagem; 2018; Orientação de outra natureza; (Serviço Social) - Universidade Federal da Paraíba, Coordenação de Estágio e Monitoria/UFPB; Orientador: Maria de Fátima Leite Gomes;

Amanda Raquel Medeiros Domingos

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I; 2018; Orientação de outra natureza; (Serviço Social) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Maria de Fátima Leite Gomes;

Manoel Pereira da Silva Filho

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I; 2018; Orientação de outra natureza; (Serviço Social) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Maria de Fátima Leite Gomes;

Maria Luiza da Silva Querino

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I; 2018; Orientação de outra natureza; (Serviço Social) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Maria de Fátima Leite Gomes;

Ana Lívia Mendonça Fernandes

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I; 2018; Orientação de outra natureza; (Serviço Social) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Maria de Fátima Leite Gomes;

Edson Sousa de Araújo

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I; 2018; Orientação de outra natureza; (Serviço Social) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Maria de Fátima Leite Gomes;

Fernanda da Silva Melo Correia

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I; 2018; Orientação de outra natureza; (Serviço Social) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Maria de Fátima Leite Gomes;

Arinaldo Brito de França

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I; 2018; Orientação de outra natureza; (Serviço Social) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Maria de Fátima Leite Gomes;

Maria Letícia Ramos Batista

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I; 2018; Orientação de outra natureza; (Serviço Social) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Maria de Fátima Leite Gomes;

Gabriela do Nascimento Alcoforado

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I; 2018; Orientação de outra natureza; (Serviço Social) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Maria de Fátima Leite Gomes;

Suênia Aparecida da Silva Santos

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I; 2018; Orientação de outra natureza; (Serviço Social) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Maria de Fátima Leite Gomes;

Erivania da silva Marinho

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I; 2018; Orientação de outra natureza; (Serviço Social) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Maria de Fátima Leite Gomes;

Lucelia Pereira Dias

Monitoria na Disciplina Ética em Serviço Social; 2015; Orientação de outra natureza; (Serviço Social) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Maria de Fátima Leite Gomes;

Edjavane da Rocha Rodrigues de Andrade

O fortalecimento da rede socioassistencial na comunidade de Mandacarú: uma perspectiva crítica; ; 2013; Orientação de outra natureza; (Serviço Social) - Universidade Federal da Paraíba, PROBEX; Orientador: Maria de Fátima Leite Gomes;

Rosemary Teixeira Barros

O fortalecimento da rede socioassistencial na comunidade de Mandacarú: uma perspectiva crítica; ; 2013; Orientação de outra natureza; (Serviço Social) - Universidade Federal da Paraíba, PROBEX; Orientador: Maria de Fátima Leite Gomes;

Luis Eduardo Lima

O fortalecimento da rede socioassistencial na comunidade de Mandacarú: uma perspectiva crítica; ; 2013; Orientação de outra natureza; (Serviço Social) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Maria de Fátima Leite Gomes;

Priscila da Silva Barbosa

O fortalecimento da rede socioassistencial na comunidade de Mandacarú: uma perspectiva crítica; ; 2013; Orientação de outra natureza; (Serviço Social) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Maria de Fátima Leite Gomes;

Edjavane da Rocha Rodrigues de Andrade

Os Usuários e suas Demandas no Território do CRAS do Alto do Mateus e Mandacaru: como atingi-las?; 2012; Orientação de outra natureza; (Serviço Social) - Universidade Federal da Paraíba, PROBEX; Orientador: Maria de Fátima Leite Gomes;

Ana Paula Araújo Medeiros

Os Usuários e suas Demandas no Território do CRAS do Alto do Mateus e Mandacaru: como atingi-las?; 2012; Orientação de outra natureza; (Serviço Social) - Universidade Federal da Paraíba, PROBEX; Orientador: Maria de Fátima Leite Gomes;

Jéssica de Lourdes dos S

Silva; Os Usuários e suas Demandas no Território do CRAS do Alto do Mateus e Mandacaru: como atingi-las?; 2012; Orientação de outra natureza; (Serviço Social) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Maria de Fátima Leite Gomes;

Rhaiany Ellen Linhares Freire

Os Usuários e suas Demandas no Território do CRAS do Alto do Mateus e Mandacaru: como atingi-las?; 2012; Orientação de outra natureza; (Serviço Social) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Maria de Fátima Leite Gomes;

Andréa Benício da Silva

Os Usuários e suas Demandas no Território do CRAS do Alto do Mateus e Mandacaru: como atingi-las?; 2012; Orientação de outra natureza; (Serviço Social) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Maria de Fátima Leite Gomes;

Rosemary Teixeira Barros

Os Usuários e suas Demandas no Território do CRAS do Alto do Mateus e Mandacaru: como atingi-las?; 2012; Orientação de outra natureza; (Serviço Social) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Maria de Fátima Leite Gomes;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

EDELWEISS FALCÃO DE OLIVEIRA

O Programa de Transferência de Renda Bolsa hhFamília: A Atual Face do Consenso -Uma análise da experiencia em João Pessoa - PB; 2012; Tese (Doutorado em Serviço Social) - Universidade Federal de Pernambuco,; Orientador: Edelweiss Falcão de Oliveira;

EDELWEISS FALCÃO DE OLIVEIRA

O Programa de Transferência de Renda Bolsa hhFamília: A Atual Face do Consenso -Uma análise da experiencia em João Pessoa - PB; 2006; Tese (Doutorado em Serviço Social) - Universidade Federal de Pernambuco,; Orientador: Edelweiss Falcão de Oliveira;

Myrtes de Aguiar Macêdo

O programa de lavanderias públicas na assistência social da SETRAS-Campina Grande: um estudo de caso; 1997; 0 f; Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Universidade Federal da Paraíba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Myrtes de Aguiar Macêdo;

Edjavane da Rocha Rodrigues de Andrade

O PAPEL DA REDE DE MOBILIZAÇÃO SOCIOASSISTENCIAL: possibilidades e limites em Mandacaru; ; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Edjavane da Rocha Rodrigues de Andrade;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • MELLO, H. A. ; GOMES, Maria de Fátima Leite ; OLIVEIRA, H. C. . A educação no contexto prisional: contradições, avanços e desafios.. revista Brazilian Journal of Development , v. 5, p. 4271-4286, 2019.

  • GOMES, Maria de Fátima Leite ; MELLO, H. A. . A transferência de renda, o combate à pobreza e o programa Bolsa Família: uma equação possível?. Conceitos (João Pessoa) , v. 1, p. 29, 2015.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

GOMES, Maria de Fátima Leite . Consultoria Técnica no Conselho Municipal de Assistência Social. 2014.

GOMES, M. F. L. . Coordenação Pedagógica do Ciclo de Cursos do CapacitaPB+SUAS 2019. 2019.

GOMES, M. F. L. . Coordenação Pedagógica Estadual do Programa Nacional de Capacitação do Sistema Único de Assistência Social (CapacitaSUAS/PB). 2018.

GOMES, M. F. L. . Coordenação Pedagógica Estadual do Programa Nacional de Capacitação do Sistema Único de Assistência Social (CapacitaSUAS/PB). 2018.

GOMES, M. F. L. . O PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA (PBF) E SUAS CONDICIONALIDADES NA EDUCAÇÃO: o acompanhamento e monitoramento dos(as) alunos(as) em descumprimento na Escola Municipal Nazinha Barbosa da Franca. 2019.

GOMES, M. F. L. . Relatório Online - Instrumental 2 das Equipes Pedagógicas das Instituições Executoras do Programa CapacitaSUAS. 2018.

GOMES, M. F. L. ; MELLO, H. A. . Relatório Técnico da Pesquisa 'PRISÃO E EDUCAÇÃO UM HIATO HISTÓRICO: da cela a sala de aula, um caminho para educação ao longo da vida?'. 2018.

GOMES, M. F. L. . PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA (PBF) E SUAS CONDICIONALIDADES NA EDUCAÇÃO: o acompanhamento e monitoramento dos(as) alunos(as) em descumprimento na Escola Nazinha Barbosa da Franca. 2018.

GOMES, Maria de Fátima Leite ; OLIVEIRA, M. G. R. S. ; PEREIRA, M. A. ; ZACARIAS, M. L. ; AGRA, Y. L. . Relatório Final do PROBEX 2015. 2015.

GOMES, Maria de Fátima Leite . Relatório Final do PROBEX 2014. 2014.

GOMES, Maria de Fátima Leite . Relatório Final do PROBEX 2013. 2013.

GOMES, Maria de Fátima Leite . Relatório Final do PROBEX 2012. 2012.

GOMES, Maria de Fátima Leite . Conselho de Controle Social do Programa de Renda Mínima do Município de João Pessoa. 2003.

GOMES, Maria de Fátima Leite . Relatório da Oficina Regional Nordeste. 2003.

GOMES, M. F. L. ; SILVA, E. T. F. ; PEREIRA, D. V. L. . Introdução à leitura do Capital para iniciantes. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

GOMES, M. F. L. ; SILVA, E. T. F. ; PEREIRA, D. V. L. . Renda Básica no contexto de pandemia da Covid-19 e o Serviço Social. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

GOMES, M. F. L. ; MACHADO, A. M. B. ; PEREIRA, M. S. S. ; NASCIMENTO, Maria das Graças Do . Educação, Educação Popular e Resistência. 2020. (Live).

GOMES, M. F. L. ; VIEIRA, E. V. . TUTORIA DE SERVIÇO SOCIAL EM DEBATE 'CONSERVADORISMO E NEOLIBERALISMO NO CONTEXTO DO CORONAVÍRUS. 2020. (Live).

GOMES, M. F. L. . Módulo I ? O Cadastro Único e a Política de Assistência Social do Curso de Aprimoramento sobre a Gestão do Cadastro Único e Programa Bolsa Família. 2019. .

VIEIRA, E. V. ; GOMES, Maria de Fátima Leite . Tendências e dilemas do processo de trabalho no CAPS: percepções dos Assistentes Sociais. 2019. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento de material didático).

VIEIRA, E. V. ; GOMES, Maria de Fátima Leite . Serviço Social e Saúde Mental Infantojuvenil. 2019. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento de material didático).

GOMES, Maria de Fátima Leite ; VIEIRA, E. V. . Rede de Atenção Psicossocial. 2019. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento de material didático).

GOMES, M. F. L. ; FRANCA, A. B. ; ARAUJO, E. S. ; CORREIA, F. S. M. ; ALMEIDA, A. M. F. R. ; NUNES, D. J. L. ; LIMA, M. J. S. . Direitos das gestantes e do nascituro. 2019. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento de material didático).

VIEIRA, E. V. ; GOMES, Maria de Fátima Leite . Direitos das crianças e dos adolescentes. 2019. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento de material didático).

GOMES, M. F. L. ; SILVA FILHO, M. P. ; QUERINO, M. L. S. ; SILVA, E. N. F. S. ; OLIVEIRA, M. A. . Partilhando serviços, deveres e direitos. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento de material didático).

GOMES, Maria de Fátima Leite ; MELLO, H. A. . PRISÃO E EDUCAÇÃO UM HIATO HISTÓRICO: DA CELA A SALA DE AULA, UM CAMINHO PARA A EDUCAÇÃO AO LONGO DA VIDA?. 2018. (Relatório de pesquisa).

GOMES, Maria de Fátima Leite . Relatóiro on-line - Instrumental 2. 2018. (Relatório Técnico do preenchimento da equipe pedagógica do CAPACITA SUAS DA PARAÍBA).

GOMES, Maria de Fátima Leite ; SILVA, M. G. O. . O PAPEL DA REDE SOCIOASSISTENCIAL E A AÇÃO INTERSETORIAL EM JOÃO PESSOA-PB. 2017. (Relatório de pesquisa).

GOMES, Maria de Fátima Leite ; SILVA, E. T. F. . Garantia de direitos no fortalecimento do SUAS. 2017. (Relatório Técnico da 11ª Conferência Estadual de Assistência Social).

GOMES, Maria de Fátima Leite ; AGRA, Y. L. . O PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA E SUAS CONDICIONALIDADES NA EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE NA ESCOLA MUNICIPAL NAZINHA BARBOSA DA FRANCA. 2016. (Relatório de pesquisa).

GOMES, Maria de Fátima Leite . CONCEPÇÃO DA PROTEÇÃO SOCIAL BÁSICA. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - TEXTO DIDÁTICO).

GOMES, Maria de Fátima Leite . ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DA GESTÃO. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - TEXTO DIDÁTICO).

GOMES, Maria de Fátima Leite . GESTÃO DA REDE DE PROTEÇÃO SOCIAL BÁSICA. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - TEXTO DIDÁTICO).

GOMES, Maria de Fátima Leite . A POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAIBA. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - TEXTO DIDÁTICO).

GOMES, Maria de Fátima Leite ; ANDRADE, E. R. R. . A AÇÃO EM REDE COMO ESTRATÉGIA DE GESTÃO NA POLÍTICA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL EM JOÃO PESSOA: O PAPEL DAS ENTIDADES NÃO-GOVERNAMENTAIS. 2015. (Relatório de pesquisa).

GOMES, Maria de Fátima Leite ; SILVA, E. T. F. . Consolidar o SUAS de vez rumo a 2026. 2015. (Relatório Técnico da 10ª Conferência Estadual de Assistência Social).

GOMES, Maria de Fátima Leite . Manual Básico do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Mandacarú e Alto do Céu. 2014. (Cartas, mapas ou similares/Outra).

GOMES, Maria de Fátima Leite . O PAPEL DO ASSISTENTE SOCIAL NOS CONSELHOS DE POLÍTICAS PÚBLICAS. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - TEXTO DIDÁTICO).

GOMES, Maria de Fátima Leite . Avaliadora dos Projetos no VII Encontro de Extensão da PRAC/UFPB. 2005 (Avaliadora) .

GOMES, Maria de Fátima Leite . Equipe Executora do Programa Permanente de Apoio Acadêmico. 1999 (Participante) .

GOMES, Maria de Fátima Leite . Participação no Projeto de Capacitação Continuada para Profissionais de Campo. 1999 (Participante) .

GOMES, Maria de Fátima Leite . Membro Titular do Conselho Estadual de Assistencia Social. 1998 (Participante) .

GOMES, Maria de Fátima Leite . Coordenadora do Curso de Metodologia e Técnicas do Serviço Social. 1997 (Coordenadora de Curso) .

GOMES, Maria de Fátima Leite . Representação Política a Nível Municipal: Câmara de Vereadores. 1986 (Participante) .

GOMES, Maria de Fátima Leite . Grupo de Assessoramento nas Atividades da Coordenação do Curso de Serviço Social da UFPB. 1985 (Participante) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    PRISÃO E EDUCAÇÃO, UM HIATO HISTÓRICO: da cela a sala de aula, um caminho para a educação ao longo da vida?, Descrição: No Brasil e na particularidade de João Pessoa, recolhem-se presos em locais piores que os antigos calabouços, aglomeram-se pessoas em cubículos e retiram-lhes a dignidade. Problemas já conhecidos e aparentemente insolúveis, agravam-se, tendo como exemplos clássicos: a superpopulação, as rebeliões, a reincidência e a criminalização da pobreza. Em termos práticos, o Sistema Penitenciário brasileiro na forma como se apresenta, não converge com a essência (re)ssocializadora prescrita na Lei de Execuções Penais (LEP), Lei N 7.210, de 11 de julho de 1984, que em seu Art. 1, prescreve: ?A Execução Penal tem por objetivo efetivar as disposições de sentença ou decisão criminal e proporcionar condições para a harmônica integração social do condenado e do internado?. Nessa direção, a LEP garante ao apenado o direito à assistência com a seguinte redação em seu Art. 10. ?A assistência ao preso e ao internado é dever do Estado, objetivando prevenir o crime e orientar o retorno à convivência em sociedade?. No entanto, se analisarmos os procedimentos disciplinares e as práticas pedagógicas da Penitenciária Desembargador Sílvio Porto, iremos evidenciar a incompatibilidade de coexistirem no mesmo espaço, ou seja, na prisão, os objetivos de recuperação e punição. A reflexão é: Como equacionar tal incompatibilidade? Com base neste questionamento, busca-se um conhecimento mais aprofundado da realidade educacional dos apenados que cumprem pena na referida Instituição, suas particularidades, complexidades e fragilidades, bem como, identificar elementos que possibilitem à gestão dessa unidade prisional, nortear a implementação de práticas educativas, a partir de uma apropriação mais crítica e reflexiva da realidade vivenciada por seu público alvo, a partir de seus olhares e de suas vozes. Para tanto, recorreu-se a Pesquisa Social Empírica, a partir de uma abordagem qualitativa e quantitativa, numa perspectiva analítico-crítica acerca da implementação das práticas educativas, ofertadas aos apenados. Acerca do universo da pesquisa, a população carcerária em 2018, quando da coleta dos dados, era formada por 1.325 apenados. No entanto, a amostra de participantes foi de 1.075, diante das possibilidades apresentadas e da intenção demonstrada pelos apenados que não estavam inseridos em práticas educativas, em participarem da pesquisa, bem como, da relevância de ampliar o traçado do perfil educacional dos apenados, o que correspondeu a 81,13% do universo total de 1.325 apenados. Desta feita, a partir da coleta e da análise dos dados quantitativos, passaremos para a etapa de análise de conteúdo, com base nas falas dos sujeitos. A análise se caracterizará pela decomposição dos dados objetos da pesquisa e a interpretação que é a síntese sobre os dados, estendendo-as em relação a um todo. A interpretação abrangerá a classificação, a codificação, a tabulação das respostas, a análise estatística dos dados e a análise de conteúdo proposta por Bardin (1997), que tem como suporte instrumental qualquer tipo de mensagem, formas de expressão dos sujeitos sociais, e, como produto, um conhecimento não linear, já que sua derivação se dá pela observação social do objeto de estudo. Assim, tem-se no momento presente a intenção de compreender e analisar criticamente as contribuições e limitações das práticas educativas, implementadas no Sílvio Porto durante o cumprimento da pena. Desta forma, espera-se contribuir para o fortalecimento das práticas educativas e fomentar um diálogo crítico e dialógico, entre os atores que direta ou indiretamente, dão forma a educação no Sílvio Porto.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Maria de Fátima Leite Gomes - Coordenador / Maria Goretti Rodrigues de S. Oliveira - Integrante / Laryssa Lorrany Melo de Andrade - Integrante / Ozivan Mendonça Bezerra - Integrante., Financiador(es): Pró-Reitoria de Pesquisa - Bolsa.

  • 2018 - 2019

    PRISÃO E EDUCAÇÃO, UM HIATO HISTÓRICO: da cela a sala de aula, um caminho para a educação ao longo da vida?, Descrição: No Brasil e na particularidade de João Pessoa, recolhem-se presos em locais piores que os antigos calabouços, aglomeram-se pessoas em cubículos e retiram-lhes a dignidade. Problemas já conhecidos e aparentemente insolúveis, agravam-se, tendo como exemplos clássicos: a superpopulação, as rebeliões, a reincidência e a criminalização da pobreza. Em termos práticos, o Sistema Penitenciário brasileiro na forma como se apresenta, não converge com a essência (re)ssocializadora prescrita na Lei de Execuções Penais (LEP), Lei N 7.210, de 11 de julho de 1984, que em seu Art. 1, prescreve: ?A Execução Penal tem por objetivo efetivar as disposições de sentença ou decisão criminal e proporcionar condições para a harmônica integração social do condenado e do internado?. Nessa direção, a LEP garante ao apenado o direito à assistência com a seguinte redação em seu Art. 10. ?A assistência ao preso e ao internado é dever do Estado, objetivando prevenir o crime e orientar o retorno à convivência em sociedade?. No entanto, se analisarmos os procedimentos disciplinares e as práticas pedagógicas da Penitenciária Desembargador Sílvio Porto, iremos evidenciar a incompatibilidade de coexistirem no mesmo espaço, ou seja, na prisão, os objetivos de recuperação e punição. A reflexão é: Como equacionar tal incompatibilidade? Com base neste questionamento, busca-se um conhecimento mais aprofundado da realidade educacional dos apenados que cumprem pena na referida Instituição, suas particularidades, complexidades e fragilidades, bem como, identificar elementos que possibilitem à gestão dessa unidade prisional, nortear a implementação de práticas educativas, a partir de uma apropriação mais crítica e reflexiva da realidade vivenciada por seu público alvo, a partir de seus olhares e de suas vozes. Para tanto, recorreu-se a Pesquisa Social Empírica, a partir de uma abordagem qualitativa e quantitativa, numa perspectiva analítico-crítica acerca da implementação das práticas educativas, ofertadas aos apenados. Acerca do universo da pesquisa, a população carcerária em 2018, quando da coleta dos dados, era formada por 1.325 apenados. No entanto, a amostra de participantes foi de 1.075, diante das possibilidades apresentadas e da intenção demonstrada pelos apenados que não estavam inseridos em práticas educativas, em participarem da pesquisa, bem como, da relevância de ampliar o traçado do perfil educacional dos apenados, o que correspondeu a 81,13% do universo total de 1.325 apenados. Desta feita, a partir da coleta e da análise dos dados quantitativos, passaremos para a etapa de análise de conteúdo, com base nas falas dos sujeitos. A análise se caracterizará pela decomposição dos dados objetos da pesquisa e a interpretação que é a síntese sobre os dados, estendendo-as em relação a um todo. A interpretação abrangerá a classificação, a codificação, a tabulação das respostas, a análise estatística dos dados e a análise de conteúdo proposta por Bardin (1997), que tem como suporte instrumental qualquer tipo de mensagem, formas de expressão dos sujeitos sociais, e, como produto, um conhecimento não linear, já que sua derivação se dá pela observação social do objeto de estudo. Assim, tem-se no momento presente a intenção de compreender e analisar criticamente as contribuições e limitações das práticas educativas, implementadas no Sílvio Porto durante o cumprimento da pena. Desta forma, espera-se contribuir para o fortalecimento das práticas educativas e fomentar um diálogo crítico e dialógico, entre os atores que direta ou indiretamente, dão forma a educação no Sílvio Porto.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria de Fátima Leite Gomes - Coordenador.

  • 2018 - Atual

    Políticas Públicas e Direitos Sociais: uma análise na particularidade da Penitenciária Desembargador Sílvio Porto., Descrição: Esse estudo será realizado sob o enfoque da Pesquisa Social Empírica, a partir de uma abordagem qualitativa e quantitativa, numa perspectiva analítico-crítica acerca da implementação das práticas educativas, ofertadas aos apenados que encontram-se cumprindo pena em regime fechado, no Instituto de Reeducação Penal Desembargador Sílvio Porto, cujo objeto de estudo busca compreender: como as práticas educativas ofertadas na referida Instituição Penal, assumem uma dimensão de (re)inserção social? Assim, teremos como objetivo geral analisar as contribuições e limitações das práticas educativas implementadas no Sílvio Porto4, durante o cumprimento da pena. Iremos nos apoiar teórico-metodologicamente na perspectiva crítica, enquanto método de análise do objeto de estudo. O universo total da pesquisa é composto por 1.328 apenados, no entanto, para a definição da amostra de participantes, o universo a ser considerado será o de 2965 apenados inseridos em práticas educativas no Sílvio Porto, a saber: Programa Brasil Alfabetizado (classe de alfabetização) com 23 alunos; modalidade de Ensino Educação de Jovens e Adultos, 1 Segmento (Ensino Fundamental I) com 42 alunos; 2 Segmento (Ensino Fundamental II) com 22 alunos e o Ensino Médio com 20 alunos; Projovem Urbano Prisional com 40 alunos; Curso Bíblico ?RHEMA com 55 alunos; Clube da Leitura com 32 alunos; Curso de Redação com 13 alunos; Coral com 23 alunos; Teatro com 8 alunos; Dança (Hip Hop e dança contemporânea) com 12 alunos; Música com 6 alunos, totalizando o quantitativo de 296 apenados. Desta forma, objetivando alcançar os dados necessários à pesquisa, o projeto propõe, para a coleta dos dados a utilização de dois instrumentos: a entrevista semiestruturada e a análise documental. A partir de dados que serão coletados, organizar-se-á a leitura, a análise e interpretação das informações obtidas. A análise se caracterizará pela decomposição dos dados objetos da pesquisa e a interpretação que é a síntese sobre os dados, estendendo-as em relação a um todo. A interpretação abrangerá a classificação, a codificação, a tabulação das respostas, a análise estatística dos dados e a análise de conteúdo proposta por Bardin (1997), que tem como suporte instrumental qualquer tipo de mensagem, formas de expressão dos sujeitos sociais, e, como produto, um conhecimento não linear, já que sua derivação se dá pela observação social do objeto de estudo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (27) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Maria de Fátima Leite Gomes - Coordenador / Edjavane da Rocha Rodrigues de Andrade - Integrante / Luciana Alves - Integrante / Yaggo Leite Agra - Integrante / HELENÓRIA DE ALBUQUERQUE MELLO - Integrante / Maria Goretti Rodrigues de S. Oliveira - Integrante / Maria Aparecida Pereira - Integrante / Nájila Brandão da Silva - Integrante / Thaíres Lima da Silva - Integrante / Déborah de França Silva - Integrante / Mariane Mendes Severo - Integrante / Camila Luana Teixeira Freire - Integrante / Duque Rodrigues de Sampaio Neto - Integrante / Edilene Firmino da Silva - Integrante / Filipi Augusto Batinga Simões - Integrante / Italo Ferreira de Lima - Integrante / Juliana Carla Santos da Silva - Integrante / Laryssa Alexandra da Silva Castro - Integrante / Maria Raiane Silva de Mendonça - Integrante / Marcelly Batista de Oliveira - Integrante / Naymara Carneiro Santos da Silva - Integrante / Priscila Áquila Costa de Souza - Integrante / Raysa Eveline Vilarim da Silva - Integrante / Talita de Fátima Silva - Integrante / Daiana Soares de Souza - Integrante / Bruno Mendes da Silva - Integrante / Aline Maria de Oliveira Manfrin - Integrante / Artila Maria Xavier Ferreira - Integrante / Anne Karolinne de Souza - Integrante.

  • 2018 - Atual

    SERVIÇO SOCIAL E EDUCAÇÃO: análise da revista Serviço Social e Sociedade (1979-2018), Descrição: A ?Educação é um complexo constitutivo da vida social, que tem uma função social importante na dinâmica da reprodução social, ou seja, nas formas de reprodução do ser social? (CFESS, 2013, p.16). A nosso ver, compreendê-la enquanto política pública, numa perspectiva crítico-dialética, é entendê-la no contexto dos processos históricos, sociais, econômicos, culturais e políticos ao longo do desenvolvimento do sistema capitalista, ou seja, no contexto da totalidade social. De acordo com o CFESS (2013, p. 15)?A vinculação do Serviço Social com a política de Educação foi sendo forjada desde os primórdios da profissão?. Porém, o tema é pouco estudado na área do Serviço Social, tanto é que no Brasil temos pouquíssimos livros que relacionam as duas temáticas. Para entender a relação entre Educação e a profissão de Serviço Social faz-se necessário um levantamento daquilo que tem sido estudado pelos pesquisadores(as) brasileiros(as). Contudo, como todo estudo precisa de delimitação para ter viabilidade, o objetivo principal da nossa pesquisa é realizar um levantamento dos artigos científicos da Revista Serviço Social e Sociedade que abordam o tema de Educação no período de 1979 a 2018, ou seja, um recorte temporal de três décadas. Nos anos anteriores nosso grupo de estudos e pesquisas já investigou as décadas de 1990 e de 2000, mas ainda falta a década de 1980 e os últimos dois anos da década atual. Cabe ressaltar que a referida revista, além de científica, genuinamente brasileira e publicada trimestralmente pela editora Cortez, emerge com o objetivo de estimular a perspectiva crítica dos seus leitores, e, ainda hoje, reitera esse viés. Como assinala Silva (2009, p. 600), A Revista Serviço Social e Sociedade surge numa conjuntura de profunda efervescência da sociedade brasileira (1979), quando já se tornava madura a luta política para derrubada da ditadura militar implantada no país em 1964. Conjuntura de ampliação do movimento sindical e popular independentes; de criação do Partido dos Trabalhadores; de grande expressão da organização dos Assistentes Sociais, manifesta pela atuação das organizações locais, estaduais e nacionais e pelas alianças com os trabalhadores e com o movimento popular, cuja maior expressão foi a realização do III Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais, "Congresso da Virada", realizado em São Paulo, e a XXI Convenção Nacional da então Associação Brasileira de Escolas de Serviço Social (ABESS), realizada em Natal; pelo rompimento com o conservadorismo do Serviço Social e pela consolidação de um projeto profissional de ruptura configurado nas três dimensões da profissão: acadêmica, organizativa e de intervenção da prática profissional na sociedade. Diante desse contexto, podemos dizer que o surgimento da revista dá uma repaginada a produção bibliográfica do Serviço Social no país, visto que, segundo Silva (2009), era mais voltada para o campo doutrinário do que para o científico, com grande escassez de autores nacionais. A revista vem para derrubar esse protótipo, abrindo as portas para assistentes sociais brasileiros, inicialmente mestres e doutores que defendiam a luta por direitos sociais. Referência no meio acadêmico no que toca as mais diversas temáticas, a revista tem servido, inclusive, como objeto de estudo para profissionais e estudantes que buscam conhecer de forma mais profunda o interior do Serviço Social. ?É a única Revista da América Latina que chegou ao número 100? (SILVA, 2009, p. 601). Em suma, desde o seu início a Revista Serviço Social e Sociedade vem de maneira ininterrupta registrando o que de mais avançado o Serviço Social produziu no Brasil e na América Latina. Atualmente tem um total 130 publicações, em média 03 a 04 revistas por ano. O que representa uma das conquistas mais significativas para a categoria nas últimas três décadas. Portanto, entendemos que analisar o tema da Educação. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria de Fátima Leite Gomes - Coordenador / Aline Maria Batista Machado - Integrante., Financiador(es): Pró-Reitoria de Pesquisa - Bolsa.

  • 2016 - 2017

    O PAPEL DA REDE SOCIOASSITENCIAL E A AÇÃO INTERSETORIAL EM JOÃO PESSOA-PB, Descrição: LIMITES E DESAFIOS DA INTERSETORIALIDADE NA REDE SOCIOASSITENCIAL EM JOÃO PESSOA-PB. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Maria de Fátima Leite Gomes - Coordenador / Maria Gessiane de Oliveira Silva - Integrante.

  • 2015 - 2016

    O PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA (PBF) E SUAS CONDICIONALIDADES NA EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE NA ESCOLA MUNICIPAL NAZINHA BARBOSA DA FRANCA, Descrição: AVALIAR AS INSTITUIÇÕES GOVERNAMENTAIS E A AÇÃO EM REDE NA ÁREA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL, NA PARTICULARIDADE DE JOÃO PESSOA.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Maria de Fátima Leite Gomes - Coordenador / Luciana Alves - Integrante.

  • 2015 - Atual

    O PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA (PBF) E SUAS CONDICIONALIDADES NA EDUCAÇÃO: uma análise na Escola Municipal Nazinha Barbosa da Franca, Descrição: Considerando-se que o PBF é um Programa em vigência, em caráter nacional, com recorte em todos os municípios brasileiro, este Projeto de pesquisa tem a pretensão de investigar, em João Pessoa, na Escola Municipal Nazinha Barbosa da Franca, situada entre os bairros de Manaíra e São José ( uma vez que é considerada pelo município como lócus de inúmeras manifestações das diversas expressões da questão social, com elevado registro de crianças e adolescentes em situação de alta vulnerabilidade social e do descumprimento das condicionalidades do PBF) os fatores que possibilitam o expressivo índice de evasão escolar dos alunos inseridos no PBF, naquela unidade escolar. Sob essa perspectiva, o projeto em foco, visa como objetivos gerais: caracterizar e analisar a realidade social onde se inserem crianças e adolescentes, estudantes da referida escola, em descumprimento das condicionalidades na educação, bem como, construir o perfil destes, e caracterizar as possíveis ações desempenhadas pela escola no processo de conscientização da importância da formação escolar.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Maria de Fátima Leite Gomes - Coordenador / Yaggo Leite Agra - Integrante.

  • 2015 - Atual

    A POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇAO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA - IFPB: UM ESTUDO COM DISCENTES DOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO, Descrição: O presente projeto de pesquisa pretende desenvolver um estudo sobre a implementação da Política de Assistência Estudantil em 10 campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB, a partir da construção do perfil socioeconômico e cultural dos estudantes de cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio participantes ou não dos programas de assistência estudantil, procura identificar os principais mecanismos de fixação dos estudantes na referida Instituição e compreendê-los na relação contribuições e limitações frente as demandas sociais postas. Tal estudo irá se respaldar na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, na Lei N 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional e atualizada pela Lei N 11.741, de 16 de julho de 2008, no Decreto N 7.234, de 19 de julho de 2010, que dispões sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil - PNAES, na Resolução CS-IFPB N 40, de 06 maio de 2011, que dispõe sobre a aprovação da Política de Assistência Estudantil do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, na Lei N 13.005, de 25 de junho de 2014, que aprova o Plano Nacional de Educação - PNE (2014-2024) e dá outras providências, no Plano de Desenvolvimento Institucional do IFPB (2015-2019) e demais legislações que normatizam a Educação Profissional brasileira. A proposta de pesquisa reflete o nosso interesse pelo campo das Políticas Sociais, mais especificamente da Política de Assistência Estudantil, resultante de inquietações, constatações e questionamentos durante a experiência profissional enquanto Assistente Social e Coordenadora de Atividades Estudantis do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Campus João Câmara e, posteriormente como Assistente Social do IFPB - Campus Guarabira, em particular durante o processo seletivo realizado no ano em curso para inclusão de estudantes nos programas de assistência estudantil. O nosso interesse é fruto também de uma revisão da literatura que trata do tema em questão.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria de Fátima Leite Gomes - Coordenador / Helenória de Albuquerque Mello - Integrante / GILMARA HENRIQUES ARAUJO - Integrante / SIMONE FERNANDES DA SILVA - Integrante.

  • 2015 - Atual

    A AÇÃO EM REDE NA ASSISTÊNCIA SOCIAL EM JOÃO PESSOA: O PAPEL DAS INSTITUIÇÕES MUNICIPAIS GOVERNAMENTAIS, Descrição: justifica-se este projeto, através da necessidade em conhecer, aprofundar e analisar os possíveis mecanismos de articulação entre as instituições governamentais na rede, concomitante a possibilidade de eficiência e eficácia de suas ações, através: do planejamento, das atividades desempenhadas e da definição dos procedimentos metodológicos, considerando-se que se pretende viabilizar um estudo crítico-reflexivo sobre a temática proposta, a fim de se compreender o essencial papel da rede socioassistencial local, enquanto elemento articulador de política pública e de ação coletiva entre Estado e sociedade civil, tendo o Estado a função de concretizar direitos sociais demandados pela sociedade civil e previstos em lei, uma vez que, o real papel social e político da rede socioassistencial somente serão efetivados, de fato, se a sociedade civil, por intermédio dos conselhos de direitos, conferências e fóruns de políticas, participar, exigindo e exercendo o controle social desta.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Maria de Fátima Leite Gomes - Coordenador / Luciana Alves - Integrante.

  • 2014 - 2015

    A AÇÃO EM REDE COMO ESTRATÉGIA DE GESTÃO NA POLÍTICA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL EM JOÃO PESSOA: o papel das entidades não-governamentais, Descrição: O presente projeto, executado no período de julho de 2014 a agosto de 2015, buscou, portanto, analisar, especialmente, através de instrumentos de monitoramento sobre a rede socioassistencial, em João Pessoa, construídos pelo CMAS (JP/PB), se as ações das entidades não-governamentais, correspondem as diretrizes estabelecidas pela LOAS, bem como, verificar se a referida rede atuou em conformidade com a Política Nacional de Assistência Social (PNAS) e o Sistema único de Assistência Social (SUAS), a partir de seu atual modelo de gestão.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Maria de Fátima Leite Gomes - Coordenador / Edjavane da Rocha Rodrigues de Andrade - Integrante.

  • 2013 - 2014

    O Sistema da Rede Socioassistencial no Município de João Pessoa: a realidade das entidades não-governamentais, Descrição: O Conselho Municipal de Assistência Social de João Pessoa (CMAS/JP) é uma unidade vinculada a Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDES), no qual cumpre o papel de controle social da política de assistência social, atribuição estabelecida na Constituição Federal de 1988 e posteriormente na Lei Orgânica da Assistência Social e na Política Nacional de Assistência Social. Criado através da Lei Municipal 8.059 de 21 de julho de 1996, com função deliberativa, normativa, fiscalizadora e consultiva, o qual tem por objetivo o estabelecimento, acompanhamento, avaliação e controle social da Política de Assistência Social e das diretrizes do Plano Municipal de Assistência Social do município, o CMAS tem a missão de promover o controle social sobre a Política Pública de Assistência Social, no exercício constante de seu aprimoramento em consonância com as necessidades da população paraibana. O trabalho junto às entidades não governamentais é um procedimento administrativo e normativo que compõe uma das funções do CMAS, no entanto, com a aprovação da Resolução 16 pelo Conselho Nacional de Assistência Social, no ano de 2010, um novo processo redireciona todo procedimento para inscrição de entidades nos conselhos municipais em todo território nacional. A implementação da resolução traz parâmetros e requisitos que se estabelecem com a junção de outras normas que compõe o arcabouço legal para uma nova análise sobre os reais serviços prestados pelas entidades não-governamentais, no âmbito da assistência social. É a partir dessa nova forma de inscrição e gestão dos serviços prestados por estas entidades que o projeto se materializa, tendo como objeto de sua investigação essa nova perspectiva que se organiza a partir da tipologia e caracterização da rede socioassistencial privada, cuja finalidade se constitui em mapear e analisar criticamente as atividades desenvolvidas pelas entidades não-governamentais, condição primordial para sua habilitação e vínculo com a assistência social. Parte-se da concepção de que a rede socioassistencial é um conjunto integrado de iniciativas do Estado, através das instituições públicas, em parceria com as entidades da sociedade civil, que oferta e opera serviços e projetos, através da articulação entre as unidades de proteção social, sob a hierarquia da Proteção Básica e Especial. Neste sentido, a integração ensino, pesquisa e extensão estão proposta no Projeto Político Pedagógico da profissão de Serviço Social, sendo este um canal de interlocução entre os espaços institucionais e a academia. Desta forma, a abertura do CMAS/JP à extensão universitária possibilitará uma troca de conhecimentos e de experiências entre docentes, discentes e os profissionais inseridos nesse projeto, possibilitando, assim, uma formação profissional crítica aos alunos. Além disso, espera-se propiciar a produção de novos conhecimentos concernente à temática em foco.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Maria de Fátima Leite Gomes - Coordenador / Edjavane da Rocha Rodrigues de Andrade - Integrante.

  • 2002 - 2003

    Representações Sociais da Velhice, Descrição: Obejetiva investigar as Representações Sociais da Velhice. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Maria de Fátima Leite Gomes - Integrante / Virgínia Angela Menezes de L e Carvalho - Coordenador.

  • 2001 - 2002

    Universalidade e Particularidade da Estratégia Welfare no Projeto Profissional de Ruptura do Serviço Social Brasileiro, Descrição: Objetiva investigar a Universalidade e Particularidade da Estratégia Welfare no Projeto Profissional de Ruptura do Serviço Social Brasileiro. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Maria de Fátima Leite Gomes - Integrante / Maria Aparecida Ramos de Meneses - Coordenador / Jaldes Reis de Meneses - Integrante., Número de produções C, T & A: 1

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal da Paraíba, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes - Campus I, Departamento de Serviço Social. , Conjunto Humanístico - Bloco IV, Castelo Branco, 58037350 - João Pessoa, PB - Brasil, Telefone: (83) 32167405, Fax: (83) 32167405

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2015 - 2016

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - Ifpb

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assistente Social, Carga horária: 10

2015 - 2016

Secretaria de Desenvolvimento Social do Município de João Pessoa

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultora, Carga horária: 10

2015 - 2015

Escola Municipal Nazinha Barbosa da Franca

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2013 - 2014

Conselho Municipal de Assistencial Social de João Pessoa - PB

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2018 - Atual

Universidade Federal da Paraíba

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Permanente, Carga horária: 10

Outras informações:
Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal da Paraíba.

1993 - Atual

Universidade Federal da Paraíba

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Associada, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Professora do Departamento de Serviço Social.

Atividades

  • 03/2020

    Extensão universitária , Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários/UFPB, .,Atividade de extensão realizada, Vice-coordenadora do Projeto Saúde Mental e Oficinas de Geração de Emprego e Renda: Construindo a inclusão social pelo trabalho.

  • 03/2020

    Extensão universitária , Departamento de Serviço Social UFPB, .,Atividade de extensão realizada, Coordenadora do Projeto AS CONDICIONALIDADES DO BOLSA FAMÍLIA NA EDUCAÇÃO E O CONTEXTO SOCIAL ESCOLAR: uma proposta de intervenção na Escola Nazinha Barbosa da Franca.

  • 10/2019

    Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ética em Serviço Social

  • 08/2019

    Ensino, Programa de Pós-graduação em Serviço Social, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Políticas Públicas, Pensamento e Gestão

  • 03/2019

    Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências Humanas Letras e Artes - Campus I, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes - Campus I.,Atividade realizada, Coordenadora de Atividade Extensão "As Condicionalidades do Bolsa Família na Educação: uma proposta de intervenção na Escola Nazinha Barbosa da Franca"..

  • 01/2018

    Ensino, Programa de Pós-graduação em Residência Multiprofissional em Saúde Mental, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Orientação do Projeto de Intervenção "Serviço Social e Interdisciplinaridade", na Tutoria do Programa de Pós-Graduação em Residência Multiprofissional em Saúde Mental., Tutoria do núcleo profissional de Serviço Social no Programa de Pós-Graduação em Residência Multiprofissional em Saúde Mental, Orientação dos Projetos de Intervenção das Assistentes Sociais do Programa de Pós-Graduação em Residência Multiprofissional em Saúde Mental.

  • 06/2017

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes - Campus I, Departamento de Serviço Social.,Cargo ou função, Presidente da Comissão Bibliográfica do acervo bibliográfico do Curso de Serviço Social..

  • 06/2016

    Direção e administração, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes - Campus I, Departamento de Serviço Social.,Cargo ou função, Vice-chefe do Departamento de Serviço Social/CCHLA.

  • 05/2015

    Extensão universitária , Centro de Ciências Humanas Letras e Artes - Campus I, .,Atividade de extensão realizada, A AÇÃO EM REDE COMO ESTRATÉGIA DE GESTÃO NA POLÍTICA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL EM JOÃO PESSOA: O PAPEL DAS ENTIDADES NÃO-GOVERNAMENTAIS.

  • 03/2015

    Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ética em Serviço Social, Estágio Supervisionado I, Metodologia do Trabalho Social I, Trabalho de Conclusão de Curso - TCC, Movimentos Sociais e Serviço Social

  • 09/2014

    Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ética em Serviço Social(Turma 01), Estágio Supervisionado II (Turma 02), Estágio Supervisionado II (Turma 09), Metodologia do Trabalho Social II (Turma 02), Metodologia do Trabalho Social II (Turma 09), Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (Turma 17)

  • 05/2014

    Extensão universitária , Setor de Pesquisa Educacional - Campus I, .,Atividade de extensão realizada, A rede Socioassistencial na comunidade de mandacarú: elementos para uma ação propositiva.

  • 04/2014

    Estágios , Setor de Pesquisa Educacional - Campus I, .,Estágio realizado, Estágio Supervisionado I - Turma 02.

  • 02/2014

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Setor de Pesquisa Educacional - Campus I, .,Cargo ou função, Consultora Técnica no Conselho Municipal de Assistência Social de João Pessoa -PB.

  • 01/2003

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes - Campus I, Departamento de Serviço Social.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Acompanhamento do Corpo Discente na Implantação do Projeto Político Pedagógico do Curso de Serviço Social. Portaria DSS 05/2003..

  • 01/2003

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes - Campus I, Departamento de Serviço Social.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Avaliação do Curso Noturno. Portaria DSS 03/2003..

  • 01/2003

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes - Campus I, Departamento de Serviço Social.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Avaliação Docente - CAD. Portaria DSS 8/2003..

  • 01/2003

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes - Campus I, Departamento de Serviço Social.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Acompanhamento e Implantação do Projeto Político Pedagógico do Curso de Serviço Social.

  • 02/2019 - 11/2019

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Coordenação de Estágio e Monitoria/UFPB, .,Cargo ou função, Avaliadora no projeto "Desteorizando as organizações".

  • 05/2019 - 09/2019

    Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ética em Serviço Social

  • 05/2019 - 09/2019

    Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Supervisão em Serviço Social II

  • 11/2018 - 07/2019

    Ensino, Programa de Pós-graduação em Serviço Social, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Políticas Públicas, Pensamento e Gestão

  • 11/2018 - 05/2019

    Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Supervisão em Serviço Social I

  • 11/2018 - 05/2019

    Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ética em Serviço Social

  • 02/2019 - 02/2019

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários/UFPB, .,Cargo ou função, Consultora/Avaliadora AD HOC Projeto Saber Conectado: Promovendo o letramento digital do professor de Língua Inglesa (ano 2).

  • 03/2018 - 12/2018

    Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências Humanas Letras e Artes - Campus I, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes - Campus I.,Atividade realizada, Coordenadora de Atividade de Extensão "O Programa Bolsa Família (PBF) e as suas condicionalidades na Educação: O acompanhamento e Monitoramento dos(as) alunos(as) em descumprimento na Escola Municipal Nazinha Barbosa da Franca"..

  • 07/2018 - 11/2018

    Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ética em Serviço Social

  • 07/2018 - 11/2018

    Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Supervisão em Serviço Social II

  • 02/2018 - 02/2018

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários/UFPB, .,Cargo ou função, Consultora/Avaliadora AD HOC Projeto Horta na escola.

  • 04/2014 - 08/2014

    Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado I - Turma 02, Estágio Supervisionado II - Turma 013, Estágio Supervisionado II - Turma 05, Metodologia do Trabalho Social I - Turma 02, Metodologia do Trabalho Social II - Turma 05, Metodologia do Trabalho Social II - Turma 13, Trabalho de Conclusão de Curso - TCC - Turma 17

  • 05/2013 - 03/2014

    Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Elaboração e Comunicação do Trabalho Científico (Turma XII) período letivo 2013,1, Ética em Serviço Social (Turma II) período letivo 2013.1, Metodologia do Trabalho Social II (Turma IV) período letivo 2013.1, Metodologia do Trabalho Social (Turma I) 2013.2, Política da Assistência Social (Turma II) período letivo 2013.1, Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (Turma XII) período letivo 2013,1, Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (Turma 17) 2013.2

  • 05/2013 - 03/2014

    Estágios , Centro de Ciências Humanas Letras e Artes - Campus I, Departamento de Serviço Social.,Estágio realizado, Estágio Supervisionado (Turma 02) 2013.1.

  • 05/2013 - 12/2013

    Extensão universitária , Setor de Pesquisa Educacional - Campus I, .,Atividade de extensão realizada, Os Usuários e suas demandas no território do CRÁS do bairro Padre Zé: desafios e possibilidades de inserção social.

  • 05/2013 - 12/2013

    Extensão universitária , Setor de Pesquisa Educacional - Campus I, .,Atividade de extensão realizada, O fortalecimento da Rede Socioassistecial na comunidade de Mandacarú: uma perspectiva crítica.

  • 08/2013 - 08/2013

    Treinamentos ministrados , Setor de Pesquisa Educacional - Campus I, .,Treinamentos ministrados, Capacitação da Equipe da Pesquisa sobre: O Sistema da Rede Socioassistencial no município de João Pessoa: a realidade das entidades não governamentais. Capacitação sobre procedimentos metodológicos de pesquisa

  • 03/2012 - 04/2013

    Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado I (Turma IV) período letivo 2012.2, Ética em Serviço Social (Turma I) período letivo 2012.1, Ética em Serviço Social (Turma II) período letivo 2012.1, Ética em Serviço Social (Turma II) período letivo 2012.2, Metodologia do Trabalho Social I (Turma IV) período letivo 2012.2, Política da Assistência Social (Turma II) período letivo 2012.1, Política da Assistência Social (Turma II) período letivo 2012.2

  • 05/2012 - 12/2012

    Extensão universitária , Setor de Pesquisa Educacional - Campus I, .,Atividade de extensão realizada, Os Usuários e suas demandas no território do CRÁS do Alto do Mateus e Mandacarú: como atingí-las?.

  • 08/2011 - 12/2011

    Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ética em Serviço Social (Turma I), Ética em Serviço Social (Turma II), Política da Assistência Social (Turma II), Trabalho de Conclusão de Curso (Turma 12) 2011.2

  • 05/2001 - 09/2006

    Direção e administração, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes - Campus I, Departamento de Serviço Social.,Cargo ou função, Chefe de departamento/UFPB.

  • 08/2006 - 08/2006

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes - Campus I, Departamento de Serviço Social.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Seleção Simplificada para Professor Substituto na área de Fundamentos Teórico-Práticos do Serviço Social.

  • 08/2005 - 11/2005

    Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução às Práticas Sociais, Metodologia do Trabalho Social I

  • 02/2005 - 06/2005

    Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Gestão Social

  • 07/2004 - 12/2004

    Outras atividades técnico-científicas , Reitoria, Reitoria.,Atividade realizada, Participação no Projeto Família e Pobreza: O Cotidiano em Bairros Populares.

  • 08/2004 - 11/2004

    Ensino, Políticas Públicas e Gestão Social, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Política Social por Segmento (Criança e Adolescente, Idoso e Outros

  • 08/2004 - 11/2004

    Ensino, Políticas Públicas e Gestão Social, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Seguridade Social (Assistência Social e Previdência)

  • 02/2004 - 06/2004

    Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Elaboração e Comunicação de Trabalho Científico

  • 02/2003 - 02/2004

    Direção e administração, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes - Campus I, Departamento de Serviço Social.,Cargo ou função, Vice-Coordenadora da Base de Investigação Multidisciplinar em Desenvolvimento Adulto e Envelhecimento Humano - BIMDAEH.

  • 08/2003 - 11/2003

    Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia do Trabalho Social

  • 02/2003 - 06/2003

    Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia do Trabalho Social II, Fundamentos Econ. Política Social

  • 08/2002 - 11/2002

    Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia do Serviço Social IV, Supervisão em Serviço Social, Estágio Supervisionado I, Trabalho de Conclusão de Curso

  • 03/2002 - 06/2002

    Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Desenvolvimento de Comunidade I, Trabalho de Conclusão de Curso

  • 08/2001 - 11/2001

    Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado II

  • 09/2001 - 10/2001

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes - Campus I, Departamento de Serviço Social.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Reforma Curricular.

  • 03/2001 - 06/2001

    Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado I, Trabalho de Conclusão de Curso, Tópicos Especiais em Serviço Social

  • 08/2000 - 11/2000

    Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia do Serviço Social IV, Pesquisa em Serviço Social I, Estágio Supervisionado II

  • 03/2000 - 06/2000

    Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado I, Pesquisa em Serviço Social I, Trabalho de Conclusão de Curso, Tópicos Especiais em Serviço Social

  • 02/1999 - 12/1999

    Outras atividades técnico-científicas , Reitoria, Reitoria.,Atividade realizada, Participação no Projeto de Capacitação Continuada para Profissionais de Campo em Serviço Social.

  • 08/1999 - 11/1999

    Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Pesquisa em Serviço Social I, Estágio Supervisionado II

  • 02/1999 - 06/1999

    Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos Especiais em Serviço Social

  • 07/1986 - 12/1986

    Estágios , Centro de Ciências Humanas Letras e Artes - Campus I, Departamento de Serviço Social.,Estágio realizado, Estágio realizado junto ao Setor Social do Juizado de Menores do Poder Judiciário do Estado da Paraíba.

  • 10/1985 - 12/1986

    Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências Humanas Letras e Artes - Campus I, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes - Campus I.,Atividade realizada, Monitora do Departamento de Serviço Social, com 12 horas semanais.

  • 09/1985 - 09/1986

    Direção e administração, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes - Campus I, Centro Acadêmico de Serviço Social.,Cargo ou função, Presidente.

1989 - 1993

Universidade Estadual da Paraíba

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 01/1992 - 05/1993

    Direção e administração, Faculdade de Serviço Social, Faculdade de Serviço Social.,Cargo ou função, Vice-Diretora/DSS/UEPB.

  • 02/1989 - 05/1993

    Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Análise Institucional, Estágios Supervisionados I, Estágios Supervisionados II

  • 08/1990 - 01/1992

    Direção e administração, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Serviço Social.,Cargo ou função, Vice-Coordenadora/DSS/UEPB.

1988 - 1989

Prefeitura Municipal de Pedras de Fogo

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 40

Atividades

  • 03/1988 - 02/1989

    Outras atividades técnico-científicas , Secretaria de Saúde, Secretaria de Saúde.,Atividade realizada, Assistente Social.

1987 - 1989

Prefeitura Muncipal de Itambé

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 0

Atividades

  • 03/1987 - 02/1989

    Outras atividades técnico-científicas , Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Saúde.,Atividade realizada, Assistente Social.