Roberto José Ramos
Possui graduação em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1981), Mestrado em Linguística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1990), Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1997) e Pós-Doutorado em Ciências da Comunicação pela Unisinos (2010); Atualmente é professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Trabalha a Comunicação, sobretudo, os estudos sobre a Mídia, através do Paradigma da Complexidade, de Edgar Morin, e da Semiologia, de Roland Barthes.
Informações coletadas do Lattes em 04/08/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Educação
1995 - 1997
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Título: Educacão e Ideologia no Programa Escolinha do Professor Raimundo: Um Estudo do Fait Divers
Orientador: Maria Emília do Amaral Engers
Mestrado em Lingüística e Letras
1989 - 1990
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Título: O Idealismo Abstrato no romance Triste Fim de Policarpo Quaresma,Ano de Obtenção: 1990
Orientador: Dileta Silveira Martins
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Especialização em Estilos Jornalísticos
1983 - 1983
Pós-doutorado
2010 - 2010
Pós-Doutorado. , Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil. , Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Formação complementar
2002 - 2002
Extensão universitária em Tópicos de Análise do Discurso. (Carga horária: 20h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
1997 - 1997
Extensão universitária em Análise do Discurso: Teoria e Prática. (Carga horária: 20h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
1992 - 1992
Extensão universitária em Ambiente Windows Fácil. (Carga horária: 44h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
Idiomas
Espanhol
Fala Bem, Lê Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação / Subárea: Teoria da Informação/Especialidade: Representação da Informação.
Organização de eventos
RAMOS, Roberto José . GT de Semiótica: teorias e práticas - Seminário Internacional de Comunicação. 2013. (Outro).
Ana D'Amico ; RAMOS, Roberto José . Processos Comunicacionais, responsabilidade social e os impactos na percepção do consumidor. 2010. (Outro).
RAMOS, Roberto José . Debate no Pós. 2008. (Outro).
RAMOS, Roberto José . Debates no Pós:Mídia e Historia, uma abordagem dialetica. 2007. (Outro).
Participação em eventos
PPGCOM: 20 anos de histórias, desafios e processos. 2014. (Seminário).
XV Salão de Iniciação Científica da PUCRS.Pesquisa de Iniciação Científica. 2014. (Encontro).
Fórum de Interdisciplinaridade da PUCRS. 2013. (Outra).
XIV Salão de Iniciação Científica da PUCRS.Mídia, Cultura e Froneira: a Moda é apresentada como notícia nos jornais locais. 2013. (Outra).
Fórum de Interdisciplinaridade da PUCRS. 2012. (Seminário).
Fórum de Interdisciplinaridade da PUCRS. 2012. (Seminário).
Fórum de Interdisciplinaridade da PUCRS. 2012. (Encontro).
Fórum de Interdisciplinaridade da PUCRS. 2012. (Outra).
Fórum de Interdisciplinaridade da PUCRS. 2012. (Outra).
Fórum de Interdisciplinaridade da PUCRS. 2012. (Outra).
Fórum de Interdisciplinaridade da PUCRS. 2012. (Outra).
Fórum de Interdisciplinaridade da PUCRS - Ciência e Espiritualidade. 2012. (Outra).
XII Salão de Iniciação Científica.Os Discursos Sensansacionalistas da Mídia brasileira. 2011. (Outra).
Encontro com o CEPOS.Projeto Os Sensacionalismos do Sensacionalismo: uma leitura complexa. 2010. (Encontro).
X Salão de Iniciação Científica da PUCRS.Comunicação e Complexidade: a Tragédia e o Sensacionalismo no Telejornalismo brasileiro. 2010. (Encontro).
IX Salão de Iniciação Científica da PUCRS.Comunicação e Complexidade: a Autoajuda no Reality Show Supernanny. 2009. (Encontro).
Intercom Sul. revolta na População:Um Fait Divers O Nacional. 2008. (Congresso).
VIII Salão de Iniciação Cientifica da PUCRS.Comunicação e Complexidade; a Auto-ajuda no Talk Show Encontro Marcado. 2008. (Outra).
XX Salão de Iniciação Científica da UFRGS. ?Comunicação e Complexidade: A Auto-ajuda no Reality Show Supernanny?. 2008. (Congresso).
IX Seminário Internacional da Comunicação.O Fait Diver de Tarso de Castro: O Repórter. 2007. (Seminário).
VII Salão de Iniciação Cientifica da PUCRS.Comunicação e Complexidade:A Auto-Ajuda no Talk Show Encontro Marcado. 2007. (Outra).
XVI Salão de Iniação Cientifica UFRGS.Comunicação e Complexidade: A Auto-ajuda no Talk Show Encontro Marcado. 2007. (Seminário).
XXX Intercom. O Sujeito Organizacional visto pela Complexidade da Psicanalise. 2007. (Congresso).
III Dia do Livro na Famecos.III Dia do Livro na Famecos. 2006. (Outra).
IV Encontro Nacional da Sociedade Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor).Sociedade Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor), IV Encontro Nacional. Porto Alegre, 05 de novembro, GT de Jornalismo.. 2006. (Encontro).
IV Encontro Nacional de Pesquisadorem em Jornalismo.Participação no IV Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo. Autor do trabalho Jornal O Nacional e bairro Leonardo Ilha: contextos e produção de sentidos no jornalismo, na sessão 14 de Comunicações Individuais. 2006. (Encontro).
VII Salão de Iniciação Científica da PUCRS.VII Salão de Iniciação Científica da PUCRS. 2006. (Outra).
XIV Salão de Iniciação Científica da UFRGS.XIV Salão de Iniciação Científica da UFRGS. 2006. (Outra).
Capacitação Docente na PUCRS - Vivências e Visão de Futuro.Capacitação Docente na PUCRS. 2005. (Outra).
III Encontro Nacional.Sociedade Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo. 2005. (Encontro).
Salão de Iniciação Científica da UFGRS.Salão de Iniciação Científica da UFGRS. 2005. (Outra).
Seminário Internacional de Comunicação - Mídias Sonoras.Seminário Internacional de Comunicação - Mídias Sonoras. 2005. (Seminário).
VI Salão de Iniciação Científica da PUCRS.VI Salão de Iniciação Científica da PUCRS. 2005. (Outra).
XVII Fórum da Liberdade.XVIII Fórum da Liberdade. 2005. (Outra).
IAMCR.IAMCR. 2004. (Seminário).
V Salão de Iniciação Científica da PUCRS.V Salão de Iniciação Científica da PUCRS. 2004. (Seminário).
Salão de Iniciação científica.XV Salão de Iniciação Científica da UFRGS. 2003. (Outra).
Salão de Iniciação Científica PUCRS.IV Salão de Iniciação Científica da PUCRS. 2003. (Outra).
Seminário Internacionald e Comunicação.VII Seminário Internacional de Comunicação. 2003. (Seminário).
Salão de Iniciação Científica.III Salão de Iniciação Científica da PUCRS. 2002. (Outra).
Salão de Iniciação Científica.XIV Salão de Iniciação Científica da UFRGS. 2002. (Outra).
Seminário Internacional de Comunicação.VI Seminário Internacional de Comunicação. 2002. (Seminário).
Seminário Internacional de Comunicação.Seminário Internacional de Comunicação: Cultura, Poder e Tolerância em um Mundo Complexo. 2002. (Seminário).
XX Seminário Brasileiro de Crítica Literária e XIX Seminário de Crítica do Rio Grande do Sul.Tópicos de Análise do Discurso. 2002. (Outra).
Feira de Iniciação Científica.II Feira de Iniciação Científica da PUCRS. 2001. (Outra).
Seminário Interprogramas de Pós-Graduação.III Seminário Interprogramas de Pós-Graduação. 2001. (Seminário).
Feira de.IX Feira de Iniciação Científica da UFRGS. 2000. (Outra).
Sermana da pesquisa e iniciação científica.Exponha-se - Semana da pesquisa e iniciação científica. 2000. (Outra).
Feira de Iniciação Científica.VIII Feira de Inicuação Científica da UFRGS. 1999. (Outra).
Seminário Comunicação e Ideologia.Seminário Comunicação e Ideologia. 1994. (Seminário).
V Seminário Integrado de Ensino de Língua e Literatura.Avaliação e Ensino de Línguas e Literatura. 1989. (Seminário).
Participação em bancas
HOHLFELDT, A. C.;RAMOS, Roberto José; BALDISSERA, R.. Paradigmas e tensões de Campanhas Eleitorais: relação entre candiatos e profissionais de Marketing. 2014. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
Esclofernerker, Cleusa;RAMOS, Roberto José; TOALDO, M. M.. Sites de empresas que comercializam produtores naturais: apropriações possíveis sobre alimentação saudável. 2014. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
HOHLFELDT, A. C.; HANSEN, F.;RAMOS, Roberto José. O discurso como arma de guerra e persuasão: análise de discursos de Winston Churchill durante a Segunda Guerra Mundial. 2013. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
DORNELLES, Beatriz C P; DILIGENTI, M.;RAMOS, Roberto José. Comunicando para comunidades de baixa renda: decodificando conceitos urbanos. 2013. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
RAMOS, Roberto José. Comunicação empresarial: a Publicidade emocional utilizada pela Natura Cosméticos. 2012. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
RAMOS, Roberto José. Sassá Mutema: a construção de personagens protagonistas na Teledramaturgia a partir da Hermenêutica de Profundiade. 2011. Dissertação (Mestrado em PROCESSOS E MANIFESTAÇÕES CULTURAIS) - Universidade Feevale.
HOHLFELDT, Antonio; René Gertz;RAMOS, Roberto José. A Imprensa Alemã no Rio Grande do Sul e o Romance-Folhetim. 2010. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
RAMOS, Roberto José. Processos de agendamento da imprensa: a copa do mundo de 2014 para além do esporte. 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Pontificia Universidade Católica.
RAMOS, Roberto José. Comunicação: Os discursos de Lula Um olhar Através da Retórica. 2008 - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
RAMOS, Roberto; CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos; Esclofernerker, Cleusa; RODRIGUES, Ramiro Rombaldi;RAMOS, Roberto José. O shopping center na sociedade globalizada e sua complexidade. 2007. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
RAMOS, Roberto José; SIMÕES, Roberto José Porto; PUHL, Paula. Comunicação em Relações Públicas: O Discurso da atividade na geração de mitos. 2005. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
RAMOS, Roberto José. Hauber. Comunicação Organizacional - a teia do discurao, do poder e da subjetividade na produção de espaços micropolíticos de satisfação e produtividade. 2004. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
RAMOS, Roberto José. A Comunicação no Processo de Legitimação do Sistema de Crédito Cooperativo - SICREDI. 2004. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
RAMOS, Roberto José. Comunicação e Estrutura Organizacional: o Caso da PUCRS. 2004. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
RAMOS, Roberto José. Comunicação Organizacional: A Teia do Discurso do Poder e da Subjetividade na Produção de Espaços Micropolíticos de Satisfação e de Produtividade. 2004. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
RAMOS, Roberto José; GIRARDI, Ilza Maria Tourinho; MORIGI, Valdir José. A Morte como espetáculo televisivo: um estudo do Programa Linha Direta. 2004. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Informação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
RAMOS, Roberto José. Representações Sociais, Mídia e Política: Um Estudo Sobre as Pesquisas de Opinião Pública Veiculadas em Épocas Eleitorais. 2002. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
RAMOS, Roberto José. O Espetáculo Futebolístico: Sua Organização, Cultura e Comunicação. 1999. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
RAMOS, Roberto José. Cultura e Censura nos Governos Militares. 1998. Dissertação (Mestrado em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
RAMOS, Roberto José. O Fundo do Espelho é outro - Quem liga a RBS liga a Globo. 1998. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
RAMOS, Roberto José. Media e Ideologia: um estudo dos veiculos de comunicação dirigida de entidades de classe. 1997. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
RAMOS, Roberto José. A Nova Retórica e a Publicidade. 1997. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
RAMOS, Roberto José. A Adolescência e a Recepção: A Mídia em Ritmo de Vídeo Clip. 1997. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos; Esclofernerker, Cleusa; CORA, S. M.; TONINI, I. M.;RAMOS, Roberto José. A ordem do discurso geoescolar. 2017. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
HOHLFELDT, A. C.;RAMOS, Roberto José; GRUSZINSKI, A. C.; BARCELLOS, M. A.; FISCHER, G. D.. Teoria Geral da Imagem: da produção de sentidos à recepção no discurso visual. 2016. Tese (Doutorado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
Esclofernerker, Cleusa; CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos; RECH, J.; VITORIA, M. I. C.;RAMOS, Roberto José. Dimensões possíveis para o diálogo na comunicação estratégica: tecituras e religações entre o relatório de sustentabiliade e as mídias sociais da Vale. 2016. Tese (Doutorado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos; Esclofernerker, Cleusa;RAMOS, Roberto José; KUNSCH, M.; BARICHELLO, E.. Em busca de uma cartografia dos (não/entre) lugares da comunicação em multinacionais. 2015. Tese (Doutorado em Comunicação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos; Esclofernerker, Cleusa;RAMOS, Roberto José; BRONSTRUP, C.; VITORIA, M. I. C.. A Comunicação organizacional eas relações de trabalho em cooperativa de economia solidária: a cultura simbólica tecendo a identidade e o imaginário dos cooperativados. 2012. Tese (Doutorado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
RAMOS, Roberto José. Pensamento tecnológico e criatividade na comunicação: prospecções acerca do pós-humano e da prática gráfica do rafe. 2011. Tese (Doutorado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
RAMOS, Roberto José. A comunicação interna na perspectiva da avaliação institucional em universidades no Rio Grande do Sul. 2010. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Comunicação Social - PUCRS) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
RAMOS, Roberto José. Comunicação e Trabalho: as (im)possibilidades da Investigação Apreciativa. 2010. Tese (Doutorado em Doutorado em Comunicação) - Pontificia Universidade Católica.
RAMOS, Roberto José; BRANCATO, SANDRA LUBISCO; MACHADO,MARCIA BENETTI; GONÇALVES,ELIAS MACHADO; HOHLFELDT, Antonio. A construção da imagem da prostituição e da moralidade em Porto Alegre pelo jornal Gazetinha: uma análise dos códigos sociais segundo a hipótese de agendamento (1895-1897). 2007. Tese (Doutorado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
RAMOS, Roberto José; SOARES, Ismar de Oliveira; GOMES, Pedro Gilberto; ZILLES, Urbano; HOHLFELDT, Antonio. Comunicação e diálogo na Rede Vida:um olhar interacionista sobre o jornalismo. 2006. Tese (Doutorado em Comunicação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
RAMOS, Roberto José; DORNELLES, Beatriz C P; GUARESCHI, Pedrinho Arcides; BERGER, Christa; BARROS FILHO, Clovis de. A ideologia no uso do conceito de liberdade de imprensa: uma análise à luz da hermenêutica de profundidade. 2005. Tese (Doutorado em Comunicação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
RAMOS, Roberto José. Modos de Percepção em Releções Públicas. 2002. Tese (Doutorado em Comunicação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
NASCIMENTO, A. C. C.; KLÖCKNER, L.;RAMOS, Roberto José. As transformações da mulher brasileira retratadas nas edições especiais das Revistas Realidade e Veja. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
NASCIMENTO, A. C. C.; MACHADO, E. M. C.;RAMOS, Roberto José. Loucura, Loucura, Loucura: o discurso do programa Calderião do Huck da Rede Globo. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
NASCIMENTO, A. C. C.; PUHL, Paula;RAMOS, Roberto José. O estudo dos e-comerces na Internet: uma abordagem semiológica. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
NASCIMENTO, A. C. C.; PUHL, Paula;RAMOS, Roberto José. Revista Bastião: uma pesquisa semiológica. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
PUHL, Paula;RAMOS, Roberto José; CASSOL, I.. A Entrevista no programa Ophra Winfrey. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
MACHADO, E. M. C.; KLÖCKNER, L.;RAMOS, Roberto José. A importância dos Direitos Humanos nas reportagens jornalísticas: estudo de caso com a matéria. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
NASCIMENTO, A. C. C.; MACHADO, E. M. C.;RAMOS, Roberto José. Retrato da Guerra Fria pela Tevista Veja através de uma leitura semiológica. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
NASCIMENTO, A. C. C.; MACHADO, E. M. C.;RAMOS, Roberto José. O Movimento Zapatista na Revista Veja: uma pesquisa semiológica. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
NASCIMENTO, A. C. C.; MACHADO, E. M. C.;RAMOS, Roberto José. Crônica: uma leitura semiológica. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
HOHLFELDT, Antonio; SCHRODER, C.;RAMOS, Roberto José. O papel do Jornalismo impresso nos escândalos políticos. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
DORNELLES, Beatriz C P;RAMOS, Roberto José; CASSOL, I.. Jornalismo na Revista Cristianismo Hoje. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
KLÖCKNER, L.; SEMPE, E.;RAMOS, Roberto José. Queda de técnicos da dupla Grenal em Zero Hora. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
HAUSSEN, D. F.; CASSOL, I.;RAMOS, Roberto José. Presidente Dilma nas páginas de Veja e Carta Capital. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
NASCIMENTO, A. C. C.; MACHADO, E. M. C.;RAMOS, Roberto José. Uma Análise Semiológica das Crônicas de Clarice Lispector no Jornal do Brasil. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
ESCOSTEGUY, A. C.; HOHLFELDT, Antonio;RAMOS, Roberto José. As Telenovelas da Globo. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
SILVA, J. M.; CASSOL, I.;RAMOS, Roberto José. Sessão Eu Leitora da Revista Marie Claire. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
NASCIMENTO, A. C. C.; MACHADO, E. M. C.;RAMOS, Roberto José. Uma Análise Semiológica. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
HOHLFELDT, A. C.; DORNELLES, Beatriz C P;RAMOS, Roberto José. História da Gazeta de Santa Cruz. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
RAMOS, Roberto José; BRASIL, Luis Antonio de Assis. No reino da serpente: ideologia, transgressão e leitura em Pedro Juan Gutérrez. 2008. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
RAMOS, Roberto José; CAMPELO, Filipe; FAY, M. Cláudia; ROSARIO,M. Nísia. Estratégias de Comunicação sob a ótica da comunicação turística: Tendências e posibilidades para o fomento do turismo nacional - um estudo comparado França e Brasil. 2008. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
RAMOS, Roberto José; ESCOSTEGUY, Ana Carolina; BORELLI, Silvia Helena; CASTRO, Marília Lília; MAROCCO, Inês Maria. A síndrome do protagonista: uma abordagem cultural ás personagens dos espetáculos de realidade. 2008. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
RAMOS, Roberto José. A comunicação no processo de legitimação do Sistema de Crédito Cooperativo -SICREDI - de Jose Fernando Fonseca de autoria de José Fernando Fonseca da Silveira. 2004. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
RAMOS, Roberto José. Congresso Nacional de Extensão Universitária/ 12ºEncontro de Atividades Científicas da UNOPAR. 2009. Universidade Norte do Paraná.
RAMOS, Roberto José. Rumo a uma abordagem transdisciplinar no processo de ensino e aprendizagem de língua inglesa em sala de aula. 2004. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
Orientou
Comunicação, Relações e Culturas: as assessorias de Imprensa no tecer complexo das organizações públicas; 2015; Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul,; Orientador: Roberto José Ramos;
Clarice Lispector e a Ditadura Militar: representação e subjetividade num contexto de censura; 2015; Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul,; Orientador: Roberto José Ramos;
Comunicação e Ética: o duplo emprego na Imprensa do Rio Grande do Sul; 2014; Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul,; Orientador: Roberto José Ramos;
Cara de Vilão: Aspectos complexos na construção do personagem-tipo do Vilão em filmes de Horror; 2014; Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul,; Orientador: Roberto José Ramos;
A Comunicação e o Futebol: um olhar hermenêutico sobre os discursos publicitários da; 2013; Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul,; Orientador: Roberto José Ramos;
Comunicação: a hermenêutica das formas simbólicas na revista Realidade; 2013; Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul,; Orientador: Roberto José Ramos;
Comunicação e Complexidade: o discurso mítico do SBT; 2012; Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Roberto José Ramos;
Comunicação e Complexidade: A Cultura Organizacional da Emprapa Trigo; 2012; Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul,; Orientador: Roberto José Ramos;
Comunicação e Complexidade: uma leitura semiológica do programa do Chaves; 2012; Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul,; Orientador: Roberto José Ramos;
Revistas Veja e Época: um olhar complexo; 2012; Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul,; Orientador: Roberto José Ramos;
Comunicação e Complexidade: uma análise da produção de sentido na Publicidade da Diesel; 2011; Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul,; Orientador: Roberto José Ramos;
omunicação e Complexidade:O Discurso Organizacional e o Poder da Cia Zaffari; 2009; Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul,; Orientador: Roberto José Ramos;
Comunicação e poder: Uma leitura semiológica da Camapnha institucional RBS:; 2009; Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul,; Orientador: Roberto José Ramos;
Comunicação: Correio do Povo na gestão Ribeiro - Ideologia e Poder; 2009; Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Pontificia Universidade Católica; Orientador: Roberto José Ramos;
Comunicação e Moda: Uma Análise Semiológica na Revista Cláudia; 2009; Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Roberto José Ramos;
Comunicação: Os Discursos de Lula Um olhar através da Retórica; 2008; Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul,; Orientador: Roberto José Ramos;
Comunicação: A campanha institucional dos 40 anos do jornal Zero Hora - Uma leitura semiológica; 2006; 174 f; Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul,; Orientador: Roberto José Ramos;
Jornal O Nacional, Diário da Manhã e bairro Leonardo Ilha: contextos e produção de sentido no Jornalismo; 2006; 166 f; Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Roberto José Ramos;
Comunicação, MST e Correio do Povo: A Fazenda Ana Paula - Discurso, Poder e Ideosfera; 2005; 126 f; Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul,; Orientador: Roberto José Ramos;
Comunicação e Telenovela - Globo e SBT: uma relação dialética; 2004; 250 f; Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul,; Orientador: Roberto José Ramos;
Comunicação e Meio Ambiente na mídia impressa: poder, cultura e ideosfera - um diálogo complexo; 2004; 243 f; Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul,; Orientador: Roberto José Ramos;
Seis Personagens à Procura de Modernidade: Reflexões sobre discursos complexos - dos contos do pré-modernista Lima Barreto aos relatos da Comunicação Pós-Moderna; 2002; 191 f; Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul,; Orientador: Roberto José Ramos;
A Comunicação Sem Rosto: O Poder e o Imaginário no 138 - Teleamigos; 2002; 99 f; Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul,; Orientador: Roberto José Ramos;
Comunicação - Jornal Versão Semanal e Revista Família Cristã: uma abordagem hermenêutica; 2002; 327 f; Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul,; Orientador: Roberto José Ramos;
A Revista do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul: Comunicação, Discurso e Cultura; 2001; 0 f; Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul,; Orientador: Roberto José Ramos;
Teleducação no canal Futura: um estudo desta complexidade; 2000; 0 f; Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul,; Orientador: Roberto José Ramos;
Imprensa: Fait Divers e Ética, como enfoques invariantes; 2000; 0 f; Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul,; Orientador: Roberto José Ramos;
Um olhar semiológico sobre o poder e o mito nas relações invariantes entre o Carnaval e o Turismo; 2000; 0 f; Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul,; Orientador: Roberto José Ramos;
A organização sindical: reflexões sobre comunicação, negociação e relações de poder a partir da dialética histórico-estrutural; 2000; 0 f; Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul,; Orientador: Roberto José Ramos;
Mercosul em pauta: o poder e o Fait Divers no telejornalismo brasileiro; 2000; 0 f; Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul,; Orientador: Roberto José Ramos;
Jornal Nacional: a realidade do mito - fait divers e complexidade; 2000; 0 f; Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul,; Orientador: Roberto José Ramos;
Parque temático Mini Mundo: comunicação e turismo na pós-modernidade; 2000; 0 f; Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul,; Orientador: Roberto José Ramos;
O 'Talk Show'Jô Soares Onze e Meia: Uma análise do 'Fait Divers', Poder e Mito; 1999; 0 f; Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Roberto José Ramos;
Construção metodológica dialética: por uma epistemologia do turismo; 1999; 0 f; Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul,; Orientador: Roberto José Ramos;
Publicidade e Esquizofrenia: A Comunicação Benetton Na Pós-Modernidade; 1998; Dissertação - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul,; Orientador: Roberto José Ramos;
Fandango Ao Ritmo do Bombo Legüero Tribal - Os Mitos da Terra e da Gente; 1997; Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul,; Orientador: Roberto José Ramos;
O Receptor Idealizado Pelo Discurso Radiofônico; Uma Análise do Emissor Em 'Gaúcha Hoje'; e 'Flávio Alcarraz Gomes Repórter'; 1997; Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul,; Orientador: Roberto José Ramos;
A Gestão na criação publicitária: uma interpretação hermenêutica; 2017; Tese (Doutorado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul,; Orientador: Roberto José Ramos;
A Tecnologia do Imaginário: o Jornalismo, como promotor de doenças mentais; 2016; Tese (Doutorado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul,; Orientador: Roberto José Ramos;
Entre o moderno e o pós-moderno: as discursividades das organizações familiares e seus aspectos barrocos; 2016; Tese (Doutorado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Roberto José Ramos;
Comunicação e Pós-Modernidade: estudo das imagens não comerciais na sociedade contemporânea; 2013; Tese (Doutorado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul,; Orientador: Roberto José Ramos;
Comunicação e Complexidade: o Dialobismo do verbal e do não-verbal em uma boneca de panos; 2011; Tese (Doutorado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul,; Orientador: Roberto José Ramos;
Comunicação e Poder na Cobertura Jornalística das Crises da Aviação; 2010; Tese (Doutorado em Doutorado em Comunicação) - Pontificia Universidade Católica,; Orientador: Roberto José Ramos;
Comunicação: Discurso, Fait Divers e Poder em O Nacional - Uma abordagem dialética -; 2010; Tese (Doutorado em Doutorado em Comunicação) - Pontificia Universidade Católica,; Orientador: Roberto José Ramos;
Comunicação, meio ambiente e shopping center: poder e globalização; 2008; Tese (Doutorado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul,; Orientador: Roberto José Ramos;
Comunicação e Complexidade: Conhecimento, Cotidiano e Poder dos Blogs; ; 2007; Tese (Doutorado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul,; Orientador: Roberto José Ramos;
Comunicação e Pós-Modernidade no Jornal Nacional e RBS Notícias: uma abordagem Compreensiva; 2007; Tese (Doutorado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul,; Orientador: Roberto José Ramos;
A Comunicação e o Turismo Sexual - As Garotas do Brasil - Um Olhaer Hermenêutico; 2007; Tese (Doutorado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul,; Orientador: Roberto José Ramos;
COMUNICAÇÃO E MENTIRA EM CASOS DE FAMÍLIA: Uma abordagem psicanalítica e complexa de um programa de tv; 2006; 264 f; Tese (Doutorado em Comunicação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul,; Orientador: Roberto José Ramos;
Comunicação Negociação e Relações de Poder: A Dialética Histórico Estrutural na Práxis do Sindicato dos Professores Particulares do Rio Grande do Sul - SINPRO; 2006; 240 f; Tese (Doutorado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul,; Orientador: Roberto José Ramos;
Comunicação: uma leitura da complexidade na marca Chanel; 2006; 224 f; Tese (Doutorado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul,; Orientador: Roberto José Ramos;
Comunicação, TV e Poder no Brasil: Fait Divers, Discurso e Ideosfera - Um Olhar sobre as Eleições 2002; 2004; Tese (Doutorado em Comunicação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul,; Orientador: Roberto José Ramos;
Comunicação e Turismo: o Epcot Center a partir da sociologia compreensiva; 2004; 0 f; Tese (Doutorado em Comunicação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul,; Orientador: Roberto José Ramos;
A geografia do espaço turístico como construção complexa da comunicação; 2004; 0 f; Tese (Doutorado em Comunicação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul,; Orientador: Roberto José Ramos;
Comunicação: Reporter Esso e Globalização - uma investigação hermenêutica; 2003; 220 f; Tese (Doutorado em Comunicação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul,; Orientador: Roberto José Ramos;
A Discursividade no filme Hamlet: Uma Interpretação Hermenêutica; 2003; 244 f; Tese (Doutorado em Comunicação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Roberto José Ramos;
Governo Olívio Dutra/Ford e a Comunicação: Uma abordagem dialética; 2002; 253 f; Tese (Doutorado em Comunicação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul,; Orientador: Roberto José Ramos;
Produções bibliográficas
-
RAMOS, Roberto José . A Mídia e a Pós-Modernidade: os Apelos da Oralidade. Revista Alterjor USP , v. 15, p. 170-180, 2017.
-
RAMOS, Roberto José . As Linguagens do Âncoras do Jornal Nacional. Revista Alterjor , v. 13, p. 121-132, 2016.
-
RAMOS, Roberto José . Os Signos de Morin. Correio do Povo , v. 1, p. 3, 2016.
-
RAMOS, Roberto José . A Publicidade contemporânea e a Cultura do Neorromantismo materialista. Verso e Reverso: revista da comunicação (UNISINOS. Impresso) , v. 30, p. 121-128, 2016.
-
RAMOS, Roberto José . O Príncipe: uma leitura semiológica. Os Diálogos Complexos do Midicom , v. 1, p. 1-112, 2016.
-
RAMOS, Roberto José ; AYRES, D. . A cidade e a vida nervosa: o Imaginário das doenças mentais na Folha de São Paulo. Revista Sessões do Imaginário , v. 2, p. 126-134, 2016.
-
RAMOS, Roberto José . A Complexidade da vida pós-moderna: Mídia, Cultura e Autoajuda. Jornal da Rede Alcar , v. 1, p. 1-11, 2015.
-
RAMOS, Roberto José ; FREITAS, F. L. . Rede Globo de Televisão: 50 anos - a integração cultural e ideológica. Revista Alterjor , v. 1, p. 16-35, 2015.
-
RAMOS, Roberto José . Diarinho: a Ideosfera do Sensacionalismo. Revista FAMECOS (Impresso) , v. 22, p. 1-14, 2015.
-
RAMOS, Roberto José . Roland Barthes e o Tempo. Correio do Povo , v. 45, p. 4-4, 2015.
-
RAMOS, Roberto José ; CRUZ, F. S. . O heavy metal na cultura da mídia brasileira: o caso Black Sabbath e o Programa Fantástico. Comunicação & Inovação (Online) , v. 17, p. 20-32, 2015.
-
RAMOS, Roberto José . Semiologia barthesiana e a Publicidade: a compreensão da produção de sentido. Verso e Reverso: revista da comunicação (UNISINOS. Impresso) , v. 28, p. 15-18, 2014.
-
RAMOS, Roberto José . Revista Veja: Mitos, Poder e Sensacionalismo. Revista Alterjor , v. 9, p. 125-139, 2014.
-
RAMOS, Roberto José . O segredo dos seus olhos: os significantes da pós-modernidade. Sessões do Imaginário (Online) , v. 1, p. 10-16, 2013.
-
RAMOS, Roberto José ; ZAMBERLAN, Liege . A Complexidade televisiva na Pós-Modernidade: a telenovela Avenida Brasil em pauta. Revista Alterjor , v. 1, p. 1-9, 2013.
-
RAMOS, Roberto José . Diário Gaúcho: Discurso e Sensacionalismo. In Texto (UFRGS. Online) , v. 1, p. 207-225, 2013.
-
RAMOS, Roberto José . Le paradigme de la complexité : une lecture sémiologique. Revue des Sociétés , v. 2, p. 53-63, 2013.
-
RAMOS, Roberto José . Revista Seleções: Mitos e Sensacionalismo. Revista Alterjor , v. 02, p. 1-16, 2013.
-
RAMOS, Roberto José ; Fernanda Freitas . Resiliência e Relações Públicas: diálogos e reflexões. Revista Organicom , v. 10, p. 39-46, 2013.
-
RAMOS, Roberto José . A Intertextualidade de Edgar Morin. Revista Latinoamericana de Metodología en Ciencias Sociales , v. 2, p. 5-20, 2012.
-
RAMOS, Roberto José . Caso Eloá no Jornal da Record: uma leitura semiológica. Revista Famecos , v. 20, p. 20-32, 2012.
-
RAMOS, Roberto José . 60 anos de Telenovela no Brasil: um olhar cultural e crítico. Animus (Santa Maria. Online) , v. 11, p. 394-411, 2012.
-
RAMOS, Roberto José . A Mídia e a Gripe A: uma leitura semiológica. Revista da ADPPUCRS , v. 11, p. 13-19, 2011.
-
RAMOS, Roberto José . A Tessitura Conjunta entre a Complexidade Ambiental e o Universo Sensacionalista da Telenovela Passione, da Rede Globo. Ecos Revista , v. 15, p. 20-32, 2011.
-
RAMOS, Roberto José . Telejornalismo brasileiro: uma leitura psicanalítica. Ecos Revista , v. 13, p. 161-170, 2010.
-
RAMOS, Roberto José . A Tragédia no Rio de Janeiro na Revista Veja: os Mitos e a Complexidade sócio-ambiental. Revista Alterjor , v. 02, p. 1-10, 2010.
-
RAMOS, Roberto José . Sex and City: o Protagonismo feminino na Pós-Modernidade. Significação: Revista de Cultura Audiovisual , v. 33, p. 113-123, 2010.
-
RAMOS, Roberto José . A Complexidade do Conceito de Ideologia para o estudo da mídia. Lumina (UFJF. Online) , v. 3, p. 1-9, 2009.
-
RAMOS, Roberto José . ?Telejornalismo: uma leitura psicanalítica?. Ecos Revista , v. 13, p. 56-61, 2009.
-
RAMOS, Roberto José . O Âncora: Poder e Ideologia. Revista da ADPPUCRS , v. 10, p. 12-16, 2009.
-
RAMOS, Roberto José . A Tragédia do voo 447 da air france na Revista Época: uma leitura semiológica. Ícone (Recife) , v. 11, p. 1-11, 2009.
-
RAMOS, Roberto ; RAMOS, Roberto José . Sex and the city: o programismo feminino na pós-modernidade. Comunicação & Informação (UFG) , v. 12, p. 118-125, 2009.
-
RAMOS, Roberto José . Capote: Uma Abordagem Complexa. Sessões do Imaginário (Online) , v. 1, p. 31-35, 2008.
-
RAMOS, Roberto José . ?A Educação e o Conhecimento: uma abordagem complexa?.. Educar em Revista , v. 2, p. 24-33, 2008.
-
RAMOS, Roberto José . ?Comunicação e Complexidade: Auto-ajuda e Neoliberalismo no Talk Show?.. Comunicação & Informação (UFG) , v. 2, p. 22-32, 2008.
-
RAMOS, Roberto José . Âncora: uma leitura semiológica. Revista da ADPPUCRS , v. 10, p. 22-30, 2008.
-
RAMOS, Roberto José . Autoajuda; a complexidade da vida pós-moderna. Textual (Porto Alegre) , v. 1, p. 6-11, 2008.
-
RAMOS, Roberto José . Roland Barthes: a Semiologia Dialética. Conexão (Caxias do Sul) , v. 12, p. 40-48, 2008.
-
RAMOS, Roberto José . Caso Isabella: uma leitura semiológica. Significação (UTP) , v. 30, p. 137-147, 2008.
-
RAMOS, Roberto José . Âncora: algumas práticas semiológicas. Revista FAMECOS , v. 32, p. 85-88, 2007.
-
RAMOS, Roberto José . Encontro Marcado: o Âncora e o talk show. Ecos Revista , v. 11, p. 103-114, 2007.
-
RAMOS, Roberto José . SBT: certezas e incertezas no horário nobre. Revista da ADPPUCRS , v. 01, p. 97-102, 2007.
-
RAMOS, Roberto José . Revista Flash: A Monarquia do Espelho. JBCC. Jornal Brasileiro de Ciências da Comunicação , v. 32, p. 15-23, 2007.
-
RAMOS, Roberto José . Mídia e previsão do tempo: uma questão de interpretação. Intexto, Porto Alegre, 2006.
-
RAMOS, Roberto José . Âncora na TV: Informação, Interpretação e Opinião ? a Discursividade em níveis verbal e não-verbal.. Comunicação & Informação (UFG) , Goiás, Goiânia, v. 23, p. 22-32, 2006.
-
RAMOS, Roberto José . Roland Barthes: Semiologia e Cultura. Em Questão (UFRGS) , Porto Alegre, RS, v. 20, p. 34-45, 2006.
-
RAMOS, Roberto José . Mídia em revista: um olhar dialético. Ecos Revista , Pelotas, RS, v. 10, p. 151-161, 2006.
-
RAMOS, Roberto José . Jornal O Nacional e o Bairro Leonardo Ilha: contextos e produção de sentidos em Jornalismo. Gestão e Desenvolvimento (Bragança Paulista) , Novo Hamburgo, RS, v. 4, p. 40-53, 2006.
-
RAMOS, Roberto José . Elementos para uma Leitura de Conjuntura: Uma Abordagem Dialética. Vozes e Diálogo (UNIVALI) , v. 8, p. 49-55, 2006.
-
RAMOS, Roberto José . Análise de Discurso: Uma Abordagem Dialética. Conexão (Caxias do Sul) , v. 5, n.10, p. 216-233, 2006.
-
RAMOS, Roberto José . Rede Globo - 40 anos: o Mito da Quantificação do Real. Revista Gestão e Desenvolvimento , v. 2, p. 9-17, 2005.
-
RAMOS, Roberto José . Jornal do SBT: Comunicação e Ideologia. Revista da ADPPUCRS , Porto Alegre, v. 8, p. 12-19, 2005.
-
RAMOS, Roberto José . Mídia: alguns significantes da Ideosfera. Revista Comunicação & Contemporaneidade , Cruz Alta, v. 7, n.7, p. 11-18, 2005.
-
RAMOS, Roberto José . Semiologia e Direito: Diálogos da Pós-Modernidade. Revista da ADPPUCRS , POA, v. 9, n.9, p. 14-20, 2005.
-
RAMOS, Roberto José . Elementos para uma leitura de Conjuntura: uma abordagem dialética. Jornal Atualidade de Rrpp, 2005.
-
RAMOS, Roberto José . Pelé Eterno: os Significantes de um Mito. La Revista Del Guión, www.uab.esj, p. 1-4, 2005.
-
RAMOS, Roberto José . Rede Globo - quatro décadas - uma leitura crítica do horário nobre. Ecos (Porto Alegre) , Pelotas, v. 9, n.1, p. 81-92, 2005.
-
RAMOS, Roberto José . Telejornalismo: A Pacificação do Sentido. Verso & Reverso , São Leopoldo, p. 1-7, 2005.
-
RAMOS, Roberto José . Paradigma da Complexidade: uma leitura semiológica. Significação (UTP) , São Paulo, v. 24, 2005.
-
RAMOS, Roberto José . Jornal O Sul: Discurso e Sensacionalismo. Revista FAMECOS , Porto Alegre, v. 28, p. 23-30, 2005.
-
RAMOS, Roberto José . Rede Globo e a ditadura militar: atualização histórica e ideologia. Revista Portuguesa de Humanidades , v. 20, n.2, p. 143-148, 2005.
-
RAMOS, Roberto José . Casa dos Artistas 3: Comunicação e Ideologia.. Revista da Famecos Mídia Cultura e Tecnologia, Porto Alegre, n.23, p. 109-118, 2004.
-
RAMOS, Roberto José . Comunicação: Revista Seleções, Subjetividade e Ideologia. Diálogos Possíveis (FSBA) , p. 23-34, 2004.
-
RAMOS, Roberto José . Comunicação: a Semiologia do Tango - os significantes de Roberto Goyeneche. Ecos Revista , v. 8, n.1, p. 115-133, 2004.
-
RAMOS, Roberto José . Mídia e Sensacionalismo: uma relação semiológica. Ícone (Recife) , v. 7, p. 102-107, 2004.
-
RAMOS, Roberto José . O Discurso do TV Fama: uma leitura semiológica. Www Unisinos Com Br, 2004.
-
RAMOS, Roberto José . SBT: certezas e incertezas no Horário Nobre. Revista da ADPPUCRS , v. 5, p. 57-62, 2004.
-
RAMOS, Roberto José . Âncora: uma leitura semiológica. Ecos Revista , v. 8, p. 115-134, 2004.
-
RAMOS, Roberto José . A ideosfera do jornal O SUL. Verso & Reverso , São Leopoldo, v. 36, p. 115-124, 2003.
-
RAMOS, Roberto José . Televisão: 'Hora da Verdade 'ou Hora da Ideologia?. Revista da ADPPUCRS , Porto Alegre, v. 4, p. 133-141, 2003.
-
RAMOS, Roberto José . Reflexões sobre a categoria Ideologia em Roland Barthes. Ecos Revista , Pelotas, v. 8, p. 171-185, 2003.
-
RAMOS, Roberto José . Copa do Mundo: mídia e mito. Mundo Jovem, Porto Alegre, p. 15-15, 2002.
-
RAMOS, Roberto José . Althusser e Barthes: Vértices epistemológicos. Revista FAMECOS , Porto Alegre, v. 17, p. 110-116, 2002.
-
RAMOS, Roberto José . Comunicação: os Significantes do Sensacionalismo. Ecos Revista , Pelotas, v. 6, n.1, p. 05-13, 2002.
-
RAMOS, Roberto José . Comunicação: a Ideologia do Diário Gaúcho. Revista da ADPPUCRS , Porto Alegre, v. 4, p. 97-104, 2002.
-
RAMOS, Roberto José . Barthes e a Mídia: Possibilidades de Conhecimento. Collection Et (Romainville) , Lajeado, v. 24, p. 7-19, 2002.
-
RAMOS, Roberto José . Roland Barthes: Mídia, Semiologia e Fait Divers. Revista FAMECOS , PPGCOM/PUCRS/Porto Alegre, v. 14, p. 123-127, 2001.
-
RAMOS, Roberto José . Imprensa: a pauta do sensacionalismo. Mundo Jovem, Porto Alegre, v. 318, p. 20-20, 2001.
-
RAMOS, Roberto José . A ideologia da Escolinha do Professor Raimundo. Revista da ADPPUCRS , Porto Alegre, v. 2, p. 97-106, 2001.
-
RAMOS, Roberto José . O papel da psicanálise no paradigma althusseriano. Ecos Revista, Pelotas, v. 5, n.2, p. 5-13, 2001.
-
RAMOS, Roberto José . O timbre pós-moderno da voz. Revista FAMECOS , Porto Alegre, v. 12, n.1, p. 132-133, 2000.
-
RAMOS, Roberto José . Ratinho: ideologia e globalização. Revista FAMECOS , Porto Alegre, v. 12, n.1, p. 45-51, 2000.
-
RAMOS, Roberto José . Jornal Nacional: o código sensacionalista. Revista FAMECOS , Porto Alegre, v. 10, n.1, p. 159-162, 1999.
-
RAMOS, Roberto José . Balada para un Loco: os significantes do inconsciente. Revista Contato, Brasília, v. 4, p. 127-134, 1999.
-
RAMOS, Roberto José . Âncora: O Xamã da Ideologia. REVISTA FAMECOS - MÍDIA, CULTURA E TECNOLOGIA, PORTO ALEGRE, v. 1, n.8, p. 100-106, 1998.
-
RAMOS, Roberto José . Revolução de 30: Educação e Ideologia. REVISTA PORTO&VÍRGULA, PORTO ALEGRE, v. 1, n.32, p. 13-15, 1998.
-
RAMOS, Roberto José . Roland Barthes: O Poder da Forma. CONVERGENCIA, MEXICO, v. 1, n.12, p. 34-38, 1998.
-
RAMOS, Roberto José . Aqui, Agora: Poder e Mito. REVISTA FAMECOS - MÍDIA, CULTURA E TECNOLOGIA, PORTO ALEGRE, v. 1, n.9, p. 111-117, 1998.
-
RAMOS, Roberto José . Tv Escola: A Quem Interessa?. REVISTA FAMECOS - MÍDIA, CULTURA E TECNOLOGIA, PORTO ALEGRE, v. 1, n.6, p. 111-115, 1997.
-
RAMOS, Roberto José . Uma Proposta de Análise do Discurso em Althusser. REVISTA EDUCAÇÃO, PORTO ALEGRE, v. 1, n.33, p. 25-40, 1997.
-
RAMOS, Roberto José . Comunicação e Educação: A Dialética da Ideologia. Revista de Estudos Leopoldenses, SÃO LEOPOLDO, v. 1, n.32, p. 29-40, 1996.
-
RAMOS, Roberto José . O Mito de Frankenstein: O Amor Negado e Denegado. REVISTA VERITAS, PORTO ALEGRE, v. 1, n.41, p. 729-735, 1996.
-
RAMOS, Roberto José . A Ideologia da Escolinha. Revista do Ensino, Porto Alegre, v. 176, p. 60-63, 1993.
-
RAMOS, Roberto José . Movimentos para ensinar geografia: oscilações. 1. ed. Porto Alegre: Letra 1, 2016. v. 1. 150p .
-
RAMOS, Roberto José . Mídia e processos sociopolíticos: estudos e práticas de pesquisa. 1. ed. Porto Alegre: Sulina, 2016. v. 1. 231p .
-
RAMOS, Roberto José . Os Discursos significantes do Midicom. 1. ed. Porto Alegre: Edipucrs, 2014. v. 1. 85p .
-
RAMOS, Roberto José . Os Sensacionalismos do Sensacionalismo: uma leitura dos discursos midiáticos. 1. ed. Porto Alegre: Editora Sulina, 2012. v. 1.000. 166p .
-
RAMOS, Roberto José ; BIZ, Oswaldo . O Âncora e o Neoliberismo: A Privatização do Sentido. Porto Alegre: Evangraf, 2007. v. 1. 131p .
-
RAMOS, Roberto José . A Ideologia da Escolinha do Professor Raimundo. Porto Alegre: Edipucrs, 2002. v. 1. 290p .
-
RAMOS, Roberto José . Mídia, Textos e Contextos. 1. ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2001. v. 1. 280p .
-
RAMOS, Roberto José ; GUARESCHI, P. (Org.) . Comunicação e Controle Social. 1. ed. Porto Alegr: Vozes, 1992. v. 1. 132p .
-
RAMOS, Roberto José . Manipulação e Controle da Opinião Pública.. 1. ed. RIO DE JANEIRO: ESPAÇO E TEMPO, 1988. 130p .
-
RAMOS, Roberto José ; GUARESCHI, Pedrinho A. . A Máquina Capitalista. 4. ed. PETRÓPOLIS: VOZES, 1988. 142p .
-
RAMOS, Roberto José . Grã-Finos Na Globo - Cultura e Merchandising Nas Novelas. 3. ed. PETRÓPOLIS: VOZES, 1986. 136p .
-
RAMOS, Roberto José . Futebol: Ideologia do Poder. 1. ed. PETRÓPOLIS: VOZES, 1984. 125p .
-
RAMOS, Roberto José . As Linguagens do Âncora: Informação, Interpretação e Opinião. In: Roberto José Ramos. (Org.). Os Discursos Significantes do Midicom. 1ed.Porto Alegre: Edipucrs, 2014, v. 1, p. 1-85.
-
SANDER, I. S. ; RAMOS, Roberto José . A subjetividade de Clarice Lispector e a ditadura militar: reflexos da época num contexto de censura. In: Carlos Gerbase. (Org.). Imaginário em rede: comunicação, memória e tecnologia. 1ed.Porto Alegre: Sulina, 2014, v. 1, p. 1-192.
-
RAMOS, Roberto José . O Âncora e a celebração do Poder. In: Flávio Porcello;Iluska Coutinho. (Org.). O Brasil É-ditado. 1ed.Florianópolis: Insular, 2012, v. 1, p. 211-231.
-
RAMOS, Roberto José . A Cultura no Reality Show Supernanny: uma leitura semiológica. In: Valério Cruz Brittos. (Org.). Economia Política da Comunicação - convergência tecnológica e inclusão digital. 1ªed.Rio de Janeiro: Mauad X, 2011, v. , p. 9-286.
-
RAMOS, Roberto José ; GAGLIETTI, M. . O Fait Divers de Tarso de Castro. In: Gaglieti M. Bertol S e Santos Filho. (Org.). Ratos de Redação. 1°ed.Passo Fundo: IMED, 2010, v. 2, p. 20-32.
-
FRIDERICHS, Bibiana de Paula ; RAMOS, Roberto José . Tiro nas Costas: o fait divers no telejornalismo passo-fundense. In: Sonia Bertol. (Org.). A Pesquisa em Diálogo. 3ed.Passo Fundo: UPF Editora, 2009, v. 3, p. 191-211.
-
RAMOS, Roberto José ; FRIEDERICHS, B. . Revolta na população: um Fait Divers no O NACIONAL. In: Bertol. S, PAntaleão, M.. (Org.). Diálogos de pesquisa: comunicação + artes. Passo Fundo: UPF EDITORA, 2008, v. 3, p. 41-53.
-
RAMOS, Roberto José . As Relações lingüísticas e translingüísticas da produção de sentido: Jornal O Nacional e o Bairro Leonardo. In: Graciela Ormezano; Bibiana Friderich. (Org.). Diálogos de Pesquisa: Comunicação mais Artes mais Educação. Passo Fundo: UPF Editora, 2006, v. , p. -.
-
RAMOS, Roberto José ; FRIDERICHS, Bibiana de Paula . Jornal O Nacional e bairro Leonardo Ilha: as relações translingüísticas na produção de sentido. In: Graciela Ormezzano; Bibiana de Paula Friderichs. (Org.). A pesquisa em diálogo: comunicação, arte, educação. Passo Fundo: Ed. Universidade de Passo Fundo, 2006, v. , p. 91-115.
-
RAMOS, Roberto José . Orelha do livro A Cultura da Mídia no Rio Grande do Sul: o caso MST e Jornal do Almoço, de Fábio Souza da Cruz. In: Fábio Souza da Cruz. (Org.). A Cultura da Mídia no Rio Grande do Sul: o caso MST e Jornal do Almoço. Pelotas - RS: EDUCAT, 2006, v. , p. -.
-
RAMOS, Roberto José . Sensacionalismo do Diário Gaúcho. In: Pedrinho Guareschi; Osvaldo Biz. (Org.). Diário Gaúcho: Que Discurso, que Responsabilidade Social?. Porto Alegre: Evandgraf, 2003, v. 1, p. 20-30.
-
RAMOS, Roberto José . Famecos: a Primavera do Autoconhecimento. In: Beatriz Dornelles. (Org.). PUCRS: 50 anos formando jornalistas. Porto Alegre: Edipucrs, 2002, v. , p. 177-178.
-
RAMOS, Roberto José . Tiazinha: o Mito do Histérico. In: RAMOS, Roberto José. (Org.). Mídia, Textos e Contextos. 1ed.Porto Alegre: EDIPUCRS, 2001, v. 1, p. 221-237.
-
RAMOS, Roberto José . Althusser e o Turismo: possibilidades de conhecimento. In: Mary Sandra Guerra Ashton. (Org.). Turismo: Sinais de Cultura. Porto Alegre: Feevale, 2001, v. , p. -.
-
RAMOS, Roberto José . A Tragédia no Rio de Janeiro na Revista Veja: Os Mitos e a Complexidade Sócio-Ambiental. Revista Alterjor, São Paulo, , v. 02, p. 2 - 10, 07 dez. 2010.
-
RAMOS, Roberto José . O futebol é uma metáfora. PUCRS Informação, Porto Alegre, , v. 01, p. 47 - 47, 07 ago. 2010.
-
RAMOS, Roberto José . O futebol é uma metáfora. Zero Hora, , v. 01, p. 04 - 04, 08 jul. 2010.
-
RAMOS, Roberto José ; ELMI, A. . Encobrimento do duplo emprego: análise hermenêutica de um conflito de interesses no trabalho de jornalistas no Brasil. In: III Colóquio Internacional Mudanças Estruturais no Jornalismo - Mejor, 2015, Florianópolis. Anais do III Colóquio Internacional Mudanças Estruturais no Jornalismo. Florianópolis: UFCS, 2015. v. 1. p. 198-211.
-
FREITAS, F. L. ; RAMOS, Roberto José . Entre o moderno e o pós-moderno - uma nova estética da comunicação: a análise discursiva publicitária das organizações familiares. In: VIII ABRACORP, 2014, Londrina. VIII Congresso Brasileiro Científico de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2014. v. 1. p. 258-270.
-
RAMOS, Roberto José ; Fernanda Freitas . A Comunicação, através Mito-fundador das organizações familiares: uma análise das discursividades publicitárias institucionais. In: ALAIC, 2014, Lima. ALAIC. Lima: Editora da PUCP, 2014. v. 1. p. 1-22.
-
RAMOS, Roberto José . A Comunicação e o Mito do Fundador das Organizações Familiares, através das discursividades publicitárias institucionais. In: IX Encontro Nacional da História da Mídia - Alcar, 2013, Ouro Preto. Alcar. Porto Alegre: Alcar, 2013. v. 1. p. 73-85.
-
RAMOS, Roberto José . Mídia e previsão do tempo: uma questão de interpretação. In: III Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, 2005, Florianópolis. Anais do III Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, 2005. p. 58.
-
RAMOS, Roberto José . Comunicação, Discurso e Ideologia: a construção da subjetividade no Diário Gaúcho. In: X Feira de Iniciação Científica da UFRGS, 2002, Porto Alegre. Anais da X Feira de Iniciação Científica da UFRGS, 2002. p. 408-409.
-
RAMOS, Roberto José . Althusser e Barthes: vértices epistemológicos. In: V Seminário Internacional de Comunicação, 2001, Porto Alegre. Anais do GT de Semiótica e Práticas Significantes. Porto Alegre: Edipucrs, 2001.
-
RAMOS, Roberto José . Comunicação, Discurso e Ideologia: a construção da subjetividade no Diário Gaúcho. In: II Salão de Iniciação Científica da PUCRS, 2001, Porto Alegre. II Salão de Iniciação Científica da PUCRS. Porto Alegre, 2001. p. 208-218.
-
RAMOS, Roberto José . Comunicação, discurso e ideologia: a construção da subjetividade no Programa Tiazinha do H. In: IX Feira de Iniciação Científica da UFRGS, 2000, Porto Alegre, 2000.
-
RAMOS, Roberto José . Comunicação, discurso e ideologia: a construção da subjetividade no Programa Tiazinha do H. In: IV Seminário Internacional de Comunicação - Esfera Pública e Conversação Política, 2000, Porto Alegre. Mídia, Textos & Contextos. Porto Alegre: Edipucrs, 2000. p. 290.
-
RAMOS, Roberto José ; Fernanda Freitas . Comunicação e Complexidade: A Autoajuda no Talk Show Encontro Marcado. In: III Salão de Iniciação Científica e Extensão, 2008, Porto Alegre. Ciência em Movimento (Impresso). Porto Alegre: Editora Universitária Metodista IPA, 2008. v. 1. p. 88-89.
-
RAMOS, Roberto José . O âncora no ar: uma leitura semiológica. In: VIII Seminário Internacional da Comunicação: Mediações tecnológicas e a reivenção do sujeito, 2005, Porto Alegre. VIII Seminário Internacional da Comunicação, GT de Mídias Sonoras, 2005. p. 21-21.
-
RAMOS, Roberto José . Comunicação, Discurso e Ideologia: a subjetividade na Revista Flash. In: XVII Salão de Iniciação Científica UFRGS, 2005, Porto Alegre, 2005.
-
RAMOS, Roberto José . Comunicação, Discurso e Ideologia: o Telejornalismo do SBT. In: VI Salão de Iniciação Científica PUCRS, 2005, Porto Alegre, 2005.
-
RAMOS, Roberto José . Reflexões sobre a categoria em Roland Barthes. In: VII Seminário Internacional da Comunicação, 2003, Porto Alegre. VII Seminário Inrernacional da Comunicação, 2003. p. 23-23.
-
RAMOS, Roberto José . Roland Barthes e a Mídia: possibilidades de conhecimento. In: VI Seminário Internacional de Comunicação, 2002, Porto Alegre. Anais do VI Seminário Internacional de Comunicação. Porto Alegre: Edipucrs, 2002. p. 84-94.
-
RAMOS, Roberto José . Comunicação, Discurso e Ideologia: a subjetividade na Revista Seleções. In: III Salão de Iniciação Científica da PUCRS, 2002, Porto Alegre. III Salão de Iniciação Científica da PUCRS. Porto Alegre: Edipucrs, 2002.
-
RAMOS, Roberto José . Comunicação, Discurso e Ideologia: a subjetividade na Revista Seleções. In: XIV Salão de Iniciação Científica da UFRGS, 2002, Porto Alegre. XIV Salão de Iniciação Científica da UFRGS. Porto Alegre: Editora da Universidade, 2002. p. 90-95.
-
RAMOS, Roberto José . Comunicação, discurso e ideologia: a construção da subjetividade no Programa Tiazinha do H. In: Exponha-se - Semana da Pesquisa e Iniciação Científica, 2000, São Leopoldo. Anais do Exponha-se - Semana da Pesquisa e Iniciação Científica. São Leopoldo: Unisinos, 2000. p. 336.
-
RAMOS, Roberto José . Comunicação, discurso e Ideologia: a construção da subjetividade no programa Ratinho Livre. In: III Seminário Internacional de Comunicação: Brasil 500 Anos, 1999, Porto Alegre. Anais do III Seminário Internacional de Comunicação: Brasil 500 Anos, 1999. p. 57.
-
RAMOS, Roberto José . Comunicação, discurso e ideologia: a construção da subjetividade no Programa Ratinho Livre. In: VIII Feira de Iniciação Científica da UFRGS, 1999, Porto Alegre. Anais da VIII Feira de Iniciação Científica da UFRGS. Porto Alegre: Editora da Universidade, 1999. p. 420.
-
RAMOS, Roberto José . Os novos processos de formação e manifestação opinativa na pós-modernidade americana. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
RAMOS, Roberto José . A Mídia e a Pós-Modernidade: os Apelos da Oralidade.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
RAMOS, Roberto José ; FREITAS, F. L. . A estética barroca das organizações familiares através das discursividades organizacionais.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
RAMOS, Roberto José ; FREITAS, F. L. . The Faces of Public Opinion in Post-Modern Society: a Semiological Analyses of the New Formation and Judgment Manifestation. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
RAMOS, Roberto José ; FREITAS, F. L. . Rede Globo de Televisão: 50 anos - a integração cultural e ideológica. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
RAMOS, Roberto José ; ELMI, A. . Encobrimento do Duplo Emprego: análise hermenêutica de um conflito de interesses no trabalho de jornalistas no Brasil? - III Colóquio Internacional ? Os Silêncios do Jornalismo,. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
RAMOS, Roberto José ; GOMES, D. A. . Tecnologia e Imaginário: o Jornalismo, como promotor de doenças mentais. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
RAMOS, Roberto José ; AYRES, D. C. . O primeiro remédio é a informação: o jornalismo como 'espaço terapêutico' na Pós-Modernidade. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
RAMOS, Roberto José ; Fernanda Freitas . Entre o Moderno e o Pós-Moderno ? uma nova estética da Comunicação: a análise discursiva publicitária das Organizações Familiares. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
RAMOS, Roberto José ; FREITAS, F. L. . A Comunicação, através Mito-fundador das organizações familiares: uma análise das discursividades publicitárias institucionais. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
RAMOS, Roberto José . 1. ?A Comunicação e o Mito do Fundador das Organizações Familiares, através das discursividades publicitárias institucionais?.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
RAMOS, Roberto José . Revista Veja: Mito, Poder e Sensacionalismo - uma leitura complexa. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
RAMOS, Roberto José ; SANDER, I. S. . Uma análise semiológica das crônicas de Clarice Lispector no Jornal do Brasil. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
RAMOS, Roberto José ; FREITAS, F. L. . A Comunicação e o Mito do Fundador das Organizações Familiares, através das discursividades publicitárias institucionais. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SANDER, I. S. ; RAMOS, Roberto José . Uma análise semiológica das crônicas de Clarice Lispector no Jornal do Brasil. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
RAMOS, Roberto José . Apple: a tessitura conjunta em prol da construção da complexidade de uma Marca. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
RAMOS, Roberto José . A Complexidade das Relações Públicas na tessitura conjunta com a Sustentabilidade. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
RAMOS, Roberto José . Os Discursos Sensansacionalistas da Mídia brasileira. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
RAMOS, Roberto José . Os Sensacionalismos do Sensacionalismo: uma leitura complexa. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
RAMOS, Roberto José . Mídia e Sensacionalismo. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
RAMOS, Roberto José . A Tragédia do Rio de Janeiro na Revista Veja: os Mitos e a Complexidade sócio-ambiental. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
RAMOS, Roberto José . Os Sensacionalismos do Sensacionalismo: uma leitura complexa. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
RAMOS, Roberto José ; SOLIO, M. B. . "O sujeito organizacional visto pela complexidade da psicanálise". 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
RAMOS, Roberto José ; FRIDERICHS, Bibiana de Paula . O Fait Divers de Tarso de Castro: O Repórter. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
RAMOS, Roberto José ; LEMOS, Tatiana . Minissérie Um Só Coração: uma abordagem sociológica. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
RAMOS, Roberto José . Novo Gênero da TV Brasileira. 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
RAMOS, Roberto José . Comunicação, discurso e ideologia: a construção da subjetividade no Programa Tiazinha do H. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
RAMOS, Roberto José . Comunicação, discurso e ideologia: a construção da subjetividade no Programa Tiazinha do H. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
RAMOS, Roberto José . Comunicação, discurso e ideologia: a construção da subjetividade no programa Ratinho Livre. 1999. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
RAMOS, Roberto José . Aqui, Agora: uma pesquisa semiológica. 1998. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
AZUBEL, L. ; RAMOS, Roberto José . Prefácio. Berlin, 2014. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.
-
RAMOS, Roberto José . Mídia: O Significante dos Significantes. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2001 (prefácio).
-
RAMOS, Roberto José ; MOESCH, M. M. . Construindo o Turismo. Porto Alegre: Contexto, 2000 (contracapa).
Outras produções
RAMOS, Roberto José . Parecer ad hoc - PROPOSTA DE UM PROGRAMA DE TELEJORNALISMO INFANTIL. 2006.
RAMOS, Roberto José . Parecer ad hoc - SBPJOR. 2006.
RAMOS, Roberto José . Persuasão é o novo desafio didático. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
Juremir Machado da Silva ; RAMOS, Roberto José . Livro Aberto. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
RAMOS, Roberto José . Programa Argumento contra Argumento. 2005. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
RAMOS, Roberto José . Mídia e terrorismo. 2001. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
RAMOS, Roberto José . A Publicidade na Pós-Modernidade: uma abordagem complexa. 2015. (Relatório de pesquisa).
RAMOS, Roberto José . Os Signos dos discursos publicitários: uma leitura complexa - o Relatório. 2014. (Relatório de pesquisa).
RAMOS, Roberto José . Comunicação e Complexidade: Poder, Cultura e Sensacionalismo. 2013. (Relatório de pesquisa).
Juremir Machado da Silva ; RAMOS, Roberto José . Correio do Povo. 2012. (Editoração/Periódico).
RAMOS, Roberto José . Comunicação e complexidade: A Autoajuda no reality Show Supernanny. 2011. (Relatório de pesquisa).
RAMOS, Roberto José . Comunicação e complexidade: A Autoajuda no reality Show Supernanny. 2011. (Relatório de pesquisa).
RAMOS, Roberto José . Comunicação e Complexidade: A Tragédia e o Sensacionalismo no Telejornalismo brasileiro. 2010. (Relatório de pesquisa).
RAMOS, Roberto José ; FURTADO, Nina Rosa . Televisão, mentiras e dramas - Faculdade de Medicina da PUCRS. 2006. (Projeto de pesquisa).
RAMOS, Roberto José . Comunicação, Discurso e Ideologia: a subjetividade na Casa dos Artistas 3. 2003. (Subprojeto de pesquisa concluído).
RAMOS, Roberto José . A Vida Real na Ficção. 2003. (Entrevista).
RAMOS, Roberto José . Comunicação, Discurso e Ideologia: A Subjetividade no jornal O Sul. 2003. (Projeto de pesquisa).
RAMOS, Roberto José . Comunicação, Discurso e Ideologia: a Subjetividade na Revista Seleções. 2002. (Relatório de pesquisa).
RAMOS, Roberto José . Comunicação, Discurso e Ideologia: a Subjetividade na Revista Seleções. 2002. (Subprojeto de pesquisa concluído).
RAMOS, Roberto José . Comunicação, Discurso e Ideologia: a construção da subjetividade na Revista Seleções. 2002. (Subprojeto de pesquisa concluído).
RAMOS, Roberto José . Comunicação, discurso e ideologia: a construção da subjetividade no Diário Gaúcho. 2001. (Subprojeto de pesquisa concluído).
RAMOS, Roberto José . Comunicação, discurso e ideologia: a construção da subjetividade na Tiazinha do H. 2000. (Subprojeto de pesquisa concluído).
RAMOS, Roberto José . Comunicação, discurso e ideologia: a construção da subjetividade no Programa Ratinho Livre. 1999. (Subprojeto de pesquisa concluído).
RAMOS, Roberto José . Aqui, Agora: uma pesquisa semiológica. 1998. (Subprojeto de pesquisa concluído).
RAMOS, Roberto José . Comunicação, discurso e ideologia: a construção da subjetividade. 1997. (Projeto de pesquisa).
RAMOS, Roberto José . A Linguagem do Jornal Nacional: um estudo do 'Fait Divers'. 1997. (Subprojeto de pesquisa concluído).
RAMOS, Roberto José . Marie Claire: cartas e histórias de vida. Um estudo sobre gênero e comunicação epistolar. 2005 (Demais trabalhos relevantes) .
RAMOS, Roberto José . VI Salão de Iniciação Científica. 2005 (Participação em evento científico) .
RAMOS, Roberto José . VIII Seminário Internacional da Comunicação. 2005 (Participação em evento científico) .
RAMOS, Roberto José . Estudo Semiológico de Peças Publicitárias. 2004 (Demais trabalhos relevantes) .
RAMOS, Roberto José . IV Salão de Iniciação Científica. 2003 (Participação em evento científico) .
RAMOS, Roberto José . III Seminário Interprogramas de Pós-Graduação. 2001 (Participação em evento científico) .
RAMOS, Roberto José . Comunicação, Discurso e Ideologia: a Construção da Subjetividade no Diário Gaúcho. 2001 (Participação em evento científico) .
Projetos de pesquisa
-
2016 - Atual
Mídia e Pós-Modernidade: os Apelos da Oralidade, Descrição: Estudo de 12 programas, do GNT, que abordam a culinária.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Roberto José Ramos - Coordenador.
-
2015 - 2016
A Publicidade na Pós-Modernidade: uma abordagem complexa, Descrição: Estudo sobre 20 peças publicitárias, impressas e eletrônicas, contemplando a produção de sentido, por intermédio dos pressupostos teóricos e metodológicos de Edgar Morin e Roland Barthes.Dessa forma, em sua criatividade, o Socioleto (aqui, linguagem da Publicidade) se consolidou com pluralismo e hibridismo. Promoveu os diálogos entre o Fait Divers, as Cores, como Apelos Emocionais, e o Mito, como Apelo Persuasivo. O Poder se efetivou no Consumo, e a Cultura, no Neorromantismo Materialista. Tudo ritualizado aos auspícios da Conotação, conectada em responder e corresponder aos desejos inconscientes, com direito à final feliz. Tais características da produção de sentido da Publicidade podem nos oferecer uma reflexão. Os seus diálogos com a Pós-Modernidade, com as interações entre o arcaico e as transformações tecnológicas, conforme Maffesoli (1988). Isso talvez explique melhor a sua discursividade híbrida e plural no uso de recursos semiológicos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Roberto José Ramos - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
-
2014 - 2014
Os Signos dos discursos publicitários: uma leitura complexa, Descrição: Estudo sobre a produção de sentido dos discursos publicitários, através de 20 peças impressas e eletrônicas, em níveis verbal e não-verbal. Para tanto, serão usados os recursos teóricos e metodológicos de Edgar Morin e Roland Barthes. Desta forma, em sua criatividade, o Socioleto (aqui, linguagem da Publicidade) se consolidou, com pluralismo e hibridismo. Promoveu os diálogos entre o Fait Divers, as Cores, como Apelos Emocionais, e o Mito, como Apelo Persuasivo. O Poder se efetivou no Consumo e a Cultura, no Neorromantismo Materialista. Tudo ritualizado aos auspícios da Conotação, conectada em responder e corresponder aos desejos inconscientes, com direito à final feliz.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Roberto José Ramos - Coordenador., Financiador(es): bOLSA PARA ALUNOS DA gRADUAÇÃO pucrs - Bolsa.
-
2013 - 2014
Mídia e Complexidade: Poder e Sensacionalismo, Descrição: Estudo da produção de sentido da Mídia impressa e eletrônica, contemplando as questões do Poder e do Sensacionalismo, através do Paradigma da Complexidade, de Edgar Morin, como método, e da Semiologia, de Roland Barthes, como técnica. Na contemporaneidade, o Poder midiáticos se pluraliza em diferentes Poderes: Cultural, Político, Econômico e Ideológico, sustentado por recursos retóricos do Sensacionalismo, tendo, no Fait Divers, o seu principal significante.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Roberto José Ramos - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Bolsa.
-
2013 - 2014
Comunicação e Complexidade: Poder, Cultura e Sensacionalismo, Descrição: O estudo concluiu que a produção de sentido da Mídia impressa e eletrônica tem, como significantes, o Poder e o Sensacionalismo. São indissociáveis. O que compõe uma Cultura vertical, assimétrica, de expressão, hegemonicamente, consumista e adaptativa do seres humanos, restritos à condição de receptores. O Sensacionalismo interpela os receptores, com uma abordagem emocional, através do Fait Divers, em suas diferentes manifestações. O dramático e o trágico se tornam estéticas, que abrangem várias coberturas jornalísticas das Mídias impressas e eletrônicas. Abrangem inúmeros temas, com a mesma forma sensacional.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Roberto José Ramos - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
-
2012 - 2013
Revista Veja: Mitos, Poder e Sensacionalismo - uma leitura complexa, Descrição: Estudo da produção de sentido da Revista Veja, por intermédio dos pressupostos teóricos e metodológicos de Edgar Morin e Roland Barthes.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Roberto José Ramos - Coordenador., Financiador(es): PUCRS - Bolsa.
-
2011 - 2011
Os Discursos dos Sensacionalismos da Mídia brasileira: uma abordagem complexa, Descrição: Estudos dos discursos sensacionalistas nas Mídias impressas e eletrônicas, no Brasil, considerando a produção de sentido, através do Paradigma da Complexidade, de Edgar Morin. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Roberto José Ramos - Coordenador., Financiador(es): Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - Bolsa.
-
2010 - 2010
Comunicação e Complexidade: A Tragédia e o Sensacionalismo no Telejornalismo brasileiro, Descrição: Estudo sobre os fatos trágicos do Telejornalismo brasileiro, contemplando a produção de sentido, através da Semiologia, de Roland Barthes.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Roberto José Ramos - Coordenador.
-
2009 - 2011
Comunicação e complexidade: A Autoajuda no reality Show Supernanny, Descrição: Estudo sobre o Reality Show Supernanny, do SBT, através da produção de sentido, disponibilizando os pressupostos da Semiologia, de Roland Barthes.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Roberto José Ramos - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
-
2007 - 2008
Comunicação, Discurso e Ideologia: o telejornalismo do SBT, Descrição: Estudo dos telejornais do SBT, considerando a importância da produção de sentido, através da Semiologia, de Roland Barthes. Evidenciamos que o Sensacionalismo é uma característica essencial dos seus códigos de linguagem, onde o Fait Divers, em suas diferentes tipologias, se materializa, como significante. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Roberto José Ramos - Coordenador.
-
2007 - 2008
Comunicação e Complexidade: a Autoajuda no Talk Show Encontro Marcado., Descrição: Estudo sobre a produção de sentido do talk show Encontro Marcado, da RedeTV, usando os pressupostos de Althusser, Barthes e Morin. Chegamos às evidências de que o programa trabalha a autoajuda, associando o pensamento mágico ao Sensacionalismo, dispondo do Fait Divers, como a informação sensacionalista.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Roberto José Ramos - Coordenador.
-
2006 - 2007
SBT Brasil: uma leitura da Complexidade do Telejornalismo Brasileiro, Descrição: Estudo do telejornal SBT Brasil, em seis edições de 2005 e 2006. Contemplou a produção de sentido, em níveis verbal e não-verbal, por intermédio dos pressupostos de Edgar Morin e Roland Barthes. O telejornal é uuma parte de um todo -- o Aparelho Ideológico de Informação, que, em sua diversidade, tem uma unidade. É a Ideologia do Neoliberalismo, onde o Estado dever ser mínimo e o individualismo deve ser maximizado, sem fronteiras, como fisionomia da Globalização, como hegemonia mundial do Capitalismo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Roberto José Ramos - Coordenador., Financiador(es): Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - Bolsa.
-
2003 - 2004
Comunicação, Discurso e Ideologia: a subjetividade no jornal O Sul, Descrição: Ocorreu a análise de 16 matérias jornalísticas sobre o Caso Suzane Richthofen, de 2003 e 2004, no jornal O Sul, contemplando a produção de sentido, em níveis verbal e não-verbal. Concluímos que o jornal pratica o Sensacionalismo. Possui o Fait Divers, como o seu principal significante do seu código linguageiro.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Roberto José Ramos - Coordenador.
-
2003 - 2003
Comunicação, Discurso e Ideologia: a construção da subjetividade na Casa dos Artistas 3, Descrição: Estudo sobre o reality show Casa dos Artistas 3, do SBT, através da produção de sentido, com uma abordagem qualitativa, usando Barthes e Althusser, como principais teóricos. O programa se caracteriza pelas interpelações emocionais, expressas, pelo Sensacionalismo, por intermédio da presença do Fait Divers, como significante.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Roberto José Ramos - Coordenador.
-
2002 - 2002
Comunicação, Discurso e Ideologia: a Subjetividade na Revista Seleções, Descrição: Estudo de nove edições da Revista Seleções, em níveis verbal e não-verbal, contemplando os aspectos da subjetividade. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Roberto José Ramos - Coordenador.
-
2000 - 2001
Comunicação, discurso e ideologia: a construção da subjetividade no Diário Gaúcho., Descrição: Estudo da produção de sentido do Diário Gaúcho, contemplando as questões da subjetividade. sustentado pelos pressupostos teóricos de Lois Althusser e Roland Barthes. Assim sendo, o estudo revelou que o Diário Gaúcho possui uma estética, comprometida com o Sensacionalismo. O seu principal significante e o Fait Divers, com o qual há uma exploração emocional dos seus leitores. A subjetividade aparece fragmentada, esquizofrenizada. Não existe a razão. Ocorre a hegemonia da interpelação emocional.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Roberto José Ramos - Coordenador., Financiador(es): Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - Bolsa.
-
1999 - 1999
Comunicação, Discurso e Ideologia: a construção da subjetividade em Tiazinha do H, Descrição: O estudo se fixou em cinco cenas de Tiazinha, no Programa do H, da Rede Bandeirantes de Televisão. Foram trabalhados os pressupostos, sobretudo, de Althusser e Barthes. Logo, concluímos que a personagem Tiazinha, em seu Imaginário histérico, não é aleatória. Simboliza uma socidade, na contemporaneidade, histérica, embriagada pelo sadomasoquismo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Roberto José Ramos - Coordenador.
-
1998 - 1999
Comunicação, Discurso e Ideologia: a construção da Subjetividade no programa Ratinho Livre, Descrição: Estudo do programa Ratinho Livre, da Rede Record, em cinco edições, de 1997 e de 1998, com a sustentação teórica dos pressupostos de Louis Althusser e Roland Barthes, através do método da DHE, tendo, como técnica, a Semiologia. Ratinho Livre organiza o Imaginário sob medida, para o manequim do Brasil. Denuncia o varejo, para manter o atacado. Reduz os problemas sociais, para o CEP das subjetividades. Corporifica a Ideologia do Neoliberalismo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Roberto José Ramos - Coordenador., Financiador(es): Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - Bolsa.
-
1997 - 1998
A Linguagem do Jornal Nacional: um estudo do Fait Divers, Descrição: Foram analisadas 175 matérias do Jornal Nacional, de 1997 e 1998, através da Semiologia, de Roland Barthes. Houve as evidências que o Fait Divers é o principal significante do seu código de signos. Assim sendo, o Sensacionalismo revelou-se, como uma das características do telejornal.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Roberto José Ramos - Coordenador.
-
1997 - 1997
Aqui, Agora: uma pesquisa semiológica, Descrição: Estudo da produção de sentido do telejornal, Aqui, Agora, do SBT, por intermédio dos pressupostos da Semiologia, de Roland Barthes.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Roberto José Ramos - Coordenador.
Prêmios
2012
Medalha Irmão Afonso, PUCRS.
Histórico profissional
Experiência profissional
1987 - Atual
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
1987 - Atual
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
03/1994
Ensino, Comunicação Social, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Comunicação e Teorias da Ideologia - 1994 até o momento
-
03/1994
Ensino, Comunicação Social, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Comunicação e Subjetividade, 1999-2005
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Roberto José Ramos e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?