André Crim Valente
Possui graduação em Português Latim pela Universidade do Estado da Guanabara (1971), graduação em Ciências Jurídicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1972) e doutorado em Letras (Letras Vernáculas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994). Atualmente é professor titular de Língua Portuguesa do Instituto de Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Semântica, Léxico e Análise do Discurso, atuando principalmente nos seguintes temas: língua portuguesa, discurso, neologia e intertextualidade.
Informações coletadas do Lattes em 15/06/2023
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Letras (Letras Vernáculas)
1990 - 1994
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: A linguagem nossa de cada dia
Orientador: Ediwaldo Cafezeiro
, Ano de obtenção: 1994. Palavras-chave: Linguagem.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesSetores de atividade: Educação Superior.
Pós-doutorado
2006 - 2007
Pós-Doutorado. , Universidade do Porto, U.PORTO, Portugal. , Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa/Especialidade: Estilística.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa/Especialidade: Semântica.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa/Especialidade: Léxico.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada/Especialidade: Discurso.
Organização de eventos
VALENTE, A. C. ; CORNO, G. O. M. D. . X ENGTLEX. 2015. (Outro).
VALENTE, A. C. . XI Fórum de Estudos Linguísticos da UERJ. 2012. (Congresso).
VALENTE, A. C. . X Fórum de Estudos Linguísticos da UERJ. 2009. (Congresso).
VALENTE, A. C. . VIII Fórum de Estudos Lingüísticos da UERJ. 2005. (Congresso).
VALENTE, A. C. . Membro da Comissão Científica do III Seminário Integrado de Pesquisa em Língua Portuguesa. 2004. (Outro).
VALENTE, A. C. . VII Fórum de Estudos Linguísticos. 2003. (Congresso).
VALENTE, A. C. . II Seminário Integrado de Pesquisa em Língua Portuguesa. 2002. (Outro).
VALENTE, A. C. . VI Fórum de Estudos Lingüísticos. 2001. (Congresso).
VALENTE, A. C. . V Fórum de Estudos Lingüísticos. 2000. (Congresso).
VALENTE, A. C. . IV Fórum de Estudos Lingüísticos. 1999. (Congresso).
VALENTE, A. C. . III Fórum de Estudos Lingüísticos. 1998. (Congresso).
VALENTE, A. C. . II Fórum de Estudos Lingüísticos. 1997. (Congresso).
VALENTE, A. C. . I Fórum de Estudos Lingüísticos. 1996. (Congresso).
Participação em eventos
Encontro no Mestrado em Ensino do Português.A renovação lexical nas linguagens literária e midiática: aspectos semântico-discursivos. 2022. (Outra).
III ENCONTRO REGIONAL DE LINGUÍSTICA E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA.A riqueza do nosso léxico nas linguagens literária e midiática: uma abordagem semântico-discursiva. 2021. (Encontro).
I Jornada de Análise de discursos da contemporaneidade.O léxico da pandemia: uma abordagem semântico-discursiva de criações neológicas. 2021. (Outra).
V JORNADA DE LÍNGUA PORTUGUESA.interdisciplinarAspectos sintático-semânticos do sintagma binominal: uma abordagem neológico-discursiva. 2021. (Outra).
XIV Colóquio Os Estudos lexicais em diferentes perspectivas.Aspectos neológicos dos sintagmas nominais com dois substantivos: uma abordagem semântico-discursiva na mídia e na literatura. 2021. (Outra).
18 Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa e 9 Congresso Internacional de Lusofonia. 50 anos de mudança no ensno do Português Brasileiro. 2020. (Congresso).
Encontro com pós-graduandos no âmbito dos Mestrados em Ensino com Português na Faculdade Letras da Universidade do Porto.(Des) cortesia como estratégia discursiva. 2019. (Encontro).
VII SIMELP - Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa.Neologia semântica em sintagma nominal com dois substantivos: aspectos linguístico-discursivos. 2019. (Simpósio).
XI Congresso Internacional da ABRALIN Linguística na Contemporaneidade: Desafios, Debates e Propostas.Neologia e ensino: uma releitura dos processos de formação de palavras. 2019. (Simpósio).
17o Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa. Semântica no ensino de leitura e produção de textos : aspectos linguístico-discursivos. 2018. (Congresso).
8o Congresso Internacional de Lusofonia IP-PUC.SEMÂNTICA NO ENSINO DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS: ASPECTOS LINGUÍSTICO-DISCURSIVOS. 2018. (Outra).
Encontro Interinstitucional de Semiolinguística do Discurso: comemoração dos 25 anos do CIAD-Rio.Humor e criatividade no discurso político da mídia. 2018. (Encontro).
Rodas Linguísticas em Homenagem a Evanildo Bechara.Aspectos semânticos e traços etimológicos na produção textual. 2018. (Outra).
Textualidades em Aula: III Simpósio do GEEPOL.Ensino de Língua Portuguesa democrático: linguagens e letramentos. 2018. (Simpósio).
V Fórum de Língua, Arte e Cultura - II Jornada de Língua Portuguesa. Leitura e produção de textos nas aulas de português: 50 anos de mudanças. 2018. (Congresso).
6 Colóquio Internacional de Semiótica - 6 COLSEMI.Ícone e metáfora nos apelidos de políticos na Lava-jato. 2017. (Outra).
Diálogos Interdisciplinares em Memória e Acervos - Programa de Pós-Graduação em Memória e Acervos da Fundação Casa de Rui Barbosa.As construções de sentido nas linguagens cotidiana e profissional. 2017. (Outra).
V Fórum do Grupo de Pesquisa Leitura, Fruição e Ensino - LeiFEn.Semântica na leitura e na produção de textos: diálogos linguístico-discursivos. 2017. (Outra).
VI Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa - VI SIMELP.Aspectos linguístio-discursivos do ajetivo no tratamento dado aos Governos Dilma e Temer. 2017. (Simpósio).
XII Colóquio.Produtividade e criatividade na justaposição e na aglutinação de neologismos midiáticos. 2017. (Outra).
XIII Fórum de Estudos Linguísticos & I Congresso Internacional de Língua Portuguesa da UERJ. Semântica na gramática: diálogos linguístico-discursivos. 2017. (Congresso).
XIII Fórum de Estudos Linguísticos & I Congresso Internacional de Língua Portuguesa da UERJ. Mesa-Redonda: Fronteiras Controversas na Análise Gramatical. 2017. (Congresso).
16 Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa & 7 Congresso Internacional de Lusofonia. Minicurso: A força argumentativa do adjetivo na linguagem midiática: aspectos sintático-semânticos e linguístico-discursivos.. 2016. (Congresso).
ABRAFIL: A implementação do acordo ortográfico.A implementação do acordo ortográfico. 2016. (Outra).
CLUP 40 anos. Deslizamento categorial em sintagma nominal: traços morfossintáticos e aspectos semântico-discursivo. 2016. (Congresso).
CONELP - Congresso Nacional do Ensino da Língua Portuguesa. A dinamicidade semântico-gramatical no ensino do PB. 2016. (Congresso).
Encontro com pós-graduandos no âmbito do Doutoramento em Ciências da Linguagemem na Faculdade Letras da Universidade do Porto Uni.Aspectos semânticos e discursivos em charges e cartuns. 2016. (Encontro).
Encontro com pos-graduandos no âmbito do Doutoramento em Ciências da Linguagem na Faculdade Letras da Universidade do Porto.Aspectos semânticos e discursivos do discurso midiático. 2016. (Encontro).
Encontro na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.Argumentatividade no jornalismo político brasileiro: aspectos linguístico-discursivos. 2016. (Encontro).
JADIS V - CIED II. Argumentatividade na linguagem midiática: aspectos linguístico-discursivos do adjetivo. 2016. (Congresso).
XXXI ENANPOLL.A renovação lexical na mídia: aspectos linguísticos discursivos das criações vernaculares e dos estrangeiros. 2016. (Encontro).
5 Colóquio Internacional de Semiótica - 5 COLSEMI.Aspectos semiótico-discursivos da iconicidade em charges midiáticas. 2015. (Outra).
VI Seminário dos Alunos da Pós-Graduação em Letras da UERJ.Mesa Temática: Texto, sentido e discurso. 2015. (Seminário).
V SIMELP - Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa.Argumentatividade na linguagem midiática: aspectos linguístico-discursivos do adjetivo. 2015. (Simpósio).
XI Colóquio: Os Estudos Lexicais em Diferentes Perspectivas.Diferentes perspectivas dos estudos lexicais. 2015. (Outra).
XIX Congresso Nacional de Linguística e Filologia.Contribuições de Adriano da Gama Kury para o ensino da sintaxe. 2015. (Outra).
I Colóquio Internacional de Ensino de Línguas.sem título. 2014. (Outra).
I Congresso Internacional de Estudos do Discurso. Aspectos discursivos do portmanteau em Guimarães Rosa e Mia Couto. 2014. (Congresso).
III Colóquio do Núcleo de Culturas Africanas, Afro-brasileiras e Indígenas do Colégio Militar do Rio de Janeneiro.O português brasileiro na lusofonia e no mundo: aspectos sociopolíticos e linguístico-culturais. 2014. (Outra).
II Simpósio nacional sobre linguagem humorística: focalizado quadrinhos.Aspectos Semântico-Discursivos em Charges e Cartuns. 2014. (Simpósio).
Língua Portuguesa: história, cultura e sociedade - 15 Congresso Brasileiro/ 6 Congresso Internacional de Lusofonia do IP-PUC/SP.Por que e como ensinar gramática na escola. 2014. (Outra).
Língua Portuguesa em debate.Neologismos em Mia Couto. 2014. (Outra).
XVIII Congresso Nacional de Linguística e Filologia. Lexicografia e Lexicologia: a criação vocabular. 2014. (Congresso).
XVIII Congresso Nacional de Linguística e Filologia. Dialogismo, polifonia e intertextualidade nas capas do jornal Meia Hora. 2014. (Congresso).
XXIX Encontro Nacional da ANPOLL.Neologia intertextual midiática: aspectos interdiscursivos. 2014. (Encontro).
19 Colóquio da Lusofonia.CRIATIVIDADE LEXICAL NA MÍDIA E NA LITERATURA: NEOLOGISMOS INUSITADOS. 2013. (Outra).
19 Intercâmbio de Pesquisa e Linguística Aplicada (19 InPLA) e do 5 Seminário Internacional de Linguística (5 SIL)..DAS GRAMÁTICAS TRADICIONAIS ÀS GRAMÁTICAS LINGUÍSTICAS: ASPECTOS DESCRITIVO- ARGUMENTATIVOS DA ADJETIVAÇÃO NA LINGUAGEM MIDIÁTICA. 2013. (Simpósio).
II CBM - II Colóquio Brasileiro de Morfologia_uma homenagem a Margarida Basílio.Releitura dos processos de formação de palavras com base na produtividade lexical. 2013. (Outra).
IV SIMELP - Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa_Língua portuguesa: ultrapassando fronteiras, unindo culturas.Aspectos semântico-discursivos da neologia na poesia musical. 2013. (Simpósio).
Linguística de Texto e do Discurso.Intertextualidade e interdiscursividade na linguagem mediática: análise de cartuns e banda desenhada. 2013. (Seminário).
VIII Congresso Internacional da ABRALIN.Neologia e ensino: releitura dos processos de formação de palavras. 2013. (Outra).
X Congreso Internacional de la Asociación Latinoamericana de Estudios del Discurso 2013. O VALOR ARGUMENTATIVO DOS ADJETIVOS NA ORGANIZAÇÃO TEXTUAL. 2013. (Congresso).
XIX Colóquio da Lusofonia.CRIATIVIDADE LEXICAL NA MÍDIA E NA LITERATURA: NEOLOGISMOS INUSITADOS. 2013. (Outra).
4 Colóquio Internacional de Semiótica - 4 COLSEMI.Discurso e linguagem midiática. 2012. (Simpósio).
II CINEO - Congresso Internacional de Neologia das Línguas Românicas.Diferentes enfoques da neologia no português brasileiro. 2011. (Outra).
III Simpósio mundial de Estudos de Língua Portuguesa.Léxico e discurso: o uso dos adjetivos em função da argumentatividade. 2011. (Simpósio).
III Simpósio mundial de Estudos de Língua Portuguesa.Neologia intertextual: uma visão léxico-discursiva. 2011. (Simpósio).
I Seminário da Especialização em Língua Portuguesa da UERJ.O desempenho das marcas linguísticas na argumentação. 2011. (Outra).
IX Congresso Latino-Americano de Estudos do Discurso - ALED 2011. O signo polissêmico no discurso da mídia. 2011. (Congresso).
X Congresso da Associação Internacional de Lusitanistas. Aspectos semântico-discursivos e intertextuais da neologia midiática. 2011. (Congresso).
13 Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa.Léxico, texto e discurso na mídia e na literatura. 2010. (Outra).
3 Colóquio de Semiótica.Aspectos semiolinguísticos das linguagens midiática e musical. 2010. (Outra).
A música segundo Edu Lobo. 2010. (Outra).
Biblioteca Fazendo História - Noel Rosa: história e poesia. 2010. (Outra).
Ciclo de debates do Projeto Biblioteca Fazendo História. 2010. (Outra).
II Fórum Internacional de Análise do Discurso.Descrição e ensino do português: aspecto discursivo. 2010. (Outra).
II Fórum Internacional de Análise do Discurso.Léxico e discurso: a neologia intertextual na mídia e na literatura. 2010. (Outra).
III Congresso Internacional: a difusão transnacional da língua portuguesa.O Português frente às teorias linguísticas. 2010. (Simpósio).
IX Semana de Estudos Linguísticos e Literários.O português do Brasil e a língua de Noel: Inovações e atualidades. 2010. (Outra).
Poesia e Letra de Música p/ Antonio Cicero. 2010. (Outra).
VI Jornada de Estudos da Linguagem - VI JEL.O português do Brasil na poesia musical de Noel Rosa e Nei Lopes: inovação e atualidade. 2010. (Encontro).
VI Jornada de Estudos da Linguagem - VI JEL.A poesia musical brasileira: aspectos léxico-discursivos. 2010. (Outra).
VI Jornada de Estudos da Linguagem - VI JEL.Descriçaõ Linguística, ensino de português e a prática pedagógica. 2010. (Outra).
VI Seminário Integrado de Pesquisa em Língua Portuguesa - Convergências e Divergências.Teoria da crônica: argumentatividade, intertextualidade e aspectos estilístico-discursivos em crônicas jornalísticas. 2010. (Seminário).
XXV Encontro Nacional da Anpoll.Léxico e discurso: neologia e intertextualidade na mídia. 2010. (Outra).
Curso de Licenciatura em Letras e Comunicação Social - Jornalismo e Publicidade e Propaganda - UniFOA.A neologia intertextual os textos literário e midiático. 2009. (Encontro).
II Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa.Aspectos Sintático-Semânticos na Leitura e na Produção de Textos. 2009. (Simpósio).
Rosae - I Congresso Internacional de Lingüística Histórica. O percurso do léxico: uma integração entre língua portuguesa, lingüística e literatura. 2009. (Congresso).
VI Congreso Internacional da ABRALIN. Aspectos semântico-discursivos da neologia midiática. 2009. (Congresso).
V Seminário Integrado de Pesquisa em Língua Portuguesa.Aspectos semântico-discursivos das linguagens midiática, jurídica e acadêmica.. 2009. (Seminário).
12° CONGRESSO BRASILEIRO DE LÍNGUA PORTUGUESA DO IP-PUC/SP. Texto e ensino na lusofonia: aspectos discursivos e criações neológicas na mídia e na literatura. 2008. (Congresso).
III SIMPÓSIO INTERNACIONAL SOBRE ANÁLISE DO DISCURSO.Argumentação e textualidade em crônicas jornalísticas. 2008. (Simpósio).
II SEMANA DE ESTUDOS PORTUGUESES. Novas aulas de Português ou novas aulas de linguagem?. 2008. (Congresso).
IV SEMANA DE LETRAS. Aspectos discursivos da neologia intertextual na linguagem midiática. 2008. (Congresso).
Programa de Capacitação de Recursos Humanos.Curso Sintaxe na Produção Textual. 2008. (Oficina).
Programa de Capacitação de Recursos Humanos.O Mundo Lusófono e o Acordo Ortográfico. 2008. (Encontro).
VIII Seminário de Estudos Linguísticos.Trabalhos debatidos: SILVEIRA, Francine de Assis & ROCHA, Celso Fernando. 2008. (Outra).
VII SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO.A escola que queremos: uma integração de linguagens pela cultura. 2008. (Seminário).
XII Congresso Nacional de Lingüística e filologia. Argumentação na produção textual midiática. 2008. (Congresso).
XXIII ENCONTRO NACIONAL DA ANPOLL.Criações neológicas na mídia brasileira e na media lusitana: uma integração entre léxico e discurso. 2008. (Encontro).
7 Congresso Alemão de Lusitanistas. De Guimarães Rosa a Mia Couto: encontros neológicos. 2007. (Congresso).
Conferência Internacional sobre o ensino de Português. 2007. (Outra).
Espaço Lusófono.Portugal ? país lusófono. Que intervenção no mundo. 2007. (Outra).
I Colóquio de Semiótica. 2007. (Outra).
IX Fórum de Estudos Lingüísticos.Aspectos léxico-discursivos em criações midiáticas daquém e dalém-mar. 2007. (Outra).
Léxico e Discurso: Processos de Formação de Palavras e Neologismos.Léxico e Discurso: Processos de Formação de Palavras e Neologismos. 2007. (Seminário).
XI Congresso Nacional de Lingüística e Filologia. O intertexto e o interdiscurso na mídia e na literatura. 2007. (Congresso).
XI Congresso Nacional de Lingüística e Filologia do Cifefil. Mundo lusófono: o ensino da língua portuguesa como elemento integrador. 2007. (Congresso).
X Semana Acadêmica do UGB.Afinal, o ensino de Português mudou mesmo?. 2007. (Outra).
11 Congresso brasileiro de língua portuguesa e 2° Congresso Internacional de Lusofonia do IP-PUC/SP. Variedades do Discurso. 2006. (Congresso).
I Fórum Internacional de Análise do Discurso.Literatura e discurso: relações entre o social e o discursivo. 2005. (Simpósio).
II Seminário Internacional Guimarães Rosa.II Seminário Internacional Guimarães Rosa. 2001. (Seminário).
Participação em bancas
VALENTE, A. C.. A constituição identitária dos sujeitos manifestantes: uma análises sobre os recursos linguísticos como ferramenta de agir social a partir dos suportes do protesto de 3 de julho de 2021. 2022. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
VALENTE, A. C.. Nos gases eu me formei (poeta): Stella do Patrocínio e os recursos expressivos em Reino dos Bichos e dos Animais é meu nome. 2022. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
VALENTE, A. C.. A construção dos argumentos falaciosos acerca do feminino no domínio discursivo religioso/cristão: uma análise fundamentada nas epístolas do apóstolo Paulo. 2021. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
VALENTE, A. C.; BARBOSA, F. A.; BISPO, M. DE F. F.. A neologia no campo semântico da informática: um estudo léxico-discursivo na construção de significantes e significados. 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade do Estado do RJ) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
CONFORTE, A. N.;VALENTE, A. C.; SANTOS, L. W.. A eficácia do emprego das sequências textuais em redações modelo ENEM. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade do Estado do RJ) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
HENRIQUES, C. C.;VALENTE, A. C.; BULHOES, S. N. R.. Crônicas rubro-negras de Nelson Rodrigues: aspectos lexicais e estilísticos. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade do Estado do RJ) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
VALENTE, A. C.; DOMINGUES, M. A.; PAULIUKONIS, M. A. L.. As mil faces de Ancelmo Gois: a construção do ethos em discurso de informação. 2017. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Letras UERJ) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
VALENTE, A. C.; SANTOS, D. S.; OLIVEIRA, M. L. S.. A linguagem do samba: o léxico e a gíria do Fundo de Quintal. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
VALENTE, A. C.; CONFORTE, A. N.; TROUCHE, Lygia. Subjetividade e argumentação: o recorte do real nos títulos de Veja. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
BARBOSA, F. A.;VALENTE, A. C.; CORADO, P. R.. Manuais de redação e os caminhos do texto jornalístico. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
CAVALIERI, Ricardo;VALENTE, A. C.; CORREA, P. A. P.. Empréstimos linguísticos na obra de Machado de Assis. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem) - Universidade Federal Fluminense.
VIEGAS, A. C. C.;VALENTE, A. C.; MACIEL, A. M. C. A.; AMPARO, F. V. S.. A formação do Leitor Crítico na EJA: O Gênero. 2015 - Colégio Pedro II.
CAVALIERI, Ricardo;VALENTE, A. C.; MEDEIROS, V. G.. A descrição do pronome na tradição gramatical brasileira do século XX. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem) - Universidade Federal Fluminense.
VALENTE, A. C.; AZEREDO, J. C. S.; OLIVEIRA, L. M.. As orações subordinadas não classificadas pela NGB: agente da passiva, modal e locativa. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
VALENTE, A. C.; FERRAZ, A. P.; DIAS, L. F.; BICALHO, D. C.. O humor da palavra e o desenvolvimento da competência lexical: Análise de livros didáticos de português dos anos finais do ensino fundamental. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.
MEYER, Rosa Marina Brito; ALENCAR, R. B.; ALBUQUERQUE, A. F. S.;VALENTE, A. C.. "Seu insensível!", "Nossa, meu anjo...": descrição de possessivos sem valor de posse, em estruturas vocativas, não previstos em manuais de ensino de PL2E. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Estudos de Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
VALENTE, A. C.; HENRIQUES, Claudio Cezar; MONNERAT, Rosane Santos Mauro. Persuasão e sedução: os caminhos do texto publicitário pela intertextualidade. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
VALENTE, A. C.. Rio de Janeiro: verdades ou mentiras? A construção da representação social do carioca em questionários abertos. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem) - Universidade Federal Fluminense.
VALENTE, A. C.. Organização do tópico discursivo em charges publicadas em A Gazeta no contexto da campanha eleitoral - 2006. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Linguística) - Universidade Federal do Espírito Santo.
AZEREDO, J. C. S.;VALENTE, A. C.; NETO, G. O.. O aspecto verbal em Vidas Secas: subsídios gramaticais para o estudo da construção narrativa. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
TEDESCO, Maria Teresa;VALENTE, A. C.; UCHÔA, C. E. F.. Do discurso literário à produção textual na escola: a variação linguística como estratégia de dizer. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
VALENTE, A. C.. Medicalização da comida e transformação de pessoas em mercadoria: reflexões a partir de capas de revistas dirigidas ao público feminino. 2012. Dissertação (Mestrado em Alimentação, Nutrição e Saúde) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
VALENTE, A. C.; PEREIRA, Maria Teresa Gonçalves; PEREIRA, Luci Ruas. (Re)descobrindo o prazer da leitura: uma interação entre teoria e prática em sala de aula. 2011. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Letras UERJ) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
VALENTE, A. C.; AZEREDO, J. C. S.; MENEZES, H. P.. Descrição da oração sem sujeito em Língua Portuguesa: função, caracterização e uso. 2011. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Letras UERJ) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
VALENTE, A. C.; AZEREDO, J. C. S.; NETO, G. O.. A preposição COM no texto de Vidas Secas: uma tipologia sintático-semântica. 2011. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Letras UERJ) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
VALENTE, A. C.; AZEREDO, J. C. S.; SANTOS, D. S.. Aspectos semântico-discursivos no léxico da MPB: empréstimos linguísticos no percurso de Noel a Blanc. 2011. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Letras UERJ) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
VALENTE, A. C.; MONNERAT, Rosane Santos Mauro; TROUCHE, Lygia. Análise de material didático com base em tipos e gêneros textuais. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem) - Universidade Federal Fluminense.
VALENTE, A. C.; AZEREDO, J. C. S.; OLIVEIRA, M. L. S.. Ruas Imaginárias: o humor linguístico-expressivo as crônicas de Aldir Blanc. 2010. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Letras UERJ) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
PEREIRA, Maria Teresa Gonçalves;VALENTE, A. C.; OLIVEIRA, M. L. S.. A relevância das manifestações culturais na aula de Língua Portuguesa. 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
SIMÕES, D.;VALENTE, A. C.; MARTINS, A. S.. Iconicidade lexical na representação da língua dos "Brasis". 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
CARNEIRO, Flávio Martins;VALENTE, A. C.; MAYOR, Ana Lucia Almeida Soutto. Vozes silenciadas no mundo ficcional brasileiro: o papel do índio, do negro e do pobre. 2009. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
PEREIRA, Maria Teresa Gonçalves;VALENTE, A. C.; OLIVEIRA, M. L. S.. O papel da imagem na transmissão do conhecimento: sua relevância no ensino. 2009. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
PEREIRA, Maria Teresa Gonçalves;VALENTE, A. C.; PEREIRA, Luci Ruas. Cantando a insatisfação: os recursos linguístico-expressivos na obra de Gonzaguinha. 2009. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
TEDESCO, Maria Teresa;VALENTE, A. C.; MORAES, Márcia Sampaio de. Análise de estratégias argumentativas no gênero editorial. 2008. Dissertação (Mestrado em Pós - GraduaçÃo em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
VALENTE, A. C.; BASILIO, Margarida Maria de Paula; GONÇALVES, Carlos Alexandre Victorio. Formações X-ário no Português do Brasil: um estudo sobre a produtividade lexical. 2006. Dissertação (Mestrado em Letras (Letras Vernáculas)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
JUDICE, N. P. M.; TROUCHE, Lygia;VALENTE, A. C.. Produção escrita: encontros e desencontros entre livros didáticos de PBE e o exame CELPE-BRAS. 2006. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
FONSECA, António M. G.; DUARTE, Isabel M.;VALENTE, A. C.. A Aprendizagem da Língua Portuguesa e a Etiologia do Erro Ortográfico. 2006. Dissertação (Mestrado em Instituto de Educação) - Universidade Católica Portuguesa.
MONNERAT, Rosane Santos Mauro; JUDICE, N. P. M.;VALENTE, A. C.. "Eu escrevo, nós lemos, nós reescrevemos": o processo de produção textual e a afirmação do sujeito-autor no ensino médio. 2005. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal Fluminense.
VALENTE, A. C.. O Estilo em Questão. 2004. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
VALENTE, A. C.. Elomar e Zezé Di Camargo e suas traduções musicais dos sertões do Brasil. 2004. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
VALENTE, A. C.. Revisitanto a correlação em português: sintaxe e retórica. 2004. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
AZEREDO, J. C. S.;VALENTE, A. C.; SALIES, T. G.. Cunha. O gerúndio como expressão da modalidade em português. 2004. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
VALENTE, A. C.. Mulher-signo e significados da mulher na publicidade: reinado ou reificação?. 2004. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
VALENTE, A. C.. A importância do conhecimento prévio para compreensão do humor na publicidade. 2004. Dissertação (Mestrado em Letras (Letras Vernáculas)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
VALENTE, A. C.. O processo de produção ao texto e a construção/afirmação do sujeito autor: análise de relações do Ensino Médio e proposta de ação pedagógica. 2004. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal Fluminense.
VALENTE, A. C.. A Argumentatividade no Diário de Bagdá: uma questão de valores. 2004. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal Fluminense.
AZEREDO, J. C. S.; CAFEZEIRO, Edwaldo Machado;VALENTE, A. C.. Correlação: um processo sintático de estruturação do texto argumentativo. 2004. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
VALENTE, A. C.; SIMÕES, Darcília Marindir Pinto; SIECZKOWSKI, Luís Flávio. A educação do ver para o aperfeiçoamento da leitura. 2003. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
VALENTE, A. C.; PEREIRA, Maria Teresa Gonçalves; PEREIRA, Lucy Ruas. Ruth Rocha: A oralidade em suas instâncias. 2003. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
VALENTE, A. C.; PEREIRA, Maria Teresa Gonçalves; MEYER, Rosa Marina Brito. O fator estilistico na determinação da linguagem irreverente de Gabriel, o Pensador. 2003. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
VALENTE, A. C.; SIMÕES, Darcilia Marindir Pinto; CAFEZEIRO, Edwaldo Machado. A semiótica do texto e da imagem: Uma proposta de (re)leitura dos anúncios publicitários. 2003. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
VALENTE, A. C.. Itens lexicais e outras marcas lingüísticas a serviço da subjetividade em editoriais. 2003. Dissertação (Mestrado em Letras (Letras Clássicas)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
VALENTE, A. C.. A palavra cantada em Aldir Blanc: uma abordagem lingüístico-expressiva. 2003. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
VALENTE, A. C.; PEREIRA, Maria Teresa Gonçalves; MONNERAT, Rosane Santos Mauro. Leitura e produção textual nas aulas de português para o curso de jornalismo/análise de textos - uma porposta didático-pedagógica. 2003. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
VALENTE, A. C.. O intertexto em Chapeuzinho: uma releitura das formas de intertextualidade. 2003. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
HENRIQUES, Claudio Cezar;VALENTE, A. C.; NAYLOR, Andrea Rodrigues. O uso dos pronomes de tratamento nos textos publicitários. 2003. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
PEREIRA, Maria Teresa Gonçalves;VALENTE, A. C.; IORIO, V. M.. O rendimento estilístico da adjetivação na linguagem do jornalismo econômico. 2003. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
VALENTE, A. C.. Outras formas de dizer: gramática e processos cognitivos na constituição dos significados lingüísticos. 2002. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
VALENTE, A. C.. Motivação lingüística e construção de conhecimentos: inter-relações entre língua, sociedade e cognição. 2002. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
VALENTE, A. C.. Manifestações adjetivas: a descoberta do prazer estético na prosa literária e não-literária. 2002. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
VALENTE, A. C.. Estratégia e Marketing na Gestão da Marca. 2002. Dissertação (Mestrado em Administração) - Instituto Metodista Bennett.
VALENTE, A. C.. A palavra caetana: estudos estilísticos. 2002. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
VALENTE, A. C.; PEREIRA, Luci Ruas; HENRIQUES, C. C.. O prazer e o humor nas letras-poéticas de Rita Lee: uma leitura morfossintática, semântica e estilística. 2002. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
PEREIRA, Maria Teresa Gonçalves; PEREIRA, Luci Ruas;VALENTE, A. C.. A metáfora da morte na construção da fala da mulher: uma leitura estilística da obra de Lygia Bojunga Nunes. 2002. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
VALENTE, A. C.. Para tudo não acabar na quarta-feira: aspectos lingüísticos do samba-enredo na década de 90. 2001. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
PEREIRA, Maria Teresa Gonçalves; VASCONCELLOS, M. E. G.;VALENTE, A. C.; AZEREDO, J. C. S.. A (Re)Utilização Estética do Adjetivo e suas manifestações: língua e estilo em Ana Maria Machado. 2001. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
FREITAS, A. A. V.; MORAES, C. A. C.;VALENTE, A. C.. Estratégia e marketing na gestão da marca. 2001. Dissertação (Mestrado em Administração) - Instituto Metodista Bennett.
COSTA, M. DE F. P.;VALENTE, A. C.; PEREIRA, Maria Teresa Gonçalves. Refazendo leituras: de Veríssimo a Charolles, uma questão de coerência. 2000. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
VALENTE, A. C.. Carlos Drummond de Andrade: a poética cotidiana. 2000. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
VALENTE, A. C.; CUNHA, C. P.; HENRIQUES, C. C.. Adições e exclusões: eis as questões. 2000. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
PEREIRA, Maria Teresa Gonçalves; PEREIRA, Luci Ruas;VALENTE, A. C.; TORREIRA, R. Q.. A linguagem publicitária: o universo conotado. 2000. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
SILVEIRA, E.;VALENTE, A. C.; WANDERLEY, J.. Os olhos azuis do cão sem plumas (a poesia de João Cabral de Melo Neto e o processo de conscientização social). 1999. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
CÂMARA, T. M. N. DE L.;VALENTE, A. C.; PEREIRA, Maria Teresa Gonçalves. As múltiplas faces do ser machadiano: proposta de leitura antoponímica. 1998. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
HENRIQUES, Claudio Cezar;VALENTE, A. C.; CAVALIERE, R. S.. A linguagem do futebol: estilo e produtividade lexical. 1998. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
MAIA, J. R. N.;VALENTE, A. C.; PEREIRA, Maria Teresa Gonçalves. Said Ali e o ideal de uma gramática pedagógica. 1997. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
OLIVEIRA, M. A. DE;VALENTE, A. C.; PEREIRA, Maria Teresa Gonçalves. Uma teoria dos conectivos. 1997. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
VALENTE, A. C.. A tradução como poética da leitura. 1996. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
VALENTE, A. C.. De perífrases e não perífrases: um continuum semântico-sintático das estruturas verbo + preposição + infinitivo e sua aplicação ao ensino de PL2E. 2021. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação Estudos de Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
CÂMARA, T. M. N. DE L.;VALENTE, A. C.. Gêneros textuais em uma escola do campo: por uma educação crítico-reflexiva. 2020. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade do Estado do RJ) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
CAVALIERE, R. S.;VALENTE, A. C.. As ideias linguísticas de quatro gramáticos da geração NGB. 2020. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal Fluminense.
VALENTE, A. C.; AZEREDO, J. C. S.; BARBOSA, F. A.; CARMO, L. A.; ROSA, Silvia Oliveira da. (Re)buscando a prefixação em romance de Rubens Figueiredo. 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
VALENTE, A. C.; AZEREDO, J. C. S.; CONFORTE, A. N.; MARTINS, A. S.;PINTO, F. A.. A função modalizadora do verbo e do nome nas crônicas jornalísticas de Nelson Rodrigues. 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
VALENTE, A. C.; HENRIQUES, C. C.; AZEREDO, J. C. S.; CORADO, P. R.; COELHO, F. A. C.. Construções causais e explicativas como estratégias discursivas em textos midiáticos. 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade do Estado do RJ) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
CÂMARA, T. M. N. DE L.;VALENTE, A. C.; SANTOS, D. S.; COELHO, F. A. C.; CASTRO, A. C. R.. A escrita de narrativa nas obras do PNLD do Ensino Fundamental II: descrição, análise e propostas. 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade do Estado do RJ) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
VALENTE, A. C.; HENRIQUES, C. C.; CÂMARA, T. M. N. DE L.; COELHO, F. A. C.; MEDEIROS, L. C. V. W.. Neologismos na mídia impressa contemporânea: uma análise linguístico-discursiva. 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade do Estado do RJ) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
CÂMARA, T. M. N. DE L.; PEREIRA, Maria Teresa Gonçalves;VALENTE, A. C.; CASTRO, A. C. R.; SILVA, A. G. S.. Atividades de escuta no ensino fundamental II de Língua Portuguesa: Por que e como realizá-las. 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade do Estado do RJ) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
CÂMARA, T. M. N. DE L.;VALENTE, A. C.; PEREIRA, Maria Teresa Gonçalves; MARTINS, A. L. M. R. P.; PIMENTEL, C.. A nota jornalística no ensino de Língua Portuguesa: propostas práticas. 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade do Estado do RJ) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
VALENTE, A. C.; CÂMARA, T. M. N. DE L.; CORADO, P. R.; MONNERAT, Rosane Santos Mauro; CONFORTE, A. N.. Dialogismo e polifonia em capas de revistas. 2017. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Letras UERJ) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
MONNERAT, Rosane Santos Mauro; FERES, B. S.; RIBEIRO, P. F. N.;VALENTE, A. C.; PAULIUKONIS, M. A. L.. Ecos do ethos: um golpe na imagem pública de Dilma Roussef em "Veja On Line". 2017. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem) - Universidade Federal Fluminense.
PAULIUKONIS, M. A. L.;VALENTE, A. C.; GOUVÊA, Lucia Helena Martins; FILHO, F. V. P.; CUNHA, T. R.. A construção da emoção no gênero reportagem. 2017. Tese (Doutorado em Letras (Letras Vernáculas)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
VALENTE, A. C.; HENRIQUES, C. C.; AZEREDO, J. C. S.; DIAS, N. B.; ALMEIDA, M. J. A.. "Pode chegar, sá menina": entre conversas, aspectos linguístico-identitário das comunidades rurais do 3 Distrito de Nova Friburgo". 2017. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
HENRIQUES, C. C.;VALENTE, A. C.; MEDEIROS, L. C. V. W.; BARBOSA, F. A.; OLIVEIRA, F. M.. "Anglicismos da área de economia na mídia contemporânea". 2017. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
CAVALIERE, R. S.; SILVA, E. V.; ROSARIO, I. C.;VALENTE, A. C.; BASTOS, N. M. O. B.. Descrição do pronome na tradição gramatical brasileira do século XX. 2017. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem) - Universidade Federal Fluminense.
VALENTE, A. C.; BEAUCLAIR, Marcelo Gomes; REI, C. A. O.; ROCHA, C. M.; MARTINS, A. S.. A interdiscursividade/intertextualidade nas fábulas fabulosas de Millôr Fernandes. 2017. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
OLIVEIRA, H. F.;VALENTE, A. C.; BARBOSA, F. A.; BUCHEB, M. P. V.; SILVA, C. B. M.. Slogans de jornais - as várias faces do discurso da mídia em um signo de autorreferência e afirmação identitária. 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
VALENTE, A. C.; BARBOSA, F. A.; CÂMARA, T. M. N. DE L.; MATOS, L. H. L.; NOBREGA, A. N. A.. Uma análise de estrutura retórica de um gênero em português: a comunicação em VHF a bordo de navios. 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
DUTRA, V. L. R.;VALENTE, A. C.; FERNANDES, M. B. S. B.; COSTA, M. F.; CORADO, P. R.. Expressão substantiva iconicidade a argumentatividade. 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
MEYER, Rosa Marina Brito; ALBUQUERQUE, A. F. S.; OLIVEIRA, T. C. M.; PEREIRA, Maria Teresa Gonçalves;VALENTE, A. C.; FREITAS, M. C.; CÂMARA, T. M. N. DE L.. "Deixa a vida me levar..." Um jeito brasileiro de lidar com a incerteza: uma descrição de aspectos da cultura e do comportamento dos brasileiros como contribuição para a área de português para estrangeiros. 2015. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação Estudos de Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
SILVE, E. V.; NOBRE, M. M. R.; CAVALIERE, R. S.;VALENTE, A. C.; ALBUQUERQUE, F. E.. Percurso histórico da palavra como: de advérbio a preposição. 2014. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal Fluminense.
HENRIQUES, C. C.;VALENTE, A. C.; OLIVEIRA, H. F.; VILACA, Y. E. L.; CORNO, G. O. M. D.. Argumentação e suas estratégias discursivas: um estudo dos conectivos em português. 2014. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
HENRIQUES, C. C.;VALENTE, A. C.; AZEREDO, J. C. S.; MATOS, L. H. L.; GOUVÊA, Lucia Helena Martins. Teoria geral da gramaticalização: introdução ao jogo e a suas regras". 2014. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
TEDESCO, Maria Teresa;VALENTE, A. C.; CÂMARA, T. M. N. DE L.; MACHADO, L.; GARCIA, E. L. M. Y.. Intertextualidade: por uma renovação no ensino de produção escrita. 2014. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
OLIVEIRA, H. F.;VALENTE, A. C.; BARBOSA, F. A.; CYRANKA, L. F. M.; SILVA, C. B. M.. O Ensino da Língua Portuguesa nas escolas públicas do Estado do Rio de Janeiro. 2014. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
HENRIQUES, Claudio Cezar; AZEREDO, J. C. S.;VALENTE, A. C.; MEDEIROS, L. C. V. W.; CORADO, Patrícia Ribeiro. Sujeito sintático e referenciação indeterminada. 2014. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
MUNTEAL FILHO, O.;VALENTE, A. C.; MENEZES, L. M.; SERRA, C. H. A.; MELO, N. C. G.. O jogo de espelho das colonizações: nacionalismo e pós-colonialismo na obra de Edward W. Said. 2014. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
SIMÕES, Darcília Marindir Pinto;VALENTE, A. C.; FERES, B. S.; BERNARDO, S. P.; COSTA, M. F.. Antonomásias discursivas do nome próprio: uma abordagem semiótico-funcional e cognitiva. 2013. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
TROUCHE, Lygia; MONNERAT, Rosane Santos Mauro;VALENTE, A. C.. Análise de material didático com base em tipos e gêneros textuais. 2013. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
PEREIRA, Maria Teresa Gonçalves;VALENTE, A. C.; CÂMARA, T. M. N. DE L.; MEYER, Rosa Marina Brito; CORADO, Patrícia Ribeiro. "Sambas que dão aulas" - A expressividade linguística nas canções de Nei Lopes e Arlindo Cruz. 2013. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
BITTENCOURT, Terezinha; BOTELHO, J. M.;VALENTE, A. C.; MONNERAT, Rosane Santos Mauro; RODRIGUES, M. M.. Humor e ensino: um estudo coseriano sobre veríssimo. 2013. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal Fluminense.
OLIVEIRA, H. F.;VALENTE, A. C.; AZEREDO, J. C. S.; BUCHEB, M. P. V.; FREITAS, L. M. A.. Dissertações de vestibular e ensino da argumentação escrita. 2013. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
PEREIRA, Maria Teresa Gonçalves;VALENTE, A. C.; CÂMARA, T. M. N. DE L.; OLIVEIRA, M. L. S.; PEREIRA, Luci Ruas. O clube de leitores da escola SESC de ensino médio: uma proposta metodológica de incentivo à leitura. 2013. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
VALENTE, A. C.; AZEREDO, J. C. S.; CONFORTE, A. N.; PAULIUKONIS, M. A. L.; CORADO, Patrícia Ribeiro. Do humor da crônica à crônica de humor. 2013. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
MENEZES, Vanda Maria Cardozo;VALENTE, A. C.; FERES, B. S.; TEDESCO, Maria Teresa; MONNERAT, Rosane Santos Mauro. Do título ao texto/ do texto ao título: o processo de estabilização da referência em notícias do jornal "Meia Hora". 2013. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem) - Universidade Federal Fluminense.
TEDESCO, Maria Teresa;VALENTE, A. C.; HENRIQUES, C. C.; GERHARDT, A. F. L. M.; GOMES, R. S.. Sequência descritiva: da análise de livros didáticos de Língua Portuguesa do Ensino Médio a uma proposta para uma sequência didática produtiva. 2013. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
PEREIRA, Maria Teresa Gonçalves;VALENTE, A. C.; OLIVEIRA, M. L. S.; TEDESCO, Maria Teresa; ZACCUR, E. G. S.. Se um leitor num ambiente virtual de aprendizagem: a utilização do insólito como estratégia de leitura e escrita no ensino superior. 2013. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
PAULIUKONIS, M. A. L.;VALENTE, A. C.; DOMINGUES, M. A.; FILHO, F. V. P.; MONNERAT, Rosane Santos Mauro. A construção do Ethos da presidente Dilma Roussef em charges jornalísticas. 2013. Tese (Doutorado em Centro de Letras e Artes) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
AZEREDO, J. C. S.;VALENTE, A. C.; SANTOS, D. S.; MATOS, L. H. L.; OLIVEIRA, M. L. S.. A Referenciação e o mundo de nossos discursos: Do sintagma nominal à construção das cadeias referenciais do texto escrito". 2013. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
AZEREDO, J. C. S.;VALENTE, A. C.; MATOS, L. H. L.; CORREA, I. E. J.; RIBEIRO, M. P.. O léxico, a sintaxe e o discurso poético: uma chave linguística para a leitura de João Cabral de Melo Neto. 2012. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
SIMÕES, Darcilia Marindir Pinto; HENRIQUES, Claudio Cezar;VALENTE, A. C.; MONNERAT, Rosane Santos Mauro; REI, C. A. O.. Estudo dos Neologismos por Amálgama Lexical nas crônicas de Agamenon. 2012. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
VALENTE, A. C.; AZEREDO, J. C. S.; OLIVEIRA, H. F.; MATOS, L. H. L.; FAVERO, L. L.. O ethos do compositor da música popular brasileira no contexto da ditadura militar: uma leitura intertextual. 2012. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
TEDESCO, Maria Teresa; AZEREDO, J. C. S.;VALENTE, A. C.; CARNEIRO, A. D.; SIQUEIRA, J. H. S.. A leitura de tiras de quadrinhos: para uma gramática contrastiva do não verbal com o verbal. 2012. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
SIMÕES, Darcília Marindir Pinto;VALENTE, A. C.; MARTINS, A. S.; RIBEIRO, A. A.; SANTADE, M. S. B.. Técnicas de comunicação e expressão: a semiótica como vetor para a produção textual em diferentes gêneros. 2012. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
VALENTE, A. C.; AZEREDO, J. C. S.; VARGENS, João Batista de M.; CAFEZEIRO, Edwaldo Machado; NETO, G. O.. Mário Pereira de Souza Lima: uma etapa de consolidação do pensamento gramatical brasileiro anterior à NGB. 2011. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Letras UERJ) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
VALENTE, A. C.; PEREIRA, Maria Teresa Gonçalves; HENRIQUES, C. C.; SANTOS, D. S.; OLIVEIRA, M. L. S.. Neologismos na mídia escrita: os empréstimos na publicidade. 2011. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Letras UERJ) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
VALENTE, A. C.; AZEREDO, J. C. S.; VARGENS, João Batista de M.; UCHÔA, C. E. F.; CARNEIRO, A. D.. A esfinge clara em prosa moderna: a contribuição de Othon Moacyr Garcia aos estudos linguísticos, textuais e literários. 2011. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Letras UERJ) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
VALENTE, A. C.; AZEREDO, J. C. S.; HENRIQUES, C. C.; TROUCHE, Lygia; PAULIUKONIS, M. A. L.. A palavra seduzida: aspectos discursivos na crônica de Joaquim Ferreira dos Santos e Antônio Maria. 2011. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Letras UERJ) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
VALENTE, A. C.; QUENTAL, V.; HEMAIS, B. J. W.; RODRIGUES, E. S.; XAVIER, A. C. S.. O internetês: descrição e usos. 2011. Tese (Doutorado em Doutorado - Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
VALENTE, A. C.; OLIVEIRA, H. F.; PEREIRA, Maria Teresa Gonçalves; OLIVEIRA, Ieda Maria F. de; SANTOS, D. S.. Argumentação na mídia impressa: textos opinativos d'O Globo na década de 40 e na atualidade. 2011. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Letras UERJ) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
VALENTE, A. C.; AZEREDO, J. C. S.; OLIVEIRA, H. F.; CAVALIERE, R. S.; MATOS, L. H. L.. Discursos de posse dos presidentes do Supremo Tribunal Federal - Brasil, capital Brasília: uma das faces do ethos do Poder Judiciário. 2011. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Letras UERJ) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
VALENTE, A. C.; MENEZES, Vanda Maria Cardozo; CONSIDERA, A. L.; FERES, B. S.; MONNERAT, Rosane Santos Mauro. A paráfrase e a paródia como (re)construção do "real": o dizer de Jabor e o dizer de Millôr. 2011. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem) - Universidade Federal Fluminense.
VALENTE, A. C.. Argumentação na mídia impressa: textos opinativos d'O Globo na década de 40 e na atualidade. 2010. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
VALENTE, A. C.; SIMÕES, D.; NIEMEYER, L. C. R.; BORGES, R. C. S.; MÜLLER, T. M. P.. O ser negro à vista: construção verbo-visual do negro na propaganda impressa. 2010. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
VALENTE, A. C.; PEREIRA, Maria Teresa Gonçalves; TEDESCO, Maria Teresa; SANTOS, D. S.; TORNAGHI, Alberto José da Costa. BLOG: da internet à sala de aula. 2010. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
MONNERAT, Rosane Santos Mauro; AZEREDO, J. C. S.; JUDICE, N. P. M.; TROUCHE, Lygia;VALENTE, A. C.. Entre barquinhos, carrões e um disco voador: como se posiciona o sujeito nas canções brasileiras da década de 60: ethos e modalização. 2010. Tese (Doutorado em Doutorado em Letras Universidade Federal Fluminense) - Universidade Federal Fluminense.
PAULIUKONIS, M. A. L.; NETO, G. O.;VALENTE, A. C.; PEREIRA, Maria Teresa Gonçalves; ANGELIM, R. C. C.. A enunciação narrativa e a contrução do "ethos". 2010. Tese (Doutorado em Letras (Letras Vernáculas)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
VALENTE, A. C.; PEREIRA, Maria Teresa Gonçalves; HENRIQUES, C. C.; SANTOS, D. S.; TROUCHE, Lygia. O texto acadêmico: coerência e construção do sentido. 2010. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
MENEZES, Vanda Maria Cardozo; TROUCHE, Lygia; SILVEIRA, Eliete Figueira Batista; GAVAZZI, Sigrid;VALENTE, A. C.. Nomeação e qualificação na construção semioliguística dos guerrilheiros personagens em "Operação Araguaia: os arquivos secretos da guerrilha". 2009. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal Fluminense.
CAVALIERI, Ricardo; BITTENCOURT, Terezinha; GONÇALVES, Carlos Alexandre Victorio; SILVA, Maurício da.;VALENTE, A. C.. Sobre a linguagem jurídica: gramática e textualidade. 2008. Tese (Doutorado em Doutorado em Letras Universidade Federal Fluminense) - Universidade Federal Fluminense.
PAULIUKONIS, M. A. L.; CHARAUDEAU, Patrick;VALENTE, A. C.; CORRÊA, Angela Maria da Silva; MONNERAT, Rosane Santos Mauro. Conotações e construção de sujeitos no discurso: uma análise do discurso midiático da boa forma física. 2008. Tese (Doutorado em Letras (Letras Vernáculas)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
GAVAZZI, Sigrid; PIETROLUONGO, Márcia A.; FERNANDES, Nélson N.; SILVA, Maurício da.;VALENTE, A. C.. Sou feia, mas tô na moda: Funk, discurso e discriminação - análise discursiva de documentário. 2007. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal Fluminense.
VALENTE, A. C.; HENRIQUES, Claudio Cezar; SILVA, Maria Emilia Barcellos da; NAYLOR, Andrea Rodrigues; GOUVÊA, Lucia Helena Martins. Os neologismos nas publicações especializadas para adolescentes. 2006. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
MONNERAT, Rosane Santos Mauro; ALMEIDA, Fernando Afonso de; CARNEIRO, A. D.; TROUCHE, Lygia;VALENTE, A. C.. Competências para l(v)er Ziraldo: subsídios teóricos para formação de leitores. 2006. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal Fluminense.
VALENTE, A. C.. Aspectos da progressão e da coesão textual. 2006. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
OLIVEIRA, H. F.; PEREIRA, Maria Teresa Gonçalves;VALENTE, A. C.; GOUVÊA, Lucia Helena Martins; MONNERAT, Rosane Santos Mauro. Falhas redacionais no uso de relatores lógicos em dissertações argumentativas de vestibular. 2006. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
AZEREDO, J. C. S.;VALENTE, A. C.; PEREIRA, Maria Teresa Gonçalves; BONFIM, Eneida do Rego Monteiro; VARGENS, João Batista de M.. Verbo-suporte e expressões cristalizadas. 2006. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
VALENTE, A. C.. A produção do texto do profissional de Letras: um estudo morfossintático entre a UFPE/BRASIL e a FLUP/PORTO. 2006. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade do Porto.
VALENTE, A. C.; RONCARATI, C.; HENRIQUES, C. C.; PRETI, D.. O domínio discursivo religioso: as faces do imperativo e de seus efeitos no fiel. 2005. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal Fluminense.
VALENTE, A. C.; OLIVEIRA, H. F.; HENRIQUES, C. C.; CARNEIRO, A. D.; PAULIUKONIS, M. A. L.. Aspectos da progressão e da coesão textual. 2005. Tese (Doutorado em Letras (Letras Vernáculas)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
GAVAZZI, Sigrid; MONNERAT, Rosane Santos Mauro; TROUCHE, Lygia; OLIVEIRA, H. F.;VALENTE, A. C.. Jornalismo e literatura: os protagonistas do discurso pelos verbos dicendi. 2005. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal Fluminense.
UCHÔA, C. E. F.; PEREIRA, Maria Teresa Gonçalves; HENRIQUES, Claudio Cezar;VALENTE, A. C.; BITTENCOURT, Terezinha. Entre a fala e a escrita: uma proposta de ensino de língua materna a partir dos gêneros discursivos. 2005. Tese (Doutorado em ESTUDOS DE LINGUAGEM) - Universidade Federal Fluminense.
VALENTE, A. C.. Os galicismos na revista FON-FON : as influências lexicais francesas no português do Brasil da Belle Époque. 2003. Tese (Doutorado em Letras (Letras Clássicas)) - Universidade de São Paulo.
VALENTE, A. C.; ULHÔA, Martha Tupinambá de; SIMÕES, Naílson; SAMPAIO, Luiz Paulo; MATTA, Roberto da. Moura. No princípio, era a roda - um estudo sobre samba, partido-alto e outros pagodes. 2003. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
PEREIRA, Maria Teresa Gonçalves; MEYER, Rosa Marina Brito; TORREIRA, R. Q.;VALENTE, A. C.; HENRIQUES, C. C.. Os processos de formação de palavras na crônica jornalística de João Ubaldo Ribeiro. 2000. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
VALENTE, A. C.. A (r)existência das mulheres no mundo do funk carioca: uma análise de letras de funk femininas das décadas de 2000 e 2010. 2021. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade do Estado do RJ) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
VALENTE, A. C.. Construções causais e explicativas como estratégias discursivas em textos midiáticos. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
VALENTE, A. C.. O lugar do gênero no jornalística no ensino e Língua Portuguesa: propostas, práticas e aplicações. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
VALENTE, A. C.. Atividades de escuta no Ensino Fundamental de Língua Portuguesa: por que e como realizá-las. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
VALENTE, A. C.. Os neologismos na mídia impressa contemporânea: uma análise linguístico-discursiva. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade do Estado do RJ) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
VALENTE, A. C.. A escrita de narrativa no Ensino Fundamental II. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade do Estado do RJ) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
MEYER, Rosa Marina Brito; BASILIO, Margarida Maria de Paula;VALENTE, A. C.. NÃO DEIXE PARA FAZER AMANHÃ O QUE DÁ PARA FAZER HOJE - Descrição e ensino de perífrases verbais para falantes de português como segunda língua, como língua estrangeira e como língua de herança. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Departamento de Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
VALENTE, A. C.. A neologia semântica presente em capas de revistas: um estudo à luz da abordagem cognitiva. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade do Estado do RJ) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
VALENTE, A. C.. A função moralizadora do verbo e do nome nas crônicas jornalísticas de Nelson Rodrigues. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade do Estado do RJ) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
VALENTE, A. C.; AZEREDO, J. C. S.; BARBOSA, F. A.. (Re-)buscando a prefixação em romance de Rubens Figueiredo: uma integração entre língua/literatura. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade do Estado do RJ) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
MONNERAT, Rosane Santos Mauro; FERES, B. S.;VALENTE, A. C.. Discurso patêmico e estereótipos: uma análise discursiva da emoção na publicidade impressa. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em ESTUDOS DE LINGUAGEM) - Universidade Federal Fluminense.
VALENTE, A. C.. 'Pode chegar, sá menina': entre conversas, aspectos linguístico-identitários das comunidades rurais do 3 Distrito de Nova Friburgo. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
VALENTE, A. C.. Dialogismo e polifonia em capas de revistas. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
VALENTE, A. C.; HENRIQUES, C. C.. Anglicismos da área de Economia na mídia contemporânea. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
VALENTE, A. C.. Dialogismo e polifonia em capas de revistas. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
VALENTE, A. C.. A iconicidade verbal e a produção de referentes nas Fábulas Fabulosas de Millôr Fernandes. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
VALENTE, A. C.. Slogans de Jornais - as várias faces do discurso da mídia em um signo de autorreferência e afirmação identitária. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
VALENTE, A. C.. A expressão substantiva na produção de sentidos: iconicidade e armentatividade. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
VALENTE, A. C.. Uma anáilise da esrtutura retórica de um gênero em português: a Comunicação em VHF. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
PAULIUKONIS, M. A. L.; GOUVÊA, Lucia Helena Martins;VALENTE, A. C.. A construção da emoção no gênero reportagem. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Letras (Letras Vernáculas)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
VALENTE, A. C.. Aula de Leitura: Um Jogo de Restrição de Sentidos. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
VALENTE, A. C.. Atos de referenciação na construção de sentido em parábolas bíblicas contadas por Jesus. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos) - Universidade Federal do Espírito Santo.
VALENTE, A. C.. Intertextualidade e Interdiscursividade no Ensino Fundamental - uma perspectiva. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
VALENTE, A. C.. Os processos de referenciação e o mundo de nossos discursos: do sintagma nominal à construção das cadeias referenciais dos textos escritos. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
VALENTE, A. C.. Argumentação e suas estratégias discursivas: um estudo dos conectivos em português. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
VALENTE, A. C.. Teoria Geral da Gramaticalização: introdução ao jogo e a suas regras. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
VALENTE, A. C.. O Brasil nos dicionários de Língua Portuguesa: grupos humanos e fatos históricos. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
VALENTE, A. C.. A indeterminação do sujeito em português: processos sintático-semântico-discursivos". 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
VALENTE, A. C.. Intertextualidade: por uma renovação no ensino de produção escrita. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
VALENTE, A. C.. Se um leitor em tempo de corpos misturados: a utilização de insólitos como estratégia de leitura e escrita em AVA. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
VALENTE, A. C.. O ensino da língua portuguesa nas escolas públicas do estado do Rio de Janeiro. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
VALENTE, A. C.; BITTENCOURT, Terezinha; BOTELHO, J. M.. Uma abordagem coseriana da construção discursiva do humor em comédias da vida privada - edição especial para escolas, de Verissimo. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Letras Universidade Federal Fluminense) - Universidade Federal Fluminense.
VALENTE, A. C.. Vozes na colônia: um estudo discursivo do dicionário geral. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Pós-Graduação em Letras UERJ) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
VALENTE, A. C.. O ethos do compositor da Música Popular Brasileira no contexto da Ditadura Militar. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Pós-Graduação em Letras UERJ) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
VALENTE, A. C.. Técnicas de comunicação e expressão: a semiótica como vetor para a produção textual e diferentes gêneros. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Pós-Graduação em Letras UERJ) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
VALENTE, A. C.. Formação amálgama neológica e ensino de português. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Pós-Graduação em Letras UERJ) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
VALENTE, A. C.. Antonomásias não lexicalizadas: uma abordagem semiótico-funcional e cognitiva. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Pós-Graduação em Letras UERJ) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
VALENTE, A. C.. Argumentação na mídia impressa: textos opinativos d'O Globo na década de 40 e na atualidade. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
VALENTE, A. C.. A Esfinge Clara em Prosa Moderna. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
VALENTE, A. C.. Neologismos na mídia escrita: os empréstimos na publicidade. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
VALENTE, A. C.. O homem negro e sua tradução na publicidade do Governo Lula (2006-2010). 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
VALENTE, A. C.. A palavra seduzida: Aspectos discursivos na crônica de Joaquim Ferreira dos Santos e Antônio Maria. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
VALENTE, A. C.. Os Discursos de posse dos presidentes do Supremo Tribunal Federal - Brasil, capital Brasília. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
VALENTE, A. C.. Performativo da linguagem e heterogeneidade enunciativa em Machado de Assis: Esaú e Jacó e Memorial de Aires. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
MONNERAT, Rosane Santos Mauro; MENEZES, Vanda Maria Cardozo;VALENTE, A. C.. A constituição de identidades sociais em entrevistas da mídia impressa. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Universidade Federal Fluminense.
VALENTE, A. C.. Blog: da internet à sala de aula. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
VALENTE, A. C.. Exame de Qualificação para o Doutorado de Jorge Azevedo Moreira. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Letras (Letras Vernáculas)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
VALENTE, A. C.. Tradição e transgressão: um estudo do vocabulário em "O Feitiço da Ilha do Pavão". 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
MONNERAT, Rosane Santos Mauro; CAVALIERI, Ricardo;VALENTE, A. C.. Propostas para a adequação do discurso jurídico a anseios sociais: uma interface entre Direito e Lingüística. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Universidade Federal Fluminense.
HENRIQUES, C. C.;VALENTE, A. C.; SILVA, Maria Emilia Barcellos da; NAYLOR, Andrea Rodrigues; GOUVÊA, Lucia Helena Martins. Os neologismos nas publicações especializadas para adolescentes. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
VALENTE, A. C.. Falhas redacionais no uso de relatores lógicos em dissertações argumentativas de vestibular. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
VALENTE, A. C.. Verbo-suporte e expressões cristalizadas. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
VALENTE, A. C.; OLIVEIRA, H. F.; MONNERAT, Rosane Santos Mauro. Influência do português de Portugal ainda hoje no Brasil: estudo de casos de colônias lusas na cidade do Rio de Janeiro e adjacências, em relação à temporalidade no discurso. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
VALENTE, A. C.; AZEREDO, J. C. S.; VEREZA, S.. A metáfora e a intertextualidade: uma realização multicultural na Língua Portuguesa. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
VALENTE, A. C.; DINIZ, J. C. V.; PEREIRA, Maria Teresa Gonçalves. Antonio Nóbrega: aspectos de língua portuguesa sob um viés cultural na obra artística de um brincante pernambucano. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
VALENTE, A. C.; HENRIQUES, C. C.; AZEREDO, J. C. S.. Mário Quintana em verso e prosa: uma teoria do poético e da leitura. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
VALENTE, A. C.; JUDICE, N. P. M.; MONNERAT, Rosane Santos Mauro. Competência para L (V) Er Ziraldo: Subsídios Teóricos para o Ensino de Leitura. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Universidade Federal Fluminense.
VALENTE, A. C.. Verbos dicendi: persona e personagem na mídia e na literatura. 2004. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Universidade Federal Fluminense.
GAVAZZI, Sigrid;VALENTE, A. C.; RONCARATI, C.. Refletindo sobre o ensino da gramática normativa: a morfossintaxe a serviço da expressão. 2000. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Letras Universidade Federal Fluminense) - Universidade Federal Fluminense.
AMORIM, M. S.;VALENTE, A. C.. Pontos de vista e representações discursivas: uma análise textual e discursiva da narrativa bíblica em evangelhos sinóticos. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
VALENTE, A. C.. A intertextualidade em textos midiáticos como fator de compreensão textual. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade do Estado do RJ) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
VALENTE, A. C.. A metalinguagem na publicidade. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade do Estado do RJ) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
VALENTE, A. C.. A neologia no campo semântico da informática: um estudo léxico-discursivo na construção de significantes e significados. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
VALENTE, A. C.. O futebol rubro-negro rodrigueano: aspectos léxico-estilístico. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
VALENTE, A. C.. A expressividade do aspecto verbal em português. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade do Estado do RJ) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
VALENTE, A. C.. Redação modelo ENEM: modos de organização do discurso e sequências textuais. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade do Estado do RJ) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
VALENTE, A. C.. Banca examinadora da Defesa de Memorial, com vistas à promoção à Classe de Docente Titular de Maria Teresa Tedesco Vilardo Abreu. 2022. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
VALENTE, A. C.. Banca examinadora da Defesa de Memorial, com vistas à promoção à Classe de Docente Titular de Lívia Suassuna. 2021. Universidade Federal de Pernambuco.
VALENTE, A. C.. Concurso para professor titular de Língua Portuguesa do Instituto de Letras da UERJ. 2002. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
VALENTE, A. C.. Banca examinadora da Defesa de Memorial, com vistas à promoção à Classe de Docente Titular de Silvia Oliveira da Rosa Fernandes. 2022. Colégio Pedro II.
VALENTE, A. C.. Banca examinadora da Defesa de Memorial, com vistas à promoção à Classe de Docente Titular de Marcelo Beauclair. 2021. Colégio Pedro II.
VALENTE, A. C.. Banca Examinadora para o Processo de Progressão Funcional Docente nas categorias de Associado. 2019. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
VALENTE, A. C.. Comissão Examinadora do Concurso Público para Professor Efetivo da área de língua portuguesa do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas do Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense. 2017. Universidade Federal Fluminense.
VALENTE, A. C.. Comissão Examinadora do Concurso Público para Professor Adjunto de Língua Portuguesa. 2015. Universidade Federal Fluminense.
VALENTE, A. C.. Concurso Público de Provas e Títulos para Professor Adjunto, com Dedicação Exclusiva, na área/subárea de Linguística/Teoria e Análise Linguística. 2012. Universidade Federal do Espírito Santo.
VALENTE, A. C.. Concurso Público de Professor Adjunto do Departamento de Expressão e Linguagens. 2010. Universidade Federal do Rio de Janeiro.
VALENTE, A. C.. Professor Adjunto do Departamento de Expressão e Linguagens. 2010. Universidade Federal do Rio de Janeiro.
VALENTE, A. C.; PAULIUKONIS, M. A. L.; GAVAZZI, Sigrid; AZEVEDO,João Luiz Ferreira; RODRIGUES, Tânia Maria Bezerra. Membro titular da Comissão Examinadora do Concurso Público de Provas e Títulos para Professor Adjunto na área de Letras/Língua Portuguesa. 2009. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
VALENTE, A. C.. Membro titular da Banca Examinadora de Concurso Público de Provas e Títulos para Professor Adjunto na Área/subárea de Linguística /Língua Portuguesa. 2008. Universidade Federal do Espírito Santo.
VALENTE, A. C.; AZEVEDO,João Luiz Ferreira; RODRIGUES, Tânia Maria Bezerra; PAULIUKONIS, M. A. L.; GAVAZZI, Sigrid. Comissão Examinadora do Concurso Público de provas e Títulos, para Professor Adjunto, na área de Letras/Língua Portuguesa do Departamento de Tecnologias e Linguagens do Instituto Multidisciplinar. 2008. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
VALENTE, A. C.. Membro da Comissão Examinadora no Concurso Oúblico de Títulos e Provas para provimento do Cargo de Professor Assistente de Língua Portuguesa. 2004. Universidade Federal Fluminense.
VALENTE, A. C.. Suplente do concurso para Professor Adjunto de Língua Portuguesa. 1998. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
VALENTE, A. C.. Professor assistente de Língua Portuguesa e Lingüística do Departamento de Letras da Faculdade de Formação de Professores da UERJ. 1995. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
VALENTE, A. C.. Banca examinadora para concurso de Livre-docência de Fernando Moreno da Silva. 2021. Universidade de São Paulo.
OLIVEIRA, T.;VALENTE, A. C.; SOVIK, L. R.; RAMOS, G. M. A.. Banca de Avaliação para fins de promoção para a classe Titular do docente do CEFET-RJ Professor(a) Dr(a). Roberto Carlos da Silva Borges. 2018. Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.
BORBA, S. M. V.;VALENTE, A. C.; MOURA, A. P. A. C.. Banca Examinadora para Progressão Docente nas categorias de Assistente, Adjunto e Promoção Funcional Docente à categoria Associado. 2018. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
VALENTE, A. C.; MORAES, Márcia Sampaio de; LEITÃO, Luiz Ricardo; FACCO, Lúcia. Comissão Interna de julgamento dos trabalhos o CAp - UERJ na Olimpíada de Língua Portuguesa. 2009. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
CORRÊA E CASTRO, Marcelo M.; ANDRADE, Ludmila Thomé de.; GOULART, Cecílla;VALENTE, A. C.; KLEIMAN, Ângela. Membro efetivo da banca examinadora do concurso público para professor adjunto de Língua Portuguesa da Faculdade de Educação. 2006. Universidade Federal do Rio de Janeiro.
VALENTE, A. C.. Membro efetivo da banca examinadora do concurso público para professor adjunto de Língua Portuguesa. 2005. Universidade Federal Fluminense.
VALENTE, A. C.. Membro da Banca de seleção do Doutorado em Língua Portuguesa. 2004. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
VALENTE, A. C.. Membro da Banca de seleção do Mestrado em Letras. 2004. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
VALENTE, A. C.. Membro da banca de seleção do Mestrado em Língua Portuguesa. 2003. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
VALENTE, A. C.. Membro da banca de seleção do Doutorado em Língua Portuguesa. 2003. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
VALENTE, A. C.. Doutorado em Língua Portuguesa. 2001. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
VALENTE, A. C.. Membro da banca de seleção do Mestrado em Língua Portuguesa. 2001. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
VALENTE, A. C.. Coordenador da banca de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira do concurso vestibular da Universidade Estadual do Rio de Janeiro. 2001. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
VALENTE, A. C.. Mestrado em língua portuguesa. 1999. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
VALENTE, A. C.. Presidente da Banca de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira do concurso vestibular da Universidade Estadual do Norte Fluminense. 1999. Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.
VALENTE, A. C.. Membro da banca de seleção do Mestrado em Língua Portuguesa. 1998. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
VALENTE, A. C.. Professor adjunto de Língua Portuguesa. 1998. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
VALENTE, A. C.. Presidente da banca de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira do concurso vestibular da Universidade Estadual do Norte Fluminense. 1998. Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.
VALENTE, A. C.. Membro da banca de seleção do Mestrado em Língua Portuguesa. 1997. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Orientou
Da fotopotoca ao meme: uma abordagem linguístico-discursiva; 2022; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: André Crim Valente;
A origem do ódio: a modalização deôntica nas postagens de Olavo de Carvalho; 2021; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade do Estado do RJ) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: André Crim Valente;
Neologimos na esfera da alimentação em oito marcas: uma interpretação semântico-discursiva; 2021; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade do Estado do RJ) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: André Crim Valente;
A intertextualidade como (não) fator de compreensão; 2021; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade do Estado do RJ) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: André Crim Valente;
A persuasão da metalinguagem na publicidade; 2020; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade do Estado do RJ) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: André Crim Valente;
A neologia no campo semântico da informática: um estudo léxico-discursivo na contrução de significantes e significados; 2019; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade do Estado do RJ) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: André Crim Valente;
As orações causais entre o tradicional e o funcionalismo nas crônicas da Belle Époque carioca: da Gramática ao contexto social, pragmático e discursivo; 2019; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade do Estado do RJ) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: André Crim Valente;
As mil faces de Ancelmo Gois: a construção do ethos em discurso de informação; 2017; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: André Crim Valente;
A linguagem do samba: o léxico e a gíria do Fundo de Quintal; 2017; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: André Crim Valente;
Argumentação na linguagem jornalística; 2016; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: André Crim Valente;
"Corra que a polícia vem aí!" A (des)contrução da imagem da Polícia Militar em notícia jornalística; 2015; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: André Crim Valente;
A intertextualidade e a interdiscursividade como estratégias argumentativas nas charges de Angeli e Glauco; 2015; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: André Crim Valente;
A função modalizadora de adjetivos e advérbios na construção do eu; 2014; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: André Crim Valente;
As orações subordinadas não classificadas pela NGB: agente da passiva - modal - locativa; 2013; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: André Crim Valente;
Canto do poeta do povo: um estudo estilístico nas letras de João do Vale; 2013; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: André Crim Valente;
A construção do discurso publicitário contemporâneo com imagens de família: aspectos linguístico-discursivos; 2013; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: André Crim Valente;
Persuasão e sedução: os caminhos do texto publicitário pela intertextualidade e interdiscursividade; 2012; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: André Crim Valente;
Aspectos semântico-discursivos no léxico da MPB: empréstimos linguísticos no percurso de Noel a Blanc; 2011; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: André Crim Valente;
Ruas Imaginárias: O Humor Linguístico-Expressivo nas Crônicas de Aldir Blanc; 2010; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: André Crim Valente;
As metalinguagens do samba; 2007; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: André Crim Valente;
Semântica discursiva em textos não-literários: a expressividade da palavra e não-palavra; 2006; 143 f; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: André Crim Valente;
Manchetes joernalísticas: ideologia e argumentatividade; 2005; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: André Crim Valente;
O estilo em questão; 2004; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: André Crim Valente;
A intertextualidade e o neologismo na construção de sentidos de uma nova ordem política brasileira; 2004; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: André Crim Valente;
Flexão de sexo, derivação de gênero - encontros e desencontros na descrição e no ensino de gêneros dos substantivos; 2003; 0 f; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: André Crim Valente;
Leitura e produção textual nas aulas de português para o curso de jornalismo / Análise de textos uma proposta didático-pedagógica; 2003; 0 f; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: André Crim Valente;
O intertexto em Chapeuzinho: uma releitura das formas de intertextualidade; 2003; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: André Crim Valente;
Problemas de coesão e coerência em redações escolares: uma breve análise de redações do 3 ciclo do ensino fundamental da rede pública; 2002; 0 f; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: André Crim Valente;
Língua e estilo: a ironia e o humor em Luís Fernando Veríssimo; 2002; 0 f; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: André Crim Valente;
Leituras do cotidiano: metáfora e intertextualidade como estratégias para entender o mundo; 2002; 0 f; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: André Crim Valente;
O prazer e o humor nas letras poéticas de Rita Lee: uma leitura morfossintática, semântica e estilística; 2002; 0 f; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: André Crim Valente;
Ironia como tempero discursivo, com uma pitada de Agamenon; 2002; 0 f; Dissertação - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: André Crim Valente;
Aspectos morfossintáticos e semântico-estilísticos no jargão médico; 2002; 0 f; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: André Crim Valente;
Um estudo sobre a intertextualidade nas colunas/crônicas de Luís Fernando Veríssimo e nas charges de Miguel Paiva; 2002; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: André Crim Valente;
O universo feminino em Clarice Lispector: uma abordagem interdisciplinar do perfil das personagens e partir da análise morfossintática e semântico-estilística dos adjetivos em Laços de família e Felicidade Clandestina; 2001; 0 f; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: André Crim Valente;
A linguagem popular e inventiva de Dias Gomes; 2001; 0 f; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: André Crim Valente;
Manifestações adjetivas: a descoberta do prazer estético na prosa literária e não-literária; 2001; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Coorientador: André Crim Valente;
A partícula apassivadora SE: uma abordagem histórico-semântica; 2000; 0 f; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: André Crim Valente;
O empréstimos linguísticos e a dominação estrangeira: um estudo comparativo dos estrangeirismos na língua portuguesa e espanhola; 1999; 0 f; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: André Crim Valente;
Pelluso; A Tradução como (des)contrução: recriação da linguagem e aspectos semânticos; 1999; 0 f; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: André Crim Valente;
Construções neológicas em João Guimarães Rosa; ; ; veredas!: Uma abordagem semântico-estilística para ler em suas tortas linhas; 1999; 0 f; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: André Crim Valente;
O ensino da língua portuguesa: novas propostas; 1999; 0 f; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: André Crim Valente;
Nogueira; A Função Expressiva do Coloquialismo nas Crônicas Jornalísticas de João Ubaldo Ribeiro: uma abordagem linguística pluridimensional; 1998; 0 f; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: André Crim Valente;
'Para bom entendedor, meia palavra basta' Recursos linguístico-discursivos na construção do humor nas tirinhas de André Dahmer; 2022; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: André Crim Valente;
A mentira nos tempos da pós-verdade: a linguagem nas fake news; 2022; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade do Estado do RJ) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: André Crim Valente;
Resistência feminina no funk: uma análise das letras de funk femininas das décadas de 2000 e 2010; 2022; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade do Estado do RJ) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: André Crim Valente;
A neologia semântica presente em capas de revista: um estudo à luz da abordagem cognitiva; 2019; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade do Estado do RJ) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: André Crim Valente;
(Re) buscando a prefixação em romance de Rubens Figueiredo: uma integração entre língua e literatura; 2018; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: André Crim Valente;
Construções causais e explicativas como estratégias discursivas em textos midiáticos; 2018; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: André Crim Valente;
A função modalizadora do verbo e do nome nas crônicas jornalísticas de Nelson Rodrigues; 2018; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: André Crim Valente;
Neologismos na mídia impressa contemporânea: uma abordagem linguístico-discursiva; 2018; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade do Estado do RJ) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: André Crim Valente;
DIALOGISMO E POLIFONIA EM CAPAS DE REVISTAS; 2017; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: André Crim Valente;
"Pode chegar, sá menina": entre conversas, aspectos linguístico-identitários das comunidades rurais do 3 Distrito de Nova Friburgo; 2017; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: André Crim Valente;
Uma análise da estrutura retórica de um gênero em português: A Comunicação em VHF; 2016; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: André Crim Valente;
O Brasil nos dicionários de língua portuguesa: grupos humanos e fatos históricos; 2015; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: André Crim Valente;
Nascimento; A futuridade verbal no espaço da lusofonia; 2015; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: André Crim Valente;
Do humor da crônica à crônica de humor: uma análise dialógico-discursiva do humor em crônicas do jornal O GLOBO; 2013; Tese (Doutorado em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: André Crim Valente;
Intertextualidade e Interdicursividade no Ensino Fundamental: Uma Perspectiva Dialógica para o Livro Didático de Português; 2013; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: André Crim Valente;
Neologia e linguagem política na primeira década do séciulo XXI; 2012; Tese (Doutorado em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: André Crim Valente;
Aspectos discursivos da lexicografia: prefácios de dicionários monolingues portugueses dos séculos XVIII a XX; 2012; Tese (Doutorado em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: André Crim Valente;
O ethos do compositor da música popular brasileira no contexto da ditadura militar: uma leitura intertextual; 2012; Tese (Doutorado em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: André Crim Valente;
A Esfinge Clara em Prosa Moderna: A contribuição Lingüístico-literária de Othon Moacyr Garcia; 2011; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade do Estado do RJ) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: André Crim Valente;
Discursos de Posse dos Presidentes do Supremo Tribunal Federal: a tênue fronteira entre os domínios discursivos jurídico e político; 2011; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade do Estado do RJ) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: André Crim Valente;
Aspectos léxico-discursivos nas Crônicas de Antonio Maria e Joaquim Ferreira dos Santos; 2011; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade do Estado do RJ) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: André Crim Valente;
Neologismos na mídia escrita: os escritos na publicidade; 2011; Tese (Doutorado em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: André Crim Valente;
O texto acadêmico: coerência e construção do sentido; 2010; Tese (Doutorado em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: André Crim Valente;
A intertextualidade nas redações de vestibular: uma reflexão sobre os gêneros que constroem o discurso do vestibulando; 2009; Tese (Doutorado em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: André Crim Valente;
Palavra de bamba: estudo léxico-discursivo de pioneiros do samba urbano carioca; 2009; Tese (Doutorado em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: André Crim Valente;
Veja: Ideologia e Argumentatividade em Revista; 2009; Tese (Doutorado em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: André Crim Valente;
Língua Portuguesa - Língua Brasileira: atitudes e crenças de José de Alencar e Mário de Andrade; 2008; Tese (Doutorado em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: André Crim Valente;
Tradição e transgressão: um estudo do vocabulário em; 2008; Tese (Doutorado em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: André Crim Valente;
Influência do Português de Portugal ainda hoje no Brasil: estudo de caso de colônias lusas do Rio de Janeiro e adjacências, em relação à temporalidade no discurso; 2007; Tese (Doutorado em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: André Crim Valente;
Mário Quintana em verso e prosa: uma teoria do poético e da leitura; 2006; 210 f; Tese (Doutorado em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: André Crim Valente;
A metáfora e a intertextualidade: uma realização multicultural na Língua Portuguesa; 2006; Tese (Doutorado em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: André Crim Valente;
Antonio Nóbrega: a expressão lingüístico-poético-musical de um brincante pernambucano; 2006; Tese (Doutorado em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: André Crim Valente;
2015; Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; André Crim Valente;
Neologismo no forró: a valorização linguística como herança cultural; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Língua Portuguesa) - Liceu Literário Português; Orientador: André Crim Valente;
Metáforas nos discursos e textos de Mário Sérgio Cortella: didática, imaginação e humor; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Língua Portuguesa) - Liceu Literário Português; Orientador: André Crim Valente;
Predicação versus transitividade: a complexidade sintático-semântica; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Língua Portuguesa) - Liceu Literário Português; Orientador: André Crim Valente;
A expressividade dos advérbios no universo machadiano; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Língua Portuguesa) - Liceu Literário Português; Orientador: André Crim Valente;
Alegoria e metáfora: análise do emprego na obra ?A metamorfose?, de Franz Kafka; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Língua Portuguesa) - Liceu Literário Português; Orientador: André Crim Valente;
Ancorando um navio no espaço: reflexões linguístico-estilístico sobre a poesia de Ana Cristina César; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Língua Portuguesa) - Liceu Literário Português; Orientador: André Crim Valente;
O processo de significação das palavras: a fronteira entre polissemia e homonímia; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: André Crim Valente;
O desempenho das marcas linguísticas na argumentação; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: André Crim Valente;
Os pronomes pessoais retos e a representação do sujeito indeterminado; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: André Crim Valente;
A presença, o significado e o efeito da intertextualidade na titulação de reportagens jornalísticas; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: André Crim Valente;
Noel Riso: uma análise do humor nas músicas de Noel Rosa; 2002; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: André Crim Valente;
Mudança do ensino da Língua e a influência da Lingüística; 2002; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: André Crim Valente;
A produção de texto e o ensino da Língua Portuguesa: uma abordagem crítica; 2001; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: André Crim Valente;
Leitura e interpretação: meios essenciais para o êxito escolar; 2001; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: André Crim Valente;
Aspectos semântico-estilísticos da linguagem publicitária em outdoors; 2001; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: André Crim Valente;
Linguagem e sedução na propaganda; 2001; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: André Crim Valente;
Desenvolvimentos tecnológicos que influenciaram os últimos quarenta anos de gravação de áudio no mundo e no Brasil; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Faculdades Integradas Hélio Alonso; Orientador: André Crim Valente;
Marketing Digital; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Faculdades Integradas Hélio Alonso; Orientador: André Crim Valente;
O sujeito surdo e a acessibilidade nos meios de comunicação; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Faculdades Integradas Hélio Alonso; Orientador: André Crim Valente;
A relação do ator com a mídia e a sociedade; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Faculdades Integradas Hélio Alonso; Orientador: André Crim Valente;
Folkcomunicação: a mídia dos excluídos; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Faculdades Integradas Hélio Alonso; Orientador: André Crim Valente;
Funções da linguagem na publicidade impressa brasileira; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Faculdades Integradas Hélio Alonso; Orientador: André Crim Valente;
Propaganda e ideologia; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Faculdades Integradas Hélio Alonso; Orientador: André Crim Valente;
Vivo na flauta: a história da Flauta no Brasil através de três gerações; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Faculdades Integradas Hélio Alonso; Orientador: André Crim Valente;
A função modalizadora dos verbos auxiliares nos editoriais jornalísticos; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: André Crim Valente;
Adjetivos e adjetivações no canto "Entre santos", de Machado de Assis; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: André Crim Valente;
Análise do emprego de advérbios modalizadores em entrevistas jornalísticas; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: André Crim Valente;
Diminutivo: uma questão de afetividade em Clarice Lispector; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: André Crim Valente;
Provas para seleção de docentes de Língua Portuguesa: a construção discursiva do perfil de professor; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: André Crim Valente;
Aquisição de L2 em contexto de mudança: um estudo sobre o processo de aquisição/aprendizagem no italiano por falantes do português brasileiro; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: André Crim Valente;
Interação e encenação em "Ao pé da letra": um estudo discursivo; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: André Crim Valente;
A variação lingüística em um projeto político-pedagógico; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: André Crim Valente;
A gíria e o ensino da lìngua Portuguesa; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: André Crim Valente;
Coesão e coerência: caminhando com os alunos em busca da textualidade; 2002; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: André Crim Valente;
O cômico e o irônico em Ariano Suassuna; 2002; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: André Crim Valente;
Advérbio: uma comparação entre as diferentes abordagens; 2002; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: André Crim Valente;
O Mambembe; 2001; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: André Crim Valente;
Monitoria; 2001; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: André Crim Valente;
Estágio Interno Complementar; 2000; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: André Crim Valente;
Estágio Interno Complementar; 1998; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: André Crim Valente;
Produções bibliográficas
-
VALENTE, ANDRÉ CRIM . Polissemia e interdiscursividade nos cartuns de Bruno Drummond: uma abordagem linguístico-discursiva. Gragoatá (UFF) , v. 24, p. 785-808, 2020.
-
VALENTE, ANDRÉ . Aspectos semântico-discursivos da renovação lexical em época de Lava Jato e governo Bolsonaro. LINHA D'AGUA , v. 32, p. 79-97, 2019.
-
VALENTE, A. C. ; PINTO, F. A. . De Saussure a Charaudeau: o signo da língua e o signo do discurso. Matraga (Rio de Janeiro) , v. 21, p. 148-167, 2014.
-
VALENTE, A. C. . Guimarães Rosa e Mia Couto: encontros neológicos. Verla Dr.Kovac GmbH , v. x, p. 233-242, 2012.
-
VALENTE, A. C. . Coesão e coerência em textos jornalísticos. Revista Comum, Rio de Janeiro, p. 5-23, 2001.
-
VALENTE, A. C. . A intertextualidade na mídia. Dialogarts, Rio de Janeiro, v. 4, p. 79-88, 2000.
-
VALENTE, A. C. . Unidade e variação na língua portuguesa. 1. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.
-
VALENTE, A. C. . Neologia na mídia e na literatura: percursos linguístico-discursivos. 1. ed. Rioi de Janeiro: Quartet, 2012. 164p .
-
VALENTE, A. C. ; PEREIRA, Maria Teresa Gonçalves (Org.) . Língua Portuguesa: descrição e ensino. 1. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2012. v. 1. 320p .
-
VALENTE, A. C. . Língua Portuguesa e Identidade: marcas culturais. 1. ed. Rio de Janeiro: Caetés, 2007. v. 2000. 213p .
-
VALENTE, A. C. . Aulas de Português: perspectivas inovadoras. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1999. v. 1. 268p .
-
VALENTE, A. C. . Língua, Linguística e Literatura:uma integração para o ensino. 1. ed. Rio de Janeiro: EdUERJ, 1998. v. 1. 333p .
-
VALENTE, A. C. . A linguagem nossa de cada dia. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1997. v. 1. 240p .
-
VALENTE, A. C. . A linguagem nossa de cada dia. 1ª. ed. Rio de Janeiro: Leviatã, 1995. v. 1. 240p .
-
VALENTE, A. C. . Conversa com o escritor Martinho da Vila. In: Denise Salim; Flávio Aguiar Barbosa. (Org.). O português daqui, dali e de lá: por uma língua que nos una. 1ed.São Paulo: Parábola Editorial, 2021, v. , p. 29-46.
-
VALENTE, A. C. ; CONFORTE, A. N. . GREENGO DICTIONARY E LE PETIT BR:MUITO ALÉM DA FRASEOLOGIA. In: Suzete Silva. (Org.). Fraseologia & Cia. Brasil e Cuba. Homenagem a Cárdenas, Carneado e Tristá - Volume 3. 1ed.Campinas: Pontes Editores, 2021, v. 3, p. 177-198.
-
VALENTE, A. C. . Aspectos semâticos e traços etimológicos na produção textual. In: Denise Salim; Flávio Aguiar Barbosa; Sheila Hue. (Org.). O sentimento da língua: Homenagem a Evanildo Bechara. 1ed.Rio de Janeiro: NAU editora, 2020, v. , p. 13-24.
-
VALENTE, A. C. . A renovação lexical na mídia: aspectos linguístico-discursivos das criações vernaculares e dos estrangeirismos. In: Aparecida Negro Isquerdo; Celina Márcia de Souza Andrade. (Org.). As ciências do léxico. 1ed.Campo Grande: Ed. UFMS, 2020, v. IX, p. 68-81.
-
VALENTE, A. C. . A língua portuguesa na poesia musical e na prosa literária: aspectos semântico-estilísticos. In: Tania Maria Nunes de Lima Camara; Denise Salim Santos; Flávio de Aguiar Barbosa; Alexandre do Amaral Ribeiro. (Org.). Língua portuguesa: tradições e modernidade. 1ed.São Paulo: Parábola, 2019, v. 1, p. 31-49.
-
VALENTE, A. C. . A força argumentativa do adjetivo na linguagem midiática: aspectos sintático-semânticos e linguístico-discursivos. In: Neusa Barbosa Bastos. (Org.). Língua Portuguesa: história, memória e intersecções lusófonas. 1ed.São Paulo: EDUC: IP-PUC, 2018, v. , p. 121-132.
-
VALENTE, A. C. . A dinamicidade semântico-gramatical no ensino do português do Brasil. In: Fabio André Coelho; Jefferson Evaristo do Nascimento Silva. (Org.). Ensino de Língua Portuguesa. 1ed.Rio de Janeiro: Gramma, 2018, v. I, p. 43-60.
-
VALENTE, A. C. . Deslizamento categorial em sintagma nominal: traços morfossintáticos e aspectos semântico-discursivos. In: João Veloso; Joana Guimarães; Purificação Silvano; Rui Sousa-Silva. (Org.). A linguística em diálogo: volume comemorativo dos 40 anos do centro de linguística. 1ed.Porto: Centro de Linguística da Universidade do Porto, 2018, v. , p. 509-525.
-
VALENTE, A. C. . Argumentatividade na linguagem midiática: aspectos linguístico-discursivos do adjetivo. In: Maria Helena Moura Neves; Diana Luz Pessoa de Barros. (Org.). A gramática e seu interfaceamento com os campos de atuação na comunidade. 1ed.São Paulo: Cultura Acadêmica, 2018, v. 1, p. 121-132.
-
VALENTE, A. C. . A dinamicidade linguística dos processos de formação de palavras na neologia midiática. In: Aparecida Negri Isquerdo; Giselle Olivia Mantovanni Dal Corno. (Org.). As ciências do léxico: lexicologia, lexicografia, terminologia, volume VIII. 1ed.Campo Grande: UFMS, 2018, v. VIII, p. 111-128.
-
VALENTE, A. C. . A descortesia como estratégia discursiva na linguagem midiática. In: Ana Lúcia Tinoco Cabral; Isabel Roboredo Seara; Manoel Francisco Guaranha. (Org.). Descortesia e cortesia: expressão de culturas. 1ed.São Paulo: Cortez, 2017, v. , p. 295-309.
-
VALENTE, A. C. . Por que e como ensinar gramática na escola. In: Neusa Barbosa Bastos. (Org.). LÍNGUA PORTUGUESA E LUSOFONIA: história, cultura e sociedade. 1ed.São Paulo: EDUC-IP-PUC, 2016, v. , p. 16-.
-
VALENTE, A. C. . Aspectos semiótico-discursivos da iconicidade em charges. In: Darcília Simões. (Org.). Mídia e Comunicação. O Verbal e o Não Verbal em Ação. 1ed.Rio de Janeiro: Dialogarts, 2016, v. , p. 76-94.
-
VALENTE, A. C. . Argumentatividade na linguagem midiática: aspectos linguísticos da intencionalidade discursiva no uso de adjetivos e metáforas. In: André Crim Valente. (Org.). Unidade e variação na língua portuguesa: suas representações. 1ed.São Paulo: Parábola Editorial, 2015, v. , p. 25-38.
-
VALENTE, A. C. . Afinal, que língua é a nossa? Portuguesa, brasileira ou português brasileiro?. In: Neusa Barbosa Bastos. (Org.). Língua portuguesa e lusofonia. 1ed.São Paulo: EDUC, 2014, v. , p. 77-86.
-
VALENTE, A. C. . Criações neológicas na linguagem midiática: aspectos semântico-discursivos. In: Aparecida Negri Isquerdo; Giselle Olívia Mantovani Dal Corno. (Org.). As ciências do léxico: lexicologia, lexicografia, terminolagia. 1ed.Campo Grande: UFMS, 2014, v. VII, p. 49-62.
-
VALENTE, A. C. . Intertextualidade e Interdiscursividade em Charges, Tirinhas e Quadrinhos Midiáticos. In: Darcília Simões. (Org.). Semiótica, Linguística e Tecnologia de Linguagem - homenagem a Umberto Eco. 1ed.Rio De Janeiro: Dialogarts, 2013, v. , p. 297-316.
-
VALENTE, A. C. . Guimarães Rosa e Mia Couto: encontros neológicos. In: Claudius Armbruster. (Org.). Studien zur portugiesischsprachigen Welt. 1ed.Hamburgo: Verlag Dr. Kovac Gmbh, 2012, v. 3, p. 233-242.
-
VALENTE, A. C. . Argumentação e textualidade em crônicas jornalísticas. In: André Crim Valente; Maria Teresa Gonçalves Pereira. (Org.). Língua Portuguesa: descrição e ensino. 1ed.São Paulo: Parábola Editorial, 2012, v. 1, p. 51-63.
-
VALENTE, A. C. . Neologia semântica, palavra-valise e intertextualidade no discurso midiático. In: Aparecida Negri Isquerdo; Maria Cândida Trindade Costa de Seabra. (Org.). As ciências do léxico: lexicologia, lexicografia, terminolagia. 1ed.Campo Grande: UFMS, 2012, v. VI, p. 101-114.
-
VALENTE, A. C. . Léxico, texto e discurso na mídia e na literatura: a argumentação. In: Neusa Barbosa Bastos. (Org.). Língua Portuguesa: aspectos linguísticos culturais e identitários. 1ed.São Paulo: Neusa Barbosa Bastos/EDUC, 2012, v. , p. 43-54.
-
VALENTE, A. C. . Aspectos semânticos na linguagem midiática. In: Claudio Cezar Henriques. (Org.). Léxico e Semântica: estudos produtivos sobre palavra e significação. 1ed.Rio de Janeiro: Campus/Elsevier, 2011, v. , p. 165-170.
-
VALENTE, A. C. . Texto e ensino na lusofonia: aspectos discursivos e criações neológicas nas mídias lusitana e brasileira. In: Neusa Barbosa Bastos. (Org.). Língua Portuguesa: cultura e identidade nacional. São Paulo: IP-PUC-SP; EDUC, 2010, v. , p. 137-146.
-
VALENTE, A. C. . Léxico e discurso: neologia midiática. In: Aparecida Negri Isquerdo; Lídia Almeida Barros. (Org.). As ciências do léxico: lexicologia, lexicografia, terminologia. Campo Grande: Ed. UFMS, 2010, v. V, p. 63-78.
-
VALENTE, A. C. . Aspectos semântico-discursivos e intertextuais na neologia midiática. In: Ieda Maria Alves. (Org.). Neologia e neologismos em diferentes perspectivas. 1ed.São Paulo: Paulistana, 2010, v. , p. 185-202.
-
VALENTE, A. C. . Aspectos sintático-semânticos na leitura e na produção de textos. In: Maria Helena Moura Neves. (Org.). As interfaces da gramática. 1ed.São Paulo: Cultura Acadêmica Editora, 2010, v. , p. 267-278.
-
VALENTE, A. C. . Aspectos léxico-discursivos em criações midiáticas daquém e dalém-mar. In: Cláudio Cezar Henriques; Darcília Simões. (Org.). Língua Portuguesa, Educação & Mudança. 01ed.Rio de Janeiro: Europa, 2008, v. 01, p. 81-92.
-
VALENTE, A. C. . Variedades do discurso: intertextualidade e interdiscursividade na mídia e na literatura. In: Neusa Barbosa Bastos. (Org.). Língua Portuguesa: Lusofonia - memória e diversidade cultural. 1ed.São Paulo: EDUC, 2008, v. 1, p. 247-256.
-
VALENTE, A. C. . Neologismos literários em romance de Mia Couto. In: André Crim Valente. (Org.). Língua Portuguesa e Identidade: marcas culturais. 1ed.Rio de Janeiro: Caetés, 2007, v. 1, p. 23-35.
-
VALENTE, A. C. . Novas Aulas de Português. In: Neusa Barbosa Bastos. (Org.). Língua Portuguesa: reflexões lusófonas. 1ed.São Paulo: PUC-SP/EDUC, 2006, v. 1, p. 299-308.
-
VALENTE, A. C. . A intertextualidade nos discursos midiático e literário. In: Maria Aparecida lino Pauliukonis; Leonor Werneck dos Santos. (Org.). Estratégias de Leitura: texto e ensino. 1ed.Rio de Janeiro: Lucerna, 2006, v. 1, p. 173-182.
-
VALENTE, A. C. ; SANTOS, D. S. ; CORADO, P. R. . Lexicologia e discurso na mídia e na literatura. In: Cláudio Cezar Henriques; Darcília Marindir Simões. (Org.). Língua Portuguesa: reflexões sobre descrição, pesquisa e ensino. 01ed.Rio de Janeiro: Europa, 2005, v. 01, p. 237-254.
-
VALENTE, A. C. . Produtividade lexical: criações neológicas. In: Maria Aparecida Lino Pauliukonis; Sigrid Gavazzi. (Org.). Da língua ao discurso: reflexões para o ensino. 01ed.Rio de Janeiro: Lucerna, 2005, v. 01, p. 129-143.
-
VALENTE, A. C. . Aspectos semânticos e criações neológicas na linguagem da mídia. In: Neusa Barbosa Bastos. (Org.). Língua Portuguesa em Calidoscópio. 1ed.São Paulo: Educ/Fapesp, 2004, v. , p. 249-257.
-
VALENTE, A. C. . Letras de música nas aulas de português: estilo, cultura e cidadania. In: Claudio Cezar Henriques; Darcilia Simões. (Org.). Língua e Cidadania: novas pesrpectivas para ao ensino. Rio de Janeiro: Editora Europa, 2004, v. , p. 194-207.
-
VALENTE, A. C. . Intertextualidade e ensino de Língua Portuguesa. In: Claudio Cezar Henriques. (Org.). Linguagem, conhecimento e aplicação. Rio de Janeiro: Europa, 2003, v. , p. 210-223.
-
VALENTE, A. C. . Texto pra que te quero?. In: Neusa Barbosa Bastos. (Org.). Língua Portuguesa - uma visão em mosaico. São Paulo: Educ, 2002, v. , p. 327-336.
-
VALENTE, A. C. . Intertextualidade - aspecto da textualidade e fator de coerência. In: Claudio Cezar Henriques; Maria Teresa Gonçalves Pereira. (Org.). Língua e transdisciplinaridade: rumos, conexões, sentidos. São Paulo: Contexto, 2002, v. , p. 177-193.
-
VALENTE, A. C. . Aspectos semânticos em charges e cartuns. In: José Carlos de Azeredo. (Org.). Letras e Comunicação: uma parceria no ensino de Língua Portuguesa. 1ed.Petrópolis: Vozes, 2001, v. , p. 138-150.
-
VALENTE, A. C. . A produtividade lexical em diferentes linguagens. In: José Carlos de Azeredo. (Org.). Língua portuguesa em debate: conhecimento e ensino. Petrópolis: Vozes, 2000, v. , p. 138-150.
-
VALENTE, A. C. . Metáfora, campo semântico e dialética na produção e na leitura de textos.. In: André Crim Valente. (Org.). Aulas de Português: perspectivas inovadoras. Petrópolis: Vozes, 1999, v. , p. 49-66.
-
VALENTE, A. C. . Um estudo sobre a correlação ( em J. Oiticica e outros autores ). In: VALENTE, A. C.. (Org.). Língua, Linguística e Literatura. Rio de Janeiro: EdUERJ, 1998, v. , p. 39-64.
-
VALENTE, A. C. . As criações neológicas. In: Maria Teresa Gonçalves Pereira. (Org.). Língua e Linguagem em questão. Rio de Janeiro: EdUERJ, 1997, v. , p. -.
-
VALENTE, A. C. . A criação vocabular: neologismo. In: Maria Teresa Gonçalves Pereira. (Org.). Língua e linguagem em questão. Rio de Janeiro: EdUERJ, 1997, v. 1, p. 87-100.
-
VALENTE, A. C. . Aspectos semântico-discursivos na mídia impressa. In: Congresso Internacional da ABRALIN, 2015, Belém/PA. Anais do IX Congresso Internacional da ABRALIN. Belém: UFPA, 2015. p. 82-92.
-
VALENTE, A. C. . Releitura dos processos de formação de palavras com base na produtividade lexical. In: II CBM - II Colóquio Brasileiro de Morfologia_uma homenagem a Margarida Basílio, 2013, Rio de Janeiro. Cadernos do NEMP. Rio de Janeiro: NEMP, 2013. v. 1. p. 159-173.
-
VALENTE, A. C. . CRIATIVIDADE LEXICAL NA MÍDIA E NA LITERATURA: NEOLOGISMOS INUSITADOS. In: XIX Colóquio da Lusofonia, 2013, Rio de Janeiro. Anais do XIX Colóquio da Lusofonia, 2013. p. 32-41.
-
VALENTE, A. C. . ASPECTOS SEMÂNTICO-DISCURSIVOS DA NEOLOGIA NA POESIA MUSICAL. In: IV SIMELP - Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa_Língua portuguesa: ultrapassando fronteiras, unindo culturas, 2013, Goiânia. Anais : Língua Portuguesa : ultrapassando fronteiras, unindo culturas, 02 a 05 de julho de 2013. Goiânia: FUNAPE, 2013. p. 1709-1713.
-
VALENTE, A. C. . Léxico e discurso: o uso dos adjetivos em função da argumentatividade. In: III SIMELP - Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa, 2012, Macau. Anais do III SIMELP - Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa, 2011. v. 1.
-
VALENTE, A. C. . Descrição e ensino do português: sentidos da língua e do discurso na linguagem midiática. In: II Fórum Internacional de Análise do Discurso, 2010, Rio de Janeiro. Anais do II Fórum Internacional de Análise do Discurso. Rio de Janeiro: UFRJ, 2010. v. 1. p. 168-177.
-
VALENTE, A. C. . Intertextualidade e interdiscursividade nas linguagens midiática e literária: um encontro luso-brasileiro. In: Colóquio de Homenagem a Fernanda Irene Fonseca, 2008, Porto. Actas do Colóquio de Homenagem a Fernanda Irene Fonseca. Porto: Centro de Linguística da Universidade do Porto/Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 2008. v. 1. p. 79-89.
-
VALENTE, A. C. . Releitura dos processos de formação de palavras com base na produtividade lexical. In: II CBM - II Colóquio Brasileiro de Morfologia_uma homenagem a Margarida Basílio, 2013, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos do II Congresso Brasileiro de Morfologia, 2013. v. 4. p. 8-10.
-
VALENTE, A. C. . ASPECTOS SEMÂNTICO-DISCURSIVOS DA NEOLOGIA NA POESIA MUSICAL. In: IV SIMELP - Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa_Língua portuguesa: ultrapassando fronteiras, unindo culturas, 2013, Goiânia. CADERNO DE RESUMOS SIMPÓSIOS. Goiânia: FUNAPE, 2013. p. 409-409.
-
VALENTE, A. C. . Argumentação e textualidade em crônicas jornalísticas. In: III SIMPÓSIO INTERNACIONAL SOBRE ANÁLISE DO DISCURSO, 2008, Belo Horizonte. III Simpósio internacional sobre análise do discurso: emoções, ethos e argumentação - resumos, 2008. v. 01. p. 173-173.
-
VALENTE, A. C. . Metáforas musicais nas aulas de português. In: VII Congresso Nacional de Lingüística e Filologia, 2003, Rio de Janeiro. Livro de resumos. Rio de Janeiro, 2003. p. 239-239.
-
VALENTE, A. C. . Empréstimos lingüísticos: francesismos nos meios de comunicação. In: IV Encontro Intermediário do GT de Lexicologia, Lexicografia e Terminologia da ANPOLL, 2003, Uberlândia. Caderno de resumos e programação, 2003. p. 11-11.
-
VALENTE, A. C. . Os aspectos semânticos da linguagem na mídia. In: XII Congresso ASSEL-Rio, 2003, Rio de Janeiro. Linguagens: modos de dizer, modos de fazer/Livro de resumos e programação, 2003. p. 53-53.
-
VALENTE, A. C. . Música, metáfora e intertextualidade. In: II ECLAE/GELNE, 2003, João Pessoa. Caderno de resumos. João Pessoa: Ideia Editora LTDA, 2003. p. 194-195.
-
VALENTE, A. C. . O VALOR ARGUMENTATIVO DOS ADJETIVO NA ORGANIZAÇÃO TEXTUAL. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
VALENTE, A. C. . Intertextualidade e interdiscursividade em charges, tirinhas e quadrinhos midiáticos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
VALENTE, A. C. . Neologia intertextual: uma visão léxico-discursiva. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
VALENTE, A. C. . Léxico e discurso: o uso dos adjetivos em função da argumentatividade. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
VALENTE, A. C. . O signo polissêmico no discurso da mídia. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
VALENTE, A. C. . Aspectos semântico-discursivos e intertextuais da neologia midiática. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
VALENTE, A. C. . Neologia Intertextual: uma visão léxico-discursiva. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
VALENTE, A. C. . Teoria da Crônica: argumentatividade e aspectos estilístico-discursivos em crônicas jornalísticas. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
VALENTE, A. C. . O português do Brasil na poesia de Noel Rosa e Nei Lopes: inovação e atualidade. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
VALENTE, A. C. . Descrição linguística, ensino de português e a prática pedagógica. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
VALENTE, A. C. . A poesia musical brasileira: aspectos léxico-discursivos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
VALENTE, A. C. . Aspectos semiolinguísticos das linguagens midiática e musical. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
VALENTE, A. C. . O português frente às teorias linguísticas. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
VALENTE, A. C. . Aspectos semiolinguísticos das linguagens midiática e musical. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
VALENTE, A. C. . Aspectos semântico-discursivos da neologia midiática. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
VALENTE, A. C. . A neologia intertextual nos textos literário e midiático. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
VALENTE, A. C. . Aspectos Semântico-discursivos da Neologia de Mia Couto. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
VALENTE, A. C. . Aspectos sintático-semânticos na leitura e na produção de textos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
VALENTE, A. C. . O percurso do léxico: uma integração entre língua portuguesa, linguística e literatura. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
VALENTE, A. C. . Texto e ensino na Lusofonia: aspectos discursivos e criações neológicas na mídia e na literatura. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
VALENTE, A. C. ; AZEREDO, J. C. S. ; CARNEIRO, A. D. . Argumentação e textualidade em crônicas jornalísticas. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
VALENTE, A. C. . Intertextualidade e interdiscursividade nas linguagens midiática e literária: um encontro luso-brasileiro. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
VALENTE, A. C. . Novas Aulas de Português. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
VALENTE, A. C. . IX Congresso Nacional de Lingüística e Filologia. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
VALENTE, A. C. . Aspectos lexicológicos no discurso da mídia. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
VALENTE, A. C. . Literatura e discurso: relações entre o social e o discursivo. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
VALENTE, A. C. . Texto, léxico e ensino. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
VALENTE, A. C. . Aspectos da textualidade nas linguagens literária e não-literária (na sessão Lexicologia e discurso na mídia e na literatura). 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
VALENTE, A. C. . Lexicologia e discurso. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
VALENTE, A. C. . Semântica e Intertextualidade. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
VALENTE, A. C. . Aspectos da textualidade nas linguagens literária e não-literária. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
VALENTE, A. C. . Lingüística, gramática e ensino do português. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
VALENTE, A. C. . Intertextualidade e aspectos semânticos dos discursos da mídia. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
VALENTE, A. C. . Empréstimos lingüísticos: francesismos nos meios de comunicação. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
VALENTE, A. C. . Línguas e transdiciplinaridade - expositor em mesa-redonda. 2003. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
VALENTE, A. C. . Metáforas musicais nas aulas de português. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
VALENTE, A. C. . Os aspectos semânticos da linguagem na mídia. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
VALENTE, A. C. . Neologia do sentido e de forma em Guimarães Rosa e Dias Gomes. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
VALENTE, A. C. . A linguagem nossa de cada dia. 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
VALENTE, A. C. . Intertextualidade e Ensino da Língua Portuguesa. 2002. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
VALENTE, A. C. . Novas aulas de Língua Portuguesa. 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
VALENTE, A. C. . O professor de linguagem e de linguagens. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
VALENTE, A. C. . A intertextualidade em diferentes linguagens. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
VALENTE, A. C. . Aspectos semânticos nos meios de comunicação. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
VALENTE, A. C. . Questões dialetais no ensino do português do Brasil. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
VALENTE, A. C. . Questões do livro didático. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
VALENTE, A. C. . Guimarães Rosa e Dias Gomes: uma comparação de neologismos literários. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
VALENTE, A. C. . A produtividade lexical em diferentes linguagens. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
VALENTE, A. C. . Metáfora, dialética e campo semântico na leitura e na produção de textos. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
VALENTE, A. C. . Questões dialetais e preconceito lingüístico no ensino do português do Brasil. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
VALENTE, A. C. . Intertextualidade na linguagem da mídia.. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
VALENTE, A. C. . Metáfora, campo semântico e dialética na leitura e na produção de textos.. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
VALENTE, A. C. . Criações neológicas no jornalismo e nas letras de música.. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
VALENTE, A. C. . Intertextualidade na linguagem da mídia.. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
VALENTE, A. C. . Questões dialetais no ensino da Língua Portuguesa ( na mesa-redonda 'O Português do Brasil - sua implantação e sua oficialização como língua nacional'. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
VALENTE, A. C. . O linguajar carioca.. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
VALENTE, A. C. . Participação, como membro do GT. 1999. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
VALENTE, A. C. . Intertextualidade nos meios de comunicação e na literatura.. 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
VALENTE, A. C. . Metáfora, campo semântico e dialética na leitura e na produção de textos.. 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
VALENTE, A. C. . Neologismo na linguagem dos meios de comunicação.. 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
VALENTE, A. C. . Texto, pra que te quero?. 1998. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
VALENTE, A. C. . Intertextualidade nos meios de comunicação, na literatura e na música. 1998. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
VALENTE, A. C. . Um estudo sobre a correlação ( em J. Oiticica e outros autores ). 1997. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
VALENTE, A. C. . Curso de Aperfeiçoamento em Língua Portuguesa para professores. 1997. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
VALENTE, A. C. . Encontro Prepatório do XII Encontro Preparatório do XII Encontro da ANPOLL. 1997. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
VALENTE, A. C. . Professor de Curso de Aperfeiçoamento para professores de Língua Portuguesa. 1997. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
VALENTE, A. C. . Criações neológicas. 1996. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
VALENTE, A. C. . A iconicidade e a ludicidade nas charges de Chico Caruso, Ique e Aroeira ( expositor ). 1996. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
VALENTE, A. C. . Participante e observador da Escola Dinâmica de Ensino Moderno (EDEM-RJ). 1996. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
VALENTE, A. C. . Princípios de Sintaxe Funcional. 1996. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
VALENTE, A. C. . Participação, como representante do Mestrado em Língua Portuguesa da UERJ. 1996. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
VALENTE, A. C. . Amnésia Cultural - uma preocupação na Educação. 1995. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
VALENTE, A. C. . Chapeuzinho Vermelho e outros chapéus ( que lhe cabem): intertextualidades. Rio de Janeiro, 2016. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.
-
VALENTE, A. C. . Blog: da internet à sala de aula. Curitiba, 2012. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.
-
VALENTE, A. C. . O último passageiro. Braga, 2008. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.
-
CARVALHO, Gisele de ; HENRIQUES, C. C. ; VALENTE, A. C. . Revista Matraga n° 19. Rio de janeiro: Programa de Pós-graduação em Letras da Uerj, 2006 (Organização).
-
VALENTE, A. C. . Discurso publicitário e consumo: uma análise crítica. Rio de Janeiro, 2005. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.
-
VALENTE, A. C. . Incidente no Caribe. Rio de Janeiro, 2005. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.
-
VALENTE, A. C. . O Prazer da Sintaxe. Rio de janeiro 2003 (Resenha em Periódico).
-
VALENTE, A. C. . Língua e Estilo: ironia e humor nas crônicas de Luís Fernando Veríssimo. Rio de Janeiro, 2002. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.
-
VALENTE, A. C. . Para tudo não se acabar na quarta-feira: a linguagem do samba-enredo, 2002. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.
Outras produções
VALENTE, A. C. . Consultoria ao Tribunal Regional Eleitoral - 2a região. 2014.
VALENTE, A. C. . Consultoria ao Tribunal Regional Eleitoral - 2a região. 2013.
VALENTE, A. C. . Consultoria ao Tribunal Regional Eleitoral - 2a região. 2012.
VALENTE, A. C. . Consultoria ao Tribunal Regional Eleitoral - 2a região. 2011.
VALENTE, A. C. . Consultoria ao Tribunal Regional Eleitoral - 2a região. 2010.
VALENTE, A. C. . Consultoria ao Tribunal Regional Eleitoral - 2a região. 2009.
VALENTE, A. C. . Consultaria ao Tribunal Regional Eleitoral - 2a Região. 2008.
VALENTE, A. C. . Consultor ad hoc da CAPES. 2002.
VALENTE, A. C. . Língua Portuguesa. 2000.
VALENTE, A. C. . Língua Portuguesa. 1998.
VALENTE, A. C. . Língua Portuguesa. 1997.
VALENTE, A. C. . Língua Portuguesa. 1996.
VALENTE, A. C. . Língua Portuguesa. 1995.
VALENTE, A. C. . Língua Portuguesa. 1994.
VALENTE, A. C. . Língua Portuguesa. 1993.
VALENTE, A. C. . Curso de Atualização em Língua Portugues. 2011. .
VALENTE, A. C. . Curso Atualização em Língua Portuguesa. 2011. .
VALENTE, A. C. ; SALIES, T. G. . Matraga 28 - Estudos Linguísticos e Literários. 2011. (Editoração/Periódico).
VALENTE, A. C. . Curso Usos do Argumento na Produção de Textos. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
VALENTE, A. C. . Curso Atualização em Língua Portuguesa com Base na Sintaxe. 2010. .
VALENTE, A. C. . Curso Atualização em Língua Portuguesa com Base no Novo Acordo. 2010. .
VALENTE, A. C. . SINTAXE NA PRODUÇÃO TEXTUAL. 2008. .
VALENTE, A. C. . Texto e intertextualidade. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
VALENTE, A. C. . Novas aulas de português. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
VALENTE, A. C. . Semântica, lexicologia e discurso. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
VALENTE, A. C. . Tipologia Textual, ensino da gramática e o livro didático - por ocasião do VII Fórum de Estudos Lingüísticos. 2003. (Coordenação de mesa-redonda).
VALENTE, A. C. . Língua Portuguesa, música e cultura (por ocasião do VII Congresso Nacional de Lingüística e Filologia). 2003. (Coordenação de mesa-redonda).
VALENTE, A. C. . Aspectos semântico-estilísticos na abordagem do português. 2002. .
VALENTE, A. C. . Aspectos semânticos e criações neológicas na linguagem da mídia. 2002. .
VALENTE, A. C. . Coerência, coesão e intertextualidade. 2001. (Palestra).
VALENTE, A. C. . Linguagem, cultura e poder. 2001. (Coordenação de mesa-redonda).
VALENTE, A. C. . Questões de linguagem. 2001. (Palestra).
VALENTE, A. C. . Aulas de linguagem. 2001. (Palestra).
VALENTE, A. C. . Aspectos morfossintáticos e semântico-estilísticos em textos de Guimarães Rosa. 2001. (Coordenação de mesa-redonda).
VALENTE, A. C. . Revista Idioma. 2001. (Membro do conselho editorial).
VALENTE, A. C. . Cadernos de Língua Portuguesa. 2001. (Membro do conselho editorial).
VALENTE, A. C. . Departamento de Língua Portuguesa, Literatura Portuguesa e Filologia Românica. 2001. (Chefia de departamento).
VALENTE, A. C. . Coordenação da disciplina Tópicos Especiais em Língua Portuguesa. 2001. (Coordenação).
VALENTE, A. C. . Coordenação da disciplina Língua Portuguesa VIII. 2001. (Coordenação).
VALENTE, A. C. . Texto, pra que te quero?. 2000. .
VALENTE, A. C. . Texto, pra que te quero?. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
VALENTE, A. C. . Cartuns e charges: processo de criação e aspectos semânticos. 2000. (Coordenação de mesa-redonda).
VALENTE, A. C. . As diferentes linguagens e a educação. 2000. (Palestra).
VALENTE, A. C. . Aspectos semânticos e recursos coesivos na produção de texto. 2000. (Conferência).
VALENTE, A. C. . Coordenação da disciplina Língua Portuguesa VIII. 2000. (Coordenação).
VALENTE, A. C. . Curso de aperfeiçoamento e atualização para professores de língua portuguesa. 1999. .
VALENTE, A. C. . Texto e Intertextualidade. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
VALENTE, A. C. . Coordenação da disciplina Língua Portuguesa III. 1999. (Coordenação).
VALENTE, A. C. . Coordenação da disciplina Língua Portuguesa IV. 1999. (Coordenação).
VALENTE, A. C. . Curso de aperfeiçoamento e atualização para professores de Língua Portuguesa. 1998. .
VALENTE, A. C. . Projeto de aperfeiçoamentos para professores de Língua Portuguesa da rede estadual de ensino. 1998. (Coordenação Geral).
VALENTE, A. C. . Curso de Aperfeiçoamento e Atualização para professores. 1997. .
VALENTE, A. C. . Mestrado em Língua Portuguesa. 1997. (Coordenação).
VALENTE, A. C. . Projeto de aperfeiçoamentos para professores de Língua Portuguesa da rede estadual de ensino. 1997. (Coordenação Geral).
VALENTE, A. C. . Escola Dinâmica de Ensino Moderno. 1994. (Direção pedagógica).
VALENTE, A. C. . Centro Educacional Anísio Teixeira. 1984. (Direção pedagógica).
VALENTE, A. C. ; RAMAL, A. C. . Consultoria lingüístico-pedagógica do Projeto "Estação da Luz da nossa língua", da Fundação Roberto Marinho. 2005 (Demais trabalhos relevantes) .
VALENTE, A. C. . Olhares entreaçados (2): a pesquisa e o ensino de Língua Portuguesa. 2002 (coodenação de comunicação coordenada) .
VALENTE, A. C. . Comitê Consultor Interno do processo de seleção do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da UERJ. 2002 (Demais trabalhos relevantes) .
VALENTE, A. C. . Aspectos morfossintáticos e semântico-estilísticos em Guimarães Rosa. 2001 (coordenação de mesa-redonda) .
VALENTE, A. C. . Coordenador da Banca de Elaboração e Correção de Vestibular de Língua Portuguesa e Literatura Portuguesa. 2000 (Atividade não docente - Universidade Estadual do Norte Fluminense - UENF) .
VALENTE, A. C. . Coordenador da Banca de Elaboração e Correção do Vestibular de Língua Portuguesa e Literatura Potuguesa. 2000 (Atividade não docente - IBMEC) .
VALENTE, A. C. . Membro da Banca de Correção do Vestibular de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira - 1998/2000. 2000 (Outras atividades - UENF) .
VALENTE, A. C. . Membro da Banca de Correção do Vestibular de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira - 1997/2000. 2000 (Outras atividades - IBMEC) .
VALENTE, A. C. . A produtividade lexical em diferentes linguagens. 1999 (coordenação de mesa-redonda) .
VALENTE, A. C. . Recursos Sintático-Semânticos na Produção de Textos. 1999 (coodenação de comunicação coordenada) .
VALENTE, A. C. . O Professor de Língua e Linguagens. 1999 (palestra) .
VALENTE, A. C. . O ensino da língua: diferentes abordagens. 1999 (oficina) .
VALENTE, A. C. . Representante docente do Mestrado em Língua Portuguesa no Colegiado da Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras. 1999 (Atividade não docente - UERJ) .
VALENTE, A. C. . Coordenador Geral do IV Fórum de Estudos Linguísticos. 1999 (Atividade não docente - UERJ/CAPES/FAPERJ) .
VALENTE, A. C. . Coordenador do Curso de Aperfeiçoamento e Atualização para Professores de Língua Portuguesa da Rede Estadual de Ensino. 1999 (Atividade não docente - VITAE) .
VALENTE, A. C. . Coordenador da Banca de Elaboração e Correção do Vestibular de Língua Portuguesa e Literatura Portuguesa. 1999 (Atividade não docente - Universidade Estadual do Norte Fluminense - UENF) .
VALENTE, A. C. . Coordenador da Banca de Elaboração e Correção do Vestibular de Língua Portuguesa e Literatura Portuguesa. 1999 (Atividade não docente - IBMEC) .
VALENTE, A. C. . Professor do Curso de Aperfeiçoamento para Professores de Língua Portuguesa da Rede Estadual de Ensino - 1997/1999. 1999 (Outras atividades - VITAE/SEE/UERJ) .
VALENTE, A. C. . Integrante do Conselho Editorial da Revista Idioma. ISSN 4414-0837. Publicação do Centro Filológico Clóvis Monteiro - Departamento II do Instituto de Letras - 1998 . . .. 1999 (Outras atividades - UERJ) .
VALENTE, A. C. . Integrante da Comissão de Criação do Doutorado em Língua Portuguesa. 1999 (Outras atividades - UERJ) .
VALENTE, A. C. . Membro do GT de Lexicologia, Lexicografia e Terminologia - 1997. . .. 1999 (Outras atividades - ANPOLL) .
VALENTE, A. C. . A construção da voz passiva: particularidades morfossintáticos e semântico-estilísticos ( Orientado: VÂNIA DE PAULA GOMES). 1999 (ORIENTAÇÃO EM ANDAMENTO) .
VALENTE, A. C. . A produção de textos verbais e não-verbais: de alunos e para alunos. 1998 (coordenação de mesa-redonda) .
VALENTE, A. C. . Aulas de Português - perspectivas inovadoras. 1998 (coordenação de mesa-redonda) .
VALENTE, A. C. . Intertextualidade nos meios de comunicação. 1998 (palestra) .
VALENTE, A. C. . Dissertação de Mestrado em Comunicação 'As Meninas do Mangue: uma semiologia da memória'- de Rberto M. Moura. 1998 (Banca Examinadora) .
VALENTE, A. C. . Dissertação de Mestrado em Língua Portuguesa 'A função expressiva do coloquialismo nas crônicas de João Ubaldo Ribeiro: uma abordagem linguística pluridimensional'- de Marília Clara T. Nogueira. 1998 (Banca Examinadora) .
VALENTE, A. C. . Coordenador do Mestrado em Língua Portuguesa. 1998 (Atividade não docente - UERJ) .
VALENTE, A. C. . Coordenador Geral do III Fórum de Estudos Linguísticos. 1998 (Atividade não docente - UERJ/CAPES/FAPERJ) .
VALENTE, A. C. . Coordenador do Curso de Aperfeiçoamento e Atualização para Professores de Língua Portuguesa da Rede Estadual de Ensino. 1998 (Atividade não docente - VITAE) .
VALENTE, A. C. . Coordenador da Banca de Elaboração e Correção do Vestibular de Língua Portuguesa e Literatura Portuguesa. 1998 (Atividade não docente - Universidade Estadual do Norte Fluminense - UENF) .
VALENTE, A. C. . Coordenador da Banca de Elaboração e Correção do Vestibular de Língua Portuguesa e Literatura Portuguesa. 1998 (Atividade não docente - IBMEC) .
VALENTE, A. C. . Ensino da Sintaxe: aspectos linguísticos e semânticos. 1997 (coordenação de mesa-redonda) .
VALENTE, A. C. . Cultura e Jornalismo. 1997 (coordenação de mesa-redonda) .
VALENTE, A. C. . A linguagem nossa de cada dia. 1997 (palestra) .
VALENTE, A. C. . Coordenador Geral do II Fórum de Estudos Linguísticos. 1997 (Atividade não docente - UERJ/CAPES/FAPERJ) .
VALENTE, A. C. . Integrante do Programa de Leitura PROLER - FBN/UERJ - 1995/1997. 1997 (Outras atividades - UERJ) .
VALENTE, A. C. . Morfologia. 1996 (coordenação de mesa-redonda) .
VALENTE, A. C. . Literatura, Gramática e Redação: ensino. 1996 (palestra) .
VALENTE, A. C. . Representante docente do Mestrado em Língua Portuguesa no Colegiado da Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras. 1996 (Atividade não docente - UERJ) .
VALENTE, A. C. . Coordenador Geral do I Fórum de Estudos Linguísticos. 1996 (Atividade não docente - UERJ/CAPES/FAPERJ) .
VALENTE, A. C. . Estudos de Sintaxe I , no Programa de Leitura PROLER/FBN/UERJ. 1996 (Oficina) .
VALENTE, A. C. . Produção Escrita e Acordo Ortográfico. 1995 (palestra) .
VALENTE, A. C. . A linguagem nossa de cada dia. 1995 (Oficina) .
VALENTE, A. C. . Língua, Linguagem e Liberdade. 1995 (Leitor-guia) .
VALENTE, A. C. . A linguagem nossa de cada dia. 1995 (palestra) .
VALENTE, A. C. . Concurso Público de Provas e Títulos para Professor Assistente de Língua Portuguesa e Linguística. 1995 (Banca Examinadora) .
Projetos de pesquisa
-
2020 - Atual
Aspetos neológicos dos sintagmas nominais com dois substantivos: um estudo semântico-discursivo em criações midiáticas, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: André Crim Valente - Coordenador.
-
2014 - 2018
A (des)cortesia verbal como estratégia discursiva, Descrição: O projeto faz parte da Linha de Pesquisa de Descrição do Português no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ. Está inserido no Convênio de Cooperação Internacional do Instituto de Letras da UERJ e da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, em que se estuda a Cortesia Verbal no PE e no PB.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: André Crim Valente - Coordenador / Cláudio Cezar Henriques - Integrante / José Carlos Santos de Azeredo - Integrante.
-
2014 - Atual
Língua, linguística e literatura: léxico e discurso na neologia intertextual, Descrição: O projeto busca investigar criações neológicas na mídia e na literatura. Para tanto explora um novo conceito: o de neologia intertextual. O projeto se insere na Linha de Descrição do Português e propõe diálogos com a Linha de Ensino da Língua. A fundamentação teórica apoia-se na integração entre léxico e discurso uma vez que o Coordenador integra o GT de Lexicologia, Lexicografia e Terminologia da ANPOLL e o Círculo Interdisciplinar de Análise do Discurso (CIAD).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . , Integrantes: André Crim Valente - Coordenador / Francisco Maria Zelaya da Costa Ferreira - Integrante / Gesseldo Brito de Freire - Integrante / Charleston de Carvalho Chaves - Integrante.
-
2006 - Atual
Descrição e Ensino de Língua: pressupostos e práticas, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: André Crim Valente - Integrante / Maria Teresa Gonçalves Pereira - Coordenador.
-
2002 - Atual
Semiótica, leitura e produção de textos, Descrição: Grupo de Pesquisa criado em 2002, no Diretório Nacional de Grupos (CNPq), com a finalidade de congregar estudiosos sobre a contribuição semiótica para a proficiência em leitura e produção de textos. Com a expansão do grupo, hoje seus estudos e pesquisas se abrem para a multidisciplinaridade. Já temos representação nas seguintes unidades federadas: RJ, SP, GO, AM, MT, CE, ES, PE e PA. Pretendemos reunir interessados de todos os Estados brasileiros. No nível internacional, integram o SELEPROT representantes dos EUA, Itália (Turim e Roma).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: André Crim Valente - Integrante / Maria Teresa Tedesco - Integrante / Darcília Simões - Coordenador / Lucy Carlinda da Rocha Niemeyer - Integrante / André Nemi Conforte - Integrante / Afrânio da Silva Garcia - Integrante / Carmem Lucia Pereira Praxedes - Integrante / Lúcia Deborah Ramos de Araújo - Integrante / Maria Aparecida Cardoso Santos - Integrante / Vania Lúcia Rodrigues Dutra - Integrante.
-
2001 - Atual
Projeto Integrado de Pesquisa CIAD-Rio (Círculo Interdisciplanar de Análise do Discurso), Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: André Crim Valente - Integrante / Lucia Helena Martins Gouvêa - Coordenador.
-
1993 - 1999
Descrição e Ensino de Língua: pressupostos e práticas, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: André Crim Valente - Coordenador.
-
1986 - Atual
GT de Lexicologia, Lexicografia e Terminologia da ANPOLL, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: André Crim Valente - Integrante / Giselle Olivia Mantovani dal Corno - Coordenador.
Projetos de desenvolvimento
-
2012 - 2015
LÍNGUA, LINGUÍSTICA E LITERATURA: LÉXICO E DISCURSO NA NEOLOGIA INTERTEXTUAL, Descrição: O presente projeto pretende estudar aspectos linguísticos das criações neológicas, com o intuito de reforçar a integração dos estudos de Língua Portuguesa com a Linguística, no campo teórico, e com a Literatura, na constituição do corpus. Procurarei demonstrar que urge desenvolver e aprofundar estudos integrados de lexicólogos e analistas do discurso na abordagem dos neologismos intertextuais, assim como se pode estreitar a relação entre pesquisadores de Língua Portuguesa e de Literatura a partir de um aspecto ainda pouco explorado em trabalhos comuns: a neologia. O objetivo principal dessa pesquisa é a produção de um estudo integrado das três disciplinas, com reflexões e sugestões de caráter didático-pedagógico.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (2) . , Integrantes: André Crim Valente - Coordenador.
-
2012 - 2015
LÍNGUA, LINGUÍSTICA E LITERATURA: LÉXICO E DISCURSO NA NEOLOGIA INTERTEXTUAL, Descrição: O presente projeto pretende estudar aspectos linguísticos das criações neológicas, com o intuito de reforçar a integração dos estudos de Língua Portuguesa com a Linguística, no campo teórico, e com a Literatura, na constituição do corpus. Procurarei demonstrar que urge desenvolver e aprofundar estudos integrados de lexicólogos e analistas do discurso na abordagem dos neologismos intertextuais, assim como se pode estreitar a relação entre pesquisadores de Língua Portuguesa e de Literatura a partir de um aspecto ainda pouco explorado em trabalhos comuns: a neologia. O objetivo principal dessa pesquisa é a produção de um estudo integrado das três disciplinas, com reflexões e sugestões de caráter didático-pedagógico.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (2) . , Integrantes: André Crim Valente - Coordenador.
-
2012 - 2015
LÍNGUA, LINGUÍSTICA E LITERATURA: LÉXICO E DISCURSO NA NEOLOGIA INTERTEXTUAL, Descrição: O presente projeto pretende estudar aspectos linguísticos das criações neológicas, com o intuito de reforçar a integração dos estudos de Língua Portuguesa com a Linguística, no campo teórico, e com a Literatura, na constituição do corpus. Procurarei demonstrar que urge desenvolver e aprofundar estudos integrados de lexicólogos e analistas do discurso na abordagem dos neologismos intertextuais, assim como se pode estreitar a relação entre pesquisadores de Língua Portuguesa e de Literatura a partir de um aspecto ainda pouco explorado em trabalhos comuns: a neologia. O objetivo principal dessa pesquisa é a produção de um estudo integrado das três disciplinas, com reflexões e sugestões de caráter didático-pedagógico.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (2) . , Integrantes: André Crim Valente - Coordenador.
-
2012 - 2015
LÍNGUA, LINGUÍSTICA E LITERATURA: LÉXICO E DISCURSO NA NEOLOGIA INTERTEXTUAL, Descrição: O presente projeto pretende estudar aspectos linguísticos das criações neológicas, com o intuito de reforçar a integração dos estudos de Língua Portuguesa com a Linguística, no campo teórico, e com a Literatura, na constituição do corpus. Procurarei demonstrar que urge desenvolver e aprofundar estudos integrados de lexicólogos e analistas do discurso na abordagem dos neologismos intertextuais, assim como se pode estreitar a relação entre pesquisadores de Língua Portuguesa e de Literatura a partir de um aspecto ainda pouco explorado em trabalhos comuns: a neologia. O objetivo principal dessa pesquisa é a produção de um estudo integrado das três disciplinas, com reflexões e sugestões de caráter didático-pedagógico.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (2) . , Integrantes: André Crim Valente - Coordenador.
-
2012 - 2015
LÍNGUA, LINGUÍSTICA E LITERATURA: LÉXICO E DISCURSO NA NEOLOGIA INTERTEXTUAL, Descrição: O presente projeto pretende estudar aspectos linguísticos das criações neológicas, com o intuito de reforçar a integração dos estudos de Língua Portuguesa com a Linguística, no campo teórico, e com a Literatura, na constituição do corpus. Procurarei demonstrar que urge desenvolver e aprofundar estudos integrados de lexicólogos e analistas do discurso na abordagem dos neologismos intertextuais, assim como se pode estreitar a relação entre pesquisadores de Língua Portuguesa e de Literatura a partir de um aspecto ainda pouco explorado em trabalhos comuns: a neologia. O objetivo principal dessa pesquisa é a produção de um estudo integrado das três disciplinas, com reflexões e sugestões de caráter didático-pedagógico.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (2) . , Integrantes: André Crim Valente - Coordenador.
-
2012 - 2015
LÍNGUA, LINGUÍSTICA E LITERATURA: LÉXICO E DISCURSO NA NEOLOGIA INTERTEXTUAL, Descrição: O presente projeto pretende estudar aspectos linguísticos das criações neológicas, com o intuito de reforçar a integração dos estudos de Língua Portuguesa com a Linguística, no campo teórico, e com a Literatura, na constituição do corpus. Procurarei demonstrar que urge desenvolver e aprofundar estudos integrados de lexicólogos e analistas do discurso na abordagem dos neologismos intertextuais, assim como se pode estreitar a relação entre pesquisadores de Língua Portuguesa e de Literatura a partir de um aspecto ainda pouco explorado em trabalhos comuns: a neologia. O objetivo principal dessa pesquisa é a produção de um estudo integrado das três disciplinas, com reflexões e sugestões de caráter didático-pedagógico.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (2) . , Integrantes: André Crim Valente - Coordenador.
-
2012 - 2015
LÍNGUA, LINGUÍSTICA E LITERATURA: LÉXICO E DISCURSO NA NEOLOGIA INTERTEXTUAL, Descrição: O presente projeto pretende estudar aspectos linguísticos das criações neológicas, com o intuito de reforçar a integração dos estudos de Língua Portuguesa com a Linguística, no campo teórico, e com a Literatura, na constituição do corpus. Procurarei demonstrar que urge desenvolver e aprofundar estudos integrados de lexicólogos e analistas do discurso na abordagem dos neologismos intertextuais, assim como se pode estreitar a relação entre pesquisadores de Língua Portuguesa e de Literatura a partir de um aspecto ainda pouco explorado em trabalhos comuns: a neologia. O objetivo principal dessa pesquisa é a produção de um estudo integrado das três disciplinas, com reflexões e sugestões de caráter didático-pedagógico.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (2) . , Integrantes: André Crim Valente - Coordenador.
-
2012 - 2015
LÍNGUA, LINGUÍSTICA E LITERATURA: LÉXICO E DISCURSO NA NEOLOGIA INTERTEXTUAL, Descrição: O presente projeto pretende estudar aspectos linguísticos das criações neológicas, com o intuito de reforçar a integração dos estudos de Língua Portuguesa com a Linguística, no campo teórico, e com a Literatura, na constituição do corpus. Procurarei demonstrar que urge desenvolver e aprofundar estudos integrados de lexicólogos e analistas do discurso na abordagem dos neologismos intertextuais, assim como se pode estreitar a relação entre pesquisadores de Língua Portuguesa e de Literatura a partir de um aspecto ainda pouco explorado em trabalhos comuns: a neologia. O objetivo principal dessa pesquisa é a produção de um estudo integrado das três disciplinas, com reflexões e sugestões de caráter didático-pedagógico.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (2) . , Integrantes: André Crim Valente - Coordenador.
-
2012 - 2015
LÍNGUA, LINGUÍSTICA E LITERATURA: LÉXICO E DISCURSO NA NEOLOGIA INTERTEXTUAL, Descrição: O presente projeto pretende estudar aspectos linguísticos das criações neológicas, com o intuito de reforçar a integração dos estudos de Língua Portuguesa com a Linguística, no campo teórico, e com a Literatura, na constituição do corpus. Procurarei demonstrar que urge desenvolver e aprofundar estudos integrados de lexicólogos e analistas do discurso na abordagem dos neologismos intertextuais, assim como se pode estreitar a relação entre pesquisadores de Língua Portuguesa e de Literatura a partir de um aspecto ainda pouco explorado em trabalhos comuns: a neologia. O objetivo principal dessa pesquisa é a produção de um estudo integrado das três disciplinas, com reflexões e sugestões de caráter didático-pedagógico.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (2) . , Integrantes: André Crim Valente - Coordenador.
-
2012 - 2015
LÍNGUA, LINGUÍSTICA E LITERATURA: LÉXICO E DISCURSO NA NEOLOGIA INTERTEXTUAL, Descrição: O presente projeto pretende estudar aspectos linguísticos das criações neológicas, com o intuito de reforçar a integração dos estudos de Língua Portuguesa com a Linguística, no campo teórico, e com a Literatura, na constituição do corpus. Procurarei demonstrar que urge desenvolver e aprofundar estudos integrados de lexicólogos e analistas do discurso na abordagem dos neologismos intertextuais, assim como se pode estreitar a relação entre pesquisadores de Língua Portuguesa e de Literatura a partir de um aspecto ainda pouco explorado em trabalhos comuns: a neologia. O objetivo principal dessa pesquisa é a produção de um estudo integrado das três disciplinas, com reflexões e sugestões de caráter didático-pedagógico.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (2) . , Integrantes: André Crim Valente - Coordenador.
-
2012 - 2015
LÍNGUA, LINGUÍSTICA E LITERATURA: LÉXICO E DISCURSO NA NEOLOGIA INTERTEXTUAL, Descrição: O presente projeto pretende estudar aspectos linguísticos das criações neológicas, com o intuito de reforçar a integração dos estudos de Língua Portuguesa com a Linguística, no campo teórico, e com a Literatura, na constituição do corpus. Procurarei demonstrar que urge desenvolver e aprofundar estudos integrados de lexicólogos e analistas do discurso na abordagem dos neologismos intertextuais, assim como se pode estreitar a relação entre pesquisadores de Língua Portuguesa e de Literatura a partir de um aspecto ainda pouco explorado em trabalhos comuns: a neologia. O objetivo principal dessa pesquisa é a produção de um estudo integrado das três disciplinas, com reflexões e sugestões de caráter didático-pedagógico.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (2) . , Integrantes: André Crim Valente - Coordenador.
-
2012 - 2015
LÍNGUA, LINGUÍSTICA E LITERATURA: LÉXICO E DISCURSO NA NEOLOGIA INTERTEXTUAL, Descrição: O presente projeto pretende estudar aspectos linguísticos das criações neológicas, com o intuito de reforçar a integração dos estudos de Língua Portuguesa com a Linguística, no campo teórico, e com a Literatura, na constituição do corpus. Procurarei demonstrar que urge desenvolver e aprofundar estudos integrados de lexicólogos e analistas do discurso na abordagem dos neologismos intertextuais, assim como se pode estreitar a relação entre pesquisadores de Língua Portuguesa e de Literatura a partir de um aspecto ainda pouco explorado em trabalhos comuns: a neologia. O objetivo principal dessa pesquisa é a produção de um estudo integrado das três disciplinas, com reflexões e sugestões de caráter didático-pedagógico.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (2) . , Integrantes: André Crim Valente - Coordenador.
-
2012 - 2015
LÍNGUA, LINGUÍSTICA E LITERATURA: LÉXICO E DISCURSO NA NEOLOGIA INTERTEXTUAL, Descrição: O presente projeto pretende estudar aspectos linguísticos das criações neológicas, com o intuito de reforçar a integração dos estudos de Língua Portuguesa com a Linguística, no campo teórico, e com a Literatura, na constituição do corpus. Procurarei demonstrar que urge desenvolver e aprofundar estudos integrados de lexicólogos e analistas do discurso na abordagem dos neologismos intertextuais, assim como se pode estreitar a relação entre pesquisadores de Língua Portuguesa e de Literatura a partir de um aspecto ainda pouco explorado em trabalhos comuns: a neologia. O objetivo principal dessa pesquisa é a produção de um estudo integrado das três disciplinas, com reflexões e sugestões de caráter didático-pedagógico.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (2) . , Integrantes: André Crim Valente - Coordenador.
-
2012 - 2015
LÍNGUA, LINGUÍSTICA E LITERATURA: LÉXICO E DISCURSO NA NEOLOGIA INTERTEXTUAL, Descrição: O presente projeto pretende estudar aspectos linguísticos das criações neológicas, com o intuito de reforçar a integração dos estudos de Língua Portuguesa com a Linguística, no campo teórico, e com a Literatura, na constituição do corpus. Procurarei demonstrar que urge desenvolver e aprofundar estudos integrados de lexicólogos e analistas do discurso na abordagem dos neologismos intertextuais, assim como se pode estreitar a relação entre pesquisadores de Língua Portuguesa e de Literatura a partir de um aspecto ainda pouco explorado em trabalhos comuns: a neologia. O objetivo principal dessa pesquisa é a produção de um estudo integrado das três disciplinas, com reflexões e sugestões de caráter didático-pedagógico.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (2) . , Integrantes: André Crim Valente - Coordenador.
-
2012 - 2015
LÍNGUA, LINGUÍSTICA E LITERATURA: LÉXICO E DISCURSO NA NEOLOGIA INTERTEXTUAL, Descrição: O presente projeto pretende estudar aspectos linguísticos das criações neológicas, com o intuito de reforçar a integração dos estudos de Língua Portuguesa com a Linguística, no campo teórico, e com a Literatura, na constituição do corpus. Procurarei demonstrar que urge desenvolver e aprofundar estudos integrados de lexicólogos e analistas do discurso na abordagem dos neologismos intertextuais, assim como se pode estreitar a relação entre pesquisadores de Língua Portuguesa e de Literatura a partir de um aspecto ainda pouco explorado em trabalhos comuns: a neologia. O objetivo principal dessa pesquisa é a produção de um estudo integrado das três disciplinas, com reflexões e sugestões de caráter didático-pedagógico.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (2) . , Integrantes: André Crim Valente - Coordenador.
-
2012 - 2015
LÍNGUA, LINGUÍSTICA E LITERATURA: LÉXICO E DISCURSO NA NEOLOGIA INTERTEXTUAL, Descrição: O presente projeto pretende estudar aspectos linguísticos das criações neológicas, com o intuito de reforçar a integração dos estudos de Língua Portuguesa com a Linguística, no campo teórico, e com a Literatura, na constituição do corpus. Procurarei demonstrar que urge desenvolver e aprofundar estudos integrados de lexicólogos e analistas do discurso na abordagem dos neologismos intertextuais, assim como se pode estreitar a relação entre pesquisadores de Língua Portuguesa e de Literatura a partir de um aspecto ainda pouco explorado em trabalhos comuns: a neologia. O objetivo principal dessa pesquisa é a produção de um estudo integrado das três disciplinas, com reflexões e sugestões de caráter didático-pedagógico.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (2) . , Integrantes: André Crim Valente - Coordenador.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Departamento de Língua Portuguesa, Literatura Portuguesa Filologia, Centro de Educação e Humanidades, Departamento de Língua Portuguesa, Literatura Portuguesa Filologia. , Rua São Francisco Xavier, 524 11 andar bl F sala 11.139, Maracanã, 20550-012 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Experiência profissional
1995 - Atual
Universidade do Estado do Rio de JaneiroVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor adjunto, Carga horária: 40
Atividades
-
08/1995
Ensino, Letras, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Estilística, Semântica, Dialetologia
-
03/1995
Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa VII - Dialectologia, Língua Portuguesa VIII - Semântica
-
01/2014 - 01/2015
Direção e administração, Instituto de Letras da UERJ.,Cargo ou função, Vice-Coordenador do Doutorado em Língua Portuguesa.
-
01/2012 - 12/2013
Direção e administração, Instituto de Letras da UERJ.,Cargo ou função, Coordenador do Doutorado em Língua Portuguesa.
-
01/2011 - 12/2011
Direção e administração, Instituto de Letras da UERJ.,Cargo ou função, Vice-Coordenador do Doutorado em Língua Portuguesa.
-
01/2009 - 12/2010
Direção e administração, Instituto de Letras da UERJ.,Cargo ou função, Coordenador do doutorado stricto sensu em Língua Portuguesa.
-
01/2002 - 12/2008
Direção e administração, Centro de Educação e Humanidades, Departamento de Língua Portuguesa, Literatura Portuguesa Filologia.,Cargo ou função, Subcoordenador do mestrado em Língua Portuguesa.
-
01/2001 - 12/2001
Direção e administração, Centro de Educação e Humanidades, Departamento de Língua Portuguesa, Literatura Portuguesa Filologia.,Cargo ou função, Chefe de Departamento.
-
01/2000 - 12/2000
Direção e administração, Centro de Educação e Humanidades, Departamento de Língua Portuguesa, Literatura Portuguesa Filologia.,Cargo ou função, Subchefe de departamento.
-
01/1997 - 12/1998
Direção e administração, Centro de Educação e Humanidades, Departamento de Língua Portuguesa, Literatura Portuguesa Filologia.,Cargo ou função, Coordenador do mestrado em Língua Portuguesa.
1976 - 2012
Faculdades Integradas Hélio AlonsoVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 16
Atividades
-
08/1976 - 10/2012
Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa, Lingüística
1997 - 2012
Instituto Brasileiro de Mercado de CapitaisVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 0
Outras informações:
Licenciado
Atividades
-
08/1997
Ensino, Administrção, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Comunicação empresarial
1972 - 1984
Faculdades Celso LisboaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Atividades
-
03/1972 - 12/1984
Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua portuguesa
1971 - 1971
Universidade Gama FilhoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Atividades
-
03/1971 - 12/1971
Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua portuguesa
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de André Crim Valente e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?