Alexandra Fogli Serpa Geraldini

Graduada em Letras- Tradutora e Intérprete pela Faculdade Ibero Americana de Letras e Ciências Humanas (1989), Mestre (1995) e Doutora (2003) em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, concluiu Pós-doutorado em Educação e Currículo na mesma instituição (2020). Professora Assistente-Doutora do Departamento de Ciências da Linguagem e Filosofia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, atuou como Vice-Diretora (2001-2004) e Diretora (2004 a 2009) da Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da PUC/SP. Foi Pró-reitora de Educação Continuada (2012-2016), Pró-reitora de graduação da PUC-SP ( 2016-2020), reconduzida ao cargo para o período de 2020-2024, na mesma instituição. Coordena o Núcleo Assessor de Tecnologias Educacionais (NATED). Suas pesquisas têm focado a educação e o currículo, com foco na formação de docentes, nas composições curriculares e no uso de tecnologias educacionais

Informações coletadas do Lattes em 07/04/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem

1998 - 2003

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: Docência no Ambiente Digital: Ações e Reflexão
, Ano de obtenção: 2003. Heloísa Collins. Bolsista do(a): Conselho de Ensino e Pesquisa da PUC-SP, CEPE, Brasil. Palavras-chave: Formação de professores; Ensino a distância; Contexto Virtual; Línguas.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Educação a Distância. Setores de atividade: Educação.

Mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem

1992 - 1995

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: Crenças na Sala de Aula de Leitura
Orientador: Laís Furquim de Azevedo
, Ano de Obtenção: 1995.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Linguística aplicada; Leitura; Língua Estrangeira; Francês.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesSetores de atividade: Educação.

Graduação em Letras Tradutor Intérprete

1986 - 1989

Faculdade Ibero Americana de Letras e Ciências Humanas

Ensino Médio (2º grau)

1980 - 1981

Colégio Objetivo

Pós-doutorado

2015 - 2020

Pós-Doutorado. , Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil. , Grande área: Ciências Humanas

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

, Lê Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Educação a Distância.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.

Projetos de pesquisa

  • 2022 - Atual

    Articulação de contextos curriculares e uso de tecnologias digitais em cursos de graduação e pós-graduação da PUC-SP, Descrição: A Universidade como espaço de construção de novos conhecimentos deve procurar se manter na contemporaneidade, principalmente nas maneiras de ensinar e promover o desenvolvimento de habilidades e competências dos estudantes. Mais ainda, capacitar seus docentes para difundir uma cultura de desenvolvimento docente, principalmente no tocante à utilização de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) e estratégias pedagógicas que priorizem a autonomia dos estudantes.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Alexandra Fogli Serpa Geraldini - Integrante / José Armando Valente - Integrante / Mário Luís Ribeiro Cesaretti - Coordenador / Nelson Antonio Simão Gimenes - Integrante / Márcio Alves da Fonseca - Integrante., Financiador(es): Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - Auxílio financeiro.

  • 2020 - Atual

    Online learning and fun (OLAF). Aprendizagem e divertimento, Descrição: Parceria interinstitucional entre a PUC-SP e a Open University of UK é proposta da LP - Novas Tecnologias na Educação, da Faculdade de Educação da PUC-SP, com a finalidade de pesquisar, produzir publicações, eventos e colaboração entre pesquisadores sobre a Aprendizagem on-line e diversão: ?Online learning and fun?. Coordenado na OU por Alexandra Okada, ligada ao Grupo de Pesquisa Rumpus (http://wels.open.ac.uk/rumpus), tem o objetivo de examinar o significado e as relações entre divertimento e aprendizagem... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Alexandra Fogli Serpa Geraldini - Integrante / Karlene do Socorro da Rocha Campos - Integrante / BIANCONCINI DE ALMEIDA, MARIA ELIZABETH - Coordenador / Fernando José de Almeida - Integrante / Alípio Marcio dias Casali - Integrante / Mario Luis Ribeiro Cesaretti - Integrante / Maria da Graça Moreira da Silva - Integrante / Priscila Costa Santos - Integrante / Luci Ferraz de Melo - Integrante / Ana Maria Di Grado Ressel - Integrante / Maria Otília Mathias - Integrante.

  • 2016 - 2022

    Projeto Laboratório de Pesquisa em Educação Digital - LAPED, Descrição: O objetivo do presente projeto é de desenvolver uma metodologia de criação e implementação de uma base de dados sobre o conhecimento produzido em relação aos temas de educação e tecnologias, bem como analisar as principais incidências da produção desenvolvida e as tendências que apontam. Desenvolvida por docentes da PUC-SP, focalizará a produção das universidades PUC-SP e UNICAMP, instituições que abrigam grupos de pesquisa sobre educação e tecnologias, que realizam atividades de formação profissional, em especial cursos a distância, presenciais ou híbridos em parceria com redes públicas de ensino e/ou cursos de formação continuada.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (2) . , Integrantes: Alexandra Fogli Serpa Geraldini - Integrante / Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida - Coordenador.

  • 2014 - 2016

    Desafios da formação contemporânea: tecnologias digitais, novas necessidades, diferentes contextos., Descrição: Este estudo tem por objetivo geral contribuir para subsidiar a proposta de uma política de Educação Continuada, na modalidade híbrida , em uma perspectiva ampliada, com uso de recursos tecnológicos digitais, incluindo as TMSF, na qual diferentes contextos formativos - formal, não-formal e informal - coexistem em uma relação de complementaridade.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Alexandra Fogli Serpa Geraldini - Coordenador.

  • 2010 - 2015

    Práticas sociais em Ambientes Virtuais de Aprendizagem na universidade, Descrição: O tema do presente projeto são as práticas sociais desenvolvidas em ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) no ensino superior e em cursos de extensão e especialização. Ele se insere na interface das áreas de Educação a Distância (EAD), Ensino de línguas materna e estrangeiras, Lingüística e Lingüística Aplicada e tem os seguintes objetivos: - analisar os fatores envolvidos no processo de ensino e aprendizagem em AVA e as suas relações com resultados de ordem cognitiva, afetiva e de ação (discursiva) para os alunos; - observar o processo de construção do conhecimento mediatizado pelas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) em cursos e/ou disciplinas de cursos no âmbito do ensino superior (graduação, extensão, especialização e pós-graduação stricto sensu); - explorar as diferentes ferramentas de produção e comunicação disponibilizadas, considerando, nas práticas sociais desenvolvidas, tanto a perspectiva da mediação quanto a da construção colaborativa de conhecimento; - identificar e descrever as ações lingüistico-discursivas nas práticas sociais dos professores e alunos, nas diferentes ferramentas e nos diferentes gêneros utilizados nos cursos, à luz de estudos sobre gêneros textuais; - analisar e aprimorar o desenho de cursos, na perspectiva de uma avaliação contínua do trabalho realizado; - contribuir para o estabelecimento de referenciais norteadores da elaboração de material instrucional para cursos semipresenciais e/ou totalmente a distância; - descrever, do ponto de vista da Lingüística Aplicada e dos estudos de EAD, as práticas sociais de professores e de alunos nas disciplinas e cursos desenvolvidos; - observar quando e de que modo ocorre construção colaborativa de conhecimento nas disicplinas estudadas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (3) / Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Alexandra Fogli Serpa Geraldini - Coordenador / Mercedes Fátima de Canha Crescitelli - Integrante / Angelita Gouveia Quevedo - Integrante.

  • 2006 - 2009

    Pesquisa sobre processo de qualificação de docentes e alunos de Letras em recursos tecnológicos e EAD, Descrição: Com esse projeto, tempo por objetivos: observar o processo de qualificação docente, focalizando o provável desenvolvimento de autonomia à medida que o professor se apropria do ferramental técnico; analisar as atividades realizadas em disciplinas semipresenciais, verificando se há adaptações e diferenças quanto à linguagem de instrução usada e se há diversidade de uso de ferramentas (material impresso, material multimídia etc.) e também de gêneros textuais digitais associados ao material didático elaborado; analisar como professores e alunos interagem nas disciplinas semipresenciais, observando se há apropriação da cultura digital e como isso ocorre; oferecer contribuições para aprimorar a qualificação dos professores, de acordo com os resultados alcançados. As três pesquisadoras são responsáveis pelo projeto de pesquisa.. Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação ( 10) / Especialização ( 1) / Mestrado acadêmico ( 4) / Doutorado ( 2) . Integrantes: Alexandra Fogli Serpa Geraldini - Integrante / Angelita Gouveia Quevedo - Integrante / Mercedes Fátima de Canha Crescitelli - Coordenador.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Alexandra Fogli Serpa Geraldini - Coordenador.

  • 2004 - 2009

    Construindo o Contexto Digital de Ensino: Da Observação da Docência à Formação Docente, Descrição: Projeto de pesquisa desenvolvido para dar continuidade à tese de doutoramento (Docência no ambiente digital: ações e reflexão, concluída em 2003, no Programa de LAEL da PUC-SP, orientada pela Profa. Dra. Heloisa Collins). A partir dos resultados da observação da docência, apresentados na tese, o presente projeto tem por objetivo propor um programa de formação docente, na modalidade da formação continuada, para atuação no ambiente digital.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Alexandra Fogli Serpa Geraldini - Coordenador., Financiador(es): Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - Remuneração.

  • 2004 - 2005

    Educação a Distância em cursos de graduação - Desafios e Possibilidades/ Análise e Classificação de tipos de exercícios usados no ensino/aprendizagem de línguas em EAD, Descrição: Nesta pesquisa, propomo-nos a contribuir para o desenvolvimento de referencial teórico de ensino de línguas estrangeiras e materna no contexto digital e para a aplicação do referencial existente. A médio prazo (1o semestre de 2005), a proposta é oferecer, pelo menos, uma disciplina piloto a distância, via Internet, no curso de graduação de Letras. Ao final do projeto, apresentaremos reflexões, suscitadas pela avaliação da experiência, para embasar uma proposta de curso de graduação a distância. De forma mais específica, nossos objetivos podem ser divididos em dois grupos: institucionais e pedagógicos, conforme desmembramos a seguir: objetivos institucionais: - sistematizar o conhecimento acumulado que venha a orientar e embasar uma proposta de curso de graduação a distância; - aprofundar a pesquisa de maneira contínua, abordando e discutindo aspectos pertinentes relativos ao design de cursos; à formação de docentes que atuarão em EAD; à leitura e escrita do hipertexto, entre outros; - embasar teoricamente a elaboração de material didático para cursos a distância, incluindo especificamente a tipologia de exercícios, a linguagem instrucional para esses cursos, as formas de ampliar a interação entre alunos e professores, entre outros; - oferecer, pelo menos, uma disciplina piloto a distância na graduação de Letras já no primeiro semestre de 2005. objetivos pedagógicos: - sensibilizar o aluno para a pesquisa científica; - propiciar, ao aluno, o contato com a pesquisa científica em uma área emergente e significativa para a educação mundial; - desenvolver, no aluno, saberes e competências necessários à realização de pesquisas: organização, delimitação do tema, definição do problema, levantamento bibliográfico, sistematização das leituras, divulgação dos resultados etc.; - ampliar os horizontes da formação atual dos cursos de graduação pela inserção do aluno no contexto digital. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Alexandra Fogli Serpa Geraldini - Coordenador.

  • 1997 - 2003

    Levantamento de parâmetros para a formação de professores visando a sua atuação no ensino de línguas a distância mediado pelo computador e internet, Descrição: Projeto de Capacitação docente para desenvolvimento da tese de doutorado com o mesmo título.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Alexandra Fogli Serpa Geraldini - Coordenador., Financiador(es): Conselho de Ensino e Pesquisa - Remuneração.

Projetos de desenvolvimento

  • 2006 - 2007

    Qualificação de Docentes do Campus de Sorocaba da PUC-SP em Recursos Tecnológicos e em EAD, Descrição: O objetivo geral neste projeto é qualificar professores dos cursos de Biologia, Medicina e Enfermagem, do campus de Sorocaba da PUC-SP, para o uso de recursos tecnológicos e para a EAD. Os objetivos específicos são, entre outros, sensibilizar o corpo docente para as potencialidades do meio como instrumento promotor da construção de conhecimento; qualificá-los para que elaborem cursos que sejam oferecidos na modalidade semipresencial e para que se apropriem dos gêneros digitais utilizados em EAD; promover o desenvolvimento de autonomia à medida que o professor se aproprie do ferramental técnico; capacitá-lo para o uso de linguagem de instrução adequada e para a diversidade de uso de ferramentas (material impresso, material multimídia etc.) associadas ao material didático virtual. O projeto conta com alunos dos cursos de Letras e de Pedagogia (monitores e tutores das atividades semipresenciais), promovendo, desse modo, a integração entre graduação e pós-graduação.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Alexandra Fogli Serpa Geraldini - Coordenador / Mercedes Fátima de Canha Crescitelli - Integrante / Angelita Gouveia Quevedo - Integrante / Tatiana Honoratu Cantu - Integrante / Bárbara da Silva Diaz - Integrante.

  • 2006 - 2007

    Qualificação de Docentes do Campus de Sorocaba da PUC-SP em Recursos Tecnológicos e em EAD, Descrição: O objetivo geral neste projeto é qualificar professores dos cursos de Biologia, Medicina e Enfermagem, do campus de Sorocaba da PUC-SP, para o uso de recursos tecnológicos e para a EAD. Os objetivos específicos são, entre outros, sensibilizar o corpo docente para as potencialidades do meio como instrumento promotor da construção de conhecimento; qualificá-los para que elaborem cursos que sejam oferecidos na modalidade semipresencial e para que se apropriem dos gêneros digitais utilizados em EAD; promover o desenvolvimento de autonomia à medida que o professor se aproprie do ferramental técnico; capacitá-lo para o uso de linguagem de instrução adequada e para a diversidade de uso de ferramentas (material impresso, material multimídia etc.) associadas ao material didático virtual. O projeto conta com alunos dos cursos de Letras e de Pedagogia (monitores e tutores das atividades semipresenciais), promovendo, desse modo, a integração entre graduação e pós-graduação.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Alexandra Fogli Serpa Geraldini - Coordenador / Mercedes Fátima de Canha Crescitelli - Integrante / Angelita Gouveia Quevedo - Integrante / Tatiana Honoratu Cantu - Integrante / Bárbara da Silva Diaz - Integrante.

  • 2006 - 2007

    Qualificação de Docentes do Campus de Sorocaba da PUC-SP em Recursos Tecnológicos e em EAD, Descrição: O objetivo geral neste projeto é qualificar professores dos cursos de Biologia, Medicina e Enfermagem, do campus de Sorocaba da PUC-SP, para o uso de recursos tecnológicos e para a EAD. Os objetivos específicos são, entre outros, sensibilizar o corpo docente para as potencialidades do meio como instrumento promotor da construção de conhecimento; qualificá-los para que elaborem cursos que sejam oferecidos na modalidade semipresencial e para que se apropriem dos gêneros digitais utilizados em EAD; promover o desenvolvimento de autonomia à medida que o professor se aproprie do ferramental técnico; capacitá-lo para o uso de linguagem de instrução adequada e para a diversidade de uso de ferramentas (material impresso, material multimídia etc.) associadas ao material didático virtual. O projeto conta com alunos dos cursos de Letras e de Pedagogia (monitores e tutores das atividades semipresenciais), promovendo, desse modo, a integração entre graduação e pós-graduação.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Alexandra Fogli Serpa Geraldini - Coordenador / Mercedes Fátima de Canha Crescitelli - Integrante / Angelita Gouveia Quevedo - Integrante / Tatiana Honoratu Cantu - Integrante / Bárbara da Silva Diaz - Integrante.

  • 2006 - 2007

    Qualificação de Docentes do Campus de Sorocaba da PUC-SP em Recursos Tecnológicos e em EAD, Descrição: O objetivo geral neste projeto é qualificar professores dos cursos de Biologia, Medicina e Enfermagem, do campus de Sorocaba da PUC-SP, para o uso de recursos tecnológicos e para a EAD. Os objetivos específicos são, entre outros, sensibilizar o corpo docente para as potencialidades do meio como instrumento promotor da construção de conhecimento; qualificá-los para que elaborem cursos que sejam oferecidos na modalidade semipresencial e para que se apropriem dos gêneros digitais utilizados em EAD; promover o desenvolvimento de autonomia à medida que o professor se aproprie do ferramental técnico; capacitá-lo para o uso de linguagem de instrução adequada e para a diversidade de uso de ferramentas (material impresso, material multimídia etc.) associadas ao material didático virtual. O projeto conta com alunos dos cursos de Letras e de Pedagogia (monitores e tutores das atividades semipresenciais), promovendo, desse modo, a integração entre graduação e pós-graduação.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Alexandra Fogli Serpa Geraldini - Coordenador / Mercedes Fátima de Canha Crescitelli - Integrante / Angelita Gouveia Quevedo - Integrante / Tatiana Honoratu Cantu - Integrante / Bárbara da Silva Diaz - Integrante.

  • 2006 - 2007

    Qualificação de Docentes do Campus de Sorocaba da PUC-SP em Recursos Tecnológicos e em EAD, Descrição: O objetivo geral neste projeto é qualificar professores dos cursos de Biologia, Medicina e Enfermagem, do campus de Sorocaba da PUC-SP, para o uso de recursos tecnológicos e para a EAD. Os objetivos específicos são, entre outros, sensibilizar o corpo docente para as potencialidades do meio como instrumento promotor da construção de conhecimento; qualificá-los para que elaborem cursos que sejam oferecidos na modalidade semipresencial e para que se apropriem dos gêneros digitais utilizados em EAD; promover o desenvolvimento de autonomia à medida que o professor se aproprie do ferramental técnico; capacitá-lo para o uso de linguagem de instrução adequada e para a diversidade de uso de ferramentas (material impresso, material multimídia etc.) associadas ao material didático virtual. O projeto conta com alunos dos cursos de Letras e de Pedagogia (monitores e tutores das atividades semipresenciais), promovendo, desse modo, a integração entre graduação e pós-graduação.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Alexandra Fogli Serpa Geraldini - Coordenador / Mercedes Fátima de Canha Crescitelli - Integrante / Angelita Gouveia Quevedo - Integrante / Tatiana Honoratu Cantu - Integrante / Bárbara da Silva Diaz - Integrante.

  • 2006 - 2007

    Qualificação de Docentes do Campus de Sorocaba da PUC-SP em Recursos Tecnológicos e em EAD, Descrição: O objetivo geral neste projeto é qualificar professores dos cursos de Biologia, Medicina e Enfermagem, do campus de Sorocaba da PUC-SP, para o uso de recursos tecnológicos e para a EAD. Os objetivos específicos são, entre outros, sensibilizar o corpo docente para as potencialidades do meio como instrumento promotor da construção de conhecimento; qualificá-los para que elaborem cursos que sejam oferecidos na modalidade semipresencial e para que se apropriem dos gêneros digitais utilizados em EAD; promover o desenvolvimento de autonomia à medida que o professor se aproprie do ferramental técnico; capacitá-lo para o uso de linguagem de instrução adequada e para a diversidade de uso de ferramentas (material impresso, material multimídia etc.) associadas ao material didático virtual. O projeto conta com alunos dos cursos de Letras e de Pedagogia (monitores e tutores das atividades semipresenciais), promovendo, desse modo, a integração entre graduação e pós-graduação.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Alexandra Fogli Serpa Geraldini - Coordenador / Mercedes Fátima de Canha Crescitelli - Integrante / Angelita Gouveia Quevedo - Integrante / Tatiana Honoratu Cantu - Integrante / Bárbara da Silva Diaz - Integrante.

  • 2006 - 2007

    Qualificação de Docentes do Campus de Sorocaba da PUC-SP em Recursos Tecnológicos e em EAD, Descrição: O objetivo geral neste projeto é qualificar professores dos cursos de Biologia, Medicina e Enfermagem, do campus de Sorocaba da PUC-SP, para o uso de recursos tecnológicos e para a EAD. Os objetivos específicos são, entre outros, sensibilizar o corpo docente para as potencialidades do meio como instrumento promotor da construção de conhecimento; qualificá-los para que elaborem cursos que sejam oferecidos na modalidade semipresencial e para que se apropriem dos gêneros digitais utilizados em EAD; promover o desenvolvimento de autonomia à medida que o professor se aproprie do ferramental técnico; capacitá-lo para o uso de linguagem de instrução adequada e para a diversidade de uso de ferramentas (material impresso, material multimídia etc.) associadas ao material didático virtual. O projeto conta com alunos dos cursos de Letras e de Pedagogia (monitores e tutores das atividades semipresenciais), promovendo, desse modo, a integração entre graduação e pós-graduação.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Alexandra Fogli Serpa Geraldini - Coordenador / Mercedes Fátima de Canha Crescitelli - Integrante / Angelita Gouveia Quevedo - Integrante / Tatiana Honoratu Cantu - Integrante / Bárbara da Silva Diaz - Integrante.

  • 2006 - 2007

    Qualificação de Docentes do Campus de Sorocaba da PUC-SP em Recursos Tecnológicos e em EAD, Descrição: O objetivo geral neste projeto é qualificar professores dos cursos de Biologia, Medicina e Enfermagem, do campus de Sorocaba da PUC-SP, para o uso de recursos tecnológicos e para a EAD. Os objetivos específicos são, entre outros, sensibilizar o corpo docente para as potencialidades do meio como instrumento promotor da construção de conhecimento; qualificá-los para que elaborem cursos que sejam oferecidos na modalidade semipresencial e para que se apropriem dos gêneros digitais utilizados em EAD; promover o desenvolvimento de autonomia à medida que o professor se aproprie do ferramental técnico; capacitá-lo para o uso de linguagem de instrução adequada e para a diversidade de uso de ferramentas (material impresso, material multimídia etc.) associadas ao material didático virtual. O projeto conta com alunos dos cursos de Letras e de Pedagogia (monitores e tutores das atividades semipresenciais), promovendo, desse modo, a integração entre graduação e pós-graduação.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Alexandra Fogli Serpa Geraldini - Coordenador / Mercedes Fátima de Canha Crescitelli - Integrante / Angelita Gouveia Quevedo - Integrante / Tatiana Honoratu Cantu - Integrante / Bárbara da Silva Diaz - Integrante.

  • 2006 - 2007

    Qualificação de Docentes do Campus de Sorocaba da PUC-SP em Recursos Tecnológicos e em EAD, Descrição: O objetivo geral neste projeto é qualificar professores dos cursos de Biologia, Medicina e Enfermagem, do campus de Sorocaba da PUC-SP, para o uso de recursos tecnológicos e para a EAD. Os objetivos específicos são, entre outros, sensibilizar o corpo docente para as potencialidades do meio como instrumento promotor da construção de conhecimento; qualificá-los para que elaborem cursos que sejam oferecidos na modalidade semipresencial e para que se apropriem dos gêneros digitais utilizados em EAD; promover o desenvolvimento de autonomia à medida que o professor se aproprie do ferramental técnico; capacitá-lo para o uso de linguagem de instrução adequada e para a diversidade de uso de ferramentas (material impresso, material multimídia etc.) associadas ao material didático virtual. O projeto conta com alunos dos cursos de Letras e de Pedagogia (monitores e tutores das atividades semipresenciais), promovendo, desse modo, a integração entre graduação e pós-graduação.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Alexandra Fogli Serpa Geraldini - Coordenador / Mercedes Fátima de Canha Crescitelli - Integrante / Angelita Gouveia Quevedo - Integrante / Tatiana Honoratu Cantu - Integrante / Bárbara da Silva Diaz - Integrante.

  • 2006 - 2007

    Qualificação de Docentes do Campus de Sorocaba da PUC-SP em Recursos Tecnológicos e em EAD, Descrição: O objetivo geral neste projeto é qualificar professores dos cursos de Biologia, Medicina e Enfermagem, do campus de Sorocaba da PUC-SP, para o uso de recursos tecnológicos e para a EAD. Os objetivos específicos são, entre outros, sensibilizar o corpo docente para as potencialidades do meio como instrumento promotor da construção de conhecimento; qualificá-los para que elaborem cursos que sejam oferecidos na modalidade semipresencial e para que se apropriem dos gêneros digitais utilizados em EAD; promover o desenvolvimento de autonomia à medida que o professor se aproprie do ferramental técnico; capacitá-lo para o uso de linguagem de instrução adequada e para a diversidade de uso de ferramentas (material impresso, material multimídia etc.) associadas ao material didático virtual. O projeto conta com alunos dos cursos de Letras e de Pedagogia (monitores e tutores das atividades semipresenciais), promovendo, desse modo, a integração entre graduação e pós-graduação.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Alexandra Fogli Serpa Geraldini - Coordenador / Mercedes Fátima de Canha Crescitelli - Integrante / Angelita Gouveia Quevedo - Integrante / Tatiana Honoratu Cantu - Integrante / Bárbara da Silva Diaz - Integrante.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes (FAFICLA). , Rua Monte Alegre, 984, Perdizes, 09041030 - São Paulo, SP - Brasil, Telefone: (11) 36708430, Fax: (11) 36708530, URL da Homepage:

Experiência profissional

2016 - Atual

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Pró-Reitora de Graduação, Regime: Dedicação exclusiva.

2003 - Atual

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora do Quadro de Carreira - Cat. ATD, Carga horária: 0, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Aprovada em Concurso de Promoção na Carreira para a categoria Assistente-Doutor, em 01/12/2003, com a nota 9,91. A banca foi composta pela Prof.ª Dr.ª Angela Brambilla Cavenaghi Themudo Lessa (PUCSP), Prof.ª Dr.ª Dieli Vesaro Palma (PUCSP), Prof.ª Dr.ª Jelssa Ciardi Avoli (PUCSP), Prof.ª Dr.ª Cristina Casadei Moerbeck Pietraróia (USP), Prof. Dr. John Robert Schmitz (UNICAMP).

2013 - 2016

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Pró-Reitora de Educação Continuada, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2012 - 2016

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Pró-Reitora de Educação Continuada, Regime: Dedicação exclusiva.

2010 - 2011

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Curso de Especialização

1997 - 2003

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora do Quadro de Carreira - Cat. ATM, Carga horária: 40

Outras informações:
Em 18/08/03 prestou concurso de ingresso na Carreira do Magistério para a Categoria Assistente-Mestre, tendo sido aprovada com a nota 9,0 (nove).

1995 - 1997

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora do Quadro Provisório, Carga horária: 40

Atividades

  • 01/2016

    Direção e administração, Pró-Reitora de Graduação.,Cargo ou função, Direção e Administração.

  • 06/2008

    Extensão universitária , Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes, Departamento de Francês.,Atividade de extensão realizada, Coordenadora do Curso de Extensão Francês Instrumental para Pós-Graduandos.

  • 01/2008

    Extensão universitária , Coordenadoria Geral de Especialização Aperfeiçoamento e Extensão.,Atividade de extensão realizada, Coordenadora do Curso de Extensão Itinerários de Leitura em Francês a distância.

  • 07/2004

    Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Ciências Humanas, Faculdade de Comunicação e Filosofia.,Linhas de pesquisa

  • 07/2004

    Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Ciências Humanas, Faculdade de Comunicação e Filosofia.,Linhas de pesquisa

  • 01/2002

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Humanas, Faculdade de Comunicação e Filosofia.,Cargo ou função, Membro do Grupo de Pesquisa em Tecnologia Educacional e Educação a Distancia - TEED, cadastrado no Diretório de Grupos do CNPq.

  • 03/1996

    Pesquisa e desenvolvimento, Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes, Departamento de Francês.,Linhas de pesquisa

  • 03/1996

    Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Disciplina Semi-Presencial Formação de professores para/no contexto digital (2./2008, 2./2009, 2./2010), Disciplina Semi-Presencial - Língua Estrangeira Francês (2/2006), Disciplina Semi-Presencial - Língua Francesa: Língua e documentos (2/2007, 1/2008, 1o. 2010), Disciplina Semi-Presencial - Língua Francesa: oficina de textos acadêmicos (2/2007, 1/2008, 2o./2010), Disciplina Semi-Presencial - Tecnologias Digitais (1/2006, 1/2007, 1o./2009, 1o./2010), Francês Língua Estrangeira, Lingüística do Francês

  • 08/2009 - 11/2011

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Universitário (CONSUN).,Cargo ou função, Membro titular- Representante docente da Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes.

  • 03/2008 - 11/2010

    Ensino, Língua e Literatura Francesas, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Francês - Língua Estrangeira a Distância (1/2008), Francês - Língua Estrangeira a Distância (1/2010)

  • 06/2000 - 10/2009

    Serviços técnicos especializados , Vice Reitoria Acadêmica, Coordenadoria Geral de Vestibulares e Concursos.,Serviço realizado, Elaboração e correção do Exame de Proficiência em Francês Língua Estrangeira para o Setor de Pós-Graduação.

  • 11/2004 - 07/2009

    Direção e administração, Centro de Ciências Humanas, Faculdade de Comunicação e Filosofia.,Cargo ou função, Diretora da Faculdade de Comunicação e Filosofia.

  • 11/2004 - 07/2009

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Vice Reitoria Acadêmica, Conselho de Ensino e Pesquisa.,Cargo ou função, Representante Titular da Faculdade de Comunicação e Filosofia no Conselho de Ensino e Pesquisa - CEPE.

  • 11/2004 - 07/2009

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Vice Reitoria Acadêmica, Conselho de Ensino e Pesquisa.,Cargo ou função, Representante Titular da Faculdade de Comunicação e Filosofia na Comissão de Ensino do Conselho de Ensino e Pesquisa - CEPE.

  • 11/2003 - 07/2009

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Humanas.,Cargo ou função, Representante Titular da Faculdade de Comunicação e Filosofia no Conselho do Centro de Ciências Humanas.

  • 08/1998 - 07/2009

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Departamental, Conselho Departamental.,Cargo ou função, Membro do Conselho Departamental.

  • 03/1996 - 07/2009

    Direção e administração, Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes, Departamento de Francês.,Cargo ou função, Coordenadora Financeira Adjunta da Revista Rencontres.

  • 01/1999

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Programa de Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem, Programa de Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem.,Cargo ou função, Membro do Grupo de Pesquisa EDULANG, cadastrado no Diretório de Grupos do CNPq.

  • 01/2002 - 12/2004

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria de Pós-Graduação da PUC/SP, Programa de Pós Graduação Em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem.,Cargo ou função, Membro do Grupo de Pesquisa ALTER - Análise de Linguagem, Trabalho Educacional e suas Relações, cadastrado no Diretório de Grupos do CNPq.

  • 08/2001 - 11/2004

    Direção e administração, Centro de Ciências Humanas, Faculdade de Comunicação e Filosofia.,Cargo ou função, Vice-Diretora da Faculdade de Comunicação e Filosofia.

  • 08/2001 - 11/2004

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Humanas, Faculdade de Comunicação e Filosofia.,Cargo ou função, Representante Suplente da Faculdade de Comunicação e Filosofia no Conselho de Centro de Ciências Humanas.

  • 08/2001 - 11/2004

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Vice Reitoria Acadêmica, Conselho de Ensino e Pesquisa.,Cargo ou função, Representante Suplente da Faculdade de Comunicação no Conselho de Ensino e Pesquisa - CEPE.

  • 08/2001 - 11/2004

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Vice Reitoria Acadêmica, Conselho de Ensino e Pesquisa.,Cargo ou função, Representante da Faculdade de Comunicação e Filosofia na Comissão de Extensão do Conselho de Ensino e Pesquisa.

  • 07/1995 - 07/2004

    Serviços técnicos especializados , Vice Reitoria Acadêmica, Coordenadoria Geral de Vestibulares e Concursos.,Serviço realizado, Elaboração da Prova de Língua Estrangeira - Francês do Processo Seletivo Unificado (em parceria).

  • 08/1998 - 07/2001

    Direção e administração, Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes, Departamento de Francês.,Cargo ou função, Chefe do Departamento de Francês.

  • 08/1999 - 06/2001

    Extensão universitária , Coordenadoria Geral de Especialização Aperfeiçoamento e Extensão.,Atividade de extensão realizada, Francês para o contexto acadêmico.

  • 02/1999 - 12/2000

    Extensão universitária , Coordenadoria Geral de Especialização Aperfeiçoamento e Extensão.,Atividade de extensão realizada, Aprenda Francês para Estudar na França (a distância).

  • 06/2000 - 06/2000

    Serviços técnicos especializados , Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes, Departamento de Francês.,Serviço realizado, Elaboração, aplicação e correção do Exame de Proficiência em Francês junto à Faculdade de Medicina de Sorocaba (em parceria).

  • 01/1997 - 12/1999

    Extensão universitária , Coordenadoria Geral de Especialização Aperfeiçoamento e Extensão.,Atividade de extensão realizada, Co-coordenadora do Curso de Francês Instrumental a Distância (FID), via internet.

  • 03/1996 - 12/1999

    Extensão universitária , Coordenadoria Geral de Especialização Aperfeiçoamento e Extensão.,Atividade de extensão realizada, Francês instrumental (a distancia).

  • 08/1996 - 12/1998

    Extensão universitária , Coordenadoria Geral de Especialização Aperfeiçoamento e Extensão.,Atividade de extensão realizada, Francês Instrumental.

  • 03/1996 - 07/1998

    Direção e administração, Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes, Departamento de Francês.,Cargo ou função, Vice-Chefe do Departamento de Francês.

  • 01/1996

    Serviços técnicos especializados , Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes, Departamento de Francês.,Serviço realizado, Elaboração, aplicação e correção do Exame de Proficiência em Francês junto à Faculdade de Medicina de Sorocaba (em parceria).

  • 03/1996 - 06/1996

    Estágios , Coordenadoria Geral de Especialização Aperfeiçoamento e Extensão.,Estágio realizado, Estágio de observação do Curso de Francês Instrumental a Distância, ministrado pela Prof.ª Jelssa Avolio, via rede telemática.

1985 - 1990

Aliança Francesa

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 0

Outras informações:
Aliança FRancesa Filial de Santo André

Atividades

  • 03/1985 - 06/1990

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Francês

1991 - 1998

Centro Francês Cultura

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Sócia-proprietária, Carga horária: 0

Atividades

  • 03/1991 - 12/1998

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Português para Estrangeiros, Francês Língua Estrangeira

2001 - 2001

Centro Universitário Fundação Santo André

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora substituta, Carga horária: 0

Atividades

  • 02/2001 - 06/2001

    Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Prática de Ensino de Língua Portuguesa

1984 - 1985

Instituto de Divulgação Lingüística

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 0

Outras informações:
Unidades de Santo André e São Bernardo

Atividades

  • 07/1984 - 11/1985

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Francês