Marcelo Zaffalon Peter

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Pelotas (1992), licenciado no Curso de Graduação de Professores da Parte de Formação Especial de Currículo do Ensino de 2 Grau - Esquema I pela Universidade Católica de Pelotas (1996), mestrado em Ciência e Tecnologia Agroindustrial pela Universidade Federal de Pelotas (1996), doutorado em Ciência e Tecnologia Agroindustrial pela Universidade Federal de Pelotas (2007) e pós doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (2014). Atualmente é professor titular do ensino básico técnico e tecnológico do Instituto Federal Sul-rio-grandense, Campus Pelotas - Visconde da Graça. Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Tecnologia de Produtos de Origem Vegetal.

Informações coletadas do Lattes em 26/09/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Ciência e Tecnologia Agroindustrial

2003 - 2007

Universidade Federal de Pelotas
Título: Efeitos da Temperatura de Secagem sobre Fitoquímicos de Pimenta (capsicum baccatum L. var. pendulum)
Pedro Luiz Antunes. Palavras-chave: Secagem; Conservação.

Mestrado em Ciência e Tecnologia Agroindustrial

1992 - 1996

Universidade Federal de Pelotas
Título: Uso de microondas na conservação de farelo e grãos de arroz,Ano de Obtenção: 1996
Moacir Cardoso Elias.Palavras-chave: Microondas; Conservação; farelo; Arroz.Grande área: Ciências AgráriasSetores de atividade: Outros Setores.

Graduação em Agronomia

1987 - 1992

Universidade Federal de Pelotas
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Agropecuária

1984 - 1986

Universidade Federal de Pelotas

Pós-doutorado

2014 - 2014

Pós-Doutorado. , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

Formação complementar

2006 - 2006

Classificador de Produtos de Origem Vegetal. (Carga horária: 192h). , Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, MAPA/DF, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos / Subárea: Tecnologia de Alimentos/Especialidade: Tecnologia de Produtos de Origem Vegetal.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos / Subárea: Ciência de Alimentos/Especialidade: Fisiologia Pós-Colheita.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos / Subárea: Ciência de Alimentos/Especialidade: Química, Física, Fisico-Química e Bioquímica dos Alim. e das Mat-Primas Alimentares.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos / Subárea: Ciência de Alimentos/Especialidade: Avaliação e Controle de Qualidade de Alimentos.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos / Subárea: Ciência de Alimentos/Especialidade: Valor Nutritivo de Alimentos.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos / Subárea: Ciência de Alimentos/Especialidade: Toxicidade e Resíduos de Pesticidas em Alimentos.

Organização de eventos

PETER, M. Z. ; ELIAS, M. C. ; OLIVEIRA, M. . II Simpósio Sul-Brasileiro de Qualidade de Arroz. 2005. (Outro).

PETER, M. Z. . Semana de Agroindústria. 2004. (Outro).

Participação em eventos

Seminário ENADE 2016. 2016. (Seminário).

Semana de discussões pedagógicas. 2015. (Seminário).

Seminário ENADE 2015. 2015. (Seminário).

18 Congresso Internacioal de Educação a Distância. Refexões sobre Tutoria os Sujeitos da EAD. 2012. (Congresso).

Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica.Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica. 2009. (Outra).

II Encontro de Coordenadores do Programa e-Tec Brasil.II Encontro de Coordenadores do Programa e-Tec Brasil. 2009. (Encontro).

Projeto de Extensão "EAD - Teoria e Prática".Uso das ferramentas de EAD no C.T. Agroindústria. 2009. (Outra).

IV Reunião da Produção Integrada de Pêssego.IV Reunião da Produção Integrada de Pêssego. 2006. (Outra).

1 Fórum Metade Sul - Integração e Desenvolvimento.1 Fórum Metade Sul - Integração e Desenvolvimento. 2005. (Outra).

2 Seminário FAPERGS/PROCOREDES/IES.2 Seminário FAPERGS/PROCOREDES/IES. 2005. (Seminário).

11ª FENADOCE.Expositor Docente na Av. de Inovação Tecnológica e Fórum de Inovações Tecnológicas. 2003. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Ricardo Tadeu Paraginski

ELIAS, M. C.; DIAS, A. R. G.;PETER, M. Z.. Efeitos da temperatura de armazenamento de grãos de milho (Zea mays L.) nos parâmetros de qualidade tecnlógica, metabólitos e propriedades do amido. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia Agroindustrial) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Daniel Rutz

ELIAS, M. C.PETER, M. Z.; BARBOSA, F.F.; DIAS, A. R. G.. Efeitos da Tempratura e do Tempo de Armazenamento do Trigo sobre os Parâmetros de Avaliação da Qualidade dos Grãos e das Farinhas. 2012. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia Agroindustrial) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Juliane Mascarenhas Pereira

DIAS, A. R. G.; GULARTE, M. A.;PETER, M. Z.; SCHIRMER, M. A.. Aplicação de b-glicana e amido oxidado de aveia em pães elaborados com farinha de arroz. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia Agroindustrial) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Diego Batista Zeni

PETER, M. Z.ELIAS, M. C.; TILMANN, C. A.. Efeitos da temperatura na secagem e da umidade relativa no armazenamento sobre a qualidade de grãos e de óleo de canola para biocombustível. 2010. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia Agroindustrial) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Leandro da Conceição Oliveira

NORA, L.;ELIAS, M. C.; DIAS, A. R. G.;PETER, M. Z.; BABOSA, L. M. P.. Efeitos da supressão do gene tripnona redutase II sob as propriedades do amido e no acúmulo de metabólitos secundários em batata silvestre (Solanum commersonii subsp. malmeanum Bitt). 2013. Tese (Doutorado em Ciência e Tecnologia Agroindustrial) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Rafael de Almeida Schiavon

ELIAS, M. C.; MONKS, J. L. F.;PETER, M. Z.; BARBOSA, F.F.; SCHIRMER, M. A.; PERES, W. B.. Efeitos do Resfriamento Arificial no Armazenamanto sobre Parâmetros de Avaliação de Qualidade Industral de Arroz. 2012. Tese (Doutorado em Ciência e Tecnologia Agroindustrial) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Galileu Rupollo

ELIAS, M. C.; ROMBALDI, C. V.; NORA, L.; BARBOSA, F.F.;PETER, M. Z.. Efeitos das condições e do tempo de armazenamento na qualidade de grãos de feijão carioca. 2011. Tese (Doutorado em Ciência e Tecnologia Agroindustrial) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: MAURÍCIO DE OLIVEIRA

ELIAS, M. C.; NORA, L.; BARBOSA, F.F.;PETER, M. Z.; FRANCO, D. F.. Efeitos da umidade,do tempo e de sistemas de armazenamento sobre parâmetros de qualidade e propriedades tecnológicas dos grãos e do óleo de soja. 2011. Tese (Doutorado em Ciência e Tecnologia Agroindustrial) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Luiz Fernando Gonçalves Van Der Laan

ELIAS, M. C.; MORAES, M. L. B.; PERES, W. B.; SANTO. A. C. E.;PETER, M. Z.. Fatores de riscos de acidentes do trabalho em unidades de beneficiamento e armazenamento de arroz. 2010. Tese (Doutorado em Ciência e Tecnologia Agroindustrial) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Janete Deliberali Freo

ELIAS, M. C.; GONÇALVES, P.R.; BARBOSA, F.F.; DODE, L. B.;PETER, M. Z.. Aplicação de terra de diatomácea e a infestação com Rhyzopertha dominica nas propriedades fisico-químicas e tecnológicas de grãos de trigo armazenados no sistema convencional. 2010. Tese (Doutorado em Ciência e Tecnologia Agroindustrial) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Leandro da Conceição Oliveira

NORA, L.; DIAS, A. R. G.; BABOSA, L. M. P.;PETER, M. Z.. Propridades de Pasta, Morfolóicas, Térmicas Cristabilidade de Batata Silestre Transgênicaa. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência e Tecnologia Agroindustrial) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Nathan Levien Vanier

SCHIRMER, M. A.; ROMBALDI, C. V.; CHAVES, F. C.;PETER, M. Z.. Bioatividade de antioxidantes em snacks preparados com arroz e feijão e utilização de extrato de feijão para redução de acrilamida em produtos extrusados.. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência e Tecnologia Agroindustrial) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Rafael de Almeda Schiavon

ELIAS, M. C.; MONKS, J. L. F.;PETER, M. Z.; BICCA, F. M.. Efeitos do Resfriamento Artiicilal sobrea qualidade de Grãos de Arroz no Armazenaento. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência e Tecnologia Agroindustrial) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: MAURÍCIO DE OLIVEIRA

ELIAS, M. C.; BARBOSA, F.F.; NORA, L.;PETER, M. Z.. Efeitos da temperatura de secagem, da condição e do tempo de armazenamento sobre a qualidade dos grãos e do óleo de soja para alimentação e produção de biocombustível.. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência e Tecnologia Agroindustrial) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Ana Paula Wally Vallim

ELIAS, M. C.; GULARTE, M. A.;PETER, M. Z.; TORALLES, R.P.; SCHIRMER, M. A.. Efeito do tratamento hidrotermico na geração de isoflavonas agliconadas e nas propriedades funcionais de isolado proteico de soja. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência e Tecnologia Agroindustrial) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Lírio Inácio Recckziegel Hass

ROMBALDI, C. V.; CHIM, J.F.;PETER, M. Z.; MESSIAS, R.S.. Caracterização fisico-química, fitoquímica e de compostos voláteis do fruto da Guabiroba (Campomanesia xanthocarpa O. Berg.). 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência e Tecnologia Agroindustrial) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: David Bandeira da Cruz

PETER, M. Z.ELIAS, M. C.; PARAGINSKI, R. T.; VANIER, N. L.. Efeitos da temperatura de secagem e do tempo de armazenamento sobre parâmetros de qualidade tecnológica dos grãos e propriedades do amido de sorgo granífero. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência e Tecnologia Agroindustrial) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Deise Daniela Becker

PETER, M. Z.; BERNNI, K. D. C.. É de "gente grande" mais eu também posso usar: a utliização da tecnologia na educação infantil. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Denise Bier Saueressig

PETER, M. Z.; PHILIPSEN, T. N.. O uso de dispositivos móveis na educação como auxiliar na mediação pedagógica. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Fabiane Madruga

PETER, M. Z.; BERNNI, K. D. C.. Auxílio de mídias digitais no ensini/aprendizagem de matemática: troca de saberes em uma aula de reforço. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Ivanise Brauescher

PETER, M. Z.; MARINHO, J. L. B.. Uso do celular em sala de aula - proibição ou motivação. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Janine Heckler da Cunha

PETER, M. Z.; BERNNI, K. D. C.. A utilização da tecnologia como instrumento de aprendizagem em ciências. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Lucilene Rodrigues Gomes

PETER, M. Z.; MARINHO, J. L. B.. O uso das mídias no processo de alfabetização e letramento na educação de jovens adultos. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Luís Henrique da Silva Comiotto

PETER, M. Z.; XAVIER, R. T. O.. O uso do blog no processo de ensino e aprendizagem: um recurso tecnológico e pedagógico. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Marcia Furtado de Castro

PETER, M. Z.; BERNNI, K. D. C.. Percepções na inserção de um blog como ferramenta educativa. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Nataniele Norenberg dos Santos

PETER, M. Z.; MEDEIROS, E.M.; MARTINS, R. M.. Controle de Qualidade no Beneficiamento de Arroz Branco. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agroindústria) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.

Aluno: Thayla Martins da Silva

PETER, M. Z.; RODRIGUES, R.S.; KAROW, M. F.. Controle de Qualidade no Processamento de Frutas e Hortaliças Congeladas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agroindústria) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.

Aluno: Luiza Helena Silva da Rosa

PETER, M. Z.; MARTINS, R. M.; VINHOLES, J. R.. Influ~encia dos grãos avaliados na extração de farelo e óleo de soja. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agroindústria) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.

Aluno: Betina Bueno Peres

PETER, M. Z.; BORK, C. R. S.; MEDEIROS, E.M.. Análise no processo de controle de qualidade de arroz polido e inspeção de carregamento para exportação. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agroindústria) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.

Aluno: Deize Vargas Bederode

PETER, M. Z.; VALIN, A. P. S. W.; SANTOS, J. F. M.. Produção de Extrato de Tomate. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agroindústria) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.

Aluno: Guinter Fischer Bergmann

PETER, M. Z.; VALIN, A. P. S. W.; MEDEIROS, E.M.. Certificado de Qualidade de Arroz em Casca e Beneficiado. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agroindústria) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.

Aluno: Moises Molinos Dornelles

PETER, M. Z.; RODRIGUES, R.S.; JORGE, M. F. M.. Processamento de Conserva de Ervilha. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agroindústria) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.

Aluno: Evelize Maia Pinto da silva

VALIN, A. P. S. W.; SANTOS, V. L.;PETER, M. Z.. TCC em Curso Superior de Agroindústria. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agroindústria) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.

Aluno: Suzana Rodrigues Teixeira

ZAICOVSKI, C. B.; LIMA, L. D. P.;PETER, M. Z.. TCC em Curso Superior de Agroindústria. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agroindústria) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.

Aluno: Dejalmo Nolasco Prestes

ELIAS, M. C.; DIAS, A. R. G.;PETER, M. Z.. Avaliação de qualidade de sementes de arroz.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Luis Fhillipi da Silva Sanes

ELIAS, M. C.PETER, M. Z.; SCHIAVON, R. A.. Assistência técnica para agricultura. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Gelson Betemps Bauer

ELIAS, M. C.PETER, M. Z.; BARBOSA, F.F.. Produção e Conservação de Grãos no Oeste do Paraná. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Pelotas.

PETER, M. Z.; NARDES, R.E.F.; SELMO, M.S.; SAINZ, R. L.. Professor Substituto do C. T. em Agroindústria. 2009. Conjunto Agrotécnico "Visconde da Graça".

PETER, M. Z.; MARTINS, R.M.; SILVA, J.P.. Tutor presencial de Agroindústria para Canguçu. 2009. Conjunto Agrotécnico "Visconde da Graça".

PETER, M. Z.. Concurso para Engenheiro Agrônomo da Prefeitura Municipal de Pelotas. 2004.

PETER, M. Z.. Concurso para Técnico Agrícola da Prefeitura Municipal de Pelotas. 2004.

PETER, M. Z.. Plano de Desenvolvimento do Arranjo Produtivo Local de Alimentos(Obs: parecerista ad hoc). 2016. Universidade Federal de Pelotas.

PETER, M. Z.; Zaicovski, C.B.; Silveira, A.T.. Tutor presencial de Agroindústria para São Lourenço do Sul. 2009. Conjunto Agrotécnico "Visconde da Graça".

Orientou

Bianca Silveira

Utilização de softwares matemáticos com alunos da zona rural; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Marcelo Zaffalon Peter;

Tatiana Catia Grellmann Presser

O uso das mídeas na educação infantil: contribuem para aprendizagem dos alunos?; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Marcelo Zaffalon Peter;

Róbinson Daniel Quevedo Borba

Interação do lúdico e mídias no ensino de matemática; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Marcelo Zaffalon Peter;

Aline Isabel de Rosso Estery

Uso do jogo Sim Town no ensino/aprendizagem sobre o bairro - Bairro Tristeza -Porto Alegre; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Marcelo Zaffalon Peter;

Pablo Roberto Villanova

Construindo Web jornal na sala de aula; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Marcelo Zaffalon Peter;

Luiza Helena da Silva Rosa

Influência de grãos avariados na extração de farelo e óleo de soja; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agroindústria) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense; Orientador: Marcelo Zaffalon Peter;

Deize Vargas Bederode

Produção de Extrato de Tomate; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agroindústria) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense; Orientador: Marcelo Zaffalon Peter;

Lucas da Silva Barboza

Orientação de Estágio Curricular Obrigatório; 2016; Orientação de outra natureza; (Agroindústria) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense; Orientador: Marcelo Zaffalon Peter;

Franciéle Corrêa da Silveira

Orientação de Estágio Curricular Obrigatório; 2015; Orientação de outra natureza; (Agroindústria) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense; Orientador: Marcelo Zaffalon Peter;

Letícia Vasconcellos da Silva

Orientação de Estágio de Conclusão de Curso Técnico em Agroindústria; 2012; Orientação de outra natureza; (Agroindústria) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense; Orientador: Marcelo Zaffalon Peter;

Paula Beatriz Fernandes do Nascimnto

Orientação de Estágio do C; T; Agroindústria; 2012; Orientação de outra natureza; (Agroindústria) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense; Orientador: Marcelo Zaffalon Peter;

Francine Almeida Villa Nova

Orientação de Estágio do C; T; Agroindústria; 2012; Orientação de outra natureza; (Agroindústria) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense; Orientador: Marcelo Zaffalon Peter;

Produções bibliográficas

  • OTERO, W. R. I. ; PETER, M. Z. ; COSTA, D. A. . Fatores de êxito para gestão e a docência na educação profissional e tecnológica a distância. Poiesis , v. 10, p. 113, 2016.

  • PETER, M. Z. ; PETER, P. F. J. ; CATAPAN, A. H. . Belonging: Concept, Meaning, and Commitment. Us-China Education Review , v. 5, p. 95-95, 2015.

Outras produções

PETER, M. Z. . Curso teórico-prático de elaboração de geléia a partir de resíduo da produção de suco de uva. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

PETER, M. Z. ; MARTINS, R. M. . Apostila de Grãos. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

PETER, M. Z. . V Curso Preparatório para o Turismo no Espaço Rural - Módulo I. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

PETER, M. Z. . Curso Preparatório ao Turismo no Espaço Rural. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Projetos de pesquisa

  • 2013 - Atual

    Promoção do desenvolvimento da agricultura familiar através da industrialização de alho e cebola, Descrição: Desenvolvimento de novos produtos a partir de alho e cebola visando agregar valor e inovação tecnológica. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marcelo Zaffalon Peter - Coordenador / Ivan Renato Krolow - Integrante / Daniela da Rocha Vitória KroloW - Integrante / Elisa Bald Siqueira - Integrante / Marisa Ferreira Karow - Integrante / Letícia Marques de Assis - Integrante.

  • 2013 - Atual

    Grupo de Pesquisa Metodologias e Experiências Exitosas, Descrição: O grupo de pesquisa GPMEX, tem como propósito desenvolver uma pesquisa para mapear as metodologias de implementação da rede e-Tec e indicar expriências exitosas nas dimensões de gestão e docência. Esta pesquisa atende a uma solicitação da SETEC/MEC para o programa PRONATEC e é financiada pelo FNDE. Está vinculada ao Grupo de pesquisa PCEADIS/CNPq e tem o apoio do Núcleo de ensino pesquisa e extensão ATELIERTCD do CED/UFSC e do Núcleo de Editoração de Materiais/CCE/UFSC. Os particpantes são pesquisadores da UFSC, das instituições da Rede e-Tec e da SETEC. Coordenação: Prof. Dra. Araci Hack Catapan/UFSC -. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marcelo Zaffalon Peter - Integrante / Araci Hack Catapan - Coordenador.

  • 2012 - 2012

    Grupo de Pesquisa Materiais Didáticos, Descrição: Identificar quantitativamente a produção de cadernos pedagógicos Identificar os diferentes estágios em que esta produção se encontra Identificar e classificar esta produção segundo o CR Propor a disponibilização do material classificado em dois repositórios Analisar a eficiência e a eficácia da produção do material didático Analisar a disponibilização atual dos cadernos pedagógicos já produzidos Levantar dados referentes ao custo da produção dos cadernos pedagógicos Propor soluções visando minimazar a dispersão da produção dos cadernos pedagógicos nos quesitos financeiro e gerencial. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marcelo Zaffalon Peter - Integrante / Araci Hack Catapan - Coordenador.

  • 2010 - 2011

    Matriz Curricular de Referência para os Cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio do sistema Escola Técnica Aberta do Brasil, e-Tec Brasil., Descrição: Estudo e desenvolvimento do Currículo referência no Eixo Produção Alimentícia. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marcelo Zaffalon Peter - Integrante / Araci Hack Catapan - Coordenador.

Prêmios

2012

Patrono da Turma de Agroindústria - Canguçu, I.F. Sul- Rio- Grandense, Campus Pelotas - Visconde da Graça.

2011

Patrono da Turma de Agroindústria - Santo Antônio da Patrulha, I.F. Sul- Rio- Grandense, Campus Pelotas - Visconde da Graça.

2011

Patrono da Turma de Agroindústria - São Lourenço do Sul, I.F. Sul- Rio- Grandense, Campus Pelotas - Visconde da Graça.

2011

Patrono da Turma de Agroindústria - Canguçu, I.F. Sul- Rio- Grandense, Campus Pelotas - Visconde da Graça.

2011

Paraninfo da Turma de Agroindústria - Bagé, I.F. Sul- Rio- Grandense, Campus Pelotas - Visconde da Graça.

2010

Paraninfo da Turma de Agroindústria, CAVG- FUFPEL.

2009

Paraninfo das duas Turmas de Agroindústria, CAVG-FUFPEL.

2001

Destaque pelos relevantes serviços prestados à comunidade na área da educação, TV Sul e Programa Gente que Faz.

1999

Professor Homenageado pelos Formandos do C.T. Agroindústria desde 1999, CAVG-UFPel.

1998

Paraninfo da Turma de Alimentos, CAVG-FUFPEL.

1996

Paraninfo da Turma de Alimentos, CAVG-FUFPEL.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • INSTITUTO FEDERAL SUL-RIO-GRANDENSE, Campus Visconde da Graça. , Avenida Ildefonso Simões Lopes, 2791, Sanga Funda, 96060-290 - Pelotas, RS - Brasil - Caixa-postal: 460, Telefone: (53) 32776700, Fax: (53) 32776700

Experiência profissional

2010 - 2011

Universidade Federal de Santa Catarina

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2010 - Atual

Instituto Federal Sul-Rio-Grandense

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor do Ensino Básico Téc. e Tecnológico, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

1996 - Atual

Instituto Federal Sul-Rio-Grandense

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 10/2016

    Direção e administração, Instituto Federal Sul-Rio-Grandense - Campus Pelotas Visconde da Graça, .,Cargo ou função, Coordenador do Curso Técnico de Agroindústria.

  • 03/2015 - 06/2016

    Direção e administração, Pró-Reitoria de Ensino - IFSUL, .,Cargo ou função, Coordenador de Avaliação da Educação - Portaria 516/2015.

  • 09/2015 - 12/2015

    Direção e administração, Pró-Reitoria de Ensino - IFSUL, .,Cargo ou função, Comissão paraobter informações e providenciar documentação necessária para recredenciamento do IFSUL j.

  • 04/2015 - 07/2015

    Direção e administração, Pró-Reitoria de Ensino - IFSUL, .,Cargo ou função, Comissão paraobter informações e providenciar documentação necessária para recredenciamento do IFSUL j.

  • 10/1999 - 07/2002

    Direção e administração, Instituto Federal Sul-Rio-Grandense - Campus Pelotas Visconde da Graça, .,Cargo ou função, Diretor Geral do Conjunto Agrotécnico Visconde da Graça - Portaria 702 de 13 de outubro de 1999.

1995 - 2010

Universidade Federal de Pelotas

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de 1 e 2 graus, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Desenvolvendo atividades no Conjunto Agrotécnico Visconde da Graça - CAVG/ UFPel

Atividades

  • 03/1995 - 06/2010

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Higiene e Conservação de Alimentos, Industrialização, Tecnologia de Alimentos

  • 09/2002 - 09/2004

    Direção e administração, Reitoria, Assessoria Especial.,Cargo ou função, Assessor na Implantação e Implementação do Programa de Segurança Alimentar em Ind. de Frutas.

  • 10/1999 - 08/2002

    Direção e administração, Conjunto Agrotécnico Visconde da Graça, Direção Geral.,Cargo ou função, Diretor de Unidade.

  • 06/1998 - 07/1998

    Treinamentos ministrados , Conjunto Agrotécnico Visconde da Graça, Curso Técnico de Agroindústria.,Treinamentos ministrados, Disciolina de Indústrias Rurais, no Curso superior de Licenciatura Plena para Graduação de Professores do Ensino de 2 grau.

  • 03/1998 - 06/1998

    Ensino, Ciência e Tecnologia Agroindustrial, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Frutas e Hortaliças