Eleuza Fernandes Vicentini Cerbara

Biomédica pela OSEC (1984), Especialista em Microbiologia e Imunologia pela Santa Casa de São Paulo (1985), Mestre em Ciências Básicas e Doenças Infecciosas e Parasitárias pela Universidade Federal de São Paulo UNIFESP (2000) e Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas pelo SENAC (2008). Foi a Biomédica responsável pelo Laboratório de Microbiologia da Santa Casa de São Paulo e Membro da Comissão de Infecção Hospitalar na mesma Instituição, onde promoveu treinamentos internos e externos uma vez que a Laboratório de Microbiologia era reconhecido e certificado pelo Ministério da Saúde. Foi consultora de microbiologia em vários laboratórios dentro e fora do estado de São Paulo e Assessora Técnica de Microbiologia na empresa PROBAC do Brasil. Trabalhou por 2 anos no Hemocentro do Hospital das Clínicas. Atuou na área como palestrante em vários congressos de Infectologia e Infecção Hospitalar. Atuou como docente voluntária da cadeira básica de Microbiologia e Imunologia da Faculdade de Medicina da Santa Casa de SP por 10 anos. Foi Docente de Microbiologia e Imunologia do Curso de Odontologia da Universidade Ibirapuera por 5 anos. Em 2000, após o termino do Mestrado, ingressou na Bristol-Myers Squibb onde atuou como Monitora de Pesquisa Clínica por 3 anos. Além disso, foi responsável por alguns cursos de treinamento em Microbiologia para Representantes da área de Anti-infecciosos. Em 2003 foi promovida para Coordenadora de Pesquisa Clínica na Bristol-Myers Squibb e em 2008 assumiu também a função de Quality Management para o Brasil até 2011. Foi Gerente de Projetos na iniciativa Sanofi pela TECHTRIALS por 1 ano (2011 a 2013) foi para RPS como Gerente de Projetos na iniciativa Sanofi. Atualmente é Especialista em Auditoria da Qualidade em Pesquisa Clínica na Libbs Farmacêutica Ltda. Também atua como Docente do curso de Pós-Graduação/Especialização em Pesquisa Clínica na Faculdade Oswaldo Cruz, e dos Cursos de Especialização em MKT Farmacêutico, Gestão Industrial, Farmacologia Clínica e Assuntos Regulatórios. É docente do Curso de Especialização Latu Sensu em Pesquisa Clínica da Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo (desde 2006). Orientadora de TCC para os Cursos de Pesquisa Clínica, MKT Farmacêutico, Assuntos Regulatórios e Gestão Industrial. Foi Coordenadora do curso de Pós Graduação em Pesquisa Clínica da Faculdades Oswaldo Cruz. Participa ativamente dos eventos focados na área de Pesquisa Clínica DIA (Drug Information Association), SBMF (Sociedade Brasileira de Medicina Farmacêutica), Sindusfarma e SBPPC (Sociedade Brasileira de Profissionais em Pesquisa Clínica).

Informações coletadas do Lattes em 16/05/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Doenças Infecciosas e Parasitárias

1997 - 2000

Universidade Federal de São Paulo
Título: Caracterização molecular e perfil de sensibilidade de amostras de P.aeurigonosa resistentes ao Imipenen,Ano de Obtenção: 2000
Hélio Sader.

Especialização em Gestão Estratégica de Pessoas

2006 - 2008

Centro Universitário Senac
Título: Aspectos do Desenvolvimento Pessoal aplicado a Área Farmacêutica

Especialização em Microbiologia e Doenças Infecciosas

1984 - 1985

Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
Título: Microbiologia voltada a Infecção Hospitalar
Orientador: Igor Mimiça

Graduação em Biomedicina

1980 - 1984

Osec

Formação complementar

2014 - 2014

Princípios Estatísticos em Ensaios Clínicos. (Carga horária: 8h). , Statistika Consultoria.

2014 - 2014

Gestão da Qualidade em Pesquisa Clínica. (Carga horária: 8h). , Invitare Pesquisa Clínica Auditoria e Consultoria.

2011 - 2011

What to expect on an Audit. (Carga horária: 10h). , Society of Clinical Research Associates.

2007 - 2007

Extensão universitária em Gerência de Projetos - Práticas Alinhadas ao PMI. (Carga horária: 48h). , Centro Universitário Senac, SENAC/SP, Brasil.

2007 - 2007

Gestão do Tempo, Planejamento e Priorização. (Carga horária: 8h). , Universidade Brystol-Myers Squibb.

2007 - 2007

Políticas e Procedimentos. (Carga horária: 8h). , Universidade Brystol-Myers Squibb.

2007 - 2007

Cuidando de seu maior patrimônio: A Carreira. (Carga horária: 8h). , Universidade Brystol-Myers Squibb.

2000 - 2000

Curso de Anaeróbios. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.

1998 - 1998

I Curso de tuberculose no ambiente hospitalar. (Carga horária: 32h). , Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.

1996 - 1996

Controle de infecção hospitalar - antibióticos. (Carga horária: 8h). , Neomater.

1995 - 1995

Bactec Sério 9000. (Carga horária: 20h). , Becton Dickinson.

1995 - 1995

Infecção por Mycobacterias. (Carga horária: 8h). , Fleury Medicina e Saúde.

1995 - 1995

Infecção Hospitalar. (Carga horária: 40h). , Universidade de São Paulo.

1991 - 1991

Atualização na prática do controle de infecções. (Carga horária: 8h). , Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina.

Participação em eventos

7 Encontro de Pesquisa Clínica - CEPIC. 2013. (Encontro).

XXI Semana Farmacêutica.Pesquisa Clínica. 2011. (Outra).

35th Brazilian Congress of Pharmaceutical Medicine. 2009. (Congresso).

X Encontro Nacional de Profissionais em Pesquisa Clínica. 2009. (Encontro).

7 Fórum dos Comitês de Ética em Pesquisa Clínica. 2009. (Outra).

3º Encontro de Comitês de Ética em Pesquisa. 2005. (Encontro).

Latin America Seminar on Global Clinical Trial Logistics. 2004. (Seminário).

II Workshop Internacional de Microbiologia. 2002. (Outra).

XXVII Congresso Brasileiro de Análises Clínicas. Microbiologia no âmbito hospitalar e em pacientes imunodeprimidos. 2000. (Congresso).

XI Congresso Brasileiro de Infectologia. Comparação das atividades de Cefepima, Cefpiroma e Ceftazidima, contra amostras clínicas de Pseudomas Aeruginosa resistentes a Imipenem. 1999. (Congresso).

III Congresso Acadêmico de Biomedicina e XVII Semana Paulista de Biomedicina. Microbiologia Clínica. 1998. (Congresso).

XXV Congresso Brasileiro de Análises Clínicas. 1998. (Congresso).

I Congresso da Sociedade Paulista de Infectologia. 1997. (Congresso).

XXXI Congresso Brasileiro de Patologia Clínica. 1997. (Congresso).

VI Encontro Estadual de Farmacêuticos Bioquímicos.Microbiologia de Anaeróbios. 1997. (Encontro).

I Jorrnada Acadêmica de Biomedicina.Métodos Atualizados no Diagnóstio Microbiológico. 1997. (Outra).

V Congresso Brasileiro de Biomedicina e I Congresso Paulista de Biomedicina. 1996. (Congresso).

XXX Congresso Brasileiro de Patologia Clínica. 1996. (Congresso).

V Congresso Brasileiro de Controle de Infecção Hospitalar. Microbiologia aplicada ao controle de infecção hospitalar: Testes especiais - cultura quantiitativa, MBC, MIC, E-test. 1996. (Congresso).

V Congresso Brasileiro de Biomedicina e I Congresso Paulista de Biomedicina. Atualização em Microbiologia. 1996. (Congresso).

Simpósio de Microbiologia Clínica de Ribeirão Preto.Atualização em laboratório de microbiologia: sistemas automatizados para detecção e identificação de bactérias e leveduras. 1996. (Simpósio).

Encontro de Controle de Infecção Hospitalar do Rio de Janeiro.Infecção hospitalar. 1996. (Encontro).

III Workshop Brasileiro de Métodos Rápidos e Automação em Microbiologia. 1996. (Outra).

IX Semana Farmacêutica da Faculdades Oswaldo Cruz.Biologia Molecular. 1996. (Outra).

XVIII Congresso Brasileiro de Microbiologia. 1995. (Congresso).

XVII Congresso Brasileiro de Microbiologia. 1993. (Congresso).

XX Congresso Brasileiro de Análises Clínicas. Microbiologia Clínica. 1993. (Congresso).

XXVII Congresso Brasileiro de Patologia Clínica. Expositora no stand da Probac do Brasil. 1993. (Congresso).

Encontro Científico Mensal dos Enfermeiros da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo dd.Microbiologia das Infecções Hospitalares. 1993. (Encontro).

II Jornada de Patologia Clínica do Vale do Paraíba.Diagnóstico laboratorial do Cólera. 1992. (Outra).

XVI Congresso Brasileiro de Microbiologia e IX SINAFERM. 1991. (Congresso).

Conferência Nacional em Controle de Infecção.Agentes em infecções vascular pós cateterismo. 1991. (Outra).

Conferência Nacional em Controle de Infecção.Infecção em unidade de terapia intensiva: taxas e medidas de controle. 1991. (Outra).

Conferência Nacional em Controle de Infecção.Estudo da prevalência de bactérias anaeróbicas em infecções hospitalares. 1991. (Outra).

1 Jornada Biomédica. 1991. (Outra).

XXIV Congresso Brasileiro de Patologia Clínica. Anaeróbios. 1990. (Congresso).

IV Jornada sobre Controle de Infecção. 1990. (Outra).

I Congresso Brasileiro sobre Infecção Hospitalar. Porcentagem de isolamentos de anaeróbios estritos e sua relação com a antibioticoterapia. 1989. (Congresso).

I Congresso Brasileiro sobre Infecção Hospitalar. Estudo de colonização traqueal em unidade de terapia itensiva. 1989. (Congresso).

I Congresso de Pesquisa da S.B.P. Estudo comparativo entre a técnica de wash-out e exame radiológico para localização do I.T.U. 1987. (Congresso).

I Congresso de Pesquisa da S.B.P. Correlação entre a hipertemia e a técnica de wash-out na localização da I.T.U. 1987. (Congresso).

Reunião Científica de Nefrologia.Estudo comparativo entre a técnica de farley modificada (wash-out) e outros parâmetros clínicos e laboratoriais na localização da infecção do ITU na infância. 1987. (Encontro).

III Congresso médico-acadêmico da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Determinação Laboratorial rápida da sensibilidade antimocrobiana. 1986. (Congresso).

III Congresso médico-acadêmico da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Antibióticos nas infecções urinárias. 1986. (Congresso).

II Congresso médico acadêmico da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de de São Paulo. Expositora do Painel:. 1985. (Congresso).

Orientou

Rafaella Adriana Rodrigues

A Qualidade na Pesquisa Clínica na era da Inovação; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pesquisa Clínica) - Faculdades Oswaldo Cruz; Orientador: Eleuza Fernandes Vicentini Cerbara;

Renata Martinez

Análise da Pesquisa Clínica Brasileira quando comparada ao seu Perfil Epidemiológico; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pesquisa Clínica) - Faculdades Oswaldo Cruz; Orientador: Eleuza Fernandes Vicentini Cerbara;

Edileide Oliveira Souza

A demora no processo de aprovação de um Protocolo de Pesquisa Clínica no Brasil; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pesquisa Clínica) - Faculdades Oswaldo Cruz; Orientador: Eleuza Fernandes Vicentini Cerbara;

Maria de Fátima de Souza Nagliati

Gestão de Qualidade em Centros de Pesquisa Clínica no Brasil; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pesquisa Clínica) - Faculdades Oswaldo Cruz; Orientador: Eleuza Fernandes Vicentini Cerbara;

Heloisa Maria Rodrigues Simão

Auditoria e Inspeção em Pesquisa Clínica no Brasil; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pesquisa Clínica) - Faculdades Oswaldo Cruz; Orientador: Eleuza Fernandes Vicentini Cerbara;

Sara Naomi Okada

Estudos Clínicos Fase IV, a parceria com o Marketing Farmacêutico; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Marketing Farmacêutico) - Faculdades Oswaldo Cruz; Orientador: Eleuza Fernandes Vicentini Cerbara;

[Nome removido após solicitação do usuário]

A Pesquisa em Enefermagem e sua importância no cenários de estudos clínicos; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pesquisa Clínica) - Faculdades Oswaldo Cruz; Orientador: Eleuza Fernandes Vicentini Cerbara;

Carolina Darin

Acesso a medicação após a conclusão de uma Pesquisa Clínica; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Industrial Farmacêutica) - Faculdades Oswaldo Cruz; Orientador: Eleuza Fernandes Vicentini Cerbara;

Cybele Moreira Takayama

Estudo de Caso: Amálise das funções logísticas para atender as especificações de um Protocolo Clínico; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Industrial Farmacêutica) - Faculdades Oswaldo Cruz; Orientador: Eleuza Fernandes Vicentini Cerbara;

Ludmila Marques Gabriel

Pesquisa Clínica e Farmacovigilância: Importância das interfaces dos dois departamentos e seus benefícios; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Industrial Farmacêutica) - Faculdades Oswaldo Cruz; Orientador: Eleuza Fernandes Vicentini Cerbara;

ELOÍSA DENTE LUZ

Departamento Médico como ferramenta estratégica de Marketing; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Marketing Farmacêutico) - Faculdades Oswaldo Cruz; Orientador: Eleuza Fernandes Vicentini Cerbara;

Natalia Milani

Auditorias em Centros de Pesquisa: como se preparar e como agir durante todo o processo; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pesquisa Clínica) - Faculdades Oswaldo Cruz; Orientador: Eleuza Fernandes Vicentini Cerbara;

Iara pereira de Souza

Pesquisa Clínica em doenças neurodegenerativas: Alzheimer e Parkinson; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pesquisa Clínica) - Faculdades Oswaldo Cruz; Orientador: Eleuza Fernandes Vicentini Cerbara;

Giselle Pontim Prates Pereira

Aspectos do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido na Pesquisa Clínica; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pesquisa Clínica) - Faculdades Oswaldo Cruz; Orientador: Eleuza Fernandes Vicentini Cerbara;

Renata Castioni dos Santos

Procedimentos da Farmacovigilância na Pesquisa Clínica; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pesquisa Clínica) - Faculdades Oswaldo Cruz; Orientador: Eleuza Fernandes Vicentini Cerbara;

Renan Lima Galvão

Cenário da Pesquisa Clínica no Brasil: Aspectos Relevantes; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pesquisa Clínica) - Faculdades Oswaldo Cruz; Orientador: Eleuza Fernandes Vicentini Cerbara;

Flávia Cristina Soares dos Santos

Aplicabilidade de Estudos Fase IV na Pós-Comercialização no Brasil; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pesquisa Clínica) - Faculdades Oswaldo Cruz; Orientador: Eleuza Fernandes Vicentini Cerbara;

Anna Paula Bispo Lacerda

Métodos de avaliação de causalidade para eventos adversos: uma revisão sistemática com foco na requisição regulatória brasileira para pesquisa científica; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pesquisa Clínica) - Faculdades Oswaldo Cruz; Orientador: Eleuza Fernandes Vicentini Cerbara;

Ligia Rodrigues Moroni

Auditoria e Inspeções de um Estudo Clínico em um Centro de Pesquisa Clínica; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pesquisa Clínica) - Faculdades Oswaldo Cruz; Orientador: Eleuza Fernandes Vicentini Cerbara;

Produções bibliográficas

  • FERNANDES, A.T ; RIBEIRO, N. ; SANTANA, L.B ; MAZZANO, R.S ; CASSARO, E,J . Bactérias Aeróbicas. Infecção Hospitalar e suas Interfases na Área de Saúde. 1ed.: Atheneu, 2000, v. 1, p. 15-.

  • CERBARA, E. F. V. ; Pesquisa Clínica. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CERBARA, E. F. V. ; Pesquisa Clínica. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CERBARA, E. F. V. ; Acompanhamento de Protocolos Clínicos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CERBARA, E. F. V. ; Visitas de Início e de Monitoria - Visão do Patrocinador/CRO. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CERBARA, E. F. V. ; Visitas de Início e de Monitoria - Visão do Patrocinador/CRO. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CERBARA, E. F. V. ; Avaliação Crítica e Padronização do Antibiograma. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CERBARA, E. F. V. ; Uma nova geração de Quinolona. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CERBARA, E. F. V. ; Curso de Anaeróbios. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CERBARA, E. F. V. ; Microbiologia Clínica. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CERBARA, E. F. V. ; Microbiologia e Noções de Infecção Hospitalar. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CERBARA, E. F. V. ; Anaeróbicos: aspectos clínicos e laboratoriais. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CERBARA, E. F. V. ; Problemas na Interpretação do Antibiograma e Resistência Bacteriana. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CERBARA, E. F. V. ; Epidemiologia. 1998. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CERBARA, E. F. V. ; Diagnóstico Laboratorial das Bactérias Anaeróbicas Estritras. 1998. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CERBARA, E. F. V. ; Microbiologia Clínica. 1998. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CERBARA, E. F. V. ; Microbiologia Clínica. 1998. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CERBARA, E. F. V. ; Incidência de Mrsa (Methicilin-Resistant Staphylococcus Aureus) na UTI. 1998. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CERBARA, E. F. V. ; Microbiologia de Anaeróbios. 1997. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CERBARA, E. F. V. ; Rotina sobre Laboratória de Microbiologia. 1997. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CERBARA, E. F. V. ; Microbiologia Clínica. 1997. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CERBARA, E. F. V. ; Infecções hospitalares em cirurgia buco maxilo facial. 1997. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CERBARA, E. F. V. ; Estudos de Sensibilidade - Métodos Laboratoriais. 1997. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CERBARA, E. F. V. ; Infecções Hospitalares Pós Cirurgicas. 1997. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CERBARA, E. F. V. ; Técnicas microbiológicas e rastreamento da infecção hospitalar. 1997. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CERBARA, E. F. V. ; Antibiograma: MIC e Controle de Qualidade em Bacteriologia. 1996. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CERBARA, E. F. V. ; Microbiologia aplicada ao controle de infecção hospitalar - Testes especiais: cultura quantitativa, MBC, MIC, E-test. 1996. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CERBARA, E. F. V. ; Curso de Especialização em Controle da Infecção Hospitalar. 1993. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CERBARA, E. F. V. ; Como colher corretamente secreções em geral. 1993. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções

Visitas de Início e de Monitoria. 2007. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

Automação em Microbiologia. 1996. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

Problemas atuais de contaminação de alimentos. 1993. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

CERBARA, E. F. V. ; Pesquisa Clínica. 2010. (Curso de Pesquisa Clínica).

CERBARA, E. F. V. ; Formação de Auditores para Cadeia Farmacêutica. 2009. (Curso de Pós Graduação Lato Sensu de Auditoria Farmacêutica).

CERBARA, E. F. V. ; Auditoria em Pesquisa Clínica. 2009. (Curso de Pós Graduação Lato Sensu de Auditoria Farmacêutica).

CERBARA, E. F. V. ; Acompanhamento de Protocolos Clínicos. 2009. (Curso de Pós-Graduação Lato Sensu de Farmácia Hospitalar e Farmácia Clínica).

CERBARA, E. F. V. ; Uma nova geração de Quinolona. 2001. (Especialização em Farmácia Hospitalar).

CERBARA, E. F. V. ; Anaeróbios. 2000. (Pós Graduação em Doenças Infecciosas e Parasitárias).

CERBARA, E. F. V. ; Microbiologia e Noções de Infecção Hospitalar. 1999. (Curso de Auxiliar de Enfermagem).

CERBARA, E. F. V. ; Problemas na Interpretação do Antibiograma e Resistência Bacteriana. 1999. (Curso da Associação Paulista de Biomedicina).

CERBARA, E. F. V. ; Anaeróbicos: Aspectos Clínios e Laboratoriais. 1999. (Patologia Clínica).

CERBARA, E. F. V. ; Diagnóstico Laboratorial das Bactérias Anaeróbias Estritas. 1998. (Curso de Atualização Científica).

CERBARA, E. F. V. ; Epidemiologia. 1998. (Curso de Odontologia).

CERBARA, E. F. V. ; Técnicas Microbiológicas e Rastreamento da Infecção Hospitalar. 1997. (Curso de Atualização Científica).

CERBARA, E. F. V. ; Infecções Hospitalares Pós-Cirúrgicas. 1997. (Pós Graduação em Problemas Infecciosos Pós-Cirúrgicos).

CERBARA, E. F. V. ; Estudos de Sensibilidade - Métodos Laboratoriais. 1997. (Curso Antimicrobiaanos: Revisão e Aspectos Atuais).

CERBARA, E. F. V. ; Infecções Hospitalares em Cirurgia Buco Maxilo Facial. 1997. (Disciplina de Face e Pescoço do Setor de Cirurgia Muco Maxilo Facial).

CERBARA, E. F. V. ; Rotinas sobre Laboratório de Microbiologia. 1997. (Curso de Auxiliar de Enfermagem).

CERBARA, E. F. V. ; Antibiograma: MIC e Controle de Qualidade em Bacteriologia. 1996. (Curso de Microbiologia).

CERBARA, E. F. V. ; Testes Especiais: Cultura Quantitativa, MBC, MIC, E-test. 1996. (Microbiologia Aplicada ao Controle de Infecção Hospitalar).

CERBARA, E. F. V. ; Infecções Hospitalares - Controle em Hospitais. 1995. (Curso de Pós Graduação em Problemas Infecciosos e Pós Cirúrgicos da Faculdade de Medicina Veterinári).

CERBARA, E. F. V. ; Microbiologia Clínica. 1993. (Curso de Especialização em Controle da Infecção Hospitalar).

CERBARA, E. F. V. ; Como Colher Corretamente Secreções em Geral. 1993. (Como Colher Corretamente Secreções em Geral).

CERBARA, E. F. V. ; Introdução ao Controle de Infecção Hospitalar. 1986. (Projeto de Capacitação de Recursos Humanos para o Controle de Infecção Hospitalar do Ministério da).

CERBARA, E. F. V. ; Introdução ao Controle de Infecção Hospitalar. 1985. (Projeto de Capacitação de Recursos Humanos para o Controle de Infecção Hospitalar do Ministério da).

Prêmios

2001

Prêmio Jabuti, Editora Atheneu.

Histórico profissional

Experiência profissional

2013 - Atual

Libbs Farmacêutica

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Especialista em Auditoria e Qualidade em PC, Carga horária: 40

2011 - 2013

Sanofi-Aventis Farmacêutica

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente de Projetos em Pesquisa Clínica, Carga horária: 40

Outras informações:
Gerente de Projetos na iniciativa Sanofi pela TECHTRIALS por 1 ano (2011). Para RPS como Gerente de Projetos na iniciativa Sanofi.

2007 - 2013

Faculdades Oswaldo Cruz

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Pós Graduação, Carga horária: 20

Outras informações:
Curso de Pesquisa Clínica

Atividades

  • 01/2011

    Ensino, Farmacologia Clínica, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Conceitos Gerais de Pesquisa Clínica

  • 01/2007

    Ensino, Marketing Farmacêutico, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Conceitos Gerais de Pesquisa Clínica

  • 01/2007

    Ensino, Gestão Industrial Farmacêutica, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Conceitos Gerais de Pesquisa Clínica

  • 01/2007

    Ensino, Assuntos Regulatórios, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Conceitos Gerais de Pesquisa Clínica

  • 01/2007

    Ensino, Pesquisa Clínica, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Gerenciamento de Pessoas, Monitoria e Coordenação em Pesquisa Clínica, A Pesquisa Clínica: Cenário, Fundamento e Bioética, Farmacovigilância, Gestão de um Centro de Pesquisa, Guias Nacionais e Internacionais de BPC, Planejamento e Implementação da PC

2008 - 2011

Bristol-Myers Squibb Farmaceutica

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Gerente da Qualidade em Pesquisa Clínica, Carga horária: 40

Outras informações:
Gerente da Qualidade em Pesquisa Clínica no Brasil

2003 - 2008

Bristol-Myers Squibb Farmaceutica

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenadora de Pesquisa Clínica, Carga horária: 40

2000 - 2003

Bristol-Myers Squibb Farmaceutica

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Monitor de Pesquisa Clínica, Carga horária: 40

1999 - 2000

Hospital e Maternidade Brasil

Vínculo: Consultora, Enquadramento Funcional: Consultora de Microbiologia, Carga horária: 20

1997 - 2000

Universidade Ibirapuera

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente de Microbiologia e Imunologia, Carga horária: 6

1992 - 1998

PROBAC

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Consultora Científica, Carga horária: 40

1990 - 1999

Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo

Vínculo: Professora Voluntária, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 20

1985 - 1999

Santa Casa de Misericórdia de São Paulo

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Consultora de Microbiologia, Carga horária: 20

1984 - 1985

Nestle Brasil - Matriz

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Microbiologista de Alimentos, Carga horária: 40