Juliano Araújo Otero

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade de Brasília (1995) e mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000). Atualmente desenvolve tese de doutorado em Estruturas e Construção Civil pela Universidade de Brasília. Trabalha como auditor líder de Sistemas de Gestão da Qualidade do Instituto de Certificação Qualidade Brasil e consultor para implantação e manutenção de Sistemas Integrados de Gestão. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Construção Civil.

Informações coletadas do Lattes em 27/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Estruturas e Construção Civil

2014 - Atual

Universidade de Brasília, UnB
Título: Aplicação de técnicas de análise de risco em empresas construtoras e incorporadoras: estudo de caso de implantação das normas ABNT NBR 15575:2013 (provisório),
Rosa Maria Sposto.

Doutorado interrompido em 2008 em Estruturas e Construção Civil

2004 - Interrompido

Universidade de Brasília, UnB
Título: Indicadores de sustentabilidade aplicados a empresas construtoras (provisório),
Orientador: Rosa Maria Sposto
Ano de interrupção: 2008

Mestrado em Engenharia de Produção

1996 - 2000

Universidade Federal de Santa Catarina
Título: Análise paramétrica de dados orçamentários sobre estimativas de custos para construção de edifícios: um estudo de caso voltado para a questão da variabilidade,Ano de Obtenção: 2001
Luiz Fernando Mahlmann Heineck.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Graduação em Engenharia Civil

1991 - 1995

Universidade de Brasília, UnB
Título: Sistemas da qualidade aplicados a empresas de construção civil no DF
Orientador: Rosa Maria Sposto

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2002 - 2002

The ISO 9000:2000 auditor / lead auditor course. (Carga horária: 40h). , Fundação Carlos Alberto Vanzolini, FCAV, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Construção Civil.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Gerência de Produção/Especialidade: Garantia de Controle de Qualidade.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Construção Civil/Especialidade: Processos Construtivos.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

ICQ Brasil - Evento Comemorativo do Dia do Consultor.Normas de Desempenho NBR 15575:2013 - Impactos na Implantação e Certificação de Sistemas de Gestão da Qualidade. 2014. (Outra).

ICQ Brasil - Reunião Técnica de Auditores.Normas de Desempenho NBR 15575:2013 - Impactos na Certificação de Sistemas de Gestão da Qualidade. 2014. (Outra).

XV Encontro Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído.Implantação da ABNT NBR 15575:2013 em empresas incorporadoras e construtoras a partir de processos de sistemas de gestão da qualidade. 2014. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Daniela Câmara Machado; Giselle Dias Ferreira

SPOSTO, R. M.OTERO, J. A.; NEPOMUCENO, A. A.. Análise da Sustentabilidade das Chapas de Gesso Acartonado Utilizadas como Divisórias Internas no Distrito Federal. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil e Ambiental) - Universidade de Brasília.

Aluno: Edberto Lopes dos Santos Júnior

COSTA, F. Q.; LOPES, W. T. A.;OTERO, J. A.. Dificuldades na Implantação do Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade no Habitat - PBQP-H em Pequenas Empresas do Distrito Federal. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - IESPLAN Faculdades Planalto.

Aluno: NÓBREGA, Ana Paula; ARAÚJO, Wallace Gomes de

OTERO, J. A.; NEPOMUCENO, A. A.. Levantamento Comparativo de Procedimentos de Controle de Materiais e Serviços Normatizados entre Empresas Construtoras no Distrito Federal. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil e Ambiental) - Universidade de Brasília.

Aluno: Arthur Henrique Santos Cecílio; João Herman Duarte Sampaio J

SPOSTO, R. M.; CELSO, P.;OTERO, J. A.. Avaliação da Satisfação Pós-Ocupação do Usuário em Edificações com Base na ISO DP 6241: Proposta de Metodologia e Aplicações em um Edifício de Caráter Especulativo. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil e Ambiental) - Universidade de Brasília.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Maria Carolina Gomes de Oliveira Brandstetter

SPOSTO, Rosa M.; CARVALHO, M. T. M.; REGO, J. H. S.;BRANDSTETTER, MARIA CAROLINA GOMES DE OLIVEIRA. Ferramenta de gestão de riscos baseada na teoria dos conjuntos fuzzy para suporte à garantia do desempenho de edificações habitacionais. 2018. Tese (Doutorado em Estruturas e Construção Civil) - Universidade de Brasília.

Maria Carolina Gomes de Oliveira Brandstetter

SPOSTO, Rosa M.; CARVALHO, M. T. M.;BRANDSTETTER, MARIA CAROLINA GOMES DE OLIVEIRA. Modelo de análise de riscos baseado na técnica da análise de árvore de falhas e na teoria dos conjuntos fuzzy para suporte à gestão do desempenho de edificações habitacionais. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Estruturas e Construção Civil) - Universidade de Brasília.

Mirian Oliveira

OLIVEIRA, M.HEINECK, Luiz F MSCHMITT, C. M.; VIEIRA, J. C. R.. Análise paramétrica de dados orçamentários sobre estimativas de custos para a construção de edifícios: estudo de caso voltado para a questão da variabilidade. 2000. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.

João Henrique da Silva Rego

SPOSTO, R. M.; CARVALHO, M. T. M.;RÊGO, J. H. S.; BRANDSTETTER, M. C. G. O.. Ferramenta de Gestão de Riscos baseada na teoria dos conjuntos FUzzy para suporte à garantia do desempenho de edificações habitacionais. 2018. Tese (Doutorado em Estruturas e Construção Civil) - Universidade de Brasília.

Michele Tereza Marques Carvalho

SPOSTO R. M; BRANDSTETTER, M. C. G. O.;CARVALHO, Michele Tereza Marques. MODELO DE ANALISES DE RISCO BASEADO NA TECNICA DA ANALISE DE ARVORE DE FALHAS E NA TEORIA DOS CONJUNTOS FUZZY PARA SUPORTE À GESTÃO DE DESEMPENHO DE EDIFICAÇÕES HABITACIONAIS. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós Graduação em Estruturas e Construção Civil) - Universidade de Brasília.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Rosa Maria Sposto

Modelo de análise de risco para edificações de multiplos pviemntos considerando-se a norma de desempenho; Início: 2014; Tese (Doutorado em Estruturas e Construção Civil) - Universidade de Brasília; (Orientador);

Rosa Maria Sposto

Sistemas de Gestão da qualidade em empresas construtoras do DF; 1995; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia civil e ambiental) - Universidade de Brasília; Orientador: Rosa Maria Sposto;

Márcio Muniz de Farias

Análise Numérica de Fundações em Solo-Cimento; 1994; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade de Brasília; Orientador: Marcio Muniz de Farias;

Luiz Fernando Mahlmann Heineck

Análise Paramétrica de Dados Orçamentários sobre Estimativas de Custos para a Construção de Edifícios: Um Estudo de Caso Voltado para a Questão da Variabilidade; 2000; Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Luiz Fernando Mahlmann Heineck;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • OTERO, JULIANO ARAÚJO ; SPOSTO, ROSA MARIA . Implantação da ABNT NBR 15575:2013 em empresas incorporadoras e construtoras a partir de processos de sistemas de gestão da qualidade. In: Encontro Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído, 2014. p. 1247-1256.

  • OTERO, J. A. ; HEINECK, L. F. M. . Análise Paramétrica para Estimativa de Custos na Construção de Edifícios. In: Conferência Latino-Americana de Construção Sustentável / 10o Encontro Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído, 2004, São Paulo. Anais do Encontro Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído. Antac, 2004.

  • SPOSTO, R. M. ; CAMPOLINA, A. M. ; OTERO, J. A. . Análise de Perdas x Capacidade das Empresas de Implantação de Sistemas de Gestão da Qualidade - SGQ. Programa Piloto realizado em 10 Empresas Construtoras do DF. In: II SIMPÓSIO BRASILEIRO DE GESTÃO DA QUALIDADE E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO - II SIBRAGEQ, 2001, Fortaleza. Anais do II SIBRAGEQ, 2001. p. 278-290.

  • OTERO, J. A. ; HEINECK, L. F. M. . Estudo sobre Séries Históricas de Preços de Materiais para Construção de Edificações. In: VII Encontro Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído, 1998, Florianópolis. Anais do VII Encontro Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, 1998. p. 795-801.

  • OTERO, J. A. . Uso de Modelos Paramétricos em Estimativas de Custo para Construção de Edifícios. In: Encontro Nacional de Engenharia de Produção - XVIII ENEGEP, 1998, Niterói. Anais do Encontro Nacional de Engenharia de Produção - ENEGEP. Niterói: Universidade Federal Fluminense - UFF, 1998.

  • OTERO, J. A. ; SPOSTO, R. M. . Sistemas da Qualidade aplicados a Empresas de Construção Civil no DF. In: I Congresso de Iniciação Científica da Universidade de Brasília, 1995, Brasília. ANAIS P I B I C / UnB - 95, 1995. v. 1.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

OTERO, J. A. . Interpretação e Auditoria Interna do PBQP-H segundo os requisitos do SiAC. 2013. .

OTERO, J. A. . Interpretação e Auditoria Interna do PBQP-H segundo os requisitos do SiAC. 2013. .

OTERO, J. A. . Interpretação e Auditoria Interna do PBQP-H segundo os requisitos do SiAC. 2012. .

OTERO, J. A. . Interpretação e Auditoria Interna do PBQP-H segundo os requisitos do SiAC. 2012. .

OTERO, J. A. . Workshop de Implementação de sistemas de Gestão de Qualidade em Coletivos de Base Artesanal e Serviços. 2009. .

OTERO, J. A. . Interpretação de Requisitos da NBR ISO 9001:2008. 2009. .

OTERO, J. A. ; ABREU, J. C. . Sistemas da Qualidade em Operações e Logística ? Especialização em Gestão Estratégica de Operações e Logística. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

OTERO, J. A. ; ABREU, J. C. . Sistemas da Qualidade em Operações e Logística ? Especialização em Gestão Estratégica de Operações e Logística. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2005 - Atual

Instituto de Certificação Qualidade Brasil

Vínculo: Prestador de Serviço, Enquadramento Funcional: Auditor Líder, Carga horária: 20

Outras informações:
Auditoria de Sistemas de Gestão da Qualidade conforme requisitos do SIQ-C/PBQP-H

2001 - 2004

Centro de Tecnologia de Edificações

Vínculo: Prestador de serviço, Enquadramento Funcional: Consultor, Carga horária: 40

Outras informações:
Consultoria junto a empresas construtoras para implantação de Sistemas de Gestão da Qualidade conforme requisitos da NBR-ISO 9001:2000 e do SIQ-C / PBQP-H

2000 - 2001

Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal

Vínculo: Gerente Técnico, Enquadramento Funcional: Gerente Técnico, Carga horária: 44

2000 - 2000

Universidade de Brasília, UnB

Vínculo: Prestador de serviço, Enquadramento Funcional: Assistente de pesquisa, Carga horária: 20

Outras informações:
Pesquisa sobre perdas de materiais em canteiros de obras do DF

1998 - 1999

Vega Construtora Ltda.

Vínculo: Engenheiro Civil, Enquadramento Funcional: Engenheiro Civil, Carga horária: 44

1994 - 1995

Encol S/A Engenharia Comércio e Indústria

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário de Engenharia, Carga horária: 20

Outras informações:
Estagiário na Diretoria Técnica - DITEC