Fabiana Nonino
Mestre em Promoção da Saúde ( UNICESUMAR), Especialista em Fisiologia do Exercício (Universidade de Marília), Graduação em Fisioterapia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Atualmente é docente da Universidade Cesumar (UNICESUMAR) e Docente em programas de pós graduação em Neurofuncional. Experiência clínica na área de Fisioterapia , com ênfase em neuropediatria, atuando principalmente nos seguintes temas: prematuridade, paralisia cerebral e síndromes genéticas.
Informações coletadas do Lattes em 03/11/2023
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em PROMOÇÃO DA SAÚDE
2016 - 2017
Centro de Ensino Superior de Maringá
Título: Efetividade de um programa domiciliar em idosos sedentários com Nintendo WII, Ano de Obtenção: 2017
Braulio Henrique Magnani Branco.Coorientador: Flávio Bortolozzi.
Especialização em Morfofisiologia Aplicada à Educação e Reabilitação
2000 - 2001
Formação complementar
2005 - 2005
Curso de Neuropediatria. (Carga horária: 10h). , Sociedade Paranaense de Pediatria, SPP, Brasil.
2004 - 2004
Isometria Muscular Postural. (Carga horária: 16h). , Instituto Brasileiro de Therapias e Ensino, IBRATE, Brasil.
2003 - 2003
Baby Course. (Carga horária: 100h). , Associação Brasileira Para Divulgação do Método Neuro Evolutivo Bodath, ABRADIMENE, Brasil.
2001 - 2001
Course Functional Neuroanatomy Applied to rehabili. (Carga horária: 72h). , Núcleo de Estudos Em Reabilitação, NER, Brasil.
1999 - 1999
Curso Básico de Tratamento Neuro-evolutivo Bodath. (Carga horária: 270h). , Associação Brasileira Para Divulgação do Método Neuro Evolutivo Bodath, ABRADIMENE, Brasil.
1995 - 1995
Psicomotricidade. (Carga horária: 25h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial/RJ, SENAC/RJ, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional / Subárea: neurologia.
Participação em eventos
Dia Internacional de Ação pela Saúde da Mulher.Dia Internacional de Ação pela Saúde da Mulher.. 2006. (Encontro).
.Curso de Capacitação Docente. 2003. (Outra).
.Semana do Excepcional. 2002. (Outra).
.II Reciclagem do Curso Básico de Tratamento Neuroevolutivo - Conceito Bodath. 2000. (Outra).
.Curso Plasticidade do Sistema Nervoso: Chance para Reabilitação. 2000. (Outra).
. I Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial. 1997. (Congresso).
. XIII Congresso Brasileiro de Medicina Física e Reabilitação e da IX Jornada Paulista de Medicina Física e Reabilitação. 1993. (Congresso).
.Curso Possibilidades de introduzir os conceitos - Bodath nas AVDs de uma criança com PC. 1993. (Outra).
.Curso Avaliação das Funções Cortiçais Superiores. 1993. (Outra).
. Curso de Reeducação Postural Integrada - Uma Abordagem Fisioterápica - III Congresso Paulista de Fisioterapia. 1992. (Congresso).
. III Congresso Paulista de Fisioterapia. 1992. (Congresso).
. X Congresso Brasileiro de Fisioterapia e IV Encontro Brasileiro de Docentes. 1991. (Congresso).
. IX Congresso Brasileiro de Fisioterapia e I Congresso Paulista de Fisioterapia. 1989. (Congresso).
Participação em bancas
NONINO, Fabiana. Influência do Método Isostretching na Correção Postural, Ganho de ADM e na Qualidade de Vida de uma Paciente Sequelada de AVE.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário de Maringá.
NONINO, Fabiana. Orientações Fisioterápicas no Pós-operatório de Luxação de Quadril em Crianças Portadoras de Paralisia Cerebral.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário de Maringá.
NONINO, Fabiana. Prematuridade: Uma Pesquisa de Campo em Maringá.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário de Maringá.
NONINO, Fabiana. Análise da Interação Social do Portador de Paralisia Cerebral: Visão dos Pais.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário de Maringá.
NONINO, Fabiana. A Utilização da Integração Sensorial como Recurso de Tratamento Fisioterápico para Deficientes Auditivos na Primeira Infância. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário de Maringá.
NONINO, Fabiana. Protocolo de reabilitação Fisioterapêutica na Síndrome de Rubistein Taybi. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário de Maringá.
NONINO, Fabiana. Síndrome de Prader Willi: Uma Revisão Bibliográfica e Abordagem Fisioterapêutica.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário de Maringá.
NONINO, Fabiana. Diferença das Notas do Teste Apga entre Criança Nacidas de Parto Normal e Parto Cesariana.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário de Maringá.
NONINO, Fabiana. Reabilitação Aquática em Grupo na Doença de Parkinson.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário de Maringá.
NONINO, Fabiana. Prevalência de Queixas Dolorosas Relacionados a Prática do Ciclismo Indoor nas Academias da Cidade de Maringá.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário de Maringá.
NONINO, Fabiana. Perfil das Crianças, atendidas no setor de Fisioterapia Pediátrica no CESUMAR e análise do nível sócio econômico e satisfação nos serviços prestados. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário de Maringá.
NONINO, Fabiana. Tratamento da doença de Parkinson através da utilização de células - tronco: Uma revisão bibliográfica. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário de Maringá.
Orientou
Vertentes para o desenvolvimento da motricidade: da infância até a velhice; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Centro de Ensino Superior de Maringá; Orientador: Fabiana Nonino;
Comparação do desenvolvimento motor entre crianças portadoras de síndrome de Down em relação ao desenvolvimento motor de crianças típicas?; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Centro de Ensino Superior de Maringá; Orientador: Fabiana Nonino;
Percepção das famílias de indivíduos com síndrome de Angelman sobre o método Therasuit?; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Centro de Ensino Superior de Maringá; Orientador: Fabiana Nonino;
Título Efetividade do tratamento fisioterapêutico na criança com síndrome de Down- Revisão Sistemática?; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Centro de Ensino Superior de Maringá; Orientador: Fabiana Nonino;
Analise do perfil psicomotro de crianças praticantes de natação de uma academia na cidade de Maringá pr; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário de Maringá; Orientador: Fabiana Nonino;
A utilização do metodo Therasuit em crianças diparéticas com aplicação do GMFM-88; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário de Maringá; Orientador: Fabiana Nonino;
Classificação da função motora e do desempenho funcional de crianças com paralisia cerebral do tipo hemiparesia e diparesia; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário de Maringá; Orientador: Fabiana Nonino;
Mielomeningocele e Hidrocefalia: Implicações na Memória; ; 2005; 15 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário de Maringá; Orientador: Fabiana Nonino;
Intervenção Fisoterapêutica no Paciente Idoso com Vertigem: Estudo de Caso; ; 2005; 15 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário de Maringá; Orientador: Fabiana Nonino;
Interação Sensorial: Uma Técnica de Tratamento Para Crianças com Paralisia Cerebral Hemipareticas; ; 2005; 15 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário de Maringá; Orientador: Fabiana Nonino;
Aplicação do Isostretching em Uma Criança com Atrofia Muscular Espinhal Tipo III: Um Estudo de CAso; ; 2005; 15 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário de Maringá; Orientador: Fabiana Nonino;
Síndrome de Angelman: Aspectos Clínicos, Fisioterapêuticos e Abordagem Psicomotora - um estudo de caso; 2004; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário de Maringá; Orientador: Fabiana Nonino;
Produções bibliográficas
-
CASTRO, R. F. S. ; MARIN, M. S. ; PALACIO, S. G. ; ANTUNES, M. D. ; SANTOS, M. C. M. ; NONINO, Fabiana . Perception of families of patients with spinal muscular atrophy on the use of spinraza associated with physical therapy treatment. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT , v. 9, p. e8769109358, 2020.
-
NONINO, Fabiana ; ANTUNES, M. D. . Treino de equilibrio em crianças com paralisia cerebral diparética com Nintendo Wii. Conexão Ciência: revista científica da FUOM , v. 12, p. 125-130, 2017.
-
NONINO, Fabiana ; ANTUNES, M. D. ; BERTOLINI, S. M. M. G. . UTILIZAÇÃO DO NINTENDO WII NA MELHORA DO EQUILÍBRIO EM CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN. SODEBRÁS , v. 12, p. 77-81, 2017.
-
NONINO, Fabiana ; NONINO, Fabiana . Treino de equilibrio em crianças com paralisia cerebral diparética com Nintendo Wii. Conexão Ciência: revista científica da FUOM , v. 12, p. 125-130, 2017.
-
NONINO, Fabiana ; NONINO, Fabiana ; BERTOLINI, S. M. M. G. . UTILIZAÇÃO DO NINTENDO WII NA MELHORA DO EQUILÍBRIO EM CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN. SODEBRÁS , v. 12, p. 77-81, 2017.
-
ANTUNES, M. D. ; SATO, D. F. ; MENDONCA, B. F. ; NONINO, Fabiana ; BERTOLINI, S. M. M. G. . Síndrome de Down: benefícios do ballet como recurso terapêutico no equilíbrio e na coordenação motora. LECTURAS EDUCACIÓN FÍSICA Y DEPORTES , v. 218, p. 01, 2016.
-
NONINO, Fabiana . Orientações a cuidadores de pacientes hemiplégicos em fase aguda pós-episódio de acidente vascular encefálico. CESUMAR Saúde , v. 1, p. 287-293, 2008.
-
NONINO, Fabiana ; BERTOLINI, S. M. M. G. ; BRANCO, B. H. M. . efetividade de um programa de exercícios domiciliares para idosos sedentarios com o nintendo wii. JOURNAL OF PHYSICAL EDUCATION AND SPORT , 2018.
-
NONINO, Fabiana . Apraxia de Marcha - Revisão Bibliográfica e Relato de Casos. 1993. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Outras produções
NONINO, Fabiana . Introdução Aos Conceitos de Bobath - Visão Multidisciplinar.. 2005. .
NONINO, Fabiana . Curso Introdução aos Conceitos de Bobath - Visão Multidisciplinar. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
NONINO, Fabiana . Palestra Reabilitação - Curso de Cuidador Pessoal. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
NONINO, Fabiana . Palestra Atuação da Fisioterapia na Ventilação Mecânica em Pediatria. 1992. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
NONINO, Fabiana . Palestra Atendimento à Criança Portadora da Síndrome de Down. 1992. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Centro Universitário de Maringá. , Av Guedner 1610, zona 04, 87050390 - Maringá, PR - Brasil, Telefone: (44) 30276360, URL da Homepage:
Experiência profissional
2001 - Atual
Estação AcademiaVínculo: Técnico, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 0
Atividades
-
01/2001
Serviços técnicos especializados , Estação Academia.,Serviço realizado, Hidroterapia.
1990 - 1992
Universidade Estadual de LondrinaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 0
Atividades
-
01/1992 - 03/1992
Estágios , Hospital Universitário.,Estágio realizado, Enfermaria de Pediatria.
-
07/1991 - 08/1991
Estágios , Hospital Universitário.,Estágio realizado, Enfermaria de Pediatria.
-
12/1990 - 12/1990
Estágios , Hospital Universitário.,Estágio realizado, Ambulatório Geral Adulto Vespertino.
1994 - Atual
CLINICA DE FISIOTERAPIA NEUROLOGICAVínculo: Técnico, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 0
Atividades
-
01/1994
Serviços técnicos especializados , Clínica de Fisioterapia Neurológica.,Serviço realizado, Pediatria Neurológica.
2001 - Atual
Centro de Ensino Superior de MaringáVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 24
1993 - 1994
Associação de Assistência à Criança DefetuosaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 0
Atividades
-
02/1993 - 01/1994
Estágios , Associação de Assistência à Criança Defetuosa.,Estágio realizado, Fisioterapia.
1998 - 2008
Centro Integrado São LeopoldoVínculo: Técnico, Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta, Carga horária: 0
Atividades
-
01/1998
Serviços técnicos especializados , Centro Integrado São Leopoldo.,Serviço realizado, Crianças com distúrbios de aprendizagem e sequelas neurológicas.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Fabiana Nonino e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?