Sônia Maria Figueiredo Albertino

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Amazonas (1998), mestrado em Ciências agrárias pela Universidade Federal do Amazonas (2003) e doutorado em Agronomia Tropical (2011). É professora Adjunto IV da Universidade Federal do Amazonas. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em fitotecnia, atuando principalmente nos seguintes temas: Biologia de Plantas daninhas, composição florística, competição, manejo de cultivos tropicais, guaranazeiro, cultivos anuais, produção de mudas. Atua também na Educação a Distância (EaD), Curso de Licenciatura em Ciências Agrárias com atividades acadêmica-administrativas e ministrando disciplinas. Atualmente é Coordenadora do curso de Pós-Graduação em Agronomia Tropical da UFAM.

Informações coletadas do Lattes em 03/02/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Agronomia Tropical

2007 - 2011

Universidade Federal do Amazonas
Título: ADUBAÇÃO, NÍVEIS CRESCENTES DE IRRADIÂNCIA E AIB NO ENRAIZAMENTO DE CULTIVARES DE GUARANAZEIRO (Paullinia cupana, var. Sorbilis, (Mart.) Ducke)
Orientador: JOSÉ FERREIRA DA SILVA
Bolsista do(a): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas, FAPEAM, Brasil. Palavras-chave: Guaraná, níveis de luz, estaquia e auxína.Grande área: Ciências Agrárias

Mestrado em Ciências agrárias

2001 - 2003

Universidade Federal do Amazonas
Título: Composição florística de plantas daninhas em plantios de guaraná (Paullinia cupana var. sorbilis (Mart.) Ducke), no Estado do Amazonas.,Ano de Obtenção: 2004
José Ferreira da Silva.Palavras-chave: Competição, guaranazeiro, invasoras.Grande área: Ciências AgráriasSetores de atividade: Agricultura, Pecuária, Silvicultura, Exploração Florestal.

Graduação em Agronomia

1992 - 1998

Universidade Federal do Amazonas
Título: Efeitos de tratamentos pré-germinativos na dormência de oito espécies de leguminosas
Orientador: Luis Augusto de Souza

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2009 - 2009

DNA vegetal: extração, amplificação e aplicabilida. (Carga horária: 16h). , Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.

2006 - 2006

Extensão universitária em Atualização em Biotecnologia. (Carga horária: 90h). , Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia.

    Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Fitotecnia.

    Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Fitotecnia/Especialidade: Matologia.

    Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Fitotecnia/Especialidade: Produção de Mudas.

    Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Fitotecnia/Especialidade: Fisiologia de Plantas Cultivadas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

PEREIRA, B. F. F. ; ALBERTINO, S.M.F. . International Seminar Series. 2018. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

61º Congresso Nacional de Botânica. Níveis crescentes de irradiância sobre a planta matriz com e sem adubação no enraizamento de estacas de guaranazeiro com ácido endolbutírico. 2010. (Congresso).

XXVII Congresso Brasileiro da Ciência das Plantas Daninhas. Supressão de plantas daninhas por leguminosas consorciadas com cupuaçuzeiro na Amazônia Central. 2010. (Congresso).

XXV Congresso Brasileiro da Ciência das Plantas Daninhas. Flora emergente de plantas daninhas em área de lagos do rio Solimões no período de seca no Estado do Amazonas. 2006. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Daniel Oscar Pereira Soares

ALBERTINO, S. M. F.; NINA, N. C. S.; Silva, J.F.. Período de interferência das plantas daninhas na cultura do guaranazeiro. 2017. Dissertação (Mestrado em AGRONOMIA TROPICAL) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Bruna Nogueira Leite

ALBERTINO, S. M. F.; NASCIMENTO FILHO, FIRMINO JOSÉ DO;SOUZA, L.A.S.. Ação do glifosato na resistência do guaranazeiro à antracnose. 2017. Dissertação (Mestrado em AGRONOMIA TROPICAL) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Fabio Cesar Pereira de Souza

ALBERTINO, S. M. F.; GONCALVES, G. S.; SANTOS, J. Z. L.. Lixiviação do Diuron em solos cultivados com guaranazeiro (Paullinia cupana. Var. sorbilis (Mart.) Duck) no Amazonas. 2017. Dissertação (Mestrado em AGRONOMIA TROPICAL) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Vaneza de Sá Teixeira

ALBERTINO, S. M. F.; PINTO, E. O. S.; SILVA, A. E. D.. Análise de crescimento e valor proteico de cultivares de sorgo. 2017. Dissertação (Mestrado em AGRONOMIA TROPICAL) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Nonato Junior Ribeiro dos Santos

Albertino, S.M.F. Níveis de nitrogênio e potássio: efeitos sobre nutrição e crescimento inicial de Cordia alliodora (Rui & Pav.) Oken.. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciências Florestais e Ambientais) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Danilo Paulain Cavalcante

SILVA, Jose Ferreira daALBERTINO, S. M. F.. Fitossociologia de plantas daninhas na cultura de laranjeira (Citrus sinensis (L.) Osbeck em vertentes de dois tipos de solos predominantes na Amazônia Central. 2012. Dissertação (Mestrado em Agronomia Tropical) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Líbia de Jesus Miléo

Albertino, S.M.F.. Período crítico de interferência de plantas daninhas sobre características agronômicas e fisiológicas de duas variedades de mandioca (Manihot esculenta Crantz). 2015. Tese (Doutorado em AGRONOMIA TROPICAL) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Blenda Naara Santos da Silva

ALBERTINO, S. M. F.. Bioprospecção de fungos endofíticos do guaranazeiro (Paillinia cupana var. sorbilis).. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em AGRONOMIA TROPICAL) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Fabíola Vianna de Almeida

Albertino, S.M.F.. Estimativas de Parâmetros genéticos em Trema micranta (L.) Blume. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Daniel Joaquim Parisotto

TUCCI, C. A. F.;ALBERTINO, S. M. F.; GENTIL, D. F. O.. Adubação fosfatada no cultivo de repolho hibrido sooshu em ambiente protegido, Manaus-AM. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em AGRONOMIA TROPICAL) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Daniel Oscar Pereira Soares

Albertino, S.M.F. Determinação do período crítico de interferência de plantas daninhas na Cultura do guaranazeiro. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em AGRONOMIA TROPICAL) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Fabio Cesar Pereira de Souza

Albertino, S.M.F.. Lixiviação e sorção de diuron em solos cultivados com guaranazeiro (Paullinia cupana Var. sorbilis (Mart. Ducke). 2016. Exame de qualificação (Mestrando em AGRONOMIA TROPICAL) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Diego Aguirregaray Fernandes Viana

Albertino, S.M.F.. ?Avaliação de quatro formas de conservação do amido de mandioca (Manihot esculenta Crantz. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Laysa de Paiva Laborda

Albertino, S.M.F.. capeamento e anelamento na base do ramo do guaranazeiro com uso de AIB em sua propagação vegetativa. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Fábio Cesar Pereira Souza

Albertino, S.M.F. Sorção de herbicidas em solos de terra preta de índio. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Marcelo Vitor de Souza Oliveira

Albertino, S.M.F.. Produção de mudas de Targetes patula em quatro porções de terriço e esterco de gado e três volumes de recipientes. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Daniel Oscar Pereira Soares

Albertino, S.M.F.. Produção de pimenta ornamental (capsicum baccatum L.) em função de tipos de substratos e doses de esterco de aviário. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Bruna Nogueira Leite

Albertino, S.M.F.. Descrição morfo-agronômica de duas variedades de mandioca, com e sem manejo das plantas daninhas, cultivadas no Amazonas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Jeffson Cavalcante de Souza

SILVA, Jose Ferreira daALBERTINO, S. M. F.. Screening e dose-resposta de herbicidas a Juta (Corchorus capsularis L.) e a Malva (Urena lobata L.). 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Giancarlo Francisco Pontes Monteiro

SILVA, Jose Ferreira daALBERTINO, S. M. F.SOUZA, L.A.S.. População e adubação de Arachis pintoi para suprimir o crescimento de plantas daninhas na cultura do guaraná. 2009.

Aluno: Selmo Andrade da Costa

TELES, B. R.;SILVA, Jose Ferreira daALBERTINO, S. M. F.. Utilização de extrato aquoso de Nim (Azadirachta indica A. Juss) no controle da broca da cana (Diatraea sacharalis Fabricius, 1794) em cana de açúcar (Saccharrum L.) no Estado do Amazonas. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Amazonas.

Albertino, S.M.F.. Presidente da Banca Examinadora do Concurso Público para Professor do Magistério Superior; Area Fisiologia Vegetal - UFAM/FCA/. 2016. Universidade Federal do Amazonas.

Albertino, S.M.F. membro da Banca examinadora do concurso público para carreira do magistério superior, Edital nº 17/2014 ? Instituto de Natureza e Cultura Benjamim Constant. 2014. Universidade Federal do Amazonas.

Albertino, S.M.F.. Presidente da Banca de Seleção de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós Graduação em Agronomia Tropical - PGATR. 2015. Universidade Federal do Amazonas.

Albertino, S.M.F.. Presidente da Banca de Seleção de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós Graduação em Agronomia Tropical - PGATR. 2014. Universidade Federal do Amazonas.

ALBERTINO, S. M. F.. Membro titular dacomissão de seleção de professor substituto para as disciplinas Economia de Recursos Florestais; Política e Legislação Florestal; Gestão e Marketing de Recursos Florestais.. 2012. Universidade Federal do Amazonas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

José Jackson Bacelar Nunes Xavier

XAVIER, J. J. B. N.. "Composição florística de plantas daninhas em plantios de guaraná, no Estado do Amazonas.. 2003. Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade Federal do Amazonas.

Eva Maria Alves Cavalcanti Atroch

SILVA, José Ferreira da;ATROCH, E. M. A. C.; NASCIMENTO FILHO, F. J.. Niveis crescentes de irradiância, adubação e determinação de auxina endógena em plantas- matrizes com uso de fitohormônios na propagação vegetativa do guaranazeiro (Paullinia cupana, var. sorbilis (Mart) Ducke.. 2009. Tese (Doutorado em Agronomia Tropical) - Universidade Federal do Amazonas.

Ernesto Oliveira Serra Pinto

ALBERTINO, S. M. F.; SILVA, J. F.; Nascimento Filho, F. J.; Atroch, E. M. A. C.;PINTO, E. O. S.. Adubação, níveis crescentes de irradiância e AIB no enraizamento de cultivares de guaranazeiro (Paullinia cupana, Var. Sorbilis, (Mart.) Ducke). 2011. Tese (Doutorado em Agronomia Tropical) - Universidade Federal do Amazonas.

Ernesto Oliveira Serra Pinto

ALBERTINO, S. M. F.; SOUZA, L. A. G.; SILVA, J. F.;PINTO, E. O. S.. Efeito de tratamentos pré-germinativos na quebra da dormência das sementes de oito Leguminosas herbáceas. 1998. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em agronomia) - Universidade Federal do Amazonas.

José Ferreira da Silva

Silva, J.F.; PARENTE, Rosana; PEREIRA, Henrique dos Santos. Composiçào Floristica de Plantas Daninhas em Plantios de Guaraná(Paullinia cupana) no Estado do Amazonas. 2003. Dissertação (Mestrado em Agronomia Tropical) - Universidade Federal do Amazonas.

José Ferreira da Silva

Silva, J.F.; Nascimento Filho, F.J.; ATROCH, E. M. A. C.. Niveis Crscnetes de Irradiância, adubação e Determinação de auxina endogêna em Plantas-Matrizes com Uso de Fitohormônio na Propagação Vegetativa do Guaranazeiro(Paullinia cupana).. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Agronomia Tropical) - Universidade Federal do Amazonas.

ANDRÉ LUIZ ATROCH

ATROCH, A. L.; Atroch, E.M.A.C.; SILVA, J. F.; Pinto, E.O.S.. Adubação, níveis crescentes de irradiância e AIB no enraizamento de cultivares de guaranazeiro (Paullinia cupana var sorbilis (Mart.) Ducke. 2011. Tese (Doutorado em Agronomia Tropical) - Universidade Federal do Amazonas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Jeronimo Alexandre Rafael

supressão de plantas daninhas e produtividade do milho em consorcio com espécies de cobertura; Início: 2019; Dissertação (Mestrado profissional em Agronomia Tropical) - Universidade Federal do Amazonas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Karla Gabrielle Dutra Pinto

Potencial de plantas de cobertura em consorcio com o guaranazeiro; Início: 2019; Tese (Doutorado em Agronomia Tropical) - Universidade Federal do Amazonas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Mauro da Silva Alves

Plantas de cobertura na supressão das infestantes e nos atributos do solo em plantio de guaranazeiro; Início: 2017; Tese (Doutorado em AGRONOMIA TROPICAL) - Universidade Federal do Amazonas, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas; (Orientador);

Daniel Oscar Pereira Soares

Produção de mandioca com manejo sustentável de plantas infestantes; Início: 2017; Tese (Doutorado em AGRONOMIA TROPICAL) - Universidade Federal do Amazonas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Bruna Nogueira Leite

Impacto da aplicação do herbicida glifosato em mudas de guaranazeiro; Início: 2017; Tese (Doutorado em AGRONOMIA TROPICAL) - Universidade Federal do Amazonas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Sara Cruz Pinheiro

Influencia da deriva de glifosato na morfologia de mudas de guaranazeiro; Início: 2018; Iniciação científica (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal do Amazonas, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas; (Orientador);

Karla Gabrielle Dutra Pinto

Doses de AIB e ambientes para enraizamento de estacas de guaranazeiro; 2017; Dissertação (Mestrado em AGRONOMIA TROPICAL) - Universidade Federal do Amazonas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Sonia Maria Figueiredo Albertino;

Vilson de Souza Rocha

Competição de cultivares de mandioca para farinha em diferentes níveis de adubação; 2016; Dissertação (Mestrado em AGRONOMIA TROPICAL) - Universidade Federal do Amazonas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Sonia Maria Figueiredo Albertino;

Daniel Oscar Pereira Soares

Período crítico de interferência de plantas daninhas em cultivo de guaraná; 2015; Dissertação (Mestrado em AGRONOMIA TROPICAL) - Universidade Federal do Amazonas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Sonia Maria Figueiredo Albertino;

Fábio Cesar Pereira Souza

Lixiviaçao e sorção de diuron em solos cultivados com guaranazeiro (Paullinia cupana, var; Sorbilis, (Mart; ) Ducke) no Amazonas; 2015; Dissertação (Mestrado em AGRONOMIA TROPICAL) - Universidade Federal do Amazonas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Sonia Maria Figueiredo Albertino;

Vaneza de Sá Teixeira

Análise de crescimento e valor nutritivo de três cultivares de sorgo (Sorghum bicolor L; MOENCH); 2015; Dissertação (Mestrado em AGRONOMIA TROPICAL) - Universidade Federal do Amazonas, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas; Orientador: Sonia Maria Figueiredo Albertino;

Bruna Nogueira Leite

Subdoses do herbicida glyphosate, na ocorrência de antracnose no guaranazeiro; 2015; Dissertação (Mestrado em AGRONOMIA TROPICAL) - Universidade Federal do Amazonas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Sonia Maria Figueiredo Albertino;

Lais Alves da Gama

Indução do enraizamento do guaranazeiro por rizobactéria promotora de crescimento; 2013; Dissertação (Mestrado em AGRONOMIA TROPICAL) - Universidade Federal do Amazonas,; Coorientador: Sonia Maria Figueiredo Albertino;

ÉRICA ELLEN ALFAIA MARIALVA

Determinação do período crítico de interferência de plantas daninhas na cultura da melancia (Citrullus lanatus) na condição edafoclimática do município de Iranduba ? AM; ; 2012; Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade Federal do Amazonas,; Coorientador: Sonia Maria Figueiredo Albertino;

Lais Alves da Gama

Plantas de cobertura no manejo sustentável das invasoras e na produtividade do guaranazeiro; 2017; Tese (Doutorado em AGRONOMIA TROPICAL) - Universidade Federal do Amazonas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Sonia Maria Figueiredo Albertino;

Líbia de Jesus Miléo

Interferência das plantas daninhas em cultivo de mandioca e manejo destas plantas durante o período crítico de competição com a cultura; 2012; Tese (Doutorado em Agronomia Tropical) - Universidade Federal do Amazonas,; Coorientador: Sonia Maria Figueiredo Albertino;

Pedro Anisio Ferreira Lima

Produção de clorofilas e carotenoides em variedades de mandioca com e sem manejo de plantas daninhas; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Sonia Maria Figueiredo Albertino;

Karla Gabrielle Dutra Pinto

Rizobactérias promotoras de Crescimento na produção de mudas de guaranazeiro; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Sonia Maria Figueiredo Albertino;

Vildomar Brun Filho

Levantamento fitossociológico de plantas daninhas na cultura da banananeira em Rio Preto da Eva - AM; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Sonia Maria Figueiredo Albertino;

Bruna Nogueira Leite

Descrição morfo-agronômica de duas variedades de mandioca, com e sem manejo das plantas daninhas, cultivadas no Estado do Amazonas; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Sonia Maria Figueiredo Albertino;

Cheines de Lima Serruda

Competição de plantas infestantes sobre o desenvolvimento foliar de mandioca; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Sonia Maria Figueiredo Albertino;

Daniel Silva de Menezes

Estiolamento de ramos na propagação vegetativa do guaranazeiro (Paullinia cupana, var; sorbilis, (Mart; ) Ducke); ; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Sonia Maria Figueiredo Albertino;

Sara Cruz Pinheiro

Plantas de cobertura no manejo de infestantes em plantio de guaranazeiro; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal do Amazonas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Sonia Maria Figueiredo Albertino;

Marcelo Ferreira Reis

Fitossociologia e banco de sementes de plantas infestantes em plantio de guaranazeiro; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal do Amazonas, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas; Orientador: Sonia Maria Figueiredo Albertino;

Marcelo Ferreira Reis

Lixiviação do diuron em solos cultivados com guaranazeiro; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal do Amazonas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Sonia Maria Figueiredo Albertino;

Adriana de Oliveira de Souza

Dinâmica de crescimento de duas cultivares de sorgo (Sorghum bicolor L; Moench); 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal do Amazonas, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas; Orientador: Sonia Maria Figueiredo Albertino;

Gabriela Ferreira Batista

Manejo de cobertura morta na supressão de plantas daninhas em pomar de tangerina; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal do Amazonas, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas; Orientador: Sonia Maria Figueiredo Albertino;

Pedro Anisio Ferreira Lima

Manejos de plantas de cobertura de solo durante o período crítico de competição na cultura da laranjeira; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal do Amazonas, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas; Orientador: Sonia Maria Figueiredo Albertino;

Karla Gabrielle Dutra Pinto

Indução do enraizamento do guaranazeiro por rizobactéria promotora de crescimento; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal do Amazonas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Sonia Maria Figueiredo Albertino;

Cheines de Lima Serrulha

Influência da competição de plantas infestantes sobre o desenvolvimento foliar de mandioca; ; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Sonia Maria Figueiredo Albertino;

Pedro Anisio Ferreira Lima

Produção de clorofilas e carotenoides em variedades de mandioca cultivadas sob competição com plantas daninhas; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Sonia Maria Figueiredo Albertino;

Bruna Nogueira Leite

Dinâmica populacional de plantas daninhas na cultura da mandioca; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Sonia Maria Figueiredo Albertino;

Daniel Silva de Menezes

Interferência de plantas infestantes sobre a produção de mandioca; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Sonia Maria Figueiredo Albertino;

Bruna Nogueira Leite

Interferência de plantas infestantes na produção de amido de mandioca; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Sonia Maria Figueiredo Albertino;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

José Ferreira da Silva

Compoisçao Florística de Plantas Daninhas na Cultura do Guaraná, no Estado do Amazonas; 2003; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências Agrárias) - Universidade Federal do Amazonas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: José Ferreira da Silva;

José Ferreira da Silva

Adubação, níveis crescentes de irradiância, e AIB no enraizamento de cultivares de guaranazeiro (Paullinia cupana, var; Sorbilis, (Mart; ) Ducke); ; 2011; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Agronomia Tropical) - Universidade Federal do Amazonas, FUNDAÇAO DE AMPARO A PESQUISA DO ESTADO DO AMAZONAS; Orientador: José Ferreira da Silva;

Luiz Augusto Gomes de Souza

Efeito de tratamentos pré-germinativos na quebra de dormência das sementes de oito leguminosas herbáceas; 1998; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Luiz Augusto Gomes de Souza;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • GAMA, LAIS ALVES DA ; PINTO, KARLA GABRIELLE DUTRA ; LEITE, BRUNA NOGUEIRA ; GONÇALVES, GERLANDIO SUASSUNA ; PEREIRA, JOSÉ ODAIR ; SILVA, JOSÉ FERREIRA DA ; ALBERTINO, SÔNIA MARIA FIGUEIREDO . Rizobacteria Isolated in the Amazon and Its Influence on the Growth of Guarana Seedlings. Journal of Agricultural Science , v. 11, p. 428-458, 2019.

  • SOARES, D. O. P. ; Albertino, S.M.F ; SOUZA, F. C. P. ; SANTOS, A. F. ; SILVA, J. F. . PERIOD OF WEED INTERFERENCE IN GUARANA CROP. PLANTA DANINHA , v. 37, p. 1-4, 2019.

  • MILÉO, L.J. ; Silva, J.F. ; Albertino, S.M.F. ; LEITE, B.N. ; MENEZES, D.S. ; SANTOS, A.F. . Phytosociology of Weeds in Cultivation of Two Varieties of Cassava1. Planta Daninha , v. 34, p. 267-276, 2016.

  • SOUZA, JEFFERSON CAVALCANTE ; CAVALCANTE, ANA MARTA LIMA NUNES ; GONÇALVES, GERLÂNDIO SUASSUNA ; ALBERTINO, SÔNIA MARIA FIGUEIREDO ; SILVA, JOSÉ FERREIRA DA . Screening e dose-resposta de herbicidas à malva e juta. Revista Brasileira de Herbicidas , v. 13, p. 258-263, 2014.

  • ALBERTINO, SÔNIA MARIA FIGUEIREDO ; NASCIMENTO FILHO, FIRMINO JOSÉ DO ; SILVA, JOSÉ FERREIRA DA ; ATROCH, ANDRÉ LUIZ ; GALVÃO, ANÍSIA KARLA DE LIMA . Enraizamento de estacas de cultivares de guaranazeiro com adubação de plantas matrizes. Pesquisa Agropecuária Brasileira (1977. Impressa) , v. 47, p. 1449-1454, 2012.

  • Galvão, A.K.L. ; Silva, J.F. ; ALBERTINO, S. M. F. ; Monteiro, G.F.P. ; Calvalcante, D.P. . Levantamento fitossociológico em pastagens de várzea no Estado do Amazonas. Planta Daninha (Impresso) , v. 29, p. 69-75, 2011.

  • ALBERTINO, S. M. F. ; MILEO, L. J. ; SILVA, Jose Ferreira da ; SILVA, C. A. . Composição Florística de Plantas Daninhas em um lago do rio Solimões, Amazonas. Planta Daninha , v. 27, p. 1-5, 2009.

  • GASPAROTTO, L. ; PEREIRA, J. C. ; ALBERTINO, S. M. F. ; PEREIRA, M. C. N. . Plantio adensado não controla a sigatoka-negra da bananeira. Acta Amazonica , v. 38, p. 189-192, 2008.

  • ALBERTINO, S. M. F. ; SILVA, Jose Ferreira da ; PARENTE, R. C. ; SOUZA, L.A.S. . Composição Florísitica das Plantas Daninhas na Cultura de Guaraná (Paullinia cupana), no Estado do Amazonas. Planta Daninha , v. 22, p. 351-358, 2004.

  • SOUZA, Luis Augusto Gomes de ; ALBERTINO, S. M. F. ; SILVA, Marlene Freitas da ; SILVA, Jose Ferreira da . Superaçao da dormencias de sementes de oito espécies de leguminosas hebaceas submetidas a tratamentos pré-germinativos. Revista da Universidade do Amazonas. Série Ciências Agrárias , v. 9, n.1, p. 1-23, 2002.

  • GONSALVES, G. S. ; SILVA, J. F. ; Albertino, S.M.F. . Dependência da luz para a ação de herbicidas inibidores do fotossistema I. In: José Ferreira da Silva, Dagoberto Martins. (Org.). Dependência da luz para a ação de herbicidas inibidores do fotossistema I. 1ed.: , 2013, v. , p. 103-.

  • CAVALCANTE, A. M. L. N. ; SILVA, J. F. ; Albertino, S.M.F. . Medida da sorção de herbicida no solo com planta teste. In: José Ferreira da Silva, Dagoberto Martins. (Org.). Manual de aulas práticas de plantas daninhas. 1ed.: , 2013, v. , p. 107-.

  • SILVA, Jose Ferreira da ; ALBERTINO, S. M. F. . Manejo de Plantas Daninhas. In: Jerri Édson Zilli; Aloisio Alcantara Vilarinho; José Maria Arcanjo Alves. (Org.). A cultura do Feijão-Caupi na Amazônia Brasileira. Brasília: Embrapa, 2009, v. 1, p. 223-243.

  • SILVA, Jose Ferreira da ; ALBERTINO, S. M. F. ; NINA, N. C. S. ; GALVAO, A. K. L. . Manejo Integrado de Plantas Daninhas em Agrossistemas. In: Therzinha de Jesus Pinto Fraxe; Carlos Moisés Medeiros. (Org.). Agroecologia, Extensão rural e Sustentabilidade na Amazônia. 1ed.Manaus: Edua, 2008, v. 1, p. 185-199.

  • SILVA, Jose Ferreira da ; ALBERTINO, S. M. F. ; BUENO, C. R. ; SOUZA, A. C. ; SOUZA, L.A.S. . Efeito de herbicidas no controle de plantas daninhas e nas características fisiológicas do cupuaçuzeiro. In: XXVII CONGRESSO BRASILEIRO DA CIÊNCIA DAS PLANTAS DANINHAS, 2010, Ribeirão Preto. Responsabilidade social e ambiental no manejo de plantas daninhas, 2010.

  • ALBERTINO, S. M. F. ; SILVA, Jose Ferreira da ; BUENO, C. R. ; SOUZA, A. C. ; GALVAO, A. K. L. . Supressão de plantas daninhas por leguminosas consorciadas com cupuaçuzeiro na Amazônia Central. In: XXVII Congresso Brasileiro da Ciência das Plantas Daninhas, 2010, Ribeirão Preto-SP. Responsabilidade social e ambiental no manejo de plantas daninhas, 2010.

  • GALVAO, A. K. L. ; SILVA, Jose Ferreira da ; ALBERTINO, S. M. F. ; CAVALCANTE, D. P. ; OLIVEIRA, O. S. . Composição florística de plantas daninhas em pastagens no município de Parintins, Am. In: XXVII CONGRESSO BRASILEIRO DA CIÊNCIA DAS PLANTAS DANINHAS, 2010, Ribeirão Preto-SP. Responsabilidade social e ambiental no manejo de plantas daninhas, 2010.

  • CAVALCANTE, D. P. ; SILVA, Jose Ferreira da ; MONTEIRO, G. F. P. ; ALBERTINO, S. M. F. ; GALVAO, A. K. L. . Plantas daninhas e fitossociologia na cultura da laranja em Manaus, Am. In: XXVII CONGRESSO BRASILEIRO DA CIÊNCIA DAS PLANTAS DANINHAS, 2010. Responsabilidade social e ambiental no manejo de plantas daninhas, 2010.

  • MILEO, L. J. ; SILVA, J. F. ; ALBERTINO, S. M. F. . PRODUTIVIDADE E TEOR DE PROLINA ASSOCIADOS AO PERÍODO CRÍTICO DE INTERFERÊNCIA DE DUAS VARIEDADES DE MANDIOCA. In: XVII Congresso Brasileiro de Mandioca, 2018, Belém. Anais do XVII Congresso Brasileiro de Mandioca, 2018.

  • SOARES, D. O. P. ; Albertino, S.M.F ; SILVA, J. F. ; SANTOS, A. F. ; LEITE, B. N. . Determinação de períodos de interferência das plantas daninhas na cultura do guaranazeiro. In: XXX Congresso Brasileiro da Ciência das Plantas Daninhas, 2016, Curitiba. Anais do XXX Congresso Brasileiro da Ciência das Plantas Daninhas Conhecimento e Tecnologia a Serviço do Agricultor, 2016. p. 60.

  • GONCALVES, G. S. ; GAMA, L. A. ; FERREIRA, A. ; CARVALHO, J. E. B. ; GARCIA, M. V. B. ; Albertino, S.M.F. ; SILVA, J. F. . Acúmulo comparativo de nutrientes por plantas de buva e de laranjeira. In: XXX Congresso Brasileiro da Ciência das Plantas Daninhas, 2016, Curitiba. Anais do XXX Congresso Brasileiro da Ciência das Plantas Daninhas: Tecnologia a Serviço do Agricultor, 2016. p. 21.

  • LEITE, B. N. ; Albertino, S.M.F ; BENTES, J. L. S. ; SILVA, J. F. ; SOUZA, L.A.S. ; GAMA, L. A. . Subdoses de glifosato sobre o crescimento micelial do Colletotrichum guaranicola agente causal de a ntracnose no guaranazeiro. In: XXX Congresso Brasileiro da Ciência das Plantas Daninhas, 2016, Curitiba. Anais do XXX Congresso Brasileiro da Ciência das Plantas Daninhas: Tecnologia a Serviço do Agricultor, 2016. p. 568.

  • Albertino, S.M.F. ; MILEO, L. J. . Produtividade e teor de prolina associados ao período crítico de interferência na cultura da mandioca. In: XXIX Congresso Brasileiro da Ciência das Plantas Daninhas, 2014, Gramado. Biologia das plantas daninhas, 2014.

  • MILEO, L. J. ; Albertino, S.M.F. . Produtividade de mandioca sob períodos de controle e convívio com plantas daninhas. In: XXIX Congresso Brasileiro da Ciência das Plantas Daninhas, 2014, Gramado. Biologia das plantas daninhas, 2014.

  • MILEO, L. J. ; Albertino, S.M.F. . pH e decantação da água de duas propriedades produtoras de citros da região metropolitana de Manaus- AM sobre eficiência do glifosato na matéria seca de Brachiaria decumbens. In: XXIX Congresso Brasileiro da Ciência das Plantas Daninhas, 2014, Gramado. Biologia das plantas daninhas, 2014.

  • Albertino, S.M.F. ; MONTEIRO, G. F. P. . Levantamento fitossociológico de plantas daninhas em pomares de laranja no Rio Preto da Eva-AM. In: XXIX Congresso Brasileiro da Ciência das Plantas Daninhas, 2014, Gramado. Biologia das plantas daninhas, 2014.

  • GAMA, L. A. ; Albertino, S.M.F. . Sorção de Diuron em carvão de terra preta de índio. In: XXIX Congresso Brasileiro da Ciência das Plantas Daninhas, 2014, Gramado. Biologia das plantas daninhas, 2014.

  • LEITE, B. N. ; Albertino, S.M.F. . Período de interferência de plantas daninhas no teor de carboidratos de mandioca. In: XXIX Congresso Brasileiro da Ciência das Plantas Daninhas, 2014, Gramado. Biologia das plantas daninhas, 2014.

  • FERREIRA, A. ; Albertino, S.M.F. . pH e decantação da água de duas propriedades produtoras de citros da região metropolitana de Manaus- AM sobre eficiência do glifosato na área foliar de Brachiaria decumbens. In: XXIX Congresso Brasileiro da Ciência das Plantas Daninhas, 2014, Gramado. Biologia das plantas daninhas, 2014.

  • QUEIROZ, A. R. ; OLIVEIRA, O. M. S. ; ALBERTINO, S. M. F. ; DAMASCENO, L. A. ; SILVA, J. F. . Seletividade de herbicidas ao curauá branco. In: XVIII Congresso Brasileiro de Ciência das Plantas Daninhas, 2012, Campo Grande. A Ciência das Plantas Daninhas na Era da Bitecnologia, 2012.

  • SOUZA, L.A.S. ; SILVA, J. F. ; ALBERTINO, S. M. F. ; GALVAO, A. K. L. . DESCRIÇAO SOBRE MORFOLOGIA E MÉTODOS DE REPRODUÇÃO DA PLANTA DANINHA TÓXICA Arrabidaea bilabiata DE PASTAGENS NA AMAZÔNIA. In: XVIII Congresso Brasileiro de Ciência das Plantas Daninhas, 2012, Campo Grande. A Ciência das Plantas Daninhas na Era da Bitecnologia, 2012. p. 576-578.

  • LABORDA, L. P. ; ALBERTINO, S. M. F. ; SILVA, Jose Ferreira da ; NASCIMENTO FILHO, F. J. ; MENEZES, D. S. . Capeamento, incisão na base do ramo e uso do ácido indolbutírico na propagação vegetativa do guaranazeiro (Paullinia cupana Var. Sorbilis (Mart.) Ducke). In: 61º Congresso Nacional de Botânica, 2010, Manaus. Diversidade Vegetal Brasileira: Conhecimento, Conservação e Uso, 2010.

  • ALBERTINO, S. M. F. ; SILVA, Jose Ferreira da ; NASCIMENTO FILHO, F. J. ; CAVALCANTE, A. M. L. N. ; NINA, N. C. S. . Níveis crescentes de irradiância sobre a planta matriz com e sem adubação no enraizamento de estacas de guaranazeiro tratadas com ácido indolbutírico. In: 61º Congresso Nacional de Botânica, 2010, Manaus. Diversidade Vegetal Brasileira: Conhecimento, Conservação e Uso, 2010.

  • ALBERTINO, S. M. F. ; GALVAO, A. K. L. ; SILVA, Jose Ferreira da ; CAVALCANTE, A. M. L. N. ; SOUZA, L.A.S. ; MENEZES, D. S. . Composição florística de plantas daninhas em pastagem de Brachiaria humidicola (Rendle) Ashweick, Manaus Amazonas. In: 60 Congresso Nacional de Botânica, 2009, Feira de Santana - Bahia. 60 Congresso Nacional de Botânica, 2009.

  • GALVAO, A. K. L. ; SILVA, Jose Ferreira da ; ALBERTINO, S. M. F. ; OLIVEIRA, O. S. ; MONTEIRO, G. F. P. ; CAVALCANTE, D. P. . Levantamento fitossociológico em pastagens nativas sob condições de várzea, Autazes, Amazonas. In: 60 CNBot Congresso Nacional de Botânica, 2009, Feira de Santana - Bahia. 60 CNBot Congresso Nacional de Botânica, 2009.

  • GALVAO, A. K. L. ; CAVALCANTE, A. M. L. N. ; SILVA, Jose Ferreira da ; ALBERTINO, S. M. F. . Influência da idade no valor nutricional do capim peludo (Panicum pilosum Swartz). In: 59º Congresso Nacional de Botânica, 2008, Natal - RN. Atualidades, desafios e perspectivas da Botânica no Brasil, 2008. p. 1-1.

  • CAVALCANTE, A. M. L. N. ; SILVA, Jose Ferreira da ; ALBERTINO, S. M. F. ; GALVAO, A. K. L. . Produção de matéria seca e absorção de micronutrientes em capim peludo (Panicum pilosum Swartz). In: 59º Congresso Nacional de Botânica, 2008, Natal - RN. Atualidades, desafios e perspectivas da Botânica no Brasil, 2008.

  • ALBERTINO, S. M. F. ; GALVAO, A. K. L. ; CAVALCANTE, A. M. L. N. ; SILVA, Jose Ferreira da . Composição florística de plantas daninhas em área de pastagem no Estado do Amazonas. In: Atualidades, desafios e perspectivas da Botânica no Brasil, 2008, Natal - RN. Atualidades, desafios e perspectivas da Botânica no Brasil, 2008.

  • HANADA, R. E. ; ALBERTINO, S. M. F. ; GASPAROTTO, L. . Diferenças morfológicas entre os anamorfos de Mycosphaerella fijiensis e M. musicola, agentes causais das sigatokas negra e amarela, respectivamente. In: XXXVIII Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2005, Brasília. Fitopatologia Brasileira, 2005. v. 30. p. 598-598.

  • GASPAROTTO, L. ; PEREIRA, J. C. ; ALBERTINO, S. M. F. . Plantio intercalado da cv. Maçã com a cultivar Prata Zulu no controle da Sigatoka negra da bananeira. In: XXXVIII Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2005, Brasília. Fitopatologia Brasileira, 2005. v. 30. p. 140.

  • ALBERTINO, S. M. F. ; SILVA, Jose Ferreira da ; PARENTE, R. C. ; SOUZA, L.A.S. . Composição florística das plantas Daninhas na cultura do guaraná (Paullinia cupana), no Estado do Amazonas. In: XXIV Congresso Brasileiro da Ciência das Plantas Daninhas, 2004, São Paulo. Planta Daninha, 2004. v. 10. p. 142-142.

  • SOUZA, L.A.S. ; SILVA, Jose Ferreira da ; ALBERTINO, S. M. F. ; FERNANDES, R. S. . Efeito de herbicidas no controle de plantas daninhas e sua influência no teor de cafeína nos grãos de guaraná. In: XXIV Congresso Brasileiro da Ciência das plantas daninhas, 2004, São Paulo. Ciência das Plantas Daninhas, 2004. v. 10. p. 142.

  • SOARES, D. O. P. ; ALBERTINO, S.M.F. ; SILVA, J. F. ; SOUZA, F. C. P. ; SANTOS, A. F. . Period of weed interference in culture of guarana. Planta Daninha , 2018.

  • ALBERTINO, S. M. F. ; SILVA, Jose Ferreira da . Flora Emergente de plantas daninhas em área de lagos do rio Solimões no período de seca no Estado do Amazonas. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

Albertino, S.M.F . Revisora Ad Hoc do XXX Congresso Brasileiro da Ciência das Plantas Daninhas. 2016.

Albertino, S.M.F . Avaliadora dos resumos apresentados no I Simpósio Nacional sobre Plantas Daninhas em Sistemas de Produção Tropical /IV Simpósio Internacional Amazônico sobre Plantas Daninhas. 2015.

Albertino, S.M.F. . Membro do comitê científico do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica ? PIBIC/CNPq/FAPEAM. 2015.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    Avaliação de novas combinações de copas/porta-enxertos, manejo fitossanitário e boas práticas de cultivo, em citros no Estado do Amazonas, Descrição: Dentro dos sistemas produtivos desenvolvidos no estado do Amazonas a citricultura, atualmente, representa uma das principais potencialidades da fruticultura, onde envolve diretamente 2.400 produtores com uma área total de 4.007 hectares entre laranja, limão e tangerina concentrada, praticamente, em Manaus e municípios vizinhos (Iranduba, Rio Preto da Eva, Manacapuru, Itacoatiara, Novo Airão, Presidente Figueiredo e Careiro. Os pomares implantados são, em sua maioria, pertencentes a agricultores familiares com áreas que variam entre 1 a 4 ha. A ocorrência de pragas está entre os maiores desafios para o desenvolvimento da citricultura. No Amazonas existem vários problemas fitossanitários em citros como ácaros, insetos (ex. mosca-negra) e doenças fúngicas (ex. gomose). Entretanto, importantes pragas já presentes em outras regiões do país, como a clorose variegada dos citros (CVC) e o ?huanglongbing? (HLB) não ocorrem nas áreas citrícolas do Amazonas. A introdução do HLB e CVC é um risco eminente para as regiões onde a doença não está presente, uma vez que esta pode ser disseminada por insetos e mudas. Portanto, o manejo integrado de pragas (MIP) com a redução do uso de agrotóxicos e ações para evitar a entrada de novas pragas são necessários para o sucesso da citricultura amazonense. A citricultura convencional converge para a intensa degradação do recurso natural ?solo?, comprometendo sua capacidade produtiva além de contribuir para o aumento do efeito estufa, refletindo na perda e redução da capacidade de armazenar carbono. Desta forma, a busca por estratégias de manejo que incrementem o sequestro de C no solo, como o uso de coberturas vegetais e/ou adubação verde, é fundamental para a validação de sistemas de produção de alimentos que contribuam para a mitigação das emissões de CO2 para a atmosfera. Da mesma forma, ter uma citricultura estabelecida em único porta-enxerto e sem diversificação com outras combinações de variedades, constitui um risco para a sustentabilidade desse negócio agrícola no estado do Amazonas incluindo, também, o aspecto mercadológico negativo pela falta de oferta de laranja em determinadas épocas do ano, permitindo a entrada de frutos oriundos de outros estados da federação, aumentando o risco de problemas fitossanitários. O uso de novas alternativas de combinação de copa e porta-enxerto permitirá o aumento da produtividade sem expressiva expansão dos cultivos evitando o desmatamento de novas áreas. A falta de geração e adaptação de tecnologias para a cultura dos citros nas condições locais do Amazonas e a alta dependência por informações geradas em outras regiões para compor o sistema de produção dessa cultura é outro entrave para a consolidação e desenvolvimento da citricultura no Estado. A proposta tem como objetivo geral buscar a sustentabilidade ambiental e econômica do agronegócio citros no Amazonas pela geração, adaptação e transferência de tecnologias em boas práticas agrícolas e diversificação de combinações de copas/porta-enxertos. Neste sentido, há quatro anos foram implantadas quatro áreas de experimentos de combinação copa x porta -enxerto em Iranduba e Rio Preto da Eva.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Sonia Maria Figueiredo Albertino - Integrante / José Ferreira da Silva - Coordenador / Bruna Nogueira Leite - Integrante / Jania Lilia da Silva Bentes - Integrante / Jose Eduardo Borges de Carvalho - Integrante / Marcos Vinícius Bastos Garcia - Integrante / Luiz Carlos do Herval Filho - Integrante / José Zilton Lopes Santos - Integrante / Carlos Alberto Franco Tucci - Integrante / Claudio Luiz Leone Azevedo - Integrante / Terezinha Batista Garcia - Integrante / Hermes Peixoto Santos Filho - Integrante / Walter dos Santos Soares Filho - Integrante / Francisco Alisson da Silva Xavier - Integrante / Waldélia Mara Leal Garcia - Integrante / Odiluza Maria Saldanha de Oliveira - Integrante / Kimerlly Sobrinho da Silva - Integrante / Ajax de Sousa Ferreira - Integrante / Jefferson Costa Santos - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas - Auxílio financeiro.

  • 2016 - Atual

    Produção de mandioca com manejo sustentável de plantas infestantes, Descrição: As plantas infestantes constituem o principal fator de limitação da produção dos mandiocais. O uso de plantas de cobertura do solo é um método bastante eficiente no controle das infestantes e contribui para a conservação dos recursos naturais, diminuição dos riscos de contaminação humana e ambiental e redução do número de aplicações de herbicidas, produzindo alimentos de forma sustentável com maior qualidade e segurança. Neste estudo serão testadas duas espécies de plantas de cobertura (Brachiaria ruziziensis e Desmodium ovalifolium), controle químico com herbicida, capina com enxada e o tratamento controle sem capina das plantas infestantes. As características agronômicas avaliadas na mandioca serão: a biometria e a produtividade da parte aérea e radicular e a qualidade das raízes que será determinada em função da análise química de resíduos de agrotóxicos. Nas plantas de cobertura, serão avaliadas a taxa de decomposição dos tecidos vegetais e a porcentagem de cobertura do solo. Os atributos químicos e físicos (densidade e porosidade) do solo serão avaliados em função das plantas de cobertura.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Sonia Maria Figueiredo Albertino - Coordenador / José Ferreira da Silva - Integrante / Lais Alves da gama - Integrante / Bruna Nogueira Leite - Integrante / Daniel Oscar Pereira Soares - Integrante / Ansselmo Ferreira dos Santos - Integrante / Fabio César Pereira Souza - Integrante / Marcelo Ferreira Reis - Integrante., Financiador(es): Ministério daCiência, Tecnologia, Inovações e Comunicações - Auxílio financeiro.

  • 2016 - Atual

    Plantas de cobertura no manejo sustentável das invasoras e na produtividade do guaranazeiro (Paullinia cupana var. Sorbilis (Mart.) Ducke)., Descrição: Na busca de tecnologias que possam ser economicamente viáveis para os sistemas de produção se destaca a importância dos estudos sobre as plantas de cobertura. Neste contexto, o objetivo desse trabalho é avaliar o efeito de plantas de cobertura do solo na supressão das plantas invasoras, nos atributos do solo e na produtividade do guaranazeiro.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (4) . , Integrantes: Sonia Maria Figueiredo Albertino - Coordenador / José Ferreira da Silva - Integrante / Miriam Frota - Integrante / Ansselmo Ferreira - Integrante / Lais Alves da gama - Integrante / Bruna Nogueira Leite - Integrante / Daniel Oscar Pereira Soares - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2013 - 2015

    Determinação do Periodo Crítico de Interferencia das Plantas Infestantes com a cultura do Guaraná, Descrição: O xarope de guaraná é o produto de maior valor da pauta de exportação do Estado do Amazonas nos últimos dez anos. A produção de guaraná envolve pequenos agricultores e é fonte de renda para milhares pessoas tanto meio rural quanto urbano. Seu uso não se restringe apenas como bebida gaseificada e xaropes, mas também para fins farmacológicos e cosméticos com diversos produtos como sabonetes, xampus entre muito outros produtos. Entretanto, um dos fatores que competem com o guaranazeiro por água, nutrientes e CO2 é a ocorrência continuada de plantas infestantes na lavoura. Desta forma, torna-se imperativo definir durante o ano, o período no qual é possível convivência simultânea entre plantas infestantes e cultura sem afetar sua produtividade. O objetivo desta proposta é determinar o período crítico de interferência de plantas infestantes com a cultura do guaranazeiro. O estudo será conduzido no campo de produção de guaraná da Companhia de Bebidas das Américas (Ambev), em Maués-AM, no período de 2012 a 2014. O delineamento experimental adotado será o de blocos casualizados, com 16 tratamentos, quatro repetições (blocos) e 15 plantas de guaranazeiro por parcela das quais três, da linha central, serão consideradas plantas úteis.Os tratamentos serão, em campo, serão a combinação de épocas de controle de plantas infestantes: E1-julho a setembro; E2-outubro a dezembro; E3-janeiro a março e; E4-abril a junho. Os tratamentos adotados serão os seguintes: T1- Convivência das plantas infestantes e a cultura nas épocas E1, E2, E3 e E4; T2- Controle das plantas infestantes na época E1; T3- Controle das plantas infestantes na época E2; T4- Controle das plantas infestantes na época E3; T5- Controle das plantas infestantes na época E4; T6- Controle das plantas infestantes nas épocas E1 e E2; T7- Controle das plantas infestantes nas épocas E1 e E3; T8- Controle das plantas infestantes nas épocas E1 e E4; T9- Controle das plantas infestantes nas épocas E2 e E3; T10- Controle das plantas. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) . , Integrantes: Sonia Maria Figueiredo Albertino - Integrante / Líbia de Jesus Mileo - Integrante / José Ferreira da Silva - Coordenador / Gerlandio Suassuna Gonçalves - Integrante / Paulo Mazzafera - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas - Auxílio financeiro.

  • 2010 - 2011

    Influência do Estiolamento de Ramos na Propagação Vegetativa do Guaranazeiro (Paullinia cupana, var. Sorbilis, (Mart.) Ducke), Descrição: O guaranzeiro representa grande potencial sócio-econômico para a agricultura no Estado do Amazonas. O contingente de mão-de-obra envolvido na produção e a crescente demanda pelo produto o caracterizam como importante alternativa para os setores agrícola e industrial no Estado e na região Amazônica.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Sonia Maria Figueiredo Albertino - Integrante / Jose Ferreira da Silva - Coordenador / Daniel Silva de Menezes - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2009 - 2010

    Capeamento, incisão na base do ramo e uso de ácido indolbutírico na propagação vegetativa do guaranazeiro, Descrição: O guaraná se destaca como um dos produtos de alto potencial econômico e de grande significado social no meio rural amazônico. Oferece oportunidades de negócios para as indústrias, remuneração para os produtores e ainda contribui para a fixação do homem no meio rural. Um dos problemas mais urgentes para ser aprimorado nesta lavoura relaciona-se com a baixa qualidade das mudas usadas nos plantios, as quais normalmente são obtidas de sementes. Um dos aspectos fundamentais para a expansão e melhoria da cultura na região é a disponibilidade de material vegetal geneticamente uniforme, precoce e produtivo. Neste contexto, para a manutenção da qualidade produtiva de materiais genéticos selecionados com qualidade superior, o estudo das formas de propagação assume papel fundamental para produção de mudas pelo processo de enraizamento de estacas, permitindo o acesso de maior número de agricultores a essa tecnologia.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Sonia Maria Figueiredo Albertino - Integrante / Jose Ferreira da Silva - Coordenador / Laysa de Paiva Laborda - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2008 - 2009

    Composiçao florisitica de plantas daninhas em pastagens de várzea e terra firme no Estado do Amazonas, Descrição: Levantar as espécies de plantas daninhas que compoem a flora de pastagens tanto na várzea quanto na terra firme nos municipios criadores de bovinos no estado do Amazonas. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Sonia Maria Figueiredo Albertino - Integrante / Jose Ferreira da Silva - Coordenador / Anísia Karla de Lima Galvão - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas - Auxílio financeiro.

  • 2004 - 2006

    Avaliação de métodos não convencionais no manejo integrado da sigatoka-negra da bananeira, Descrição: A sigatoka-negra, causada pelo fungo Mycosphaerella fijiensis é a doença mais grave da bananeira. No Brasil, a doença foi identificada em fevereiro de 1998 nos municípios de Tabatinga e Benjamin Constant, fronteira do Brasil com a Colômbia e Peru (Pereira et al., 1998). Atualmente já atingiu todos os municípios do Amazonas, os demais estados da região Norte e Mato Grosso (Gasparotto et al., 2001). A alternativa é o plantio de cultivares resistentes e produtivas recomendadas pela Embrapa (Gasparotto et al., 2002), e que já apresentam grande aceitação pelos consumidores locais. Para viabilizar o plantio das cultivares suscetíveis à sigatoka, anteriormente utilizadas pelos pequenos produtores locais, como Prata, Maçã e Dángola, novas tecnologias devem ser investigadas, como o plantio em áreas sombreadas e o plantio de altas densidades de plantas. Essas alternativas visam reduzir a taxa de progresso da doença, permitindo uma maior longevidade das folhas e, conseqüentemente, o enchimento dos frutos, pois com a redução da luminosidade, há menor atividade da cercosporina, toxina não específica envolvida na patogênese, que depende da fotossensibilização para atuar (Daub &Ehrenshalf,2000). Outra alternativa que merece ser investigada é intercalar plantas das cultivares suscetíveis com plantas das cultivares resistentes, onde as resistentes atuam como barreira, dificultando a disseminação dos esporos do fungo, reduzindo o progresso da doença e viabilizando a produção. Apesar de existirem várias cultivares resistentes, há necessidade de estudos para qualificar ou caracterizar a resistência desses materiais e, ao mesmo tempo, definir uma série diferenciadora para quantificar a variabilidade do fungo, tendo em vista a estabilidade e durabilidada da resistência a M. fijiensis, . Objetivo Geral Avaliar a eficiência de métodos não convencionais no controle da sigatoka-negra da bananeira e caracterizar a variabilidade fisiológica do patógeno e a resistência das cultivares .. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Sonia Maria Figueiredo Albertino - Integrante / Luadir Gasparotto - Coordenador / José Clério Pereira - Integrante / Mirza Carla Normando Pereira - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Amazonas, Faculdade de Ciencias Agrárias, Dpav. , Gal Octario Rodrigo Jordao Ramos 3000, Coroado, 69070000 - Manaus, AM - Brasil, Telefone: (92) 33054258, Fax: (92) 33054058

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2018 - Atual

    Universidade Federal do Amazonas

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora Adjunto IV, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Cargo ou Função: Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Agronomia Tropical/FCA/UFAM

  • 2011 - Atual

    Universidade Federal do Amazonas

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto II, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Atividades de Ensino e Pesquisa no Laboratório de Ciências das Plantas Daninhas da UFAM, atuando como professora das disciplinas Plantas daninhas e seu controle, Cultura de leguminosas e cereais, Culturas anuais e Seminários.

    Atividades

    • 04/2015

      Ensino, Agronomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, PLANTAS DANINHAS E SEU CONTROLE

    • 02/2015

      Ensino, Agronomia Tropical, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, SEMINÁRIO I

    • 08/2013

      Direção e administração, Faculdade de Ciências Agrárias - UFAM, .,Cargo ou função, VICE COORDENADORA DO LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS DAS PLANTAS DANINHAS.

    • 10/2012

      Direção e administração, Faculdade de Ciências Agrárias - UFAM, .,Cargo ou função, MEMBRO DA COMISSÃO DE NORMATIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO DO NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS AGRÁRIAS (EaD).

    • 08/2012

      Direção e administração, Faculdade de Ciência agrárias, .,Cargo ou função, MEMBRO DO COLEGIADO DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS AGRÁRIAS MODALIDADE À DISTANCIA.

    • 03/2013 - 03/2015

      Direção e administração, Faculdade de Ciências Agrárias - UFAM, .,Cargo ou função, SUB CHEFE DO DEPARTAMENTO DE PRODUÇÃO ANIMAL E VEGETAL - DPAV DA FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS.

    • 08/2014 - 11/2014

      Ensino, Agronomia Tropical, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, SEMINARIO II

    • 08/2014 - 10/2014

      Ensino, Licenciatura em Ciências Agrárias - EaD, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, CULTURA DE LEGUMINOSAS E CEREAIS

    • 02/2014 - 06/2014

      Ensino, Agronomia Tropical, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminários I

    • 12/2012 - 04/2013

      Ensino, Agronomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, CULTURAS ANUAIS

    • 12/2012 - 04/2013

      Ensino, Agronomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, PLANTAS DANINHAS E SEU CONTROLE

    • 12/2012 - 04/2013

      Ensino, Agronomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, CULTURA DE LEGUMINOSAS E CEREAIS

    • 06/2012 - 10/2012

      Ensino, Agronomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, CULTURAS ANUAIS

    • 06/2012 - 10/2012

      Ensino, Agronomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, PLANTAS INDUSTRIAIS II

    • 06/2012 - 06/2012

      Direção e administração, Faculdade de Ciências agrárias, .,Cargo ou função, MEMBRO TITULAR DA COMISSÃO DE SELEÇÃO DO PROCESSO SELETIVO DE CANDIDATOS AO INGRESSO NO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA TROPICAL/ SEGUNDO SEMESTRE DE 2012..

    • 01/2012 - 04/2012

      Ensino, Agronomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, CULTURAS INDUSTRIAS II

    • 03/2011 - 03/2012

      Direção e administração, Faculdade de Ciência agrárias, .,Cargo ou função, MEMBRO DA COMISSÃO DE AVALIAÇÃO DE RELATÓRIO INDIVIDUAL DE TRABALHO - RIT. DOS DOCENTES DO DEPARTAMENTO DE PRODUÇÃO ANIMAL E VEGETAL.

    • 07/2011 - 11/2011

      Ensino, Agronomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, CULTURAS ANUAIS

  • 2018 - Atual

    Secretaria do Estado da Produção Rural do Amazonas

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Membro da equipe de Projetos

  • 2004 - 2006

    EMBRAPA AMAZONIA OCIDENTAL

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisa, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Bolsista do Projeto Avaliação de métodos não convencionais no manejo integrado da sigatoka-negra.

  • 1998 - 1998

    Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia

    Vínculo: Estágio supervisionado, Enquadramento Funcional: Estágio supervisionado