Lúcia Gomes Farinhas
Possui graduação em Licenciatura Plena e Bacharelado em Psicologia pela Universidade Gama Filho (1990). Pós graduada em Psicopedagogia Institucional pela Universidade Cândido Mendes, projeto "A Vez do Mestre" (2004). Tema da dissertação "A intervenção Psicopedagógica na Reconstrução da Aprendizagem da Leitura e da Escrita". Especialização em Teoria Psicanalítica pela Universidade Santa Úrsula (2022). Tema do Artigo " A Educação Infantil e a Construção do Conhecimento na Teoria Freudiana: O Inconsciente e a Sexualidade". Especialização em Clínica Psicanalítica pela Universidade Santa Úrsula em curso. Atuou como Gestora da Unidade de Ensino Fundamental II na Escola Municipal Deodoro. Coordenou a Unidade de Educação Infantil e Ensino Fundamental I na Escola Municipal Prudente de Moraes. Atuou como Professora da Sala de Recursos Multifuncionais pelo Instituto Helena Antipoff, prestando atendimento aos alunos incluídos da 7ª Coordenadoria Regional de Educação nas Unidades Educacionais da Escola Municipal Almeida Garret, Escola Municipal Albert Einstein, Escola Municipal Dom Pedro I, Escola Municipal Sérgio Buarque de Holanda, Escola Municipal Jackson de Figueiredo, Escola Municipal Professora Zuleika Nunes de Alencar, Escola Municipal Golda Meir, Escola Municipal Maria Clara Machado e na 2ª Coordenadoria Regional de Educação na Unidade Educacional da Escola Municipal Araújo Porto Alegre e Escola Municipal Mata Machado. Atualmente atua na Secretaria Municipal de Educação na equipe de Gerência de Regularização Escolar no Nível Central.
Informações coletadas do Lattes em 02/09/2023
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em andamento em Especialização em Clínica Psicanalítica Freud Lacaniana
2021 - Atual
Especialização em Psicopedagogia
2003 - 2004
S B I
Título: A Intervenção Psicopedagógica na Reconstrução da Aprendizagem da Leitura e da Escrita
Orientador: Vilson Sergio de Carvalho
Graduação em Psicologia
1986 - 1990
Universidade Gama Filho
Título: A Intervenção Psicopedagógica na Reconstrução da Aprendizagem da Leitura e da Escrita
Orientador: Vilson Sergio de Carvalho
Curso técnico/profissionalizante em Curso de Formação de Professor
1981 - 1984
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
Formação complementar
2012 - 2012
Fórum Internacional de Gestão, Liderança e Competẽncias na Educação. (Carga horária: 30h). , ABEU Centro Universitário, UNIABEU, Brasil.
2011 - 2011
Gestão Educacional Pública. (Carga horária: 60h). , SENAC RIO, SENAC RIO, Brasil.
2010 - 2010
Identificação de Alunos com Altas Habilidades/ Superdotação. (Carga horária: 12h). , Instituto Rogerio Steinberg, IRS, Brasil.
1998 - 1998
Alfabetização: A Revolução Conceitual Necessária. (Carga horária: 25h). , Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, SME/RJ, Brasil.
1997 - 1997
MultiEducação. (Carga horária: 72h). , Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, SME/RJ, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Participação em eventos
Jornada Pedagógica de Educação Inclusiva. 2019. (Outra).
XXIII Jornada Clínica do Serviço de Psicologia Aplicada - SPA, do Curso de Psicologia da Universidade Estácio de Sá.Jogos de Poder na Transferência. 2017. (Outra).
Conferência Nacional de Educação.Mesa Redonda. 2013. (Outra).
Atividades Integradas para o Ensino da Língua Portuguesa- Formação Docente. 2010. (Seminário).
II Seminário Internacional-Livros desde o Berço: Políticas Sociais Integradas para a 1ª Infância. 2010. (Seminário).
Educando para a Cidadania e Democracia. 2008. (Outra).
II Encontro do Rompendo Barreiras: 20 Anos de Inclusão e Acessibilidade. 2008. (Encontro).
V Seminário Integrado da Diretoria de Educação Fundamental. 2008. (Seminário).
V Congresso Internacional de Educação - "Uma escola Para Cidadãos". 2007. (Congresso).
X Seminário de Planejamento e Avaliação à Luz da MultiEducação.O Papel da Avaliação na Escola Organizada em Ciclos de Formação. 2007. (Outra).
Escola: Espaço e Tempo de Inclusão Compromisso de Todos. 2006. (Exposição).
XVI Salão de Atmaísmo. Voto de Louvor pela Montagem - Primeira Missa no Brasil. 2000. (Exposição).
Produções bibliográficas
-
FARINHAS, L. G. . Congresso Brasileiro de Alfabetização, Letramento, Leitura e Produção de Textos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Outras produções
FARINHAS, L. G. . III Jornada O DIA na virada da Sala de Aula. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
FARINHAS, L. G. . Estímulo às Inteligências Múltiplas. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Histórico profissional
Endereço profissional
-
PREFEITURA MUNICIPAL, Secretaria Municipal de Educação. , Rua Afonso Cavalcanti, 455 - 4º Andar, Cidade Nova, 20211110 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (021) 29762306, URL da Homepage:
Experiência profissional
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Lúcia Gomes Farinhas e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?