Felipe Antunes De Souza

Possui ensino técnico integrado ao médio na área de Mecânica, na ETEC Bento Quirino - Campinas/SP, finalizado em 2019. Atualmente cursando a graduação de Engenharia Agrícola na Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, com início no ano de 2020. Participações com apresentação de projetos em feiras tecnológicas como FEBRACE (2020), Bentotec (2017 e 2019), feira científica Dow Chemical Brasil (2019), Feira Brasileira de Jovens Cientistas (2020).

Informações coletadas do Lattes em 02/09/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Engenharia Agrícola

2020 - Atual

Universidade Estadual de Campinas

Curso técnico/profissionalizante em Mecânica

2017 - 2019

Bento Quirino

Ensino Médio (2º grau)

2017 - 2019

Bento Quirino

Ensino Fundamental (1º grau)

2008 - 2016

Profª Elza Maria Pellegrini de Aguiar

Formação complementar

2019 - 2019

Desvendando a Indústria 4.0. (Carga horária: 20h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, SP, SENAI, Brasil.

2018 - 2018

Arduino. (Carga horária: 30h). , Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CEETEPS, Brasil.

2017 - 2017

Aprendizagem Interativa em Ciências e Engenharia - Metodologia Científica. (Carga horária: 30h). , Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, FEBRACE, Brasil.

2015 - 2015

Ciência e Arte nas Férias de Inverno (CAFIN). (Carga horária: 60h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Participação em eventos

Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE). Medicação Programada Automatizada - MEDPRAT. 2020. (Feira).

Feira Brasileira de Jovens Cientistas (FBJC). Medicação Programada Automatizada - MEDPRAT. 2020. (Feira).

Feira Científica Dow Chemical Brasil. Medicação Programada Automatizada - MEDPRAT. 2019. (Feira).

Feira de Ciências e Tecnologia da Etec Bento Quirino (BENTOTEC). Medicação Programada Automatizada - MEDPRAT. 2019. (Feira).

Feira de Ciências e Tecnologia da Etec Bento Quirino (BENTOTEC). Introdução a metrologia industrial. 2017. (Feira).

Projetos de desenvolvimento

  • 2019 - 2020

    Medicação Programada Automatizada - MEDPRAT, Descrição: Este projeto tem por objetivo desenvolver um módulo automatizado para armazenamento e auxílio no monitoramento e na administração de medicamentos. Pretende-se auxiliar pessoas idosas e que moram sozinhas a não se esquecer de tomar seus medicamentos de forma e na hora correta, prescritos pelo médico. Inicialmente foi realizada pesquisa bibliográfica para verificar as possibilidades tecnológicas existentes no mercado e conhecer as dificuldades dos idosos. Posteriormente foi realizada pesquisa acerca de materiais, além da realização de estudos sobre os métodos e os componentes necessários para a automação do sistema pretendido. Dessa forma, surgiu o MEDPRAT, um sistema de gabinete com leds, módulos, sonorizadores e sensores, comandados por um microcontrolador Arduino que juntamente a sua linguagem de programação C++ serviram para automatizar todas as funções. O sistema também contará com um sensor para detectar possíveis vazamentos de gás em residência que normalmente poderiam passar despercebidos, permitindo que o problema seja detectado da maneira mais rápida possível a fim de evitar uma tragédia doméstica. Foi construído um protótipo desse sistema. Espera-se contribuir para aumentar a qualidade de vida e a maior adesão ao tratamento medicamentoso de idosos, e com isso proporcionar maior independência nessa questão da medicação sem auxílio de outra pessoa. Também se deseja proporcionar a segurança deles com o sensor de gás na questão de possíveis vazamentos. Este sistema poderá contribuir não somente para os idosos, mas também para pessoas de qualquer idade que tomam vários medicamentos. Para implantação e comercialização no mercado, este produto requer estudo aprimorado de viabilidade econômica.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (3) . , Integrantes: Felipe Antunes de Souza - Integrante / Moisés Cassuci Arantes Machado - Integrante / Gabriel Gonçalves Basílio - Integrante / Antônio Carlos da Silva - Coordenador.

Prêmios

2020

4 Lugar na categoria Engenharias, Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE).

2020

2 lugar na categoria Engenharias, Feira Brasileira de Jovens Cientistas.

2020

1 lugar Prêmio de Democratização à Ciência da Mettzer, Mettzer.

2019

1 Lugar na Mostra de Ciência e Inovação, Dow Chemical Brasil.