Marcus Vinicius Garrett Chiado
Graduado em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo - UMESP, em 1996 e pós graduado em nível de Especialização na área de Biblioteconomia pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá - FIJ, em 2009. É pesquisador da história da chegada dos jogos eletrônicos ao Brasil, tanto de videogames quanto de microcomputadores domésticos, tendo lançado 7 livros (sendo um deles já em sua 2a edição) e 2 documentários (com um terceiro em produção) sobre o tema. É coeditar das revistas Jogos 80 (desde 2004), Espectro (desde 2017), Micro Sistemas (desde 2020) e Histórias Extraordinárias (desde 2021). Desde 2004 atua na Biblioteca Campus São Paulo da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP. É também autor amador de contos de ficção cientifica, horror cósmico e sobrenatural.
Informações coletadas do Lattes em 04/09/2023
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em Biblioteconomia
2008 - 2009
Faculdades Integradas de Jacarepaguá
Título: O uso e as aplicações do sistema Personal Home Library (PHL) na Biblioteca Central da Universidade Federal de São Paulo
Orientador: Elton Palmeira Brandão
Graduação em Comunicação Social
1992 - 1996
Universidade Metodista de São Paulo
Orientador: Orientador não citado
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
Participação em eventos
Game design e Marketing. 2013. (Oficina).
Produções bibliográficas
-
CHIADO, M. V. G. . 1983 - 1984 Quando os videogames chegaram: Adendo. 1. ed. São Paulo: Do Autor, 2021. v. 1. 80p .
-
CHIADO, M. V. G. . Jogos Eletrônicos & eu: Crônicas de um Passado Presente. 2. ed. São Paulo: Do Autor, 2021. v. 1. 104p .
-
CHIADO, M. V. G. . Zeta Games: Memórias de uma locadora dos anos 90. 1. ed. São Paulo: Do Autor, 2018. v. 1. 68p .
-
CHIADO, M. V. G. . Jogos eletrônicos e eu: Crônicas de um passado presente. 1. ed. São Paulo: Do Autor, 2017. v. 1. 130p .
-
CHIADO, M. V. G. . 1983 - 1984 Quando os videogames chegaram. 2. ed. São Paulo: Do Autor, 2016. v. 1. 144p .
-
CHIADO, M. V. G. . 1984 A Febre dos Videogames Continua. 1. ed. São Paulo: Do Autor, 2012. v. 1. 158p .
-
CHIADO, M. V. G. . O redator da Arca Perdida. 1. ed. São Paulo: O autor, 2010. v. 1. 340p .
-
CHIADO, M. V. G. . 1983 O ano dos videogames no Brasil. 1. ed. São Paulo: Do Autor, 2010. v. 1. 110p .
Outras produções
CHIADO, M. V. G. . Documentário ColecoVision. 2021. (Programa de rádio ou TV/Outra).
CHIADO, M. V. G. . Documentário O ano dos videogames no Brasil. 1983. (Programa de rádio ou TV/Outra).
CHIADO, M. V. G. . Proferiu Palestra no Encontro de Usuários MSX. 2019. (Palestra).
CHIADO, M. V. G. . Palestra - História dos videogames no Brasil. 2017. (Palestra).
CHIADO, M. V. G. . Palestra/debate: Ideias em Jogo: 1983/1984 o ano dos videogames no Brasil. 2016. (Palestra).
Histórico profissional
Experiência profissional
2004 - Atual
Universidade Federal de São PauloVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assistente em Administração, Carga horária: 40
Atividades
-
01/2004
Serviços técnicos especializados , Biblioteca da Universidade Federal de São Paulo.,Serviço realizado, Atendimento e orientação aos usuários ; Inserção de dados no sistema da biblioteca.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Marcus Vinicius Garrett Chiado e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?