Camila Gabriele Brandão Lima

Possui graduação em Nutrição pelo Centro Universitário de Desenvolvimento do Centro Oeste (2022). Pós graduanda em Nutrição Clínica Funcional pela VP CENTRO DE NUTRIÇÃO FUNCIONAL desde abril de 2023 com conclusão prevista para 2025. Atualmente atuo na área de Nutrição hospitalar dentro do Programa Melhor Em Casa na Secretaria de Saúde Municipal em Valparaíso de Goiás.

Informações coletadas do Lattes em 06/09/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Aperfeiçoamento em andamento em NUTRIÇÃO CLÍNICA FUNCIONAL

2023 - Atual

VP Centro de Nutrição Funcional

Graduação em Nutrição

2018 - 2022

Centro Universitário de Desenvolvimento do Centro Oeste
Título: INTERFERÊNCIA DA ALIMENTAÇÃO NOS DISTÚRBIOS GASTROINTESTINAIS PRESENTES NO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
Orientador: Gabriela Meira de Moura Rodrigues

Ensino Médio (2º grau)

2014 - 2016

Centro Educacional Balão Mágico

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição / Subárea: Nutrição funcional.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição / Subárea: Nutrição comportamental.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição / Subárea: Nutrição hospitalar.

Projetos de pesquisa

  • 2022 - 2022

    INTERFERÊNCIA DA ALIMENTAÇÃO NOS DISTÚRBIOS GASTROINTESTINAIS PRESENTES NO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA, Descrição: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é umdistúrbio neurológico complexo que normalmente semanifesta nos primeiros anos de vida e tem comocaracterística dificuldades ou incapacidade emsocialização tanto pela questão comunicativa, quantopelos comportamentos físicos como agitação ehiperatividade.Outras características comuns do TEA são osdistúrbios gastrointestinais usuais como doresabdominais, vômitos, diarreia ou constipaçãofrequente, refluxo, entre outros. Esses distúrbios têmrelação com a alimentação desses pacientes, visto que émuito comum uma seletividade alimentar que gera umamicrobiota intestinal com pouca diversidade.Sabe-se que os casos de autismo têmaumentado todos os anos. De acordo com aOrganização Pan-Americana de Saúde (OPAS), e aOrganização Mundial de Saúde (OMS), pelo menosuma a cada 160 crianças estão no transtorno doespectro autista, e essa prevalência passa a ser de uma acada 44 crianças de acordo com dados do Centro deControle e Prevenção de Doenças (CDC) dos EstadosUnidos, publicado em dezembro de 2021. Estudarcomo a alimentação interfere no comportamento e notrato gastrointestinal desses pacientes é de extremaimportância.Existem diversas dificuldades sobre aintervenção alimentar, pois deve ser levado emconsideração as particularidades de cada indivíduo,oshábitos alimentares repetitivos, além das questõessocioeconômicas de cada família. É importanteressaltar que quanto antes a intervenção alimentar,melhor o resultado.A falta de conhecimento a respeito daalimentação adequada para o autista interferediretamente no processo digestivo desses pacientes,tendo em vista que uma alimentação equilibrada reduza ocorrência de complicações gastrointestinais, como adisbiose intestinal que é muito comum nessespacientes. Estudos apontam que a presença denutrientes como glúten e caseína na alimentaçãoalteram a permeabilidade intestinal, causandoinflamações no sistema gastrointestinal do autista.ções no sistema gastrointestinal do autista [5].É importante levar em consideração quequando há necessidade do uso recorrente deantibióticos, eles também acabam atuando no desgastee desequilíbrio na microbiota intestinal, facilitandodistensões abdominais, náuseas, vômito, constipaçãointestinal e consequentemente, irritabilidade mental eintestinal.O tratamento do TEA envolve uma equipemultidisciplinar com psicopedagogo, psicólogo,fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, neurologistaentre outros, e também o profissional nutricionista parapromover uma alimentação adequada, corrigir econtrolar as queixas gastrointestinais, bem como dascomorbidades associadas à má absorção dos nutrientes.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Camila Gabriele Brandão Lima - Integrante / Natália Sousa Silva - Integrante / Gabriela Meira de Moura Rodrigues - Coordenador.

  • 2020 - 2020

    FATORES QUE INTERFEREM NA OCORRÊNCIA DE SOBREPESO EM PORTADORES DE SÍNDROME DE DOWN, Descrição: A síndrome de Down ou Trissomia do cromossomo 21 é uma condição em que o portador possuium par extra. A quantidade normal é de 46 que são distribuídos em pares, já os indivíduos com essasíndrome, possuem 47, pois existem três cópias do cromossomo 21.Devido a essa condição, o organismo desse paciente possui algumas alterações inclusive naabsorção de nutrientes, de deglutição, e no trânsito intestinal, por exemplo. Esse fato interfere também na ocorrência de obesidade.As pessoas com essa síndrome não apresentam condição genética, podendo assim acometer todas as raças, etnias, classes sociais, gêneros e pode ocorrer em qualquer país. Há três tipos, sendo que, a Trissomia simples que atinge de 93 - 95 dos casos, a de translação de 4 - 6 dos casos e a mosaico 1-3 dos casos . Para entender melhor essa condição, foi feito este estudo com o objetivo de explicar os fatores que ajudam na ocorrência de obesidade nesses pacientes. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Camila Gabriele Brandão Lima - Integrante / Natália Sousa Silva - Integrante / Gabriela Meira de Moura Rodrigues - Coordenador.

Histórico profissional

Experiência profissional

2022 - 2022

Centro Universitário de Desenvolvimento do Centro Oeste

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2023 - Atual

Melhor em Casa

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Nutricionista, Carga horária: 20

Outras informações:
Programa que atende pacientes impossibilitados de ir para uma UBS próxima. Equipe multidisciplinar formada por nutricionista, médico, fisioterapeuta, assistente social e enfermagem. Como nutricionista realizo a avalição nutricional, antropometria, anamnese completa para poder realizar plano alimentar para pacientes com alimentação via oral ou prescrever suplementação aos pacientes que se alimentam via sonda (GTT,SNG,SNE).