Éryca Mendes de Araujo
Biomédica, mestranda em Biologia Microbiana pela Universidade de Brasília (UnB), com pós-graduação em Imunologia e Microbiologia, formação em Docência e Mediação e Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados. Possui experiência em docência, tutoria e mediação pedagógica em cursos de graduação da área da saúde, com atuação em educação permanente, acompanhamento acadêmico e nos processos de ensino-aprendizagem, na modalidade a distância (EAD). Apresenta experiência em laboratórios de análises clínicas, com atuação em microbiologia, imunologia, bioquímica, hematologia e urinálise, além de desenvolver atividades acadêmicas e técnico-científicas na área de microbiologia clínica. Atualmente, cursa graduação em Pedagogia.
Informações coletadas do Lattes em 16/01/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em andamento em Biologia Microbiana
2024 - Atual
Universidade de Brasília, UnB
Título: Avaliação de anticorpos policlonais direcionados a epítopos bacterianos com potencial de uso em diagnóstico de infecções do trato urinário
Ana Flávia Alves Parente.Palavras-chave: Infecção urinária; Bactérias uropatogênicas; Imunodiagnóstico.Grande área: Ciências BiológicasGrande Área: Ciências Biológicas / Área: Imunologia. Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica.
Especialização em Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados
2024 - 2024
Graduação em Biomedicina
2017 - 2020
Universidade Paulista
Título: AVALIAÇÃO DA QUALIDADE MICROBIOLÓGICA DO LEITE PASTEURIZADO COMERCIALIZADO NO BRASIL: Uma Revisão Integrativa da Literatura
Orientador: Ligia Canongia de Abreu Cardoso Duarte
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia.
Participação em eventos
V Simpósio de Biologia Microbiana.Avaliação de anticorpos policlonais direcionados a epítopos bacterianos com potencial de uso em diagnóstico de infecções do trato urinário. 2025. (Simpósio).
III Simpósio de Biologia Microbiana ?Biodiversidade microbiana: interações e aplicações?. 2023. (Simpósio).
Palestra COVID-19 pela Universidade Católica de Brasília. 2020. (Outra).
3° CONGRESSO DE BIOMEDICINA DO CENTRO OESTE. 2019. (Congresso).
VI Ciclo de Palestras Realizada na Universidade Paulista - Campus Brasília. 2019. (Outra).
V Jornada Acadêmica de Biomedicina da Universidade Paulista. 2019. (Outra).
IV Jornada Acadêmica de Biomedicina da Universidade Paulista. 2018. (Outra).
I Jornada de Imagenologia do DF. 2017. (Outra).
Projetos de pesquisa
-
2024 - Atual
Avaliação de anticorpos policlonais direcionados a epítopos bacterianos com potencial de uso em diagnóstico de infecções do trato urinário, Descrição: Projeto de pesquisa desenvolvido no âmbito do mestrado em Biologia Microbiana, com foco na avaliação de anticorpos policlonais direcionados a epítopos bacterianos com potencial aplicação em diagnóstico de infecções do trato urinário. O estudo envolve a análise do reconhecimento cruzado desses anticorpos frente a bactérias uropatogênicas, incluindo Escherichia coli, Klebsiella pneumoniae, Klebsiella variicola e Proteus mirabilis, utilizando protocolo adaptado da técnica On-Cell Western. A pesquisa tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento de abordagens imunodiagnósticas mais rápidas e específicas, com aplicação potencial na microbiologia clínica e no uso racional de antimicrobianos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Eryca Mendes de Araujo - Integrante / Ana Flávia Alves Parente - Coordenador / Juliana Alves Parente Rocha - Integrante / Tatiana Amabile de Campos - Integrante / Vicente de Paulo Martins - Integrante / Viviane Ribeiro dos Santos - Integrante.
Histórico profissional
Experiência profissional
2025 - 2025
Centro Universitário Leonardo da VinciVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora Mediadora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Mediação pedagógica em cursos de graduação da área da saúde, com acompanhamento do desempenho discente, suporte didático e apoio às atividades educacionais.
2023 - 2025
Centro Universitário Leonardo da VinciVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Tutora de Biomedicina, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Atuação como tutora em cursos de graduação em Biomedicina e áreas afins da saúde, realizando mediação pedagógica, acompanhamento acadêmico, orientação de estudos e suporte aos processos de ensino-aprendizagem.
2023 - 2023
Colégio Brasil Canadá BrasíliaVínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estágio em Pedagogia, Carga horária: 30
Outras informações:
Apoio pedagógico em aulas e atividades, monitoramento dos alunos e planejamento de atividades em ambiente bilíngue.
2023 - 2023
Aliança Medicina DiagnósticaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Laboratório, Carga horária: 48, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Atuação em rotina laboratorial de análises clínicas, incluindo coleta sanguínea, processamento de amostras, testes rápidos e apoio ao diagnóstico laboratorial.
2020 - 2020
Universidade PaulistaVínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estágio em Análises Clínicas
Outras informações:
Execução de atividades laboratoriais nas áreas de Hematologia, Bioquímica, Microbiologia, Parasitologia e Urinálise.
2019 - 2020
Laboratório Santa PaulaVínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estágio em Análises Clínicas
Outras informações:
Auxílio na rotina laboratorial e na realização de exames nas áreas de Bioquímica, Hematologia, Microbiologia, Imunologia, Coagulação e Urinálise.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Éryca Mendes de Araujo e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?