Marcelo Almeida Lopes

Possui graduação em Engenharia de Telecomunicações pelo Instituto Nacional de Telecomunicações (2006). Atualmente é engenheiro eletrônico - Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Engenharia Elétrica

Informações coletadas do Lattes em 07/09/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em MBA EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS

2013 - 2015

Fundação Getúlio Vargas
Título: Gerenciamento de projeto de Casa de Contêiners
Orientador: José Ângelo Santos do Valle

Especialização em PÓS-GRADUAÇÃO EM ENG. DE SIST. ELETROELETRÔN., AUTOM. E CTRL. INDUSTRIAL

2010 - 2012

Instituto Nacional de Telecomunicações
Título: Processadores ARM na Automação Industrial
Orientador: Evandro Luiz Brandão Gomes

Graduação em Engenharia de Telecomunicações

2000 - 2006

Instituto Nacional de Telecomunicações
Título: Projeto de Implantação de Redes WiMAX
Orientador: Eduardo Grizendi

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica.

Histórico profissional

Experiência profissional

2017 - Atual

Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Engenheiro Eletrônico

2013 - 2016

Intelbras S/A

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheiro de Produtos Eletrônicos, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Atividades focadas em escopo, custos e qualidade. Projeto de sistemas de alarmes residenciais: esquemas elétricos, softwares para microcontroladores (linguagens Assembly e ANSI C), jigas de testes para os produtos finais, desenho de peças mecânicas em softwares CAD. Acompanhamento de etapas de projeto: levantamento de requisitos, layout de placas de circuito impresso, gabinetes mecânicos em plástico injetado, seleção de fornecedores e compras de componentes eletrônicos, elaboração de embalagens e manuais de usuário, listas de materiais, testes de bancada, testes em campo, testes piloto em linhas de produção, inclusão na Lei de Informática. Principal resultado: retomada e conclusão de projetos antigos ou interrompidos.

2006 - 2013

Hitachi Kokusai Linear

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Eng. de Transmissores de TV Analógica/Digital, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Atividades fortemente focadas em cumprimento de tempo, com definição de prioridades, atividades e pessoas. Ampla negociação de escopo, requisitos e condições. Coordenador da equipe de software do Departamento de Projetos. Supervisão diária, requisitos, cronogramas e execução pessoal de projetos; Autoria de modelos de documentação de software; Seleção de pessoal e entrevistas para cargos técnicos e de engenharia para software, treinamentos; Definição de fornecedores de sistemas de tele-supervisão por Internet e GPRS; Definição de requisitos junto a clientes nos Estados Unidos e na filial americana da Linear. Projetos com microcontroladores Freescale de 16/32 bits: Ferramentas WinIDE e Code Warrior (linguagens Assembly e ANSI C), uso de sistemas Super Loop; Uso diversificado de periféricos e interrupções, implantação de microcontroladores em novos projetos. Programação de microcontroladores para: Transmissores de televisão analógica e digital de alta potência (somados 1+1/duais/dupla excitação); Sistemas excitadores e amplificadores de RF (gavetas de potência com refrigeração a ar e líquido) nas potências 300 W ISDB-Tb, 600 W ATSC e 1200 W sistema analógico, com transistores Philips [BLF861, BLF878] e Freescale [MRF6VP3450H]); Transmissores de televisão digital ATSC de 20 W a 120 W; Transmissores de freqüência modulada (FM); Sistema de controle em malha fechada para potência de transmissão (set point de potência); Sistema de controle em malha fechada (PID - Proporcional, Integral, Derivativo) para velocidades de ventoinha (set point de temperatura); Sistema de controle em malha fechada para corrente quiescente de transistores de RF (set point de corrente quiescente); Sistema de ajuste automático de corrente quiescente em função de variações de temperatura; Ajuste eletrônico (por IHM HyperTerminal) para efeito de envelhecimento em transistores acima citados; Interfaces homem-máquina (IHMs) utilizando LCDs/teclados e emuladores de terminal (HyperTer

2005 - 2006

Ericsson Gestão e Serviços LTDA.

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheiro de Telecomunicações Júnior, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Atividades fortemente concentradas em qualidade. Integração de estações rádio-base nas centrais telefônicas (RAN Integration). Aceitação de estações rádio-base (torres de telefonia celular e equipamentos transmissores). Análise e Eficiência de Instalação, Macros em Excel para estatísticas sobre processos de aceitação; Conhecimentos sobre BTSs Ericsson GSM 2106 e 2206 (850, 1800, 900, 1900 Mhz), configuração e instalação, Software OMT Ericsson, documentação de Sites GSM (Módulo C Ericsson), plantas de sites e equipamentos; Suporte a Equipes de Campo, permissão de acesso a sites, definição de equipes e regiões de trabalho, suporte a empresas contratadas. Principal resultado: automatização de agendamento de equipes e rotas de instalação.