Ana Lúcia Dantas
Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN. Aluna Especial Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFRN (PPGEnf/UFRN).Atuou como bolsista de iniciação científica no projeto de pesquisa: "LAVAGEM CLÍNICA DAS MÃOS DE PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM EM UNIDADE DE CENTRO CIRÚRGICO DE UM HOSPITAL DE ENSINO", e bolsita de monitoria do projeto:"INTERDISCIPLINARIDADE PARA MELHORIA DA QUALIDADE DO ENSINO: FISIOLOGIA, ANATOMIA E PATOLOGIA PARA O ENSINO DE ENFERMAGEM CLÍNICA", coordenados pela Prof. Dr.Marcos Antonio Ferreira Júnior. Participante do Grupo de Pesquisa: Núcleo de Estudos e Pesquisas em Enfermagem Clínica (NEPEC/UFRN).
Informações coletadas do Lattes em 29/10/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Formação complementar
2015 - 2015
DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRÍTICO EM PROFESSORES ENFERMEIROS VINCULADO. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2015 - 2015
SUPORTE AVANÇADO DE VIDA EM REANIMAÇÃO CARDIOPULMONAR: FORMAÇÃO DO PENSAMEN. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2013 - 2013
APRIMORANDO O CONHECIMENTO NO ENFOQUE À EDUCAÇÃO EM SAÚDE SOBRE HANSENÍASE. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2013 - 2013
VI CURSO SOBRE EXAME FÍSICO DO ADULTO: APRIMORANDO AS HABILIDADES PROPEDÊU. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2013 - 2013
ANÁLISE DE RISCO FAMILIAR NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA ATRAVÉS DA APLICA. (Carga horária: 96h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem.
Participação em eventos
Workshop sobre procedimentos hemoterápicos. 2013. (Outra).
II Workshop de curativos e feridas. 2012. (Outra).
Produções bibliográficas
-
DANTAS, A. L. ; SILVA, S. B. ; SILVA, R. C. L. ; AQUINO, L. A. P. ; LIMA, J. V. H. ; CRUZ, G. K. P. ; MEIRELES, P. F. ; AZEVEDO, I. C. ; CARVALHO, D. P. S. R. P. ; VITOR, A. F. ; SANTOS, V. E. P. ; FERREIRA JUNIOR, M. A. . Lamellar Keratoplasty in a Referral Center in Northeastern Brazil. International Archives of Medicine , v. 9, p. 1-6, 2016.
-
CARVALHO, DIANA PAULA DE SOUZA REGO PINTO ; DANTAS, ANNA LÚCIA ; DE CASTRO REGO, ANNA LARISSA DE ; DA COSTA MAFRA SOUZA, GABRIELA ASSUNÇÃO ; DE AZEVEDO, ISABELLE CAMPOS ; CRUZ, GIOVANNA KARINNY PEREIRA ; MEIRELES, PRISCILA FERNANDES ; VITOR, ALLYNE FORTE ; IVO, MARIA LÚCIA ; JÚNIOR, MARCOS ANTONIO FERREIRA . Interdisciplinary in Promoting Improvements in the Quality of Undergraduate Education in Clinical Nursing. Creative Education , v. 06, p. 1874-1878, 2015.
-
DANTAS, A. L. ; FERREIRA JUNIOR, M. A. . HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS DE PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM EM UNIDADE DE CENTRO CIRÚRGICO DE UM HOSPITAL DE ENSINO. In: XXVI CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA e-CICT, 2015, NATAL. ANAIS eCICT 2015, 2015. p. 1707-1708.
Projetos de pesquisa
-
2015 - Atual
DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRÍTICO EM PROFESSORES ENFERMEIROS VINCULADOS AOS CURSOS TÉCNICOS DE ENFERMAGEM, Descrição: Este projeto de extensão tem caráter educativo e apresenta como objeto a capacitação de professores enfermeiros quanto ao estímulo da formação de pensamento crítico em estudantes dos cursos técnicos em enfermagem. Pensar criticamente significa promover durante a formação inicial condições para que os egressos saibam utilizar todo conhecimento produzido até o momento, bem como buscar por fontes que alimentem o rol de conhecimentos novos e saber direcioná-los para as situações práticas de aplicação, com capacidade de avaliação ímpar para cada caso. Isso caracteriza um grande desafio para os cursos que se propõem a desenvolver tais atributos, que direcionam para uma formação contínua ao longo de toda vida. Dessa forma, ao refletir sobre o pensamento crítico (PC) no contexto de formação dos profissionais de enfermagem, é fundamental examinar situações simples e complexas, bem como as responsabilidades do cotidiano no processo de trabalho da enfermagem e dos educadores, e percebe-se que o aumento da complexidade dos cuidados da saúde moderna exige um bom desenvolvimento do PC nos estudantes que devem ser estimulados e incentivados. A capacitação de professores dos cursos técnicos em enfermagem para utilização do PC consiste em uma estratégia importante que busca como resultados intervir na formação de profissionais de forma a disponibilizar novas ferramentas para gerenciamento do PC.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ana Lúcia Dantas - Integrante / Rita de Cássia Lira da Silva - Integrante / Sérgio Balbino da Silva - Integrante / Isabelle Campos de Azevedo - Integrante / Marcos Antônio Ferreira Júnior - Coordenador / CARVALHO, DIANA PAULA DE SOUZA REGO PINTO - Integrante / DE CASTRO REGO, ANNA LARISSA DE - Integrante / DA COSTA MAFRA SOUZA, GABRIELA ASSUNÇÃO - Integrante / CRUZ, GIOVANNA KARINNY PEREIRA - Integrante / CLÉA MARIA DA COSTA MORENO - Integrante / ANNE LOUISE SOARES ALMEIDA - Integrante / Kalyane da Silva Ferreira - Integrante / CLAUDIA CRISTIANE FILGUEIRA MARTINS RODRIGUES - Integrante / Tiago Alves de Brito - Integrante.
-
2014 - Atual
MARCADORES DA DOR NEUROPÁTICA EM PACIENTES DE HANSENÍASE E A SUA CORRELAÇÃO COM A FORMA CLÍNICA DA DOENÇA, Descrição: Descrição: Esta pesquisa tem como objetivo estudar os marcadores da dor neuropática em pacientes de hanseníase, correlacionando-os às formas clínicas da doença, assim como aos resultados obtidos através da avaliação neurológica simplificada e do Questionário para Diagnóstico de Dor Neuropática ? DN4. Após 25 anos de implantação da poliquimioterapia (PQT) no Brasil, a hanseníase ainda permanece com alto número de casos, sendo assumida pelas autoridades sanitárias como uma doença negligenciada. As consequências desse descaso são graves para as pessoas atingidas, devido à demora na chegada aos serviços, frequentemente os pacientes apresentam comprometimento de nervos, com incapacidades e deformidades. O diagnóstico tardio causa perda de qualidade de vida aos pacientes e interferem negativamente no desenvolvimento das ações dos profissionais envolvidos. A hanseníase atinge pele e nervos periféricos e tem auto poder incapacitante. A pesquisa é do tipo exploratória, descritiva, de natureza quantitativa, prospectiva, onde será realizada coleta de sangue em 50 pacientes de hanseníase de uma unidade de referência estadual, em Natal-RN, entre os anos de 2014 a 2015. Os pacientes serão classificados, quanto a forma clínica e realizada a avaliação neurológica simplificada e Questionário DN4. Os resultados serão comparados e analisados, quanto a presença do marcador da dor neuropática, forma clínica associada a esse marcador e comprometimento e achados da avaliação neurológica simplificada e o Questionário DN4. O projeto de pesquisa será apreciado pelo Comitê de Ética em Pesquisa/UFRN, respeitando-se a normatização da Resolução Nº 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde, referente aos aspectos éticos da pesquisa envolvendo seres humanos. Pretende-se propor um protocolo multidisciplinar para prevenção de incapacidades em pacientes de hanseníase. Este trabalho tem como objetivo realizar o mapeamento por Sistema de Informações Geográficas (SIG) dos casos de hanseníase no Rio Grande do Norte, permitindo a seleção de áreas urbanas com maior concentração de casos, onde o risco de adoecimento é maior. Este mapeamento permitirá a análise de fatores ambientais e genéticos envolvidos na hanseníase.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ana Lúcia Dantas - Coordenador / Marcos Antônio Ferreira Júnior - Integrante / CLÉA MARIA DA COSTA MORENO - Integrante / Selma Maria Bezerra Jeronimo - Integrante.
Histórico profissional
Experiência profissional
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Ana Lúcia Dantas e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?