Ernesto Miranda de Carvalho
Graduando em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (2021-atual). Tem experiência nas áreas de filosofia, sociologia e teoria geral do direito, com especial interesse em filosofia da história e da técnica.
Informações coletadas do Lattes em 13/09/2023
Acadêmico
Formação acadêmica
Formação complementar
2023 - 2023
Redação Científica. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2023 - 2023
Dívida Pública. (Carga horária: 45h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2022 - 2022
Marx e crítica ao Direito em O capital, nos Grundrisse e nas teorias do... (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2022 - 2022
Direito Parlamentar. (Carga horária: 45h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2022 - 2022
A Inquisição e sua ação em Minas Setecentista. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2022 - 2022
Seminários Kantianos III. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2022 - 2022
Teoria do Concurso de Leis e de Crimes. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Filosofia da História.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Filosofia do Direito.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Filosofia Clássica Alemã.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Direito Civil.
Organização de eventos
CARVALHO, E. M. ; DUARTE, F. A. ; CAPELARI, O. M. . Jornada Acadêmica. 2023. .
SALGADO, K. ; TOLENTINO, Maria Laura ; AFONSO, G. ; REIS, Á. L. R. ; CARVALHO, E. M. . VII Simpósio Internacional de Filosofia da Dignidade Humana: Revoluções. 2022. (Outro).
Participação em eventos
35 anos de Constituição Cidadã, Democracia e Justiça Eleitoral. 2023. (Outra).
A prescrição no direito italiano e europeu. 2023. (Outra).
As principais novidades da última reforma do processo civil italiano. 2023. (Outra).
Ateliê de pesquisa em história do direito internacional. 2023. (Encontro).
Ciclo de Conferências: 20 anos do Código Civil - "El dao al proyecto de vida en el Perú: una visión crítica". 2023. (Outra).
Ciclo de Conferências: 20 anos do Código Civil - "O Rompimento das Relações Familiares e o Bem de Família". 2023. (Outra).
I Júri Simulado do Instituto de Ciências Penais.Da Defesa de Joaquim Xavier. 2023. (Outra).
Law and Literature: many ways to do the same thing. 2023. (Outra).
Luiz Gama: uma história do direito no tempo da abolição. 2023. (Outra).
Paradigma pacifista como construção jurídico-política: Abbé de St. Pierre, Rousseau e Kant. 2023. (Outra).
Participação em bancas
ANDRADE, O. M.; DUARTE, F. A.;CARVALHO, E. M.. Concurso para composição do Conselho Editorial da Revista do CAAP. 2023. Centro Acadêmico Afonso Pena.
Produções bibliográficas
-
CARVALHO, E. M. . Da essência da verdade à essência da técnica: um estudo sobre o desvelamento como ponto de partida para a compreensão da técnica moderna. 2023. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Projetos de pesquisa
-
2022 - Atual
Crítica da Dignidade Humana, Descrição: A dignidade humana, revelou-se o grande pilar do Estado democrático de Direito, tornando-se, com isso, expressão de uso constante e inadequado, invocada para fundamentação das mais diversas questões. O uso inapropriado e vulgarizado da dignidade humana é resultado da falta de compreensão do seu real significado e a fragiliza na sua condição de depositária irredutível do respeito ao homem em sua humanidade. As interpretações e usos equivocados são consequência de um desconhecimento sobre a dignidade em sua complexidade. O projeto pretende abordá-la enquanto expressão cultural, o que demanda uma perspectiva inovadora, porém imprescindível para sua adequada compreensão. Desde modo, a pesquisa busca uma interlocução com outras áreas de saber, em especial com a história, a política e a filosofia, tomadas como um tripé em direta conexão com o direito e sem o qual não se poderiam evitar prejuízos na abordagem do tema. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ernesto Miranda de Carvalho - Integrante / Karine Salgado - Coordenador / Maria Laura Tolentino - Integrante / Gabriel Afonso - Integrante / Álvaro Luis Ribeiro Reis - Integrante / Arthur Lopes Campos Cordeiro - Integrante / Isabella Gonçalves Pereira - Integrante / Erick Cabello Cunha - Integrante / Roberta Puccini Gontijo - Integrante.
Prêmios
2023
Integrante da equipe vice-campeã do I Júri Simulado do ICP, Instituto de Ciências Penais.
Histórico profissional
Experiência profissional
2022 - Atual
Universidade Federal de Minas GeraisVínculo: Monitor voluntário, Enquadramento Funcional: Monitor da disciplina de TGDP II, Carga horária: 12
Outras informações:
Monitoria de Teoria Geral do Direito Privado II (acompanhamento das turmas do turno diurno do curso de Direito), sob orientação do Prof. Dr. Edgard Audomar Marx Neto.
2022 - Atual
Centro Acadêmico Afonso PenaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Diretor de Ensino e Pesquisa
Outras informações:
O Centro Acadêmico Afonso Pena (CAAP) é o órgão de representação do corpo discente (Graduação e Pós-graduação) do curso de Direto da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Como membro da Diretoria de Ensino e Pesquisa, atuo na formulação e desenvolvimento de eventos, projetos e iniciativas com vistas à formação acadêmica e à produção e divulgação científicas.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Ernesto Miranda de Carvalho e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?