Luciana Sales Pires Soares

Possui graduação em Letras - Licenciatura e Bacharelado pela Universidade Estadual de Campinas(1999) e mestrado em Lingüística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas(2005). Atualmente é Orientadora Pedagógica da Escola Carlitos. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Lingüística Aplicada. Atuando principalmente nos seguintes temas:strategies, reading, comprehension.

Informações coletadas do Lattes em 23/10/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Lingüística Aplicada

2003 - 2005

Universidade Estadual de Campinas
Título: O leitor e o sentido dos textos: o uso de estratégias de raciocínio,Ano de Obtenção: 2005
Orientador: Eunice Ribeiro Henriques
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: strategies; reading; comprehension.

Graduação em Letras - Licenciatura e Bacharelado

1996 - 1999

Universidade Estadual de Campinas
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada/Especialidade: LEITURA EM SALA DE AULA.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística/Especialidade: ANÁLISE DO DISCURSO.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Neurolingüística.

Participação em eventos

VII Congresso Interno de Iniciação Científica. "Contribuições da pesquisa neurolingüística para a avaliação do discurso verbal e não verbal". 1999. (Congresso).

Grupo de Estudos Lingüísticos."Degravação de vídeo em Neurolingüística". 1999. (Seminário).

VI Congresso Interno de Iniciação Científica. "Degravação do vídeo em Neurolingüística". 1998. (Congresso).

Produções bibliográficas

  • SOARES, L.S.P. . "Do jogo de intenções às possibilidades de interpretação - o processo de formação de leitores. In: SETA, 2003, Campinas. "Do jogo de intenções às possibilidades de interpretação - o processo de formação de leitores", 2003.

Histórico profissional

Experiência profissional

2000 - 2001

Instituto de Educação Santa Escolástica

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora

Atividades

  • 01/2000 - 01/2002

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa

2004 - 2006

FACULDADE PÚBLICA DE PAULÍNIA - FUPESPP

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 22, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Professora e Corretora do Laboratório de Produção de Textos. O prefeito da cidade encerrou as atividades da faculdade, que era municipal, antes mesmo do término do 1o semestre de 2006, em razão da paralisação dos alunos, que manifestavam contra irregularidades praticadas pela direção e superintendência da instituição.

Atividades

  • 07/2004 - 07/2006

    Ensino, Administração Pública, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Produção de Textos

  • 07/2004 - 07/2006

    Ensino, Administração com ênfase em Comércio Exterior, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Produção de Textos

2000 - 2003

Colégio Objetivo Sorocaba

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora

Atividades

  • 04/2000 - 04/2003

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa

2009 - 2014

Escola Viva

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 35, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Professora-Tutora da disciplina de Língua Portuguesa nos segmentos de EF1, EF2 e EM, atuando sobre a verticalização de currículo e procedimentos em parceria com as coordenações pedagógicas (2013 e 2014). Professora dos 7º e 8º anos, EF2. Cursos autorais, estruturados a partir de sequências didáticas que desenvolvam competências e habilidades textuais e linguísticas através do estudo das tipologias e sequências nos gêneros textuais. Professora Orientadora dos 7os anos, atuando na orientação de estudos dos alunos (rotina, organização e estratégias) e na interlocução entre Coordenação Pedagógica e pais.

2015 - Atual

Escola Carlitos

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Orientadora Pedagógica, Carga horária: 34, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Coordenadora Pedagógica e Orientadora Educacional do Ciclo 3 do EF1 (3º / 4º / 5º anos).