Adriano Menis Ferreira

Possui Graduação em Enfermagem pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto/SP/FAMERP (1999), mestrado em Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ (2003) e Doutorado em Enfermagem Fundamental pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/EERP-USP (2007) e Pós-Doutorado pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto EERP-USP (2008-2010) .É professor Associado na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul no Curso de Enfermagem do Campus de Três Lagoas. Atua como docente permanente, pesquisador e orientador de Mestrado e Doutorado no Programa de Mestrado e Doutorado em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste, Faculdade de Medicina da UFMS - Campus de Campo Grande/MS. Docente permanente, pesquisador e orientador do Mestrado em Enfermagem, Curso de Enfermagem, da UFMS - Campus de Campo Grande/MS e docente permanente, pesquisador e orientador do Mestrado em Enfermagem, Curso de Enfermagem, da UFMS - Campus deTrês Lagoas/MS. Bolsista Produividade pelo CNPq. Parecerista Ad Hoc de periódicos nacional e internacional, além de Agências de Fomento à Pesquisa.É avaliador institucional pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Coordenador dos grupos de pesquisa no CNPq Núcleo de Estudo, Ensino e Pesquisa no Cuidar em Saúde (NEEPCS) e Genética Molecular de Microrganismos e Vegetal/Biotecnologia (GMMV/Biotec), ambos da UFMS, além de ser Pesquisador de outros Grupos de Pesquisa Núcleo de Estudos de Prevenção e Controle de Infecção nos Serviços de Saúde (NEPECISS) da EERP-USP e Microbiologia da FAMERP. Tem experiência na área Multidisciplinar, com destaque para Cuidados de Enfermagem (Fundamentos e Procedimentos); Prevenção e Controle de Infecção; Cuidado de Pacientes com Feridas, Estomias, Drenos e Cateteres. Consultor externo de projetos de pesquisa da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Informações coletadas do Lattes em 17/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Enfermagem Fundamental

2004 - 2007

Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
Título: Avaliação da segurança microbiológica das luvas de látex para procedimentos em uma unidade de terapia intensiva.
Denise de Andrade. Palavras-chave: controle de infecção; Unidade de Terapia Intensiva; luvas protetoras; Staphylococcus; Resistência microbiana a drogas.Grande área: Ciências da SaúdeGrande Área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem Fundamental.

Mestrado em Enfermagem

2002 - 2003

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: O cuidado de enfermagem na coleta de material microbiologico de feridas: comparação de duas técnicas,Ano de Obtenção: 2003
Iraci dos Santos.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: cuidado de enfermagem; cultura de feridas; feridas infectadas.Grande área: Ciências da SaúdeGrande Área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Controle de Infecção em Serviços de Saúde.

Especialização em Educação Profissional na Área de Saúde: Enfermagem

2001 - 2002

Escola Nacional de Saúde Pública
Título: Analise do Curriculo Pedagogico de uma Escola Tecnica de Enfermagem
Orientador: Sheila Diniz Silveira Bicudo

Graduação em Enfermagem

1996 - 1999

Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto

Ensino Fundamental (1º grau)

1982 - 1991

Escola Estadual de Primeiro Grau Modesto José Moreira

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2008 - 2010

Pós-Doutorado. , Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, EERP, Brasil. , Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. , Grande área: Ciências da Saúde, Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Controle de Infecção em Serviços de Saúde.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2018 - 2018

Capacitação para compor o BASIs - Autorização de Cursos de Graduação. (Carga horária: 90h). , Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.

2017 - 2017

Researcher Connect Course. (Carga horária: 24h). , Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.

2017 - 2017

Práticas integrativas e complementares no alívio da dor. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Mato Grosso do Sul-Três Lagoas, UFMS, Brasil.

2016 - 2016

Programa de Treinamento no uso do Portal de Periódicos da CAPES. (Carga horária: 3h). , Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

2016 - 2016

Lesões por Fricção: da Prevenção ao Tratamento. (Carga horária: 1h). , 3M do Brasil - Matriz, 3M, Brasil.

2014 - 2014

ESTRATÉGIAS PARA EDUC DO PROF DE SAÚDE EM CIH. (Carga horária: 4h). , Associação Paranaense de Controle de Infecção Hospitalar, APARCIH, Brasil.

2014 - 2014

HIGIENIZAÇÃO DE AMBIENTE APLICADA AO CONTROLE DE I. (Carga horária: 4h). , Associação Paranaense de Controle de Infecção Hospitalar, APARCIH, Brasil.

2012 - 2012

Reunião de Editores e Revisores de Rev Cient Enfer. (Carga horária: 2h). , Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, ESEnfC, Portugal.

2011 - 2011

Debridement: Clinical and Economic Realities. (Carga horária: 1h). , HEALTHPOINT, HEALTHPOINT, Estados Unidos.

2011 - 2011

Iproving Wound Care through Optimal Debridement. (Carga horária: 1h). , North American Center for Continuing Medical Education, NACCME, Estados Unidos.

2010 - 2011

Fomento ao uso de TIC. (Carga horária: 180h). , Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.

2010 - 2010

Doenças (Re)Emergenciais no Brasil. (Carga horária: 30h). , Conselho Federal de Enfermagem, COFEN, Brasil.

2010 - 2010

Saúde Baseada em Evidências. (Carga horária: 520h). , Hospital Sírio-Libanês, SIRIO-LIBANÊS, Brasil.

2010 - 2010

Chronic Wound Infections. (Carga horária: 1h). , California Board of Registered Nursing, CBRN, Estados Unidos.

2010 - 2010

Laiserterapia. (Carga horária: 4h). , Sociedade Brasileira de Estomaterapia, SOBEST, Brasil.

2009 - 2009

Implicações Éticas em Enfermagem e Bioética. (Carga horária: 30h). , Conselho Federal de Enfermagem, COFEN, Brasil.

2009 - 2009

Ações de Enf. na Prevenção e Controle das IH. (Carga horária: 30h). , Conselho Federal de Enfermagem, COFEN, Brasil.

2008 - 2008

Segurança e Prevenção no Uso de Perfurocortantes. (Carga horária: 20h). , Inst. Brasileiro Educ.Tecnol. e Formação a Distânc, IBTF, Brasil.

2008 - 2008

Infecções em UTI: prevenção e tratamento.. (Carga horária: 10h). , Associação de Estudos e Controle de Infecção Hospitalar do Estado do Rio de, AECIHERJ, Brasil.

2008 - 2008

Disturbios Emocionais e Comportametais na Clinica. (Carga horária: 30h). , Conselho Federal de Enfermagem, COFEN, Brasil.

2007 - 2007

O uso das classificações NANDA-NIC-NOC.. (Carga horária: 9h). , Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, FAMERP, Brasil.

2006 - 2006

Sistematização da Assistência de Enfermagem. (Carga horária: 100h). , Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, FAMERP, Brasil.

2004 - 2004

EXAME FÍSICO PARA ENFERMEIROS. (Carga horária: 100h). , Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, FAMERP, Brasil.

2003 - 2003

Abordagem Terapêutica do Pé Diabético. (Carga horária: 4h). , Sociedade Brasileira de Estomaterapia, SOBEST, Brasil.

2003 - 2003

Tecnologias para o Cuidado de Estomaterapia- Ferid. (Carga horária: 4h). , Sociedade Brasileira de Estomaterapia, SOBEST, Brasil.

2003 - 2003

Desenvolvimento de Competências Docentes. (Carga horária: 16h). , Senac Rio, SENAC RIO, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem em Saúde do Adulto e do Idoso.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Controle de Infecção em Serviços de Saúde.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

I Ciclo de Debates em Cuidados Paliativos da UFMS?CPTL. 2017. (Outra).

II Workshop Mindfulness and Nursing.Intervenções Complementares na Assistência aos Idosos com Sintomas Depressivos. 2017. (Seminário).

I Jornada Internacional de Pós-Graduação em Enfermagem. 2017. (Outra).

3° Congresso Internacional de Prevenção de Infecção - INFECON. ELABORAÇÃO E AVALIAÇÃO DE UM PROTOCOLO DE LIMPEZA DE SALA OPERATÓRIA. 2014. (Congresso).

XIV CONGRESSO BRASILEIRO DE CONTROLE DE INFECÇÃO E EPIDEMIOLOGIA HOSPITALAR. 2014. (Congresso).

2° INFECON - Congresso Internacional de Prevenção de Infecção. Avaliador de Pôster. 2013. (Congresso).

2° INFECON - Congresso Internacional de Prevenção de Infecção. Como Garantir a Eficácia da Limpeza e Desinfecção Terminal no Ambiente Hospitalar?. 2013. (Congresso).

2° INFECON - Congresso Internacional de Prevenção de Infecção. 2013. (Congresso).

II Congresso Online de Gestão, Educação e Promoção da Saúde. Saúde do Trabalhador. 2013. (Congresso).

IV Seminário de avaliação e acompanhamento dos projetos de pesquisa da Fundect-Saúde (IV SAP 2012).Staphylococcus aureus resistente à meticilina em superfícies de uma unidade de terapia intensiva e sua relação com a limpeza ambiental.. 2013. (Seminário).

V Seminário de Prevenção e Controle de Infecção em Serviços de Saúde de Santa Catarina.Como garantir a eficácia da limpeza e desinfecção terminal no ambiente hospitalar.. 2013. (Seminário).

X Congresso Brasileiro de Estomaterapia. TÉCNICA DE CURATIVO: AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM. 2013. (Congresso).

X Congresso Brasileiro de Estomaterapia. 2013. (Congresso).

X Congresso Brasileiro de Estomaterapia. TERAPIA TÓPICA DE FERIDAS: DISPONIBILIDADE E UTILIZAÇÕES EM UMA REDE DE ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE. 2013. (Congresso).

X Congresso Brasileiro de Estomaterapia. 2013. (Congresso).

1º Congresso Internacional de Prevenção de Infecção. Ambiente Hospitalar - Foco em UTI. 2012. (Congresso).

1º Congresso Internacional de Prevenção de Infecção - Infecon. 2012. (Congresso).

1º Congresso Internacional de Prevenção de Infecção - Infecon. MONITORAMENTO BIOLÓGICO DA ÁGUA DE UNIDADES CRÍTICAS HOSPITALARES. 2012. (Congresso).

III Congresso de Investigação em Enfermagem Ibero-Americano e de Países de Língua Oficial Portuguesa. 2012. (Congresso).

III Congresso de Investigação em Enfermagem Ibero-Americano e de Países de Língua Oficial Portuguesa. Limpeza de superfícies em unidade de terapia intensiva: avaliação de uma prática. 2012. (Congresso).

XIII Congresso Brasileiro de Controle de Infecção e Epidemiologia Hospitalar. ASPIRAÇÃO ENDOTRAQUEAL: DIFERENÇAS ENTRE CONHECIMENTOS E PRÁTICAS DE PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM NA PERSPECTIVA DA PREVENÇÃO DE INFECÇÕES. 2012. (Congresso).

XIII Congresso Brasileiro de Controle de Infecção e Epidemiologia Hospitalar. 2012. (Congresso).

14ª Semana de Enfermagem do Hospital Nossa Senhora Auxiliadora.Técnica asséptica sem toque na realização de curativos. 2011. (Outra).

Esterilização em Foco.Controle de Infecção e uso de ATP no Monitoramento de Ambientes. 2011. (Simpósio).

III Semana Acadêmica do Curso de Enfermagem.Técnica de curativo: princípios e prática. 2011. (Outra).

IX Congresso Brasileiro de Estomaterapia. Conhecimento e prática de enfermeiras na prevenção e cuidados de feridas. 2011. (Congresso).

IX Congresso Brasileiro de Estomaterapia. 2011. (Congresso).

15ª Jornada de Controle de Infecção Hospitalar. 2010. (Outra).

1ª Workshop HC sobre gerenciamento de riscos e segurança do paciente. 2010. (Outra).

ECEAEMS - Encontro Científico dos Estudantes da AEMS.Sistematização da Assistência de Enfermagem a um Paciente no Pós-Operatório com diverticulite Aguda Perfurada. 2010. (Encontro).

III Simpósio Brasileiro de Estomaterapia II Jornada de Estomaterapia em Oncologia IV Encontro de Pesquisa. 2010. (Simpósio).

III Simpósio Brasileiro de Estomaterapia II Jornada de Estomaterapia em Oncologia IV Encontro de Pesquisa.Conhecimento de enfermeiros sobre úlceras por pressão e medidas preventivas. 2010. (Simpósio).

I Semana Treslagoense de Enfermagem.O cuidado de enfermagem por meio da prática baseada em evidências. 2010. (Outra).

IV Encontro de humanização da CIA do Riso. 2010. (Encontro).

Palestra: Critical incident technique: a qualitative reaserch interview method. 2010. (Outra).

Palestra: Fatherhood in the context of vulnerabillity: Empowering nurses to respond to these challenges. 2010. (Outra).

Palestra: International perspectives on nursing ethics: implications for researchers in Brazil. 2010. (Outra).

Palestra: Nursing students' perceptions of their experiences with fathers during their family nursing clinical practicum: an experience from canada. 2010. (Outra).

XII Congresso Brasileiro de Controle de Infecção e Epidemiologia Hospitalar.. 2010. (Congresso).

"PET Calouro".Aferição de Pressão Arterial e Ausculta Cardíaca. 2009. (Encontro).

2º Workshop Processamento de Artigos em Serviços de Saúde. 2009. (Outra).

2º Workshop Processamento de Artigos em Serviços de Saúde.Monitoramento do ambiente. Avaliação de um protocolo de desinfecção de superfícies pelo método de ATP. 2009. (Outra).

I Conferência Brasileira Infectologia Hospitalar.Acidentes ocupacionais com materiais perfurocortantes e fluidos corpóreos entre profissionais de enfermagem: revisão bibliográfica. 2009. (Simpósio).

I Encontro Internacional sobre Cuidado em Feridas: Cuidado Avançado em Feridas Crônicas. 2009. (Encontro).

I Encontro Internacional sobre Cuidado em Feridas: Cuidado Avançado em Feridas Crônicas - atividades de pesquisa. 2009. (Encontro).

II Congresso de Investigação em Enfermagem Ibero-Americano e de Países de Língua Oficial Portuguesa. 2009. (Congresso).

III Simpósio Internacional sobre Processo de Enfermagem: Verdades e Desafios. 2009. (Simpósio).

VII Jornada de Coloproctologia e III Jornada de Estomas e Feridas. 2009. (Outra).

VII Jornada de Coloproctologia e III Jornada de Estomas e Feridas.Novos Conceitos e Técnicas na Limpeza de Feridas. 2009. (Outra).

2º Congresso Paulista de Ciências da Saúde. 2008. (Congresso).

2º Congresso Paulista de Ciências da Saúde. Atualização no Cuidado de Feridas Crônicas. 2008. (Congresso).

III Congresso Brasileiro de Enfermagem em Dermatologia. Luvas de Procedimento: qual sua segurança para realização da técnica limpa?. 2008. (Congresso).

III Congresso Brasileiro de Enfermagem em Dermatologia. 2008. (Congresso).

III Congresso Internacional de Enfermagem do Trabalho. 2008. (Congresso).

III Jornada de Estomaterapia de Mato Grosso do Sul - UFMS. 2008. (Outra).

O desenvolvimento da pesquisa e da pós-graduação na perspectiva das agências de fomento CNPq e CAPES. 2008. (Encontro).

V Fórum de Controle de Infecção Hospitalar. 2008. (Outra).

XI Congresso Brasileiro de Controle de Infecção e Epidemiologia Hospitalar. 2008. (Congresso).

Aula: Biofilme. 2007. (Outra).

Financiamento na saúde: a experiência no município de Ribeirão Preto. 2007. (Outra).

I Congresso Brasileiro de Tratamento de Feridas. 2007. (Congresso).

I Encontro de Liderança em Enfermagem nos Serviços de Saúde. 2007. (Encontro).

II Encontro dos Grupos de Curativo de São José do Rio Preto. 2007. (Encontro).

I Semana de Enfermagem -Cuidado de Enfermagem: a grande diferença - Faculdade Ceres.Úlceras por Pressão: Condutas de Enfermagem para Prevenção. 2007. (Outra).

Os Periódicos Científicos na Era do Acesso Livre. 2007. (Outra).

Seminário dos Coordenadores de Cursos de Graduação das Áreas da Saúde e Agrárias. 2007. (Seminário).

III Simpósio de Enfermagem em Terapia Intensiva DEE-FAMERP/FAEPE/ABEn. 2006. (Simpósio).

I Seminário de Tratamento de Feridas. 2006. (Seminário).

7º Congresso Brasileiro de Enfermagem em Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Centro de Material e Esterilização. 2005. (Congresso).

III Semana Nacional de Estomaterapia; VI Congresso Brasileiro de Estomaterapia; I Simpósio Internacional de Incontinência. 2005. (Encontro).

X Congresso de Enfermagem do Oeste Paulista. 2005. (Encontro).

XVIII Congresso Médico do Oeste Paulista. 2005. (Congresso).

XVIII Congresso Médico do Oeste Paulista. 2005. (Outra).

Bioética e Saúde. 2004. (Encontro).

Competência Profissional e Aprendizagem Organizacional. 2004. (Encontro).

IEncontro de atualização de Enfermagem da FAMERP. 2004. (Encontro).

III Simpósio Nacional Prevenção e Tratamento de Feridas. 2004. (Simpósio).

IV Simpósio Internacional de Esterilização e Controle de Infecção Hospitalar. 2004. (Simpósio).

Palestra: Limpeza, desinfecção e esterilização de artigos odonto-médico-hospitalares e reprocessamento de artigos de uso único. Proferida pela Profª. Drª. Kazuko Uchikawa Graziano. 2004. (Outra).

Palestra: Risco ocupacional de profissionais da saúde. Proferida pela Profª. Drª. Alcyone Artioli Machado. 2004. (Outra).

V Jornada Coloproctologia do Oeste Paulista/IJornada de Estomaterapia. 2004. (Simpósio).

I Simpósio Brasileiro de Estomaterapia. 2003. (Simpósio).

II Jornada de Controle de Infecção Hospitalar. 2002. (Outra).

IV Investigando em Enfermagem - Faculdade de Enfermagem da UERJ. 2002. (Simpósio).

Promoção da Saúde no Trabalho. 2002. (Seminário).

Curso de Atualização em Controle de Infecção Hospitalares. 2001. (Outra).

IV Congresso Brasileiro de Estomaterapia/I Congresso Brasileiro de Enfermagem em Dermatologia. 2001. (Congresso).

IV Simpósio Internacional sobre Novas Tendências no Tratamento de Feridas. 2001. (Simpósio).

O Controle de Infecção Hospitalar e os Desafios do Novo Milênio. 2001. (Outra).

I Simpósio Internacional de Enfermagem em Dermatologia. 1999. (Simpósio).

Atualização Tecnológica em Curativos. 1998. (Oficina).

I Curso de Curativos. 1998. (Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Emanuelle Righetto Corrêa

VALIM, M. D.; RIBEIRO, A. C.;FERREIRA, A. M.. Adesão à higienização das mãos e a ocorrência de microrganismos potencialmente patogênicos. 2019. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: [Nome removido após solicitação do usuário]

POLETTI, N. A. A.FERREIRA, A. M.RIGOTTI, M. A.. Estudo clínico da prata iônica associada à microbiota de feridas de membros inferiores. 2019. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto.

Aluno: Regina Helena Squizatto

POLETTI, N. A. A.FERREIRA, A. M.; ZBOROWSKI, I. P.. Caracterização dos pacientes e análise dos atendimentos de um ambulatório de especialidade no cuidado com feridas. 2018. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto.

Aluno: Rozicleide Nogueira Militão de Brito

FERREIRA, A. M.BARCELOS, L. S.RIGOTTI, M. A.. Avaliação da eficácia do processamento dos duodenoscópios: revisão sistemática. 2018. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Maicon Henrique CAETANO

ALMEIDA, M. T. G.; SIQUEIRA, J. P. Z.;FERREIRA, A. M.. Gás ozônio: avaliação da eficácia de descontaminação de ambientes. 2018. Dissertação (Mestrado em Microbiologia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Andressa de Oliveira Lopes

POLETTI, N. A. A.;FERREIRA, A. M.; GALISTEU, K. J.. Análise da Microbiota de Feridas Complexas após o Tratamento com Cobertura Antimicrobioana. 2018. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto.

Aluno: Bruna Prini Rafaldini

POLETTI, N. A. A.FERREIRA, ADRIANORIGOTTI, M. A.. Tradução do Convexity Assessment Guide para língua Portuguesa e validação de um guia de avaliação do uso de convexidade em estomas. 2018. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto.

Aluno: Gisele Taís Roldão de Souza

ANDRADE, D. deWATANABE, E.FERREIRA, ADRIANO; HERMANN, P. R. S.. Fricção da dânulas na desinfecção e o risco de dispersão: é possível controlar. 2018. Dissertação (Mestrado em Enfermagem Fundamental) - Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto.

Aluno: Jaqueline Aparecida dos Santos Sokem

BERGAMASCHI, F. P. R.;Ferreira, Adriano Menis; MISSIO, L.. Educação permanente em saúde no cuidado ao cliente com lesão por pressão e dermatite associada à incontinência. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ensino em Saúde) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Niara Carla de Oliveira

POLETTI, N. A. A.FERREIRA, A. M.; SINGH, T. C.. Estado nutricional como fator de risco para o desenvolvimento de lesão por pressão. 2017. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto.

Aluno: Willian alburquerque de Almeida

FERREIRA, A. M.; SILVA, A. P. A. S.; SILVA, M. G.. Impacto das feridas na qualidade de vida de pessoas antedidas na rede primária de saúde. 2015. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Anna Leticia Miranda

OLIVEIRA, A. L. L.; LOUREIRO, M. D. R.;FERREIRA, A. M.. Gestão em segurança do paciente: efeitos na incidência de infecção do trato urinário em unidades de terapia intensiva após a implantação de um protocolo assistencial. 2015. Dissertação (Mestrado em Doenças Infecciosas e Parasitárias) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Marisa Dias Von Atzingen

FERREIRA, A. M.; PEREIRA, P. Z.; CARLI, A. D.. Efeitos de intervenções educativas em higiene bucal na prática de profissionais de enfermagem e na incidência de pneumonia associada à ventilação. 2014. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Hélio Oliveira Chagas

CHANG, M. R.; LOUREIRO, M. D. R.;FERREIRA, A. M.. Infecção relacionada à assistência à saúde em unidade de terapia intensiva de um hospital privado em Mato Grosso do Sul. 2014. Dissertação (Mestrado em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Aires Garcia dos Santos Junior

FERREIRA, A. M.PERREIRA, A. P. S.; SILVA, A. P. A. S.; SILVA, V. R.. Avaliação da eficiência da desinfecção de superfícies de um Estabelecimento de Assistência à Saúde. 2014. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Willian alburquerque de Almeida

FERREIRA, A. M.PERREIRA, A. P. S.; SILVA, M. G.; SILVA, V. R.. Impacto das feridas crônicas na qualidade de vida de usuários antedidos nas unidades de saúde de Três Lagoas. 2014. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Oleci Periera Frota

FERREIRA, A. M.WATANABE, E.; LOUREIRO, M. R. D.. Colheita de aspirado traqueal para o diagnóstico microbiológico de pneumonia associada à ventilação mecânica: comparação de duas técnicas. 2013. Dissertação (Mestrado em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Andréa Ranucci de Oliveira

FERREIRA, A. M.NOGUEIRA, M. C. L.; PERROCA, M. G.. Avaliação microbiológica de circuitos respiratórios e anestésicos submetidos ao processo de desinfecção térmica. 2012. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto.

Aluno: Elizandra Cássia da Silva Oliveira

OLIVEIRA, R. C.; FERREIRA, L. O. C.;FERREIRA, A. M.. Inquérito epidemiológico das ocorrências de Acinotobacter Baumanni: contribuições para o uso racional de antimicrobianos em UTI. 2012. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade de Pernambuco.

Aluno: Ana Carolina Scarpel Moncaio

FERREIRA, A. M.Andrade D; CARVALHO, A. M. P.. Higiene das mãos dos profissionais de saúde: subsídios para mudança comportamental na perspectiva da autoeficácia de Albert Bandura. 2010. Dissertação (Mestrado em Enfermagem Fundamental) - Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto.

Aluno: Danielle Bezerra Cabral

Andrade, Denise de;WATANABE, E.; SILVA, M. F. I.;FERREIRA, A. M.. Micobactérias não tuberculosas em cirúrgias: desafio passível de enfrentamento no Brasil?. 2010. Dissertação (Mestrado em Enfermagem Fundamental) - Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto.

Aluno: Ana Carolina Scarpel Moncaio

Andrade D; CARVALHO, A. M. P.;FERREIRA, A. M.. Banca de Exame de Qualificação: Auto-eficácia na prática de higienização das mãos na perspectiva teórica de Albert Bandura. 2009. Dissertação (Mestrado em Enfermagem Fundamental) - Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto.

Aluno: Carolina Contador Beraldo

FERREIRA, A. M.; Galvão, Cristina Maria;Andrade D. Prevenção da pneumonia associado à ventilação mecânica: revisão integrativa. 2008. Dissertação (Mestrado em Enfermagem Fundamental) - Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto.

Aluno: Fernanda Aparecida Novelli Sanfelice

SILVA, R. C.; BUENO, C. M. L. B. P.; GAZETTA, C. E.; SANTOS, B. M. O.;FERREIRA, A. M.. Concepções e percepções sobre promoção de saúde apresentadas por alunos de um curso técnico de enfermagem do município de São José do Rio Preto-SP. 2008. Dissertação (Mestrado em Promoção de Saúde) - Universidade de Franca.

Aluno: Odinéa Maria Amorim Batista

Andrade, D.FERREIRA, A. M.; VALLE, A. R. M. C.; SANTOS, A. M. R.. Formação de biofilme em cateteres urinários: desafios e implicações. 2018. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Mara Cristina Ribeiro Furlan

FERREIRA, A. M.; GOMES, J. B.;BARCELOS, L. S.RIGOTTI, M. A.GUERRA, O. G.. "Limpeza e desinfecção de superfícies em uma clínica de cuidados especializados: impacto de um programa de intervenções. 2018. Tese (Doutorado em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Aires Garcia dos Santos Junior

FERREIRA, A. M.; PESSALACIA, J. D. R.; GOMES, J. B.;BARCELOS, L. S.GUERRA, O. G.RIGOTTI, M. A.. Eficiência de intervenções na limpeza e desinfecção de superfícies numa estratégia de saúde da família. 2017. Tese (Doutorado em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Francine da Silva e Lima de Fernando

ALMEIDA, M. T. G.; MARTINS, C. S.;FERREIRA, A. M.; ZIERI, R.. Fungos em leito hospitalar: ecolgia e interferência química de agentes desinfetantes. 2015. Tese (Doutorado em Ciências da Saúde) - Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto.

Aluno: Débora Fernanda Amaral Pedrosa

Andrade DFERREIRA, A. M.; HERMANN, P. R. S.; GONCALVES, M. F. C.; SONOBE, H. M.. Saúde escolar no ensino fundamental: subsídios para a prevenção e controle da infecção. 2015. Tese (Doutorado em Doutorado em Enfermagem Fundamental) - Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto.

Aluno: Euzeli da Silva Brandão

SANTOS, I.GAMBA, M. A.; OLIVEIRA, B. G. R. B.;FERREIRA, A. M.; AZULAY-ABUFALA, L.. Evidência do Cuidado de Enfermagem para o Conforto/Bem-estar dos clientes com Dermatoses Imunobolhosas: Ensaio Clínico. 2014. Tese (Doutorado em Doutorado em enfermagem) - Faculdade de Enfermagem-Programa de Pós-graduação em Enfermagem-UERJ.

Aluno: Danielle Bezerra Cabral

Andrade, D.WATANABE, E.FERREIRA, A. M.; RAZABONI, A. M.; HERMANN, P. R. S.. Atividade antimicrobiana e antibiofilme de antissépticos bucais e óleo de melaleuca sobre Candida spp. com aplicabilidade em tubos traqueais. 2014. Tese (Doutorado em Doutorado em Enfermagem Fundamental) - Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto.

Aluno: Fernanda de Paula Rossini

Andrade, D.; FERREIRA, M. V. F.; HERMANN, P. R. S.;WATANABE, E.FERREIRA, A. M.. Tempo de permanência do cateter venoso periférico e o crescimento bacteriano em curativos e dânulas: subsídios para prevenção de eventos adversos. 2014. Tese (Doutorado em Doutorado em Enfermagem Fundamental) - Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto.

Aluno: Maria Verônica Ferrareze Ferreira

Andrade DFERREIRA, A. M.; GODOY, S.; GOES, F. S. N.; NOGUEIRA, P. C.. Curativo do cateter venoso central: subsídios para o ensino e a assistência de enfermagem. 2013. Tese (Doutorado em Doutorado em Enfermagem Fundamental) - Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto.

Aluno: Adriana Pelegrini dos Santos Pereira

PERREIRA, A. P. S.; CESSARINO, C. B.; RIBEIRO, R. C. H. M.; SIMAO, C. D. S. R.;FERREIRA, A. M.. Qualidade de vida dos estomizados instestinal definitivlo secundário ao câncer colorretal e de seus familiares. 2012. Tese (Doutorado em Ciências da Saúde) - Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto.

Aluno: Paula Regina de Souza

Andrade DFERREIRA, A. M.WATANABE, E.; DALRI, M. C. B.; FALCAO, J. P.. Análise microbiológica e genético-molecular da biota orotraqueal de paciente crítico: subsídios na prevenção da pneumonia associada à ventilação mecânica. 2009. Tese (Doutorado em Enfermagem Fundamental) - Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto.

Aluno: Rosely Almeida Souza

FERREIRA, A. M.; GOMES, J. B.; MARTA, I. E. R.. Mindfulness ? Intervenção complementar na assistência aos Idosos com sintomas depressivos. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Adaiele Lúcia Nogueira Vieira da Silva

FERREIRA, A. M.RIGOTTI, M. A.BARCELOS, L. S.. Precauções de contato: conhecimento, comportamento e adesão dos profissionais de saúde. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Mara Cristina Ribeiro Furlan

FERREIRA, A. M.BARCELOS, L. S.RIGOTTI, M. A.. Avaliaçao da limpeza e desinfecção de superfícies de uma clínica de cuidados especializados antes e após um programa de intervenções. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Mara Cristina Ribeiro Furlan

FERREIRA, A. M.BARCELOS, L. S.RIGOTTI, M. A.. Avaliaçao da limpeza e desinfecção de superfícies de uma clínica de cuidados especializados antes e após um programa de intervenções. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Aires Garcia dos Santos Junior

FERREIRA, A. M.; GOMES, J. B.; PESSALACIA, J. D. R.;BARCELOS, L. S.. Eficiência de intervenções na limpeza e desinfecção de superfícies numa estratégia de saúde da família. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Oleci Pereira Frota

FERREIRA, A. M.; GOMES, J. B.;GUERRA, O. G.. Eficiência de intervenções na limpeza e desinfecção de superfícies em unidade de pronto atendimento. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Larissa da Silva Barcelos

FERREIRA, A. M.; GOMES, J. B.; PESSALACIA, J. D. R.;GUERRA, O. G.. Avaliação do impacto de uma intervenção educativa na desinfecção de superfícies hospitalares.. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Odinéia Maria Amorim Batista

VALLE, A. R. M. C.;FERREIRA, A. M.; MOURA, M. E. B.; SANTOS, A. M. R.; NUNES, B. M. V. T.; MADEIRA, M. Z. A.. Avaliação in vitro de cateteres urinários e a formação de biofilme. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Enfermagem) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Lissandra Chaves de Sousa Santos

Andrade, D.; HAAS, V. J.;FERREIRA, A. M.. Similaridades fenotípicas e genotípicas da microbiota em dispositivos utilizados nos procedimentos invasivos em pacientes críticos. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Enfermagem Fundamental) - Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto.

Aluno: Euzeli da Silva Brandão

SANTOS, I.GAMBA, M. A.; OLIVEIRA, B. G. R. B.;FERREIRA, A. M.AZULAY-ABULAFIA, L.. Evidências do cuidado de enfermagem para o conforto/bem-estar dos clientes com dermatoses imunobolhosas: ensaio clínico. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em enfermagem) - Faculdade de Enfermagem-Programa de Pós-graduação em Enfermagem-UERJ.

Aluno: Caroline Cantatore Beraldo

BERALDO, C. C.; Andrade, Denise de;Haas, Vanderlei JoséFERREIRA, A. M.. Aspiração de secreções de vias aéreas inferiores: impacto de uma intervenção educativa. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Enfermagem Fundamental) - Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto.

Aluno: Fernanda de Paula Rossini

ROSSINI, F. P.;Andrade DWATANABE, E.FERREIRA, A. M.. Monitorização clínica e microbiológica: subsídios para determinação da infecção da corrente sanguínea relacionada a cateter com ênfase na similaridade fenotípica e genético-molecular. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Enfermagem Fundamental) - Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto.

Aluno: Andreza Gomes da Silva Nishimoto Maeda

WATANABE, E.Andrade DFERREIRA, A. M.. Avaliação da incidência e perfil de sensibilidade de cepas isoladas de infecção de corrente sanguínea de um hospital filantrópico do interior do Estado de São Paulo. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Enfermagem Fundamental) - Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto.

Aluno: Rozicleide Nogueira Militão de Brito

FERREIRA, A. M.BARCELOS, L. S.RIGOTTI, M. A.. Avaliação da eficácia do processamento dos duodenoscópios: revisão sistemática da literatura. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Enfermagem) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Alessandra Lyrio Barbosa Giroti

FERREIRA, A. M.; GOMES, J. B.; PESSALACIA, J. D. R.. Avaliação dos Programas de Controle de Infecção Hospitalar de Campo Grande-MS. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Enfermagem) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Iara Barbosa Ramos

FERREIRA, A. M.; DIAS, R. R.; MENDEZ, R. D. R.. Caracterização dos pacientes com feridas de uma unidade de referência em Campo Grande-MS. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Juliana do Nascimento Serra

BARBIERE, A. R.; CAZOLA, L. H. O.;FERREIRA, A. M.. Avaliação da estrutura hospitalar para a implantação da política de segurança do paciente: proposta de aplicação de um roteiro. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Enfermagem) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Danielle Neris Ferreira

FERREIRA, A. M.POLETTI, N. A. A.; CHEADE, M. F. M.. Avaliação do procedimento de curativo em feridas realizado por profissionais de enfermagem. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Enfermagem) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Oleci Pereira Frota

FERREIRA, A. M.WATANABE, E.; LOUREIRO, M. R. D.. Coleta de aspirado traqueal para o diagnóstico microbiológico de pneumonia associada à ventilação mecânica: comparação de duas técnicas. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Janaina Trevizan Adreotti

FERREIRA, A. M.; CARVALHO, A. M. A.; COSTA, E. A. M.. Perfil dos Centros de Material e Esterilização dos hospitais com unidades de terapia intensiva de Campo Grande/Ms segundo determinações de legislações vigentes. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Enfermagem) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Juliana Peres dos Santos

FERREIRA, A. M.Andrade D; KUSUMOTA, L.. Cateterismo vesical intermitente domiciliar: assistência de enfermagem na prevenção e no controle de infecção do trato urinário. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Prevenção e Controle de Infecção) - Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto.

Aluno: Juliana Maria Mano

FERREIRA, A. M.Andrade D; CANINI, S. R. M. S.. Intervenções para prevenção e controle de Staphylococcus aureus meticilina resistente em unidade de terapia intensiva: uma revisão narrativa da literatura. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Prevenção e Controle de Infecção) - Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto.

Aluno: Cláudia Boreli

FERREIRA, A. M.Andrade D; FERNANDES, A. P. M.. Resposta imunológica da infecção no idoso: uma revisão integrativa da literatura. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Prevenção e Controle de Infecção) - Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto.

Aluno: Aidê Amabile Coelho dos Santos Gaspar

FERREIRA, A. M.Andrade D; MAZZO, A.. Mitos e rituais presentes no preparo do paciente para inserção do cateter urinário. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Prevenção e Controle de Infecção) - Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto.

Aluno: Ana Claudia Martins

FERREIRA, A. M.Andrade D; MAZZO, A.. Prática de higiene das mãos e risco de infecção: o que realmente importa entre os profissionais. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Prevenção e Controle de Infecção) - Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto.

Aluno: Ana Yara Assis Gaspar

FERREIRA, A. M.Andrade D; NOGUEIRA, M. S.. Infecção do trato urinário relacionada à cateterização vesical: relevância para a assistência de enfermagem. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Prevenção e Controle de Infecção) - Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto.

Aluno: Beatriz Maria Jorge

FERREIRA, A. M.Andrade D; MAZZO, A.. Infecção do trato urinário relacionado ao uso de cateter urinário: revisão integrativa da literatura. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Prevenção e Controle de Infecção) - Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto.

Aluno: Maria Júlia Ragozo

FERREIRA, A. M.Andrade D; MAZZO, A.. Determinação da eficácia do processo de limpeza de instrumentais cirúrgicos ortopédicos canulados, através da detecção de adenosina trifosfato, após o processamento manual e automatizado. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Prevenção e Controle de Infecção) - Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto.

Aluno: Melina Rodrigues Pereira

FERREIRA, A. M.Andrade D; GABRIEL, C. S.. Principais infecções da mama no período de amamentação. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Prevenção e Controle de Infecção) - Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto.

Aluno: Roselene Pechoto de Oliveira

FERREIRA, A. M.Andrade D; LAUS, A. M.. Produção bibliométrica sobre infecção relacionada aos serviços de saúde e enfermagem. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Prevenção e Controle de Infecção) - Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto.

Aluno: Nathyelen Cristina Almeida dos Santos

MENONI, S. M. F.;FERREIRA, A. M.Pena, S.B. Cuidados paliativos em pacientes oncológicos: uma revisão bibliográfica. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul-Três Lagoas.

Aluno: Ana Carolina de Oliveira Makiyama

PENA, S. B.;FERREIRA, A. M.; MENDEZ, R. D. R.. Perfil demográfico e epidemiológico de idosos atendidos em emergência clinica, pelo SAMU no município de Três Lagoas - Ms.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul-Três Lagoas.

Aluno: Kelly Ribeiro Fernandes

PENA, S. B.;FERREIRA, A. M.; MENDEZ, R. D. R.. Efeitos de Intervenções Educativas em Curativos de Feridas na Prática de Profissionais de Enfermagem. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul-Três Lagoas.

Aluno: LAÍS FRANÇA PEREIRA

PENA, S. B.;FERREIRA, A. M.; MENDEZ, R. D. R.. O perfil demográfico de uma população de idosos moradores em uma instituição de longa permanência para idosos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul-Três Lagoas.

Aluno: Luciana de Sousa da Costa

PENA, S. B.;FERREIRA, A. M.; MENDEZ, R. D. R.. O perfil socioeconômico de uma população de idosos moradores em uma instituição de longa permanência para idosos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul-Três Lagoas.

Aluno: LUIZ GUSTAVO RICO

PENA, S. B.;FERREIRA, A. M.; MENDEZ, R. D. R.. Perfil demográfico e epidemiológico de idosos atendidos em emergência traumática, pelo SAMU, no município de Três Lagoas - MS. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul-Três Lagoas.

Aluno: Munik de Oliveira Moreno

SANCHEZ, A.; LUNA, H. S. E.;FERREIRA, A. M.. Estudo do efeito do estresse por imobilização na performance reprodutiva de ratas. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul-Três Lagoas.

Aluno: Deyla Moura Ramos

Candido, M.C.F.SFERREIRA, A. M.; GOMES, J. B.. Revisando fatores relacionados às infrações/ocorrências éticas na enfermagem. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul-Três Lagoas.

Aluno: Geisa da Silva Castro

Candido, M.C.F.S; MOREIRA, A. S.;FERREIRA, A. M.. Depressão e comportamento suicida: fatores de risco e de proteção. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul-Três Lagoas.

Aluno: Isabela Spada Bossolan

GOMES, J. B.;FERREIRA, A. M.Pena, S.B. Segurança do paciente: o que pensam os enfermeiros?. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul-Três Lagoas.

Aluno: Olivia Alves da Silva

Candido, M.C.F.SFERREIRA, A. M.; MOREIRA, A. S.. Identificação da atuação da enfermagem em relação aos fatores de risco psicológicos nos transtornos mentais. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul-Três Lagoas.

Aluno: Rômulo Botelho Silva

Pena, S.BFERREIRA, A. M.Candido, M.C.F.S. Trauma no idoso: uma revisão integrativa. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul-Três Lagoas.

Aluno: Cristiane Custódio da Silva

Candido, M.C.F.SFERREIRA, A. M.; RODRIGUES, M. A. V. D.. A identificação da sintomatologia depressiva em técnicos da administração: aplicação do inventário de Beck. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul-Três Lagoas.

Aluno: Fernanda Camargo Teixeira Dias

MENONI, S. M. F.;FERREIRA, A. M.; MENDEZ, R. D. R.. Acidentes ocupacionais com materiais perfurocortantes e fluidos corpóreos entre profissionais de enfermagem: uma revisão bibliográfica. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul-Três Lagoas.

Aluno: Riquele Rodrigues Germiniano

SANCHEZ, A.;FERREIRA, A. M.; JURADO, S. R.. Avaliação da qualidade de vida dos policiais militares no município de Três Lagoas/MS. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul-Três Lagoas.

Aluno: JAQUELINE DA SILVA ZONATTO

FERREIRA, A. M.; SANCHEZ, A.; GOMES, J. B.. Geradores de estresse em profissionais da área de enfermagem. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul-Três Lagoas.

Aluno: Flávia Puga Santos

Candido, M.C.F.SPena, S.BFERREIRA, A. M.. Esquizofrenia e enfermagem. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul-Três Lagoas.

Aluno: Oleci Pereira Frota

SANTOS, V. L. F.; GOMES, J. B.;FERREIRA, A. M.. Abordagem por meio de grupos a estomizados: o estado da arte. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul-Três Lagoas.

Aluno: Thatiane Mendes Passador

GOMES, J. B.;GUERRA, O. G.FERREIRA, A. M.. Micobactérias de crescimento rápido: um problema emergente na área da saúde. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul-Três Lagoas.

Aluno: Camila Margarida maria soares de Sousa

FERREIRA, A. M.. Assistência de enfermagem a pacientes portadores de cateter totalmente implantáveis.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul-Três Lagoas.

Aluno: Marcela Gomes Rossi

FERREIRA, A. M.. Avaliação do programa de triagem neonatal no município de Três Lagoas no ano de 2006.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul-Três Lagoas.

Aluno: Maria Leatrice Bechuate

FERREIRA, A. M.. Assistência de enfermagem a pacientes com pneumonia submetidos à ventilação mecânica.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul-Três Lagoas.

Aluno: Patricia Vieira de Paula

FERREIRA, A. M.. Riscos ocupacionais entre trabalhadores de enfermagem em uma unidade de hemodiálise.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul-Três Lagoas.

Aluno: Sarah Menezes dos Santos

FERREIRA, A. M.. Uma abordagem farmacoepidemiológica no município de Três Lagoas: prescrição medicamentosa em gestantes com positividade no teste de imunodiagnóstico.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul-Três Lagoas.

Aluno: Janaina S

FERREIRA, A. M.. D'Oliveira e Lair Ferreira de Oliveira Filho.Enfermagem: responsabilidade e conhecimento sobre administração de medicamentos e farmacologia em instituições públicas de saúde na cidade de Três Lagoas (MS). 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem - Três Lagoas) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Daiane Alves dos Santos e Cristiano Magalhães de Souza

FERREIRA, A. M.. As principais causas do stresse na profissão de enfermagem em ambiente hospitalar. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem - Três Lagoas) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: EDER JULIANO DE ANDRADE E JOSILENE JARA CRISTALDO

FERREIRA, A. M.. Crianças e adolescentes com diabetes mellitus tipo 1: o desafio para o controle domiciliar. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem - Três Lagoas) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Ieda Maria Gonçalves

FERREIRA, A. M.. Perfil das mulheres portadoras de diabetes mellitus tipo 2 no município de Três Lagoas. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem - Três Lagoas) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Daniela Tinti Moreira

FERREIRA, A. M.. Estudo populacional dos benefícios da triagem e aconselhamento genético aos portadores de hemoglobinopatias hereditárias em Três Lagoas-MS. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem - Três Lagoas) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Jhiane Arelli Santana e Sâmara Aureliana F M da Silva

FERREIRA, A. M.. O papel do enfermeiro no atendimento à pacientes de 0 a 4 anos vítimas de TCE leve. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem - Três Lagoas) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Cintia Martelo Cayres e Polyana Tavares de Souza

FERREIRA, A. M.. Fatores associados aos recém-nascidos de baixo peso e a importância do cartão da gestante no pré-natal. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem - Três Lagoas) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Daiane alves dos Santos; Cristiano Magalhães de Souza

FERREIRA, A. M.. As principais causas do stresse na profissão de enfermagem em ambiente hospitalar. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul-Três Lagoas.

Aluno: Janaina S

FERREIRA, A. M.. D'Oliveira; Lair Ferreira de Oliveira Filho.Enfermagem: responsabilidade e conhecimento sobre administração de medicamentos e farmacologia em instituições públicas de saúde na cidade de Três Lagoas.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul-Três Lagoas.

Aluno: Eder Juliano de Andrade; Josilene Jara Cristaldo Rosalba

FERREIRA, A. M.. Crianças e adolescentes com diabetes mellitus tipo 1: o desafio para o controle domiciliar.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul-Três Lagoas.

Aluno: ????????

FERREIRA, A. M.. Perfil das mulheres portadoras de diabetes mellitus tipo 2 no município de Três Lagoas.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul-Três Lagoas.

Aluno: Daniela Tinti Moreira

FERREIRA, A. M.. Estudo populacional dos benefícios da triagem e aconselhamento genético aos portadores de hemoglobinopatias hereditárias.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul-Três Lagoas.

Aluno: Jhiane Arelli Santana; Sâmara Aureliana F M da Silva

FERREIRA, A. M.. O papel do enfermeiro no atendimento à pacientes de 0 a 4 anos vítimas de TCE leve.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul-Três Lagoas.

Aluno: Cíntia Martelo Cayres; Polyana Tavares de Souza

FERREIRA, A. M.. Fatores associados aos recém nascidos de baixo peso e a importância do cartão da gestante no pré-natal.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul-Três Lagoas.

Aluno: Joyce Elias Paglione; Patrícia dos Santos Peres

FERREIRA, A. M.. A Importância da Verificação da Pressão Arterial no Idoso Relacionado a Hipotensão Postural. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Fundação Educacional de Votuporanga.

Aluno: Adriana Aparecida de Paula Fonseca/Ana Paula Esteves Costa

FERREIRA, A. M.. Assistência de Enfermagem aos Portadores de Úlceras diabéticas em Membros Inferiores. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Fundação Educacional de Votuporanga.

Aluno: Mônica Pires Obara Macedo/Rosângela Margarete Troiano

FERREIRA, A. M.. Assistência de Enfermagem no Conforto e Alívio da Dor. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Fundação Educacional de Votuporanga.

FERREIRA, A. M.; DUARTE, S. J. H.; SILVA, V. R.. Banca Examinadora para selecionar os candidatos inscritos no Concurso Público para ingresso na Carreira do Magistério Superior na Classe de Professor Adjunto A, Grande.Edital Progep nº 41, de 11 de abril de 2014. BS N° 5793 de 26/05/2014, pg.89.. 2014. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

FERREIRA, A. M.; FRAGA, D.;Candido, M.C.F.S. Presidente da Banca Examinadora para ingresso na Carreira do Magistério Superior Na Classe de Professor Assistente A Enfermagem Médico-Cirúrgica. Edital Progep nº 39, de agosto de 2013. 2013. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

FERREIRA, A. M.; SANCHEZ, A.; IVO, A. M. L.. Banca examinadora para selecionar canditados inscritos no Concurso Público para ingresso na Carreira do Magistério Superior na Classe de Professor Assistente.. 2008. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul-Três Lagoas.

FERREIRA, A. M.; GOMES, J. B.; MENDEZ, R. D. R.. Presidente da Comissão Especial para selecionar candidatos inscritos na Seleção de Professor Temporário na Classe Auxiliar com Especialização, Objeto do Edital PREG nº 72, de 22 de março de 2013. IS nº 046, de 02 de abril de 2013. 2013. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul-Três Lagoas.

FERREIRA, A. M.. Presidente da banca de avaliação preliminar de projeto de pesquisa na disciplina Seminário de Pesquisa I do Curso de Mestrado em Enfermagem. 2013. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

FERREIRA, A. M.. Membro Suplente de banca de seleção para o Processo Seletivo do Curso de Mestrado em Enfermagem. 2012. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

FERREIRA, A. M.Candido, M.C.F.S; DIAS, R. R.. Membro efetivo da banca de seleção de Docente Substituto, objeto do edital PREG nº51/2010. 2010. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul-Três Lagoas.

FERREIRA, A. M.. Parecerista "Ad Hoc" do Processo de Seleção de Candidatos ao Curso de Doutorado. 2010. Faculdade de Enfermagem-Programa de Pós-graduação em Enfermagem-UERJ.

FERREIRA, A. M.; SANCHEZ, A.; JURADO, S. R.. Membro efetivo da banca de seleção de Docente Substituto, objeto do edital PREG nº17/2009. 2009. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul-Três Lagoas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Izabel Yoko Ito

ITO, I. Y.. Ensaio experimental da segurança microbiológica das luvas de procedimento e esterilizada: perspectivas para utilização na técnica limpa e estéril. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Enfermagem) - Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto.

Antonio José Cupello

CUPELLO, A. J.. O CUIDADO DE ENFERMAGEM NA COLETA DE MATERIAL MICROBIOLÓGICO DE FERIDAS - comparação de duas técnicas (EXAME DE QUALIFICAÇÃO) (SUPLENTE). 2003. Outra participação, Faculdade de Enfermagem Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Antonio José Cupello

SANTOS, Iraci dos; TOPICO, L.;CUPELLO, A. J.. CUIDADO DE ENFERMAGEM NA COLETA DE MATERIAL MICROBIOLÓGICO DE FERIDAS - Comparação de Duas Técnicas (SUPLENTE). 2002. Outra participação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Maria Aparecida de Luca Nascimento

NASCIMENTO, Maria Aparecida de Luca. CUIDADO DE ENFERMAGEM NA COLETA DE MATERIAL MICROBIOLÓGICO DE FERIDAS - COMPARAÇÃO DE DUAS TÉCNICAS.. 2002. Outra participação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Isabel Cristina Fonseca da Cruz

Cruz, I. C. F. da. O cuidado de Enfermagem na coleta de material microbiológico de feridas - comparação de duas técnicas. 2003. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Iraci dos SANTOS

SANTOS, I. dos; CALIRI, Maria Helena Larcher; SAMPAIO, Carlos Eduardo Peres; CRUZ, Isabel Cristina F da; OLIVEIRA, Denise Cristina de. O cuidado de enfermagem na coleta de material microbiológico de feridas: comparação de duas técnicas. 2003. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Iraci dos SANTOS

Andrade, Denise de; CALIRI, Maria Helena Larcher; Poleti, Nádia A A; Ito, Izabel Y; Costa, João Carlos;SANTOS, I. dos; Galvão, Cristina M. Avaliação da segurança microbiológica das luvas de látex para procedimento em uma unidade de terapia intensiva. 2007. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade de São Paulo.

Denize Cristina de Oliveira

OLIVEIRA, D. C.. O Cuidado de enfermagem na coleta de material biológico de feridas - comparação de feridas. 2003. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Enfermagem) - FACULDADE DE ENFERMAGEM/UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO.

DENISE DE ANDRADE

ANDRADE, D. de; CALIRI, Maria Helena Larcher;POLETTI, N. A.ITO, I Y; COSTA, J. C.. Avaliação da segurança microbiológica das luvas de látex para procedimento em uma unidade de terapia intensiva. 2007. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto- USP.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Juliana Dias Reis Passalacia

Rede de atenção aos cuidados paliativos: caracterização e percepção de gestores de saúde; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; (Coorientador);

Emileide dos Santos Almeida Vaz

Adesão da utilização de luvas de procedimentos não-cirúrgicos; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; (Orientador);

Carlos Eduardo Marcedo

Contaminação de componentes do aparelho de anestesia utilizados em anestesia geral; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; (Orientador);

Michele Lopes Diniz

Adesão dos profissionais de enfermagem às precauções-padrão de unidades hospitalares; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; (Orientador);

Maiara Oliveira Diniz

Adesão e conhecimento de profissionais da enfermagem em relação às precauções-padrão; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; (Orientador);

Vanderlei Amaro Júnior

Staphylococcus aureus e resistência à oxacilina em jalecos de profissionais de saúde de um hospital geral; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; (Orientador);

Alessandra Lyrio Barbosa Giroti

Impacto de intervenção educativa no conhecimento dos profissionais de saúde sobre de prevenção de infecção hospitalar; Início: 2019; Tese (Doutorado em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; (Orientador);

Maicon Henrique CAETANO

Validação do processo de desinfecção de superfícies hospitalares por água ozonizada e gás ozônio; Início: 2018; Tese (Doutorado em Microbiologia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Coorientador);

Willian alburquerque de Almeida

Avaliação da integridade física e microbiológica de colchões hospitalares; Início: 2018; Tese (Doutorado em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; (Orientador);

Rosely Almeida Souza

a Efetividade das Intervenções Mindfulness e do Toque Terapêutico na melhora dos Sintomas Depressivos em Idosos das Estratégias de Saúde da Família (ESF); Início: 2016; Tese (Doutorado em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; (Orientador);

Adaiele Lúcia Nogueira Vieira da Silva

Precauções de contato: conhecimento, comportamento e adesão dos profissionais de saúde; ; Início: 2016; Tese (Doutorado em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Alessandra Lyrio Barbosa Giroti

Avaliação dos Programas de Controle de Infecção Hospitalar de Campo Grande - Ms; 2016; Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul,; Orientador: Adriano Menis Ferreira;

Joselaine Genaro Nakamura Smaka

Ações de controle de infecção das clínicas cirúrgicas ambulatoriais de Campo Grande/MS; 2015; Dissertação (Mestrado em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul,; Orientador: Adriano Menis Ferreira;

Regina Queiroz Gonçalves

Avaliação da prevalência de feridas crônicas em pacientes atendidos Em Unidades De Saúde de Três Lagoas/Msd; 2015; Dissertação (Mestrado em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Adriano Menis Ferreira;

Danielle Neris Ferreira

Avaliação do procedimento de curativo em feridas realizado por profissionais de enfermagem; 2015; Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul,; Orientador: Adriano Menis Ferreira;

Iara Barbosa Ramos

Caracterização dos pacientes com feridas crônicas de uma unidade de referência em Campo Grande-MS atendidos em uma unidade de referência em campo grande? MS; 2014; Dissertação (Mestrado em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul,; Orientador: Adriano Menis Ferreira;

Janaina Trevizan Andreotti

Segurança do paciente: avaliação do cumprimento das boas práticas de processamento de produtos para saúde em centros de material e esterilização; 2014; Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul,; Orientador: Adriano Menis Ferreira;

Aires Garcia dos Santos Junior

Avaliação da eficiência da desinfecção de superfícies de um estabelecimento de assistência à saúde; 2014; Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul,; Orientador: Adriano Menis Ferreira;

Oleci Pereira Frota

Colheita de aspirado traqueal para o diagnóstico microbiológico de pneumonia associada à ventilação mecânica: comparação de duas técnicas; 2013; Dissertação (Mestrado em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Adriano Menis Ferreira;

Willian alburquerque de Almeida

Impacto das feridas crônicas na qualidade de vida de usuários atendidos nas unidades de saúde de Três Lagoas- MS; 2013; Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Adriano Menis Ferreira;

Larissa da Silva Barcelos

Prevenção da Infecção do Trato Urinário Relacionada ao Cateter Vesical na Perspectiva do Conhecimento dos Profissionais de Saúde; 2011; Dissertação (Mestrado em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Adriano Menis Ferreira;

Mara Cristina Ribeiro Furlan

Limpeza e desinfecção de superfícies em uma clínica de cuidados especializados: impacto de um programa de intervenções; 2018; Tese (Doutorado em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul,; Orientador: Adriano Menis Ferreira;

Aires Garcia dos Santos Junior

Eficiência de intervenções na limpeza e desinfecção de superfícies numa estratégia de saúde da família; 2017; Tese (Doutorado em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul,; Orientador: Adriano Menis Ferreira;

Oleci Pereira Frota

Eficiência de intervenções na limpeza e desinfecção de superfícies numa unidade de pronto atendimento; 2016; Tese (Doutorado em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Adriano Menis Ferreira;

Larissa da Silva Barcelos

Avaliação de superfícies hospitalares após implementação de um programa de padronização de procedimentos de limpeza e desinfecção; 2016; Tese (Doutorado em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul,; Orientador: Adriano Menis Ferreira;

Roberto Carlos de Moura Júnior

Avaliação do nível de estresse em estudantes universitários; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul-Três Lagoas; Orientador: Adriano Menis Ferreira;

Hellen Dayane Ramos de Araujo

Integridade de colchões hospitalares e sua segurança microbiologica; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul-Três Lagoas; Orientador: Adriano Menis Ferreira;

[Nome removido após solicitação do usuário]

Profissionais de enfermagem expostos a riscos ocupacionais no atendimento de emergência; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul-Três Lagoas; Orientador: Adriano Menis Ferreira;

Íris Bruna Aparecida dos Santos

Colchões hospitalares: reservatórios constantes de microrganismos?; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul-Três Lagoas; Orientador: Adriano Menis Ferreira;

ELIDIANE DA SILVA MOURA

Terapia tópica de feridas: disponibilidade e utilizações em uma Rede Básica de Saúde; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul-Três Lagoas; Orientador: Adriano Menis Ferreira;

Bruno ernandes Ferreira

IATROGENIAS DO CUIDADO DE ENFERMAGEM: revisão integrativa; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul-Três Lagoas; Orientador: Adriano Menis Ferreira;

Bruna Machado Vieira de Souza

Utilização dos ácidos graxos essenciais no tratamento de feridas: uma revisão integrativa da literatura; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul-Três Lagoas; Orientador: Adriano Menis Ferreira;

Regina Queiroz Gonçalves

Conhecimento de enfermeiros sobre úlceras por pressão e medidas preventivas; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul-Três Lagoas; Orientador: Adriano Menis Ferreira;

Thaís Santos da Silva

Superfícies e artigos não críticos: um possível reservatório de microrganismos?; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul-Três Lagoas; Orientador: Adriano Menis Ferreira;

Elizangela Suematsu Turci

Medidas preventivas de infecção do trato urinário: ações de enfermagem; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul-Três Lagoas; Orientador: Adriano Menis Ferreira;

Priscila Carvalho de Araujo

Prevenção de infecção da corrente sanguínea: elaboração de um instrumento de avaliação do conhecimento; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul-Três Lagoas; Orientador: Adriano Menis Ferreira;

Simone Camargo de Oliveira

Aspiração endotraqueal: cuidados de enfermagem na prevenção de pneumonia; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul-Três Lagoas; Orientador: Adriano Menis Ferreira;

Camila Gelako Santos; Fernanda Sakamoto

Estudo bibliométrico da produção científica brasileira de enfermagem na assistência ao paciente com lesão medular; ; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Mato Grosso do Sul-Três Lagoas; Orientador: Adriano Menis Ferreira;

Daiane Divina Duarte Bogamil; Paula Cristina Tormena

O enfermeiro e o tratamento de feridas: em busca da autonomia do cuidado; ; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul-Três Lagoas; Orientador: Adriano Menis Ferreira;

Daneila Bertolo; Myrna Ribeiro Andrade

Prática da equipe de enfermagem no uso de luvas de látex no contexto hospitalar; ; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul-Três Lagoas; Orientador: Adriano Menis Ferreira;

Alexandre Duarte Toledo; Gláucia Pereira dos Santos

Busca de evidência que fundamente a técnica de preparo de medicamentos parenterais: tocar ou não no êmbolo?; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Fundação Educacional de Votuporanga; Orientador: Adriano Menis Ferreira;

Débora Cristina Ráglio; Maiara Kfouri

Validade da esterilização: fatores que interferem na sua otimização; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Fundação Educacional de Votuporanga; Orientador: Adriano Menis Ferreira;

Paula Nogueira Perches; Roberta Barbosa Tabata

Ostomia intestinal: subsídios para assistência de enfermagem através da revisão de literatura; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Fundação Educacional de Votuporanga; Orientador: Adriano Menis Ferreira;

Daniella Pontes Sant'ana; Misleine Fagundes Jaco

Úlcera por pressão: caracterização da produção científica, Strictu Senso da enfermagem brasileira; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Fundação Educacional de Votuporanga; Orientador: Adriano Menis Ferreira;

Gisely Candida Garcia; Jaqueline Camargo Moro

Tratamento de feridas: um estudo bibliométrico na literatura brasileira; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Fundação Educacional de Votuporanga; Orientador: Adriano Menis Ferreira;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

NADIA ANTONIA APARECIDA POLETTI

O curativo de lesões abdominais por discência de sutura; 1999; 20 f; Iniciação Científica; (Graduando em Graduação Em Enfermagem) - Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto; Orientador: Nadia Antonia Aparecida Poletti;

Iraci dos SANTOS

O cuidar de clientes com feridas infectadas: comparação de duas técnicas; 2003; 180 f; Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Iraci dos Santos;

DENISE DE ANDRADE

Avaliação da segurança microbiológica das luvas de látex para procedimentos em uma Unidade de Terapia Intensiva; 2007; 0 f; Tese (Doutorado em Enfermagem) - Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto- USP, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Denise de Andrade;

DENISE DE ANDRADE

2008; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Denise de Andrade;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • ALMEIDA, W. A. ; FERREIRA, ADRIANO ; RIGOTTI, M. A. ; BEZERRA, A. L. Q. ; SILVA, A. L. N. V. ; TEIXEIRA, C. C. . Mortalidade em receptores de transplante renal ? causas e fatores relacionados: revisão integrativa. REVISTA ENFERMAGEM ATUAL IN DERME , v. 87, p. 1-10, 2019.

  • SOUZA, R. A. ; SILVA, A. L. N. V. ; PENQUE, O. G. ; FERREIRA, ADRIANO ; ALVARENGA, M. R. M. . Current potential of experiences with mindfulness in elderly people: Integrative Review?, International Journal of Development Research. INTERNATIONAL JOURNAL OF DEVELOPMENT RESEARCH , v. 09, p. 25103-25108, 2019.

  • SILVA, A. L. N. V. ; SOUZA, R. A. ; ALMEIDA, W. A. ; FERREIRA, A. M. ; RIGOTTI, M. A. ; FROTA, O. P. . Use of contact precautions in the control of hospital infection in an intensive care unit: an integrative Review. INTERNATIONAL JOURNAL OF DEVELOPMENT RESEARCH , v. 09, p. 26230-26234, 2019.

  • FURLAN, MARA CRISTINA RIBEIRO ; Ferreira, Adriano Menis ; DA SILVA BARCELOS, LARISSA ; Rigotti, Marcelo Alessandro ; DE SOUSA, ALVARO FRANCISCO LOPES ; DOS SANTOS JUNIOR, AIRES GARCIA ; DE ANDRADE, DENISE ; DE ALMEIDA, MARGARETE TERESA GOTTARDO ; DA SILVA BARRETO, MAYCKEL . Evaluation of disinfection of surfaces at an outpatient unit before and after an intervention program. BMC INFECTIOUS DISEASES , v. 19, p. 355, 2019.

  • SANTOS JUNIOR, A. G. ; GONZAGA, D. F. G. ; BARBOSA, N. G. ; RIGOTTI, M. A. ; FURLAN, M. C. R. ; BARCELOS, L. S. ; SILVA JUNIOR, V. A. ; FERREIRA, A. M. . Fluorescent markers for cleaning and surface disinfection monitoring. Revista de Enfermagem da UFPE On Line , v. 13, p. :1495-1502, 2019.

  • ALMEIDA, W. A. ; FERREIRA, A. M. ; IVO, M. L. ; RIGOTTI, M. A. ; BARCELOS, L. S. ; SILVA, A. L. N. V. . Factors associated with quality of life of people with chronic complex wounds / Fatores associados à qualidade de vida de pessoas com feridas complexas crônicas. Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental (Online) , v. 10, p. 9, 2018.

  • RAMOS, I. B. ; FERREIRA, A. M. ; SANTOS, D. X. ; OMIDO JUNIOR, A. R. ; NASCIMENTO, V. A. ; SOUZA, I. D. ; BASTOS, P. R. H. O. ; DIAS, E. A. I. R. . Characterization of patients with wounds of a reference health unit in CAMPO GRANDE- MS. INTERNATIONAL JOURNAL OF DEVELOPMENT RESEARCH , v. 08, p. 18605-18609, 2018.

  • SANTOS JUNIOR, A. G. ; FERREIRA, ADRIANO ; FROTA, O. P. ; RIGOTTI, M. A. ; BARCELOS, L. S. ; SOUSA, A. F. L. ; Andrade D ; GUERRA, O. G. ; FURLAN, M. C. R. . Effectiveness of Surface Cleaning and Disinfection in a Brazilian Healthcare Facility. Open Journal of Nursing , v. 12, p. 36-44, 2018.

  • PAULA, MILENA CRISTINA DE ; MONTEIRO, RACHEL M. ; DOMINGUES, PEDRO C. A. ; HERMANN, PAULA REGINA S. ; Andrade, Denise de ; FERREIRA, ADRIANO M. ; WATANABE, EVANDRO . Frequency and carbapenems susceptibility profile of non-fermenting Gram-negative bacilli isolated from clinical samples between 2007 and 2012. JORNAL BRASILEIRO DE PATOLOGIA E MEDICINA LABORATORIAL (IMPRESSO) , v. 54, p. 5-8, 2018.

  • GIROTI, A. L. B. ; Ferreira, Adriano Menis ; RIGOTTI, M. A. ; FROTA, O. P. ; SOUSA, A. F. L. ; ANDRADE, D. de . Programas de Controle de Infecção Hospitalar: avaliação de indicadores de estrutura e processo. REVISTA DA ESCOLA DE ENFERMAGEM DA USP , v. 52, p. e03364, 2018.

  • SANTOS JUNIOR, AIRES GARCIA DOS ; Ferreira, Adriano Menis ; Rigotti, Marcelo Alessandro ; SANTOS, FERNANDO RIBEIRO DOS ; FURLAN, MARA CRISTINA RIBEIRO ; Andrade, Denise de . AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA DA LIMPEZA E DESINFECÇÃO DE SUPERFÍCIES EM UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE. Texto e Contexto. (UFSC Impresso) , v. 27, p. e3720017, 2018.

  • BATISTA, O. M. A. ; MONTEIRO, R. M. ; MACHADO, M. B. ; FERREIRA, ADRIANO ; VALLE, A. R. M. C. ; WATANABE, E. ; MADEIRO, M. Z. A. ; MOURA, M. E. B. . Cateter urinário: o tempo de exposição e calibre podem influenciar na formação de biofilme?. ACTA PAUL DE ENFERM , v. 31, p. 535-541, 2018.

  • SANTOS JUNIOR, A. G. ; FERREIRA, A. M. ; RIGOTTI, M. A. ; FURLAN, M. C. R. ; BARCELOS, L. S. ; Andrade, D. . Correlação entre métodos de monitoramento da limpeza/desinfecção de superfícies na Atenção Primária à Saúde. Revista de Enfermagem da UFPE On Line , v. 11, p. 2818-25, 2017.

  • ROSSINI, FERNANDA DE PAULA ; Andrade, Denise de ; SANTOS, LISSANDRA CHAVES DE SOUSA ; Ferreira, Adriano Menis ; TIEPPO, CAROLINE ; WATANABE, EVANDRO . Microbiological testing of devices used in maintaining peripheral venous catheters. Revista Latino-Americana de Enfermagem , v. 25, p. e2887, 2017.

  • ARROYO, MÁIRA GAZZOLA ; Ferreira, Adriano Menis ; FROTA, OLECI PEREIRA ; Rigotti, Marcelo Alessandro ; DE ANDRADE, DENISE ; BRIZZOTTI, NATALIA SERON ; PERESI, JACQUELINE TANURY MACRUZ ; CASTILHO, ELZA MARIA ; DE ALMEIDA, MARGARETE TERESA GOTTARDO . Effectiveness of ATP bioluminescence assay for presumptive identification of microorganisms in hospital water sources. BMC INFECTIOUS DISEASES , v. 17, p. 1-5, 2017.

  • Ferreira, Adriano Menis ; ANDREOTTI, JANAINA TREVIZAN ; PINTO, ALEXANDRA MARIA ALMEIDA CARVALHO ; Rigotti, Marcelo Alessandro ; FROTA, OLECI PEREIRA ; BARCELOS, LARISSA DA SILVA . AVALIAÇÃO DOS SERVIÇOS: INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DE CENTROS DE MATERIAL E ESTERILIZAÇÃO. Revista Prevenção de Infecção e Saúde , v. 3, p. 1-8, 2017.

  • FROTA, O. P. ; FERREIRA, ADRIANO ; GUERRA, O. G. ; RIGOTTI, M. A. ; Andrade, D. ; BORGES, N. M. A. ; ALMEIDA, M. T. G. . Efficiency of cleaning and disinfection of surfaces: correlation between assessment methods. REBEN - REVISTA BRASILEIRA DE ENFERMAGEM , v. 70, p. 1176-1183, 2017.

  • BRANDAO, E. S. ; SANTOS, I. ; LANZILLOTTI, R. S. ; FERREIRA, A. M. ; GAMBA, M. A. ; AZULAY-ABULAFIA, L. . Nursing diagnoses in patients with immune-bullous dermatosis. Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) , v. 24, p. e2766, 2016.

  • ALMEIDA, W. A. ; FERREIRA, A. M. ; IVO, M. L. ; RIGOTTI, M. A. ; SILVA, A. L. N. V. ; BARCELOS, L. S. . Avaliação da qualidade de vida de pessoas com ulceras venosas. ENFERMAGEM ATUAL (RIO DE JANEIRO) , v. 79, p. 9-16, 2016.

  • FROTA, OLECI P. ; FERREIRA, ADRIANO M. ; KOCH, RODRIGO ; DE ANDRADE, DENISE ; RIGOTTI, MARCELO A. ; BORGES, NAJLA M.A. ; ALMEIDA, MARGARETE T.G. . Surface cleaning effectiveness in a walk-in emergency care unit: Influence of a multifaceted intervention. American Journal of Infection Control , v. 44, p. 1572-1577, 2016.

  • FERREIRA, A. M. ; ANDRADE, D. de ; Rigotti, Marcelo Alessandro ; Almeida, Margarete Teresa Gottardo de ; GUERRA, ODANIR GARCIA ; SANTOS JUNIOR, AIRES GARCIA DOS . Assessment of disinfection of hospital surfaces using different monitoring methods. Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) , v. 23, p. 466-474, 2015.

  • Rigotti, Marcelo Alessandro ; FERREIRA, A. M. ; NOGUEIRA, MARA CORRÊA LELLES ; Almeida, Margarete Teresa Gottardo de ; GUERRA, ODANIR GARCIA ; ANDRADE, D. de . Evaluation of three surface friction techniques for the removal of organic matter. Texto e Contexto. (UFSC Impresso) , v. 24, p. 1061-1070, 2015.

  • FROTA, OLECI PEREIRA ; CONSTANCI, JAQUELINE GOULART DE OLIVEIRA ; LOUREIRO, MARISA DIAS ROLAN ; Ferreira, Adriano Menis . Impacto de intervenção educativa sobre feridas no conhecimento de técnicos de enfermagem. Revista Enfermagem UERJ , v. 23, p. 603-609, 2015.

  • FERREIRA, A. M. ; FROTA, O. P. ; RIGOTTI, M. A. ; ALMEIDA, W. A. ; MOURA, E. S. ; CHRISTOFOLETTI, G . Topical therapy of wounds: availability and use in primary health care centers. Revista de Enfermagem UFPE On Line , v. 9, p. 8401-8410, 2015.

  • FROTA, O. P. ; LOUREIRO, M. R. D. ; FERREIRA, A. M. . Open system endotracheal suctioning: practices of intensive care nursing professionals. Escola Anna Nery , v. 18, p. 296-302, 2014.

  • FROTA, O. P. ; FERREIRA, A. M. ; BARCELOS, L. S. ; WATANABE, E. ; CARVALHO, N. C. P. ; RIGOTTI, M. A. . Colheita de aspirado traqueal: segurança e concordância microbiológica entre duas técnicas. Revista da Escola de Enfermagem da USP (Impresso) , v. 48, p. 618-624, 2014.

  • ALMEIRA, W. A. ; FERREIRA, A. M. ; IVO, M. L. ; RIGOTTI, M. A. ; GONCALVES, R. Q. ; PERREIRA, A. P. S. . Características sociodemográficas e clínicas e a qualidade de vida de pessoas com feridas: revisão integrativa. Revista de Enfermagem UFPE On Line , v. 8, p. 4353-61, 2014.

  • FERNANDO, F. S. E. L. ; FERREIRA, A. M. ; COLOMBO, T. E. ; RIGOTTI, M. A. ; RUBIO, F. G. ; Almeida, Margarete Teresa Gottardo de . Álcool etílico: análise da ação desinfetante sobre leveduras presentes em colchões hospitalares. Revista de Enfermagem UFPE On Line , v. 8, p. 1273-1283, 2014.

  • FERREIRA, ADRIANO ; RIGOTTI, MARCELO ; BARCELOS, LARISSA ; SIMÃO, CARLA ; FERREIRA, DANIELLE ; GONÇALVES, REGINA . Knowledge and practice of nurses about care for patients with wounds. Revista de Pesquisa: Cuidado e Fundamental (Online) , v. 6, p. 1178-1190, 2014.

  • FERREIRA, A. M. ; RIGOTTI, M. A. ; Pena, S.B ; PAULA, D. S. ; RAMOS, I. B. ; SASAKI, V. D. M. . Conhecimento e prática de acadêmicos de enfermagem sobre cuidados com portadores de feridas. Escola Anna Nery , p. 211-219, 2013.

  • FERREIRA, A. M. ; BARCELOS, L. S. ; RIGOTTI, M. A. ; Andrade D ; ANDREOTTI, J. T. ; ALMEIDA, M. T. G. . Areas of hospital environment: a possible underestimated microbes reservoir? - integrative review. Revista de Enfermagem UFPE On Line , v. 7, p. 4171-82, 2013.

  • RIGOTTI, M. A. ; FERREIRA, A. M. ; Andrade, D. ; WATANABE, E. . Disinfection of ampules for intravenous administration: an integrative review. Revista de Enfermagem UFPE On Line , v. 7, p. 4899-4909, 2013.

  • FERNANDO, F. S. E. L. ; FERREIRA, A. M. ; COLOMBO, T. E. ; RUBIO, F. G. ; ALMEIDA, M. T. G. . Contaminação por fungos antes e após limpeza e desinfecção de colchões hospitalares. Acta Paulista de Enfermagem (Online) , v. 26, p. 485-491, 2013.

  • FROTA, OLECI PEREIRA ; LOUREIRO, MARISA DIAS ROLAN ; Ferreira, Adriano Menis . Knowledge about endotracheal suctioning on the part of intensive care nursing professionals: a descriptive study. Online Brazilian Journal of Nursing , v. 12, p. 546-554, 2013.

  • Ferreira, Adriano Menis ; Souza, Bruna Machado Vieira de ; Rigotti, Marcelo Alessandro ; Loureiro, Marisa Rolan Dias . Utilização dos ácidos graxos no tratamento de feridas: uma revisão integrativa da literatura nacional. Revista da Escola de Enfermagem da USP (Impresso) , v. 46, p. 752-760, 2012.

  • SASAKI, V. D. M. ; PERREIRA, A. P. S. ; FERREIRA, A. M. ; PINTO, M. H. ; GOMES, J. J. . Health care service for ostomy patients: profile of the clientele. Journal of coloproctology (Rio de Janeiro. Impresso) , v. 32, p. 232-239, 2012.

  • FROTA, O. P. ; FERREIRA, A. M. ; LOUREIRO, M. R. D. ; CHEADE, M. F. M. ; REIS, M. G. . O uso de equipamento de proteção individual por profissionais de enfermagem na aspiração endotraqueal. Revista Enfermagem UERJ , v. 20, p. 625-630, 2012.

  • FERREIRA, A. M. ; Andrade, Denise de ; Almeida, Margarete Teresa Gottardo de ; Cunha, Keith Cássia ; Rigotti, Marcelo Alessandro . Colchões do tipo caixa de ovo: um reservatório de Staphylococcus aureus resistente à meticilina?. Revista da Escola de Enfermagem da USP (Impresso) , v. 45, p. 161-166, 2011.

  • FERREIRA, A. M. ; Andrade, Denise de ; Haas, Vanderlei José . Microbial contamination of procedure gloves after opening the container and during exposure in the environment. Revista da Escola de Enfermagem da USP (Impresso) , v. 45, p. 745-750, 2011.

  • Ferreira, Maria Verônica Ferrareze ; Andrade, Denise de ; FERREIRA, A. M. . Controle de infecção relacionada a cateter venoso central impregnado com antissépticos: revisão integrativa. Revista da Escola de Enfermagem da USP (Impresso) , v. 45, p. 1002-1006, 2011.

  • FERREIRA, A. M. ; Andrade, Denise de ; Rigotti, Marcelo Alessandro ; Ferreira, Maria Verônica Ferrareze . Condition of Cleanliness of Surfaces Close to Patients in an Intensive Care Unit. Revista Latino-Americana de Enfermagem (USP. Ribeirão Preto. Impresso) , v. 19, p. 557-564, 2011.

  • FERREIRA, A. M. ; Andrade, Denise de ; Rigotti, Marcelo Alessandro ; Almeida, Margarete Teresa Gottardo de . Methicillin-resistant Staphylococcus aureus on surfaces of an Intensive Care Unit. Acta Paulista de Enfermagem (UNIFESP. Impresso) , v. 24, p. 453-458, 2011.

  • RIBEIRO, A. A. ; SILVA, A. L. N. V. ; FERREIRA, A. M. ; RODRIGUES, J. S. M. . Cuidado de enfermagem sistematizado ao portador de acidente vascular encefálico de acordo com a teoria das necessidades humanas básicas. Enfermagem Brasil , v. 10, p. 302-308, 2011.

  • FERREIRA, A. M. ; RIGOTTI, M. A. ; Andrade, Denise de ; Andrade, P. E. S. . Eventos adversos pós-vacina dupla adulto em trabalhadores da construção civil. Revista Enfermagem UERJ , v. 18, p. 9-13, 2010.

  • FERREIRA, A. M. ; Andrade D . Avaliação microbiológica de luvas de procedimento: considerações para seu uso na técnica de curativo. Revista Enfermagem UERJ , v. 18, p. 191-197, 2010.

  • FERREIRA, A. M. ; Candido, M.C.F.S ; CANDIDO, M. A. . O cuidado de pacientes com feridas e a construção da autonomia do enfermeiro. Revista Enfermagem UERJ , v. 18, p. 656-660, 2010.

  • Ferreira, Adriano Menis ; Andrade, Denise de ; GUERRA, O. G. ; RIGOTTI, M. A. . Antissepsia na Administração de Injetáveis: Necessidade ou Ritualismo?. Revista Enfermagem UERJ , v. 17, p. 130-133, 2009.

  • Ferreira, Adriano Menis ; Bertolo D ; Andrade MR ; Andrade D . Conhecimento da equipe de enfermagem acerca do uso de luvas no contexto hospitalar. Revista Eletrônica de Enfermagem , v. 11, p. 628-634, 2009.

  • Ferreira, Adriano Menis ; Andrade D ; POLETTI, N. A. A. . Técnica sem toque: alternativa para realização de curativo. Nursing (São Paulo) , v. 12, p. 318-320, 2009.

  • SILVEIRA, S. ; RIGOTTI, M. A. ; FERREIRA, A. M. ; GODOY, J. M. P. . Desbridamento de úlcera venosa com papaína associada à uréia. Enfermagem Brasil , v. 8, p. 149-151, 2009.

  • BARROS, W. G. ; FROTA, O. P. ; FERREIRA, A. M. . Implementação do processo de enfermagem: estudo de caso numa unidade de terapia intensiva. Enfermagem Brasil , v. 8, p. 212-216, 2009.

  • Ferreira, Adriano Menis ; Andrade, Denise de . Integrative review of the clean and sterile technique: agreement and disagreement in the execution of dressing. Acta Paulista de Enfermagem (UNIFESP. Impresso) , v. 21, p. 117-121, 2008.

  • FERREIRA, A. M. ; Andrade D . Avaliação da segurança microbiológica das luvas de látex para procedimentos em uma unidade de terapia intensiva. Escola Anna Nery. Revista de Enfermagem , v. 12, p. 370-374, 2008.

  • FERREIRA, A. M. ; WATANABE, E. ; NASCIMENTO, A. P. ; Andrade D ; ITO, I. Y. . Atividade antibacteriana in vitro de géis com diferentes concentrações de papaína. Revista Eletrônica de Enfermagem , v. 10, p. 1035-40, 2008.

  • FERREIRA, A. M. ; BOGAMIL, D. D. ; TORMENA, P. C. . O enfermeiro e o tratamento de feridas: em busca da autonomia do cuidado. Arquivos de Ciências da Saúde (FAMERP) , v. 15, p. 1-5, 2008.

  • FERREIRA, A. M. . Reconhecendo tecidos desvitalizados no leito da ferida. Estima (Sociedade Brasileira de Estomaterapia) , v. 6, p. 40-42, 2008.

  • FERREIRA, A. M. ; TOLEDO, A. D. ; SANTOS, G. P. ; REZENDE, K. . Técnica de preparo de medicamentos parenterais: tocar ou não no êmbolo?. Revista Enfermagem (UERJ) , v. 15, p. 20-26, 2007.

  • Santos, CG ; SAKAMOTO, F. ; FERREIRA, A. M. . Estudo Bibliométrico da produção científica brasileira de enfermagem na assistência ao paciente com lesão medular. Enfermagem Brasil , v. 6, p. 373-378, 2007.

  • Dondeo, MTL ; POLETTI, N. A. A. ; PERREIRA, A. P. S. ; FERREIRA, A. M. . Tratamento tópico de úlcera venosa. Enfermagem Brasil , v. 6, p. 379-384, 2007.

  • FERREIRA, A. M. ; Andrade D . Swab de feridas: recomendável?. Revista Enfermagem (UERJ) , v. 14, p. 440-446, 2006.

  • FERREIRA, A. M. ; Andrade D . Sítio cirúrgico: avaliação e intervenções de enfermagem no pós-operatório. Arquivos de Ciências da Saúde (FAMERP) , v. 13, p. 27-33, 2006.

  • FERREIRA, A. M. . Sondas nasogástricas e nasoentéricas: como diminuir o desconforto na instalação?. Revista da Escola de Enfermagem da USP , São Paulo, v. 39, n.3, p. 358-359, 2005.

  • RIGOTTI, M. A. ; FERREIRA, A. M. . Intervenções de enfermagem ao paciente com dor. Arquivos de Ciências da Saúde (FAMERP) , São José do Rio Preto/SP, v. 12, n.1, p. 52-56, 2005.

  • FERREIRA, A. M. ; OLIVEIRA, K. A. ; VIEIRA, L. C. ; ROL, J. L. . Revisão de estudos clínicos de enfermagem: utilização de papaína para o tratamento de feridas. Revista Enfermagem (UERJ) , Rio de Janeiro, v. 13, n.3, p. 382-389, 2005.

  • FERREIRA, A. M. ; SANTOS, I. . Cuidado e segurança na esterilização de materiais hospitalares. Rev. Enfermagem Atual, ano 4, jul-ago, Rio de Janeiro, n.22, p. 17-20, 2004.

  • FERREIRA, A. M. . Feridas infectadas: método diagnóstico e condutas de enfermagem. Acta Paulista de Enfermagem , São Paulo, v. 17, n.2, p. 189-194, 2004.

  • FERREIRA, A. M. ; PERREIRA, A. P. S. ; SOUZA, C. A. . Avaliação do sítio cirúrgico: condutas de enfermagem. Revista do Instituto de Ciências da Saúde (UNIP) , São Paulo, v. 22, n.4, p. 273-278, 2004.

  • FERREIRA, A. M. ; SANTOS, I. ; SAMPAIO, C. E. P. . O cuidado de enfermagem nos procedimentos de coleta para análise microbiológica de feridas: aplicabilidade de duas técnicas. HB Científica (FUNFARME) , São José do Rio Preto, v. 11, n.3, p. 67-69, 2004.

  • FERREIRA, A. M. . Aprazamento da esterilização de artigos odonto-médico-hospitalares em invólucros de algodão-critérios adotados em unidades hospitalares. Revista Paulista de Enfermagem , São Paulo, v. 23, n.2, p. 168-174, 2004.

  • FERREIRA, A. M. ; SANTOS, I. . Buscando evidências para o cuidado de enfermagem a clientes com feridas infectadas. Revista Enfermagem UERJ, Rio de Janeiro, v. 11, n.1, p. 85-92, 2003.

  • FERREIRA, A. M. ; SANTOS, I. . Técnica de Curativo: momento de repensar está prática?. Enfermagem Atual (Rio de Janeiro) , Rio de Janeiro, n.18, p. 12-16, 2003.

  • FERREIRA, A. M. ; NEVES, D. D. S. ; SILVA, A. P. M. ; FELICIO, N. B. . Limpeza de feridas que cicatrizam por segunda intenção: a prática dos profissionais da enfermagem. Revista Estima, São Paulo, v. 1, n.3, p. 25-30, 2003.

  • FERREIRA, A. M. ; POLETTI, N. A. A. ; PERREIRA, A. P. S. ; RIBERIRO, R. C. H. M. . O curativo de lesões abdominais por deiscência de sutura. Nursing (São Paulo) , São Paulo, v. 53, p. 29-34, 2002.

  • FERREIRA, A. M. ; SANTOS, I. . Para um cuidar sensível na ocorrencia de dor em clientes submetidos a cirurgias ortopédicas. Revista de Enfermagem UERJ, Rio de Janeiro, v. 10, n.3, p. 171-175, 2002.

  • FERREIRA, A. M. ; POLETTI, N. A. A. ; SIMAO, C. D. S. R. . Deiscência de sutura abdominal: características e intervenções de enfermagem. Revista Técnica de Enfermagem Nursing, São Paulo, p. 27-29, 1999.

  • PESSALACIA, J. D. R. ; PINTO, S. ; MUNIS, J. G. L. ; BOAVENTURA, J. R. ; FERREIRA, A. M. . Bioethics and Palliative Care in Primary Health Care. Reflections on Bioethics. 1ed.London: InTech, 2018, v. 1, p. 73-83.

  • FERREIRA, A. M. . O Uso de Papaína no Tratamento de Feridas. In: William Malagutti; Cristiano Tárzia Kakihara. (Org.). Curativos, Estomias e Dermatologia: uma abordagem multiprofissional. São Paulo: Martinari, 2009, v. 1, p. 149-161.

  • FERREIRA, A. M. ; SANTOS, I. . Para o cuidar de clientes com feridas infectadas. In: Iraci dos Santos. (Org.). Enfermagem Assistencial no Ambiente Hospitalar. Rio de Janeiro: Atheneu, 2003, v. 2, p. 375-393.

  • OLIVETO, P. ; FERREIRA, ADRIANO M. . Vida invisível nos hospitais. CORREIO BRAZILIENSE, bRASÍLIA, 16 jul. 2017.

  • FERREIRA, A. M. . A importância da higienização no ambiente hospitalar. Programa de Pesquisa para o Sistema Único de Saúde no Mato Grosso do Sul - PPSUS, Campo Grande/MS, p. 42 - 43, 10 nov. 2011.

  • Ferreira, Adriano Menis . Infecções Hospitalares. Correio do Estado, Campo Grande/MS, p. 2a - 2a, 15 maio 2009.

  • FERREIRA, A. M. . As lesões de pele e a qualidade de vida. Jornal do Povo, Três Lagoas/MS, p. 02 - 02, 24 set. 2008.

  • FERREIRA, A. M. . Quem disse que é de 7 dias?. Jornal do COREn-ES.

  • GONCALVES, R. Q. ; SANTOS JUNIOR, A. G. ; SILVA, A. L. N. V. ; ALMEIRA, W. A. ; RAMOS, I. B. ; FERREIRA, A. M. . CONHECIMENTO DE ENFERMEIROS SOBRE ÚLCERA POR PRESSÃO E MEDIDAS PREVENTIVAS. In: II Congresso Online de Gestão, Educação e Promoção da Saúde, 2013, Brasilia. Anais online. São Paulo-SP: Instituto Pantex de Pesquisa, 2013. v. 1. p. 1-12.

  • SILVA, A. L. N. V. ; GONCALVES, R. Q. ; SANTOS JUNIOR, A. G. ; ALMEIRA, W. A. ; FERREIRA, A. M. ; NASCIMENTO, B. P. ; NOVAES, A. L. O. . RISCOS OCUPACIONAIS DA EQUIPE DE ENFERMAGEM NO ATENDIMENTO PRÉ- HOSPITALAR MÓVEL NO MUNICÍPIO DE TANGARÁ DA SERRA ? MT. In: II Congresso Online de Gestão, Educação e Promoção da Saúde, 2013, Brasilia. Anais online. São Paulo-SP: Instituto Pantex de Pesquisa, 2013. v. 1. p. 1-9.

  • SANTOS JUNIOR, A. G. ; FERREIRA, A. M. ; SANTOS, F. R. ; BARCELOS, L. S. ; FURLAN, M. C. R. ; RIGOTTI, M. A. . AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA DA LIMPEZA E DESENFECÇÃO DE SUPERFÍCIE EM UMA CLINICA MÉDICA CIRURGICA. In: 67º Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2015, São Paulo. Anais do 67º Congresso Brasileiro de Enfermagem. São Paulo: Associação Brasileira de Enfermagem, 2015. v. 1. p. 565-565.

  • SANTOS JUNIOR, A. G. ; FERREIRA, A. M. ; SANTOS, F. R. ; BARCELOS, L. S. ; FURLAN, M. C. R. ; RIGOTTI, M. A. . O METODO DE ATP (ADENOSINA TRIFOSFATO) E INSPEÇÃO VISUAL NA LIMPEZA E DESINFECÇÃO DE SUPERFÍCIE. In: 67º Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2015, São Paulo. Anais do 67º Congresso Brasileiro de Enfermagem. São Paulo: Associação Brasileira de Enfermagem, 2015. v. 1. p. 1686-1686.

  • SANTOS JUNIOR, A. G. ; BARCELOS, L. S. ; FERREIRA, A. M. ; RIGOTTI, M. A. ; GONCALVES, R. Q. ; ALMEIRA, W. A. ; ANDRADE, D. de ; ALMEIDA, M. T. G. . Avaliação da eficiência da desinfecção de superfícies de um estabelecimento de assistência. In: XIV CONGRESSO BRASILEIRO DE CONTROLE DE INFECÇÃO E EPIDEMIOLOGIA HOSPITALAR, 2014, Curitiba. ANAIS DO XVI CONGRESSO BRASILEIRO DE CONTROLE DE INFECÇÃO E EPIDEMIOLOGIA HOSPITALAR. Rio Grande do Sul: ABIH, 2014. v. 3. p. 228-228.

  • FROTA, O. P. ; FERREIRA, A. M. ; KOCH, R. ; PINTO, S. F. ; BARCELOS, L. S. ; WATANABE, E. ; RIGOTTI, M. A. ; BORGES, N. M. A. ; ALMEIDA, M. T. G. ; NOGUEIRA, M. C. L. . Colheita de aspirado traqueal para o diagnóstico microbiológico de pneumonia associada à ventilação mecânica: comparação de duas técnicas. In: XIV CONGRESSO BRASILEIRO DE CONTROLE DE INFECÇÃO E EPIDEMIOLOGIA HOSPITALAR, 2014, Curitiba. ANAIS DO XVI CONGRESSO BRASILEIRO DE CONTROLE DE INFECÇÃO E EPIDEMIOLOGIA HOSPITALAR. Rio Grande do Sul: ABIH, 2014. v. 3. p. 168-168.

  • ANDREOTTI, J. T. ; FERREIRA, A. M. ; PINTO, A. M. A. C. ; ANDRADE, D. de ; RIGOTTI, M. A. ; ALMEIRA, W. A. ; ATZINGEN, M. D. V. ; ALMEIDA, M. T. G. ; NOGUEIRA, M. C. L. . Instrumento de avaliação das boas práticas em centros de material e esterilização: construção e validação. In: XIV CONGRESSO BRASILEIRO DE CONTROLE DE INFECÇÃO E EPIDEMIOLOGIA HOSPITALAR, 2014, Curitiba. ANAIS DO XVI CONGRESSO BRASILEIRO DE CONTROLE DE INFECÇÃO E EPIDEMIOLOGIA HOSPITALAR. Rio Grande do Sul: ABIH, 2014. v. 3. p. 178-179.

  • FERREIRA, A. M. ; RIGOTTI, M. A. ; FROTA, O. P. ; ANDRADE, D. de ; LIMA, J. G. ; ALMEIRA, W. A. ; GONCALVES, R. Q. ; FURLAN, M. C. R. ; BARCELOS, L. S. . Instrumento de avaliação do conhecimento sobre prevenção da infecção do trato urinário relacionado ao cateterismo. In: XIV CONGRESSO BRASILEIRO DE CONTROLE DE INFECÇÃO E EPIDEMIOLOGIA HOSPITALAR, 2014, Curitiba. ANAIS DO XVI CONGRESSO BRASILEIRO DE CONTROLE DE INFECÇÃO E EPIDEMIOLOGIA HOSPITALAR. Rio Grande do Sul: ABIH, 2014. v. 3. p. 229-230.

  • FERREIRA, A. M. ; RIGOTTI, M. A. ; Andrade D ; WATANABE, E. ; GUERRA, O. G. . Limpeza de superfícies: há diferenças entre as técnicas utilizadas?. In: III Congresso de Investigação em Enfermagem Ibero-Americano e de Países de Língua Oficial Portuguesa, 2012, Coimbra. Referência (Coimbra). Coimbra: Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, 2012. v. 6. p. 267-267.

  • FERREIRA, A. M. ; Andrade D ; RIGOTTI, M. A. ; GUERRA, O. G. ; BARCELOS, L. S. ; ALMEIDA, M. T. G. . Limpeza de superfícies em unidade de terapia intensiva: avaliação de uma prática. In: III Congresso de Investigação em Enfermagem Ibero-Americano e de Países de Língua Oficial Portuguesa, 2012, Coimbra. Referência (Coimbra). Coimbra: Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, 2012. v. 6. p. 220-220.

  • RIGOTTI, M. A. ; FROTA, O. P. ; LOUREIRO, M. R. D. ; FERREIRA, A. M. ; Andrade, Denise de . Aspiração endotraqueal: conhecimento dos profissionais de enfermagem de terapia intensiva. In: III Congresso de Investigação em Enfermagem Ibero-Americano e de Países de Língua Oficial Portuguesa, 2012, Coimbra. Referência (Coimbra). Coimbra: Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, 2012. v. 6. p. 21-21.

  • Andrade, P. E. S. ; FROTA, O. P. ; LOUREIRO, M. R. D. ; FERREIRA, A. M. ; BARCELOS, L. S. . Avaliação da prática dos profissionais de enfermagem de terapia intensiva na técnica de aspiração endotraqueal. In: III Congresso de Investigação em Enfermagem Ibero-Americano e de Países de Língua Oficial Portuguesa, 2012, Coimbra. Referência (Coimbra). Coimbra: Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, 2012. v. 6. p. 24-24.

  • RAMOS, I. B. ; BALEJO, R. D. P. ; FERREIRA, A. M. . MANIFESTAÇÕES CLÍNICAS NO LÚPUS ERITEMATOSO SISTÊMICO. In: 16º Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem, 2011, Campo Grande. Ciência de enfermagem em tempos de interdisciplinaridade: anais do 16º SENPE. Campo Grande: ABEn Nacional: Seção Mato Grosso do Sul, 2011. p. 1227-1210.

  • FRANCA, J. R. ; RAMOS, I. B. ; BARCELOS, L. S. ; FERREIRA, A. M. . AÇÕES DE PREVENÇÃO E TRATAMENTO DAS ÚLCERAS POR PRESSÃO REALIZADAS PELO ENFERMEIRO: UMA REVISÃO NA LITERATURA. In: III Congresso Brasileiro de Tratamento de Feridas. "Feridas em Mãos solitárias". 4º Congresso Ibero-latinoamericano sobre úlceras y Heridas. II Encontro Brasil-Africa em Feridas, 2011, Rio de Janeiro. Anais do Congresso Brasileiro de Tratamento de Feridas. "Feridas em Mãos solitárias". 4º Congresso Ibero-latinoamericano sobre úlceras y Heridas. II Encontro Brasil-Africa em Feridas. Rio de Janeiro: SOBENFeE, 2011. v. 1. p. 81-81.

  • RAMOS, I. B. ; FERREIRA, A. M. ; BARCELOS, L. S. ; FRANCA, J. R. . ALTERAÇÕES CUTANEAS NO LÚPUS ERITEMATOSO. In: III Congresso Brasileiro de Tratamento de Feridas. "Feridas em Mãos solitárias". 4º Congresso Ibero-latinoamericano sobre úlceras y Heridas. II Encontro Brasil-Africa em Feridas, 2011, Rio de Janeiro. Anais do Congresso Brasileiro de Tratamento de Feridas. "Feridas em Mãos solitárias". 4º Congresso Ibero-latinoamericano sobre úlceras y Heridas. II Encontro Brasil-Africa em Feridas. Rio de Janeiro: SOBENFeE, 2011. v. 1. p. 34-34.

  • ROCHA, M. ; GOULART, L. S. ; SENE, A. G. ; Ferreira, Adriano Menis ; SARTI, E. C. F. B. ; FROTA, O. P. . EFICIÊNCIA DA LIMPEZA E DESINFECÇÃO DE SUPERFÍCIES CLÍNICAS: MÉTODOS DE AVALIAÇÃO. In: 5º Congresso do Centro-Oeste sobre Doenças Infecciosas Emergentes, Reemergentes e Negligenciadas (DIERN), 2017, Campo Grande. Anais 5º Congresso do Centro-Oeste sobre Doenças Infecciosas Emergentes, Reemergentes e Negligenciadas (DIERN). Campo Grande: Sistema Web desenvolvido pela Fiocruz Mato Grosso do Sul, 2017. v. 1. p. 73-73.

  • GOULART, L. S. ; ROCHA, M. ; SENE, A. G. ; FROTA, O. P. ; Ferreira, Adriano Menis . EFEITO POSITIVO DE INTERVENÇÃO MULTIMODAL NA EFICIÊNCIA DA LIMPEZA E DESINFECÇÃO DE SUPERFÍCIES CLÍNICAS TENDE A NULIDADE COM O TRANSCORRER DO TEMPO. In: 5º Congresso do Centro-Oeste sobre Doenças Infecciosas Emergentes, Reemergentes e Negligenciadas (DIERN), 2017, Campo Grande. Anais 5º Congresso do Centro-Oeste sobre Doenças Infecciosas Emergentes, Reemergentes e Negligenciadas (DIERN). Campo Grande: Sistema Web desenvolvido pela Fiocruz Mato Grosso do Sul, 2017. v. 1. p. 71-71.

  • TEIXEIRA, L. P. ; FERREIRA, A. M. ; RIGOTTI, M. A. ; SIQUEIRA, J. P. Z. ; BRIZOTTI, N. S. ; CASTILHO, E. M. ; Almeida, Margarete Teresa Gottardo de . MICROBIOTA FÚNGICA EM CENTRO CIRÚRGICO: IMPACTO DE ESTRATÉGIA DE DESINFECÇÃO. In: 9º CONGRESSO PAULISTA DE INFECTOLOGIA, 2014, Atibaia-SP. RESUMOS DOS TRABALHOS CIENTÍFICOS. São Paulo: Sociedade Paulista de Infectologia, 2014. p. 78-78.

  • FERREIRA, A. M. ; RIGOTTI, M. A. ; FROTA, O. P. ; FERREIRA, D. N. ; SMAKA, J. G. N. ; FERNANDES, K. R. . TÉCNICA DE CURATIVO: AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM. In: X Congresso Brasileiro de Estomaterapia, 2013, Salvador. Anais - X Congresso Brasileiro de Estomaterapia (CBE13). São Paulo: SOBEST, 2013.

  • FERREIRA, A. M. ; RIGOTTI, M. A. ; MOURA, E. S. ; GONCALVES, R. Q. ; RAMOS, I. B. . TERAPIA TÓPICA DE FERIDAS: DISPONIBILIDADE E UTILIZAÇÕES EM UMA REDE DE ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE. In: X Congresso Brasileiro de Estomaterapia, 2013, Salvador. Anais - X Congresso Brasileiro de Estomaterapia (CBE13). São Paulo: SOBEST, 2013.

  • SANTOS JUNIOR, A. G. ; SILVA, A. L. N. V. ; FERREIRA, A. M. ; FREITAS, A. F. ; ALMEIRA, W. A. ; ALMEIDA, R. B. Q. ; ORSI, J. S. ; VEDONE, M. S. D. . A contaminação das superfícies no contexto hospitalar: uma questão a ser considerada. In: XLIX Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, 2013, Campo Grande/MS. Anais do XLIX Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. Brasília - DF: Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, 2013. p. 241-241.

  • BARCELOS, L. S. ; FERREIRA, A. M. ; FROTA, O. P. ; RIGOTTI, M. A. ; Andrade D . INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE PREVENÇÃO DA INFECÇÃO DO TRATO URINÁRIO RELACIONADA AO CATETERISMO VESICAL: CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE CONTEÚDO. In: 8º Congresso Paulista de Infectologia, 2012, Campos do Jordão. 8º Congresso Paulista de Infectologia. São Paulo: Sociedade Paulista de Infectologia, 2012. p. 95-95.

  • FERREIRA, A. M. ; RIGOTTI, M. A. ; GUERRA, O. G. ; NOGUEIRA, M. C. L. ; ALMEIDA, M. T. G. ; FROTA, O. P. . ESTUDO COMPARATIVO ENTRE TRÊS TÉCNICAS DE LIMPEZA DE SUPERFÍCIES. In: XIII Congresso Brasileiro de Controle de Infecção e Epidemiologia Hospitalar, 2012, Santos/SP. Journal of Infection Control. Rio Grande do Sul: Open Journal Systems (OJS 2.3.6.0), 2012. v. 1. p. 189-189.

  • FERREIRA, A. M. ; FROTA, O. P. ; LOUREIRO, M. R. D. ; BARCELOS, L. S. ; NOGUEIRA, M. C. L. ; ALMEIDA, M. T. G. . ASPIRAÇÃO ENDOTRAQUEAL: DIFERENÇAS ENTRE CONHECIMENTOS E PRÁTICAS DE PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM NA PERSPECTIVA DA PREVENÇÃO DE INFECÇÕES. In: XIII Congresso Brasileiro de Controle de Infecção e Epidemiologia Hospitalar, 2012, Santos/SP. Journal of Infection Control, 2012. v. 1. p. 180-180.

  • BARCELOS, L. S. ; FERREIRA, A. M. ; RAMOS, I. B. ; RIGOTTI, M. A. ; FROTA, O. P. ; NOGUEIRA, M. C. L. . CONHECIMENTO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE SOBRE PREVENÇÃO DA INFECÇÃO DO TRATO URINÁRIO RELACIONADA AO CATETERISMO VESICAL. In: XIII Congresso Brasileiro de Controle de Infecção e Epidemiologia Hospitalar, 2012, Santos/SP. Journal of Infection Control. Rio Grande do Sul: Open Journal Systems (OJS 2.3.6.0), 2012. v. 1. p. 154-154.

  • BARCELOS, L. S. ; FERREIRA, A. M. ; RIGOTTI, M. A. ; ANDREOTTI, J. T. ; Andrade D ; ALMEIDA, M. T. G. . SUPERFÍCIES DO AMBIENTE HOSPITALAR: UM POSSÍVEL RESERVATÓRIO DE MICRORGANISMOS SUBESTIMADO?. In: XIII Congresso Brasileiro de Controle de Infecção e Epidemiologia Hospitalar, 2012, Santos/SP. Journal of Infection Control. Rio Grande do Sul: Open Journal Systems (OJS 2.3.6.0), 2012. v. 1. p. 154-155.

  • RIGOTTI, M. A. ; FERREIRA, A. M. ; Andrade D ; WATANABE, E. ; SHIMURA, C. N. ; LOPES, G. F. . SEGURANÇA MICROBIOLÓGICA NA ABERTURA DE AMPOLAS COM ÊNFASE NO PROCEDIMENTO DE DESINFECÇÃO. In: XIII Congresso Brasileiro de Controle de Infecção e Epidemiologia Hospitalar, 2012, Santos/SP. Journal of Infection Control. Rio Grande do Sul: Open Journal Systems (OJS 2.3.6.0), 2012. v. 1. p. 207-208.

  • SHIMURA, C. N. ; Andrade D ; WATANABE, E. ; FERREIRA, A. M. . MRSA on surface: is it possible to control?. In: International Conference on Prevention & Infection Control (ICPIC 2011), 2011, Geneva, Switzerland. BMC Proceedings. London: BioMed Central Ltd, 2011. v. 5. p. 104-105.

  • RIGOTTI, M. A. ; FERREIRA, A. M. ; Andrade D ; BEIJO, M. P. . AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO DE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM NA PREVENÇÃO DE PNEUMONIA ASSOCIADA À VENTILAÇÃO MECÂNICA. In: XII Congresso Brasileiro de Controle de Infecção e Epidemiologia Hospitalar, 2010, Recife/Olinda. Anais do XII Congresso Brasileiro de Controle de Infecção e Epidemiologia Hospitalar, 2010.

  • FERREIRA, A. M. ; RIGOTTI, M. A. ; Andrade D ; ALMEIDA, M. T. G. ; CUNHA, K. C. . EFETIVIDADE DO ÁLCOOL A 70% EM SUPERFÍCIES PELA ADENOSINA TRIFOSFATO. In: XII Congresso Brasileiro de Controle de Infecção e Epidemiologia Hospitalar, 2010, Recife/Olinda. Anais do XII Congresso Brasileiro de Controle de Infecção e Epidemiologia Hospitalar, 2010.

  • Ferreira, Adriano Menis ; RIGOTTI, M. A. ; BEIJO, M. P. ; Andrade D . AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE LIMPEZA DE SUPERFÍCIES DE UMA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA. In: XII Congresso Brasileiro de Controle de Infecção e Epidemiologia Hospitalar, 2010, Recife/Olinda. AnaXII Congresso Brasileiro de Controle de Infecção e Epidemiologia Hospitalaris do, 2010.

  • FERREIRA, A. M. ; RIGOTTI, M. A. ; Andrade D . AVALIAÇÃO DE DUAS TÉCNICAS DE LIMPEZA DE SUPERFÍCIES PELO MÉTODO DE ATP POR BIOLUMINESCÊNCIA. In: XII Congresso Brasileiro de Controle de Infecção e Epidemiologia Hospitalar, 2010, Recife/Olinda. Anais do XII Congresso Brasileiro de Controle de Infecção e Epidemiologia Hospitalar, 2010.

  • RIGOTTI, M. A. ; FERREIRA, A. M. ; Pena, S.B ; Candido, M.C.F.S . Repercussões causadas pelas úlceras por pressão: do físico ao emocional. In: III Simpósio Internacional Processo de Enfermagem: Verdades e Desafios, 2009, Bauru -SP. Anais do III Simpósio Internacional Processo de Enfermagem: Verdades e Desafios. Bauru - SP: ILSL - Instituto Lauro Sousa Lima, 2009. v. 01. p. 54-54.

  • Ferreira, Adriano Menis ; Andrade D ; RIGOTTI, M. A. . Papaína gel:realmente indicada para feridas infectadas?. In: III Simpósio Internacional Processo de Enfermagem: Verdades e Desafios, 2009, Bauru - SP. Anais do III Simpósio Internacional Processo de Enfermagem: Verdades e Desafios. Bauru - SP: ILSL - Instituto Lauro Sousa Lima, 2009. v. 01. p. 54-54.

  • FERREIRA, A. M. ; Andrade D ; RIGOTTI, M. A. . Práticas de profissionais de enfermagem na utilização de luvas para realização de curativos. In: III Simpósio Internacional Processo de Enfermagem: Verdades e Desafios, 2009, Bauru/SP. Anais do III Simpósio Internacional Processo de Enfermagem: Verdades e Desafios. Bauru. v. 1. p. 53-53.

  • FERREIRA, A. M. ; RIGOTTI, M. A. ; Andrade, P. E. S. ; Andrade D . Eventos adversos pós-vacina dupla adulto (dT), sem realização de antissepsia, em trabalhadores da construção civil. In: III Simpósio Internacional Processo de Enfermagem: Verdades e Desafios, 2009, Bauru/SP. Anais do III Simpósio Internacional Processo de Enfermagem: Verdades e Desafios. Bauru: ILSL, 2009. v. 1. p. 53-53.

  • Pena, S.B ; Candido, M.C.F.S ; CANDIDO, M. A. ; FERREIRA, A. M. ; RIGOTTI, M. A. . Direito de saúde do idoso portador de demência na constituição. In: III Simpósio Internacional Processo de Enfermagem: Verdades e Desafios, 2009, Bauru/SP. Anais do III Simpósio Internacional Processo de Enfermagem: Verdades e Desafios. Bauru: ILSL, 2009. v. 1. p. 52-52.

  • FERREIRA, A. M. ; Andrade D ; RIGOTTI, M. A. . Luvas de procedimento: o quanto são seguras do ponto de vista microbiológico?. In: III Simpósio Internacional Processo de Enfermagem: Verdades e Desafios, 2009, Bauru/SP. Anais do III Simpósio Internacional Processo de Enfermagem: Verdades e Desafios. Bauru: ILSL, 2009. v. 1. p. 82-82.

  • FERREIRA, A. M. ; Andrade D ; Andrade MR ; CUNHA, K. C. . Colchões do tipo caixa de ovo: um possível reservatório de Staphylococcus aureus resistente à meticilina?. In: II Congresso de Investigação em Enfermagem Ibero-Americano e de Países de Língua Oficial Portuguesa, 2009, Coimbra. Referência (Coimbra). Coimbra: PMP, 2009. p. 217-217.

  • FERREIRA, A. M. ; Andrade D ; RIGOTTI, M. A. ; ALMEIDA, M. T. G. . Staphylococcus aureus resistente à meticilina em superfícies de uma unidade de terapia intensiva. In: II Congresso de Investigação em Enfermagem Ibero-Americano e de Países de Língua Oficial Portuguesa, 2009, Coimbra. Referência (Coimbra). Coimbra: PMP, 2009. v. 10. p. 411-411.

  • ALMEIRA, W. A. ; TEIXEIRA, C. C. ; DIAS, F. C. T. ; CRISTALDO, J. J. ; FERREIRA, A. M. . Infecção vascular relacionada ao cateter venoso central: revisão bibliográfica. In: 12º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem, 2009, Belo Horizonte. Anais do 12º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem. Belo Horizonte: Aben, 2009. v. 1. p. 1-1.

  • TEIXEIRA, C. C. ; FERREIRA, A. M. ; LOPES, H. C. ; ALMEIRA, W. A. . Avaliação dos casos notificados de tuberculose em Três Lagoas/MS, de 2001 a 2008.. In: 12º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem, 2009, Belo Horizonte. Anais do 12º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem. Belo Horizonte: ABen, 2009. v. 1. p. 1-1.

  • TEIXEIRA, C. C. ; FERREIRA, A. M. ; LOPES, H. C. ; ALMEIRA, W. A. ; COELHO, J. M. S. . Perfil epidemiológico das pessoas vivendo com HIV/AIDS em Três Lagoas/MS, de 2004 a 2008. In: 12º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem, 2009, Belo Horizonte. Anais do 12º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem. Belo Horizonte: Aben, 2009. v. 1. p. 1-1.

  • DIAS, F. C. T. ; CRISTALDO, J. J. ; ALMEIRA, W. A. ; SANTOS JUNIOR, A. G. ; FERREIRA, A. M. . Qualidade de vida em pacientes estomizados: em busca de subsídios para assistência de enfermagem-revisão. In: 12º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem, 2009, Belo Horizonte. Anais do 12º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem. Belo Horizonte: Aben, 2009. v. 1. p. 1-1.

  • CRISTALDO, J. J. ; ALMEIRA, W. A. ; DIAS, F. C. T. ; FERREIRA, A. M. ; CRISTALDO, J. J. . Qualidade de vida de pacientes portadores de insuficiência renal crônica em tratamento hemodialítico. In: 12º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem, 2009, Belo Horizonte. Anais do 12º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem. Belo Horizonte: Aben, 2009. v. 1. p. 1-1.

  • FERREIRA, A. M. . Assistência de Enfermagem baseada na Teoria do Autocuidado a um cliente em processo de finitude. In: 11º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem - CBCENF, 2008, Belém. Anais do 11º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem - CBCENF, 2008.

  • FERREIRA, A. M. ; Andrade D ; SOUZA, P. R. . Segurança microbiológica das luvas de látex e o tempo de exposição das caixas. In: 10ª Conferência Internacional de Investigação em Enfermagem, 2008, Porto. 10ª Conferência Internacional de Investigação em Enfermagem, 2008. p. 26-26.

  • FERREIRA, A. M. ; Andrade D . Avaliação da segurança microbiológica das luvas de látex para procedimentos em uma Unidade de Terapia intensiva.. In: XI Congresso Brasileiro de Controle de Infecção e Epidemiologia Hospitalar, 2008, Rio de Janeiro. The Brazilian Journal of Infectious Diseases (Impresso). Salvador: Contexto, 2008. v. 12. p. 49-49.

  • Andrade D ; FERREIRA, A. M. ; CHIARI, M. F. ; OLIVEIRA, D. G. M. . Tempo de exposição das caixas de luvas de látex e o risco de contaminação microbiana: é possível controlar?. In: XI Congresso Brasileiro de Controle de Infecção e Epidemiologia Hospitalar, 2008, Rio de Janeiro. The Brazilian Journal of Infectious Diseases (Impresso). Salvador: Contexto, 2008. v. 12. p. 60-61.

  • WATANABE, E. ; FERREIRA, A. M. ; NASCIMENTO, A. P. ; Andrade, Denise de ; ITO, I. Y. . Atividade antibacteriana in vitro de géis com diferentes concentrações de papaína.. In: 24º Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2007, Brasília. 24º Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2007. p. 1-1.

  • FERREIRA, A. M. . Swab de feridas: quem colhe sabe?. In: X Congresso de Enfermagem do Oeste Paulista, 2005, São José do Rio Preto/SP. Congresso Médico do Oeste Paulista, 2005.

  • FERREIRA, A. M. ; PAGLIONE, J. E. ; PEREIRA, L. P. B. . Sistematização da Assistência de Enfermagem a um Paciente com Arritmia Cardíaca: Estudo de Caso. In: X Congresso de Enfermagem do Oeste Paulista, 2005, São José do Rio Preto/SP. XVIII Congresso Médico do Oeste Paulista, 2005.

  • FERREIRA, A. M. . Movimentação e Tranferência de Pacientes: Conforto para o Cliente e Segurança para o Trabalhador. In: X Congresso de Enfermagem do Oeste Paulista, 2005, São José do Rio Preto/SP. XVIII Congresso Médico do Oeste Paulista, 2005.

  • FERREIRA, A. M. ; VIEIRA, L. C. ; ROL, J. L. ; OLIVEIRA, K. A. . Busca de Evidência da Normalidade da Pressão Venosa Central: Subsídios para a Prática Clínica. In: X Congresso de Enfermagem do Oeste Paulista, 2005, São José do Rio Preto/SP. XVIII Congresso Médico do Oeste Paulista, 2005.

  • FERREIRA, A. M. ; OLIVEIRA, K. A. ; VIEIRA, L. C. ; ROL, J. L. . O Uso da Papaína no Tratamento de Feridas: em busca de evidências para a prática clínica. In: X Congresso de Enfermagem do Oeste Paulista, 2005, São José do Rio Preto/SP. XVIII Congresso Médico do Oeste Paulista, 2005.

  • FERREIRA, A. M. ; TOLEDO, A. D. ; SANTOS, G. P. . Busca de Evidência que Fundamente a Técnica de Preparo de Medicamentos: não tocar no êmbolo. In: X Congresso de Enfermagem do Oeste Paulista, 2005, São José do Rio Preto/SP. XVIII Congresso Médico do Oeste Paulista, 2005.

  • FERREIRA, A. M. ; JACO, M. F. ; VASCONCELOS, A. C. ; BRANCHINI, D. W. . Sistematização da Assistência de Enfermagem a um Paciente com Urolitíase. In: X Congresso de Enfermagem do Oeste Paulista, 2005, São José do Rio Preto/SP. XVIII Congresso Médico do Oeste Paulista, 2005.

  • FERREIRA, A. M. ; VASCONCELOS, A. C. ; BRANCHINI, D. W. ; JACO, M. F. . Cuidado de Enfermagem com Cateter Peritoneal. In: X Congresso de Enfermagem do Oeste Paulista, 2005, São José do Rio Preto/SP. XVIII Congresso Médico do Oeste Paulista, 2005.

  • FERREIRA, A. M. ; TOLEDO, A. D. ; SANTOS, G. P. . Técnica de Medicação Parenteral: tocar ou não no embolo?. In: 57 Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2005, Goiania. 57 Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2005.

  • FERREIRA, A. M. ; SILVA, M. A. ; BORTOLOZO, G. A. H. ; RIBEIRO, R. S. ; ALMEIDA, R. D. R. ; SCAGNOLATO, K. ; TRINDADE, K. R. . Mitos e Verdades da Prática de Enfermagem Perioperatória. In: 57 Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2005, Goiania. 57 Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2005.

  • FERREIRA, A. M. ; RIBEIRO, R. S. ; SILVA, M. A. ; BORTOLOZO, G. A. H. . Assistencia de Enfermagem ao Paciente com Dor. In: 57 Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2005, Goiania. 57 Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2005.

  • LOPES, V. S. ; FERREIRA, A. M. ; OLIVEIRA, A. F. ; ROCHA, E. F. . Assistência de Enfermagem a um Paciente com Queimadura de Segundo e Terceiro Grau por Vapor Quente de Solvente: Estudo de Caso. In: III Semana Nacional de Estomaterapia; VI Congresso Brasileiro de Estomaterapia; I Simpósio Internacional de Incontinência, 2005, Fortaleza. Estima, 2005. v. 3. p. 112-112.

  • LOPES, V. S. ; FERREIRA, A. M. ; PARDO, J. R. R. ; ALMEIDA, F. . Assistência de Enfermagem a um Paciente Submetido a Amputação de Membro Inferior: Estudo de Caso. In: III Semana Nacional de Estomaterapia; VI Congresso Brasileiro de Estomaterapia; I Simpósio Internacional de Incontinência, 2005, Fortaleza. Rev Estima, 2005. v. 3. p. 113-113.

  • PEREIRA, L. P. B. ; BERALDO, A. P. ; CAMARGO, M. D. ; SILVERIO, R. F. R. ; FERREIRA, A. M. . A teoria e a prática da educação permanente em saúde: um estudo bibliográfico.. In: XVIII Congresso Médico do Oeste Paulista, 2005, São José do Rio Preto. XVIII Congresso Médico do Oeste Paulista, 2005.

  • FERREIRA, A. M. ; SANTOS, I. . Realização de curativos: técnica limpa ou estéril?. In: l Simpósio Brasileiro de Estomaterapia -, 2003, São Paulo. l Simpósio Brasileiro de Estomaterapia, 2003.

  • FERREIRA, A. M. ; SANTOS, I. . Coleta de Swab de Feridas: Análise da Prática de Profissionais da Enfermagem. In: l Simpósio Brasileiro de Estomaterapia -, 2003, São Paulo. l Simpósio Brasileiro de Estomaterapia, 2003.

  • FERREIRA, A. M. ; SANTOS, I. . O cuidado de pacientes portadores de feridas infectadas: a busca de evidências para à prática. In: Invertigando em Enfermagem, lV, 2002, Rio de Janeiro. Vl Investigando em Enfermagem, 2002. p. 196.

  • FERREIRA, A. M. . Movimentação e Transferência de Pacientes: conforto para o cliente e segurança para o trabalhador. In: I Jornada Científica do Curso de Enfermagem da Universidade Estácio de Sá - Campos dos Goytacazes, 2002, Campos dos Goytacazes. I Jornada Científica do Curso de Enfermagem da Universidade Estácio de Sá - Campos dos Goytacazes, 2002.

  • FERREIRA, A. M. . Fatores de Risco para Úlceras de Pressão: conhecimento para prevenção. In: I Jornada Científica do Curso de Enfermagem da Universidade Estácio de Sá - Campos dos Goytacazes, 2002, Campos dos Goytacazes. I Jornada Científica do Curso de Enfermagem da Universidade Estácio de Sá - Campos dos Goytacazes, 2002.

  • FERREIRA, A. M. ; PERREIRA, A. P. S. ; POLETTI, N. A. A. ; NETINHO, J. G. . Caracterização do paciente portador de ostomia intestinal de um Hospital Escola de São José do Rio Preto. In: Congresso de enfermagem do Oeste Paulista, Vlll, 1999, São José do Rio Preto. XVl Congresso Médico do Oeste Paulista - A Medicina do Terceiro Milênio, 1999. v. 01. p. 65.

  • FERREIRA, A. M. ; POLETTI, N. A. A. . Assistência de enfemagem à pacientes portadores de deiscência de sutura abdominal. In: Congresso Brasileiro de Estomaterapia, 1999, São Paulo. Congresso Brasileiro de estomaterapia, 1999. v. 33. p. 225.

  • FERREIRA, A. M. ; MONTEIRO, G. C. ; POLETTI, N. A. A. ; SOLER, Z. A. S. G. . Aplicação do processo de enfermagem, segundo horta e elaboração de diagnósticos de enfermagem da taxonomia ll de NANDA à pacientes com insuficiência renal crônica. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENFERMAGEM, 50, 1998, Salvado. Cuidar - Ação Terapêutica da Enfermagem, 1998. v. 01. p. 257.

  • FERREIRA, A. M. ; MARCHI, A. F. ; MARTINS, A. A. R. ; POLETTI, N. A. A. . O curativo de lesão abdominal: relato de experiência de estudantes de enfermagem do grupo de curativos da FAMERP. In: Encontro científico da FAMERP Vll, 1998, São José do Rio Preto. HB Científica, 1998. v. 01. p. 16.

  • FERREIRA, ADRIANO . Limpeza e desinfecção de superfícies ambientais: risco de infecção e práticas de controle. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FERREIRA, A. M. ; BARCELOS, L. S. ; FURLAN, M. C. R. ; RIGOTTI, M. A. ; SANTOS JUNIOR, A. G. ; GUERRA, O. G. . Avaliação de superfícies hospitalares após implementação de um programa de padronização de procedimentos de limpeza e desinfecção. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FERREIRA, A. M. . Manifestações clínicas no lúpus eritematoso sistêmico. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FROTA, O. P. ; FERREIRA, A. M. ; KOCH, R. ; PINTO, S. F. ; BARCELOS, L. S. ; WATANABE, E. ; RIGOTTI, M. A. ; BORGES, N. M. A. ; ALMEIDA, M. T. G. ; NOGUEIRA, M. C. L. . Colheita de aspirado traqueal para o diagnóstico microbiológico de pneumonia associada à ventilação mecânica: comparação de duas técnicas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ANDREOTTI, J. T. ; FERREIRA, A. M. ; PINTO, A. M. A. C. ; Andrade, D. ; RIGOTTI, M. A. ; ALMEIDA, W. A. ; ATZINGEN, M. D. V. ; ALMEIDA, M. T. G. ; NOGUEIRA, M. C. L. . Instrumento de avaliação das boas práticas em centros de material e esterilização: construção e validação. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FERREIRA, A. M. . Conhecimento da gestante sobre os agravos da DST causados na gestação em duas UBS de Juína-MT. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FERREIRA, A. M. . A contribuição da realização do exame papanicolau na detecção de infecção e outras DST. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FERREIRA, A. M. . Abordagem etnofarmacológica de plantas medicinais utilizadas no tratamento de leishmaniose tegumentar no município de Tangará da Serra-MT. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FERREIRA, A. M. . Perfil epidemiológico da AIDS notificados na regional de saúde do município de tangará da Serra no período de 2000 a 2009. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FERREIRA, A. M. . Perfil epidemiológico da leishmaniose Tegumentar Americana no município de Tangará da Serra/MT no período de 2007 a 2009. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FERREIRA, A. M. . Principais microrganismos encontrados em feridas crônicas: revisão integrativa. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FERREIRA, A. M. . Educação em saúde: estratégia para adesão ao tratamento de portadores de Hanseníase no município de Tangará da Serra-MT. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FERREIRA, A. M. . Incidência da transmissão vertical de HIV em Tangará da Serra e região de 2006 a 2009. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FERREIRA, A. M. . O Impacto psicológico causado pelo HPV, relatado pelas portadoras. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FERREIRA, A. M. . DSTs em unidades de saúde da familia. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FERREIRA, A. M. ; Andrade D ; RIGOTTI, M. A. ; GUERRA, O. G. ; BARCELOS, L. S. ; ALMEIDA, M. T. G. . Limpeza de superfícies em unidade de terapia intensiva: avaliação de uma prática. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FERREIRA, A. M. ; RIGOTTI, M. A. ; Andrade D ; WATANABE, E. ; GUERRA, O. G. . Limpeza de superfícies: há diferenças entre as técnicas utilizadas?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FERREIRA, A. M. ; SIMAO, C. M. F. ; FERNANDES, K. R. ; PENA, S. B. ; RIGOTTI, M. A. ; RAMOS, I. B. . Conhecimento e prática de enfermeiras na prevenção e cuidados de feridas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FERREIRA, A. M. ; SOUZA, B. M. V. ; RIGOTTI, M. A. ; LOUREIRO, M. R. D. . Utilização de ácidos graxos no tratamento de feridas: o que nos diz as evidências nacionais?. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FERREIRA, A. M. . AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE LIMPEZA DE SUPERFÍCIES DE UMA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FERREIRA, A. M. . EFETIVIDADE DO ÁLCOOL A 70% EM SUPERFÍCIES PELA ADENOSINA TRIFOSFATO. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ROCO, S. M. L. ; SOUZA, E. F. N. ; ROCHA, K. G. ; FERREIRA, A. M. . Implementação do processo de enfermagem para um paciente com obstrução intestinal: relato de caso. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ROCO, S. M. L. ; SOUZA, E. F. N. ; ROCHA, K. G. ; FERREIRA, A. M. . Diagnóstico de enfermagem para paciente portador de úlcera venosa: estudo de caso. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ROCO, S. M. L. ; FERREIRA, A. M. . Sistematização da assistência de enfermagem a uma paciente no pós-operatório com diverticulite aguda perfurada. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FERREIRA, A. M. ; GONCALVES, R. Q. ; RIGOTTI, M. A. . Conhecimento de enfermeiros sobre úlceras por pressão e medidas preventivas. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • FERREIRA, A. M. ; GONCALVES, R. Q. ; RIGOTTI, M. A. ; Pena, S.B ; PAULA, D. S. . Conhecimento e prática de acadêmicos de enfermagem sobre cuidados com feridas. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • FERREIRA, A. M. . AVALIAÇÃO DE DUAS TÉCNICAS DE LIMPEZA DE SUPERFÍCIES PELO MÉTODO DE ATP POR BIOLUMINESCÊNCIA. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FERREIRA, A. M. ; Andrade D ; RIGOTTI, M. A. ; ALMEIDA, M. T. G. . Staphylococcus aureus resistente à meticilina em superfícies de uma unidade de terapia intensiva. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FERREIRA, A. M. ; Andrade D ; ALMEIDA, M. T. G. ; CUNHA, K. C. . Colchões do tipo caixa de ovo: um possível reservatório de Staphylococcus aureus resistente à meticilina?. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FERREIRA, A. M. ; Andrade D . Luvas de Procedimento: qual sua segurança para realização da técnica limpa?. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FERREIRA, A. M. ; Andrade D . O uso de luvas na realização de curativos: ritual ou mito?. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • RIGOTTI, M. A. ; Andrade, P. E. S. ; FERREIRA, A. M. . Úlceras por pressão: impacto na vida diária. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PENA, S. B. ; PAULA, D. S. ; FERREIRA, A. M. . Estudo Bibliométrico da produção científica "Stricto Sensu" da enfermagem no cuidado com feridas crônicas. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PAULA, D. S. ; PENA, S. B. ; FERREIRA, A. M. . Produção científica da enfermagem "Stricto Sensu" no cuidado com úlceras por pressão. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • GALBIATI, A. T. ; FERREIRA, A. M. . Uso de película biológica natural na cicatrização de feridas. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CHIARI, M. F. ; OLIVEIRA, D. G. M. ; FERREIRA, A. M. ; Andrade D . Exposição ambiental das caixas de luvas de procedimentos e o risco de contaminação. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • FERREIRA, A. M. ; Andrade D . Revisão integrativa da técnica limpa e estéril: consensos e controvérsia na realização de curativos. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • WATANABE, E. ; FERREIRA, A. M. ; Andrade D . Atividade antimicrobiana in vitro de géis com diferentes concentrações de papaína. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

FERREIRA, A. M. . Parecerista AD HOC de Projeto de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE-CAPES) para concessão de Bolsa. 2014.

FERREIRA, A. M. . Consultoria ad hoc da Revista Texto & Contexto Enfermagem realizando a avaliação de dois artigos científicos originais. 2012.

FERREIRA, A. M. . Consultoria ad hoc da Revista Gaúcha de Enfermagem realizando a avaliação de um artigo científico original. 2012.

FERREIRA, A. M. . Consultoria ad hoc da Revista de Enfermagem referência (Portugal/Coimbra) realizando a avaliação de dois artigos científicos originais. 2012.

FERREIRA, A. M. . Avaliação de projetos no Edital Chamada FUNDECT/CNPq/UEMS N° 06/2012 ? PIBIC- UEMS e Edital Chamada FUNDECT/CNPq/UEMS N° 07/2012 ? PIBIC-AAF- UEMS. 2012.

FERREIRA, A. M. . Processo do Edital 15/2012 - Auxílio a Projeto de Pesquisa - APQ-FACEPE. 2012.

FERREIRA, A. M. . Consultor Ad Hoc da Revista Mineira de Enfermagem. 2008.

FERREIRA, A. M. . Consultor "Ad Hoc" da Revista Eletrônica de Enfermagem-Universidade Federal de Goiás.. 2008.

FERREIRA, A. M. . Consultor Ad Hoc da Revista Enfermagem Brasil. 2007.

FERREIRA, A. M. . Membro do Conselho Científico da Revista Enfermagem Brasil. 2007.

FERREIRA, A. M. . Parecer de Doutorado no Exterior. 2015.

FERREIRA, A. M. . Membro da Comissão Verificadora com o objetivo de analisar in loco, as condições de funcionamento das instituições de Educação Superior, sob jurisdição do Sistema Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul. 2011.

FERREIRA, A. M. . Parecerista ad hoc no Edital de Prêmio de Incentivo em Ciências e Tecnologia para o SUS. 2010.

Ferreira, Adriano Menis . Consultor "ad hoc" do trabalho: Infecção do Sítio Cirúrgico. 2007.

FERREIRA, A. M. . Atualização no cuidado de feridas. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FERREIRA, A. M. . Ministrei Palestra: A limpeza como fator determinante da cicatrização. 2008 (Ministrei Palestra: A limpeza como fator determinante da cicatrização) .

FERREIRA, A. M. . Palestra: Avaliação da segurança microbiológica das luvas de látex para procedimentos em uma unidade de terapia intensiva. 2008 (Ministrei Palestra: Avaliação da segurança microbiológica das luvas de látex para procedimentos) .

FERREIRA, A. M. . Ministrei Palestra: Enfermagem e Áreas de Atuação. 2008 (Palestra) .

FERREIRA, A. M. . Ministrei Palestra: Atualização no Tratamento de Feridas. 2008 (Palestra) .

FERREIRA, A. M. . Mini Curso: Novos conceitos na realização de curativos. 2008 (Mini Curso) .

FERREIRA, A. M. . Ministrei Palestra: "Prevenção de infecção relacionada a cateteres intravasculares: a busca de evidência para a prática de enfermagem". 2007 (Palestra) .

FERREIRA, A. M. . Ministrei Palestra: Atualização de Curativos. 2007 (Palestra) .

FERREIRA, A. M. . Ministrei Palestra: Swab de feridas: quando, como e o que significa. Associação Brasileira de Enf. 2007 (Ministrei Palestra: Swab de feridas: quando, como e o que significa. Associação Brasileira de Enferm) .

FERREIRA, A. M. . Ministrei Palestra: Úlceras por pressão: condutas de enfermagem para prevenção. 2007 (Ministrei Palestra: Úlceras por pressão: condutas de enfermagem para prevenção) .

FERREIRA, A. M. . Ministrei Palestra: Novos Conceitos e Técnicas na Limpeza de Feridas-Sociedade de Medicina e Cirurgia de São José do Rio Preto/SP/II Jornada de Estomaterapia. 2006.

FERREIRA, A. M. . Moderador do Módulo Estomas "Assistência de Enfermagem ao Cliente com Colostomia Perineal" - Sociedade de Medicina e Cirurgia de São José do Rio Preto/SP/II Jornada de Estomaterapia. 2006.

FERREIRA, A. M. . Ministrei Palestra: Novos Conceitos e Técnicas na Limpeza de Feridas. VI Jornada de Coloproctologia/II Jornada de Estomaterapia. 2006 (Palestra) .

FERREIRA, A. M. . Moderador do Módulo Estomas. "Assistência de Enfermagem ao Cliente com Colostomia Perineal" VI Jornada de Coloproctologia/II Jornada de Estomaterapia.. 2006.

FERREIRA, A. M. . Ministrei curso: "Assistência de Enfermagem a Pacientes com feridas, Drenos e cateteres". VIII Semana de Enfermagem do Centro Universitário de votuporanga.. 2006 (Curso) .

FERREIRA, A. M. . Ministrei Palestra: Prevenção de infecção em feridas relacionadas à assistência à saúde. 2006 (Ministrei Palestra) .

FERREIRA, A. M. . Prevenção de infecção do sítio cirúrgico: intervenções de enfermagem. 2006 (Ministrei Palestra: Prevenção de infecção do sítio cirúrgico: intervenções de enfermagem) .

FERREIRA, A. M. . Ministrei Palestra - Humanizacão da Assistencia de Enfermagem - Santa Casa de Votuporanga/2005. 2005 (Ministrei Palestra) .

FERREIRA, A. M. . Participação em mesa redonda: Tratamento interdisciplinar das deiscências de sutura - Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto/SP. 2005 (Palestra) .

FERREIRA, A. M. . Ministrei Palestra:Coleta microbiológica de feridas. III Simpósio de Biomedicina. Fundação Educacional de Votuporanga.. 2005 (Palestra) .

FERREIRA, A. M. . Ministrei Aula: "Avaliação de Feridas Infectadas". I Curso de Capacitação em Feridas e Curativos da FAMERP.. 2005 (Aula) .

FERREIRA, A. M. . Ministrei Curso "Atuação da Enfermagem no Cuidado com Feridas e Ostomias". VII Semana de Enfermagem do Centro Universitário de Votuporanga.. 2005 (Curso) .

FERREIRA, A. M. . Ministrei aula: Terapia Tópica de Feridas-Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto/SP. 2004.

FERREIRA, A. M. . Ministrei aula: Assistência de Enfermagem a Pacientes com Feridas Infectadas-Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto/SP. 2004.

FERREIRA, A. M. . Ministrei Curso: Atualização em Prevenção e Tratamento de Feridas/Colégio Ceres: Educação Profissional/São José do Rio Preto-SP. 2004.

FERREIRA, A. M. . Proferi Palestra - Novas Abordagens no Cuidado com Feridas - Hospital Escola Alvaro Alvim - Campos/RJ. 2003 (Palestra) .

FERREIRA, A. M. . Proferi Palestra - Dor na Realização de Curativos: intervenções de enfermagem - Universidade Estácio de Sá - Faculdade de Enfermagem. 2003 (Palestra) .

FERREIRA, A. M. . Proferi Palestra - Ferida Infectada: avaliação e cuidados de Enfermagem - Universidade Estácio de Sá - Faculdade de Enfermagem. 2003 (Palestra) .

FERREIRA, A. M. . Proferi Palestra: Atualização no Tratamento de Feridas - Hospital São Sebastião - São Sebastião do Alto/RJ. 2003.

FERREIRA, A. M. . Ministrei Curso: Cuidado e Tratamento de Feridas: atualização de enfermagem - 55º Congresso Brasileiro de Enfermagem/RJ - 2003. 2003.

FERREIRA, A. M. . Proferi Palestra: Atualização no Tratamento de Feridas - Secretaria Municipal de Saúde - São Mateus/ES. 2002 (Ministrei Palestra) .

FERREIRA, A. M. . Ministrei Curso: Introdução ao Tratamento de Feridas - Universidade Estácio de Sá. 2002 (Curso) .

FERREIRA, A. M. . Ministrei Curso - Aperfeiçoamento Técnico em Central de Material e Esterilização - Escola Técnica de Enfermagem Master - São Mateus/ES. 2001 (Curso) .

FERREIRA, A. M. . Ministrei Curso - Atualização em Feridas e Curativos - Escola Técnica de Enfermagem Master - São Mateus/RJ. 2000 (Curso) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    Integridade física e microbiológica de colchões hospitalares: evidencias para segurança do paciente., Descrição: Dentre os objetos, próximos ao paciente, que podem favorecer o surgimento de infecções cruzadas, o colchão hospitalar ganha destaque, pois permanece em contato com grande extensão corporal do paciente. Além disso, o colchão pode atuar como depósito para sujidade orgânica e/ou inorgânica, tanto em sua superfície, quanto em seu interior quando o revestimento impermeável não está íntegro, contaminando o interior dos colchões como Staphylococcus aureus, inclusive resistente à meticilina (MRSA). Microrganismos que se encontram presentes em superfícies ou interior dos colchões (espuma e capa) podem ocasionar surtos de infecção em hospitais, como ocorridos na Inglaterra, Estados Unidos da América, Canadá e França.Apesar disso, em muitos hospitais, os colchões estão em mau estado, com problemas associados a vazamentos, umedecimento e desgastes. Agravante a este fato, o cuidado, checagem e auditoria de colchões nessas instituições parecem ser aleatórios, com pouco comprometimento para o financiamento de um programa planejado de substituição.Vários estudos têm sido realizados com objetivo de avaliar a presença de microrganismos na superfície dos colchões, porém é escassa a literatura sobre sua integridade e contaminação microbiológica da espuma dos colchões no âmbito dos serviços de assistência à saúde. Diante desses fatos e de que a integridade dos colchões está diretamente associada a surtos devido à presença de microrganismos em seu interior, este estudo objetivou avaliar a integridade física das coberturas dos colchões e a presença de Staphylococcus aureus, inclusive o resistente à meticilina na espuma de colchões hospitalares de instituições hospitalares de diferentes cidades do estado de Mato Grosso do Sul.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Adriano Menis Ferreira - Coordenador / Marcelo Alessandro Rigotti - Integrante / Oleci Pereira Frota - Integrante / Margarete Teresa Gotardo de Almeida - Integrante / Aires Garcia dos Santos Junior - Integrante / Larissa da Silva Barcelos - Integrante / Denise de Andrade - Integrante / Mara Cristina Ribeiro Furlan - Integrante / Willian Albuquerque de Almeida - Integrante / SAMARAH RAFAELA BEVILAQUA - Integrante / GIOVANNA SANTOS CAMPELO - Integrante / Gênesis Donizete da Silva - Integrante.

  • 2018 - Atual

    Avaliação do impacto de uma intervenção educativa na desinfecção de superfícies hospitalares, Descrição: As superfícies hospitalares são apontadas como importante reservatório de microrganismos, especialmente os multiresistentes como Staphylococcus aureus resistente a meticilina (MRSA) e o Enterococus resistente a vancomicina (ERV). Estudos têm demonstrado que melhorias no processo de limpeza/desinfecção podem ser alcançadas através de programas de educação permanente voltados aos profissionais responsáveis pela limpeza/desinfecção do ambiente hospitalar. O estudo objetiva avaliar o impacto de uma intervenção educativa na desinfecção de superfícies hospitalares. A investigação será realizada em três fases. A primeira avaliará o conhecimento dos profissionais responsáveis pela limpeza/desinfecção, por meio de um questionário estruturado, posteriormente será oferecida uma intervenção educativa. Em seguida serão coletadas amostras visuais, microbiológicas (colônias de aeróbios totais, Staphylococcus aureus e seu perfil de resistência a meticilina) e adenosina trifosfato, por meio do sistema Clean-Trace, de cinco superfícies de enfermarias de pacientes alocados em uma clínica médica-cirúrgica. A última fase iniciará dois meses após o término da fase 02 e serão tomadas as mesmas condutas da fase 02. Haverá reaplicação do instrumento utilizado na fase I para reavaliar o conhecimento dos profissionais responsáveis pela limpeza/desinfecção. Espera-se que o estudo colabore para o aumento do conhecimento dos profissionais responsáveis pela limpeza/desinfecção no que diz respeito ao uso criterioso dos produtos sanitizantes e insumos para limpeza/desinfecção, considerando as questões ambientais, sociais e econômicas advindas de uso inadequado e/ou ineficiente dos mesmos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Adriano Menis Ferreira - Integrante / Oleci Pereira Frota - Integrante / Aires Garcia dos Santos Junior - Coordenador / Larissa da Silva Barcelos - Integrante / Beatriz Aparecida Ferreira Segovia - Integrante / Weslley Thiego Ferreira Batista - Integrante / Juany Barreto Pires - Integrante / Bruna Andrade dos Santos - Integrante / Tatiele Paes Garcia - Integrante.

  • 2018 - Atual

    Utilização, manuseio, conhecimento e caracterização de microrganismo presentes em jalecos de profissionais de saúde, Descrição: Os serviços de saúde sofrem vários impactos em decorrência das Infecções Relacionadas à Assistência a Saúde (IRAS), que envolvem gastos, aumento de internação, aumento de morbimortalidade. Para minimizar a ocorrência das (IRAS) é necessário o envolvimento de diversos profissionais que atuma junto ao setor saúde. Para que se possa alcançar o objetivo desse estudo será fundamental o conhecimento de vários profissionais. A assistência a um paciente com infecção demanda o empenho de ações de várias áreas do saber. Nesse sentido conhecer os mecanismos de contaminação dos jalecos, envolvem desde a sua produção e confecção, com a escolha de tecido com menor impacto para a colonização e propagação de microrganismos. Ainda, faz necessário a ampliação dos fatores que envolvem o uso do jaleco seja aspectos relacionados com a engenharia de segurança e saúde no trabalho, na perspectiva de proteção ao profissional. Sendo assim, considerando a complexidade do tema, é necessário a relação das áreas: saúde, engenharia e segurança no trabalho e de profissionais que atuam junto as políticas de recursos humanos no contexto saúde. Portanto, esse projeto trata-se de um estudo interdisciplinar, pois contará com a contribuição de conhecimento de diversas áreas, para ampliar o conhecimento do impacto dos jalecos na contaminação. Trata-se de um estudo transversal, com abordagem quantitativa. Onde serão verificados os microrganismos presentes nos jalecos dos profissionais de saúde. Os participantes do estudo serão submetidos a um questionário, posteriormente os sujeitos serão convidados a etapa de coleta de amostras para a análise microbiológica. As regiões do jaleco que serão coletas são do bolso e do abdômen, pois apresentam maior frequência de contato. Será utilizado a técnica de swabs, com o auxilio de um molde de 4 cm2 o swab estéril será passado no jaleco. Posteriormente os swabs serão introduzidos em um meio de transporte para encaminho ao laboratório de microbiologia. Nesse estudo, as amostras serão semeadas em meio de cultura: Agar sangue de carneiro (universal); Ágar MacConkey (seletivo para enterobactéria), ágar manitol salgado (seletivo para Staphylococcus) e caldo tioglicolato (meio de enriquecimento). Serão incubados em temperatura de 35°C durante 72 horas. Após a coloração de GRAM, os isolados serão analisados em microscópio, posteriormente será identificado a espécie pelo método automatizado pelo sistema Vitek² compact da bioMérieux. Vislumbra-se assim fortalecer a disseminação de conhecimento ao profissional sobre o impacto dos jalecos como vetor na cadeia de transmissão epidemiológica, além de identificar lacunas quanto a uso adequado do jaleco e conhecer os principais níveis de resistências e locais de maior contaminação.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Adriano Menis Ferreira - Coordenador / Marcelo Alessandro Rigotti - Integrante / Aires Garcia dos Santos Junior - Integrante / Larissa da Silva Barcelos - Integrante / Fernando Ribeiro dos Santos - Integrante / Beatriz Aparecida Ferreira Segovia - Integrante / Weslley Thiego Ferreira Batista - Integrante / Juany Barreto Pires - Integrante / vanderlei amaro da silva junior - Integrante.

  • 2017 - Atual

    Cuidados Paliativos na Atenção Primária a Saúde: Diagnóstico Situacional no município de Três Lagoas-MS., Descrição: Trata-se de um estudo de análise diagnóstica, que se constitui numa forma de análise compreensiva e interpretativa da realidade e permite dar conta: (1) dos êxitos e das dificuldades do sistema de saúde para atender à crescente demanda pelos CP na APS e (2) de construir alternativas e possibilidades para o melhor desenvolvimento da gestão, com enfoque para as Redes de Atenção em Saúde (RAS). Assim, o termo diagnóstico configura uma análise situacional que leva em conta as condições gerais de infraestrutura, de planejamento e de apoio das equipes e demais envolvidos nos CP, visando o êxito das ações. Do ponto de vista operacional, seguimos os princípios da triangulação de métodos, estratégia que visa à combinação e cruzamento de múltiplos pontos de vista de autores, técnicas, estratégias e métodos. Os referenciais de base para as variáveis de análise foram: a publicação da Organização Mundial de Saúde (OMS), intitulada: Global Atlas of Palliative Care at the End of Life, o qual considera as ações em CP para todo o mundo (OMS, 2014); a Portaria 4.279/2010, do MS que trata das diretrizes para a estruturação da RAS a partir da integralidade (BRASIL, 2010); a Portaria MS nº 19, de 03 de Janeiro de 2002 que institui no âmbito do SUS o programa nacional de assistência à dor e CP; e o Manual de Cuidados Paliativos da Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP, 2012).Este acervo foi o subsídio para a elaboração de todos os instrumentos e também para os indicadores propostos na pesquisa. A operacionalização da investigação será construída em torno de três etapas de trabalho, cada qual agregando diferentes ciclos de pesquisa e de extensão.A primeira, de caráter exploratório e documental, envolverá a consulta a profissionais de saúde e agentes comunitários atuantes nas unidades da AB (n=329), visando a identificação dos pacientes elegíveis para os CP, considerando-se os critérios da OMS (2014), para tal foi construído um instrumento de coleta específico (APÊNDICE 1). Após, será aplicada a KPS (ANEXO 1) nos prontuários dos pacientes elegíveis para CP (n a ser definido após a consulta a profissionais sobre os elegíveis, universo populacional= 48.300), pois são nestes documentos que os profissionais de saúde fazem a evolução clínica de seus pacientes, portanto, os registros nos prontuários possibilitam sua adoção (PAZ, 2013). A relação dos usuários elegíveis para CP servirá para delimitar o universo dos prontuários a serem avaliados. Os prontuários serão analisados principalmente para extração do nível de dependência e a indicação de CP. Nesta etapa também será feito o mapeamento da rede de atendimento, através de um instrumento específico. Na segunda etapa será realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa, visando a compreensão dos significados atribuídos pelos participantes às suas ações, permitindo uma compreensão mais ampla e profunda a respeito das questões que permeiam os CP na APS (MINAYO, 2012).Para a análise dos dados, será utilizado o referencial metodológico de análise de conteúdo proposto por Bardin, na modalidade Análise Temática e para a discussão acerca dos problemas éticos relacionados ao Acesso aos CP, será utilizado o referencial teórico de Justiça de Norman Daniels. O estudo será realizado nas 14 (quatorze) unidades da ESF do município de Três Lagoas, Mato Grosso do Sul, Brasil. A terceira etapa consistirá nas seguintes ações extensionistas: 1 Reuniões abertas junto a profissionais e comunidade, com o objetivo de sensibilizar a população sobre o papel e a importância dos CP, enfatizando seus benefícios quando introduzidos precocemente. 2. Capacitações da equipe da ESF e cuidadores/familiares quanto: aos conceitos e critérios de elegibilidade para os CP; ao manejo e controle da dor; ao apoio psicosocial; aos cuidados com as feridas e as ostomias; a prevenção das complicações, dentre outras demandas identificadas. 3. Re. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Adriano Menis Ferreira - Integrante / Juliana Dias Reis Pessalacia - Coordenador / Juliana Guimarães Lima Munis - Integrante / Jacqueline Resende Boaventura - Integrante / Sandra Pinto - Integrante / Camila Vitória Leite Fleury dos Reis - Integrante / Cauane Cristina Marceliano - Integrante.

  • 2013 - 2015

    Impacto de intervenções na limpeza de superfícies de um estabelecimento de assistência à saúde, Descrição: O papel das superfícies na transmissão de microrganismos tais como Staphylococcus aureus resistente a meticilina (MRSA) e Enterococcus resistente a vancomicina (VRE) é apoiado pelo fato que a limpeza e/ou desinfecção do ambiente podem reduzir a incidência de colonização ou infecção associado ao cuidado à saúde. Dessa forma, não há como desconsiderar o ambiente como reservatório de microrganismos e, portanto, há de se assegurar que práticas de limpeza e desinfecção de ambientes e superfícies sejam partes integrantes de programas de controle de infecção. Dessa forma, o presente projeto tem como objetivo geral avaliar a eficácia de intervenções na limpeza de superfícies de um estabelecimento de assistência à saúde em três fases. Serão coletadas amostras microbiológica (bactérias aeróbia, Staphylococcus aureus e seu perfil de resistência a oxacilina, por meio de placas de Petrifilm e adenosina trifosfato (ATP) pelo método 3M? Clean-Trace ATP System, de cinco superfícies de enfermarias de pacientes alocados em clínica médico-cirúrgica. Os resultados subsidiarão adequações no processo de limpeza da referida instituição, podendo, assim, contribuir com as reduções de contaminação de fontes secundárias de microrganismos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Adriano Menis Ferreira - Coordenador / Marcelo Alessandro Rigotti - Integrante / Andrea Sanchez - Integrante / Odanir Garcia Guerra - Integrante / Oleci Pereira Frota - Integrante / Aires Garcia dos Santos Junior - Integrante / Jomara Brandini Gomes - Integrante / Larissa da Silva Barcelos - Integrante / Mara Cristina Ribeiro Furlan - Integrante / Fernando Ribeiro dos Santos - Integrante., Financiador(es): Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do MS - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1

  • 2013 - 2015

    Impacto de Intervenções na Limpeza e desinfecção de superfícies de uma Rede Básica de Saúde, Descrição: A disseminação das infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS) frequentemente advém da contaminação cruzada. A via mais comum de transferência de patógenos ocorre entre as mãos de profissionais de saúde e pacientes. No entanto, o ambiente pode contribuir para essa disseminação. Geralmente, o ambiente onde há prestação de cuidados à saúde pode tornar-se contaminado. As superfícies inanimadas e os equipamentos são possíveis fontes de bactérias. Com o foco predominando sobre a higienizacão das mãos, há menos interesse em superfícies que profissionais e usuários dos serviços de saúde tocam. Este estudo pretente avaliar a eficácia de intervenções na limpeza e desinfecção de superfícies de unidades de uma rede básica de saúde. A avaliação será realizada pelos métodos visual, Adenosina Trifosfato (ATP) por bioluminescência e microrganismos aeróbios totais de superfícies de três Unidades de Saúde da Rede Básica. O estudo será desenvolvido em três fases. Fase 1: terá a finalidade de avaliar a efetividade do procedimento de limpeza das superfícies executado rotineiramente nas unidades. Fase 2: terá como objetivo avaliar se as intervenções educacionais implantadas resultará em melhora da limpeza das superfícies. Fase 3: sem intervenção (washout period), na qual será tomadas as mesmas condutas da Fase 1. Essa fase permite avaliar se ao longo do tempo, sem qualquer intervenção, a conduta se mantém ou piora, permitindo identificar se as intervenções implementadas foram incorporadas na prática dos profissionais. Almeja-se que os resultados deste estudo colaborem para o conhecimento da realidade da limpeza/desinfecção do ambiente das unidades.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Adriano Menis Ferreira - Coordenador / Odanir Garcia Guerra - Integrante / Oleci Pereira Frota - Integrante / Aires Garcia dos Santos Junior - Integrante / Regina Queiroz Gonçalves - Integrante / Joselaine Genaro Nakamura Smaka - Integrante / Janaina Trevizan Andreotti - Integrante / Mara Cristina Ribeiro Furlan - Integrante / Rony Carlos Barcelos Blini - Integrante / Ilda Estefani Ribeiro Marta - Integrante / Polyana Rossino Cestari - Integrante / Fernando Ribeiro dos Santos - Integrante., Financiador(es): Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do MS - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1

  • 2013 - 2015

    Avaliação da realização de curativo em pacientes internados em um hospital de ensino, Descrição: Analisar a qualidade prática do procedimento curativo por profissionais de enfermagem, executados em pacientes internados nas unidades de internação médica e cirúrgica de um hospital público no estado de Mato Grosso do Sul.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Adriano Menis Ferreira - Coordenador / Danielle Neris Ferreira - Integrante.

  • 2013 - 2015

    Limpeza de Superfícies de Salas Operatórias: Avaliação Microbiológica e por Adenosina Trifosfato, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Marcelo Alessandro Rigotti em 22/07/2013., Descrição: As infecções adquiridas no meio ambiente hospitalar são apontadas como complicações mais frequentes relacionadas com a assistência, o que aumenta substancialmente os custos com a saúde. Desta forma esta pesquisa destina-se a avaliar a efetividade da limpeza/desinfecção de superfícies de Salas Operatórias (SO) pela detecção de trifosfato de adenosina, colônias aeróbias totais, antes e após a implementação de intervenções pontuais nesse processo. Trata-se de um estudo quantitativo com delineamento prospectivo analítico comparativo que será realizado no centro cirúrgico de um hospital privado de São Jose do Rio Preto/SP. Os estudo constará de 3 fases e as superfícies a serem analisadas: Mesa cirúrgica, Aparelho de anestesia, Mesa acessória e Balcão serão limpadas/desinfetadas pelos profissionais de enfermagem do Unidade de Centro Cirúrgico. Neste sentido, almeja-se que os resultados deste estudo colaborem para o conhecimento da situação de limpeza/desinfecção da SO, assim como para a identificação dos objetos e superfícies mais frequentemente contaminados com potencial reservatório de patógenos que necessitem de maior atenção na prática diária quanto a medidas de controle da disseminação ambiental de matéria orgânica/microrganismos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Adriano Menis Ferreira - Integrante / Marcelo Alessandro Rigotti - Coordenador / Odanir Garcia Guerra - Integrante / Mauro Pinheiro Beijo - Integrante / Mara Corrêa Lelles Nogueira - Integrante / Margarete Teresa Gottardo de Almeida - Integrante / Luciana Flavio de Carvalho - Integrante / Maristela Maricato de Souza - Integrante / Vanessa Aparecida Valadarfes Bispo - Integrante.

  • 2013 - 2015

    Avaliação da eficiência da desinfecção de superfícies de um estabelecimento de assistência à saúde, Descrição: Pretende-se avaliar a eficácia da limpeza de superfícies de uma clínica médico-cirúrgica em diferentes momentos, possibilitando, assim, demostrar algumas variáveis que possam causar mudanças no processo de limpeza e desinfecção de superfícies. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Adriano Menis Ferreira - Coordenador / Marcelo Alessandro Rigotti - Integrante / Aires Garcia dos Santos Junior - Integrante / Larissa da Silva Barcelos - Integrante., Financiador(es): Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do MS - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 2

  • 2013 - 2015

    IMPACTO DE INTERVENÇÕES NA LIMPEZA E DESINFECÇÃO DE SUPERFÍCIES DE UMA REDE BÁSICA DE SAÚDE, Descrição: A disseminação das infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS) frequentemente advém da contaminação cruzada. A via mais comum de transferência de patógenos ocorre entre as mãos de profissionais de saúde e pacientes. No entanto, o ambiente pode contribuir para essa disseminação. Geralmente, o ambiente onde há prestação de cuidados à saúde pode tornar-se contaminado. As superfícies inanimadas e os equipamentos são possíveis fontes de bactérias. Com o foco predominando sobre a higienizacão das mãos, há menos interesse em superfícies que profissionais e usuários dos serviços de saúde tocam. Este estudo pretente avaliar a eficácia de intervenções na limpeza e desinfecção de superfícies de unidades de uma rede básica de saúde. A avaliação será realizada pelos métodos visual, Adenosina Trifosfato (ATP) por bioluminescência e microrganismos aeróbios totais de superfícies de três Unidades de Saúde da Rede Básica. O estudo será desenvolvido em três fases. Fase 1: terá a finalidade de avaliar a efetividade do procedimento de limpeza das superfícies executado rotineiramente nas unidades. Fase 2: terá como objetivo avaliar se as intervenções educacionais implantadas resultará em melhora da limpeza das superfícies. Fase 3: sem intervenção (washout period), na qual será tomadas as mesmas condutas da Fase 1. Essa fase permite avaliar se ao longo do tempo, sem qualquer intervenção, a conduta se mantém ou piora, permitindo identificar se as intervenções implementadas foram incorporadas na prática dos profissionais. Almeja-se que os resultados deste estudo colaborem para o conhecimento da realidade da limpeza/desinfecção do ambiente das unidades e possa impactar no processo de limpeza e desinfecção de superfícies.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (3) . , Integrantes: Adriano Menis Ferreira - Coordenador / Marcelo Alessandro Rigotti - Integrante / Odanir Garcia Guerra - Integrante / Aires Garcia dos Santos Junior - Integrante / Mara Cristina Ribeiro Furlan - Integrante / Polyana Rossino Cestari - Integrante., Financiador(es): Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do MS - Auxílio financeiro.Número de orientações: 2

  • 2013 - 2014

    Ações de controle de infecção das clínicas cirúrgicas ambulatoriais de Campo Grande/MS, Descrição: Este estudo objetiva identificar quais as ações de controle de infecção estão sendo realizadas pelas clínicas cirúrgicas ambulatoriais de Campo Grande, relacionadas à infecção de sítio cirúrgico (baseadas nos Critérios Nacionais de Infecções de sítio cirúrgico ? ANVISA), ao Centro de Material Esterilizado do estabelecimento (baseado na RDC 15/2012),além de identificar os procedimentos cirúrgicos realizados e sua estruturação (funcionamento dos complexos cirúrgicos) de acordo com Legislação do Conselho Federal de Medicina que normatiza estas atividades.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Adriano Menis Ferreira - Coordenador / Joselaine Genaro Nakamura Smaka - Integrante.

  • 2013 - 2014

    Avaliação da prevalência de feridas crônicas em pacientes atendidos em Unidades de Saúde de Três Lagoas/Ms, Descrição: Três lagoas é a quarta cidade mais populosa do estado do Mato Grosso do Sul. Assim, é relevante um estudo sobre a prevalência de pacientes com feridas crônicas neste município, proporcionando subsídios para uma estruturação de uma Comissão de Tratamento de Feridas e, como consequência a elaboração de um Protocolo de cuidados para Feridas. Portanto, o objetivo geral desse projeto é Analisar e avaliar a prevalência de feridas crônicas em pacientes das Unidades Básicas de Saúde em Três Lagoas ? MS.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Adriano Menis Ferreira - Coordenador / Regina Queiroz Gonçalves - Integrante.

  • 2012 - 2014

    Prevalência de feridas crônicas em pacientes de uma unidade de referência de Campo Grande? MS, Descrição: Este trabalho tem como objetivo principal analisar a prevalência de feridas crônicas em pacientes de uma unidade de referência. Será realizado um estudo de prevalência com abordagem descritiva, em um centro de referência no tratamento de feridas, situado na cidade de Campo Grande MS. O estudo utilizar-se-á de entrevistas que serão realizadas seguindo a um roteiro estruturado, conforme padronizado por Martins (2008), com adaptação feita pelos autores e validação de conteúdo por especialistas da área.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Adriano Menis Ferreira - Coordenador / Iara Barbosa Ramos - Integrante.

  • 2012 - 2014

    Perfil dos Centros de Material e Esterilização dos hospitais com unidades de terapia intensiva de Campo Grande/Ms segundo determinações de legislações vigentes, Descrição: É consenso que as infecções cirúrgicas são um grave problema de saúde pública, e que um dos fatores relacionados à sua ocorrência é o não cumprimento as boas práticas para o processamento de produtos para a saúde nos Centros de Material e Esterilização (CME). Este estudo tem como objetivo analisar o perfil dos CME dos Hospitais com leitos de Unidade de Terapia Intensiva do município de Campo Grande/MS, descrevendo suas características e verificando o cumprimento dos critérios de conformidade segundo a RDC ANVISA nº 15, de 15 de março de 2012 e Resolução COFEN nº 424, de 19 de abril de 2012. É uma pesquisa descritiva comparativa e o método de coleta de dados a ser utilizado é através da aplicação de formulários estruturados (roteiros de inspeção) da Coordenadoria de Vigilância Sanitária de Mato Grosso do Sul e a análise dos respectivos relatórios de inspeção. A amostra da pesquisa compreende 11 Hospitais. O resultado desta pesquisa visa à elaboração de informação consistente para que os gestores e responsáveis técnicos pelas respectivas Unidades tenham conhecimento para superar as deficiências estruturais relativas à organização dos serviços e ao processo de trabalho, entre outros elementos importantes ao controle do risco.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Adriano Menis Ferreira - Coordenador / Janaina Trevizan Andreotti - Integrante.

  • 2012 - 2013

    Avaliação comparativa das técnicas de aspiração traqueal protegida vesus convencional: perspectiva microbiológica, Descrição: Apesar de ampla gama de estudos avaliarem e compararem a eficácia diagnóstica dos mais diversos métodos de coleta de secreção traqueal, o aspirado traqueal continua sendo o método mais simples e menos invasivo de obtenção de secreções respiratórias de pacientes submetidos a ventilação mecânica. Além disso, é facilmente realizado à beira do leito, requer um mínimo de treinamento por profissionais de saúde e tem acurácia comprovadamente aceitável.O presente projeto pretende comparar duas Técnicas de coleta de aspirado traqueal: aspiração traqueal tradicional versus protegida na perspectiva microbiológica.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Adriano Menis Ferreira - Coordenador / Oleci Pereira Frota - Integrante.

  • 2011 - 2013

    Prevenção da infecção do trato urinário relacionada ao cateter vesical na perspectiva do conhecimento dos profissionais de saúde, Descrição: Este trabalho tem como objetivo principal avaliar o conhecimento dos profissionais da equipe de enfermagem e dos profissionais médicos que atuam nas unidades de terapia intensiva e nas clínicas médico-cirúrgicas relacionado às recomendações de prevenção da infecção do trato urinário associada ao cateterismo vesical. Será realizado um estudo seccional, multicêntrico tipo ?survey? em 02 hospitais públicos, um de ensino e de grande porte situado na cidade de Campo Grande e, outro, geral de médio porte e de caráter filantrópico na cidade de Três Lagoas ambas as cidades no estado de Mato Grosso do Sul. O estudo utilizar-se-á de um instrumento de coleta de dados baseado em literaturas internacionais referendadas da área onde as intervenções e práticas de controle de infecção são ações pertinentes as práticas da equipe de enfermagem e médicos. Após análise exploratória univariada, serão analisadas as associações entre escores de conhecimento (variável resposta) e as variáveis explicativas, empregando-se medidas de associações apropriadas (teste t para grupos independentes); análise de variância, correlação linear, bem como, a análise de regressão linear múltipla (para avaliar os preditores dos escores de acertos).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Adriano Menis Ferreira - Coordenador / Larissa da Silva Barcelos - Integrante.

  • 2009 - 2011

    Staphylococcus aureus resistente à meticilina em superfícies de uma Unidade de Terapia Intensiva e sua relação com a limpeza ambiental, Descrição: No ambiente hospitalar, os trabalhadores da área de saúde ao prestarem assistência a pacientes ou manusearem objetos podem contaminar suas mãos e subseqüentemente transmitir microrganismos para outras fontes, destacando-se as superfícies ambientais. Há de se destacar a participação destas superfícies na cadeia de infecção como reservatórios. Dessa forma este trabalho tem como objetivos: Avaliar qualiquantitativamente a contaminação de superfícies ambientais próximas de pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva quanto a presença de Staphylococcus aureus e MRSA; Caracterizar genotipicamente as cepas MRSA através da presença do gene mecA; Verificar a diversidade genética entre as amostras de MRSA, através de Eletroforese em Campo Pulsado (PFGE); Avaliar o padrão de higiene e o procedimento de limpeza das superfícies por meio da quantificação de adenosina tri-fosfato (ATP); Correlacionar a presença de S. aureus e MRSA com a limpeza das superfícies por meio da detecção de ATP. Para alcançar os objetivos propostos pretende-se realizar um estudo transversal onde será coletada amostras microbiológicas de 15 unidades de pacientes das seguintes superfícies (grades e manivela da cama, mesa de cabeceira, botões da bomba de infusão e capotes de algodão) na unidade de cada paciente. Para coleta das amostras será utilizada placas Petri FilmTM Staph Express Count System 3MTM e para a triagem de resistência à meticilina o ágar Mueller-Hinton adicionado de 4% de cloreto de sódio e 6 μg/ml oxacilina. A detecção de ATP será pelo teste de bioluminescência utilizando o sistema 3M? Clean-Trace? ATP Systems.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Adriano Menis Ferreira - Coordenador / Marcelo Alessandro Rigotti - Integrante / Denise de Andrade - Integrante / Odanir Garcia Guerra - Integrante / Margarete Teresa Gotardo de Almeida - Integrante., Financiador(es): Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do MS - Auxílio financeiro.

  • 2007 - 2008

    Atividade antibacteriana in vitro de géis com diferentes cconcentrações de papaína, Descrição: Esse estudo tem como objetivo determinar a atividade antibacteriana in vitro de géis com diferentes concentrações de papaína (1, 2, 3, 4, 6, 8 e 10%) frente às bactérias padrão: Staphylococcus aureus (ATCC 6538) e Echerichia coli (ATCC 10538), bem como 4 Pseudomonas aeruginosa hospitalares, por meio da técnica de gotejamento.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . , Integrantes: Adriano Menis Ferreira - Coordenador / Denise de Andrade - Integrante / Evandro Watanabe - Integrante / Izabel Y Ito - Integrante / Andresa Piacezzi Nascimento - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 2

  • 2004 - 2007

    AVALIAÇÃO DA SEGURANÇA MICROBIOLÓGICA DAS LUVAS DE LÁTEX PARA PROCEDIMENTOS EM UMA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA, Descrição: O estudo tem como objetivos quantificar as Unidades Formadoras de Colônias (UFC) das luvas de látex para procedimentos em momentos distintos (início, meio e fim das caixas) na situação real e controle de enluvamento; avaliar a contaminação das luvas conforme o tempo de exposição ambiental das caixas; isolar o microrganismo mais freqüente e determinar o perfil de sensibilidade aos antibióticos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Adriano Menis Ferreira - Coordenador / Denise de Andrade - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 9

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2008

"Menção Honrosa"- pelo trabalho apresentado como Pôster Comentado intitulado: Produção Científica da Enfermagem "Stricto Sensu" no Cuidado com Úlceras por Pressão., Sociedade Brasileira de Estomaterapia: estomias, feridas e incontinências..

2005

Busca de Evidencia que Fundamente a Técnica de Preparo de Medicamentos Parenterais: tocar ou não no embolo? - Premio Rosi Maria Koch., 57 Congresso Brasileiro de Enfermagem.

2003

Coleta de swab de feridas: análise da prática de profissionais da enfermagem, Sociedade Brasileira de Estomaterapia.

1999

Caracterização do paciente portador de ostomia intestinal de um hospital escola de São José do Rio Preto, Associação Brasileira de Enfermagem.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Mato Grosso do Sul-Três Lagoas, Curso de Enfermagem. , Av. Ranulpho Marques Leal, 3220, Distrito Industrial II, 79610100 - Três Lagoas, MS - Brasil, Telefone: (67) 35093750, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2006 - Atual

    Universidade Federal de Mato Grosso do Sul-Três Lagoas

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Desenvolve pesquisa nas linhas de Doenças emergentes, reemergentes e negligenciadas na Região Centro-Oeste: aspectos sócio-culturais ecoambientais, epidemiológicos e clínicos; Avaliação de tecnologias, políticas e ações em saúde no Programa de Mestrado e Doutorado em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste - Medicina - UFMS e nas linhas de pesquisa O cuidado em Saúde e Enfermagem; Políticas e Práticas em Saúde, Educação e Enfermagem No Programa Mestrado em Enfermagem, Curso de Enfermagem - UFMS, ambos em Campo Grande.

    Atividades

    • 02/2019

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Integrado de Saúde, Curso de Mestrado Acadêmico em Enfermagem.,Cargo ou função, Instituir Comissão de Coleta Capes do Programa de PósGraduação em Enfermagem para o período de 15 de fevereiro de 2019 a 31 de março de 2021.RESOLUÇÃO Nº 14, DE 21 DE FEVEREIRO DE 2019. 25/02/2019 BS N° 6986 Pg. 322.

    • 10/2018

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Câmpus de Três Lagoas, Curso de Enfermagem.,Cargo ou função, Membro do Colegiado de Curso do Curso de Mestrado em Enfermagem do Campus de Três Lagoas, nível acadêmico, triênio 2018-2021 INSTRUÇÃO DE SERVIÇO 419, DE 03 DE OUTUBRO DE 2018. 05/10/2018 BS N° 6892.

    • 03/2018

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Câmpus de Três Lagoas, Curso de Enfermagem.,Cargo ou função, INSTRUÇÃO DE SERVIÇO 94, DE 22 DE MARÇO DE 2018.

    • 11/2017

      Direção e administração, Câmpus de Três Lagoas, Curso de Enfermagem.,Cargo ou função, Membro do colegiado de Curso de Graduação em Enfermagem.

    • 08/2016

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Curso de Enfermagem, Colegiado de Curso Do Curso de Mestrado em Enfermagem.,Cargo ou função, INSTRUÇÃO DE SERVIÇO Nº 142, DE 12 DE AGOSTO DE 2016.

    • 09/2015

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Curso de Enfermagem, Colegiado de Curso Do Curso de Mestrado em Enfermagem.,Cargo ou função, Membro da Comissão para Tratar de assunto referente ao ingresso de aluno especial..

    • 09/2015

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Curso de Enfermagem, Colegiado de Curso Do Curso de Mestrado em Enfermagem.,Cargo ou função, Membro da Comissão para Tratar de assunto referente ao ingresso de aluno especial..

    • 08/2014

      Ensino, Mestrado em Enfermagem, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário de Pesquisa II

    • 08/2014

      Ensino, Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio de Docência III

    • 08/2014

      Ensino, Mestrado em Enfermagem, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminários dos Grupos de Pesquisa em Saúde e Enfermagem I, Seminários dos Grupos de Pesquisa em Saúde e Enfermagem II

    • 09/2013

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Curso de Enfermagem, Colegiado de Curso Do Curso de Mestrado em Enfermagem.,Cargo ou função, Membro docente da Comissão de Bolsas CAPES/DS.

    • 08/2013

      Ensino, Mestrado em Enfermagem, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio de Docência I

    • 05/2013

      Serviços técnicos especializados , Câmpus de Três Lagoas, Curso de Enfermagem.,Serviço realizado, Tutor de Larissa da Silva Barcelos como Professora Temporária em disciplinas de graduação.

    • 06/2012

      Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da UFMS, Curso de Enfermagem.,Linhas de pesquisa

    • 05/2012

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Câmpus de Três Lagoas, Curso de Enfermagem.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Estágio - COE.

    • 04/2012

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da UFMS, .,Cargo ou função, INSTRUÇÃO DE SERVIÇO Nº 077, DE 19 DE ABRIL DE 2012. BOLETIM DE SERVIÇO-UFMS Nº 5279 ? SEGUNDA-FEIRA ? 23 DE ABRIL DE 2012.

    • 02/2012

      Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, FUNDAMENTOS DE ENFERMAGEM I

    • 08/2011

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Câmpus de Três Lagoas, Curso de Enfermagem.,Cargo ou função, Membro do Colegiado de Curso de Enfermagem. mandato de 2011-2013. IS n. 126, de 11 de agosto de 2011. BS n. 5114 de 18 de agosto de 2011, pg 20-21.

    • 05/2011

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Curso de Enfermagem, .,Cargo ou função, Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Enfermagem.

    • 03/2011

      Direção e administração, Câmpus de Três Lagoas, .,Cargo ou função, Co-gestor da Ata para Registro de Preços nº 7/2011-UFMS.

    • 03/2011

      Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Medicina, .,Linhas de pesquisa

    • 09/2010

      Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Medicina, Programa de Pós-Graduação em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste.,Linhas de pesquisa

    • 07/2018 - 12/2018

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Integrado de Saúde, Curso de Mestrado Acadêmico em Enfermagem.,Cargo ou função, Membro Permanente da Comissão de Seleção para condução do Processo Seletivo para ingresso de alunos ao Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Curso de Mestrado Acadêmico, no primeiro semestre de 2019. INSTRUÇÃO DE SERVIÇO 2, DE 25 DE SETEMBRO DE 2018. 2.

    • 11/2017 - 09/2018

      Estágios , Câmpus de Três Lagoas, Curso de Enfermagem.,Estágio realizado, Membro da Comissão de Estágio ? COE do Curso de Enfermagem ? mandato 2016/2018. RESOLUÇÃO Nº 556, DE 23 DE NOVEMBRO DE 2017. 28/11/2017 BS N° 6677 Pg. 52.

    • 11/2017 - 09/2018

      Estágios , Câmpus de Três Lagoas, Curso de Enfermagem.,Estágio realizado, Membro da Comissão de Estágio ? COE do Curso de Enfermagem ? mandato 2016/2018. RESOLUÇÃO Nº 556, DE 23 DE NOVEMBRO DE 2017. 28/11/2017 BS N° 6677 Pg. 52.

    • 07/2018 - 07/2018

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Câmpus de Três Lagoas, Curso de Enfermagem.,Cargo ou função, Presidente da Comissão de reformulação do Regulamento de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). INSTRUÇÃO DE SERVIÇO 1, DE 01 DE JULHO DE 2018 .BS N° 6826 de 04/07/2018. Pg. 140.

    • 01/2018 - 02/2018

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Integrado de Saúde, Curso de Mestrado Acadêmico em Enfermagem.,Cargo ou função, INSTRUÇÃO DE SERVIÇO 1, DE 16 DE JANEIRO DE 2018. BS N° 6718 de 26/01/20, Pg. 315.

    • 01/2018 - 02/2018

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Medicina, Programa de Pós-Graduação em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste.,Cargo ou função, Constituir Comissão Especial de Seleção para realizar a seleção dos candidatos inscritos para ingresso no programa no ano letivo de 2018 em nível de Mestrado e Doutorado. INSTRUÇÃO DE SERVIÇO 1, DE 19 DE JANEIRO DE 2018. 8 BS N° 6.

    • 09/2013 - 08/2016

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da UFMS, Colegiado do Curso de Enfermagem.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Bolsas CAPES/DS do Mestrado em Enfermagem. IS Nº 03, de 02 de setembro de 2013. BS Nº 5629 de 20/09/2013.

    • 11/2014 - 07/2016

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da UFMS, Mestrado Acadêmico em Enfermagem.,Cargo ou função, Membro Efetivo do Colegiado de Curso do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem - mandato 2013-2016. IS Nº 263, de 12 de novembro de 20114.

    • 02/2015 - 02/2015

      Direção e administração, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da UFMS, Colegiado do Curso de Enfermagem.,Cargo ou função, Coordenador de Curso do Curso de Mestrado em Enfermagem - Em Exercício.

    • 03/2014 - 07/2014

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Câmpus de Três Lagoas, Curso de Enfermagem.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Reestrutura Curricular do Curso de Enfermagem/CPTL. INSTRUÇÃO DE SERVIÇO Nº 01, DE 19 DE MARÇO DE 2014.BS N° 5749 de 20/03/2014..

    • 11/2013 - 11/2013

      Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da UFMS, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da UFMS.,Atividade realizada, Orientador e Presidente da Banca de Avaliação Preliminar do Projeto de Pesquisa "Impacto de intervenções na limpeza de superfícies de um estabelecimento de assistência à saúde".

    • 11/2013 - 11/2013

      Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da UFMS, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da UFMS.,Atividade realizada, Orientador e Presidente da banca de avaliação preliminar do projeto de pesquisa intitulado "Avaliação do procedimento de curativo em feridas realizado por profissionais de enfermagem" na disciplina Seminário de Pesquisa I.

    • 11/2013 - 11/2013

      Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da UFMS, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da UFMS.,Atividade realizada, Membro Efetivo da banca de avaliação preliminar do projeto de pesquisa intitulado "Impacto das feridas na qualidade de vida de pacientes de uma rede primária de saúde", na disciplina Seminário de Pesquisa I.

    • 08/2013 - 11/2013

      Ensino, Mestrado em Enfermagem, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário de Pesquisa II

    • 08/2013 - 08/2013

      Ensino, Mestrado em Enfermagem, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Vigilância das infecções e biossegurança do cuidado em saúde

    • 03/2013 - 07/2013

      Ensino, Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio de Docência I

    • 11/2012 - 02/2013

      Direção e administração, Câmpus de Três Lagoas, Curso de Enfermagem.,Cargo ou função, Tutor do Professor Temporário Marcelo Alessandro Rigotti - Edital nº 151/2012-PREG -esolução nº 330, de 14 de novembro de 2012.

    • 10/2012 - 02/2013

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da UFMS, Colegiado do Curso de Enfermagem.,Cargo ou função, Membro Suplente da Comissão Organizadora do Processo Seletivo do Curso de Mestrado em Enfermagem. IS N. 02, de janeiro de 2013.

    • 06/2012 - 11/2012

      Ensino, Mestrado em Enfermagem, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio de Docência I carga horária 30 horas, Vigilância das infecções e biossegurança do cuidado em saúde carga horária 60 horas

    • 06/2012 - 07/2012

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da UFMS, Curso de Enfermagem.,Cargo ou função, Membro efetivo da Comissão para efetuar o Processo Seletivo do Programa de Pós-graduação em Enfermagem. IS. n. 118, de 04/06/2012. BS n. 5318 de 22/06/2012.

    • 03/2012 - 07/2012

      Direção e administração, Câmpus de Três Lagoas, Curso de Enfermagem.,Cargo ou função, Tutor de Larissa da Silva Barcelos na categoria professor colaborador na disciplina de Fundamentos de Enfermagem I.

    • 03/2012 - 07/2012

      Ensino, Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio de Docência I

    • 05/2012 - 05/2012

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Câmpus de Três Lagoas, Curso de Enfermagem.,Cargo ou função, Membro da Comissão Organizadora do Projeto de Extensão "III Semana Três-Lagoense de Enfermagem..

    • 08/2011 - 12/2011

      Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO, FUNDAMENTOS DE ENFERMAGEM II, ENFERMAGEM NA ASSISTÊNCIA DE ALTA COMPLEXIDADE

    • 04/2011 - 12/2011

      Extensão universitária , Câmpus de Três Lagoas, Curso de Enfermagem.,Atividade de extensão realizada, Tutor do bolsista Bruno Fernandes Ferreira.

    • 03/2011 - 08/2011

      Serviços técnicos especializados , Curso de Enfermagem, .,Serviço realizado, Responsável pela Monitoria de Fundamentos de Enfermagem I.

    • 03/2011 - 07/2011

      Ensino, Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Estagio de Docência I, Seminários dos Grupos de Pesquisa I

    • 02/2011 - 07/2011

      Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos de Enfermagem I

    • 05/2011 - 05/2011

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Curso de Enfermagem, .,Cargo ou função, Participante da Comissão Organizadora do Projeto de Extensão "I Semana Trelagoense de Enfermagem".

    • 04/2010 - 12/2010

      Extensão universitária , Câmpus de Três Lagoas, Curso de Enfermagem.,Atividade de extensão realizada, Tutor da bolsista Regina Queiroz Gonçalves.

    • 04/2010 - 04/2010

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Curso de Enfermagem, .,Cargo ou função, Membro da Comissão Organizadora e da Execução do Projeto: "Ações comemorativas do dia Mundial da Saúde - 2010..

  • 2004 - Atual

    Escola de Enfermagem da USP-RP

    Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador

    Outras informações:
    Desenvolve colaborando com projetos de pesquisa em andamento e Projetos de Pesquisas em Parceria com a Escola de Enfermagem no Núcleo de Estudos de Prevenção e Controle de Infecção nos Serviços de Saúde (NEPECISS) o qual disponibiliza recursos materiais e físicos,.Participação substancial na concepção ou confecção de Projetos de Pesquisa e/ou manuscrito ou da coleta, análise ou interpretação dos dados; elaboração do trabalho ou realização de revisão crítica do conteúdo intelectual; aprovação da versão submetida do Projeto e/ou artigo.

    Atividades

    • 03/2004

      Pesquisa e desenvolvimento , Escola de Enfermagem da USP-RP, Escola de Enfermagem da USP-RP.,Linhas de pesquisa

  • 2007 - Atual

    Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto

    Vínculo: Parceria, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 0

    Outras informações:
    Desenvolve colaborando com projetos de pesquisa em andamento e Projetos de Pesquisas em Parceria com a Escola de Enfermagem no Núcleo de Estudos de Prevenção e Controle de Infecção nos Serviços de Saúde (NEPECISS) o qual disponibiliza recursos materiais e físicos,.Participação substancial na concepção ou confecção de Projetos de Pesquisa e/ou manuscrito ou da coleta, análise ou interpretação dos dados; elaboração do trabalho ou realização de revisão crítica do conteúdo intelectual; aprovação da versão submetida do Projeto e/ou artigo.

    Atividades

    • 02/2007

      Pesquisa e desenvolvimento , Laboratório de Microbiologia, .,Linhas de pesquisa

    • 11/2007 - 09/2008

      Conselhos, Comissões e Consultoria, CEP, Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos.,Cargo ou função, Membro-Relator.

  • 2000 - 2001

    Centro de Formação em Saúde Pública IESP/SESA

    Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Contratado

    Atividades

    • 06/2000 - 06/2001

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Enfermagem Cirúrgica, Estágio supervisionado

  • 2004 - 2006

    Centro Universitário de Votuporanga

    Vínculo: contrato, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40

    Atividades

    • 01/2006 - 06/2006

      Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado, Saúde do Adulto

    • 08/2005 - 12/2005

      Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Métodos e Técnicas de Pesquisa, Fundamentos de Enfermagem, Estágio Supervisionado

    • 01/2005 - 07/2005

      Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos de Enfermagem, Métodos e Técnicas de Pesquisa, Saúde do Adulto

    • 09/2004 - 12/2004

      Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado

  • 2005 - 2005

    Centro Universitário de Rio Preto

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 20

    Atividades

    • 08/2005 - 12/2005

      Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ética Profissional, Fundamentos do Cuidar em Enfermagem

    • 07/2005 - 07/2005

      Ensino, Farmácia, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Métodos e Técnicas de Investigação científica

  • 2002 - 2004

    Universidade Estácio de Sá

    Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Av: 28 de Março, 432 cep: 28020-740 Campos dos Goytacazes/RJ fone: (22)27377000

    Atividades

    • 08/2002 - 01/2004

      Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Enfermagem Médica - Cirúrgica, Semiologia e Semiotécnica de Enfermagem, Tópicos Avançados em Enfermagem

    • 10/2003 - 11/2003

      Estágios , Hospital Escola Alvaro Alvin, .,Estágio realizado, Enfermagem Cirúrgica.

    • 04/2003 - 06/2003

      Estágios , Hospital Escola Alvaro Alvin, .,Estágio realizado, Enfermegem Médica.

  • 2000 - 2002

    Hospital Dr. Roberto A. Silvares

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Enfermeiro Gerente do Bloco Cirurgico, Carga horária: 40

  • 2001 - 2002

    Prefeitura Municipal de São Mateus

    Vínculo: Serviço Prestado, Enquadramento Funcional: Enfermeiro, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Enfermeiro do Programa de Diabetes e Hipertensão

  • 2004 - 2004

    Universidade Paulista

    Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto

    Atividades

    • 02/2004 - 12/2004

      Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Enfermagem em Unidades de Centro Cirúrgico e Centro de Material

    • 03/2004 - 11/2004

      Estágios , Hospital de Base-Faculdade de Medicina, .,Estágio realizado, Centro Cirúrgico; Centro de Material; Clínica Cirúrgica.

  • 2006 - Atual

    Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2014 - Atual

    Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

    Vínculo: consultor Ad Hoc, Enquadramento Funcional: consultor externo de projetos de pesquisa

    Outras informações:
    Consultor externo do Quadro de Consultores da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, colaborando na análise/avaliação dos projetos e relatórios do Programa de Pesquisa e Iniciação Científica.Divisão de Pesquisa - PROPP