ANDREA FRANCA MARTINS

Professora Associada do Departamento de Comunicação Social da PUC-Rio. Bolsista de Produtividade do CNPq e Líder do Grupo de Pesquisa O documentário no cinema e na televisão: imagens e sentidos em disputa. Possui mestrado e doutorado em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO/UFRJ). Realizou pós-doutorado na University of Reading, na Inglaterra, entre 2016 e 2017. É membro da comissão de Estudos Audiovisuais Brasileiros da AsAECA (Argentina). Foi Coordenadora do GT da COMPÓS, Estudos de Cinema, fotografia e audiovisual, nos anos de 2011 e 2012, Vice-presidente da SOCINE, em 2008 e 2009, e membro do Conselho Deliberativo da mesma entidade entre 2010 e 2016. Tem artigos e livros publicados na área de Comunicação com ênfase em cinema contemporâneo, documentário, produção audiovisual. Seguem algumas publicações: Terras e fronteiras no cinema político contemporâneo (Faperj, 7 Letras), Cinema em azul, branco e vermelho - a trilogia de Kieslowski (Sette Letras, Faperj), Imagens em Disputa (organizadora e colaboradora, ed. 7 Letras) Cinema, globalização e interculturalidade (organizadora, ed. Argos), colaboradora de Ensaios no real (ed. Azougue, 2010), História do Cinema Mundial (ed. Papirus, 2013, 7 edição), Imagem Contemporânea (ed. Hedra, 2009), La Scena y la Pantalla (ed. Colihue, 2013), Déplacements culturels : migrations et identités (ed. Peter Lang, 2013), New Argentine and Brazilian Cinema: Reality Effects (ed. Palgrave macmillan, 2013), Narrativas Sensoriais (Funarte, ed. Circuito, 2014), entre outros.

Informações coletadas do Lattes em 24/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Comunicação

1998 - 2001

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Terras e Fronteiras: imagens de itinerância no cinema contemporâneo
Rogério Luz. Coorientador: Consuelo Lins. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Mestrado em Comunicação

1994 - 1996

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Três proposições para uma imagem: a trilogia de Kieslowski,Ano de Obtenção: 1996
Rogério Luz.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Graduação em Comunicação Social

1986 - 1990

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2016 - 2017

Pós-Doutorado. , University of Reading, UR, Inglaterra. , Grande área: Ciências Sociais Aplicadas

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação Visual/Especialidade: Cinema.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Cinema/Especialidade: Cinema Brasileiro.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Rádio e Televisão.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

MARTINS, Andrea França ; FURTADO, G. P. . Organizador do painel "The Material of Memory: Latin American Documentary and the task of remembering". 2015. (Congresso).

MAUAD, A. M. ; MARTINS, Andrea França ; MOLFETTA, A. ; LEANDRO, A. M. ; BERNINI, E. ; LISSOVSKY, M. ; KORNIS, M. ; MORETTIN, E. . Memórias audiovisuais da ditadura: imagens em disputa. 2015. (Congresso).

MARTINS, Andrea França . Congresso da SOCINE. 2012. (Congresso).

MARTINS, Andrea França . Congresso da SOCINE. 2011. (Congresso).

MARTINS, Andrea França ; PEREIRA, M. . XIX COMPÓS - Associação brasileira dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação. 2010. (Congresso).

MARTINS, Andrea França ; Habert, Angeluccia ; PEREIRA, M. . Cinema documentário e televisão brasileira nos anos 1970: o Globo Repórter. 2010. (Outro).

MARTINS, Andrea França ; LOPES, D. . XII SOCINE. 2008. (Congresso).

MARTINS, Andrea França ; LINS, C. ; BENTES, I. . Documentário e Arte Contemporânea. 2007. (Outro).

GATTI, J. ; MARTINS, Andrea França ; LOPES, D. . XI Encontro Internacional da Socine. 2007. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Arquivos da Ditadura.Arquivos da Ditadura Salazar - Master Class com Susana de Sousa Dias. 2014. (Seminário).

Colóquio Internacional Cinema, Estética e Política. Imagens do cinema e a disputa pelo acontecimento histórico. 2014. (Congresso).

Encontros com o Exílio. Os brinquedos-fósseis e o tempo da memória. 2014. (Congresso).

Migrações e Identidades.A invenção do lugar no cinema de fronteiras contemporâneo. 2011. (Seminário).

SOCINE. Documento, arquivo: o cinema como obra de montagem. 2011. (Congresso).

XIX COMPÓS. Ocupar espaços, amigo, eu digo, brechas: o programa Globo Repórter na década de 1970. 2010. (Congresso).

À Pele da Película.Cinema, Poesia, tempo e afeto. 2009. (Encontro).

Colóquio Internacional Cinema, Tecnologia e Percepção. Cinema, julgamento, repetição. 2009. (Congresso).

Encontro Internacional de Imagem Contemporânea. Variações do Tribunal e do Documental nas imagens contemporâneas. 2009. (Congresso).

Seminário Internacional Retornos do Real: Cinema e Pensamento Contemporâneos.Cinema documentário e o Retorno daquilo que foi. 2009. (Seminário).

XVIII Encontro da COMPÓS - Associação Nacional dos Programas de Pós Graduação em Comunicação. O documentário entre a cena do tribunal e a cena do teatro. 2009. (Congresso).

Festival Internacional de Cinema É Tudo Verdade. O Cinema experimental no Brasil: Arthur Omar, Cao Guimarães e CArlos Adriano. 2008. (Congresso).

CineCufa.Meios de Produção: soluções simplificadas para resultados potencializados. 2007. (Encontro).

Brasil Profundo. Documentário brasileiro, favela e violência. 2006. (Congresso).

Congresso internacional de Documentário Visible Evidence. Documentário e arte contemporânea. 2006. (Congresso).

Festival CineVídeo de Vitória.Verdades e mentiras do documentário. 2006. (Seminário).

Intercom. O cinema sob o risco do real. 2005. (Congresso).

O cinema de Bollywood.Cinemas do Terceiro Mundo. 2005. (Encontro).

Retrospectiva do cineasta Kieslowski.A trilogia de Kieslowski. 2005. (Encontro).

Foucault Hoje?.Ressonâncias do pensamento de Foucault no cinema. 2004. (Encontro).

VIII Seminário Salínguas: Mudança e tradição em contextos contemporâneos: múltiplas linguagens.Cultura mestiça nas imagens do cinema contemporâneo. 2004. (Seminário).

Colóquio Transdisciplinar Resistências.Filmas as resistências ou produzir uma imagem resistência?. 2002. (Encontro).

I Festival Araribóia Cine.Relações de Gênero. 2002. (Encontro).

VI Encontro da SOCINE. Cinema e vida em Kiarostami e Makhmalbaf. 2002. (Congresso).

34 Festival de Cinema de Brasília.Dramaturgias do Cinema Latino-Americano. 2001. (Seminário).

V Encontro da SOCINE. Terras e Fronteiras em Estorvo de Ruy Guerra. 2001. (Congresso).

IV Encontro da SOCINE. Interdição e extracampo absoluto em Trem da Vida e a Vida é bela. 2000. (Congresso).

13 Congresso de Alcoolismo e Outras Dependências (ABEAD). Arte, Mídia e Dependência química. 1999. (Congresso).

III Encontro Anual da SOCINE.Barril de Pólvora e as Margens da nação. 1999. (Encontro).

VIII Encontro da COMPÓS.Cinema político de Fernando Solanas e Walter Salles. 1999. (Encontro).

II Encontro anual da SOCINE.Duas versões da ex-Iugoslávia: Kusturica e Dragojevic. 1998. (Encontro).

4@ Jornada de Pesquisadores em Ciências Humanas.Terra global no cinema. 1997. (Seminário).

I Encontro anual da SOCINE.Cinemas internacionais. 1997. (Encontro).

XXIV Jornada Internacional de Cinema da Bahia. Cinema e Globalização. 1997. (Congresso).

Estados Alterados da Política. Um outro cinema Político. 1996. (Congresso).

Grandes cineastas.O Cinema do polonês Kieslowski. 1996. (Encontro).

Pontos de Fuga: Visão, Tato e outros Pedaços.O olhar voyeur no cinema. 1994. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Diego Morais Vieira Franco

MARTINS, Andrea França; LINS, C.; LEANDRO, A.. No Intenso Agora: ensaio sobre o cinema de arquivo. 2019. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Cultura) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Maria Eduarda Kuhnert Machado

MARTINS, Andrea França; DANZINGER, L. B.; GERALDO, S. C.. Sobre o ponto de doença das imagens: a montagem poética do filme-instalação Natureza Morta. 2019. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Cultura) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: David Tygel

MARTINS, Andrea França. A música no espírito do filme: música e narrativa no cinema. 2017. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Ana Teresa Gotardo

MARTINS, Andrea França; REBELLO, P.; FREITAS, R. F.. Rio para gringo: a construção de sentidos sobre o carioca para consumo turístico. 2016. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Johanna Gondar Hildenbrand

MARTINS, Andrea França. Memórias e sensações: o excesso no cinema de terror do século XXI. 2015. Dissertação (Mestrado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Juliana Chagas Gouveia

MARTINS, Andrea França; KORNIS, M.; HEYNEMANN, L.. Heróis do real: a construção do personagem exemplar no programa Por Toda a minha vida. 2015. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Hermano Arraes Callou

MARTINS, Andrea França; PARENTE, A.; LEANDRO, A.. Uma arte das relações: a montagem de Harun FArocki. 2014. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Cultura) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Renata Fonseca Catharino

MARTINS, Andrea França. Potências do intervalo: a montagem em Serras da Desordem. 2014. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Cultura) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Emiliano Fischer Cunha

MARTINS, Andrea França; GUTFREIND, C.. Cinema de fluxo no Brasil: filmes que pensam o sensível. 2014. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: Anna Maria De Azevedo

MARTINS, Andrea FrançaHabert, Angeluccia. A potência da imagem-ruína na poética do cinema. 2014. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Thaís Continentino Blank

MARTINS, Andrea França; LISSOVSKY, M.; TUCHERMAN, I.. Imagens do Brasil no cinema alemão: os cinejornais sobre o Brasil de 1934 a 1941. 2010. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Flávio Costa Pinto de Brito

MARTINS, Andrea França; PEREIRA, M.; XAVIER, I.. Salò e o Cinema Impopular segundo Pier Paolo Pasolini. 2010. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Juliana Cardoso Franco

MARTINS, Andrea França; LOPES, D.. Eu sou uma imagem: práticas autorreferentes no cinema. 2010. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Juliano Gomes

MARTINS, Andrea França; LINS, C.. Jonas Mekas: documentário e subjtividade. 2010. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Noale de Oliveira Toja

MARTINS, Andrea França. TV Maxambomba: Processos de Singularização. 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) - Faculdade de Educação da Baixada Fluminense.

Aluno: Bruno Bortoluz Polidoro

KILPP, S.;MARTINS, Andrea França. Sobre a Luz e as potências do escuro nas fotografia. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Paola Barreto Leblanc

MARTINS, Andrea França; VIEIRA, J. L.. Composição para circuito de video-vigilância. 2009. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Ricardo Weschenfelder

MARTINS, Andrea França. Labirinto de espelhos: a trilogia no cinema. 2009. Dissertação (Mestrado em Literatura) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Luiz Gustavo Vidal Xavier

MARTINS, Andrea França. O Estado de Exceção no cinema brasileiro contemporâneo. 2008. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Fabio Crispim de Oliveira

MARTINS, Andrea França. Espaços excludentes e corpos excluídos: a narrrativa cinematografica de Lars von Trier. 2008. Dissertação (Mestrado em Literatura) - Universidade de Brasília.

Aluno: Joana de Oliveira Brea

MARTINS, Andrea França. Sutis resistências: criação cinematográfica e instâncias de produção de filmes. 2008. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Layne do Amaral Pereira

Gonçalves, Marcio;MARTINS, Andrea França. O Real no Imaginário: estéticas realistas nas ficções nacionais contemporaneas. 2007. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Alexandre Baliú Bräutigam

MARTINS, Andrea França. Sonologia e Cinema: elementos para análise audiovisual. 2007. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Virginia Osorio Flores

MARTINS, Andrea França. O som no cinema. 2006. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Simplício Neto Ramos de Souza

MARTINS, Andrea França. O realismo na representação da favela carioca. 2006. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: PEDRO MODESTO LIMA

MARTINS, Andrea França. Makmalbaf Film House: a dimensão política na linguagem do cinema de Mohsen e Samira Makmalbaf. 2005. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Mariana Baltar Freire

MARTINS, Andrea França; CLEMENTE, T.. Todos os nordestes: apagamentos e permanências do imaginàrio no documentàrio contemporaneo. 2003. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Fernando Morais da Costa

MARTINS, Andrea França. Som no cinema, silêncio nos filmes: o inexplorado e o inaudito. 2003. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Eliska Altmann

MARTINS, Andrea França. Por uma representação verdadeira: o caso do manifesto cinematográfico dogma 95. 2003. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Geisa Rodrigues

MARTINS, Andrea França. Cinema e sentido - a mulher, o olhar e a janela. 2002. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Adriana Cursino

MARTINS, Andrea França. Fragmentos de realidade - As estéticas cinematográficas construídas pelo Cinema Verdade francês e pelo Cinema Direto americano e suas relações com o documentário brasileiro contemporâneo. 2001. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: [Nome removido após solicitação do usuário]

MARTINS, Andrea França; PARENTE, A.; MACIEL, K.; FABIAO, A. C.; SALES, A. C.. Recomposições: poéticas da apropriação na arte contemporânea. 2020. Tese (Doutorado em COMUNICAÇÃO E CULTURA) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Rodrigo Sombra Campos

MARTINS, Andrea França; LISSOVSKY, M.; OLIVEIRA, J.; ABREU, L. P.; CUNHA, E. L.. O cinema de John Akomfrah: passagens entre a diáspora e o arquivo. 2019. Tese (Doutorado em COMUNICAÇÃO E CULTURA) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Luiz Garcia Vieira Junior

MARTINS, Andrea França; VIEIRA, J. L.; MIGLIORIN, C.. Que fazer com um pedaço de cinema? Laboratório e práticas no reemprego de imagens. 2016. Tese (Doutorado em Comunicação) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Jamer Guterres de Mello

MARTINS, Andrea França; GUTFREIND, C.. Agenciamentos estéticos e políticos no audiovisual contemporâneo: imagens de arquivo em Harun Farocki. 2016. Tese (Doutorado em Comunicação e Informação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Thaís Continentino Blank

MARTINS, Andrea França; LISSOVSKY, M.; KORNIS, M.; LINS, C.. Da Tomada à Retomada: origem e migração do cinema doméstico brasileiro. 2015. Tese (Doutorado em COMUNICAÇÃO E CULTURA) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Renato Schvartz

MARTINS, Andrea França; BALTAR, M.; GOMES, Renato. C.. A montagem na literatura e no cinema contemporâneos: memória e modularidade sob a esfera do digital. 2015. Tese (Doutorado em Departamento de Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Hernán Rodolfo Ulm

MARTINS, Andrea França; LINS, C.; FERRAZ, M. C. F.. A fenda incomensurável: literatura e cinema. 2014. Tese (Doutorado em Doutorado em Letras Universidade Federal Fluminense) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Wilson Oliveira da Silva Filho

MARTINS, Andrea França. Memórias vivas e camadas híbridas: cinema, colecionismo e performance audiovisual em tempo real. 2014. Tese (Doutorado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Marcelo Carvalho da Silva

MARTINS, Andrea França; BENTES, I.; ANTOUN, H.; VASCONCELLOS, J. L.; RAMOS, G. P.. Do universo maquínico à imagem oculta do cinema. 2014. Tese (Doutorado em COMUNICAÇÃO E CULTURA) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Milena de Lima Travassos

MARTINS, Andrea França; LISSOVSKY, M.; LOPES, L. F.; BASTOS, T.; LIMA NETO, M. R.. Alegoria e imagem no cinema de Andrei Tarkovski. 2014. Tese (Doutorado em COMUNICAÇÃO E CULTURA) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Julio Carlos Bezerra

MARTINS, Andrea França; FELINTO, E.; VIEIRA, J. L.; FERRAZ, M. C. F.. A aurora do mundo: propostas sobre um certo cinema contemporâneo. 2013. Tese (Doutorado em Doutorado em Comunicação) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Erly Milton Vieira Junior

MARTINS, Andrea França. Marcas do realismo sensório no cinema contemporâneo. 2012. Tese (Doutorado em Comunicação e Cultura) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: PATRICIA REBELLO DA SILVA

MARTINS, Andrea França. O documentário so o risco do ensaio: subjetividade, liberdade e montagem. 2012. Tese (Doutorado em Comunicação e Cultura) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Rodrigo Cazes

MARTINS, Andrea França. Carolina de Jesus e Ozualdo Candeias - a emergência da cultura popular modificada no Brasil dos séculos XX e XXI. 2012. Tese (Doutorado em Departamento de Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Anna Lee Rosa de Freitas

MARTINS, Andrea França. A missa bárbara rezada por Glauber Rocha - num tempo em que era proibido proibir. 2011. Tese (Doutorado em Doutorado - Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Victa de Carvalho

MARTINS, Andrea França; MACIEL, K.. O Dispositivo nas artes contemporâneas. 2008. Tese (Doutorado em COMUNICAÇÃO E CULTURA) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Maria Henriquetta Satt

MARTINS, Andrea França. Os dispositivos de interação e a sociabilidade documental. 2007. Tese (Doutorado em Artes Visuais) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Daniel Vidal Mattos

MARTINS, Andrea França; AMARAL, M. T.; FELINTO, E.. Cultura, Mercado e Perspectivas para o audiovisual brasileiro no sec. XXI. 2006. Tese (Doutorado em Comunicação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Carlos Eduardo Fialho

MARTINS, Andrea França; MAUAD, A. M.; BENTES, I.; VIEIRA, J. L.; ANTOUN, H.. Entre o Ócio e o Ilícito: representações do tempo livre no cinema brasileiro. 2005. Tese (Doutorado em Comunicação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Luiz Augusto Coimbra de Rezende Filho

MARTINS, Andrea França. Documentário e Virtualização. 2005. Tese (Doutorado em Comunicação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Elianne Ivo Barroso

MARTINS, Andrea França; LINS, C.; LISSOVSKY, M.; MACIEL, K.. Máquinas de Agenciamento de Imagens: uma contribuiçao para o estudo da Tecnica Audiovisual. 2003. Tese (Doutorado em Comunicação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Rodrigo Sombra Sales Campos

MARTINS, Andrea França; LISSOVSKY, M.; CUNHA, E. L.. Imagens migrantes: passagens do cinema entre exílio, refúgio e diáspora. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em COMUNICAÇÃO E CULTURA) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Theresa Christina Barbosa de Medeiros

MARTINS, Andrea França. A experiência teórico-prática da Escola Livre de cinema de Nova Iguaçu. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Leonardo Gomes Esteves

MARTINS, Andrea França; LEANDRO, A. M.; PEREIRA, M.; MACHADO, R.. Destruição em coletividade: a produção audiovisual no Maio de 68. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Isabel Castro

MARTINS, Andrea França; LEANDRO, A.. Só me interessa o que não é meu: uma investigação estética de filmes de montagem brasileiros. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em COMUNICAÇÃO E CULTURA) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Patrícia Furtado Mendes Machado

MARTINS, Andrea França; LISSOVSKY, M.; LINS, C.; LEANDRO, A. M.. Espectros da Ditadura: tomada e retomada de imagens testemunhais no documentário. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em COMUNICAÇÃO E CULTURA) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Hernan Ulm

MARTINS, Andrea França. Imagens do tempo na literatura e no cinema contemporâneos. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Estudos de Literatura) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Julio Carlos Bezerra

MARTINS, Andrea França; VIEIRA, J. L.. O corpo como cogito: propostas sobre um cinema contemporâneo. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Comunicação) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Rodrigo Cazes Costa

MARTINS, Andrea França; LOPES, D.. A violência nas escritas da margem: dois períodos de um processo. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Departamento de Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Anna Lee Rosa de Freitas

CARDOSO, M. R.; KIFFER, A. P.; CESAR FILHO, F.;MARTINS, Andrea França. O intempestivo na obra de Glauber Rocha. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Departamento de Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Mariana Baltar

VIEIRA, J. L.;MARTINS, Andrea França. O melodrama no documentário brasileiro contemporâneo. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Comunicação) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Alexandre Curtiss Alvarenga

MARTINS, Andrea França. Remanescentes do Discurso das Luzes: Aspectos teóricos da crítica cinematográfica brasileira da década de 90. 2002. Exame de qualificação (Doutorando em Comunicação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Maria Eduarda Kuhnert Machado

MARTINS, Andrea França; Danzinger, Leila; Sheila Geraldo. Sobre os pontos de doença das imagens: a montagem poética do filme Natureza Morta. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Artes) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Diego Vieira Franco

MARTINS, Andrea França; LEANDRO, A.; LINS, C.. No intenso agora: reflexões sobre o cinema de arquivo. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação e Cultura) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Ana Teresa Gotardo

MARTINS, Andrea França; REBELLO, P.; FREITAS, R. F.. Rio para gringo: a construção de sentidos sobre o carioca para consumo turístico. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Diana Patricia Cuellar España

MARTINS, Andrea França; PARENTE, A.; LINS, C.. Documentartismo: movimento, arte e documentário. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação e Cultura) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Johanna Gondar Hildenbrand

MARTINS, Andrea França. Memória e sensações: excesso e minimalismo no cinema do século XXI. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Hermano Arraes Callou

MARTINS, Andrea França. Harum Farocki: a forma montagem e a imagem de arquivo. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação e Cultura) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Renata Fonseca Catharino

MARTINS, Andrea França; REZENDE, L. A.. Montagem da História e relação com o Outro em Serras da Desordem. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação e Cultura) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Maíra F

MARTINS, Andrea França. Sala.Madame Satã: a construção da personagem violenta no cinema brasileiro contemporÂneo. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Maurício de Bragança

MARTINS, Andrea França. O que é que a rumbeira tem?. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Felipe Bragança

MARTINS, Andrea França. Verdade e Políticas da auto-fabulação no Cinema. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Bernardo Dinis Lopes Ururahy

MARTINS, Andrea França. Compreensão narrativa e resposta emocional: o filme clássico pela teoria cognitiva. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Ana Paula Nunes

MARTINS, Andrea França. Cinema e espectador. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema) - Universidade Federal Fluminense.

MARTINS, Andrea França. Estudos da Narrativa. 2009. Universidade Federal Fluminense.

MARTINS, Andrea França; FLAKSMAN, A.; JUAZEIRO, M.. Fomento ao Audiovisual Carioca 2015 ? VIVA O CINEMA!. 2015. RIOFILME.

PEREIRA, M.;MARTINS, Andrea FrançaHabert, Angeluccia. Banca de Seleção para o Curso de Mestrado. 2011. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

MARTINS, Andrea França; LOPES, D.; LINS, C.; PRYSTHON, A.; VIEIRA, J. L.; BENTES, I.; BAMBA, M.. Comitê de Seleção dos trabalhos para o XV Encontro SOCINE. 2011. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

MARTINS, Andrea França; Rocha, Everardo; Rodrigues, José Carlos. Banca de Seleção de Mestrado. 2010. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

MARTINS, Andrea França; LISSOVSKY, M.; LOPES, D.. Por uma estética do fluxo: corpo e espaço-tempo nas paisagens transculturais do cinema contemporâneo. 2010. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

CORSEUIL, A. R.; GATTI, J.; LOPES, D.;MARTINS, Andrea França; MASCARELLO, F.; PRYSTHON, A.. Comitê de Seleção dos trabalhos apresentados para o XIV Encontro SOCINE. 2010. Universidade Federal de Pernambuco.

MARTINS, Andrea França. Processos de subjetivação na produção da TV Comunitária: a TV Maxambomba. 2010. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

MARTINS, Andrea França; LISSOVSKY, M.. A representação do Brasil nos cine-jornais alemães da década de 30. 2009. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

MARTINS, Andrea França; LOPES, D.. Filmes autobiográficos: a busca do cineasta contemporâneo. 2009. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

MARTINS, Andrea França; LINS, C.; TUCHERMAN, I.. Os filmes-diários de Jonas Mekas: documentário e subjetividade. 2009. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

MARTINS, Andrea França; BAUER, E.; BRASIL, G. A.; CESAR FILHO, F.; LINDEMBERG, B.. Júri do Projeto Revelando os Brasis da Secretaria do Audiovisual e do Minc.. 2006.

MARTINS, Andrea França. Juri do Festival de Cinema Internacional Femina. 2006.

LABAKI, A.;MARTINS, Andrea França; FREIRE, M.. Comissão de Seleção dos trabalhos apresentados para o Congresso do Visible Evidence. 2006.

MARTINS, Andrea França. Comitê de Seleção dos trabalhos apresentados para o Encontro SOCINE. 2006.

MARTINS, Andrea França; BIAGGIO, J.; EWALD FILHO, R.; CAETANO, M. R.. Membro da Comissão que elege o filme brasileiro concorrente a uma vaga para Melhor Filme Estrangeiro no Oscar/2006. 2005.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Antonio Pacca Fatorelli

FATORELLI, Antonio Pacca; PELBART, P. P.; LUZ, Rogerio. Terras e fronteiras ? imagens de itinerância no cinema contemporâneo. 2001. Tese (Doutorado em Comunicação e Cultura) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Mauro José Sá Rego Costa

COSTA, M. J. S. R.; MARTINS, A. F.. Três Proposições para uma Imagem: a Trilogia de Kieslowski. 1995. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluízio Ramos Trinta

TRINTA, Aluizio Ramos. Três proposições para uma imagem; a trilogia de Kieslovski. 1995. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Janice Caiafa Pereira e Silva

CAIAFA, Janice. Três proposições para uma imagem: a trilogia de Kieslowski. 1995. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Joao Luiz Vieira

VIEIRA, J. L.; LUZ, R.; LINS, C.; BENTES, I.; PELBART, P. P.. Terras e fronteiras: imagens da itinerância no cinema contemporâneo. 2001. Tese (Doutorado em Comunicação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Lucas Coimbra

Imagens da adolescência no cinema brasileiro contemporâneo; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; (Orientador);

Marcell Carrasco

Estéticas afrodiaspóricas no cinema brasileiro contemporâneo; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Nicholas Andueza

O corpo que volta: fotogenia e biopolítica em filmes de arquivo; Início: 2018; Tese (Doutorado em COMUNICAÇÃO E CULTURA) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Coorientador);

Marcia Antabi

Imagens documentais da Shoah: montagens e arquivos que atravessam o tempo; Início: 2018; Tese (Doutorado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; (Orientador);

Guilherme Bento de Faria

O uso do arquivo nas imagens da publicidade e do cinema durante a ditadura; Início: 2016; Tese (Doutorado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; (Orientador);

Luciane Moreira Bustamante

Imagens documentais e o tempo da memória no cinema africano; Início: 2016; Tese (Doutorado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; (Orientador);

Ítalo Rocha Viana

Vozes do documentário nos anos 1980: o choque geracional entre distintas representações do real na transição política no Brasil; 2018; Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Andrea França Martins;

Nicholas Andueza

Paisagem urbana, terrorismo e emancipação: a máscara e o sorriso na trilogia cinematográfica de Batman; 2016; Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro,; Orientador: Andrea França Martins;

Juliana Gouveia Chagas

A construção dos personagens célebres nos documentários biográficos; 2015; Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Andrea França Martins;

Yana Santos Kaufmann

Cinema documentário e auto-representação; 2013; Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Andrea França Martins;

Itauana Fonseca Coquet

Modos da memória no cinema documentário brasileiro contemporâneo; 2013; Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Andrea França Martins;

Guilherme Bento de Faria Lima

Montagem e ressignificação de imagens de arquivo no documentário ONIBUS 174; 2012; Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Andrea França Martins;

Patrícia Machado

Políticas da memória:o cinema latino-americano dos anos 60/70 no documentário Rocha que Voa; 2010; Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro,; Orientador: Andrea França Martins;

Carla Silveira do Nascimento

Entre-atos e o documentário de observação no Brasil; 2009; Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Andrea França Martins;

Roberta Giannini

Uma análise de transcriações cinematográficas a partir de Julio Cortázar; 2008; Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro,; Orientador: Andrea França Martins;

Ricardo Valadão MAtos

Imagens do funk no cinema nacional; 2008; Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro,; Orientador: Andrea França Martins;

Elizabeth Motta Jacob

uM LUGAR PARA SER VISTO: A CONSTRUÇÃO DA PAISAGEM NO CINEMA; 2006; Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Andrea França Martins;

Rubio Gable Rodrigues de Campos Junior

Ladrões de cinema: a história brincada; 2004; 117 f; Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Andrea França Martins;

Raffaella de Antonellis

Cinema possível/cinema mundo: os labirintos da simultaneidade; 2003; 0 f; Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Coorientador: Andrea França Martins;

Leonardo Esteves

Dialéticas da desconstrução: Maio de 68 e o cinema; ; 2017; Tese (Doutorado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Andrea França Martins;

Patrícia Furtado Mendes Machado

Imagens que restam: a tomada, a busca dos arquivos, o documentário e a elaboração de memórias da ditadura brasileira; 2016; Tese (Doutorado em COMUNICAÇÃO E CULTURA) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Andrea França Martins;

Leonardo Esteves

Política e estética nas imagens de Maio de 68; 2014; Tese (Doutorado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Andrea França Martins;

Patricia Furtado Machado

Cineastas-trapeiros e as memórias das ditaduras latino-americanas; 2012; Tese (Doutorado em COMUNICAÇÃO E CULTURA) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Andrea França Martins;

Nina Castro Trugilio

A representação feminina no cinema de animação de Miyazak; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Cinema) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Andrea França Martins;

Rafaela Pereira Cunha

O Gesamtkunstmerk de Wagner no cinema musical; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Cinema) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Andrea França Martins;

JOAO HENRIQUE NISSENBAUM

Heranças e similaridades estéticas entre cinema e jogos eletrônicos contemporâneos; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Cinema) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Andrea França Martins;

Raquel Gonçalves Monteiro

Jardim Oceânico; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Cinema) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Andrea França Martins;

ANA CAROLINA CAMPOS DE SOUZA NUNES

Presente Enquanto; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Cinema) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Andrea França Martins;

ISABEL COUTINHO KORACAKIS

As cineastas por trás das câmeras no cinema brasileiro; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Cinema) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Andrea França Martins;

Arthur Naar

Dos filmes diários aos vlogs: uma análise comparativa; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Cinema) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Andrea França Martins;

Mario Celso Lima Neto

Forró no escuro, um documentário; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Cinema) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Andrea França Martins;

Leonardo Roballo

A trilha sonora e a memória no cinema; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Cinema) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Andrea França Martins;

Bruna Zaccaro

Elementos do surrealismo no filme O ANJO EXTERMINADOR; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Cinema) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Andrea França Martins;

Caio Costa

Concepção teórica e contexto político do filme O ESPELHO, de Tarkovski; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Cinema) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Andrea França Martins;

Beatriz Martins da Cunha Gomes

Coleção de imagens e sons - percepções; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Cinema) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Andrea França Martins;

Luiza Dias Machado

O sertão que reconheço, desmonta - curta experimental; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Cinema) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Andrea França Martins;

Henrique Carvalho Rodrigues

Compondo com Arcimboldo e Jan Svankmajer; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Cinema) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Andrea França Martins;

Bruna Mayer Barboza

Ao Mar (projeto de video instalação); 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Cinema) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Andrea França Martins;

Maria Eduarda Gonçalves Gouveia

A Nouvelle Vague contra-ataca; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Cinema) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Andrea França Martins;

Grazielly Ortiz Eckert

O Anima Mundi e a linguagem do cinema de animação no Brasil; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Cinema) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Andrea França Martins;

Luiza Saldanha Quental de Almeida

Memórias seletas de Amélia Aragão (projeto de curta-metragem); 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Cinema) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Andrea França Martins;

Juliana Pinto das Chagas

A jornada da mulher contemporânea pela busca de reconhecimento no cinema; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Cinema) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Andrea França Martins;

Igor Furtado Melo Maul de Carvalho

Não existe pecado ao sul do Equador; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Cinema) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Andrea França Martins;

Mariana de CArvalho dos Santos

O trailer e a montagem no cinema; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Cinema) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Andrea França Martins;

Isabel de Beaurepaire Scorza

Um estudo sobre a direção de arte no documentário contemporâneo; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Andrea França Martins;

Gabriel Duarte Moreira

O filme Noir Clássico e a presença do tabaco; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Andrea França Martins;

José Eduardo Bastos Zepka

Cinema polonês e a patética glória; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Cinema) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Andrea França Martins;

Madiano Marcheti

Realização de uma pesquisa-filme sobre a Guarda Indígena nos anos 1970; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Cinema) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Andrea França Martins;

Gabriel Fischer Almeida

A linguagem cinematográfica e os videoclipes; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Cinema) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Andrea França Martins;

João Pedro Bastos Torrero Diaz

Estrutura narrativa no cinema dos irmãos Coen; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Cinema) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Andrea França Martins;

Laila de Souza Ruggeri

APARTAMENTO 503; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Cinema) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Andrea França Martins;

Laura Marques

MARINA DORME - projeto de série televisiva; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Cinema) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Andrea França Martins;

[Nome removido após solicitação do usuário]

A CONSTRUÇÃO DRAMATÚRGICA DO PERSONAGEM NOS SERIADOS AMERICANOS; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Cinema) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Andrea França Martins;

TOMAZ BEVILAQUA FERREIRA

PRETO BRANCO ? O SILÊNCIO NO CINEMA; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Cinema) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Andrea França Martins;

Anna Paula Duarte Guimarães

O figurino na construção narrativa do cinema de Hollywood; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Andrea França Martins;

GABRIEL HESS DE MELLO BARCIELA

A REALIDADE DENTRO DA FICÇÃO NO CINEMA DOS IRMÃOS COEN; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Andrea França Martins;

Julio Cesar Napoli Filho

Projeto experimental para um filme futuro; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Cinema) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Andrea França Martins;

Lana Lo Bianco

Documentando os sons da favela da Maré; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Cinema) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Andrea França Martins;

Tathiana Galvão Wanderley Ferreira

Diálogos entre pintura e cinema; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Cinema) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Andrea França Martins;

Renata Volpe Hungerbühler Pessôa

Imagens da Walt Disney World no cinema; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Andrea França Martins;

Rodrigo José Cavalcanti Areal

Representações e imagens da Nintendo, Sony e Microsoft; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Andrea França Martins;

Eric Platenik Gonçalves

Filme de Zumbi; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Cinema) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Andrea França Martins;

Juliana Santiago Gontijo

Morte na Perimetral; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Cinema) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Andrea França Martins;

Leila Marina Cardoso Maciel de Lourenço

Uma experiência de trabalho documental em Moçambique; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Cinema) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Andrea França Martins;

LUIZA COUTINHO PEREIRA

A construção do suspense hitchcockiano e sua influência no diretor Brian De Palma; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Cinema) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Andrea França Martins;

Nicholas de Andueza Sineiro

A ADAPTAÇÃO CINEMATOGRÁFICA EM OBRAS DE POE, EPSTEIN E FELLINI; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Cinema) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Andrea França Martins;

Tainah Xavier Aquino

Cinema e Videogame: Um Diálogo; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Cinema) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Andrea França Martins;

Caio da Nóbrega Franco

O FILME NA MÃO DO OUTRO; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Cinema) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Andrea França Martins;

Priscilla Signorelli

O mito do homem comum no cinema de Frank Capra; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Cinema) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Andrea França Martins;

Victor Fiuza Barbosa

Os olhos de Cecília; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Cinema) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Andrea França Martins;

Sabrina Gortz Carauta de Souza

Zumbis no cinema: história e análise das metáforas; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Andrea França Martins;

Renata Bacellar de Nazareth

Projeto 365; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Andrea França Martins;

Daniel da Costa e Silva de Carvalho

Testemunho Carioca; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Andrea França Martins;

Fernanda Arbex de Freitas

Cinema em (re)volução; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Andrea França Martins;

Luísa Albuquerque de Mello

Documentário "A propósito, nós somos franceses"; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Andrea França Martins;

Clara Miloski von Seehausen

Storytelling e comunicação transmídia; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Andrea França Martins;

Manuela Gomes de Pinho da Vinha Lacerda

Uma análise das cinematografias do pós-guerra; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Cinema) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Andrea França Martins;

Reginaldo Rodrigues Francisco

As representações das celebridades nas capas do Jornal Meia Hora de Notícias do Rio; ; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Andrea França Martins;

Julia Moura Duro

Cinema e o conservadorismo do Oscar; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Cinema) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Andrea França Martins;

Caíque Mello Rocha

Um estudo sobre auto-encenação a partir do filme O Céu sobre os ombros; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Cinema) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Andrea França Martins;

Priscila Sztejnman

Roteiro para seriado televisivo 3 Colheres; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Cinema) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Andrea França Martins;

Nina Prochaska Cardim

Persuasão, Retórica e Linguagem cinematográfica na Propaganda Nazista; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Andrea França Martins;

Marina Tolipan Erlanger

O realismo no cinema de Sofia Copolla; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Cinema) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Andrea França Martins;

Rodrigo Caruso

Dois tempos de pioneirismo e transição: tendências de formatação e de estética nos programas televisivos Globo Repórter da década de 1970 e do Profissão Repórter; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Andrea França Martins;

Livia Saraiva Braga

A influência relativa da mídia; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Andrea França Martins;

Marcela Ferreira Correia

O cinema moderno e a vanguarda contemporânea; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Andrea França Martins;

Johanna Gondar Hildendrand

Sujeitos nas narrativas cinematográficas; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Andrea França Martins;

Ivan Mussa Tavares Gomes

Como mergulhar em mundos desconhecidos; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Andrea França Martins;

Gisele Neiva Borges

Relação entre fotografia e memória em álbuns de casamento; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Andrea França Martins;

Felipe Figueiredo MAgnus Leite

Inserção das novas mídias sociais no cenário esportivo; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Andrea França Martins;

Carlos Eduardo Valinoti da Costa

Em busca de uma terra estrangeira; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Andrea França Martins;

Letícia Castro Simões

O risco das impossibilidade: uma luz sobre o filme MOSCOU, de Eduardo Coutinho; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Andrea França Martins;

Julia Cohen

Do papel para a tela, dos caninos longos à beleza extrema; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Andrea França Martins;

Luiza de Andrade e Souza

O futuro sem progresso e a réplica do sujeito pós-moderno em Blade Runner; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Andrea França Martins;

Tadeu Carrisso de Carvalho

Publicidade e as Nova Mídias; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Andrea França Martins;

Fabian Cantieri de Freitas

Uma impressão do tempo em John Ford e Apichatpong Weerasethakul; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Andrea França Martins;

Ellen Ferreira

Projeto para o filme Chico Anysio e o humor brasileiro; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Andrea França Martins;

Carolina Fintelman

As novas tecnologias e as novas possibilidades de produzir, distribuir e exibir cinema; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Andrea França Martins;

Gustavo Saldanha

Monografia; 2004; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Cinema) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Andrea França Martins;

Andreson Silva de Carvalho

As três etapas da montagem; 2004; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Cinema) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Andrea França Martins;

Renata Schiavini

Varig tv - um canal de entretenimento de bordo; 2004; 60 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Cinema) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Andrea França Martins;

Roberta Martins dos Santos

A moda feminina do século XIX no figurino do filme A Época da Inocência; 2004; 62 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Cinema) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Andrea França Martins;

Raquel Mello Mohrez

vida e nada mais - o cinema de poesia de Abbas Kiarostami; 2003; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Cinema) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Andrea França Martins;

Victoria Zanardi

O DOCUMENTÁRIO NA TELEVISÃO NA DÉCADA DE 80: ANÁLISE DE ?ANGOLA? EM RELAÇÃO AO SURGIMENTO DO VÍDEO COMO INTERNACIONALIZAÇÃO DA TV BRASILEIRA; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Comunicação Social - Cinema) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Andrea França Martins;

Ananda Banhatto Correia

O cinema documentário dentro e fora a TV na década de 1980; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Comunicação Social - Cinema) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Andrea França Martins;

Madiano Marcheti

Documentário e a Guarda Rural Indígena; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Comunicação Social - Cinema) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Andrea França Martins;

Madiano Marcheti

Ironia a 24 Quadros; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Andrea França Martins;

Madiano Marcheti

JANGO E UTOPIA E BARBÁRIE: O DOCUMENTÁRIO NACIONAL E AS IMAGENS DE ARQUIVO DA DITADURA MILITAR; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Andrea França Martins;

Monique Rangel

Cinema documentário da década de 1980: cabra marcado para morrer; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Andrea França Martins;

Bender Arruda Dutra

O documentário na década de 1980 na televisão: a representação do homem urbano nos vídeos da produtora Olhar Eletrônico; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Andrea França Martins;

Igor de Andrade

Os documentários de Eduardo Coutinho no Globo Repórter; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Andrea França Martins;

Ana Beatriz Rangel Kling

Caso Norte e O Homem Que Virou Suco: os cinemas documental e ficcional nos anos 1970 e a temática da migração nordestina; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Andrea França Martins;

Caíque Mello

A reencenação nos documentários do Programa do Globo Repórter; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Andrea França Martins;

Diogo Cavour

Cinema de invenção na tv brasileira - o Globo Repórter dos anos 1970; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Andrea França Martins;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Rogerio Luz

Tres Proposicoes Para Uma Imagem: A Trilogia de Kieslowski; 1995; Dissertação - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Rogerio Luz;

Ananda Banhatto Correia

O cinema documentário dentro e fora da TV na década de 1980; Início: 2015; Iniciação científica (Graduando em Comunicação Social - Cinema) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Consuelo da Luz Lins

Terras e Fronteiras, imagens de itinerância no cinema contemporâneo; 2001; 0 f; Tese (Doutorado em Comunicação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Consuelo da Luz Lins;

Bender Arruda Dutra

O DOCUMENTÁRIO NA TELEVISÃO NA DÉCADA DE 80: A REPRESENTAÇÃO DO HOMEM URBANO NOS VÍDEOS DA PRODUTORA ?OLHAR ELETRÔNICO?; 2012; Iniciação Científica - Pontícia Universidade Católica do Rio de janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Bender Arruda Dutra;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • MARTINS, Andrea França ; ANDUEZA, N. . Eventos históricos y cine de archivo: cuando las ausencias nos miran. REVISTA IMAGOFAGIA , v. 21, p. 101-123, 2020.

  • MARTINS, Andrea França ; ANDUEZA, N. . O cinema de arquivo e a (des)pedagogia das sensibilidades: uma imersão em outros espaços e tempos. ACERVO: REVISTA DO ARQUIVO NACIONAL , v. 32, p. 64-77, 2019.

  • MARTINS, Andrea França . Séries documentais na televisão: o travelling-rasante de African Pop. GALÁXIA (SÃO PAULO. ONLINE) , v. 37, p. 80-93, 2018.

  • MARTINS, Andrea França ; ANDUEZA, N. . Camadas de ausência no cinema de arquivo: a produção de sentido na era digital. Revista do Arquivo , v. 6, p. 113-128, 2018.

  • MARTINS, Andrea França ; ANDUEZA, N. . Presente que irrompe - Fotogenia e Montagem. REVISTA ECO-PÓS (ONLINE) , v. 20, p. 145-160-160, 2017.

  • MARTINS, Andrea França ; REBELLO, P. . AMÉRICA e a paisagem como horizonte na televisão. E-Compós (Brasília) , v. 18, p. 1-16, 2015.

  • MARTINS, Andrea França . Jânio a 24 Quadros e a Montagem como farsa. DEVIRES (UFMG) , v. 12, p. 52-67, 2015.

  • MARTINS, Andrea França ; Machado, Patricia . Imagem-performada e Imagem-atestação: o documentário brasileiro e a reemergência dos epectros da ditadura. Galáxia (PUCSP) , v. 28, p. 70-83, 2014.

  • MARTINS, Andrea França ; AVELLAR, J. C. . imagens silenciosas e corpos em desajuste no cinema de maria augusta ramos. Devires (UFMG) , v. 10, p. 90-109, 2014.

  • MARTINS, Andrea França ; LINS, C. ; PICADO, B. . Figuras da imersão visual do espectador na imagem : a construção dos lugares de experiência nas práticas documentais contemporâneas. Comunicacao, Midia e Consumo , v. 10, p. 31-48, 2013.

  • MARTINS, Andrea França . O imaginário da fronteira, práticas estéticas e políticas. Filme Cultura , v. 57, p. 15-20, 2012.

  • MARTINS, Andrea França . A invenção do Lugar pelo cinema brasileiro contemporâneo. Rebeca - Revista brasileira de estudos de cinema e audiovisual , v. 1, p. 54-71, 2012.

  • MARTINS, Andrea França ; PEREIRA, C. S. . SUPER-HERÓIS, INTRÉPIDOS, CARETAS: CULTURA JOVEM NA PUBLICIDADE E NO DOCUMENTÁRIO DAS MARCAS SHELL E ESSO NOS ANOS 60 E 70. Significação - Revista de Cultura Audiovisual , v. 38, p. 92, 2012.

  • MARTINS, Andrea França ; LINS, C. ; REZENDE, L. A. . Documento, arquivo e ensaio fílmico: a apropriação de imagens na produção audiovisual contemporânea. Galáxia (PUCSP) , v. 11, p. 54-67, 2011.

  • MARTINS, Andrea França . O pensamento do documentário na televisão brasileira: a década de 1970. Revista Eco-Pós (Online) , v. 14, p. 129-141, 2011.

  • MARTINS, Andrea França . Dispor e recompor: o documentário sob o gesto da montagem. Devires (UFMG) , v. 8, p. 30-44, 2011.

  • MARTINS, Andrea França . Cinema Documentário e Espectador em Cena. Logos (UERJ. Impresso) , v. 17, p. 05-16, 2010.

  • MARTINS, Andrea França . Tecnología, imagen y subjetividad en el documental brasileo. Imagofagia , v. 1, p. 1-18, 2010.

  • MARTINS, Andrea França . A reencenação no cinema documentário. Matrizes (USP. Impresso) , v. 04, p. 149-162, 2010.

  • MARTINS, Andrea França ; Machado, Patricia . Rocha que voa: o cinema, a memória e o "teatro de operações" da montagem. Doc On-Line - Revista Digital de Cinema Documentário , v. 08, p. 132-148, 2010.

  • MARTINS, Andrea França . O cinema, seu duplo e o tribuinal em cena. Revista FAMECOS , v. 2, p. 91-98, 2008.

  • MARTINS, Andrea França . O cinema entre a memória e o documental. InTexto , v. 2, p. 01-14, 2008.

  • GUIMARAES, C. ; LINS, C. ; MARTINS, Andrea França . Viagens nas fronteiras do Brasil e do cinema. Devires (Belo Horizonte) , v. 4, p. 102-116, 2007.

  • MARTINS, Andrea França ; GUIMARAES, C. ; FREIRE, M. ; PEREIRA, M. . Documentário brasileiro e artes visuais: passagens e verdades possíveis. Alceu(PUCRJ) , v. 7, p. 49-60, 2006.

  • MARTINS, Andrea França . Imagens negociadas: o experimental no cinema. Ilha do Desterro (UFSC) , v. 51, p. 147-165, 2006.

  • MARTINS, Andrea França . Foucault e o cinema contemporaneo. Alceu(PUCRJ) , v. 1, p. 32-43, 2005.

  • MARTINS, Andrea França . Tempos emergentes. Rioartes, Rio de Janeiro, v. 12, n.34, p. 10-11, 2003.

  • MARTINS, Andrea França . PAISAGENS FRONTEIRIÇAS NO CINEMA CONTEMPORÂNEO. Alceu Revista de Comunicação Cultura e Política, Rio de Janeiro, v. 4, p. 61-75, 2002.

  • MARTINS, Andrea França . A CÂMERA DANÇANTE DE RUY GUERRA. Sinopse Revista de Cinema, São Paulo, v. 8, p. 42-46, 2002.

  • MARTINS, Andrea França . CINEMA E RESISTÊNCIA. Revista dos Críticos, Rio de Janeiro, 2002.

  • MARTINS, Andrea França . ENTRE O TALENTO E A FOME, ENTRE A TERRA E A ERRÂNCIA. Revista Cinemais, Rio de Janeiro, v. 32, p. 87-98, 2001.

  • MARTINS, Andrea França . CINEMA ENCURRALADO. Ilha do Desterro (UFSC) , São Paulo, v. 3, p. 113-126, 2000.

  • MARTINS, Andrea França . FÁBULAS DA INTERDIÇÃO E DO EXTRACAMPO ABSOLUTO. Revista Cinemais, Rio de Janeiro, v. 25, p. 189-202, 2000.

  • MARTINS, Andrea França . UMA INTRODUÇÃO AO PENSAMENTO DE SERGE DANEY. Revista Cinemais, Rio de Janeiro, v. 15, p. 171-192, 1999.

  • MARTINS, Andrea França . CINEMA DO SUBTERRÂNEO. Revista Cinemais, Rio de Janeiro, v. 17, p. 155-166, 1999.

  • MARTINS, Andrea França . A TIRANIA DO MUNDANO. Revista Cinemais, Rio de Janeiro, v. 10, p. 121-138, 1998.

  • MARTINS, Andrea França . GLAUBER ROCHA-CARTAS AO MUNDO. Comunicação & Política , Rio de Janeiro, p. 181-185, 1998.

  • MARTINS, Andrea França . CINEMA MODERNO NO BRASIL DE 1968. Acervo (Rio de Janeiro) , Rio de Janeiro, p. 97-100, 1998.

  • MARTINS, Andrea França . RADIAÇÕES POLÍTICAS NA IMAGEM. Cinemais, Rio de Janeiro, v. 5, p. 83-97, 1997.

  • MARTINS, Andrea França . OS ANÉIS INSANOS DA ESPERA. Cadernos de Subjetividade, v. 4, p. 315-324, 1996.

  • MARTINS, Andrea França . A ÉTICA DE KIESLOWSKI. Textos de Cultura e Comunicação , Salvador, v. 35, p. 38-50, 1995.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

MARTINS, Andrea França . Fernando de Noronha: Proibido nascer. 2018.

MARTINS, Andrea França . Membro do Conselho Editorial da Revista E-Compós. 2015.

MARTINS, Andrea França . Membro do Comitê Externo de Iniciação Científica da Universidade Estácio de Sá. 2014.

MARTINS, Andrea França . Membro do Conselho Editorial da Revista Galáxia. 2014.

MARTINS, Andrea França . Membro da Comissão de Seleção da COMPÓS de Melhor Dissertação 2012. 2013.

MARTINS, Andrea França . Membro do Conselho Deliberativo da SOCINE - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual. 2012.

MARTINS, Andrea França . Membro do Conselho Científico do Congresso do estudantes de Pós-Graduação em Comunicação - CONECO. 2012.

MARTINS, Andrea França . Membro do Conselho Deliberativo da SOCINE - SOciedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual. 2011.

MARTINS, Andrea França . Parecerista Revista AV do Curso de Realização Audiovisual da Unisinos. 2004.

MARTINS, Andrea França . Parecerista de artigos enviados para a Revista DEVIRES. 2015.

MARTINS, Andrea França . Parecerista de projetos de doutorado pleno para CAPES. 2015.

MARTINS, Andrea França . Parecerista de artigos enviados para a Revista Galáxia PUC-SP. 2014.

MARTINS, Andrea França . Parecerista de projetos para Pos-doutorado para o CNPq. 2014.

MARTINS, Andrea França . Parecerista de artigo para Revista Fronteiras Unisinos. 2013.

MARTINS, Andrea França . Parecerista dos trabalhos inscritos no GT da COMPÓS Estudos de cinema, fotografia e audiovisual. 2013.

MARTINS, Andrea França . Comissão de Seleção do Programa de Fomento ao Audiovisual Carioca da RioFilme. 2012.

MARTINS, Andrea França . Parecerista dos trabalhos submetidos ao livro-coletânea SOCINE-2012. 2012.

MARTINS, Andrea França . Membro da Comissão interna do Prêmio Compós/2012 na condição de avaliador externo;. 2012.

MARTINS, Andrea França . Parecerista de artigo para Revista Fronteiras - estudos midiáticos. 2012.

MARTINS, Andrea França . Coordenadora do Gt Estudos de Cinema, fotografia e audiovisual da COMPÓS. 2012.

MARTINS, Andrea França ; GERVAISEAU, H. ; LINS, C. . Coordenadora do Seminário Temático 'Subjetividade, Ensaio, Apropriação, Encenação: tendências do documentário'. 2012.

MARTINS, Andrea França . Parecerista de artigo para a Revista MAtrizes (USP). 2011.

MARTINS, Andrea França . Migrantes: Retratos sociais e linguísticos da Itália através do cinema. 2011.

MARTINS, Andrea França . Parecer sobre 'A cidade-cinema expressionista' para a Revista Em Questão-UFRGS. 2011.

MARTINS, Andrea França . Coordenadora do Gt Estudos de Cinema, fotografia e audiovisual da COMPÓS. 2011.

MARTINS, Andrea França . Parecerista Revista Em Questão da UFRGS - FABICO. 2010.

MARTINS, Andrea França . Parecerista do Livro da XIII SOCINE - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual. 2010.

MARTINS, Andrea França . Parecerista Técnico do Ministério da Cultura. 2010.

MARTINS, Andrea França . Edital Jovens Pesquisadores 2010 da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da UFF. 2010.

MARTINS, Andrea França ; PIZZINI, J. ; GUIMARAES, C. . Comissão Filme em Minas do Programa de Estímulo ao Audiovisual. 2009.

MARTINS, Andrea França . Parecerista Revista InTexto da UFRGS. 2009.

MARTINS, Andrea França . Seleção de bolsistas para o Programa Prociência dentro do convênio UERJ/FAPERJ. 2009.

MARTINS, Andrea França . Comissão de Seleção dos Projetos para o DOC TV. 2008.

MARTINS, Andrea França ; BENTES, I. . Membro do Júri de Curta-metragens do Amazonas Film Festival 2008. 2008.

MARTINS, Andrea França . Projeto Documentário brasileiro identidade cultural. 2006.

MARTINS, Andrea França . Humberto Mauro e brasilidade. 2006.

MARTINS, Andrea França . Festival Latino-Americano de Cinema e Vídeo CInesul. 2004.

MARTINS, Andrea França . Tela Aberta. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MARTINS, Andrea França . Curta Brasil. 2008. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

BENTES, I. ; MARTINS, Andrea França . Salto para o Futuro. 2008. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

MARTINS, Andrea França . Curta Brasil. 2007. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MARTINS, Andrea França . CAdernos de Cinema. 2006. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

MARTINS, Andrea França . Curta Brasil. 2006. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

MARTINS, Andrea França . Cadernos de Cinema. 2006. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

MARTINS, Andrea França ; DÓRIA, J. . Revista do Cinema Brasileiro. 2003. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

MARTINS, Andrea França . Programa Cadernos de Cinema. 2003. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

MARTINS, Andrea França . Programa Cadernos de Cinema. 2003. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

MARTINS, Andrea França . Cadernos de cinema. 2002. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

MARTINS, Andrea França . Cadernos de Cinema. 2002. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

MARTINS, Andrea França . programa Cadernos de Cinema. 2002. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

MARTINS, Andrea França . Programa Curta Brasil. 2002. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

MARTINS, Andrea França . Programa Curta Brasil. 2001. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

MARTINS, Andrea França . Debate sobre dois curtas-metragens. 1999. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MARTINS, Andrea França . Debate sobre o curta Burro sem Rabo. 1998. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MARTINS, Andrea França . Pós-Graduação em Cinema Documentário. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

MARTINS, Andrea França . Pós-graduação em cinema documentário. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

MARTINS, Andrea França . Cinema Documentário. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

MARTINS, Andrea França . Cinema documentário. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

MARTINS, Andrea França . O cinema entre o documental e o ficcional: o Globo Repórter nos anos 70. 2011. (Relatório de pesquisa).

MARTINS, Andrea França ; BERNARDET, J. C. ; VIEIRA, J. L. . Cineastas e imagens do povo. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MARTINS, Andrea França ; LINS, C. ; Escorel, Eduardo . Cinema documentário e cidade. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

MARTINS, Andrea França . Cinema Brasileiro. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

MARTINS, Andrea França . Cinema Documentário Brasileiro Contemporâneo - tendências. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MARTINS, Andrea França . As vanguardas e o cinema documentário. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

MARTINS, Andrea França . Cinema Documentário Moderno. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

MARTINS, Andrea França . Oscar Niemeyer: traço palavra forma. 2004. (Editoração/Livro).

MARTINS, Andrea França . Leitura de Imagens I. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

MARTINS, Andrea França . Kieslowski: modernidade cinematográfica e ética. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MARTINS, Andrea França ; ANDUEZA, N. . Passeio Público. 2016. Vídeo.

MARTINS, Andrea França ; PEREGRINO, P. ; MARTINS, R. ; CARVALHO, L. . Atrocidades MAravilhosas. 2002. Filme.

MARTINS, Andrea França ; REYNAUD, A. T. J. . Presente dos deuses. 2001. Vídeo.

MARTINS, Andrea França . O Brasil sob o olhar dos gringos. 2010 (Festival de Curta-metragem Araribóia Cine) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - Atual

    O documental no cinema e na televisão: imagens e sentidos em disputa, Descrição: A pesquisa visa ampliar, aprofundar e sistematizar estudos no domínio do documentário, seja no campo do cinema, das artes ou da televisão. Trata-se de uma reflexão sobre imagens e práticas documentais que amplia e desloca a noção de documento, considerando-o não apenas um objeto dado a priori no espaço e no tempo, mas igualmente uma composição complexa de temporalidades, sentidos e lacunas. A pesquisa dialoga com autores que partem da suposição que toda imagem-documento, retomada, é também um mapa cognitivo, afetivo, sensorial, cujos referentes imediatos cedem lugar e revigoram associações, justaposições e imersões novas (Comolli, 2004; Didi-Huberman, 2003; Mitchell, 2011; Russell, 2018). ?Cinema de arquivo? nomearia esse domínio que pratica a retomada, a reciclagem, a reapropriação de materiais que realizadores têm produzido ao longo de várias décadas. Trata-se de uma prática que aparece em diferentes estilos, formatos e modos, sendo que, para esta pesquisa, interessa o modo documental. Segundo estudiosos, o cinema de arquivo não é mais um lugar onde filmes são preservados e armazenados como mero inventário inerte de conhecimento histórico: este domínio expandiu seus limites e tem sido repensado como ?banco de imagens? a partir do qual memórias coletivas e/ou pessoais podem ser recuperadas e experimentadas como indagações sobre o presente (Russell, 2018; Baron, 2014; Blumlinger, 2009).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) . , Integrantes: Andrea França Martins - Coordenador / Consuelo Lins - Integrante / Andrea Molfetta - Integrante / Patricia Machado - Integrante / Guilherme Bento de Faria Lima - Integrante / Monica Kornis - Integrante / Patricia Rebello - Integrante / Nicholas Andueza - Integrante / Tatiana Siciliano - Integrante / Marcell Carrasco - Integrante / Lucas Coimbra - Integrante.

  • 2015 - Atual

    O cinema documentário dentro e fora da televisão brasileira: a década de 1980, Descrição: Dando continuidade à pesquisa sobre o cinema documentário na televisão, focada anteriormente nos anos 1970 sobretudo no conjunto de filmes feitos para o programa Globo Repórter da Rede Globo, nesse projeto queremos investigar a geração do vídeo (e não de cineastas, como anteriormente) que busca explorar as possibilidades expressivas da televisão e transformar a imagem eletrônica num fato cultural daquele momento. Queremos analisar como se dá o diálogo desta geração - no recorte específico do documentário - com a própria televisão, com o cinema e se ainda existe algum traço dessa tradição mais experimental da imagem do vídeo no cinema contemporâneo brasileiro. Um outro aspecto importante dessa pesquisa é analisar, nos documentários feitos fora da televisão durante a década em questão, a emergência do uso de imagens de arquivo referidas ao passado recente da ditadura Civil-Militar no país. Nos interessa investigar os diferentes procedimentos de utilização dessas imagens "retomadas" no cotejo com a produção documental recente que também se debruça sobre o passado da ditadura militar porém num viés frequentemente intimista. O foco da pesquisa se concentra portanto nas produções para televisão: Em São Paulo, o grupo pioneiro Olhar Eletrônico na TV (1983) dialoga diretamente com a própria televisão, e não mais com o cinema ou com as vanguardas, propondo experimentações variadas dentro do meio eletrônico. Nosso interesse pelas produções do Grupo se concentra nos videodocumentários realizados. Fora da TV, queremos estudar os documentários da década que mergulharam na história política do país, retomando imagens de época para construir novos sentidos e novos olhares sobre o passado. É nessa década que se inicia ainda fragilmente uma busca pela memória fílmica do país e que se retoma criticamente o contexto recente da ditadura civil-militar e da abertura política. Fazem parte da pesquisa, documentários como: CABRA MARCADO PARA MORRER (1984) de Eduardo Coutinho; EVANGELHO SEGUNDO TEOTÔNIO (1985) de Vladimir de Carvalho; JANGO (1984) de Silvio Tendler; GUERRA DO BRASIL (1987) de Sylvio Back; LINHA DE MONTAGEM (1982) de Renato Tapajós; O PRÍNCIPE DO FOGO (1984), de Sílvio Da-Rin; IMAGENS DO INCONSCIENTE (1986) de Leon Hirszman, entre outros. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Andrea França Martins - Coordenador / Consuelo Lins - Integrante / Andrea Molfetta - Integrante / Miguel Pereira - Integrante / Angeluccia Bernardes Habert - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 11

  • 2014 - Atual

    Memórias rarefeitas: a ditadura no documentário contemporâneo e a disputa das imagens, Descrição: Os procedimentos expressivos que o documentário contemporâneo inventa para investigar o acontecimento histórico. O uso de imagens de arquivo, do testemunho e da reencenação como modos de operar com a memória histórica e cultural. O cinema contemporâneo e a temática da ditadura militar no Brasil. Cinema contemporâneo e ditadura na América Latina. Esse projeto ganhou o Edital 43/2013 - Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Andrea França Martins - Coordenador / Consuelo Lins - Integrante / Mauricio Lissovsky - Integrante / Andrea Molfetta - Integrante / Miguel Pereira - Integrante / Patricia Machado - Integrante / Guilherme Bento de Faria Lima - Integrante / Monica Kornis - Integrante / Patricia Rebello - Integrante / Tatiana Siciliano - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 5 / Número de orientações: 3

  • 2010 - 2012

    O cinema documentário na televisão brasileira: o Globo Repórter nos anos 70, Descrição: Analisar e estudar essa produção cinematográfica, feita dentro da Rede Globo de televisão nos anos 70, que problematizou o tratamento sociológico, de denúncia, explicativo com relação à realidade, em prol de uma experimentação que iria incorporar a encenação, a fabulação e a câmera como personagem participativo. Há uma dinâmica que, ao nosso ver precisa ser estudada, entre os filmes experimentais do período (Andrea Tonacci, Rogério Sganzerla, Glauber Rocha, Arthur Omar, entre outros) e os documentários do Globo Repórter.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Andrea França Martins - Coordenador / Miguel Pereira - Integrante / Patricia Machado - Integrante / Lucia Tupiassu - Integrante / Julia Machado de Carvalho - Integrante / Angeluccia Bernardes Habert - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1

  • 2005 - 2008

    A reinvenção das fronteiras no cinema contemporâneo, Descrição: Esse projeto dá continuidade à pesquisa sobre o modo como o cinema contemporâneo tem trabalhado com imagens de nomadismo, de indivíduos refugiados, exilados, migrantes. Trata-se das mesmas imagens que circulam todos os dias pelos telejornais, pela televisão. Imagens que querem mostrar um mundo onde há civilizações e culturas muito distintas entre si e num certo sentido incompatíveis. O projeto quer pensar quando é que o cinema cria novos sentidos de mundo à diferença da massificação das imagens que circulam do mundo e pelo mundo, as formas de linguagem aí implicadas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Andrea França Martins - Coordenador / Sabrina Guimarães - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2016

APQ1 211.409/2016, FAPERJ - Rio.

2015

Professora Adjunta 2, Departamento de Comunicação da PUC-Rio.

2007

Menção de Destaque no GT Estudos de Cinema, fotografia e audiovisual da COMPÓS XV, COMPÓS - Congresso dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Departamento de Comunicação. , Rua marquês de São Vicente, Gávea, 22451041 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 35271147, Fax: (21) 35271145, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

1997 - 1999

Universidade Estácio de Sá

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Outro (professor), Carga horária: 8

Atividades

  • 03/1997 - 12/1999

    Ensino, Cinema, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, arte e cultura, arte e cultura II

2005 - Atual

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Prof. adjunto, Carga horária: 44

Outras informações:
Pesquisa Coordenação de Curso Docência

Atividades

  • 08/2006

    Ensino, Comunicação Social, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Teorias da Comunicação

  • 03/2006

    Direção e administração, Centro de Ciências Sociais, Departamento de Comunicação Social.,Cargo ou função, Coordenador de Curso.

  • 03/2005

    Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Sociais, Departamento de Comunicação Social.,Linhas de pesquisa

  • 03/2005

    Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, cinedocumentario, projeto experimental

  • 03/2005

    Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências Sociais, Centro de Ciências Sociais.,Atividade realizada, Coordenadora do Curso de Cinema.

  • 03/2002 - 07/2002

    Ensino, Pós Graduação Latu Sensu Comunicação e Imagem, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Leitura de Imagens

  • 03/1998 - 07/2002

    Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Iniciação ao Cinema

2002 - 2005

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto II, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

1997 - 1997

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Outro (professor substituto), Carga horária: 8

Atividades

  • 03/1997 - 08/1997

    Ensino, Teoria da Comunicação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria da Comunicação, Marketing

1999 - 2002

Universidade Gama Filho

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Outro (professor), Carga horária: 6

Atividades

  • 03/1999 - 07/2002

    Ensino, Cinema, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Historia do cinema mundioal