Simone Gisele de Oliveira

Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Federal de Lavras (1999), mestrado em Ciência Animal e Pastagens pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (2002) e doutorado em Zootecnia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Avaliação e Conservação de Alimentos para Animais.

Informações coletadas do Lattes em 09/07/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Zootecnia

2002 - 2005

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: Caracterização nutricional de silagens de sorgo com variação no teor de tanino em bovinos de corte
Telma Teresinha Berchielli. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Bovinocultura de corte; Metano; Nutrição de ruminantes; Silagem de sorgo; Tanino.Grande área: Ciências AgráriasGrande Área: Ciências Agrárias / Área: Zootecnia / Subárea: Nutrição e Alimentação Animal / Especialidade: Conservação de Alimentos para Animais.

Mestrado em Ciência Animal e Pastagens

2000 - 2002

Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz
Título: Utilização de fontes de gordura em dietas com diferentes níveis de fibra para vacas em lactação,Ano de Obtenção: 2002
Flávio Augusto Portela Santos.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Bovinocultura de leite; Nutrição de ruminantes; Óleo de soja; Semente de linhaça.Grande área: Ciências Agrárias

Graduação em Zootecnia

1994 - 1999

Universidade Federal de Lavras
Orientador: Antônio Ricardo Evangelista
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Agrárias / Área: Zootecnia / Subárea: Nutrição e Alimentação Animal/Especialidade: Avaliação de Alimentos para Animais.

    Grande área: Ciências Agrárias / Área: Zootecnia / Subárea: Pastagem e Forragicultura/Especialidade: Avaliação, Produção e Conservação de Forragens.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

43ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia. 2006. (Congresso).

42ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia. 2005. (Congresso).

41ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia. 2004. (Congresso).

II Simpósio Internacional de Ecofisiologia das Pastagens e Ecologia do Pastejo. 2004. (Simpósio).

40ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia. 2003. (Congresso).

Simpósio sobre volumosos na produção de ruminantes - Valor alimentício de forragens. 2003. (Simpósio).

38º Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia. 2001. (Congresso).

XIX Internacional Grassland Congress. 2001. (Congresso).

3º Encontro de Pecuária Leiteira do Sul de Minas. 1999. (Encontro).

2º Encontro de Pecuária Leiteira do Sul de Minas. 1998. (Encontro).

Simpósio internacional sobre Digestibilidade em Ruminantes. 1997. (Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Jessica Karina Poncheki

ALMEIDA, R.; PEDROSO, A.M.;OLIVEIRA, S.G.. Avaliação do manejo de vacas no período de transição utilizando as informações do primeiro controle leiteiro após o parto. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciências Veterinárias) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Daniele Cristina de Lima

OLIVEIRA, S.G.FÉLIX, A.P.; KRABBE, E.L.. Conservação de alimentos extrusados para cães. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciências Veterinárias) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Juliana Regina da Silva

OLIVEIRA, S.G.; KRABBE, E.L.;FÉLIX, A.P.. Uso de resíduo seco de destilaria contendo solúveis (DDGS), com e sem xilanase, na alimentação de cães. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciências Veterinárias) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Fernanda Gonçalves Lowndes

SILVA, A.V.F.; FLEMMING, J.S.;OLIVEIRA, S.G.. Uso de zeólita na alimentação de cães. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências Veterinárias) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Marina Volanski Teixeira Netto

KRABBE, E.L.;MAIORKA, A.OLIVEIRA, S.G.. Temperatura de condicionamento no processo de peletização de dietas para frangos de corte. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências Veterinárias) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Mariana Scheraiber

OLIVEIRA, S.G.; FERNANDES, L.C.; SILVA, A.V.F.. Perfis bioquímicos sanguíneos e parâmetros de avaliação corporal em cães alimentados com dieta fibrosa. 2014. Dissertação (Mestrado em FISIOLOGIA) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Andreia Massuquetto

MAIORKA, A.OLIVEIRA, S.G.; KRABBE, E.L.. Avaliação da forma física da dieta e do tempo de condicionamento no processo de peletização de dietas para frangos de corte. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências Veterinárias) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Tabyta Tamara Sabchuk

MAIORKA, A.; KRABBE, E.L.;OLIVEIRA, S.G.. Fontes de fibras na alimentação de cães. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências Veterinárias) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Carolina Pedro Zanatta

OLIVEIRA, S.G.; MOLENTO, C.F.M.;KRABBE, E.. Determinação de protocolo para avaliação da preferência alimentar em cães. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciências Veterinárias) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Ananda Portella Félix

MAIORKA, A.OLIVEIRA, S.G.KRABBE, E.. Avaliação de aditivos sobre as características das fezes de cães. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciências Veterinárias) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Helen Aline Melo

DITTRICH, J.R.; DITTRICH, R.L.;OLIVEIRA, S.G.; FURTADO, C.E. Consumo, preferência alimentar, monitoramento clínico, hematológico e bioquímico de equinos alimentados com silagens. 2008. Dissertação (Mestrado em Ciências Veterinárias) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Astrid Rivera Rivera

BERCHIELLI, T.T.; SAMPAIO, A.A.M.;OLIVEIRA, S.G.. Estudo da fermentação ruminal por bovinos consumindo feno de Tifton 85 e concentrado com aditivos. 2006. Dissertação (Mestrado em Nutrição e Alimentação Animal) - Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias.

Aluno: Diego Surek

MAIORKA, A.; SILVA, A.V.F.; KRABBE, E.L.;DAHLKE, F.OLIVEIRA, S.G.. Estudo do crescimento dos leitões na fase de maternidade e creche. 2014. Tese (Doutorado em Ciências Veterinárias) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Sergio Rodrigo Fernandes

Rossi, P.; ALMEIDA, R.; FERRAZ, J.B.S.; MOLETA, J.L.;OLIVEIRA, S.G.. Eficiência alimentar e suas relações com o perfil bioquímico sanguíneo, o padrão de seleção de dietas e as características de carcaça de touros purunã em crescimento. 2014. Tese (Doutorado em Ciências Veterinárias) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Newton Pohl Ribas

OLIVEIRA, S.G.; Rossi, P.; ANDRADE, U.V.C.; BARBOSA, S.B.P.; BARROS FILHO, I.R.. Contagem de células somáticas e suas relações com os componentes do leite em amostras de tanques no Estado do Paraná. 2013. Tese (Doutorado em Ciências Veterinárias) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Astrid Rivera Rivera

OLIVEIRA, S.G.; REIS, R.A.; SIQUEIRA, G.R.;PIRES, A.V.; TEIXEIRA, I.A.M.A.. Estudo da taxas de passagem de cabras em gestação. 2013. Tese (Doutorado em Ciências Veterinárias) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Keysuke Muramatsu

OLIVEIRA, S.G.MAIORKA, A.FÉLIX, A.P.. Aplicação de modelagem preditiva no processo de peletização de rações de frango de corte. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Veterinárias) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Vinícius Gonsales Schramm

OLIVEIRA, S.G.MAIORKA, A.FÉLIX, A.P.. Interação de xilanase e fitase em dietas a base de milho e farelo de soja para frangos de corte. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Veterinárias) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Fernanda Gonçalves Lowndes

OLIVEIRA, S.G.; MELO, V.F.;FÉLIX, A.P.. Uso de zeólita na alimentação de cães. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Veterinárias) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Bruna Maria Remonato Franco

OLIVEIRA, S.G.MAIORKA, A.; MOLENTO, C.F.M.. Pontos críticos de bem-estar de frangos de corte e sua relação com diferentes sistemas de produção industrial. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Veterinárias) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Tabyta Tamara Sabchuk

OLIVEIRA, S.G.; SILVA, A.V.F.;FÉLIX, A.P.. Fontes de fibras na alimentação de cães. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Veterinárias) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Tabyta Tamara Sabchuk

OLIVEIRA, S.G.FÉLIX, A.P.MAIORKA, A.. Composição bromatológica de farinhas de origem animal e o impacto da variação na formulação de rações para cães. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Zootecnia) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Tatiane Aparecida Ramos

OLIVEIRA, S.G.MAIORKA, A.FÉLIX, A.P.. Utilização do amido na nutrição de cães. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Zootecnia) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Maria Angelita Marchand Ramalho Cordeiro

PIEKARSKI;OLIVEIRA, S.G.; FRANÇA, D.. Acompanhamento dos índices de repetição de cio nas fêmeas assistidas pelo programa de inseminação artificial em São José dos Pinhais - Paraná. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Zootecnia) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Carolina Pedro Zanatta

MAIORKA, A.OLIVEIRA, S.G.DAHLKE, F.. Avaliação da atividade de água em alimentos para cães e gatos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Zootecnia) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Cleusa Bernadete Marcon de Brito

OLIVEIRA, S.G.MAIORKA, A.DAHLKE, F.. Métodos Analíticos: Diferenças e adaptações em análises utilizadas na nutrição animal. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Zootecnia) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Marcio José Rocha Bolino

ALMEIDA, R.; PIEKARSKI;OLIVEIRA, S.G.. Nitrogênio uréico no leite na avaliação do manejo nutricional. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Zootecnia) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Emerson Milla

MAIORKA, A.; SCANDOLEIRA, A.J.;OLIVEIRA, S.G.. Análise e monitoramento de micotoxinas em matérias-primas utilizadas na alimentação animal e humana. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Zootecnia) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Gabriella de Oliveira Dalla Martha

MONTEIRO, A.L.G.; ALMEIDA, R.;OLIVEIRA, S.G.. Cana-de-açúcar (Saccharum offcinarum L.) como recurso forrageiro na alimentação de ruminantes. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Zootecnia) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Gilmara Luisa Mansani

MONTEIRO, A.L.G.;OLIVEIRA, S.G.; ANDRIGUETTO, J.L.. Produção de ácido linoléico conjugado (CLA) pelos ruminantes e efeitos na saúde humana. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Zootecnia) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Susana Gilaverte

MONTEIRO, A.L.G.; ALMEIDA, R.;OLIVEIRA, S.G.. A casca de soja e a polpa cítrica na alimentação de ruminantes. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Zootecnia) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Juahil Martins de Oliveira Júnior

WARPECHOWSKI, M.;MAIORKA, A.OLIVEIRA, S.G.. Aplicação do conceito de proteína ideal para leitões na fase de creche. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Zootecnia) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Luciane Bockor

DAHLKE, F.MAIORKA, A.OLIVEIRA, S.G.. Qualidade dos ingredientes utilizados na indústria de alimentação para animais de estimação. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Zootecnia) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Bruno da Costa Caldonho

Rossi, P.; DITTRICH, J.R.;OLIVEIRA, S.G.. Técnicas de manejo produtivo aplicadas a rebanhos de corte. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Zootecnia) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Juliana Duarte

BERCHIELLI, T.T.; ANDRADE, A. T.;OLIVEIRA, S.G.. Digestibilidade aparente do resíduo do processamento do caroço de algodão, para bovinos mantidos em confinamento. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Zootecnia) - Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias.

ALMEIDA, R.;DAHLKE, F.OLIVEIRA, S.G.. Processo seletivo simplificado para Professor Substituto na Matéria Específica de Melhoramento Genético Animal. 2010. Universidade Federal do Paraná.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Alexandre Amstalden Moraes Sampaio

MORENO, T. T. B.;SAMPAIO, A. A. M.; REIS, R. A.; ARCURI, P. B.; CARRILHO, E. N. V. M.. Exame geral de qualificação. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Zootecnia) - UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA/FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E VETERINÁRIA.

Alexandre Amstalden Moraes Sampaio

MORENO, T. T. B.;SAMPAIO, A. A. M.; REIS, R. A.; ARCURI, P. B.; CARRILHO, E. N. V. M.. Exame Geral de Qualificação. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Zootecnia) - Faculdade de Ciências Agrária e Veterinárias/UNESP/Jaboticabal.

ALEXANDRE VAZ PIRES

PIRES, A. V.. Qualificação de Mestrado. 2001. Outra participação, Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz.

Flavio Augusto Portela Santos

SANTOS, F.A.P.MATTOS, Wilson Roberto Soares; ABDALA, Adib Luiz. Utilização de fontes de gordura em dietas com diferentes níveis de fibra par avacas leiteiras. 2001. Dissertação (Mestrado em Ciência Animal e Pastagens) - Universidade de São Paulo.

Ricardo Andrade Reis

BERCHIELLI, T.T.;REIS, R. A.NUSSIO, L. G.; COSTA, C.; FERNANDES, J J de R. Caracterização de silagens de sorgo com variação no teor de tanino por meio da avaliação nutricional, produção de metano e desempenho em bovinos de corte. 2005. Tese (Doutorado em Zootecnia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Telma Teresinha Berchielli

BERCHIELLI, T. T.; NÚSSIO, Luiz Gustavo;REIS, Ricardo AndradeFERNANDES, Juliano José de Resende; COSTA, Ciniro. Caracterização de silagens de sorgo com variação no teor de tanino por meio da avaliação nutricional, produção de metano e desempenho em bovinos de corte. 2005. Tese (Doutorado em Zootecnia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Telma Teresinha Berchielli

BERCHIELLI, T. T.ARCURI, Pedro BragaREIS, Ricardo Andrade; SAMPAIO, Alexandre Amstaldem Moraes;CARRILHO, Elma Neide V M. Caracterização de silagem de sorgo com variação no teor de tanino através da avaliação nutricional, produção de metano e desempenho em bovinos de corte.. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Zootecnia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Elma Neide Vasconcelos Martins Carrilho

BERCHIELLI, Telma T.;Carrilho, E. N. V. M.; REIS, R.; ARCURI, P. B.; SAMPAIO, A. A. M.. Caracterização de silagens de sorgo com variação no teor de tanino através da avaliação nutricional. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Zootecnia - Produção Animal) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Ciniro Costa

COSTA, C.; NUSSIO, Luiz Gustavo; FERNANDES, Juliano José de Resende; REIS, Ricardo Andrade; MORENO, Telma T B. Caracterização de silagens de sorgo com variação no teor de tanino por meio da avaliação nutricional, produção de metano e desempenho em bovinos de corte. No dia 26/04. 2005. Tese (Doutorado em Zootecnia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

ADIBE LUIZ ABDALLA

OLIVEIRA, S. G.; SANTOS, F. A. P.;MATTOS, W.R.S.ABDALLA, A.L.. Utilização de fontes de gordura em dietas com diferentes níveis de fibra para vacas em lactação.. 2002. Dissertação (Mestrado em Ciência Animal e Pastagens) - Universidade de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Aimée Caroline Friesen Pereira Stresser

Avaliação da protease em dietas fareladas e peletizadas para leitões; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Zootecnia) - Universidade Federal do Paraná; (Orientador);

Alina Stadnik Komarcheuski

Utilização de enzimas exógenas avaliando a digestibilidade do farelo de trigo em alimentos completos para cães adultos; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Zootecnia) - Universidade Federal do Paraná; (Orientador);

Marley Conceição dos Santos

Avaliação de fontes de carboidratos na alimentação in ovo; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Ciências Veterinárias) - Universidade Federal do Paraná; (Orientador);

Francielle de Oliveira Marx

Avaliação de diferentes granulometrias associadas a inclusão de óleo a dieta de frangos de corte; Início: 2017; Tese (Doutorado em Zootecnia) - Universidade Federal do Paraná; (Orientador);

Thiago Augusto da Cruz

Fitase e peletização na digestibilidade da dieta, deposição de fósforo e cálcio ósseo e saúde intestinal em suínos na fase de creche; Início: 2017; Tese (Doutorado em Zootecnia) - Universidade Federal do Paraná; (Orientador);

Josiane Carla Panisson

Avaliação de genéticas de frangos de corte e programas de alimentação com ênfase em desempenho e conformação de tecidos; Início: 2016; Tese (Doutorado em Zootecnia) - Universidade Federal do Paraná; (Orientador);

Juliana Rodrígues de Souza

Avaliação da digestibilidade aparente de dietas contendo gérmen de milho integral e desengordurado para cães; Início: 2018; Iniciação científica (Graduando em Zootecnia) - Universidade Federal do Paraná, Universidade Federal do Paraná/Tesouro Nacional; (Orientador);

Nayara Ostapechen

Efeito da adição de xilanase em dietas com diferentes densidades nutricionais em cães; 2019; Dissertação (Mestrado em Zootecnia) - Universidade Federal do Paraná,; Orientador: Simone Gisele de Oliveira;

Melisa Machado

Uso de fitases e caboidrases na digestibilidade e características fecais de cães; 2019; Dissertação (Mestrado em Zootecnia) - Universidade Federal do Paraná,; Orientador: Simone Gisele de Oliveira;

Gabriela Cardoso Dal Pont

Inoculação de glicerol em ovos de matrizes pesadas; 2018; Dissertação (Mestrado em Ciências Veterinárias) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Simone Gisele de Oliveira;

Larissa Wunsche Risolia

Efeito da adição das enzimas xilanase e protease em dietas contendo grãos secos de destilaria contendo solúveis (DDGS) para cães; 2017; Dissertação (Mestrado em Ciências Veterinárias) - Universidade Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Simone Gisele de Oliveira;

Francielle de Oliveira Marx

Desempenho de frangos de corte alimentados com diferentes granulometrias de farelo de soja; 2017; Dissertação (Mestrado em Zootecnia) - Universidade Federal do Paraná,; Orientador: Simone Gisele de Oliveira;

Thiago Cancelli

Protease em dietas para frango de corte; 2017; Dissertação (Mestrado em Ciências Veterinárias) - Universidade Federal do Paraná,; Orientador: Simone Gisele de Oliveira;

Thiago Augusto da Cruz

Combinação de enzimas e peletização na digestibilidade da dieta em suínos na fase de creche; 2016; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Zootecnia) - Universidade Federal do Paraná,; Orientador: Simone Gisele de Oliveira;

Vivian Izabel Vieira

Qualidade de carne de frangos de corte suplementados com vitamina E na dieta final; 2016; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Zootecnia) - Universidade Federal do Paraná,; Orientador: Simone Gisele de Oliveira;

Juliana Regina da Silva

Uso de resíduo seco de destilaria contendo solúveis (DDGS), com e sem xilanase, na alimentação de cães; 2015; Dissertação (Mestrado em Ciências Veterinárias) - Universidade Federal do Paraná,; Orientador: Simone Gisele de Oliveira;

Daniele Cristina de Lima

Conservação de alimentos extrusados para cães; 2015; Dissertação (Mestrado em Ciências Veterinárias) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Simone Gisele de Oliveira;

Fernanda Gonçalves Lowndes

Uso de zeólita em dietas para cães; 2014; Dissertação (Mestrado em Ciências Veterinárias) - Universidade Federal do Paraná, Reestruturação e Expansão das Universidades Federais; Orientador: Simone Gisele de Oliveira;

Tabyta Tamara Sabchuk

Fontes de fibras na alimentação de cães; 2014; Dissertação (Mestrado em Ciências Veterinárias) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Simone Gisele de Oliveira;

Marina Volanski Teixeira Netto

Temperatura de condicionamento no processo de peletização de dietas para frangos de corte; 2014; Dissertação (Mestrado em Ciências Veterinárias) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Simone Gisele de Oliveira;

Carolina Pedro Zanatta

Determinação de protocoloco para avaliação da preferência alimentar em cães; 2013; Dissertação (Mestrado em Ciências Veterinárias) - Universidade Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Simone Gisele de Oliveira;

Karini Portela Hilcko

Avaliação de diferentes graus de moagem de ingredientes em rações para cães; 2008; Dissertação (Mestrado em Ciências Veterinárias) - Universidade Federal do Paraná,; Coorientador: Simone Gisele de Oliveira;

Lucas Newton Ezaki Barrilli

Doses de fitase e níveis de fitato em dietas para frangos de corte; 2019; Tese (Doutorado em Zootecnia) - Universidade Federal do Paraná,; Orientador: Simone Gisele de Oliveira;

Tabyta Tamara Sabchuk

Co-produtos do milho e perdas endógenas da gordura em cães; 2018; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Zootecnia) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Simone Gisele de Oliveira;

Francielle de Oliveira Marx

Controle de qualidade de pelete: estudo dos parâmetros de qualidade utilizados e sua variabilidade na produção de rações em uma cooperativa do Oeste do Paraná; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Zootecnia) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Simone Gisele de Oliveira;

Cleusa Bernadete Marcon de Brito

Métodos Analíticos: Diferenças e adaptações em análises utilizadas na nutrição animal; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Zootecnia) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Simone Gisele de Oliveira;

Gabriel Maissack Campo

Avaliação do coeficiente de digestibilidade aparente, verdadeira e perdas endógenas da gordura de dietas contendo níveis crescentes de óleo de vísceras para cães adultos; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Zootecnia) - Universidade Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Simone Gisele de Oliveira;

Juliana Rodrígues de Souza

Palatabilidade de dietas com crescentes níveis de DDGS em cães; 2018; Iniciação Científica - Universidade Federal do Paraná, Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Simone Gisele de Oliveira;

Gislaine Cristina Bill Kaelle

Digestibilidade do óleo de milho em dietas para cães; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Zootecnia) - Universidade Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Simone Gisele de Oliveira;

Taís Silvino Bastos

Palatabilidade de dietas contendo óleo de milho para cães; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Zootecnia) - Universidade Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Simone Gisele de Oliveira;

Alina Stadnik Komarcheuski

Digestibilidade aparente de dietas com crescentes níveis de inclusão de óleo de milho em cães; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Zootecnia) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Simone Gisele de Oliveira;

Keyla Skrobot

Características das fezes em cães alimentados com dietas contendo resíduo seco de destilaria contendo solúveis (DDGS) com adição de protease e xilanase; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Zootecnia) - Universidade Federal do Paraná, Universidade Federal do Paraná/Tesouro Nacional; Orientador: Simone Gisele de Oliveira;

Anna Julia Knorr Bonardi

Palatabilidade de dietas contendo resíduo seco de destilaria contendo solúveis (DDGS) com adição de protease e xilanase em cães; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Simone Gisele de Oliveira;

Francielle de Oliveira Marx

Avaliação de diferentes fontes de fibras para cães sobre a palatabilidade das dietas e produção de gás intestinal em cães; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Zootecnia) - Universidade Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Simone Gisele de Oliveira;

Ernany dos Santos Lima Neto

Inclusão de zeólita na dieta e seu efeito sobre as características de fezes em cães; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Zootecnia) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Simone Gisele de Oliveira;

Alessandra Brasil Vicente de Castro

Avaliação da inclusão da zeólita em cobertura ou na massa sobre a digestibilidade das dietas em cães; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Zootecnia) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Simone Gisele de Oliveira;

Taís Silvino Bastos

Digestibilidade aparente de dietas com crescentes níveis de inclusão de DDGS; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Zootecnia) - Universidade Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Simone Gisele de Oliveira;

Alina Stadnik Komarcheuski

Efeito de dietas contendo diferentes fontes de fibras sobre consumo e manejo alimentar em cães; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Zootecnia) - Universidade Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Simone Gisele de Oliveira;

Fernanda Malinoski

Avaliação do consumo e condição corporal em cães alimentados com dietas contendo diferentes fontes de fibra; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Zootecnia) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Simone Gisele de Oliveira;

Robinson Fernandes da Costa

Determinação de protocolo para avaliação da preferência alimentar em cães; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Zootecnia) - Universidade Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Simone Gisele de Oliveira;

Francielle de Oliveira Marx

Avaliação de diferentes fontes de fibra para cães; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Zootecnia) - Universidade Federal do Paraná, Universidade Federal do Paraná/Tesouro Nacional; Orientador: Simone Gisele de Oliveira;

Aline Garbellotti

Efeito da atividade de água sobre fatores de produção de alimentos secos extrusados para cães e gatos; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Zootecnia) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Simone Gisele de Oliveira;

Tabyta Tamara Sabchuk

Extração dos oligossacarídeos da soja sobre produção de gás intestinal e características das fezes em cães; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Zootecnia) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Simone Gisele de Oliveira;

Tatiane Aparecida Ramos

Consumo voluntário de energia por cães de diferentes raças; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Zootecnia) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Simone Gisele de Oliveira;

Gustavo Adolfo Ascázubi Silva

Extração dos oligossacarídeos da soja sobre a digestibilidade e produção de gás intestinal em cães; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Zootecnia) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Simone Gisele de Oliveira;

Aline Rosa Garbellotti

Extração dos oligossacarídeos da soja sobre a digestibilidade e produção de gás intestinal em cães; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Zootecnia) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Simone Gisele de Oliveira;

Lidiane Priscila Domingues

Avaliação das metodologias in vivo e in vitro na determinação da digestibilidade da proteína bruta em dietas para cães; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Zootecnia) - Universidade Federal do Paraná, Universidade Federal do Paraná/Tesouro Nacional; Orientador: Simone Gisele de Oliveira;

Bruna Umbria

Extração dos oligossacarídeos da soja sobre a digestibilidade e produção de gás intestinal em cães; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Zootecnia) - Universidade Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Simone Gisele de Oliveira;

Larissa Rodrigues Gabeloni

Avaliação da digestibilidade in vitro de alimentos volumosos utilizados na alimentação de vacas leiteiras na região dos Campos Gerais, PR; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Zootecnia) - Universidade Federal do Paraná, Universidade Federal do Paraná/Tesouro Nacional; Orientador: Simone Gisele de Oliveira;

Gustavo Adolfo Ascázubi Silva

Extração dos oligossacarídeos da soja sobre a digestibilidade e produção de gás intestinal em cães; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Zootecnia) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Simone Gisele de Oliveira;

Tabyta Tamara Sabchuk

Extração dos oligossacarídeos da soja sobre a digestibilidade e produção de gás intestinal em cães; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Zootecnia) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Simone Gisele de Oliveira;

Laura Derenevicz Faisca

Efeito da suplementação de frutoligossacarídeos (FOS) em dietas de cães; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Zootecnia) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Simone Gisele de Oliveira;

Daniele Cristina de Lima

Características fermentativas, estabilidade aeróbica e digestibilidade ?in vitro? de silagens de sorgo e milho com adição de inoculante bacteriano; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Zootecnia) - Universidade Federal do Paraná, Universidade Federal do Paraná/Tesouro Nacional; Orientador: Simone Gisele de Oliveira;

Renata Cristine Senger Ferreira

Estágio complementar; 2007; Orientação de outra natureza; (Zootecnia) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Simone Gisele de Oliveira;

Mauro Luis Zanovello

Estágio complementar; 2007; Orientação de outra natureza; (Zootecnia) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Simone Gisele de Oliveira;

Ferruccio Rossi Junior

Estágio complementar; 2007; Orientação de outra natureza; (Zootecnia) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Simone Gisele de Oliveira;

FABIANE ALICE RUDNICK

Estágio complementar; 2007; Orientação de outra natureza; (Zootecnia) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Simone Gisele de Oliveira;

Carolina Pedro Zanatta

Estágio complementar; 2007; Orientação de outra natureza; (Zootecnia) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Simone Gisele de Oliveira;

Débora Cristina da Silva

Estágio complementar; 2007; Orientação de outra natureza; (Zootecnia) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Simone Gisele de Oliveira;

Larissa Fabiana dos Santos

Estágio complementar; 2007; Orientação de outra natureza; (Zootecnia) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Simone Gisele de Oliveira;

Pâmela Fernandes Alves

Estágio complementar; 2007; Orientação de outra natureza; (Zootecnia) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Simone Gisele de Oliveira;

Amanda de Souza

Estágio complementar; 2007; Orientação de outra natureza; (Zootecnia) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Simone Gisele de Oliveira;

Paula Carvalho Leal

Estágio complementar; 2007; Orientação de outra natureza; (Zootecnia) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Simone Gisele de Oliveira;

Dayana Swaroski

Estágio complementar; 2007; Orientação de outra natureza; (Zootecnia) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Simone Gisele de Oliveira;

Andréia Regina de Freitas

Estágio complementar; 2007; Orientação de outra natureza; (Zootecnia) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Simone Gisele de Oliveira;

Diego Surek

Estágio complementar; 2006; Orientação de outra natureza; (Zootecnia) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Simone Gisele de Oliveira;

Régis Fernando Meurer

Estágio complementar; 2006; Orientação de outra natureza; (Zootecnia) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Simone Gisele de Oliveira;

Rafael Salles Cabreira

Estágio complementar; 2006; Orientação de outra natureza; (Zootecnia) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Simone Gisele de Oliveira;

Reginaldo Fabrício Lima

Estágio complementar; 2006; Orientação de outra natureza - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Simone Gisele de Oliveira;

Maria Elena Kern

Estágio complementar; 2006; Orientação de outra natureza; (Zootecnia) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Simone Gisele de Oliveira;

Paula Carvalho Real

Estágio complementar; 2006; Orientação de outra natureza; (Zootecnia) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Simone Gisele de Oliveira;

Elaine Cristina Stupak

Estágio complementar; 2006; Orientação de outra natureza; (Zootecnia) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Simone Gisele de Oliveira;

Jessica Karina Poncheki

Estágio complementar; 2006; Orientação de outra natureza; (Zootecnia) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Simone Gisele de Oliveira;

Daniel Guedes Leite

Estágio complementar; 2006; Orientação de outra natureza; (Zootecnia) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Simone Gisele de Oliveira;

Otávio Serino Castro

Estágio complementar; 2006; Orientação de outra natureza; (Zootecnia) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Simone Gisele de Oliveira;

Sabrina Koth

Estágio complementar; 2006; Orientação de outra natureza; (Zootecnia) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Simone Gisele de Oliveira;

Andressa Santanna Natel

Estágio complementar; 2006; Orientação de outra natureza; (Zootecnia) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Simone Gisele de Oliveira;

Fábio Luiz de Paula Valle

Estágio complementar; 2006; Orientação de outra natureza; (Zootecnia) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Simone Gisele de Oliveira;

Samuel Augusto dos Santos

Estágio complementar; 2006; Orientação de outra natureza; (Zootecnia) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Simone Gisele de Oliveira;

Marlon Mussi Zaitter

Estágio complementar; 2006; Orientação de outra natureza; (Zootecnia) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Simone Gisele de Oliveira;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Antônio Ricardo Evangelista

AVALIAÇÃO DE CULTIVARES DE ALFAFA (MEDICAGO SATIVA L; ) QUANTO AOS TEORES DE FIBRA EM DETERGENTE NEUTRO (FDN) E FIBRA EM DETERGENTE ÁCIDO (FDA); 1999; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Zootecnia) - Universidade Federal de Lavras, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Antonio Ricardo Evangelista;

Antônio Ricardo Evangelista

PRODUÇÃO DE 34 CULTIVARES DE ALFAFA COM DOIS ANOS DE CULTIVO NO SUL DE MINAS GERAIS; 1998; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Zootecnia) - Universidade Federal de Lavras, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Antonio Ricardo Evangelista;

Flavio Augusto Portela Santos

Utilização de fontes de gordura em dietas com diferentes níveis de fibra para vacas em lactação; 2002; Dissertação (Mestrado em Ciência Animal e Pastagens) - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Flávio Augusto Portela Santos;

Telma Teresinha Berchielli

Caracterização de nutricional de silagens de sorgo com variação no teor de tanino em bovinos de corte; 2005; 118 f; Tese (Doutorado em Zootecnia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Telma Teresinha Berchielli;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • ANDRADE, T. ; LIMA, D.C. ; KOMARCHEUSKI, A.S. ; FÉLIX, A.P. ; OLIVEIRA, S.G. ; MAIORKA, A. . Spray-dried egg in the diet of dogs: implications for recovery nutritional, palatability and haematology. Semina-Ciencias Agrarias , v. 40, p. 417-426, 2019.

  • SABCHUK, T.T. ; LIMA, D.C. ; BASTOS, T.S. ; OLIVEIRA, S.G. ; FÉLIX, A.P. ; MAIORKA, A. . Crude corn oil as dietary fat source for dogs. ANIMAL FEED SCIENCE AND TECHNOLOGY , v. 247, p. 173-182, 2019.

  • ANDRADE, T. ; LIMA, D.C. ; DOMINGUES, L.P. ; FÉLIX, A.P. ; OLIVEIRA, S.G. ; MAIORKA, A. . Spray-dried porcine plasma in dog foods: implications on digestibility, palatability and haematology. Semina-Ciencias Agrarias , v. 40, p. 1287-1296, 2019.

  • DOMINGUES, LIDIANE ; MURAKAMI, FABIANE ; ZATTONI, DORIE ; KAELLE, GISLAINE ; DE OLIVEIRA, SIMONE ; FÉLIX, ANANDA . Effect of potato on kibble characteristics and diet digestibility and palatability to adult dogs and puppies. Italian Journal of Animal Science , v. 1, p. 1-9, 2019.

  • MURAKAMI, FABIANE YUKIKO ; DE LIMA, DANIELE CRISTINA ; MENEZES SOUZA, CAMILLA MARIANE ; KAELE, GISLAINE BILL ; OLIVEIRA, SIMONE GISELE DE ; Félix, Ananda Portella . Digestibility and palatability of isolated porcine protein in dogs. Italian Journal of Animal Science , v. 2, p. 1-7, 2018.

  • SOUZA, C.M.M. ; LIMA, D.C. ; KAELLE, G.C.B. ; OLIVEIRA, S.G. ; KURITZA, L.N. ; FÉLIX, A.P. . Associação de mananoligossacarídeos e yucca como promotor da saúde intestinal e características fecais de cães. ARCHIVES OF VETERINARY SCIENCE , v. 22, p. 15-23, 2018.

  • LOWNDES, F.G. ; SABCHUK, T.T. ; SOUZA, C.M.M. ; FÉLIX, A.P. ; MAIORKA, A. ; OLIVEIRA, S.G. . Avaliação da forma de inclusão de zeólita e do nível de consumo sobre a digestibilidade da dieta e as características fecais de cães. ARQUIVO BRASILEIRO DE MEDICINA VETERINÁRIA E ZOOTECNIA (ONLINE) , v. 70, p. 888-896, 2018.

  • MURAKAMI, F. ; FÉLIX, A.P. ; BRITO, C.B.M. ; BORTOLO, M. ; MAIORKA, A. ; OLIVEIRA, S.G. ; BORGES, S.A. ; ZANATTA, C.P. . Addition of water in the extrusion on the physicochemical properties and digestibility of the diet on dogs. ARCHIVES OF VETERINARY SCIENCE , v. 23, p. 62-68, 2018.

  • SABCHUK, T.T. ; LOWNDES, F.G. ; SCHERAIBER, M. ; SILVA, L.P. ; FÉLIX, A.P. ; MAIORKA, A. ; OLIVEIRA, S.G. . Effect of soya hulls on diet digestibility, palatability, and intestinal gas production in dogs. Animal Feed Science and Technology (Print) , v. 225, p. 134, 2017.

  • ZANATTA, C.P. ; SUREK, D. ; RISOLIA, L.W. ; FÉLIX, A.P. ; MAIORKA, A. ; OLIVEIRA, S.G. . Effect of breed on food preference tests for dogs. SEMINA. CIÊNCIAS AGRÁRIAS (ONLINE) , v. 38, p. 2659-2668, 2017.

  • ZANATTA, C.P. ; SUREK, D. ; RISOLIA, L.W. ; SABCHUK, T.T. ; FÉLIX, A.P. ; MAIORKA, A. ; OLIVEIRA, S.G. . Comparação de protocolos em ensaios de preferência alimentar em cães. ARCHIVES OF VETERINARY SCIENCE , v. 22, p. 46-51, 2017.

  • RIVERA, N.L.M. ; SABCHUK, T.T. ; RISOLIA, L.W. ; FÉLIX, A.P. ; SCAPINELLO, C. ; OLIVEIRA, S.G. ; MAIORKA, A. . Extrato de própolis na nutrição de cães: efeitos na condição corporal, parâmetros sanguíneos e resposta vacinal. ARCHIVES OF VETERINARY SCIENCE , v. 22, p. 37-45, 2017.

  • SILVA, J.R. ; SABCHUK, T.T. ; LIMA, D.C. ; FÉLIX, A.P. ; MAIORKA, A. ; OLIVEIRA, S.G. . Use of distillers dried grains with solubles (DDGS), with and without xylanase, in dog food. Animal Feed Science and Technology (Print) , v. 220, p. 136-142, 2016.

  • ZANATTA, C.P. ; FÉLIX, A.P. ; OLIVEIRA, S.G. ; MAIORKA, A. . Fatores Que Regulam o Consumo e a Preferência Alimentar em Cães. Scientia Agraria Paranaensis , v. 15, p. 109-114, 2016.

  • RAMOS, T.A. ; RISOLIA, L.W. ; OLIVEIRA, S.G. ; FÉLIX, A.P. ; MAIORKA, A. . Consumo voluntário de energia por cães de diferentes raças. Archives of Veterinary Science , v. 21, p. 77-81, 2016.

  • ALARÇA, LAÍS GUIMARÃES ; MURAKAMI, FABIANE YUKIKO ; Félix, Ananda Portella ; Krabbe, Everton Luis ; OLIVEIRA, SIMONE GISELE DE ; SILVA, SEBASTIÃO APARECIDO BORGES DA . Dietary lutein supplementation on diet digestibility and blood parameters of dogs. Ciência Rural , v. 46, p. 2195-2201, 2016.

  • SCHERAIBER, MARIANA ; SABCHUK, TABYTA TAMARA ; SILVA, JULIANA REGINA DA ; DOMINGUES, LIDIANE PRISCILA ; RAMOS, TATIANE APARECIDA ; Félix, Ananda Portella ; OLIVEIRA, SIMONE GISELE DE ; SILVA, ANA VITÓRIA FISCHER DA . Effect of soybean hulls on blood biochemical profiles and body condition of dogs. Revista Brasileira de Zootecnia (Online) , v. 45, p. 755-759, 2016.

  • COMIN, J.G. ; SILVA, J.R. ; RISOLIA, L.W. ; OLIVEIRA, S.G. ; FÉLIX, A.P. ; MAIORKA, A. . Efeito do enriquecimento ambiental inanimado sobre o comportamento de cães de canil em ensaio metabólico. Archives of Veterinary Science , v. 21, p. 38-42, 2016.

  • LIMA, DANIELE CRISTINA DE ; NETTO, MARINA VOLANSKI TEIXEIRA ; FELIX, ANANDA PORTELLA ; BORTOLO, MARCELINO ; OLIVEIRA, SIMONE GISELE DE ; Maiorka, Alex . Digestibilidade e energia metabolizável da glicerina em cães. Ciência Rural (UFSM. Impresso) , v. 44, p. 1452-1456, 2014.

  • SABCHUK, TABYTA T. ; SILVA, JULIANA R. ; MARX, FRANCIELLE O. ; FELIX, ANANDA P. ; Maiorka, Alex ; OLIVEIRA, SIMONE G. . Effect of feeding frequency of a diet containing soya hulls on the food intake and behaviour of dogs. Journal of Nutritional Science , v. 3, p. 1-4, 2014.

  • SABCHUK, T.T. ; SCHERAIBER, M. ; ZANATTA, C.P. ; MAIORKA, A. ; FÉLIX, A.P. ; OLIVEIRA, S.G. . Body condition of dogs fed diets containing soya hulls. Journal of Nutritional Science , v. 3, p. 1-4, 2014.

  • BRITO, C.B.M. ; FÉLIX, A.P. ; ZANATTA, C.P. ; OLIVEIRA, S.G. ; KRABBE, E. ; MAIORKA, A. . CO2 production in extruded dry foods for dogs exposed to different moisture levels with and without use of mold inhibitor. Semina. Ciências Agrárias (Impresso) , v. 34, p. 921-926, 2013.

  • FÉLIX, A.P. ; ZANATTA, C.P. ; BRITO, C.B.M. ; SÁ FORTES, C.M.L. ; OLIVEIRA, S.G. ; MAIORKA, A. . Digestibility and metabolizable energy of raw soybeans manufactured with different processing treatments and fed to adult dogs and puppies. Journal of Animal Science , v. 91, p. 2794-2801, 2013.

  • PEDREIRA, M.S. ; OLIVEIRA, S.G. ; PRIMAVESI, O. ; LIMA, M.A. ; FRIGHETTO, R. T. S. ; BERCHIELLI, T.T. . Methane emissions and estimates of ruminal fermentation parameters in beef cattle fed different dietary concentrate levels. Revista Brasileira de Zootecnia / Brazilian Journal of Animal Science , v. 42, p. 592-598, 2013.

  • FÉLIX, A.P. ; RIVERA, N.L.M. ; SABCHUK, T.T. ; LIMA, D.C. ; OLIVEIRA, S.G. ; MAIORKA, A. . The effect of soy oligosaccharide extraction on diet digestibility, faecal characteristics, and intestinal gas production in dogs. Animal Feed Science and Technology (Print) , v. 184, p. 86-93, 2013.

  • ZANATTA, CAROLINA PEDRO ; GABELONI, LARISSA RODRIGUES ; Félix, Ananda Portella ; BRITO, CLEUSA BERNARDETE MARCON DE ; OLIVEIRA, SIMONE GISELE DE ; Maiorka, Alex . Metodologias para determinação da digestibilidade de dietas contendo fontes proteicas vegetal ou animal em cães. Ciência Rural (UFSM. Impresso) , v. 43, p. 696-701, 2013.

  • FÉLIX, A.P. ; BRITO, C.B.M. ; ZANATTA, C.P. ; LIMA, D.C. ; OLIVEIRA, S.G. ; MAIORKA, A. . Supplementation of fructooligosaccharides (FOS) on faecal characteristics of adult dogs. Archives of Veterinary Science , v. 18, p. 9-14, 2013.

  • SABCHUK, T. ; FÉLIX, A.P. ; COMIN, J.G. ; ALARÇA, L.G. ; OLIVEIRA, S.G. ; MAIORKA, A. . Digestibility and behavior of dogs housed in kennels or metabolic cages. Revista Brasileira de Zootecnia / Brazilian Journal of Animal Science , v. 41, p. 118-122, 2012.

  • Felix, A. P. ; Gabeloni, L. R. ; Brito, C. B. M. ; Oliveira, S. G. ; Silva, A. V. F. ; MAIORKA, A. . The effect of  -mannanase on the digestibility of diets with different protein sources in dogs determined by different methodologies. Journal of Animal Science , v. 90, p. 3060-3067, 2012.

  • FÉLIX, A.P. ; CARVALHO, M.P. ; ALARÇA, L.G. ; BRITO, C.B.M. ; OLIVEIRA, S.G. ; MAIORKA, A. . Effects of the inclusion of carbohydrases and different soybean meals in the diet on palatability, digestibility and faecal characteristics in dogs. Animal Feed Science and Technology (Print) , v. 174, p. 182-189, 2012.

  • PEDREIRA, M. S. ; Santos Pedreira, Márcio ; BERCHIELLI, T. T. ; Oliveira, S. G. ; FRIGHETTO, R. T. S. ; Lima, Magda Aparecida ; Oliveira, Simone Gisele ; Primavesi, Odo ; Frighetto, Rosa ; Berchelli, Telma Teresinha . Influence of different supplements and sugarcane (Saccharum officinarum L.) cultivars on intake, digestible variables and methane production of dairy heifers under tropical conditions. Tropical Animal Health and Production , v. 44, p. 1450-1465, 2012.

  • ZANATTA, C.P. ; FÉLIX, A.P. ; BRITO, C.B.M. ; MURAKAMI, F. ; SABCHUK, T. ; OLIVEIRA, S.G. ; MAIORKA, A. . Digestibility of dry extruded food in adult dogs and puppies. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia , v. 63, p. 784-787, 2011.

  • SUREK, D. ; MAIORKA, A. ; OLIVEIRA, S.G. ; DAHLKE, F. ; KRABBE, E. . Ácido linoléico conjugado, na nutrição de suínos, sobre desempenho zootécnico, características de carcaça e rendimento de cortes. Ciência Rural (UFSM. Impresso) , v. 41, p. 2190-2195, 2011.

  • Morais, Jucileia Aparecida da Silva ; Berchielli, T.T. ; OLIVEIRA, S.G. ; Queiroz, Maria Fernanda Soares ; Toro-Velásquez, Paula Andrea ; Rivera-Rivera, Astrid . Diferentes procedimentos na determinação de indicadores internos para estimativa de produção fecal e fluxo duodenal de matéria seca em bovinos. Acta Scientiarum. Animal Sciences , v. 32, p. 213-218, 2010.

  • de Brito, Cleusa Bernardete Marcon ; Félix, Ananda Portella ; de Jesus, Rogério Moreto ; de França, Marcelo Ivan ; de Oliveira, Simone Gisele ; Krabbe, Everton Luis ; Maiorka, Alex . Digestibility and palatability of dog foods containing different moisture levels, and the inclusion of a mould inhibitor. Animal Feed Science and Technology (Print) , v. 159, p. 150-155, 2010.

  • FÉLIX, A.P. ; NETTO, M.V.T. ; MURAKAMI, F. ; BRITO, C.B.M. ; OLIVEIRA, S.G. ; MAIORKA, A. . Digestibility and fecal characteristics of dogs fed with Bacillus subtilis in diet. Ciência Rural (UFSM. Impresso) , v. 40, p. 2169-2173, 2010.

  • FÉLIX, A.P. ; BRITO, C.B.M. ; FERRARINI, H. ; RODRIGUEZ, M.I.G. ; OLIVEIRA, S.G. ; MAIORKA, A. . Características físico-químicas de derivados proteicos de soja em dietas extrusadas. Ciência Rural (UFSM. Impresso) , v. 40, p. 2568-2573, 2010.

  • OLIVEIRA, S.G. ; BERCHIELLI, T.T. ; PEDREIRA, M.S. ; FERNANDES, J.J.R. ; PIRES, A.V. . Degradação ruminal e síntese de proteína microbiana em bovinos alimentados com silagem de sorgo contendo tanino suplementado com concentrado ou uréia. Acta Scientiarum. Animal Sciences , v. 31, p. 45-51, 2009.

  • OLIVEIRA, S.G. ; Berchielli, T.T. ; Reis, Ricardo Andrade ; Vechetini, Maria Eliane ; Pedreira, Márcio dos Santos . Fermentative characteristics and aerobic stability of sorghum silages containing different tannin levels. Animal Feed Science and Technology (Print) , v. 154, p. 1-8, 2009.

  • PEDREIRA, M.S. ; PRIMAVESI, O. ; LIMA, M.A. ; FRIGHETTO, R. ; OLIVEIRA, S.G. ; BERCHIELLI, T.T. . Ruminal methane emission by brazilian dairy cattle. Scientia Agrícola (USP. Impresso) , v. 66, p. 742-750, 2009.

  • HILCKO, K.P. ; FÉLIX, A.P. ; OLIVEIRA, S.G. ; BORTOLO, M. ; MAIORKA, A. ; BRITO, C.B.M. ; ALVES, P.F. . Diferentes graus de moagem em dietas para cães. Ciência Rural (UFSM. Impresso) , v. 39, p. 2511-2515, 2009.

  • OLIVEIRA, S.G. ; BERCHIELLI, T.T. ; NATARELLI, B. ; MALHEIROS, E.B. . Valor alimentício e aspectos econômicos de dietas com variação no teor de tanino e nível protéico em bovinos de corte. Revista Ceres , v. 55, p. 467-475, 2008.

  • OLIVEIRA, S.G. ; BERCHIELLI, T.T. ; PEDREIRA, M.S. ; PRIMAVESI, O. ; FRIGHETTO, R. ; LIMA, M.A. . Effect of tannin levels in sorghum silage and concentrate supplementation on apparent digestibility and methane emission in beef cattle. Animal Feed Science and Technology , v. 135, p. 236-248, 2007.

  • OLIVEIRA, S.G. ; BERCHIELLI, T.T. . Potencialidades da utilização de taninos na conservação de forragens e nutrição de ruminantes. Archives of Veterinary Science , v. 12, p. 1-9, 2007.

  • RIVERA, N. ; MAIORKA, A. ; EL-TASSÉ, M. ; OLIVEIRA, S.G. ; KRABBE, E. . Digestibility of nutrients with the inclusion of conjugated linoleic acid in the diet of dogs. Archives of Veterinary Science , v. 12, p. 52-57, 2007.

  • DUARTE, J. ; BERCHIELLI, T.T. ; OLIVEIRA, S.G. ; SILVEIRA, R.N. ; ANDRADE, P. . Digestibilidade do resíduo do processamento do caroço de algodão em bovinos de corte. ARS Veterinária , v. 22, p. 56-62, 2006.

  • BEELEN, P.M.G. ; BERCHIELLI, T.T. ; BEELEN, R.N. ; ARAUJO FILHO, J. ; OLIVEIRA, S.G. . Characterization of condensed tannins from browse legumes of the Brazilian northeastern semi-arid. Scientia Agrícola (USP. Impresso) , v. 63, p. 522-528, 2006.

  • BERCHIELLI, T.T. ; OLIVEIRA, S.G. ; GARCIA, A.V. . Aplicação de técnicas para estudos de ingestão, composição da dieta e digestibilidade. Archives of Veterinary Science , v. 10, p. 29-40, 2005.

  • PEDREIRA, M.S. ; OLIVEIRA, S.G. ; BERCHIELLI, T.T. ; PRIMAVESI, O. . Aspectos relacionados com a emissão de metano de origem ruminal em sistemas de produção de bovinos. Archives of Veterinary Science , v. 10, p. 24-32, 2005.

  • BERCHIELLI, T.T. ; OLIVEIRA, S.G. . Considerações sobre os principais indicadores utilizados em estudos de nutrição com ruminantes. Arquivos de Ciências Veterinárias e Zoologia da Unipar , v. 8, p. 205-211, 2005.

  • BERCHIELLI, T.T. ; OLIVEIRA, S.G. ; CARRILHO, E.N.V.M. ; FEITOSA, J.V. ; LOPES, A. D. . Comparação de marcadores para estimativas de produção fecal e de fluxo de digesta em bovinos. Revista Brasileira de Zootecnia / Brazilian Journal of Animal Science , v. 34, p. 986-995, 2005.

  • OLIVEIRA, S.G. ; SIMAS, J.M.C. ; SANTOS, F.A.P. . Principais aspectos relacionados as alterações no perfil de ácidos graxos na gordura do leite de ruminantes. Archives of Veterinary Science , Curitiba, v. 9, n.1, p. 73-80, 2004.

  • OLIVEIRA, S.G. ; SIMAS, J.M.C. ; SANTOS, F.A.P. ; IMAIZUMI, H. . Suplementação com diferentes fontes de gordura em dietas com alta e baixa inclusão de concentrado para vacas em lactação. ARS Veterinária , Jaboticabal, v. 20, n.2, p. 160-168, 2004.

  • SADER, A.P.O. ; OLIVEIRA, S.G. ; BERCHIELLI, T.T. . Application of Kjeldahl and Dumas combustion methods for nitrogen analysis. Archives of Veterinary Science , Curitiba, v. 9, n.2, p. 73-73, 2004.

  • CORREA, C.E.S. ; PEREIRA, M.N. ; OLIVEIRA, S.G. ; RAMOS, M.H. . Performance of Holstein cows fed sugarcane or corn silages of different grain textures.. Scientia Agricola , Piracicaba, v. 60, n.4, p. 621-629, 2003.

  • BERCHIELLI, T.T. ; GARCIA, A.V. ; OLIVEIRA, S.G. . Nutrição de Ruminantes. 2. ed. Jaboticabal: FUNEP, 2011. 616p .

  • BERCHIELLI, T.T. ; PIRES, A.V. ; OLIVEIRA, S.G. . Nutrição de Ruminantes. 1. ed. Jaboticabal: FUNEP, 2006. 583p .

  • PRIMAVESI, O. ; BERNDT, A. ; LIMA, M.A. ; FRIGHETTO, R.T.S. ; DEMARCHI, J.J.A.A. ; PEDREIRA, M.S. ; BERCHIELLI, T.T. ; OLIVEIRA, S.G. . Greenhouse gas production in agricultural systems: Groundwork for an inventory of methane emissions by ruminants. In: Robert M. Boddey; Magda A. Lima; Bruno J. R. Alves; Pedro L. O. de A. Machado; Segundo Urquiaga. (Org.). Carbon stocks and greenhouse gas emissions in Brazilian agriculture. 1ed.Brasília: Embrapa, 2014, v. 1, p. 84-95.

  • BERCHIELLI, T.T. ; PIRES, A.V. ; OLIVEIRA, S.G. . Principais técnicas de avaliação aplicadas em estudo de nutrição. In: BERCHIELLI, T.T.; PIRES, A.V.; OLIVEIRA, S.G.. (Org.). Nutrição de Ruminantes. 2ed.Jaboticabal: FUNEP, 2011, v. , p. 415-438.

  • FÉLIX, A.P. ; OLIVEIRA, S.G. ; MAIORKA, A. . Fatores que interferem no consumo de alimentos em cães e gatos. In: Sérgio L. Vieira. (Org.). Consumo e preferência alimentar de animais domésticos. 1ed.Londrina: Phytobiotics Brasil, 2010, v. 1, p. 162-199.

  • BERCHIELLI, T.T. ; GARCIA, A.V. ; OLIVEIRA, S.G. . Principais técnicas de avaliação aplicadas em estudo de nutrição. In: BERCHIELLI, T.T.; PIRES, A.V.; OLIVEIRA, S.G.. (Org.). Nutrição de Ruminantes. 1ed.Jaboticabal: FUNEP, 2006, v. , p. 397-421.

  • FÉLIX, A.P. ; BRITO, C.B.M. ; ZANATTA, C.P. ; ALARÇA, L.G. ; OLIVEIRA, S.G. ; MAIORKA, A. . Uso da soja na alimentação de cães. Pet food Brasil, p. 61 - 65, 04 abr. 2011.

  • MAIORKA, A. ; OLIVEIRA, S.G. . Alimentos funcionais para cães. In: Congresso Brasileiro de Zootecnia, 2007, Londrina. Anais do 17° Congresso Brasileiro de Zootecnia, 2007.

  • MAIORKA, A. ; OLIVEIRA, S.G. . Aspectos relacionados com a utilização de palatabilizantes para cães e gatos. In: Congresso Argentino de Nutrición Animal, 2007, Buenos Aires. 1° Congresso Argentino de Nutrición Animal, 2007.

  • CORREA, C.E.S. ; PEREIRA, M.N. ; RAMOS, M.H. ; OLIVEIRA, S.G. ; OTA, M. . Performance of dairy cows fed corn silage differing in kernel texture or sugarcane as the dietary forage. In: 2000 Joint ADSA/ASAS Annual Meeting, 2000, Baltimore. Proceedings of 2000 Joint ADSA/ASAS Annual Meeting, 2000. v. 83. p. 119.

  • LIMA, D.C. ; SANTOS, M.C. ; SABCHUK, T.T. ; MAZUR, A. ; MARTINS, A.P. ; OLIVEIRA, S.G. . Uso de bentonita e zeólita sobre as características fecais de cães. In: IV Simpósio de Nutrição de Animais de Companhia, 2018, Curitiba. Anais do IV Simpósio de Nutrição de Animais de Companhia. Curitiba: Archives of Veterinary Science, 2018. v. 23.

  • BARROS, E.M. ; LIMA, D.C. ; SANTOS, M.C. ; SOUZA, C.M.M. ; CARNEIRO, N.O. ; OLIVEIRA, S.G. . Efeito do armazenamento em câmara climática sobre a conservação de dietas para cães com diferentes tamanhos de extrusado e locais de inclusão de gordura. In: IV Simpósio de Nutrição de Animais de Companhia, 2018, Curitiba. Anais do IV Simpósio de Nutrição de Animais de Companhia. Curitiba: Archives of Veterinary Science, 2018. v. 23.

  • FRANCO, M.C. ; SOUZA, J.R. ; CAMPOS, G.M. ; MARTINS, A.S. ; NASCIMENTO, R.C. ; OLIVEIRA, S.G. . Uso de zeólita, bentonita e Yucca schidigera sobre as características fecais de cães. In: IV Simpósio de Nutrição de Animais de Companhia, 2018, Curitiba. Anais do IV Simpósio de Nutrição de Animais de Companhia. Curitiba: Archives of Veterinary Science, 2018. v. 23.

  • KOMARCHEUSKI, A.S. ; SABCHUK, T.T. ; BASTOS, T.S. ; CARNEIRO, N.O. ; MERCHIORI, A. ; OLIVEIRA, S.G. . Avaliação das características fecais de cães suplementados com diferentes fontes e níveis de extrato de Yucca. In: IV Simpósio de Nutrição de Animais de Companhia, 2018, Curitiba. Anais do IV Simpósio de Nutrição de Animais de Companhia. Curitiba: Archives of Veterinary Science, 2018. v. 23.

  • RISOLIA, L.W. ; TRIFONI, L.F. ; ZAFALON, R.V.A. ; CAMPOS, A.L. ; FÉLIX, A.P. ; OLIVEIRA, S.G. . Predição do pH urinário de gatos por meio do excesso de bases com enxofre na dieta. In: IV Simpósio de Nutrição de Animais de Companhia, 2018, Curitiba. Anais do IV Simpósio de Nutrição de Animais de Companhia. Curitiba: Archives of Veterinary Science, 2018. v. 23.

  • FERNANDES, E.L. ; RISOLIA, D.W. ; SANTOS, C.D. ; ZATTONI, D.F.M. ; MERCHIORI, A. ; OLIVEIRA, S.G. . Características fecais de cães alimentados com diferentes fontes e níveis de mananoligossacarídeos. In: IV Simpósio de Nutrição de Animais de Companhia, 2018, Curitiba. Anais do IV Simpósio de Nutrição de Animais de Companhia. Curitiba: Archives of Veterinary Science, 2018. v. 23.

  • SANTOS, M.C. ; SILVA, K.F. ; DURAU, J.F. ; OLIVEIRA, P.R. ; BARBOSA, J.B. ; SCANDOLEIRA, A.J. ; OLIVEIRA, S.G. . Efeito da colistina sobre desempenho zootécnico e vilosidades do duodeno em leitões. In: VIII Congresso Latino-Americano de Nutrição Animal, 2018, Campinas. Anais do VIII Congresso Latino-Americano de Nutrição Animal. Campinas: CLANA, 2018.

  • MORENO, F.A. ; MASSUQUETTO, A. ; SILVA, K.F. ; DURAU, J.F. ; MARX, F.O. ; OLIVEIRA, S.G. ; KRABBE, E.L. . Equivalência energética da peletização de dietas para frangos de corte. In: VIII Congresso Latino-Americano de Nutrição Animal, 2018, Campinas. Anais do VIII Congresso Latino-Americano de Nutrição Animal. Campinas: CLANA, 2018.

  • DIAS, I.C. ; PANISSON, J.C. ; ALMEIDA, L.M. ; SENGER, G.C. ; STRESSER, A.C.F.P. ; SUREK, D. ; OLIVEIRA, S.G. . Desempenho e rendimento de carcaça de frangos de corte de diferentes linhagens com diferentes densid ades nutricionais. In: VIII Congresso Latino-Americano de Nutrição Animal, 2018, Campinas. Anais do VIII Congresso Latino-Americano de Nutrição Animal. Campinas: CLANA, 2018.

  • LIMA, D.C. ; KOMARCHEUSKI, A.S. ; FERNANDES, E.L. ; SOUZA, J.R. ; KAELLE, G.C.B. ; OLIVEIRA, S.G. . Estabilidade oxidativa da microalga Schizochytrium sp. e do óleo de anchova. In: XVII Congresso CBNA PET, 2018, Campinas. Anais do XVII Congresso CBNA PET. Campinas: CBNA, 2018.

  • STRESSER, A.C.F.P. ; DURAU, J.F. ; BASSI, L S. ; DIAS, I.C. ; MORENO, F.A. ; SCANDOLERA, A.J. ; OLIVEIRA, S.G. . Inclusão de protease em dietas com redução de proteína bruta para suínos em crescimento. In: VIII Congresso Latino-Americano de Nutrição Animal, 2018, Campinas. Anais do VIII Congresso Latino-Americano de Nutrição Animal. Campinas: CLANA, 2018.

  • RISOLIA, L.W. ; SOUZA, C.M.M. ; SABCHUK, T.T. ; RISOLIA, D.W. ; SKROBOT, K. ; OLIVEIRA, S.G. . Uso de xilanase e protease em dietas contendo grãos secos de destilaria contendo solúveis (DDGS) para cães. In: Congresso CBNA PET, 2017, Campinas. Anais do XVI Congresso CBNA PET. Campinas: CBNA PET, 2017.

  • MACHADO, M.F. ; NAKAMURA, N. ; LIMA, D.C. ; SKROBOT, K. ; FÉLIX, A.P. ; OLIVEIRA, S.G. . Efeito do uso de Bacillus subtilis C-3102 sobre a digestibilidade da dieta e características fecais de cães. In: Congresso CBNA PET, 2017, Campinas. Anais do XVI Congresso CBNA PET. Campinas: CBNA PET, 2017.

  • SABCHUK, T.T. ; SOUZA, C.M.M. ; VERMA, T. ; ROSE, D. ; BIANCHINI, A.H. ; OLIVEIRA, S.G. . Predição da energia digestível de dietas para cães contendo grãos secos de destilaria contendo solúveis (DDGS) termicamente modificado utilizando métodos in vitro. In: Congresso CBNA PET, 2017, Campinas. Anais do XVI Congresso CBNA PET. Campinas: CBNA PET, 2017.

  • SABCHUK, T.T. ; SOUZA, C.M.M. ; RISOLIA, L.W. ; LIMA, D.C. ; BRITO, C.B.M. ; OLIVEIRA, S.G. . Perdas endógenas de gordura e digestibilidade verdadeira de cães adultos e filhotes. In: XVI Congresso CBNA PET, 2017, Campinas. Anais do XVI Congresso CBNA PET. Campinas: CBNA PET, 2017.

  • SOUZA, C.M.M. ; MURAKAMI, F. ; BASTIAN, J.A. ; BRITO, C.B.M. ; KAELLE, G.C.B. ; OLIVEIRA, S.G. . Digestibilidade e palatabilidade da farinha de peru em cães. In: Congresso CBNA PET, 2017, Campinas. Anais do XVI Congresso CBNA PET. Campinas: CBNA PET, 2017.

  • SKROBOT, K. ; MURAKAMI, F. ; SABCHUK, T.T. ; SOUZA, C.M.M. ; MACHADO, M.F. ; OLIVEIRA, S.G. . Digestibilidade e palatabilidade da farinha de frango griller em cães. In: Congresso CBNA PET, 2017, Campinas. Anais do XVI Congresso CBNA PET. Campinas: CBNA PET, 2017.

  • SILVA, J.R. ; DOMINGUES, L.P. ; SABCHUK, T.T. ; MALINOSKY, F. ; FÉLIX, A.P. ; OLIVEIRA, S.G. . Efeito da aplicação da enzima xilanase em dietas contendo resíduo seco de destilaria contendo solúveis (DDGS) na alimentação de cães. In: Congresso Brasileiro de Nutrição Animal - CBNA PET, 2016, Campinas. Anais do XV Congresso Brasileiro de Nutrição Animal - CBNA PET. Campinas: CBNA PET, 2016.

  • MURAKAMI, F. ; BRITO, C.B.M. ; RISOLIA, L.W. ; SKROBOT, K. ; FÉLIX, A.P. ; OLIVEIRA, S.G. . Efeito da fibra solúvel sobre as variáveis de extrusão e caracteristicas do extrusado para cães. In: Congresso Brasileiro de Nutrição Animal - CBNA PET, 2016, Campinas. Anais do XV Congresso Brasileiro de Nutrição Animal - CBNA PET. Campinas: CBNA PET, 2016.

  • KAELLE, G. ; BASTOS, T.S. ; SILVA, J.R. ; SCHERAIBER, M. ; RAMOS, T.A. ; FÉLIX, A.P. ; OLIVEIRA, S.G. . Preferência alimentar de cães em dietas com diferentes níveis de inclusão de Resíduo seco de destilaria contendo solúveis (DDGS). In: Congresso Brasileiro de Nutrição Animal - CBNA PET, 2016, Campinas. Anais do XV Congresso Brasileiro de Nutrição Animal - CBNA PET. Campinas: CBNA PE, 2016.

  • DOMINGUES, L.P. ; LIMA, D.C. ; SABCHUK, T.T. ; SANTOS, M.C. ; OLIVEIRA, S.G. ; ANTICO, L.P. ; FÉLIX, A.P. . Digestibilidade de dietas com diferentes tamanhos e locais de inclusão de gordura logo após a sua fabricação em cães. In: Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2015, Belo Horizonte. 52ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2015.

  • BASTOS, T.S. ; OLIVEIRA, P.D. ; LIMA, D.C. ; SABCHUK, T.T. ; DOMINGUES, L.P. ; RISOLIA, L.W. ; OLIVEIRA, S.G. . Conservação em temperatura ambiente dietas para cães com diferentes tamanhos de extrusados locais de inclusão de gordura. In: Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2015, Belo Horizonte. 52ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2015.

  • SILVA, F.M. ; BRITO, C.B.M. ; OLIVEIRA, P.D. ; MURAKAMI, F. ; BASTOS, T.S. ; RISOLIA, L.W. ; OLIVEIRA, S.G. . Analytical methods to acid insoluble ash determination in extruded diets for dogs. In: Reunião da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2015, Belo Horizonte. 52ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2015.

  • SABCHUK, T.T. ; SCHERAIBER, M. ; FÉLIX, A.P. ; PONTIERI, C.F ; OLIVEIRA, S.G. ; MAIORKA, A. . Digestibilidade e palatabilidade de dietas contendo polpa de beterraba em cães. In: VI Congresso InternacionaL e XIII Simpósio sobre Nutrição de Animais de Estimação, 2014, Valinhos. Anais do VI Congresso InternacionaL e XIII Simpósio sobre Nutrição de Animais de Estimação, 2014.

  • BRITO, C.B.M. ; SABCHUK, T.T. ; LOWNDES, F.G. ; KAWAUCHI, I.M. ; FÉLIX, A.P. ; OLIVEIRA, S.G. . Características fecais de cães alimentados com dietas contendo farelo de arroz e polpa de beterraba. In: VI Congresso InternacionaL e XIII Simpósio sobre Nutrição de Animais de Estimação, 2014, Valinhos. Anais do VI Congresso InternacionaL e XIII Simpósio sobre Nutrição de Animais de Estimação, 2014.

  • OLIVEIRA, P.D. ; LOWNDES, F.G. ; SABCHUK, T.T. ; LIMA, D.C. ; FÉLIX, A.P. ; OLIVEIRA, S.G. . Nível de consumo de dietas contendo zeólita e seus efeitos sobre a digestibilidade e características fecais em cães. In: VI Congresso InternacionaL e XIII Simpósio sobre Nutrição de Animais de Estimação, 2014, Valinhos. Anais do VI Congresso InternacionaL e XIII Simpósio sobre Nutrição de Animais de Estimação, 2014.

  • NETTO, M.V.T. ; MASSUQUETTO, A. ; LIMA, L.B. ; SANTOS, R.O.F ; KRABBE, E.L. ; SUREK, D. ; OLIVEIRA, S.G. . Diferentes temperaturas de condicionamento na peletização afetam o desempenho de frangos de corte. In: Conferência FACTA, 2014, Atibaia. Anais Conferência FACTA, 2014.

  • NETTO, M.V.T. ; MASSUQUETTO, A. ; DURAU, J.F. ; LIMA NETO, E.S. ; KRABBE, E.L. ; MAIORKA, A. ; OLIVEIRA, S.G. . Efeito da temperatura de condicionamento sobre a digestibilidade da proteína bruta e metabolizabilidade de dietas para frangos de corte. In: Conferência FACTA, 2014, Atibaia. Anais Conferência FACTA, 2014.

  • DOMINGUES, L.P. ; SILVA, J.R. ; SCHEN, N.A. ; FÉLIX, A.P. ; OLIVEIRA, S.G. ; MAIORKA, A. . Suplementação de mananoligossacarídeos reduz o odor fecal de cães sem alterar a digestibilidade da dieta. In: VI Congresso InternacionaL e XIII Simpósio sobre Nutrição de Animais de Estimação, 2014, Valinhos. Anais do VI Congresso InternacionaL e XIII Simpósio sobre Nutrição de Animais de Estimação, 2014.

  • SOARES, S.C. ; ZANATTA, C.P. ; SCHERAIBER, M. ; SILVA, J.R. ; BRITO, C.B.M. ; OLIVEIRA, S.G. . Efeito de raças na concisão de escolha em ensaios de preferência alimentar em cães. In: VI Congresso InternacionaL e XIII Simpósio sobre Nutrição de Animais de Estimação, 2014, Valinhos. Anais do VI Congresso InternacionaL e XIII Simpósio sobre Nutrição de Animais de Estimação, 2014.

  • LIMA, D.C. ; FÉLIX, A.P. ; SILVA, J.R. ; ANTICO, L.P. ; GARBELLOTTI, A. ; OLIVEIRA, S.G. . Estabilidade da atividade de água em alimentos extrusados para cães e gatos. In: V Congresso Internacional e XII Simpósio sobre Nutrição de Animais de Estimação, 2013, Valinhos. Anais do V Congresso Internacional e XII Simpósio sobre Nutrição de Animais de Estimação, 2013.

  • SILVA, J.R. ; LIMA, D.C. ; LOWNDES, F.G. ; DOMINGUES, L.P. ; MAIORKA, A. ; OLIVEIRA, S.G. . Efeito da inclusão de Yucca schidigera na digestibilidade e características de fezes de cães. In: V Congresso Internacional e XII Simpósio sobre Nutrição de Animais de Estimação, 2013, Valinhos. Anais do V Congresso Internacional e XII Simpósio sobre Nutrição de Animais de Estimação, 2013.

  • LIMA, D.C. ; FÉLIX, A.P. ; SILVA, J.R. ; SANTOS, L. ; COSTA, R.F. ; OLIVEIRA, S.G. . Estabilidade de alimentos extrusados para cães armazenados em embalagens abertas e fechadas. In: V Congresso Internacional e XII Simpósio sobre Nutrição de Animais de Estimação, 2013, Valinhos. Anais do V Congresso Internacional e XII Simpósio sobre Nutrição de Animais de Estimação, 2013.

  • LOWNDES, F.G. ; SILVA, J.R. ; UMBRIA, B. ; CARVALHO, M.P. ; OLIVEIRA, S.G. ; MAIORKA, A. . Efeito da inclusão de zeólita na digestibilidade e características de fezes de cães. In: V Congresso Internacional e XII Simpósio sobre Nutrição de Animais de Estimação, 2013. Anais do V Congresso Internacional e XII Simpósio sobre Nutrição de Animais de Estimação, 2013.

  • SABCHUK, T.T. ; LOWNDES, F.G. ; BRITO, C.B.M. ; ZANATTA, C.P. ; FÉLIX, A.P. ; OLIVEIRA, S.G. . Efeito da inclusão de níveis de casca de soja e outras fontes de fibras nas características das fezes de cães. In: V Congresso Internacional e XII Simpósio sobre Nutrição de Animais de Estimação, 2013, Valinhos. Anais do V Congresso Internacional e XII Simpósio sobre Nutrição de Animais de Estimação, 2013.

  • LOWNDES, F.G. ; SILVA, J.R. ; LIMA, D.C. ; SABCHUK, T.T. ; SCHERAIBER, M. ; MAIORKA, A. ; Felix, A. P. ; OLIVEIRA, S.G. . Effect of increasing zeolite inclusion in the palatability of diets for dogs. In: Reunião da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2013, Campinas. Anais da 50ª Reunião da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2013.

  • SABCHUK, T.T. ; LIMA, D.C. ; UMBRIA, B. ; ANTICO, L.P. ; LOWNDES, F.G. ; CARVALHO, M.P. ; MAIORKA, A. ; OLIVEIRA, S.G. . Digestibility and concentration of sialic acid in the faeces of dogs fed with diets containing increasing levels of soybean hulls and other sources of fiber for dogs. In: Reunião da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2013, Campinas. Anais da 50ª Reunião da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2013.

  • SABCHUK, T.T. ; MARX, F. O. ; GARCIA, D.A.A. ; SILVA, J.R. ; SCHERAIBER, M. ; GARBELLOTTI, A. ; FROES, T.R. ; OLIVEIRA, S.G. . Production of intestinal gas in dogs fed with soybean hulls. In: Reunião da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2013, Campinas. Anais da 50ª Reunião da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2013.

  • NETTO, M.V.T. ; SCHRAMM, V. G. ; DURAU, J.F. ; MASSUQUETTO, A. ; RIBEIRO, T.P. ; LIMA, L.B. ; NATEL, J.C.C. ; OLIVEIRA, S.G. . Different levels of available phosphorus in broilers diets about bone characteristics. In: Reunião da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2013, Campinas. Anais da 50ª Reunião da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2013.

  • ZANATTA, C.P. ; ALARÇA, L.G. ; ALMEIDA, M.I.M. ; FÉLIX, A.P. ; Oliveira, S. G. ; Maiorka, Alex . Utilização de diferentes raças de cães em testes de preferência alimentar. In: IV Congresso Internacional e XI Simpósio sobre nutrição de animais de estimação, 2012, São Paulo. IV Congresso Internacional e XI Simpósio sobre nutrição de animais de estimação. Campinas: CBNA, 2012.

  • LIMA, D.C. ; ANDRADE, T. ; ZANATTA, C.P. ; NETTO, M.V.T. ; FÉLIX, A.P. ; Oliveira, S. G. . Preferência alimentar e consistência fecal de cães alimentados com dietas contendo crescentes níveis de ovo spray-dried. In: IV Congresso Internacional e XI Simpósio sobre nutrição de animais de estimação, 2012, São Paulo. IV Congresso Internacional e XI Simpósio sobre nutrição de animais de estimação. Campinas: CBNA, 2012.

  • MARX, F. O. ; Félix, Ananda Portella ; GARBELLOTTI, A. ; LIMA, I. M. ; Oliveira, S. G. ; Maiorka, Alex . Efeito da β-mananase sobre a digestibilidade de fontes protéicas em cães. In: IV Congresso Internacional e XI Simpósio sobre nutrição de animais de estimação, 2012, São Paulo. IV Congresso Internacional e XI Simpósio sobre nutrição de animais de estimação. Campinas: CBNA, 2012.

  • ALMEIDA, R. ; Gabeloni, L.R. ; COSTA, G. ; OLIVEIRA, S.G. . Impacto da sazonalidade na adoção de um sistema de pagamento de leite por qualidade em um laticínio do Estado do Paraná. In: Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2012, Brasília. 49° Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2112. p. 1-3.

  • ALMEIDA, R. ; Gabeloni, L.R. ; LIMA, I. M. ; SCHRAMM, V. G. ; SILVA, G.A. ; OLIVEIRA, S.G. . Avaliação da digestibilidade in vitro de alimentos volumosos utilizados na alimentação de vacas leiteiras. In: Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2012, Brasília. 49° Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2012. p. 1-3.

  • LIMA, D.C. ; FÉLIX, A.P. ; CARVALHO, M.P. ; NETTO, M.V.T. ; OLIVEIRA, S.G. ; MAIORKA, A. . Digestibilidade e energia metabolizável de dietas contendo crescentes níveis de farelo de soja Hi-Pro com ou sem suplementação enzimática em cães. In: Congresso Internacional e Simpósio sobre Nutrição de Animais de Estimação, 2011, São Paulo. III Congresso Internacional e X Simpósio sobre Nutrição de Animais de Estimação. São Paulo: CBNA, 2011. p. 99-100.

  • ALARÇA, L.G. ; FÉLIX, A.P. ; SILVA, G.A. ; CARVALHO, M.P. ; OLIVEIRA, S.G. ; MAIORKA, A. . Digestibilidade de dietas isonutritivas extrusadas contendo crescentes níveis de soja crua em cães. In: Congresso Internacional e Simpósio sobre Nutrição de Animais de Estimação, 2011, São Paulo. III Congresso Internacional e X Simpósio sobre Nutrição de Animais de Estimação. São Paulo: CBNA, 2011. p. 101-102.

  • FÉLIX, A.P. ; RAMOS, T.A. ; ALARÇA, L.G. ; BRITO, C.B.M. ; OLIVEIRA, S.G. ; MAIORKA, A. . Determinação da digestibilidade do grão de soja cru em cães com os métodos da substituição, regressão e diferença. In: Congresso Internacional e Simpósio sobre Nutrição de Animais de Estimação, 2011, São Paulo. III Congresso Internacional e X Simpósio sobre Nutrição de Animais de Estimação. São Paulo: CBNA, 2011. p. 103-104.

  • NETTO, M.V.T. ; FÉLIX, A.P. ; CARVALHO, M.P. ; UMBRIA, B. ; SANTOS, L.N. ; OLIVEIRA, S.G. ; MAIORKA, A. . Potencial de utilização do farelo de soja em dietas para cães com ou sem inclusão de carboidrases. In: Congresso Internacional e Simpósio sobre Nutrição de Animais de Estimação, 2011, São Paulo. III Congresso Internacional e X Simpósio sobre Nutrição de Animais de Estimação. São Paulo: CBNA, 2011. p. 111-112.

  • ZANATTA, C.P. ; FÉLIX, A.P. ; BRITO, C.B.M. ; DOMINGUES, L. ; OLIVEIRA, S.G. ; MAIORKA, A. . Atividade de água na produção de alimentos secos extrusados para cães e gatos. In: Congresso Internacional e Simpósio sobre Nutrição de Animais de Estimação, 2011, São Paulo. III Congresso Internacional e X Simpósio sobre Nutrição de Animais de Estimação. São Paulo: CBNA, 2011. p. 121-122.

  • RAMOS, T.A. ; FÉLIX, A.P. ; ALARÇA, L.G. ; CARVALHO, M.P. ; OLIVEIRA, S.G. ; MAIORKA, A. . Digestibilidade de dietas extrusadas contendo crescentes níveis de soja crua para cães. In: Congresso Internacional e Simpósio sobre Nutrição de Animais de Estimação, 2011, São Paulo. III Congresso Internacional e X Simpósio sobre Nutrição de Animais de Estimação. São Paulo: CBNA, 2011.

  • SABCHUK, T. ; FÉLIX, A.P. ; Gabeloni, L.R. ; BRITO, C.B.M. ; OLIVEIRA, S.G. ; MAIORKA, A. . Metodologias para determinação da digestibilidade de dietas contendo fontes protéicas vegetal ou animal em cães. In: Congresso Internacional e Simpósio sobre Nutrição de Animais de Estimação, 2011, São Paulo. III Congresso Internacional e X Simpósio sobre Nutrição de Animais de Estimação. São Paulo: CBNA, 2011. p. 129-130.

  • LIMA, D.C. ; NETTO, M.V.T. ; FÉLIX, A.P. ; FAÍSCA, L. ; BORTOLO, M. ; OLIVEIRA, S.G. ; MAIORKA, A. . Digestibilidade de dietas contendo crescentes níveis de glicerina em cães. In: Congresso Internacional e Simpósio sobre Nutrição de Animais de Estimação, 2010, Campinas. II Congresso Internacional e IX Simpósio sobre Nutrição de Animais de Estimação, 2010. p. 79-80.

  • SABCHUK, T. ; COMIN, J.G. ; ALARÇA, L.G. ; FÉLIX, A.P. ; OLIVEIRA, S.G. ; MAIORKA, A. . Análise etológica de cães Beagles alojados em gaiolas metabólicas e baias de alvenaria em ensaio de digestibilidade. In: Congresso Internacional e Simpósio sobre Nutrição de Animais de Estimação, 2010, Campinas. II Congresso Internacional e IX Simpósio sobre Nutrição de Animais de Estimação, 2010. p. 95-96.

  • BRITO, C.B.M. ; FÉLIX, A.P. ; ZANATTA, C.P. ; SENGER, R.C.F. ; OLIVEIRA, S.G. ; MAIORKA, A. . Consumo voluntário de energia por cães de diferentes raças. In: Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2009, Maringá. Anais da 46° Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2009.

  • SILVA, D.F. ; OLSEN, A.P ; SOUZA, V.L. ; GAIDA, E.R. ; OLIVEIRA, S.G. . Estabilidade aeróbica de silagens de híbridos de sorgo com adição de inoculante bacteriano. In: Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2009, Maringá. Anais da 46° Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2009.

  • HILCKO, K.P. ; FÉLIX, A.P. ; OLIVEIRA, S.G. ; BORTOLO, M. ; MAIORKA, A. ; BRITO, C.B.M. ; ALVES, P.F. . Avaliação de diferentes graus de moagem em dietas para cães. In: Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2008, Lavras. Anais da 45° Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2008.

  • OLIVEIRA, S.G. ; BERCHIELLI, T.T. ; PEDREIRA, M.S. ; PRIMAVESI, O. ; FRIGHETTO, R. ; LIMA, M.A. . Produção de metano e digestão de nutrientes e energia no rúmen de bovinos de corte consumindo silagem de sorgo com variação no teor de tanino. In: Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2006, João Pessoa. Anais da 43ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2006.

  • OLIVEIRA, S.G. ; BERCHIELLI, T.T. ; DUARTE, J. . Parâmetros de degradação ruminal de silagens de híbridos de sorgo com variação no teor de tanino. In: Reunião da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2005, Goiânia. Anais da 42ª Reunião da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2005.

  • OLIVEIRA, S.G. ; PEDREIRA, M.S. ; GARCIA, L.F. ; BERCHIELLI, T.T. . Estabilidade aeróbica de silagens de sorgo com variação no teor de tanino. In: Reunião da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2005, Goiânia. Anais da 42ª Reunião da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2005.

  • MORAIS, J.A. ; OLIVEIRA, S.G. ; TORO-VELÁSQUEZ, P.A. ; RIVERA-RIVERA, A. ; BERCHIELLI, T.T. . Avaliação de metodologias na determinação de indicadores internos para estimar o fluxo da digesta duodenal e a produção fecal em bovinos. In: Reunião da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2005, Goiânia. Anais da 42ª Reunião da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2005.

  • NUNES, C.S.N. ; TORO-VELÁSQUEZ, P.A. ; CARRILHO, E.N.V.M. ; SOUZA, G.B. ; NOGUEIRA, A.A. ; OLIVEIRA, S.G. ; BERCHIELLI, T.T. . Estimativas da produção fecal e digestibilidade total em bovinos por meio de indicadores. In: Reunião da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2005, Goiânia. Anais da 42ª Reunião da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2005.

  • NUNES, C.S.N. ; TORO-VELÁSQUEZ, P.A. ; CARRILHO, E.N.V.M. ; SOUZA, G.B. ; NOGUEIRA, A.A. ; OLIVEIRA, S.G. ; BERCHIELLI, T.T. . Material alternativo para confecção de filtros empregados na metodologia ?nylon bag? para determinação da fibra. In: Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2005, Goiânia. Anais da 42ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2005.

  • OLIVEIRA, S.G. ; BERCHIELLI, T.T. ; DUARTE, J. . Consumo e digestibilidade ruminal em bovinos de corte consumindo silagem de sorgo com variação no teor de tanino. In: Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2005, João Pessoa. Anais da 43ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2006.

  • GARCIA, L.F. ; BERCHIELLI, T.T. ; MARTINS, A.S. ; SILVEIRA, R.N. ; OLIVEIRA, S.G. . Avaliação de indicadores internos para estimar o fluxo duodenal e produção fecal de matéria seca de bovinos alimentados com feno de Tifton-85 e silagem de milho. In: Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2004, Campo Grande. Anais da 41ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia. Campo Grande, 2004.

  • CLARINDO, R. ; IMAIZUMI, H. ; SANTOS, F.A.P. ; SCOTON, R. ; OLIVEIRA, S.G. ; SANTOS, J. . Desempenho lactacional de vacas holandesas recebendo resíduo úmido de cervejaria ensilado com milho moído fino. In: Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2004, Campo grande. Anais da 41ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia. Campo Grande, 2004.

  • RIVERA, N. ; EL-TASSÉ, M. ; OLIVEIRA, S.G. ; KRABBE, E. ; KELLER, T. ; CUELHO, W.H. ; FLEMMING, J.S. ; MAIORKA, A. . Emprego do ácido linoléico conjugado (CLA) em dietas para cães. In: Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2004, Campo Grande. Anais da 41ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia. Campo Grande, 2004.

  • VECHETINI, M.E. ; OLIVEIRA, S.G. ; DUARTE, J. ; NATARELLI, B. ; SILVEIRA, R.N. ; BERCHIELLI, T.T. . Composição química e características fermentativas de silagens de sorgo com diferentes concentrações de tanino associadas a adição de polietilenoglicol (PEG). In: Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2004, Campo Grande. Anais da 41ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia. Campo Grande, 2004.

  • VECHETINI, M.E. ; BERNARDES, T.F. ; SIQUEIRA, G.R. ; ROTH, M.T.P. ; OLIVEIRA, S.G. ; DUARTE, J. ; BERCHIELLI, T.T. . Estabilidade aeróbica de silagens de dois híbridos de sorgo com diferentes concentrações de tanino tratadas ou não com polietilenoglicol. In: Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2004, Campo Grande. Anais da 41ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia. Campo Grande, 2004.

  • DUARTE, J. ; BERCHIELLI, T.T. ; SILVEIRA, R.N. ; OLIVEIRA, S.G. ; CANESIN, R.C. ; VECHETINI, M.E. . Digestibilidade aparente do resíduo do processamento do caroço de algodão para bovinos mantidos em confinamento. In: Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2004, Campo Grande. Anais da 41ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia. Campo Grande, 2004.

  • BERCHIELLI, T.T. ; OLIVEIRA, S.G. ; MARTINS, A.S. ; SILVA, E.A. . Emprego de indicadores para estimaro fluxo duodenal e a digestibilidade ruminal em bovinos. In: Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2004, Campo Grande. Anais da 41ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia. Campo Grande, 2004.

  • PEDREIRA, M.S. ; BERCHIELLI, T.T. ; OLIVEIRA, S.G. ; PRIMAVESI, O. ; LIMA, M.A. ; FRIGHETTO, R. . Produção de metano e concentração de ácidos graxos voláteis ruminal em bovinos alimentados com diferentes relações de volumos:concentrado. In: Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2004, Campo Grande. Anais da 41ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia. Campo Grande, 2004.

  • OLIVEIRA, S.G. ; BERCHIELLI, T.T. ; PEDREIRA, M.S. ; NATARELLI, B. ; VECHETINI, M.E. ; FERNANDES, J.J.R. . Desempenho de bovinos de corte alimentados com volumosos de diferentes concentrações de tanino associados a diferentes níveis de proteína. In: Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2004, Campo Grande. Anais da 41ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia. Campo Grande, 2004.

  • OLIVEIRA, S.G. ; BERCHIELLI, T.T. ; PEDREIRA, M.S. ; GARCIA, L.F. ; PIRES, A.V. ; DUARTE, J. . Fornecimento de silagem de sorgo de alta e baixa concentração de tanino e reflexos sobre a digestibilidade em bovinos de corte. In: Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2004, Campo Grande. Anais da 41ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia. Campo Grande, 2004.

  • BEELEN, P.M.G. ; BERCHIELLI, T.T. ; OLIVEIRA, S.G. ; MEDEIROS, A.N. ; ARAUJO FILHO, J. ; BEELEN, R.N. ; PEREIRA FILHO, J.M. . Influência dos taninos condensados sobre a degradabilidade ruminal de jurema preta (Mimosa hostilis), sabiá (Mimosa caesalpinifolia) e mororó (Bauhinia cheilantha).. In: Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2003, Santa Maria. Anais da 40ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia. Santa Maria, 2003.

  • OLIVEIRA, S.G. ; SIMAS, J.M.C. ; SANTOS, F.A.P. . Efeito de fontes de gordura em dietas com diferentes teores de fibra sobre parâmetros ruminais em vacas em lactação.. In: Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2003, Santa Maria. Anais da 40ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia. Santa Maria, 2003.

  • BEELEN, P.M.G. ; BERCHIELLI, T.T. ; OLIVEIRA, S.G. ; MEDEIROS, A.N. ; MARTINS, A.S. ; BEELEN, R.N. ; ARAUJO FILHO, J. . Efeito de altas concentrações de tanino condensado sobre parâmetros ruminais, colonização microbiana e atividade endoglucanase em caprinos.. In: Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2003, Santa Maria. Anais da 40ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia. Santa Maria, 2003.

  • BERCHIELLI, T.T. ; PEDREIRA, M.S. ; OLIVEIRA, S.G. ; PRIMAVESI, O. ; LIMA, M.A. ; FRIGHETTO, R. . Determinação da produção de metano e pH ruminal em bovinos de corte alimentados com diferentes relações volumoso:concentrado.. In: Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2003, Santa Maria. Anais da 40ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia. Santa Maria, 2003.

  • PEDREIRA, M.S. ; PRIMAVESI, O. ; RODRIGUES, A.A. ; LIMA, M.A. ; OLIVEIRA, S.G. ; BERCHIELLI, T.T. . Emissão de metano de origem ruminal em novilhas alimentadas com diferentes variedades de cana-de-açúcar e suplementadas com concentrado ou uréia.. In: Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2003, Santa Maria. 40ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia. Santa Maria., 2003.

  • BERCHIELLI, T.T. ; SILVEIRA, R.N. ; MARTINS, A.S. ; OLIVEIRA, S.G. . Influence of protein supplementation on ruminal parameters of steers feed with corn silage.. In: The Sixth International Symposium on the Nutrition of Herbivores, 2003, Mérida. Procedings of Tropical and Subtropical Agroecosystems, 2003. v. 3. p. 187-190.

  • OLIVEIRA, S.G. ; BERCHIELLI, T.T. ; SILVEIRA, R.N. ; MARTINS, A.S. . Supplementation with differents protein sources on fiber degradability in steers fed with corn silage.. In: The Sixth International Symposium on the Nutrition of Herbivores, 2003, Mérida. Proceedings of Tropical and Subtropical Agroecosystems, 2003. v. 3. p. 317-320.

  • SILVEIRA, R.N. ; BERCHIELLI, T.T. ; MARTINS, A.S. ; OLIVEIRA, S.G. . Influence of protein supplementation on microbial protein synthesis in steers fed with corn silage. In: The Sixth International Symposium on the Nutrition of Herbivores, 2003, Mérida. Tropical and Subtropical Agroecosystems, 2003. v. 3. p. 313-316.

  • BERCHIELLI, T.T. ; BEELEN, P.M.G. ; ARAUJO FILHO, J. ; OLIVEIRA, S.G. ; BEELEN, R.N. . Condensed tannins from browse of the brasilian northeastern semi-arid.. In: The Sixth International Symposium on the Nutrition of Herbivores, 2003, Mérida. Proceedings of Tropical and Subtropical Agroecosystems. v. 3. p. 569-573.

  • OLIVEIRA, S.G. ; SIMAS, J.M.C. ; SANTOS, F.A.P. ; IMAIZUMI, H. ; BALLAMINUT, C.E. ; AMARAL, F.C. ; GARUTTY, M.C. . Suplementação com diferentes fontes de gordura em dietas com alto e baixo concentrado para vacas em lactação.. In: Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2001, Piracicaba. Anais da 38º Reunião da Soviedade Brasileira de Zootecnia. Piracicaba, 2001. p. 1134-1135.

  • LIMA, J.A. ; OLIVEIRA, S.G. ; BERNARDES, T.F. . Aditivos na silagem de coastcross (Cynodon dactylon (L.) Pers). II - Farelo de trigo e polpa cítrica.. In: Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2000, Viçosa. Anais da 38º Reunião da Sociedade Brsileira de Zootecnia. Viçosa, 2000.

  • SALES, E.C.J. ; EVANGELISTA, A.R. ; TEIXEIRA, J.C. ; SILVA, C.L. ; OLIVEIRA, S.G. ; ROMERO, L.M. . Degradabilidade in situ de cultivares de alfafa (Medicago sativa L.). In: Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2000, Viçosa. Anais da 38 º Reunião da Sociedade Brasileira de Zootecnia. Viçosa, 2000.

  • LIMA, J.A. ; SILVA, C.L. ; BERNARDES, T.F. ; OLIVEIRA, S.G. . Aditivos na silagem de coastcross (Cynodon dactylon (L.) Pers). I - Sacharina e fubá de milho.. In: Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2000, Viçosa. Anais da 38 º Reunião da Sociedade Brasileira de Zootecnia. Viçosa, 2000.

  • EVANGELISTA, A.R. ; OLIVEIRA, S.G. ; GONÇALVES, M.D. . Avaliação de cultivares de alfafa (Medicago sativa L.) quanto aos teores de fibra em detergente neutro (FDN) e fibra em detergente ácido (FDA).. In: Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 1999, Porto Alegre.. Anais da 38º Reunião da Sociedade Brasileira de Zootecnia. Porto Alegre, 1999.

  • EVANGELISTA, A.R. ; REIS, R.S. ; BOTREL, E.P. ; OLIVEIRA, S.G. . Avaliação do segundo ano de cultivo de 4 cultivares de alfafa em 2 métodos de semeadura para o Sul de Minas Gerais.. In: Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 1999, Porto Alegre. Anais da 38º Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia. Poto Alegre, 1999.

  • SALES, E.C.J. ; EVANGELISTA, A.R. ; OLIVEIRA, S.G. ; SILVA, C.L. . Produção de 34 cultivares de alfafa com dois anos de cultivo no Sul de Minas Gerais.. In: Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 1998, Botucatu. Anais da 38º Reunião da Sociedade Brasileira de Zootecnia. Botucatu, 1998.

  • PANISSON, J.C. ; MASSUQUETTO, A. ; SILVA, R.S.A. ; GOES, E.C. ; TAVEIRA, V.M. ; OLIVEIRA, S.G. . Levels of inorganic and complexed minerals on broilers performance. In: Latin American Scientific Conference, 2016, Campinas. Poultry Science Association. Campinas: Poultry Science, 2016.

  • BARRILLI, L. ; CANCELLI, T. ; OLIVEIRA, S.G. ; SORBARA, J.O.B. ; FASCINA, V.B. . Levels of phytase on broiler performance and carcass characteristics. In: Latin American Scientific Conference, 2016, Campinas. Poultry Science Association. Campinas: Poultry Science, 2016.

  • PONT, G.C.D. ; BARRILLI, L. ; DURAU, J.F. ; MARX, F.O. ; ALMEIDA, L.M. ; OLIVEIRA, S.G. . Phytase inclusion on high phytate diets affect bone characteristics of broilers. In: Latin American Scientific Conference, 2016, Campinas. Poultry Science Association. 2016: Poultry Science, 2016.

  • PONT, G.C.D. ; MASSUQUETTO, A. ; ZAVELINSKI, V.A.B. ; CANCELLI, T. ; KRABBE, E.L. ; OLIVEIRA, S.G. . Energy levels and feed physical form on broiler performance. In: Latin American Scientific Conference, 2016, Campinas. Poultry Science Association. Campinas: Poultry Science, 2016.

  • PANISSON, J.C. ; MASSUQUETTO, A. ; DURAU, J.F. ; PONT, G.C.D. ; FIREMAN, A. ; OLIVEIRA, S.G. . Levels of inorganic and complexes minerals on broilers carcass yield. In: Latin American Scientific Conference, 2016, Campinas. Poultry Science Association. Campinas: Poultry Science, 2016.

  • CANCELLI, T. ; BARRILLI, L. ; GOES, E.C. ; PONT, G.C.D. ; SCHRAMM, V. G. ; OLIVEIRA, S.G. . Levels of phytase on the digestibility of diets for broilers. In: Latin American Scientific Conference, 2016, Campinas. Poultry Science Association. Campinas: Poultry Science, 2016.

  • SABCHUK, T.T. ; VANELLI, K. ; BARRILE, L. ; MURAKAMI, F. ; MAIORKA, A. ; OLIVEIRA, S.G. ; FÉLIX, A.P. . Digestibility of the crude corn oil in dogs. In: JAM, 2015, Orlando. Journal of Animal Science, 2015.

  • SABCHUK, T.T. ; LIMA, D.C. ; BRITO, C.B.M. ; BARRILE, L. ; FÉLIX, A.P. ; OLIVEIRA, S.G. ; MAIORKA, A. . Digestibility and palatability of diets containing crude corn oil in dogs. In: JAM, 2015, Orlando. Journal of Animal Science, 2015.

  • GARBELLOTTI, A. ; FÉLIX, A.P. ; SILVA, G.A. ; UMBRIA, B. ; MAIORKA, A. ; OLIVEIRA, S.G. . Metodologias para determinação da digestibilidade de dietas contendo farelo de soja. In: 20° EVINCI e 5° EINTI, 2012, Curitiba. Livro de resumos - 20° EVINCI e 5° EINTI, 2012. p. 458.

  • SILVA, G.A. ; FÉLIX, A.P. ; GARBELLOTTI, A. ; UMBRIA, B. ; MAIORKA, A. ; OLIVEIRA, S.G. . Determinação da digestibilidade utilizando coleta total e indicadores em dietas contendo farelo de soja em cães. In: 20° EVINCI e 5° EINTI, 2012, Curitiba. Livro de resumos - 20° EVINCI e 5° EINTI, 2012. p. 459.

  • UMBRIA, B. ; FÉLIX, A.P. ; ZANATTA, C.P. ; ALARÇA, L.G. ; MAIORKA, A. ; OLIVEIRA, S.G. . Metodologias para determinação da digestibilidade de dietas contendo farinha de vísceras de aves em cães. In: 20° EVINCI e 5° EINTI, 2012, Curitiba. Livro de resumos - 20° EVINCI e 5° EINTI, 2012. p. 458.

  • DOMINGUES, L.P. ; RAMOS, T.A. ; ZANATTA, C.P. ; LIMA, D.C. ; MAIORKA, A. ; OLIVEIRA, S.G. . Avaliação das metodologias in vivo e in vitro na determinação da digestibilidade da proteína bruta em dietas para cães. In: 20° EVINCI e 5° EINTI, 2012, Curitiba. Livro de resumos - 20° EVINCI e 5° EINTI, 2012. p. 725.

  • GARBELLOTTI, A. ; ALARÇA, L.G. ; ZANATTA, C.P. ; FÉLIX, A.P. ; OLIVEIRA, S.G. ; MAIORKA, A. . Efeito da atividade de água sobre fatores de produção de alimentos secos extrusados para cães e gatos. In: 19º EVINCI e 4º EINTI, 2011, Curitiba. Livro de Resumos do 19º EVINCI ? Evento de Iniciação Científica, e 4º EINTI - Evento de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação. Curitiba: UFPR, 2011. v. 19. p. 518-518.

  • SILVA, G.A. ; FÉLIX, A.P. ; ALARÇA, L.G. ; ZANATTA, C.P. ; OLIVEIRA, S.G. . Extração dos oligossacarídeos da soja sobre a digestibilidade em cães. In: 19º EVINCI e 4º EINTI, 2011, Curitiba. Livro de Resumos do 19º EVINCI ? Evento de Iniciação Científica, e 4º EINTI - Evento de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação. Curitiba: UFPR, 2011. v. 19. p. 524-524.

  • Gabeloni, L.R. ; LIMA, I. M. ; SCHRAMM, V. G. ; SILVA, G.A. ; ALMEIDA, R. ; OLIVEIRA, S.G. . Avaliação da digestibilidade in vitro de alimentos volumosos na alimentação de vacas leiteiras na região dos Campos Gerais, PR. In: 19º EVINCI e 4º EINTI, 2011, Curitiba. Livro de Resumos do 19º EVINCI ? Evento de Iniciação Científica, e 4º EINTI - Evento de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação. Curitiba: UFPR, 2011. v. 19. p. 526-526.

  • SABCHUK, T. ; FÉLIX, A.P. ; OLIVEIRA, S.G. . Extração dos oligossacarídeos da soja sobre produção de gás intestinal e características das fezes em cães. In: 19º EVINCI e 4º EINTI, 2011, Curitiba. Livro de Resumos do 19º EVINCI ? Evento de Iniciação Científica, e 4º EINTI - Evento de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação. Curitiba: UFPR, 2011. v. 19. p. 530-530.

  • RAMOS, T.A. ; ZANATTA, C.P. ; FÉLIX, A.P. ; BRITO, C.B.M. ; OLIVEIRA, S.G. ; MAIORKA, A. . Consumo voluntário de energia por cães de diferentes raças. In: 19º EVINCI e 4º EINTI, 2011, Curitiba. Livro de Resumos do 19º EVINCI ? Evento de Iniciação Científica, e 4º EINTI - Evento de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação. Curitiba: UFPR, 2011. v. 19. p. 531-531.

  • UMBRIA, B. ; OLIVEIRA, S.G. . Índice de proliferação de linfócitos e contagem de CD4 e CD8 em cães suplementados com luteína na dieta. In: Evento de Iniciação Científica, 2010, Curitiba. 18° Evento de Iniciação Científica, 2010.

  • LIMA, D.C. ; OLIVEIRA, S.G. . Características fermentativas, estabilidade aeróbica e digestibilidade in vitro de silagens de sorgo com adição de inoculante bacteriano. In: Evento de Iniciação Científica, 2010, Curitiba. 18° Evento de Iniciação Científica, 2010.

  • SILVA, G.A. ; OLIVEIRA, S.G. . Aceitabilidade do farelo de soja associado ou não a um complexo enzimático em dietas extrusadas para cães. In: Evento de Iniciação Científica, 2010, Curitiba. 18° Evento de Iniciação Científica, 2010.

  • Gabeloni, L.R. ; OLIVEIRA, S.G. . Extração dos oligossacarídeos da soja sobre a digestibilidade em cães. In: Evento de Iniciação Científica, 2010, Curitiba. 18° Evento de Iniciação Científica, 2010.

  • FAÍSCA, L. ; OLIVEIRA, S.G. . Efeito da suplementação de frutoligossacarídeos (FOS) em dietas de cães. In: Evento de Iniciação Científica, 2010, Curitiba. 18° Evento de Iniciação Científica, 2010.

  • SANTOS, L.N. ; OLIVEIRA, S.G. . Extração dos oligossacarídeos da soja sobre a produção de gás intestinal e características das fezes de cães. In: Evento de Iniciação Científica, 2010, Curitiba. 18° Evento de Iniciação Científica, 2010.

  • BERCHIELLI, T.T. ; OLIVEIRA, S.G. ; PEDREIRA, M.S. ; PRIMAVESI, O. ; LIMA, M.A. ; FRIGHETTO, R. . Methane of animal origin in cattle fed high or low tannin sorghum silage. In: International Grassland Congress, 2005, Dublin. Proceedings of International Grassland Congress, 2005.

  • BERCHIELLI, T.T. ; OLIVEIRA, S.G. ; DUARTE, J. ; FERNANDES, J.J.R. ; PIRES, A.V. . Parâmetros ruminais e síntese de proteína microbiana em bovinos consumindo silagem de sorgo com tanino. In: Reunión de la Asociación Latinoamericana de Producción Animal, 2005, Tampico. Proceedings of Reunión de la Asociación Latinoamericana de Producción Animal, 2005.

  • CARRILHO, E.N.V.M. ; PEDREIRA, M.S. ; OLIVEIRA, S.G. ; SADER, A.P.O. ; BERCHIELLI, T.T. . Teores de ácidos graxos voláteis (AGV's) em líquido ruminal determinados por cromatografia gasosa capilar. In: Encontro Nacional de Química Analítica, 2003, São Luís. Anais do 12º Encontro Nacional de Química Analítica, 2003.

  • OLIVEIRA, S.G. . Utilização de aditivos na silagem de coastcross (Cynodon sp). I - Saccharina e fubá. In: XII CICESAL, 1999, Lavras. Anais do XII CICESAL. Lavras, 1999. p. 293.

  • OLIVEIRA, S.G. . Avaliação nutricional e econômica da substituição do feno de coast cross 1 (Cynodon dactylon (L.) Pers.) cv. Coastal x Cynodon nlemfuensis Vanderyst var. robustus pelo de alfafa (Medicago sativa L.). In: V PIBIC E X CICESAL, 1997, Lavras. Anais do V PIBIC e X CICESAL. Lavras, 1997. p. 250.

  • LOWNDES, F.G. ; SABCHUK, T.T. ; RISOLIA, L.W. ; FÉLIX, A.P. ; MAIORKA, A. ; OLIVEIRA, S.G. . Zeolite inclusion in dog extruded diets: digestibility, fecal characteristics, and palatability. Semina-Ciencias Agrarias , 2019.

  • SUREK, D. ; ALMEIDA, L.M. ; PANISSON, J.C. ; KRABBE, E.L. ; DE OLIVEIRA, S.G. ; ALBERTON, G.C. ; MAIORKA, A. . Impact of birth weight and daily weight gain during suckling on the weight gain of weaning piglets. ARQUIVO BRASILEIRO DE MEDICINA VETERINARIA E ZOOTECNIA , 2019.

  • TEIXEIRA NETTO, M.V. ; MASSUQUETTO, A. ; KRABBE, E.L. ; SUREK, D. ; DE OLIVEIRA, S.G. ; MAIORKA, A. . Effect of conditioning temperature on pellet quality, diet digestibility and broiler performance. JOURNAL OF APPLIED POULTRY RESEARCH , 2019.

  • PONT, G.C.D. ; GOES, E.C. ; ARAUJO, R.A. ; OLIVEIRA, S.G. ; ROCHA, C. ; MAIORKA, A. . Glycerol inoculation in eggs of young broiler breeders at different embryonic periods. POULTRY SCIENCE , 2019.

  • PRIMAVESI, O. ; PEDREIRA, M.S. ; FRIGHETTO, R. ; LIMA, M.A. ; BEELEN, R.N. ; OLIVEIRA, S.G. ; RODRIGUES, A.A. . Manejo alimentar de bovinos leiteiros e sua relação com produção de metano ruminal. São Carlos: EMBRAPA, 2004 (Circular técnica).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - Atual

    Fitase e peletização na digestibilidade da dieta, deposição de fósforo e cálcio ósseo e saúde intestinal em suínos na fase de creche, Descrição: Com a necessidade de aumento de produção de alimentos para atender a crescente demanda mundial, tecnologias devem ser desenvolvidas para melhorar o desempenho dos animais destinados ao consumo humano. Nesse sentido, estudos com inclusão de enzimas e processamento das dietas fornecidas aos animais vêm sendo feitos a fim de melhorar a eficiência alimentar e, por consequência, o resultado zootécnico. O presente estudo terá como objetivo avaliar a digestibilidade da dieta, deposição mineral óssea, qualidade intestinal e parâmetros imunológicos de suínos na fase pré-inicial de produção, submetidos a dois tipos de dieta, farelada e peletizada, com diferentes níveis de inclusão de fitase. Serão utilizados 112 suínos com idade média de 32 dias e pesando em média 8 kg. Os animais serão alojados em baias de alvenaria, sendo 8 animais por baia, onde cada animal será uma unidade experimental. O delineamento será inteiramente casualizado, num arranjo fatorial 2x7. Os animais consumirão a dieta por 16 dias, seguidos por 4 dias de coleta de fezes diretamente do reto. Serão feitas parciais de fezes duas vezes ao dia, congeladas em sacos plásticos individuais e posteriormente submetidas à análise de Matéria Seca, Proteína Bruta, Extrato Etéreo, Fibra Bruta e Energia Bruta, Ca, P e Cinzas. Com os resultados, serão calculados os coeficientes de digestibilidade aparente, na sequência, os dados serão submetidos à análise de variância. No 20° dia será fornecido marcador via oral para avaliação da permeabilidade intestinal dos animais, via coleta de sangue. Serão abatidos 4 animais por tratamento e coletado íleo para avaliação de altura de vilosidade, profundidade de cripta e quantidade de enterócitos. Também será coletado metatarso dos animais para avaliação de deposição de Cálcio e P.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Simone Gisele de Oliveira - Coordenador / Alex Maiorka - Integrante / ANTONIO J. SCANDOLERA - Integrante / Thiago Augusto da Cruz - Integrante.

  • 2016 - Atual

    Efeito da adição de xilanase em dietas com diferentes densidades nutricionais em cães, Descrição: Com maior utilização de diferentes ingredientes nas dietas formuladas para cães, há necessidade da inclusão de aditivos para que a digestibilidade dos mesmos seja satisfatória. Dessa forma, o presente projeto pretende avaliar o efeito da adição de xilanase em dietas com diferentes níveis nutricionais. Para o ensaio de digestibilidade, serão avaliadas duas dietas com diferentes níveis nutricionais, classificadas comercialmente como dietas standard e super Premium, com e sem adição da enzima xilanase. Serão utilizados 12 cães adultos da raça Beagle. Os cães passarão por dois períodos de 25 dias de adaptação seguidos por cinco dias de coleta total de fezes. Os dados serão analisados segundo delineamento em blocos, totalizando seis repetições por tratamento. As características das fezes serão avaliadas pelo teor de matéria seca total, nitrogênio amoniacal, escore, pH e odor fecal. A imunidade celular será avaliada pela técnica de citometria de fluxo. A capacidade fagocítica dos leucócitos será avaliada, determinando-se o efeito de tratamentos sobre a ativação desta função efetora imune. A microbiota intestinal será avaliada por meio de sequenciamento utilizando-se a plataforma Illumina MiSeq. A permeabilidade intestinal será avaliada por meio da técnica de passagem de marcador fluorescente (Dextran-FITC), ajustando-se a dose e o tempo de trânsito de acordo com as especificidades do presente teste. Os dados com distribuição normal serão avaliados pelo teste t-Student (P<0,05). O segundo experimento, com duração de 2 dias, consistirá no teste de palatabilidade, os quais serão utilizados 16 cães adultos (1,5 anos) da raça Beagle (oito machos e oito fêmeas). Será realizada a comparação das dietas com xilanase vs. sem xilanase. Será observada a primeira escolha do animal, bem como a razão de ingestão. Os resultados da razão de ingestão serão comparadospelo teste t-Student a 5% de significância e a primeira escolha pelo teste Qui-quadrado a 5%, totalizando 48 repetições por teste (16 cães x 3 dias de avaliação). O objetivo do projeto é avaliar o efeito da adição de xilanase em dietas com diferentes densidades nutricionais sobre a digestibilidade, características fecais, integridade intestinal e parâmetros de imunidade em cães.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Simone Gisele de Oliveira - Coordenador / Ananda Portela Félix - Integrante / Nayara O. Carneiro - Integrante.

  • 2016 - Atual

    Uso de fitases e caboidrases na digestibilidade e características fecais de cães, Descrição: A humanização dos animais domésticos ocasionou um rápido desenvolvimento no mercado pet, o qual se encontra cada vez mais exigente, criando demandas por ingredientes de maior qualidade e que possam proporcionar maior longevidade aos cães. Sendo assim, novas tecnologias começaram a ser utilizadas visando não apenas melhorar a digestibilidade dos nutrientes fornecidos na dieta, como também as características fecais destes animais. Com este intuito, objetivou-se avaliar a inclusão de um complexo enzimático sobre a digestibilidade e as características fecais de cães. Serão avaliadas seis diferentes dietas: dieta controle (sem aditivos enzimáticos), dieta com inclusão de fitase (5.000 FTU), dieta com inclusão de fitase superdosing (10.000 FTU), dieta com inclusão de fitase extradosing (15.000 FTU), dieta com inclusão de carboidrases (50.000 u/g) e dieta com inclusão de um blend enzimático (fitase + carboidrases).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Simone Gisele de Oliveira - Coordenador / Ananda Portela Félix - Integrante / MELISA F. MACHADO - Integrante.

  • 2015 - Atual

    Efeito da protease e xilanase em dietas contendo resíduo seco de destilaria contendo solúveis (DDGS) para cães, Descrição: O DDGS possui alto valor nutritivo e seu uso associado a enzimas exógenas pode melhorar seu valor biológico. O objetivo deste trabalho foi avaliar os efeitos da adição das enzimas xilanase e protease em uma dieta para cães contendo 20% de DDGS por meio de dois experimentos. No primeiro, foram utilizados 6 cães da raça Beagle em um delineamento quadrado latino (6 x 6) para a avaliação das características do extrusado, digestibilidade, e características fecais. As dietas avaliadas foram: dieta 0% DDGS com (0%XP) e sem xilanase e protease (0%SE); com 20% de DDGS sem nenhuma enzima (20%SE); com xilanase (20%X); protease (20%P) e com as enzimas associadas (20%XP). Para avaliar a palatabilidade foram utilizados 16 cães da raça Beagle e os testes foram feitos comparando-se as dietas 0% vs 20% de DDGS sem enzimas e 0% vs 20% de DDGS com xilanase e protease. Não houve efeito das enzimas sobre o coeficiente de digestibilidade aparente (CDA) dos seguintes parâmetros: matéria seca (MS), extrato etéreo hidrólise ácida (EEA), proteína bruta (PB), energia bruta (EB), matéria orgânica (MO) e energia metabolizável (EM). Contudo, a adição do DDGS, independentemente das enzimas, reduziu o CDA da MS, EEA, EB e MO (P<0,05). A EM e o CDAPB apresentaram tendência de redução (P<0,1). Além isso, a adição do ingrediente reduziu o pH fecal e piorou o odor fecal (P<0,05). A produção total de ácidos graxos de cadeia curta (AGCC) aumentou com a adição do DDGS (com diferença para os ácidos acético e propiônico) (P<0,05). A adição das enzimas não alterou (P<0,05) a produção de ácido siálico ou as características fecais (matéria seca, pH, nitrogênio amoniacal, escore e odor). Não houve diferença (P>0,05) na palatabilidade ao se comparar as dietas com e sem DDGS sem enzimas. Ao adicionar as enzimas, os animais preferiram a dieta sem a inclusão de DDGS (P<0,05). A adição das enzimas xilanase e protease nas concentrações deste experimento, em dietas contendo 20% de DDGS para cães, não altera a digestibilidade dos nutrientes ou as características fecais. A adição do DDGS proporciona redução na digestibilidade dos nutrientes da dieta sem alterar as características do extrusado. A palatabilidade do alimento é reduzida com a adição das enzimas na dieta.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Simone Gisele de Oliveira - Coordenador / Alex Maiorka - Integrante / Ananda Portela Félix - Integrante / Daniele Cristina Lima - Integrante / SABCHUK, T.T. - Integrante / Tais Silvino Bastos - Integrante / Larissa Wünsche Risolia - Integrante., Número de orientações: 1

  • 2015 - Atual

    Desempenho de frangos de corte alimentados com diferentes granulometrias de farelo de soja, Descrição: Na nutrição avícola o uso da soja e seus coprodutos são comumente empregados nas formulações das dietas, por apresentarem elevados valores nutricionais. Visando o bom desempenho produtivo dos frangos de corte a forma física das dietas e a granulometria dos ingredientes utilizados são amplamente estudados por pesquisadores e nutricionistas do setor. Neste estudo objetivou-se avaliar diferentes formas físicas da dieta com quatro granulometrias do farelo de soja (FS), sobre o desempenho produtivo, rendimentos de carcaça e digestibilidade das diferentes frações das dietas. No primeiro experimento foram utilizados 720 pintos de corte machos Cobb 500®, distribuídos em delineamento inteiramente casualizado com 4 tratamentos e 9 repetições de vinte animais cada, alojados no período de 1 a 42 dias de idade. Os tratamentos consistiam em dietas fareladas com quatro granulometrias do FS (625, 775, 1053 e 1406 µm). Na fase inicial as aves alimentadas com tamanhos de partículas intermediarias apresentaram os melhores resultados para ganho de peso (GP) e conversão alimentar (CA) (P<0,05). Na fase de crescimento a granulometria mais grosseira resultou nos melhores resultados para GP e CA (P<0,05). No período total de 1 a 42 dias de idade os frangos alimentados com a granulometria de 1406 µm, apresentaram tendência a maior GP (P<0,06) e menor CA (P<0,05). Para rendimento de peito houve aumento linear (P<0,05) para as aves alimentadas com partículas mais grosseiras do FS. As dietas com as partículas mais fina e mais grosseira do FS apresentaram o mesmo comportamento quanto à digestibilidade da proteína bruta e da energia digestível ileal, apresentando efeito quadrático (P<0,05). No segundo experimento foram utilizados 1440 pintos de corte machos Cobb 500®, alojados no período de 1 a 35 dias de idade. O delineamento foi inteiramente casualizado, em arranjo fatorial 2 x 4 (duas formas físicas x quatro granulometrias do FS) com 9 repetições, com 20 animais cada. As formas físicas foram: farelada e peletizada, sendo que na fase inicial as dietas peletizadas foram trituradas. As granulometrias foram as mesmas descritas para o primeiro experimento. Houve interação entre as formas físicas da dieta e granulometrias do FS. No período de 1 a 7 dias de idade a dieta que apresentou o menor GP e maior CA foi a ração farelada com tamanho de partícula de 1406 µm (P<0,05). Nos períodos de 1 a 21 e 1 a 35 dias de idade, a ração peletizada com granulometria de 1406µm resultou em aumento no GP (P<0,05). Pode-se concluir que as granulometrias mais grosseiras do FS e rações peletizadas tendem a promover os melhores resultados para os parâmetros zootécnicos avaliados.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Simone Gisele de Oliveira - Coordenador / Alex Maiorka - Integrante / Ananda Portela Félix - Integrante / Vinícius Gonsales Schramm - Integrante / Andréia Massuquetto - Integrante / Francielle de Oliveira Marx - Integrante / Vitor Augusto Bernardini Zavelinski - Integrante., Número de orientações: 1

  • 2015 - Atual

    Investigação de superdosing de fitase em dietas para frangos de corte e seus efeitos adicionais, Descrição: As dietas comumente utilizadas para alimentação de animais não-ruminantes são compostas basicamente por milho e farelo de soja. Estes ingredientes são ricos em uma forma de fósforo não disponível chamada de ácido fítico, ou fitato, que é a forma como os vegetais armazenam o fósforo. Além de não ser digestível pelo fato dos animais não possuírem a enzima endógena fitase, o fitato também possui atividade antinutricional dificultando a absorção de outros nutrientes, principalmente de aminoácidos e carboidratos. Para contornar esta situação, uma alternativa é a utilização de fontes inorgânicas de fósforo, o que encarece a ração e aumenta a excreção deste mineral para o ambiente Como um dos grandes desafios atuais da produção animal é conciliar alta produtividade, baixo custo e minimização da emissão de resíduos, muitas pesquisas têm sido realizadas para testar a inclusão de enzimas na alimentação animal. A fitase é uma enzima que tem como finalidade quebrar o fitato e liberar o fósforo presente nesta molécula. Como é uma enzima que já tem seu uso e seus efeitos bem fundamentados mostrando-se eficaz na diminuição do fósforo total da dieta, aumenta o desempenho dos animais e diminui a poluição ambiental. Avaliar a resposta da utilização da enzima fitase em diferentes doses em dietas para frangos de corte contendo baixo, médio e alto nível de fitato e seu efeito no desempenho, e saúde intestinal de frangos de corte.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Simone Gisele de Oliveira - Coordenador / Alex Maiorka - Integrante / Lucas Barrilli - Integrante.

  • 2014 - Atual

    Avaliação de co-produtos do milho para cães, Descrição: A produção de alimentos para animais de companhia tem crescido no Brasil nos últimos anos, juntamente com esse crescimento, aumenta a demanda pelo conhecimento de ingredientes e aditivos que possam ser utilizados, otimizando a produção e que sejam bem aproveitados pelos animais. O milho é um ingrediente comumente utilizados, devido à grande oferta e a oferta de nutrientes. No entanto, como tem sido crescente sua utilização na produção de biocombustíveis como fonte de energia, a sua utilização na nutrição animal pode ser diminuída devido a disponibilidade e ao custo. Desta forma, há a necessidade de utilizar co-produtos, resultantes do processamento do milho. Há co-produtos com características bem distintas, dependendo de quais partes do milho esse co-produto será proveniente, com função energética, proteica e fibrosa. Desta forma, o objetivo será avaliar a digestibilidade dos nutrientes, energia metabolizável e características fecais de cães alimentados com dietas contendo níveis crescentes de óleo de milho.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Simone Gisele de Oliveira - Coordenador / Alex Maiorka - Integrante / Ananda Portela Félix - Integrante / Daniele Cristina Lima - Integrante / SABCHUK, T.T. - Integrante / Francielle de Oliveira Marx - Integrante., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1

  • 2013 - 2016

    Uso de resíduo seco de destilaria com solúveis (DDGS) na alimentação de cães, Descrição: A indústria de alimentos completos para cães e gatos tem buscado novas possibilidades de ingredientes que sejam economicamente viáveis sem afetar negativamente ou mesmo propiciem melhor valor nutritivo às dietas. Nesse contexto, o resíduo seco de destilaria com solúveis (DDGS), co-produto da extração do milho para a formação de biocombustíveis, pode representar um interessante ingrediente ao consider sua composição nutricional. Dessa forma, o presente projeto tem como objetivo avaliar dietas com diferentes níveis de inclusão de DDGS com e sem uso de enzima. Serão avaliados oito tratamentos, constituídos por quatro dietas contendo 0%, 4%, 8% ou 12% de DDGS em substituição ao milho da fórmula com e sem inclusão da enzima exógena xilanase a dieta. Os parâmetros avaliados serão digestibilidade aparente e energia metabolizável das dietas, características das fezes, por meio do escore fecal, pH e nitrogênio amoniacal e a palatabilidade das dietas. No ensaio de digestibilidade e características das fezes o delineamento utilizado será o quadrado latino 8 x 8, sendo os tratamentos dispostos em esquema fatorial 4 x 2 (níveis de DDGS x adição de enzima). Para o ensaio de palatabilidade o delineamento experimental será inteiramente casualizado. A preferência alimentar será calculada com base no consumo (fornecido ? sobras) relativo das dietas (A e B), sendo: Preferência alimentar (%) = [g ingeridas da dieta A ou B/ g totais fornecidas (A + B)] x 100. Com os resultados obtidos espera-se demonstrar a viabilidade no uso de sub-produtos do processamento do milho na nutrição animal, em especial na nutrição de cães, possibilitando menor impacto ambiental, resultante da geração de resíduos e melhor, e melhorias na qualidade nutricional das dietas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Simone Gisele de Oliveira - Coordenador / Alex Maiorka - Integrante / Ananda Portela Félix - Integrante / Cleusa Bernadete Marcon de Brito - Integrante / Francielly O Marx - Integrante / SABCHUK, T.T. - Integrante / Juliana R. da Silva - Integrante., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1

  • 2012 - 2015

    Uso de zeólita na alimentação de cães, Descrição: O uso de zeólita na alimentação de cães é realizado visando melhorar as características fecais, reduzindo sua umidade e odor. Também pode propiciar maior digestibilidade dos nutrientes, devido à redução na taxa de passagem do alimento no trato gastrintestinal (TGI). As divergências entre os resultados encontrados na literatura podem ser justificadas pela falta de caracterização do mineral e de sua forma de inclusão na dieta. O presente estudo teve por objetivo avaliar o efeito da inclusão de zeólita Clinoptilolita na massa do extrusado e por cobertura em dietas secas para cães. Para tanto, foram realizados quatro experimentos: 1) avaliando a inclusão de 0, 10, 20, 30, 40 e 50 g/kg de Clinoptilolita natural na massa de dietas extrusadas para cães sobre o coeficiente de digestibilidade (CDA) dos nutrientes, energia metabolizável (EM), características fecais e palatabilidade. A inclusão de Clinoptilolita resultou na redução linear da EM e no CDA da matéria seca (MS), aumento da MS fecal (MSf) e manutenção do escore das fezes. A palatabilidade das dietas foi avaliada em dois testes (0 vs. 20 g/kg e 0 vs. 50 g/kg de Clinoptilolita natural). Não foram encontradas diferenças na palatabilidade das dietas avaliadas. 2) avaliando a inclusão de 5, 15 e 25 g/kg de Clinoptilolita natural adicionados na massa do extrusado e por cobertura sobre a porosidade total (PT), água facilmente disponível (AFD) e água remanescente (AR) das dietas, CDA dos nutrientes, EM e características fecais de cães. A inclusão de zeólita na massa propiciou aumento na digestibilidade das frações nutricionais. A PT das dietas correlacionou-se positivamente com o CDA dos nutrientes. O escore e a MSf aumentaram com a inclusão de zeólita na massa. 3) avaliando o odor fecal de cães alimentados com 0 e 15 g/kg de Clinoptilolita natural adicionadas tanto na massa como por cobertura. O odor fecal reduziu com a inclusão de 15 g/kg de Clinoptilolita na massa e por cobertura. 4) avaliando a inclusão de 0 e 15 g/kg de Clinoptilolita na massa de dietas extrusadas para cães fornecidas 25% e 50% a mais que a necessidade de EM dos animais. O nível de fornecimento, bem como a interação entre o teor de mineral e quantidade fornecida não afetaram a CDA dos nutrientes e a EM das dietas. Mesmo com o maior consumo a inclusão do mineral propiciou o aumento do escore e da MSf. Portanto, a inclusão de 15 g/kg de zeólita na massa de dietas extrusadas para cães é suficiente para melhorar as características fecais de cães, mesmo em situações de fornecimento excessivo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Simone Gisele de Oliveira - Coordenador / Alex Maiorka - Integrante / Ananda Portela Félix - Integrante / SABCHUK, T.T. - Integrante / Fernanda Gonçalves Lowndes - Integrante., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1

  • 2012 - 2015

    Fontes de fibras na alimentação de cães, Descrição: A utilização de dietas fibrosas para cães pode ser importante ferramenta para animais com sobrepeso ou obesos, e para animais com distúrbios fisiológicos como a diabetes. Contudo, os vários ingredientes fibrosos possuem características físico-químicas diferentes e podem causar efeitos distintos, como na digestibilidade e características fecais. Desta forma, objetivou-se avaliar o coeficiente de digestibilidade aparente (CDA) e energia metabolizável (EM), características fecais (CF), palatabilidade, produção de gás intestinal (PGI), consumo, comportamento e condição corporal de cães Beagles alimentados com dietas contendo fontes de fibras. No segundo capítulo, foram avaliadas o CDA, EM e CF de oito cães alimentados com dietas: referência (DR, sem inclusão de fibra), contendo níveis de casca de soja (CS; 4, 8, 12 e 16%), celulose (CE, 12%), polpa de beterraba (PO, 16%) e cana-de-açúcar (CA, 13%). O teste de palatabilidade foi avaliado por meio de cinco comparações, realizados sempre aos pares. A PGI foi mensurada utilizando 12 cães, inteiramente ao acaso, alimentados com dietas com ou sem 16% de CS. No terceiro capítulo, objetivou-se avaliar o consumo e o comportamento de oito cães (distribuídos em quadrado latino duplo) alimentados com dietas sem CS (0CS) e com 16% CS (16CS), uma (1x) ou duas (2x) vezes ao dia. No quarto capítulo, o objetivo foi avaliar a condição corporal de doze cães alimentados com dietas sem CS (0CS) e com CS (16CS). Com o aumento da inclusão de CS houve redução linear dos CDA e EM, e aumento da produção fecal (PF; P<0,05). A DR apresentou maiores CDA (P>0,05) dos nutrientes, EM, maior pH fecal e menor PF quando comparada com o grupo de casca de soja (GCS) e com o grupo de fontes de fibras (GFF - CA, PO e CE). A matéria seca fecal do GCS foi menor do que a DR, CA e CE, mas foi superior do que a PO (P<0,05). A inclusão de fontes de fibras não alterou a palatabilidade das dietas. A área de GI não diferiu entre os tratamentos (P>0,05). Entretanto, foi observado maior diferença da área de GI dos animais que receberam no segundo período a dieta com CS. O consumo em gramas das dietas 0CS e 16CS não diferiram (P>0,05). No entanto, os animais que receberam a dieta OCS tiveram maior consumo de energia (P<0,05) quando comparado com a 16CS. Não foram observadas diferenças no comportamento e na condição corporal dos cães (P>0,05). Quanto ao CDA, CF e palatabilidade a CS apresenta resultados semelhantes às fontes de fibras comumente utilizadas, podendo ser utilizadas em dietas para cães. A inclusão de CS reduziu o consumo de EM, e com a inclusão de 16% de CS, não foi suficiente para alterar a condição corporal dos animais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Simone Gisele de Oliveira - Coordenador / Alex Maiorka - Integrante / Ananda Portela Félix - Integrante., Número de produções C, T & A: 4 / Número de orientações: 1

  • 2011 - 2013

    Determinação de protocoloco para avaliação da preferência alimentar em cães, Descrição: A regulação de consumo é determinada por um conjunto de fatores, podendo ser inerentes ou não aos animais. Destes, o principal é a densidade energética do alimento ingerido, sendo que cães possuem a capacidade de regular a quantidade necessária para satisfazer sua demanda energética diária, quando lhes é fornecido um alimento nutricionalmente balanceado e moderadamente palatável. O projeto tem como objetivo estabelecer protocolo para determinação de ensaio para avaliação da preferência alimentar em cães. O projeto será dividido em duas etapas, sendo a primeira responsável por averiguar a existência do efeito de raças sobre a realização de tal ensaio. A segunda etapa consiste em definir qual manejo é mais adequado para realização dos ensaios de preferência alimentar considerando como fonte de variação número de animais e dias de avaliação.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Simone Gisele de Oliveira - Coordenador / Alex Maiorka - Integrante / Ananda Portela Félix - Integrante / Marina Isabel Mateus de Almeida - Integrante., Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 1

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Paraná, Departamento de Zootecnia. , Rua dos Funcionários, 1540, Juvevê, 80035-050 - Curitiba, PR - Brasil

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2012 - Atual

    Universidade Federal do Paraná

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Presidente do Comitê Setorial de Pesquisa, Carga horária: 12

  • 2009 - Atual

    Universidade Federal do Paraná

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2005 - 2007

    Universidade Federal do Paraná

    Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Temporário, Carga horária: 20

    Atividades

    • 01/2009

      Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Zootecnia, .,Linhas de pesquisa