Lucas Yudi Uemura

Possui graduação pela Universidade de São Paulo (2014). Tem experiência na área de Agronomia, com experiências nas áreas de fitotecnia, fitopatologia e fitossanidade

Informações coletadas do Lattes em 25/03/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em Engenharia Agronômica

2009 - 2014

Universidade de São Paulo
Orientador: Pedro Jacob Christofolletti
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Fitotecnia.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Fitossanidade/Especialidade: Defesa Fitossanitária.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Fitossanidade/Especialidade: Fitopatologia.

Participação em eventos

Simpósio de Inovações no Controle de Pragas e Doenças de Cana de Açúcar. 2014. (Simpósio).

VI ENTECOM - CANA. 2014. (Encontro).

6 TECNOCANA. 2014. (Encontro).

Congresso Paulista de Fitopatologia. 2012. (Congresso).

20 Simpósio Internacional de Iniciação Científica. 2012. (Simpósio).

19 Simpósio Internacional de Iniciação Científica. 2011. (Simpósio).

17º Encontro Técnico de Milho e Soja e da 10 Exposição de Tecnologia Agrícola. 2011. (Encontro).

18 Simpósio Internacional de Iniciação Científica.Capacitação de alunos de gradação em ferramentas de sistemas de informações geograficas (SIG). 2010. (Simpósio).

Treinamento sobre Tecnologia de Aplicação e Doenças dos Citros. 2010. (Outra).

Palestra e Prática sobre Poda de Frutíferas. 2010. (Outra).

Produções bibliográficas

  • UEMURA, L. Y. . Eficácia no Controle Químico de Sclerotinia Sclerotiorum em sememtes de Soja. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • UEMURA, L. Y. . Melhor Tempo de Inoculção de Sclerotinia Sclerotiorum em Sementes de Soja. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • UEMURA, L. Y. . Georreferenciamento dos bairros de Piracicaba. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Projetos de pesquisa

  • 2013 - 2013

    Resistência da Planta Daninha Amaranthus Tuberculatus ao herbicida inibidor do HPPD, Descrição: Através da aplicação de 3 produtos comerciais do mesmo grupo químico mas com princípios ativos diferentes (mesotrione, tembotrione e topramesone) foi realizada 6 doses diferentes de aplicação (0X, 1X, 2X, 4X, 8X e 16X) para a montagem da curva dose resposta da planta daninha conhecida popularmente como Caruru.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Lucas Yudi Uemura - Integrante / Stevan Knezevic - Coordenador.

  • 2012 - 2012

    Eficácia no Controle Químico de Sclerotinia Sclerotiorum em sememtes de Soja, Descrição: Através de diferentes princípios ativos (Fluazinan,Fluopyran, Carbendazin, Procimidona Cloreto de benzalcônio e Tiofanato metílico), foi analisado aquele que possuia o melhor controle sobre o o patógeno do "mofo branco". . , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Lucas Yudi Uemura - Integrante / Jose Otavio Machado Menten - Coordenador.

  • 2011 - 2011

    Identificação do melhor tratamento de germinação e inoculação, do fungo, Sclerotinia slerotiorum, em sementes de soja., Descrição: Através de variáveis como meio de crescimento (BDA ou BDA+NaCl) e tempo de exposição do fungo a sementes de soja (24h, 36h e 48h), foi encontrado a melhor combinação para o desenvolvimento do patógeno sem que para isso ele comprometa o desenvolvimento e germinação da semente.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Lucas Yudi Uemura - Integrante / Jose Otavio Machado Menten - Coordenador.

  • 2010 - 2010

    Georreferenciamento dos bairros de Piracicaba, Descrição: Através do programa de georreferenciamento chamado TNT mips, foi avaliado o percentual de vegetação arbórea nos bairros de Piracicaba.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Lucas Yudi Uemura - Integrante / Demostenes Ferreira da Silva Filho - Coordenador.

Histórico profissional

Experiência profissional

2014 - 2014

BASF - Matriz São Paulo

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Formação Profissional  Estágios  2014 Estágio na empresa BASF (1 ano) Dentro do estágio realizado na empresa, houve a realização de 2 trabalhos em paralelo: 1-) Parceria da empresa (BASF) com o Laboratório de Ecologia Química e Comportamento de Insetos da ESALQ/USP (1 ano) - O objetivo deste projeto é a identificação do feromônio do Sphenophorus levis, praga da cultura da cana de açúcar, para a busca do seu controle em campo. As atividades realizadas foram: (i) observar a dinâmica populacional da praga em campo; (ii) coletar os voláteis liberados por S. levis; (iii) testar a atratividade dos compostos liberados por S. levis em laboratório e campo. 2-) R&D na área do AgMusa - Muda Pré-Brotada de cana de açúcar (6 meses) - O objetivo deste projeto é o contínuo desenvolvimento do produto, visando à melhora na brotação das gemas e ganho de produtividade por área com a implantação e manejo das mudas, através da ação de diferentes protocolos. As atividades realizadas foram: (i) Implantação e avaliação de ensaios em estufas e em campo (usinas e fornecedores de cana de açúcar), dentro e fora da Estação Experimental de Santo Antônio de Posse. Ex.: Jaboticabal (Raízen Bonfim; BH), Lençois Paulista (PHD), Cordeirópolis (Horticítrus). Participação de Eventos (i) Treinamento do posicionamento do portfólio da empresa (defensivos químicos e AgMusa ); (ii) 6 Encontro Tecnológico da cana de açúcar (TECNOCANA); (iii) Fechamento do ano fiscal em Ribeirão Preto; (iv) Simpósio de Inovação no Controle de Pragas e Doenças de Cana de Açúcar; (v) VI Encontro Técnico Comercial (ENTECOM); (vi) Dias de Campo realizados na COPLACANA em Piracicaba; (vii) 4ª Reunião do Grupo Fitotécnico de cana IAC em 2014 (Desafios para o manejo químico de plantas daninhas em MPB de cana de açúcar).

2014 - 2014

Vigna Projetos

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Empresa de projetos agrícola, Carga horária: 20

Outras informações:
-Levantamento das condições edafoclimáticas para as culturas de soja, milho e algodão para a província de Cuando Cubango em Angola; -Levantamento da quantidade e custos de maquinários, implementos e insumos para cada cultura em uma determinada área. -Levantamento da análise dos modais de transporte para o escoamento dos grãos e armazenamento em silos.

2013 - 2013

University Of Nebraska Lincoln

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Além de ser bolsista para a realização do TCC na Universidade de Nebraska - Lincoln (UNL), com o projeto "Resistência da Planta Daninha Amaranthus Tuberculatus ao herbicida inibidor do HPPD", foi desenvolvido e acompanhado outros projetos na cultura do milho e soja com ensaios de herbicidas. O Estagiário, portanto desenvolveu atividades relacionadas a implantação e avaliação de herbicidas para culturas de soja e milho.

2012 - 2012

Esalq

Vínculo: , Enquadramento Funcional: