Miriam de Oliveira Inácio

Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1997). Possui Mestrado em Serviço Social (2003) e Doutorado em Serviço Social (2013) pela Universidade Federal de Pernambuco. Pós-Doutorado em Serviço Social e Direitos Sociais pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2024). Atualmente é professora efetiva do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Serviço Social, atuando principalmente nos seguintes temas: Feminismos Materialistas e Marxistas, Movimentos Feministas, Emancipação das Mulheres, Patriarcado, Violências contra as Mulheres, Políticas Públicas para as Mulheres, Trabalho Profissional e Projeto Ético-Político do Serviço Social.

Informações coletadas do Lattes em 07/02/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Serviço Social

2009 - 2013

Universidade Federal de Pernambuco
Título: A Emancipação das Mulheres no Projeto Ético-Político do Serviço Social: contribuições e dilemas das relações entre Marxismo e Feminismo
, Ano de obtenção: 2013. Zélia Maria Pereira da Silva. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Emancipação das Mulheres; Emancipação Humana; Emancipação Política; Feminismo Socialista e Marxista; Projeto Ético-Político do Serviço Social.Grande área: Ciências Sociais AplicadasSetores de atividade: Educação.

Mestrado em Serviço Social

2001 - 2003

Universidade Federal de Pernambuco
Título: Violência de Gênero e Serviço Social: ethos e ação ético-política nas Delegacias da Mulher
, Ano de Obtenção: 2003.Maria Alexandra da Silva Monteiro Mustafá.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Ethos Profissional; Serviço Social; Ética; Violência de Gênero.Grande área: Ciências Sociais Aplicadas

Pós-doutorado

2023 - 2024

Pós-Doutorado. , Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil. , Grande área: Ciências Sociais Aplicadas

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Serviço Social.

Organização de eventos

INACIO . 24º Seminário de Pesquisa do CCSA. 2019. (Outro).

INACIO . XI Mostra de Profissões da UFRN. 2019. (Outro).

INACIO ; LIMA, R.L. ; SANTOS, S. M. M. ; SILVA, A. L. ; SOUZA, I. L. ; DINIZ, M. I. ; WELLEN, H. A. R. ; BEHRING, E. R. ; SALVADOR, E. . VI Seminário Nacional PROCAD: Expropriação de direitos e lutas sociais no Brasil. 2019. (Outro).

INACIO . 23º Seminário de Pesquisa do CCSA. 2018. (Outro).

INACIO . XXII Seminário de Pesquisa do CCSA-UFRN. 2017. (Outro).

SILVA, A. L. ; SOUZA, I. L. ; NICOLAU, M. C. C. ; INACIO ; LIMA, R.L. ; SANTOS, S. M. M. ; SANTOS, T. R. M. ; OLIVEIRA, T. . Coordenação do GT - Direitos Humanos, Diversidade Humana e Serviço Social no XXII Seminário de Pesquisa do CCSA-UFRN. 2017. (Outro).

FORTES, L. ; INACIO . I Seminário Internacional de Direitos Humanos e Lutas por Reconhecimento. 2017. (Outro).

INACIO ; LIMA, R.L. ; SANTOS, S. M. M. ; SOUZA, I. L. ; BEHRING, E. R. ; BOSCHETTI, I. S. ; WELLEN, H. A. R. . II Seminário Nacional PROCAD: Crise do capital e fundo público: implicações para o trabalho, os direitos e política social. 2016. (Outro).

INACIO . Coordenação da mesa de comunicações orais no Seminário Internacional sobre Seguridade Social, Gênero e Cidadania. 2016. (Outro).

INACIO . Comissão Científica do XX Seminário de Pesquisa do CCSA. 2015. (Outro).

LIMA, R.L. ; SANTOS, S. M. M. ; INACIO . Coordenação do GT Relações Patriarcais de Gênero, Feminismo, Orientação Sexual e Direitos das Mulheres no XIX Seminário de Pesquisa do CCSA. 2014. (Outro).

Participação em eventos

18º Encontro Nacional de Pesquisadores/as em Serviço Social. As contribuições das lutas feministas para as políticas públicas: uma análise sobre coletivos de mulheres negras, lésbicas e trans no Brasil. 2024. (Congresso).

18º Encontro Nacional de Pesquisadores/as em Serviço Social. As violências contra as mulheres no contexto da pandemia da covid-19 na cidade do Natal-RN: uma análise crítica e de totalidade social. 2024. (Congresso).

I Conferência Internacional Marxismo Feministas. Feminismos socialistas e marxistas: desafios à emancipação das mulheres na perspectiva da emancipação humana na contemporaneidade. 2024. (Congresso).

XXXV Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica da UFRN. Vulnerabilidade com as condições sociais, saúde e necessidade de intervenções na pessoa idosa atendidos na atenção primária à saúde e instituições de longa permanência para idosos no RN. 2024. (Congresso).

XXXV Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica da UFRN. Acessibilidade e longitudinalidade da atenção primária à saúde na integração ensino-serviço-comunidade. 2024. (Congresso).

XI Jornada Internacional de Políticas Públicas.Tendência feministas socialistas e marxistas: contribuições e desafios à afirmação da emancipação humana das mulheres. 2023. (Simpósio).

XI Jornada Internacional de Políticas Públicas.As lutas feministas por direitos e políticas públicas para as mulheres no Brasil contemporâneo. 2023. (Simpósio).

Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica da UFRN. Política Social e Reprodução da Força de Trabalho: o estado da arte em periódicos do Serviço Social brasileiro.. 2022. (Congresso).

Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica da UFRN. Famílias na cena contemporânea em debate.. 2022. (Congresso).

Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica da UFRN. Política Social e Reprodução da Força de Trabalho: o estado da arte em dissertações e teses do Serviço Social brasileiro.. 2022. (Congresso).

Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica da UFRN. A realidade das mulheres usuárias das Delegacias Especializadas de Atendimento às Mulheres no contexto da pandemia da COVID-19 em Natal-RN.. 2022. (Congresso).

Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica da UFRN. Pesquisa sobre Feminismos e lutas por direitos: contribuições nas políticas públicas para as Mulheres na cidade do Natal-RN.. 2022. (Congresso).

Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica da UFRN. A potencialidade das lutas feministas por direitos para a emancipação das mulheres no contexto da cidade do Natal-RN.. 2022. (Congresso).

XVII Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais. A potencialidade das Lutas Feministas por Direitos para a Emancipação das Mulheres no Brasil. 2022. (Congresso).

XVII Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais. As contribuições dos Movimentos Feministas nas Políticas Públicas para as Mulheres no Brasil. 2022. (Congresso).

XVII Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço social.As violências contra as mulheres no contexto da pandemia da covid-19 no Brasil e na cidade do Natal (RN): expressões das relações entre patriarcado, capitalismo e racismo. 2022. (Encontro).

V Seminário Desfazendo Gênero.Feminismos e lutas por direitos: contribuições nas políticas públicas para as mulheres no Brasil. 2021. (Seminário).

Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica da UFRN. Fundamentos do Serviço Social e Trabalho: tendências da produção de conhecimento.. 2020. (Congresso).

Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica da UFRN. Mulher, Trabalho e Violência: contribuições ao debate sobre assédio moral e sexual no emprego doméstico.. 2020. (Congresso).

16º Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais. A introdução do debate feminista no âmbito do projeto ético-político do Serviço Social: avanços e impasses. 2019. (Congresso).

II Congresso Internacional Estudos de Gênero, Feministas e sobre as Mulheres: Reflexividade, Resistência e Ação. Condições sociais de vida e trabalho das mulheres em situação de violência doméstica e familiar: uma análise sobre as usuárias das Delegacias Especializadas de Atendimento às Mulheres em Natal-RN, Brasil. 2019. (Congresso).

23º Seminário de Pesquisa do CCSA-UFRN.Feminismo, Serviço Social e Questões contemporâneas. 2018. (Seminário).

XVI Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social.Feminismos e lutas por direitos: repercussões nas políticas públicas para as mulheres no Brasil. 2018. (Encontro).

Seminário ENADE 2014. 2017. (Seminário).

II Seminário Nacional PROCRAD - Crise do Capital e Fundo Público: implicações para o trabalho, os direitos e política social.Relações Patriarcais de Gênero, Família e Violência contra as Mulheres. 2016. (Seminário).

Seminário Internacional sobre Seguridade Social, Gênero e Cidadania.Coordenadora da mesa de comunicações orais inter Grupos de pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 2016. (Seminário).

XIV Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social.A questão da Emancipação das Mulheres na tradição marxista e socialista. 2014. (Encontro).

XIV Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social.Coordenadora e Assessora Temática do Grupo Temático de Pesquisa Ética, Direitos Humanos e Serviço Social. 2014. (Encontro).

XIV Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social.Parecerista do Grupo Temático de Pesquisa Ética, Direitos Humanos e Serviço Social. 2014. (Encontro).

I Seminário Internacional de Violência Doméstica Contra as Mulheres - Uma Experiência de Intercâmbio Maine/EUA e Rio Grande do Norte/Brasil.Resposta da Violência Doméstica no Local de Trabalho. 2013. (Seminário).

IV Seminário Regional de Graduação e Pós-Graduação da ABEPSS/Nordeste "Serviço Social em tempos de crise do capital: desafios para a formação profissional".Assessor Temático do GTP Ética, Direitos e Serviço Social. 2011. (Seminário).

Oficina Nacional da ABEPSS "65 anos de História, Lutas, Conquistas e Desafios". 2011. (Oficina).

XII Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social (ENPESS)."Projeto Feminista Emancipatório" e Projeto Ético-Político do Serviço Social: reflexos na prática profissional frente à violência contra as mulheres na cidade do Natal/RN. 2010. (Encontro).

XIII Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais (CBAS). "Projeto Feminista Emancipatório" e Projeto Ético-Político do Serviço Social frente à violência contra as mulheres no Brasil. 2010. (Congresso).

I Seminário Internacional de Ética, Governabilidade e Direitos Humanos.Violência de Gênero, Serviço Social e Desafios ao Projeto Ético-Político Profissional. 2009. (Seminário).

19ª Conferência Mundial de Serviço Social. Violência de Gênero e Projeto Ético-Político do Serviço Social. 2008. (Congresso).

Seminário Internacional fazendo Gênero nº 08.As Mulheres na História do Serviço Social em Natal/RN. 2008. (Seminário).

Seminário Regional de Pós-Graduação e Oficina Regional de Graduação. 2008. (Seminário).

12º Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais e IV Encontro Nacional de Serviço Social e Seguridade. Violência de Gênero na ótica das Assistentes Sociais e suas implicações na defesa do projeto Ético-Político Profissional. 2007. (Congresso).

36º Encontro Nacional CFESS/CRESS. 2007. (Encontro).

I Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres. 2007. (Encontro).

Semana do Assistente Social. 2007. (Seminário).

35º Encontro Nacional CFESS/CRESS. 2006. (Encontro).

Oficina Nacional Descentralizada da ABEPSS. 2006. (Oficina).

X Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social.O Espaço da Ética para Emancipação do Gênero Feminino. 2006. (Encontro).

XII Seminário de Pesquisa do CCSA.Assistente Social na Luta contra o Preconceito. 2006. (Seminário).

III Seminário NAcional de Gestão Administrativo-Financeira e Capacitação das Comissões de Orientação e Fiscalização. 2005. (Seminário).

XI Congresso Brasileiro de Serviço Social e III Encontro Nacional de Serviço Social e Seguridade. Ethos e Ação Ético-Política das Assistentes Sociais frente à Violência de Gênero: uma reflexão Ética à luz da ontologia marxista. 2004. (Congresso).

II Encontro Regional de Pesquisadores em Serviço Social.Violência contra Mulheres e Esfera Familiar: uma questão de gênero?. 2003. (Encontro).

VIII Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social.Ação Ético-Política do Serviço Social frente à Violência de Gênero: um estudo a partir das Delegacias da Mulher. 2002. (Encontro).

10º Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais. A Competência Ética do(a) Assistente Social: mera formalidade ou expressão do compromisso com a Cidadania?. 2001. (Congresso).

Participação em bancas

Aluno: Ozeane Araújo de Albuquerque da Silva

MADUREIRA, Antoinette de B.;LIMA, R.L.INÁCIO, Miriam de O.; FERREIRA, A. C.. O trabalho de Assistentes Sociais com famílias no Seridó potiguar. 2024. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Luana Brenda da Silva Nogueira

MADUREIRA, Antoinette de B.;INÁCIO, Miriam de O.; OLIVEIRA, T.. "A gente não deveria ter que se defender": os efeitos do patriarcado na atuação de mulheres docentes do Curso de Engenharia Civil da UFRN. 2023. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Mickaelly Moreira de Araújo

DINIZ, M. I.; QUEIROZ, F. M.;INACIO. "O MESMO QUE ACONTECEU COMIGO, ACONTECE COM VOCÊS": o assédio moral presente no cotidiano de trabalho das assistentes sociais comissionadas da Prefeitura Municipal de Mossoró-RN. 2018. Dissertação (Mestrado em Serviço Social e Direitos Sociais) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Fabrícia Dantas de Souza

NICOLAU, M. C. C.; SOUZA, I. L.;INACIO. O exercício profissional do Assistente Social na educação superior: a particularidade da dimensão educativa na assistência estudantil. 2016. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: RAÍSSA PAULA SENA DOS SANTOS

ALVARO, M. C.; DINIZ, M. I.;INACIO. Violência Obstétrica no Brasil: uma análise de determinações patriarcais racistas e capitalistas. 2016. Dissertação (Mestrado em Serviço Social e Direitos Sociais) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Rakellyne Odnumiar Vieira Alves

SOUSA, D. N.; SILVA, E. A.;INÁCIO, Miriam de O.. Perspectivas teóricas da produção do conhecimento sobre o trabalho de Assistentes Sociais com medidas socioeducativas nos Anais dos ENPESS e CBAS. 2024. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Ozeane Araújo de Albuquerque da Silva

MADUREIRA, Antoinette de B.;INÁCIO, Miriam de O.; QUEIROZ, F. M.. Entre o Conservadorismo e o Projeto ético-político: da atuação de Assistentes Sociais com famílias no Seridó/RN. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Luana Brenda da Silva Nogueira

MADUREIRA, Antoinette de B.;LIMA, R.L.; OLIVEIRA, T.;INÁCIO, Miriam de O.. Os efeitos do patriarcado na formação e atuação profissional de mulheres engenheiras civis no Brasil. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Mickaelly Moreira de Araújo

DINIZ, M. I.; QUEIROZ, F. M.;INACIO. Assédio Moral presente no cotidiano de trabalho das assistentes sociais comissionadas da Prefeitura Municipal de Mossoró-RN. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Serviço Social e Direitos Sociais) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Maureen de Oliveira Azevedo Bezerra

HOFFMANN, E.; OLIVEIRA, I. M.;INACIO. A Câmara Federal e a Política de Saúde da Mulher: o debate sobre o aborto. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Sheila da Silva Oliveira

OLIVEIRA, C. M.;INACIO; WELLEN, H. A. R.. O Serviço Social e a luta por condições de trabalho: desafios no contexto contemporâneo. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Thaysi Cruz da Costa

LIMA, R.L.; SANTOS, S. M. M.;INACIO. Embates contemporâneos da categoria gênero: reflexões acerca da pós-modernidade e da crítica marxista dos anais do Fazendo Gênero. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Fabrícia Dantas de Souza

NICOLAU, M. C. C.; GUERRA, E. C.;INACIO. O exercício profissional do Assistente Social na educação superior: a particularidade da dimensão educativa na assistência estudantil. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Éricka Karen Oliveira Pereira

FERREIRA, V. M.; BEAUGRAND, A.;INÁCIO, Miriam de O.. Rede de Apoio nos cuidados paliativos, a partir das perspectivas de classe, raça e gênero. 2025. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do HUOL) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Jéssica Raquel Marinho de Albuquerque

SOUZA, D. M.; SILVA, F. L.;INÁCIO, Miriam de O.. Maternidade e o cuidado: uma análise sobre a rede de apoio de mães acompanhantes em uma unidade neonatal da MEJC. 2023. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional em Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: EMILLY BEZERRA FERNANDES DO NASCIMENTO

INÁCIO, Miriam de O.; BARROS, Ilena Felipe; OLIVEIRA, L. V. E.. De endoidecer mente sã: considerações acerca da relação entre a flexibilização no mundo do trabalho e do adoecimento mental de homens. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional em Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Anna Beatriz Valentim de Souza

INÁCIO, Miriam de O.; PRESTES, M. G.; COSTA, M. A. R.. Gênero, deficiência e suas interseções: vivência das usuárias de um CER III. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Instituto Santos Dumont - Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Gari) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Aline Katiuscia Soares de Lima

MADUREIRA, Antoinette de B.;INÁCIO, Miriam de O.; XAVIER, K. T. A.. Mulheres, Maternidade e Trabalho de Cuidado. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: FERNANDA JESSICA DE SOUZA FERREIRA ARAUJO

FERREIRA, V. M.;INÁCIO, Miriam de O.; SILVA, R. C.. "A nossa luta é todo dia, somos mulheres e não mercadoria": Uma análise crítica das políticas nacionais de enfrentamento ao tráfico de mulçheres para fins de exploração sexual. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Maria Eduarda Alves Bezerra

NICOLAU, M. C. C.;INÁCIO, Miriam de O.; SANTOS, T. R. M.. A complexidade das razões de não notificação dos casos de violência contra a mulher e as medidas de enfrentamento da lei Maria da Penha. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: MARIA ANTÔNIA BEZERRA DE OLIVEIRA

FERREIRA, V. M.; SOUSA, D. N.;INÁCIO, Miriam de O.. A remontagem da prostituição na contemporaneidade: um estudo sobre a plataformização do trabalhos sexual das mulheres. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: AMANDA FREIRE CAMPOS DE OLIVEIRA

INÁCIO, Miriam de O.; FERREIRA, V. M.; CALIXTO, M. M.. Violência sexual contra meninas: A importância das medidas de prevenção e a atuação do Serviço Social. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: CAMILY VITORIA MOREIRA DA SILVA

INÁCIO, Miriam de O.; MADUREIRA, Antoinette de B.; XAVIER, K. T. A.. As determinações do Trabalho de Cuidado não remunerado realizado pelas Mães Acompanhantes de crianças hospitalizadas: particularidades no âmbito do GACC-RN. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: MARIA CAROLINA ALMEIDA DE OLIVEIRA

INÁCIO, Miriam de O.; SILVA, E. A.; CRUZ, P. A. G.. A precarização do trabalho da (o) Assistente Social no espaço da Defensoria Pública do estado do RN: desafios e possibilidades a partir da análise dos Núcleos em Natal e Parnamirim. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: VITÓRIA THAMMY OLIVEIRA DE ARAUJO

INÁCIO, Miriam de O.; FERREIRA, V. M.; AZEVEDO, A. C. S.. O ethos da mulher negra e pobre - Desafios, resistência e perspectivas de autonomia através da educação. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Ana Paula Bezerra Teixeira

INÁCIO, Miriam de O.; SILVA, R. M. A.; ALMEIDA, J. P.. Determinantes sociais e particularidades de gênero na condenação criminal e aprisionamento de mulheres no Brasil. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Cíntia Paixão Da Silva

RODRIGUES, L. O.;INÁCIO, Miriam de O.; BARROS, Ilena Felipe. A Assistência Estudantil no contexto do ensino remoto emergencial: uma análise das ações nos semestres de 2020.1 e 2020.2 na UFRN. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Inaê Naiara Lopes Marques de Oliveira

INÁCIO, Miriam de O.; SOUSA, D. N.; SILVA, E. A.. Penalidade e capitalismo: reflexões sobre o encarceramento em contexto neoliberal. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Éricka Karen Oliveira Pereira

INÁCIO, Miriam de O.; MADUREIRA, Antoinette de B.; SOUSA, Daniela Neves. Gravidez na adolescência: um estudo a partir da realidade do município de Macaíba/RN. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: STEFANY RIBEIRO ROQUE

INÁCIO, Miriam de O.; SOUZA, I. L.; COSTA, M. A. R.. O Serviço Social e a feminização da força de trabalho: um olhar crítico sobre a atuação profissional dos(as) assistentes sociais do Hospital Giselda Trigueiro em Natal-RN. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Camila da Silva Batista de Azevedo

OLIVEIRA, C. M.;INÁCIO, Miriam de O.; MELO, B. T. Q.. Assistência estudantil da UFRN: uma análise acerca dos desafios da permanência dos estudantes advindos do interior do Rio Grande do Norte. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Gabriela Queiroz Santos da Silva

MADUREIRA, Antoinette de B.;INÁCIO, Miriam de O.; FERREIRA, V. M.. Mulheres, câncer e abandono: uma experiência de estágio no HUOL. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Maressa Gabrielle Penha do Nascimento

ZACARON, S. S.;INÁCIO, Miriam de O.; BEZERAA, M. O. A.. Patriarcado, capitalismo, racismo e violência obstétrica: uma análise crítica. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Wictória Karolayne de Souza Targino

FERREIRA, V. M.;INÁCIO, Miriam de O.; ALMEIDA, J. P.. Estado e políticas públicas frente à divisão sociossexual do trabalho e sobrecarga das mulheres. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Ana Livia Souza de Oliveira

INÁCIO, Miriam de O.; BARROS, Ilena Felipe; BARBOSA, E. E.. Apreensão das políticas públicas aos/as adolescentes egressos/as da medida socioeducativa de internação na região metropolitana de Natal/RN. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Ana Luíza Barbosa Lima

INÁCIO, Miriam de O.; MADUREIRA, Antoinette de B.; BARROS, Ilena Felipe. As desigualdades de gênero nos jogos online: a visão da jogadora na comunidade de League of Legends. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Nadja Nunes das Chagas

MADUREIRA, Antoinette de B.;INÁCIO, Miriam de O.; SILVA, I.. ?Ninguém se importa com a vida de ninguém, não é a mesma coisa da família da gente?: saúde mental e laços de amizade em residências universitárias femininas da UFRN. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Larissa Silva Xavier

ALMEIDA, J. P.; SOUSA, Daniela Neves;INÁCIO, Miriam de O.. Políticas de saúde mental no RN e desafios ao trabalho profissional. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Clara Mirelle Alves da Silva

INÁCIO, Miriam de O.; MADUREIRA, Antoinette de B.; COSTA, C. L. O.. O Serviço Social no atendimento às mulheres em situação de aborto: desafios à garantia da autonomia das mulheres. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Miliane Pinheiro da Rocha

WELLEN, H. A. R.;INACIO; SILVA, Ozileia Cardoso da. O enigma do fetichismo da mercadoria: análise a partir de o Capital de Marx. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Jéssica Silva de Oliveira

BARROS, Ilena Felipe;INACIO; SOUZA, Virgínia Maria Peixoto de. "Liberdade para as Mulheres": análise da violência sexual. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Yasmin Nóbrega da Silva

OLIVEIRA, Rosângela Alves de;INACIO; HOFFMANN, E.. O Programa Consultório na Rua: os desafios de uma Política Nacional para População em Situação de Rua em Natal na atual conjuntura. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Bruna Christiane Mendes

LIMA, Layana S.;INACIO; NEGREIROS, Taíse Cristina G. C.. Expressões da pobreza na população idosa de Natal-RN: análise conceitual. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Mariana Júlia do Nascimento Pereira

TEIXEIRA, F. G.; SOUZA, I. L.;INACIO. Contribuição ao estudo sobre o exercício profissional do assistente social na garantia de direitos à saúde da mulher. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Priscila Carlos Costa

GALVÃO, Ana Carolina; BARROS, Ilena Felipe;INACIO. Atuação do Serviço Social no Grupo de Apoio à Criança com Câncer - GACC RN: notas sobre o Terceiro Setor. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: LAIS TAINÁ TRINDADE OLIVEIRA

TEIXEIRA, F. G.; DINIZ, M. I.;INACIO. ventres sem leis: os rumos do parto humanizado no Brasil e o combate à violência obstétrica. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Lourene Maria da Conceição Lira de Assis

INACIO; MADUREIRA, Antoinette de B.; COSTA, C. L. O.. A saúde das mulheres lésbicas nas políticas de saúde públicas no Brasil. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Amanda Pereira Soares Lima

OLIVEIRA, C. M.; SOUZA, I. L.;INACIO. A Inclusão na Educação Superior: uma análise das questões relativas ao acesso e permanência de pessoas com deficiência na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Isabelle da Silva Pereira

SOUSA, Daniela Neves; BARROS, Ilena Felipe;INACIO. Juventude, Políticas Públicas e Direitos Humanos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Paula Rafaela Alencar de Sousa

DIAS, Lenilza Cristina da silva; FREIRE, Ana Luiza L. L. A.;INACIO. Promoção da Saúde e Reforma Sanitária: desafios e possibilidades. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Jailza Teixeira da Silva

INACIO; BARROS, Ilena Felipe; DINIZ, M. I.. Preconceitos contra Gays no mercado de trabalho: um estudo com gays participantes do Fórum LGBT Potiguar, Natal-RN. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Raissa Godiva Ferreira Jerônimo Silva

BARROS, Ilena Felipe;INACIO; SILVA, Elizângela C. de A.. Desenvolvimento capitalista e a centralidade da assistência social. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Letícia Gualberto dos Santos Costa

DINIZ, M. I.;INACIO; BARROS, Ilena Felipe. Limites e Possibilidades da Supervisão de Estágio em Serviço Social na UFRN. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Talyta Kathleen Aquino do Nascimento

INACIO; SOUZA, I. L.; MARTINS, Annamaria da Silva Araújo. A importância de uma formação profissional feminista para a efetivação da Lei Maria da Penha: uma análise do sistema judiciário do município de Parnamirim (RN). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Brenda Rayana da Silva

INACIO; BARROS, Ilena Felipe; ALVES, Érika Karla da Silva Vieira. As percepções de profissionais de equipe multidisciplinar acerca das demandas do planejamento reprodutivo das mulheres. 2017.

Aluno: DÉBORA ELITA DE SOUSA SILVA

SANTOS, S. M. M.; OLIVEIRA, T.;INACIO. Relações Patriarcais de Sexo: desigualdades, saúde das mulheres e emancipação humana. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Amanda Caroline da Fé Pereira

OLIVEIRA, T.; NASCIMENTO, Maria de Fátima do;INACIO. Lei 13.429-2017 e a emenda constitucional 95-2016: uma análise de seus rebatimentos na política de saúde e do cotidiano no pronto socorro Clóvis Sarinho Natal-RN. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Elainne Cristina Barbosa da Silva

MADUREIRA, Antoinette de B.;INACIO; OLIVEIRA, T.. Violência contra as mulheres em situação de rua: tradição da supremacia machista e seus reflexos no espaço público urbano. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Gelmária Rodrigues de Souza

INACIO; HOFFMANN, E.; SILVA, A. M.. A atuação do Serviço Social na avaliação da negligência familiar de crianças sob a perspectiva das determinações sociais da saúde no contexto hospitalar. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Arilane Lima da Costa

INACIO; MADUREIRA, Antoinette de B.; FRANCA, K. R. O.. A Assistência Estudantil como ferramenta determinante para a garantia do direito à educação: a realidade das alunas mães da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Jorgiane Lopes Pinto

SOUZA, I. L.;INACIOLIMA, R.L.. Grupo reflexivo de homens: serviço de enfrentamento à violência contra a mulher em Natal-RN. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: ADRIELLE DA ROCHA MEDEIROS

INACIO; MARTINS, Annamaria da Silva Araújo; SOUZA, I. L.. A negação dos direitos LGBT's no Brasil: expressões na mídia hegemônica e nos projetos de lei em tramitação no Congresso Nacional. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Laise elias Teixeira

INACIO; RAMOS, D. R.; GOES, K. R.. Pessoas com deficiência e a inserção no mercado de trabalho: um estudo dos servidores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Bruna Hávilla Lino Dantas

INACIOLIMA, R.L.; SANTOS, S. M. M.. Legalização do aborto e direitos homoafetivos: os embates entre o neoconservadorismo e o projeto ético-político profissional entre discentes do curso de Serviço Social da UFRN. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Swamme Carlos Diniz

INACIO; MADUREIRA, Antoinette de B.; MARCELINO, K. L. S.. A (des)informação das mulheres sobre os direitos relativos ao divórcio e pensão alimentícia: um estudo no Núcleo de Justiça Comunitária. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Geovana Reis Silva

INACIO; BARROS, Ilena Felipe; OLIVEIRA, Rosângela Alves de. A economia solidária e o processo organizativo de mulheres na agricultura familiar da região do Potengi-RN. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Lucélia Araújo dos Santos

INACIO; SOUZA, I. L.; CRUZ, D. E. S.. O enfrentamento à violência doméstica e familiar contra as mulheres: um olhar para a implementação dos organismos de políticas para as mulheres no Rio Grande do Norte. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Vívian Larissa Gomes Januário

INACIO; MARQUES, M. F. J.; OLIVEIRA, Rosângela Alves de. As determinações da violência contra as mulheres: uma análise crítica a partir da realidade das mulheres do Programa Mulheres Mil, em Natal-RN. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: GLEYCE DUARTE DE LIMA

INACIO; OLIVEIRA, Rosângela Alves de; MEDEIROS, E. F.. Violência contra as mulheres: a importância da construção do debate como forma de prevenção. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: VALÉRIA CRISTINA DA SILVA

INACIO; SILVA, Elizângela C. de A.; SILVA, C. S.. Atuação do CEDECA-RN: uma análise sobre os serviços oferecidos para o enfrentamento do abuso sexual. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Arlete Lourdes de Moura

INACIO; SILVA, E. L. A.; JOFFER, S. C.. assédio moral no local de trabalho: a (in)visibilidade de gênero na prática das profissionais do Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador de Natal/RN. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Thaís Aracelli da Silva Lyra

INACIO; OLIVEIRA, L. S.; SILVA, F. S. O.. Desafios ao Serviço Social no Serviço de Referência em triagem neonatal do Rio Grande do Norte. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

SILVA, A. L.;INACIO; SOUSA, Daniela Neves. Comissão de Seleção para o processo seletivo de professor substituto. 2016. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

INACIO; Teresa Cristina Esmeraldo Bezerra; SILVA, M. V.. Banca Examinadora do Setor de Estudos Serviço Social e Sociedade do II Concurso Público de Provas e Títulos para Professor Classe Adjunto. 2015. Universidade Estadual do Ceará.

SOUZA, I. L.;INACIO. Parecer sobre o Projeto Pedagógico e as instalações do Curso de serviço Social - UERN. 2014. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

RODRIGUES, L. O.; FERREIRA, V. M.;INÁCIO, Miriam de O.. Processo seletivo para professor substituto do DESSO. 2022. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

INÁCIO, Miriam de O.; COSTA, M. D. H.; OLIVEIRA, C. M.; SOUSA, Daniela Neves; CANTALICE, L. B. O.; REIS, M. B. M.; SANTOS, S. M. M.. Processo seletivo para o curso de Doutorado do PPGSS. 2021. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

SOUZA, I. L.;INÁCIO, Miriam de O.; ALMEIDA, J. P.. Processo seletivo para professor substituto do DESSO. 2021. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

LIMA, R.L.; COSTA, M. D. H.;INACIO. Comissão Examinadora do processo seletivo do Curso de Mestrado do PPGSS. 2019. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

INACIOLIMA, R.L.; COSTA, M. D. H.. Comissão Examinadora do Processo Seletivo do Curso de Mestrado em Serviço Social-PPGSS. 2019. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

HOFFMANN, E.;INACIO; SILVA, E. A.. Comissão de Avaliação do Estágio Probatório da Profª Ilena Felipe Barros. 2018. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

MADUREIRA, Antoinette de B.; SANTOS, S. M. M.; OLIVEIRA, I. M.;INACIO. Comissão Examinadora do Processo Seletivo do Curso de Doutorado em serviço Social - PPGSS. 2017. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

SILVA, A. L.; SOUSA, Daniela Neves; SILVA, E. A.;INACIO. Comissão de Seleção do Processo Seletivo de Professor Substituto do Departamento de Serviço Social. 2017. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

OLIVEIRA, I. M.; HOFFMANN, E.;INACIO. Comissão Examinadora do Processo Seletivo do Mestrado em Serviço Social. 2015. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

SANTOS, S. M. M.; OLIVEIRA, C. M.;INACIO. Comissão de Seleção para professor substituto. 2007. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

INACIO; SANTOS, S. M. M.; TEIXEIRA, F. G.. Comissão de Seleção para professor substituto. 2006. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

INACIO; TEIXEIRA, F. G.; COSTA, M. D. H.. Comissão de Seleção para professor substituto. 2005. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

INACIO; SILVA, E. A.; COSTA, J. B. A.. Comissão de Seleção para professor substituto. 2005. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Orientou

Luana Beatriz da Silva

Representações de Gênero e Discurso Machista na Música Sertaneja Brasileira: Uma Análise Crítica; ; Início: 2025; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; (Orientador);

Luiza Gabriela da Cunha Pinto

A atuação do Serviço Social no atendimento às mulheres e meninas vítimas de violência sexual; ; Início: 2025; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; (Orientador);

MARIA ANGELA PARADA TUDE BONELLI

Análise histórico-crítica sobre as violências contra as mulheres no contexto da pandemia da COVID-19 em Natal-RN; ; Início: 2025; Iniciação científica (Graduando em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; (Orientador);

ERISLAYNE DE MOURA FELIX DOS SANTOS

A incidência dos Movimentos Feministas e de Mulheres nas Políticas Públicas para as Mulheres no Brasil e no município do Natal-RN; ; Início: 2025; Iniciação científica (Graduando em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; (Orientador);

JONATHAN CARLOS DO NASCIMENTO SILVA

Os Movimentos Feministas e de Mulheres no Brasil e no município do Natal-RN: desafios à emancipação das mulheres; ; Início: 2025; Iniciação científica (Graduando em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; (Orientador);

Anna Beatriz Valentim de Souza

Gênero, deficiência e suas interseções: vivência das usuárias de um CER III; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Residência Multiprofissional no Cuidado à Saúde da Pessoa com D) - Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi, Ministério da Educação; Orientador: Miriam de Oliveira Inacio;

EMILLY BEZERRA FERNANDES DO NASCIMENTO

?DE ENDOIDECER MENTE SÃ?: considerações acerca da relação entre a flexibilização no mundo do trabalho e o adoecimento mental de homens; ; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional em Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares; Orientador: Miriam de Oliveira Inacio;

EMILLY BEZERRA FERNANDES DO NASCIMENTO

DE ENDOIDECER MENTE SÃ: considerações acerca da relação entre a flexibilização no mundo do trabalho e o adoecimento mental de homens; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do HUOL) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Ministério da Educação; Orientador: Miriam de Oliveira Inacio;

Andreyna Karollayne Saraiva de Sousa

MATERNIDADE SOLO NO BRASIL: DETERMINANTES SOCIAIS DA DIVISÃO DESIGUAL DAS RESPONSABILIDADES PARENTAIS; 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Miriam de Oliveira Inacio;

Helena Beatriz Pereira De Alcântara

TOCOFOBIA PARA ALÉM DO MEDO: DETERMINANTES SOCIAIS E ATRAVESSAMENTOS DE CLASSE, GÊNERO E RAÇA; 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Miriam de Oliveira Inacio;

Jessica Luana dos Santos

A INVISIBILIDADE DO TRABALHO FEMININO E SUAS IMPLICAÇÕES NA SAÚDE MENTAL: UMA ANÁLISE SOBRE AS MÚLTIPLAS JORNADAS DE TRABALHO FEMININAS; 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Miriam de Oliveira Inacio;

LARISSA MOREIRA DE FRANÇA

ATUAÇÃO DOS/AS ASSISTENTES SOCIAIS NO ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES: LIMITES E POSSIBILIDADES; 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Miriam de Oliveira Inacio;

MAIARA KEVILY DA SILVA

ENTRE A LEI MARIA DA PENHA E A MATERIALIDADE DA VIOLÊNCIA: UMA ANÁLISE ACERCA DOS OBSTÁCULOS NO PROCESSO DE RUPTURA DO CICLO DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA AS MULHERES; 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Miriam de Oliveira Inacio;

SANDY CAMILA COSTA DE MELO

ENTRE O LAR E O FÓRUM: EXPRESSÕES DO HETEROPATRIARCADO NAS RELAÇÕES FAMILIARES E A PERSISTÊNCIA DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER APÓS A DISSOLUÇÃO CONJUGAL NAS DISPUTAS JUDICIAIS DE GUARDA E ALIMENTOS; 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Miriam de Oliveira Inacio;

Thalita Conceição de França Ferreira

PATERNIDADE (IR)RESPONSÁVEL NO CONTEXTO DA DISSOLUÇÃO DE UNIÃO CONJUGAL: DESAFIOS À LUZ DA DIVISÃO SOCIOSSEXUAL DO TRABALHO; 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Miriam de Oliveira Inacio;

AMANDA FREIRE CAMPOS DE OLIVEIRA

Violência sexual contra meninas: A importância das medidas de prevenção e a atuação do Serviço Social; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Miriam de Oliveira Inacio;

CAMILY VITORIA MOREIRA DA SILVA

As determinações do Trabalho de Cuidado não remunerado realizado pelas Mães Acompanhantes de crianças hospitalizadas: particularidades no âmbito do GACC-RN; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Miriam de Oliveira Inacio;

MARIA CAROLINA ALMEIDA DE OLIVEIRA

A precarização do trabalho da (o) Assistente Social no espaço da Defensoria Pública do estado do RN: desafios e possibilidades a partir da análise dos Núcleos em Natal e Parnamirim; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Miriam de Oliveira Inacio;

VITÓRIA THAMMY OLIVEIRA DE ARAUJO

O ethos da mulher negra e pobre - Desafios, resistência e perspectivas de autonomia através da educação; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Miriam de Oliveira Inacio;

Ana Paula Bezerra Teixeira

Determinantes Sociais e particularidades de Gênero na condenação criminal e aprisionamento de mulheres no Brasil; ; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Miriam de Oliveira Inacio;

Inaê Naiara Lopes Marques de Oliveira

Penalidade e Capitalismo: reflexões sobre o encarceramento em contexto neoliberal; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Miriam de Oliveira Inacio;

Éricka Karen Oliveira Pereira

Gravidez na Adolescência: um estudo a partir da realidade no Município de Macaíba/RN; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Miriam de Oliveira Inacio;

STEFANY RIBEIRO ROQUE

O Serviço Social e a feminização da força de trabalho: Um olhar crítico sobre a atuação profissional dos(as) Assistentes Sociais do Hospital Giselda Trigueiro em Natal-RN; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Miriam de Oliveira Inacio;

EVENY LAYS FERNANDES LIMA

As contribuições dos Movimentos Feministas nas Políticas Públicas para as Mulheres na cidade do Natal-RN; ; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Miriam de Oliveira Inacio;

Ana Livia Souza de Oliveira

Apreensão das Políticas Públicas aos/as Adolescentes Egressos/as da Medida Socioeducativa de Internação na Região Metropolitana de Natal/RN; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Miriam de Oliveira Inacio;

Ana Luíza Barbosa Lima

As Desigualdades de Gênero nos jogos online: a visão da jogadora na comunidade de League of Legends; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Miriam de Oliveira Inacio;

Clara Mirelle Alves da Silva

O Serviço Social no atendimento às mulheres em situação de aborto: desafios à garantia da autonomia das mulheres; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Miriam de Oliveira Inacio;

Lourene Maria da Conceição Lira de Assis

A saúde das mulheres lésbicas nas políticas de saúde públicas; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Miriam de Oliveira Inacio;

Jailza Teixeira da Silva

Preconceitos contra gays no mercado de trabalho: um estudo com gays participantes do Fórum LGBT Potiguar-Natal(RN); 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Miriam de Oliveira Inacio;

Talyta Kathleen Aquino do Nascimento

A importância de uma formação profissional feminista para a efetivação da lei Maria Penha: uma análise do sistema judiciário do município de Parnamirim-RN; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Miriam de Oliveira Inacio;

Brenda Rayana da Silva

As percepções de profissionais de equipe multidisciplinar acerca das demandas do planejamento reprodutivo das mulheres; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Miriam de Oliveira Inacio;

ADRIELLE DA ROCHA MEDEIROS

A negação dos direitos LGBT's no Brasil: expressões na mídia hegemônica e nos projetos de lei em tramitação no Congresso Nacional; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Miriam de Oliveira Inacio;

Geovana Reis Silva

A economia solidária e o processo organizativo de mulheres na agricultura familiar da região do Potengi (RN); 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Miriam de Oliveira Inacio;

Swamme Carlos Diniz

A (des)informação das mulheres sobre os direitos relativos ao divórcio e pensão alimentícia: um estudo no Núcleo de Justiça Cominitária; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Miriam de Oliveira Inacio;

Laise elias Teixeira

Pessoas com Deficiência e a inserção no mercado de trabalho: um estudo dos servidores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Miriam de Oliveira Inacio;

Bruna Hávilla Lino Dantas

Legalização do Aborto e Direitos Homoafetivos:os embates entre o neoconservadorismo e o projeto ético-político profissional entre discentes do curso de Serviço Social da UFRN; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Miriam de Oliveira Inacio;

Arlete Lourdes de Moura

Assédio Moral no local de trabalho: a (in)visibilidade de gênero na prática das profissionais do Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador de Natal (RN); 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Miriam de Oliveira Inacio;

Lucélia Araújo dos Santos

O enfrentamento à violência doméstica e familiar contra as mulheres: um olhar para a implementação dos Organismos de Políticas para as Mulheres no Rio Grande do Norte; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Miriam de Oliveira Inacio;

Vívian Larissa Gomes Januário

As determinações da violência contra as mulheres: uma análise crítica a partir da realidade das mulheres do Programa Mulheres Mil em Natal (RN); 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Miriam de Oliveira Inacio;

GLEYCE DUARTE DE LIMA

Violência contra as mulheres: a importância da construção do debate como forma de prevenção; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Miriam de Oliveira Inacio;

VALÉRIA CRISTINA DA SILVA

Atuação do CEDECA-RN:uma análise sobre os serviços oferecidos para o enfrentamento do abuso sexual; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Miriam de Oliveira Inacio;

Thaís Aracelli da Silva Lyra

Desafios ao Serviço Social no Serviço de Referência em Triagem Neonatal do Rio Grande do Norte; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Miriam de Oliveira Inacio;

Ana Paula Medeiros de Azevedo e Mayra da Cruz Pereira

As Visões dos (as) Jovens acerca da Violência de Gênero: naturalização e/ou Ruptura da ordem de Gênero Patriarcal?; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Miriam de Oliveira Inacio;

Klayse Bezerra Dantas e Liliane Santos Costa

A Violência contra as Mulheres no bairro de Felipe Camarão: uma perspectiva de prevenção e combate da Violência de Gênero com base em ações sócio-educativas; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Miriam de Oliveira Inacio;

Rejane Rodrigues do Nascimento

Reincidência de Adolescentes por regressão ou descumprimento de medida sócioeducativo no CEDUC - Pitimbu; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Miriam de Oliveira Inacio;

Loyse M

Raboud M; de Andrade; As Construções Sociais do Conceito de Velhice e suas Particularidades no bairro de Mãe Luiza - Natal/RN; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Miriam de Oliveira Inacio;

Susanira Maria Praxedes do Amaral

Violência de Gênero no Brasil e suas Expressões na Cidade de Parnamirim/RN: desafios para Mulheres e Políticas Públicas; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Miriam de Oliveira Inacio;

Isabel Cristina da Silva Câmara e Luciana Bezerra de Lira

Ressocialização no Complexo Penal Drº João Chaves: um desafio ao Serviço Social na efetivação do Projeto Ético-Político; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Miriam de Oliveira Inacio;

Karla Lydiana Santos da Silva e Kenya Carvalho Duarte de Sou

Desconstruindo o Tabu entre Violência de Gênero e Masculinidade/Alcoolismo; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Miriam de Oliveira Inacio;

Claudia Gabriele da Silva

O Sistema Penitenciário e a Assistência Jurídica as Apenadas do Complexo Penal Dr; João Chaves: Desafio ao Serviço Social na garantia dos Direitos Humanos; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Miriam de Oliveira Inacio;

Júlia Spinelli Alves

As Violências contra as Mulheres em Natal-RN no contexto da pandemia da COVID-19; ; 2024; Iniciação Científica; (Graduando em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Miriam de Oliveira Inacio;

KARINNA LUCIA DE MELO MACENA

Lutas feministas, direitos e emancipação das mulheres: uma análise da realidade brasileira e de suas particularidades na cidade do Natal-RN; ; 2024; Iniciação Científica; (Graduando em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Miriam de Oliveira Inacio;

MARIA ANTÔNIA BEZERRA DE OLIVEIRA

As contribuições dos movimentos feministas e organizações de mulheres nas políticas públicas para as mulheres no Brasil e na cidade do Natal-RN; ; 2024; Iniciação Científica; (Graduando em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Miriam de Oliveira Inacio;

KARINNA LUCIA DE MELO MACENA

As lutas feministas por direitos e emancipação das mulheres no Brasil e na cidade do Natal-RN; 2023; Iniciação Científica; (Graduando em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Miriam de Oliveira Inacio;

MARIA ANTÔNIA BEZERRA DE OLIVEIRA

As contribuições dos movimentos feministas e organizações de mulheres nas políticas públicas para as mulheres no Brasil e na cidade do Natal-RN; ; 2023; Iniciação Científica; (Graduando em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Miriam de Oliveira Inacio;

Júlia Spinelli Alves

As Violências contra as Mulheres em Natal-RN no contexto da pandemia da COVID-19; ; 2023; Iniciação Científica; (Graduando em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Miriam de Oliveira Inacio;

EVENY LAIS FERNANDES LIMA

Pesquisa sobre Feminismos e Lutas por Direitos: contribuições nas políticas públicas para as mulheres na cidade do Natal-RN; 2022; Iniciação Científica; (Graduando em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Miriam de Oliveira Inacio;

KARINNA LUCIA DE MELO MACENA

As lutas feministas por direitos e emancipação das mulheres no Brasil e na cidade do Natal-RN; 2022; Iniciação Científica; (Graduando em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Miriam de Oliveira Inacio;

Ana Luíza Barbosa Lima

A realidade das Mulheres usuárias das Delegacias Especializadas de Atendimento às Mulheres no contexto da pandemia da COVID-19 em Natal-RN; 2022; Iniciação Científica; (Graduando em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Miriam de Oliveira Inacio;

EVENY LAIS FERNANDES LIMA

Pesquisas sobre Feminismos e Lutas por Direitos: contribuições nas Políticas Públicas para as Mulheres na cidade do Natal-RN; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Miriam de Oliveira Inacio;

KARINNA LUCIA DE MELO MACENA

A potencialidade das lutas feministas por direitos para a emancipação das mulheres no contexto da cidade do Natal-RN; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Miriam de Oliveira Inacio;

Ana Luíza Barbosa Lima

A realidade das Mulheres usuárias das Delegacias Especializadas de Atendimento às Mulheres no contexto da pandemia da COVID-19 em Natal-RN; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Miriam de Oliveira Inacio;

KARINNA LUCIA DE MELO MACENA

A potencialidade das lutas feministas por direitos para a emancipação das mulheres no contexto da cidade do Natal-RN; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Miriam de Oliveira Inacio;

EVENY LAYS FERNANDES LIMA

Pesquisa sobre Feminismos e Lutas por Direitos: contribuições nas políticas públicas para as mulheres na cidade do Natal-RN; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Miriam de Oliveira Inacio;

Produções bibliográficas

  • INÁCIO, Miriam de Oliveira . Feminismos materialistas, socialistas e marxistas: desafios à emancipação humana das mulheres. SERVIÇO SOCIAL & SOCIEDADE , v. 148, p. 1-20, 2025.

  • INACIO . Violências contra mulheres e esfera familiar: uma questão de gênero?. Presença Ética (UFPE) , v. 3, p. 70-85, 2003.

  • INACIO ; FILGUEIRA, C. C. S. ; PALMEIRA, M. M. ; RAMOS, S. R. . Ética em Movimento no RN: uma experiência significativa para o Conjunto CFESS/CRESS. Tempo Presente.Revista do Conselho Regional de Serviço Social 14ª região, Rio Grande do Norte, v. 2, p. 38-60, 2002.

  • INACIO . A discussão ética da Ações Afirmativas: problematizando o princípio da igualdade. Temporalis. Revista da Associação Brasileira de Ensino e pesquisa em Serviço Social, Brasília, v. 5, p. 71-80, 2002.

  • INACIO . A centralidade ético-política do Serviço Social: reflexões a partir da problemática da violência de gênero. Presença Ética (UFPE) , Recife/PE, v. 2, p. 143-157, 2002.

  • INÁCIO, Miriam de O. . O caráter estratégico das lutas por direitos para a emancipação das mulheres: desafios aos movimentos feministas no Brasil. In: SALVADOR, Evilásio; BEHRING, Elaine; LIMA, Rita de Lourdes de.. (Org.). Crise do capital e fundo público: implicações para o trabalho, os direitos e a política social. 01ed.São Paulo: Cortez, 2019, v. 01, p. 275-296.

  • INÁCIO, Miriam de O. . A Questão da Emancipação das Mulheres: contribuições e dilemas da tradição marxista e feminista. In: Ivanete Boschetti; Elaine Behring; Rita de Lourdes de Lima. (Org.). Marxismo, política social e direitos. 01ed.São Paulo: Cortez, 2018, v. 01, p. 211-230.

  • INÁCIO, Miriam de O. ; ALVES, J. S. . As violências contra as mulheres no contexto da pandemia da covid-19 na cidade do Natal-RN: uma análise crítica e de totalidade social.. In: 18º Encontro Nacional de Pesquisadores/as em Serviço Social, 2024, Fortaleza-CE. Anais do 18º ENPESS, 2024.

  • INÁCIO, Miriam de O. ; MACENA, K. L. M. ; OLIVEIRA, M. A. B. . As contribuições das lutas feministas para as políticas públicas: uma análise sobre coletivos de mulheres negras, lésbicas e trans no brasil.. In: 18º Encontro Nacional de Pesquisadores/as em Serviço Social, 2024, Fortaleza-CE. Anais do 18º ENPESS, 2024.

  • INÁCIO, Miriam de O. ; LIMA, E. L. F. ; MACENA, K. L. M. . As lutas feministas por direitos e políticas públicas para as mulheres no Brasil contemporâneo. In: XI Jornada Internacional de Políticas Públicas, 2023, São Luís (MA) - Brasil. Anais da XI Jornada Internacional de Políticas Públicas. São Luís (MA): EDUFMA, 2023.

  • INÁCIO, Miriam de O. . Tendência feministas socialistas e marxistas: contribuições e desafios à afirmação da emancipação humana das mulheres. In: XI Jornada Internacional de Políticas Públicas, 2023, São Luís (MA) - Brasil. Anais da XI Jornada Internacional de Políticas Públicas. São Luís (MA): EDUFMA, 2023.

  • INÁCIO, Miriam de O. ; MACENA, K. L. M. ; LIMA, E. L. F. . A potencialidade das Lutas Feministas por Direitos para a Emancipação das Mulheres no Brasil. In: XVII Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais, 2022, Brasília-DF/On-line. Anais do XVII Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais. Brasília (DF): CFESS, 2022.

  • INÁCIO, Miriam de O. ; LIMA, E. L. F. ; MACENA, K. L. M. . As contribuições dos Movimentos Feministas nas Políticas Públicas para as Mulheres no Brasil. In: XVII Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais, 2022, Brasília-DF/. Anais do XVII Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais. Brasília (DF): CFESS, 2022.

  • INÁCIO, Miriam de O. ; LIMA, A. L. B. . As Violências contra as Mulheres no contexto da pandemia da covid-19 no Brasil e na cidade do Natal-RN: expressões das relações entre patriarcado, capitalismo e racismo. In: XVII Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social, 2022, Rio de Janeiro-RJ. Anais do XVII Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social. Brasília (DF): ABEPSS, 2022.

  • INÁCIO, Miriam de O. . Feminismos e lutas por direitos: contribuições nas políticas públicas para as mulheres no Brasil. In: V Seminário Internacional Desfazendo Gênero, 2021, on line. V Seminário Internacional Desfazendo Gênero. Revista Desfazendo Gênero.. Campina Grande-PB: Editora Realize, 2021.

  • INÁCIO, Miriam de O. . A introdução do debate feminista no âmbito do projeto ético-político do Serviço Social: avanços e impasses. In: 16º Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais, 2019, Brasília-DF. Anais do 16º Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais. Brasília-DF, 2019. v. 16.

  • INÁCIO, Miriam de O. . Feminismos e Lutas por Direitos: repercussões nas políticas públicas para as mulheres no Brasil. In: XVI ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES EM SERVIÇO SOCIAL, 2018, VITÓRIA. ANAIS DO XVI ENPESS - Mesa Coordenada. Brasília: ABEPSS, 2018. v. 1.

  • INÁCIO, Miriam de O. . A questão da emancipação das mulheres na tradição marxista e socialista. In: XIV Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social, 2014, Natal. Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social, 2014.

  • INÁCIO, Miriam de O. ; SILVA, Zélia Maria P. da . A perspectiva feminista 'emancipatória' na dimensão teórica do Projeto Ético-Político do Serviço Social. In: XIII Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social, 2012, Juiz de Fora. Anais do XIII Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social, 2012.

  • INACIO . "Projeto Feminista Emancipatório" e Projeto Ético-Político do Serviço Social frente à Violência contra as Mulheres no Brasil. In: XIII Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais (CBAS), 2010, Brasília (DF). Lutas Sociais e Exercício Profissional no Contexto da Crise do Capital: mediações e a consolidação do Projeto Ético-Político-Profissional, 2010.

  • INACIO . As Tendências dos "Projetos Feministas Emancipatórios" frente à problemática da Violência contra as Mulheres no Brasil. In: XII Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais (CBAS), 2010, Brasília (DF). Lutas Sociais e Exercício Profissional no Contexto da Crise do Capital: mediações e a consolidação do Projeto Ético-Político-Profissional, 2010.

  • INACIO ; SILVA, Zélia Maria P. da . "Projeto Feminista Emancipatório" e Projeto Ético-Político do Serviço Social: reflexos na prática profissional frente à violência contra as mulheres na cidade do Natal/RN. In: XII Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social, 2010, Rio de Janeiro (RJ). Crise do capital e produção do conhecimento na realidade brasileira: pesquisa para quê, para quem e como?, 2010.

  • INACIO . Violência de Gênero e Projeto Ético-Político do Serviço Social. In: 19ª Conferência Mundial de Serviço Social, 2008, Salvador. Anais da 19ª Conferência Mundial de Serviço Social - CD ROM, 2008.

  • INACIO ; LIMA, R.L. ; MEDEIROS, J. S. ; BRITO, Anderson D. da Silva . As Mulheres na História do Serviço Social em Natal/RN. In: Seminário Internacional Fazendo Gênero nº 08, 2008, Florianópolis. Anais do Seminário Internacional Fazendo Gênero nº 8, 2008.

  • INACIO . Violência de Gênero na ótica das Assistentes Sociais e suas implicações na defesa do projeto ético-político profissional. In: 12º Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais, 2007, Foz do Iguaçu. Anais do 12º Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais, 2007.

  • INACIO . O espaço da Ética para Emancipação do Gênero Feminino. In: X Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social, 2006, Recife. X Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social - CD ROM, 2006.

  • INACIO . Um Resgate Histórico-Teórico-Metodológico do Serviço Social em Natal/RN. In: X Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social, 2006, Recife. Anais do X Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social - CD ROM, 2006.

  • INACIO . Violências contra Mulheres e Esfera Familiar: uma questão de Gênero?. In: 11º Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais e III Encontro Nacional de Serviço Social e Seguridade, 2004, Fortaleza. 11º Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais e III Encontro Nacional de Serviço Social e Seguridade - CD ROM, 2004.

  • INACIO . Ethos e Ação Ético-Política das Assistentes Sociais frente à Violência de Gênero: uma reflexão ética à luz da ontologia marxista. In: 11º Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais e III Encontro Nacional de Serviço Social e Seguridade, 2004, Fortaleza. 11º Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais e III Encontro Nacional de Serviço Social e Seguridade - CD ROM, 2004.

  • INACIO . Ação Ético-Política do Serviço Social frente à violência de gênero: um estudo a partir das Delegacias da Mulher. In: 8º Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social, 2002, Juiz de Fora-MG. 8º Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social - CD ROM, 2002.

  • INACIO . A Competência Ética do(a) Assistente Social: mera formalidade ou expressão do compromisso com a cidadania?. In: 10 º Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais, 2001, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos do 10 º CBAS - CD ROM, 2001.

  • PALMEIRA, M. M. ; BEZERRA, J. Z. ; INACIO ; SILVA, E. A. ; SANTOS, S. M. M. . O Perfil dos Assistentes Sociais frente às redefinições no mercado de trabalho na contemporaneidade: uma análise da realidade norte-riograndense. In: 9º Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais, 1998, Goiania. Caderno de Comunicações, 1998. v. 02. p. 301-303.

  • INÁCIO, Miriam de O. . Feminismos Marxistas e Socialistas: Desafios à Emancipação das Mulheres na perspectiva da Emancipação Humana na contemporaneidade.. In: I Conferência Internacional Marxismo Feminista, 2024, São Paulo-SP. Anais da I Conferência Internacional Marxismo Feminista - Programa completo e caderno de resumos. São Paulo - SP: Elefante, 2024.

  • INACIO ; MUSTAFA, M. A. S. M. . Violência de Gênero, Serviço Social e Desafios ao Projeto Ético-Político Profissional. In: I Seminário Internacional de Ética, Governabilidade e Direitos Humanos, 2009, Recife. I Seminário Internacional de Ética, Governabilidade e Direitos Humanos, 2009.

  • LIMA, R.L. ; INACIO ; MEDEIROS, J. S. ; BRITO, Anderson D. da Silva . As Mulheres na História do Departamento de Serviço Social em Natal/RN. In: II Seminário Internacional Enfoques Feministas e o Século XXI: Feminismo e Universidade na América Latina; VI Encontro da Rede Brasileira de Estudos e Pesquisas Feministas (REDEFEM); II Encontro Internacional Política e Feminismo, 2008. Anais Enfoques Feministas e os Desafios Contemporâneos, 2008.

  • INACIO . Um resgate histórico-teórico-metodológico do Serviço Social em Natal/RN. In: XIII Seminário de Pesquisa do CCSA, 2007, Natal. Anais do XIII Seminário de Pesquisa do CCSA - CD ROM, 2007.

  • LIMA, R.L. ; INACIO ; OLIVEIRA, C. M. ; SOUZA, I. L. . Um resgate histórico-teórico-metodológico do Serviço Social em Natal/RN. In: XII Seminário de Pesquisa do CCSA, 2006, Natal. Anais do XII Seminário de Pesquisa do CCSA - CD ROM, 2006.

  • LIMA, R.L. ; INACIO ; OLIVEIRA, C. M. ; SOUZA, I. L. ; MEDEIROS, J. S. ; SOUZA, E. C. . Um resgate histórico-teórico-metodológico do Serviço Social em Natal/RN. In: XIV Semana de Humanidades, 2006, Natal. Anais da XIV Semana de Humanidades - CD ROM, 2006.

  • INACIO . Negação e Conquista de direitos no Assentamento Leningrado:uma análise crítico-dialética. In: XI Seminário de Pesquisa do CCSA, 2005, Natal. Anais do XI Seminário de Pesquisa do CCSA - CD ROM, 2005.

  • INACIO . VIolências contra Mulheres e Esfera Familiar: uma questão de Gênero?. In: 2º Encontro Regional de Pesquisadores em Serviço Social, 2003, João Pessoa. 2º Encontro Regional de Pesquisadores em Serviço Social - CD ROM, 2003.

  • INACIO ; PALMEIRA, M. M. ; SANTOS, S. M. M. ; SILVA, E. A. ; BEZERRA, J. Z. . O perfil dos Assistentes Sociais frente às redefinições no mercado de trabalho na contemporaneidade: uma análise da realidade norte-rio-grandense. In: 50 º reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 1998, Natal. Caderno de Comunicações da 50 º Reunião Anual da SBPC, 1998.

  • INÁCIO, Miriam de Oliveira ; ALVES, J. S. ; BONELLI, M. A. P. T. . AS VIOLÊNCIAS CONTRA AS MULHERES NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19 NA CIDADE NO NATAL ? RN: uma análise histórico-crítica e de totalidade social. 2025. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • INÁCIO, Miriam de O. . Feminismos socialistas e marxistas: desafios à emancipação das mulheres na perspectiva da emancipação humana na contemporaneidade. 2024. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • INÁCIO, Miriam de O. ; OLIVEIRA, M. A. B. ; MACENA, K. L. M. . As contribuições das lutas feministas para as políticas públicas: uma análise sobre coletivos de mulheres negras, lésbicas e trans no Brasil. 2024. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • INÁCIO, Miriam de O. ; ALVES, J. S. . As violências contra as mulheres no contexto da pandemia da covid-19 na cidade do Natal-RN: uma análise crítica e de totalidade social. 2024. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • INÁCIO, Miriam de O. . Tendências feministas socialistas e marxistas: contribuições e desafios à afirmação da emancipação humana das mulheres. 2023. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • INÁCIO, Miriam de O. . As lutas feministas por direitos e políticas públicas para as mulheres no Brasil contemporâneo. 2023. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • INÁCIO, Miriam de O. ; MACENA, K. L. M. ; LIMA, E. L. F. . A potencialidade das lutas feministas por direitos para a emancipação das mulheres no Brasil. 2022. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • INÁCIO, Miriam de O. ; MACENA, K. L. M. ; LIMA, E. L. F. . As contribuições dos movimentos feministas nas políticas públicas para as mulheres no Brasil. 2022. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • INÁCIO, Miriam de O. ; LIMA, A. L. B. . As violências contra as mulheres no contexto da pandemia da covid-19 no Brasil e na cidade do Natal (RN): expressões das relações entre patriarcado, capitalismo e racismo. 2022. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • INÁCIO, Miriam de O. . Feminismos e lutas por direitos: contribuições nas políticas públicas para as mulheres no Brasil. 2021. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • INÁCIO, Miriam de O. . Gênero, Raça e Desigualdade: o que dizem os dados e quais as iniciativas para reduzir as diferenças no campo social e econômico?. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MADUREIRA, Antoinette de B. ; DINIZ, M. I. ; INÁCIO, Miriam de O. . Feminismo materialista, lutas antipatriarcais e antirracistas e a condição de vida e trabalho das mulheres em tempos de pandemia do novo coronavírus no Brasil. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • INÁCIO, Miriam de O. . XI Mostra de Profissões da UFRN: Curso de Serviço Social. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • INÁCIO, Miriam de O. . A introdução do debate feminista no âmbito do projeto ético-político do Serviço Social: avanços e impasses. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • INÁCIO, Miriam de O. . Condições sociais de vida e trabalho das mulheres em situação de violência doméstica e familiar: uma análise sobre as usuárias das Delegacias Especializadas de Atendimento às Mulheres em Natal-RN, Brasil. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • INÁCIO, Miriam de O. ; QUEIROZ, F. M. ; DINIZ, M. I. ; SILVA, T. G. . Feminismo, Serviço Social e Questões Contemporâneas. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • INÁCIO, Miriam de O. . Feminismos e lutas por direitos: repercussões nas políticas públicas para as mulheres no Brasil. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • INÁCIO, Miriam de O. ; LIMA, R.L. ; SOUZA, I. L. . Relações Patriarcais de Gênero, Família e Violência contra as Mulheres. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • INÁCIO, Miriam de O. . A questão da emancipação das mulheres na tradição marxista e socialista. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • INACIO . Resposta da Violência Doméstica no Local de Trabalho. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • INACIO ; SILVA, Zélia Maria P. da . A perspectiva feminista 'emancipatória' na dimensão teórica do Projeto Ético-Político do Serviço Social. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • INACIO . "Projeto Feminista Emancipatório" e Projeto Ético-Político do Serviço Social frente à Violência contra as Mulheres no Brasil. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • INACIO . As tendências dos "Projetos Feministas Emancipatórios" frente à problemática da violência contra as mulheres no Brasil. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • INACIO ; SILVA, Zélia Maria P. da . "Projeto Feminista Emancipatório" e Projeto Ético-Político do Serviço Social: reflexos na prática profissional frente à violência contra as mulheres na cidade do Natal/RN. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • INACIO ; MUSTAFA, M. A. S. M. . Violência de Gênero, Serviço Social e desafios ao Projeto Ético-Político Profissional. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • INACIO . Violência de Gênero e Projeto Ético-Político do Serviço Social. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LIMA, R.L. ; INACIO ; MEDEIROS, J. S. ; BRITO, Anderson D. da Silva . As Mulheres na História do Departamento de Serviço Social em Natal/RN. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LIMA, R.L. ; M. O. ; MEDEIROS, J. S. ; BRITO, Anderson D. da Silva . As Mulheres na História do Serviço Social em Natal/RN. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • INACIO . Violência de Gênero na ótica das Assistentes Sociais e suas implicações na defesa do projeto ético-político profissional. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LIMA, R.L. ; M. O. . Um resgate histórico-teórico-metodológico do Serviço Social em Natal/RN. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LIMA, R.L. ; INACIO ; SOUZA, I. L. ; OLIVEIRA, C. M. . Um resgare histórico-teórico-metodológico do Serviço Social em Natal/RN. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • INACIO . O Espaço da Ética para Emancipação do Gênero Feminino. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • INACIO ; SOARES, A. F. D. ; ROCHA, J. S. ; PINHEIRO, M. M. ; FARIAS, P. V. . Negação e conquista de direitos no Assentamento Leningrado: uma análise crítico-dialética. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • INACIO . A Competência Ética do(a) Assistente Social: Mera formalidade ou expressão do Compromisso com a Cidadania?. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções

REBELLO, A. B. F. ; INÁCIO, Miriam de O. ; BARBOSA NETO, P. A. . Comissão de Processo Administrativo Disciplinar. 2018.

NOBREGA, W. R. M. ; TAVARES, A. L. ; INÁCIO, Miriam de O. . Comissão de Processo Administrativo Disciplinar. 2017.

ALVES FILHO, A. ; CUNHA, J. A. ; INÁCIO, Miriam de O. . Comissão de Sindicância. 2016.

CELESTINO, M. S. ; ALVES FILHO, A. ; INÁCIO, Miriam de O. . Comissão de Sindicância. 2015.

NICOLAU, M. C. C. ; INÁCIO, Miriam de O. ; SANTOS, T. R. M. . Programa , Relação de Temas da Prova Didática e Expectativa de Atuação Profissional para o Concurso Público de Provas e Títulos para o cargo de professor Adjunto - DE, área de Fundamentos do Trabalho Profissional. 2015.

INÁCIO, Miriam de O. . Parecerista de trabalhos do VI Seminário Estadual de Serviço Social e Direitos Sociais. 2023.

INÁCIO, Miriam de O. . Parecerista de artigo para revista Temporalis, na área de Serviço Social. 2023.

INÁCIO, Miriam de O. . Parecerista no eixo temático 'Serviço Social, Relações de Exploração/Opressão de Gênero, Raça/Etnia, Geração e Sexualidade - ênfase em Gênero' do XVII Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais. 2022.

INÁCIO, Miriam de O. . Avaliadora dos trabalhos apresentados no XXXIII Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica da UFRN. 2022.

INÁCIO, Miriam de O. ; TAVARES, A. L. ; SEGUNDO, I. M. S. . Comissão de Processo Administrativo Disciplinar Docente (PADD). 2022.

INÁCIO, Miriam de O. ; TAVARES, A. L. ; MOREIRA, L. A. . Comissão para análise da proposta de outorga de título de professora emérita a profª Maria Arlete Duarte de Araújo. 2022.

INÁCIO, Miriam de O. . Projeto do pesquisa 'Resistências sertanejas no Semiárido brasileiro: a Agricultura Familiar entre mudanças climáticas, secas, ajuste fiscal e pandemia no Século XXI (2010 a 2020) '. 2022.

INÁCIO, Miriam de O. . Projeto de Pesquisa 'As implicações do ajuste fiscal na efetivação da política de saúde e no contexto da Pandemia da Covid-19?. 2022.

INÁCIO, Miriam de O. . Avaliadora do Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica (eCICT)-UFRN. 2020.

INÁCIO, Miriam de O. . Parecerista no Eixo Temático 'Serviço Social, Relações de Exploração/Opressão de Gênero, Raça/Etnia, Geração e Sexualidade' - Ênfase em Gênero' no 16º Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais. 2019.

BASILIO, M. D. ; INÁCIO, Miriam de O. ; SILVA, E. A. . Questão Étnico-racial, Políticas Afirmativas e Ensino Superior. 2023. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

INÁCIO, Miriam de O. ; QUEIROZ, F. M. ; DINIZ, M. I. ; SILVA, T. G. . Feminismo, Serviço Social e Questões Contemporâneas. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

INÁCIO, Miriam de O. ; LIMA, R.L. ; SOUZA, I. L. . Feminismo, Direitos e Diversidade. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

INÁCIO, Miriam de O. . FEMINISMOS E LUTAS POR DIREITOS: contribuições nas políticas públicas para as mulheres na cidade do Natal-RN. 2025. (Relatório de pesquisa).

INÁCIO, Miriam de Oliveira . Violências contra as mulheres no contexto da pandemia da COVID-19: o perfil das usuárias das Delegacias Especializadas de Atendimento às Mulheres em Natal/RN.. 2025. (Relatório de pesquisa).

INÁCIO, Miriam de Oliveira . REDE DE ATENDIMENTO ÀS MULHERES EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA EM NATAL/RN: DESAFIOS PARA AÇÕES INTERSETORIAIS COM QUALIDADE. 2025. (Relatório de pesquisa).

INÁCIO, Miriam de O. . FEMINISMOS E LUTAS POR DIREITOS: contribuições nas políticas públicas para as mulheres na cidade do Natal-RN. 2024. (Relatório de pesquisa).

INÁCIO, Miriam de O. . TENDÊNCIAS FEMINISTAS SOCIALISTAS E MARXISTAS: contribuições e desafios à afirmação da emancipação humana das mulheres.. 2024. (Relatório de pesquisa).

INÁCIO, Miriam de O. . Violências contra as mulheres no contexto da pandemia da COVID-19: o perfil das usuárias das Delegacias Especializadas de Atendimento às Mulheres em Natal/RN.. 2024. (Relatório de pesquisa).

INÁCIO, Miriam de O. . Feminismos de lutas por direitos: contribuições nas políticas públicas para as mulheres na cidade do Natal (RN). 2023. (Relatório de pesquisa).

INÁCIO, Miriam de O. . Violências contra as mulheres no contexto da pandemia da COVID-19: o perfil das usuárias das Delegacias Especializadas de Atendimento às Mulheres em natal (RN). 2023. (Relatório de pesquisa).

INÁCIO, Miriam de O. ; DINIZ, M. I. . Debatedora do Grupo de Trabalho 'Feminismos, Relações Patriarcais de Gênero, raça, racialidades e sexualidades' no VI Seminário Estadual de Serviço Social e Direitos Sociais. 2023. (Debatedora).

INÁCIO, Miriam de O. ; BARROSO, M. ; PEREIRA, N. . Ofensiva Capitalista, Conservadorismo e Violência contra as Mulheres. 2023. (Mediadora de Conferência no 25º Seminário de Pesquisa do CCSA / III Colóquio uio).

INÁCIO, Miriam de O. . Feminismos e lutas por direitos: contribuições nas políticas públicas para as mulheres na cidade do Natal (RN). 2022. (Relatório de pesquisa).

INÁCIO, Miriam de Oliveira . Violências contra as mulheres no contexto da pandemia da COVID-19: o perfil das usuárias das Delegacias Especializadas de Atendimento às Mulheres em Natal/RN.. 2022. (Relatório de pesquisa).

INÁCIO, Miriam de O. . Feminismos e lutas por direitos: contribuições nas políticas públicas para as mulheres na cidade do Natal (RN). 2021. (Relatório de pesquisa).

LIMA, R.L. ; INÁCIO, Miriam de O. ; SOUZA, I. L. . Gênero, Feminismo e Família. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

INÁCIO, Miriam de O. ; LIMA, R.L. . Feminismo, Gênero e Serviço Social. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

INACIO ; BEZERRA, R. S. . Violência de Gênero e os Desafios Ético-Políticos ao Serviço Social. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

INÁCIO, Miriam de O. . Membro do Colegiado de Graduação do Curso de Serviço Social. 2015 (Colegiado) .

Projetos de pesquisa

  • 2023 - 2024

    Tendências Feministas Socialistas e Marxistas: contribuições e desafios à afirmação da emancipação humana das mulheres, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Miriam de Oliveira Inacio - Coordenador.

  • 2021 - Atual

    Violências contra as mulheres no contexto da pandemia da COVID-19: o perfil das usuárias das Delegacias Especializadas de Atendimento às Mulheres em Natal/RN., Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Miriam de Oliveira Inacio - Coordenador / Ana Luíza Barbosa Lima - Integrante / Júlia Spinelli Alves - Integrante / MARIA ANGELA PARADA TUDE BONELLI - Integrante.

  • 2020 - Atual

    FEMINISMOS E LUTAS POR DIREITOS: contribuições nas políticas públicas para as mulheres na cidade do Natal-RN., Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Miriam de Oliveira Inacio - Coordenador / Karinna Lucia de Melo Macena - Integrante / Eveny Laís Fernandes Lima - Integrante / MARIA ANTONIA BEZERRA DE OLIVEIRA - Integrante / ERISLAYNE DE MOURA FELIX DOS SANTOS - Integrante / JONATHAN CARLOS DO NASCIMENTO SILVA - Integrante., Número de produções C, T & A: 8

  • 2017 - Atual

    CONDIÇÕES SOCIAIS DE VIDA E TRABALHO DAS MULHERES EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR: uma análise sobre as usuárias das Delegacias Especializadas de Atendimento às Mulheres em Natal/RN, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Miriam de Oliveira Inacio - Coordenador.

  • 2015 - 2025

    Rede de Atendimento às Mulheres em situação de Violência em Natal (RN): desafios para ações intersetoriais com qualidade., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Miriam de Oliveira Inacio - Coordenador / Silvana Mara Morais dos Santos - Integrante / Rita de Lourdes de Lima - Integrante.

Prêmios

2024

Orientação de Monografia (Menção Honrosa ) do Curso de Graduação em Serviço Social - UFRN, CCSA/UFRN.

2022

Orientação de Monografia (Menção Honrosa ) do Curso de Graduação em Serviço Social - UFRN, Centro de Ciências Sociais Aplicadas - UFRN.

2017

Orientação do Trabalho de Conclusão do Curso de Serviço Social que obteve Menção Honrosa no período 2017.1 "A Assistência Estudantil como ferramenta determinante para a garantia do direito à educação:, CCSA.

2015

Orientação de Monografia de Graduação do Curso de Serviço Social, que obteve Menção Honrosa no período 2015.2, "Legalização do Aborto e direitos homoafetivos: os embates entre o conservadorismo e o pr, Centro de Ciências Sociais Aplicadas da UFRN.

2015

Orientação de Melhor Monografia de Graduação do Curso de Serviço Social no período 2015.2, "A (des)informação das mulheres sobre os direitos relativos ao divórcio e pensão alimentícia: um estudo no Nú, Centro de Ciências Sociais Aplicadas da UFRN.

2014

Menção Honrosa no Prêmio CAPES de Tese 2014 da área de Serviço Social, pela tese "A emancipação das mulheres no projeto ético-político do Serviço Social: contribuições e dilemas das relações entre Mar, CAPES.

2007

Orientação de Monografia Premiada, CCSA.

2006

Orientação de Monografia Premiada, CCSA.

2005

Orientação de Monografia Premiada, CCSA.

1997

Medalha de Mérito Estudantil, Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Departamento de Serviço Social. , Campus Universitário, Lagoa Nova, 59072970 - Natal, RN - Brasil, Telefone: (084) 32153537

Experiência profissional

2023 - 2024

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2005 - Atual

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor efetivo, Regime: Dedicação exclusiva.

1999 - 2000

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Vínculo: Temporário, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20

Atividades

  • 04/2006

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Federal do Rio Grande do Norte.Cargo ou função, Orientador Acadêmico do Curso de Serviço Social.

  • 02/2006

    Outras atividades técnico-científicas , Departamento de Serviço Social, Departamento de Serviço Social.Atividade realizada, Coordenação do Núcleo do Fazer Profissional "Segurança, Justiça e Defesa de Direitos".

  • 02/2006

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Serviço Social.Cargo ou função, Comissão de Acompanhamento e Avaliação do Projeto Pedagógico do Curso de Serviço Social.

  • 10/2005

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Serviço Social.Cargo ou função, Membro da Comissão Eleitoral para Coordenador e Vice-Coordenador de Graduação do Departamento de Serviço Social.

  • 09/2005

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Sociais Aplicadas.Cargo ou função, Membro da Comissão de Sindicância - processo número 23077.039453/2005-51.

  • 08/2005

    Treinamentos ministrados , Centro de Ciências Sociais Aplicadas.Treinamentos ministrados, Ética, Serviço Social e Processo Ético

  • 06/2005

    Pesquisa e desenvolvimento, Departamento de Serviço Social.Linhas de pesquisa

  • 05/2005

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Serviço Social.Cargo ou função, Presidente da Câmara para Assusntos de Ensino e Extensão do Departamento de Serviço Social.

  • 05/2005

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Serviço Social.Cargo ou função, Colegiado do Curso de Serviço Social.

  • 04/2005

    Ensino, Serviço Social, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Ética, Direitos Humanos e Qualidade de Vida, Ética Profissional e Serviço Social, Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológicos do Serviço Social II, Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológicos do Serviço Social III, Universidade, Projeto de Curso e Projeto Ético-Político da Profissão

  • 04/1999 - 12/2000

    Ensino, Serviço Social, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Ética Profissional em Serviço Social, Supervisão de Estágio Curricular I e II, Orientação de Monografias

2002 - 2005

Faculdade de Ciências Cultura e Extensão do Rio Grande do Norte

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Docente