Zakiee Castro Mufarrej Hage
Psicóloga, doutora em Psicologia Clínica pela PUC-SP, mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP, com ênfase em Família e Comunidade, com estudos no âmbito da formação da identidade, gênero, imagens e redes sociais. Especialista em Abordagem Centrada na Pessoa, pela Faculdade Inspirar (MA). Atende como psicóloga clínica em consultório particular desde 2018. Atua como Supervisora Clínica em Abordagem Centrada na Pessoa. Professora do cursosde Psicologia do Centro Universitário do Estado do Pará (CESUPA) e faz parte do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de psicologia da mesma instituição. Professora do do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde em associação com o Instituto Evandro Chagas. Integrante do Grupo de Pesquisa CNPQ intitulado: Práticas Pedagógicas e Formação Docente: um enfoque interdisciplinar - GPEFORP. Integrante do Laboratório de Psicologia, Desenvolvimento Humano e Saúde Mental - LAPHS. E-mail para contato: zakieehage@hotmail.com.
Informações coletadas do Lattes em 24/03/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica)
2017 - 2022
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: A busca do corpo ideal: consumo de hábitos de beleza e saúde, constituição da identidade e questões de gênero - provisório
Dra. Ida Kublikowski. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica)
2015 - 2017
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: Adultos jovens em rede: significados dos autorretratos postados no instagram, Ano de Obtenção: 2017
Dra. Ida Kublikowski.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Especialização em Especialização em Abordagem Centrada na Pessoa
2020 - 2021
Faculdade Inspirar
Título: Não houve monografia
Graduação em Psicologia - Formação do Psicólogo
2010 - 2014
Universidade da Amazônia
Título: TERAPIA DE CASAL: INTERVENÇÃO CLÍNICA COM UM ENFOQUE NA ABORDAGEM CENTRADA NA PESSOA
Orientador: Mestre Dorotéa Albuquerque de Cristo
Bolsista do(a): Universidade da Amazônia, UNAMA, Brasil.
Formação complementar
2012 - 2013
Extensão universitária em Observatório de Violências nas Escolas. (Carga horária: 240h). , Universidade da Amazônia, UNAMA, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.
Organização de eventos
HAGE, Z. C. M. . Universidade como espaço de reflexão para saúde mental: falar é a melhor opção. 2021. (Outro).
Participação em eventos
A Psicologia e as áreas de atuação.A Psicologia e as áreas de atuação. 2021. (Encontro).
Experiências em Ambientes Não Escolar.Experiências em Ambientes Não Escolar. 2019. (Seminário).
1° Simpósio Internacional Subjetividade de Cultura Digital.As fotografias postadas no Instagram: corpo e identidade. 2017. (Simpósio).
1° Simpósio Internacional Subjetividade de Cultura Digital.O "Eu" e o Eu Virtual em uma proposta de reflexão: a construção dos jogos de videogame e o "Eu" primordial. 2017. (Simpósio).
A importância da universidade para a valorização da vida através da rede de apoio.A importância da universidade para a valorização da vida através da rede de apoio. 2017. (Outra).
Participação em bancas
HAGE, Z. C. M.; FREITAS, H.. A INFLUÊNCIA DA LEITURA NA SAÚDE MENTAL: A PERCEPÇÃO DE JOVENS ADULTOS BRASILEIRO. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário do Estado do Pará.
HAGE, Z. C. M.; CRUZ, A. P. C.. ENTRE O AMOR E O ABUSO: A PERCEPÇÃO DE MULHERES HETEROSSEXUAIS MONOGÂMICAS SOBRE RELACIONAMENTOS ABUSIVOS NAS MÍDIAS ROMÂNTICAS. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário do Estado do Pará.
HAGE, Z. C. M.; BRIGIDA, G. A. P. S.. As relações entre transtornos alimentares e mulheres praticantes de ballet na região metropolitana de Belém. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário do Estado do Pará.
HAGE, Z. C. M.; LIMA, M. L. C.. Foi o Boto ou o Homem: uma revisão de literatura narrativa sobre os impactos psico-emocionais e socioculturais da lenda do boto em mulheres vítimas de estupro. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário do Estado do Pará.
HAGE, Z. C. M.; CAL, D. B. S.. O impacto da relação mãe-filha no desenvolvimento de transtornos alimentares: uma revisão de literatura sob o olhar psicanalítico. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário do Estado do Pará.
HAGE, Z. C. M.; CARRERA, L. B.. O que querem as mulheres? Uma análise do feminino em "Via Crucis do Corpo", de Clarisse Lispector. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário do Estado do Pará.
HAGE, Z. C. M.; NASCIMENTO, B. R.. Transtorno Dissociativo de Identidade: Diagnóstico e Qualidade de Vida. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário do Estado do Pará.
HAGE, Z. C. M.; CAL, D. B. S.. Perda e luto na terceira idade: um olhar psicanalítico. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário do Estado do Pará.
NASCIMENTO, B. R.;HAGE, Z. C. M.. Percepção de Psicólogos Jurídicos sobre o processo de Adoção do Pará. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário do Estado do Pará.
COSTA, N. G. B.;HAGE, Z. C. M.. Avaliação de Traços de Personalidade de Adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário do Estado do Pará.
HAGE, Z. C. M.; MOREIRA, J. L. M.. Perspectiva de Projeto de Vida de Adolescentes em Medida Socioeducativa. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário do Estado do Pará.
HAGE, Z. C. M.; MOREIRA, J. D. M.. A Ocorrência de Sofrimento Psicológico em Familiares e /ou Acompanhantes de UTI adulto de um Hospital Público em Belém/PA. 2023.
LIMA, Y. V. S.;HAGE, Z. C. M.. Uso (abusivo) das mídias sociais e a cultura do imediatismo: a ansiedade como produto dessa relação. 2023.
NASCIMENTO, B. R.;HAGE, Z. C. M.. O uso do Genograma em contextos infantis: revisão sistemática. 2023.
NASCIMENTO, B. R.;HAGE, Z. C. M.. A Representação do Transtorno Antissocial na Literatura. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário do Estado do Pará.
HAGE, Z. C. M.; SABÁDO, D.. A importância do lúdico no processo de ensino e aprendizagem na educação infantil. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Pará.
HAGE, Z. C. M.; SABÁDO, D.. O lúdico e o ensino da matemática em uma escola municipal de Castanhal/Pa. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Pará.
HAGE, Z. C. M.. A leitura como instrumento de ensino e aprendizagem: estudo em uma escola multisseriada na zona rural de Igarapé-Açu/Pa. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Pará.
HAGE, Z. C. M.. A importância das brincadeiras populares na educação infantil: uma análise numa escola pública em Igarapé Açu. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Pará.
HAGE, Z. C. M.. DORMIR PARA PROVOCAR: sonhos lúcidos e sua conexão entre dois mundos, do sensível e do onírico, no despertar da consciência em si.. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Pará.
HAGE, Z. C. M.. As Contribuições do curso de pedagogia para a formação de gestores. 2020.
HAGE, Z. C. M.. Práticas pedagógigcas em classe multisseriada: o papel do professor na escola da comunidade Sauá Grande, no munípio de São Domingos do Capim. 2019.
HAGE, Z. C. M.. Evasão na escola multisseriada: a realidade de uma escola pública no Município de Santa Luzia do Pará. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Pará.
HAGE, Z. C. M.. A formação e atuação do pedagogo hospitalar: desafios e possibilidades. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Pará.
HAGE, Z. C. M.. A atuação do pedagogo no espaço não escolar: estudo de uma experiência no CEAMCA/ Município de Castanhal Pa.. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Pará.
HAGE, Z. C. M.. A dança na educação infantil e suas contribuições para o processo de ensino aprendizagem da criança. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Pará.
HAGE, Z. C. M.. Gestão escolar participativa: o encadeamento do ideal com o real em uma escola pública em SFP. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Pará.
HAGE, Z. C. M.. Políticas Públicas para a educação infatil e sua implantação no município de São Miguel do Guamá. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Pará.
HAGE, Z. C. M.. A leitura como facilitadora do processo de ensino e aprendizagem das crianças da escola pública: conhecendo o projeto. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Pará.
HAGE, Z. C. M.. Educação em Ambiente não escolar: construindo a autonomia e liberdade social para crianças, jovens e idosos.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Pará.
HAGE, Z. C. M.. A importância do lúdico no processo de ensino e aprendizagem no ciclo de alfabetização. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Pará.
HAGE, Z. C. M.. A importância da parceria entre escola e família no processo de ensino e aprendizagem das crianças do fundamental menor. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Pará.
HAGE, Z. C. M.. Possibilidades e desafios para o uso das tecnologias educacionais nas séries iniciais. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Pará.
HAGE, Z. C. M.. Atuação do pedagogo em ambiente não formal: uma análise da experiência no CRAS de Igarapé Açu. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Pará.
HAGE, Z. C. M.. Desafios e Possibilidades de trabalhar o lúdico na educação infantil: A busca do processo de ensino e aprendizagem na escola pública em SMG/PA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Pará.
HAGE, Z. C. M.. Escola e Família: implicações no processo de ensino e aprendizagem nas séries iniciais numa escola pública em São Miguel do Guamá. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Pará.
HAGE, Z. C. M.. Formação de Professores para um realidade de multissérie: estudo numa escola rural localizada na Agrovila Calúcia/ Castanhal - PA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Pará.
HAGE, Z. C. M.. O lúdico como recurso facilitador da leitura e da escrita nas séries iniciais. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Pará.
Orientou
PELO DIREITO DE AMAR: OS IMPACTOS SOCIOEMOCIONAIS DA SOLIDÃO AFETIVA PARA MULHERES TRANS E TRAVESTIS NO ESTADO DO PARÁ; 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário do Estado do Pará; Orientador: Zakiee Castro Mufarrej Hage;
de Sousa Vasconcelos e Maria Andressa da Silva; A INFLUÊNCIA DAS REDES SOCIAIS NA AUTO PERCEPÇÃO E NA CONSTRUÇÃO DAS RELAÇÕES SOCIAIS: UMA REVISÃO DE LITERATURA",; 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário do Estado do Pará; Orientador: Zakiee Castro Mufarrej Hage;
TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE: OS IMPACTOS NA QUALIDADE DE VIDA DE PESSOAS ADULTAS BRASILEIRAS; 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário do Estado do Pará; Orientador: Zakiee Castro Mufarrej Hage;
DA MÁQUINA A VAPOR AO MUNDO DIGITAL: O CONSUMISMO IMPULSIONADO PELAS ESTRATÉGIAS DE MARKETING; 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário do Estado do Pará; Orientador: Zakiee Castro Mufarrej Hage;
INSTAGRAM E OS IMPACTOS EMOCIONAIS NA AUTO-IMAGEM DE JOVENS ADULTOS NO ESTADO DO PARÁ",; 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário do Estado do Pará; Orientador: Zakiee Castro Mufarrej Hage;
A INFLUÊNCIA DAS MÍDIAS DIGITAIS NO DESCOBRIMENTO DA SEXUALIDADE DE ADOLESCENTES: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA; 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário do Estado do Pará; Orientador: Zakiee Castro Mufarrej Hage;
Redes Sociais como instrumento de combate à solidão em idosos: uma revisão integrativa da literatura; 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário do Estado do Pará; Orientador: Zakiee Castro Mufarrej Hage;
IMPACTOS SOCIOEMOCIONAIS DA VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA EM PESSOAS QUE GESTAM NA REGIÃO METROPOLITANA DE BELÉM; 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário do Estado do Pará; Orientador: Zakiee Castro Mufarrej Hage;
A RELAÇÃO ENTRE PSICOPATOLOGIZAÇÃO E O AUTODIAGNÓSTICO REALIZADO POR JOVENS ADULTOS NASREDES INSTAGRAM E TIK TOK; 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário do Estado do Pará; Orientador: Zakiee Castro Mufarrej Hage;
Ivila Oliveira; Taissa Caldas; ; O Impacto do Instagram na Indústria da Beleza: Hábitos de Consumo de Estudantes Universitárias; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário do Estado do Pará; Orientador: Zakiee Castro Mufarrej Hage;
Reconstruindo a maternidade: evolução, expectativas e escolhas a partir da narrativa de mulheres; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário do Estado do Pará; Orientador: Zakiee Castro Mufarrej Hage;
Fatores de risco para transtornos alimentares e autoimagem: a influência das redes sociais; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário do Estado do Pará; Orientador: Zakiee Castro Mufarrej Hage;
Fatores de risco para transtornos alimentares e autoimagem: a influência das redes sociais; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário do Estado do Pará; Orientador: Zakiee Castro Mufarrej Hage;
Gabriela Falcão; Laila Mendes; ; Dependência Emocional: A autopercepção de mulheres negras e brancas adultas em relacionamentos amorosos cisgenêro; ; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário do Estado do Pará; Orientador: Zakiee Castro Mufarrej Hage;
Espaço de Autorregulação Emocional para Universitários do Curso de Psicologia como Recurso de Autocuidado; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário do Estado do Pará; Orientador: Zakiee Castro Mufarrej Hage;
Envelhecimento Feminino e Bem-estar Psicológico: Desafios e estratégias em uma perspectiva Centrada na Pessoa; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário do Estado do Pará; Orientador: Zakiee Castro Mufarrej Hage;
Fatores de Risco para transtornos alimentares e autoimagem: a influência das redes sociais em mulheres brasileiras; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário do Estado do Pará; Orientador: Zakiee Castro Mufarrej Hage;
Divisão Sexual do Trabalho Doméstico e Relações de Gênero: uma revisão narrativa; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário do Estado do Pará; Orientador: Zakiee Castro Mufarrej Hage;
Captura de Selfies, uso de filtros no Instagram e a Aparência Feminina; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário do Estado do Pará; Orientador: Zakiee Castro Mufarrej Hage;
Caracterização do Bullying e Implicações Emocionais na Vida do Adolescente: uma Perspectiva Humanista; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário do Estado do Pará; Orientador: Zakiee Castro Mufarrej Hage;
A Superficialidade das Relações Adultas e o Impacto nas Emoções: Sofrimento Psíquico e Solidão; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário do Estado do Pará; Orientador: Zakiee Castro Mufarrej Hage;
As Percepções acerca da autoestima em idosos portadores de doença de Parkinson em uma Clínica-Escola de uma Instituição Particular em Belém do Pará; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário do Estado do Pará; Orientador: Zakiee Castro Mufarrej Hage;
As influências da Cultura Disney sobre as Potencialidades Humanas a partir da Psicologia Positiva; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário do Estado do Pará; Orientador: Zakiee Castro Mufarrej Hage;
A Influência das Princesas da Disney na Construção da Identidade de Mulheres Jovens Adultas na Contemporaneidade; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário do Estado do Pará; Orientador: Zakiee Castro Mufarrej Hage;
IMPACTOS SOCIOEMOCIONAIS DA VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA EM PESSOAS QUE GESTAM NA REGIÃO METROPOLITANA DE BELÉM; 2025; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Centro Universitário do Estado do Pará, FUNDACAO AMAZONIA DE AMPARO A ESTUDOS E PESQUISAS - FAPESPA; Orientador: Zakiee Castro Mufarrej Hage;
Produções bibliográficas
-
NOBRE, MILENA MOREIRA ; BARROS, ANA PAULA MONTEIRO ; BRANDÃO, NICOLLE DA ROCHA ESTEVES ; HAGE, ZAKIEE CASTRO MUFARREJ . Conductas Alimentarias y Autoimagen: La Influencia de las Redes Sociales en Mujeres Brasileñas. PSICOLOGIA ARGUMENTO (PUCPR. ONLINE) , v. 43, p. 426-460, 2025.
-
C. SOBRAL, ANA FLÁVIA ; C. M. HAGE, ZAKIEE . Infl uências da Cultura Disney sobre as Potencialidades Humanas segundo a Psicologia Positiva: Uma Revisão Integrativa. Cadernos de Psicologia , v. 4, p. 01-20, 2024.
-
Dias, Ana Flávia Ferreira ; HAGE, Z. C. M. . DEPRESSÃO E SUICÍDIO NA PERSPECTIVA FENOMENOLÓGICO-EXISTENCIAL E CENTRADA NA PESSOA: Uma revisão integrativa. PSICOLOGIA E SAÚDE EM DEBATE , v. 10, p. 1-28, 2024.
-
FREIRE MELO, EVELYN ; MUFARREJ HAGE, ZAKIEE CASTRO . Captura de selfies, uso de filtros no instagram e a relação com a aparência feminina. PSICOLOGIA ARGUMENTO (PUCPR. ONLINE) , v. 41, p. 3475-3494, 2023.
-
SOUZA, DIEGO GESSUALDO SABÁDO DE ; HAGE, ZAKIEE CASTRO MUFARREJ . THE HUMAN WORLD. International Journal of Human Sciences Research , v. 3, p. 2-13, 2023.
-
SABÁDO, DIEGO ; HAGE, ZAKIEE . O -Eu- e o Eu Virtual em uma proposta de reflexão: a construção do Personagem nos jogos de videogame e o 'Eu' primordial / The 'I' and the Virtual Self in a proposal for reflection: the construction of the Character in videogames and the primordial 'I. Brazilian Journal of Development , v. 8, p. 35831-35840, 2022.
-
HAGE, Z. C. M. ; KUBLIKOWSKI, I . Estilos de uso e significados dos autorretratos no Instagram: Identidades narrativas de adultos jovens brasileiros. https://doi.org/10.12957/epp.2019.44285 , v. 19, p. 523-539, 2019.
-
BASSANI, M.A ; SOUZA, D. G. S. ; HAGE, Z. C. M. . Linguagem teatral, reflexão filosófica e grupo psicológico no combate á violência em escolas: uma experiência em Belém (PA). REVISTA DO NUFEN , v. 9, p. 61-76, 2017.
-
HAGE, Z. C. M. ; CRUZ, M.C.S. (Org.) ; HAGE, M. S. C. (Org.) . Formação de professores e práticas pedagógicas na educação básica e superior: Estudos e pesquisas na Amazônia Paraense. 1. ed. Curitiba: EDITORA CRV, 2023. v. 1. 200p .
-
Rodrigues, Jordany Stheffane Brasil ; Dias, Maria Eduarda Coelho Seguin ; HAGE, ZAKIEE CASTRO MUFARREJ . A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA COMO FERRAMENTA DE FORMAÇÃO ACADÊMICA E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL: A EXPERIÊNCIA DO ALUNO OBSERVADOR NO PLANTÃO PSICOLÓGICO. EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: Diálogos, Práticas e Perspectivas. 1ed.: Acadêmica Editorial, 2025, v. , p. 38-52.
-
HAGE, Z. C. M. ; SOUZA, D. G. S. . Desafios da Formação em Abordagem Centrada na Pessoa. In: Patrícia Espírito Santo; Hian Soares Teixeira; Joyce Vanzeler. (Org.). Abordagem Centrada na Amazônia. 1ed.Rio de Janeiro: Matilha, 2025, v. 2, p. 13-225.
-
SABÁDO, DIEGO ; HAGE, Z. C. M. . EDUCAÇÃO CENTRADA NA PESSOA COMO PRÁTICA LIBERTADORA E EDUCAÇÃO LIBERTADORA COMO AÇÃO QUE COLOCA A PESSOA NO CENTRO DO PROCESSO. In: Flávia Cristina Silveira Lemos; Dolores Cristina Gomes Galindo; Pedro Paulo Gastalho de Bicalho; Aluísio Ferreira de Lima; João Paulo Pereira Barros; Silvio José Benelli; Robenilson Moura Barreto. (Org.). Lutas do presente: políticas públicas e modos de subjetivação. 1ed.Curitiba: CRV, 2025, v. 1, p. 467-478.
-
SABÁDO, DIEGO ; HAGE, Z. C. M. ; Monteiro, G.P . CLÍNICAS DA SUBJETIVIDADE: cuidado, verdade e processo de individualização nos consultórios de psicologia e filosofia clínica. In: Flávia Cristina Silveira Lemos; Dolores Cristina Gomes Galindo; Pedro Paulo Gastalho de Bicalho; João Paulo Pereira Barros; Aluísio Ferreira De Lima; Silvio José Benelli; Robenilson Moura Barreto. (Org.). Políticas Públicas de Educação e Saúde: Sociedade e Produção de subjetividade no contemporâneo. 1ed.Curitiba: CRV, 2025, v. 1, p. 799-816.
-
HAGE, ZAKIEE CASTRO MUFARREJ ; Pereira, Gabrielle Monteiro . RELAÇÕES FAMILIARES, ADOLESCÊNCIA E O MANEJO DA ABORDAGEM HUMANISTA EM UMA CLÍNICA ESCOLA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. In: Zakiee Castro Mufarrej Hage, Gabrielle Monteiro Pereira. (Org.). TEMAS EM PSICOLOGIA HUMANISTA: método, concepção e atuação. 1ed.Parnaíba: Acadêmica Editorial, 2024, v. , p. 186-201.
-
HAGE, ZAKIEE CASTRO MUFARREJ ; Bezerra, Luisa Moreno Domingues de Souza . O PROCESSO DE TORNAR-SE O QUE SE É MEDIANTE PROCESSOS DE LUTO: UM ESTUDO DE CASO. TEMAS EM PSICOLOGIA HUMANISTA: método, concepção e atuação. 1ed.Parnaíba: Acadêmica Editorial, 2024, v. , p. 220-236.
-
Dias, Ana Flávia Ferreira ; HAGE, ZAKIEE CASTRO MUFARREJ . PLANTÃO PSICOLÓGICO: ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS UTILIZADAS EM UMA CLÍNICA-ESCOLA EM BELÉM DO PARÁ. EDUCAÇÃO, DIVERSIDADE E CONTEMPORANEIDADE: Pesquisa, Formação, Política e Processos Educativos. 1ed.: Acadêmica Editorial, 2024, v. , p. 205-217.
-
HAGE, ZAKIEE CASTRO MUFARREJ ; Cruz, Edson Junior Silva da ; Dias, Ana Flávia Ferreira ; Crispino, Rafael Ferreguete . GAMIFICAÇÃO DAS ABORDAGENS CLÍNICAS DA PSICOLOGIA: PSICANÁLISE E ABORDAGEM CENTRADA NA PESSOA. PERSPECTIVAS CONTEMPORÂNEAS EM EDUCAÇÃO: diálogos com pesquisas. 1ed.: Acadêmica Editorial, 2024, v. , p. 71-81.
-
HAGE, ZAKIEE CASTRO MUFARREJ ; Vasconcelos, Emily Kzan Souza ; Santos, Clara Cecília Ribeiro dos . PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO AUTOCONHECIMENTO NO CONTEXTO DE PSICOTERAPIA: UM ESTUDO DE CASO. TEMAS EM PSICOLOGIA HUMANISTA: método, concepção e atuação. 1ed.Parnaíba: Acadêmica Editorial, 2024, v. , p. 202-219.
-
HAGE, Z. C. M. ; SABÁDO, D. ; Monteiro, G.P . USO DA DRAMATIZAÇÃO COMO METODOLOGIA ATIVA NO ENSINO SUPERIOR. In: Zakiee Castro Mufarrej Hage; Maria Claudene da Silva Cruz; Maria do Socorro Castro Hage. (Org.). Formação de professores e práticas pedagógicas na educação básica e superior: Estudos e pesquisas na Amazônia Paraense. 1ed.Curitiba: EDITORA CRV, 2023, v. 1, p. 39-49.
-
SABÁDO, DIEGO ; HAGE, Z. C. M. . Educação Centrada na Pessoa como Prática Libertadora e Educação Libertadora como Ação que Coloca a Pessoa no Centro do Processo. In: Flávia Cristina Silveira Lemos; Fabiola Colombani; Éloi Martins Senhoras. (Org.). Educação: Pesquisas Contemporâneas. 1ed.Boa Vista: IOLE, 2023, v. 1, p. 13-32.
-
HAGE, Z. C. M. ; SABÁDO, D. ; KUBLIKOWSKI, I . REDES SOCIAIS COMO CAMPO DE PESQUISA. In: Maria do Socorro Castro Hage. (Org.). PESQUISA: FORMAÇÃO DE PROFESSORES E CURRÍCULO. 1ed.Curitiba: Appris, 2019, v. , p. 39-49.
-
HAGE, Z. C. M. ; BASSANI, M.A ; SABÁDO, D. . O 'Eu' e o Eu Virtual em uma proposta de reflexão: a construção do personagem nos jogos de videogame e o 'Eu' primordial. In: 1° Simpósio Internacional Subjetividade e Cultura Digital: corpo e virtualidade, 2017, Belo Horizonte MG. 1° Simpósio Internacional Subjetividade e Cultura Digital: corpo e virtualidade. Belo Horizonte MG: UFMG/PUC-Minas, 2017. p. 293-301.
-
C. M. HAGE, ZAKIEE . Os Desafios na Formação da Abordagem Centrada na Pessoa. 2025. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
C. M. HAGE, ZAKIEE . ?Abordagem Centrada na Pessoa na prática - Grupo de estudo: Torna-se ACP?. 2025. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
COUTO, G. S. ; MACHADO, P.R ; SOUZA, L.S.T ; HAGE, Z. C. M. . Grupo Terapêutico de Mulheres na ACP: uma estratégia de fortalecimento de vínculos. 2025. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
ALCANTARA, J.V ; HAGE, Z. C. M. . Vivência em Grupo de Estudos da Abordagem Centrada na Pessoa: relato de experiência. 2025. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
MESSIAS, L.A ; HAGE, Z. C. M. . A importância do plantão psicológico para a formação de discentes de psicologia. 2025. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
NORONHA, N.C ; LANHELLAS, G. R. ; BITTENCOURT, A.C.V ; CARNEIRO, J. ; FURTADO, R. C. A. ; HAGE, Z. C. M. . A Importância Da Supervisão Como Espaço De Construção Coletiva Em Uma Clínica Escola Da Amazônia,. 2025. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
Silva, A.F.D ; VILHENA, G. M. ; HAGE, Z. C. M. . Plantão Psicológico Centrado na Pessoa: um relato de experiência em estágio supervisionado. 2023. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
RIBEIRO, M. B. V. ; DAMASCENO, A. G. ; HAGE, Z. C. M. . O Acolhimento em conflitos internos: relatos de experiência em plantão psicológico. 2023. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
VILHENA, G. M. ; Silva, A.F.D ; HAGE, Z. C. M. . A Abordagem Centrada na Pessoa como facilitadora do processo de envelhecimento saudável. 2023. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
BRANDÃO, N.R.E ; BARROS, A.P.M ; NOBRE, M.M ; HAGE, Z. C. M. . Plantão Psicológico: um suporte humanista para a autonomia. 2023. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MORAIS, I.L ; ALMEIDA, L.J.S ; HAGE, Z. C. M. . Plantão Psicológico e o acolhimento de mulheres em situações de sobrecarga emocional: um relato de experiência. 2023. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
Silva, A.F.D ; VILHENA, G. M. ; HAGE, Z. C. M. . Ideação Suicida na perspectiva da Abordagem Centrada na Pessoa. 2023. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
VILHENA, G. M. ; Silva, A.F.D ; HAGE, Z. C. M. . Atitudes Facilitadoras em contexto de Plantão Psicológico. 2023. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
FERREGUETE, R.C ; HAGE, Z. C. M. . Atendimento de Usuários de Drogas: desafios e possibilidades no plantão psicológico. 2023. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
PEREIRA, R. P. E..P ; HAGE, Z. C. M. . O papel do aluno observador no plantão psicológico: um relato de experiência. 2023. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
MORAES, T.C. ; SOUSA, A.M.F.C ; MARTINS, L. R. S. ; HAGE, Z. C. M. . Mapa Cultural: uma proposta de lazer acessível. 2023. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SILVA, L.M ; FALCÃO, G.C.S ; BENTES, A.B.S ; OLIVEIRA, C. C. A. ; PIMENTEL, Y.P ; HAGE, Z. C. M. . Cartilha de Ansiedade e Técnicas de Autorregulação. 2023. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
HAGE, Z. C. M. . ROLE PLAY, UMA DRAMATIZAÇÃO DO CONHECIMENTO: EXPERIÊNCIA COM DISCENTES DO 7º SEMESTRE DO CURSO DE PSICOLOGIA DO CESUPA. 2022. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
HAGE, Z. C. M. ; KUBLIKOWSKI, I . Imagens do corpo postadas por jovens adultos brasileiros no Instagram. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SOUZA, D. G. S. ; HAGE, Z. C. M. ; BASSANI, M.A . O 'Eu' e o Eu Virtual - a construção do personagem nos jogos de videogame e o 'Eu' primordial. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
Outras produções
C. M. HAGE, ZAKIEE . Bolsas de Iniciação Científica e de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação - PIBICT/CESUPA ? edital 71/2023,. 2024.
HAGE, Z. C. M. . Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Centro Universitário do Estado do Pará (PIBICT/Cesupa),. 2023.
HAGE, Z. C. M. . Parecerista da Revista Psicologia Argumento. 2023.
HAGE, Z. C. M. . Reconhecimento de Subjetividades no contexto clínico da Psicologia - Racismo, Mulher e Gênero. 2023. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
HAGE, Z. C. M. . Organização do Tempo e Qualidade de Vida. 2024. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
HAGE, Z. C. M. . Oficina Role Playing - Programa de Educação Continuada de Novos Docentes. 2023. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Projetos de pesquisa
-
2022 - Atual
Laboratório de Psicologia, Desenvolvimento Humano e Saúde Mental - LAPHS, Descrição: Descrição: O Laboratório de pesquisa desenvolve estudos no campo da psicologia em suas diversas áreas relacionadas à prevenção e tratamento psicológico considerando o contexto sociocultural. Interessa-se pelo desenvolvimento humano a partir de uma compreensão do ciclo de vida: infância, adolescência, adultos e idosos. No campo da saúde mental compreende as avaliações em suas diversas facetas (personalidade, desenvolvimento, psicopatologia, politicas públicas, saúde coletiva) das populações em geral e das pessoas em vulnerabilidade social. As pesquisas pretendem investigar como tais características, contextos e fatores influenciam no aspectos comportamentais, afetivos e emocionais das populações investigadas..Situação: Em andamento; Natureza: Outra.Alunos envolvidos: Graduação: (9) .Integrantes: Edson Júnior Silva da Cruz - Coordenador / Ana Emília Vita Carvalho - Integrante / Jenifer Leda Muniz Moreira - Integrante / José de Arimateia Rodrigues Reis - Integrante / Mariana Barreira Mendonça - Integrante / Nilzabeth Leite Coêlho - Integrante / Tereza Cristina Ribeiro Anaisse Cruz - Integrante / Thrissy Collares Maestri - Integrante / Zakiee Castro Mufarrej Hage - Integrante.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Zakiee Castro Mufarrej Hage - Coordenador / Edson Junior da Silva Cruz - Integrante / Nilzabeth Leite Coelho - Integrante / Ana Emilia Vita Carvalho - Integrante.
Prêmios
2025
Menção Honrosa Trabalho de Conclusão Destaque - Redes Sociais como combate à solidão em idosos: uma revisão integrativa da literatura, Centro Universitário do Estado do Pará.
2025
Menção Honrosa Trabalho de Conclusão Destaque - Impactos Socioemocionaiss da violência obstétrica em pessoas que gestam na região metropolitana de Belém, Centro Universitário do Estado do Pará.
2025
Menção Honrosa Trabalho de Conclusão Destaque - A Relação entre Psicopatologização e o autodiagnóstico realizado por jovens adultos nas redes Instagram e Tiktok, Centro Universitário do Estado do Pará.
2024
Menção Honrosa Trabalho de Conclusão Destaque - Espaço de Autorregulação Emocional para Universitários do curso de psicologia como recurso de autocuidado - Lorena Rosa de Souza Martins (aluna), Centro Universitário do Estado do Pará.
2024
Menção Honrosa Trabalho de Conclusão Destaque - Fatores de Risco para Transtornos Alimentares e Autoimagem: a influência das redes socais em mulheres brasileiras., Centro Universitário do Estado do Pará.
2023
TOP FISIO DO CURSO DE FISIOTERAPIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DO ESTADO DO PARÁ, CENTRO UNIVERSITÁRIO DO ESTADO DO PARÁ.
2023
DESTAQUE PERFIL DOCENTE GERAL de todos os cursos, na AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DO CESUPA 2023.1, CENTRO UNIVERSITÁRIO DO ESTADO DO PARÁ.
2023
Menção Honrosa - Trabalho de Conclusão de Curso Destaque - Superficialidade das Relações e o Impacto nas emoções: sofrimento psíquico e solidão. Gabrielle Monteiro Pereira (aluna), Centro Universitário do Estado do Pará.
2022
DESTAQUE GERAL DOCENTES DE TODOS OS CURSOS NA AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DO CESUPA 2022.2, CENTRO UNIVERSITÁRIO DO ESTADO DO PARÁ.
Histórico profissional
Experiência profissional
2015 - 2017
Cruz Vermelha Brasileira - ParáVínculo: Voluntária, Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 30
2017 - 2018
Clínica Comunitária GreiVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 8
2018 - 2018
Instituto Superior de Formação Educacional e Profissional da AmazôniaVínculo: horista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10
2021 - Atual
Consultório de Psicologia Zakiee HageVínculo: Autônoma, Enquadramento Funcional: Supervisora Clínica em ACP, Carga horária: 2
2018 - Atual
Consultório de Psicologia Zakiee HageVínculo: Autônoma, Enquadramento Funcional: Psicoterapeuta, Carga horária: 6
2019 - 2022
Faculdade da AmazôniaVínculo: Contrato por disciplina, Enquadramento Funcional: Professora
2022 - 2022
Centro Universitário Metropolitano da AmazôniaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 19
2022 - Atual
Centro Universitário do Estado do ParáVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 42
Atividades
-
01/2025
Ensino, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCIS), Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Diagnóstico, Tratamento e Prevenção das Doenãs Mentais mais prevalentes na Saúde Mental
-
01/2025
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro Universitário do Estado do Pará.Cargo ou função, Membro do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), responsável pela análise e emissão de pareceres éticos em projetos de pesquisa envolvendo seres humanos.
-
02/2023
Estágios , SEPAC - Clínica de Psicologia Aplicada Cesupa.Estágio realizado, Estágio Obrigatório I - Processos Clínicos.
-
08/2022
Ensino, Fisioterapia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Psicologia e Saúde Mental, Psicologia das Relações
-
08/2022
Extensão universitária , SEPAC - Clínica de Psicologia Aplicada Cesupa.Atividade de extensão realizada, Extensão Comunitária II - Plantão Psicológico.
-
02/2022
Ensino, Psicologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Bases da Clínica Centrada na Pessoa
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Zakiee Castro Mufarrej Hage e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?