Marina Ramos Baldim
Mestranda em Meio Ambiente e Recursos Hídricos no Programa de Pós Graduação em Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Universidade Federal de Itajubá, pesquisa sobre a Concessão de Uso Público em Parques Brasileiros. Com formação em Gestão Ambiental pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas ? Campus Inconfidentes, foi membro da Coordenadoria Nacional de Estudantes de Gestão Ambiental, onde colaborou no desenvolvimento do estatuto. No ano de 2011, participou da Gincana Impacto Zero, realizada pela equipe do SWU e Multishow com o projeto: SustentaH@bilidade. Em seu trabalho de conclusão de curso: Análise para Implantação de um Sistema de Gestão de Segurança nas Atividades de Rapel, teve como objetivo orientar as Agências de Ecoturismo e Turismo de Aventura na prestação de serviços, afim de garantir a segurança dos serviços prestados. Ministrou o primeiro curso de Agentes Socioambientais no município de Campos do Jordão, iniciativa da ONG Instituto Pinho Bravo, Instituto Federal de São Paulo Campus Campos do Jordão e Sabesp. Atuou como Monitora Ambiental nas Unidades de Conservação: Parque Estadual Campos do Jordão; Parque dos Mananciais Campos do Jordão; Área de Proteção Ambiental Estadual Campos do Jordão; Área de Proteção Ambiental Estadual Sapucaí Mirim; Monumento Natural Estadual Pedra do Baú e Monumento Natural Estadual Mantiqueira Paulista, onde coordenou a Câmara Técnica de Educação Ambiental e as atividades do calendário ambiental. Foi membro da Câmara Técnica de Educação Ambiental e Turismo do Comitê de Bacias Hidrográficas da Serra da Mantiqueira e coordenadora do GT Caminho das Águas. Atua voluntariamente na coordenação do Grupo de Trabalho Transmantiqueira ligado à Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso, desde 2021. Atuou no município de Campos do Jordão/SP e região no gerenciamento de conflitos socioambientais por meio de consultoria, análise técnica e desenvolvimento de projetos, a fim de trazer soluções ou minimizar problemas. Em 2021 desenvolveu o documentário: AMANTIKIR: O BERÇO DAS ÁGUAS JORDANENSES.
Informações coletadas do Lattes em 07/09/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em andamento em Meio Ambiente e Recursos Hídricos
2021 - Atual
Universidade Federal de Itajubá
Título: ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DA CONCESSÃO DE USO PÚBLICO NA GESTÃO DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO. ESTUDO EM TRÊS PARQUES BRASILEIROS DO BIOMA MATA ATLÂNTICA
DANIELA ROCHA TEIXEIRA RIONDET COSTA.Coorientador: GERALDO MAJELA MORAES SALVIO.
Graduação em Gestão Ambiental
2009 - 2014
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais
Título: Análise para Implantação de um Sistema de Gestão de Segurança (SGS) nas Atividades de Rapel.
Orientador: Éder Clementino dos Santos
Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Edificações
2014 - 2016
Formação complementar
2023 -
A Chuva e os Esportes de Aventura. (Carga horária: 8h). , Engenheiro Leomar Teichmann, ENG., Brasil.
2023 - 2023
WAFA - Wilderness Advanced First Aid. (Carga horária: 40h). , Outward Bound Brasil, OBB, Brasil.
2022 - 2022
Examinando o mundo com a lupa da biologia da conservação. (Carga horária: 2h). , Grupo Brasil Verde, GBV, Brasil.
2020 - 2020
Treinamento Operacional Corta Fogo. (Carga horária: 8h). , Fundação para Conservação e P. Florestal - SMA- SP, FF-SMA-SP, Brasil.
2020 - 2020
Gestão de Risco em Áreas remotas. (Carga horária: 5h). , Medicina Extrema, MEDEXTREMA, Brasil.
2019 - 2019
Noções de Manejo Florestal em Unidades de Conservação. (Carga horária: 6h). , Instituto Federal de São Paulo, IFSP, Brasil.
2019 - 2019
Noções de Jardinagem e Paisagismo em Unidades de Conservação. (Carga horária: 6h). , Instituto Federal de São Paulo, IFSP, Brasil.
2019 - 2019
Projeto Tamanduá: Formação de Monitores Ambientais Autônomos. (Carga horária: 118h). , Fundação para Conservação e P. Florestal - SMA- SP, FF-SMA-SP, Brasil.
2019 - 2019
Treinamento Operacional Corta Fogo. (Carga horária: 6h). , Fundação para Conservação e P. Florestal - SMA- SP, FF-SMA-SP, Brasil.
2019 - 2019
Sistemas de Gestão de Segurança -Planos de Contingência; Sistemas de Gestão. (Carga horária: 6h). , Instituto Federal de São Paulo, IFSP, Brasil.
2019 - 2019
Sistemas de Gestão de Segurança Conceitos; Levantamento e Controle de Risco. (Carga horária: 6h). , Instituto Federal de São Paulo, IFSP, Brasil.
2018 - 2018
Inglês intermediário. (Carga horária: 160h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial ? SP, Senac Registro, Brasil.
2017 - 2017
Inglês básico. (Carga horária: 160h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial ? SP, Senac Registro, Brasil.
2016 - 2016
Quebra de dormência de sementes de plantas nativas de São Paulo. (Carga horária: 8h). , Instituto Federal de São Paulo, IFSP, Brasil.
2012 - 2012
Desafio da Gestão de Unidade de Conservação no Brasil. (Carga horária: 8h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, IFSULDEMINAS, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Construção Civil.
Organização de eventos
BALDIM M. R. ; SANTOS, A. C. S. N. ; GONCALVES, D. L. . Dia Mundial da Água - 5° Oficina das Águas. 2020. (Outro).
BALDIM M. R. ; GONCALVES, D. L. . Dia Mundial do Meio Ambiente - Mutirão de Limpeza do Rio Sapucaí-Guaçu. 2019. (Outro).
BALDIM M. R. . Campanha Educativa de Prevenção aos Incêndios Florestais. 2019. (Outro).
BALDIM M. R. ; GONCALVES, D. L. . Resgate Histórico Cultural do Horto Florestal. 2019. (Exposição).
BALDIM M. R. . Dia Internacional de Limpeza das Águas. 2019. (Exposição).
BALDIM M. R. . I Feira de Sustentabilidade. 2018. .
BALDIM M. R. ; SANTOS, A. C. S. N. . Dia Internacional de Limpeza das Águas. 2017. (Exposição).
BALDIM M. R. . VII Semana Cultural e Tecnológica na área de Gestão Ambiental. 2011. (Outro).
Participação em eventos
2° Etapa da Gincana Impacto Zero SWU.SustentaH@bilidade. 2011. (Outra).
52° Congresso Nacional da UNE - CONUNE. 2011. (Congresso).
Núcleo de Estudos em Gestão Ambiental - NEGA.Sistema Silvipastoril. 2011. (Outra).
VI Encontro Nacional dos Estudantes de Gestão Ambiental - ENEGeA. 2011. (Encontro).
VII Semana Cultural e Tecnológica no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais. 2011. (Outra).
5° Encontro Nacional dos Estudantes de Gestão Ambiental - ENAGeA. 2010. (Encontro).
Produções bibliográficas
-
BALDIM M. R. ; SANTOS, D. L. . Unidades de Conservação e o Parque Estadual Campos do Jordão. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BALDIM M. R. ; SANTOS, A. C. S. N. . Como Cultivar Plantas e Alimentos com Práticas Sustentáveis. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BALDIM M. R. . Campanha Educativa de Prevenção aos Incêndios Florestais. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BALDIM M. R. . A experiência da instalação de um aquecedor solar de baixo custo para um agricultor no Vale do Paraíba. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BALDIM M. R. . EIV - Oficina de Aquecedor Solar. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BALDIM M. R. . Saneamento Básico - Oficina das Águas. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
-
BALDIM M. R. . Formação de Agentes Socioambientais. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Projetos de pesquisa
-
2020 - Atual
ESTUDOS PARA A CONSERVAÇÃO DO PAPAGAIO-DE-PEITO-ROXO (AMAZONA VINACEA) NO PARQUE ESTADUAL CAMPOS DO JORDÃO: AVALIAÇÃO POPULACIONAL, ECOLOGIA ALIMENTAR, REPRODUÇÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL, Descrição: O papagaio-de-peito-roxo (Amazona vinacea) é uma das 13 espécies de psitacídeos ameaçadas de extinção no Brasil. Essa espécie de papagaio tem uma forte associação com a fitofisionomia floresta ombrófila mista, local onde encontra recursos alimentares como frutos e sementes, além de ocos de árvores que utiliza para nidificação. A ampliação de cavidades por meio da instalação de caixas-ninho pode trazer impacto positivo para as populações de Amazona vinacea. O Parque Estadual Campos do Jordão, unidade de conservação gerida pela Fundação Florestal e localizada no município de Campos do Jordão, é responsável por abrigar um dos maiores bandos de Amazona vinacea da região sudeste do Brasil. Esses papagaios são residentes durante o ano todo no local e utilizam a área como dormitório-coletivo, sítio reprodutivo e de alimentação. Apesar de ser uma espécie emblemática e de importante relação ecológica com as araucárias, os papagaios-de-peito-roxo são pouco conhecidos pela população regional e carecem de projetos que visem a sua conservação nessa localidade. A partir dessas premissas e de recomendações do Plano de Ação Nacional para Conservação dos Papagaios da Mata Atlântica, a Câmara Técnica de Pesquisas do Parque Estadual Campos do Jordão, idealizou o atual projeto de conservação com a finalidade de garantir a preservação dos Amazona vinacea que ocorrem na região do Parque Estadual de Campos do Jordão.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marina Ramos Baldim - Integrante / Diego Lustre Gonçalves - Coordenador / Douglas Luiz dos Santos - Integrante / Laszlo Karoly Nagy - Integrante / Mateus Ricardo Nogueira Vilanova - Integrante / Yara Aiko Tabata - Integrante / Tatiana Marchetti Panza - Integrante.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Fundação para Conservação e P. Florestal - SMA- SP, Parque Estadual Campos do Jordão. , Avenida Pedro Paulo, Horto Florestal, 12460000 - Campos do Jordão, SP - Brasil, Telefone: (12) 36631977, URL da Homepage:
Experiência profissional
2022 - 2023
Instituto de Recursos NaturaisVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista Institucional
2019 - 2022
Fundação para Conservação e P. Florestal - SMA- SPVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Monitora Ambiental, Carga horária: 44
Outras informações:
Atuou na monitoria ambiental do Parque Estadual Campos do Jordão, como funcionária terceirizada para a Fundação Florestal, contratada pela empresa BK Consultoria e Serviços.
2019 - 2019
Fundação para Conservação e P. Florestal - SMA- SPVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Monitora Ambiental, Carga horária: 44
Outras informações:
Atuou como monitora ambiental no Parque Estadual Campos do Jordão atuando como celetista na empresa concessionária Urbanes Campos, no início da concessão (01/04/2019-29/05/2019), onde coordenava o agendamento das visitas monitoradas de grupos escolares e outros grupos diversos no Uso Público do Parque. Posteriormente continuou atuando no Parque como monitora ambiental para a Fundação Florestal, trabalho atual contratada por empresa terceirizada.
2017 - 2018
Fundação para Conservação e P. Florestal - SMA- SPVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Monitora Ambiental, Carga horária: 44
Outras informações:
Contrato temporário para cobrir férias da monitoria ambiental do Parque Estadual Campos do Jordão, atuando como funcionária terceirizada para a Fundação Florestal, contratada pela empresa BK Consultoria e Serviços.
2015 - 2017
Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Minas GeraisVínculo: Profissional Liberal, Enquadramento Funcional: Tecnóloga em Saneamento Ambiental, Carga horária: 40
2016 - 2016
Instituto Federal de São PauloVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 20
Outras informações:
Bolsista do projeto de Extensão EIV - Estágio Interdisciplinar de Vivência em Campo - Coordenação da linha de trabalho construções sustentáveis, desenvolvendo o projeto: Construção de Aquecedor Solar de Baixo Custo. Foi produzida cartilha: Construção de Aquecedor Solar de Baixo Custo.
2016 - 2016
Instituto Federal de São PauloVínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20
Outras informações:
Estágio obrigatório realizado no IFSP Campus Campos do Jordão no projeto de extensão EIV - Estágio Interdisciplinar de Vivência no Campo, coordenando a linha de pesquisa: Construções Populares e construindo um aquecedor solar de baixo custo.
2015 - 2015
Instituto Federal de São PauloVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 10
Outras informações:
Título do projeto: Mapeamento, Prevenção e Educação Ambiental em Áreas de Risco nas Encostas: Cidade Campos do Jordão, SP.
2013 - 2013
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas GeraisVínculo: Estagio supervisionado, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20
Outras informações:
Estágio obrigatório realizado na empresa PROTEC situada no município de Bueno Brandão MG, desenvolvendo atividades relacionadas a consultoria ambiental no âmbito do licenciamento ambiental e topografia.
2022 - Atual
Universidade Federal de ItajubáVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisa, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Marina Ramos Baldim e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?