Marcos Antonio Almeida Matos
Formado em em Medicina pela Escola Baiana de Medicina e Saúde Pública (Bahiana) em 1992 e em Farmácia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 1990. Possui residência médica em Ortopedia e Traumatologia na Santa Casa de Misericórdia da Bahia e especialização em Ortopedia Pediátrica na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Concluiu Mestrado (2000), Doutorado (2003) e Pós-Doutorado (2018) pela FMUSP. Membro Titular da Academia de Ciências da Bahia. Professor Adjunto da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública desde 2000, sendo Coordenador do Curso de Mestrado em Tecnologias em Saúde e Docente Permanente atuando como Membro do Colegiado do Mestrado e Doutorado em Medicina e Saúde Humana, atuando também no curso de graduação em Medicina. Professor Titular da Universidade do Estado da Bahia no Curso de Medicina. Atua profissionalmente na Santa Casa de Misericórdia da Bahia onde foi coordenador da residência de Ortopedia e Traumatologia, sendo atualmente Presidente do Comitê de Ética em Pesquisa desde 2017, coordenador científico do Serviço de Ortopedia, e Editor da Revista de Saúde do Hospital Santa Izabel. Tem expertise em Ortopedia e Traumatologia, notadamente em Ortopedia Pediátrica, Displasias Esqueléticas, Osteometabolismo e Tumores Ósseos, com reconhecimento nacional e internacional em doenças raras do aparelho osteoarticular. Na área de Gestão, foi Coordenador do Serviço de Ortopedia (2007-2012), Diretor Médico e Diretor de Ensino e Pesquisa no Hospital Geral Roberto Santos (2009-2012), Coordenador dos Serviços de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Estadual da Criança e do Hospital Geral Menandro de Faria. Sua capacidade de formação de recursos humanos é demonstrada pela atuação como preceptor de residência médica e pelo grande número de orientações de de trabalhos de iniciação científica, conclusão de curso, Dissertações de Mestrado e Teses de Doutorado. Na sua produção científica constam mais de uma centena de trabalhos publicados em periódicos, sendo a maioria indexados internacionalmente. Realiza atualmente pesquisas de ponta nas áreas de displasias esqueléticas e doenças raras, osteometabolismo, deformidades osteoarticulares, anemia falciforme, doenças neuromusculares, tumores ósseos, tecnologias em saúde, além de genética e biologia molecular das doenças musculoesqueléticas.
Informações coletadas do Lattes em 13/11/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em CIÊNCIAS DO SISTEMA MUSCULOESQUELÉTICO
2001 - 2003
Universidade de São Paulo
Título: Estudo experimental dos efeitos do zoledronato durante a reparação óssea
, Ano de obtenção: 2003. Uenis Tannuri.
Mestrado em CIÊNCIAS DO SISTEMA MUSCULOESQUELÉTICO
1999 - 2000
Universidade de São Paulo
Título: Estudo experimental dos efeitos da ifosfamida na reparação óssea
, Ano de Obtenção: 2000.Uenis Tannuri.
Especialização em Curso de Pós-Graduação em Técnica Operatória e Cir
1997 - 1998
Especialização em ortopedia pediátrica
1995 - 1995
Universidade de São Paulo
Título: Especialização em Ortopedia pediátrica
Orientador: Roberto Guarniero
Especialização em Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia
1993 - 1995
Pós-doutorado
2016 - 2018
Pós-Doutorado. , Universidade de São Paulo, USP, Brasil. , Grande área: Ciências da Saúde
2010 - 2011
Pós-Doutorado. , Allegheny University Hospitals, Estados Unidos.
Formação complementar
2015 - 2015
Biomateriais e Células Tronco. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2010 - 2011
Post-Doctorate Fellowship in Orthopedics and Traumatology. (Carga horária: 480h). , Allegheny General Hospital, AGH, Estados Unidos.
2010 - 2010
XIII Curso de Capacitação Docente - Metodologias. , Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.
2010 - 2010
POSNA, SLAOTI E EPOS. , Sociedade Brasileira de Ortopedia Pediátrica, SBOP, Brasil.
2003 - 2003
Atendimento Inicial ao politraumatizado pelo Traumato-ortopedista. (Carga horária: 36h). , Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, SBOT, Brasil.
1997 - 1998
Extensão universitária em Metodologia da Pesquisa em técnica Operatória e Cirurgia experimental. (Carga horária: 720h). , Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, EBMSP, Brasil.
1994 - 1994
Extensão universitária em Pé e tornozelo. (Carga horária: 30h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
1991 - 1991
Internato de emergência. (Carga horária: 600h). , Hospital Geral do Estado, HGE, Brasil.
1990 - 1990
HPLC: aplicações em bioquímica e toxicologia. (Carga horária: 30h). , Sociedade Brasileira de Análises Clínicas, SBAC, Brasil.
1988 - 1988
Toxi-infecções alimentares. (Carga horária: 6h). , Diretório Acadêmico Ferreira Gomes da Faculdade de Farmácia da UFBA, DAFG-UFBA, Brasil.
1988 - 1988
Atualização em farmacologia clínica. (Carga horária: 20h). , Fundação Manoel Ferreira de Pesquisas em Biociências, FMFPB, Brasil.
1988 - 1988
Programa de Iniciação Científica UFBA/CNPq. (Carga horária: 800h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
1986 - 1988
Estágio no laboratório de Microbiologia de Aliment. (Carga horária: 600h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
1987 - 1987
Controle microbiológico da água. (Carga horária: 20h). , Diretório Acadêmico Ferreira Gomes da Faculdade de Farmácia da UFBA, DAFG-UFBA, Brasil.
1987 - 1987
Controle terapêutico - o ajuste da dose. (Carga horária: 30h). , Diretório Acadêmico Ferreira Gomes da Faculdade de Farmácia da UFBA, DAFG-UFBA, Brasil.
1986 - 1986
Gênese de nvs fármacos. (Carga horária: 20h). , Diretório Acadêmico Ferreira Gomes da Faculdade de Farmácia da UFBA, DAFG-UFBA, Brasil.
1986 - 1986
Aditivos químicos. (Carga horária: 20h). , Diretório Acadêmico Ferreira Gomes da Faculdade de Farmácia da UFBA, DAFG-UFBA, Brasil.
1986 - 1986
Cromatografia em fase gasosa. (Carga horária: 20h). , Diretório Acadêmico Ferreira Gomes da Faculdade de Farmácia da UFBA, DAFG-UFBA, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Alemão
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA.
Organização de eventos
MATOS, M A . Dia da Conscientização do Mucopolissacaridose. 2018. (Outro).
MATOS, M A . XVII Congresso Baiano de Ortopedia e Traumatologia. 2016. (Congresso).
MATOS, M A . V Semana Científica em Saúde e Ambiente-SEMCISA. Comissão avaliadora de trabalhos científicos. 2016. (Exposição).
MATOS, M A ; Barros, FF . Clube do Osso - Terceira edição 2016. 2016. (Exposição).
Matos, Marcos Almeida . Palestra sobre doenças raras e mucopolissacaridose. 2015. (Outro).
Matos, Marcos Almeida . Caminhada de doenças raras. 2015. (Outro).
Marcos Antonio Almeida Matos . V Semana Científica em Saúde. 2015. (Congresso).
MATOS, M A ; SERRA FILHO, DIÓGENES PIRES ; BARRETTO, MRE . Simpósio Doenças Raras. 2015. (Outro).
Matos, Marcos Almeida Matos ; MATOS, S. S. R. ; Oliveira M . Dia das Crianças Raras. 2014. (Outro).
Marcos Almeida Matos ; MATOS, S. S. R. ; Oliveira M . Natal Raro. 2014. (Outro).
Marcos Almeida Matos ; Garzedin Neto E . Oficina de imobilização ortopédica. 2014. (Outro).
MATOS, M A ; Ferracini AM . XIII Congresso Baiano de Ortopedia e Traumatologia. 2013. (Congresso).
MATOS, M A . Clube do Osso I da SBOT-Ba. 2013. (Congresso).
MATOS, M A . Clube do Osso IV da SBOT-Ba. 2013. (Congresso).
MATOS, M A . Clube do Osso II da SBOT-Ba. 2013. (Congresso).
MATOS, M A . Clube do Osso III da SBOT-Ba. 2013. (Congresso).
MATOS, M A . I Workshop em Mucopolissacaridose tipo II. 2011. (Outro).
MATOS, M A . III Encontro de Ex Residentes do Serviço de Ortopedia do Hospital Santa Izabel. Curso Teórico Prático de Fixadores Externos, Jornada de Reabilitação com ênfase em Trauma e Fixadores Externos. 2010. (Congresso).
MATOS, M A ; SANTANA, F. R. . I Simpósio Internacional de Ortopedia do Hospital Santa Izabel. 2009. (Congresso).
MATOS, M A ; SANTANA, F. R. . II Encontro dos Ex-Residentes do Hospital Santa Izabel. 2009. (Congresso).
MATOS, M A . XIII Congresso Bahiano de Ortopedia e Traumatologia. 2009. (Congresso).
MATOS, M A . Concurso para seleção do Mestrado em Medicina e Saúde Humana da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. 2009. (Concurso).
MATOS, M A . Concurso para seleção do Doutorado em Medicina e Saúde Humana da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. 2009. (Concurso).
MATOS, M A ; SANTANA, F. R. . I Encontro dos Ex- Residentes do Serviço de Ortopedia do Hospital Santa Izabel.. 2008. (Congresso).
MATOS, M A . Concurso para seleção do Mestrado em Medicina e Saúde Humana da Escola Bahiana de Micna. 2008. (Concurso).
MATOS, M A . Concurso para seleção do Doutorado em Medicina e Saúde Humana da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. 2008. (Concurso).
MATOS, M A . I Simpósio de Ortopedia da Escola Bahiana de Mdicina e Saúde Pública e do Hospital Santa Izabel. 2007. (Congresso).
MATOS, M A . Concurso para seleção do Mestrado em Medicina e Saúde Humana da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. 2007. (Concurso).
MATOS, M A . Concurso para seleção do Doutorado em Medicina e Saúde Humana da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. 2007. (Concurso).
MATOS, M A . CIAO Circuito Integrado de Atualização em Ortopedia, Exame Preparatório do TEOT - Título de Especialista em Ortopedia e Traumatologia. 2007. (Outro).
Marcos Antonio Almeida Matos ; MATOS, S. S. R. . Temporada da Coluna. 2007. .
MATOS, M A . I Jornada Cient[ifica de Fisioterapia. 2006. (Congresso).
MATOS, M A . II Jornada Interdisciplinar de Fisioterapia. 2006. (Congresso).
MATOS, M A . International Federation of Pediatric Orthopedic Socyeties Meeting. 2004. (Congresso).
MATOS, M A . Curso de Exame Físico. 2004. (Congresso).
MATOS, M A . I Seminário sobre condutas nas metástases músculos esqueléticas. 2003. (Congresso).
MATOS, M A . Curso de Quadril da Santa Casa de Misericórdia da Bahia. 2002. (Congresso).
MATOS, M A . I Jornada Bahiana das Residências em Ortopedia e Traumatologia. 1997. (Congresso).
MATOS, M A . XXIX Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia. 1994. (Congresso).
MATOS, M A . I Seminário de Saúde da UFBA. 1989. (Congresso).
MATOS, M A . XV Semana de Farmácia da Universidade Federal da Bahia. 1988. (Congresso).
Participação em eventos
14º Clube da Pediátrica e 8º Clube da Fise.Luxação Congênita do Quadril. 2019. (Encontro).
5º Simpósio Ortopedia Ombro.Síndrome Congênita do Zica Vírus. 2019. (Simpósio).
Lysosomal Weeek 2019. 2019. (Outra).
MPS Expert Meeting.Pelvic Waist Surgeries. 2019. (Encontro).
MPS Expert Meeting. 2019. (Encontro).
V Jornada de Anatomia Médica da Bahia.O Uso da Prótese do Quadril nas Doenças Osteoarticulares degenerativas. 2019. (Simpósio).
XIII Encontro Nacional de Pós Graduação nas Áreas de Medicina I,II e II da CAPES.Perspectivas da Nova avaliação Quadrienal: Mudança de Paradigma. 2019. (Encontro).
II Simpósio de Inovação e Tecnologia.Desafios e Perspectivas para a Pesquisa, Inovação e Extensão no meio Acadêmico. 2018. (Simpósio).
IX Semana de Iniciação Científica.A Pesquisa Inovação e Extensão: Olhares e Perspectivas. 2018. (Seminário).
Speaker Training de Hipofosfatsia.Experts em Ação: Treinamento Educacional. 2018. (Outra).
Universo MPS.Speaker MPS. 2018. (Seminário).
Universo MPS. 2018. (Seminário).
Criança Saudável.Doenças Raras na pediatria. 2017. (Encontro).
I Simpósio Internacional de Pesquisa em Fisioterapia.Sessão solene de abertura. 2017. (Simpósio).
V MPS Expert Meeting. 2017. (Encontro).
V MPS Expert Meeting.Pelvic Waist Surgeries. 2017. (Encontro).
XI ENCONTRO NACIONAL DE PÓS GRADUAÇÃO NAS ÁREAS DE MEDICINA I,II E II DA CAPES. 2017. (Encontro).
II Congresso de Ortopedia, Traumatologia e Fisioterapia do Interior da Bahia. Práticas Baseadas em Evidências. 2016. (Congresso).
Speaker Training Hipofosfatasia Latin America. 2016. (Outra).
II Simpósio Internacional de Medicina Regenertiva e Inovação em Saúde. 2015. (Simpósio).
Latin American Achondroplasia Advisory Board. 2015. (Congresso).
V Semana Científica em Saúde e Ambiente.Avaliador de Trabalhos Científicos na Modalidade. 2015. (Seminário).
Centro de Pesquisas Gonçalo Moniz Fiocruz- Aula Inaugural.Aula Inaugural ano Letivo 2014. 2014. (Encontro).
Congresso Brasileiro de Cirurgia do Joelho. QUALIDADE DE VIDA APÓS ARTROPLASTIA TOTAL DO JOELHO: REVISÃO QUALITATIVA. 2014. (Congresso).
Congresso de fisioterapia baseada em evidências. Avaliação Funcional na artroplastia reversa de ombro: um relato de caso. 2014. (Congresso).
Congresso de Ortopedia, Traumatologia e fisioterapia do Interior da Bahia. Ortopedia e fisioterapia: Novas Perspectivas. 2014. (Congresso).
II Latin American Multidisciplinary MPS VI Phisicians meeting. 2014. (Congresso).
II Latin American Multidisciplinary MPS VI Phisicians meeting. General Sugery (presenting Case). 2014. (Congresso).
Palestra Educativa sobre Mórquio A.Palestra Educativa sobre Mórquio A. 2014. (Seminário).
Palestra Educativa sobre MPS.Palestra Educativa sobre MPS. 2014. (Seminário).
Sessão Clinica da Santa Casa de Misericórdia da Bahia.Doenças raras e mucopolissacaridoses. 2014. (Simpósio).
V Congresso Brasileiro de toxicologia clínica. Evolução Clínica de crianças vítimas de intoxicações agudas por medicamentos em um hospital público na Bahia. 2014. (Congresso).
V Congresso Brasileiro de toxicologia clínica 2º Simpósio Brasileiro de Toxicologia Analítica. Evolução de crianças vítimas de acidentes ofídicos atendidos em um hospital público na Bahia. 2014. (Congresso).
V Congresso Brasileiro de toxicologia clínica 2º Simpósio Brasileiro de Toxicologia Analítica. Intoxicações por raticidas em crianças atendidas em uma unidade de emergência: perfil epidemiológico e evolução clínica. 2014. (Congresso).
V Congresso Brasileiro de toxicologia clínica 2º Simpósio Brasileiro de Toxicologia Analítica. Tentativas de Suicídios por Intoxicação em adolescentes jovens: perfil epidemiológico e evolução clínica. 2014. (Congresso).
V Congresso Brasileiro de toxicologia clínica 2º Simpósio Brasileiro de Toxicologia Analítica. Violência contra grupo de crianças utilizando raticidas: relato de série de casos. 2014. (Congresso).
VI Congresso Internacional de Fisioterapia Manual em Traumato-ortopedia e Dermato-funcionala ia. Qualidade de Vida e Capacidade funcional em portadores de Osteoartrite de Joelho. 2014. (Congresso).
Congresso Brasileiro de Coluna. Tumor de células Gigantes na coluna Torácica: relato de Caso. 2013. (Congresso).
Encontro da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas.Manifestações Ortopédicas e Aspectos Radiológicos dos Pacientes portadores de Mucopolissacaridoses. 2013. (Encontro).
III Fórum de Pesquisadores.Mesa de Abertura: Breve relato dos resultados obtidos com os primeiros fóruns. 2013. (Outra).
Simpósio de Ortopedia Pediátrica.Manifestações Ortopédicas e aspectos radiológicos dos pacientes de MPS. 2013. (Simpósio).
Simpósio de Ortopedia Pediátrica.Manifestações ortopédicas dos pacientes com mucopolissacaridoses.. 2013. (Simpósio).
VI Encontro de Especialidades Ortopédicas do Hospital São RafaEL.Conferência de Abertura. 2013. (Encontro).
XIII Congresso Baiano de Ortopedia e Traumatologia. Manifestações ortopédicas da Síndrome de Morquio. 2013. (Congresso).
XIII Congresso Baiano de Ortopedia e Traumatologia. Conferência de Abertura. 2013. (Congresso).
XLIX Congresso Chileno de Ortopedia y Traumatologia. Síndrome de Morquio: Aspectos Clínicos Y Ortopédicos. 2013. (Congresso).
XLIX Congresso Chileno de Ortopedia y Traumatologia, Curso Internacional de Actualizacion em Cirurgia de Colunna: Conjugando la evidencia, la experiencia y las nuevas tecnologias e I Congresso Chileno de Cirurgia de Tobillo y pie. 2013. (Congresso).
44 Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia. Presidente de Mesa Redonda. 2012. (Congresso).
4º Fórum de Preceptores SBOT 2012.Manifestações ósseas nas Mulcopolissacaridoses seu diagnóstico diferencial. 2012. (Encontro).
Curso Especialidades Pediátricas nas Doenças Musculo Esqueléticas - X Congresso Brasileiro de Ortopedia Pediátrica. Tratamento Ortopédico pediátrico. 2012. (Congresso).
FESAU Feira de Saúde do DCV.Quedas e Fraturas em Idosos. 2012. (Oficina).
IX Congresso Brasileiro de Cirurgia do Ombro e Cotovelo. Bloqueio Seletivo dos Nervos Supraescapular e axilar para cirurgias artroscópicas do ombro. 2012. (Congresso).
IX Congresso Brasileiro de Cirurgia do Ombro e Cotovelo. Avaliação da Força em pacientes com lesão do manguito rotador, comparado ao lado assintomático, fatores de risco associados e aplicabilidade clínica. 2012. (Congresso).
Simpósio Internacional de Ortopedia Regenerativa. 2012. (Seminário).
Simpósio Internacional de Ortopedia Regenerativa.Manifestações ósseas nas Mulcopolissacaridoses seu diagnóstico diferencial. 2012. (Simpósio).
V Jornada de Integração da SBOT.Atualização em Ortopedia. 2012. (Outra).
X Congresso Brasileiro de Ortopedia Pediátrica. 2012. (Congresso).
X Congresso Brasileiro de Ortopedia Pediátrica. Circular external fixation in severe open trauma and posttraumatic reconstruction in chilfren. 2012. (Congresso).
XIX Congresso baiano de Ginecologia e Obstetrícia. Risco Obstétricos e perinatais em adolescentes grávidas. 2012. (Congresso).
XXVIII Encontro Nacional de Pro Reitores de Pesquisa e Pos Graduaçãooão. 2012. (Encontro).
Estágio de Prevenção a acidentes com Motocicletas 2011.Instrutor do Estágio de Prevenção a acidentes com Motocicletas do Ministério da Defesa Exército Brasileiro. 2011. (Outra).
I Simposio Internacional de Atualização em MPS II.Manifestações Ortopédicas: Como Tratar. 2011. (Simpósio).
I Simposio Internacional de Atualização em MPS II. 2011. (Simpósio).
I Workshop em mucopolissacaridose tipo II.Avanços em Ortopedia. 2011. (Outra).
XI Mostra Científica e Cultural e IX Jornada de Iniciação Científica da Escola Bahiana de Medicina.Gravidez na adolescência como Risco para desfechos negativos obstétricos e neonatais. 2011. (Simpósio).
XI Mostra Científica e Cultural e IX Jornada de Iniciação Científica da Escola Bahiana de Medicina.Atividade lisossômica em pacientes submetidos às artroplastias cimentadas pelo polimetilmetacrilato. 2011. (Outra).
XVII Congresso Brasileiro de Trauma Ortopédico. Ortopedia Baseada em Evidências. 2011. (Congresso).
XVII Congresso Brasileiro de Trauma Ortopédico. 2011. (Congresso).
40º Congresso Brasileiro de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial. Apnéia do Sono assistida X diagnóstico polissonográfico de apneia obstrutiva do sono em crianças e adolescentes com anemia falciforme. 2010. (Congresso).
Allegheny General Hospital Orthopaedic Sugery Grand Rouns.The Teaching of Orthopaedics and Taumatology: A Brazilian Experience. 2010. (Outra).
Curso teórico prático Fixadores Externos, Jornada de Reabilitação com ênfase em Trauma e fixadores externos. Presidente da mesa redonda Atuação fisioterápica nos pacientes politraumatizados tratados com fixadores externos. 2010. (Congresso).
Evento Científico Clube do pé ABTPé. 2010. (Outra).
Guest speaker at Alleggheny General Hospital Orthopaedic Sugery.The Teaching of Orthopeadics and Traumatology: a Brazilian Experience. 2010. (Encontro).
III Encontro de Ex Residentes do Serviço de Ortopedia do HSI.Fatores Etiopatogênicos Associados a Osteopenia e/ou Osteoporose em Pacientes Portadores do Retrovírus HTLV1. 2010. (Encontro).
III Encontro de Ex Residentes do Serviço de Ortopedia do HSI.Fatores Etiopatogênicos Associados a Osteopenia e/ou Osteoporose em Pacientes Portadores do Retrovírus HTLV1. 2010. (Encontro).
III Encontro de Ex Residentes do Serviço de Ortopedia do HSI.Fatores de risco associados à infecção em fraturas expostas da tíbia. 2010. (Encontro).
IV Workshop Internacional sobre Bioenergia e Meio Ambiente.Fatores Etiopatogênicos Associados a Osteopenia e/ou Osteoporose em Pacientes Portadores do Retrovírus HTLV1. 2010. (Outra).
IX Congresso Brasileiro V Congresso Latino Americano de Ortopedia Pediátrica. P´re Congresso POSNA, SLAOTI e EPOS. 2010. (Congresso).
IX Congresso Brasileiro V Congresso Latino Americano de Ortopedia Pediátrica. Tema livre - Quadril. 2010. (Congresso).
IX Congresso Brasileiro V Congresso Latino Americano de Ortopedia Pediátrica. 2010. (Congresso).
IX Congresso Brasileiro V Congresso Latino Americano de Ortopedia Pediátrica. Temas livre: Infecção. 2010. (Congresso).
IX Mostra Científica e Cultural e VII Jornada de Iniciação Científica /PIBIC.Orientação no Estudo Prospectivo Comparativo entre Variáveis sócio-demográficas e Biomédicas com Resultados maternos e neonatais de adolescentes grávidas em cidade do recôncavo Baiano. 2010. (Outra).
VII Semirário de Pesquisa FTC.Fatores Etiopatogênicos Associados a Osteopenia e/ou Osteoporose em Pacientes Portadores do Retrovírus HTLV1. 2010. (Seminário).
X Mostra Científica e Cultural e VII Jornada de Iniciação Científica /PIBIC.Fatores Etiogênicos associados a Osteopeniae/ou osteoporose em pacientes portadores retrovirus HTLV-1. 2010. (Outra).
XVIII Congresso Baiano de Obstetrícia e Ginecologia. Estudo Prospectivo Comparativo entre Variáveis sócio-demográficas e Biomédicas com Resultados maternos e neonatais de adolescentes grávidas em cidade do recôncavo Baiano. 2010. (Congresso).
I Forum Nacional dos Preceptores dos Seriços Credenciados da SBOT.. 2009. (Seminário).
II Encontro do Ex-Residentes do Hospital Santa Izabel..Mesa Redonda em Ortopedia Pediátrica.. 2009. (Simpósio).
II Encontro do Ex-Residentes do Hospital Santa Izabel.. 2009. (Simpósio).
II Meeting on Clinical Atualization on MPS VI.. 2009. (Seminário).
II Meeting on Clinical Atualization on MPS VI..The orthopedic contribution for the treatment of the MPS VI.. 2009. (Seminário).
I Simpósio Internacional de Ortopedia do Hospital Sanata Izabel.. 2009. (Simpósio).
I Simpósio Internacional de Ortopedia do Hospital Sanata Izabel..Mesa Redonda de Ortopedia Pediátrica.. 2009. (Simpósio).
IV curso de Atualização da ORTOPED em rtopedia. 2009. (Seminário).
IV Curso de Atualização Ortoped em Ortopedia.Tratamento ortopédico do pé torto congênito. 2009. (Seminário).
XIII Congresso Baiano de Ortopedia e Traumatologia. Moderador da mesa Redonda: Ortopedia pediátrica - Sequelas de patologias ortopédicas da infância com potencial para artroplastias. 2009. (Congresso).
I Encontro dos Ex-Residentes do Serviço de Ortopedia do Hospital Santa Izabel.. 2008. (Encontro).
I Seminário de Ética em Pesquisa nos Seres Humanos.Protocolo de pesquisa: elaboração e encaminhamento ao CEP.. 2008. (Seminário).
I Seminário de Ética em Pesquisa nos Seres Humanos. 2008. (Seminário).
MPS I training program..Manifestações esqueléticas. Complicações.. 2008. (Seminário).
MPS I Training program..Manifestações esqueléticas. Alterações ósseas.. 2008. (Seminário).
MPS I training program 2008. 2008. (Seminário).
VIII Congresso Brasileiro de Ortopedia Pediátrica. Papel do Fator V de Leiden na doença de Legg-Calvé-Perthes.. 2008. (Congresso).
VIII Mostra Científica e Cultural da Bahiana/VI Jornada de Iniciação Científica - PIBIC.Alterações histomorfométricas induzidas por glicocorticóides na cabeça femoral de ratos.. 2008. (Seminário).
XII Congresso Bahiano de Ortopedia e Traumatologia e I Jornada do Trauma Infantil. Debatedor da mesa redonda moderna: trauma no membro superior da criança. 2008. (Congresso).
10th International Congresss Of shoulder and Elbow Sugery. Biomechanical Evaluation of Tendon Reinsertion betwenn tunnel suture and anchor fixation techniques:Trial in Rabbits. 2007. (Congresso).
2nd International Congress of Shoulder Therapist. Intensity of pain in patients with painful shoulder syndrome.. 2007. (Congresso).
39º Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia. Avaliação biomecânica comparativa entre a reinserção de tendões por meio de canaleta óssea e de âncora: estudo experimental em coelhos. 2007. (Congresso).
39º Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia. Intensidade da dor em pacientes com síndrome do ombro doloroso. 2007. (Congresso).
39º Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia. Características clínicas de pacientes portadores de síndrome do ombro doloroso (SOD). 2007. (Congresso).
3º Congresso Internacional de Fisioterapia. Intensidade da dor em pacientes com síndrome do ombro doloroso (SOD). 2007. (Congresso).
AO Seminar. Failed Fixation and Complications.Debatedor. 2007. (Seminário).
Circuito Integrado de Atualização em Ortopedia.Exame Preparatório TEOT. 2007. (Oficina).
Exame Preparatório do TEOT Título de Especialista em Ortopedia e Traumatologia.Examinador do exame praparatório. 2007. (Oficina).
I Curso do Método Ponseti no Tratamento do Pé torto Congênito. 2007. (Seminário).
I Curso do Método Ponseti no Tratamento do Pé torto Congênito.Mesa redonda casos clínicos. 2007. (Seminário).
I Curso do Método Ponseti no Tratamento do Pé torto Congênito.Pé torto congênito. 2007. (Seminário).
MIS solution with the CLS Spotorno stem and difficult cases with the Wagner cone prosthesis. 2007. (Seminário).
Ponseti International.Pé torto - Estudo de Casos. 2007. (Seminário).
Programa de promoção em saúde.Dor crônica e uso de medicamentos. 2007. (Oficina).
Training Program Bone Disease. 2007. (Seminário).
VII Mostra Científica e Cultura e V Jornada de Iniciação Científica/PIBIC.Prevalência de dor lombar crônica na popuilação de Salvador-Bahia.. 2007. (Seminário).
VII Mostra Científica e Cultural e V Jornada de Iniciação Científica/PIBIC. 2007. (Seminário).
VI Mostra Cultural e Científica e V Jornada de Iniciação Científica/PIBIC.Prevalência da dor lombar crônica na população de Salvador, Bahia.. 2007. (Simpósio).
XI Congresso da Sociedade Braileira de Coluna. Valor diagnóstico da ressonância magnética nas doenças da coluna lombar.. 2007. (Congresso).
X International Congress of Shoulder and Elbow Surgery. Biomechanical evaluation of tebdon reinsertion between tunnel suture and anchor fixation techniques: trail in rabbits.. 2007. (Congresso).
II Jornada Interdisciplinar de Fisioterapia. 2006. (Seminário).
II Jornada Interdisciplinar de Fisioterapia.Lesões traumáticas do quadril.. 2006. (Seminário).
Jornada de Ortopedia e Traumatologia do Sudoeste da Bahia.Artrite séptica do quadril. 2006. (Simpósio).
Jornada de Ortopedia e Traumatologia do Sudoeste da Bahia. 2006. (Simpósio).
Jornada de Ortopedia e Traumatologia do Sudoeste da Bahia.Pé plano flexível. 2006. (Simpósio).
Jornada de Ortopedia e Traumatologia do Sudoeste da Bahia.Fraturas do acetábulo. 2006. (Simpósio).
Jornada de Ortopedia e Traumatologia do Sudoeste da Bahia.Lombalgia. 2006. (Simpósio).
XXXVIII Congresso Basileiro de Ortopedia e Traumatologia/Congresso Latino Americano de Ortopedia e Traumatologia-SLAOT. Exame físico no diagnóstico das lesões do manguito rotador.. 2006. (Congresso).
XXXVIII Congresso Basileiro de Ortopedia e Traumatologia/Congresso Latino Americano de Ortopedia e Traumatologia-SLAOT. 2006. (Congresso).
37º Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia. 2005. (Congresso).
37º Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia. Quadril I, Quadril II, Deformidades Angulares. 2005. (Congresso).
Dia do Fisioterapêuta.Work-Shop de artroplastias.. 2005. (Oficina).
II Curso de Reumatologia para Estudantes de Medicina.Tratamento cirúrgico da artrite reumatóide.. 2005. (Seminário).
X Congresso da Sociedade Brasileira de Coluna. 2005. (Congresso).
Curso de Exame Físico. 2004. (Seminário).
I Crso de Reumatologia Para Estudantes de Medicina.Tratamento cirúrgico da artrite reumatóide. 2004. (Seminário).
III Congress-International Federation of Pediatric Orthopedic Societies/VI Brazilian Pediatric Orthopedic Society Meeting. 2004. (Congresso).
III Congress-International Federation of Pediatric Orthopedic Societies/VI Brazilian Pediatric Orthopedic Society Meeting. Effect of zoledronate during bone healing.. 2004. (Congresso).
II Simpósio de Serviço Social e Saúde.O acompanhamento multidisciplinar aos pacientes de ortotrauma regulados pela central de regulação.. 2004. (Simpósio).
II Simpósio de Serviço Social e Saúde. 2004. (Simpósio).
I Seminário Integrado realizado pelo Curso de Farmácia e Bioquímica da UNIME.Consequencia do uso de anabolizantes sobre o sistema músculo-esquelético.. 2004. (Seminário).
Palestra Dr. Waldir Janson.O uso de anti-inflamatórios no pré-cirúrgico.. 2004. (Seminário).
Simpósio Interinstitucional de Oncologia Ortopédica.Casos clínicos. 2004. (Simpósio).
V Congresso do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do HCFMUSP. 2004. (Congresso).
V Congresso do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do HCFMUSP. MMSS- casos de quadril/casos de trauma.. 2004. (Congresso).
Curso de atendimento inicial ao politraumatizado pelo traumato-ortopedista.. 2003. (Oficina).
Curso de gestão para excelência no atendimento ao paciente. 2003. (Oficina).
Curso de Revisão sobre Colagenoses.Tratamento cirúrgico da artrite reumatóide.. 2003. (Seminário).
I Curso de Cirurgia do Joelho.Alternativas à artroplastia total do joelho.. 2003. (Seminário).
I Seminário sobre condutas nas metástases músculos esqueléticas.Terapia farmacêutica nas metástases ósseas.. 2003. (Seminário).
I Seminário sobre condutas nas metástases músculos esqueléticas. 2003. (Seminário).
IX Congresso Norte-Nordeste de Ortopedia e Traumatologia. XI Congresso Bahiano de Ortopedia e Traumatologia. Tratamento das fraturas expostas: espaço da osteossíntese interna e externa.. 2003. (Congresso).
IX Congresso Norte-Nordeste de Ortopedia e Traumatologia. XI Congresso Bahiano de Ortopedia e Traumatologia. 2003. (Congresso).
IX Simpósio de Ortopedia e Traumatologia da COT.Abordagem ortopédica na paralisia cerebral.. 2003. (Simpósio).
Programa Quartas Científicas da UNIME.Lesões do joelho no esporte. 2003. (Seminário).
V Congress Brasileiro de Ortopedia Pdiátrica. Miscelânia de temas livres. 2003. (Congresso).
V Congresso Brasileio de Ortopedia Pediátrica. 2003. (Congresso).
V Encontro Pedagógico do Curso de Medicina da EBMSP. 2003. (Encontro).
V Encontro Pedagógico Do Curso de Medicina da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. 2003. (Encontro).
VI Encontro Científico de Fisioterapia da Bahiana/I Simpósio de Prótese e Órtese..Próteses ortopédicas. 2003. (Seminário).
XXXV Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia. 2003. (Congresso).
XXXV Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia. Estudo histomorfométrico da reparação óssea experimental.. 2003. (Congresso).
XXXV Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia. Confiabilidade da ultrassonogafia na doença displásica do quadril.. 2003. (Congresso).
XXXV Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia. Tratamento da displasia congênita do quadril por acetabuloplastia. 2003. (Congresso).
XXXV Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia. Estudo Experimental dos efeitos do zoledronato durante a reparação óssea. 2003. (Congresso).
XXXV Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia. Estudo histomorfométrico da reparação óssea experimental. 2003. (Congresso).
XXXV Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia. Transformação fibrossarcomatosa de osteomielite crônica. 2003. (Congresso).
Congresso Brasileiro de Pesquisa Básica emOrtopedia e Traumatogia. Estudo experimental dos efeitos da ifosfamida n consolidação óssea.. 2002. (Congresso).
I Congresso Médico Social do Recôncavo. Bio-ética.. 2002. (Congresso).
I Curso de Quadril.Artrite séptica do quadril. 2002. (Seminário).
I Curso teórico prático de implantes ósseos. 2002. (Oficina).
Programa de Educação Médica Continuada Merck Sharp 7 Dohme.Dor lombar. 2002. (Seminário).
VI Congresso Internacional do Comitê Asami-Fixadores externos da SBOT. Taylor Spatial Frame in Acute Fracture.. 2002. (Congresso).
VI Congresso Internacional do Comitê Asami-Fixadores Externos da SBOT. 2002. (Congresso).
VIII Congresso Brasileiro de Trauma Ortopédico. Pseudartrose:enxerto ósseo/substitutos ósseos.. 2002. (Congresso).
VIII Congresso Brasileiro de Trauma Ortopédico. 2002. (Congresso).
XXXIV Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia. Modelo experimental de osteotomia em coelhos imaturos.. 2002. (Congresso).
XXXIV Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia. 2002. (Congresso).
XXXIV Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia. Significado prognóstico do tamanho tumoral osteossarcoma infantil. 2002. (Congresso).
Congresso Bahiano de Ortopedia e Traumatologia. 2001. (Congresso).
Congresso Bahiano de Ortopedia e Traumatologia. Presidente de Mesa Redonda. 2001. (Congresso).
Congresso do Instituto de Ortopedia e Traumatologia CIOT-FMUSP. 2001. (Congresso).
Congresso do Instituto de Ortopedia e Traumatologia CIOT-FMUSP. Estudo experimental dos efeitos da ifosfamida na reparação óssea.. 2001. (Congresso).
Curso de atualização da SBOT reginal Bahia - Curso de Trauma. 2001. (Outra).
Curso de atualização da SBOT - Regional Bahia / Trauma. 2001. (Seminário).
I Congresso Bahiano de Ortopedia Oncológica. 2001. (Congresso).
I Congresso Bahiano de Ortopedia Oncológica. Diagnóstico anátomo-patológico dos tumores ósseos.. 2001. (Congresso).
IV Congresso Brasileiro de Ortopedia Pediátrica/I Congresso de la Sociedad Latinoamericano de Ortopedia y Traumatologia Infantil. Efeito da ifosfamida na reparação óssea: estudo experimenal.. 2001. (Congresso).
Núleo de Educação Médica Continuada de Santo Antonio de Jesus.Lombalgia. 2001. (Encontro).
Núleo de Educação Médica Continuada de Santo Antonio de Jesus. 2001. (Encontro).
Speakers Forum International: Recente evidências clínicas com rofecocib. 2001. (Encontro).
III Fórum de Iniciação Científica em Clínica Cirúrgica e Cirurgia Experimental. 2000. (Seminário).
XXXII Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia. 2000. (Congresso).
XXXII - Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia. Infecção articular. 2000. (Congresso).
CIOT 99 Congresso do Inst de Ortopedia e traumato do HC. 1999. (Congresso).
CIOT 99 Congresso do Inst de Ortopedia e traumato do HC. Temas Comentados do CIOT´99. 1999. (Congresso).
Congresso do Instituto de Ortopedia e Traumatologia - CIOT-FMUSP. 1999. (Congresso).
Congresso do Instituto de Ortopedia e Traumatologia - CIOT-FMUSP. Temas Livres Comentados. 1999. (Congresso).
III Congresso Brasileiro de Ortopedia Pediátrica. Biomecânica do quadril em crescimento. 1999. (Congresso).
III Congresso Brasileiro de Ortopedia Pediátrica. 1999. (Congresso).
Simpósio Internacional "Doenças Músculo-Esqueléticas - Perspectivas e terapêuticas emergentes. 1999. (Simpósio).
V Fórum Nacional de Emergências Médicas Pré-Hospitalares e Resgate / II Congresso Brasileiro de Atendimento Pré-Hospitalar. 1999. (Congresso).
V Fórum Nacional de Emergências Médicas Pré-Hospitalares e Resgate / II Congresso Brasileiro de Atendimento Pré-Hospitalar. Primeiros socorros nas fraturas. 1999. (Congresso).
II Jornada Integrada de Ortopedia e Traumatologia.Pé torto. 1998. (Seminário).
II Simpósio Internacional Interdisciplinar do Aparelho Locomotor.Marcha na paralisia cerebral.. 1998. (Simpósio).
II Simpósio Internaional Interdisciplinar do Aparelho Locomotor. 1998. (Simpósio).
XII Congresso Bahiano de Ortopedia e Traumatologia. 1998. (Congresso).
XII Congresso Bahiano de Ortopedia e Traumatologia. Tema Livre. 1998. (Congresso).
XII Congresso Bahiano de Ortopedia e Traumatologia. Tratameno ortopédico do ostossaroma. 1998. (Congresso).
XII Sessão clínica aberta do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital São Rafael.Epifisiólise do fêmur proximal e fraturas do 1/3 distal do rádio na criança.. 1998. (Encontro).
X Jornada de Ortopedia e Traumatologia da RIBOT.Ortopedia Infantil. 1998. (Simpósio).
XV Semana de Farmácia da UFBA. 1998. (Seminário).
XXXI Congresso Braileiro de Ortopeia e traumatologia. Neuropatia senssoriomotora em paientes diabéticos. 1998. (Congresso).
XXXI Congresso Brasileiro de Oropedia e Traumatologia. 1998. (Congresso).
XXXI Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia. Sarcoma Osteogênico da Infância. Estudo pré-epidemiológico no Estado da Bahia. 1998. (Congresso).
Congresso do Instituto de Ortopedia e Traumatologia - CIOT HC-FMUSP. 1997. (Congresso).
I Jornada Bahiana das Residências em Ortopedia e Traumatologia. 1997. (Congresso).
I Jornada Bahiana das Residências em Ortopedia e Traumatologia. Epifisiólise proximal do fêmur.. 1997. (Congresso).
VII Seminário Internacional de Ortopedia Pediátrica/II Congresso Brasileiro de Ortopedia Pediátrica. 1997. (Congresso).
VII Seminário Internaional de Oropedia Pediática / II Congresso Brailiro de Ortopedia Peiátrica. Estudo pré-epidemiológico do osteossarcoma na Bahia. 1997. (Congresso).
VII Seninário Internaional de Ortopedia Peiática / II Congresso Brasileiro de Ortopedia Peiátrica. Lombalgia na criança. 1997. (Congresso).
Curso de Ortopedia Pediátrica. 1996. (Seminário).
Curso de Ortopedia Pediátrica da SBOT. 1996. (Simpósio).
VI Encontro Médico do Oeste Bahiana. Atendimento ao politraumatizado. 1996. (Congresso).
VI Encontro Médico do Oeste Bahiano.Doenças infecciosas ortopédicas. 1996. (Encontro).
VI Encontro Médico do Oeste Bahiano. 1996. (Encontro).
XXX Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia. 1996. (Congresso).
XXX Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia/ Curso de tumores ósseos. 1996. (Congresso).
XXX Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia/ dia da especialidade da Sociedade Brasileira de Ortopedia Pediátrica.. 1996. (Congresso).
Curso de Atualização "Pé e Tornozelo" da Universidade de São Paulo.. 1994. (Seminário).
Curso de Atualização na Assistência ao diabético.Propedêutica e Terapêutica ortopédicas. 1994. (Seminário).
XXIX Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia. 1994. (Congresso).
XXIX Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia. A via de acesso de Cincinnati no tratamento cirúrgico do pé torto congênito.. 1994. (Congresso).
I Simpósio dos Residentes da RIBOT. 1993. (Simpósio).
I Simpósio dos Residentes da RIBOT.Estudo metanalítico de três técnicas para correção cirúrgica do pé torto congênito.. 1993. (Simpósio).
VI Jornada de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Santa Izabel/IV Jornada da Residência Integrada Bahiana de Ortopedia e Traumatologia (RIBOT).Avaliação do tratamento conservador das fraturas distais do antebraço.. 1993. (Simpósio).
VI Jornada de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Santa Izabel/IV Jornada da Residência Integrada Bahiana de Ortopedia e Traumatologia (RIBOT). 1993. (Simpósio).
X Congresso Bahiano de Ortopedia e Traumatologia/I Jornada Bahiano Mineira de Ortopedia. Avaliação clínica e radiográfica no tratamento conservador das fraturas distais do antebraço.. 1993. (Congresso).
X Congresso Bahiano de Ortopedia e Traumatologia/I Jornada Bahiano Mineira de Ortopedia. 1993. (Congresso).
Mesa Redonda Doenças Osteometabólicas/Universidade Federal da Bahia.Doenças Osteometabólicas. 1992. (Oficina).
V Jornada de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Santa Izabel/III Jornada da Residência Integrada Bahiana de Ortopedia e Traumatologia (RIBOT).Tratamento cirúrgico do pé torto congênito pela via de acesso de Cincinnati.. 1992. (Simpósio).
V Jornada de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Santa Izabel/III Jornada da Residência Integrada Bahiana de Ortopedia e Traumatologia (RIBOT). 1992. (Simpósio).
IV Jornada de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Santa Izabel/II Jornada da Residência Integrada Bahiana de Ortopedia e Traumatologia (RIBOT). 1991. (Simpósio).
X Seminário Estudantil de Pesquisa.Avaliação da exposição ocupacional ao benzeno no Estado da Bahia.. 1990. (Seminário).
X Seminário Estudantil de Pesquisa da UFBA. 1990. (Seminário).
XVII Congresso Brasileiro de Análises Clínicas. 1990. (Congresso).
XVII Congresso Brasileiro de Análises Clínicas/Curso de HPLC: aplicações em bioquímica e toxicologia. 1990. (Congresso).
Encontro Estadual de Política de Medicamentos e Assistência Farmacêutica. 1989. (Encontro).
I Seminário de Saúde da UFBA.Movimento pró-saúde na Constituição Estadual. 1989. (Seminário).
IX Seminário Estudantil de Pesquisa da UFBA.Aspectos farmacossanitários da dispensação lícita de psicotrõpicos na Bahia.. 1989. (Seminário).
IX Seminário Estudantuil de Pesquisa. 1989. (Seminário).
XIII Encontro Nacional de Estudantes de Farmácia. 1989. (Encontro).
Curso de atualização em farmacologia clínica. 1988. (Seminário).
Curso de Microbiologia de Alimentos. 1988. (Outra).
Curso de toxi-infecções alimentares. 1988. (Seminário).
VI Encontro Norte-Nordeste de Imunologia. 1988. (Encontro).
VIII Seminário Estudantil de Pesquisa da UFBA.Campylobacter jejuni em alimentos de origem animal.. 1988. (Seminário).
VIII Seminário Estudantil de Pesquisa da UFBA. 1988. (Seminário).
XV Semana de Farmácia da UFBA.Presidente do Diretório Acadêmico. 1988. (Seminário).
III Encontro de Química do Nordeste/Sociedade Brasileira de Química. 1987. (Encontro).
VII Seminário Estudantil de Pesquisa da UFBA.Pesquisa de microorganismos em saladas servidas em restaurantes, lanchonetes, supermercados e vendedores ambulantes da cidade de Salvador.. 1987. (Seminário).
VII Seminário Estudantil de Pesquisa da UFBA. 1987. (Seminário).
XIV Semana de Farmácia da UFBA. 1987. (Seminário).
XIV Semana de Farmácia da UFBA/Curso de controle terapêutico - o ajuste da dose do fármaco.. 1987. (Seminário).
XIII Semana de Farmácia da UFBA. 1986. (Seminário).
XIII Semana de Farmácia da UFBA/Curso aditivos químicos. 1986. (Seminário).
XIII Semana de Farmácia da UFBA/Curso controle microbiológico da água. 1986. (Seminário).
XIII Semana de Farmácia da UFBA/Curso cromatografia em fase gasosa. 1986. (Seminário).
XIII Smana de Farmácia da UFBA/Curso gênese de novos fármacos. 1986. (Seminário).
VII Encontro de Botânicos/Sociedade Botânica do Brasil. 1985. (Encontro).
II Encontro de Análises Clínicas do Sul da Bahia. 1983. (Encontro).
Participação em bancas
Marcos Antonio Almeida Matos. Dor, Depressão e Qualidade de Vida em pacientes tratados em Centro Especializado na Bahia. 2019. Dissertação (Mestrado em Tecnologias em Saúde) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.
MATOS, M A. O uso da radiografia inlet no controle radiográfico do quadril na displasia do desenvolvimento do quadril. 2018. Dissertação (Mestrado em Medicina (Ortopedia, Traumatologia e Reabilitação)) - Universidade de São Paulo.
Andrade, O Ana Cristina;Marcos Antonio de Almeida Matos. Perfil cardiovascular de pacientes com acromegalia no estado da Bahia. 2017. Dissertação (Mestrado em Tecnologias em Saúde) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.
MATOS, M A; Ladeia AMT; Martinez, P Bruno. Treinamento muscular inspiratório e capacidade em pacientes submetidos a cirurgia cardíaca. 2017. Dissertação (Mestrado em Medicina e Saúde Humana) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.
Marcos Antonio Almeida Matos. Qualidade de vida em pacientes com desordens do manguito rotador. 2016.
Marcos Antonio Almeida Matos. Achados Ultrassonográficos nas mãos e punhos de pacientes com lúpus eritematoso sitêmico e sua relação com o exame físico. 2016. Dissertação (Mestrado em Tecnologias em Saúde) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.
Marcos Antonio Almeida Matos. Aplicativo Mobile para identificação do risco de quedas em idosos. 2016. Dissertação (Mestrado em Tecnologias em Saúde) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.
Marcos Antonio Almeida Matos. Condições de Saúde Bucal de portadores de acromegalia. 2016. Dissertação (Mestrado em Tecnologias em Saúde) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.
MATOS, M A; Azevedo JB; Pereira-Guizzo CS. Forma de calçados: o projeto ergonômico de artefato para o trabalho de montagem em indústria calçadista.. 2015. Dissertação (Mestrado em Tecnologias em Saúde) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.
Marcos Antonio Almeida MatosSA, K. N.. Avaliação da capacidade funcional em pacientes com HTLV1. 2015. Dissertação (Mestrado em Medicina e Saúde Humana) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.
MATOS, M A; Menezes MS; Alexandrino JC. Software Web Mobile para apoio a decisão no tratamento e prevenção de úlceras cutâneas. 2014. Dissertação (Mestrado em Tecnologias em Saúde) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.
MATOS, M A; Castro MM; Camelier FWR. Acurácia dos instrumentos de avaliação de qualidade de vida em artrite reumatóide. 2014. Dissertação (Mestrado em Tecnologias em Saúde) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.
MATOS, M A; Camargo OP; Bispo Jr. Correlação entre os valores séricos de fosfatase alcalina e de desidrogenase láctica e a porcentagem de necrose tumoral pós-quimioterapia no osteossarcoma.. 2014. Dissertação (Mestrado em Medicina (Ortopedia, Traumatologia e Reabilitação)) - Universidade de São Paulo.
MATOS, M. A.. Qualidade de vida em artrite reumatóide. 2014. Dissertação (Mestrado em Tecnologias em Saúde) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.
Marcos Antonio Almeida Matos. Projeto Conceitual de um sistema de saúde itinerante. 2014. Dissertação (Mestrado em Tecnologias em Saúde) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.
Marcos Antonio Almeida Matos. Contribuições da Terapia com realidade virtual em indivíduos com medo de dirigir. 2014. Dissertação (Mestrado em Tecnologias em Saúde) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.
MATOS, M AGrassi MFR; Marback RL. Alterações Oftalmológicas em grupo de pacientes portadores de HIV1 em Salvador Bahia. 2011. Dissertação (Mestrado em Medicina e Saúde Humana) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.
MATOS, M ASA, K. N.; VALDERRAMAS, S. R.. Perfil Postural de Portadores de HAM/TSP em Um Centro de Referência Salvador/Ba: Avaliação Postural Bi-dimensional Ortostática. 2011. Dissertação (Mestrado em Medicina e Saúde Humana) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.
MATOS, M A; Andrade de CA;SA, K. N.. Prevalência e caracterização da dor em portadores de HTLV1. 2010. Dissertação (Mestrado em Medicina e Saúde Humana) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.
MATOS, M A; Maia FSMH; Oliveira Filho, Jamary. Reintubação:Incidência e Parâmetros de Proteção e Patência de Via Aérea de Pacientes com Traumatismo Crâneoencefálico. 2010. Dissertação (Mestrado em Medicina e Saúde Humana) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.
MATOS, M A; Carvalho FO; Gonçalves MAMS; Lopes MS. Modelagem computacional do grau de comprometimento pelo FEG (celulite) utilizando lógica Fuzzy.. 2009. Dissertação (Mestrado em Modelagem Computacional e Tecnologia Industrial) - SENAI - Departamento Regional da Bahia.
MATOS, M A. Histologia comparativa das alterações medulares provocadas pela reparação da dura-máter em ratos.. 2009. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIAS DO SISTEMA MUSCULOESQUELÉTICO) - Universidade de São Paulo.
MATOS, M A. Tratamento farmacológico da neuropatia periférica diabética (NPD) com gabapentinóides. Revisão sistemática e metanálse.. 2008. Dissertação (Mestrado em Medicina e Saúde Humana) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.
Matos, Marcos A.; Mota, ACA;Grassi MFR. Fatores de risco de osteonecrose em pacientes infectados pelo HIV - uma metanálise. 2008. Dissertação (Mestrado em Tecnologias em Saúde) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.
MATOS, M.A.A.. Frequência de transtornos mentais em pacientes portadores do vírus HTLV-I em ambulatório especializado no município de Salvador/BA. 2008. Dissertação (Mestrado em Medicina e Saúde Humana) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.
MATOS, M A. Avaliação da densidade mineral óssea em pacientes com diabetes mellitus tipo I. 2006. Dissertação (Mestrado em Medicina e Saúde (Curso Novo)) - Universidade Federal da Bahia.
MATOS, M A. A ultra-sonografia na avaliação da síndrome do ombro doloroso. Análise de uma série de casos. 2005. Dissertação (Mestrado em Medicina e Saúde Humana) - Escola Baiana de Medicina e Saúde Pública.
MATOS, M A. Prevalência de osteoporose em homens em um serviço de densitometria óssea da cidade de Salvador.. 2004. Dissertação (Mestrado em Medicina e Saúde Humana) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.
Marcos Antonio Almeida Matos. Níveis de citocinas e perfil lipídico em crianças e adolescentes com anemia falciforme. Associação com disfunção endotelial, marcadores de hemodiálise e eventos clínicos. 2018.
Marcos Antonio Almeida Matos. Associação entre capacidade funcional e queda em idosos não institucionalizados. 2018.
Marcos Antonio Almeida Matos. Avaliação da Qualidade de Vida em pacientes submetidos a artroplastia total do quadril. 2018.
Camargo OP; Crocci AT; Bispo Jr;MATOS, M A. Fatores de prognóstico do mixofibrossarcoma apendicular. 2018. Tese (Doutorado em Medicina (Ortopedia, Traumatologia e Reabilitação)) - Universidade de São Paulo.
Marcos Antonio Almeida Matos. Qualidade de Vida em portadores de Osteoartrose de joelho e indivíduos assintomáticos. 2017. Tese (Doutorado em Medicina e Saúde Humana) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.
Marcos Antonio Almeida Matos. Associação entre ocorrência de queda e Transtorno depressivo em idoso. 2016. Tese (Doutorado em Medicina e Saúde Humana) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.
MATOS, M A; Ladeia AMT; Reis HFC; Gomes Neto M; Aquino MA. Impacto cinético e funcional do uso de palmilhas em indivíduos com pé reumatóide.. 2014. Tese (Doutorado em Medicina e Saúde Humana) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.
MATOS, M A; Rocha, MS; Oliveira Junior, UB; Dultra, MMD. Papel dos anticorpos ANTIC1q no Lupus Eritematoso Sistêmico. 2012. Tese (Doutorado em Medicina e Saúde Humana) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.
MATOS, M A; Mota, ACA; Castro MMC; Pondè, MP; Aguiar, WM. Depressão e Qualidade de vida em pessoas vivendo com HTLV1 em Salvador Bahia. 2011. Tese (Doutorado em Medicina e Saúde Humana) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.
MATOS, M A; Adorno, EV; Lyra, IM; Marques Neto, M; Romeu, MAS. Perfil Clínico da Doença Falciforme: Definição de Subfenótipos clínicos e a influência do diagnóstico tardio, da aloimunização e do antígeno DUFFY. 2011. Tese (Doutorado em Medicina e Saúde Humana) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.
MATOS, M A; Camargo OP; Crocci AT; Oliveira CRMC; Cassone AE. Fatores prognósticos da sobrevida no osteossarcoma primário: grau I e II de Huvos.. 2009.
Marcos Antonio de Almeida Matos; Andrade Filho, AS; AQUINO, M. A.. Prevalência de dor crônica na população de Salvador, Bahia. 2008. Tese (Doutorado em Medicina e Saúde Humana) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.
MATOS, M A; Camargo OP; Camanho GL; Oliveira RP. Efeitos da radiofrequência nas características mecânicas da cápsula anterior do ombro de coelhos.. 2007. Tese (Doutorado em Doutorado em Ciências) - Universidade de São Paulo.
MATOS, M A. Osteomielite fúngica: Análise secundária de dados.. 2006. Tese (Doutorado em Medicina e Saúde) - Universidade Federal da Bahia.
Galvão, C Luis Carlos;Marcos Antonio de Almeida Matos. Causas de morte violenta em crianças e adolescentes na região metropolitana de Salvador. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Medicina e Saúde Humana) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.
Marcos Antonio Almeida Matos. Impacto das fraturas de membros inferiores na qualidade de vida de indivíduos adultos. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Medicina e Saúde Humana) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.
Pires, S Patrícia;MATOS, M A; PINTO, E. B. C.. Associação entre ocorrência de queda e Transtorno depressivo em idoso. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Medicina e Saúde Humana) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.
MATOS, M A; Correia LC;Grassi MFR. O Impacto da Gravidez na adolescência como fator de risco para complicações obstétricas e neonatais. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Medicina e Saúde Humana) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.
MATOS, M A. Prevalência e fatores associados à asma e elevação da pressão arterial sistêmica aos 6 anos em uma coorte de nascidos em Feira de Santana. 2012.
Matos, Marcos A.. Prevalência de dor crônica na população de Salvador, Bahia. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Medicina e Saúde Humana) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.
Marcos Antonio de Almeida Matos; TORRES, A. L. G.; Klein, TO Sibelle. níveis séricos de albumina como preditor de morbimortalidade em vítimas de queimaduras. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Tecnologias em Saúde) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.
Marcos Antonio Almeida Matos. Independência Funcional e qualidade de vida de pacientes com mucopolissacaridoses. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Tecnologias em Saúde) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.
Menezes MS;Marcos Antonio de Almeida Matos. Perfil cardiovascular de pacientes com acromegalia no estado da Bahia. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Tecnologias em Saúde) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.
Jambeiro JES;Marcos Antonio de Almeida Matos; Menezes MS. Estudo comparativo entre artrotomografia computadorizada multislice e artroscopia na avaliação das lesões do manguito rotador. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Tecnologias em Saúde) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.
MATOS, M A. Questionário de mão (Michigan) para avaliação de pacientes com Mucopolissacaridoses. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Tecnologias em Saúde) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.
MATOS, MARCOS ANTONIO DE ALMEIDA; Barbosa JDV; BEAL, E Valter. Desenvolvimento de dispositivo para minimizar o deslocamento de sondas e cateteres em pacientes pediátricos. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Tecnologias em Saúde) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.
MATOS, M A; Barbosa JDV; Azevedo JB. Forma de calçados: o projeto ergonômico de artefato para o trabalho de montagem em indústria calçadista.. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Tecnologias em Saúde) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.
Marcos Antonio Almeida Matos; CASTELAR, MARILDA. Construção e validação de teste psicométrico para avaliação de pés planos flexíveis em crianças. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Tecnologias em Saúde) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.
Marcos Antonio Almeida Matos; Dias CMCC; MAGALHAES, T. S.. Fatores predisponentes relcionados a um pior prognóstico em recém nascidos baixo peso ao nascimento. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Tecnologias em Saúde) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.
Marcos Antonio Almeida Matos; Daltro; PINTO, E. B. C.. Avaliação funcional e da qualidade de vida em pacientes portadores de coxartrose à espera de artroplastia, e indivíduos já submetidos à prótese total do quadril. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Tecnologias em Saúde) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.
MATOS, M A; Silva MFC; Jambeiro JES. Análise comparativa da acurácia das classificações de Gustilo e Tscherne como preditoras de infecções em fraturas expostas.. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Tecnologias em Saúde) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.
MATOS, M A; Castro MM; Aquino MA. Qualidade de vida em pacientes submetidos a artroplastia total do joelho.. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Tecnologias em Saúde) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.
MATOS, M A; Franco A; Ulian V. Qualidade de vida e independência funcional em portadores de osteoartrose de joelhos.. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Tecnologias em Saúde) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.
MATOS, M A; Melo AB; Feitosa ACR. Avaliação de Fatores de risco para necrose avascular da cabeça femoral na doença falciforme em pacientes pediátricos. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Tecnologias em Saúde) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.
MATOS, M A; Lima, BGC;SA, K. N.. Fatores Pré disponentes para infecção em portadores de fraturas expostas e criação de score. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Medicina e Saúde Humana) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.
MATOS, M A. Independência funcional e função motora em pacientes sequelados de AVE". 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Medicina e Saúde Humana) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.
PINTO, E. B. C.;MATOS, M ASA, K. N.. Uso Terapêutico de Jogos Virtuais em pacientes com HAM/TSP: Ensaio Clínico Randomizado. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Tecnologias em Saúde) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.
MATOS, M A; PINTO, E. B. C.;SA, K. N.. Acurácia na Avaliação do Impacto da Qualidade de vida em Pacientes com Artrite Reumatóide. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Tecnologias em Saúde) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.
MATOS, M A; Ladeia AMT;SA, K. N.. Independência Funcional e Função Motora em pacientes sequelados por AVE. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Medicina e Saúde Humana) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.
GALVAO-CASTRO FILHO, B.;SA, K. N.MATOS, M A. Ação da Acupuntura no Tratamento da Dor Crônica: Uma revisão da literatura. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Medicina e Saúde Humana) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.
MATOS, M A; Castro MMC; Gaboggini, PVSL. Disfunção do quadril e qualidade de vida em pacientes com anemia falciforme. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Medicina e Saúde Humana) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.
MATOS, M A. Alterações Oftalmológicas em grupo de pacientes portadores de HIV1 em Salvador Bahia. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Medicina e Saúde Humana) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.
MATOS, M A; GALVAO-CASTRO FILHO, B.;Grassi MFR. Virus Linfotrópico de Células T Humano Tipo 1 (HTLV-1): associação entre carga pró-viral e ceratoconjuntivite seca no município de Salvador.. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Medicina e Saúde Humana) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.
GALVAO-CASTRO FILHO, B.;MATOS, M A. Prevalência e caracterização da dor em pacientes portadores de HTLV1. 2010. Exame de qualificação (Mestrando em Medicina e Saúde Humana) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.
MATOS, M A. Avaliação dos níveis plasmáticos de estrôncio e cálcio na regeneração de defeito crítico em calvária de rato. 2010. Exame de qualificação (Mestrando em Processos Interativos dos Órgãos e Sistemas) - Universidade Federal da Bahia.
MATOS, M ASA, K. N.; Andrade Filho, AS. Perfil Postural de Portadores de HAM/TSP em Um Centro de Referência Salvador/Ba: Avaliação Postural Bi-dimensional Ortostática. 2010. Exame de qualificação (Mestrando em Medicina e Saúde Humana) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.
Marcos Antonio Almeida Matos; Mota, ACA. Prevalência da síndrome da apnéia Obstrutiva do sono em crianças e adolescentes com anemia falciforme. 2009. Exame de qualificação (Mestrando em Medicina e Saúde Humana) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.
Matos, Marcos A.. Aspectos clínicos e funcionais da síndrome do Ombro doloroso. 2008. Exame de qualificação (Mestrando em Medicina e Saúde Humana) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.
MATOS, M A. Fatores de risco de osteonecrose em pacientes infectados pelo HIV - uma metanálise. 2008. Exame de qualificação (Mestrando em Tecnologias em Saúde) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.
MATOS, M.A.A.. Tratamento farmacológico da neuropatia periférica diabética (NPD) com gabapentinóides. Revisão sistemática e metanálse.. 2008. Exame de qualificação (Mestrando em Medicina e Saúde Humana) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.
MATOS, M A. Perfil epidemiológico e tendência temporal das internações por fraturas do fêmur atendidas pelo SUS na Cidade de Salvador. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.
MATOS, M A. Estudo clínico demográfico das fraturas expostas causadas por acidente de motocicleta. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Instituto Mantenedor de Ensino Superior da Bahia.
MATOS, M A. Incidência de Vasculopatia periférica em pacientes internados em unidade de Saúde do município de Ipirá Ba. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Instituto Mantenedor de Ensino Superior da Bahia.
MATOS, M A. Avaliação dos níveis glicêmicos pré e pós cirurgia bariátrica. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Instituto Mantenedor de Ensino Superior da Bahia.
Marcos Antonio Almeida Matos. Profilaxia de Trombose Venosa profunda em Artroplastia Total de Quadril. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.
Matos, Marcos A.. Avaliação da satisfação do paciente submetido à terapêutica por acupuntura para o tratamento da lombalgia aguda. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em medicina) - CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIFTC SALVADOR.
Matos, Marcos A.. Lesões dos tendões e músculos flexores do antebraço nas zonas 5,6 e 7: Exame físico X inventário cirúrgico. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em medicina) - CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIFTC SALVADOR.
Matos, Marcos A.. Necrose avascular da cabeça femoral no tratamento conservador da displasia do desenvolvimento do quadril. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em medicina) - CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIFTC SALVADOR.
Matos, Marcos A.. Epidemiologia dos acidentes em crianças em hospital público de Salvador. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em medicina) - CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIFTC SALVADOR.
Matos, Marcos A.. Melhora da Massa óssea em pacientes portadores de paralisia cerebral em uso de pamidronato. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em medicina) - CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIFTC SALVADOR.
Marcos Antonio Almeida Matos. Prevalência da escoliose idiopática do adolescente em estudantes de 10 a 14 anos em escola pública na cidade de Salvador. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.
MATOS, M A. Manifestações renais do lúpus eritematoso sistêmico. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - EscolaBahianade Medicina e Saúde Pública.
MATOS, M A. Insuficiência renal aguda secundária a leptospirose: avanços na fisiopatologia e tratamento. Uma revisão de literatura. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - EscolaBahianade Medicina e Saúde Pública.
MATOS, M A. Análise a longo prazo do tratamento conservador da doença de Legg-Calvé-Perthes - Um estudo de revisão.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - EscolaBahianade Medicina e Saúde Pública.
MATOS, M A. A necessidade de cirurgia no tratamento da hérnia de disco.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - EscolaBahianade Medicina e Saúde Pública.
MATOS, M A. Protetização precoce para indivíduos com amputação transtibial unilateral de etiologia traumática.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Fundação de Fomento à Tecnologia e à Ciência.
MATOS, M A. Protetização precoce para indivíduos com amputação transtibial unilateral de etiologia traumática.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Instituto Mantenedor de Ensino Superior da Bahia.
MATOS, M A. Protetização precoce para indivíduos com amputação transtibial unilateral de etiologia traumática.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Instituto Mantenedor de Ensino Superior da Bahia.
Matos, Marcos Almeida. A Importância da Extensão Universitária na Redução das Disparidades Sociais. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.
Marcos Antonio Almeida Matos. Linfedema como complicação do tratamento cirúrgico para o câncer de mama: uma revisão sistemática da literatura. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.
MATOS, M A. A eficácia da glicosamina e condroitina sulfato no tratamento da osteoartrose do joelho: uma revisão sistemática. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - EscolaBahianade Medicina e Saúde Pública.
MATOS, M A. Análise a longo prazo do tratamento conservador na doença de Legg-Calvé-Perthes - Uma revisão.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.
MATOS, M A. A necessidade de cirurgia no tratamento da hérnia de disco.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.
MATOS, M A. Fatores de risco para necrose avascular da cabeça femoral em pacientes HIV positivos. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - EscolaBahianade Medicina e Saúde Pública.
MATOS, M A. Contribuição da artrorressonância no diagnóstico das lesões do lábio superior da glenóide dirigidas no sentido ântero-posterior. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - EscolaBahianade Medicina e Saúde Pública.
MATOS, M A. Tratamento atual da fratura do colo do fêmur em paciente adultos.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.
MATOS, M A. Cirurgia aberta versus cirurgia endoscópica no tratamento da síndrome do túnel do carpo.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.
MATOS, M A. Atualização sobre biomecânica do músculo psoas.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.
MATOS, M A. Manifestações osteoarticulares nas mucopolissacaridoses. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.
MATOS, M A. Estudo comparativo da reconstrução do ligamento cruzado anterior com ligamento patelar versus tendões flexores.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.
Júnior Rabelo, Alvaro; Menezes MS; NASCIMENTO SOBRINHO, CARLITO LOPES;MATOS, MARCOS ANTONIO DE ALMEIDA. Promoção de Professor titular Associado IV para Professor Titular. 2016. Universidade Federal da Bahia.
MATOS, M A; Mafra, PR. Professor titular. 2005. Faculdade de Tecnologia e Ciências.
MATOS, M A. Banca Examinadora da área de conhecimento Medicina-Clínica Cirúrgica-Clínica oftalmológica. 2013. Universidade do Estado da Bahia.
MATOS, M A; OLIVEIRA, L. A. A.; Santana FR. Professor Auxiliar de Ortopedia. 2012. Universidade Estadual de Feira de Santana.
MATOS, M A. Professor Auxiliar. 2009. Universidade Estadual de Feira de Santana.
MATOS, M A. XXXVIII Teste para Obtenção do Título de Especialista em Ortopedia e Traumatologia. 2009. Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia.
SOUZA, FPE Luis;MATOS, M A. Avaliação dos projetos de pesquisa para o SUS edital PPSUS Ceará. 2009. Ministério da Saúde.
MATOS, M A; Vieira GO; Campos, WG. Professor Adjunto. 2007. Universidade Estadual de Feira de Santana.
MATOS, M A; Seixas, LG; SILVA, R. R.. Professor Assistente. 2004. Universidade Estadual de Santa Cruz.
MATOS, M A. Presidente da banca examinadora da matéria ortopedia, do departamento de Ciências da Saúde. 2004. Universidade Estadual de Santa Cruz.
MATOS, M A. Professor Substituto. 1995. Universidade Federal da Bahia.
Marcos Antonio Almeida Matos. Processo de seleção contínuo do projeto intitulado " Prevalência e fatores associados à asma e elevação de pressçao arterial sistêmica aos seis anos em uma cooorte de nascidos em Feira de Santana. 2012. Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.
MATOS, M A. Professor adjunto. 2012. Universidade do Estado da Bahia.
Marcos Antonio Almeida Matos. Iniciação Científica FAPESB/EBMSP O Efeito de Um programa de Imagética motora na dor e função em pacientes com dor lombar crônica. 2010. Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.
Matos, Marcos A.. Banca do Processo de seleção do Curso de Pós Graduação Stricto Senso em Medicina e Saúde Humana. 2009. Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.
Marcos Antonio Almeida Matos. Iniciação Científica EBMSP /PIBIC Avaliação da Descompensação Cirúrgica seguida de Neurose na neuropatia compressiva Hanseniana. 2008. Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.
Marcos Antonio Almeida Matos. Iniciação Científica EBMSP /PIBIC Correlação do Apoio Plantar com os devios do tronco no plano sagital. 2008. Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.
Matos, Marcos A.. Banca do Processo de seleção do Curso de Pós Graduação Stricto Senso em Medicina e Saúde Humana. 2008. Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.
MATOS, M A; SERVO, M. L. S.; GORENDER, M. E.. Banca para Professor Adjunto. 2007. Universidade Estadual de Feira de Santana.
Matos, Marcos A.. Banca do Processo de seleção do Curso de Pós Graduação Stricto Senso em Medicina e Saúde Humana. 2007. Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.
Marcos Antonio Almeida Matos. Iniciação Científica FAPESB/EBMSP Prevalência de Fatores de risco para mau prognóstico em pacientes portadores de fratura de fêmur proximal. 2005. Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.
Marcos Antonio Almeida Matos. Iniciação Científica FAPESB/EBMSP Avaliação Biomecânica comparativa da resistência da reinserção de tendões por túnel Ósseo e por âncoras: Estudo Experimental em Coelhos. 2005. Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.
MATOS, M A. XXXII Exame para o Título de Especialista da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia. 2003. Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia.
Orientou
Guia de conduta clínica para ecocardiografia; Início: 2022; Dissertação (Mestrado profissional em Tecnologias em Saúde) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública; (Coorientador);
Relação médico-paciente na fibromialgia; Início: 2021; Dissertação (Mestrado profissional em Tecnologias em Saúde) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública; (Orientador);
Telemedicina no serviço de urgência e emergência da cidade de Salvador; Início: 2021; Dissertação (Mestrado profissional em Tecnologias em Saúde) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública; (Orientador);
Validação para o português brasileiro do quaestionário de segunda vitima; Início: 2021; Dissertação (Mestrado profissional em Tecnologias em Saúde) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública; (Coorientador);
Estudo econômico da fila de assistência de escoliose idiopática do adolescente; Início: 2020; Dissertação (Mestrado profissional em Tecnologias em Saúde) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública; (Orientador);
Aplicativo móvel para triagem de escoliose idiopática do adolescente; Início: 2020; Dissertação (Mestrado profissional em Tecnologias em Saúde) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública; (Orientador);
Aspectos ortopédicos da síndrome congênita do Zika Virus; Início: 2018; Iniciação científica (Graduando em Medicina) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; (Orientador);
Cotsalas; A Qualitative Survey on Perioperative Care for Patients with Sickle Cell Disease in Bahia, Brazil; ; Início: 2018 - University of Rochester School of Medicine and Dentistry; (Orientador);
Qualidade de vida na artroplastia total do quadril; Início: 2017; Iniciação científica (Graduando em Medicina) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; (Orientador);
Atividade física após artroplastia total do joelho; Início: 2016; Iniciação científica (Graduando em Medicina) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; (Orientador);
Influência da atividade da acromegalia e do status gonadal na densidade mineral e nos marcadores de turnover ósseos; 2022; Dissertação (Mestrado em Tecnologias em Saúde) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, ; Orientador: Marcos Antonio Almeida Matos;
Avaliação dos pacientes submetidos ao TAVI e idade; 2021; Dissertação (Mestrado em Tecnologias em Saúde) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, ; Orientador: Marcos Antonio Almeida Matos;
Processamento de produtos utilizados na assistência odontológica; 2021; Dissertação (Mestrado em Tecnologias em Saúde) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, ; Orientador: Marcos Antonio Almeida Matos;
Desenvolvimento e validação do software para o teste timed up and go automatizado utilizando captura tridimensional; 2021; Dissertação (Mestrado em Tecnologias em Saúde) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, ; Orientador: Marcos Antonio Almeida Matos;
Níveis Séricos de Magnésio, sua associação com Diabetes Mellitus Tipo 2 e suas complicações / comorbidades com ênfase na doença cardiovascular; 2021; Dissertação (Mestrado em Tecnologias em Saúde) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, ; Orientador: Marcos Antonio Almeida Matos;
Supressão do artefato metálico na ressonância magnética (MAVRIC-SL) no auxilio diagnóstico da dor de início tardio pós artroplastia; 2021; Dissertação (Mestrado em Medicina e Saúde Humana) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, ; Orientador: Marcos Antonio Almeida Matos;
Qualidade de Vida relacionada à Saúde em portadores de Osteoartrite do Joelho; 2018; Dissertação (Mestrado em Tecnologias em Saúde) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, ; Orientador: Marcos Antonio Almeida Matos;
Questionário de mão Michigan para avaliação de pacientes com mucopolissacaridose; 2017; Dissertação (Mestrado em Tecnologias em Saúde) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, ; Orientador: Marcos Antonio Almeida Matos;
INDEPENDÊNCIA FUNCIONAL E QUALIDADE DE VIDA DE PACIENTES COM MUCOPOLISSACARIDOSES; 2017; Dissertação (Mestrado em Tecnologias em Saúde) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, ; Orientador: Marcos Antonio Almeida Matos;
Estudo comparativo entre artrotomografia computadorizada ?multislice? e artroressonância magnética na avaliação das lesões do manguito rotador correlacionados com os achados artroscópicos; 2017; Dissertação (Mestrado em Tecnologias em Saúde) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, ; Orientador: Marcos Antonio Almeida Matos;
Construção de instrumento psicométrico para avaliação de pés planos em crianças; ; 2016; Dissertação (Mestrado em Tecnologias em Saúde) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, ; Orientador: Marcos Antonio Almeida Matos;
Atuação dos Conselhos municipais de saúde na política nacional de saúde bucal; 2016; Dissertação (Mestrado em Tecnologias em Saúde) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, ; Coorientador: Marcos Antonio Almeida Matos;
Análise comparativa da acurácia das classificações de Gustilo e Tscherne como preditoras de infecções em fraturas expostas; ; 2015; Dissertação (Mestrado em Tecnologias em Saúde) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, ; Orientador: Marcos Antonio Almeida Matos;
Qualidade de vida e avaliação funcional em pacienttes submetidos a artrople=astia total do quadril; 2015; Dissertação (Mestrado em Tecnologias em Saúde) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, ; Orientador: Marcos Antonio Almeida Matos;
Software Web Mobile para apoio a decisão no tratamento e prevenção de úlceras cutâneas; 2014; Dissertação (Mestrado em Tecnologias em Saúde) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, ; Coorientador: Marcos Antonio Almeida Matos;
Avaliação de Fatores de risco para necrose avascular da cabeça femoral na doença falciforme em pacientes pediátricos; 2014; Dissertação (Mestrado em Tecnologias em Saúde) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, ; Orientador: Marcos Antonio Almeida Matos;
Qualidade de vida e independência funcional em portadores de osteoartrose de joelhos; ; 2014; Dissertação (Mestrado em Tecnologias em Saúde) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, ; Coorientador: Marcos Antonio Almeida Matos;
Qualidade de vida em pacientes submetidos a artroplastia total do joelho; ; 2014; Dissertação (Mestrado em Tecnologias em Saúde) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, ; Orientador: Marcos Antonio Almeida Matos;
Qualidade de vida de crianças e adolescentes com osteonecrose da cabeça femoral; ; 2014; Dissertação (Mestrado em Tecnologias em Saúde) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, ; Coorientador: Marcos Antonio Almeida Matos;
Intoxicações exógenas agudas em crianças atendidas em um hospital público na Bahia; ; 2014; Dissertação (Mestrado em Tecnologias em Saúde) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, ; Coorientador: Marcos Antonio Almeida Matos;
Qualidade de vida e funcionalidade nos pacientes com desordens do manguito rotador; 2014; Dissertação (Mestrado em Tecnologias em Saúde) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, ; Coorientador: Marcos Antonio Almeida Matos;
Independência Funcional e Função Motora em pacientes sequelados por AVE; 2013; Dissertação (Mestrado em Medicina e Saúde Humana) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, ; Orientador: Marcos Antonio Almeida Matos;
FATORES PREDISPONENTES PARA INFECÇÃO EM PACIENTES PORTADORES DE FRATURAS EXPOSTAS E CRIAÇÃO DE ESCORE; 2013; Dissertação (Mestrado em Medicina e Saúde Humana) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, ; Orientador: Marcos Antonio Almeida Matos;
Disfunção do quadril e quakidade de vida em pacientes com anemia falciforme; ; 2013; Dissertação (Mestrado em Medicina e Saúde Humana) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, ; Orientador: Marcos Antonio Almeida Matos;
Prevalência da síndrome da apneia obstrutiva do sno em criança e adolescentes com anemia falciforme; ; 2009; Dissertação (Mestrado em Medicina e Saúde Humana) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, ; Orientador: Marcos Antonio Almeida Matos;
Fatores de isco de osteonecrose em pacientes infectados pelo HIV - uma metanalise; 2008; Dissertação (Mestrado em Medicina e Saúde Humana) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, ; Orientador: Marcos Antonio Almeida Matos;
Aspectos clínicos e funcionais da síndrome do ombro doloroso (SOD); ; 2008; Dissertação (Mestrado em Medicina e Saúde Humana) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, ; Orientador: Marcos Antonio Almeida Matos;
Intensidade da dor na s[indrome do ombro doloroso; 2007; Dissertação (Mestrado em Medicina e Saude Humana) - EscolaBahianade Medicina e Saúde Pública, ; Orientador: Marcos Antonio Almeida Matos;
Necrose avascular da cabeça femoral em pacientes HIV positivos; 2006; Dissertação (Mestrado em Medicina e Saúde Humana) - Escola Baiana de Medicina e Saúde Pública, ; Orientador: Marcos Antonio Almeida Matos;
Aplicação clínica da termografia na avaliação dos sinais clínicos das úlceras venosas de membros inferiores; 2022; Tese (Doutorado em Medicina e Saúde Humana) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, ; Orientador: Marcos Antonio Almeida Matos;
Avaliação radiográfica do quadril de pacientes com síndrome da Zika Congênita; 2021; Tese (Doutorado em Medicina e Saúde Humana) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, ; Orientador: Marcos Antonio Almeida Matos;
Prevalência da Síndrome de burnout em enfermeiras de terapia intensiva e fatores associados; 2018; Tese (Doutorado em Medicina e Saúde Humana) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, ; Orientador: Marcos Antonio Almeida Matos;
ESTUDO COMPARATIVO DA QUALIDADE DE VIDA DE PACIENTES SUBMETIDOS A ARTROPLASTIA TOTAL DO QUADRIL POR ARTROSE, COM INDIVIDUOS ASSINTOMÁTICOS DA MESMA FAIXA ETÁRIA; ; 2018; Tese (Doutorado em Medicina e Saúde Humana) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, ; Orientador: Marcos Antonio Almeida Matos;
Atividades instrumentais de vida diária e quedas em idosos; 2018; Tese (Doutorado em Medicina e Saúde Humana) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, ; Orientador: Marcos Antonio Almeida Matos;
Da escolha da cirurgia ao cotidiano como cirurgião: Um estudo sobre fatores de estresse e promoção da saúde; 2016; Tese (Doutorado em Medicina e Saúde Humana) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, ; Orientador: Marcos Antonio Almeida Matos;
Qualidade de Vida e Independência Funcional de Indivíduos após fratura de membros inferiores; 2016; Tese (Doutorado em Medicina e Saúde Humana) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, ; Orientador: Marcos Antonio Almeida Matos;
Cordeiro Matias; Avaliação do Gasto Energético em pacientes com Amputação de membros inferiores (MMII); 2016; Tese (Doutorado em Medicina e Saúde Humana) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, ; Orientador: Marcos Antonio Almeida Matos;
Avaliação da qualidade de vida em pacientes portadores de osteoartrose de joelho; 2015; Tese (Doutorado em Medicina e Saúde Humana) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, ; Orientador: Marcos Antonio Almeida Matos;
O Impacto da Gravidez na adolescência como fator de risco para complicações obstétricas e neonatais; 2013; Tese (Doutorado em Medicina e Saúde Humana) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, ; Orientador: Marcos Antonio Almeida Matos;
Prevalência de dor crônica na ppulação de Salvador, Bahia; ; 2008; Tese (Doutorado em Medicina e Saúde Humana) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, ; Orientador: Marcos Antonio Almeida Matos;
Alterações no Metabolismo Ósseo e Mineral de Indivíduos Jovens Portadores do HTLV1 e Suas Correlações com Polimorfismos na Região Promotora do Gene da Interleucina 6; 2007; Tese (Doutorado em Medicina e Saúde Humana) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, ; Coorientador: Marcos Antonio Almeida Matos;
Prevalência de dor crônica na cidade de Salvador; 2006; Tese (Doutorado em Medicina e Saúde Humana) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, ; Orientador: Marcos Antonio Almeida Matos;
2023; Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Marcos Antonio Almeida Matos;
Avaliação da reprodutibilidade das classificações AO, Garden e Pawels para fraturas do colo femoral; ; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência em Ortopedia e Traumatologia) - Santa Casa de Misericórdia da Bahia, Secretaria de Saúde do Estado da Bahia; Orientador: Marcos Antonio Almeida Matos;
Avaliação da reprodutibilidade das classificações AO, Garden e Pawels para fraturas do colo femoral; ; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência em Ortopedia e Traumatologia) - Santa Casa de Misericórdia da Bahia, Secretaria de Saúde do Estado da Bahia; Orientador: Marcos Antonio Almeida Matos;
Papele da protina C, protina S, antitrombina III e da resistência à proteína C na doença de Legg-Perthes; ; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência em Ortopedia e Traumatologia) - Santa Casa de Misericórdia da Bahia; Orientador: Marcos Antonio Almeida Matos;
Papele da protina C, protina S, antitrombina III e da resistência à proteína C na doença de Legg-Perthes; ; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia) - Santa Casa de Misericórdia da Bahia; Orientador: Marcos Antonio Almeida Matos;
Avaliação da reprodutibilidade da classificação de AO para as fraturas do acetábulo; ; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência em Ortopedia e Traumatologia) - Santa Casa de Misericórdia da Bahia, Secretaria de Saúde do Estado da Bahia; Orientador: Marcos Antonio Almeida Matos;
Avaliação da reprodutibilidade da classificação AO para as fraturas do acetábulo; ; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência em Ortopedia e Traumatologia) - Santa Casa de Misericórdia da Bahia, Secretaria de Saúde do Estado da Bahia; Orientador: Marcos Antonio Almeida Matos;
Associação entre HIV e osteonecrose da cabeça femoral: revisão sistemática com metanálise de 386 casos da literatura; ; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência em Ortopedia e Traumatologia) - Santa Casa de Misericórdia da Bahia, Secretaria de Saúde do Estado da Bahia; Orientador: Marcos Antonio Almeida Matos;
Associação entre HIV e osteonecrose da cabeça femoral: revisão sistemática com metanálise de 386 casos da literatura; ; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência em Ortopedia e Traumatologia) - Santa Casa de Misericórdia da Bahia; Orientador: Marcos Antonio Almeida Matos;
Reprodutibilidade da classificação de Tile para fraturas do acetábulo; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia) - Santa Casa de Misericórdia da Bahia; Orientador: Marcos Antonio Almeida Matos;
Significado clínico do exame físico para avaliação das lesões do manguito rotador; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia) - Santa Casa de Misericórdia da Bahia; Orientador: Marcos Antonio Almeida Matos;
Reprodutibilidade da classificação de Tile para fraturas do acetábulo; ; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência em Ortopedia e Traumatologia) - Santa Casa de Misericórdia da Bahia, Secretaria de Saúde do Estado da Bahia; Orientador: Marcos Antonio Almeida Matos;
Reprodutibilidade da classificação de Tile para fraturas do acetábulo; ; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência em Ortopedia e Traumatologia) - Santa Casa de Misericórdia da Bahia, Secretaria de Saúde do Estado da Bahia; Orientador: Marcos Antonio Almeida Matos;
Associação entre tempo de lesão do LCA e outras alterações do joelho; ; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência em Ortopedia e Traumatologia) - Santa Casa de Misericórdia da Bahia; Orientador: Marcos Antonio Almeida Matos;
Associação entre tempo de lesão do LCA e outras alterações do joelho; ; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia) - Santa Casa de Misericórdia da Bahia; Orientador: Marcos Antonio Almeida Matos;
Transformação fibrossarcomatosa sobre osteomielite da tíbia; ; 2001; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência em Ortopedia e Traumatologia) - Santa Casa de Misericórdia da Bahia; Orientador: Marcos Antonio Almeida Matos;
Epidemiologia das fraturas fisárias em um hospital público; ; 2000; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência em Ortopedia e Traumatologia) - Santa Casa de Misericórdia da Bahia; Orientador: Marcos Antonio Almeida Matos;
Epidemiologia das fraturas fisárias em um hospital público; ; 2000; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia) - Santa Casa de Misericórdia da Bahia; Orientador: Marcos Antonio Almeida Matos;
Significado prognóstico do tamanho tumoral no osteossarcoma infantil; ; 1999; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência em Ortopedia e Traumatologia) - Santa Casa de Misericórdia da Bahia, Secretaria de Saúde do Estado da Bahia; Orientador: Marcos Antonio Almeida Matos;
Associação entre pé torto congênito idiopático e pé plano flexível; ; 1999; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência em Ortopedia e Traumatologia) - Santa Casa de Misericórdia da Bahia; Orientador: Marcos Antonio Almeida Matos;
Associação entre pé torto congênito idiopático e pé plano flexível; ; 1999; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência em Ortopedia e Traumatologia) - Santa Casa de Misericórdia da Bahia; Orientador: Marcos Antonio Almeida Matos;
Prevalência de densidade mineral óssea baixa em pacientes portadores do retrovírus HTLV1; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública; Orientador: Marcos Antonio Almeida Matos;
Atividade lisossômica em pacientes submetidos a artroplastias cimentadas; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública; Orientador: Marcos Antonio Almeida Matos;
Estudo clínico demográfico das fraturas expostas causadas por acidente de motocicleta; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina) - Instituto Mantenedor de Ensino Superior da Bahia; Orientador: Marcos Antonio Almeida Matos;
Perfil clínico Demográfico das fraturas expostas por PAF; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em medicina) - CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIFTC SALVADOR; Orientador: Marcos Antonio Almeida Matos;
Necrose avascular da cabeça femoral no tratamento conservador da displasia do desenvolvimento do quadril; ; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina) - Instituto Mantenedor de Ensino Superior da Bahia; Orientador: Marcos Antonio Almeida Matos;
Melhora da massa óssea em pacientes portadores de paralisia cerebral em uso de pamidronato; ; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina) - Instituto Mantenedor de Ensino Superior da Bahia; Orientador: Marcos Antonio Almeida Matos;
Necrose Avascular da Cabeça Femoral após tratamento cirúrgico da epifisiólise proximal femoral com esteotomia subcapital ou fixação in situ: uma revisão sistemática; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública; Orientador: Marcos Antonio Almeida Matos;
Papel do fator V de Leiden na doença de Legg-Calve-Perthes; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública; Orientador: Marcos Antonio Almeida Matos;
Tratamento ortopédico das lesões metastáticas da coluna vertebral; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina) - EscolaBahianade Medicina e Saúde Pública; Orientador: Marcos Antonio Almeida Matos;
Tratamento cirúrgico das fraturas intertrocantéricas; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina) - EscolaBahianade Medicina e Saúde Pública; Orientador: Marcos Antonio Almeida Matos;
Fatores de risco para necrose avascular da cabeça femoral em pacientes HIV positivos; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina) - EscolaBahianade Medicina e Saúde Pública; Orientador: Marcos Antonio Almeida Matos;
Manifestações osteoarticulares das mucopolissacaridoses; ; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública; Orientador: Marcos Antonio Almeida Matos;
Papel da melatonina na progressão da escoliose idiopática do adolescente; 2022; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa; Orientador: Marcos Antonio Almeida Matos;
Níveis de melatonina na escoliose idiopática do adolescente; 2022; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, Fundação Bahiana para o Desenvolvimento das Ciências; Orientador: Marcos Antonio Almeida Matos;
Critical approach about the waiting line for Adolescent Idiopathic scoliosis surgery in the Brazilian Health System; ; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Marcos Antonio Almeida Matos;
Critical approach about the waiting line for Adolescent Idiopathic scoliosis surgery in the Brazilian Health System; ; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marcos Antonio Almeida Matos;
Estudo da prevalência de polimorfismos do gene enos e alterações metabólicas em pacientes com anemia falciforme acometidos por necrose óssea avascular; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Marcos Antonio Almeida Matos;
Functional independence mesure in patients with mucipolyssacharidosis; 2018; Iniciação Científica - University of Rochester School of Medicine and Dentistry; Orientador: Marcos Antonio Almeida Matos;
Correlação Entre os Questionários WOMAC e Harris Hip Score; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Marcos Antonio Almeida Matos;
Correlação entre os questionários WOMAC e Harris Hip Score; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Marcos Antonio Almeida Matos;
Atividade Física após Artroplastia Total de Joelho; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Marcos Antonio Almeida Matos;
Fatores etiopatogênicos associados a osteopenia e;ou osteoporose em pacientes portadores do retrovírus HTLV-1; ; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Instituto Mantenedor de Ensino Superior da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Marcos Antonio Almeida Matos;
Osteonecrose da cabeça femoral em pacientes portadores de anemia falciforme; ; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Instituto Mantenedor de Ensino Superior da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Marcos Antonio Almeida Matos;
Alterações histomorfométricas induzidas por glicocorticóides na cabeça femoral de ratos; ; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Marcos Antonio Almeida Matos;
Alterações histomorfométricas induzidas por glicocorticóides na cabeça femoral de coelhos; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública; Orientador: Marcos Antonio Almeida Matos;
Fatores de risscoparamauprognóstico nas fraturas do fêmur proximal; 2005; Iniciação Científica - EscolaBahianade Medicina e Saúde Pública, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Marcos Antonio Almeida Matos;
Lopes; Estudocomparativo da reinserção tendinosa por túnel ósseo eâncora; 2005; Iniciação Científica - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública; Orientador: Marcos Antonio Almeida Matos;
Monitoria em procedimentos cirúrgicos; 2016; Orientação de outra natureza; (medicina) - Universidade Estadual da Bahia; Orientador: Marcos Antonio Almeida Matos;
Produções bibliográficas
-
GOULARDINS, JULIANA BARBOSA ; BAPTISTA, RACHEL FONTES ; BAPTISTA, ANNA FONTES ; MACHADO, KÁTIA DO MONTE-SILVA ; Matos, Marcos Almeida . Decision-making in non-invasive neuromodulation in children. Brain Imaging and Stimulation , v. 3, p. e5685, 2024.
-
RORIZ, POLLIANNA SOUZA ; FERREIRA, ISABELLA BONIFÁCIO BRIGE ; PONTES, FABIANA BENEVIDES ; MACHADO, ANTÔNIO ; AGUIAR, TÉRCIO CAIRES ; MATOS, MARCOS ANTÔNIO ALMEIDA ; PAIVA FILHO, IVAN MATTOS ; MENEZES, RODRIGO CARVALHO ; ANDRADE, BRUNO BEZERRIL . Advancements in reperfusion rates and quality of care for ST-segment elevation myocardial infarction: a ten-year evaluation of Salvador's STEMI network. FRONTIERS IN CARDIOVASCULAR MEDICINE , v. 11, p. 1-9, 2024.
-
GOULARDINS, JULIANA BARBOSA ; NASCIMENTO, ROSEANE OLIVEIRA ; CASELLA, ERASMO BARBANTE ; SILVA, MARIA APARECIDA ; PIEK, JAN ; Matos, Marcos Almeida ; DE OLIVEIRA, JORGE ALBERTO . Do Children with Co-Occurring ADHD and DCD Differ in Motor Performance?. JOURNAL OF MOTOR BEHAVIOR , v. 56, p. 1-11, 2024.
-
ANDRADE, ROSÂNGELA PEREIRA ; Matos, Marcos Almeida . Níveis séricos de magnésio e sua associação com diabetes mellitus tipo 2 e suas complicações/comorbidades com ênfase na doença cardiovascular.. REVISTA BAIANA DE SAÚDE PÚBLICA (ONLINE) , v. 48, p. 238-242, 2024.
-
Matos, Marcos Almeida ; FREITAS, MARIA CLARA ; FERNANDES, RONY BRITTO ; OLIVEIRA, LUÍS FERNANDO WEBER DE ; MEVES, ROBERT . Tradução, adaptação transcultural e validação da versão para o português brasileiro do Body Image Disturbance Questionnaire para escoliose (BR-BIDQ-S). Revista Brasileira de Ortopedia , v. 59, p. e220-e227, 2024.
-
DA SILVA, ROBSON ROCHA ; DE SOUZA, SILMARA RAMOS ; CASTRO, MARTHA MOREIRA ; Matos, Marcos Almeida ; ARIEL DE LIMA, DIEGO . Quality of Life of Patients submitted to Total Knee Arthroplasty. JOURNAL OF HEALTH & BIOLOGICAL SCIENCES , v. 12, p. 1-9, 2024.
-
SADIGURSKY, DAVID ; SANCHES, MÁRIO MARTINS ; GARCIA, NATHALIA MACHADO ; CANTÃO, MARIANA DE OLIVEIRA ; Matos, Marcos Almeida . Effectiveness of the use of non-hydrolysed type II collagen in the treatment of osteoarthritis: a systematic review and meta-analysis. Brazilian Journal of Health Review , v. 6, p. 1649-1660, 2023.
-
OBARA, KAREN ; CARDOSO, JEFFERSON R. ; REIS, BIANCA M. ; Matos, Marcos A. ; KAWANO, MARCIO M. . Quality of life in individuals with knee osteoarthritis versus asymptomatic individuals. Musculoskeletal Care , v. 21, p. 1, 2023.
-
COUTO, LÍLIA DORIA PINTO ; CALASANS, MARIA THAÍS ; SILVA, JOSENIRA NASCIMENTO ; ARAÚJO, KARINA OLIVEIRA PORTUGAL ; Matos, Marcos Almeida . Análise termográfica na avaliação de úlceras venosas de pernas. REVISTA ENFERMAGEM CONTEMPORÂNEA , v. 12, p. e5211, 2023.
-
MATOS, M.A. ; ALMEIDA, N.D. ; HOCEVAR, L.S. ; TARTAGLIA, A ; SALLES, C ; DE SOUZA, A.J. . One stage procedure for developmental dysplasia of the hip in patients aged eight years or older. Systematic review and meta-analysis. Acta Orthopaedica Belgica , v. 89, p. 45-50, 2023.
-
PALOMA SILVA LOPES ; MARCOS ANTÔNIO ALMEIDA MATOS . Independência Funcional de Pacientes Pediátricos com Mucopolissacaridoses. Revista Científica Hospital Santa Izabel , v. 7, p. 90-91, 2023.
-
RIOS, GUSTAVO MOTA ; LINS, CAROLINA FREITAS ; QUADROS JUNIOR, MILSON CARVALHO ; NERY, RAPHAELA LISBOA ANDRADE ; TRINDADE, RONALD MEIRA CASTRO ; Matos, Marcos Almeida . Metallic artifact suppression with MAVRIC-SL in magnetic resonance imaging for assessing chronic pain after hip or knee arthroplasty. RB. RADIOLOGIA BRASILEIRA , v. 56, p. 255-262, 2023.
-
Marcos Almeida Matos . Abordagem Ortopédica das Fraturas Supracondilares do Úmero na Infância. Revista Científica Hospital Santa Izabel , v. 7, p. 168-174, 2023.
-
LEANDRO, MÁRCIO PASSOS ; DE SÁ, CLOUD KENNEDY COUTO ; FILHO, DIÓGENES PIRES SERRA ; DE SOUZA, LUCAS AZEVEDO ALVES ; Salles, Cristina ; TENÓRIO, MARIO CESAR CARVALHO ; PAZ, CLÁUDIO LUIZ DA SILVA LIMA ; MATOS, MARCOS ANTÔNIO ALMEIDA . Association and Risk Factors of Osteonecrosis of Femoral Head in Sickle Cell Disease: A Systematic Review. Indian Journal of Orthopaedics , v. 56, p. 216-225, 2022.
-
GUSTAVO MOTA RIOS ; ROGÉRIO MEIRA BARROS ; ROBSON ROCHA DA SILVA ; FLÁVIO ROBERT SANTANA ; Marcos Almeida Matos . Avaliação de Solturas em Artroplastias com Dor Crônica. Revista Científica Hospital Santa Izabel , v. 5, p. 178-183, 2022.
-
SADIGURSKY, DAVID ; MAGNAVITA, VICTOR FILARDI STOLZE ; SÁ, CLOUD KENNEDY COUTO DE ; MONTEIRO, HENRIQUE DE SOUSA ; BRAGHIROLI, ODDONE FREITAS MELRO ; MATOS, MARCOS ANTÔNIO ALMEIDA . UNDENATURED COLLAGEN TYPE II FOR THE TREATMENT OF OSTEOARTHRITIS OF THE KNEE. Acta Ortopédica Brasileira , v. 30, p. :e240572, 2022.
-
MÔNICA ALEXANDRA SAMPAIO TORRES ; CLÁUDIO SOARES CONCEIÇÃO ; ROGÉRIO MEIRA BASTOS ; Marcos Almeida Matos . Radiological Evaluation of the Hip of Patients with Congenital Zika Syndrome. Revista Científica Hospital Santa Izabel , v. 6, p. 3-11, 2022.
-
TARTAGLIA, ALEXSANDRO ; MATOS, MARCOS ANTONIO ALMEIDA . Surgical safety checklist: fact or fake?. EINSTEIN (SÃO PAULO) , v. 20, p. 1, 2022.
-
LINS, CAROLINA FREITAS ; SALMON, CARLOS ERNESTO GARRIDO ; DE SOUZA, LUANA AMORIM ; MORAES, ROBERTA DE SOUZA ; SILVA-PINTO, ANA CRISTINA ; Matos, Marcos Almeida ; NOGUEIRA-BARBOSA, MARCELLO H. . Six-point DIXON and Magnetic Resonance Spectroscopy Techniques in Quantifying Bone Marrow Fat in Sickle Cell Disease. ACADEMIC RADIOLOGY , v. 29, p. e73-e81, 2022.
-
LEANDRO, MÁRCIO PASSOS ; ALMEIDA, NATÁLIA DAMASCENO ; HOCEVAR, LARA SANTANA ; SÁ, CLOUD KENNEDY COUTO DE ; SOUZA, AMÂNCIO JOSÉ DE ; Matos, Marcos Almeida . Polimorfismos e necrose avascular em pacientes com doença falciforme - Uma revisão sistemática. REVISTA PAULISTA DE PEDIATRIA (ONLINE) , v. 40, p. 1, 2022.
-
ALMEIDA, NATALIA DAMASCENO ; Matos, Marcos Almeida ; BRITO, MILENA BASTOS ; SOUZA, AMANCIO JOSE . METABOLOMIC APPROACHES APPLIED TO THE STUDY OF CERVICAL CANCER: A SYSTEMATIC REVIEW. Brazilian Journal of Oncology , v. 18, p. 1, 2022.
-
TAVARES CORDEIRO NETO, ANTERO ; PEREIRA NETO, VALTER ; DE SCHOUCAIR JAMBEIRO, JORGE EDUARDO ; AZEVEDO ALVES DE SOUSA, LUCAS ; AGUIAR DE AZEVEDO, JONES ; DELMONTE, FERNANDO ; ALMEIDA MATOS, MARCOS . Hallux valgus and percutaneous surgery: treatment evaluation. Journal of the Foot & Ankle , v. 16, p. 317-321, 2022.
-
FREITAS LINS, C. ; GARRIDO SALMON, C.E. ; AMORIM DE SOUZA, L. ; SALDANHA QUESADO, R.C. ; DE SOUZA MORAES, R. ; SILVA-PINTO, A.C. ; ALMEIDA MATOS, M. ; NOGUEIRA-BARBOSA, M.H. . Quantitative MRI evaluation of bone marrow in sickle cell disease: relationship with haemolysis and clinical severity. CLINICAL RADIOLOGY , v. 77, p. 1, 2022.
-
SOUZA, FERNANDA MARINHO DE ; Matos, Marcos Almeida ; ROCHA, FERNANDA AVILA ; SILVEIRA JUNIOR, PAULO FERNANDO ALVES DA ; STECCA, THIAGO MELONI ; GEHHLEN, SAMUEL HENRIQUE JAKOSKI ; VIEIRA JÚNIOR, ROMERO FONSECA ; SARMENTO, JOÃO PEDRO DA FONSECA ; FIGUEIREDO, OTHO MELO DE ; SILVA, EVELIN LEONARA DIAS DA . Análise das características epidemiológicas e hospitalares da osteoartrite referente aos casos registrados no Brasil nos últimos 5 anos. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT , v. 11, p. e292111638383, 2022.
-
Marcos Almeida Matos ; ANGÉLICA MARIA HERRERA IBAGOS ; THARIK MORENO BRANDÃO ; MAYANA RUFINO LIMA . Artropatia Neuropática de Charcot em Pacientes Portadores de Insensibilidade Congênita à Dor com Anidrose (CIPA). Revista Científica Hospital Santa Izabel , v. 6, p. 95-99, 2022.
-
RIBEIRO, JÉSSICA RAMOS ; MATOS, MARCOS ANTÔNIO ALMEIDA ; FERRAZ, FERNANDA ; AGUIAR, CAROLINA VILLA NOVA ; DIAS, CRISTIANE MARIA CARVALHO COSTA . DESENVOLVIMENTO E USABILIDADE DO SOFTWARE FLASHPTR PARA OTIMIZAÇÃO DA AVALIAÇÃO DA FUNÇÃO PULMONAR. Brazilian Journal of Case Reports , v. 2, p. 40-45, 2022.
-
LINS, CAROLINA FREITAS ; SALMON, CARLOS ERNESTO GARRIDO ; DE SOUZA, LUANA AMORIM ; MORAES, ROBERTA DE SOUZA ; SILVA-PINTO, ANA CRISTINA ; Matos, Marcos Almeida ; NOGUEIRA-BARBOSA, MARCELLO H. . Qualitative and quantitative magnetic resonance imaging evaluation of bone tissue vaso-occlusive events in patients with sickle cell disease. BONE , v. 148, p. 115961, 2021.
-
TARTAGLIA, ALEXSANDRO ; MATOS, MARCOS ANTONIO ALMEIDA ; SILVA, MARY GOMES . Do you work while sick?. EINSTEIN (SÃO PAULO) , v. 19, p. 1, 2021.
-
MAIA, ROBERTO BARRETO ; SILVA, LUCAS FRAGA CUNHA DA ; SANTOS, HERBERT NASCIMENTO DOS ; ANDRADE, FERNANDO ANTÔNIO BATISTA ; MATOS, MARCOS ANTÔNIO ALMEIDA ; BARROS, ROGÉRIO MEIRA ; SANTOS, MARCUS VINÍCIUS SILVA ; ALVES REZENDE, LUIS GUILHERME ROSIFINI . Bilateral septic arthritis of the shoulder: case report and literature review. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION , v. 10, p. 267-272, 2021.
-
BANDEIRA, NILMAR G ; BARROSO, MARCUS VINÍCIUS V S ; MATOS, MARCOS ANTÔNIO A ; FILHO, ALEXANDRE L M ; FIGUEREDO, ADSON A ; GRAVINA, PAULA R ; KLEIN, SIBELE O T . Serum Albumin Concentration on Admission as a Predictor of Morbidity and Mortality in Patients With Burn Injuries. Journal of Burn Care & Research , v. 42, p. 1, 2021.
-
SILVA, SANDRO MAX CASTRO ; DALTRO, CARLA HILÁRIO DA CUNHA ; CASTRO, MARTHA MOREIRA CAVALCANTE ; CASTRO, CAMILA CAVALCANTE ; BORGES, RAPHAEL DE SOUZA ; Matos, Marcos Almeida . Impairment of quality of life due to anxiety and depression in patients with chronic pain. Brazilian Journal Of Pain , v. 4, p. 216-220, 2021.
-
Matos, Marcos Almeida ; NASCIMENTO, MÔNICA ALEXANDRA SAMPAIO TORRES ; MERRIMAN, JOELY WILDER . Orthopaedic approach to the congenital Zika syndrome. INTERNATIONAL ORTHOPAEDICS , v. 45, p. 559-564, 2021.
-
SANTOS, RODRIGO NUNES ; CASTRO, MARTHA ; SANTANA, FLÁVIO ROBERT ; SANCHES, MÁRIO MARTINS ; FILHO, DIÓGENES PIRES SERRA ; RAY, RICHARD ; Matos, Marcos Almeida . Quality Of Life and Associated Factors in Latin American Patients Undergoing Total Hip Arthroplasty. ORTOPEDIA, TRAUMATOLOGIA, REHABILITACJA , v. 23, p. 93-99, 2021.
-
SILVA, SILVANA CORREIA ; FIDALGO, CAROLINE LOPEZ ; LOPES, JULIANA RODRIGUES DA SILVA ; Salles, Cristina ; ALMEIDA, MARCOS ; CASTELAR, MARILDA . Atenção à crise em saúde mental nos serviços especializados da rede comunitária: uma revisão sistemática. REVISTA PORTUGUESA DE ENFERMAGEM DE SAÚDE MENTAL , v. sv, p. 124-139, 2021.
-
LINS, C. FREITAS ; DE CARVALHO, T. LACERDA ; DE MORAES CARNEIRO, E. RIBEIRO ; DA COSTA MARIZ FILHO, P.J. ; DIAS MANSUR, M.C. ; DOS SANTOS MORAES, R. ; MATOS, M. ALMEIDA . MRI findings of the cervical spine in patients with mucopolysaccharidosis type VI: relationship with neurological physical examination. CLINICAL RADIOLOGY , v. 75, p. 1, 2020.
-
TARTAGLIA, ALEXSANDRO ; MATOS, MARCOS ANTONIO ALMEIDA . Second victim: after all, what is this?. EINSTEIN (SÃO PAULO) , v. 18, p. 1-3, 2020.
-
ALMEIDA MATOS, MARCOS ; TAVARES NETO, ANTERO . Translation and Cross-Cultural Adaptation into Brazilian Portuguese of the Oxford Ankle Foot Questionnaire (OxAFQ). Revista Científica Hospital Santa Izabel , v. 3, p. 193-202, 2020.
-
SOUZA, C. F. ; Siqueira AC ; ANTUNES, N. S. ; HOROVITZ, D. D. ; MATOS, M. A. ; MAGALHAES, T. S. . Perthes-Like Disease Masquerading Non-Classical MPS. Journal of Inborn Errors of Metabolism & Screening , v. 8, p. e20200003, 2020.
-
Matos, Marcos A. ; DIAS, CRISTIANE C. ; PEREIRA, AMANDA A. . Doubts About Primary Versus Repeat Hamstring Surgical Lengthening in Cerebral Palsy. JOURNAL OF PEDIATRIC ORTHOPAEDICS , v. Publish Ahead of Print, p. 32804866, 2020.
-
LEANDRO, M.P. ; SÁ, C.K.C. ; FILHO, D.P.S. ; SOUZA, L.A.A. ; SALLES, C. ; TENORIO, M.C.C. ; PAZ, C.L.S.L. ; MATOS, M.A.A. . ASSOCIAÇÕES E FATORES DE RISCO DA OSTEONECROSE DA CABEÇA FEMORAL NA DOENÇA FALCIFORME: REVISÃO SISTEMÁTICA. Hematology, Transfusion and Cell Therapy , v. 42, p. 6, 2020.
-
LEANDRO, M.P. ; ALMEIDA, N.D. ; HOCEVAR, L.S. ; SÁ, C.K.C. ; SOUZA, A.J. ; MATOS, M.A.A. . ASSOCIAÇÃO DE POLIMORFISMOS E NECROSE AVASCULAR EM PACIENTES COM DOENÇA FALCIFORME: REVISÃO SISTEMÁTICA. Hematology, Transfusion and Cell Therapy , v. 42, p. 5, 2020.
-
ALMEIDA MATOS, MARCOS ; SILVA LOPES, PALOMA ; RODRIGUES CORSINI, ALLAN ; RODI, JULIA ; FONG, CHIN-TO . Applying the functional independence measure to the assessment of patients with mucopolysaccharidosis. Colombia Medica , v. 51, p. 1, 2020.
-
SALVIANO, ISABEL CRISTINA DE BARROS ; CASTRO, MARTHA MOREIRA CAVALCANTE ; MATOS, MARCOS ANTÔNIO ALMEIDA ; AGUIAR, CAROLINA VILLA NOVA . Desenvolvimento de Instrumento em Doenças Raras: Acesso à Saúde e ao Suporte Social. REVISTA PSICOLOGIA E SAÚDE , v. 12, p. 3-18, 2020.
-
ALBUQUERQUE, RICARDO DE ALMEIDA ; CASTRO, MARTHA MOREIRA CAVALCANTE ; MATOS, MARCOS ANTONIO ALMEIDA ; DALTRO, CARLA HILARIO DA CUNHA . Qualidade de vida e funcionalidade nos pacientes com desordens do manguito rotador. Revista de Pesquisa em Fisioterapia , v. 9, p. 85, 2019.
-
LOPES, PALOMA SILVA ; SERRA FILHO, DIÓGENES PIRES ; MATOS, MARCOS ANTÔNIO ALMEIDA . FUNCTIONAL INDEPENDENCE OF PEDIATRIC PATIENTS WITH MUCOPOLYSACCHARIDOSES. Acta Ortopedica Brasileira , v. 27, p. 212-215, 2019.
-
DE ANDRADE FONSECA, MARILIA ; CORDEIRO MATIAS, AMANDA GILVANI ; DE LOURDES DE FREITAS GOMES, MARIA ; ALMEIDA MATOS, MARCOS . Impact of Lower Limb Fractures on the Quality of Life. ORTOPEDIA, TRAUMATOLOGIA, REHABILITACJA , v. 21, p. 33-40, 2019.
-
SANTOS, WASHINGTON DA SILVA ; MATIAS, AMANDA GILVANI CORDEIRO ; FONSECA, MARILIA DE ANDRADE ; Matos, Marcos Almeida . ESTRUTURA DA REPRESENTAÇÃO SOCIAL DAS FRATURAS DE MEMBROS INFERIORES EM INDIVÍDUOS HOSPITALIZADOS. REVISTA DE PATOLOGIA DO TOCANTINS , v. 5, p. 5, 2018.
-
ROCHA DA SILVA, ROBSON ; FILARDI DE OLIVEIRA, PRISCILA ; ALMEIDA MATOS, MARCOS . Sports Activity After Total Knee Arthroplasty. ORTOPEDIA, TRAUMATOLOGIA, REHABILITACJA , v. 20, p. 133-138, 2018.
-
OLIVEIRA, RAFAEL VALADARES ; CRUZ, LUCIANO PASSOS ; Matos, Marcos Almeida . Comparative accuracy assessment of the Gustilo and Tscherne classification systems as predictors of infection in open fractures. REVISTA BRASILEIRA DE ORTOPEDIA , v. 53, p. 314-318, 2018.
-
MATOS, M. A. ; Ingrid CF Barboza ; Marina VAR Ferraz ; Guy Hembroff . Michigan Hand Outcomes Questionnaire for the Evaluation of Patients with Mucopolysaccharidosis. Bulletin of the Hospital for Joint Disease , v. 76, p. 112, 2018.
-
SANTOS, ANA MARIA CRUZ ; CASTRO-LIMA, HUMBERTO ; MATOS, MARCOS ANTONIO ALMEIDA ; BRITO, MILENA BASTOS . Quality of life among women with epilepsy during their reproductive years. EPILEPSY & BEHAVIOR , v. 85, p. 10-13, 2018.
-
Matos, Marcos Almeida ; FERRI-DE-BARROS, FÁBIO ; GUARNIERO, ROBERTO . Quality of life evaluation in patients with mucopolysaccharidosis using PedsQL. Journal of Child Health Care , v. 6, p. 136749351878731, 2018.
-
SILVA, R. R. ; MATOS, M. A. . Estudo tomográfico do posicionamento femoral em reconstruções, por técnica transtibial, do LCA. Revista de Científica do Hospital Santa Izabel , v. 2, p. 40-42, 2018.
-
TIRONI, MÁRCIA OLIVEIRA STAFFA ; BARBOSA, GABRIELLA BENÉ ; ROCHA, GABRIEL SILVA ; COSTA, KAROLE BRITO ALVES ; Matos, Marcos Almeida ; NASCIMENTO SOBRINHO, CARLITO LOPES . Revisão sistemática sobre prevalência de Burnout em médicos intensivistas. International Journal of Health Education , v. 2, p. 105-113, 2018.
-
GÓMEZ'VIEIRA, LUIS ALFREDO ; GÓMEZ'CORDERO, NICOLAS GERARDO ; GEAMBASTIANI, PAULO MAURICIO ALMEIDA ; Matos, Marcos Almeida . Estudo comparativo entre artrotomografia computadorizada multislice e artroscopia na avaliação das lesões do manguito rotador. Revista Brasileira de Ortopedia , v. 53, p. 1, 2018.
-
Matos, Marcos Almeida ; SILVA, LUANNE LISLE DOS SANTOS ; ALVES, GIORDANO BRUNO ; ALCÂNTARA JÚNIOR, WALTER SILVA DE ; VEIGA, DAVI . NECROSIS OF THE FEMORAL HEAD AND HEALTH-RELATED QUALITY OF LIFE OF CHILDREN AND ADOLESCENTS. Acta Ortopedica Brasileira , v. 26, p. 227-230, 2018.
-
Fernandes , RB ; GUSMAO, M. ; Amorim Júnior, DC ; PIMENTEL, MAURÍCIO ; Oliveira, TAB ; Matos, Marcos A. . Escoliose neuromuscular. Revista Científica do Hospital Santa Izabel , v. 2, p. 24-27, 2018.
-
SALVIANO, I. C. B. ; Castro MM ; MATOS, M. A. ; Aguiar, CVN . DOENÇAS RARAS: CENÁRIO NO BRASIL E NO MUNDO. REVISTA SAÚDE E DESENVOLVIMENTO , v. 12, p. 232, 2018.
-
OLIVEIRA, RAFAEL VALADARES ; CRUZ, LUCIANO PASSOS ; Matos, Marcos Almeida . An?lise comparativa da acur?cia das classifica??es de Gustilo e Tscherne como preditoras de infec??o em fraturas expostas. Revista Brasileira de Ortopedia , v. 52, p. 1, 2017.
-
LINS, CAROLINA FREITAS ; LIMA DE SÁ RIBEIRO, DANIEL ; DOURADO SANTOS, WILLER GONÇALVES ; ROSA, GENEVIEVI ; MACHICADO, VIVIANE ; PEDREIRA, ANA LUISA ; PIMENTA DA FONSECA, EMANUELA ; MOTA DUQUE SOUSA, ANNA PAULA ; RODRIGUES SILVA, CARLA BALEEIRO ; MATOS, MARCOS ANTONIO ALMEIDA ; SANTIAGO, MITTERMAYER BARRETO . Ultrasound Findings on Hands and Wrists of Patients with Systemic Lupus Erythematosus: Relationship with Physical Examination. ULTRASOUND IN MEDICINE AND BIOLOGY , v. 43, p. 1764-1768, 2017.
-
SILVA, R. R. ; SANTOS, AYRTON ANDRÉ MELO ; MATOS, M. A. . Qualidade de vida após artroplastia total do joelho: revisão sistemática. Revista Científica do Hospital Santa Izabel , v. 1, p. 45-47, 2017.
-
MATOS, M. A. ; CASTELAR, MARILDA . Necrose avascular da cabeça femoral em pacientes pediátricos acometidos por disfunção do quadril. Revista Científica do Hospital Santa Izabel , v. 1, p. 34-35, 2017.
-
MATOS, M. A. . Pesquisa Qualitativa em Saúde e a Medicina Centrada no Paciente. Revista Científica do Hospital Santa Izabel , v. 1, p. 8, 2017.
-
Fernandes , RB ; GUSMAO, M. ; Amorim Júnior, DC ; PIMENTEL, MAURÍCIO ; Oliveira TAB ; MATOS, M. A. . Estudo Clínico Epidemiológico das Fraturas da Coluna Vertebral. Revista Científica do Hospital Santa Izabel , v. 1, p. 39-44, 2017.
-
DA SILVA, ROBSON ROCHA ; Matos, Marcos Almeida ; COSTA, VALONIE CARLOS NEVES BRASILEIRO ; MORAIS, VITOR HUGO ABREU AZEVEDO DE ; LAGO DE CASTRO, LUIZ EDUARDO . Tomographic Study of Femoral Positioning in Anterior Cruciate Ligament Reconstruction Using the Transtibial Technique. Knee Surgery & Related Research , v. 29, p. 195-202, 2017.
-
CAVALCANTI, JOÃO ZUGAIB ; GOMES, IAGO OLIVEIRA ; BAPTISTA, ABRAHÃO FONTES ; SÁ, KATIA NUNES ; Matos, Marcos Almeida ; DE LUCENA, RITA DE CÁSSIA SALDANHA . Neurophysiological basis of a new electrode configuration to potentiate the tDCS: Protocols for upper limbs. Revista de Pesquisa em Fisioterapia , v. 7, p. 418-426, 2017.
-
OLIVEIRA, TIAGO ARGOLO BITTENCOURT DE ; ANDRADE, SÉRGIO MURILO DOS SANTOS ; PRADO, GABRIEL OLIVEIRA ; FERNANDES, RONY BRITO ; GUSMÃO, MAURÍCIO SANTOS ; GOMES, EDUARDO GIL FRANÇA ; AMORIM JUNIOR, DJALMA CASTRO DE ; PIMENTEL, MAURÍCIO GUIMARÃES ; SIMÕES, MARCUS THADEU VENÂNCIO ; GOMES, JOILDA FONTES ; FREIRE, JAYME BATISTA ; SAMPAIO, GLAUCO LANDIM BATISTA ; LIMA, MARCELO DE LUNA FREIRE ; Matos, Marcos Almeida . EPIDEMIOLOGY OF SPINE FRACTURES IN MOTORCYCLE ACCIDENT VICTIMS. Coluna/Columna , v. 15, p. 65-67, 2016.
-
ALMEIDA MATOS, MARCOS ; DIAS MALHEIROS, CRISTIANE . Health Related Quality of Life of Patients with Sickle Cell Disease. Journal of Blood Disorders & Transfusion , v. 07, p. 1000345, 2016.
-
MATIAS, AMANDA GILVANI CORDEIRO ; FONSÊCA, MARÍLIA DE ANDRADE ; GOMES, MARIA DE LOURDES DE FREITAS ; MATOS, MARCOS ANTONIO ALMEIDA . Indicators of depression in elderly and different screening methods. Einstein (São Paulo) , v. 14, p. 6-11, 2016.
-
TIRONI, MÁRCIA OLIVEIRA STAFFA ; TELES, JOSÉ MÁRIO MEIRA ; BARROS, DALTON DE SOUZA ; VIEIRA, DÉBORA FEIJÓ VILLAS BÔAS ; SILVA FILHO, COLBERT MARTINS DA ; MARTINS JÚNIOR, DAVI FELIX ; Matos, Marcos Almeida ; NASCIMENTO SOBRINHO, CARLITO LOPES . Prevalence of burnout syndrome in intensivist doctors in five Brazilian capitals. Revista Brasileira de Terapia Intensiva (Impresso) , v. 28, p. 270-277, 2016.
-
ARAUJO, IVAN LUIS ANDRADE ; CASTRO, MARTHA CAVALCANTE ; Daltro, Carla ; Matos, Marcos Almeida . Quality of Life and Functional Independence in Patients with Osteoarthritis of the Knee. Knee Surgery & Related Research , v. 28, p. 219-224, 2016.
-
MATIAS, AMANDA GILVANI CORDEIRO ; Santana VEC ; FONSECA, MARÍLIA DE ANDRADE ; MATOS, M A . Depressive Disorder And Mobility As Functional Predictors Falls In Elderly.. The IOSR Journal of Pharmacy (IOSRPHR) , v. 6, p. 19-24, 2016.
-
MATOS, M A ; LISLE, L. . Disfunção do quadril e quakidade de vida em pacientes portadores de anemia falciforme.. Revista de Saúde do Hospital Santa Izabel , v. 3, p. 31-32, 2016.
-
Fernandes , RB ; GUSMÃO, MAURÍCIO SANTOS ; Amorim Júnior, DC ; PIMENTEL, MAURÍCIO ; Oliveira TAB ; MATOS, M A . Atualização em Escoliose Idiopática.. Revista de Saúde do Hospital Santa Izabel , v. 3, p. 23-26, 2016.
-
SILVA, LUANNE LÍSLE DOS SANTOS ; CASTELAR, MARILDA ; Matos, Marcos Almeida . Quality of Life in Pediatric Patients with Avascular Necrosis of the Femoral Head. Ortopedia, Traumatologia, Rehabilitacja , v. 18, p. 445-449, 2016.
-
HEMBROFF, GUY ; Matos, Marcos Almeida . BRIDGING THE TECHNOLOGY GAP IN HEALTH CARE: DEVELOPING A MODEL TO BETTER HELP THOSE WHO HELP OTHERS. Brazilian Journal of Medicine and Human Health , v. 4, p. 135-137, 2016.
-
Matos, Marcos Almeida ; CARRASCO, JANDRICE ; LISLE, LUANNE ; CASTELAR, MARILDA . Avascular necrosis of the femoral head in sickle cell disease in pediatric patients suffering from hip dysfunction. Revista de Salud Publica , v. 18, p. 986, 2016.
-
MATOS, M A . Tratamento do Pé Torto Congênito pelo Método Ponseti. Revista Científica Hospital Santa Izabel , v. 3, p. 44-45, 2016.
-
FERNANDES, R. B. ; GUSMÃO, M.S. ; AMORIM JUNIOR, D. C. ; MATOS, M A . Atualização em Escoliose Idiopática. Revista de Saude Hospital Santa Izabel , v. 3, p. 23-26, 2016.
-
Matos, Marcos A. . Ponseti clubfoot management: Experience with the Steenbeek foot abduction brace.. PAED CHILD HEALT-CAN , v. 20, p. 148, 2015.
-
MALHEIROS, C. D. ; LISLE, L. ; CASTELAR, M. ; SA, K. N. ; MATOS, M. A. . Hip Dysfunction and Quality of Life in Patients With Sickle Cell Disease. Clinical Pediatrics , v. 54, p. 1, 2015.
-
Matos, Marcos Almeida ; LIMA, LUCYNARA GOMES ; de Oliveira, Luiz Antonio Alcântara . Predisposing factors for early infection in patients with open fractures and proposal for a risk score. Journal of Orthopaedics and Traumatology (Testo stampato) , v. 16, p. 1, 2015.
-
Marcos Almeida Matos . Avaliação de cinco casos de condromalácea patelar bilateral tratados com fisioterapia convencional e colágeno tipo II não desnaturado.. Revista de Saúde do Hospital Santa Izabel , v. 2, p. 41-43, 2015.
-
MATIAS, AMANDA GILVANI CORDEIRO ; FONSECA, MARÍLIA DE ANDRADE ; MATOS, MARCOS ANTONIO DE ALMEIDA . Análise fatorial de sintomas depressivos e ocorrência de quedas em idosos. Scientia Medica (Porto Alegre. Online) , v. 25, p. 40-47, 2015.
-
KAWANO, MARCIO MASSAO ; ARAÚJO, IVAN LUIS ANDRADE ; CASTRO, MARTHA CAVALCANTE ; Matos, Marcos Almeida . Assessment of quality of life in patients with knee osteoarthritis. Acta Ortopédica Brasileira , v. 23, p. 307-310, 2015.
-
MATOS, M A . Avaliação dos efeitos da terapia de reposição enzimática na função motora de pacientes com mucopolissacaridoses.. Revista de Saúde do Hospital Santa Izabel , v. 2, p. 49, 2015.
-
Santana FR ; Tanure AA ; MATOS, M A . Impactos do envelhecimento humano na ortopedia. A especialidade está preparada?. Revista de Saúde do Hospital Santa Izabel , v. 2, p. 22, 2015.
-
Fernandes , RB ; Amorim Júnior, DC ; GUSMAO, M. ; PIMENTEL, MAURÍCIO ; Oliveira TAB ; MATOS, M A . Tumor de células gigante na coluna torácica: relato de caso e revisão da literatura.. Revista de Saúde do Hospital Santa Izabel , v. 2, p. 39-42, 2015.
-
MATIAS, AMANDA GILVANI CORDEIRO ; FONSECA, MARÍLIA DE ANDRADE ; Sampaio LS ; MATOS, M A . RELAÇÃO PREDITIVA DOS INDÍCIOS DEPRESSIVOS E A SONOLÊNCIA EXCESSIVA DIURNA EM IDOSOS.. Anais CIEH , v. 2, p. 1-6, 2015.
-
FONSECA, MARÍLIA DE ANDRADE ; MATIAS, AMANDA GILVANI CORDEIRO ; Sampaio LS ; MATOS, M A . QUALIDADE DE VIDA DE IDOSOS INTERNADOS COM FRATURAS DE MEMBROS INFERIORES.. Anais CIEH , v. 2, p. 1-6, 2015.
-
RODRIGUES MENDONCA, D. ; MENEZES, M. S. ; MATOS, M. A. A. ; REBOUCAS, D. S. ; FILHO, J. N. D. C. ; ASSIS, R. S. D. ; CARNEIRO, L. . Acute Poisoning in Children in Bahia, Brazil. Global Pediatric Health , v. 3, p. 1-7, 2015.
-
MALHEIROS, C. D. ; LISLE, L. ; CASTELAR, M. ; SA, K. N. ; MATOS, M A . Hip Dysfunction and Quality of Life in Patients With Sickle Cell Disease. CLINICAL PEDIATRICS , v. 54, p. 1354-1358, 2015.
-
MATOS, M A ; BARROS, R. M. ; Santana FR . Fatores relacionados a infecção no tratamento das fraturas expostas.. Revista de Saúde do Hospital Santa Izabel , v. 1, p. 31, 2014.
-
BARROS, R. M. ; Maia RB ; MATOS, M A . TEP após artroscopia do ombro.. Revista de Saúde do Hospital Santa Izabel , v. 1, p. 46-49, 2014.
-
MATOS, M A ; LISLE, L. . Avaliação radiográfica em pacientes acometidos por mucopolissacaridoses.. Revista de Saúde do Hospital Santa Izabel , v. 3, p. 14-19, 2014.
-
SILVA, R. R. ; MATOS, M A ; Oliveira RV . Deformidade acentuada em valgo do joelho: descrição de nova técnica cirúrgica para correção.. Revista de Saúde do Hospital Santa Izabel , v. 3, p. 24-26, 2014.
-
MATOS, M A . Efeito do ácido zoledrônico na consolidação de fraturas. Revista de Saúde do Hospital Santa Izabel , v. 4, p. 45, 2014.
-
Finseca MA ; Amorim CR ; MATOS, M A . Fraturas em membros inferiores por causas externas: significado para indivíduos hospitalizados. InterScientia , v. 2, p. 4, 2014.
-
DA SILVA, ROBSON ROCHA ; SANTOS, AYRTON ANDRÉ MELO ; DE SAMPAIO CARVALHO JÚNIOR, JOSÉ ; Matos, Marcos Almeida . Qualidade de vida após artroplastia total do joelho: revisão sistemática. Revista Brasileira de Ortopedia (Impresso) , v. 49, p. 520-527, 2014.
-
Garzedin, DDS ; Cerqueira LCS ; MATOS, M A ; BARROS, R. M. . ARTROPLASTIA REVERSA DE OMBRO: RELATO DE CASO E PROPOSTA DE TRATAMENTO FISIOTERAPÊUTICO. Revista Pesquisa em Fisioterapia , v. 4, p. 160, 2014.
-
Matos, Marcos Almeida ; NASCIMENTO, JÚLIA MILENA DO ; SILVA, BRUNO VIEIRA PINTO DA . Clinical and demographic study on open fractures caused by motorcycle traffic accidents. Acta Ortopédica Brasileira (Impresso) , v. 22, p. 214-218, 2014.
-
SANTOS JUNIOR, A. C. S. ; Boa-Sorte N ; Campos CC ; Gadelha SR ; Grassi MFR ; MATOS, M A ; GALVAO-CASTRO FILHO, B. . NO EVIDENCE OF OSTEOPOROSIS IN YOUNG HTLV-1-INFECTED CARRIERS. Brazilian Journal of Medicine and Human Health , v. 2, p. 59, 2014.
-
Masgalhães T ; Brito MB ; Grassi MFR ; MATOS, M A . Adolescent Pregnancy Risks in a City of Average Size in Northeastern Brazil. Journal of Pregnancy and Child Health , v. 1, p. 2, 2014.
-
SILVA SANTOS, ANTONIO CARLOS JR ; CASTRO FILHO, Bernardo Galvão ; MATOS, M A . No evidence of osteoporoses in young HTLV-1-infected carriers. BRAZILIAN JOURNAL OF MEDICINE AND HUMAN HEALTH , v. 2, p. 59-68, 2014.
-
DIAS, Daniela ; CERQUEIRA, L. C. ; MATOS, M A ; BARROS, Rogerio . Artroplastia Reversa de Ombro: relato de caso e proposta de tratamento fisioterapêutico. Revista Pesquisa em Fisioterapia , v. 4, p. 160-167, 2014.
-
ROCHA DA SILVA, ROBSON ; Marcos Antonio Almeida Matos ; PIMENTEL, MAURÍCIO ; MARTINS, B. J. ; Oliveira RV . Cirurgia em Valgo acentuado do Joelho. REVISTA DE SAÚDE DO HOSPITAL SANTA IZABEL , v. 1, p. 24, 2014.
-
SA, K. N. ; BAPTISTA, A. F. ; SOUZA, I. ; MATOS, M A ; Lessa, I. . WORKLOAD, NECK AND UPPER LIMB PAIN IN SALVADOR?S POPULATION, BAHIA, BRAZIL. Brazilian Journal of Medicine and Human Health , v. 1, p. 3-18, 2013.
-
PITOMBO, PATRÍCIA FALCÃO ; BARROS, ROGÉRIO MEIRA ; Matos, Marcos Almeida ; MÓDOLO, NORMA SUELI PINHEIRO . Bloqueio seletivo dos nervos supraescapular e axilar promove analgesia satisfatória e menor grau de bloqueio motor: comparação com o bloqueio interescalênico. Revista Brasileira de Anestesiologia (Impresso) , v. 63, p. 52-58, 2013.
-
MATOS, M A ; PRADO, A. ; SCHENKEL, G. ; BARRETO, R. ; ACOSTA, A. X. . ENERGY EXPENDITURE DURING GAIT IN PATIENTS WITH MUCOPOLYSACCHARIDOSIS. Acta Ortopédica Brasileira , v. 21, p. 116, 2013.
-
Carvalho JC ; Gusmão CA ; MATOS, M A . Avaliação dos desfechos de funcionalidade e mobilidade pós-acidente vascular encefálico / Evaluation of mobility and functionality outcomes post cerebrovascular accident. Revista da Faculdade de Ciências Médicas de Sorocaba (Impresso) , v. 15, p. 100, 2013.
-
MATOS, MARCOS ; BARRETO, ROSA ; ACOSTA, ANGELINA . Evaluation of Motor Response in Mucopolysaccharidosis Patients Treated with Enzyme Replacement Therapy. Ortopedia, Traumatologia, Rehabilitacja , v. 15, p. 389-393, 2013.
-
MATOS, M A ; CASTRO FILHO, R. N. ; Silva BVP . Risk factors associated with infection in tibial open fractures.. Revista de la Facultad de Ciencias Médicas, Universidad Central del Ecuador , v. 70, p. 14-18, 2013.
-
MATOS, M A ; BARRETO, R. ; QUADROS, V. ; PENHA, C. E. ; ACOSTA, A. X. . Revista de la Facultad de Ciencias Medicas. Revista de la Facultad de Ciencias Médicas (Córdoba, Argentina) , v. 70, p. 201-206, 2013.
-
Amorim Júnior, DC ; Fernandes , RB ; GUSMAO, M. ; MATOS, M A . Técnica Cirúrgica para Tratamento de Escoliose Idiopática. Revista Ortopedia e Traumatologia Ilustrada , v. 3, p. 75-80, 2012.
-
Garcia Filho, FC ; GUARNIERO, R. ; Godoy Jr, RM ; MATOS, M A ; Garcia, LC . Nova Abordagem Cirúrgica do Pé Torto Resistente com Acesso de Cincinnati. Apresentação de uma Técnica operatória. Revista Ortopedia e Traumatologia Ilustrada , v. 3, p. 92-97, 2012.
-
Matos, Marcos Almeida Matos . Avascular necrosis of the femoral head in sickle cell disease patients.. Ortopedia, Traumatologia, Rehabilitacja , v. 14, p. 155-160, 2012.
-
GUSMÃO, MAURÍCIO SANTOS ; GOMES, EDUARDO GIL FRANÇA ; FERNANDES, RONY BRITO ; AMORIM JUNIOR, DJALMA CASTRO DE ; SIMÕES, MARCUS THADEU VENÂNCIO ; GOMES, JOILDA FONTES ; FREIRE, JAYME BATISTA ; Matos, Marcos Almeida ; AZULAY, JOSEPH . Paraganglioma na coluna vertebral: relato de caso. Revista Brasileira de Ortopedia (Impresso) , v. 47, p. 263-266, 2012.
-
SILVA, ROBSON ROCHA DA ; CAETANO, E. B. ; SANTOS, INDIARA GOUVEIA DOS ; Matos, Marcos Almeida ; MADUREIRA, GLEISE . Estudo comparativo entre anestesia espinhal e anestesia local com infusão de propofol para artroscopia do joelho. Revista Brasileira de Ortopedia (Impresso) , v. 47, p. 108-112, 2012.
-
SILVA, ROBSON ROCHA DA ; Matos, Marcos Almeida ; PIMENTEL, MAURÍCIO ; MARTINS, BRUNO JACOMELI ; OLIVEIRA, RAFAEL VALADARES . Deformidade acentuada em valgo do joelho: descrição de nova técnica cirúrgica para correção. Revista Brasileira de Ortopedia (Impresso) , v. 47, p. 251-256, 2012.
-
FERNANDES, RONY BRITO ; GOMES, EDUARDO GIL FRANÇA ; GUSMÃO, MAURÍCIO SANTOS ; AMORIM JUNIOR, DJALMA CASTRO DE ; SIMÕES, MARCUS THADEU VENÂNCIO ; GOMES, JOILDA FONTES ; FREIRE, JAYME BATISTA ; Matos, Marcos Almeida ; AZULAY, JOSEPH ; PEDREIRA, ADALTON JOSÉ SANTOS ; CARVALHO FILHO, ORLANDO ESPINHEIRA FREIRE DE . Estudo clínico epidemiológico das fraturas da coluna vertebral. Coluna/Columna , v. 11, p. 230-233, 2012.
-
GARCIA FILHO, FERNANDO CAL ; GUARNIERO, ROBERTO ; GODOY JÚNIOR, RUI MACIEL DE ; PEREIRA, CÉSAR AUGUSTO MARTINS ; Matos, Marcos Almeida ; GARCIA, LUCAS CORTIZO . Sutura simples e âncora em quadris de coelhos. Acta Ortopédica Brasileira (Impresso) , v. 20, p. 280-284, 2012.
-
GARCIA FILHO, FERNANDO CAL ; Guarniero, Roberto ; GODOY JÚNIOR, RUI MACIEL DE ; PEREIRA, C. A. M. ; MATOS, M A ; GARCIA, LUCAS CORTIZO . Sutura simples e âncora em quadris de coelhos. Acta Ortopedica Brasileira , v. 20, p. 280-284, 2012.
-
MATOS, M A ; TANURI, U. ; GUARNIERO, R. . The effect of zoledronate during bone healing. Journal of Orthopaedics and Traumatology (Testo stampato) , v. 11, p. 7-12, 2010.
-
Vasconcelos W ; Borges CH ; MATOS, M A ; Ferracini AM ; Dejour D . Subtraction trochleoplasty. Description of surgical technique.. Técnicas em Ortopedia , v. 1, p. 43-48, 2010.
-
BARROS, R. M. ; MATOS, M A ; FERREIRA NETO, A. A. ; GUARNIERO, R. . Biomechanical evaluation on tendon reinsertion by comparing trans-osseous suture and suture anchor at different stages of healing: experimental study on rabbits.. Journal of Shoulder and Elbow Surgery , v. 19, p. 1, 2010.
-
De Azevedo Moreira LM ; MATOS, M A ; Schiper P ; Carvalho AFL ; Gomes IC . Co-occurrence of achondroplasia and Down syndrome: genotype/phenotipe association.. Birth Defects Research. Clinical and Molecular Teratology , v. 88, p. 228-231, 2010.
-
MATOS, M A . Effect of amino acids lysine and arginine on fracture healing in rabbits. Indian journal of orthopaedics , v. 44, p. 355, 2010.
-
Matos, Marcos Almeida ; de Oliveira, Luiz Antonio Alcântara . Comparison Between Ponseti's and Kite's Clubfoot Treatment Methods: a Meta-analysis. The Journal of Foot and Ankle Surgery , v. 49, p. 395-397, 2010.
-
Salles C ; Ramos RTT ; MATOS, M A . Obstructive sleep apnea in sickle cell disease carriers. Revista Brasileira de Hematologia e Hemoterapia (Impresso) , v. 32, p. 70-75, 2010.
-
SANTANA, F. R. ; JAMBEIRO, J. E. S. ; MATOS, M A . Orthopedics and traumatology. Presentation.. Revista Baiana de Saúde Pública , v. 34, p. 9-10, 2010.
-
COELHO, C. T. ; Garzedin, DDS ; NETO, M. ; MATOS, M A . Prevalence of painful shoulder syndrome (PSS) and its influence on the quality of life of teachers of a private university institution in the city of Lauro de Freitas, Bahia. Revista Baiana de Saúde Pública , v. 34, p. 19-29, 2010.
-
MATOS, M A ; BARROS, R. M. ; Silva BVP ; SANTANA, F. R. . Intrahospital evaluation of patients with femoral proximal fracture.. Revista Baiana de Saúde Pública , v. 34, p. 30-35, 2010.
-
BARROS, R. M. ; BACELAR, M. V. S. ; MACEDO, N. ; MARTINS, B. J. ; MATOS, M A . Clinical features in the diagnosis of rotator cuff tear.. Revista Baiana de Saúde Pública , v. 34, p. 36-45, 2010.
-
Garzedin, DDS ; CASTRO, S. ; SCHIPER, L. ; MATOS, M A . Functional evaluation of acetabular fractures: case report.. Revista Baiana de Saúde Pública , v. 34, p. 46-54, 2010.
-
Salles, Cristina ; Ramos, Regina Terse T. ; Daltro, Carla ; Nascimento, Valma Maria ; Matos, Marcos Almeida . Associação entre hipertrofia adenotonsilar, tonsilites e crises álgicas na anemia falciforme. Jornal de Pediatria (Impresso) , v. 85, p. 249-253, 2009.
-
SA, K. N. ; BAPTISTA, A. ; MATOS, M A ; Lessa, I. . Prevalence of chronic pain and associated factors in the population of Salvador, Bahia.. Revista de Saúde Pública (USP. Impresso) , v. 29, p. 2009005000032, 2009.
-
SANTOS JUNIOR, A. C. S. ; MATOS, M A ; GALVAO-CASTRO FILHO, B. . Reabsorption in bone metabolism of HIV-positive patients.. Acta Ortopédica Brasileira (Impresso) , v. 17, p. 50-52, 2009.
-
Silva BVP ; SANTANA, F. R. ; MATOS, M A . Tratamento do pé plano valgo flexível: osteotomia do calcâneo de Pride-Koutsogiannis associada à técnica de Lowman-Miller modificada.. Técnicas em Ortopedia , v. 9, p. 421-428, 2009.
-
Salles, Cristina ; Ramos, Regina Terse Trindade ; Daltro, Carla ; Barral, Andréa ; Marinho, Jamocyr Moura ; Matos, Marcos Almeida . Prevalência da apneia obstrutiva do sono em crianças e adolescentes portadores da anemia falciforme. Jornal Brasileiro de Pneumologia (Impresso) , v. 35, p. 1075-1083, 2009.
-
SANTOS JUNIOR, A. C. S. ; MATOS, M A ; GALVAO-CASTRO FILHO, B. . Effect of the PTH I-34 on the bone mineral density after bisphosphonate failure.. Osteoporosis International , v. 20, p. S52-S53, 2009.
-
SA, K. N. ; BAPTISTA, A. ; MATOS, M A ; Lessa, I. . Chronic pain and gender in Salvador population, Brazil.. Pain (Amsterdam) , v. 139, p. 498-506, 2008.
-
MATOS, M A ; ARAUJO, F. P. ; PAIXAO, F. B. . Histomorphometric evaluation of bone healing in rabbit fibular osteotomy model without fixation.. Journal of Orthopaedic Surgery and Research , v. 3, p. 4, 2008.
-
MATOS, M A . The role of protein C deficiency in the etiology of Perthes disease.. Ortopedia, Traumatologia, Rehabilitacja , v. 10, p. 374, 2008.
-
MATOS, M A ; GUSMAO, M. . Diagnostic significance of magnetic resonance in low back pain]. Revista Salud Pública , v. 10, p. 105, 2008.
-
ALMEIDA, I. C. G. B. ; SA, K. N. ; SILVA, M. ; BAPTISTA, A. ; MATOS, M A ; Lessa, I. . Prevalência de dor lombar crônica na população da cidade de Salvador. Revista Brasileira de Ortopedia (Impresso) , v. 43, p. 96, 2008.
-
Garzedin, DDS ; MATOS, M A ; Daltro, CH ; BARROS, R. M. ; Guimarães, A . Pain severity in patients with painful shoulder ain severity in patients with painful shoulder syndrome. Acta Ortopédica Brasileira , v. 16, p. 165, 2008.
-
Garzedin, DDS ; MATOS, M A ; Daltro, CH ; Guimarães, A . Clinical and functional profile of patients with the Painful Shoulder Syndrome (PSS).. Ortopedia, Traumatologia, Rehabilitacja , v. 10, p. 547-553, 2008.
-
MATOS, M A ; Silva BVP ; SANTANA, F. R. . Tratamento da displasia congênita do quadril por acetabuloplastia recessual. Técnicas em Ortopedia , v. 8, p. 15-20, 2008.
-
MATOS, M A ; ALENCAR, R. W. ; MATOS, S. S. R. . Avascular necrosis of the femoral head in HIV infected patients.. The Brazilian Journal of Infectious Diseases (Impresso) , v. 11, p. 31, 2007.
-
MATOS, M A ; ARAUJO, F. P. ; PAIXAO, F. B. . The effect of zoledronate on bone remodeling during the healing process.. Acta Cirurgica Brasileira (Impresso) , v. 22, p. 115, 2007.
-
Matos, Marcos Almeida . A cirurgia brasileira perde um Mestre. Acta Cirúrgica Brasileira (Online) , v. 22, p. 511-517, 2007.
-
MATOS, M A . Ultrassonografia do quadril infantil pelo método de Graf. Revista da Associação Médica Brasileira (1992. Impresso) , v. 52, n.1, p. 53-55, 2006.
-
MATOS, M A ; GUARNIERO, R. ; GODDOI JUNIOR, R. M. . Hip septic arthritis. Revista Brasileira de Ortopedia , v. 41, p. 187-194, 2006.
-
MATOS, M A ; VIVEIROS, A. M. C. ; BARRETO, B. G. ; PIRES, R. F. D. . Reproducibility of Tile classification for acetabular fractures. Acta Ortopédica Brasileira (Impresso) , v. 14, p. 256-258, 2006.
-
MATOS, M A ; TANURI, U. ; GUARNIERO, R. . Effect of ifosfamide on bone healing.. Journal of Musculoskeletal and Neuronal Interactions , v. 6, p. 247-50, 2006.
-
SILVA, R. R. ; MATOS, M A ; SANTANA, F. R. . Association between the time of ruptured anterior cruciate ligament and the frequency of other knee joint lesions.. Revista Brasileira de Ortopedia , v. 41, p. 268-71, 2006.
-
MATOS, M A . Atlantoaxial instability and ligamentous hiperlaxity in Down sindrome. Acta Ortopédica Brasileira (Impresso) , v. 13, n.4, p. 165-167, 2005.
-
SILVA, R. R. ; MATOS, M A ; PASSOS, A. S. . Localized pigmented villonodular synovitis simulating meniscal injury - case report. Revista Brasileira de Ortopedia , v. 39, n.9, p. 536-542, 2004.
-
MATOS, M A . Infeccoes osteoarticulares agudas na infancia. Atualizacao em ortopedia, v. 1, n.4, p. 3-8, 2004.
-
MATOS, M A ; LEITA, A. A. ; PIMENTEL, N. . Significado prognóstico do tamanho tumoral no osteossarcoma infantil. Acta Ortopédica Brasileira (Impresso) , v. 10, n.3, p. 9-14, 2003.
-
MATOS, M A . Biologia molecular da osteogenesis imperfecta. Folha de Ortopedia e Traumatologia, São Paulo, v. 12, n.35, p. 12-13, 2003.
-
GONCALVES, R. R. ; MATOS, M A ; ZUMIOTTI, A. V. ; HSIANG, T. W. . Anatomical study of extended lateral arm flap. Revista Brasileira de Ortopedia , v. 38, n.6, p. 347-356, 2003.
-
MATOS, M A . Estudo experimental dos efeitos da ifosfamida na reparação óssea. Folha de Ortopedia e Traumatologia, São Paulo, v. 11, n.33, p. 14-14, 2002.
-
Matos, Marcos Almeida ; Gonçalves, Renato Ribeiro ; Araújo, Francisco Pereira . Modelo experimental de osteotomia em coelhos imaturos. Acta Ortopédica Brasileira (Impresso) , v. 9, n.4, p. 21-26, 2001.
-
JAMBEIRO, J. E. S. ; MATOS, M A ; SANTANA, F. R. ; BARBOSA, C. S. ; SILVA, M. F. . Neurolise ulnar externa. Tratamento cirúrgico e avaliação estesiométrica. Revista Brasileira de Ortopedia , v. 34, n.3, p. 197-200, 1999.
-
MATOS, M A ; JAMBEIRO, J. E. S. ; MEIRA, R. B. ; SANTANA, F. R. . Neuropatia Sensorio-Motora Em Pacientes Diabéticos. RBM. Revista Brasileira de Medicina (Rio de Janeiro) , v. 55, n.5, p. 384-350, 1998.
-
MATOS, M A ; SANTANA, F. R. ; LEITA, A. A. . Osteossarcoma na infância. Estudo epidemiológico no Estado da Bahia. Revista Brasileira de Ortopedia , v. 33, n.9, p. 739-742, 1998.
-
MATOS, M A ; SANTANA, F. R. . Epifisiólise Femoral Proximal: Metodologia Padronizada Para Avaliação de Resultados. Acta Ortopédica Brasileira , v. 5, n.4, p. 139-142, 1997.
-
JAMBEIRO, J. E. S. ; MATOS, M A . Ainhum: Ressurgimento Histórico e Científico. Acta Ortopédica Brasileira , v. 32, n.11, p. 924-926, 1997.
-
JAMBEIRO, J. E. S. ; MATOS, M A . Neurolise Ulnar Externa: Apresentação de Técnica Ambulatorial. Revista Brasileira de Ortopedia , v. 32, n.3, p. 236-238, 1997.
-
MATOS, M A ; SANTANA, F. R. . Identificação da Isoenzima Óssea de Fosfatase Alcalina Por Termoinativação. Revista Brasileira de Ortopedia , v. 31, n.3, p. 268-272, 1996.
-
GARCIA-FILHO, F. C. ; MATOS, M A ; GUEDES, A. . A Via de Acesso de Cincinnati No Tratamento Cirúrgico do Pé Torto Congênito. Folha Médica , v. 110, n.1, p. 101-104, 1995.
-
GARIA-FILHO, F. C. ; MATOS, M A . Fratura Femoral Em Crianças: Avaliação Preliminar de Uma. Acta Ortopédica Brasileira , v. 2, n.3, p. 118-122, 1994.
-
MATOS, M A ; CARVALHO, F. M. . Diarréia aguda e contaminação da água. Bio, v. 2, n.2, p. 45-47, 1990.
-
LIMA, LUCYNARA GOMES ; Matos, Marcos A. . Fatores predisponentes para infecção em fratura exposta e escore: ?Fatores predisponentes para infecção em pacientes portadores de fraturas expostas e criação de escore?. 1. ed. , 2018.
-
MATOS, M A . Ortopedia e Traumatologia. Princípios e Prática.. 5. ed. São Paulo: Artmed Editora, 2016. v. 1.
-
MATOS, M A . 1000 Perguntas e Respostas Comentadas em Ortopedia e Traumatologia. 2. ed. , 2011.
-
MATOS, M A ; ARAUJO, F. P. ; GUSMAO, M. . Classificações frequentes em fraturas. 1. ed. Salvador: Jograf, 2003. 48p .
-
MATOS, M A ; GUSMAO, M. ; ARAUJO, F. P. . Classificações frequentes em ortopedia pediátrica. 1. ed. Salvador: Jograf, 2002. v. 500. 48p .
-
MATOS, M A . Abordagem pré-operatória em ortopedia e traumatologia. 1. ed. Salvador: , 2001. 35p .
-
Marcos Almeida Matos ; THARIK MORENO BRANDÃO . Infecções osteoarticulares na criança.. In: Sociedade Brasileira de Pediatria. (Org.). Tratado de pediatria.. 5ed.Barueri: Manole, 2021, v. , p. 1-.
-
MATOS, M. A. . Apresentação. In: Claudio Reynaldo B de Souza, Andrea Borges de Souza. (Org.). Dicionário Técnico. Equipamentos Médicos e Tecnologias Aplicadas à Saúde. 1ed.Salvador: EDIFIBA, 2019, v. 1, p. 7-.
-
Finseca MA ; MATIAS, AMANDA GILVANI CORDEIRO ; Sampaio LS ; Matos, Marcos A. . Condições de saúde de idosos internados com fraturas de membros inferiores por causas externas. Tópicos em Ciências da Saúde Volume 4. 1ed.Belo Horizonte: Poisson, 2019, v. 4, p. 63-.
-
MATOS, M A . Pé talo vertical. In: Sizínio Hebert et alli. (Org.). Ortopedia e Traumatologia. Princípios e Prática. 6ed.Porto Alegre: ARTMED, 2018, v. , p. 1-.
-
MATOS, M A . Mucopolissacaridoses. In: Roberto Guarniero, David Nordon e cols.. (Org.). SOS em Ortopedia Pediátrica. 1ed.São Paulo: Manole, 2018, v. , p. 323-334.
-
Dias CMCC ; MATOS, M. A. . QUALIDADE DE VIDA PÓS SÍNDROME CORONÁRIA AGUDA. In: Ramon Missias-Moreira - Olga Sousa Valentim - Pamela Staliano. (Org.). QUALIDADE DE VIDA E SAÚDE EM UMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR. 5ed.cURITIBA: EDITORA CRV, 2018, v. 5, p. 274-.
-
PAIXAO, F. B. ; Matos, Marcos A. . Composição, estrutura e metabolismo do osso. Ortopedia Básica. 1ed.Rio de Janeiro: REVINTER, 2013, v. , p. 18-24.
-
BISPO JR, R. Z. ; MATOS, M A ; GOMES, EDUARDO GIL FRANÇA ; BEBER, E. H. . Principais termos técnicos da prática diária.. Ortopedia Básica. 1ed.Rio de Janeiro: REVINTER, 2013, v. , p. 25-36.
-
BISPO JR, R. Z. ; MATOS, M A ; Oliveira RV ; MELO JUNIOR, C. F. . Osteomielite.. Ortopedia Básica. 1ed.Rio de Janeiro: REVINTER, 2013, v. , p. 111-112.
-
MATOS, M A ; Silva BVP ; BISPO JR, R. Z. ; MELO JUNIOR, C. F. . Artrite séptica.. Ortopedia Básica. 1ed.Rio de Janeiro: REVINTER, 2013, v. , p. 123-127.
-
CARDOSO, R. B. ; BISPO JR, R. Z. ; MATOS, M A . Principais medicamentos na ortopedia. Ortopedia Básica. 1ed.Rio de Janeiro: REVINTER, 2013, v. , p. 139-164.
-
Fernandes , RB ; MATOS, M A ; BISPO JR, R. Z. ; MELO JUNIOR, C. F. . Espondilartrose.. Ortopedia Básica. 1ed.Rio de Janeiro: REVINTER, 2013, v. , p. 180-184.
-
BISPO JR, R. Z. ; MATOS, M A ; MELO JUNIOR, C. F. . Tendinopatias do manguito rotador. Ortopedia Básica. 1ed.Rio de Janeiro: REVINTER, 2013, v. , p. 200-214.
-
BISPO JR, R. Z. ; FERNANDES, T. D. ; SANTOS, A. ; MATOS, M A ; MELO JUNIOR, C. F. . Síndrome dolorosa plantar do calcâneo.. Ortopedia Básica. 1ed.Rio de Janeiro: REVINTER, 2013, v. , p. 333-352.
-
ARAUJO, M. P. ; BISPO JR, R. Z. ; MATOS, M A . Escoliose Vertebral Idiopática. Ortopedia Básica. 1ed.Rio de Janeiro: REVINTER, 2013, v. , p. 353-364.
-
SONY, J. F. ; MATOS, M A ; BISPO JR, R. Z. . Displasia do desenvolvimento do quadril.. Ortopedia Básica. 1ed.Rio de Janeiro: REVINTER, 2013, v. , p. 376-386.
-
DEENEY, V. F. ; MATOS, M A ; BISPO JR, R. Z. . Pé torto congênito. Ortopedia Básica. 1ed.Rio de Janeiro: REVINTER, 2013, v. , p. 387-392.
-
ARAUJO, F. P. ; MATOS, M A ; BISPO JR, R. Z. . Paralisia obstétrica do plexo braquial.. Ortopedia Básica. 1ed.Rio de Janeiro: REVINTER, 2013, v. , p. 393-396.
-
MENEZES, M. V. C. ; MATOS, M A ; BISPO JR, R. Z. ; MELO JUNIOR, C. F. . Deslizamento epifisário da cabeça femoral.. Ortopedia Básica. 1ed.Rio de Janeiro: REVINTER, 2013, v. , p. 397-403.
-
CORREIA, A. M. ; BISPO JR, R. Z. ; MATOS, M A ; Silva BVP . Sinovite transitória do quadril.. Ortopedia Básica. 1ed.Rio de Janeiro: REVINTER, 2013, v. , p. 404-406.
-
MATOS, M A ; BISPO JR, R. Z. ; MELO JUNIOR, C. F. . Osteogênese imperfeita.. Ortopedia Básica. 1ed.Rio de Janeiro: REVINTER, 2013, v. , p. 414-421.
-
PAULA, A. ; MATOS, M A ; ARAUJO, F. P. . Encefalopatia crônica não progressiva da infância (paralisia cerebral).. Ortopedia Básica. 1ed.Rio de Janeiro: REVINTER, 2013, v. , p. 422-426.
-
Oliveira RV ; MATOS, M A ; BISPO JR, R. Z. ; MELO JUNIOR, C. F. . Osteocondrose de Legg-Calvé-Perthes.. Ortopedia Básica. 1ed.Rio de Janeiro: REVINTER, 2013, v. , p. 440-446.
-
Godoy Jr, RM ; MATOS, M A . Perguntas e respostas comentadas em ortopedia pediátrica. In: Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia. (Org.). Perguntas e resostas comentadas em ortopedia e traumatologia. 2ed.São Paulo: Manole, 2011, v. , p. 109-129.
-
MATOS, M A ; Silva BVP ; Oliveira RV . Doença de Blount. In: Hebert S; Alimena LJM. (Org.). Ortopedia: exame e diagnóstico.. 1ªed.São Paulo: Artmed, 2011, v. , p. 337-343.
-
MATOS, M A ; SA, K. N. ; Baptista, AF . Causas de dor em ortopedia.. In: Hebert S; Alimena LJM. (Org.). Ortopedia: exame e diagnóstico.. 1ªed.São Paulo.: Artmed., 2011, v. , p. 553-560.
-
MATOS, M A . Pé talo vertical congênito. Ortopedia e traumatologia. Princípos e prática. : , 2006, v. , p. -.
-
MATOS, M A . Artrite séptica do quadril. In: GUARNIERO, R.; GODOI Jr, R.M. (Org.). O que há de novo em ortopedia e traumatologia pediátrica. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2002, v. , p. -.
-
MATOS, M A . Depoimentos. In: Gustavo Souza Teixeira da Rocha. (Org.). A próstata e a vida.. 1ªed.Salvador: Contexto e Arte Editorial, 2000, v. , p. 94-95.
-
Matos, Marcos Almeida . Você já ouviu falar em distrofia muscular de Duchene.. Rede Bahia - iBahia.com, 24 nov. 2015.
-
Matos, Marcos Almeida . Experiência clínica. Os benefícios do tratamento individualizado para as articulações.. Unica - Pharmanostra, p. 22 - 24, 01 ago. 2015.
-
Matos, Marcos Almeida . Osteogênese: uma doença hereditária. Rede Bahia - iSaúde, 01 abr. 2015.
-
MATOS, M A . Abandonado à própria sorte - Basta de violência no trânsito.. Jornal da Sociedade Bahiana de Ortopedia e traumatologia, Salvador, p. 1.
-
MATOS, M A . O desafio da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia. Jornal da Sociedade Bahiana da Ortopedia e Traumatologia, Salvador, , v. 3, p. 2.
-
MATOS, M A . Reflexões sobre teorias patogênicas do pé plano flexível. Jornal da Sociedade Baiana de Ortopeida e Traumatologia, alvador, , v. 3, p. 3.
-
MATOS, M A . Congresso da SBOT-Ba. Exemplo de organização, participação e alto nível técnico-científico.. Jornal de Sociedade Baiana de Ortopedia e Traumatologia, Salvador, , v. 5, p. 1.
-
MATOS, M A . Ortopedia e Traumatologia: exemplo de organização e participação a ser seguido.. Jornal de Sociedade Baiana de Ortopedia e Traumatologia, Salvador, p. 1.
-
MATOS, M A . Congresso da Sociedade Baiana de Ortopedia e Traumatologia. Jornal de Sociedade Baiana de Ortopedia e Traumatologia, Salvador, , v. 4, p. 1.
-
MATOS, M A . Mucopolissacaridoses: papel do ortopedista no diagnóstico e tratamento.. Jornal de Sociedade Baiana de Ortopedia e Traumatologia, Salvador, p. 2.
-
MATOS, M A . SBOT revive o clube do osso. Jornal de Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, São Paulo, p. 20.
-
MATOS, M A . Campanha virtual 'o peso do saber'. Jornal de Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, São Paulo, p. 20.
-
OSMAN, SAGDA E. K. ; HEMBROFF, GUY ; ALMEIDA MATOS, MARCOS . A Novel Kinect-Based Algorithm for Inferring the Position of the Lower Body Joints Using Human Gait Pattern. In: 2018 IEEE International Conference on Healthcare Informatics (ICHI), 2018, New York City. 2018 IEEE International Conference on Healthcare Informatics (ICHI), 2018. p. 307.
-
OSMAN, SAGDA E. K. ; HEMBROFF, GUY C. ; Matos, Marcos Almeida . Optimization of a Markerless Gait Analysis Application Aimed at Orthopedic Care for Developing Countries. In: 2018 International Conference on Computer, Control, Electrical, and Electronics Engineering (ICCCEEE), 2018, Khartoum. 2018 International Conference on Computer, Control, Electrical, and Electronics Engineering (ICCCEEE). Khartoum, Sudan: IEEE, 2018. p. 1-8.
-
SILVA, R. R. ; MATOS, M A ; COSTA, VALONIE CARLOS NEVES BRASILEIRO ; MORAIS, VITOR HUGO ABREU AZEVEDO DE . ESTUDO TOMOGRÁFICO DO POSICIONAMENTO FEMORAL NA RECONSTRUÇÕES TRANSTIBIAL, DO LCA. In: 17 Congresso Brasileiro de Cirurgia do Joelho, RJ 2018, 2018, Rio de Janeiro. 17 Congresso Brasileiro de Cirurgia do Joelho, RJ 2018, 2018.
-
Simoni, EM ; MATOS, M A ; VIEIRA, DÉBORA FEIJÓ VILLAS BÔAS ; TIRONI, MÁRCIA OLIVEIRA STAFFA ; Aguiar, CVN ; NASCIMENTO SOBRINHO, CARLITO LOPES . PREVALÊNCIA DE BURNOUT E FATORES ESTRESSORES NO TRABALHO DAS ENFERMEIRAS INTENSIVISTAS. In: 6º Encontro Nacional de Responsabilidade Social e Sustentabilidade, Porto Alegre 2018, 2018, Porto Alegre. 6º Encontro Nacional de Responsabilidade Social e Sustentabilidade, 2018.
-
MATIAS, AMANDA GILVANI CORDEIRO ; Finseca MA ; MATOS, M A . RELAÇÃO PREDITIVA DOS INDÍCIOS DEPRESSIVOS E A SONOLÊNCIA EXCESSIVA DIURNA EM IDOSOS. In: Congresso Internacional de Envelhecimento humano, 2015. Anais do CIEH, 2015. v. 2. p. 1.
-
Finseca MA ; MATIAS, AMANDA GILVANI CORDEIRO ; MATOS, M A . QUALIDADE DE VIDA DE IDOSOS INTERNADOS COM FRATURAS DE MEMBROS INFERIORES. In: Congresso Internacional de Envelhecimento Humano, 2015. Anais do CIEH, 2015. v. 2. p. 10.
-
Garzedin, DDS ; MATOS, M A ; BARROS, R. M. ; Daltro, CH ; Guimarães, A . Características clínicas de pacientes portadores de síndrome do ombro doloroso. In: 39º Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia, 2007, São Paulo. 39º Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia, 2007.
-
MATOS, M A ; BARROS, R. M. ; FERREIRA NETO, A. A. . Avaliação biomecânica comparativa entre a reinserção de tendões por meio de canaleta óssea e de âncora: estudo experimental em coelhos. In: 39º Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia, 2007, São Paulo. 39º Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia, 2007.
-
BARROS, R. M. ; Garzedin, DDS ; MATOS, M A ; Daltro, CH ; Guimarães, A . Intensidade da dor em pacientes com síndrome do ombro doloroso (SOD). In: 39º Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia, 2007, São Paulo. 39º Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia, 2007.
-
MATOS, M A . JLombalgia. In: Jornada de Ortopedia e Traumatologia do Sudoeste do Estado da Bahia, 2006, Vitória da Conquista. Jornada de Ortopedia e Traumatologia do Sudoeste do Estado da Bahia.
-
MATOS, M A . Pé plano flexível. In: Jornada de Ortopedia e Traumatologia do Estado da Bahia, 2006, Vitória da Conquista. Jornada de Ortopedia e Traumatologia do Estado da Bahia.
-
MATOS, M A . Fraturas do acetábulo. In: Jornada de Ortopedia e Traumatologia do Sudoeste da Bahia, 2006, Vitória da Conquista. Jornada de Ortopedia e Traumatologia do Sudoeste da Bahia.
-
MATOS, M A . Artrite séptica do quadril. In: Jornada de Ortopedia e Traumatologia do Sudoeste da Bahia, 2006, Vitória da Conquista. Jornada de Ortopedia e Traumatologia do Sudoeste da Bahia.
-
VIVEIROS, A. M. C. ; BARRETO, B. G. ; PIRES, R. F. D. ; MATOS, M A . Reprodutibilidade da classificação de Tile para fraturas do acetábulo. In: XXXVIII Congresso Basileiro de Ortopedia e Traumatologia/Congresso Latino Americano de Ortopedia e Traumatologia-SLAOT, 2006, Fortaleza. XXXVIII Congresso Basileiro de Ortopedia e Traumatologia/Congresso Latino Americano de Ortopedia e Traumatologia-SLAOT, 2006.
-
BARROS, R. M. ; FERREIRA NETO, A. A. ; MATOS, M A . Avliação biomecânica comparativa da re-inserção de tendões entre canaleta e âncora: estudo experimental em coelhos. In: XXXVIII Congresso Basileiro de Ortopedia e Traumatologia/Congresso Latino Americano de Ortopedia e Traumatologia-SLAOT, 2006. XXXVIII Congresso Basileiro de Ortopedia e Traumatologia/Congresso Latino Americano de Ortopedia e Traumatologia-SLAOT, 2006.
-
MATOS, M A . Slotted acetabuloplasty in the treatment of hip dysplasia. In: International Federation of Pediatric Orthopaedic Societies, 2004, Salvador. International Federation of Pediatric Orthopaedic Societies.
-
Araújo IA ; Santos GV ; Castro MM ; MATOS, M A . Qualidade de vida e capacidade funcional em portadores de osteoartrite de joelho. In: VI Congresso Internacional de Fisioterapia Manual, 2014, João Pessoa. VI Congresso Internacional de Fisioterapia Manual, 2014.
-
Souza R ; Gonçalves JD ; Barata A ; Medina J ; Salomão E ; Conceição Filho JN ; MATOS, M A ; Mendonça D . Tentativas de suicídio por intoxicações em adolescentes jovens: perfil epidemiológico e evolução clínica. In: V Congresso Brasileiro de Toxicologia Clínica, 2014, Salvador. V Congresso Brasileiro de Toxicologia Clínica, 2014.
-
Gonçalves JD ; Barata A ; Souza R ; Passos F ; Malheiro E ; Rebouças D ; MATOS, M A ; Mendonça D . Violência contra grupo de crianças utilizando raticidas: relato de caso.. In: V Congresso Brasileiro de Toxicologia Clínica, 2014, Salvador. V Congresso Brasileiro de Toxicologia Clínica, 2014.
-
MATOS, M A . Avaliação funcional na artroplastia reversa de ombro: um relato de caso.. In: Congresso de Fisioterapia Baseada em Evidências - COFIBE, 2014, Salvador. Congresso de Fisioterapia Baseada em Evidências - COFIBE, 2014.
-
Carneiro L ; Camargo P ; Passos F ; Abreu L ; Macedo L ; Conceição Filho JN ; MATOS, M A ; Mendonça D . Evolução clínica de crianças vitimas de intoxicações agudas por medicamentos em um hospital público na Bahia.. In: V Congresso Brasileiro de Toxicologia Clínica, 2014, Salvador. V Congresso Brasileiro de Toxicologia Clínica, 2014.
-
Souza R ; Medina J ; Passos F ; Gonçalves JD ; Malheiro E ; Conceição Filho JN ; MATOS, M A ; Mendonça D . Evolução de crianças vitimas de acidentes ofídicos atendidas em um hospital público na Bahia.. In: V Congresso Brasileiro de Toxicologia Clínica, 2014, Salvador. V Congresso Brasileiro de Toxicologia Clínica, 2014.
-
Gonçalves JD ; Macedo L ; Abreu L ; Carneiro L ; Rebouças D ; Conceição Filho JN ; MATOS, M A ; Mendonça D . Intoxicações por raticidas em crianças atendidas em uma unidade de emergência: perfil epidemiológico e evolução clínica.. In: V Congresso Brasileiro de Toxicologia Clínica, 2014, Salvador. V Congresso Brasileiro de Toxicologia Clínica, 2014.
-
SILVA, ROBSON ROCHA DA ; Marcos Almeida Matos . QUALIDADE DE VIDA APÓS ARTROPLASTIA TOTAL DO JOELHO: REVISÃO QUALITATIVA. In: Congresso Brasileiro de Cirurgia de Joelho, 2014, Alagoas - Maceió. Congresso Brasileiro de Cirurgia de Joelho, 2014.
-
GUSMAO, M. ; MATOS, M A . Valor diagnóstico da ressonância magnética nas doenças da coluna lombar.. In: XI Congresso da Sociedade Braileira de Coluna, 2007, Porto de Galinhas - Pernambuco. XI Congresso da Sociedade Braileira de Coluna, 2007.
-
BARROS, R. M. ; MATOS, M A ; BACELLAR, M. V. S. ; MACEDO, N. S. . XXXVIII Congresso Basileiro de Ortopedia e Traumatologia/Congresso Latino Americano de Ortopedia e Traumatologia-SLAOT. In: XXXVIII Congresso Basileiro de Ortopedia e Traumatologia/Congresso Latino Americano de Ortopedia e Traumatologia-SLAOT, 2007, Fortaleza - Ceará. XXXVIII Congresso Basileiro de Ortopedia e Traumatologia/Congresso Latino Americano de Ortopedia e Traumatologia-SLAOT, 2007.
-
BARROS, R. M. ; FERREIRA NETO, A. A. ; MATOS, M A . Avaliação biomecânica comparativa da re-inserção de tendões entre canaleta óssea e âncora: estudo experimental em coelhos.. In: XXXVIII Congresso Basileiro de Ortopedia e Traumatologia/Congresso Latino Americano de Ortopedia e Traumatologia-SLAOT, 2007, Fortaleza Ceará. XXXVIII Congresso Basileiro de Ortopedia e Traumatologia/Congresso Latino Americano de Ortopedia e Traumatologia-SLAOT, 2007.
-
Garzedin, DDS ; MATOS, M A ; BARROS, R. M. ; Daltro, CH . Intensidade da dor em pacientes com síndrome do ombro doloroso. In: 3º Congresso Internacional de Fisioterapia, 2007, Salvador. 3º Congresso Internacional de Fisioterapia, 2007.
-
MATOS, M A . Intensity of pain in patients with painful shoulder syndrome.. In: 2nd International Congress of Shoulder Therapist, 2007, Salvador. Intensity of pain in patients with painful shoulder syndrome., 2007. p. 15.
-
BARROS, R. M. ; MATOS, M A ; BACELLAR, M. V. S. ; MACEDO, N. S. . Exame físico no diagnóstico das lesões do manguito rotador.. In: XXXVIII Congresso Basileiro de Ortopedia e Traumatologia/Congresso Latino Americano de Ortopedia e Traumatologia-SLAOT, 2006, Fortaleza. XXXVIII Congresso Basileiro de Ortopedia e Traumatologia/Congresso Latino Americano de Ortopedia e Traumatologia-SLAOT, 2006.
-
MATOS, M A . Exame físico no diagnóstico das lesões do manguito rotador.. In: XXXVIII Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia/Congresso Latino Americano de Ortopedia e Traumatologia-SLAOT, 2006, Fortaleza. XXXVIII CBOT, 2006.
-
MATOS, M A . Histomorphometric assessment of bone healing in rabbits. In: International Federation of Pediatric Orthopaedic Societies, 2004, Salvador. Proceedings of IFPOS, 2004.
-
MATOS, M A . Effect of ifosfamide on bone healing of immature rabbits. In: International Federation of Pediatric Orthopaedic Societies, 2004. Proceedings of IFPOS, 2004.
-
MATOS, M A . Effect of zoledronate during bone healing. In: International Federation of Pediatric Orthopaedic Societies, 2004. Proceedings of IFPOS, 2004.
-
MATOS, M A . Taylor spatial frame in acute fracture. In: VI Congresso internacional do comitê ASAMI, 2002. VI Congresso internacional do comitê ASAMI.
-
MATOS, M A . Estudo experimental dos efeitos da ifosfamida na reparação óssea. In: Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia, 2002, São Paulo. Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia, 2002.
-
MATOS, M A . Pseudartrose, enxerto ósseo e substitutos ósseos. In: Congresso Brasileiro de Traumo Ortopédico, 2002, Salvador. Congresso Brasileiro de Trauma Ortopédico, 2002.
-
MATOS, M A . Significado prognóstico do tamanho tumoral no osteossarcoma infantil. In: I Congesso de la Sociedad Latinoamericano de Ortopedia y Traumatologia Infantil, 2001, Florianópolis. Congresso de la Sociedad latinoamericana de Ortopedi y Traumatologia infantil, 2001.
-
MATOS, M A . Instabilidade atlânto-axial em pacientes portadores de síndrome de Down. In: I Congreso de la Sociedad Latino Americana de Ortopedia Y Traumatologia, 2001, Florianópolis. I Congreso de la Sociedad Latino Americana de Ortopedia Y Traumatologia, 2001.
-
MATOS, M A ; TANURI, U. . Estudo experimental dos efeitos da ifosfamida na reparação óssea. In: Congresso do Instituto de Ortopedia e Traumatologia CIOT-FMUSP, 2001, São Paulo. Congresso do Instituto de Ortopedia e Traumatologia CIOT-FMUSP, 2001.
-
MATOS, M A . Infecção articular. In: XXXII Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia, 2000. XXXII Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia.
-
MATOS, M A . Biomecânica do quadril em crescimento. In: III Congresso Brasileiro de Ortopedia Pediátrica ? Guarujá ? 1999, 1999, Guarujá. III Congresso Brasileiro de Ortopedia Pediátrica ? Guarujá ? 1999, 1999.
-
MATOS, M A . Valor Prognóstico do tamanho tumoral no osteossarcoma infantil. In: Congresso Internacional de Ortopedia e Traumatologia da USP, 1999. Congresso Internacional de Ortopedia e Traumatologia da USP, 1999.
-
MATOS, M A . Neurolise ulnar externa. Tratamento cirúrgico e avaliação estesiométrica. In: XXXI Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia, 1998, Goiânia. XXXI Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia, 1998.
-
MATOS, M A . Neuropatia Sensoriomotora em pacientes diabéticos. In: XXXI Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia, 1998, Goiânia. XXXI Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia, 1998.
-
MATOS, M A . Sarcoma Osteogênico da infância. Estudo pré-epidemiológico no estado da Bahia. In: XXXI Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia, 1998. XXXI Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia, 1998.
-
MATOS, M A . Cirurgias reconstrutivas no tratamento do opsteossarcomo. In: II Simpósio internacional do aparelho locomotor, 1998, Salvador. II Simpósio internacional do aparelho locomotor, 1998.
-
MATOS, M A ; JAMBEIRO, J. E. S. ; BARROS, R. M. ; SANTANA, F. R. . Neuropatia senssoriomotora em paientes diabéios. In: XXXI Congresso Braileiro de Ortopeia e traumatologia, 1998, Goiânia - GO. XXXI Congresso Braileiro de Ortopeia e traumatologia, 1998.
-
JAMBEIRO, J. E. S. ; MATOS, M A ; SANTANA, F. R. ; BARBOSA, C. S. ; SILVA, M. F. . Neurolise ulnar extena. Tratamento cirúrgico e avaliação estesiomética. In: XXXI Congresso Braileiro de Ortopeia e traumatologia, 1998, Goiânia - GO. XXXI Congresso Braileiro de Ortopeia e traumatologia, 1998.
-
JAMBEIRO, J. E. S. ; MATOS, M A ; SANTANA, F. R. ; LEITA, A. A. ; BAROSA, A. ; JAMBEIRO, J. F. . Neurolise externa do nervo ular. Apresentação de ténica ambulatorial. In: XXXI Congresso Braileiro de Ortopeia e traumatologia, 1998, Goiâni - GO. XXXI Congresso Braileiro de Ortopeia e traumatologia, 1998.
-
MATOS, M A ; LEITA, A. A. ; SANTANA, F. R. . Saroma ostogênico na infância. Estudo pré-epidemiológico no Estado da Bahia.. In: XXXI Congresso Braileiro de Ortopeia e traumatologia, 1998, Goiânia - GO. XXXI Congresso Braileiro de Ortopeia e traumatologia, 1998.
-
MATOS, M A . Tema Livre. In: XII Congresso Bahiano de Ortopedia e Traumatologia, 1998, Salvador - Bahia. XII Congresso Bahiano de Ortopedia e Traumatologia, 1998.
-
MATOS, M A . Estudo pré-epidemiológico do osteossarcoma na Bahia. In: VII Seminário Internaional de Oropedia Pediática / II Congresso Brailiro de Ortopedia Peiátrica, 1997, Fortaleza - Ceará. VII Seminário Internaional de Oropedia Pediática / II Congresso Brailiro de Ortopedia Peiátrica, 1997.
-
MATOS, M A . Epifisiólise femoral proximal. Metodologia padronizada para avaliação de resultados. In: VII Seninário Internaional de Ortopedia Peiática / II Congresso Brasileiro de Ortopedia Peiátrica, 1997, Fortaleza - Ceará. VII Seninário Internaional de Ortopedia Peiática / II Congresso Brasileiro de Ortopedia Peiátrica, 1997.
-
MATOS, M A . Valor diagnóstico da fosfatase alcalina no osteossaoma infantil. In: VII Seninário Internaional de Ortopedia Peiática / II Congresso Brasileiro de Ortopedia Peiátrica, 1997, Fortaleza - Ceará. VII Seninário Internaional de Ortopedia Peiática / II Congresso Brasileiro de Ortopedia Peiátrica, 1997.
-
MATOS, M A . Valor diagnóstico da fosfatase alcalina no osteossaroma infantil. In: VII Seminário Internaional de Oropedia Pediática / II Congresso Brailiro de Ortopedia Peiátrica, 1997. VII Seninário Internaional de Ortopedia Peiática / II Congresso Brasileiro de Ortopedia Peiátrica, 1997.
-
MATOS, M A . Epifisiólise femoral proximal. Metodologia padronizada para avaliação de resultados. In: VII Seminário Internaional de Oropedia Pediática / II Congresso Brailiro de Ortopedia Peiátrica, 1997. VII Seninário Internaional de Ortopedia Peiática / II Congresso Brasileiro de Ortopedia Peiátrica, 1997.
-
MATOS, M A . A via de acesso de Cincinnati no tratamento cirúrgico do pé torto congênito.. In: XXIX Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia, 1994, Salvador - Bahia. XXIX Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia, 1994.
-
MATOS, M A . Fratura femoral em criança: avaliação preliminar de uma spica modificada para deambuilação precoce.. In: XXIX Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia, 1994, Salvador - Bahia. XXIX Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia, 1994.
-
MATOS, M A . Avaliação clínica e radiográfica no tratamento conservador das fraturas distais do antebraço.. In: X Congresso Bahiano de Ortopedia e Traumatologia, 1993. X Congresso Bahiano de Ortopedia e Traumatologia, 1993.
-
MATOS, M A . Deformidades angulares dos membros inferiores: valgo e varo.. In: X Congresso Bahiano de Ortopedia e Traumatologia, 1993. X Congresso Bahiano de Ortopedia e Traumatologia, 1993.
-
MATOS, M A . Tratamento cirúrgico do hálux valgo do adolescente pela osteotomia de Chevron modificada.. In: X Congresso Bahiano de Ortopedia e Traumatologia, 1993. X Congresso Bahiano de Ortopedia e Traumatologia, 1993.
-
MATOS, M A . Avaliação da exposição ocupacional ao benzeno no Estado da Bahia.. In: X Seminário Estudantil de Pesquisa, 1990, Salvador. X Seminário Estudantil de Pesquisa. Salvador: EDUFBA, 1990. v. X. p. 75.
-
MATOS, M A . Aspectos farmacossanitários da dispensação lícita de psicotrõpicos na Bahia.. In: IX Seminário Estudantil de Pesquisa da UFBA, 1989, Salvador. IX Seminário Estudantil de Pesquisa da UFBA. Salvador: EDUFBA, 1989. v. IX. p. 95.
-
MATOS, M A . Campilobacter jejuni em alimentos de origem animal.. In: VIII Seminário Estudantil de Pesquisa da UFBA, 1988, Salvador. VIII Seminário Estudantil de Pesquisa da UFBA. Salvador: EDUFBA, 1988. v. VIII. p. 157.
-
MATOS, M A . Diarréia aguda e contaminação da água de abastecimento doméstico.. In: VIII Seminário Estudantil de Pesquisa da UFBA, 1988, Salvador. VIII Seminário Estudantil de Pesquisa da UFBA. Salvador: EDUFBA, 1988. v. VIII. p. 118-18.
-
MATOS, M A . Pesquisa de microorganismos em saladas servidas em restaurantes, lanchonetes, supermercados e vendedores ambulantes da cidade de Salvador.. In: VII Seminário Estudantil de Pesquisa da UFBA, 1987, Salvador. VII Seminário Estudantil de Pesquisa da UFBA. Salvador: EDUFBA, 1987. v. VII. p. 99-99.
-
Matos, Marcos Almeida . Painel de discussão de casos clínicos: desafios ortopédicos na vida adulta na doença de Gaucher. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MATOS, M A . Displasia do desenvolvimento do quaril. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MATOS, M A . Manifestações ortopédicas das mucopolissacaridoses. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MATOS, M A ; Garcia, LC ; Santili C . Luxação congênita do quadril: do nascimento à maturidade. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MATOS, M A . Displasia do desenvolvimento do quadril. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MATOS, M A . Aspectos clínicos-ortopédicos e diagnostico diferencial.. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MATOS, M A . Aspectos clínicos-ortopédicos e diagnostico diferencial.. 2019. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
MATOS, M A . Manifestações Ortopédicas na MPS tipo II. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MATOS, M A . Doenças Raras ? Síndrome de Hunter.. 2019. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
MATOS, M A . The role of the Orthopedist in MPS management. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MATOS, M A . Manifestações ortopédicas das mucopolissacaridoses. 2019. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
MATOS, M A . Palestra sobre manifestações clínicas e ortopédicas das MPS. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
Marcos Antonio de Almeida Matos . Uso da prótese de quadril nas doenças osteoarticulares degenerativas. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MATOS, M A . Abordagem ortopédica na acondroplasia. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MATOS, M A . Diagnóstico diferencial da sindrome de Morquio. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MATOS, M A . Aspectos ortopédicos das mucopolissacaridoses. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MATOS, M A . Aspectos ortopédicos das mucopolissacaridoses. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MATOS, M A . Indicações para tratamento cirúrgico na síndrome do túnel do carpo em pacientes com MPS. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MATOS, M A . Orthopedic approach to achondroplasia. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MATOS, M A . Alterações ortopédicas na síndrome congênita do Zika Virus. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MATOS, M A . Hipofosfatasia. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MATOS, M A . Raquitismo e hipofosfatasia. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Marcos Antonio de Almeida Matos . Como avaliar factibilidade de um projeto científico?. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MATOS, M A . Orthopedic manifestations and treatment of MPS. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MATOS, M A . Orthopedic aproach to Duchene Muscular Distrophy. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
Marcos Antonio Almeida Matos . Medida de Independência Funcional para Avaliação de Pacientes com Mucopolissacaridoses. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
Camargo OP ; Camanho GL ; Matos, Marcos A. . Mucopolissacaridose: aspectos clínicos, ortopédicos e avaliação da qualidade de vida. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MATOS, M A ; Ferracini AM ; ALBUQUERQUE, ND . Osteomielite. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MATOS, M A . Coordenador da Mesa Redonda de Ortopedia Pediátrica. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MATOS, M A . Doenças raras e mucopolissacaridoses. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MATOS, M A . Deformidades do joelho na criança. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MATOS, M A . Pé plano na infância. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MATOS, M A . Doenças osteometabólicas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MATOS, M A . Desafios e perspectivas para a Pesquisa, Inovação e Extensão no meio acadêmico.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
MATOS, M A . Diagnóstico Diferenciado das Displasias Esqueléticas mais comuns.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MATOS, M A . Diagnóstico Diferenciado das Displasias Esqueléticas.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MATOS, M. A. . Challenges in diagnosis (and treatment) of HPP. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MATOS, M A . Overview on Achondroplasia in Brazil. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
Matos, Marcos Almeida . Doenças rara e muscopolissacaridoses. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MATOS, M A . A repercussão da disfunção do quadril na qualidade de vida do paciente com anemia falciforme. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MATOS, M A . Doenças raras e mucopolissacaridoses. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MATOS, M A . Manifestações clínicas das mucopolissacaridoses. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MATOS, M A . Síndrome de Morquio tipo A. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
Araújo IA ; Santos GV ; MATOS, M A ; Castro MM . Qualidade de vida e capacidade funcional em portadores de osteoartrite de joelho. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Souza R ; Gonçalves JD ; Barata A ; Medina J ; Salomão E ; Conceição Filho JN ; MATOS, M A ; Mendonça D . Tentativas de suicídio por intoxicações em adolescentes jovens: perfil epidemiológico e evolução clínica. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MATOS, M A . Ortopedia e Fisioterapia: novas perspectivas.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MATOS, M A . Tecnologias Assistivas: Conceitos e gestão. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MATOS, M A . Manifestações clínicas das mucopolissacaridoses. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MATOS, M A . Manifestações Clínicas das Mulcopolissacaridoses. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MATOS, M A . Manifestações ortopédicas e aspectos radiológicos dos pacientes portadores de mucopolissacaridoses. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MATOS, M A . Papel do Fator V de Leiden na doença de Legg-Calvé-Perthes.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MATOS, M A . Alterações histomorfométricas induzidas por glicocorticóides na cabeça femoral de ratos.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MATOS, M A . Prevalência de dor lombar crônica na popuilação de Salvador-Bahia.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
FERREIRA NETO, A. A. ; BARROS, R. M. ; MATOS, M A . Biomechanical evaluation of tendon reinsertion between tunnel and anchor fixation techniques: trial in rabbits.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MATOS, M A ; FIGUEIROA, G. R. . Lesão Traumática do Joelho. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
Marcos Antonio de Almeida Matos . Tratamento cirúrgico da Artrite reumatóide. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MATOS, M A ; ARAUJO, F. P. ; TANURI, U. ; GUARNIERO, R. . Effect of zoledronate during bone healing. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MATOS, M A ; TANURI, U. ; GUARNIERO, R. . Effect of ifosfamide on bone healing of immature rabbits.. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MATOS, M A ; ARAUJO, F. P. ; PAIXAO, F. B. ; GUARNIERO, R. . Histomorphometric assessment of bone healing in rabbits.. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MATOS, M A . Slotted acetabuloplasty in the treatment of hip dysplasia. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MATOS, M A . Prognostic significance of tumor size in child osteogenic sarcoma. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Matos, Marcos A. . O uso de anti-inflamatórios no pré-cirúrgico. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MATOS, M.A.A. ; SANTIAGO, MITTERMAYER BARRETO . Tratamento Cirúrgico da artrite reumatóide. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MATOS, M A . Confiabilidade da ultrassonogafia na doença displásica do quadril.. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MATOS, M A . Tratamento da displasia congênita do quadril por acetabuloplastia recessual.. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MATOS, M A . Estudo histomorfométrico da reparação óssea experimental.. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MATOS, M A . Estudo experimental dos efeitos do zoledronato durante a reparação óssea. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MATOS, M A ; ARAUJO, F. P. . Estudo histomorfométrico da reparação óssea experimental. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MATOS, M A . Transformação fibrossarcomatosa de osteomielite crônica. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Matos, Marcos A. . Marcha: coordenação e marcha: patologia. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Matos, Marcos A. ; SANTIAGO, MITTERMAYER BARRETO . Tratamento Cirúrgico da Artrite Reumatóide. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MATOS, M.A.A. . Órteses e próteses em Ortopedia. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MATOS, M A . Modelo experimental de osteotomia em coelhos imaturos.. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MATOS, M A . significado prognóstico do tamanho tumoral no osteossarcoma infantil.. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MATOS, M A . Efeito da ifosfamida na reparação óssea: estudo experimenal.. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MATOS, M.A.A. ; SOBRINHO, M B João . Diagnóstico diferencial: ortopedia e disfunções têmporo-mandibulares. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Matos, Marcos A. . Lesões traumáticas do tornozelo e pé. 1995. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GARCIA-FILHO, F. C. ; MATOS, M A ; GUEDES, A. ; ANDRADE, A. M. ; LEITE, J. B. ; FERNANDES, R. . Deformidades angulares dos membros inferiores: valgo e varo.. 1993. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
GARCIA-FILHO, F. C. ; MATOS, M A ; ANDRADE, A. M. ; GUEDES, A. . Tratamento cirúrgico do hálux valgo do adolescente pela osteotomia de Chevron modificada. 1993. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
PASSOS, A. S. ; GARIA-FILHO, F. C. ; ANDRADE, A. M. ; MATOS, M A ; GUEDES, A. . Avaliação clínica e radiográfica no tratamento conservador das fraturas distais do antebraço.. 1993. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MATOS, M A . Avaliação do tratamento conservador das fraturas distais do antebraço.. 1993. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
MATOS, M A . Epidemiologia das fraturas do fêmur em crianças.. 1993. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
MATOS, M A . Tratamento do hálux valgus em adolescentes pela técnica de Chevron. 1993. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
MATOS, M A . Tratamento cirúrgico do pé torto congênito pela tecnica de Simon.. 1993. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
MATOS, M A . Avaliação clínica e radiográfica no tratamento conservador das fraturas do antebraço.. 1993. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MATOS, M A . Tratamento cirúrgico do hálux valgo do adolescente pela técnica de Chevron modificada. 1993. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MATOS, M A . Deformidades angulares dos membros inferiores: varo e valgo.. 1993. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MATOS, M A . Tratamento cirúrgico do pé torto congênito pela via de acesso de Cincinnati.. 1992. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
MATOS, M A . Fraturas diafisárias de fêmur em crianças:um exemplo de conduta. 1992. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
MATOS, M A . Avaliação da exposição ocupacional ao benzeno no Estado da Bahia.. 1990. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MATOS, M A . Aspectos farmacossanitários da dispensação lícita de psicotrõpicos na Bahia.. 1989. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MATOS, M A . Presidente do Diretório Acadêmico. 1988. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MATOS, M A . Campylobacter jejuni em alimentos de origrm animal.. 1988. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MATOS, M A . Diarréia infantil e contaminação da água de abastecimento doméstico.. 1988. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MATOS, M A . Pesquisa de microorganismos em saladas servidas em restaurantes, lanchonetes, supermercados e vendedores ambulantes da cidade de Salvador.. 1987. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MATOS, M A . Displasias Esqueléticas. EBMSP, 2010 (Folder informativo).
-
MATOS, M A . Extudo experimental dos efeitos do zoledronato durante a reparação óssea 2003 (Tese).
-
MATOS, M A . Estudo experimental dos efeitos da ifosfamida na reparação óssea. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2000 (Tese).
Outras produções
MATOS, M A . Comitê de Avaliação de Iniciação Científica 2018. 2018.
MATOS, M A . Aplicativo Monte Carlo para análise de sensibilidade em estudos econômicos em saúde. 2021.
Matos, Marcos Almeida ; TAVARES CORDEIRO NETO, ANTERO . Aplicativo para cálculo de diferença clínica minimamente significante (DMCS). 2021.
Osman S ; Hembroff G ; MATOS, M A . A Novel Kinect-Based Algorithm for Inferring the Position of the Lower Body Joints Using Human Gait Pattern. 2018.
Matos, Marcos Almeida ; CLÁUDIO SOARES CONCEIÇÃO . Guia de conduta clínica para escoliose idiopática do adolescente (EIA). 2022.
MATOS, M A . Parecer Técnico-Científico (PTC). 2018.
MATOS, M A . Parecer Técnico-Científico (PTC) - Journal of Clinical Anesthesia. 2017.
MATOS, M. A. . Parecer Técnico-Científico (PTC) - HISTOLOGY AND HISTOPATHOLOGY. 2016.
MATOS, M A . Parecer Técnico-Científico - PTC - Journal of Orthopedics and Traumatology - D-15-00049 - Reviewer Invitation for A COMPARATIVE EVALUATION OF CALCITRIOL & CALCIUM THERAPY WITH OR WITHOUT ALENDRONATE IN PATIENTS OF OSTEOPOROSIS. 2015.
MATOS, M A . Parecer Técnico-Científico (PTC) - Austin Journal of Orthopedics & Rheumatology - 3 Cases of Genu Valgum in Medically Treated X-linked Hypophosphatemic Rickets.. 2015.
MATOS, M A . Parecer Técnico-Científico (PTC) - Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Santa Izabel - FATORES INTERVENIENTES PARA O TEMPO DE PERMANÊNCIA NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA PÓS REVASCULARIZAÇÃO MIOCÁRDICA.. 2015.
MATOS, M A . Parecer Técnico-Científico (PTC) - Acta Ortopédica Brasileira - Tendências do trauma facial, etiologia e prevenção: um estudo retrospectivo.. 2015.
MATOS, M A . Parecer Técnico-Científico (PTC) - Journal of Clinical Imaging Science - RADIOLOGIC EVALUATION OF OSTEONECROSIS OF FEMORAL HEAD IN HOMOZYGOUS SICKLE CELL DISEASE. 2014.
MATOS, M A . Parecer Técnico-Científico - PTC - Journal of Orhtopedics and Traumatology JORT-D-14-00161. 2014.
MATOS, M A . Parecer Técnico-Científico (PTC) - Acta Ortopédica Brasileira - Custos sociais e hospitalares de pacientes internados por acidente com motocicleta em Hospital Universitário.. 2014.
MATOS, M A . Parecer Técnico-Científico (PTC) - Acta Ortopédica Brasileira - Prevalência de absenteísmo por DORT em servidores de uma universidade federal em 10 anos.. 2014.
MATOS, M A . Parecer Técnico-Científico (PTC) - Revista Brasileira de Ortopedia -Mesenchymal stromal cells from bone marrow treated with extract of bovine tendon acquire the phenotype of mature tenocytes.. 2014.
MATOS, M A . Parecer Técnico-Científico (PTC) - Revista Brasileira de Ortopedia - Custos sociais e hospitalares de pacientes internados por acidente com motocicleta em Hospital Universitário.Efeitos da administração em longo prazo do omeprazol sobre a densidade mineral óssea e propriedades mecânicas do osso.. 2014.
MATOS, M A . Parecer Técnico-Científico (PTC) - Revista Brasileira de Ortopeida - A visualização do comprimento do úmero na radiografia interfere na avaliação da medida do ângulo de Baumann?. 2014.
MATOS, M A . Parecer Técnico-Científico - PTC Journla of Scientific Research and Report - JSRR_13908. 2014.
MATOS, M A . Avaliação do resultado do uso do parafuso deslizante de quadril no tratamento da fratura do colo femoral em pacientes abaixo de 55 anos. 2013.
MATOS, M A . A prevalência de hipermobilidade articular e hipotonia na Osteogênese Imperfeita. 2013.
MATOS, M A . ANÁLISE TERMOGRÁFICA E HISTOLÓGICA DE TENORRAFIAS EM COELHOS PÓS-MOBILIZAÇÃO ATIVA PRECOCE (MAP) ? PARTE II*. 2013.
MATOS, M A . OSTEOPETROSE DO ADULTO: RELATO DE CASO. 2013.
MATOS, M A . Bone graft substitutes for local antibiotic therapy in the treatment of bone infections. 2011.
MATOS, M A . Bilateral calcaneal ultrasound measurement in postmenopausal women with hip fractures. 2011.
Matos, Marcos Almeida . Podcast MPS II & ORTOPEDIA. 2022. (Programa de rádio ou TV/Outra).
Matos, Marcos Almeida . O que são mucopolissacaridoses. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
Matos, Marcos Almeida . Conversando com o especialista. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
MATOS, M A ; Soliani ML ; SA, K. N. . Breve relato dos resultados obtidos com os primeiros dóruns de pesquisadores. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
Matos, Marcos Almeida . Dr. Marcos Almeida Matos/instagram - Ortopeida Pediátrica. 2021; Tema: Educação em Ortopedia Pediátrica. (Rede social).
Matos, Marcos Almeida . Prof. Marcos Almeida Matos - Pesquisa científica. 2021. (Rede social).
Matos, Marcos Almeida . Facebook Marcos Almeida Matos. 2021; Tema: Ortopedia pediátrica, conhecimento científico e educação em saúde. (Rede social).
Matos, Marcos Almeida . Webmeeting - Conversa com o especilista - Papel do ortopedista nas mucopolissacaridoses. 2022. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Matos, Marcos Almeida . Curso de Ortopedia Pediátrica. 2022. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
Matos, Marcos Almeida . Manifestações esqueléticas da doença de Gaucher. 2022. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Folderinformativo).
Matos, Marcos Almeida . Curso de Ortopedia Pediátrica. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
Matos, Marcos Almeida . Curso de exame físico ortopédico. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
Matos, Marcos Almeida . Curso de exame físico ortopédico. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
MATOS, M A . Doenças Osteometabólicas do adulto e da criança. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Santana FR ; MATOS, MARCOS ANTONIO DE ALMEIDA . Manual da Residência Serviço de Ortopedia e Traumatologia. 2014. (Manual).
MATOS, M A . Displasias esqueléticas. Um grupo de doenças raras co envolvimento marcante do sistema músculo-esquelético. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Folder informativo).
MATOS, M A . Jornal da Sociedade Bahiana de Ortopedia e Traumatologia. 2013. (Editoração/Periódico).
Marcos Antonio de Almeida Matos . Prevenção a acidentes com Motocicletas do Ministério da Defesa Exército Brasileiro. 2011. .
MATOS, M.A.A. ; Santana FR . Manual da Residência Serviço de Ortopedia e Traumatologia. 2010. (Manual).
Marcos Antonio de Almeida Matos . Seminários de bioética aplicada à pesquisa. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
MATOS, MARCOS ANTONIO DE ALMEIDA . Ler/DORT. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
MATOS, MARCOS ANTONIO DE ALMEIDA . Disciplina de quadril. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
MATOS, MARCOS ANTONIO DE ALMEIDA . Disciplina de quadril. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
Marcos Antonio Almeida Matos . Infecções Osteoarticulares agudas na infância. 2004. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Capítulo de Livro).
MATOS, MARCOS ANTONIO DE ALMEIDA . Dor no Ombro e cérvico-braquialgias. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
MATOS, MARCOS ANTONIO DE ALMEIDA . Disciplina de quadril. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
MATOS, M A . Tomografia Computadorizada e Ressonância Magnética no Curso de Pós Graduação em Fisioterapia em Traumato Ortopedia. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
MATOS, M A . Gestão de Risco em Saúde na Pós Graduação Lato Sensu em MBA Executivo em Saúde. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
MATOS, M A . Bioestatística no curso de Pós graduação Latu sensu em Auditoria de Enfermagem. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
MATOS, M A ; GUSMAO, M. ; ARAUJO, F. P. . Classificações frequentes nas fraturas. 2002. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Folderinformativo).
MATOS, M A . Abordagem Pré-operatória em Ortopedia e Traumatologia. 2001. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Folderinformativo).
Matos, Marcos A. . Neurortopedia. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
Matos, Marcos A. . Introdução à Traumatologia e Traumatismos osteo-articulares em MMII e MMSS. 1992. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
Projetos de pesquisa
-
2021 - Atual
SAMU MAIS - Projeto de avaliação do perfil assistencial no Serviço de Assistência Móvel de Urgência na Cidade de Salvador, Descrição: Trata-se de projeto desenvolvido com a tecnologia do software SAMU+ que é responsável pelo registro do atendimento de toda rede de urgência móvel do SAMU de Salvador.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Marcos Antonio Almeida Matos - Coordenador / DIAS, CRISTIANE MARIA CARVALHO COSTA - Integrante / IISAMAR VILLAS BÔAS PERRELLI MAIA - Integrante / SAMUEL AZEVEDO SANTOS - Integrante.
-
2021 - Atual
Desenvolvimento e validação do software TUG 1.0 para o teste time up and go utilizando a tecnologia do Microsoft Kinect., Descrição: Projeto de desenvolvimento e análise de um sofware baseado na tecnologia microsoft knect para avaliação do teste time up and go (TUG) na avaliação de pacientes com dificuldades motoras.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Marcos Antonio Almeida Matos - Coordenador / Cristiane Maria Carvalho Costa Dias - Integrante / IISAMAR VILLAS BÔAS PERRELLI MAIA - Integrante / Lara SANTANA HOCEVAR - Integrante.
-
2020 - Atual
Critical approach about the waiting line for Adolescent Idiopathic scoliosis surgery in the Brazilian Health System., Descrição: Geral: Avaliar a problemática da fila de espera para cirurgia de escoliose idiopática do adolescente no sistema único de saúde sob as óticas dos gestores, prestadores de serviços, profissionais de saúde e pacientes no território nacional. Específicos: Traçar perfil da condição social, clínica, de acesso à saúde e de prioridade para cirurgia dos pacientes em fila de espera Identificar fatores de risco epidemiológicos relacionados ao prognóstico clínico e cirúrgico da escoliose idiopática do adolescente Modelar avaliações econômicas em saúde baseados nos dados da fila de espera de escoliose, tais como estudos de custo-efetividade, custo-benefício e custo-benefício Desenvolver softwares e estratégias para médicos e gestores do sistema de saúde que melhores a assistência e gerenciamento da fila de escoliose idiopática do adolescente Fornecer subsídios aos gestores do sistema de saúde para melhor adequação, sistematização e assistência a pacientes na fila de espera para cirurgia de escoliose idiopática do adolescente.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Marcos Antonio Almeida Matos - Coordenador / CLÁUDIO SOARES CONCEIÇÃO - Integrante / SORAIA TATIANE ALMEIDA ACCIOLY - Integrante / LUANA BARROS BRITTO - Integrante / Maria Clara Souza de Freitas - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
-
2017 - 2021
IDENTIFICAÇÃO DE PREDITORES DE RISCO DE OSTEOPOROSE NA TERCEIRA IDADE: INVESTIGAÇÃO DE MARCADORES BIOLÓGICOS ASSOCIADOS À OSTEOPROTEGERINA E AO METABOLISMO DA VITAMINA D, Descrição: Projeto que tem com objetivo identificar fatores de risco para osteopenia e osteoporose na terceira idade com vista a propor protocolos de intevenção precoce desta condição clínica. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Marcos Antonio Almeida Matos - Coordenador / Denise Carneiro Lemaire - Integrante / Claubert Radamés Oliveira Coutinho de Lima - Integrante / Daniela Oliveira de Almeida - Integrante / Luama Araujo dos Santos - Integrante / Rebeca Ferreira Pfafenseller - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Auxílio financeiro.
-
2017 - Atual
PROJETO DE APOIO À INFRAESTRUTURA DO MESTRADO DE TECNOLOGIAS EM SAÚDE PARA A COOPERAÇÃO INTERNACIONAL BAHIANA-MICHIGAN TECHNOLOGICAL UNIVERSITY, Descrição: O PROJETO DE COOPERAÇÃO INTERNACIONAL BAHIANA-MICHIGAN TECHNOLOGICAL UNIVERSITY DO CURSO DE TECNOLOGIAS EM SAÚDE permitirá a viabilização desta cooperação propiciando o intercâmbio científico necessário para o desenvolvimento da parte experimental dos subprojetos a serem realizados. Trata-se de um projeto que engloba vários subprojetos de professores e linhas de pesquisas diferentes, fomentando desenvolvimento mais global e disseminado da estrutura da pesquisa no Programa.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Marcos Antonio Almeida Matos - Coordenador / Marta Silva Menezes - Integrante / AGUIAR, CAROLINA VILLA NOVA - Integrante / ALMEIDA, NATALIA DAMASCENO - Integrante / FREITAS LINS, C. - Integrante / Maria Clara Souza de Freitas - Integrante / Rosângela Pereira Andrade - Integrante / FABIANA FREIRE ALMEIDA SILVA - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Auxílio financeiro.
-
2017 - Atual
Arginase e óxido nítrico sintase na osteonecrose da cabeça femoral em crianças portadoras de anemia falciforme, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Marcos Antonio Almeida Matos - Coordenador.
-
2014 - 2017
Qualidade de Vida de pacientes submetidos a artroplastia total de joelho, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Marcos Antonio Almeida Matos - Coordenador., Financiador(es): Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular - Bolsa.
-
2010 - 2020
Desenvolvimento biomecânico de placa volar de baixo perfil para fixação minimamente invasiva de fraturas do rádio distal., Descrição: DESENVOLVIMENTO BIOMECÂNICO DE PLACA VOLAR DE BAIXO PERFIL PARA FIXAÇÃO MINIMAMENTE INVASIVA DE FRATURAS DO RÁDIO DISTAL. Carlos Sebastião Barbosa, Armando Sá Ribeiro Júnior, Marcos Almeida Matos Vários estudos biomecânicos comprovaram que a placa volar bloqueada (PVB) é significativamente mais forte e produz uma fixação mais estável para as fraturas distais do rádio. A superfície volar deste osso também é biologicamente mais adequada para redução aberta e fixação interna com PVB. A despeito destas vantagens, a fixação interna por cirurgia minimamente invasiva estas nestas fraturas requer uma PVB com baixo perfil e que ao mesmo tempo possa direcionar os parafusos de bloqueio em múltiplas direções, sem perder as características mecânicas que garantam a estabilidade da fixação da fratura. Não exite ainda no mercado uma PVB adequada para este tipo de situação clínica. O objetivo deste trabalho é desenvolver através de modelo de elementos finitos uma placa PVB com perfio menor que 1,5mm e cujo desenho permita adequação à anatomia da face volar do rádio, além de proporcionar parafusos multidirecionais. Após o estudo biomecânico por modelagem, serão criados protótipos da PVB de baixo perfil que serão utilizados em cirurgias minimamente invasivas no rádio distal de cadáveres para comprovação de sua eficiência.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marcos Antonio Almeida Matos - Coordenador / Carlos Sebastião Barbosa - Integrante / Armando Sá Ribeiro Júnior - Integrante.
-
2010 - 2014
Avaliação da toxicidade lisossomal do polimetilmetacrilato., Descrição: O polimetilmetacrilato (PMMA) é um bioproduto utilizado largamente em ortopedia e odontologia. A toxicidade aguda e crônica deste polímero, entretanto, ainda não está bem definida na literatura. A maior parte dos autores relaciona a substância a lesões respiratórias, hepáticas, cutâneas e carcinogênicas. Há também inúmeros relatos de instabilidade hemodinâmica em pacientes submetidos a artroplastica total do quadril (ATQ) cimentada. O objetivo deste trabalho é estudar a toxicidade celular lisossomal do PMMA em pacientes que utilizarem o polimetilmetacrilato como substância cmentante na prótese total do quadril. Serão avaliados 20 indivíduos submetidos a ATQ cimentada (grupo estudo) e 20 indivíduos submetidos a ATQ não-cimentada (grupo comparação). Nos dois grupos serão avaliados os níveis séricos de fosfatase ácida e alfa-glicuronidase como marcadores de lesão lisossomal. Alterações nos níveis séricos destas enzimas na comparação entre os grupos serão consideradas indicador de toxicidade lisossomal do PMMA.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marcos Antonio Almeida Matos - Integrante / Luiz Erlon Araújo Rodrigues - Coordenador / Maurício Dourado - Integrante / Nicole Ribeiro - Integrante.
-
2010 - 2013
Estudo comparativo da reinserção tendinosa por túnel ósseo e por âncora, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marcos Antonio Almeida Matos - Coordenador / F. C. Garia-Filho - Integrante / Rogério Mira Barros - Integrante.
-
2010 - 2013
Avaliação baropodometrica do tratamento ortotico do pe em risco em pacientes diabeticos, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Marcos Antonio Almeida Matos - Coordenador.
-
2010 - Atual
Instrumentos de Coleta de Dados, Descrição: O objetivo geral deste projeto é o desenvolvimento, tradução, validação e adaptação transcultural de questionários e escalas relacionados ao sistema neuromusculoesquelético. Para o acompanhamento científico de indivíduos submetidos a intervenções preventivas ou terapêuticas se faz necessária a utilização de instrumentos adequados para a coleta de dados que possam garantir a reprodutividade e acurácia das medidas, entretanto, muitos instrumentos validados são encontrados em outras línguas ou não são adequados para condições específicas. Assim, este projeto desenvolve e calibra instrumentos relacionados à avaliação funcional, à dor, à qualidade de vida e nível de satisfação com tecnologias assistivas e com os procedimentos adotados.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marcos Antonio Almeida Matos - Integrante / Kátia Nunes Sá - Coordenador / Abrahão Fontes Baptista - Integrante / Ana Márcia Duarte Nunes Nascimento - Integrante.
-
2010 - Atual
Impacto Funcional da disfunção do quadril na qualidade de vida de pacientes com anemia falciforme, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Marcos Antonio Almeida Matos - Coordenador / Cristiane Dias Malheiros - Integrante.
-
2009 - 2013
Estudo prospectivo comparativo entre variáveis sócio-demográficas e biomédicas com resultados materno e neonatais de adolescentes grávidas em uma cidade do recôncavo baiano., Descrição: O projeto tem como objetivo avaliara os fatores clínicos e sociodemográficos de gestantes adolescentes e dos seus neonatos, comparando estes dados com gestantes adultas e seus neonatos, em busca de fatores de risco pa neonatos e adolescentes.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Marcos Antonio Almeida Matos - Coordenador / Themístocles Soares Magalhães - Integrante.
-
2009 - 2013
Estudo prospectivo entre variáveis sócio-demográficas e biomédicas com resultado maternos e neonatais de adolescentes grávidas em uma cidade do Recôncavo Baiano, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marcos Antonio Almeida Matos - Coordenador / Maria Fernanda Rios Grassi - Integrante / Themístocles Magalhâes - Integrante.
-
2009 - 2011
Fatores etiopatogênicos associados a osteopenia e/ou osteoporose em pacientes portadores do retrovírus HTLV-1, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marcos Antonio Almeida Matos - Coordenador.
-
2009 - Atual
Fatores de risco para infecção em fraturas expostas, Descrição: O projeto tem por objetivos avaliar os fatores associados a mau prognóstico para infecção em pacientes vitimados por fraturas expostas atendidos em hospital da rede pública. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (1) . , Integrantes: Marcos Antonio Almeida Matos - Coordenador / Bruno Vieira Pinto da Silva - Integrante / Rômulo Neves Castro Filho - Integrante.
-
2009 - Atual
Biomecânica Clínica, Descrição: : Este projeto tem como objetivo avaliar os impactos cinético-funcionais de distúrbios que acometem o sistema neuromusculoesquelético bem como as respostas aos procedimentos terapêuticos. Através de avaliações eletromiográficas, de avaliação da força muscular com célula de carga e de modelagem biomecânica através de processamento de imagens de postura e movimentos, os subprojetos desenvolvidos envolvem pesquisadores colaboradores e alunos de graduação e pós-graduação.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marcos Antonio Almeida Matos - Integrante / Kátia Nunes Sá - Coordenador / Armando Sá Ribeiro Júnior - Integrante / Abrahão Fontes Baptista - Integrante.
-
2008 - 2014
Consolidação e ampliação da infra-estrutura de pesquisa do curso de pós-grduação em Medicina e Saúde Humana da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, Descrição: Projeto que teve como objetivo melhorar a estrutura de laboratórios do curso de pós-graduação em Medicina e Saúde Humana. Aprovado pela FAPESB com verba de 269.700 Reais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marcos Antonio Almeida Matos - Coordenador.
-
2008 - Atual
DESENVOLVIMENTO DE PROTOCOLO PARA AVALIAÇÃO FUNCIONAL DE PACIENTES COM MUCOPOLISSACARIDOSES BASEADO NO CONSUMO ENERGÉTICO AO REPOUSO., Descrição: As mucopolissacaridoses (MPS) são doenças de acúmulo lisossomal causadas por uma série de deficiências enzimática que permitem o acumulo de mucopolissacarídeos intracelulares. As MPS têm uma evolução progressiva com marcada perda funcional do sistema locomotor. A disostose múltipla, associada a quadros cárdio-respiratórios normalmente conduzem os pacientes à mote. O advento da terapia de reposição enzimática (TER) representa a possibilidade de terapêutica e;ou cura para portadores de MPS. Entretanto, os reais benefícios da TER ainda não puderam ser comprovados no sistema músculo-esquelético por falta de metodologia adequada para avaliação. O gasto energético durante a marcha seria o mehor parâmetro para esta quantificação, contudo, a maioria destes pacientes apresenta dificuldades para realização de caminhadas independentes. O objetivo deste estudo é desenvolver um protocolo utilizando o gasto energético ao repouso, baseado no consumo de oxigênio, como parâmetro de avaliação funcional do sistema músculo-esquelético em pacientes com MPS. Vinte pacientes portadores de MPS acompanhados no serviço de genética terão seu consumo energético ao repouso quantificado. Também serão avaliados parâmetros clínicos e o grau funcional baseado na escala grosseira de função motora (GMFSM). A comparação entre a gravidade clínica, o GMFSM e o consumo energético ao repouso serão correlacionados para comprovação da eficiência do novo método proposto.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marcos Antonio Almeida Matos - Coordenador / Kátia Nunes Sá - Integrante / Patrícia Lordelo - Integrante / Ana Marcis Duarte - Integrante.
-
2005 - 2011
Fatores de risco para mau prognóstico nas fraturas do fêmur proximal, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (3) . , Integrantes: Marcos Antonio Almeida Matos - Coordenador.
-
2005 - 2008
Fatores de risco para osteonecrose em pacientes infectados pelo HIV., Descrição: O projeto tem como objetivo avaliar os fatores de risco associados a necrose avascular, especialmente da cabeça femoral, em paciente infectados peli HIV, tentando elucidar a influência de associações clássicas e novas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Marcos Antonio Almeida Matos - Coordenador / Marcus Vinícius Correia de Menezes - Integrante.
-
2005 - 2008
Aspectos clínicos e funcionais da síndrome do ombro doloroso, Descrição: O projeto visa caracterizar a síndrome do ombro doloroso clinicamente, epidemiologicamente e buscar associações entre fatores clínico-demográficos e diagnóstico, prognóstico e gravidade.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Marcos Antonio Almeida Matos - Coordenador / Daniela Dias da Silva Garzedin - Integrante.
-
2005 - 2008
Dor crônica na população de Salvador, Descrição: O projeto tem como objetivo caracterizar a dor crônica na cidade de Salvador do ponto de vista epidemiológico e clínico, enfatizando fatores sócio-demográficos associados a esta condição.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Marcos Antonio Almeida Matos - Coordenador / Kátia Nunes Sá - Integrante.
-
2003 - 2006
Avaliação biomecânica comparativa da resistência da reinserção de tendões por meio de túnel ósseo e por âncoras. Estudo experimental em coelhos, Descrição: O projeto tem por objetivo avaliar biomecanicamente duas técnicas de reinserção de tendões calcâneos de coelhos, a saber, a tecnica clássica por meio de túnel ósseo e a tecnica artroscópica que utiliza âncoras.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marcos Antonio Almeida Matos - Coordenador / Rogério Mira Barros - Integrante / Arnaldo Amado Ferreira Neto - Integrante.
-
2003 - 2004
Valor da biópsia percutânea no diagnóstico das lesões tumorais ósseas., Descrição: O projeto tem como objetivo avaliar acurácia de biópsias realizadas no Serviço de Ortopedia do Hospital Santa Izabel.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marcos Antonio Almeida Matos - Coordenador.
-
2000 - 2002
Estudo experimental dos efeitos do zoledronato durante a reparação óssea, Descrição: O projeto tem objetivo de avaliar as alterações histomorfométricas causas pelo zoledronato durante a reparação de fraturas no foco fraturário e globalmente no osso fraturado.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Marcos Antonio Almeida Matos - Coordenador / Uennis tanuri - Integrante / Roberto Guarniero - Integrante.
-
1997 - 2000
Estudo experimental dos efeitos da ifosfamida na reparação óssea, Descrição: O projeto tem como objetivo avaliar alterações ósseas secundárias a ação da ifosfamida, com ênfase para aspectos histomorfométricos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Marcos Antonio Almeida Matos - Coordenador / Uennis tanuri - Integrante / Roberto Guarniero - Integrante.
-
1988 - 1988
Pesquisa de microoorganismos em saladas servidas em restaurantes, lanchonetes, supermercados e vendedores ambulantes da cidade de Salvador, Descrição: Orientação: Prof. Ananias Azevedo Lacerda. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Marcos Antonio Almeida Matos - Coordenador / Ananias Azevedo Lacerda - Integrante.
Projetos de desenvolvimento
-
2016 - 2017
Epidemiologia das arboviroses emergentes e reeemergentes (Zika, Chinkungunya e dengue): estudo evolutivo, Genético e Clínico Institucional, Situação: Desativado; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (1) Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Marcos Antonio Almeida Matos - Coordenador / Luiz Carlos Junior Alcântara - Integrante.
-
2016 - Atual
Apoio á Infra estrutura do mestrado em Tecnologias em Saúde para cooperação internacional Bahiana Michingan Technological University, Descrição: PIE0022/2016. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Marcos Antonio Almeida Matos - Coordenador.
-
2016 - Atual
Apoio á Infra estrutura do mestrado em Tecnologias em Saúde para cooperação internacional Bahiana Michingan Technological University, Descrição: PIE0022/2016. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Marcos Antonio Almeida Matos - Coordenador.
-
2009 - Atual
Consolidação e ampliação da Infra estrutura de Pesquisa do curso de pós graduação em Medicina e Saúde Humana, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Marcos Antonio Almeida Matos - Integrante / Armênio Guimarães - Coordenador.
-
2016 - 2017
Epidemiologia das arboviroses emergentes e reeemergentes (Zika, Chinkungunya e dengue): estudo evolutivo, Genético e Clínico Institucional, Situação: Desativado; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (1) Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Marcos Antonio Almeida Matos - Coordenador / Luiz Carlos Junior Alcântara - Integrante.
-
2016 - Atual
Apoio á Infra estrutura do mestrado em Tecnologias em Saúde para cooperação internacional Bahiana Michingan Technological University, Descrição: PIE0022/2016. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Marcos Antonio Almeida Matos - Coordenador.
-
2016 - Atual
Apoio á Infra estrutura do mestrado em Tecnologias em Saúde para cooperação internacional Bahiana Michingan Technological University, Descrição: PIE0022/2016. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Marcos Antonio Almeida Matos - Coordenador.
-
2009 - Atual
Consolidação e ampliação da Infra estrutura de Pesquisa do curso de pós graduação em Medicina e Saúde Humana, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Marcos Antonio Almeida Matos - Integrante / Armênio Guimarães - Coordenador.
-
2016 - 2017
Epidemiologia das arboviroses emergentes e reeemergentes (Zika, Chinkungunya e dengue): estudo evolutivo, Genético e Clínico Institucional, Situação: Desativado; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (1) Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Marcos Antonio Almeida Matos - Coordenador / Luiz Carlos Junior Alcântara - Integrante.
-
2016 - Atual
Apoio á Infra estrutura do mestrado em Tecnologias em Saúde para cooperação internacional Bahiana Michingan Technological University, Descrição: PIE0022/2016. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Marcos Antonio Almeida Matos - Coordenador.
-
2016 - Atual
Apoio á Infra estrutura do mestrado em Tecnologias em Saúde para cooperação internacional Bahiana Michingan Technological University, Descrição: PIE0022/2016. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Marcos Antonio Almeida Matos - Coordenador.
-
2009 - Atual
Consolidação e ampliação da Infra estrutura de Pesquisa do curso de pós graduação em Medicina e Saúde Humana, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Marcos Antonio Almeida Matos - Integrante / Armênio Guimarães - Coordenador.
-
2016 - 2017
Epidemiologia das arboviroses emergentes e reeemergentes (Zika, Chinkungunya e dengue): estudo evolutivo, Genético e Clínico Institucional, Situação: Desativado; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (1) Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Marcos Antonio Almeida Matos - Coordenador / Luiz Carlos Junior Alcântara - Integrante.
-
2016 - Atual
Apoio á Infra estrutura do mestrado em Tecnologias em Saúde para cooperação internacional Bahiana Michingan Technological University, Descrição: PIE0022/2016. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Marcos Antonio Almeida Matos - Coordenador.
-
2016 - Atual
Apoio á Infra estrutura do mestrado em Tecnologias em Saúde para cooperação internacional Bahiana Michingan Technological University, Descrição: PIE0022/2016. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Marcos Antonio Almeida Matos - Coordenador.
-
2009 - Atual
Consolidação e ampliação da Infra estrutura de Pesquisa do curso de pós graduação em Medicina e Saúde Humana, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Marcos Antonio Almeida Matos - Integrante / Armênio Guimarães - Coordenador.
-
2016 - 2017
Epidemiologia das arboviroses emergentes e reeemergentes (Zika, Chinkungunya e dengue): estudo evolutivo, Genético e Clínico Institucional, Situação: Desativado; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (1) Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Marcos Antonio Almeida Matos - Coordenador / Luiz Carlos Junior Alcântara - Integrante.
-
2016 - Atual
Apoio á Infra estrutura do mestrado em Tecnologias em Saúde para cooperação internacional Bahiana Michingan Technological University, Descrição: PIE0022/2016. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Marcos Antonio Almeida Matos - Coordenador.
-
2016 - Atual
Apoio á Infra estrutura do mestrado em Tecnologias em Saúde para cooperação internacional Bahiana Michingan Technological University, Descrição: PIE0022/2016. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Marcos Antonio Almeida Matos - Coordenador.
-
2009 - Atual
Consolidação e ampliação da Infra estrutura de Pesquisa do curso de pós graduação em Medicina e Saúde Humana, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Marcos Antonio Almeida Matos - Integrante / Armênio Guimarães - Coordenador.
-
2016 - 2017
Epidemiologia das arboviroses emergentes e reeemergentes (Zika, Chinkungunya e dengue): estudo evolutivo, Genético e Clínico Institucional, Situação: Desativado; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (1) Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Marcos Antonio Almeida Matos - Coordenador / Luiz Carlos Junior Alcântara - Integrante.
-
2016 - Atual
Apoio á Infra estrutura do mestrado em Tecnologias em Saúde para cooperação internacional Bahiana Michingan Technological University, Descrição: PIE0022/2016. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Marcos Antonio Almeida Matos - Coordenador.
-
2016 - Atual
Apoio á Infra estrutura do mestrado em Tecnologias em Saúde para cooperação internacional Bahiana Michingan Technological University, Descrição: PIE0022/2016. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Marcos Antonio Almeida Matos - Coordenador.
-
2009 - Atual
Consolidação e ampliação da Infra estrutura de Pesquisa do curso de pós graduação em Medicina e Saúde Humana, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Marcos Antonio Almeida Matos - Integrante / Armênio Guimarães - Coordenador.
Prêmios
2021
Membro Titular Conselho fiscal, SBOP Sociedade Brasileira de Ortopedia Pediátrica.
2019
Coordenador da cooperação de estágio e pesquisa centre a University of Rochester Medical Center e a Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, Escola Bahiana de Medicina-University of Rochester Medical Center.
2019
Membro Titular, Academia de Ciências da Bahia.
2018
Presidente do Comitê de Ética em Pesquisa da Santa Casa de Misericórdia da Bahia, Santa Casa de Misericórdia da Bahia - Hospital Santa Izabel.
2017
Coordenador da Cooperação entre a Michigan Technological University e a Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, Michigan Technological University-Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.
2017
Membro do Comitê de Doenças Ósteo Metabólicas da SBOT, Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia.
2015
Professor Orientador da Liga Acadêmica Bahiana de Ortopedia e Traumatologia - LABOT, Liga Acadêmica Bahiana de Ortopedia e Traumatologia - LABOT.
2014
Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.
2014
Professor Orientados da Liga Acadêmica Bahiana de Ortopedia e Traumatologia - LABOT, Liga Acadêmica Bahiana de Ortopedia e Traumatologia - LABOT.
2014
Oitava melhor trabalho científico do VI Congresso Internacional de Fisioterapia Manual, Bssociação Brasileira de Coluna - CREFITO6.
2014
Bolsista de Produtividade em Pesquisa e Desenvolvimento, Fundação Nacional de Desenvolvimento da Ensino Superior Particular - FUNADESP.
2013
Presidente da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia - Regional Bahia, ociedade Brasileira de Ortopeida e Traumatologia.
2013
Presidente do XIII Congresso Bahiano de Ortopedia e Traumatologia, Sociedade Baiana de Ortopedia e Traumatologia.
2013
Professor Orientador da Liga Acadêmica Bahiana de Ortopedia e Traumatologia - LABOT, Liga Acadêmica Bahiana de Ortopedia e Traumatologia - LABOT.
2012
3º lugar em temas livres na apresentação Oral, XIX Congresso Baiano de Ginecologia e Obstetrícia.
2009
Prêmio Análise Medicina 2009, Análise Editorial.
2009
Vice-Coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos da Fundação Bahiana para o Desenvolvimento das CIências, Fundação Bahiana para o Desenvolvimento das Ciências.
2009
Presidente da Comissão de Seleção do Mestrado em Medicina e Saúde Humana da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.
2009
Presidente da Comissão de Seleção do Doutorado em Medicina e Saúde Humana da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, Escola Bahiaa de Medicina e Saúde Pública.
2009
Tesoureiro da Sociedade de Ortopedia e Traumatologia - Regional da Bahia, Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia - Regional Bahia.
2009
Parecerista do Prêmio Incentivo em Ciência e Tecnologia para o SUS, Ministério da Saúde.
2009
Parecerista do Programa Pesquisa para o SUS do Estado do Ceará, Ministério da Saúde.
2008
Título de Cidadão da Cidade do Salvador, Câmara Municipal da Cidade de Salvador.
2008
Prêmio Análise Medicina 2008, Análise Editorial.
2008
Vice-Coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos da Funda ção Bahiana para o Desenvolvimento das CIências, Fundação Bahiana para o Desenvolvimento das Ciências.
2008
Presidente da Comissão de Seleção do Mestrado em Medicina e Saúde Humana da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.
2008
Presidente da Comissão de Seleção do Doutorado em Medicina e Saúde Humana da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.
2008
Segundo melhor preceptor da Residência de Ortopedia e Traumatologia da Santa Casa de Misericórdia da Bahia, Hospital Santa zabel;Santa Casa de Misericórdia da Bahia.
2008
Segundo Secretário da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia - Regional Bahia, Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia - Regional Bahia.
2008
Agradecimento na Dissrtação de Mestrado da Dra. Daniela Dias da Silva Garzedin, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.
2008
Agradecimento na Dissertação de Mestrado do Dr. Marcus Vinícius Correia de Menezes, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.
2008
Agradecimentos na Tese de Doutorado da Dra. Kátia Nunes Sá, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.
2008
Coordenador do Programa entre o Allegheny International e Santa Casa de Misericórdia da Bahia, Allegheny International..
2007
Melhor preceptor da Residência de Ortopedia e Traumatologia da Santa Casa de Misericórdia da Bahia, Hospital Santa Izabel;Santa Casa de Msericórdia da Bahia.
2007
Conselheiro do Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.
2007
Coordenador do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Geral Roberto Santos, Secretaria de Saúde do Estado da Bahia/Fabamed.
2006
Melhor preceptor da Residência de Ortopedia e Traumatologia, Serviço de Ortopedia da Santa Casa de Misericórdia da Bahia.
2005
Melhor Preceptor da Residência de Ortopedia e Traumatologia, Serviço de Ortopedia da Santa Casa de Misericórdia da Bahia.
2003
Representante da central de Convênios da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia Regional Bahia, Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia Regional Bahia.
1996
Título de Especialista em Ortopedia e Traumatologia da SBOT, Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia.
1996
Membro do Corpo Clínico da Santa Casa de Misericórdia da Bahia, Hospital Santa Izabel/Santa Casa de Misericórdia da Bahia.
1996
Coordenador da Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia da Santa Casa de Misericórdia da Bahia, Hospital Santa Izabel/Santa Casa de Misericórdia da Bahia.
1996
Membro Titular, Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia.
1993
Apresentador da melhor palestra do I Simpósio dos Residentes da RIBOT, Residêncai Integrada ahiana de Ortopedia e Traumatologia.
1988
Presidente do Diretório Acadêmico Ferreira Gomes da Universidade Federal da Bahia, Diretório Acadêmico Ferreira Gomes - UFBA.
Histórico profissional
Experiência profissional
1995 - 1996
Universidade Federal da BahiaVínculo: Contratação REDA, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 20
Outras informações:
Disciplina: Socorros de Urgência
2011 - Atual
Escola Baiana de Medicina e Saúde PúblicaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador Mestrado Acadêmico, Carga horária: 20
Outras informações:
Curso Mestrado Acadêmico Tecnologias em Saúde
2005 - Atual
Escola Baiana de Medicina e Saúde PúblicaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Orientador da LABOT
Outras informações:
Professor orientador da Liga Acadêmica Baiana de Ortopedia
2000 - Atual
Escola Baiana de Medicina e Saúde PúblicaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 20
Atividades
-
03/2012
Direção e administração, Pós-Graduação em Tecnologias da Saúde.,Cargo ou função, Coordenador de Curso.
-
01/2006
Ensino, Mestrado e Doutorado em Medicina e Saúde Humana, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Pesquisa Orientada
-
03/2000
Pesquisa e desenvolvimento, Disciplina de Ortopedia e Traumatologia.
-
02/2000
Ensino, Medicina, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Dor no Sistema Osteoarticular, Ortopedia e Traumatologia
-
02/2000
Ensino, Medicina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ortopedia e Traumatologia
-
02/2000
Ensino, Fisioterpia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Ortopedia, Traumatologia dos membros inferiores
-
01/1999
Estágios , Disciplina de Ortopedia e Traumatologia.,Estágio realizado, Ortopédia e Traumatologia.
-
01/1999
Estágios , Faculdade de Fisioterapia.,Estágio realizado, Ortopedia e Traumatologia.
-
01/1998
Pesquisa e desenvolvimento, Grupo de cirurgia experimental.,Linhas de pesquisa
2012 - Atual
Universidade do Estado da BahiaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20
1996 - 2011
Santa Casa de Misericórdia da BahiaVínculo: Médico do Corpo Clínico, Enquadramento Funcional: Coordenador da Residência Médica em Ortopedia, Carga horária: 4
Atividades
-
01/1998
Direção e administração, Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia.,Cargo ou função, Coordenador da Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia.
-
02/1997
Pesquisa e desenvolvimento, Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia.
-
02/1997
Extensão universitária , Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia.,Atividade de extensão realizada, Chefe do ambulatório de ortopedia pediátrica.
-
02/1997
Treinamentos ministrados , Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia.,Treinamentos ministrados, Treinamento de fisioterapêutas em ortopedia
2010 - 2015
Secretaria de Saúde do Estado da BahiaVínculo: Prestação de Serviços, Enquadramento Funcional: Coordenador da Ortopedia e Traumatologia, Carga horária: 20
2010 - 2015
Secretaria de Saúde do Estado da BahiaVínculo: Prestação de Serviços - Pessoa, Enquadramento Funcional: Ortopedista e Traumatologista, Carga horária: 20
2011 - 2013
Secretaria de Saúde do Estado da BahiaVínculo: , Enquadramento Funcional: Diretor de Ensino e Pesquisa HGRS, Carga horária: 20
Outras informações:
Hospital Geral Roberto Santos - Fundação José Silveira
2011 - 2011
Secretaria de Saúde do Estado da BahiaVínculo: , Enquadramento Funcional: Diretor Técnico Hospital Geral Roberto Santos, Carga horária: 20
Outras informações:
Fundação José Silveira
2010 - 2012
Universidade Estadual de Feira de SantanaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 20
2013 - 2014
Sociedade Baiana de Ortopedia e TraumatologiaVínculo: Presidente eleito, Enquadramento Funcional: Presidente
1997 - 2000
Universidade de São PauloVínculo: Outro (especifique)Mestrando, Enquadramento Funcional: Mestrando
2004 - 2008
União Metropolitana de Educação e CulturaVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Doutor, Carga horária: 12
2011 - 2012
Centro Universitário Jorge AmadoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Doutor, Carga horária: 12
2004 - 2011
Faculdade de Tecnologia e CiênciasVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Doutor, Carga horária: 40
2000 - 2000
Centro Baiano de Estudos OdontológicosVínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Parcial
2011 - 2012
Hospital Geral Roberto SantosVínculo: Outro, Enquadramento Funcional: diretor técnico, Carga horária: 8
2007 - 2009
Hospital Geral Roberto SantosVínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Coordenador Médico do Serviço de Orto-Trauma
2014 - 2014
Escola Bahiana de Medicina e Saúde PúblicaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador da Pós Graduação
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Marcos Antonio Almeida Matos e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?