Beatriz Berrini
BEATRIZ BERRINI CONCLUIU O DOUTORADO EM LETRAS PELA UNIVERSIDADE DE SAO PAULO EM 1982. ATUALMENTE E PROFESSORA TITULAR DA PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATOLICA DE SAO PAULO. PUBLICOU 39 ARTIGOS EM PERIODICOS ESPECIALIZADOS E 20 TRABALHOS EM ANAIS DE EVENTOS. POSSUI 22 CAPITULOS DE LIVROS E 21 LIVROS PUBLICADOS. POSSUI 51 ITENS DE PRODUCAO TECNICA. ORIENTOU 3 DISSERTACOES DE MESTRADO NA AREA DE LETRAS. RECEBEU 1 PREMIO E/OU HOMENAGEM. ATUALMENTE COORDENA 1 PROJETO DE PESQUISA. ATUA NA AREA DE LETRAS, COM ENFASE EM TEORIA LITERARIA. EM SUAS ATIVIDADES PROFISSIONAIS INTERAGIU COM 7 COLABORADORES EM CO-AUTORIAS DE TRABALHOS CIENTIFICOS. EM SEU CURRICULO LATTES OS TERMOS MAIS FREQUENTES NA CONTEXTUALIZACAO DA PRODUCAO CIENTIFICA, TECNOLOGICA E ARTISTICO-CULTURAL SAO: LITERATURA PORTUGUESA - SECULO XIX, POESIA, ECA DE QUEIROZ, LITERATURA PORTUGUESA - SECULO XX, FOTOBIOGRAFIA DE ECA, LITERATURA PORTUGUESA, LITERATURA BRASILEIRA.
Informações coletadas do Lattes em 24/03/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Letras
1979 - 1982
Universidade de São Paulo
Título: Portugal de Eça de Queiroz
Orientador: Maria Helena Nery Garcez e Duilio Colombini
Palavras-chave: Eça de Queiroz; Literatura Portuguesa; Eça e a Geração de 70; Teoria Literária.Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Outras Literaturas Vernáculas. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária. Setores de atividade: Educação.
Graduação em Geografia e História
1939 - 1941
Graduação em Geografia e História
1939 - 1941
Formação complementar
1949 - 1950
Diplôme Superieur d Études Modernes. , Aliança Francesa.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Italiano
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Outras Literaturas Vernáculas.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Comparada.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
Participação em eventos
Congresso Internacional dos 75 anos de A Selva. Breves reflexões sobre A selva. 2005. (Congresso).
Participação em bancas
BERRINI, B.. A Ficção e o Real: A Impotância da Educação no Século XIX. 2009. Dissertação (Mestrado em Literatura e Crítica Literária) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
BERRINI, B.. Circinstancialidade da Invenção em a Varanda do Frangipani, de Mia Couto: Entre a Letra e a Voz. 2009. Dissertação (Mestrado em Literatura e Crítica Literária) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
BERRINI, B.. Os Limites do Sobrenatural: Uma Leitura do Fantástico em Josué Guimarães. 2009. Dissertação (Mestrado em Literatura e Crítica Literária) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
BERRINI, B.. A Álgebra Mágica de Guimarães Rosa e o Gênero Fantástico no Horizonte de Expectativas dos Séculos XVIII, XIX e XX. 2008. Dissertação (Mestrado em Literatura e Crítica Literária) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
PALO, Maria José Gordo; Poma, P. (Paola Poma);BERRINI, B.. As faslas do silêncio das personagens Sebastiana Maria de Jesus, D. Maria Ana Josefa e Blimunda de Jesus no Romance Memorial do Convento de José Saramago. 2008. Dissertação (Mestrado em Literatura e Crítica Literária) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
BERRINI, B.. A Construção do Discurso na Ficção Rosiana: Oralidade, Memória e Cultura. 2007. Dissertação (Mestrado em Literatura e Crítica Literária) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
BERRINI, B.; Poma, P. (Paola Poma); D'Angelo, B. (Biagio D'Angelo). As máscaras do feminino em Mario de Sá - Carneiro. 2007. Dissertação (Mestrado em Literatura e Crítica Literária) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
BERRINI, B.. Memórias Póstumas de Brás Cubas: caracterização de Virgília à luz das figuras de linguagem. 2006. Dissertação (Mestrado em Literatura e Crítica Literária) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
BERRINI, B.; BASTAZIN, V. L.; CANIATO, B. J. L.. A análise da correspondência entre Manuel Bandeira e Ribeiro Couto. 2006. Dissertação (Mestrado em Literatura e Crítica Literária) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
BERRINI, B.; PALO, Maria José Gordo; MORAES, Tereza de. O mundo interior em O crime do Padre Amaro de Eça de Queiroz. 2006. Dissertação (Mestrado em Literatura e Crítica Literária) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
BERRINI, B.; OLIVEIRA, M. R. D. de; OTTEN, H. A.. Citações - Em Machado de Assis. 2006. Dissertação (Mestrado em Literatura e Crítica Literária) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
BERRINI, B.. O olhar da personagem-criança na ficção de João Guimarães Rosa em Campo Geral. 2005. Dissertação (Mestrado em Literatura e Crítica Literária) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
BERRINI, B.. A decadência Portuguesa em Os Lusíadas e a Recepção Contemporânea Brasileira e Portuguesa do Épico Camoniano. 2005. Dissertação (Mestrado em Literatura e Crítica Literária) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
BERRINI, B.. As Farpas Queirozianas: Fundamento para Criação dos Textos Futuros. 2005. Dissertação (Mestrado em Literatura e Crítica Literária) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
BERRINI, B.. Os Destinos Trágicos da Figura Feminina no Romantismo Brasileiro. 2005. Dissertação (Mestrado em Literatura e Crítica Literária) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
BERRINI, B.; VECCHI, Carlos Alberto; SEGOLIN, Fernando. O maravilhoso na Demanda do Santo Graal: uma perspectiva cristã. 2004. Dissertação (Mestrado em Literatura e Crítica Literária) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
BERRINI, B.; JUNQUEIRA, Maria Aparecida; CAMPOS, Maria Inês Batista. A Correspondência de Mário de Andrade & Manuel Bandeira: a presença de Blaise Cendrars e Jean Cocteau. 2004. Dissertação (Mestrado em Literatura e Crítica Literária) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
BERRINI, B.; JUNQUEIRA, Maria Aparecida; MUNIZ, Marcio Ricardo Colho. Mito e Realidade na Narrativa de Jorge Amado. 2004. Dissertação (Mestrado em Literatura e Crítica Literária) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
JUNQUEIRA, Maria Aparecida;BERRINI, B.; MORAES, Tereza de. Vozes e transgressão em as mulheres de Tijucopapo, de Marilene Felinto. 2004. Dissertação (Mestrado em Literatura e Crítica Literária) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
BERRINI, B.. O Primo Basílio: Uma análise da. 2003. Dissertação (Mestrado em Teoria e História Literária) - Universidade Estadual de Campinas.
Lilian Lopondo;BERRINI, B.; JUNQUEIRA, Maria Aparecida. A mulher fatal e O que fazem mulheres: a representação da figura feminina na narrativa camiliana. 2010. Tese (Doutorado em Programa Pós-Graduação em Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.
BERRINI, B.. Vergílio Ferreira: Para sempre, romance síntese e última fronteira de um território ficcional. 2006. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco.
BERRINI, B.. As vozes do intermédio - ensaios sobre o Fausto de Fernando Pessoa. 1994. Tese (Doutorado em Teoria e História Literária) - Universidade Estadual de Campinas.
BERRINI, B.. O sujeito feminino do discurso poético do século XIII. Uma releitura das cantigas de amigo.. 1991. Tese (Doutorado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
BERRINI, B.. A simbologia arquetípica em Mar Santo de Branquinho da Fonseca. 1989. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade de São Paulo.
BERRINI, B.. Távola Redonda (uma experiência lírica). 1983. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade de São Paulo.
BERRINI, B.. O conto em Valdomiro Silveira. 1964. Tese (Doutorado em Letras) - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Sedes Sapientiae.
BERRINI, B.. Adolescência feminina em Machado de Assis. 1964. Tese (Doutorado em Letras) - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Sedes Sapientiae.
BERRINI, B.; Lilian Lopondo; BRIDI, Marlise Vaz. A Mulher Fatal e O que Fazem Mulheres. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Programa Pós-Graduação em Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.
BERRINI, B.. Membro da Banca de Concurso de Livre-Docência do Prof. Dr. António Dimas de Moraes - Título da Tese: Olvo Bilac, o Jornalista. 2000. Universidade de São Paulo.
BERRINI, B.. Membro da Banca de Concurso de Livre-Docência do Prof. Dr. Paulo Elias Franchetti - Título da Tese: Ensaio sobre a poesia de Camilo Pessanha. 1999. Universidade Estadual de Campinas.
Orientou
CIRCUNSTANCIALIDADE DA INVENÇÃO EM A VARANDA DO FRANGIPANI, DE MIA COUTO: ENTRE A LETRA E A VOZ; 2009; Dissertação (Mestrado em Literatura e Crítica Literária) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,; Orientador: Beatriz Berrini;
OS LIMITES DO SOBRENATURAL: UMA LEITURA DO FANTÁSTICO EM JOSUÉ GUIMARÃES; 2009; Dissertação (Mestrado em Literatura e Crítica Literária) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,; Orientador: Beatriz Berrini;
A FICÇÃO E O REAL: A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO NO SÉCULO XIX; 2009; Dissertação (Mestrado em Literatura e Crítica Literária) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,; Orientador: Beatriz Berrini;
A decadência Portuguesa n´Os Lusíadas e a Recepção Contemporânea Brasileira e Portuguesa do Épico Camoniano; 2006; 0 f; Dissertação (Mestrado em Literatura e Crítica Literária) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,; Orientador: Beatriz Berrini;
Memórias Póstumas de Brás Cubas: caracterização de Vergília à luz das figuras de linguagem; 2006; 0 f; Dissertação (Mestrado em Literatura e Crítica Literária) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,; Orientador: Beatriz Berrini;
A análise da correspondência entre Manuel Bandeira e Ribeiro Couto; 2006; 0 f; Dissertação (Mestrado em Literatura e Crítica Literária) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,; Orientador: Beatriz Berrini;
O monólogo interior em O crime do Padre Amaro de Eça de Queiroz; 2006; 0 f; Dissertação (Mestrado em Literatura e Crítica Literária) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,; Orientador: Beatriz Berrini;
Machado de Assis: epígrafes e citações; 2006; 0 f; Dissertação (Mestrado em Literatura e Crítica Literária) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,; Orientador: Beatriz Berrini;
As Farpas Queirozianas: Fundamento para Criação dos Textos Futuros; 2005; 0 f; Dissertação (Mestrado em Literatura e Crítica Literária) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,; Orientador: Beatriz Berrini;
O Olhar do Personagem-Criança na Ficção de João Guimarães Rosa em Campo Geral; 2005; 0 f; Dissertação (Mestrado em Literatura e Crítica Literária) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,; Orientador: Beatriz Berrini;
Construção do fantástico em Grande Sertão: Veredas; 2005; 0 f; Dissertação (Mestrado em Literatura e Crítica Literária) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,; Orientador: Beatriz Berrini;
Das narrativas orais à escrita (em Guimarães Rosa); 2005; 0 f; Dissertação (Mestrado em Literatura e Crítica Literária) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,; Orientador: Beatriz Berrini;
Estudo comparativo: da segregação racial em O Mulato de Aloizio de Azevedo e Sheriff's Children de Charles Chesnutt's; 2005; 0 f; Dissertação (Mestrado em Literatura e Crítica Literária) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,; Orientador: Beatriz Berrini;
A personagem feminina em A Confusão de Lúcio; 2005; 0 f; Dissertação (Mestrado em Literatura e Crítica Literária) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,; Orientador: Beatriz Berrini;
A Correspondência de Mário de Andrade & Manuel Bandeira: a presença de Blaise Cendrars e Jean Cocteau; 2004; 0 f; Dissertação (Mestrado em Literatura e Crítica Literária) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,; Orientador: Beatriz Berrini;
Os Destinos Trágicos da Figura Feminina no Romantismo Brasileiro; 2004; 0 f; Dissertação (Mestrado em Literatura e Crítica Literária) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,; Orientador: Beatriz Berrini;
Os Maravilhosos na Demanda do Santo Graal: uma perspectiva cristã; 2003; 0 f; Dissertação (Mestrado em Literatura e Crítica Literária) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,; Orientador: Beatriz Berrini;
Mito e Realidade na Narrativa de Jorge Amado; 2003; 0 f; Dissertação (Mestrado em Literatura e Crítica Literária) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,; Orientador: Beatriz Berrini;
Produções bibliográficas
-
BERRINI, B. . Historiadora deixa legado e saudades in O Escritor. Jornal da União Brasileira de Escritores, n.110, p. 10-10, 2005.
-
BERRINI, B. . Consoada de Manuel Bandeira: minha leitura. Lusophonie In Geschichte Und Gegenwart, Bonn, p. 355-363, 2003.
-
BERRINI, B. . Eça de Queiroz: palavra e imagem. Voz Lusíada, São Paulo, n.16, p. 30-33, 2001.
-
BERRINI, B. . Eça de Queiroz: palavra e imagem. Voz Lusíada, São Paulo, n.16, p. 46-49, 2001.
-
BERRINI, B. . Vida efemera / Arte perene (considerações à volta de um prefácio de Eça de Queiroz). Revista da Academia Brasileira de Letras, Rio de Janeiro, n.24, Ano VI, p. 71-85, 2000.
-
BERRINI, B. . Antonio Nobre um século depois. Voz Lusíada, São Paulo, n.15, p. 17-25, 2000.
-
BERRINI, B. . Eça de Queiroz: cozinha e adega. Camões Revista de Letras e Culturas Lusófonas, n.9 e 10, p. 161-170, 2000.
-
BERRINI, B. . Revelação ou confirmação: cartas de Oliveira Martins a Camilo. Jornal de Letras Artes e Idéias, Lisboa, p. 22-24, 1998.
-
BERRINI, B. . Eça de Queiroz e os prazeres da mesa. Semear, Rio de Janeiro, v. 01, n.01, p. 53-66, 1997.
-
BERRINI, B. . Cartas de Casais Monteiro para (e de) Manuel Bandeira. Jornal de Letras Artes e Idéias, Lisboa, p. 29-30, 1997.
-
BERRINI, B. . Olhos que sabem ver e comunicar (a propósito do Ensaio sobre a cegueira de José Saramago). Jornal de Letras Artes e Idéias, Lisboa, p. 16-16, 1997.
-
BERRINI, B. . Eça e suas máscaras. Convergência Lusíada, Rio de Janeiro, n.13, p. 25-33, 1996.
-
BERRINI, B. . O artesão da escrita: revelações da correspondência queiroziana. Boletim. Centro de Estudos Portugueses, Faculdade de Letras da UFMG , Recife, v. 6, p. 29-37, 1996.
-
BERRINI, B. . O artesão da escrita: revelações da correspondência queiroziana. Estudos Portugueses, Recife, n.6, jan/dez, p. 29-37, 1996.
-
BERRINI, B. . Ler Pessanha. Jornal de Letras Artes e Idéias, Lisboa, p. 21-21, 1995.
-
BERRINI, B. . Literatura Brasileira: apenas nacional ou sobretudo universal?. Voz Lusíada, São Paulo, n.4, p. 54-65, 1995.
-
BERRINI, B. . Presença de Gonçalves Dias no Portugal oitocentista. Estudos Portugueses e Africanos, Campinas, n.23, p. 31-48, 1994.
-
BERRINI, B. . Itinerário de um poema por terras de língua portuguesa. Boletim. Centro de Estudos Portugueses, Faculdade de Letras da UFMG , Belo Horizonte, v. 14, n.16, p. 52-59, 1993.
-
BERRINI, B. . Eça e Pessoa. Jornal de Letras Artes e Idéias, Lisboa, n.595, Ano X, p. 5-5, 1993.
-
BERRINI, B. . Antero de Quental e Eça de Queiroz: correspondência inédita. Colóquio. Letras , Lisboa, n.123/124, p. 201-211, 1992.
-
BERRINI, B. . Para a edição crítica de O Mandarim: correspondência. Queirosiana, Baião, v. 2, p. 79-90, 1992.
-
BERRINI, B. . Gonçalo Mendes Ramires: amigo íntimo de todos nós. Colóquio. Letras , Lisboa, n.121/122, p. 123-130, 1991.
-
BERRINI, B. . A re-leitura do Amor Perdição. Estudos Portugueses, Recife, n.2, p. 23-43, 1990.
-
BERRINI, B. . A morte de Eça de Queiroz. Revista da Biblioteca Nacional, Lisboa, n.3(2), p. 21-38, 1988.
-
BERRINI, B. . A propósito da correspondência de Eça de Queiroz. Colóquio. Letras , Lisboa, n.102, p. 53-60, 1988.
-
BERRINI, B. . Jacinto, aristocrata rural. Colóquio. Letras , Lisboa, n.97, p. 26-36, 1988.
-
BERRINI, B. . Algo de novo sobre Os Maias. Jornal de Letras Artes e Idéias, Lisboa, n.292,AnoVII, p. 27-27, 1988.
-
BERRINI, B. . A importância de ser Távola Redonda. Colóquio. Letras , Lisboa, n.87, p. 05-19, 1985.
-
BERRINI, B. . Pessoa e Antero. Persona, Porto, n.11/12, p. 11-12, 1985.
-
BERRINI, B. . Carta para Teolinda. Jornal de Letras Artes e Idéias, Lisboa, n.103,Ano VI, p. 03-03, 1984.
-
BERRINI, B. . Eça de Queiroz e o Brasil. Comunidades de Língua Portuguesa, São Paulo, n.2, p. 61-67, 1983.
-
BERRINI, B. . Presença feminina em Eça de Queiroz. Boletim Bibliográfico Biblioteca Mário de Andrade, São Paulo, v. 43, n.3 e 4, p. 81-86, 1982.
-
BERRINI, B. . Oitocentos anos em quarenta e cinco horas. Arte e Linguagem Cadernos Puc Sp, São Paulo, n.41, p. 81-86, 1982.
-
BERRINI, B. . Sobre Alegria Breve de Vergílio Ferreira. de Signos, São Paulo, n.6, p. 08-13, 1981.
-
BERRINI, B. . Aparição de Vergílio Ferreira. Littera, Rio de Janeiro, n.4, Ano II, p. 93-102, 1972.
-
BERRINI, B. . Um soneto de Antero. Anuário Sedes Sapientiae, São Paulo, p. 79-93, 1967.
-
BERRINI, B. . Morte caroável de Manuel Bandeira. Anuário Sedes Sapientiae, São Paulo, p. 126-137, 1961.
-
BERRINI, B. . Lendo Claudel. A Ordem, Rio de Janeiro, v. LIII, n.6, p. 15-28, 1955.
-
BERRINI, B. . Algumas considerações acerca de Pombal. Anuário Sedes Sapientiae, São Paulo, p. 79-104, 1953.
-
BERRINI, B. . A relíquia: uma nova leitura. 1. ed. São Paulo: Educ, 2009. 59p .
-
BERRINI, B. . Poemas de Julita. 1. ed. São Paulo: Factash, 2007. v. 1. 95p .
-
BERRINI, B. (Org.) . Eça & Machado - Conferências e Textos das Mesas Redondas do Simpósio Internacional Eça e Machado. São Paulo: EDUC, 2005. 20p .
-
BERRINI, B. (Org.) ; ANACLETO, Regina (Org.) . O Real Gabinete Português de Leitura do Rio de Janeiro. São Paulo: Dezembro Editorial, 2004. 103p .
-
BERRINI, B. (Org.) . Convivendo com Guimarães Rosa. 1. ed. São Paulo: Educ, 2004.
-
BERRINI, B. . Brasil e Portugal: A Geração de 70. Porto: Campos das Letras, 2003. 371p .
-
BERRINI, B. . O Mandarim. 1. ed. Queluz de Baixo: Editorial Presença, 2003. v. 1. 135p .
-
BERRINI, B. (Org.) . A ilustre casa de Ramires: cem anos. São Paulo: EDUC, 2000. v. 1. 209p .
-
BERRINI, B. . Eça de Queiroz: Literatura e Arte: uma antologia. Lisboa: Ed. Relógio d´Água, 2000. v. 1. 387p .
-
BERRINI, B. . Eça de Queiroz: Obra Completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2000. v. 3.
-
BERRINI, B. . Eça de Queiroz: Obra Completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2000. v. 4.
-
BERRINI, B. (Org.) . José Saramago uma homenagem. São Paulo: EDUC, 1999. v. 1. 295p .
-
BERRINI, B. . Ler Saramago: o romance. Lisboa: Caminho, 1998. v. 1. 245p .
-
BERRINI, B. . Eça de Queiroz: Obra Completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1997. v. 1.
-
BERRINI, B. . Utopia, utopias: visitando poemas de Gonçalves Dias e Manuel Bandeira. São Paulo: EDUC, 1997. v. 1. 199p .
-
BERRINI, B. . Eça de Queiroz: Obra Completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1997. v. 2.
-
BERRINI, B. (Org.) . Escritores ou escreventes. São Paulo: EDUC, 1995. v. 01. 84p .
-
BERRINI, B. ; FRANCHETTI, P. . J. M. Eça de Queiroz e J. P. de Oliveira Martins: correspondência. Campinas: UNICAMP, 1995. v. 1. 202p .
-
BERRINI, B. (Org.) . Comer e beber com Eça de Queiroz. Rio de Janeiro: Index, 1995. v. 1. 128p .
-
BERRINI, B. . A arte de ser pai: cartas inéditas de Eça de Queiroz para os seus filhos. Lisboa: Verbo, 1992. v. 1. 133p .
-
BERRINI, B. . Ramalho Ortigão: cartas a Emília. Lisboa: Lisóptica / Biblioteca Nacional, 1992. v. 1. 206p .
-
BERRINI, B. . Eça de Queiroz: O Mandarim - Edição Crítica. Lisboa: Imprensa Nacional / Casa da Moeda, 1992. v. único. 207p .
-
BERRINI, B. . Eça de Queiroz: palavra e imagem (uma fotobiografia). Lisboa: Inapa, 1988. v. 1. 367p .
-
BERRINI, B. . Cartas inéditas de Eça de Queiroz, Ramalho Ortigão, Batalha Reis e outros. Lisboa: O Jornal, 1987. v. 1. 71p .
-
BERRINI, B. . Eça e Pessoa. Lisboa: A Regra do Jogo, 1985. v. 1. 141p .
-
BERRINI, B. . Portugal de Eça de Queiroz. Lisboa: Imprensa Nacional / Casa da Moeda, 1984. v. 1. 447p .
-
BERRINI, B. . Livros de Portugal: ontem e hoje. São Paulo: Cortez, 1981. v. 1. 158p .
-
BERRINI, B. . Camões e os Lusíadas (para a juventude, em quadrinhos). São Paulo: Pioneira / Secretaria de Estado da Cultura, 1980. v. 1. 50p .
-
BERRINI, B. . Um passeio pela História. In: Beatriz Berrini; Regina Anacleto. (Org.). O Real Gabinete Português de Leitura do Rio de Janeiro. São Paulo: Dezembro Editorial, 2004, v. , p. 75-93.
-
BERRINI, B. . O Real Gabinete Hoje. In: Beatriz Berrini; Regina Anacleto. (Org.). O Real Gabinete Português de Leitura do Rio de Janeiro. São Paulo: Dezembro Editorial, 2004, v. , p. 94-95.
-
BERRINI, B. . A casa: uma em Machado, outra em Eça. In: Ana Salles Mariano; Maria Rosa Duarte de Oliveira. (Org.). Recortes Machadianos I. São Paulo: EDUC/FAPESP, 2003, v. , p. 277-295.
-
BERRINI, B. ; AZEVEDO, Silvia Maria . A polêmica recepção de Eça de Queiroz no Brasil. In: Ana Maria Salles Mariano; Maria Rosa Duarte de Oliveira. (Org.). Recortes Machadianos II. São Paulo: EDUC/FAPESP, 2003, v. , p. 299-353.
-
BERRINI, B. . O português do Brasil: heranças e invenções - 500 anos. In: Neusa Maria Oliveira Barbosa Bastos. (Org.). Língua Portuguesa: uma visão em mosaico. São Paulo: EDUC, 2002, v. , p. 33-42.
-
BERRINI, B. . O arruinado solar de uma ilustre Casa. In: Beatriz Berrini. (Org.). A ilustre casa de Ramires: cem anos. São Paulo: EDUC, 2000, v. único, p. 27-55.
-
BERRINI, B. . O ano da morte de Ricardo Reis: sugestões do texto. In: Beatriz Berrini. (Org.). José Saramago: uma homenagem. São Paulo: EDUC, 1999, v. único, p. 63-83.
-
BERRINI, B. . Sobre a Relíquia: fragmentos. In: Universidade de Coimbra. (Org.). Homenagem a Ernesto Guerra da Cal. Coimbra: Universidade, 1997, v. 1, p. 155-165.
-
BERRINI, B. . O sertão de Guimarães Rosa. In: Universidade do Porto. (Org.). Sentido que a vida faz: estudos para Óscar Lopes. Porto: Campo das Letras, 1997, v. 1, p. 89-99.
-
BERRINI, B. . O início de um romance. In: Academia Lusíada; Centro de Estudos Portugueses da USP. (Org.). O Mestre: homenagem ao Prof. António Soares Amora. São Paulo: Green Forest do Brasil, 1997, v. 1, p. 54-65.
-
BERRINI, B. . Eça de Queiroz e os prazeres da mesa. In: Beatriz Berrini. (Org.). Comer e beber com Eça de Queiroz. Rio de Janeiro: Index, 1995, v. 1, p. 11-23.
-
BERRINI, B. . Camões, Pessoa, Saramago. In: Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Org.). Cleonica Berardinelli: Clara em sua geração. Rio de janeiro: UFRJ, 1995, v. único, p. 101-108.
-
BERRINI, B. . Aluno Autor: primeiros passos. In: Beatriz Berrini. (Org.). Escritores ou escreventes?. São Paulo: EDUC, 1995, v. , p. 09-20.
-
BERRINI, B. . A China na vida e na obra de Eça de Queiroz - Verbete para o Dicionário de Eça de Queiroz . In: Alfredo Campos Matos. (Org.). Dicionário de Eça de Queiroz. 2ªed.Lisboa: Editora Caminho, 1993, v. 1, p. 271-279.
-
BERRINI, B. . África - Verbete para o Dicionário de Eça de Queiroz. In: Alfredo Campos Matos. (Org.). Dicionário de Eça de Queiroz. 2ªed.Lisboa: Editora Caminho, 1993, v. 1, p. 44-47.
-
BERRINI, B. . Dinheiro: os tormentos do - Verbete para o Dicionário de Eça de Queiroz. In: Alfredo Campos Matos. (Org.). Dicionário de Eça Queiroz. 2ªed.Lisboa: Editora Caminho, 1993, v. 1, p. 271-279.
-
BERRINI, B. . Personagens Femininas - Verbete para o Dicionário de Eça de Queiroz. In: Alfredo Campos Matos. (Org.). Dicionário de Eça de Queiroz. 2ªed.Lisboa: Editora Caminho, 1993, v. 1, p. 704-708.
-
BERRINI, B. . Eça e Fernando Pessoa - Verbete para o Dicionário de Eça de Queiroz. In: Alfredo Campos matos. (Org.). Dicionário de Eça de Queiroz. 2ªed.Lisboa: Editora Caminho, 1993, v. 1, p. 311-314.
-
BERRINI, B. . Diplomacia: experiência e ficção - Verbete para o Dicionário Eça de Queiroz. In: Alfredo Campos Matos. (Org.). Dicionário de Eça de Queiroz. 2ªed.Lisboa: Editora Caminho, 1993, v. 1, p. 281-284.
-
BERRINI, B. . A aristocracia portuguesa sob a perversa mira de Eça de Queiroz. In: Instituto de Língua e Cultura; Secret. de Estado da Cultura de Portugal. (Org.). Temas Portugueses e Brasileiros. Lisboa: Instituto de Língua e Cultura, 1992, v. 1, p. 497-509.
-
BERRINI, B. . As línguas de Fernando Pessoa: pontos para reflexão. In: Secret. de Estado da Cultura de Portugal. (Org.). Estudos Portugueses: homenagem a Luciana Stegagno Picchio. Lisboa: Difel Editora, 1991, v. 1, p. 667-679.
-
BERRINI, B. . Fernando Pessoa e Edgar Allan Poe. In: Universidade Federal da Paraíba. (Org.). Fernando Pessoa: Estudos Críticos. João Pessoa: Universidade Federal da Paraíba, 1985, v. 1, p. 27-33.
-
BERRINI, B. . A correspondência Camilo - visconde de Ouguela. Jornal de Letras, Artes e Ideias, Portugal, p. 08 - 08, 12 jan. 2011.
-
BERRINI, B. . Historiadora deixa legado e saudades. O Escritor - Jornal da União Brasileira de Escritores, p. 10 - 10, 03 jun. 2005.
-
BERRINI, B. . Entrevista por ocasião do lançamento dos 2 primeiros volumes da Obra Completa de Eça de Queiroz. Entrevistadora: Lêda Rivas. Diário de Pernambuco - Seçao Viver, Pernambuco, p. E-4 - E-4, 20 abr. 1997.
-
BERRINI, B. . Entrevista por ocasião do lançamento dos 2 primeiros volumes da Obra Completa de Eça de Queiroz - Entrevistador: Carlos Haag. O Estado de São Paulo - Suplemento Cultura, São Paulo, p. D-9 - D-9, 12 abr. 1997.
-
BERRINI, B. . Entrevista por ocasião do lançamento dos 2 primeiros volumes da Obra Completa de Eça de Queiroz. Entrevistador: Marcus Prado. Diário de Pernambuco - Caderno Literatura, Pernambuco, p. D-5 - D-5, 09 mar. 1997.
-
BERRINI, B. . Entrevista - A propósito do lançamento da obra Eça de Queiroz: Palavra e Imagem. Jornal de Letras, Artes e Idéias - Ano IX - n.º 356, Lisboa, p. 6 - 7, 01 maio 1989.
-
BERRINI, B. . Mudaria Eça ou mudei eu?. O Estado de São Paulo - Suplemento Literário, São Paulo, p. 6 - 6, 28 abr. 1974.
-
BERRINI, B. . O espaço feminino de Maria Ondina Braga. Folha de São Paulo - Caderno Folhetim, São Paulo, p. 9 - 9.
-
BERRINI, B. . Eça de Queiroz: Precursor da Modernidade . In: Eça & Machado - Simpósio Internacional PUC-SP - UNICAMP, 2005, São Paulo. Conferências e Textos das Mesas Redondas do Simpósio Internacional Eça & Machado. São Paulo: EDUC / FAPESP / Fundação Gulbenkian, 2003. p. 39-59.
-
BERRINI, B. . José Régio: mestre de uma geração. In: Colóquio sobre José Régio, 2005, Porto. Estudos Regianos. Porto: Editora Porto, 2004. v. 1. p. 37-43.
-
BERRINI, B. . Eça de Queiroz e o Brasil: uma relação ambígua. In: V Congresso da Associação Internacional de Lusitanistas, 1998, Oxford. Actas do V Congresso da Associação Internacional de Lusitanistas. Oxford / Coimbra: Ed. da Associação Internacional de Lusitanistas, 1996. v. 1. p. 387-397.
-
BERRINI, B. . Nemésio e a Rosa. In: Colóquio Internacional: Victorino Nemésio, vinte anos depois, 1998, Ponta Delgada. Actas do Colóquio Internacional: Victorino Nemésio, vinte anos depois. Lisboa: Ed. Cosmos e Seminário Internacional de Estudos Nemesianos, 1998. p. 25-36.
-
BERRINI, B. . A mulher brasileira em fins do período colonial - idealização, observação, imaginação. In: Congresso Internacional: O rosto feminino da expansão portuguesa, 1997, Lisboa. Actas do Congresso Internacional: O rosto feminino da expansão portuguesa. Lisboa: Ed. Comissão para a Igualdade e para os Direitos das Mulheres, 1994. v. 2. p. 313-320.
-
BERRINI, B. . Casais Monteiro e Manuel Bandeira: correspondência. In: II Congresso Internacional de Literatura Brasileira, 1997, Porto. Actas do II Congresso Internacional de Literatura Brasileira. Porto: Ed. Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 1997. p. 43-50.
-
BERRINI, B. . Os prefácios ensaísticos de Eça de Queiroz. In: III Encontro Internacional de Queirozianos: 150 anos com Eça de Queiroz, 1995, São Paulo. Anais do III Encontro Internacional de Queirozianos: 150 anos com Eça de Queiroz. São Paulo: Ed. Centro de Estudos Portugueses - USP, 1997. p. 113-121.
-
BERRINI, B. . Ser ou não ser Fradique Mendes. In: Colóquio Internacional Eça de Queiroz - 150 anos do nascimento, 1995, Sintra. Actas do Colóquio Internacional Eça de Queiroz - 150 anos do nascimento. Sintra: SCRIPTA - Ed. da Câmara Municipal, 1995. p. 65-81.
-
BERRINI, B. . Oliveira Martins, Eça de Queiroz, José Saramago. In: XV Encontro de Professores Universitários Brasileiros, 1994, Assis. Anais do XV Encontro de Professores Universitários Brasileiros. Assis: Ed. Faculdade de Ciências e Letras da UNESP. p. 227-235.
-
BERRINI, B. . Teodorico Raposo: o peregrino, o historiador, o memorialista. In: II Encontro Internacional de Queirosianos, 1993, Coimbra. Queirosiana: Estudos sobre Eça de Queiroz. Baião: Ed. da Associação dos Amigos de Eça de Queiroz, 1992. p. 39-59.
-
BERRINI, B. . Antero de Quental e Eça de Queiroz: sempre amigos. In: Congresso Anteriano Internacional, 1993, Ponta Delgada. Congresso Anteriano Internacional. Ponta Delgada: Ed. da Universidade dos Açores, 1993. p. 53-66.
-
BERRINI, B. . O pronome de primeira pessoa nos romances de V. Ferreira. In: Colóquio Interdisciplinar de Homenagem a Vergílio Ferreira, 1993, Porto. Actas do Colóquio Interdisciplinar de Homenagem a Vergílio Ferreira. Porto: Ed. Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 1993. p. 93-105.
-
BERRINI, B. . Antero de Quental - nostálgico e profético. In: Colloque Antero de Quental et l´Europe, 1993, Paris. Actes du Colloque Antero de Quental et l´Europe. Paris: Ed. Fondation Calouste Gulbenkian - Centre Culturel Portugais, 1993. p. 109-119.
-
BERRINI, B. . Eça de Queiroz e o Ultimatum. In: XIII Encontro de Professores Universitários Brasileiros de Literatura Portuguesa, 1992, Rio de Janeiro. Anais do XIII Encontro de Professores Universitários Brasileiros de Literatura Portuguesa. Rio de Janeiro: Ed. Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1992. p. 352-358.
-
BERRINI, B. . Sonetos Crepusculares de Antero de Quental. In: Antero de Quental e o destino de uma geração, 1991, Porto. Actas. Porto: Ed. da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 1991. p. 37-43.
-
BERRINI, B. . O incesto: traço romântico da ficção queiroziana?. In: I Encontro Internacional de Queirosianos, 1990, Porto. Actas do I Encontro Internacional de Queirosianos. Porto: Ed. da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 1988. p. 31-38.
-
BERRINI, B. . A Lisboa pessoana: plural e poética. In: Encontro Internacional do Centenário de Fernando Pessoa, 1990, Lisboa. Actas do Encontro Internacional do Centenário de Fernando Pessoa. Lisboa: Secretaria de Estado da Cultura, 1988. p. 264-271.
-
BERRINI, B. . As viagens do viajante Poeta Fernando Pessoa. In: IV Congresso Internacional de Estudos Pessoanos - Seção Brasileira, 1988, São Paulo. Actas do IV Congresso Internacional de Estudos Pessoanos - Seção Brasileira. Porto: Ed. Porto - Fundação Engenheiro António de Almeida, 1988. v. 01. p. 49-71.
-
BERRINI, B. . O ensino da Literatura Portuguesana Universidade Brasileira. In: X Encontro de Professores Universitários Brasileiros de Literatura Portuguesa, 1986, Lisboa. Actas do X Encontro de Professores Universitários Brasileiros de Literatura Portuguesa. Lisboa/Coimbra/Porto: Ed. do Instituto de Cultura Brasileira - Universidade de Lisboa, 1984. p. 399-403.
-
BERRINI, B. . A permanência da figura do Brasileiro na Literatura Portuguesa. In: VI Encontro Nacional de Professores Universitários Brasileiros de Literatura Portuguesa, 1980, Assis. Anais do VI Encontro Nacional de Professores Universitários Brasileiros de Literatura Portuguesa. Assis: Ed. UNESP, 1978. p. 189-193.
-
BERRINI, B. . Novas propostas de tratamento didático em Literatura Portuguesa. In: VII Encontro Nacional de Professores Universitários Brasileiros de Literatura Portuguesa, 1979, Belo Horizonte. Anais do VII Encontro Nacional de Professores Universitários Brasileiros de Literatura Portuguesa. Belo Horizonte: Ed. da Universidade Federal de Minas Gerais, 1979. p. 105-108.
-
BERRINI, B. . Le discours de l´enfant dans quelques autobiographies et récits fictifs à la première personne. In: IX Congresso Internacional de Lingüística Aplicada-AILA, 1990, Tessalonica. Anais do IX Congresso Internacional de Lingüística Aplicada-AILA. Tessalônica: Ed. AILA, 1990.
-
BERRINI, B. . Eça de Queiroz, precursor de princípios teóricos da Literatura. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BERRINI, B. . Apresentação de Trabalho no III Seminário Internacional E/Imigração Portuguesa. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
BERRINI, B. . Presença da morte em Aparição de Vergílio Ferreira e em Os Maias de Eça de Queiroz. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BERRINI, B. . Aspectos ambíguos de A Relíquia, de Eça de Queiroz: uma nova leitura. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BERRINI, B. . Do seringal Paraíso aos campos nazistas de concentração. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BERRINI, B. . Originalidade de A Relíquia de Eça de Queiroz. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BERRINI, B. . Apresentação em Mesa-Redonda da Obra Fé e Milagre de Julita Scarano (Edição FAPESP-Edusp). 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BERRINI, B. . Saudação ao Dr. José Blanco, homenageado na abertura do Simpósio Pessoa & Drummond. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BERRINI, B. . Pessoa leitor de Eça de Queiroz. 2005. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
BERRINI, B. . VIII Congresso Internacional da Associação Internacional de Lusitanistas. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BERRINI, B. . Possíveis Futuros Caminhos da Língua Portuguesa - Mesa Redonda Literatura Lusófona: Caminhos. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BERRINI, B. . Escritores Portugueses, Presentes à Bienal do Livro. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BERRINI, B. . Elementos picarescos em obras e Cervantes e Eça de Queiroz. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BERRINI, B. . Eça de Queiroz - Precursor da Modernidade. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BERRINI, B. . Espanha, Espanholas, Espanholadas. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BERRINI, B. . Espanha, Espanholas e Espanholadas. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BERRINI, B. . Espanha, Espanholas, Espanholadas . 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BERRINI, B. . A geração da presença: continuidade ou ruptura?. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BERRINI, B. . O crime do Padre Amaro: análise das diferentes versões. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BERRINI, B. . Gonçalo Mendes Ramires: um anti-herói . 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BERRINI, B. . Viagem em torno de uma obra: riscos e recompensas. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BERRINI, B. . As lendas dos santos: uma questão estética ou ideológica? . 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BERRINI, B. . Vida efemera, Arte perene . 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BERRINI, B. . Sobre santos e santidade em Eça de Queiroz . 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BERRINI, B. . Eça de Queiroz: finitude e duração . 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BERRINI, B. . Nemésio e a rosa. 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BERRINI, B. . Casais Monteiro e Manuel Bandeira. 1997. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BERRINI, B. . Eça de Queiroz e o Brasil. 1996. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BERRINI, B. . Ser ou não-ser Fradique Mendes. 1995. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BERRINI, B. . Eça e as suas máscaras . 1995. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BERRINI, B. . Os prefácios ensaísticos de Eça de Queiroz. 1995. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BERRINI, B. . A mulher no Brasil colonial: a visão dos poetas e dos viajantes . 1994. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BERRINI, B. . História e ficção: Oliveira Martins, Eça de Queiroz, Saramago - Painel: Cem anos sem Oliveira Martins . 1994. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BERRINI, B. . O pronome de primeira pessoa nos romances de Vergílio Ferreira . 1993. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BERRINI, B. . Levantado do chão de José Saramago: ressonâncias bíblicas. 1993. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BERRINI, B. . Teodorico Raposo: o peregrino, o historiador, o memorialista. 1992. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BERRINI, B. . Antero de Quental: nostálgico e profético . 1991. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BERRINI, B. . Antero de Quental e Eça de Queiroz: sempre amigos . 1991. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BERRINI, B. . Sonetos crepusculares de Antero de Quental . 1991. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BERRINI, B. . Eça de Queiroz e o Ultimatum. 1990. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BERRINI, B. . Le discours de l´enfant dans quelques autobiographies et récits fictifs à la première personne. 1990. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BERRINI, B. . O incesto: traço romântico da ficção queiroziana. 1988. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BERRINI, B. . A Lisboa pessoana: plural e poética. 1988. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BERRINI, B. . As viagens do viajante poeta Fernando Pessoa. 1988. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BERRINI, B. . A poesia de Pessoa. 1985. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BERRINI, B. . Presença e significado da Música em Eça de Queiroz. 1984. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BERRINI, B. . O ensino de Literatura Portuguesa nos Cursos de Graduação e Pós-Graduação . 1984. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BERRINI, B. . O ensino da Literatura Portuguesa na Universidade Brasileira . 1984. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BERRINI, B. . Maria Ondina Braga. 1982. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BERRINI, B. . Novas propostas de tratamento didático da Literatura Portuguesa . 1979. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BERRINI, B. . A permanência da figura do brasileiro na Literatura Portuguesa. 1978. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BERRINI, B. . Texto estabelecido e notas: Um dia de chuva, de Eça de Queiroz. São Paulo, 2011. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.
-
BERRINI, B. . Introdução, comentários e notas: A Arte de Ser Pai. Cartas de Eça de Queiroz. Lisboa, 2010. (Prefácio, Pósfacio/Introdução)>.
-
BERRINI, B. . Cartas Inéditas de Camilo Castelo Branco para o seu Amigo Visconde de Ouguela. Lisboa, 2008. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.
-
BERRINI, B. . Consoada de Manuel Bandeira - Minha Leitura. Bonn: Romanistischer Verlag, 2003 (Livreto).
-
BERRINI, B. . Mini-série de TV Os Maias, 2003. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.
Outras produções
BERRINI, B. . Os Maias. 2004.
BERRINI, B. . Comissão de Honra do Real Gabinete Português de Leitura. 2007.
BERRINI, B. . Eça de Queiroz. 2005. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
BERRINI, B. . Convivendo com Guimarães Rosa. 2005. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
BERRINI, B. . Curso de Verão sobre as criações queirozianas da década de 1880, em especial a respeito de A Relíquia. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Projetos de pesquisa
-
2009 - Atual
A Descoberta da África Atual - a proposta do hoje frente à lembrança do ontem, Descrição: O continente africano, nos dias de hoje, assume uma feição inusitada que, por momentos, nos deixa atônitos, uma vez que nos parece difícil conciliar aquilo que a memória revela dos fatos do passado frente à realidade com que hoje nos deparamos. Temos a lembrança daquilo que irrevogavelmente passou e que está fixado em nossa memória, algo que se foi construindo paulatinamente em nós. Lembrança, que nos parece plena de coerência e de uma firmeza inabalável. Ao mesmo tempo, o real que constatamos a nossa frente, parece surgir quase do nada. Quando tomamos um contato maior com as publicações atuais de obras africanas, reunindo poemas, contos, romances, percebemos que estamos totalmente imersos num mundo insuspeitado de expressão portuguesa literária, um universo, porém, que convém e é preciso assumir. A travessia é por mares, que temos a obrigação de navegar. As nossas raízes continuam inseridas no mundo lendário de ontem, mítico mesmo, com suas figuras simbólicas, que tão poderosamente contribuíram e contribuem ainda para melhor entendermos o universo em que nos situamos. Nosso objetivo é refletir sobre tais fatos, talvez mesmo alguns deles já se transformaram em mitos, que conosco convivem; que podem ou não ser confirmados, ou sofrer mudanças, ou que ainda nos hão de conduzir a conclusões diferentes. . , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Beatriz Berrini - Coordenador.
-
2004 - 2008
História versus ficção, Descrição: Estudo do romance picaresco, seguido do estudo do romance historico em Língua Portuguesa, encaminhando-se para o estudo de Os Lusiadas para a distinguir a verdade da ficção. O relato foi acompanhado pelo professor Marcio Coelho Muniz - Universidade. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Beatriz Berrini - Coordenador.
Prêmios
1947
Concurso sobre Castro Alves, no Centenário de seu nascimento - Título do Trabalho: Poesia de Castro Alves, Departamento de Cultura do Estado de São Paulo.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Faculdade de Comunicação e Filosofia, Departamento de Arte. , Rua Monte Alegre, 984, Perdizes, 05014901 - Sao Paulo, SP - Brasil, Telefone: (11) 36708217, Fax: (11) 36708530, URL da Homepage:
Experiência profissional
1990 - 1990
Universidade Estadual de CampinasVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Convidado, Carga horária: 0
Atividades
-
08/1996 - 12/1996
Ensino, Teoria e História Literária, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Eça de Queiroz e o Brasil
-
08/1990 - 11/1990
Ensino, Teoria e História Literária, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Eça de Queiroz e o realismo
1971 - 1972
Ginásio de AplicaçãoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 0
Atividades
-
Direção e administração, Ginásio de Aplicação, .,Cargo ou função, Diretora.
1956 - 1971
Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de SorocabaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 0
Atividades
-
Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura Brasileira, Literatura Portuguesa
1946 - 1964
Colégio das Conegas de Santo AgostinhoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 0
Atividades
-
Ensino,,Disciplinas ministradas, História Geral e do Brasil
1946 - Atual
Pontifícia Universidade Católica de São PauloVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40
Atividades
-
02/2002
Ensino, Literatura e Crítica Literária, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Literaturas Vernáculas: tópicos crítico analíticos: A Literatura do EU
-
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Humanas, Faculdade de Comunicação e Filosofia.,Linhas de pesquisa
-
02/1971
Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria Literária, Literatura Portuguesa, Literatura Brasileira
-
08/1973 - 07/1981
Direção e administração, Faculdade de Comunicação e Filosofia, .,Cargo ou função, Diretora.
-
Direção e administração, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Sedes Sapientiae, .,Cargo ou função, Diretora.
-
Direção e administração, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Sedes Sapientiae, Departamento de Letras.,Cargo ou função, Coordenadora.
-
Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História do Brasil
1942 - 1946
Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Sedes SapientiaeVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 0
Atividades
-
02/1942 - 12/1944
Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Geografia Física
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Beatriz Berrini e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?