Jardel Corrêa de Oliveira

Possui graduação em medicina e especialização em Saúde da Família pela UFSC/SC e especialização em Geriatria e Gerontologia pela UENP/PR. Atua como Médico de Família e Comunidade da Prefeitura Municipal de Florianópolis e como coordenador da Comissão Permanente de Farmácia e Terapêutica da Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis. Tem experiência na área de saúde coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: farmacologia clínica, terapêutica, medicamentos essenciais e avaliação de tecnologias em saúde.

Informações coletadas do Lattes em 07/03/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Latu-Sensu em Geriatria e Gerontologia

2004 - 2006

Universidade Estadual do Norte do Paraná
Título: A incontinência urinária na população geriátrica: revisão de literatura
Orientador: Rosângela Cocco Morales

Especialização em Multiprofissional em Saúde da Família

2003 - 2004

Universidade Federal de Santa Catarina
Título: A atuação dos Agentes Comunitários de Saúde na Estratégia de Saúde da Família: uma análise de realidade
Orientador: Regina Célia Tamaso Mioto

Graduação em MEDICINA

1994 - 2000

Universidade Federal de Santa Catarina
Título: A adoção na cidade de Florianópolis entre janeiro de 1995 e junho de 1998
Orientador: Carlos Eduardo Pinheiro

Formação complementar

2019 - 2019

Capacitação em Planilhas de Vigilância. (Carga horária: 4h). , Escola de Saúde Pública da Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis, SMS, Brasil.

2019 - 2019

Treinamento Acesso Mais Seguro dos Centros de Saúde. (Carga horária: 16h). , Escola de Saúde Pública da Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis, SMS, Brasil.

2017 - 2017

PBI - Problem Based Interview. (Carga horária: 22h). , Escola de Saúde Pública da Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis, SMS, Brasil.

2017 - 2017

Abordagem da pessoa exposta à situação de violência. (Carga horária: 4h). , Escola de Saúde Pública da Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis, SMS, Brasil.

2015 - 2015

CAPACITAÇÃO EM TELEDERMATOLOGIA. (Carga horária: 4h). , Escola de Saúde Pública da Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis, SMS, Brasil.

2015 - 2015

MANEJO EM HEPATITES VIRAIS B E C - PAPEL DA ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE. (Carga horária: 4h). , Escola de Saúde Pública da Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis, SMS, Brasil.

2014 - 2014

Curso Fitoterapia: reconhecendo plantas medicinais. (Carga horária: 60h). , Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis, SMS, Brasil.

2013 - 2014

II Treinamento Especial em Medicina Tradicional Chinesa/Acupuntura. (Carga horária: 72h). , Escola de Saúde Pública da Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis, SMS, Brasil.

2013 - 2013

Capacitação PROESF - Saúde da Mulher. (Carga horária: 8h). , Escola de Saúde Pública da Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis, SMS, Brasil.

2013 - 2013

Capacitação em Tratamento Intensivo do Fumante. (Carga horária: 24h). , Escola de Saúde Pública da Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis, SMS, Brasil.

2011 - 2012

Curso à Distância Avançado de Avaliação de Tecnologia em Saúde. (Carga horária: 250h). , Hospital Alemão Oswaldo Cruz, HAOC, Brasil.

2010 - 2010

Acesso à informação e evidência para subsidiar decisões em Saúde Pública. (Carga horária: 60h). , Biblioteca Regional de Medicina, BIREME-OPAS, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: medicina de familia e comunidade.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Avaliação de Tecnologia em Saúde.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Farmacologia Clínica.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia / Subárea: uso racional de medicamentos.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia / Subárea: Saúde Pública.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia / Subárea: Epidemiologia.

Organização de eventos

OLIVEIRA, J. C. ; SARTOR, V. B. . Capacitação Multiprofissional - Revisão dos Protocolos Clínicos Terapêuticos e Protocolo de Dispensação de Medicamentos. 2009. (Outro).

Participação em eventos

10ª Conferência Municipal de Saúde - Florianópolis. 2019. (Outra).

15 Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade. Palestrante do Tema de Atualização Clínica 4 - Vacina de Influenza: mitos e verdades. 2019. (Congresso).

15 Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade. Palestrante do Tema de Atualização Clínica 11 - Avaliação do risco cardiovascular. 2019. (Congresso).

15 Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade. Coordenador da Sessão COC 34. 2019. (Congresso).

15 Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade. Coordenador do Tema de Atualização Clínica 29 - Obesidade. 2019. (Congresso).

15 Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade. Coordenador do Tema de Atualização Clínica 27 - Sinais oncológicos em crianças na APS. 2019. (Congresso).

15 Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade. Coordenador do Tema de Atualização Clínica 26 - Lombalgia crônica. 2019. (Congresso).

15 Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade. Coordenador do Tema de Atualização Clínica 28 - Cefaleia na APS. 2019. (Congresso).

15 Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade. Coordenador da Sessão COC 31. 2019. (Congresso).

15 Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade. Avaliador de trabalhos científicos. 2019. (Congresso).

Capacitação do novo sistema de informação. 2019. (Outra).

Seminário Nacional de Atenção Primária no Brasil: a contribuição da Assistência Farmacêutica.A contribuição da Assistência Farmacêutica. 2019. (Seminário).

Treinamento de suporte básico de vida. 2019. (Outra).

VII Congresso Brasileiro sobre o Uso Racional de Medicamentos. Mesa Redonda - Educação e prática interprofissional colaborativa: estratégias para o uso racional de medicamentos. 2019. (Congresso).

VII Congresso Brasileiro sobre o Uso Racional de Medicamentos. Oficina - Prevenção quaternária no fazer médico: evidências e estratégias. 2019. (Congresso).

XXXV Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde. Fortalecimento da Assistência Farmacêutica na Atenção Básica. 2019. (Congresso).

Aula de núcleo tema: Prescrições irracionais na AB: problemas observados nas prescrições.Aula para os residentes de farmácia - prescrições irracionais na Atenção Básica: problemas observados nas presrições. 2018. (Outra).

CAPACITAÇÃO EM TRATAMENTO INTENSIVO DO FUMANTE.Tratamento farmacológico do tabagismo. 2018. (Outra).

Fórum Nacional de Atenção Primária à Saúde. 2018. (Outra).

Influenza: 100 anos de gripe espanhola. 2018. (Outra).

VI Congresso Sul-Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade. Mesa-redonda - Implementação das PICs e experiência com acupuntura na APS com o tema Aspectos práticos de como incluir a acupuntura no dia a dia por um MFC na APS. 2018. (Congresso).

14 Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade. Coordenador da Sessão COC 29. 2017. (Congresso).

6 Congresso Brasileiro e I Congresso Pan-Americano sobre o Uso Racional de Medicamentos. Quando o problema é o excesso: reflexões sobre a medicalização da saúde no país. 2017. (Congresso).

Capacitação em Tratamento Intensivo do Fumante em conformidade com a Política Nacional de Prevenção e Controle do Tabagismo do INCA/MS.Tratamento farmacológico do tabagismo. 2017. (Outra).

Conduta baseada em evidências na prática clínica.Conduta baseada em evidências na prática clínica. 2017. (Outra).

Seminário da Associação da Mulher Catarinense Portadora de Câncer (AMUCC) para profissionais da rede pública de saúde.Painel: Cânceres ginecológicos e HPV. 2017. (Seminário).

21ª Conferência Mundial WONCA de Médicos de Família. Coordenador na atividade Temas de Atualização Clínica. 2016. (Congresso).

4ª Oficina de Alinhamento do Processo de Trabalho dos Supervisores e Tutores do Programa Maios Médicos para o Brasil.Oficina de alinhamento do processo de trabalho de supervisores e tutores do PMM. 2016. (Oficina).

9ª Reunião Científica da Liga Acadêmica de Combate ao Tabagismo.Tratamento farmacológico do tabagista. 2016. (Outra).

Avaliação por Simulação de Casos Clínicos no Internato de Medicina de Família e Comunidade da Universidade Federal de Santa Catarina.Avaliação dos estudantes do internato em APS do curso de medicina da UFSC com paciente simulado. 2016. (Outra).

Capacitação em Tratamento Intensivo do Fumante em conformidade com a Política Nacional de Prevenção e Controle do Tabagismo do INCA/MS.Tratamento farmacológico do tabagismo. 2016. (Outra).

Oficina sobre Interação Medicamentosa.Interação Medicamentosa. 2016. (Oficina).

Simpósio Interações Farmacológicas Mais Comuns na Atenção à Saúde.Interações farmacológicas mais comuns na atenção à saúde. 2016. (Simpósio).

9ª Conferência Municipal de Saúde. 2015. (Outra).

Aula de Residência com o tema: "Busca de evidências e Estudo imediato".Busca de evidências e Estudo imediato. 2015. (Outra).

Capacitação em Tratamento Intensivo do Fumante em conformidade com a Política Nacional de Prevenção e Controle do Tabagismo do INCA/MS - Turma 1.Tratamento farmacológico do tabagismo. 2015. (Outra).

Capacitação em Tratamento Intensivo do Fumante em conformidade com a Política Nacional de Prevenção e Controle do Tabagismo do INCA/MS - TURMA 2.Tratamento farmacológico do tabagismo. 2015. (Outra).

Curso Leonardo ? EURACT de nível 2 para formadores de medicina de família e comunidade (MFC). 2015. (Outra).

Oficina para elaboração de pareceres técnico-científicos - Comissão de Farmácia e Terapêutica.Oficina para implantação da Comissão de Farmácia e Terapêutica em Piracicaba/SP. 2015. (Oficina).

Capacitação em Tratamento Intensivo do Fumante em conformidade com a Política Nacional de Prevenção e Controle do Tabagismo do INCA/MS.Tratamento farmacológico do tabagismo. 2014. (Outra).

Curso EURACT Leonardo de nível 1 para formadores de medicina geral e familiar. 2014. (Outra).

Minicurso de antibioticoterapia.Antibioticoterapia nas infecções de vias aéreas superiores. 2014. (Outra).

Oficina "Elaboração de Pareceres Técnicos-Científicos".Elaboração de Pareceres Técnicos-Científicos para implantação da Comissão de Farmácia e Terapêutica municipal. 2014. (Oficina).

Oficina de Integração Ensino e Serviço na Interação Comunitária.Oficina de Integração Ensino e Serviço na Interação Comunitária. 2014. (Oficina).

Elaboração da Programação de Saúde 2013 do Centro de Saúde do João Paulo.Programação de Saúde 2013. 2013. (Outra).

I Seminário Brasileiro sobre Prevenção Quaternária em Atenção Primária à Saúde. 2013. (Seminário).

1ª Edição do Prêmio de Boas Práticas em Saúde.A experiência da Comissão Permanente de Farmácia e Terapêutica - CFT na Rede Municipal de Saúde de Florianópolis. 2012. (Outra).

As interfaces entre a psiquiatria, o judiciário e seu contexto social. 2012. (Outra).

IV Congresso Brasileiro sobre o Uso Racional de Medicamentos. O uso de clopidogrel combinado ao ácido acetilsalicílico na prevenção de eventos cardiovasculares em sujeitos com síndrome coronariana aguda prévia. 2012. (Congresso).

IV Congresso Brasileiro sobre o Uso Racional de Medicamentos. O uso de clopidogrel combinado ao ácido acetilsalicílico na prevenção de eventos cardiovasculares em sujeitos com síndrome coronariana aguda prévia. 2012. (Congresso).

IV Congresso Brasileiro sobre o Uso Racional de Medicamentos. Mesa Redonda 02 - Ações integradas multiprofissionais para promoção do uso racional de medicamentos no âmbito da estratégia de saúde da família. 2012. (Congresso).

Oficina de Sensibilização em Práticas Integrativas e Complementares. 2012. (Oficina).

1ª Oficina de Acesso na Atenção Primária à Saúde de Florianópolis. 2011. (Oficina).

2ª Oficina de Acesso da Atenção Primária à Saúde de Florianópolis. 2011. (Oficina).

8ª Conferência Municipal de Saúde. 2011. (Outra).

Curso Promovendo o uso apropriado dos medicamentos na comunidade.Facilitador do curso. 2011. (Oficina).

Mini-curso Abordagem ao risco cardiovascular na atenção primária e oficina de eletrocardiograma. 2011. (Outra).

Oficina de Acesso do Distrito Sanitário Sul. 2011. (Oficina).

Oficina de Elaboração de Pareceres Técnico-Científicos.Oficina de Elaboração de Pareceres Técnico-Científicos. 2011. (Oficina).

Oficina presencial curso de Avaliação de Tecnologia em Saúde. 2011. (Oficina).

Oficina sobre Elaboração de Pareceres Técnico-Científicos.Oficina sobre Elaboração de Pareceres Técnico-Científicos. 2011. (Oficina).

Sensibilização e atualização em acolhimento e aconselhamento para testagem de DST/HIV/AIDS/Hepatites virais - Projeto Cores de Floripa. 2011. (Outra).

Simpósio de economia e avaliação de tecnologias em saúde. 2011. (Simpósio).

46 Encontro de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina.Assistência Farmacêutica: desafios e formas de controle. 2010. (Encontro).

V Fórum Nacional de Assistência Farmacêutica. 2010. (Outra).

XXVI Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde e VII Congresso Brasileiro de Saúde, Cultura de Paz e Não-Violência. 2010. (Congresso).

10 Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade. oficina 27 ? Prescrição racional de medicamentos. 2009. (Congresso).

Aniversário da Escola UFSC/PMF.Estruturação da Assistência Farmacêutica no SUS e o acesso a medicamentos. 2009. (Outra).

Curso: "Boas Práticas de Farmácia I e II" da Capacitação Multiprofissional - Revisão dos Protocolos Clínicos Terapêuticos e Protocolo de Dispensação de Medicamentos. 2009. (Outra).

Curso "Saúde da Criança" da Capacitação Multiprofissional - Revisão dos Protocolos Clínicos Terapêuticos e Protocolo de Dispensação de Medicamentos. 2009. (Outra).

Curso "Saúde da Mulher" da Capacitação Multiprofissional - Revisão dos Protocolos Clínicos Terapêuticos e Protocolo de Dispensação de Medicamentos. 2009. (Outra).

Curso "Saúde do Idoso" da Capacitação Multiprofissional - Revisão dos Protocolos Clínicos Terapêuticos e Protocolo de Dispensação de Medicamentos. 2009. (Outra).

Curso "Saúde Mental I, II e III" da Capacitação Multiprofissional - Revisão dos Protocolos Clínicos Terapêuticos e Protocolo de Dispensação de Medicamentos. 2009. (Outra).

I Congresso Brasileiro de Medicina Baseada em Evidências e o Direito à Saúde. 2009. (Congresso).

III Congresso Brasileiro sobre o Uso Racional de Medicamentos. Curso Medicamentos em Pediatria. 2009. (Congresso).

III Congresso Brasileiro sobre o Uso Racional de Medicamentos. Oficina Discussão Multiprofissional de Situações-Problema sobre a Qualidade da Atenção e Segurança do Paciente. 2009. (Congresso).

III Congresso Brasileiro sobre o Uso Racional de Medicamentos. 2009. (Congresso).

Oficina de capacitação para elaboração de conteúdos do projeto Especialização em Gestão da Assistência Farmacêutica - EAD.Participante da oficina para elaboração do material de EAD. 2009. (Outra).

Acolhimento na Estratégia de Saúde da Família.Acolhimento na Estratégia de Saúde da Família. 2008. (Outra).

Encontro de sensibilização em saúde sexual e reprodutiva. 2008. (Encontro).

III Fórum Municipal de Conselhos Locais de Saúde. 2008. (Outra).

Palestra de Acolhimento na Estratégia de Saúde da Família.Acolhimento na Estratégia de Saúde da Família. 2008. (Outra).

Palestra de Acolhimento na Estratégia de Saúde da Família.Acolhimento na Estratégia de Saúde da Família. 2008. (Outra).

Reunião de Implantação do Programa Saúde de Ferro. 2008. (Outra).

VII Congresso Brasileiro de Prevenção das DST e Aids. 2008. (Congresso).

2 Congresso Brasileiro sobre o Uso Racional de Medicamentos. Curso "Comissão de Farmácia e Terapêutica na rede de serviços de Saúde". 2007. (Congresso).

2 Congresso Brasileiro sobre o Uso Racional de Medicamentos. 2007. (Congresso).

5ª Conferência Estadual de Saúde de Santa Catarina. 2007. (Outra).

Curso de Capacitação de Preceptores de Medicina de Família e Comunidade. 2007. (Outra).

Curso de Capacitação de Preceptores de Medicina de Família e Comunidade. 2007. (Outra).

Curso Erros Inatos do Metabolismo. 2007. (Outra).

II Congresso Catarinense de Medicina de Família e Comunidade. 2007. (Congresso).

IV Jornada Catarinense de Geriatria e Gerontologia. 2007. (Outra).

VII Conferência Municipal de Saúde ? Etapa Complementar 2007: ?Saúde e qualidade de vida: política de Estado e desenvolvimento?. 2007. (Outra).

Curso Básico de Manejo Clínico HIV/AIDS e Co-infecções. 2006. (Outra).

I Capacitação do Idoso/Gerontologia. 2006. (Outra).

I Curso de Educação Continuada para o Programa de Saúde da Família. 2006. (Outra).

I Oficina para Implantação do Pacto de Gestão e Sistema de Regulação do Município de Florianópolis. 2006. (Oficina).

Seminário Nacional de Lançamento do Prograb ? Programação para Gestão por Resultados na Atenção Básica. 2006. (Seminário).

VII Conferência Municipal de Saúde. 2006. (Outra).

I Congresso Catarinense de Medicina de Família e Comunidade. 2005. (Congresso).

VII Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade e II Congresso Mineiro de Medicina de Família e Comunidade. 2005. (Congresso).

I Curso de Atualização em Mastologia para Clínicos. 2004. (Outra).

I Conferência Municipal de Saúde de Tijucas. 2003. (Outra).

I ENUSF, Encontro Universitário de Saúde da Família/UFSC.A atuação dos Agentes Comunitários de Saúde na Estratégia de Saúde da Família: uma análise de realidade. 2003. (Encontro).

IV Jornada Catarinense de Plantas Medicinais. 2003. (Outra).

Seminário "Uma casa de passagem para Itaiópolis". 2003. (Seminário).

Curso de eletrocardiografia. 2002. (Outra).

Treinamento Introdutório para as Equipes de PSF e PACS. 2002. (Outra).

I Seminário Municipal de Atenção à Saúde em DST/Aids e Sífilis Congênita. 2001. (Simpósio).

Oficina de capacitação de equipe de saúde para o atendimento básico na prevenção, assistência e vigilância epidemiológica às DST/HIV/AIDS. 2001. (Oficina).

Seminário Questões Sociais que Demandam REflexão no Processo de Trabalho do Serviço Social. 2000. (Seminário).

II Jornada Catarinense de Atualização Pediátrica do Hospital Florianópolis. 1999. (Outra).

VI Jornada Científica do Internato Médico.Adoção na cidade de Florianópolis entre janeiro de 1995 e junho de 1998. 1999. (Outra).

XXXIII Jornada Catarinense de Debates Científicos e Estudos Médicos.Mesa Redonda "Acidentes na Infância" - tema "Semi-afogamento". 1999. (Outra).

III Encontro Nacional de Associações e Grupos de Apoio à Adoção. 1998. (Encontro).

Curso de Atualização em Asma Brônquica. 1997. (Outra).

II Encontro Nacional de Associações e Grupos de Apoio à Adoção. 1997. (Encontro).

Conferência: Manejo das Síncopes. 1996. (Outra).

I Curso Paralelo da XXX Jornada Catarinense de Debates Científicos e Estudos Médicos. 1996. (Outra).

II Simpósio de Doenças do Tórax do Hospital Regional de São José e II Simpósio de Pneumologia do Hospital Nereu Ramos. 1996. (Simpósio).

Terceiro Encontro de Cardiogeriatria. 1996. (Encontro).

XXX Jornada Catarinense de Debates Científicos e Estudos Médicos. 1996. (Outra).

Curso Internacional de Queimados. 1995. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Ana Carina Peres Ferreira dos Santos

VIDOR, A. C.;OLIVEIRA, J. C.; COSTA, S. R.. Fatores associados ao abandono do tratamento de tuberculose no município de Florianópolis - SC. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência em Medicina de Família e Comunidade) - Escola de Saúde Pública da Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis.

Aluno: Bruna Ues

MORE, A. O. O.; GALHARDI, M. P.;OLIVEIRA, J. C.. Perfil de utilização da acupuntura por residentes de Medicina de Família e Comunidade no manejo de pacientes com dor crônica: estudo observacional em um centro de saúde de Florianópolis. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência em Medicina de Família e Comunidade) - Escola de Saúde Pública da Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis.

Aluno: Marina Barreto Pinheiro

OLIVEIRA, J. C.; ROSINSKI, T. C.; REBOLHO, R.. Diferença na solicitação de exames laboratoriais entre os médicos com e sem residência em Medicina de Família e Comunidade na atenção primária de Florianópolis. 2019.

Aluno: Fernanda Bedin

OLIVEIRA, J. C.; MARCOS, M. L.; GALHARDI, M. P.. Análise do Perfil de Utilização da Acupuntura de Médicos que realizaram o curso de Introdução em Acupuntura. 2019.

Aluno: Luzia Angela de O

PEREIRA, M. N.;OLIVEIRA, J. C.; SOUZA, T. T.. Dias; Wagner Von Helden Schunemann. Avaliação da eficiência dos grupos de tratamento do tabagismo. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional em Saúde da Família) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Livia Helena Freitas da Silva

OLIVEIRA, J. C.; MATTOS, N.; VIDOR, A. C.. Evidências sobre eficácia dos relaxantes musculares disponíveis no Brasil. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência em Medicina de Família e Comunidade) - Escola de Saúde Pública da Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis.

Aluno: Ruben Eduardo Krasniak

MENEGON, F. A.;OLIVEIRA, J. C.; SCHOELLER, S. D.. Acesso e permanência de estudantes com deficiência em cursos da saúde: uma revisão integrativa. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Danielli Aline Giacomini

OLIVEIRA, J. C.; BOTELHO, L. J.; EDELWEISS, M. K.. Evidências sobre a eficácia de diferentes progestágenos no manejo da acne, hirsutismo e síndrome dos ovários policísticos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Heloise Fabian Silvestre

OLIVEIRA, J. C.; TESSER, CHARLES DALCANALE. O novo internato médico em interação comunitária (atenção primária à saúde) da Universidade Federal de Santa Catarina: avaliação discente das primeiras turmas após a mudança. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Orientou

Fernanda Bedin

Análise do perfil de utilização da acupuntura de médicos que realizaram o curso de introdução em acupuntura; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência em Medicina de Família e Comunidade) - Escola de Saúde Pública da Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis; Orientador: Jardel Corrêa de Oliveira;

Marina Barreto Pinheiro

Diferença na solicitação de exames entre os médicos com e sem residência em MFC na Atenção Primária de Florianópolis; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência em Medicina de Família e Comunidade) - Escola de Saúde Pública da Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis; Orientador: Jardel Corrêa de Oliveira;

Livia Helena Freitas da Silva

Evidências sobre eficácia dos relaxantes musculares disponíveis no Brasil; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência em Medicina de Família e Comunidade) - Escola de Saúde Pública da Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis; Orientador: Jardel Corrêa de Oliveira;

Maria Teresa Agostini

Análise de demandas judiciais iniciadas entre 2005 e 2008 para fornecimento de medicamentos pela SES/SC: mudanças nas possibilidades de atendimento administrativo com a nova política do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão da Assistência Farmacêutica) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Jardel Corrêa de Oliveira;

Nikolas Adriano Bernstorff Franciozi

Uma revisão sobre o uso de canabinoides no tratamento de epilepsia; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Jardel Corrêa de Oliveira;

Danielli Aline Giacomini

Evidências sobre a eficácia de diferentes progestágenos no manejo da acne, hirsutismo e síndrome dos ovários policísticos; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Jardel Corrêa de Oliveira;

Fernanda da Silva Barbosa Baraúna

Evidências sobre tratamentos clínicos conservadores para doença hemorroidária; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Jardel Corrêa de Oliveira;

Produções bibliográficas

  • BEDIN, FERNANDA ; MORÉ, ARI OJEDA OCAMPO ; DE OLIVEIRA, JARDEL CORRÊA ; TESSER, CHARLES DALCANALE ; MIN, LI SHIH . Profile of acupuncture use among primary care physicians working in the Brazilian public healthcare system. Acupuncture in Medicine , v. 00, p. 096452842091225, 2020.

  • PINTO, FERNANDA KAROLINNE MELCHIOR SILVA ; OLIVEIRA, JARDEL CORREA DE . Infográficos para decisão compartilhada no uso de estatinas em paciente de alto risco cardiovascular. REVISTA BRASILEIRA DE MEDICINA DA FAMÍLIA E COMUNIDADE , v. 14, p. 1809, 2019.

  • CASCAES, LÍVIA HELENA FREITAS DA SILVA ; OLIVEIRA, JARDEL CORRÊA DE . Evidências sobre relaxantes musculares de uso ambulatorial: uma revisão da literatura. REVISTA BRASILEIRA DE MEDICINA DA FAMÍLIA E COMUNIDADE , v. 12, p. 1-14, 2018.

  • BARBOSA, FERNANDA DA SILVA ; OLIVEIRA, JARDEL CORRÊA DE ; TESSER, CHARLES DALCANALE . Evidências sobre tratamentos clínicos conservadores para doença hemorroidária. Revista Brasileira de Medicina da Família e Comunidade , v. 9, p. 149-158, 2014.

  • OLIVEIRA, J. C. ; VIDOR, A. C. ; DERECH, R. D. . Avaliação sobre a eficácia e segurança da vacina contra Influenza ? Parte I. Farmacoterapêutica , v. 18, p. 3-12, 2014.

  • OLIVEIRA, J. C. ; VIDOR, A. C. ; DERECH, R. D. . Avaliação sobre a eficácia e segurança da vacina contra influenza ? Parte II. Farmacoterapêutica , v. 18, p. 3-11, 2014.

  • LOPES, L. C. ; SILVA, M. C. O. ; MOTTA, C. B. ; MACHO QUIROS, A. ; BIAVATTI, M. W. ; DE OLIVEIRA, J. C. ; GUYATT, G. . Brazilian medicinal plants to treat upper respiratory tract and bronchial illness: systematic review and meta-analyses--study protocol. BMJ Open , v. 4, p. e005267-e005267, 2014.

  • OLIVEIRA, J. C. ; ANDRADES, B. . Uso de estatinas na prevenção primária de doenças cardiovasculares: deve-se ampliar o uso para pessoas de baixo risco?. Farmacoterapêutica , v. 17, p. 3-8, 2013.

  • OLIVEIRA, J. C. . Amigdalite aguda: é necessário o tratamento com antibacterianos?. Farmacoterapêutica , v. 16, p. 7-11, 2012.

  • Luciane Cruz Lopes ; Herbênio Elias Pereira ; Isabela Heineck ; OLIVEIRA, J. C. ; José Gilberto Pereira ; José Ruben de Alcântara Bonfim ; COITO, M. I. ; Miriam de Barcellos Falkemberg ; Rogério Hoefler ; Rosa Martins ; Sheila Silva Monteiro Lodder Lisboa ; Silvio Barberato Filho ; Claudia Garcia Serpa Osorio-de-Castro ; Mirian Parente Monteiro . Formulário Terapêutico Nacional 2010: Rename 2010. 2. ed. Brasília: Ministério da Saúde - MS, 2010. v. 1. 1135p .

  • Luciane Cruz Lopes Herbênio Elias Pereira SILVA, M. T. FLACAO, M. G. VIEIRA, F. S. OLIVEIRA, J. C. FERREIRA, T. C. G. CARMO, C. C. SOARES, M. L. C. Claudia Garcia Serpa Osorio-de-Castro COSTA, L. H. CASTILHO, S. R. Silvio Barberato Filho Isabela Heineck Mirian Parente Monteiro Sheila Silva Monteiro Lodder Lisboa José Gilberto Pereira YAMAUTI, S. M. WANDERLEY, A. G. SILVA, E. V. Rogério Hoefler VORMITTAG, F. F. José Ruben de Alcântara Bonfim YASUDA, M. A. S. MARQUES, D. C. , et al. SESSA, E. C. D. ; Relação Nacional de Medicamentos Essenciais 2010. 7. ed. Brasília: Ministério da Saúde - MS, 2010. v. 1. 249p .

  • OLIVEIRA, J. C. ; ANDRADE, M. P. . Os desafios do SUS e a perspectiva da integração em Redes de Atenção à Saúde. In: Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção Primária à Saúde. Departamento de Saúde da Família.. (Org.). Gestão do Cuidado Farmacêutico na Atenção Básica. 1ed.Brasília: Ministério da Saúde, 2019, v. , p. 24-42.

  • OLIVEIRA, J. C. ; ANDRADE, M. P. . Atenção Básica como Coordenadora do Cuidado e Ordenadora das Ações e Serviços de Saúde. In: Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção Primária à Saúde. Departamento de Saúde da Família.. (Org.). Gestão do Cuidado Farmacêutico na Atenção Básica. 1ed.Brasília: Ministério da Saúde, 2019, v. , p. 44-58.

  • OLIVEIRA, J. C. ; ANDRADE, M. P. . Cuidado em Saúde Centrado na Pessoa. In: Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção Primária à Saúde. Departamento de Saúde da Família.. (Org.). Gestão do Cuidado Farmacêutico na Atenção Básica. 1ed.Brasília: Ministério da Saúde, 2019, v. , p. 59-93.

  • GROCHOCKI, M. H. C. ; OLIVEIRA, J. C. ; PINHEIRO, R. M. . Seleção de medicamentos. In: Mareni Rocha Farias; Eliana Elisabeth Diehl; Fabíola Bagatini Buendgens; Kaite Cristiane Peres; Bernd Heinrich Storb. (Org.). Assistência Farmacêutica no Brasil: política, gestão e clínica. 1ed.Florianópolis: UFSC, 2016, v. 3, p. 53-145.

  • OLIVEIRA, J. C. ; LEITE, S. N. . Operacionalizando a Assistência Farmacêutica no nível municipal. In: Cláudia Garcia Serpa Osório-de-Castro; Vera Lúcia Luiza; Selma Rodrigues de Castilho; Maria Auxiliadora Oliveira; Nelly Marin Jaramillo. (Org.). Assistência Farmacêutica: gestão e prática para profissionais da saúde. 1ed.Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 2014, v. 1, p. 399-406.

  • OLIVEIRA, J. C. . Anti-inflamatórios e medicamentos utilizados no tratamento da gota. In: Luciane Cruz Lopes. (Org.). Formulário Terapêutico Nacional 2010: Rename 2010. 2ed.Brasília: Ministério da Saúde - MS, 2010, v. 1, p. 95-106.

  • OLIVEIRA, J. C. . Substâncias minerais. In: Luciane Cruz Lopes. (Org.). Formulário Terapêutico Nacional 2010: Rename 2010. 2ed.Brasília: Ministério da Saúde - MS, 2010, v. 1, p. 211-213.

  • Isabela Heineck ; Luciane Cruz Lopes ; Rogério Hoefler ; Miriam de Barcellos Falkemberg ; Sheila Silva Monteiro Lodder Lisboa ; Rosa Martins ; OLIVEIRA, J. C. ; José Ruben de Alcântara Bonfim . Apêndice B ? Fármacos e Lactação. In: Luciane Cruz Lopes. (Org.). Formulário Terapêutico Nacional 2010: Rename 2010. 1ed.Brasília: Ministério da Saúde - MS, 2010, v. 1, p. 1086-1091.

  • Sheila Silva Monteiro Lodder Lisboa ; Isabela Heineck ; Luciane Cruz Lopes ; Rogério Hoefler ; Miriam de Barcellos Falkemberg ; Rosa Martins ; OLIVEIRA, J. C. ; José Ruben de Alcântara Bonfim . Apêndice C ? Fármacos e Hepatopatias. In: Luciane Cruz Lopes. (Org.). Formulário Terapêutico Nacional 2010: Rename 2010. 2ed.Brasília: Ministério da Saúde - MS, 2010, v. 1, p. 1092-1099.

  • WANNMACHER, L. ; Isabela Heineck ; Luciane Cruz Lopes ; Rogério Hoefler ; Miriam de Barcellos Falkemberg ; Sheila Silva Monteiro Lodder Lisboa ; Rosa Martins ; OLIVEIRA, J. C. ; José Ruben de Alcântara Bonfim . Apêndice D ? Fármacos e Nefropatias. In: Luciane Cruz Lopes. (Org.). Formulário Terapêutico Nacional 2010: Rename 2010. 2ed.Brasília: Ministério da Saúde - MS, 2010, v. 1, p. 1100-1113.

  • SILVA, E. V. ; Rogério Hoefler ; Isabela Heineck ; Luciane Cruz Lopes ; Miriam de Barcellos Falkemberg ; Sheila Silva Monteiro Lodder Lisboa ; Rosa Martins ; OLIVEIRA, J. C. ; José Ruben de Alcântara Bonfim . Apêndice A ? Fármacos e Gravidez. In: Luciane Cruz Lopes. (Org.). Formulário Terapêutico Nacional 2010: Rename 2010. 2ed.Brasília: Ministério da Saúde - MS, 2010, v. 1, p. 1071-1085.

  • OLIVEIRA, J. C. ; BORGES, D. B. ; SARTOR, V. B. . O uso de clopidogrel combinado ao ácido acetilsalicílico na prevenção de eventos cardiovasculares em sujeitos com síndrome coronariana aguda prévia. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • OLIVEIRA, J. C. ; BORGES, D. B. ; SARTOR, V. B. . O uso de clopidogrel combinado ao ácido acetilsalicílico na prevenção de eventos cardiovasculares em sujeitos com síndrome coronariana aguda prévia. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OLIVEIRA, J. C. ; OLIVEIRA, M. G. S. ; FOGLIATTO, J. C. A. ; RIBEIRO, M. A. ; LICHTBLAU, M. E. F. . Cartilha da Gripe. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • OLIVEIRA, J. C. ; OLIVEIRA, M. G. S. ; FOGLIATTO, J. C. A. ; RIBEIRO, M. A. ; LICHTBLAU, M. E. F. . Atuação dos Agentes Comunitários de Saúde na Estratégia de Saúde da Família: uma análise da realidade. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OLIVEIRA, JARDEL CORRÊA DE . Conteudista EAD dos casos complexos de Medicina de Família e Comunidade. Porto Alegre 2016 (Curso de Especialização em Preceptoria em Medicina de Família e Comunidade).

  • LONGHI, D. M. ; OLIVEIRA, J. C. ; GALHARDI, M. P. ; SANTOS, M. C. ; CAPELETTI, N. M. ; NASCIMENTO, P. T. A. . Manual de Preceptoria: Interação Comunitária UFSC/SMS. Florianópolis 2014 (Manual técnico).

Outras produções

Luciane Cruz Lopes ; Herbênio Elias Pereira ; Isabela Heineck ; OLIVEIRA, J. C. ; José Gilberto Pereira ; José Ruben de Alcântara Bonfim ; Miriam de Barcellos Falkemberg ; Rogério Hoefler ; Rosa Martins ; Sheila Silva Monteiro Lodder Lisboa ; Silvio Barberato Filho ; Claudia Garcia Serpa Osorio-de-Castro ; Mirian Parente Monteiro . Formulário Terapêutico Nacional. 2010. (Editoração/Livro).

Projetos de pesquisa

  • 2008 - 2008

    II Pesquisa de Prevalência de Aleitamento Materno do Ministério da Saúde, Descrição: Atuei como supervisor local da pesquisa em Florianópolis, com carga horária de 89 horas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Jardel Corrêa de Oliveira - Coordenador / Elsa Regina Justo Giugliani - Integrante / Sonia Isoyama Venancio - Integrante / Tatiana Vieira Fraga - Integrante.

Prêmios

2006

Especialista em Medicina de Família e Comunidade, Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade/Associação Médica Brasileira.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Prefeitura Municipal de Florianópolis, Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis. , Av. Professor Henrique da Silva Fontes, nº 6100, Trindade, 88036700 - Florianópolis, SC - Brasil, Telefone: (48) 32391502, URL da Homepage:

Experiência profissional

2004 - Atual

Prefeitura Municipal de Florianópolis

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Médico de Família e Comunidade, Carga horária: 30

Outras informações:
Desde 2006, participo da Comissão Permanente de Farmácia e Terapêutica da Secretaria Municipal de Saúde, estando na função de coordenador desde 2006. Realizo supervisão dos alunos de graduação do curso de medicina da UFSC no Centro de Saúde do João Paulo de 2011. Anteriormente, era supervisor no Centro de Saúde da Tapera. Sou preceptor da residência em Medicina de Família e Comunidade da Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis desde de março de 2017.

Atividades

  • 03/2017

    Ensino, Residência em Medicina de Família e Comunidade, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Preceptor do Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade , Responsável pelas aulas sobre busca e avaliação crítica das evidências científicas, avaliação de tecnologia em saúde e desprescrição

  • 01/2012

    Serviços técnicos especializados , Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis, Centro de Saúde do João Paulo.,Serviço realizado, Médico da Estratégia de Saúde da Família.

  • 10/2011

    Ensino, Curso de graduação em medicina da UFSC, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Interação Comunitária - supervisão de campo de alunos da graduação no estágio na Atenção Primária e em Medicina de Família e Comunidade

  • 01/2008

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis, Gerência de Assistência Farmacêutica.,Cargo ou função, Coordenador da Comissão de Farmácia e Terapêutica.

  • 04/2010 - 12/2014

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis.,Cargo ou função, Membro da Câmara Técnica de Assistência Farmacêutica da Comissão Intergestores Bipartite (CIB)/SC.

  • 12/2006 - 10/2011

    Direção e administração, Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis, Centro de Saúde da Tapera.,Cargo ou função, Coordenador do Centro de Saúde.

  • 09/2009 - 06/2010

    Outras atividades técnico-científicas , Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis, Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis.,Atividade realizada, Elaboração de Pareceres Técnicos sobre a judicialização do direito à saúde.

  • 11/2006 - 12/2009

    Ensino, Curso de graduação em medicina da UFSC, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Interação Comunitária - supervisão de estágio na atenção primária

  • 01/2006 - 12/2007

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis, Gerência de Assistência Farmacêutica.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Farmácia e Terapêutica.

  • 04/2006 - 11/2006

    Direção e administração, Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis, Regional Sul de Saúde.,Cargo ou função, Coordenador da Regional Sul (responsável por 13 Centros de Saúde).

  • 08/2005 - 04/2006

    Ensino, Curso de graduação em medicina da UFSC, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Interação Comunitária - supervisão de estágio na atenção primária

  • 04/2005 - 04/2006

    Direção e administração, Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis, Centro de Saúde da Tapera.,Cargo ou função, Coordenador do Centro de Saúde.

  • 08/2004 - 04/2006

    Serviços técnicos especializados , Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis, Centro de Saúde da Tapera.,Serviço realizado, Médico da Estratégia de Saúde da Família.

  • 03/2004 - 06/2005

    Ensino, Curso de graduação em medicina da UFSC, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Supervisor de Campo do estágio da 6ª fase do curso de Medicina da UFSC

2016 - Atual

Sociedade Brasileira de Medicina de Familia e Comunidade

Vínculo: Membro da Diretoria, Enquadramento Funcional: Membro da Diretoria da Sociedade

Atividades

  • 07/2018

    Direção e administração, Diretoria de Titulação e Certificação da SBMFC.,Cargo ou função, Diretor de Titulação e Certificação.

  • 10/2016 - 06/2018

    Serviços técnicos especializados , Diretoria de Titulação e Certificação da SBMFC.,Serviço realizado, Membro da Comissão de Titulação.

2009 - 2011

Ministério da Saúde

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultor

Atividades

  • 01/2018

    Ensino, Especialização de Preceptoria em Medicina de Família e Comunidade, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Casos complexos: caso clínico Amélia (vídeo-aulas disponíveis na BVS/Repositório da UNASUS)

  • 02/2019 - 05/2019

    Ensino, CURSO I - GESTÃO DO CUIDADO FARMACÊUTICO NA ATENÇÃO BÁSICA, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Os Desafios do SUS e a perspectiva da integração em Redes de Atenção à Saúde, Atenção Básica como Coordenadora do Cuidado e Ordenadora das Ações e Serviços de Saúde, Cuidado em Saúde Centrado na Pessoa

  • 05/2016 - 06/2017

    Extensão universitária , Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Departamento de Gestão da Educação na Saúde.,Atividade de extensão realizada, Preceptor do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde - PET-Saúde/GraduaSUS.

  • 01/2010

    Ensino, Especialização em Gestão de Assistência Farmacêutica: EAD, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Conteudista da disciplina de Seleção de Medicamentos

  • 10/2010 - 12/2011

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos (SCTIE), Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos.,Cargo ou função, Membro da Comissão Técnica e Multidisciplinar de Elaboração e Atualização da Relação Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos (COMAFITO) como representantes da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade.

  • 02/2009 - 12/2011

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos (SCTIE), Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos.,Cargo ou função, Membro da Comissão Técnica e Multidisciplinar de Atualização da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (COMARE) como representante da Secretaria de Atenção à Saúde (SAS)/MS.

  • 01/2009

    Ensino, Especialização em Gestão da Assistência Farmacêutica, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Conteudista do módulo sobre pesquisa baseada em evidências e seleção de medicamentos

2000 - 2004

Prefeitura Municipal de Tijucas

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Médico, Carga horária: 40

Atividades

  • 07/2002 - 07/2004

    Serviços técnicos especializados , Secretaria Municipal de Saúde.,Serviço realizado, Referência do ambulatório de DST/AIDS para crianças, adultos, idosos e gestantes.

  • 07/2000 - 07/2004

    Serviços técnicos especializados , Centros de Saúdes (Porto do Itinga, Itinga e Nova Descoberta).,Serviço realizado, Médico da Estratégia de Saúde da Família.

2003 - 2004

Colégio Cenecista Benjamim Gallotti

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor do curso técnico de enfermagem, Carga horária: 8

Outras informações:
Professor de Enfermagem Médica e de Anatomia e Fisiologia Humana